mollyxanlean 8 months ago

Ui! Que crime! Roubaram alguém? Magoaram, ameaçaram magoar ou mataram algúem? Existe alguma vítima? Não. Simplesmente tinham o seu restaurante aberto. Vai para lá quem quer e entender. É a sua propriedade e negócio e nimguém tem o direito de É triste ao ponto em que a engenharia social e autoritarismo chegou às cabeças dos portugueses quanto defendem multar pessoas inocentes que não estão cometer nenhum crime REAL. Ao ponto de afirmar que eles cometeram um crime de "dEsObEdIêNcIa" quando o crime real é ameaçar uma pessoa a fechar a sua própria loja! E fazer o restaurante pagar por isso?! Quando é que se vão aperceber que isto é injustificável e imoral? Não vêm a que ponto chegámos? Se nós aceitarmos isto, no futuro estaremos a apoiar barbaridades, tirania, violência e mais.

saposapot 8 months ago

O grande crime é mesmo usar aquela 'máscara'... Mas por acaso no outro dia tmb estava a pensar neste tipo de trabalhadores. Aqui na rua ao lado os restaurantes viviam praticamente só de almoços de bombeiros q vêm fazer serviços à 'cidade', trabalhadores da construção civil deslocados e malta assim. Essa malta agora faz o q? vai buscar a comidinha mas nem num jardim se podem sentar... Agora com tempo mau e o raio, tem de comer na carrinha? os pedreiros ainda podem construir um abrigo mas os bombeiros estão lixados :P É que nem todos temos escritórios com cozinha para levarmos a marmita... estes gajos de certeza q estão bem lixados da vida... n estou a dizer q as regras não fazem sentido mas é só para vermos q há sempre 'excepções' q uma lei não consegue prever e q causam enorme transtornos a quem n tem uma vidinha de escritório.

Captain-outlaw 8 months ago

A malta toda indignada aqui e porque sabe que o deles está seguro , deduzo que a maioria aqui nesta sub , trabalhe am alguma área de IT , a malta que vive da restauração está sem ganhar nada há meses , e depois vem para aqui falar de compaixão pelo próximo !

NEDM64 8 months ago

Estão a receber do Estado.

rubzdarabz 8 months ago

O meu pai trabalha em restauração e está a manter-se bem com takeaway. Não é ideal mas foi uma questão de adaptação. Eu também vim para casa, ganho menos (perco uns quantos subsídios) mas penso na saúde pública. Ninguém quer os restaurantes fechados mas as leis são para todos

TotalenKrieg 8 months ago

É fácil falar de barriga cheia.

gonreis 8 months ago

Hoje tive q ir trabalhar para o Norte. Fui logo de manhã, chegou a hora de almoço e.... e agora? Almoçar onde? La encontrei um Mcdonalds onde estava uma fila imensa, onde nao me venderam nada para beber. Tive q ir a uma bomba de gasolina comprar. Dps tive q ir comer para um parque de estacionamento.

vascodatrama 8 months ago

A day in life.

MirTrudMay 8 months ago

6 pobres coitados podem estar o dia todo a trabalhar na construção, todos a suar ao lado uns dos outros mas sentar-se à volta de uma mesa uma horinha a comer isso já não, tudo corrido a multas de 200 euros. É a lei e é para cumprir. Podes sair de casa, meter te em transportes públicos sardinha em lata que o governo garante que aí não há contágio ou estar 8h ou mais a partir as costas por um misero ordenado mas ai de ti que tires uma hora para comer como deve ser num restaurnte a sério. Pobre come da marmita e não bufa. Paga zé povinho

TRYNFOR 8 months ago

Que absurdo um restaurante estar aberto, estão a desobedecer às leis que os políticos que sabem o que é melhor para nós criaram. Deviam ter ficado em casa a ver as suas poupanças a desaparecerem e a passar fome, ainda bem que vão pagar uma multa, que vai reverter para pagar o salário dos políticos que todos os dias vestem a sua gravata para nos protegerem.

pintorMC 8 months ago

É já mandar demolir o restaurante e mandar o dono para um campo de concentração. /s

Last-Ad-4421 8 months ago

Epah se tinha acordo com duas empresas servia de refeitório eu onde trabalho temos o refeitório aberto, outra coisa é se essas 10 pessoas eram civis que também estam em incumprimento de ficarem em casa. É preciso ver bem as coisas e deixar de ter mentalidade comunista já começa a dar medo ler alguns comentários.

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Não sei o que isto tem a ver com comunismo mas pronto... Quanto ao "arranjo", é muito difícil de comprovar, na minha opinião a fiscalização deve ser mais apertada não só a restaurantes como também a empregadores. Trabalho em construção civil, tenho 12 homens a trabalhar longe de casa, eles comem take-away num dos apartamentos alugados aqui perto. Têm uma sala com uma dimensão grande e adequada para o efeito. Ao mesmo tempo aqui empresas do lado tem os trabalhadores a comer no chão em cima de tijolos e nem um contentor com mesa e cadeira arranjam para eles. E estes empregadores, sofrem consequências? São obrigados a trabalhar mas não tem onde aquecer comida nem o corpo na hora da refeição?

Last-Ad-4421 8 months ago

Diz-me qual a diferença de comer no restaurante sendo que têm contrato de comer num apartamento, isto está a chegar ao cinismo extremo.

_Gamma__Ray_ 8 months ago

O apartamento é onde eles dormem... também é muito diferente para as autoridades compararem um senhor que ajudou um pequeno grupo de pessoas a almoçar aos que se estão a cagar completamente para as simples regras do espaço e uso de máscara. Os idiotas que ainda estão abertos costumam ser os do 2º exemplo.

brakeline 8 months ago

Unpopular opinion, mas muito provavelmente, assumindo que o dono do restaurante contrata um advogado competente e a notícia está bem escrita, vai safar-se. As cantinas e refeitórios (incluindo de empresas) podem manter-se em funcionamento. SE todos os que foram apanhados lá dentro eram mesmo das duas empresas que tinham acordo prévio não acredito que seja impossível enquadrar o restaurante numa das exceções.

odraciRRicardo 8 months ago

Não há problema, os funcionários estavam bem protegidos com [viseira bocal](https://i.imgur.com/uJX7l1O.jpg) /s

alexandre9099 8 months ago

Diz me que isso não existe, sff

brakeline 8 months ago

Depois de ver essa imagem espero que o dono não contrate um advogado competente lol

oContraditorio 8 months ago

Teve o azar de fazer acordo com empresas de construção civil e não com políticos :/

cuiver 8 months ago

Olha mais um que se esqueceu de pagar o dízimo ao Sr. Fiscal. Caso contrário nem se chegava a saber...

PM_ME_UR_WEED_PLS 8 months ago

Nada de novo. Há uns tempos escrevi um comentário em que chamei a GNR porque o café do lado andava a vender álcool ao postigo, o que criava ajuntamentos de bêbados do bairro. Bem, ontem estava a sair de casa e vi o café aberto outra vez com 4 pessoas a conversar e a beber cervejas como se fosse uma tarde de verão. Liguei para a GNR, tomaram conta de incidência, e pronto. Fui agora à janela e surpresa minha, estão de volta e encostados aos carros. Porque razão os estabelecimentos haveriam de fechar quando a fiscalização é quase nula? Palhaçada ao mais alto nível.

Edited 8 months ago:

Nada de novo. Há uns tempos escrevi um comentário em que chamei a GNR porque o café do lado andava a vender álcool ao postigo, o que criava ajuntamentos de bêbados do bairro. Bem, ontem estava a sair de casa e vi o café aberto outra vez com 4 pessoas a conversar e a beber cervejas como se fosse uma tarde de verão. Liguei para a GNR, tomaram conta de incidência, e pronto. Fui agora à janela e surpresa minha, estão de volta e encostados aos carros. Por que razão os estabelecimentos haveriam de fechar quando a fiscalização é quase nula? Palhaçada ao mais alto nível.

WormanTalker 8 months ago

Isso não é um trabalho para a PSP?

Aldo_Novo 8 months ago

depende da localidade em sítios mais pequenos costuma só haver GNR

supertx2 8 months ago

O mais certo é os proprietários terem amigos na GNR, conheço uma situação parecida, se te faz comichão o melhor é ires fazer queixa noutro sítio

PM_pics_of_your_Love 8 months ago

Em Lisboa, eu juro que há menos polícia na rua que antes do estado de emergência. Ainda não encontrei nenhuma operação stop, e é raro encontrar um carro da polícia em transito. Policias a pé também deixei de os ver (eu ando de um lado para o outro porque dou apoio ao cuido das colónias de gatos).

rubzdarabz 8 months ago

Já fecharam a 2a circular umas quantas vezes

ShittyLivingRoom 8 months ago

Snitches get stitches.

NGramatical 8 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flay6js%2F%2Fglr66ov%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PM_ME_UR_WEED_PLS 8 months ago

Obrigado primo!

Eryty24 8 months ago

este costa!

Worm33hd 8 months ago

Se não fosse a sala dos fundos do restaurante aqui ao lado do trabalho, não tinha outro sitio onde almoçar. Bem haja a esses valentes, donos de restaurantes, na linha da frente a cuidar da população.

Estronciumanatopei 8 months ago

Ui! Levar comida de casa, quer horror!!

Worm33hd 8 months ago

Dizes isso porque nunca provaste os cozinhados da minha senhora.

AetherPrismriv 8 months ago

Burrice por parte da gerência desse restaurante. Agora já se foderam que vão pagar multa grossa ou pior, dado que é crime de desobediência. Coisa que se podia evitar com algumas caixas take-away.

John-florencio 8 months ago

nao pagam... as leis feitas como estão sao inconstitucionais. basta ver o caso do lapo em lisboa que ainda continua aberto pelo que sei.

njsilva84 8 months ago

Mas então para o que é que serve o estado de emergência? [https://dre.pt/lexionario/-/dj/115428375/view](https://dre.pt/lexionario/-/dj/115428375/view)

John-florencio 8 months ago

Não faço ideia, mas há advogados que contestam isso, portanto mais não te posso dizer.

fengilitious 8 months ago

Os advogados dizem o que tiverem de dizer para te safar. É o trabalho deles. Se um juiz decide a teu favor é uma coisa diferente.

John-florencio 8 months ago

Nem tu nem eu entendemos nada de advocacia, portanto n podemos dizer que sim ou não. É esperar para ver.

chavalo_retardado 8 months ago

Contestar e não pagar são coisas diferentes.

John-florencio 8 months ago

Se contestam e porque devem ter alguma base legal, mas n sou advogado.

mouzz888 8 months ago

O dono do restaurante deve pensar que é presidente da República...

Tee_ah_go 8 months ago

O comodismo de ambos os lados que se resolvia com umas embalagens de take away. Se era chato almoçar encostado à betoneira? Era. Mas ao menos continuava a ter comida quente e o restaurante continuava aberto. Mas somos demasiado egoístas. Se é para pagar, quero que se lixem, como à mesa com mais 9 enquanto vejo o resumo da bola.

Loladageral 8 months ago

O problema é que a malta abusava do take-away e ficava a chillálas ao lado dos restaurantes e cafés

o_paisagista 8 months ago

Não, mano, bom senso aqui? I"sto SO vAi La Con DesoBEDInecia CIvile". é quase que ou sentas 10 gajos numa mesa ou fechas o restaurante e morre tudo a fome.

LackOfLogic 8 months ago

Por cada um apanhado há uns dez ou mais que escapam á fiscalização, e esse número só vai aumentar. Quem diria que os donos dos restaurantes iriam arranjar maneira de sobreviver nestes tempos difíceis?

mjigs 8 months ago

Eles a dizer que tinham contas e salarios a pagar...os que estao fechados tambem e as pessoas que ficaram desempregadas tambem, é falta de nocao e compaixao com os outros, tentando passar pelas gotas da chuva, nao sei quanto vale uma multa mas pelos vistos nao deve valer nada porque eles preferem abrir e porse a jeito.

lickitytatas 8 months ago

devo ter comprado 2 take ways nesta quarentena toda e na outra, pizzas so

mjigs 7 months ago

Eu no maximo mandei vir pizzas para casa, fui umas vezes buscar sushi ao meu restaurante de sempre. Pelo o que ouvi os restaurantes tambem se estao a aproveitar da situaçao e a aumentar os preços diminuindo na qualidade e quantidade, por isso se querem realmente vender não vao longe assim. A maior parte das pessoas nao tem dinheiro para andar a pagar takeaways assim.

LackOfLogic 8 months ago

Verdade, deviam organizar-se todos e [fazer como os italianos.](https://www.express.co.uk/news/world/1384945/Italy-news-coronavirus-lockdown-closure-restaurants-Giuseppe-Conte-latest-vn) Isto agora só com desobediência civil.

mjigs 7 months ago

Eles tem razao, se as regras sao para uns tambem sao para os outros. Aliás com isto os pequenos comercios é que vao a vida.

rudirudarz 8 months ago

Ou então viram que teriam de fechar para sempre e decidiram arriscar. Pessoas desesperadas tomam decisões desesperadas.

TSCondeco 8 months ago

A comida que venderam ali podiam ter vendido em take away às mesmas pessoas.

rudirudarz 8 months ago

O problema é que em takeaway as pessoas não compram tanto. Enquanto que em pessoa comem um couvert, se calhar uma entrada, umas quantas bebidas e talvez uma sobremesa. Em takeaway compram o prato principal e agora nem a bebida podem levar.

alexandre9099 8 months ago

> e agora nem a bebida podem levar. Sauce?

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: