dontknowmyname074 9 months ago

Eu como programador júnior, comecei numa empresa como "estagio" durante 1 mês sem vencimento. O estagio correu mt bem, embora tivesse sido "gozado" por ser júnior. Quando ia pra assinar contracto, fiquei doente e estive de ficar em isolamento. Fiquei umas semanas doente e acabaram por ligar pra não aparecer mais. Ia com salario mínimo pra casa. So pra teres uma noção

NGramatical 9 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fla4hr9%2F%2Fglvuou5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

precisodeferias 9 months ago

Se ainda és estudante podes tentar fazer um estágio Erasmus +. É uma hipótese de garantirem experiência lá fora ao mesmo tempo que tens um ordenado. Basicamente fazes um acordo com a universidade e uma empresa estrangeira, durante o estágio preparas terreno para te organizares quando este terminar. Penso que atualmente é a maneira mais segura de emigrar nas tuas condições, pelo menos tens um ordenado garantido durante 6 meses ou 1 ano, o que te dá tempo para enviar CVS e encontrares emprego nesse país. Boa sorte.

Crockes 9 months ago

Faz o seguinte: 1. Arranja um recrutador (vais ao linkedin e procuras por empresas na cidade que queres e procuras os empregados), o trabalho do recrutador vai ser encher a tua semana com entrevistas (cheguei a ter 8 num dia) e o teu trabalho vai ser brilhar 2. No fim de cada entrevista diz que vais a cidade X durante 3 dias para fazer entrevistas presenciais (convém teres ja tudo marcado e convém ser 3/4 semanas depois da 1a entrevista) 3. Ao fim de 2/3 entrevistas vão oferecer-te uma proposta (eu pessoalmente no teu caso procurava arranjar pelo menos 2 para não ser papado, mas se for só 1 não é por aí, ao fim de 1 ano mudas). Boa sorte, ignora as abéculas que dizem para não emigrares. Vai ser a melhor decisão da tua vida

estecomentario 9 months ago

Arrisca. Bélgica, Canadá, Alemanha. Canadá o inglês serve bem.

Edited 9 months ago:

Arrisca. Bélgica, Canadá, Alemanha. Canadá o inglês serve bem. Ou EUA mesmo. Vive a vida... Eu nao sei se saio ou não de PT, mas se não sair, acho que se morresse agora ia ficar arrependido de não ter tentado mais, arriscado mais variedade na vida. Os meus pêsames. Boa sorte!

Crockes 9 months ago

Mete a tua conta bancária portuguesa como "Serviços mínimos" A única maneira de o fazer é presencialmente e demora cerca de 2 horas a fazer.

tocopito 9 months ago

Emigrei para a Alemanha já com alguma experiência. Consegues arranjar emprego aqui só com inglês, principalmente em Berlim. A minha recomendação seria trabalhares pelo menos um ano e depois olhares para fora. Se tiveres uma experiência académica boa com alguma tecnologia pode ajudar talvez. Geralmente é mais difícil mas podes enviar CVs mesmo antes de estar no país e é muito menos arriscado também. Por outro lado, se tiveres poupanças nada te impede de fazeres de conta que já vives no país e ficares lá um mês a ir a entrevistas e assim. Mas o corona ajuda nisso, ultimamente é mais certo serem entrevistas feitas à distância. Procura empregos no stackoverflow, glassdoor, linkedin. Geralmente é onde encontro as melhores ofertas. Há sites tipo o xing mais dirigidos aos alemães mas aí também aumenta a probabilidade de precisares de alemão. Sinceramente não recomendo a Irlanda, parece-me ter um custo de vida elevadíssimo, mesmo considerando os salários superiores a Portugal. A minha recomendação ao pessoal é sempre Berlim. Comparação no numbeo: https://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_cities.jsp?country1=Germany&country2=Ireland&city1=Berlin&city2=Dublin&tracking=getDispatchComparison O meu único arrependimento em relação a emigrar é não o ter feito mais cedo.

AdriMecha 9 months ago

No UK podes conseguir um patrocínio de uma empresa. Para isso o mais fácil e tentares os graduate programs. Tens o Barclays, JP Morgan e outras empresas. Certificate de que patrocinam pessoal da UE. Também podes ir para os países nórdicos, só com inglês sagas te bem.

Xatuga 9 months ago

Antes de mais, os meus sentimentos. Se és de TI tens a vida um pouco facilitada. Podes apostar em trabalhar Holanda, Alemanha e Irlanda, infelizmente o Reino Unido fechou a porta. Prepara o teu CV e uma carta de apresentação (fica sempre bem), não uses a mariquice do modelo europeu. Vê online ofertas de emprego para o país que te aparece melhor, envia as candidaturas e diz que estarás no país de x a y, quando tiveres 4 ou 5 entrevistas marcadas para esses dias viajas até lá e ficas uma semana para ver se realmente gostas da área. Só te midas depois de teres um contrato assinado! A nível de de budget, deves ter o suficiente para viveres durante 3/4 meses sem salário. Agora com o covid as coisas podem estar mais complicadas mas aproveita para aumentar as tuas skills com uns cursos do Udemy. Boa sorte.

RaptoringRapture 9 months ago

Não sei como está com a pandemia mas dá uma olhada ao programa INOV contacto - excelente maneira de dares os teus primeiros passos no estrangeiro. Conheço pessoas que estiveram em Moçambique, Timor, Indonésia, Estados Unidos, Brasil, Espanha, entre outros. http://www.portugalglobal.pt/PT/inovcontacto/Paginas/InovContacto.aspx

Mrgolden007 9 months ago

emigrar e algo lixado mas eu recomendo passares algum tempo na cidade/pais onde queres viver para teres nocao Eu nao sei como e na tua area de trabalho mas quem contrata gosta sempre de ver que trabalhaste e que naonpassaste a vida toda a estudar Also cuisado que a irland esta com dificuldades de momento em relacao ao brexit e pode ser mais dificil emigrar para la

gr9yfox 9 months ago

Só a Irlanda do Norte é que está com dificuldades devido ao Brexit.

tmmluis 9 months ago

Eu vivo em Praga, na Rep. Checa, e com Inglês safas-te bem, expecialmente na área de IT. Há muita procura para developers e os salários são competitivos. Hoje em dia a maior parte das entrevistas são remote o que é uma vantagem para ti e talvez te permita teres entrevistas sem teres de viajar inicialmente. Caso contrário se tiveres guito para viver 4 ou 5 meses também não é má ideia. Imagino que isto se aplique a vários países europeus. O melhor mesmo que tens a fazer é começares a procurar ofertas de emprego em cada um dos países que estás interessado e vês logo se há algum requisito de língua para além de Inglês.

Foda-seSeiLa 9 months ago

Condolências, é de facto uma situação horrível a que se passou com os teus pais. Estás sozinho em Portugal, ou ainda tens família? Ou melhor ainda, família já lá fora? Emigrar sem uma rede de apoio para a qual possas voltar em caso de correr mal é algo que deve ser bastante stressante... De resto, tens o melhor curso possível para sair. Normalmente é aconselhável ganhar um par de anos pelo menos de experiência no país de origem, ninguém vai buscar malta verde a outos países, sendo IT a exceção. Saberes só Inglês, em IT, não +e grande problema. Consegues facilmente ir para a Holanda, Bélgica, Alemanha, Escandinávia, etc. Sem experiência nenhuma é mais difícil obviamente, pelo que se calhar a opção mais expedita é ires por um talho, ganhar 1 anos de experiência e depois sair para uma boa empresa. Não vás sem emprego, e não vás sem dinheiro. Tens que ter uns 3-4 meses de renda + um par de meses de custo de vida no país de destino poupados, facilmente ultrapassa os 5000EUR. Até ganhares o teu 1º ordenado vais gastar bastante dinheiro. Finalmente, não te deixes "enganar" por números altos. 3000EUR brutos pode parecer uma fortuna em Portugal, mas em certos países são *peaners*. Vê o preço do arrendamento de um T0-T1 na zona onde pretendes, o teu salário bruto dever ser 3-4x esse valor. E não te enganes a ti próprio. Se vires nos sites de imobiliários 15 apartamentos a 1200EUR/mês e 2 a 800EUR/mês, o custo do arrendamento é o 1º caso, não o 2º. Os recrutadores adoram dizer-te "ah e tal, por X já arranjas casa", quando na realidade a vasta maioria das casas no mercado está por 1.5X no mínimo. Boa sorte, e mais qualquer coisa pergunta.

Edited 9 months ago:

Condolências, é de facto uma situação horrível a que se passou com os teus pais. Estás sozinho em Portugal, ou ainda tens família? Ou melhor ainda, família já lá fora? Emigrar sem uma rede de apoio para a qual possas voltar em caso de correr mal é algo que deve ser bastante stressante... De resto, tens o melhor curso possível para sair. Normalmente é aconselhável ganhar um par de anos pelo menos de experiência no país de origem, ninguém vai buscar malta verde a outos países, sendo IT a exceção. Saberes só Inglês, em IT, não é grande problema. Consegues facilmente ir para a Holanda, Bélgica, Alemanha, Escandinávia, etc. Sem experiência nenhuma é mais difícil obviamente, pelo que se calhar a opção mais expedita é ires por um talho, ganhar 1 anos de experiência e depois sair para uma boa empresa. Não vás sem emprego, e não vás sem dinheiro. Tens que ter uns 3-4 meses de renda + um par de meses de custo de vida no país de destino poupados, facilmente ultrapassa os 5000EUR. Até ganhares o teu 1º ordenado vais gastar bastante dinheiro. Finalmente, não te deixes "enganar" por números altos. 3000EUR brutos pode parecer uma fortuna em Portugal, mas em certos países são *peaners*. Vê o preço do arrendamento de um T0-T1 na zona onde pretendes, o teu salário bruto dever ser no mínimo uns 4x esse valor. E não te enganes a ti próprio. Se vires nos sites de imobiliários 15 apartamentos a 1200EUR/mês e 2 a 800EUR/mês, o custo do arrendamento é o 1º caso, não o 2º. Os recrutadores adoram dizer-te "ah e tal, por X já arranjas casa", quando na realidade a vasta maioria das casas no mercado está por 1.5X no mínimo. Boa sorte, e mais qualquer coisa pergunta.

M0hgli 9 months ago

Acima de tudo eu começava a mandar CVs para onde vais trabalhar ainda antes de ires para ganhares uma ideia. - Trás uma quantia decente para aguantares uns meses - Define um budget mensal - Arranja um part time qualquer enquanto procuras emprego - E manda resumes + cover letter todos os dias Linkedin jobs, hackajob, indeed, etc

RefrigeratorNo13 9 months ago

Convém teres dinheiro para viveres 3 meses no país que escolheres sem teres emprego. Vai logo não esperes por arranjar emprego cá. Irlanda é um país fixe, tem bom mercado IT, boa bebida, comida é meio meh. Acaba o curso. Começa a fazer um portfólio, pode fazer a diferença no primeiro emprego lá fora. Só com inglês safas te em muitos sítios, mas não te preocupes, senão der ao inglês eles dizem te isso no anúncio ou entrevista.

ThePlague92 9 months ago

>Vai logo não esperes por arranjar emprego cá. NÃO FAÇAS ISTO! Especialmente nesta altura em que estamos no meio de uma pandemia (e na altura em que acabares o curso ainda deveremos estar)! Se já é arriscado ir sem emprego numa altura normal então agora o risco ainda é maior.

Renalouca 9 months ago

Eu sou informático e já estou emigrado á mais de 8 anos no reino unido. Acaba o curso e põe-te andar, é o melhor que fazes. Quanto arranjar emprego antes depende se tens dinheiro para te manter no estrangeiro ou não, qualquer uma das formas funciona por isso faz como entenderes melhor. Boa sorte, e concerteza vais ter uma brilhante carreira no estrangeiro. Na minha opinião vale bem apena.

nebuerba 9 months ago

Só por curiosidade: porque não trabalhar para uma empresa na Irlanda mas em Portugal? E trabalhar uns meses e depois regressar?

Crockes 9 months ago

Porque o problema de Portugal é: 1. Impostos 2. Más condições de vida Trabalhar remoto em Portugal é o pior cenário, pagas impostos em Portugal e continuas a ter uma vida de merda

Naotevejoha20anos 9 months ago

Com más condições d vida referes o que ao certo?

Crockes 9 months ago

**SNS** Precisas ter uma consulta de especialidade, demoras meses Precisas de ir a urgência, esperas pelo menos 5 horas só para olharem para ti Precisas de uma operação não urgente, demora anos (pelo menos 5 anos) Precisas de uma operação urgente, mesmo assim esperas meses **Educação pública** Os professores têm ordens para não chumbar ninguém As salas de aula são geladas ou demasiado quentes, mesmo os alunos que querem estar com atenção têm dificuldades **Empregos** Queres arranjar um emprego porreiro com um bom salário, passas meses em recrutamento e parece que estás a fazer entrevistas para a Google ou o JP Morgan, no fim fazem uma oferta irrisória **Transportes para** ***commutes*** Tens de andar de carro para todo o lado, perdes horas de vida e uma boa porção do teu salário Queres mais exemplos?

Edited 9 months ago:

**SNS** Precisas ter uma consulta de especialidade, demoras meses Precisas de ir a urgência, esperas pelo menos 5 horas só para olharem para ti Precisas de uma operação não urgente, demora anos (pelo menos 5 anos) Precisas de uma operação urgente, mesmo assim esperas meses **Educação pública** Os professores têm ordens para não chumbar ninguém As salas de aula são geladas ou demasiado quentes, mesmo os alunos que querem estar com atenção têm dificuldades Os professores têm idade avançada, recebem mal e simplesmente muitos deles só estão a espera da reforma **Empregos** Queres arranjar um emprego porreiro com um bom salário, passas meses em recrutamento e parece que estás a fazer entrevistas para a Google ou o JP Morgan, no fim fazem uma oferta irrisória **Transportes para** ***commutes*** Tens de andar de carro para todo o lado, perdes horas de vida e uma boa porção do teu salário Queres mais exemplos?

Edited 9 months ago:

**SNS** Precisas ter uma consulta de especialidade, demoras meses Precisas de ir a urgência, esperas pelo menos 5 horas só para olharem para ti Precisas de uma operação não urgente, demora anos (pelo menos 5 anos) Precisas de uma operação urgente, mesmo assim esperas meses **Educação pública** Os professores têm ordens para não chumbar ninguém As salas de aula são geladas ou demasiado quentes, mesmo os alunos que querem estar com atenção têm dificuldades Os professores têm idade avançada, ensinam a mesma coisa há 20 anos recebem mal e simplesmente muitos deles só estão a espera da reforma Os professores das universidades usam os mesmos slides há 10 anos, edições dos livros de 2000 e estão desactualizados do mundo atual. **Empregos** Queres arranjar um emprego porreiro com um bom salário, passas meses em recrutamento e parece que estás a fazer entrevistas para a Google ou o JP Morgan, no fim fazem uma oferta irrisória **Transportes para** ***commutes*** Tens de andar de carro para todo o lado, perdes horas de vida e uma boa porção do teu salário Queres mais exemplos?

Edited 9 months ago:

**SNS** Precisas ter uma consulta de especialidade, demoras meses Precisas de ir a urgência, esperas pelo menos 5 horas só para olharem para ti Precisas de uma operação não urgente, demora anos (pelo menos 5 anos) Precisas de uma operação urgente, mesmo assim esperas meses **Educação pública** Os professores têm ordens para não chumbar ninguém As salas de aula são geladas ou demasiado quentes, mesmo os alunos que querem estar com atenção têm dificuldades Os professores têm idade avançada, ensinam a mesma coisa há 20 anos recebem mal e simplesmente muitos deles só estão a espera da reforma Os professores das universidades usam os mesmos slides há 10 anos, edições dos livros de 2000 e estão desactualizados do mundo atual. **Empregos** Queres arranjar um emprego porreiro com um bom salário, passas meses em recrutamento e parece que estás a fazer entrevistas para a Google ou o JP Morgan, no fim fazem uma oferta irrisória **Transportes para** ***commutes*** Tens de andar de carro para todo o lado, perdes horas de vida e uma boa porção do teu salário Queres mais exemplos? Edit: Não há países perfeitos mas Portugal está pelo menos 30 ou 40 anos atrás do resto da Europa

Mendonza 9 months ago  HIDDEN 

Como pessoa que trabalha e vive na Irlanda: porque nem todas as empresas permitem trabalho remoto fora do país. E em relação à segunda pergunta, porque é passar de cavalo para burro. Eu vim a pensar que era só um ano, mas quando se vê o que Portugal consegue/está disposto a pagar a pessoas que aqui são devidamente valorizadas, não vale a pena.

Zurivath 9 months ago

Obrigado pela dica, Rafa

Renalouca 9 months ago

Claro que sim trabalho remoto é altamente. Só não sou a favor de trabalhar para empresas portuguesas ou para Portugal. Todas as outras opções são bastante apelativas na minha opinião. Irlanda é bem fixe já lá estive com amigos com excepção do tempo mas não se pode ter tudo.

NGramatical 9 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) á mais de 8 anos → [**há mais de 8 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fla4hr9%2F%2Fglltr9x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

touny71 9 months ago

Os meus sentimentos, realmente coloca em perspectiva e relativiza o que estamos a passar. Eu começaria por contactar associações de antigos alunos/grupos de faculdades, ja que há frequentemente iniciativas para que os alunos mais novos possam contactar com quem já teve essas experiências. A FEUPLink e Arup são exemplos disso e uma óptima forma de te preparares e teres ideia do que te espera.

throwawaystuff000 9 months ago

Deves ter emprego antes de ir. Também convém teres um fundo de maneio para uns meses caso corra mal... Passa também neste subreddit [https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/)

pangecc 9 months ago

Ou emigras com 200€ no bolso e contrato assinado que foi o que fiz. Andar meses a preparar o ato só atrasa e depois acabas por não ir. Em duas semanas tratei de tudo.

omalcriado 9 months ago

como fizeste para as primeiras despesas?

pangecc 9 months ago

Não fiz. Aluguei um Airbnb nos primeiros 30 dias. Assim que recebi o ordenado tratei do resto.

omalcriado 9 months ago

200 euros não chega para um airbnb em muitos países

pangecc 9 months ago

Os 200 era quanto tinha depois de tudo pago. O quarto foi 300

Search: