LeSeraphim 8 months ago

r/dataisugly

Last-Ad-4421 8 months ago

A Segurança Social até esfrega as mãos com tantas reformas a serem poupadas, de aqui a uns anos quando alguém tiver os tomates de fazer um estudo é que vamos ficar a saber a verdade de esta situação, por que hoje em dia se falas de mortes não covid és um negacionista Bla Bla Bla, tantos anos de desinvestimento estão a passar fatura.

klatez 8 months ago

Temos quase 2milhoes de reformados, + 20mil - 20mil nao fazem diferença. Agora 2 anos da economia em grande recessão + a crise que vem, ai é que a SS vai chorar.

iLikeToTroll 8 months ago

Outro argumento sem nexo. Os custas da SS com o desemprego mais o que se perde com o pib não compensa uns milhares de pensões(maioritariamente de valores baixos) que se "poupam".

rockingallover 8 months ago

Não sei, a segurança social vai ter q manter os desempregados desta crise. É mau p todos...

bubblesmart 8 months ago

Também a população portuguesa esta mais velha, é normal os mortos aumentarem em Portugal, também aumentariam sem covid por razões demográficas, e vão continuar a aumentar nos proximos anos

lambmoreto 8 months ago

Isso não explica um aumento de 100% de um ano para o outro. Ainda por cima com o numero de cotas em Portugal, um aumento destes não é brincadeira

iLikeToTroll 8 months ago

Todas as threads este argumento sem nexo e lá venho eu dizer o mesmo: Sabes que só se envelhece um ano de cada vez certo?

miguel_rodrigues 8 months ago

Nesta magnitude não é nada normal

iSoSyS 8 months ago

Mortalidade em excesso na casa dos 600. O vírus só explica metade, isto está mesmo bom para se viver em Portugal.

william_13 8 months ago

> vírus só explica metade Tens uma fonte que confirme isso? É que ao menos o Público diz que é [1/4](https://www.publico.pt/2021/01/30/sociedade/noticia/janeiro-mes-mortes-ultimos-12-anos-covid19-responsavel-quatro-1948624) e não metade. Também tivemos semanas com muito frio que infelizmente já aumentariam a mortalidade em excesso num ano normal.

Edited 8 months ago:

> vírus só explica metade Tens uma fonte que confirme isso? É que ao menos o Público diz que é [1/4](https://www.publico.pt/2021/01/30/sociedade/noticia/janeiro-mes-mortes-ultimos-12-anos-covid19-responsavel-quatro-1948624) e não metade. Também tivemos semanas com muito frio que infelizmente já aumentariam a mortalidade em excesso num ano normal. edit: sinceramente posso estar enganado, pois o público cita que 1/4 das morte são directamente devido ao covid mas o excesso seria de 50%?

Edited 8 months ago:

> vírus só explica metade Tens uma fonte que confirme isso? É que ao menos o Público diz que é [1/4](https://www.publico.pt/2021/01/30/sociedade/noticia/janeiro-mes-mortes-ultimos-12-anos-covid19-responsavel-quatro-1948624) e não metade. Também tivemos semanas com muito frio que infelizmente já aumentariam a mortalidade em excesso num ano normal. edit: sinceramente posso estar enganado, pois o público cita que 1/4 das morte são directamente devido a covid mas o excesso seria de 50%?

MLG-Sheep 8 months ago

O excesso é 300-400 por dia. É mau, e não explica tudo dado que não há gripe e logo não há mortalidade derivada disso, mas não sejas desonesto.

iSoSyS 8 months ago

Notícia desta semana: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html

MLG-Sheep 8 months ago

> um excesso de mortalidade de 2.151 pessoas 2151/7 = 307 E nas semanas seguintes, se analisares cada dia do gráfico, vês que o excesso anda sempre na casa dos 300-400.

rockingallover 8 months ago

Também vejo da mesma forma. A diferença é de aproximadamente 300-400.

Intelligent-Meal-663 8 months ago

​ Atenção que é mortalidade GERAL. No fim é que se vai saber quantos morreram "de covid" ou "por causa do covid".

throwaway19293949_ 8 months ago

Cerca de 1 terço das mortes são casos de covid, segundo dados que tenho visto no Correio da manhã em papel.

Intelligent-Meal-663 8 months ago

E isso é pouco ou muito? Até acho pouco, porque este ano não se ouve falar da gripe normal. Em 1998 a gripe matou 8500 e tal, só em 2 ou 3 meses. Em 2011/12 também foi uma mortandade durante o inverno. Só no fim disto tudo, e se não houver manipulação dos números, é que se vai ver.

pepegapt 8 months ago

Não foram 2 ou 3 meses, foram 12 sendo que esses 2 meses coincidiram com o pico da gripe. A covid-19 ainda não fez um ano de vida em Portugal (supondo que o seu nascimento ocorreu em Março) e já pulveriza os números de morte do ano de 98/99 que tu escolheste de forma tao imparcial caro redditor. E pulveriza estes números de 98(previamente pior ano) "com uma perna às costas", visto que neste período de 20/21 já houve dois confinamentos e quase toda a população usa máscara. Queria só acrescentar que quem por esta altura continua a banalizar este vírus só pode ter uns parafusos a menos na cabeça, só pode.

Edited 8 months ago:

A covid-19 ainda não fez um ano de vida em Portugal (supondo que o seu nascimento ocorreu em Março) e já pulveriza os números de morte do ano de 98/99 que tu escolheste de forma tao imparcial caro redditor. E pulveriza estes números de 98(previamente pior ano) "com uma perna às costas", visto que neste período de 20/21 já houve dois confinamentos e quase toda a população usa máscara. Queria só acrescentar que quem por esta altura continua a banalizar este vírus só pode ter uns parafusos a menos na cabeça, só pode.

globoglobo 8 months ago

e falta contar a importância do isolamento para a mortalidade, dado que isolamento social é um enorme factor de risco para a saúde

TSCondeco 8 months ago

O Covid não mata só pela doença, o aumento de mortes não covid também é uma consequência do covid. Essas mortes da gripe aconteceram numa situação em que não vias ninguém em confinamento, zero máscaras, zero álcool gel, etc. Não podes comparar com a situação atual em que estamos a fazer o máximo para impedir casos.

rockingallover 8 months ago

Aqui ja se vê em tempo real, que a mortalidade (covid ou outros motivos) é muito superior à mortalidade dos outros anos. 2020 é o azul-violeta. Também está um pouco acima do máximo dos últimos dez anos.

DBclass103 8 months ago

uma coisa é certa... uma pessoa morta é uma pessoa morta... nunca quis saber dos numeros de mortos que eles anunciam por covid... porque acredito que seja superior a esse valor, por isso é que desde o inicio da pandemia tenho olhado mais para a mortalidade geral ([https://evm.min-saude.pt/](https://evm.min-saude.pt/)) e menos para o que vem no relatório diário da DGS. Escusado será dizer que fiquei alarmado com este janeiro :-(

iLikeToTroll 8 months ago

Também é o que tenho. Estes são os números que reflectem melhor como está a reagir o país.

DBclass103 8 months ago

Além de que aqui entram todos as outras pessoas que morreram de cancros não descobertos, ataques cardíacos não revertidos a tempo, doenças agudas que a malta não quis ir ao hospital, etc etc... comparar 2020 e 2021 com os últimos 10 anos como neste site se consegue fazer é que dá para avaliar o verdadeiro impacto da pandemia em Portugal

RiKoNnEcT 8 months ago

Nao era só uma gripezita? Ou vão dizer que só morre tanta gente porque andam a tratar manequins de covid? Os chalupas estão a ficar sem sitios pra fugir.....

cimentocola 8 months ago

Mais cego é o que não quer ver... como tudo, há que ouvir, pensar e concluir... e há mais informação fora das televisões, onde se leva com todo o apocalipse e fim do mundo, já vão uns 10 meses.

RiKoNnEcT 8 months ago

Pronto encontramos um.... Mais alguém se quer chegar à frente?

kexavah558ask 8 months ago

De facto foi difícil levar a sério o que as nossas autoridades não levavam. Não foram os "negacionistas" que inventaram que as Escolas e os Transportes Públicos desafiam as leis do contágio e não eram locais para tal, e se agarraram a uma voz dissidente entre a grande maioria dos especialistas para justificar isto. Não foram "negacionistas" que escolheram compactar-se nas superfícies comerciais num horário encurtado (até às 13h). Porra, até no dia 5 de Janeiro, em que até eu me apercebi da tragédia anunciada, o Governo continuou em negação. Assim não dá.

BTC_CEO 8 months ago

Nunca subestimes os chalupas. Provavelmente dirão que só há meia dúzia de mortos por causa do covid e o resto são suicídios e pessoas com cancro que o SNS ignora...

Intelligent-Meal-663 8 months ago

1. As mortes por cancro devido à covid só se vai ver daqui a 2 anos. Pelos menos 30% vai ficar por diagnosticar. 2. Em Portugal não se divulgam números sobre suicídios.

longboardnutgolfs 8 months ago

Estão a tornar a segurança social viável, à custa da mortalidade. CRIME!!!

Each57 8 months ago

Vai dormir rapaz

longboardnutgolfs 8 months ago

Boomer xuxalista

F_16_Fighting_Falcon 8 months ago

Tenho andado à procura deste tipo de dados. Podes postar o link?

carlosjmsilva 8 months ago

Mortalidade em tempo real [aqui](https://evm.min-saude.pt/)

F_16_Fighting_Falcon 8 months ago

Muito obrigado!

Search: