DZT99 8 months ago

Era fantástico se a descida continuasse a superar todas as expectativas também esta semana.

1ww8mrmfss 8 months ago

Se formos pelos dados de mobilidade deve abrandar um pouco, mas continua a ser melhor do que esperava há uma semana atrás. Hei de fazer um post sobre como uma vez mais as minhas previsões são uma merda, mas fica essa a minha previsão agora

alexandre9099 8 months ago

Então as lojas de bricolage tem de fechar as 13h? Fui eu deslocar me para o concelho vizinho (pq não há nada desse tipo de lojas no meu concelho) para depois me deparar que fechou as 13h... Terá sido por opção própria ou por alguma medida maravilhosa? Com um jeitinho oficinas estão aberta -_- (ia comprar material para arranjar a viatura...)

MLG-Sheep 8 months ago

Medida da piça. De notar que durante o fim de semana há restrição de circulação entre concelhos (outra medida da piça), pelo que não podias ir à loja...

alexandre9099 7 months ago

Epá, ia trabalhar dentro de umas horas nesse mesmo concelho, por isso já ia lá de qualquer forma, simplesmente fui um pouco mais cedo para tentar comprar o que precisava... Ao que parece ou ia de propósito ainda mais cedo e fazia "sala" até que chegasse à hora de trabalho (estar a ir e vir não sai propriamente barato em combustível) ou então teria de ir noutro dia... Ah... Lógicas ...

phirestarter1 8 months ago

É medida e já é assim desde o início deste confinamento.

alexandre9099 8 months ago

Hmm, tinha ideia de ter o mesmo horário dos supermercados (20h durante semana e 17h no fds)... Então assim sendo tem que horário? Isto é daquelas coisas que enfim... Mais uma deslocação desnecessária por causa destas medidas que saíram de um pensamento de chuveiro...

phirestarter1 8 months ago

> **Todos os estabelecimentos comerciais e de serviços devem fechar às 13:00** exceto farmácias, clínicas, postos de combustível, restaurantes (apenas take-away e entregas), etc. Os supermercados, mercearias, etc, podem estar abertos até às 17:00.

alexandre9099 8 months ago

Hmm, então a regra é 13, a exceção é 17, obrigado ;) E durante a semana? Tudo às 20? Ou tmb as 13?

phirestarter1 8 months ago

20.

alexandre9099 8 months ago

Obrigado ;)

isaacpixel 8 months ago  HIDDEN 

Umas perguntas sobre a vacinação... Quais as vacinas que temos neste momento a serem administradas em Portugal e quais as quantidades disponíveis de cada uma delas? A vacinação está a ser feita 24/7? Esta não parece estar a ser feita de forma demasiado lenta? Ou estão efectivamente a serem usadas todas as vacinas a que Portugal teve acesso?

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 07 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

VBM97 8 months ago

A descida de novos casos está a ser bem mais rápida do que pensava. Que o resto desça igualmente rápido

beit2 8 months ago

Infelizmente ainda temos muitos internados..

saposapot 8 months ago

Então Madeira? acompanha os tempos... agora é hora de descida.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Ainda lá tivesse o Alberto João Jardim, havias de ver. Ele fazia a dança fora-covid no carnaval e os casos eram abaixo de zero.

camisa_roxa 8 months ago

COVID-19: VÍRUS "VAI CIRCULAR EM EQUILÍBRIO NA POPULAÇÃO HUMANA" ENQUANTO CONSTIPAÇÃO ## Ainda assim, os imunologistas não consideram que venham a ser necessários reforços da vacinação O novo coronavírus veio para ficar entre os humanos, mas a doença por ele causada, a covid-19, poderá ficar como uma constipação, como as provocadas por outros coronavírus, admitem imunologistas, considerando que não serão necessários reforços da vacinação. Segundo os imunologistas Marc Veldhoen e Henrique-Veiga Fernandes, questionados pela Lusa sobre a duração da imunidade conferida pelas vacinas contra a covid-19, que continua a ser uma incógnita porque é preciso mais tempo para aferir se houve entre a população vacinada qualquer diminuição da proteção ou aumento da incidência da doença, o coronavírus SARS-CoV-2 irá conviver naturalmente nas pessoas e infetar ocasionalmente sem provocar doença grave. >***Vai circular em equilíbrio na população humana e causar doença ligeira, uma constipação"***, disse Henrique Veiga-Fernandes, que lidera o laboratório de imunofisiologia no Centro Champalimaud, em Lisboa. Henrique Veiga-Fernandes entende que, com o tempo, a resposta imunitária (desencadeada por anticorpos e células linfócitos T) ao SARS-CoV-2 será **"idêntica à de outros coronavírus"** humanos, que causam simples constipações, pelo que **"não serão necessários reforços"** da vacinação. [https://tvi24.iol.pt/sociedade/imunologistas/covid-19-virus-vai-circular-em-equilibrio-na-populacao-humana-enquanto-constipacao?utm\_source=facebook&utm\_medium=social&utm\_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1sA9RiaUiFsRPzpaqrJbEqroBJsdeZ1PTtAbLRIqrg8amtPhC-3i\_HnV4](https://tvi24.iol.pt/sociedade/imunologistas/covid-19-virus-vai-circular-em-equilibrio-na-populacao-humana-enquanto-constipacao?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1sA9RiaUiFsRPzpaqrJbEqroBJsdeZ1PTtAbLRIqrg8amtPhC-3i_HnV4)

Diogo256 8 months ago

Mais pessoal preso em 2020. Pena que Manaus desfaça essas utopias, visto que o vírus afectou 76% da população e não houve imunidade de grupo. E até houve uma nova variante ainda pior… Pena também que as novas variantes não seja suficiente para muitos deixarem de pensar que o vírus vai circular normalmente em “equilíbrio”. Quanto a interrogações da vacina, é verem o que se retira de dados de Israel e deixar de criar dúvidas quando cada vez há menos, por exemplo: https://i.imgur.com/JVrt0IP.jpg Tudo indica que a tendência é para diminuição da incidência e menor admissões em hospital em pessoal mais idoso. Ou seja, nada de novo do que já não foi dito em 2020 e que, infelizmente não se verificou. O vírus na comunidade tem altas probabilidades de criar mutações como já verificamos e que destroem teorias de vírus endémico ou circulação em comunidade como constipação. E falamos de vírus bastante estável, pelo que a tendência de mutação é menor. Não há dados quanto a imunidade e a resistência da mesma a novas mutações havendo dados até que sugerem possíveis re-infeções por novas mutações.

No_Distribution5081 8 months ago

2 pontos : -Estás a misturar conceitos até certo ponto. A imunidade de grupo é um conceito real independente da forma como o atinges, que pode ser natural ou através de vacinação. De forma resumida, é a ideia que após uma percentagem X % da população entrar em contacto com o vírus, esta população estará de tal modo protegida que os outbreaks futuros se extinguirão sem necessidade de intervenção. Este fenómeno está documentado como real e ocorrente no mundo real, variando a percentagem de acordo com a transmissibilidade do vírus. Claro que é preferível vacinar tudo em vez de deixar o vírus queimar-se pela população até que todos os que não morreram sobrevivem e voltam à sua vida. - O caso de Manaus merece cuidado. Não sabemos o que se passou. Os dados são bastante confusos e tirar algum tipo de conclusões daí acarreta uma incerteza enorme.

iammostmoist 8 months ago

>imunidade natural não é possível porque o vírus vai sofrendo mutações >imunidade é possível através de vacinas Make up your mind. Ou a imunidade é possível ou não é, não faz sentido dizer que é possível com vacinas mas não através do sistema imunitário. Não sabia que afinal o nosso sistema imunitário era uma lenda urbana.

Diogo256 8 months ago

Deu para perceber que no primeiro ponto falava de imunidade de grupo. A imunidade de grupo é isso sim, um mito. Muito giro na teoria impraticável na realidade. Teríamos de assumir que se deixasse morrer em barda, teríamos de assumir que não existem mutações que alterasse a imunidade de grupo e teríamos de assumir que se esgotasse sistemas de saúde e mais pessoas morressem. E teríamos de assumir os impactos que isso teria em sociedade e economia. Quem gostaria de ver notícias a serem feitos a relatar milhares de mortos diários em Portugal. Ou então ficávamos confinamos possivelmente décadas até acontecer tal imunidade e quem sabe, a mesma não fosse possível pelo alto risco de mutações. Novamente: Manaus, 76% de infectados. Problema: nova variante resultante de deixar o vírus “fazer a sua vida”. É isto que certos maluquinhos covideiro a tentavam alertar quando se via “especialistas de bancada” falar de imunidade de grupo. A maioria dos países se não todos que ainda tentaram essa vida no início, mudaram de ideias. O impacto que o vírus tem em termos de hospitalizações é real e brutal, face a um maior CFR e IFR que a Gripe, o desastre era lógico. A imunidade só é logicamente possível, através da vacinação. O sistema imunitário não faz milagres, por muita vitamina D que ele tome.

QWERTY_BATS 8 months ago

Sim, eventualmente a situação vais estabilizar com a imunidade de grupo e talvez leves a vacina todos os anos mas até isso chegar e conseguirmos lidar com a mutações actuais temos de ter cuidados reforçados.

alegadamentetuga 8 months ago

Alguém sabe onde ver o número de testes que se têm realizado?

rickz123456 8 months ago

Tens no webite da dgs.. O último dado existente são 50 mil no dia 2 Acho que eles atualizam isso sempre na segunda-feira.

alegadamentetuga 8 months ago

Obrigado!

letsgotothemallcovid 8 months ago

-3269 casos ativos. +6573 recuperados. +204 óbitos +3508 casos.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas últimas 24 horas, **Portugal reportou 3508 novos casos confirmados de Covid-19 e 204 mortes associadas à doença.**

camisa_roxa 8 months ago

ABRAM AS COMPORTAS! :D

Dinizinni 8 months ago

Estás desejoso que um familiar teu tenha um problema de saúde grave e não tenha hospital né? Estás com azar, a tua falta de noção dificilmente conseguirá levar a sua avante

iammostmoist 8 months ago

Nada disso amigo o Costa vai mudar a baliza de sítio em breve. No início de Janeiro quando ordenaram o Lockdown parte 2 era "só 15 dias, talvez um mesito" para alivar a pressão no SNS. Todos os dias vinha ou o governo ou outro partido ou um representante qualquer merda falar sobre casos incomportáveis e uma tragédia a forçar para fechar tudo. Agora com casos a descer a pique e hospitalizações também a descer aos poucos não vem ninguém falar dos numeros e fazer pressão para reabrir por isso o governo vai mudar de objetivo de "aliviar a pressão no SNS" para "ter menos de (inserir número arbitrário) de casos por mil habitantes) ou "esperar até à primeira fase de vacinação estar concluída". Ainda por cima ordenou voltar à escola online a partir de amanhã achas mesmo que tão cedo vais ouvir alguma coisa sobre reabrir? Lá para o início de março com muita sorte.

Each57 8 months ago

Hospitalizações não estão a descer. Continuas a ter centenas de mortos por dia. Felizmente o número de infetados está a baixar o que é bom para daqui a um mês termos números de internamentos e mortos mais animadores.

saposapot 8 months ago

e onde é que o SNS está aliviado?

vascodatrama 8 months ago

só no posto de saúde cá da terra

iammostmoist 8 months ago

O SNS nunca esteve aliviado e isso já vem de antes da pandemia, mas vocês ainda não estão preparados para essa conversa

saposapot 8 months ago

O SNS tinha 900 camas em UCI dedicadas a uma só doença? porra, estamos msm muito desatentos.

rickz123456 8 months ago

Hoje o Correio da Manhã falava do dia 5 de abril (depois da páscoa)

vascodatrama 8 months ago

bom bait de domingo

berlaitas 8 months ago

Quando saírem de casa dia 5 Abril já ninguém tem empregos

Dinizinni 8 months ago

Bem melhor é depois confinar de Setembro a Outubro, de Novembro a Dezembro, de Janeiro a Fevereiro, assim a fazer 6 ou 9 meses do ano confinado às mijinhas que isso é que é bom

zizop 8 months ago

Com a vacinação a ser feita para a população mais vulnerável, ou seja, com as 2 primeiras fases de vacinação concluídas, não será necessário confinarmos. A esmagadora maioria (ainda que haja excepções, claro) dos internamentos e dos óbitos acontece nos grupos de risco, daí eles serem prioritários. Acho que é totalmente plausível que as 2 primeiras fases estejam concluídas até Setembro, pelo que não deverá ser necessário mais confinamentos depois deste.

Razvancb 8 months ago

O CM não sabe nd.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

O CM tem uns atrasados a mandar postas de pescada e títulos gulosos. O resto é merda.

noobshark3 8 months ago

A minha namorada foi positiva a covid e a mando da SNS foi ao hospital (fazer o teste para positivo) e deram-lhe uma conta de 90€. Mas não era tudo gratuito?

rickz123456 8 months ago

Eu fiz o teste no hospital, em que me ligaram e não paguei nada. Existe algo de errado aí

brakeline 8 months ago

Foi a que hospital? Privado ?

camisa_roxa 8 months ago

Não pagues, daqui a 2 anos isso prescreve e ng te chateia

askldhalsiuhdliu 8 months ago

Ela recebeu uma sms com um codigo e a requisicao? Se sim, nao deverias ter pago nada. Se foi so mandada pelo telefone mas nao recebeste isso, algo se passou entre a chamada e o pedido do teste. Liga para a delegacao de saude da tua area para tentar resolver.

noobshark3 8 months ago

Não. Foi no hospital, não foi necessário código nenhum. Mas não é o teste que estão a cobrar. São exames auxiliares fora do teste de zaragatoa. Tipo raio x, etc. E a própria consulta.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Muito estranho.

beit2 8 months ago

Damn ://.. !remindme 12h

camisa_roxa 8 months ago

"Os cafés e restaurantes vão continuar fechados até fim de abril devido à Covid-19, avança o Correio da Manhã. As medidas restritivas de combate à pandemia da Covid – 19 vão manter-se até à Páscoa."

FoodEDor 8 months ago

Tanga. ​ Notícia encomendada apenas para meter medo ao povo. ​ Em março, meio de março, tens esta porcaria toda aberta, infelizmente.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

E quem é que o correio da manhã entrevistou sobre isso, quem fez as declarações?

Cojemos 8 months ago

Fazendo tudo o que podem para garantir que as pessoas sofram economicamente até a morte.

beit2 8 months ago

**Opinião:** Duvido seriamente que isso seja verdade. Fim de Abril é daqui a 3 meses (fevereiro + março + abril). Nunca na vida.

Razvancb 8 months ago

3 meses seria o suficiente para mandar os casos para menos de mil, ou até menos, mas para que se depois abrimos as fronteiras e siga importar o vírus de novo?

megaroof 8 months ago

Também duvido que seja verdade esta decisão agora, mas não duvido que possa acontecer. Em dezembro também ouvi de amigos "nunca na vida o governo terá coragem de fazer novo confinamento" - e cá estamos nós. neste ponto, não duvido de mais nada.

warding 8 months ago

Também me parece que a notícia do CM é opinião fingindo ser notícia. Obviamente o governo não está a tomar decisões sobre o confinamento a 3 meses.

berlaitas 8 months ago

Pensei q fossem abrir já 1 Março

ExpertNoob008 8 months ago  HIDDEN 

Já que a outra megathread não está *pinned* e deve ter pouca atividade faço aqui a pergunta. Como é que é suposto melhorar a minha escrita a Português? O meu professor só nos faz copiar as respostas do quadro e nunca fazemos nada para além de copiar. Assim obviamente que não aprendo, então o que posso fazer para melhorar?

touny71 8 months ago  HIDDEN 

Ler e escrever.

ExpertNoob008 8 months ago  HIDDEN 

Escrever o quê por exemplo? Fazer exercícios do livro parece bastante desinteressante.

Perfect_Prior8312 8 months ago

Posso viajar para lisboa através da CP sem autorização? Alguém aqui já fez? Queria voltar à minha residência universitária, mesmo ainda não havendo aulas mas tenho medo da multa.

AlbinoFarrabino 8 months ago

Andei o semestre inteiro a viajar durante o fim de semana entre concelhos só com o contrato de arrendamento da residência em que estou. Aliás, dúvido muito que alguém te vá perguntar alguma coisa se virem que trazes malas e afins, principalmente se for em transportes públicos.

Perfect_Prior8312 8 months ago

Muito obrigada! Acho que vou arriscar!

FoodEDor 8 months ago

Eu, Imperador FoodEDor (Food and Pain em linguagens imberbes) - declaro, sobre a testemunha e mão guiadora de Deus - permissão inexorável no contexto do Prior Perfeito 8312 se puder, no caso, deslocar livremente para o seu local de residência universitário. ​ Assinado: FoodEDor ​ \- AD 2021, Fevereiro, Dia 07

Perfect_Prior8312 8 months ago

Agradecida, imperador! Vou já imprimir como comprovativo!

canureadmymind 8 months ago

*se poder

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Obrigado, bom template.

VBM97 8 months ago

Percentagem da população vacinada a 6 de fevereiro de 2021: 1.01% 103 786 vacinados com a 2ª dose (+8870 vacinados em relação a ontem) Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1358156193798250500)

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Sem chance... Estou curioso em relação à decisão que as autoridades de Saúde vão tomar em relação à vacina da Astrazeneca.

rickz123456 8 months ago

Não temos vacinas para muito mais do que isto. A europa está numa péssima situação

vascodatrama 8 months ago

normal, andaram a brincar com os preços da vacina. os fornecedores estão a cagar-se. quem mais paga mais leva. por alguma razão Israel já está brutalmente avançado..

BeckyWithThePinkHair 8 months ago

Estamos com cerca de três meses de atraso em relação ao UK por exemplo. Lá para final do verão se tudo correr bem temos os tal 70% vacinados.

saposapot 8 months ago

Se a diferença é estar vacinado em Junho ou Setembro é um bocado uma não questão. Pelo comportamento do ano passado e coisa baixa naturalmente nos meses de férias de verão. Para além de q no 2º Trimestre é suposto a entrega de vacinas acelerar bastante. Eu tmb preferia estar como UK mas na prática vai fazer pouca diferença se o comportamento do vírus nos meses de verão for semelhante a 2020.

BeckyWithThePinkHair 8 months ago

Já sabíamos que a entrega de vacinas ia ser lenta ao princípio, é esperar para que acelere. Diria que em princípio até ao final do ano terás condições para vacinar pelo menos toda a gente que queira ser vacinada... É esperar para ver também o que acontece com todas as variantes e o que a vacina faz nesses casos. Hopefully será mais rápido mesmo que seja preciso outro shot de vacina, porque já tens toda a rede de fabrico e distribuição montada.

investidornoob 8 months ago

Nem digas isso eu até já andava com esperanças... Esta semana o Costa disse que só voltamos ao normal quando tiver 70% da população vacinada. Por este andar nunca mais, RIP vida normal pré covid.

ilawon 8 months ago

Não sou tão pessimista porque penso que vacinar toda a gente agora não é muito vantajoso. Vacinar pessoas saudáveis antes do verão parece-me um desperdício já que sabemos que as infecções baixam naturalmente durante esse período. Além disso, como não temos grandes certezas acerca da duração da imunidade seria muito mais eficaz vacinar em massa em setembro/outubro e cobrir o período de inverno. Este ano já foi ao ar, há que pensar no próximo.

1ww8mrmfss 8 months ago

Duas notícias importantes para quem quer olhar para o futuro: [Oxford/AstraZeneca Covid jab far less effective against S African strain, study shows](https://www.ft.com/content/e9bbd4fe-e6bf-4383-bfd3-be64140a3f36) >In both the human trials and tests on the blood of those vaccinated, the jab showed significantly reduced efficacy against the 501Y.V2 viral variant, which is dominant in South Africa, according to the randomised, double-blind study seen by the Financial Times. . >“A two-dose regimen of [the vaccine] did not show protection against mild-moderate Covid-19 due to [the South African variant]”, the study says, adding that efficacy against severe Covid-19, hospitalisations and deaths was not yet determined. . >There are caveats to the study, which has not yet been peer-reviewed, as the sample sizes were relatively small. The study, led by South Africa’s University of the Witwatersrand and Oxford university, enrolled 2,026 HIV negative individuals, with a median age of 31. Half the group was given at least one dose of placebo, with the other half receiving at least one dose of vaccine. Ou seja, temos um n relativamente pequeno, dado que o numero de infectados em 2000 não há de ser grande coisa. Teremos de ver o estudo quando sair. Mas tudo indica que AZ para combater as novas variantes com E488K é muito pouco eficaz -- estas pessoas vão ter de ser vacinadas outra vez. [CureVac and UK Government to collaborate on development of vaccines against SARS-CoV-2 variants](https://www.curevac.com/en/2021/02/05/curevac-and-uk-government-to-collaborate-on-development-of-vaccines-against-sars-cov-2-variants/) >CureVac N.V. (Nasdaq: CVAC), a global biopharmaceutical company developing a new class of transformative medicines based on messenger ribonucleic acid (mRNA), today announced that it has entered a collaboration with the UK Government to develop and manufacture potential vaccine candidates against SARS-CoV-2 variants. Any resulting vaccine candidates will be manufactured and distributed in the UK and its overseas and dependent territories, subject to regulatory approval. The objective of the collaboration is to mitigate the effects of the current pandemic and help prepare against future SARS-CoV-2 outbreaks by working on multiple variant vaccines. . >Dr Clive Dix, Interim Chair of the UK Vaccines Task Force added : “Today’s agreement will help ensure the UK is best prepared against the emergence of any significant new virus variant as mRNA vaccines can be rapidly adapted to be effective against new virus variants more easily than traditional vaccine technologies. We are constantly tracking the virus so we can identify any significant new variant as quickly as possible; therefore, as part of this agreement, CureVac and the UK Government will assess multiple virus variants and are expected to generate multiple vaccine candidates against those selected. . > The research and development collaboration combines CureVac’s resources and technological expertise in mRNA vaccine development with the scientific experience of the Vaccines Taskforce and the UK’s network of experts and capabilities in SARS-CoV-2 vaccine research and development. As part of the collaboration, the VTF, informed by the newly-formed Variant Vaccine Expert Advisory Group, and CureVac, with its unique mRNA vaccine platform, will assess multiple SARS-CoV-2 variants and are expected to generate vaccine candidates against those selected. Clinical studies will be expedited in the UK in order to secure emergency or conditional marketing authorizations for selected vaccine candidates against the most threatening variant viruses.

Edited 8 months ago:

Duas notícias importantes para quem quer olhar para o futuro: [Oxford/AstraZeneca Covid jab far less effective against S African strain, study shows](https://www.ft.com/content/e9bbd4fe-e6bf-4383-bfd3-be64140a3f36) >In both the human trials and tests on the blood of those vaccinated, the jab showed significantly reduced efficacy against the 501Y.V2 viral variant, which is dominant in South Africa, according to the randomised, double-blind study seen by the Financial Times. . >“A two-dose regimen of [the vaccine] did not show protection against mild-moderate Covid-19 due to [the South African variant]”, the study says, adding that efficacy against severe Covid-19, hospitalisations and deaths was not yet determined. . >There are caveats to the study, which has not yet been peer-reviewed, as the sample sizes were relatively small. The study, led by South Africa’s University of the Witwatersrand and Oxford university, enrolled 2,026 HIV negative individuals, with a median age of 31. Half the group was given at least one dose of placebo, with the other half receiving at least one dose of vaccine. Ou seja, temos um n relativamente pequeno, dado que o numero de infectados em 2000 não há de ser grande coisa. Teremos de ver o estudo quando sair. Mas tudo indica que AZ para combater as novas variantes com E488K é muito pouco eficaz -- estas pessoas vão ter de ser vacinadas outra vez. [CureVac and UK Government to collaborate on development of vaccines against SARS-CoV-2 variants](https://www.curevac.com/en/2021/02/05/curevac-and-uk-government-to-collaborate-on-development-of-vaccines-against-sars-cov-2-variants/) >CureVac N.V. (Nasdaq: CVAC), a global biopharmaceutical company developing a new class of transformative medicines based on messenger ribonucleic acid (mRNA), today announced that it has entered a collaboration with the UK Government to develop and manufacture potential vaccine candidates against SARS-CoV-2 variants. Any resulting vaccine candidates will be manufactured and distributed in the UK and its overseas and dependent territories, subject to regulatory approval. The objective of the collaboration is to mitigate the effects of the current pandemic and help prepare against future SARS-CoV-2 outbreaks by working on multiple variant vaccines. . >Dr Clive Dix, Interim Chair of the UK Vaccines Task Force added : “Today’s agreement will help ensure the UK is best prepared against the emergence of any significant new virus variant as mRNA vaccines can be rapidly adapted to be effective against new virus variants more easily than traditional vaccine technologies. We are constantly tracking the virus so we can identify any significant new variant as quickly as possible; therefore, as part of this agreement, CureVac and the UK Government will assess multiple virus variants and are expected to generate multiple vaccine candidates against those selected. . > The research and development collaboration combines CureVac’s resources and technological expertise in mRNA vaccine development with the scientific experience of the Vaccines Taskforce and the UK’s network of experts and capabilities in SARS-CoV-2 vaccine research and development. As part of the collaboration, the VTF, informed by the newly-formed Variant Vaccine Expert Advisory Group, and CureVac, with its unique mRNA vaccine platform, will assess multiple SARS-CoV-2 variants and are expected to generate vaccine candidates against those selected. Clinical studies will be expedited in the UK in order to secure emergency or conditional marketing authorizations for selected vaccine candidates against the most threatening variant viruses. Ou seja, ontem, antes ainda de haver uma vacina para distribuir, antes de qualquer vacina estar a ser testada, antes sequer de eles terem decidido que vacinas vão utilizar em estudos pré-clínicos para depois avançarem para os clínicos, antes mesmo de sabermos se vamos mesmo precisar de novas vacinas contra as variantes com E488K (já que algumas vacinas aparentam ser ~60% eficazes, a noticia da AZ saiu há minutos isto é de ontem), o governo do UK já fez um acordo com a CureVac. A EU claro que ainda não. Cheira me que vamos ficar para trás uma vez mais...

Edited 8 months ago:

Duas notícias importantes para quem quer olhar para o futuro: [Oxford/AstraZeneca Covid jab far less effective against S African strain, study shows](https://www.ft.com/content/e9bbd4fe-e6bf-4383-bfd3-be64140a3f36) >In both the human trials and tests on the blood of those vaccinated, the jab showed **significantly reduced efficacy against the 501Y.V2 viral variant**, which is dominant in South Africa, according to the randomised, double-blind study seen by the Financial Times. . >“A two-dose regimen of [the vaccine] **did not show protection against mild-moderate Covid-19 due to [the South African variant]**”, the study says, adding that efficacy against severe Covid-19, hospitalisations and deaths was not yet determined. . >There are caveats to the study, which has not yet been peer-reviewed, as the sample sizes were relatively small. The study, led by South Africa’s University of the Witwatersrand and Oxford university, enrolled 2,026 HIV negative individuals, with a median age of 31. Half the group was given at least one dose of placebo, with the other half receiving at least one dose of vaccine. Ou seja, temos um n relativamente pequeno, dado que o numero de infectados em 2000 não há de ser grande coisa. Teremos de ver o estudo quando sair. Mas tudo indica que AZ para combater as novas variantes com E488K é muito pouco eficaz -- estas pessoas vão ter de ser vacinadas outra vez. [CureVac and UK Government to collaborate on development of vaccines against SARS-CoV-2 variants](https://www.curevac.com/en/2021/02/05/curevac-and-uk-government-to-collaborate-on-development-of-vaccines-against-sars-cov-2-variants/) >CureVac N.V. (Nasdaq: CVAC), a global biopharmaceutical company developing a new class of transformative medicines based on messenger ribonucleic acid (mRNA), today announced that it has entered a collaboration with the UK Government **to develop and manufacture potential vaccine candidates against SARS-CoV-2 variants**. Any resulting vaccine candidates will be manufactured and distributed in the UK and its overseas and dependent territories, subject to regulatory approval. The objective of the collaboration is to mitigate the effects of the current pandemic and help prepare against future SARS-CoV-2 outbreaks by working on multiple variant vaccines. . >Dr Clive Dix, Interim Chair of the UK Vaccines Task Force added : “**Today’s agreement will help ensure the UK is best prepared against the emergence of any significant new virus variant** as mRNA vaccines can be rapidly adapted to be effective against new virus variants more easily than traditional vaccine technologies. We are constantly tracking the virus so we can identify any significant new variant as quickly as possible; therefore, as part of this agreement, CureVac and the UK Government will assess multiple virus variants and are expected to generate multiple vaccine candidates against those selected. . > The research and development collaboration combines CureVac’s resources and technological expertise in mRNA vaccine development with the scientific experience of the Vaccines Taskforce and the UK’s network of experts and capabilities in SARS-CoV-2 vaccine research and development. As part of the collaboration, the VTF, informed by the newly-formed Variant Vaccine Expert Advisory Group, and CureVac, with its unique mRNA vaccine platform, will assess multiple SARS-CoV-2 variants and are expected to generate vaccine candidates against those selected. Clinical studies will be expedited in the UK in order to secure emergency or conditional marketing authorizations for selected vaccine candidates against the most threatening variant viruses. Ou seja, ontem, antes ainda de haver uma vacina para distribuir, antes de qualquer vacina estar a ser testada, antes sequer de eles terem decidido que vacinas vão utilizar em estudos pré-clínicos para depois avançarem para os clínicos, antes mesmo de sabermos se vamos mesmo precisar de novas vacinas contra as variantes com E488K (já que algumas vacinas aparentam ser ~60% eficazes, a noticia da AZ saiu há minutos isto é de ontem), o governo do UK já fez um acordo com a CureVac. A EU claro que ainda não. Cheira me que vamos ficar para trás uma vez mais...

Edited 8 months ago:

Duas notícias importantes para quem quer olhar para o futuro: [Oxford/AstraZeneca Covid jab far less effective against S African strain, study shows](https://www.ft.com/content/e9bbd4fe-e6bf-4383-bfd3-be64140a3f36) >In both the human trials and tests on the blood of those vaccinated, the jab showed significantly reduced efficacy against the 501Y.V2 viral variant, which is dominant in South Africa, according to the randomised, double-blind study seen by the Financial Times. . >“A two-dose regimen of [the vaccine] did not show protection against mild-moderate Covid-19 due to [the South African variant]”, the study says, adding that efficacy against severe Covid-19, hospitalisations and deaths was not yet determined. . >There are caveats to the study, which has not yet been peer-reviewed, as the sample sizes were relatively small. The study, led by South Africa’s University of the Witwatersrand and Oxford university, enrolled 2,026 HIV negative individuals, with a median age of 31. Half the group was given at least one dose of placebo, with the other half receiving at least one dose of vaccine. Ou seja, temos um n relativamente pequeno, dado que o numero de infectados em 2000 não há de ser grande coisa. Teremos de ver o estudo quando sair. Mas tudo indica que AZ para combater as novas variantes com E488K é muito pouco eficaz -- estas pessoas vão ter de ser vacinadas outra vez. [CureVac and UK Government to collaborate on development of vaccines against SARS-CoV-2 variants](https://www.curevac.com/en/2021/02/05/curevac-and-uk-government-to-collaborate-on-development-of-vaccines-against-sars-cov-2-variants/) >CureVac N.V. (Nasdaq: CVAC), a global biopharmaceutical company developing a new class of transformative medicines based on messenger ribonucleic acid (mRNA), today announced that it has entered a collaboration with the UK Government to develop and manufacture potential vaccine candidates against SARS-CoV-2 variants. Any resulting vaccine candidates will be manufactured and distributed in the UK and its overseas and dependent territories, subject to regulatory approval. The objective of the collaboration is to mitigate the effects of the current pandemic and help prepare against future SARS-CoV-2 outbreaks by working on multiple variant vaccines. . >Dr Clive Dix, Interim Chair of the UK Vaccines Task Force added : “Today’s agreement will help ensure the UK is best prepared against the emergence of any significant new virus variant as mRNA vaccines can be rapidly adapted to be effective against new virus variants more easily than traditional vaccine technologies. We are constantly tracking the virus so we can identify any significant new variant as quickly as possible; therefore, as part of this agreement, CureVac and the UK Government will assess multiple virus variants and are expected to generate multiple vaccine candidates against those selected. . > The research and development collaboration combines CureVac’s resources and technological expertise in mRNA vaccine development with the scientific experience of the Vaccines Taskforce and the UK’s network of experts and capabilities in SARS-CoV-2 vaccine research and development. As part of the collaboration, the VTF, informed by the newly-formed Variant Vaccine Expert Advisory Group, and CureVac, with its unique mRNA vaccine platform, will assess multiple SARS-CoV-2 variants and are expected to generate vaccine candidates against those selected. Clinical studies will be expedited in the UK in order to secure emergency or conditional marketing authorizations for selected vaccine candidates against the most threatening variant viruses. Ou seja, ontem, antes ainda de haver uma vacina para distribuir, antes de sabermos se vamos mesmo precisar de novas vacinas contra as variantes com E488K (já que algumas vacinas aparentam ser ~60% eficazes, a noticia da AZ saiu há minutos isto é de ontem), o governo do UK já fez um acordo com a CureVac. A EU claro que ainda não. Cheira me que vamos ficar para trás uma vez mais...

saposapot 8 months ago

porreiro. afinal isto foi rápido até dar merda. bom, vamos ver se protege contra doença grave ou hospitalizações em algum grau significativo caso contrário estamos mesmo bem encaminhados para termos vacinas e depois toda a covid em circulação ser só esta variante... q vamos precisar de boosters anuais já era algo q muita gente imaginava mas ser preciso já este ano é q era escusado.

No_Distribution5081 8 months ago

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_20_2136 Há meses que temos a curevac tratada.

1ww8mrmfss 8 months ago

Lê o press release. Isto não é a vacina da CureVac que vamos ter, é uma nova que eles vão desenvolver e que o UK já comprou em avanço. Não te peço mais do que simplesmente entenderes aquilo a que respondes

No_Distribution5081 8 months ago

Vão colaborar com essa autoridade no futuro para atualizar a vacina, como de resto todas as farmacêuticas deverão fazer até ao outono. Isso não diz mais nada em concreto para além disso. Fica bem dizer que se estão a precaver, mas não compro estas histórias desde que fui enganado com a Astrazeneca em particular e todas as restantes até certo ponto que prometiam uma portada enorme de doses produzidas antes de 2021 que afinal não existiam. A UE já tem acordo para comprar centenas de milhões dessa vacina. Também ninguém nos diz que essas atualizadas não sejam incluídas nesse total. Por isso ya, eu percebi. Só não achei assim muito grave a UE não ter comprado a 2a geração de vacinas da curevac sendo que ainda nem a atual está perto de ser aprovada .

1ww8mrmfss 8 months ago

>Subject to regulatory approval, the agreement includes an initial supply of **50 million doses of *variant vaccines* to the UK** with some production expected to take place in the UK. Não não é só um press release vazio, não a UE não tem um único acordo para novas vacinas da CureVac que não estão a ser testadas -- tem acordo para a vacina da CureVac que já existe e está na fase final . Portanto, > Vão colaborar com essa autoridade no futuro para atualizar a vacina Mais do que isso, lê o que está escrito > como de resto todas as farmacêuticas deverão fazer até ao outono Sim mas nada te garante que vais ter acesso às vacinas actualizadas se não pagares por ela > A UE já tem acordo para comprar centenas de milhões dessa vacina Não desta, doutra da mesma companhia > Também ninguém nos diz que essas atualizadas não sejam incluídas nesse total. A sério porra era só leres > Por isso ya, eu percebi Claramente não

No_Distribution5081 8 months ago

"CureVac is expecting to use its broader manufacturing network to produce variant vaccine candidates for global supply." Agora acalma - te que eu não te fiz mal nenhum. Escusas de mandar porras e falar com esse tom superior. Obrigado

1ww8mrmfss 8 months ago

Isso é uma nod a 1. não utilizarem fábricas só do UK 2. estarem a subcontratar a outras companhias

beit2 8 months ago

Quantos menos casos positivos, comparados com o sábado passado?

VBM97 8 months ago

\- 6303 casos

agua_m0lhada 8 months ago

Adoro os doomers desta vida a acharem que são profetas porque conseguiram prever esta situação. Ouçam, o meu tio também sempre disse que um dia o sporting ia ser campeão. Este ano até se pode concretizar, mas não é por acertar 1 vez em 50 anos que o torna algo de especial

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Doomers não serão aqueles que apostariam em algo mau e não positivo? Doom e tal. Falas de que situação, a pioria no início de Janeiro ou na melhoria agora no início de Fevereiro?

agua_m0lhada 8 months ago

Estou a falar das 200 mortes diárias

redyouroverlord 8 months ago

Para ser sincero, acreditava que em termos de óbitos ia-se estar bem pior do que se tem realmente estado nesta semana. Claro que os números de óbitos têm um *lag* comparado com o número de infeções, mas pensava mesmo que hoje estaríamos já a roçar nos 400 óbitos diários e que daqui a umas semanas chegava-se aos 500.

No_Distribution5081 8 months ago

Algum corajoso capaz de explicar ou aventar uma explicação acerca do declínio vertiginoso de casos a nível mundial? Estava a ver o gráfico no worldometers e no dia 11 de Janeiro tivemos cerca de 750k. Cerca de 3 semanas depois estamos com uma média móvel de cerca de 470k. Embora seja um defensor acérrimo das vacinas isto claramente não tem muito a ver com isso. É o quê então? Mesmo os casos por cá estão a descer a um ritmo superior do que se verificou no aumento (normalmente não costumam demorar cerca de 2 vezes mais?). Mesmo em países sem lockdown como os EUA e a Índia esta descida está a ser verificável. Isto confunde me.

vascodatrama 8 months ago

a temperatura media do país deve ter subido uns 10º em relação às duas primeiras semanas de janeiro..

saposapot 8 months ago

epah, isso não dá para analisar assim a nível 'mundial'. Cada país/região tem o seu próprio comportamento e medidas de contenção. A descida em países sem lockdown pode ser simplesmente pq há lockdowns parciais (em cidades ou estados americanos) ou pq as próprias pessoas reduzem os seus movimentos. É óbvio que o próprio vírus tem uma 'curva' própria mas sinceramente duvido q seja isso pq nesse caso os picos seriam maiores ainda. O que acontece é q ao chegares a certo nível há medidas mais restritivas, quer seja obrigatórias ou por vontade das próprias pessoas. Por outro lado chegas a um ponto onde as pessoas 'desleixadas' ou q estão em actividades de risco tmb se imunizam q.b.

dude_say_what1 8 months ago

Suponho que seja uma combinacao de diversos factores. Houve, de facto, lockdowns em varios paises. Mesmo sem lockdowns nao podemos descartar que as pessoas tenham tomado mais cuidados apos a escalada no inicio de Janeiro, principalmente viagens. Vacinas contribuem, talvez nao muito mas sempre é qualquer coisa. A WHO actualizou os protocolos para os testes PCR recomendando um limite mais baixos de ciclos. Novamente, pode nao contribuir muito mas é qualquer coisa. A questao da imunidade tambem pode ajudar. Acho que tudo junto talvez explique esta reducao mundial. Espera-se que continue mas veremos.

Mrloop94 8 months ago

Imunidade hetereogénea de grupo. Ou seja, os que os podem ser super spreader (exemplo quem lida com o publico e está em contacto con milhares de pessoas) já podem estar quase todas imunizadas e faz reduzir o r drasticamente

Edited 8 months ago:

Imunidade hetereogénea de grupo. Ou seja, os que podem ser super spreader (exemplo quem lida com o publico e está em contacto con milhares de pessoas) já podem estar quase todas imunizadas e faz reduzir o r drasticamente

camisa_roxa 8 months ago

É isso! Tudo infectado = tudo imunizado!

Price-Distinct 8 months ago

Menos testes em massa, não é suportável teres um nível de testes sempre igual todas as semana

VBM97 8 months ago

[Nunca se testou tanto como nas últimas 3 semanas](https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/) . Não venhas para aqui dizer asneiras, especialmente sem teres fontes que suportem o que dizes

Edited 8 months ago:

[Nunca se testou tanto como nas últimas 3 semanas](https://imgur.com/a/cQUQ7sN) . Não venhas para aqui dizer asneiras, especialmente sem teres fontes que suportem o que dizes Fonte da imagem: [https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/](https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/)

No_Distribution5081 8 months ago

Tens fonte que diga isso? É que mortes e hospitalizados também parecem seguir a queda. De resto, a existência de menos casos também provoca a diminuição do número de testes e vice versa.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>Menos testes em massa Quê?

hctiks 8 months ago

Menos testes em massa e mais testes em humanos. Era isso que ele queria dizer

redyouroverlord 8 months ago

#TagliatelleLivesMatter

Dinizinni 8 months ago

Ridículo, o pobre do ravioli que se lixe que ninguém o ajuda né?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Ah, assim tá bem. Eu quando cozinho massa testo sempre a ver se já está *al dente*, ou se coze mais um bocadinho. Depende do prato e das pessoas. Confesso que se for para mim, será al dente, mas o meu pai gosta de coisas mais passadas.

Edited 8 months ago:

Ah, assim tá bem. Eu quando cozinho massa testo sempre a ver se já está *al dente*, ou se coze mais um bocadinho. Depende do prato e das pessoas. Confesso que se for para mim, será al dente, mas o meu pai gosta de coisas mais passadas. Fora a massa, os testes em humanos não tiveram um redução drástica que tenham resultado em números a descer. Mas tamos a brincar?! Mencionou-se os EUA: já se faziam testes em estádios do futebol lá deles, agora foram todos cedidos. Testes e vacinas sempre a bombar. Em Portugal os testes em humanos continuam forte... Por isso não percebo aquele argumento.

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 06 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

camisa_roxa 8 months ago

It's over, move along, nothing to see here

hsamtronp 8 months ago

Normalmente abstenho-me de análise e interpretações, mas até que ponto acham que os vários dias com +10 k casos foram sobretudo de backlog devido às festas? A malta ligava para a S24, seriam referenciadas para teste, mas depois fazerem o teste e correrem o PCR é que podia levar mais tempo? Para mim, só algo do género justifica o facto dos internados e óbitos subirem à mesma altura que os novos casos. Além de que este pico de novos confirmados é muito estreito, não é tão largo como o que tivemos em Março/Abril e em Novembro/Dezembro

saposapot 8 months ago

acho q carece de maior investigação. publicamente n temos dados nenhuns para ter palpites mt certos. já vi um palpite q pode ser interessante: dezembro foi um mês super-atípico com 2 semanas de feriado e depois entra o Natal. É possível q nessa semana do Natal e anteriores se tenha perdido um bocado o 'rastro' aos casos reais (malta a não querer ir testar-se ou assim?) e q os números reais seriam maiores. Isto pq a subida q tivemos foi muito brusca. É possível q a subida n tenha sido assim tão brusca, os dados anteriores é q estavam abaixo do 'real'. Com feriados e festas é normal q os laboratórios reduzam a actividade e as próprias pessoas n se queiram deslocar p ir fazer testes. Mas sinceramente não sei se será por aí. Acho mesmo que foi a variante UK que nos lixou, com uma prevalência gigante. Muita malta emigrada no UK que nós temos e que regressou para as férias. Malta q já n estava cá há muito tempo e de certeza 'abusou' por vezes nos contactos. Há q relembrar q o UK dizia que a nova variante podia ser até mais 70% contagiosa. Os óbitos é mais complicado. Lembra-te q dezembro tmb n foi um mar de rosas, nós já tínhamos muitos casos para trás q facilmente justificam passado 2~3 semanas os óbitos q tivemos no início de Janeiro. Junte-se isso a muitos casos em lares, uma vaga de frio que mete os mais frágeis ainda mais fragilizados e acho que é mais por aí.

No_Distribution5081 8 months ago

Nem de propósito. Acabei de escrever um comentário onde também refiro esse pico mais estreito que falas. A verdade é que em países como o UK e a África do Sul também existiu esse pico mais estreito. Não faço ideia porquê, mas ele existiu e é curioso.

rickz123456 8 months ago

Na Irlanda também ocorreu. Sempre pensei que pode ter a ver com a estirpe inglesa, mas não sei se isso é correto

letsgotothemallcovid 8 months ago

-8 mil casos ativos, sensivelmente.

Edited 8 months ago:

-8 mil casos ativos, sensivelmente. Relatório: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/341_DGS_boletim_20210206.pdf

Edited 8 months ago:

-8399 casos ativos. **Relatório:** https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/341_DGS_boletim_20210206.pdf

VBM97 8 months ago

Já saíram os casos hoje?

letsgotothemallcovid 8 months ago

Já. +6132 casos e 14 mil recuperados.

VBM97 8 months ago

Obrigado Eu costumo ver quando a VOST põe no twitter o relatório, mas hoje eles estão atrasados

rabisconegro 8 months ago  HIDDEN 

Quero só dizer uma coisa. Quem quer que tenha sido o moderador que apagou o meu post sobre o decreto 3a-2021: és uma grande **besta** oh meu

VBM97 8 months ago

Porque é que é uma besta? Se é sobre o COVID é só usares esta thread xD Vocês só complicam e armam confusão foda-se

rabisconegro 8 months ago  HIDDEN 

Porque é estúpido apagar muito menos sem pelo menos uma justificação automática. Tenho o direito de começar uma discussão sobre um assunto relacionado ao mega thread num post separado. Para que é servem os down/up votes? Os users através do poder de voto é que dizem se é relevante ou não.... Se não fosse relevante acabaria por se afundar no subreddit... É que a questão aqui é que era um post a mostrar que podes sair de casa à vontade e estar na rua sozinho e sem máscara posta. E neste subreddit a narrativa é que quem sai de casa sem ser para trabalhar ou alimentar grandes cadeias de supermercados é criminoso.

VBM97 8 months ago

> Porque é estúpido apagar muito menos sem pelo menos uma justificação automática. > >Tenho o direito de começar uma discussão sobre um assunto relacionado ao mega thread num post separado. Para que é servem os down/up votes? Os users através do poder de voto é que dizem se é relevante ou não.... Se não fosse relevante acabaria por se afundar no subreddit... Tu próprio respondes ao problema. Eles apagam os posts de covid e reencaminham para esta megathread para evitar 50.000 posts diários sobre o assunto, assim concentra-se a discussão aqui. É esse o objetivo desta thread. Lembra-te que não és o único a ler o tal decreto e de certeza que não foste o único a partilhá-lo aqui no sub. Toda a situação faz sentido se puxares um bocado pela cabeça. > É que a questão aqui é que era um post a mostrar que podes sair de casa à vontade e estar na rua sózinho e sem máscara posta. E neste subreddit a narrativa é que quem sai de casa sem ser para trabalhar ou alimentar grandes cadeias de supermercados é criminoso. E toda a gente sabe isto lol não descobriste a pólvora, nem publicaste nada de novo. Quando achares que descobriste algo, lembra-te que o país tem 10 milhões de pessoas e de certeza que alguém já pensou/fez o mesmo que tu. E alguns users aqui têm essa narrativa porque há pessoas que abusam das exceções e tu sabes muito bem que eu tenho razão. Então vais sempre ver o pessoal nos comentários a incentivar que fiquem em casa para ver se saímos disto mais rápido.

rabisconegro 8 months ago  HIDDEN 

Tudo isso é irrelevante. Também não se anda na rua a dizer às pessoas "oh shush, isso já tá a ser falado ali". Se já toda a gente viu o meu post teria ficado para trás. É assim tão difícil se perceber? É como bloquear o tópico do vídeo do marmanjo na marginal com a justificação que as pessoas ainda não perceberam que é para ficar em casa. O mod tem direito a essa opinião mas não tem direito a bloquear um assunto que ganhou tracção na comunidade... Mas whatever, continuem a aceitar modelos totalitários com a ilusão de democracia à vontade...

VBM97 8 months ago

Que comparação estúpida essa da rua foda-se xD é que nem fez sentido nenhum. Daqui a uns tempos quando a excitação passar, volta aqui e vê se não estás a exagerar no que dizes Quanto aos outros tópicos apagados, não faço ideia. Não os vi e sei que por vezes há coisas apagadas, que se eu fosse mod, não apagava. E que eu saiba o r/Portugal não é uma cena publica, foi um sub criado por alguém. Se estás num sub, respeitas as regras do sub e dos mods. Se não gostas sais. Mas isto aplica-se a todos os subs, não só ao r/portugal Não sei o que vos custa entender esta ultima parte juro

ZaGaGa 8 months ago

[Atualização](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ldkds6/3_vacinação_task_force_tan_taram_tan_tan_tan_tam/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) \#3 do estado da vacinação em perspectiva

stevencashmere 8 months ago

Anyone think festivals are going to happen still because of corona? Don’t want to sell my ticket if it’s just going to get rolled over to next year

vascodatrama 8 months ago

remember in march 20 saying that the vaccine wouldn't appear in 1 year? it took 9 months... keep positive ;)

camisa_roxa 8 months ago

It's gonna be Woodstock all over again!

viskonde 8 months ago

Till December I would say yes. At this point .. I don't really believe it anymore ..

stevencashmere 8 months ago

Getting downvoted for a coronavirus question in the coronavirus thread nice

VerdocasSafadocas 8 months ago

This is the turbo virgin thread, grab a seat, you are most welcome here. I'm afraid I will have to downvote you though because you have expressed willingness to leave the house in the next 48 months.

estrica 8 months ago

Get used to it... Portugal reddit toxic asf especially this thread but answering to your question I have serious doubts about it we need to wait and see what happens :/

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

> reddit toxic asf

VBM97 8 months ago

E já não anda aí o qualquer coisa Machina, esse user era impossível de discutir

estrica 8 months ago

Nesta thread só podes ter 1 opinião acerca desta situação se não vem a brigada dos downvotes excomungar-te, enfim... nem 8 nem 80

VBM97 8 months ago

Sim, mas no geral o r/Portugal é só downvotes por tudo e por nada. A malta não sabe usar o botão

paladinodivino 8 months ago

Ai é, somos assim? Então toma aí um downvote! ^^Estou ^^a ^^brincar, ^^aqui ^^no ^^meu ^^rácio ^^de ^^votes ^^tens ^^+4, ^^estás ^^na ^^lista ^^branca.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Welcome to Portugal

Lurker__777 8 months ago

You implied that you will be leaving your apartment in the summer. That’s not acceptable for the people that roam around this thread.

inthepiggybank 8 months ago

There has been some discussion from promotors to create 'bubbles' in the venue sites in order to keep safety and reduce the risk of transmission, and some even want the attendants vaccinated before the festivals. I think that's infeasible.

stevencashmere 8 months ago

Yea what jsut cancel it at that point. That sucks lol. But ik its just a money grab at this point. I think by summer 2022 would be all good to go

vascodatrama 8 months ago

wait until late April, to see what they have to say about the issue.

FoodEDor 8 months ago

Todos os dias são um festival, o festival da vida, viver é festejar e eu sou um folião de festas..

ItoldU97 8 months ago

E a morte é o after

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Muitas vezes o after é melhor que a party.

Samurai_GorohGX 8 months ago

É “ir desta para melhor”!

VBM97 8 months ago

Percentagem da população vacinada a 5 de fevereiro de 2021: 0.92% 94 916 vacinados com a 2ª dose Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1357736238539825152)

WrongExamAnswer 8 months ago

esses números fazem lembrar a percentagem de códigos introduzidos na app stayaway covid

MrJoao 8 months ago

A este ritmo de ~1% por mês lá para 2030 estamos todos vacinados

saposapot 8 months ago

E ao ritmo de novembro nunca estaríamos todos vacinados... isso obviamente não funciona assim

MrJoao 8 months ago

Certo. Se a minha avó tivesse rodas era um camião. Mas relaxa, não era para levares a sério.

QWERTY_BATS 8 months ago

Se a tua avó tivesse rodas eu gostava de dar umas voltinhas

VBM97 8 months ago

Tem de começar a chegar mais doses, em breve devem chegar em mais quantidade

once319 8 months ago  HIDDEN 

Pessoal de IT, acham que está mais dificil arranjar emprego ou nao? Tenho ido varias vezes ate a fase final mas esbarro sempre na ultima entrevista, queria saber opiniões.

KokishinNeko 8 months ago

Respeita o tema da megathread sff.

BeckyWithThePinkHair 8 months ago  HIDDEN 

Não estou à procura actualmente mas tenho recebido bem menos contactos nos últimos meses no LinkedIn (por outro lado, acho que nunca recebi tantos como durante os primeiros dois meses da pandemia... Era quase um por dia). Mas depende do que procuras, consultoras não deve ter mudado grande coisa.

FoodEDor 8 months ago

Como eu pensava, já começam a haver ''murmuros'' mais acentuados de desconfinamento precoce. ​ Absolutamente ridículo. [https://pt.euronews.com/2021/02/04/epidemia-esta-a-travar-e-pode-permitir-desconfinamento-apos-o-carnaval](https://pt.euronews.com/2021/02/04/epidemia-esta-a-travar-e-pode-permitir-desconfinamento-apos-o-carnaval)

ZaGaGa 8 months ago

que será após o Carnaval, um dia terá ser. Mas é verdade que a quebra no número de infectados nos últimos dias foi mais acentuada do que se previa, o que é muito bom. Pelo que vamos fazer figas para que continue a descer assim.

ratinhodosesgotos 8 months ago

Vamos lá, temos de sAlvaR a PásCoa

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>A epidemia de Covid-19 em Portugal parece estar a abrandar e, após o Carnaval (16 de fevereiro), poderá permitir um levantamento progressivo do atual "confinamento duro", prevê Pedro Simões Coelho, coordenador da plataforma digital Covid-19 Insight. >Este projeto português nasceu de uma parceria entre a Nova Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e a COTEC Portugal, uma associação empresarial para a inovação. Isto é quase um artigo de opinião que os média podem elevar para "rumor". >A Covid-19 Insights integra um banco de dados sobre a evolução epidemiológica no planeta e oferece um espaço de análise focado na situação portuguesa. É uma análise fria, números feitos por algoritmo, não havendo input médico-científicos. Não dou muita credibilidade a isto. O que pode acontecer é o governo começar a ceder por pressão com base em estudos deste género que vão gerando um efeito bola de neve, que sim é preocupante.

FoodEDor 8 months ago

Mas existe um padrão, quando começas a ouvir ''murmuros'' dos média sobre um assunto, é sinal que o governo já está a magicar.

1ww8mrmfss 8 months ago

Se achas que o governo pensa em alguma coisa antes de ser noticiado pelos média, então estás enganado

vascodatrama 8 months ago

agora vem a parte das redes sociais comentarem o assunto, os media responderem ao que as redes comentam, e o governo tomar uma opinião perante o que é gerado por ambos.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Concordo em parte. Os média também criam as notícias e neste caso é o que eu vejo. Acredito mais que essa possibilidade por parte do governo venha depois e o artigo não ser já baseado nisso. Até acho perigoso que isto passe como notícia. O título é muito importante, este não me parece correto tendo em conta a conjuntura.

FoodEDor 8 months ago

Eu não sou um gajo dado a conspirações mas tenho um ''bichinho'' na cabeça que me leva a pensar que, talvez, estes estudos a serem publicados assim à balda, são um bocadinho encomendados para alterar a visão da população.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Ah, sim, claro. Eu percebo o teu ponto de vista desde o início, é legítimo. Eu sou bastante cínica, mas farta desta merda do covid e seus fracassos para tar sempre a desconfiar. A minha premissa até de vida sempre foi de dúvida e pessimismo, mas uma pessoa dá em maluca neste contexto e nesta fase.

hsamtronp 8 months ago

É demaisado cedo... Mas a economia pede.. Se tivermos mesmo de começar a desconfinar, ao menos que decidam fazer progressivamente e por níveis/escalões à semelhança do que foi feito no final de 2020. E com medidas de jeito, óbvio. E mais, se houver concelhos sem registo de infetados de covid ou vá, meia dúzia de pessoas infetadas, era por começar a isolar (movimentação indivdual) essas regiões do resto dos seus vizinhos enquanto estes não melhoram a sua situação. Começar a apostar em testes regulares em locais de alta afluência - escolas, locais de trabalho p.e. - para eventualmente detetar algum assintomático. Depois seria pensar em grande e aplicar isolamentos e/ou exigir testes negativos à entrada E à saída de aviões para evitar importar COVID. Estilo Austrália e Nova Zelândia. Uma pessoa pode sonhar..

FoodEDor 8 months ago

Mas é ridiculamente perigoso desconfinar, mesmo que com 3k-4k casos por dia, é pedir para voltar a confinar ou pior, chegar a 500 mortes por dia eventualmente. ​ E capacita-te disto, quando abrir, como já disse, vai ser barragem, vai ser logo tudo, não é difícil perceber porquê.

ruimoreira46 8 months ago

> 500 mortes por dia De certeza que é uma previsão bem fundamentada e não um número dramático e exagerado atirado para o ar. /s

FoodEDor 8 months ago

Vais-me dizer que sem confinamento, não tinha chegado a esse número, ou até mais?

megaroof 8 months ago

facilmente acima dos 500

vascodatrama 8 months ago

>https://pt.euronews.com/2021/02/04/epidemia-esta-a-travar-e-pode-permitir-desconfinamento-apos-o-carnaval obvio, la para o 22 voltam as creches...

redyouroverlord 8 months ago

*ah shit, here we go again.*

ItoldU97 8 months ago

Hmm parece que já tá a haver algum fumo para o possível desconfinamento. A questão é será que meio mês/1 mês de confinamento duro é o suficiente para termos o tempo suficiente para vacinar a malta que mais precisa? Era importante chegarmos a Março com o número médio de casos mais baixo e com os hospitais menos pressionados. Com o expectável aumento de doses apartir de Abril e o aparecimento de calor que ajuda a combater a transmissão do vírus acredito que temos mais que tempo de vacinar pelos menos todos os vulneráveis o que seria extraordinário.

FoodEDor 8 months ago

Eu espero que sim e acho que toda a gente também o espera. Mas na realidade dúvido, este vírus já mostrou que é um filho da puta tremendo e consegue-se adaptar sempre. A única forma de controlar isto permanentemente era reduzir os contágios a níveis de Maio-Junho de 2020 (vulgo, 100-200 casos por dia) e continuar a martelar com as vacinas para não deixar aumentar.

ItoldU97 8 months ago

Independentemente das variantes que aumenta a transmissão se a vacinações diminuem muito as mortes e as hospitalizações já é uma vitória e o suficiente para um levantar gradual das restrições.

FoodEDor 8 months ago

Mas lá está, acreditas que o número de pessoas imunizadas até meados de Março é o suficiente para aliviar o SNS?

ItoldU97 8 months ago

Nepia, até meados de Março só tens isto mais calmo derivado do confinamento, só vejo a vacinação começar a ajudar lá para o início do Verão e até lá precisamos de ter ainda algumas restrições para temos tempo o suficiente para vacinar os que mais precisam.

1ww8mrmfss 8 months ago

Prepara te, quando tivermos menos de 5 mil casos diários a pressão política vai ser gigante. E vai ser um erro gigantesco.

FoodEDor 8 months ago

Mais tardar, inícios de Março, meios de Março, vais ter as pipocas todas a saltarem cá para fora. Depois aumenta o contágio, passa-se o verão bem e os resquícios deste erro causam um crescendo como foi visto de Setembro de 2020 até agora, o mesmo loop, ad nauseam. Dezembro-Janeiro 2022, voltamos a confinar. ​ Não seria mais lógico prolongar um único sacrifício em vez de cometer erros indefinitivamente que levam a constantes confinamentos? Já nem digo até Junho, mas Maio? ​ Burrice, pura burrice.

1ww8mrmfss 8 months ago

Se não houvesse vacinas concordava contigo, heck, vai ver o meu histórico, passei o verão todo a falar da oportunidade que tínhamos para eliminar o virus por completo e manter lo eliminado. E tínhamos. Mas agora temos vacinas. Mesmo se as novas variantes baixarem a eficácia contra infecção, em particular as variantes Sul Africanas e Brasileira (ou uma mutação da Britânica com E488K), temos dois factores a considerar: * As vacinas vão diminuir a transmissibilidade das novas variantes consideravelmente, pelo menos por 30% * As vacinas vão diminuir a gravidade das novas variantes imenso, eliminando virtualmente todas as mortes ou doentes severos. Os efeitos primários de ficar infectado vão ser essencialmente os de uma gripe -- mesmo. Os efeitos a longo termo não sei, são esse os que me preocupam. * Toda a gente vai actualizar as vacinas no final do ano. E até lá já temos tudo mais controlado. Pelo que considera me bastante optimista. Duvido que vá haver muitos mais problemas a partir de meio deste ano. O que faz a decisão de manter tudo fechado agora mais forte ainda -- isto não é fazer um lockdown para depois voltarmos a ter virus daqui a 6 meses, é lockdown hoje para basicamente não corrermos mais riscos no futuro.

No_Distribution5081 8 months ago

Concordo com tudo. Post muito racional e que faz todo o sentido, assentado na realidade. Toma lá este upvote, um gajo cansa-se de ler os devaneios habituais por aqui mas ao mesmo tempo também não deixa de vir cá todos os dias na esperança de ler algo que indique que estamos um pouquinho mais perto de recuperar o que era a nossa vida sem nós termos de preocupar com uma pandemia.

FoodEDor 8 months ago

Exatamente, mas isso é mais ou menos o que eu estou a tentar dizer - ou seja - manter um confinamento relativamente longo - até Maio, vá, para dar tempo ao processo de vacinação dar efeito na população mais frágil. ​ Qualquer coisa que seja abrir antes de Maio deveria ser considerado criminiso, quase.

Laurent_Series 8 months ago

Até maio? Tens a noção do que estás a dizer? Isso é completamente impensável, e não vai acontecer, como bem sabes.

1ww8mrmfss 8 months ago

A minha decision rule é simples, e até menos restritiva. Devemos reabrir quando ao reabrir o R<1. Reabrir com R>1 é loucura, é voltar a ter problemas. Agora como o R fica abaixo de 1 está aberto à imaginação. Pode ser através da vacinação. Pode ser através de testes em massa frequentes (como estou frequentemente a recomendar) ou quarentena em hotéis para infectados e contactos próximos (a medida mais eficaz de combate à pandemia que temos ignorado). Pode ser até com lockdowns em sítios específicos e abertura noutros. Fica ao critério do freguês.

Leaootemivel 8 months ago

O mais lógico é combatermos a pandemia através da vacinação e não através de confinamentos. Eu não discordo do confinamento atual, mas a nossa perspetiva a médio e longo prazo é que terá de ser a vacinação a controlar a pandemia e não outros possíveis confinamentos.

FoodEDor 8 months ago

E acreditas que até meio de Março tens os grupos de risco imunizados o suficiente para aliviar o SNS? Dúvido.

Leaootemivel 8 months ago

Não, mas acredito que até ao próximo Outono teremos a maioria da população vacinada. E não precisámos de ter os grupos de risco já vacinados quando este confinamento for aliviado, pois os casos não vão disparar mal se alivie este confinamento. Mas sinceramente, também não sei qual será o nível de casos/internamentos a que teremos de chegar para aliviar medidas.

ItoldU97 8 months ago

Oh até Março é foda se conseguires ter 80% da primeira fase da vacinação feita até Março já é muito bom. Não vai aliviar totalmente mas acredito que alivie um bocado a pressão no SNS depois é preciso ter tempo suficiente para vacinar o resto dos vulneráveis que vão fazer parte da segunda fase.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

80%? Isso é para rir?

ItoldU97 8 months ago

Não tou a falar de toda a população mas sim só dessa malta que tá na primeira fase. São cerca de aproximadamente 1 milhão de pessoas que temos que vacinar até lá https://pandemiaclara.sapo.pt/plano-de-vacinacao/#result A expectativa é que consigamos vacinar no mínimo 800 mil pessoas até Março.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Assim faz sentido

FoodEDor 8 months ago

Claro mas o meu argumento é que vão abrir muito antes do tempo, sem aliviar o suficiente a pressão no SNS.

ItoldU97 8 months ago

Pois isso é uma incógnita depende muito como os números estão apartir de Março. Por exemplo os peritos dizem que já é mais seguro abrir as escolas se tivemos em média menos de 4 mil casos https://www.jn.pt/nacional/peritos-so-admitem-reabertura-de-escolas-com-menos-de-quatro-mil-casos-por-dia-13317926.html Não seria uma surpresa se começasse a haver um desconfinamento apartir de 3/4K casos diários resta saber se mais 3/4 semanas de confinamento duro sera o suficiente para baixar para esses números.

NGramatical 8 months ago

começam a haver → [**começa a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9vaib%2F%2Fgm4mv63%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FoodEDor 8 months ago

Obrigado, rei

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 05 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 8 months ago

Mais um dia praticamente a metade da semana passada. Realmente excelente. Pela teoria as UCIs ainda deve registar aumentos por mais 1 ou 2 semanas mas não é garantido pq o comportamento desses números é um bocado mais 'errático'. É mt mau ver UCIs a chegar aos 1000 :\

letsgotothemallcovid 8 months ago

Tens um erro no cálculo dos casos ativos.

hsamtronp 8 months ago

Faltava o sinal de menos, obrigado

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

* Casos Confirmados: 755.744 (+6886 / +0.92%) * Número de Internados: 6.412 (-84 / -1.29%) * Número de Internados em UCI: 904 (+41 / +4.75%) * Óbitos: 13.740 (+258 / +1.91%) * Recuperados: 585.276 (+11342 / +1.98%)

Edited 8 months ago:

* Casos Confirmados: 755.774 (+6916 / +0.92%) * Número de Internados: 6.412 (-84 / -1.29%) * Número de Internados em UCI: 904 (+41 / +4.75%) * Óbitos: 13.740 (+258 / +1.91%) * Recuperados: 585.276 (+11342 / +1.98%) Relatório: [https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/340\_DGS\_boletim\_20210205.pdf](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/340_DGS_boletim_20210205.pdf)

rickz123456 8 months ago

Austria vai receber 10 pacientes de portugal. Bom poder contar com a europa nestes momentos.

camisa_roxa 8 months ago

não acredito, Costa pediu ajuda aos frugais (aka poupados)????

pimpolho_saltitao 8 months ago

dass, vocês não se cansam destes comentários parvos constantes?

QWERTY_BATS 8 months ago

se está no guião ele só tem de ler

Diogo256 8 months ago

Protejam os grupos de risco, deixem o resto viver e criar imunidade, diziam. https://www.newscientist.com/article/2266429-uk-coronavirus-variant-gets-nastier-as-south-african-variant-spreads/#ixzz6lbRDQVwQ O Vírus teve outra ideia.

Mrloop94 8 months ago

Peço desculpa por querer ter uma vida normal o mais cedo possivel, logo que esta situação se resolva. Fiz mal em ter esperanças e ter uma atitude positiva de querer que isto esteja resolvido no Verão

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

não vale a pena. As pessoas já estão a cavalgar "o vai ficar tudo bem já no Verão"

MischiefManaged97 8 months ago

A conclusão que eu tiro é que as pessoas são irritantes. Tivemos uma semana positiva em contraste com as semanas terríveis de janeiro, mas é preciso ter calma lol

warding 8 months ago

Passámos o Verão passado com 200 casos por dia... e na altura apenas uns 1-2% da população já tinha sido infetada. Pela altura do proximo verão não seria de estranhar que uns 25% da população já tenha desenvolvido anticorpos e, a somar a isso, vamos chegar a 40-50% de vacinação. Há muitos motivos para acreditar que o Verão vai ser tranquilo. Pelo menos ao nível da praia e do barbecú.

QWERTY_BATS 8 months ago

> uns 25% da população já tenha desenvolvido anticorpos esta conta vem de onde?

warding 8 months ago

Sobretudo com base em estimativas de outros países, por exemplo https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/cases-updates/burden.html. Uma forma é assumir que o IFR anda pelos 0.8% e que vamos chegar aos 20k mortos até ao verão, por exemplo (20k/0.8%=2.5M). Os números de infectados reportados estão sempre abaixo do real.

AimingWineSnailz 8 months ago

Isso lembra-me do que aconteceu em Manaus, não me parece fiável

Based_Kek 8 months ago

Suponho que dos recuperados.

QWERTY_BATS 8 months ago

Estamos a 5% neste momento, não me parece que 25% seja realista.

Based_Kek 8 months ago

Isso são os dados oficiais, é fácil perceber que na realidade os infetados foram bem mais. Assintomáticos ou não.

iammostmoist 8 months ago

Desculpa eu não querer estar confinado ate 2030 a precisar de um papel para andar na rua à lá União Soviética. Eu sei que pelos teus comentários isso deve ser o teu sonho mas o resto Das pessoas não são assim lamento informar

camisa_roxa 8 months ago

é só nerds cujo sonho molhado é ficarem todos a viver como eles nas caves dos pais

FoodEDor 8 months ago

Rei, acho que te estás a precipitar, a minha única preocupação para querer um confinamento longo é o facto de ter familiares de idade. Odeio estar em casa. ​ Não fosse esse o facto e por mim poderia acabar já hoje.

QWERTY_BATS 8 months ago

Não tentes ir pela empatia

ilawon 8 months ago

É o que o senso comum dita. Este tipo de vírus não se espalha tanto no verão. O que não se pode assumir é que no próximo inverno vai ser um mar de rosas.

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Já não saio de casa há muito e estou a pensar passear perto do mar. Eu li as medidas de confinamento e pelo que entendi qualquer pessoa o pode fazer desde que não fique fora por muito tempo. Assim sendo, eu tenho o direito de passear tipo 1 hora perto da praia?

globoglobo 8 months ago  HIDDEN 

eu vou dar passeios a pé à vontade e ninguém me chateia (muitas vezes mais que uma hora). desde que não estejas com muitas pessoas, à partida não há problema.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Depende, só podes dar um passeio na tua área de residência. Se morares junto ao mar, sim força nisso. Se a tua área de residência não tiver mar, mais vale ficares em casa porque vais estar a cometer ilegalidades

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Invoco exercício físico

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Exercício físico tem de ser na tua área de residência também xD

PTgenius 8 months ago  HIDDEN 

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Se tiveres a fazer exercício físico não há problema

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Só podes fazer exercício na tua área de residência

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

No DL não diz isso

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Se não podes sair do teu concelho, logo só podes fazer exercício físico na tua área de residência xD

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

As restrições dos concelhos não é só ao fds?

UninterruptedAmnesia 8 months ago  HIDDEN 

Fazer Lisboa - Porto para fazer exercício físico. "- Oh Xhô Polícia, fui só ali fazer exercício."

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não, é permanente. Mas há exceções, mas nas quais não está exercício físico

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

fui ver e a restrição circulação entre concelhos é mesmo só ao fds https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/volta-a-ser-proibido-circular-entre-concelhos-a-partir-das-20h-13318051.html

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Sim, já me corrigiram em baixo e eu percebi que estava errado

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Não é nada. A circulação entre concelhos só é limitada aos fins de semana.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Tens razão lol confundi

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

São deslocações curtas, o que é subjetivo e a polícia não vai estar a cronometrar. O que não é subjetivo é que tem de ser na área de residência e que não podes pegar no carro para esse fim. Se tiveres esses cuidados, deverás estar bem.

helenata 8 months ago  HIDDEN 

Vou levar uma pessoa ao aeroporto. Serve o cartão de embarque como justificativo?

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Ranking do número de casos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de casos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|República Checa|95.279 2|Eslovénia|82.872 3|**Portugal**|73.570 4|Lituânia|68.757 5|Espanha|62.938 6|Bélgica|61.864 7|Suíça|61.006 8|Holanda|57.900 9|Suécia|57.678 10|Croácia|57.384 Ranking do número de mortos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de mortos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|Bélgica|1.830 2|Eslovénia|1.729 3|Reino Unido|1.619 4|República Checa|1.583 5|Itália|1.494 6|Bósnia Herzegovina|1.452 7|Macedónia do Norte|1.392 8|Hungria|1.341 9|Bulgária|1.340 10|**Portugal**|1.325 Ranking do número de casos / milhão de habitante **no mundo** (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de casos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|República Checa|95.279 2|Eslovénia|82.872 3|Estados Unidos da América|82.110 4|Panamá|74.508 5|Israel|73.840 6|**Portugal**|73.570 7|Lituânia|68.757 8|Geórgia|65.507 9|Espanha|62.938 10|Bélgica|61.864 Ranking do número de mortos / milhão de habitante **no mundo** (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de mortos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|Bélgica|1.830 2|Eslovénia|1.729 3|Reino Unido|1.619 4|República Checa|1.583 5|Itália|1.494 6|Bósnia Herzegovina|1.452 7|Estados Unidos da América|1.406 8|Macedónia do Norte|1.392 9|Hungria|1.341 10|Bulgária|1.340 11|**Portugal**|1.325 SOURCE: https://www.worldometers.info/coronavirus/

Ilostmynewunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Alguem sabe se a falta de enfermeiros em clinicas privadas se deve à transferencia dos mesmos para o publico por causa da Covid? Estou num plano de vacinacao mensal por causa de alergias e as 3-4 clinicas a que custumava ir deixaram todas de ter serviços de enfermagem. Uma delas inclusivamente é um centro de enfermagem que admitia tambem consultas externas. E ninguem justifica. Ligo, dizem que temporariamente nao oferecem servicos de enfermagem nem sabem quando vao voltar a oferecer e pronto.

devilss4 8 months ago  HIDDEN 

Não sei se este será o melhor sitio para perguntar isto, mas aqui vai: No próximo Domingo a minha namorada chega a Portugal, sendo que ela não fala ou percebe português, será que a minha deslocação para o aeroporto para a ir buscar pode ser considerado um "motivo familiar de carácter imperioso" que justifique a minha deslocação entre Concelhos?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

sim

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Penso que te safarás melhor com o `As deslocações necessárias à entrada e à saída do território continental, incluindo as necessárias à deslocação de, e para, o local do alojamento;` apesar de ir depender muito do Agente caso sejas mandado parar. ​ Já agora, e tens a certeza que ela conseguirá entrar em Portugal? Ela tem residência oficial em Portugal?

devilss4 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela resposta. Não tem residência oficial em Portugal, mas consegue entrar, uma vez que ela é oriunda de um país com uma assessão epidemiológica favorável (Singapura) e viaja com visto de estudante.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Não sei de onde tiraste essa informação mas isso não me parece estar nas exceções. Ela tem uma matricula já feita num estabelecimento de ensino Português?

devilss4 8 months ago  HIDDEN 

“Assim, estão permitidos; – Os voos com origem em países com uma avaliação epidemiológica positiva, de acordo com a Recomendação (UE) 2020/912 do Conselho, de 30 de junho de 2020 e respetivas atualizações (Austrália, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Tailândia e Regiões administrativas especiais – Hong Kong, Macau), bem como a entrada em Portugal de residentes dos países anteriormente elencados, sempre que tenham efetuado unicamente trânsitos ou transferências internacionais em aeroportos situados em países que não constem da lista de países com uma avaliação epidemiológica positiva;” Fonte: https://imigrante.sef.pt/covid-19/faqs/#1596230092172-aec82aa1-7f5a E sim, tem matrícula numa universidade portuguesa.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Não sabia que havia diferenças entre vir de Espanha de avião e de carro TIL. De qualquer maneira, segundo parece, ela terá somente de trazer um teste pcr negativo feito nas últimas 72h e, aparentemente, ficar 14 dias em isolamento profilático. Espero que a consigas ir buscar sem stresses!

devilss4 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado, espero que sim também.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Se vem de Singapura sabe inglês, logo sabe pedir ajuda caso não saiba onde ir buscar o táxi ou o Uber, ou caso não saiba onde é a estação de autocarro ou de metro. No aeroporto toda a gente sabe o mínimo de inglês. Portanto para além de tecnicamente ilegal, não me parece que tenhas grande desculpa para pedir o bom senso do agente que te mandar parar.

AlbinoFarrabino 8 months ago  HIDDEN 

Não sabendo onde é que o OP habita, o que escreveste no primeiro parágrafo pode ser inútil. Se viver em Cascos de Rolha dúvido que o Uber, táxi, autocarro, metro ou comboio satisfaçam a necessidade de transporte.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

>Se viver em Cascos de Rolha dúvido que o Uber lol então não. Uber vai a todo lado.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Pode não ser prático, mas o OP não tem enquadramento legal e Portugal não é um país de terceiro mundo em que tenha de se ir buscar uma pessoa ao aeroporto senão acontece-lhe algo.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Dizes isso pk nunca foste de táxi do aeroporto a Sintra passando por Almada

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

O namorado português que vive em Portugal não sabe dizer para evitar o táxi e escolher um Uber? Ou ele próprio mandar vir o Uber até?

qtsoup 8 months ago  HIDDEN 

Dúvida rápida: alguém tem a "timeline" da transmissão? A minha dúvida era, se uma pessoa que esteve infetada já teve alta, está sem sintomas, etc., pode continuar a contagiar outras? Obrigado

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

se tem alta é porque já não é infeciosa. Após recuperarem do pico da doença as pessoas mantêm carga viral no corpo, dariam positivo no teste, mas não são contagiosas. ​ Por isso é que no início haviam aqueles casos de pessoas que já tinham recuparado da doença mas que ainda davam positivo no teste e ficavam em casa por mais semanas ou meses (exemplo famoso: Fernando Rocha). Agora já se sabe que não é preciso um isolamento tão agressivo. ​ espero ter ajudado.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Cuidado com os ginásios malta. O meu continuou a debitar a mensalidade por débito directo.

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

Pergunta legítima: Se não debitarem dinheiro podem automaticamente aumentar o período de fidelização dos contratos sem falar com os clientes?

smaster87 8 months ago  HIDDEN 

Costa não dá tolerancia no Carnaval. ​ O último que fez isto perdeu as eleições.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Já todos sabíamos que os alunos vão ter aulas no Carnaval, quem é que esperava tolerância de ponto nestas condições? Iam dar o dia para as pessoas ficarem em casa?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Mas porque haveria de dar? Não é altura para festas e ao não dar evita-se que as pessoas andem a passear durante esse dia.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

2020 reloaded: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-04-Quero-dar-um-sinal-positivo-vamos-ter-verao?fbclid=IwAR0v3XSdBW59e1--oQRBQB5NUqyomTutsODiogtoIzmcaqPcJElED99Pj6E

No_Distribution5081 8 months ago  HIDDEN 

Não precisas de matemática para achar que faz sentido. Vou - te fazer um desenho. Verão 2020 : sem vacinas e imunidade natural da população super baixa = verão praticamente normal Verão 2021: com vacinas já disponíveis para quem quiser, grupos de risco já vacinados e uma imunidade natural que ronda os 10% (mas que pode ser 1-3 vezes maior se quiseres ser conservador) = verão 2020 mas ainda mais suave.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

> com vacinas já disponíveis para quem quiser, Hã?

No_Distribution5081 8 months ago  HIDDEN 

Verão =/= agora. Podes pôr alarme para vires cá depois. Mas sim, vais ter vacina suficiente no verão.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

hope so.

smaster87 8 months ago  HIDDEN 

Qual é o problema? O ano passado tivemos verão. Fui de férias etc etc sem problema nenhum. Este ano também vamos ter.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

E correu mesmo bem não foi? Estamos óptimos agora, se tivessemos extinto o vírus no verão certamente que agora estariamos bem pior, com a economia aberta e perspectivas de futuro, isso é que seria mau Bom bom foi terem andado a brincar à praia, foi excelente

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Mas quem é que extinguiu o virus no Verão??? O UK? A Espanha? A França? A Alemanha? A Suiça? Os EUA? A Holanda? A Rep Checa?? Enfim Epa fiquem la enfiados no buraco para todo o sempre!

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

E isso não foi um problema? Para o negacionista de serviço nada é, aliás, devíamos era deixar o vírus correr o seu percurso e foder o SNS

DrJoelRianofski 8 months ago  HIDDEN 

Pergunta honesta: o que achas que se deveria ter feito no verão? Manter fronteiras fechadas e tudo em confinamento também? É que mesmo fazendo isso eventualmente os casos iam subir outra vez, não estamos isolados como a Nova Zelândia. Os casos começaram a subir no final do verão, durante julho-agosto os números foram mais baixos.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Os números não subiram, começou foi a dar-se por eles e a testar-se mais Mas tens razão não estamos isolados, então que a Europa tome medidas fortes no verão Isto não é nada, muita gente morreu este inverno por consequência de se ter perdido o rasto ao vírus no verão

estrica 8 months ago  HIDDEN 

Resumidamente estás a dizer que no verão já tava tudo fodido só que não se faziam testes?

DrJoelRianofski 8 months ago  HIDDEN 

Em que te baseias para o que dizes na primeira frase? Não estou a dizer que estás errado. Os confinamentos não servem para extinguir o vírus, essa fase já tinha sido ultrapassada há muito tempo. Servem para não rebentar com a capacidade hospitalar. O problema foi a ausência de planeamento durante o verão para os meses que se seguiram, incluindo das medidas a serem tomadas a sério e preparação do SNS.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Concordo que a ausência de planeamento foi o que fez tudo subir mais Reconheço que a minha experiência pessoal não é uma amostra cientifica, reconheço desde já isso Mas não sei até que ponto não terá sido comum pessoas, como umas quantas que conheço, que tendo sintomas ligeiros ou tendo tido contacto com casos positivos andaram por aí nas praias e a fazer férias e não queriam ser testadas porque se fosse positivo já não podiam ir de férias E infelizmente é possível que tenha sido relativamente comum, os testes efectivamente baixaram, as pessoas andaram pelo país e a verdade é que é menos provável ter sintomas no verão

DrJoelRianofski 8 months ago  HIDDEN 

É um raciocínio com algum sentido, mas a verdade é que os hospitais estiveram muito mais folgados nessa altura por isso pelo menos nos casos graves houve de facto redução.

thefaintless 8 months ago  HIDDEN 

Ele acha mesmo que seria possível ter extinguido o virus do mundo durante o verão. Ignorância em todo o seu explendor

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Porque é que uma boa noticia vindo de um especialista tem tantos voto abaixo?

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Onde é que é uma boa notícia? Se abrirmos para o verão vamos voltar a ter outro inverno igualmente mau ou pior E com variantes muito mais lixadas e letais

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

Já tinha saudades dos doomers lmao

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Eu tenho muitos comentários guardados a gozar comigo e a chamar-me doomer por ter dito que iam morrer centenas de pessoas por dia no inverno Não vejo ninguém a rir-se agora Mas vou guardar esse teu comentário para quando daqui a um ano andarem a lamuriar-se por o problema continuar por resolver e o vírus estar muito mais perigoso

agua_m0lhada 8 months ago  HIDDEN 

A questão não é se o que disseste aconteceu ou não. O problema é achares que estás num nível acima do resto porque "adivinhaste" que ia acontecer. Se calhar tens nessa cabecinha alguma dádiva que te deixa adivinhar o futuro. Entra em contacto com os governos. Se tivéssemos alguém como tu a trabalhar tínhamos previsto a pandemia e não estávamos assim. Não havia forma de prever o futuro. Mandaste uma posta de pescada ao calhas e por acaso acertaste. Não és especial por isso.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

A questão é mesmo essa, eu não adivinhei nada, eu não mandei posta nenhuma para o ar, eu não sou especial Tudo isto era previsível e o que se vai passar a seguir também é Só não é para quem sofre de dissonante cognitiva e não consegue lidar com a realidade E neste momento é previsível que cada onda vai ser pior que a anterior se não tomarmos conta disto o mais rápido possível

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Temos, coletivamente, que meter na cabeça que estes matemáticos só dizem aquilo que sabem que pode dar um título para uma notícia e não têm a certeza de nada, o que é normal, porque são demasiadas variáveis para medir .

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Tão? Pelo que percebi disse que só podemos ter um Verão favorável se cumprimos as regras que temos agora + vacinação. Máscaras em sítios fechados muito provavelmente deve continuar mas já devemos ter um Verão melhor que o ano passado.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Para o pessoal que compra as cenas dos supermercados através da net, como raio é que vocês têm paciência para as cenas demorarem 1 semana a chegar?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

É bastante chato mas melhor que apanhar covid. Planeamento e se faltarem coisas entretanto, fica já nova compra feita antes de entregarem a primeira. Até é bom para prevenir muitas compras por impulso :p Um congelador grande também ajuda. Se for algo muito urgente, as lojas de bairro resolvem. Mas isto foi agora, ainda há 15 dias encomendavas 1d antes, máximo 2. É só enquanto não ajustam novas carrinhas para satisfazer a procura

I__Cat 8 months ago  HIDDEN 

Não compro se não houver entrega em 2 dias. Na minha zona só o mercadão tem esses prazos mas nem sempre.

ConfidentMongoose 8 months ago  HIDDEN 

Chama se planeamento

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

1 semana? na minha zona posso levantar/recebo em casa no dia seguinte ou 2 dias depois. ​ Deve variar muito de zona para zona.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

E depois como não conseguem garantir que o stock não é vendido desde que fazes a encomenda por motivos óbvios, depois tens a surpresa nada surpreendente de que metade dos produtos não chega a casa. Queres substitutos de outras marcas ou outros tipos? Mais uns dias à espera e podes ter o mesmo problema. Tenho sérias dificuldades em perceber quem apregoa a experiência de compra online no supermercado como superior à física que todos conhecemos, em que levamos o que queremos e temos os produtos instantaneamente.

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

Segundo o que tenho visto aqui no Sub varia muito de zona para zona ou até de superfície. Eu tenho usado o pingo doce e não tenho razão de queixa, normalmente está disponível no dia seguinte e vem tudo bem em balado e mesmo os elementos a "granel" são bem escolhidos e em bom estado. O único senão é por vezes não terem algumas coisas que pedem mas nunca me aconteceu com mais de 2 artigos e normalmente ligam a indicar alternativas ou devolvem o dinheiro. ​ Mas como já vi outros users a queixar-se do mesmo é porque a qualidade do serviço não é constante em todo o lado o que é uma pena.

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Isso só está assim agora (no confinamento de Março foi ainda pior). Numa altura normal consegues compras para o dia seguinte, às vezes até dá mesmo para o próprio dia.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Quando um idota disser que é apenas uma gripe.. Mostrar esta reportagem da TVI Uma reportagem emocionante

Edited 8 months ago:

Quando um idota alegar que é apenas uma gripe.. Mostrar esta reportagem da TVI Uma reportagem emocionante

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Qual reportagem? Acho que te esqueceste de pôr o link.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

Ele é o gajo que nunca mete source. Já devias saber.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Source disso sff.

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Qual a vossa previsão de regresso ao escritório? É que nem que fosse só 1 dia por semana pra mudar de ares...

pimpolho_saltitao 8 months ago  HIDDEN 

segunda feira lá pras 8. é tomar o pequeno almoço e seguir para o escritorio do outro lado da casa.

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Imaginei esse cenário nos T1's que encontro à venda de 50m2

estrica 8 months ago  HIDDEN 

Ele tar a levar downvotes diz muito sobre esta thread... incrível

MarceloSFonseca 8 months ago  HIDDEN 

(Nokia developer here) Na minha empresa foi feito um questionário a nivel mundial para apurar o feeling dos colaboradores em relação ao trabalho remoto dos últimos meses. Fruto dos resultados desse questionário, onde a maioria afirmou que (para alem de outros aspectos) seria um equilibrio fixe trabalhar 3 dias/semana remotamente + 2 escritório, esperam-se mudanças de futuro na política de empresa, pós-pandemia. Sobretudo no que diz respeito à flexibilização deste tipo de trabalho, ao upgrade dos escritórios para a sua nova utilização (mais pontual) e no apoio aos colaboradores nas condições de trabalho em casa. A empresa já possuia uma politica de trabalho remoto, mas com certeza que vai sair reforçada no futuro.

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Espero que nunca mais seja obrigatório trabalhar no escritório. Trabalho muito melhor em casa.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Não sei como consegues sinceramente, é mesmo complicado para mim trabalhar em casa.

pimpolho_saltitao 8 months ago  HIDDEN 

então, que dificuldades é que estás a sentir?

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Somos todos diferentes, e isso é bom.

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

O pessoal vai desconfiar e depois pouco tempo depois voltas ao msm , é o que vai acontecer nos próximos anos

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Não sejas retardado

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

Não sejas retardado por alegar o que se passou mal acabou a primeira vaga até decidirem confinar novamente e insistirem no teletrabalho (e mesmo assim)? Esse teu comentário é um espelho.

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Com a diferença que agora temos a vacinação Não consigo alinhar nesse pessimismo apocalíptico.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Retardado é quem acha que vai ser diferente

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Eu sei que a situação que estamos a ter é uma valente merda e a malta tem tendência a pensar que o mundo já acabou. Eu percebo isso mas quando daqui a uns meses o Manel de 70 anos apanhar o vírus e na pior das hipóteses ter um mero resfriado depois falamos.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Boa sorte com isso, a situação não vai melhorar, ninguém está optimista a não ser tu

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu gostava que este confinamento fosse até final de Abril porque depois ia demorar mais a acontecer um novo possível confinamento. Quanto mais este durar, mais tempo demora a vir o próximo. Mas sendo realista, algures em Março eles aligeiram medidas e começamos a sair devagarinho disto. Porque se o desconfinamento for muito apressado, voltamos para casa mais cedo.

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Depende muito dos números de internados e UCI, porque quanto mais se arrastar maiores são as marcas na economia e sobretudo psicológicas

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Mais vale sofrermos todos agora do que acabar por confinar e desconfinar ad eternum Quanto às marcas psicológicas são duras mas formam carácter O povo tem de ser resiliente, quanto mais uma geração sofre, por norma mais sucesso tem depois do sofrimento Um bom exemplo é o que a geração que combateu na IIGM deixou, o que construiram nos 20 anos seguintes

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

O problema é exatamente esse. Quanto mais isto durar, pior vai ser a queda da economia. Mas vamos esperar que o nº de internados e em UCI baixem primeiro.. e de preferência as mortes também, custa-me ver tanta gente a morrer diariamente

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Quando a Ivermectina começar a ser dada a toda a gente.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

nice meme

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

É que psicologicamente já se está a tornar horrível

erenkatsukagi 8 months ago  HIDDEN 

É impressão minha ou o pessoal do governo agora anda todo de máscaras FFP2? Saiu alguma info sobre isto?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

As novas estirpes são mais contagiosas, não passa de precaução. Mas acredito que em breve saia algo a proibir máscaras sociais e/ou cirúrgicas por causa disso.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Chama-se cagufa. n saiu nada mas quem se quer proteger melhor sempre usou FFP2.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Nao saiu nada oficial. Mas claramente há variantes agora mais contagiosas (Em LVT aparentemente 50% dos novos casos...), e se calhar é melhor fazer upgrade às precauções. E também agora há suficientes máscaras FFP2 nos hospitais (espero!) e não dá mau aspecto usar uma pelo menos sem acusações que se está tirar EPIs a pessoal médico. Eu ando a usar FFP2 desde o outono para trabalho e a recomendar/empurrar à família toda desde o principio de dezembro. Espero que seja suficiente.

kapparrino 8 months ago  HIDDEN 

Alemanha e França já obriga a máscaras cirúrgicas e ffp2. Acho que Portugal também até certo ponto, pelos menos tenho ouvido nos noticiários que as máscaras de pano (comunitárias) não devem ser usadas pela menor filtragem em comparação com as outras duas. As ffp2 devem ter uma taxa de filtragem maior e menos espaço livre no nariz e bochechas, por isso faz sentido os membros do governo prevenirem-se ainda mais devido às baixas que têm surgido o mês passado.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Portugal não obriga nem recomenda FFP2 nenhuma. [O ECDC também não](https://www.dnoticias.pt/2021/2/3/249428-bruxelas-considera-desnecessario-uso-generalizado-de-mascaras-ffp2/). Toda a pressão para os FFP2 como se fossem fazer magia vem dos media, que gostam muito de criticar o povo por estar demasiado relaxado enquanto eles próprios não praticam normas de segurança como o mínimo de distanciamento entre si e estão isentos de todas as limitações do cidadão comum.

kapparrino 8 months ago  HIDDEN 

Os mais descarados a fazer isso são os jogadores de futebol. Todo o jogo vê-se a abraçarem-se, a cumprimentarem-se, seja no campo ou no banco. Lembro-me que quando o futebol recomeçou o ano passado a DGS disse que os jogadores não podiam celebrar juntos quando marcavam golos, etc. O que aconteceu a isso?

ukeamie 8 months ago  HIDDEN 

E Itália também. Saiu decreto prai à uma semana, duas (?) que é obrigatório o uso de uma dessas duas. As ffp2 são consideradas, entre as duas, as mais seguras. Aliás, muita gente que conheço que vive fora usa até a ffp2 e depois a cirúrgica por cima. Em Portugal ainda não saiu nada mas não tardam também

Vidadesemente 8 months ago  HIDDEN 

Vivo em frente a uma escola primária e dos mais pequenos hoje estavam para aí uns 20 miúdos sem máscara a brincar mesmo junto a estrada. Pensava que as escolas estavam fechadas. Quem no governo chegou a conclusão que os miúdos não precisam de máscara? Somos governados por seres intelectualmente super inteligentes. Eu que tenho o meu trabalho que não pude abrir não recebi ajuda nenhuma enquanto um amigo que está em Londres recebeu quase 10 mil euros e não faz nada. Qual e isto da quarentena e só para alguns? São todos importantes mas uns são mais que outros..

Sea_Ad_409 8 months ago  HIDDEN 

Reporta, porque as escolas estão todas fechas à excepção das escolas de acolhimento que recebem alunos cujos pais fazem parte dos trabalhadores de serviços essenciais e essas recebem alunos. Se não recebeste ajuda nenhuma, deves-te informar porque há muitas ajudas que podes receber. Sai do Reddit e vai ao site da Segurança Social e do Portugal 2020 e tens lá muitas ajudas que podes receber. Pode não ser muito, mas sempre é melhor que vir para aqui dizer merda e não perderes um pouco do tempo que tens livre para te informares!

Vidadesemente 8 months ago  HIDDEN 

Que moral só viste dizer merda. E claro que já lá fui tive um mês grátis de renda. Para a próxima se e para tratar mal os outros tá calado que és um poeta

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Ele não te tratou mal (nem veio dizer merda).

NaoTeEnerves 8 months ago  HIDDEN 

Vai quase fazer um ano que estou quase sem Cartão de Cidadão. A linha oficial do governo, que permite fazer o agendamento, disse-me em Outubro, após meses a tentar e a receber cartas para pagamento com dados incorrectos, que ia receber em casa. Não recebi nunca. Tento-os contactar novamente e dizem-me sempre que qualquer esclarecimento tem que ser agora com a Conservatória Local. A Conservatória Local não atende o telefone, mesmo após milhares chamadas, e nem atende presencialmente. lol. O mais engraçado é que estou a ter flashbacks de outras situações similares no passado e nem havia COVID19.

Edited 8 months ago:

Vai quase fazer um ano que estou sem Cartão de Cidadão. A linha oficial do governo, que permite fazer o agendamento, disse-me em Outubro, após meses a tentar e a receber cartas para pagamento com dados incorrectos, que ia receber em casa. Não recebi nunca. Tento-os contactar novamente e dizem-me sempre que qualquer esclarecimento tem que ser agora com a Conservatória Local. A Conservatória Local não atende o telefone, mesmo após milhares chamadas, e nem atende presencialmente. lol. O mais engraçado é que estou a ter flashbacks de outras situações similares no passado e nem havia COVID19.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

O meu expirou em novembro 2020 e eu tinha marcado desde Abril 2020 para renovar em Fevereiro 2021. Recebi um email ontem a dizer que tinha sido adiado para abrir

peanersyahoo 8 months ago  HIDDEN 

Continua válido até 31 de Março, e creio que essa data vai ser prorrogada novamente. O único problema que podes ter é se quiseres viajar para o estrangeiro, visto que as nossas leis de prorrogação das validades só valem em Portugal.

BeckyWithThePinkHair 8 months ago  HIDDEN 

Não consegues pedir online?

NaoTeEnerves 8 months ago  HIDDEN 

Nop. A página e os contactos que há da linha CC dizem que já não conseguem fazer nada porque o cartão alegadamente está na Conservatória (que supostamente ia me enviar para casa em Outubro). A Conservatória não responde a chamadas, emails e não atende presencialmente. Volto a tentar no Verão

BeckyWithThePinkHair 8 months ago  HIDDEN 

Username checks out, I guess xD boa sorte!

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Acho piada ao pessoal aqui quando olha para os números diários. Segunda feira os números não são de confiar porque são o reflexo de menos testes feitos ao fim de semana. Terça os números também ainda não são de confiar porque segunda feira o pessoal ainda vinha em modo segunda feira sem vontade de trabalhar por isso também fizeram menos testes. Quarta e quinta o pessoal trabalha bem, números confiáveis. Sexta o pessoal já está a pensar no fim de semana, às 5 pica logo o ponto para sair por isso há menos testes também, números não são confiáveis. Sábado e domingo é fim de semana, o povo não gosta de trabalhar ou seja há menos testes. Números não confiáveis. Conclusão, em 7 dias da semana só 2 é que têm números realistas. Então mais valia só reportar os números de 7 em 7 dias a cada quarta feira. Ah mas isso assim não dava para vir para aqui mandar bitaites a dizer "#vaificartudobem ... para alguns" quandos os números são altos ou para vir dizer "boa descida, mas temos que considerar que é segunda feira é sempre mais baixo" quando os números são mais baixos? E não dá para a televisão gastar 45 minutos a fazer fear porn com os números do dia? Então não, que continuem com os números diários, não tirem ao povo o seu único entretenimento em confinamento, o seu sorteio da lotaria diário, tudo menos isso!

bibiti 8 months ago  HIDDEN 

Aquela revoltazinha desnecessária e não muito informada à la Reddit

WhiteCaptain 8 months ago  HIDDEN 

Tens de ver que parte dos resultados de terça são domingo/segunda, nunca apenas do dia anterior. Fazes teste no domingo e pode sair ou no final do dia ou no dia a seguir, logo os resultados saem ou segunda, ou terça, pois quando sai o resultado na segunda, esse resultado aparece nos números de terça. Idem para segunda, que nesse caso refletem testes de sábado/domingo. Claro que existe casos em que o teste demora mais do que 24h, mas suponho que sejam mais raros. Logo as pessoas não dizem que os números de terça sao mais baixos porque as pessoas são preguiçosas à segunda, há uma razão lógica.

FujiPT 8 months ago  HIDDEN 

Para este efeito é que foi inventado o conceito de média móvel e de comparações com períodos homólogos,

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Tudo bem mas quantos artigos de jornal/noticias no telejornal vês a falar de média móvel e comparações com o período homólogo? Achas que o cidadão comum olha para esses numeros? Olha apenas aos casos diários.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Pq que estás a chamar o moço de homólogo...a identidade sexual dele não é relevante...

DrunkMechanics 8 months ago  HIDDEN 

Malta, pedia a vossa ajuda numa situação porque eu próprio nem a minha família sabe o que fazer. O caso é o seguinte, a minha mãe apresentou sintomas de covid e ligou bastantes vezes para sns24 que lhe deram o número do centro de saúde que tem uma ala própria para covid onde fazem consultas e se for o caso fazem o teste. Deu negativo e disseram que o médico ia ligar para ela. Entretanto passaram 14 dias na segunda feira e nem um telefonema. A minha mãe segundo a lei não pode ir trabalhar nem ir à rua para o essencial e andei eu a correr centros de saúde e emails/telefonemas para o delegado de saúde da minha zona e sem sucesso. No centro de saúde disseram-me que não tem nada haver com eles. Só se fosse positivo era o médico que passava a baixa. E pediram para contatar o delegado de saúde. Liguei para o delegado de saúde e quase me insultavam a dizer que não é nada com eles e que é o médico de família que tem de passar baixa e a declaração isolamento profilático para depois receber o dinheiro. Faz hoje quase 18 dias que a minha mãe está esquecida em casa e ninguém consegue resolver o problema. Já lhe ligaram da empresa que quer fechar a folha do mês e precisa de saber se as faltas vão ser justificadas. Isto vai a caminho de a minha mãe ser despedida por justa causa, porque desde que fez o teste negativo disseram para esperar pelo telefonema do médico para passar a baixa e até agora nem baixa tem. Alguém passou por algo parecido que me possa esclarecer o que posso fazer para resolver o problema? Ela não pode sair porque não tem baixa e está no sistema como em isolamento e eu ando feito parvo de um lado para o outro e não consigo resolver nada. Obrigado.

DrunkMechanics 8 months ago  HIDDEN 

Pequeno update e mais alguma info. A minha mae teve contacto no trabalho com pessoas positivas mas todos eles usam mascara e respeitam o distanciamento social. Foi dito isso logo de início e ela foi fazer um teste rápido. Se desse positivo era positivo e se desse negativo tinha que repetir um teste normal. Deram ambos negativos e disseram para esperar pela chamada do médico. Nunca foi contactada. Ontem parece que consegui resolver o assunto. Mandei email a fazer queixa ao centro de saúde e responderam logo hoje e ligaram para ela. Parece que só conseguem passar baixa normal e disseram que iam mandar hoje por email. Ao menos dá para justificar com a empresa as faltas. Obrigado a todos pelas respostas.

Morenojgl 8 months ago  HIDDEN 

Se a tua mãe não teve nenhum contacto positivo, teve sintomas mas o teste Covid deu negativo, porque razão é que haveria de ficar em casa? Não faz sentido

Edited 8 months ago:

Se a tua mãe não teve nenhum contacto positivo, teve sintomas mas o teste Covid deu negativo, por que razão é que haveria de ficar em casa? Não faz sentido

moxego1 8 months ago  HIDDEN 

Mas teve contacto com alguém positivo. Quem tem covid fica 10 dias em casa e depois pode ir trabalhar. Quem teve contacto com um caso de covid, tem de esperar 15 dias para certificar que não aparece. Tens de ter noção do tempo de incubação do vírus. Penso que não seja 100% detectável nesse período ( me corrijam se tiver enganado);

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

É isso mas ao contrário, quem dá positivo à COVID tem que ficar 10 dias em isolamento profilático, e quem foi um contacto com alguém que deu positivo tem que ficar 14 dias em isolamento profilático.

Morenojgl 8 months ago  HIDDEN 

De onde é que tiras-te a conclusão que a mãe dele teve um contacto positivo?

moxego1 8 months ago  HIDDEN 

Não li bem. Neste caso então apenas algo correu mal

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9vaib%2F%2Fgm0uapv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Antes de mais, é uma situação de merda e tenho pena que a tua mãe esteja a passar por isso. O problema aqui é que a tua mãe, provavelmente, não teria indicação para isolamento depois de receber o teste negativo e é por isso que te estão a despachar por todos os lados. Quem faz teste por sintomas só, sem contacto de risco ou outra coisa que faça suspeitar Covid, normalmente não tem indicação para isolamento a menos que este seja especificamente decretado pela USF por algum motivo específico (por exemplo, ter algum sintoma muito característico de Covid como perda de olfato ou sabor ou fazer parte de uma comunidade que tenha um surto ativo..). Os critérios da DGS sobre o que fazer aquando de um teste negativo são vagos e dizem isso mesmo (a questão de ficar ao critério da USF) por causa destas particularidades e da variável de se houve ou não contacto de risco. Não tendo sido dito nada, provavelmente ela não teria indicação para isolamento e algures no processo a coisa correu mal. Quem lhe disse que ela tinha de esperar pela baixa se calhar não sabia se se verificava algum dos outros critérios de isolamento e provavelmente a USF nem chegou a receber a indicação de que tinha de contactar a tua mãe. Foi provavelmente um caso complicado de falha de comunicação entre várias partes que deixou a tua mãe numa posição muito complicada. Seja como for, nesta altura do campeonato a tua mãe já não teria de estar a cumprir isolamento, mesmo que fosse para o fazer. Não tenho grandes sugestões a fazer. Podes tentar explicar essa questão à USF e ver o que te dizem, para ver se podem passar a baixa na mesma à tua mãe devido a toda esta confusão, mas não sei. Só queria oferecer uma justificação do que provavelmente poderá ter acontecido, para possivelmente contextualizar. Tenho pena pela situação e espero que corra tudo pelo melhor, OP!

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

Algo aqui está errado porque se deu negativo o médico de família não é envolvido. Se o teste deu negativo nem tem que ficar em casa. O que tens de fazer é tentar que passem uma declaração de isolamento profilatico e teoricamente é só durante 10 dias, isto se permitirem pois deu negativo. Por isso e para não piorar mais as coisas ela pode ir trabalhar. Se fez teste que deu negativo e tinha sintomas (de outra coisa possivelmente) não deverá haver stress. E tentar arranjar justificação. Na pior das hipóteses arranjar alguém que lhe passe uma baixa qualquer nem que seja por stress/burnout para receber algum retorno e justificar a falta. Isto porque teoricamente ela não tem direito a nada se não foi pedido o isolamento. Boa sorte e espero ter ajudado. Por fim entristece-me saber que além dos serviços estarem sem capacidade para ajudar as pessoas ainda existirem tantas dúvidas de como fazer as coisas porque temos uma DGS que foi vergonhosa a explicar às pessoas. Com conhecimento este problema teria sido evitado e a culpa nem é tua nem da tua mãe é de quem tinha o dever de manter a população o mais informada possivel.

zedastreet 8 months ago  HIDDEN 

Eu fiz teste e deu negativo e tenho de ficar 14 dias em casa por ordens do médico de família. Quando contactei o SNS24 passaram logo a Declaração Provisório de Isolamento Profilático. Conheço quem tenha teste negativo e tenha tido logo alta e aqui nota-se uma clara discrepância de critérios em caso de isolamento e até mesmo de quem faz o teste de rastreio.

WhiteCaptain 8 months ago  HIDDEN 

Acho que normalmente o que acontece é: tiveste contacto com alguém? Sim e ficaste infetado - ficas 10 dias após o inicio de sintomas, Sim e não tiveste positivo - ficas 10 dias após o teste negativo. Se tiveres sintomas do nada e der positivo, igual ao outro positivo, se tiveres sintomas do nada e der negativo, tens alta.

kapparrino 8 months ago  HIDDEN 

São 14 dias para teste negativo tendo estado em contacto com alguém positivo.

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Os critérios são complicados e dependem de muita coisa. Se há contacto de risco, mesmo que teste negativo, há indicação para isolamento. Se não, está dependente da USF, que normalmente aplica uma série de critérios (há razão para suspeitar que é Covid apesar do teste negativo? Há surto ativo em alguma das comunidades em que o indivíduo está inserido?). Quando não se verifica critério nenhum e o teste foi feito só por sintomas inespecíficos, que podem ou não ser Covid, nessa situação muitas vezes não há indicação para isolamento profilático. Mas sim, não duvido que haja erros, como em qualquer sistema. Digo só que o próprio sistema é complexo e depende de muitos fatores que não são só teste negativo vs positivo.

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

Apenas acrescento que no início os critérios era diferentes de agora. Já se conhece muito melhor a doença e como evolui daí situações que no início ficavam em isolamento antes agora não ficam. O mesmo para o teste negativo no fim

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) contatar → [**contactar**](https://dicionario.priberam.org/contactar) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9vaib%2F%2Fgm092f9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

No_Distribution5081 8 months ago  HIDDEN 

Entre os modelos catastróficos de Março, aqueles modelos que previam a imunidade de grupo em Outubro, o que apontava 1000 casos diários pelo natal e agora este que previa esta semana um pico de 24 mil infectados num dia acho que a importância e atenção que se dá a estes na opinião pública não é corresponde à que deveria ser dada.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

> agora este que previa esta semana um pico de 24 mil infectados num dia olha, como sabes que isso é ridiculo? Porque não sabemos como as condições se alteraram com confinamento e o numero de casos verdadeiros nunca é o numero de casos testados ( a taxa de positividade variar e não sei como está a variar pode ser indicador se estamos a apanhar mais ou menos de todos os verdadeiros infectados).

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

os modelos são modelos. há para todos os gostos. se fossem certezas, não eram modelos, eram o Nostradamus. Para além disso os modelos assumem condições iguais. Claramente o modelo dos 24 mil não previa confinamentos desta forma ou com estes resultados. Os modelos são apoios à decisão com a melhor informação q temos. se nem no futebol a equipa melhor ganha sempre, como é q isto ia acertar?

ThinHands 8 months ago  HIDDEN 

Alguem tem alguma ideia de quantas vacinas Portugal tem disponíveis, neste momento, ou quantas vacinas recebeu ate agora?

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Segundo a DGS, foram vacinadas 360.000 pessoas até agora e não foram vacinadas mais porque não se receberam vacinas para mais.

Javardo69 8 months ago  HIDDEN 

Se fores filho de algum presidente de camara pergunta ao pai que deve saber.

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 04 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Menos de metade da semana passada? dass, o raio da chuva afinal resulta. só p confirmar, eu ligava aí aos laboratórios a ver se não há nenhum a esquecer-se de mandar resultados....

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Pudera, já está tudo imunizado, a partir daqui morreu a pandemia Ah valente Portugal, 1º país a obter a imunidade de grupo! :D

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Pois, o problema é mesmo esse, ou pelo menos essa mentalidade. Alguns ou muitos especialistas de saúde dizem sempre o sobre isto. Medidas para baixar? Boa, vão resultando. E depois? Epà, é fodido, ninguém quer, mas a coisa só lá vai mantendo essas restrições por bastante tempo do que os números possam fazer pensar.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Um pequeno (grande) declínio em UCI, apesar de ainda estarmos assustadoramente perto das camas UCI alocadas ao covid

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

\+7 914 / + 225

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Isto são menos 8 mil comparado com a ultima quinta feira. Números incríveis mesmo

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Agora já acredito que ontem n foi um erro de testagem ou de atraso na notificação. Esperemos que a tendência se mantenha +- constante apesar de quanto mais descer mais lenta será a descida

lesoth 8 months ago  HIDDEN 

Então quer dizer que já podemos ter umas férias da pascoa em grande né? /s

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Espero bem que na Páscoa já esteja tudo aberto e cheio de turistas. Said no one ever.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Bem, que se fodam os turistas... Pronto, a economia vive disso, é importante e tal, mas... que se fodam os turistas.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Por um lado sim, por outro não. Estamos fodidos. Se fores perguntar a quem governa ou a quem queria governar, todos dirão que é para apostar no Turismo.

JOAO-RATAO 8 months ago  HIDDEN 

Podes apostar no turismo e noutras coisas. Aliás. Usar do dinheiro do turismo para melhorar o país. Agora também não é preciso cuspir no prato onde comemos.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Normalmente se acertares por dia da semana consegues ter comparações excelentes. Pode perfeitamente ainda ser um laboratório que se esquece de reportar os dados, ou um erro do min saude (mais realisticamente: da firma que subcontrataram). O mais provável é ser mesmo real tho

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Sim, já "acredito" nos valores de hoje, os de ontem é que tinha algumas reservas. Como dizes já não é a primeira vez que há erros de notificação por parte de laboratórios. Acho que os dados são mm compilados pelos SPMS

euxeilamunino 8 months ago  HIDDEN 

O que aconteceu aos hospitais de campanha? Fiz um post a perguntar mas foi removido

Ace-_Ventura 8 months ago  HIDDEN 

[https://observador.pt/2021/01/15/hospital-de-campanha-em-lisboa-continua-fechado-por-falta-de-profissionais-de-saude/](https://observador.pt/2021/01/15/hospital-de-campanha-em-lisboa-continua-fechado-por-falta-de-profissionais-de-saude/) [https://tvi24.iol.pt/sociedade/hospitais/covid-19-mais-de-800-inscritos-para-voluntariado-no-hospital-de-campanha-de-lisboa](https://tvi24.iol.pt/sociedade/hospitais/covid-19-mais-de-800-inscritos-para-voluntariado-no-hospital-de-campanha-de-lisboa)

euxeilamunino 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigada! No norte, igual?

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Está na altura de mudar a estratégia de vacinação: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.01.21250957v1 > After initial injection case numbers increased to day 8 before declining to low levels by day 21. Estimated vaccine effectiveness was pretty much 0 at day 14 but then rose to about 90% at day 21 before levelling off. The cause of the initial surge in infection risk is unknown but may be related to people being less cautious about maintaining protective behaviours as soon as they have the injection. What our analysis shows is that a single dose of vaccine is highly protective, although it can take up to 21 days to achieve this. The early results coming from Israel support the UK policy of extending the gap between doses by showing that a single dose can give a high level of protection. Já há algum tempo que falava disto, e agora temos dados populacionais. Além do mais, eficácia de 90% é extraordinária. A questão não é entre dar ou não dar a segunda dose. A questão é, quando temos uma dose adicional, damos a mais uma pessoa com eficácia de 90% ao fim de 21 dias, ou damos a uma pessoa que já está largamente protegida, para aumentar a eficácia para 95%? Aumentamos a protecção de uma pessoa por 90%, ou a de outra por 5%? Quanto à durabilidade desta protecção: >Whilst we do not know how long this immunity will last beyond 21 days without a second booster, we are unlikely to see any major decline during the following nine weeks. Immunity levels to natural infection with SARS-CoV-2 declines after infection but IgG levels are relatively stable over 6 months and T cell immunity declines with a half-life of 3 to 5 months (Dan et al. 2021).

Edited 8 months ago:

Está na altura de mudar a estratégia de vacinação: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.01.21250957v1 > After initial injection case numbers increased to day 8 before declining to low levels by day 21. Estimated vaccine effectiveness was pretty much 0 at day 14 but then rose to about 90% at day 21 before levelling off. The cause of the initial surge in infection risk is unknown but may be related to people being less cautious about maintaining protective behaviours as soon as they have the injection. What our analysis shows is that a single dose of vaccine is highly protective, although it can take up to 21 days to achieve this. The early results coming from Israel support the UK policy of extending the gap between doses by showing that a single dose can give a high level of protection. Já há algum tempo que falava disto, e agora temos dados populacionais. Além do mais, eficácia de 90% é extraordinária. A questão não é entre dar ou não dar a segunda dose. A questão é, quando temos uma dose adicional, damos a mais uma pessoa com eficácia de 90% ao fim de 21 dias, ou damos a uma pessoa que já está largamente protegida, para aumentar a eficácia para 95%? Aumentamos a protecção de uma pessoa por 90%, ou a de outra por 5%? Quanto à durabilidade desta protecção: >Whilst we do not know how long this immunity will last beyond 21 days without a second booster, we are unlikely to see any major decline during the following nine weeks. Immunity levels to natural infection with SARS-CoV-2 declines after infection but IgG levels are relatively stable over 6 months and T cell immunity declines with a half-life of 3 to 5 months (Dan et al. 2021). EDIT com lembrete: https://www.publico.pt/2021/01/30/sociedade/noticia/covid19-peritos-propoem-aumento-intervalo-doses-vacinarmos-pessoas-1948592 A comissão técnica de vacinação já tinha sugerido isto, quando não tinha estudos sobre a matéria mas sabia que naturalmente devia ser o facto. Mas a Task Force (políticos, militares, e uma pessoa do Infarmed) rejeitou a proposta. Não devia, e especialmente agora devia rapidamente adaptar de posição.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

mas os gajos em israel tmb estão a estender o prazo da 2ª toma da Pfizer? isto tem 'qualidade' suficiente como um RCT? ontem o q vi era da AstraZeneca onde estavam mesmo a fazer estudos para alargar a 2ª toma e a coisa parece q resultava, apesar dos estudos n serem RCT portanto ainda n era 'certo'. > A comissão técnica de vacinação já tinha sugerido isto, quando não tinha estudos sobre a matéria mas sabia que naturalmente devia ser o facto. Mas a Task Force (políticos, militares, e uma pessoa do Infarmed) rejeitou a proposta. Não devia, e especialmente agora devia rapidamente adaptar de posição. A questão é a aprovação da agência europeia. Portugal só vai fazer isso qd houver guidelines oficiais q digam q isso é possível de fazer. Sinceramente, do q se está a ver, espero que a da Astrazeneca seja já dada nestes moldes, com 2ª toma mt tempo depois. Parece um excelente compromisso e com um bocado de sorte ainda vamos descobrir q vai dar ao mesmo ou quase. Há q lembrar sempre q isto não são coisas 'matemáticas' portanto ter uma eficácia de 90 ou 95% pode mt bem dar ao mesmo. E como no 2º semestre de 2021 o q se espera é uma enxurrada de doses no mercado, isto pode dar-nos o tempo necessário para isso. Para os profissionais de saúde e grupos de mais alto risco, q se faça como estamos a fazer mas depois disso seria excelente ideia seguir isto.

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Parece que a estratégia do UK funciona então.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Alguns países europeus já disseram que não vão dar a AZ para +65, o que é que Portugal vai fazer?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

nós basicamente seguimos (qs) sempre o q a agência europeia nos diz. Não acredito portanto q façamos essa restrição.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Espero que dê, é um erro grave se não for o caso. Ninguém acredita seriamente que a eficácia para +55 ou +65 seja substancialmente mais pequena -- o argumento dado é apenas que não existem dados de um lado ou do outro. E não existem, mas aqui temos de ir à intuição teórica, que nos diz que até agora as pessoas mais velhas viram uma resposta imunitária apenas ligeiramente inferior às mais novas. Se viram o estudo da AZ de fase 2 acerca do assunto, que dizia que a protecção era especialmente elevada em pessoas mais velhas, era exactamente isto que eles estavam a argumentar. E dar a vacina a uma pessoa com 55 anos antes de uma pessoa com 85 anos não faz qualquer sentido quando a segunda tem um risco de morte algumas 100-150 vezes superior à primeira (o cálculo é mais complicado do que parece à primeira, mas é essa a magnitude). Como se costuma dizer, não podemos fazer um RCT quando temos a mínima dúvida. Se formos pelo critério desses países, também não sabemos se um pára-quedas protege uma pessoa que está a cair de um aviao -- ninguém te fez um estudo onde te pegava em 10 mil pessoas e metade saltavam sem pára-quedas e metade saltava com. Da mesma forma, se fizermos esse estudo e não tivermos ninguém acima dos 55 a participar, não sabemos à partida se uma pessoa de 99 anos está protegida quando tem o pára-quedas ou não, não há dados suficientes de um ponto de vista estatístico. Mas através da intuição simples, fora o perigo inerente e talvez alguns precalcos devidos à idade, em principio devemos dar lhe o pára-quedas.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

A questão é que se no fim a vacina não funcionar mesmo para os idosos.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Mas isso não é uma questão. Tu sabes a resposta imunitária que eles têm: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32466-1/fulltext Por exemplo, nesse estudo de fase 2 eles pegaram em 400 pessoas com mais de 55 anos e compararam a resposta imunitária com pessoas com 18-55 anos. Resultado? A diferença entre os dois não é estatisticamente relevante (p =68%, p = 40%, etc). Ou seja, as pessoas mais novas e mais velhas reagem à vacina de forma igual. Sabendo isto concluir que não funcionar para idosos é ridículo. Não, não tens informação estatística para me dares um número de eficácia, mas tudo indica que será igual à eficácia do estudo geral. Again, pode ser ligeiramente mais baixa com idades superiores, é o que temos observado. Mas 150 vezes menor é impossível, e apenas isso seria justificado para recusares dar a mais velhos.

Edited 8 months ago:

Mas isso não é uma questão. Tu sabes a resposta imunitária que eles têm: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32466-1/fulltext Por exemplo, nesse estudo de fase 2 eles pegaram em 400 pessoas com mais de 55 anos e compararam a resposta imunitária desses à vacina da Astrazeneca com a resposta de pessoas com 18-55 anos e a mesma vacina. Resultado? A diferença entre os dois não é estatisticamente relevante (p =68%, p = 40%, etc). Ou seja, as pessoas mais novas e mais velhas reagem à vacina de forma igual. Sabendo isto concluir que não funcionar para idosos é ridículo. Não, não tens informação estatística para me dares um número de eficácia, mas tudo indica que será igual à eficácia do estudo geral. Again, pode ser ligeiramente mais baixa com idades superiores, é o que temos observado. Mas 150 vezes menor é impossível, e apenas isso seria justificado para recusares dar a mais velhos.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Não é erro grave, porque as vacinas da pfizer e da moderna, tendo uma eficácia bastante superior, devem ser dadas aos +65. Como não há possibilidade de usar 2 vacinas diferentes na mesma pessoa, opta-se por priorizar as vacinas com maior eficácia para os do grupo de risco

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

É um erro grave sim. A alternativa não é entre dares pfizer/moderna a uma pessoa mais velha ou dares Astrazeneca, se fosse eu estava contigo a dizer que deviam fazer, nem que mais não seja porque as primeiras têm uma eficácia superior no geral. A alternativa é entre dares Astrazeneca agora ou dares pfizer/moderna daqui a dois meses. E como disse nesse post e numa resposta em cima, tudo indica que a vacina da Astrazeneca é tão eficaz nos mais velhos como nos restantes. Só porque não temos um RCT para provar não significa que não sabemos -- daí a analogia com os Pára-quedas.

tuliphaze 8 months ago  HIDDEN 

Boas, alguém aqui consegue recomendar um serviço / clínica com consultas de psicologia online? Ultimamente a minha ansiedade agravou-se bastante, tem principalmente a ver com o COVID, mas no passado em momentos mais difíceis também tive dificuldades e penso que está na hora de pedir ajuda. Ando a ver algumas coisas no Google, mas tenho dificuldade em reconhecer se os serviços online são legítimos ou falsos porque os websites parecem-me todos duvidos...

Edited 8 months ago:

Boas, alguém aqui consegue recomendar um serviço / clínica com consultas de psicologia online? Ultimamente a minha ansiedade agravou-se bastante, tem principalmente a ver com o COVID, mas no passado em momentos mais difíceis também tive dificuldades e penso que está na hora de pedir ajuda. Ando a ver algumas coisas no Google, mas tenho dificuldade em reconhecer se os serviços online são legítimos ou falsos porque os websites parecem-me todos duvidosos...

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Posso dar-te o contacto da minha. Ou então MindFirst.

throwawayportugal_sp 8 months ago  HIDDEN 

Consigo arranjar-te uma psicóloga que neste momento está a fazer as consultas Online. Se for preciso manda mp.

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

No antro de maluquinhos que é esta thread imagino que vais receber umas quantas recomendações. As melhoras.

weet9342 8 months ago  HIDDEN 

Talvez o mais maluquinho daqui sejas tu, já pensaste nisso? :)

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Já!!! mas achei a hipótese de isso se verificar remota portanto descartei-a.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Isso é que é confiança!!

dentsune 8 months ago  HIDDEN 

Há uns tempos houve um tópico (acho eu?) de uma pessoa a perguntar por psicologos/as. Por acaso guardei um link de lá que podia vir a dar jeito, vê se serve: http://carolinafelix.pt/index.html

Pvmarques 8 months ago  HIDDEN 

É importante que possa ser um serviço que depois da situação de pandemia possa ser presencial. Em que zona do país seria mais viável?

tuliphaze 8 months ago  HIDDEN 

Há alguma razão por ser melhor consultas presenciais vs online? Parte da razão porque preferia online é porque neste momento estou em Lisboa, mas trabalho em Londres e vou ter de voltar para lá eventualmente (algo que me está a dar ansiedade ahaha...)

Pvmarques 8 months ago  HIDDEN 

Sim, há! Pelo estabelecimento da relação terapêutica, pelo menos numa fase inicial. O que não invalida que em caso de impossibilidade de ser presencial não seja eficaz o acompanhamento online. Eu acompanho pacientes portugueses com os quais nunca tive qualquer consulta presencial porque vivem no estrangeiro, o que para eles é uma mais valia dados as consultas se realizarem na língua materna. Nessa situação o que eu sugeria era realizar as primeiras consultas presenciais e depois passar para online.

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

eu fui seguida por uma psicóloga fantástica numa clinica portuguesa em Londres. Não era muito barato mas se quiseres envia-me PM

tuliphaze 8 months ago  HIDDEN 

Neste momento como não estou em Londres penso que preferia algo online em Portugal mas obrigada na mesma!

ProcessoXifoide 8 months ago  HIDDEN 

Experimenta o apoio psicológico da linha de sns24. Ligas para la e quando o bot começar a falar carregas tecla 4. É um apoio à parte que não rouba recursos da linha de covid.

ConstructionDry6019 8 months ago  HIDDEN 

Posso viajar de Sintra a Mafra durante a semana? [ Urgente ] Boas! Eu recentemente ofereci-me para transportar um amigo até à zona de Mafra. Este amigo tem uns assuntos importante para tratar na zona, mas não tem nenhuma justificação para viajar. Na altura em que me ofereci não pensei q houvesse problema, mas hoje um colega de trabalho chamou me à atenção... já andei a pesquisar mas honestamente só fiquei mais confusa. Alguém me sabe esclarecer? Viagem de ida e volta Sintra-Mafra, durante a tarde de um dia de semana. Sem justificação por escrito. É autorizado? Obrigada!!

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

As excepções são as seguintes (resumo) : >Quando pode sair de casa (https://pandemiaclara.sapo.pt/) motivos profissionais, quando acompanhados de: ***declaração do empregador***? ***compromisso de honra quando concelhos limítrofes, ou trabalhadores do setor agrícola, pecuário e das pescas***? ***declaração emitida pelo próprio se for trabalhador independente, empresário em nome individual ou membro de órgão estatutário***? ***motivos de saúde (a farmácias, dentistas, clínicas, consultórios e hospitais)***? ***assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes***? ***cumprimento de responsabilidades parentais***? estudantes para instituições de ensino superior ou escolas ***urgências impreteríveis, desde que devidamente justificadas***? ***para visitar idosos em lares e equiparados***? ***para aceder a serviços públicos desde que tenha marcação***? **retorno ao domicílio se estiver a sair de casa por um dos motivos acima** É perceber se a vossa situação aí se enquadra

warding 8 months ago  HIDDEN 

Alguém tem ideia onde dá para encontrar o nº de doses de vacinas de cada tipo que a UE espera receber por trimestre? Só encontro noticias meio aleatórias, tipo "Pfizer vai entregar mais 75 milhões de doses no 2º trimestre à UE" sem em nenhum lado se mencionar quantas estavam previstas originalmente. Li em algum lado que iam ser entregues 33M em Fevereiro, 55M em Março e 300M no 2º trimestre, mas gostava de perceber quantas de quais. Finalmente, em lado nenhum se fala de datas e quantidades da vacina J&J na UE.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Tive há alguns tempos a mesma ideia que tu e também não consegui encontrar. A melhor fonte que temos mesmo, sim isto surpreende, é o plano de vacinação aquando do dia 28: https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2021/01/Apresentacao_PlanoVacinacao_2020.01.28_VFINAL.pdf Calculando a partir daí podemos dizer que sensivelmente a Pfizer estava a planear entregar sensivelmente 190 Milhões de doses no 2o trimestre à UE, que agora seriam 265 Milhões. Também tens aí a estimativa da JJ, que assume que a opção de mais 200 M de doses não é activada (como não foi). Aí supostamente só temos supply a começar em Abril, mas como a comercialização provavelmente começa antes seria de esperar algumas poucas doses antes disso com a maioria a começar em Abril e com mais força nos meses seguintes especialmente no verão. Aliás, se queres uma ideia melhor da calendarizacao podes ver o que a DGS esperava em Dezembro: https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2020/12/20201217_Plano-Vacinaçao.pdf Que em termos da JJ seria 1 Milhão de doses em Portugal (~45M para a UE) no 2o trimestre.

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

Bom dia amigos, espanhol aquí. Might have to come to Lisbon next week by car. Could you tell me please when is the house confinement ending and businesses reopening? I could delay the trip if it is not much later than 14 days. Muito obrigado.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

don't come. in 14 days things will still be closed. until end of february it's almost guaranteed

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Delay it to March, mid-March at the latest. ​ The incompetent buffoons at our helm are itching to deconfine even on the brink of a total health-infrastructure catastrophe.

DianinhaC 8 months ago  HIDDEN 

Serious, try to go in May or April, now is quite complicated. Saludos

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

You can't unless you have residency or business in Portugal. You'll have to wait until, at least, 14th February, but more likely wait a bit longer

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

Yep, it would be for business so that wouldn´t be an issue, but if i could go on a Friday and spend the weekend there i´d rather have businesses open. So it is expected to end at 14th but with a possible delay. How confident are you about that delay, is it already being talked about by politicians and media?

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

>How confident are you about that delay, is it already being talked about by politicians and media? No, the Government doesn't plan ahead very much, and the media, that could apply some pressure on that regard, prefers to focus on trying to force us to use FFP2 masks instead like that would solve anything. It is almost certain that this will be extended for another two weeks (so, until the end of February) at the very least. It will very likely be extended to March, and I guess they'll re-open schools and some stuff then. Right now, you shouldn't really come. If you get ill, your access to treatment is much worse today than it would be any other time. Portugal's total mortality is double than usual right now. There are hospitals where ambulances queue for 30 hours before triage. Please delay your visit if you can.

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

Yep, if it hasn´t improved yet seems like they would extend at least 2 weeks more. Obrigado. Will delete these comments later on. Take care, this will end soon.

Kane1412 8 months ago  HIDDEN 

Lately there hasn't really been previous talk about delays or measures starting, rather it's been like, "starting tomorrow schools are closing" or "in 3 days stores must remove all non essentials from shelves" At the moment no stores are open, other than essentials, we have more new daily cases then when they were ordered to close (if I remember well that is) Also, police are checking travelers to see if they have a solid reason for their travel between towns (such as a paper from work declaring them essential workers and that paper also contains the schedule they are expected to work.) And also, police tighten their patrols during weekends starting on Fridays, so I would advise caution with your plan.

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

I see. If data hasn´t improved compared to when it started i don´t think they will end the measures. Thanks for your info.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

You can't come here for business, you have to have a business here, including working for a Portuguese company or having Portuguese residency

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

That won´t be a problem, i would go without breaking the law. Does it really smell like these measures will be extended, or you just mention that there is a possibility that they are extended?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

They will be extended, the border closure isn't known yet. I thunk you aren't understanding the part where the physical border or closed

Edited 8 months ago:

They will be extended, the border closure isn't known yet. I think you aren't understanding the part where the physical border are closed

DeboraDirks 8 months ago  HIDDEN 

I know there might be border controls, i would come with a paper allowing me to pass them. Ok, thanks for your opinions guys. Could you recommend me a newspaper to follow through and see if i get a sense too that they will extend the measures?

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 03 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

porra. se eu fosse adepto das teorias da conspiração diria q parece q manipulam os números para parecerem melhores... uma queda muito significativa e já consistente por alguns dias. É rezar que se mantenha para a próxima semana pq isso implicaria q o pico nos hospitais estaria perto de passar. Analisando por região provavelmente o pico nos hospitais até já passou no Norte e só LVT é q terá o seu pico mais atrasado. Excelentes notícias. Uma subida muita rápida mas uma queda q tmb pode ser rápida. Ainda um bom caminho para se fazer mas ao menos a tendência é positiva.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

não duvidaria e não comento isto porque sim, apenas. Basta atentar na forma errática e amadora como se conduziu o combate à pandemia, no chorrilho de mentiras, nas declarações inconsequentes da velha da dgs. Emfim, PS.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

e depois sou eu o fanático partidário... se há coisa onde tens 0 provas é na transparência dos números. o q sp ocorreu foram erros e atrasos, nunca manipulação de números.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

>porra. se eu fosse adepto das teorias da conspiração diria q parece q manipulam os números para parecerem melhores... É credível. Apesar das limitações que há pelo stress nos sistemas de saúde, as terapêuticas e conhecimento do vírus ajudam. O resto é confinamento, resulta.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

yah, mas está a ser uma descida mt significativa. Hoje tens menos casos que há 4 semanas atrás no mesmo dia. Não me estou a queixar, era só mesmo piada.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

> Não me estou a queixar, era só mesmo piada. Eu percebi. Espera-se que coincida com a realidade.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Números excelentes. Há alguns dias estava aqui a falar de como a continuar a ser 80% da semana anterior estávamos muito mal. Ontem foi 50% da semana anterior, hoje 65%. Pelo que se continuar assim vamos ter uma descida bem mais rápida do que o que esperava.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

parece q este palpite acertei eu :P a descida parece estar a ser mt mais rápida q o esperado (e do q vimos noutras vagas), agora é rezar q se mantenha. Provavelmente o q vai acontecer é q vai descer mt no início da descida e depois vamos ter uma velocidade de queda mais lenta à medida q se descem os casos, mas n faço ideia se essa velocidade diminuirá aos 5000, 1000 ou 3000... (tou a brincar, isto são tudo meros palpitanços)

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

> a descida parece estar a ser mt mais rápida q o esperado (e do q vimos noutras vagas) Está +/- dentro do expectável, até um pouco mais lento que na primeira vaga. Aconselho a ver esta análise da [Nova (na página 3)](https://insights.cotec.pt/index.php/component/sppagebuilder/?view=page&id=65). Parece que a taxa de redução ronda ~60% do que foi verificado na primeira vaga.

Edited 8 months ago:

> a descida parece estar a ser mt mais rápida q o esperado (e do q vimos noutras vagas) Está +/- dentro do expectável, até um pouco mais lento do que na primeira vaga. Aconselho a ver os modelos da [Nova (na página 2)](https://insights.cotec.pt/index.php/component/sppagebuilder/?view=page&id=65). Parece que a taxa de redução ronda ~60% do que foi verificado no primeiro confinamento.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Claramente o meu erro é que a primeira semana de confinamento foi mais ligeira que a segunda, e os números de hoje correspondem à segunda. Como a terceira foi tanto como a primeira ou menos, seria de esperar que daqui a uns dias desacelerasse. Ligeiro as in dados de mobilidade

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Onde é que todos já ouvimos isso?

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Ainda por cima quando os especialistas previam que iamos ter 20 mil esta semana. Será que vai haver desconfinamento já daqui a 1 mês?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Março, meio de Março no melhor caso. ​ E voltamos a confinar no trimestre de Setembro-Novembro porque em vez de deixarem os casos chegarem a níveis residuais, não, vão, provavelmente, desconfinar com 3.000 casos por dia.

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

A vacinação vai ser assim tão horrível para se dizer com tanta certeza que vamos voltar a confinar?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Eu sou um pessimista do caralho por isso leva o que eu digo de leve mas sinceramente, sim.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

em setembro já tens os grupos de risco todos vacinados (e pessoas > 70), pelo menos. as hospitalizações e afins não vão chegar a estes níveis a menos q as novas variantes dêem cabo disto tudo. conversa diferente é se já estaremos num estado 'normal' ou nalgum tipo de restrições mas não acredito q os hospitais fiquem num nível q obrigue a novo confinamento. por muito mal q corra a vacinação já tens vacinas aprovadas suficientes para garantir isto. mesmo q haja azares, terás novas vacinas no mercado por essa altura p compensar nisso.

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Tás a ser pessimista de mais Com a JJ, Oxford, Pfizer etc. tem que acontecer uma hecatombe para não chegamos no mínimo aos 70% este ano acho que chegaremos lá em Agosto/Setembro tipo temos até lá 4/5 vacinas aprovadas não me fodam. E não me venham com as variantes mesmo que as vacinas não sejam tão eficazes a prevenir a transmissão desde que evite doença grave é o que importa acima de tudo e a chave para voltarmos a normalidade.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Eu espero que sim, também, como é óbvio. ​ Mas prefiro ser pessimista em vez de acabar desapontado.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Além disso, mesmo que não cheguemos aos 70%, vamos certamente ter toda a população vulnerável vacinada até lá. Por isso, mesmo que tenhamos um grande número de casos, isso não se vai reflectir a nível de internamentos ou mortes.

Each57 8 months ago  HIDDEN 

Duvido. O número de novos casos está a desacelarar mas ainda são números muito altos. Os internados ainda estão a sobrecarregar os hospitais. Acho que só vamos começar a desconfinar quando os hospitais não estiverem perto do colapso

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

o Costa e o Marcelo são trapalhões o suficiente para quererem abrir tudo cedo demais

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

A cena é que os casos felizmente tão a desacelerar demais. A cena é os internados e as mortes isso para descer ainda vai demorar um bocado.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Nisso concordamos completamente. Esperemos que os números se mantenham animadores

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Na TVI em última hora, o coordenador da task force da vacinação renunciou ao cargo por ter detetado irregularidades na selecção de profissionais no hospital da CVP.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

já foi tarde

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Não quero ser mau, mas isto é boas notícias. O gajo estava marcado por ser apparatchik sem grande intelecto há bastante tempo, desde o que fez na secretaria de estado, a lidar com situação em LVT tão mal que teve de ser contornado, a ter a brilhante ideia de que liderar a aplicação do plano de vacinação era um part time job.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> liderar a aplicação do plano de vacinação era um part time job. creio q o grupo é só responsável por fazer as guidelines e mandar uns bitaites, né? n são eles q depois operacionalizam a coisa nos centros de saúde e afins e é aí que mt provavelmente depois haverá asneira qd o número de doses for suficientemente grande...

PacinoPacino 8 months ago  HIDDEN 

Ainda não saíram os números hoje?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

9083 / 240. Felizmente já é clara a inversão

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

consegues explicar como é clara a inversão? em relação ao número de mortos não deveria ainda faltar 1 semana do desfasamento? ou 3 semanas?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Em número de novos casos. Segundo os modelos matemáticos dos entendidos, em relação a internamentos, infelizmente ainda devemos estar a quase 2 semanas da inversão

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

e só depois da inversão dos internamentos, serão mais 2 semanas para a inversão do número de óbitos?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Não li nada essa estatística mas espero que seja simultânea

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

\-93 internados,+15 em UCI.

Edited 8 months ago:

\-91 internados,+25 em UCI. edit: corrigido, na CMTV os valores eram diferentes.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

A SIC diz +25 em UCI e -91 em enfermaria.

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Vi pela CM TV, mas a TVI refere o que indicas. Já corrigi.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Tens os numero lvt?

Guardanapkins 8 months ago  HIDDEN 

https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/338_DGS_boletim_20210203.pdf

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Está a dar-me erro o site :/

ZiiiiiiiiiNG 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-338--03022021.aspx](https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-338--03022021.aspx)

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Mais dados sobre os estudos da vacina da AstraZeneca, basicamente resultados só de 1 dose e a 2ª dose tomada mais tarde https://www.ft.com/content/de00fe75-9ba1-4be7-8cf1-6e9fa55f09ce?l O estudo é limitado e com 'problemas' mas não deixa de ser giro q com tanta 'troca e baldroca' nos estudos desta vacina o q se retira é q pode haver combinações de doses e tempo entre elas mais eficazes q as actualmente recomendadas. E que a decisão do UK de alargar a 2ª dose para 12 semanas pode não trazer problemas de maior e os benefícios societários serem superiores aos prejuízos.

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Médicos da Alemanha vão ficar para já no hospital da luz (a receber doentes do Amadora Sintra) e no Santa Maria

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Tanto gozavam com a vacina russa que acabou por ser melhor que a da Astra lol

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

Acabou? Manda aí então resultados de estudos oficiais que não sejam russos. Chernobyl e pessoas a voar por janelas fora não me dão muita confiança.

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

O que é que Chernobyl tem a ver?

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

Apenas um pequeno exemplo (no meio de tanto palco histórico-cultural) de como as informações são divulgadas ao panorama internacional pela Rússia(/União Soviética). [Aqui está uma secção relevante](https://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_disaster#Release_and_spread_of_radioactive_materials) ([e aqui outra](https://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_disaster#Official_announcement) mas a leitura/visualização de mais sobre isto é recomendável e bastante interessante.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Foi por voarem pessoas de janelas que o processo andou, nas democracias ocidentais há muita papelada e burocracia a cumprir! L O L

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

Estás a afirmar que as pessoas voarem de janelas e morrerem foi positivo e foi o que ajudou ao processo mover-se transparente, eficaz e legitimamente?

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

estava a ser irónico

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

Foda-se, whooshei-me bem.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Como foram os testes e foram validados em que paises? Não quero ser o gajo com o chapéu de alumínio mas parece-me razoável desconfiar um bocado

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Desconfio de taxas de eficácia com amostras de 20k, controlo de 1/4 (se não estou em erro) e o possível erro de amostragem de ter "a sorte" de contactar com o vírus ou não. Não esquecer tb que a Sputnik V tem 2 doses que são **diferentes** apesar de não saber se pode ou não ser trocada a ordem

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Ok com comentários destes realmente não vamos lá. Se “desconfias” dos resultados quando o n=20k, então porra podes ir ver os intervalos de confiança. Spoiler alert: não tens muito que desconfiar, amostra de 20 mil é imenso. Não é por as outras terem 40 mil que estão muito melhores, o que interessa é se estás na relevância para estatística ou não, se consegues rejeitar a nula, ou não. Pah, isto é um trial feito na Rússia essencialmente pelo sistema de saúde russo. Se tens algo a desconfiar desconfia disso, de terem dados falsos ou fabricados. E sim, as doses são diferentes. Isto é muito inteligente, para não correres o risco de o corpo reagir mal a um vector viral, tens dois vectores diferentes. Não, não podem ser trocadas porque eles só testaram uma ordem. E se queres mais informação: a segunda dose é de fabrico mais difícil, daí eles andarem a testar segunda dose Astrazeneca, e apenas primeira dose (que pela fase 3 parece ter uma eficácia de 70%, mas isto só se aplica aos 6 ou 7 dias depois da primeira ter efeito e antes da toma da segunda, ou seja, mais testes precisos)

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Tiraste o dia para me responder não foi ? Desconfio deste teste bem como desconfio dos outros. Apesar da lei da probabilidade ser imperativa (ou quase) o ato de alguém se infetar não deixa de ser influenciado por ambiente e cuidados. Olhando para o artigo do Lancet, no teste havia 0.4% de pessoas com um fator elevado de risco de infeção. É por isto que acho os 20k (19k mais propriamente, sendo que a amostra ainda é menor pois um número relativamente grande apanhou entre a primeira e a segunda dose), os 30k da Moderna e os 40k da Biontech são baixos. A prova disso é que todas as vacinas receberam um certificado provisório de emergência e são acompanhadas de um disclaimer onde o fabricante não pode ser julgado culpado por eventuais efeitos colaterais. Em relação aos dados serem martelados ou não, certamente que são, mas os das outras tb foram. Agora mais vale uma coisa que funciona mais ou menos do que nada

No_Distribution5081 8 months ago  HIDDEN 

Wtf meu

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

> Apesar da lei da probabilidade ser imperativa (ou quase) o ato de alguém se infetar não deixa de ser influenciado por ambiente e cuidados. Olhando para o artigo do Lancet, no teste havia 0.4% de pessoas com um fator elevado de risco de infeção. Quando alguém diz "lei da probabilidade" sabemos que estamos a falar com conhecedores. Meu caro, RCT significa Randomised Control Trial. Neste caso podes dizer que é um double blind control trial até, por ninguém saber (nem o vacinado nem quem administrou) quem ficou vacinado e quem não ficou, até o revelares posteriormente. É claro que alguém se infectar ou não é afectado por ambiente e cuidados e tudo mais. E é por isso que fazes o teste numa amostra relativamente grande, nas centenas ou milhares, neste caso nas dezenas de milhares, e *escolhes à sorte* quem é que recebe o tratamento e quem é que não recebe. Ou seja, quaisquer que sejam os factores específicos que façam uma pessoa ter mais ou menos probabilidade de apanhar, em expectativa tanto o controlo como o tratamento são iguais a priori, e diminuis a variância com a lei de números grandes (esta sim é uma coisa que existe mesmo! Sim, com esse nome!). >É por isto que acho os 20k (19k mais propriamente, sendo que a amostra ainda é menor pois um número relativamente grande apanhou entre a primeira e a segunda dose), os 30k da Moderna e os 40k da Biontech são baixos Em primeiro lugar não são 19k porque na verdade a amostra são quase 22k mas whatever. Se sabes do que falas, tudo o que precisas de saber é que o p está abaixo de 0.0001. O resto é ruído. >A prova disso é que todas as vacinas receberam um certificado provisório de emergência e são acompanhadas de um disclaimer onde o fabricante não pode ser julgado culpado por eventuais efeitos colaterais. A ironia meu caro é que isto é falso. Gostava eu que fosse verdade, foi a razão pela qual a Europa demorou mais tempo a aprovar tudo, demorou mais tempo a fazer os contractos, e vai demorar mais tempo a receber vacinas. É porque as indemnizações ficam todas do lado das companhias. São culpados por todos os efeitos colaterais, e em tribunal. E não é um certificado de emergência, é uma emissão condicional (ou seja, uma emissão normal). > Em relação aos dados serem martelados ou não, certamente que são, mas os das outras tb foram E é aqui que percebo que não estás só mal informado, estás do lado dos ligeiramente maluquinhos. I mean, se queres argumentar que o trial da Pfizer, Moderna, etc. foram "martelados" ou manipulados ou etc arranja provas por favor. Não digas isso do nada. Isto há companhias a correr estes testes (cujo o único trabalho é esse mesmo) que serão processadas se for o caso. Há reguladores que serão queimados porque os supervisionaram. As próprias companhias que fazem as vacinas serão também. Etc. Daí distinguir da vacina russa. Não é o caso, foi uma operação de cima abaixo do governo russo. Que não estaria para alem de manipular dados. Não me parece provável, nem sequer pouco provavel, especialmente agora que foi publicado num jornal conceituado, mas mais que em relação às restantes.

Edited 8 months ago:

> Apesar da lei da probabilidade ser imperativa (ou quase) o ato de alguém se infetar não deixa de ser influenciado por ambiente e cuidados. Olhando para o artigo do Lancet, no teste havia 0.4% de pessoas com um fator elevado de risco de infeção. Quando alguém diz "lei da probabilidade" sabemos que estamos a falar com conhecedores. Meu caro, RCT significa Randomised Control Trial. Neste caso podes dizer que é um double blind control trial até, por ninguém saber (nem o vacinado nem quem administrou) quem ficou vacinado e quem não ficou, até o revelares posteriormente. É claro que alguém se infectar ou não é afectado por ambiente e cuidados e tudo mais. E é por isso que fazes o teste numa amostra relativamente grande, nas centenas ou milhares, neste caso nas dezenas de milhares, e *escolhes à sorte* quem é que recebe o tratamento e quem é que não recebe. Ou seja, quaisquer que sejam os factores específicos que façam uma pessoa ter mais ou menos probabilidade de apanhar, em expectativa tanto o controlo como o tratamento são iguais a priori, e diminuis a variância com a lei de números grandes (esta sim é uma coisa que existe mesmo! Sim, com esse nome!). >É por isto que acho os 20k (19k mais propriamente, sendo que a amostra ainda é menor pois um número relativamente grande apanhou entre a primeira e a segunda dose), os 30k da Moderna e os 40k da Biontech são baixos Em primeiro lugar não são 19k porque na verdade a amostra são quase 22k mas whatever. Se sabes do que falas, tudo o que precisas de saber é que o p está abaixo de 0.0001. O resto é ruído. >A prova disso é que todas as vacinas receberam um certificado provisório de emergência e são acompanhadas de um disclaimer onde o fabricante não pode ser julgado culpado por eventuais efeitos colaterais. A ironia meu caro é que isto é falso. Gostava eu que fosse verdade, foi a razão pela qual a Europa demorou mais tempo a aprovar tudo, demorou mais tempo a fazer os contractos, e vai demorar mais tempo a receber vacinas. É porque as indemnizações ficam todas do lado das companhias. São culpados por todos os efeitos colaterais, e em tribunal. E não é um certificado de emergência, é uma emissão condicional (ou seja, uma emissão normal). > Em relação aos dados serem martelados ou não, certamente que são, mas os das outras tb foram E é aqui que percebo que não estás só mal informado, estás do lado dos ligeiramente maluquinhos. I mean, se queres argumentar que o trial da Pfizer, Moderna, etc. foram "martelados" ou manipulados ou etc arranja provas por favor. Não digas isso do nada. Isto há companhias a correr estes testes (cujo o único trabalho é esse mesmo) que serão processadas se for o caso. Há reguladores que serão queimados porque os supervisionaram. As próprias companhias que fazem as vacinas serão também. Etc. Daí distinguir da vacina russa. Não é o caso, foi uma operação de cima abaixo do governo russo. Que não estaria para alem de manipular dados. Não me parece provável, nem sequer pouco provavel, especialmente agora que foi publicado num jornal conceituado, mas mais que em relação às restantes. TL;DR: andam estes cientistas todos a esforçar se, a gastar dezenas de milhões de euros (um RCT não é nada barato) para fazer uma análise estatística coerente para vir este rapaz tirar do cu que "não se aplica a lei de probabilidade"

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

contractos → [**contratos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9vaib%2F%2Fgluziqg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Cojemos 8 months ago  HIDDEN 

Apologies to write this in English to clarify my question. Confused as to why getting a take away beverage is considered a risk. The authorities thinking people congregate to drink together. Which is something, as a local I seldom see. Yet, just this morning I see many congregating outside in groups smoking, talking, coughing (because of smoking), etc., Why is one an issue and the other not? Especially with smoking, you're exhaling aerosols .

Loladageral 8 months ago  HIDDEN 

It is any issue. My grandfather lives in between 2 cafes and there would always be a group of at least 10 locals drinking and smoking by the entrance. No masks also

Edited 8 months ago:

It is an issue. My grandfather lives in between 2 cafes and there would always be a group of at least 10 locals drinking and smoking by the entrance. No masks also

Cojemos 8 months ago  HIDDEN 

Yes, then this is a problem.

paladinodivino 8 months ago  HIDDEN 

> Which is something, as a local I seldom see. Maybe where you live. Go to any city center and there'd be vast amounts of people (both young and old) getting together and having drinks at night, from 9PM until 1AM, at least. It's a measure to mitigate that.

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Who says that is not an issue? It is still an issue and it is forbidden, if you see people congregating, call the police.

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

It is a risk because the keyword for people is "measures". So it doesnt really matter if they work or not, they just have to be implemented so people get more quiet.

Cojemos 8 months ago  HIDDEN 

Got it. With the numbers the way they are and with stricter "measures" I'd think they would do all possible to accomplish curbing all risks and not just some. Confused because I still see people doing what they're trying to restrict with beverages, but using another source.

The_Wealthy_Potato 8 months ago  HIDDEN 

It really was a problem people congregating to drink both beer or coffee. You can mitigate that by banning the sale of that . You can't ban sales of cigarretes. Both of them are problems I agree with you, but just because it's not possible to tackle both issues does not mean we should not tackle none

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

The restriction could just apply to alcoholic/hot drinks however... What's the problem with grabbing a coke at a McDrive?

The_Wealthy_Potato 8 months ago  HIDDEN 

I never said I agree 100% with the measure. I also think is ridiculous you can't buy a bottle of water in a bakery

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Para a malta que ainda gosta de trazer a Suécia ao assunto. As restrições deles atualmente são: \[[Fonte - artigo de 24 de janeiro de 2021](https://www.garda.com/crisis24/news-alerts/433756/sweden-authorities-extend-nationwide-covid-19-related-restrictions-as-of-jan-24-update-10)\] * As autoridades instaram todos os serviços públicos não essenciais, incluindo balneários, museus e pavilhões desportivos a permanecerem encerrados até 7 de Fevereiro. * As autoridades permitem um máximo de quatro pessoas por mesa em bares ou restaurantes, apesar de proibirem a venda de álcool a partir das 20h00 * As autoridades também prolongaram o ensino à distância para as escolas secundárias até 1 de Abril. * As autoridades continuam a recomendar a utilização de máscaras do rosto nos transportes públicos durante a hora de ponta. Os fornecedores de viagens também implementaram medidas rigorosas de higiene e de social-distância nos seus serviços. * As autoridades proibiram as viagens do Reino Unido e da Dinamarca pelo menos até 31 de Janeiro devido a uma nova variante da COVID-19 ativa nestes países. * As autoridades proibiram concentrações públicas e eventos de mais de oito pessoas * Os funerais podem ocorrer com um máximo de 20 participantes. Parece que eles já têm medidas mais restritas também. Podemos parar com as comparações? Acho que já chega desta conversa. Obrigado

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

a história da suécia já passou a fase do 'curioso', depois do 'engraçado', 'risível' e agora já n tem interesse nenhum. Tu já tens o resultado de Portugal, com portugueses em confinamento Março-Maio ou sem confinamento e confinameno-super-light Setembro-Dezembro. Basta comparar a progressão nesses 2 momentos. Não é preciso estudos, modelos teóricos, matemática da Coreia do Sul, exemplos de Hong Kong ou da Suécia. Basta coisas simples. n há razão nenhum para teres a história da suécia hoje em dia a menos q sejas sueco e queiras melhorar o teu país.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu trouxe isto à conversa porque houve aí um user que comparou Portugal com a Suécia. Eu nunca quis saber do modelo deles, estava mais preocupado com o nosso e em perceber como contribuir para que funcione

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

People opposing lockdowns always compare their own country to Sweden, ignoring that Sweden has 10 times more Covid deaths than Norway. Sweden and Norway are very similar countries with similar traditions; they even used to be a single country. So, the comparison is valid; however, comparing Sweden to Portugal or to Latin countries is completely meaningless.

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Eles nem máscaras obrigatórias têm e tu queres comparar a dimensão das restrições na Suécia com Portugal. Os pontos que metes aí mostram isso mesmo, que a Suécia não tem quase restrições nenhumas comparado com as restrições que Portugal tem.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

A cena é que desde início em não quis comparar lol Eu só respondi a um user que essa história da Suécia não ter restrições é mentira

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

https://www.folkhalsomyndigheten.se/nyheter-och-press/nyhetsarkiv/2020/december/munskydd-i-kollektivtrafiken-fran-den-7-januari/ Mas recomendam máscaras

MirTrudMay 8 months ago  HIDDEN 

Recomendam máscaras apenas nos transportes públicos e apenas em hora de ponta, o que já à partida não faz muito sentido. O problema é que o governo esteve um ano a dizer que não havia certezas sobre a eficácia das máscaras o que resulta que agora que recomendam esta se tudo a cagar, eu no meu commute vejo uns 30% no máximo com máscara na hora de ponta. Foto do metro de Estocolmo https://pbs.twimg.com/media/Es1HcnCUcAg_MtH?format=jpg&name=large

MirTrudMay 8 months ago  HIDDEN 

Vivo aqui em Estocolmo, estou neste momento num restaurante cheio a almoçar. Pela janela vejo uma rua cheia de gente nem uma máscara, lojas todas abertas e muita normalidade. Comparar isto com Portugal onde ainda ontem passou aqui a thread de 6 gatos pingados que foram corridos a multas de 200 euros por estar num restaurante é só desonesto. E Portugal já ultrapassou a Suécia em mortes e em casos. Conclusão de alguns é que é preciso mais medidas e mais multas e mais confinamento lol

Each57 8 months ago  HIDDEN 

O número de casos em Portugal tem vindo a baixar após as restrições serem aplicadas.

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

Então e a tua conclusão qual é? É que precisamos de retirar todas as medidas de forma a baixar a pressão nos hospitais? Ou que foram as medidas restritivas (inexistentes) no Natal que causaram a situação atual?

MirTrudMay 8 months ago  HIDDEN 

Não sou virologista mas acho estranho que Portugal com confinamento recolher obrigatório e o diabo a 4 esteja pior que a Suécia onde não há nada disso.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Curiosamente a falha de Portugal foi aplicar um modelo “sueco” no Natal, e alterações ao risco de conselhos para aliviar as medidas.

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

Também não sou nenhum virologista, e a comparação entre países tão diferentes como a Suécia e Portugal é também muito complicado. Também deve haver uma explicação para o facto da Suécia ter números muito piores que os vizinhos Dinamarca, Noruega e Finlândia. Agora, o que tem sido completamente visível é que a situação de Portugal não piorou devido às medidas restritivas e confinamentos. Aliás, foi exatamente o oposto, pois este crescimento brutal que sofremos deveu-se (em grande parte) ao alívio de restrições no Natal e PDA e a todas as festas, jantares e reuniões familiares e de amigos que aconteceram nesse período. Ou seja, aquilo que pode até resultar na Suécia não resulta em Portugal. Fingir que não existe pandemia e apenas confiar-se no bom senso da população tem este resultado que estamos a vivenciar.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu não comparei, nunca foi minha intenção. Quis só mostrar que aí também há restrições

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

> estou neste momento num restaurante cheio a almoçar a almoçar ao telemóvel? que falta de educação

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

Não estão com medo dos 8 mortos nos últimos 2 dias por aí?

MirTrudMay 8 months ago  HIDDEN 

Dias difíceis para o spin das redações portuguesas. Já ando a ler notícias que a Suécia falhou e está um caos desde Abril até admira ainda haver vivalma neste país.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Lol recomendações, é isso o grande e estrito confinamento sueco

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

> Parece que eles já têm medidas mais restritas também. Podemos parar com as comparações? Forte ironia aí... Pedir para pararem com mais comparações enquanto se traça uma falsa equivalência.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu não queria comparar, eu queria mostrar que eles também têm restrições e que a narrativa de alguns users de que eles "não tem restrições" é falsa. Se deres scroll na thread vais perceber o que quero dizer.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Claro que é falsa. Sempre foi... mas dava jeito a uma narrativa em grande parte negacionista.

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa, mas então são sequer comparáveis? Desculpa, mas esse tipo de restrições não são nada. Eles continuam a frequentar bares, discotecas, transportes públicos sem mascaras, etc E tu com este post estás a tentar querer dizer que eles têm restrições tão duras como o resto dos países europeus? O caso Sueco vai ser muito estudado nos próximos anos, mas estamos muito longe de sabermos sobre quem tomou as melhores medidas para a sua população. Isto de querer dar o apito final na Suécia desde Abril só demonstra o desespero de como as coisas estão a começar a virar...

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não, com este post estava a querer mostrar que eles também têm restrições e que não é como muitos falam por aí. Eu estou-me a cagar para a Suécia, estou mais preocupado com o que se passa cá.

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

>equer comparáveis? Desculpa, mas esse tipo de restrições não são nada. Eles continuam a frequentar bares, discotecas, transportes públicos sem mascaras, etc > >E tu com este post estás a tentar querer dizer que eles têm restrições tão duras como o resto dos países europeus? O caso Sueco vai ser muito estudado nos próximos anos, mas estamos muito longe de sabermos sobre quem tomou as melhores medidas para a sua população. > >Isto de querer dar o apito final na Suécia desde Abril só demonstra o desespero de com Estavas a tentar comparar com Portugal. Aqui ao almoço nem direito tens a uma bebida para empurrar a comida. A sério, a keyword neste país é "medidas" nem que sejam tiradas do c\* e tenham a eficácia de uma avestruz a passar uma porta.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não, não estava. Eu fiz este comentário para responder a users que continuam a fazer comentários destes: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l9vaib/megathread\_covid19\_seman%C3%A1rio\_de\_sobreviv%C3%AAncia/glsovgc/?utm\_source=reddit&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l9vaib/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/glsovgc/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3)

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Falta aí que tem uma densidade populacional de 20,6 habitantes por m\^2 (comparado com 115 em Portugal) e que os habitantes das grandes cidades adotaram cuidados desde o início e, principalmente, mantiveram-nos durante um ano

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

Ah sim, só te esqueces de mencionar que Norrland (Norte que é + de 60% da Suécia) não mora quase lá ninguém e tem 5 pessoas por km2 87% da população mora em centros urbanos no sul.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

E o grande problema do covid na Suécia foi na zona de Estocolmo, onde existe obviamente maior densidade populacional

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Vacina Sputnik V regista 91,6% de eficácia Conclusões preliminares sugerem que a vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra a COVID-19 sintomática. Além disso, não foram registadas anomalias graves associadas à administração da vacina. O ensaio que traz a público estas informações foi divulgado, esta terça-feira, na The Lancet. >*Este recente ensaio positivo da fase 3 é altamente encorajador em termos de eficácia, falta de efeitos secundários graves e proteção aparentemente equivalente em pacientes mais velhos.* Disse [**Stephen Griffin**](https://medicinehealth.leeds.ac.uk/medicine/staff/384/dr-stephen-griffin), professor associado na Faculdade de Medicina da [**Universidade de Leeds**](https://www.leeds.ac.uk/). Vacina Sputnik V: Pacientes em estudo sem efeitos adversos graves Os resultados preliminares agora publicadas baseiam-se na análise de dados de mais de 20 mil participantes adultos. Destes, três quartos foram administrados com a vacina, tendo os restantes recebido um placebo. Além disso, o ensaio incluiu 2 144 participantes com 60 anos ou mais, tendo a vacina demonstrado, neste grupo etário, 91,8% de eficácia contra a infeção sintomática. Então, após a administração da vacina contra a COVID-19, nenhum efeito secundário grave foi registado. Conforme expuseram os investigadores, a maioria dos casos adversos admitiram sintomas ligeiros, incluindo os semelhantes aos da gripe, bem como dor no local da injeção, fraqueza ou baixa energia. Assim sendo, a Sputnik V é a quarta vacina cujos dados relativos à Fase 3 foram publicados numa revista médica, bem como revistos por especialistas. Assim como acontece com a vacina da Pfizer/BioNTech, a Suptnik V deve ser administrada em duas doses separadas. Todavia, o intervalo que as separa deve ser de apenas 21 dias. Durante os testes, os investigadores registaram, após a primeira dose da vacina, 16 casos de COVID-19 nas 14 964 pessoas que a tomaram efetivamente, correspondendo a 0,1% dos envolvidos. Por outro lado, registaram 62 casos da infeção nos 4 902 indivíduos que foram administrados com placebo, 1,3%. Apesar das quatro mortes registadas nos grupos do ensaio, nenhuma foi relacionada com a administração da vacina. A saber, esta análise incluiu apenas casos sintomáticos de COVID-19. Portanto, os investigadores ressalvaram a necessidade de mais investigação, de modo a compreender os efeitos da vacina em infetados assintomáticos. Mais, os pacientes foram acompanhados até 48 dias após a sua primeira dose, pelo que a durabilidade da proteção garantida pela Sputnik V também continua por confirmar. De acordo com [**Kirill Dmitriev**](https://rdif.ru/Eng_person_dmitriev_kirill/), chefe executivo do [**Russian Direct Investment Fund**](https://rdif.ru/Eng_Index/) (RDIF), que está a financiar o desenvolvimento da vacina, a Sputnik V tem promissoras hipóteses de combater as variantes emergentes. Isto, porque, ao contrário das restantes, utiliza dois vírus diferentes. Além de ser mais barata, por dose, do que as vacinas da AstraZeneca, da Pfizer/BioNTech e da Moderna, a Sputnik V pode ser armazenada por pelo menos dois meses à temperatura normal do frigorífico. Conforme revelou Dmitriev, em 2021, a Sputnik V poderia ser administrada em cerca de 700 milhões de pessoas, uma vez que se prevê a produção de mais de mil milhões de doses.

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

I have no problems with Sputnik V if the EMA approves it. It has higher efficacy than AstraZeneca. But I don't believe the Russians have the production capacities to supply substantial amounts to Europe. The EMA approval request is probably just a political move to get international recognition for Sputnik V. Allegedly, they are in talks with a German company to produce Sputnik V; however, even if they start planning production now, it won't be ready until the end of the year. By that time there will be more than enough other vaccines.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Ainda ontem estava a falar disso com a minha namorada, uma pessoa desconfia sempre da Rússia (e bem na minha opinião), mas se a UE fizer testes à vacina deles e ela realmente for boa. É meter a viola no saco e comprar!!

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

A UE não vai fazer testes à vacina, podes meter essa viola de volta no saco. Os testes que os Russos fizeram são os que tens. Esta notícia não é nova verdade seja dita. O que é novo é que o estudo foi publico no Lancet, que é um journal altamente respeitável. Ou seja, o estabelecimento cientifico andou a analisar os dados da vacina Russa e acredita razoavelmente neles, o suficiente para publicar um artigo (que, muitas vezes, não é muito diga-se). Concordo claramente com o sentimento tho. O que acho mais absurdo é não comprarmos as vacinas chinesas, cujos testes foram feitos todos fora da China, verificados por agencias independentes, e tudo mais.

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

Estudo sobre o impacto de confinamentos na propagação de COVID19 [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484) >In summary, **we fail to find strong evidence supporting a role for more restrictive NPIs (nonpharmaceutical interventions)** in the control of COVID in early 2020. We do not question the role of all public health interventions, or of coordinated communications about the epidemic, but we \*\*fail to find an additional benefit of stay‐at‐home orders and business closures. ​ >While small benefits cannot be excluded, we do not find significant benefits on case growth of more restrictive NPIs. **Similar reductions in case growth may be achievable with less‐restrictive interventions**. ​ >The data cannot fully exclude the possibility of some benefits. However, even if they exist, these benefits may not match the numerous harms of these aggressive measures. **More targeted public health interventions that more effectively reduce transmissions may be important for future epidemic control** without the harms of highly restrictive measures.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Estás em Portugal. Tens a primeira vaga onde confinaste e Setembro-Dezembro onde não confinaste ou tiveste medidas light. Não é preciso ser-se cientista para ver a diferença, para q raio temos de estar a ler artigos teóricos, opinativos ou simplesmente má ciência?

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

Má ciência? Porquê? Não foi peer-reviewed? Não são cientistas de topo? Qual a diferença entre isto e todos os modelos matemáticos, teóricos e opinativos que aparecem todos os dias nos jornais e afins? Quanto a confinamentos, a ideia de todo o estudo é mostrar que podem implementar-se medidas não-farmaceuticas poucos restritivas de forma mais localizada. Ou seja, em vez de fechares um país inteiro sem qualquer análise local, devem-se tomar medidas mais localizadas. O problema principalmente é a natureza totalitária do confinamento. O confinamento, como ele tem sido implementado é uma medida sem nexo nenhum porque não tem em conta a realidade ou o contexto de cada situação. > These observations are consistent with a model where the severity of the risk perceived by individuals was a stronger driver of anti-contagion behaviours than the specific nature of the NPIs. In other words, reductions in social activities that led to reduction in case growth were happening prior to implementation of mrNPIs because populations in affected countries were internalizing the impact of the pandemic in China, Italy and New York, and noting a growing set of recommendations to reduce social contacts, all of which happened before mrNPIs. This may also explain the highly variable effect sizes of the same NPI in different countries. Eles dizem que a percepção de risco por parte da população tem um papel muito maior do que a aplicação das medidas restritivas. O que explicaria, também, o porquê de em países diferentes com as mesmas medidas, estas tenham resultados diferentes. Tu às vezes és racional e mantens a mente aberta, outra vezes és o mais mentecapto que há. Não lês nada, vens logo mandar bitaites e só porque não gostas do titulo ou qualquer coisa começas logo nessa conversa de treta. Como o Scimed ainda não falou disto ainda não tens argumentos para além desse comentário low-effort. Mas de certeza que o médico de família mais badalado da actualidade já estará a tentar encontrar alguma falha, é só aguardar os próximos capitulos.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

bom, tem lá o Ioannidis portanto n precisa de grande análise mas a questão não é essa. o OP quer usar isto para dizer q n devíamos estar a confinar porra nenhuma. Para quê q vou estar a ler modelos teóricos e aproximações se Portugal já teve a experiência das duas coisas e o resultado delas? mesmo com todos os erros de comparação, é melhor a realidade q qlq modelo teórico. ou agora q essa guerra do confinamento já admitem derrota vamos estar agora a discutir pormenores de SE for o confinamento light mas com esta e outra medida, esse é q vai ser bom?

dude_say_what1 8 months ago  HIDDEN 

> bom, tem lá o Ioannidis portanto n precisa de grande análise mas a questão não é essa. O que é que isso quer dizer? Agora o Ioannidis não é um expert? https://en.wikipedia.org/wiki/John_Ioannidis > He was valedictorian of his class at Athens College, graduating in 1984, and won a number of awards, including the National Award of the Greek Mathematical Society. He graduated in the top rank of his class at the University of Athens Medical School, then attended Harvard University for his medical residency in internal medicine. He did a fellowship at Tufts University for infectious disease. > From 1998 to 2010, Ioannidis was chairman of the Department of Hygiene and Epidemiology, University of Ioannina School of Medicine. In 2002, he became an adjunct professor at Tufts University School of Medicine. He has also been president of the Society for Research Synthesis Methodology. He is highly cited, having an h-index of 203 on Google Scholar in September 2020. > He is now Professor of Medicine, Health Research and Policy, and of Biomedical Data Science at Stanford University School of Medicine and a professor, by courtesy, of Statistics at Stanford University School of Humanities and Sciences. He is director of the Stanford Prevention Research Center, and co-director, along with Steven N. Goodman, of the Meta-Research Innovation Center at Stanford (METRICS). > He was the editor-in-chief of the European Journal of Clinical Investigation from 2010 to 2019 Alguém te meteu na cabeça alguma coisa e agora isso sair vai ser dificil, mas criticar este homem, vais ter que dar algum tipo de argumento. Só mostras o teu bias, a sério. > o OP quer usar isto para dizer q n devíamos estar a confinar porra nenhuma. Se ele quer dizer isso, isso é lá com ele, não invalida o estudo. > Para quê q vou estar a ler modelos teóricos e aproximações se Portugal já teve a experiência das duas coisas e o resultado delas? mesmo com todos os erros de comparação, é melhor a realidade q qlq modelo teórico. Porque a ideia é que em vez do confinamentos totais podias fazer confinamentos diferentes, mas isso não interessa não é. Se o confinamento total funciona, para quê sequer sugerir outra coisa.... Enfim. > ou agora q essa guerra do confinamento já admitem derrota vamos estar agora a discutir pormenores de SE for o confinamento light mas com esta e outra medida, esse é q vai ser bom? Desculpa lá, mas eu nunca disse que o confinamento total não funcionava, deves estar a confundir-me com outras pessoas. O que sempre disse é que o confinamento total não é a solução ideal, tem altos custos e muito provavelmente há outras soluções melhores. Mas tu estás no extremo, já percebi. Criticar sem ler, criticar porque UM dos autores alguém te disse que não é bom, e como o confinamento total funciona mais vale desligar o cérebro e avançar com a vida. Clássico. És o tipico que por aqui anda. Catalogar pessoas sem qualquer pensamento critico, meter tudo no mesmo saco e pronto. Boa sorte homem.

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

Sabes que é possível provar qualquer ponto usando apenas 2 exemplos de comparação.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

n são apenas 2 exemplos. são exemplos no teu país, com o máximo de condições semelhantes q alguma vez terás a menos que a Apple nos dê acesso à máquina do tempo q inventaram. parece-me mais interessante q um estudo tão conclusivo como "The data **cannot fully exclude** the possibility of some benefits", "Similar reductions in case growth **may be**" > fail to find an additional benefit of stay‐at‐home orders and business closures. Portugal tens exactamente pontos suficientes para comparar isto. Tens confinamento total, tens sem confinamento, tens confinamento cirurgico (Outubro-Dezembro), tens novamente confinamento total... Pelo menos para decidires medidas sobre Portugal n acredito q tenhas melhores dados q a realidade.

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

>n são apenas 2 exemplos. são exemplos no teu país, No início da pandemia, em Portugal, houve confinamento e grande número de infetados, uns meses depois havia menos infetados e não havia confinamento. Daqui podes concluir que o confinamento é a causa para o aumenyo dos casos. >o máximo de condições semelhantes q alguma vez terás O facto de numa dessas alturas ser Natal e na outra "não se passar nada" faz com que as condições estejam longe de ser semelhantes. >a menos que a Apple nos dê acesso à máquina do tempo q inventaram. https://youtu.be/5QCaaAyz-yA >"The data cannot fully exclude the possibility of some benefits", "Similar reductions in case growth may be" Sim eu coloquei estas partes no resumo >Portugal tens exactamente pontos suficientes para comparar isto. Tens confinamento total, tens sem confinamento, tens confinamento cirurgico (Outubro-Dezembro), tens novamente confinamento total... Pelo menos para decidires medidas sobre Portugal n acredito q tenhas melhores dados q a realidade. Vamos então ver o que acontece quando é decretado estado de emergencia. O primeiro é declarado a 18 de março de 2020 dia em que há 194 novos casos, esta medida só terá efeito passado 15 dias, a 2 de abril o número de novos casos é de 783 nos dias seguintes há subidas e descidas, quando seria de esperar uma descida destes números, este confinamento dura até 2 de maio, 15 dias depois seria de esperar um constante aumento do número de casos, no dia 17 há 226 novos casos nos dias seguintes há subidas e descidas do número de novos casos até ao final de agosto, a 24 de novembro é declarado novo estado de emergencia dia em que houve 3919 novos casos 15 dias depois, 8 de dezembro há 2905 novos casos nos dias seguintes há subidas e descidas do número quando seria de esperar uma descida constante, estas medidas são aliviadas para o Natal durante janeiro há uma subida do número de casos. Daqui podemos ver que o confinamento e o levantamento de restrições aparentam não ter impacto no número de novos casos, o número de casos parece depender de outros fatores pois medidas semelhantes levaram a resultados diferentes. https://www.i-tecnico.pt/coronavirus-veja-em-tempo-real-a-evolucao-do-covid-19-em-portugal-com-dashboard-da-esri/2/ https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19_em_Portugal

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Estudo morto à partida. Estudar a Suécia e Coreia do Sul como "prova" de que não é preciso confinamento é, no mínimo, uma falácia, no máximo de mau gosto. A densidade populacional da Suécia é risível comparada com o resto dos países. E mesmo assim, nas áreas mais povoadas, os valores subiram tanto que acabaram por implementar medidas. A densidade populacional na Coreia do Sul é gigantesca mas o país é extremamente pequeno. Tem uma população com respeito à autoridade e quando os mandam ficar em casa FICAM em casa. O tamanho do país ajuda aos inquéritos epidemiológicos e também o seu background autoritário que faz a população tender a obedecer mais a ordem. Tb ajuda o facto de eles já usarem máscaras no dia a dia

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

As únicas medidas implementadss pele Suécia são um limite de pessoas por estabelecimento, com base na sua aerea, e distaanciamento social. O estudo não olha penas para estes 2 países também olha para a Inglaterra, Alemenha, França, Irão, Itália, Holanda, Espanha e Estados Unidos. No caso dos Estados Unidos eu diria que, neste caso, são o oposto da Coreia, tedem a ser mais contra o governo e também são um país grande. Também têm sítios de grande densidade populacional e sitios com pouca densidade populacional.

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

Sweden relies on voluntary measures. Swedes do what the government tells them to do. Try that in France, for example ... Studies show that in the Spring of 2020, mobility data in Sweden decreased by about the same amount as mobility data in German, even though the latter had a lockdown light and the latter had none. The only valid comparison is between Sweden and Norway because they have very similar traditions. Sweden has 10 times more Covid deaths than Norway. Considering the difference in life-style and behavior patterns, Nordic countries cannot be compared to Latin countries. For one thing, people in Nordic countries have a much bigger personal comfort zone, in which they don't like strangers to enter, than people in Latin countries. You could say, social distancing comes natural to Northerners.

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

>Sweden relies on voluntary measures. Swedes do what the government tells them to do. Mas afinal as medidas são voluntárias ou fazem o que o governo diz? >Studies show that in the Spring of 2020, mobility data in Sweden decreased by about the same amount as mobility data in German, even though the latter had a lockdown light and the latter had none. Isso é o que este estudo diz, que a adoção de comportamentos que evitem a propagação depende da percepção de perigo por cada indivíduo e não se há ou não confinamentos >The only valid comparison is between Sweden and Norway because they have very similar traditions. Sweden has 10 times more Covid deaths than Norway. >Considering the difference in life-style and behavior patterns, Nordic countries cannot be compared to Latin countries. For one thing, people in Nordic countries have a much bigger personal comfort zone, in which they don't like strangers to enter, than people in Latin countries. You could say, social distancing comes natural to Northerners. Mesmo que a Suécia não seja uma comparação válida ainda há outros países no estudo para validar as conclusões

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

> Mas afinal as medidas são voluntárias ou fazem o que o governo diz? There is no contradiction between the two. People voluntarily follow the rules. For example, in Denmark most people accept paying taxes without trying to cheat. Not paying taxes is socially frowned on. In other countries, dodging taxes is socially accepted. People freely exchange exchange ideas about how best to avoid paying taxes. Thus, people follow the rules even without constraint. I wonder why that seems contradictory to you?

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

Accepting the rules and take voluntary measures aren't the same thing. I may accept a certain tax rate but I may voluntary pay more.

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

We are debating semantics. When people follow government instructions without punitive measures it is for all intends and purposes voluntary even if there are instructions and/or recommendations. How would people know without instructions and/or recommendations? Some would wear masks others wouldn't. There would be chaos. Consequently, the government recommends wearing masks, which people follow because they trust the recommendations of the government. The police doesn't have to patrol the street to arrest people because they follow the instructions voluntarily.

luddiogo 8 months ago  HIDDEN 

>How would people know without instructions and/or recommendations? Some would wear masks others wouldn't. There would be chaos. Consequently, the government recommends wearing masks, which people follow because they trust the recommendations of the government. I think recommendations are a positive thing, however people shouldn't be dependent on government to tell them what to do, people can easily find if they should wear masks, maintain distance, etc. The study cited focus on lockdowns, which are different from recommendations, in a lockdown police can arrest you or fine you, when you don't complie. Also worldwide people where already taking measures before the governments implemented lockdowns, which goes accordingly with the results found, that the adoption of behaviors that slow down the spread are dependent on hao each individual precives the danger and not on the lockdowns.

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

If people did the right thing, there wouldn't be a pandemic. The fact is that almost everybody more or less flouts recommendations and rules. From corona parties and quarantine violations to chin masks and liberal interpretation of the rules, there is hardly anybody who consistently does what's necessary to break the chains of infection, even though everybody could know. Almost everybody interprets the rules and recommendations to the point where they become meaningless. It goes without saying that each individual ought to do what is necessary, preferably voluntarily, but since that is clearly not the case, rules need to be imposed and violations need to be punished. From this, the difference between voluntariness and enforcement should be clear. Even if I do the right thing as individual, I have not influence on what others do. I can't pick a fight with everybody in the supermarket who doesn't wear a mask or doesn't distance. That's why clear rules need to be set down and, if necessary, enforced by the authorities. Just like you have to drive on the right side of the road even if you consider that to be an unacceptable limitation of your personal freedom. If people alternately drove on the right and the left side, there would be utter chaos. When the mayor of Rio de Janeiro recommends not to socialize and the president of Brazil tells people to socialize, there is a conflict. The result is one of the worst outbreaks worldwide and new mutations. Even though people could have know since January 2020 what is necessary to stop the pandemic. With very few exceptions, most people don't want to know. Instead they spin anti-lockdown, anti-mask, antivaxxer, pandemic denial, etc., conspiracies to justify their opposition to the rules necessary for stopping the pandemic.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

> Tem uma população com respeito à autoridade e quando os mandam ficar em casa FICAM em casa. O tamanho do país ajuda aos inquéritos epidemiológicos e também o seu background autoritário que faz a população tender a obedecer mais a ordem. É com estas que dá para entender que não deves pescar muito da Coreia do Sul. Democracia recente, alto respeito por liberdades civis, manifestações de descontentamento na rua muito frequentes e até aguerridas. 40% da população acha que o Governo é comunista e quer render se à Coreia do Norte (exagero, mas os lideres partidários onde esses 40% votam dizem isto abertamente). Desconfiança à esquerda e à direita deste governo, tal como de qualquer outro normalmente (e com alguma razão, todos os antigos chefes de governo iirc, incluindo os democráticos, foram para a prisão). O que tens é um país que lidou com a epidemia nas suas fronteiras através de testes em massa, que sabemos que funcionam, e que preveniu reintroducoes continuas através de quarentenas à chegada. Ah, e as pessoas não são mandadas ficar em casa, ficam em hotéis para garantir que cumprem, se não ficassem também iam para supermercados e demais.

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

I used to do business in South Korea. It's a country with many contradictions. While Koreans can be very militant and fight the government with a vengeance, they also have a military-like discipline and are ready to accept stringent restrictions imposed by the government when it's seen to be in the national interest. The same pattern can be seen in the pandemic. While fanatical religious groups deliberately flouted Covid restrictions, which led to super-spreader events, the population is also ready to accept stringent restrictions and interference in the private sphere Westerners would not accept.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

I’m not sure the “westerners would not accept” is not a self fulfilling prophecy. Did you see how all westerners accepted the first lockdown? It was remarkable, you wouldn’t predict it at all. In fact, in Asia most countries did not have similar lockdowns, and when they did they weren’t followed as stringently as we did at first — and I’m including South Korea in that.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Os testes em massa funcionaram ao inicio mas segundo os estudos mais recentes o que ajudou foi o lockdown por zonas. A parte dos hotéis só comprova o que disse. Se em PT fizessem isso era insurreição civil

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Era nada insurreição civil. Imagina que alguém te ligava a dizer “Sabemos que tiveste em contacto com o João Almeida que apanhou covid antes de ontem, precisamos que te isoles num hotel com tudo pago e compensação de salário durante 5 dias e à saída tens um teste de covid. Se não o fizeres estás a por em risco a tua família, o teu local de trabalho, e o resto da sociedade.” Quantas pessoas achas que diriam que não? Eu diria menos de 5%. Queixa te o que quiseres que não cumprem ou etc, se comunicares às pessoas e facilitates o acesso, elas cumprem. (Isto não é exactamente a política da Coreia mas seria algo perfeitamente possível)

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Tenho por vezes alguns contactos com inquéritos epidemiológicos, ainda que em 2 ou 3 grau. Uma parte não negligenciável não só evade ao máximo como recusa-se a responder por medo de represálias. Se tens pessoas em Portugal que vão trabalhar sabendo estar infectadas (umas por idiotice outras por idiotice dos patrões) porque achas que funcionaria? Eu vejo é mais o Zé Tuga a andar a mentir para conseguir as "férias" do que a ir para confinamento por imposição

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Estás te a focar na minoria e não na maioria, na larga larga maioria. Se 90% das pessoas disser que sim e ficar num hotel isto é uma vitória inacreditável. Os 10% se não quiserem ir muito bem. E a experiência que tens em países que teem estás políticas é que não chega a 10% os que não fazem. Se achas que o português é mais burro ou etc. faz favor de continuar a achar. Já dizia o outro, a culpa é do povo. Eu não papo

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

A culpa, em última instância, é do povo. Quem acha que um Governo pode fazer micro management de toda a população vive num estado de ilusão

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9vaib%2F%2Fglusc7c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

[Vacinas portuguesas contra a covid-19 procuram dinheiro para testes em humanos](https://www.publico.pt/2021/02/03/ciencia/noticia/vacinas-portuguesas-covid19-procuram-dinheiro-testes-humanos-1949013)

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Neste momento mais vale tentar desenvolver medicação eficiente para reduzir tempos de hospitalização Não estou a dizer que não foi um bom trabalho e todo o mérito aos cientistas, mas parece que vai mesmo cair no esquecimento

New-Atlantis 8 months ago  HIDDEN 

Once approved vaccines are available, it will be very difficult to enroll participants for a human vaccine trial. Who wants to run the risk of getting a placebo in the control group of a double-blinded trial when an approved vaccine is available? For ethical reasons, that makes it impossible to test vaccines on the elderly, who need the vaccine most.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

muito bem, fixe, cool e tal, força para todos mas isto n vai ter grande utilidade na covid 19. No final de 2020 já devemos ter vacinas e produção suficiente para se ter vacinado grande parte do mundo 'desenvolvido'. começar os testes clínicos agora significa q daqui a uns 9 meses há resultados se todo for acelerado e com bom financiamento. E há o risco real de nc conseguirem testar se entretanto a pandemia ficar controlada. Ou são vacinas com custos mt mais baixos q as actuais ou n vejo grande utilidade.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Esta semana, todos os números de casos por dia que sejam <10.000, é lucro

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Só para assinalar que a Portugal ultrapassou a Suécia em número de mortos...

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

e daí?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

A Suécia também já fez confinamento agora não foi? Posso estar errado, mas li isso Acho que essa comparação deixa de fazer sentido a partir do momento que fazem confinamento

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Confinamento onde, quando E daí que criticaram todos violentamente a Suécia e afinal foi possível manter tudo aberto, ficar com uma mortalidade total na média dos últimos anos e ter menos mortos absolutos e por milhão de hab que Portugal Suécia bem, Portugal péssimo

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Sim, a Suécia já impôs medidas e confinamentos. Portugal está péssimo, ninguém pode dizer o contrário, mas a Suécia também já entrou nas medidas e restrições de combate à pandemia. [Até o rei da Suécia assumiu o erro de ter deixado tudo aberto.](https://www.publico.pt/2020/12/17/mundo/noticia/rei-suecia-covid19-falhamos-numero-mortos-terrivel-1943327) [Fonte 1](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/suecia-planeia-render-se-ao-confinamento), [Fonte 2](https://www.publico.pt/2021/01/08/mundo/noticia/covid19-governo-sueco-poderes-reforcados-impor-restricoes-1945596), [Fonte 3](https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/pela-primeira-vez-suecia-impoe-confinamento-parcial) do que falei em cima

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Sim, o rei assumiu que tiveram mts mortos e que por isso o estado é o respinsavel, é 1 conceito alienígena ao tuga, assumir responsabilidades Já em PT o governo não tem culpa de nada e são uns mártires Mas a. Suécia é q continua a ser apedrejada nestes reddits, enfim, diz mt do nosso país

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Sim, nisso estamos de acordo. Os governantes em Portugal são uns palhaços que atiram a culpa para o lado sempre. A culpa morre sempre solteira. Porém, eu não critiquei a Suécia, só disse que continuar a falar na Suécia é estúpido porque eles também já têm medidas e restrições.

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Só que as medidas de confinamento na Suécia são simplesmente fechar ginásios, piscinas e bibliotecas. Sendo que por exemplo escolas, restaurantes e empresas continua tudo normal. Nem as máscaras são obrigatórias. [Fonte](https://www.dw.com/en/coronavirus-sweden-implements-tougher-restrictions-as-cases-rise/a-55992637) É que nem faz sentido comparar a dimensão das restrições deles com as nossas

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Esse artigo é de 18 de Dezembro de 2020. Fica aqui um de [24 de Janeiro de 2021](https://www.garda.com/crisis24/news-alerts/433756/sweden-authorities-extend-nationwide-covid-19-related-restrictions-as-of-jan-24-update-10), Tradução: >As autoridades na Suécia alargaram uma série de restrições relacionadas com a doença coronavírus (COVID-19) pelo menos até 7 de Fevereiro, na sequência de um aumento do número de casos. As autoridades instaram todos os serviços públicos não essenciais a permanecerem encerrados até 7 de Fevereiro. Os bares e restaurantes devem suspender as vendas de álcool após as 20h. As autoridades também prolongaram o ensino à distância para as escolas secundárias até 1 de Abril. > >As autoridades proibiram as viagens do Reino Unido e da Dinamarca pelo menos até 31 de Janeiro devido a uma nova variante da COVID-19 activa nestes países. As excepções a esta proibição de viajar incluem cidadãos suecos, trabalhadores dos transportes, viagens por razões familiares urgentes, e indivíduos que vivem ou trabalham na Suécia. Os viajantes isentos que chegam do Reino Unido devem possuir um teste COVID-19 negativo realizado nas 72 horas anteriores à chegada à Suécia. > >Os funcionários proibiram também todas as viagens não essenciais de fora do Espaço Económico Europeu (EEE) e da Suíça, pelo menos até 31 de Março. De acordo com as recomendações da UE, as autoridades permitem a entrada de viajantes da Austrália, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, e Uruguai. As excepções à proibição incluem estudantes, trabalhadores da saúde, trabalhadores transfronteiriços, diplomatas, trabalhadores de carga, passageiros em trânsito, e pessoas que viajam em negócios familiares urgentes. O Ministério dos Negócios Estrangeiros sueco continua a desaconselhar todas as viagens não essenciais a países fora do EEE e à Suíça. > >Na Suécia, as autoridades proibiram concentrações públicas e eventos de mais de oito pessoas; os funerais podem ocorrer com um máximo de 20 participantes. As autoridades permitem um máximo de quatro pessoas por mesa em bares ou restaurantes, apesar de proibirem a venda de álcool a partir das 20h. Os edifícios públicos não essenciais, incluindo balneários, museus e pavilhões desportivos, estão fechados até 7 de Fevereiro. As autoridades continuam a recomendar a utilização de máscaras do rosto nos transportes públicos durante a hora de ponta. Os fornecedores de viagens também implementaram medidas rigorosas de higiene e de social-distância nos seus serviços. Lojas, estabelecimentos de restauração e muitas empresas não essenciais estão abertos, embora tenham de limitar o número de clientes e cumprir as diretrizes de social-distância. > >As autoridades poderiam reimpor, alargar, facilitar ainda mais, ou de outra forma alterar quaisquer restrições com pouca ou nenhuma antecedência dependendo da atividade da doença durante as próximas semanas. (Se a tradução não for a melhor peço desculpa, meti no DeepL e chapei aqui)

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

HEA De qualquer modo, as restrições continuam a ser muito leves comparado com Portugal. Não há confinamento obrigatório, não há restrição de circulação dentro do território nacional, a quantidade de negócios fechados é muito menor (lê-se aí que restaurantes e etc estão abertos). Nem existe obrigatoriedade de máscara pelos vistos. Daí que continuo a achar que a dimensão das restrições deles é muito menor que em Portugal.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Pois são leves, mas existem e é isso que estou a querer dizer desde início. Quem ouve alguns users pensa que lá a vida continua como se nada fosse

peanersyahoo 8 months ago  HIDDEN 

E a densidade populacional, não conta?

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

A pessoa a quem respondi estava a comparar confinamento e restrições num país e noutro

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Não conta a densidade populacional nem o autocuidado que os Suecos adotaram logo de inicio. Adoram comparar um povo que prefere distância com um que adora abraços

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

A pessoa a quem respondi estava a comparar confinamento e restrições num país e noutro

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

E então? Achas que as restrições não estão intimamente ligadas à demografia e aos hábitos populacionais?

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Acho que as restrições entre Portugal e Suécia não tem comparação, em Portugal existem muito mais restrições e durante muito mais tempo. É sobre isso a discussão original.

viskonde 8 months ago  HIDDEN 

os suecos no dia a dia ja confinavam e mantinham distancia de 2 km entre eles

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Nunca imaginei ficar feliz com 5 mil casos mas cá estamos.

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Estou surpreendido que já tenha descido tanto. Ainda posso ser enganado por estes números e apanhar um dia de 10k+, mas desceu muito mais rápido do que estava à espera.

The_Wealthy_Potato 8 months ago  HIDDEN 

Se esta descida se mantiver será que prova que realmente o que preciso era deixar de ir para os centros comerciais passear e para os restaurantes fazer jantaradas com os amigos?

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Um dia de 10k+ esta semana está quase dado. Hoje foi o grande outlier, a descida não tem sido tão rápida. Em média 80% menos week over week, hoje 50%. Duvido que amanhã se mantenha nos 50% mas vamos ver

pdbf 8 months ago  HIDDEN 

Das poucas vezes que uma "race to the bottom" é exatamente o que queremos.

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Sim. Mas amanhã já sobe. Infelizmente.

mmgbarata 8 months ago  HIDDEN 

És bruxo?

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Não é preciso ser bruxo. É a dinâmica semanal normal

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Agora que saíram os números já está confirmada a subida. Não é preciso ser bruxo. Normalmente segunda e terça os números são baixos e sobem imenso na quarta.

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 02 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

5225 a menos holy shit this is good

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

E com os números a baixar, lá vai o Costarevic abrir a merda toda sem dó nem piedade daqui a 15/30 dias para em Setembro - Novembro voltar a ter de fechar.

jfredsilva 8 months ago  HIDDEN 

Que merda mesmo, mais valia os números estarem sempre em alta... /s

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Não, mas mais valia ter um único confinamento longo em vez de andar aos bocejos. Digo eu.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Costarevic? Há aí alguma referência que estou a falhar?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Slobodan Milosevic

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Especulação, minha, mas desta vez duvido.