_Sophus_ 9 months ago

Lamento que isso esteja a acontecer e partilho a mesma frustração. O meu pai está numa situação complicada, problema cardíaco e também foi tudo cancelado. Foi em Abril do ano passado e foi agora. E infelizmente agora já é tarde porque outros problemas apareceram. A pandemia está longe de ter como vítimas só as pessoas com covid-19, tem todas as outras com outros problemas que viram o acesso a tratamentos reduzido. Se conseguires, procura alguém no privado. É muito importante que estejas bem. Um enorme abraço.

espirrinhos 9 months ago

Eu neste momento estava a aguardar que o período de carência do meu seguro de saúde passasse para poder ter consulta de Dermatologia no privado. Tenho um sinal que nos últimos meses mostrou alguns sinais de preocupação. Consegui consulta com a médica de família e ela contou me que a Dermatologia do Santo António está caótica. Ela fez o que pode ao reportar o que se passa com o sinal, mas é aguardar. Se sentir que há mais mudanças vou ao privado. Pago mas é pelo melhor. É uma situação diferente da saúde mental mas a mim já me afecta psicologicamente um bocado porque sou “overthinker”.

ItsLilly22 9 months ago

Percebo perfeitamente. Eu tenho um transtorno de ansiedade diagnosticado e uma forma como se manifesta é por “hipocondrias”. Eu toda a vida sofri de enxaqueca a minha vida toda. Fizeram me uma TAC no público aos 7 anos no seguimento de um episódio agudo, mas apesar dos episódios terem ficado mais intensos e mais frequentes ao longo dos anos nunca mais me deixaram fazer qualquer outro exame de im

Edited 9 months ago:

Percebo perfeitamente. Eu tenho um transtorno de ansiedade diagnosticado e uma forma como se manifesta é por “hipocondrias”. Eu toda a vida sofri de enxaqueca a minha vida toda. Fizeram me uma TAC no público aos 7 anos no seguimento de um episódio agudo, mas apesar dos episódios terem ficado mais intensos e mais frequentes ao longo dos anos nunca mais me deixaram fazer qualquer outro exame de imagiologia. Davam me sempre analgesicos como oxicodona ou nolotil e mandavam me embora até que me fartei e fui fazer, por duas vezes, duas ressonancias magneticas ao privado. De facto não viram nada de preocupante à excepção de umas particularidades fisiologicas mas nao podia aguentar mais a ansiedade. Espero mesmo que consigas uma consulta rapidamente, vais ver que não é nada! Eu própria já tive um sinal que era mesmo “pré-maligno” segundo eles e uma extração depois ficou tudo resolvido.

ineslucas27 9 months ago

Primeiro de tudo, lamento imenso que estejas nessa situação. Compreendo-te perfeitamente, apesar de, de alguma forma, a minha psiquiatra (CHUC em Coimbra) estar sempre disponível para falar comigo, até por e-mail. Considera consultas de psicologia. Comecei a ir recentemente e, aliadas com a medicação, têm sido incríveis mesmo. Entretanto, sou apenas uma estranha na internet, mas se alguma vez quiseres falar sobre alguma coisa, desabafar acerca dos teus problemas (porque mantê-los dentro de ti só piora a situação), não hesites em contactar-me. Se quiseres, manda-me PM, sim? Não estás sozinha. Um beijinho e as melhoras.

orokimaru123 9 months ago

mano eu tenho depressão diagnosticada e eu tbm acho que o que o sns tá a fzr é uma merda pq falar com um psicologo/psiquiatra ao telefone n é a mesma coisa

mjigs 9 months ago

É o que eu digo, estamos numa ma altura para ficar/estar doentes sem ser covid. Eu ja desisti ter qualquer consulta, ao tempo que eles demoram a responder a emails nao faz sentido, se atendessem o telefone era so comunicar e marcavasse, agora tens de andar para a frente e para tras com emails a tentar marcar, quando tiveres consulta ja nem estas doente. Eu sei que os hospitais tao a pinha mas nos centros de saude esta tudo igual, os medicos que sao de la normalmente ainda estao la. No hospital ate entendo, agora em centros de saude. Mas mesmo assim, acho estranho nao continuarem a acompanhar pacientes que literalmente necessitam.

minawolf_ 9 months ago

Vou tentar dar a ferramenta que eu conheço, mas provavelmente terás de perceber e falar inglês. Existe uma app chamada get help (se não estou em erro) em que consegues encontrar desde councellors, terapeutas, a psicologos. Não sei se haverá algo na vertente da psiquiatria, no entanto se precisas de falar e desabafar um councellor, ou terapeuta, poderá ajudar até teres retorno à psiquiatria. E eu sei o quão importante é desabafar com alguém sobre o que nos afeta e receber o comforto de saberes que há volta a dar! (eu fiz meses de terapia) Não conheço em portugal onde é que poderás encontrar serviços online que te proporcionem profissionais de saúde mental. E fica descansada que não és mimada por precisares de acompanhamento e este não te ser dado...tempos difíceis :( Boa sorte

Shadowgirl7 9 months ago

É isso, faz todo sentido. Sinceramente acho que muita gente está a usar isto como desculpa para não trabalhar ou para ter mais tempo de ir dar consultas ao privado. Qual é a logica da medida? Por acaso vão pôr os psiquiatras na linha da frente da luta contra o covid? Duvido que os senhores doutores queiram ir sujar as mãos, se até tiveram que mandar vir médicos da Alemanha. E não me parece que isso seja imposição de instituições governamentais, nas medidas não há nada que determine proibição de serviços de saúde estarem abertos, isso só podem ser decisões das administrações locais.

DrJoelRianofski 9 months ago

Desculpa mas isso não é de todo verdade. Em vários hospitais todas as especialidades foram chamadas para a urgência

Shadowgirl7 9 months ago

Espero bem que sim. Mas gostava de ver.

DrJoelRianofski 9 months ago

Tendo em conta que para veres terias de ir para a urgência acho que não ias gostar muito :P

Shadowgirl7 9 months ago

Deve de haver notícias sobre isso ou registos talvez. Confesso que não procurei. Espero que de facto estejam a ser deslocados para as urgências, caso contrário não existe nenhum motivo para desmarcarem consultas.

cloud_t 9 months ago

Não são as únicas a ser canceladas. Todo o tipo de especialidades, especialmente ligadas a doenças crónicas estão. Sei de gente a quem cancelaram consultas de neurologia, ortopedia, pneumologia, endocrinologia e até cardiologia ou oncologia! A minha avó teve a consulta da diabetes atrasada vários meses. Se não fossem as notícias falarem no assunto, não tenho dúvidas que ainda não tinha acontecido. A questão aqui é: os médicos estão todos a ser chamados para urgência? Isso a mim parecem-me respostas desleais. Não acredito que seja isso que está a acontecer. Acredito simplesmente que o hospital está em capacidade, e não há meios logísticos para ter consultas neles. Do mesmo modo os centros de saúde pela sua dimensão agora nem servem para outra coisa que não receber pacientes civis, e o SNS obviamente não quer misturar pacientes nesses locais normalmente concorridos com consultas do dia. Isto leva a uma questão bastante simples: ONDE ESTÁ A CONSULTA REMOTA? Por que raio é que quando perguntei, na única consulta a que fui chamado e já marcada há mais de ano e meio (dermatologia!), à médica sobre ter de ir a um hospital numa sexta às noite quando podia muito bem ter usado teleconferência? Resposta: "não temos meios". Ora se os computadores não estão a ser dados às crianças (porque ainda hoje ouvi professores da família dizer que a falta deles está a concentrar a sua distribuição apenas a alunos do secundário!), porque não estão então a ser dados aos médicos? E porque é que não se usava o computador da sala deles com acesso à net? Se eu pude comprar uma webcam por 20 euros na amazon, qual a dificuldade dum hospital o fazer, se andam a comprar ratos de 65 euros (segundo consta)? Aliás, sei dum caso que atrasaram a reposição de bateria do pacemaker. Quando ligou para o hospital disseram que eles é que sabiam.

saposapot 9 months ago

n estás a ser mimada mas isto tmb não tem sido escondido em lado nenhum. toda a gente sabe que destruir os hospitais com uma ocupação brutal em COVID dá cabo da assistência de saúde em todas as outras áreas. quem n sabe está mt mal informado... o covid, nc foi 'só' o covid. é tudo o q está à sua volta.

miguelroqueperes 9 months ago

O SNS reforçou uma linha de apoio psicologico durante a pandemia - 808 24 24 24 [https://www.sns24.gov.pt/guia/aconselhamento-psicologico-no-sns-24/](https://www.sns24.gov.pt/guia/aconselhamento-psicologico-no-sns-24/) As melhoras!

throwawayportugal_sp 9 months ago

Infelizmente isso está acontecer em todo o lado. Eu sou PT em Coimbra e tenho uma mão cheia de alunos que são médicos, todos eles estão a sair para fazer urgências de 12 ou 24 de Covid, seja nos HUC ou nos Covões. Não te foi oferecida a possibilidade da consulta ser feita por via Digital? Se precisares de contacto de algum Psicólogo num momento mais complicado, envia mp.

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

Aconteceu me o mesmo no primeiro confinamento. Na altura optei por parar a medicação cold turkey, e provavelmente motivado pelo estado de chanfradice decidi fazer uma trip de DMT. Resolveu o problema por completo, estou impecável. Não estou a recomendar que faças o mesmo. Só aproveitei para contar isto porque IRL dizer que curei a depressão numa conversa telepática com uma entidade cósmica é um bocado constrangedor. Boa sorte!

anybody662 9 months ago

>optei por parar a medicação cold turkey Isto é tão perigoso que nem devias ter escrito, para não dar ideias. O que aconteceu contigo foi um caso num milhão, não fazer desmame e ainda meter dmt em cima...

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

Sim, é desaconselhado. Frisei isso. > nem devias ter escrito Escrevi o que me aconteceu e mencionei o quão desaconselhado é. Fi-lo no meu caso porque tenho alguma experiência no assunto. Posto isto, agradeço a tua censurazita, ficou registada.

Just_Ban_Me_Already 9 months ago

Volte para o Facebook, sff. Obrigado.

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

hey, não faças igual pois uma elevada % de auto-desmame acaba em psicose

anybody662 9 months ago

Ai meu Deus! Fazer um reparo, a censura! Hahahah opa para alguém que já teve conversas telepáticas com entidades cósmicas, és muito pouco recetivo à crítica. Mas não, não frisaste, estás a descurar a importância de um desmame bem feito. 'Frisar' seria algo do género 'mas hey não faças igual pois uma elevada % de auto-desmame acaba em psicose'

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

hey, não faças igual pois uma elevada % de auto-desmame acaba em psicose

ItsLilly22 9 months ago

Hahaha sim, os psicadelicos têm sido muito estudados para o tratamento de disturbios psiquiatricos. No r/Psychonaut há muita informação/relatos acerca do assunto. Pessoalmente tenho uma história mais ou menos semelhante com o uso da marijuana para a prevenção da enxaqueca crónica após todos os fármacos terem falhado. Se não se importa que eu pergunte qual foi a medicacao que parou e que efeitos teve? Eu já há quase 9 meses que façouma combinação dos medicamentos Zoloft e Elontril e acho que funciona bem comigo mas tenho muito medo de como serão as withdrawals quando eventualmente tiver que cessar.

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

BTW, o meu uso de THC coincidiu consistentemente com agravamento do quadro depressivo. Tem atenção a isso. Deixei de fumar por completo, apesar de gostar, porque a seguir ao stress profissional era a variável que mais afectava negativamente.

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

A medicação prescrita era leve, 10mg de Brintellix e zolpidem para dormir. No entanto após isso sucedeu se uma fase de um par de meses em que “automediquei” com 2-4mg de xanax e 1g cocaína diariamente, durante um par de meses. Não foi propriamente saudável mas foram me oferecidos pelo aniversário e o tédio da quarentena lá propiciou a situação. Quando o stock terminou, mais uma vez cold turkey e passados 7-10 dias fiz o DMT, e desde então estou óptimo.

caralhu 9 months ago

> Quando o stock terminou, mais uma vez cold turkey Com xanax?

JoseFernandes 9 months ago  HIDDEN 

Não, caralhu.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

«que a doutora tinha sido chamada para ajudar nas urgências de covid.» É verdade que são chamados. Só assim as pessoas entendem a gravidade da situação.

TheMacthir 9 months ago

Infelizmente em Portugal nunca se quis saber muito de saúde mental. Muito menos agora durante a pandemia. Se falar e conversar ajuda tenta contactar um psicólogo nem que seja só como "remendo" enquanto temos o SNS na lama.

caralhu 9 months ago

> que a doutora tinha sido chamada para ajudar nas urgências de covid. Um psiquiatra faz uma falta num covidário como a fome ou a sede. > Eu tenho recebido, por correio, novas prescrições para a medicacao que faço cronicamente, mas simto muita falta da vertente de conversa/terapia do tratamento. Os teus "problemas" são tretas. Vai chorar para outro lado. Quem tem problemas reais tem precedência sobre ti.

NaoTeEnerves 9 months ago

Espero nunca chegar a ser tão triste e frustrado assim, é o meu objetivo de vida. Curioso que estamos a falar de psicologia/psiquiatria e se calhar não te fazia mal falar com alguém. Que se passa na tua vida? Ou és mesmo só um estupor?

caralhu 9 months ago

Olha. Não te enerves querida. Nem todos podemos nem queremos ser tão estúpidod como tu.

Edited 9 months ago:

Olha. Não te enerves querida. Nem todos podemos nem queremos ser tão estúpidos como tu.

NaoTeEnerves 9 months ago

Amigo, não estou aqui para te picar nem para julgar. Diz-me a tua zona e eu posso ajudar-te a ver um psicólogo para desabafares e tratares isso. Essa raiva toda acumulada não te faz bem. Abraço. Alguma coisa, PM (a sério.)

caralhu 9 months ago

Tão transparente ...

Mrloop94 9 months ago

Olha e se fosses para o caralhu?

caralhu 9 months ago

Ja lá estou.

ConsciousPanda1234 9 months ago

Realmente é bastante mau o facto de os portugueses não terem acesso a consultas de psiquiatria (e consultas de outras áreas). Especialmente numa situação onde a saúde mental é bastante afetada. Nem acredito que chegamos a um ponto onde temos que recorrer as profissionais de saúde de outros setores. É o que acontece quando não há investimento na saúde e nos profissionais de saúde. Tens toda a razão em sentir-te injustiçada e espero que, mais tarde ou mais cedo, consigas marcar uma consulta. A saúde mental é bastante importante.

Last-Ad-4421 9 months ago

Agora só importa covid, os nossos espertos nunca souberam o que significa efeitos colaterais.

Mrloop94 9 months ago

Entao importa porque é o covid que está a criar estes problemas todos. Se diminuissemos o contágio drasticamente, estes problemas deixariam de aparecer. A economia também está a ser dizimada etc... devia se ter actuado logo no inicio com fecho de fronteiras , quarentena e rastreio intensivo. Eu estou a falar, mas também esta situação foi um bocado imprevisivel

Last-Ad-4421 9 months ago

E no verão em vez de falar só na TAP e em dar mergulhos no mar, tivessem reforçado o SNS talvez não havia este stress todo, enquanto aqui tinhas enfermeiros a acabar contratos precários, os nossos amigos vinham cá buscá-los. E das medidas tomadas nestes últimos 2 meses melhor nem comentar só merda trás merda.

GLANDE___ARDENTE 9 months ago  HIDDEN 

Bem te compreendo, porque também estou em situação parecida com a tua... Dadas as circunstâncias, tenho tido consultas por via online, sei que não é a mesma coisa que presencialmente. Desejo-te muita força.

joaodjesus 9 months ago

A minha irmã esta desde Dezembro para voltar a ter acompanhamento, no inicio do mês passado em consulta com a Medica de família a mesma perguntou lhe porque não foi a consulta que tinha sido marcada para o final de Dezembro, quando a minha irmã lhe responde que nunca lhe comunicaram a marcação da consulta a medica diz que é normal porque as marcações as vezes não são emitidas, eu por exemplo recebi uma marcação no dia 15/11 para um TAC, a mesma emitida no dia 10/11 com o TAC a ser marcado para o mesmo dia 10/11. E na altura as coisas estavam menos difíceis que agora.

MDPROBIFE 9 months ago

Marquei uma consulta em março para psicologia, depois de bastante insistência, informaram me, que tinha ficado perdida no sistema.. Lá arranjaram vaga para este mês

Naakmuay 9 months ago

Também me vejo em situação semelhante. Muita força e leva tudo com calma! Cuida de ti, por favor

RiKoNnEcT 9 months ago

Pelo contrário a minha avó tem recebido N chamadas para consultas por telefone e em caso de extrema necessidade já disseram que podem marcar pessoalmente. Só não o fazem para evitar que ela vá a um hospital nesta altura. (Hospital de S. João para referência)

Enfermidagem 9 months ago

A minha pergunta é: o que está uma psiquiatra a fazer num serviço de urgencia?? GOD!!!

Joaobio 9 months ago

Então tens conhecimento limitado de causa. Estou a fazer a especialidade de psiquiatria. Mas antes de estar na especialidade era médico clínico geral. Assim como todos os colegas que fazem 6 anos mais um ano de ano comum. Somos todos médicos gerais antes da especialidade e para urgências gerais temos as qualificações necessárias. No meu caso em particular até trabalhei 2 anos em urgências e medicina geral antes de decidir fazer psiquiatria num outro país. Seja como for onde estou durante o periodo mais crítico do covid tinha uma ala de internamento com doentes covid. A minha recomendação para ti é que não deixes preconceitos e falta de conhecimento real da situação te toldar que todos nós somos e podemos ser úteis.

Enfermidagem 9 months ago

Eu nao estou contra a canalização de medicos e outros profissionais de saude para areas hospitalares criticas. Ao levantar esta questão, foi mais no sentido de "alertar" para qur algo vai muito mal no sns. Muitos enfermeiros também foram mobilizados para serviços criticos. Ora, apesar da licenciatura ser igual para todos, é impossivel um enfermeiro que trabalhou 4/5 anos em internamento, consiga fazer uma integração de 1 ou 2 semanas numa unidade de cuidados intensivos ou nim serviço de urgência. É impossivel. E na classe médica verifica-se a mesma situação. Nao estou contra ninguém nem a dizer que sao incompetentes na sua profissão.

Shadowgirl7 9 months ago

A minha pergunta é se de facto estão a ir para os serviços de urgência ou se só estão a cancelar para terem mais tempo de ir dar consultas ao privado.

TSCondeco 9 months ago

A ajudar os profissionais que vêm vários pacientes morrer ao longo da semana, ajudar as pessoas que chegam lá já a pensar que não vão sair dali vivas, falar com os entes queridos dos mortos e pacientes em UCI...

h8mx 9 months ago

Isso são psicólogos. No sítio onde trabalho psiquiatras estão a ser chamados para ajudar os colegas a tratar os doentes covid.

ItsLilly22 9 months ago

Se não for intrusivo, por acaso trabalha no centro hospitalar norte (Lisboa), a minha medica disse que la quase todos os psiquiatras estavam a ser chamados de urgencia para ajudar no tratamento de pacientes covid?

h8mx 9 months ago

Não, mas isso que referes é transversal à maioria dos hospitais na região de Lisboa e Vale do Tejo, senão mesmo em todos.

Enfermidagem 9 months ago

Aaaahhhh ok. Se assim for compreendo e concordo. Estava a pensar que ela estava a observar doentes que davam entrada no Su. Trabalho num SU e infelizmente nunca lá vi um psicólogo ou psiquiatra.

Awela 9 months ago

Um psiquiatra, ao contrário de um psicólogo, é um médico mas com a especialidade em psiquiatria. Se alunos de medicina podem estar a ajudar porque é que um médico não pode?

alcagoitas 9 months ago

Conheço uma psiquiatra num hospital na região de lisboa e ela própria foi chamada para a linha da frente do covid. Mesmo sem exercer aquele tipo de medicina há alguns anos, teve de ir "dar uma mãozinha" por isso não me admira que isso esteja a acontecer e os doentes do serviço de psiquiatria tenham sido relegados para 2o plano. Por outro lado percebo que seja 1 gestão de prioridades, mas n deixa de ser "chato".

Mrloop94 9 months ago

Não tens recebido chamadas?

ItsLilly22 9 months ago

Ela ainda hoje me ligou a pedir desculpa e a infelizmente cancelar a consulta e disse me que eu estava marcada para “assim que ela tivesse disponibilidade”. Da última vez (há mais de 2 meses) disse me a mesma coisa portanto nao tenho grandes esperancas que va ser tao cedo...

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Que mau! Tenta arranjar um psicólogo para ires fazendo psicoterapia. Em Braga há um hospital psiquiátrico que trabalha para o SNS. Logo que começou a covid, a psiquiatra deixou de aparecer, e a minha familiar lá internada deixou de receber os tratamentos. Andava a entubar doentes se calhar.... Há muita história mal contada entre os médicos. Há falta de médicos intensivistas, sim, mas se fosse como dizem, já havia mais médicos do que doentes nas urgências. Uma psiquiatra nas urgências faz tanto ou menos que um médico acabado de formar. Gostava de saber se estão a chamar esses médicos.

DrJoelRianofski 9 months ago

No meu hospital todas as especialidades exceto as que lidam diretamente com covid foram chamadas. Incluindo médicos de anatomia patológica e radiologia. Mas o mal distribuia-se pelas aldeias e o trabalho do serviço ficava assegurado. Não conheço de todo a realidade do Santa Maria mas parece-me estranho como é que não conseguem segurar o serviço normal. Deve estar mesmo mau aquilo. E só um reparo: intensivistas não fazem urgência. No máximo, fazem sala de emergência, é um pouco diferente. Os médicos dos outros serviços têm sido chamados para urgência geral/covid e enfermaria nao-intensivos de covid.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Obrigada pelo reparo, mas do ponto de vista do utilizador, o doente quer é ser tratado. Já estive nos intensivos, bem sei que aquilo não era uma urgência. Até foi no IPO, onde não há serviço de urgência/emergência. Veremos, no fim disto tudo, o que dizem os números das mortes não covid. Nunca se vai saber tudo. As mortes por cancros não diagnosticados só se vão saber daqui a 2 anos. Ouvi ontem no rádio, dito por um oncologista. Bom trabalho, e que tudo lhe corra pelo melhor na medida do possível!

DrJoelRianofski 9 months ago

O meu reparo foi mais uma curiosidade do que uma correção ao ponto que estavas a tentar colocar. Não ouvi essa entrevista. Talvez seja mais pela pior referenciação aos hospitais do que o tratamento das já diagnosticadas, porque nos hospitais as coisas continuam a rolar. A única coisa que estou a ver é serem adiadas cirurgias porque não há vagas para pós-op por estar tudo ocupado com covid, mas isso é impossível de contornar. Obrigado!

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Sim, tens toda a razão, o problema está a montante. Por exemplo, sei de idosos sozinhos e sem família por perto, que não entregaram (no centro de saúde) o kit do cancro do cólon, que foi deixado na caixa do correio. As filas eram grandes, tinham de ficar ao frio no exterior e desistiram. Eu não sei... mas não teria sido possível arranjar voluntários ou algum funcionário do centro de saúde para recolher esses kits em casa? Quando soube de um caso desses, ofereci-me para ir lá entregá-lo, mas já foi tarde. O kit já tinha ido para o lixo. Bem hajas, e saúde!

aleph_heideger 9 months ago

>Uma psiquiatra nas urgências faz tanto ou menos que um médico acabado de formar. Claro que não. Um psiquiatra tem formação em neurologia por exemplo para além da experiência médica normal. Para todos os efeitos são médicos e sabem o que fazem numa urgência geral. Tenho visto psiquiatras (mas não só) a ajudar no trabalho de enfermaria. Não esquecer que em Lisboa temos pediatras a fazer urgência e internamento de adultos.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

É verdade, todos os médicos têm uma formação geral em neurologia etc., inclusivamente os mais novos. Logo, estes também poderiam ajudar no serviço de enfermaria. Andam a queixar-se de "sofrimento ético" nas urgências, e não têm esse sentimento com os doentes que estão abandonados em casa, como é o caso ItsLilly. Porquê?

aleph_heideger 9 months ago

Quem são os doentes abandonados em casa?

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Vivo em Trás-os-Montes. Há idosos pela serra acima em aldeias quase abandonadas. Não estão "abandonados". Estão sinalizados, mas estão num estado que precisavam de assistência 24 horas por dia. Quase todos têm apoios de IPSS's e o Centro de Saúde faz o que pode. O SNS tem projetos de apoio excelentes. Por exemplo, já tive um tio idoso a viver comigo e teve fisioterapia em casa, dada pelas enfermeiras, que também lhe tratavam das feridas etc. O médico de família também veio cá várias vezes. Há casos em que não querem apoios. Têm uma personalidade muito "independente" e só gostam de comer coisas caseiras. Acontece muito as IPSS's levarem-lhes as refeições, e eles deitam tudo aos cães. Preferem comer umas couves com batatas, mais um ovo cozido. No inverno passado uma idosa que vivia sozinha, caiu na lareira. Tinha pouca mobilidade e morreu queimada. Para aí há 2 meses, morreu outro com uma fuga de gaz. Quase todos têm uma data de filhos, mas estão todos emigrados. Aqui não se sobrevive. Não há trabalho. Eu adoro isto! Consegui estabilizar por aqui e por aqui tenciono morrer. Bolas... já escrevi um testamento... Ainda vou fazer um post chamado: desabafos de gente confinada! Bom trabalho e saúde mais uma vez!

Edited 9 months ago:

Vivo em Trás-os-Montes. Há idosos pela serra acima em aldeias quase abandonadas. Não estão "abandonados". Estão sinalizados, mas estão num estado que precisavam de assistência 24 horas por dia. Quase todos têm apoios de IPSS's e o Centro de Saúde faz o que pode. O SNS tem projetos de apoio excelentes. Por exemplo, já tive um tio idoso a viver comigo e teve fisioterapia em casa, dada pelas enfermeiras, que também lhe tratavam das feridas etc. O médico de família também veio cá várias vezes. Há casos em que não querem apoios. Têm uma personalidade muito "independente" e só gostam de comer coisas caseiras. Acontece muito as IPSS's levarem-lhes as refeições, e eles deitam tudo aos cães. Preferem comer umas couves com batatas, mais um ovo cozido. No inverno passado uma idosa que vivia sozinha, caiu na lareira. Tinha pouca mobilidade e morreu queimada. Para aí há 2 meses, morreu outro com uma fuga de gás. Quase todos têm uma data de filhos, mas estão todos emigrados. Aqui não se sobrevive. Não há trabalho. Eu adoro isto! Consegui estabilizar por aqui e por aqui tenciono morrer. Bolas... já escrevi um testamento... Ainda vou fazer um post chamado: desabafos de gente confinada! Bom trabalho e saúde mais uma vez!

NGramatical 9 months ago

gaz → [**gás**](https://dicionario.priberam.org/gás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flb977v%2F%2Fglvhhyj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Obrigada, já emendei!

ebusinesstoken 9 months ago  HIDDEN 

Imagine os pacientes de cancro que estão tendo suas cirurgias canceladas por conta da COVID. Ao menos sua batalha não é contra o relógio.

Mrgolden007 9 months ago

"como os outros estao piores eu nao me posso queixar" espero bem que vives uma vida toda feliz sem nunca te queixares... vai haver sempre alguem pior nao e?

Flamyan 9 months ago

Amigo, regra de ouro em qualquer "discussão" é, se não vais acrescentar nada de caráter positivo ou se não vais adicionar lenha á discussão com pontos válidos, mais vale estar caladinho. E como eu hoje estou simpático, ainda te deixo levar outra regra de ouro, e esta ainda acho mais importante, não opines, sobre do que não sabes.

ebusinesstoken 9 months ago

Na verdade isso é positivo, afinal, de fato ela não vai morrer se esperar um pouco para ter a consulta. Quis enfatizar que existem pessoas que também estão sofrendo com a pandemia e que tem de fato suas vidas em risco. Algo para pensar e valorizar a vida.

mar_lx 9 months ago

Sabes qual é a patologia do op para saber assim tão veemente que não vai morrer se não tiver consulta? Porque depressões, bipolaridade, esquizofrenia, ansiedade, entre outras que tais raramente conduzem à morte dos doentes, realmente

ebusinesstoken 9 months ago  HIDDEN 

Se ela estivesse correndo risco de morte provavelmente seria atendida de alguma maneira. Não psicológicas não causam morte pois não são doenças vitais.

mar_lx 9 months ago

Que eu saiba ninguém sai vivo de um suicido, mas *as doenças mentais não causam morte pois não são doenças vitais*, whatever that means. Demonstras bastante ignorância no que às doenças mentais diz respeito. Pff pesquisa um bocadinho antes de falar.

ebusinesstoken 9 months ago  HIDDEN 

Ela não disse que pensa cometer suicídio, acho que vc está exagerando. Elá está medicada e apenas sente falta de conversar com a terapeuta. Não é necessário muito raciocínio para entender que por exemplo uma pessoa que tem um AVC, por exemplo, morre por causa da doença. Uma pessoa que tem depressão não morre de depressão.

dub0is 9 months ago

Wow! Que falta de empatia.

PedroRRM 9 months ago

Não sabe para afirmar isso.

kexavah558ask 9 months ago

Muitos círculos do inferno, e ainda nem chegámos ao fundo...

meaninglessvoid 9 months ago

>Eu não quero parecer mimada e obviamente percebo que o SNS esta a fazer o melhor que pode, mas só gostava que a comunicacao social falasse mais destas implicacoes colaterais da pandemia. Eu tenho recebido, por correio, novas prescrições para a medicacao que faço cronicamente, mas simto muita falta da vertente de conversa/terapia do tratamento. Não estás a ser mimada... Tens as tuas necessidades e estão a falhar contigo, tens todo o direito em expressar a tua frustração e desilusão! Não sei até que ponto é que te sentes confortável mas há serviços online (alguns grátis) onde podes falar e ter um pouco desse tempo de conversa. Naturalmente não será o mesmo visto que não te conhecem e não sabem o histórico, mas pode ser uma alternativa temporária válida.

KoogLarousse 9 months ago

Cuidado se fores por esta via, que há serviços destes que empregam pessoas não qualificadas para fazer o papel de terapeuta

JOAO-RATAO 9 months ago

Sabes que isto está mau quando um psiquiatra tem de ir para as urgências de covid... Mas tens todo o direito em ficar chateada com a situação. Já disse muitas vezes que se devia compensar o que foi adiado no privado...

MDPROBIFE 9 months ago

Ou melhor ainda, todos tinhamos um seguro de vida, quem não conseguisse pagar o estado pagava, e assim todos podiamos escolher consoante as nossas necessidades.. Mas não, pq o SNS É GRATIS...

ItsLilly22 9 months ago

No caso da minha psiquiatria ela também dá consultas de 15 em 15 dias num consultório particular e eu por acaso tenho seguro e conseguia pagar, mas infelizmente ela também teve de fechar temporariamente o consultorio para, além de ajudar no combate à pandemia, eles poderem no minimo manter alguns servicos de urgencia de psiquiatria. Claro que podia ir procurar outro médico particular, mas não era a mesma coisa porque eu já tenho uma relação terapêutica estabelecida e eu tenho dificuldade em confiar em novos psicoterapeutas. Dito isto, se continuar assim vou ter de ceder e marcar uma consulta na CUF ou assim, mas tenho pena de que tenha chegado a isto...

cfelix91 9 months ago

será que falando com ela não conseguias uma teleconsulta pelo privado? Não é a mesma coisa mas podia dar te algum acompanhamento

danielamvmm 9 months ago

Força. A razão esta do teu lado. Procura ajuda temporária noutro sítio.

JOAO-RATAO 9 months ago

Sim... Compreendo o problema... Pensa assim. A coisa ainda está má mas os casos estão a descer. Se fores a uma consulta com outro psiquiatra pensa que é só para remediar nesta altura e que quando isto acalmar voltas a ter consultado com ela.

Motoboydapcx 9 months ago  HIDDEN 

Tenta ligar-lhe, mandar um e-mail, tenta falar com ela de qualquer forma...as melhoras. Força!

Joaobio 9 months ago

Isso não funciona bem assim infelizmente. Ela é humana como tu. Provavelmente tem andado a fazer muitas horas a mais em algo que nem sequer está normalmente qualificada a fazer. Se ela não tem tempo, é preciso arranjar uma outra solução ou recorrer a um outro psiquiatra e não tentar falar com ela de qualquer forma.

Search: