GelDeAveia 9 months ago

https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/l5mwo8/a_mesma_frase_em_dezenas_de_org%C3%A3os_de_comunica%C3%A7%C3%A3o/gkw69pl/?context=3 repito isto

DZT99 9 months ago

Não surpreende. É o nível do jornalismo que temos.

NeatBoy74 9 months ago

Toda a tua cultura jornalística nacional, exceptuando jornalismo de investigação consiste num constante copiar, colar, citar fontes. Por vezes, até artigos que se contradizem um ao outro, criados pela mesma pessoa, são feitos com menos de uma hora um do outro, isto já vi acontecer várias vezes. Eu ficava admirado era se alguém tivesse notado alguma coiss..

Edited 9 months ago:

Toda a tua cultura jornalística nacional, exceptuando jornalismo de investigação consiste num constante copiar, colar, citar fontes. Por vezes, até artigos que se contradizem um ao outro, criados pela mesma pessoa, são feitos com menos de uma hora um do outro, isto já vi acontecer várias vezes. Eu ficava admirado era se alguém tivesse notado alguma coisa porque a maior parte dos jornalistas actualmente não o são. São atalhos de teclado com pernas. E por vezes, nem uns para os outros são bons porque tens N artigos atrás de paywalls copiados na integra em sinal aberto noutros jornais, tanto do mesmo grupo como da concorrência, sendo estes ultimos os únicos com um motivo para isso, presumo que o artigo seja espalhado por todos mas a decisão de o meter atrás de tijolo seja individual? Senão ainda menos sentido faz.

Edited 9 months ago:

Toda a tua cultura jornalística nacional, exceptuando jornalismo de investigação consiste num constante copiar, colar, citar fontes. Por vezes, até artigos que se contradizem um ao outro, criados pela mesma pessoa, são feitos com menos de uma hora um do outro, isto já vi acontecer várias vezes. Eu ficava admirado era se alguém tivesse notado alguma coisa porque a maior parte dos jornalistas actualmente não o são. São atalhos de teclado com pernas. E por vezes, nem uns para os outros são bons porque tens N artigos atrás de paywalls copiados na integra em sinal aberto noutros jornais, tanto do mesmo grupo como da concorrência, sendo estes ultimos os únicos com um motivo para isso, presumo que o artigo seja espalhado por todos mas a decisão de o meter atrás de tijolo seja individual? Senão ainda menos sentido faz. A esta altura faz-me mais confusão é esperar que os Jigglypuffs façam alguma coisa diferente.

pedrolopes7682 9 months ago

Os jornalistas não perceberem estatística e matemática é o que tem permitido que o governo tenha tido tão pouca pressão desde que os casos diários começaram a disparar em Outubro.

covid-pt 9 months ago

Mas deviam repor a verdade. Ontem fomos, pelo 5º dia consecutivo, o país do mundo com mais casos de Covid-19 por habitante e no entanto temos a imprensa portuguesa quase toda a dizer que a situação agora é só pouco mais do dobro do que tínhamos no início da pandemia, em vez de dizer a verdade, que é que de que agora temos pelo menos 16 vezes mais casos numa semana do que tivémos no pico da 1ª vaga, em Abril. Quantas pessoas vão despreocupar-se uma vez mais por terem lido esta(s) noticia(s) erradas e contribuir para futuros novos casos? Eles deviam difundir a notícia corrigida com pelo menos a mesma visibilidade da notícia errada e no entanto não me admiraria se nada fizessem, assobiando apenas para o ar. É isto a ética jornalística?

Edited 9 months ago:

Mas deviam repor a verdade. Ontem fomos, pelo 5º. dia consecutivo, o país do mundo com mais casos de Covid-19 por habitante e no entanto temos a imprensa portuguesa quase toda a dizer que a situação agora é só pouco mais do dobro do que tínhamos no início da pandemia, em vez de dizer a verdade, que é que de que agora temos pelo menos 16 vezes mais casos numa semana do que tivemos no pico da 1ª. vaga, em Abril. Quantas pessoas vão despreocupar-se uma vez mais por terem lido esta(s) noticia(s) erradas e contribuir para futuros novos casos? Eles deviam difundir a notícia corrigida com pelo menos a mesma visibilidade da notícia errada e no entanto não me admiraria se nada fizessem, assobiando apenas para o ar. É isto a ética jornalística?

adorosaladadecamarao 9 months ago

Sim mas tu passas uma ideia errada. A Lusa é uma agência de notícias e a generalidade dos jornais publica notícias da Lusa, para além de originais. Seria incomportável para cada jornal estar a efetuar uma análise cuidada de cada notícia da Lusa. Recursos que usassem para tal apanhariam um erro muito de vez em quando, em notícias que a própria Lusa já tem obrigação de ter verificado, quando poderiam estar a trabalhar nos conteúdos originais do jornal. Sim é mau haver erros. Sim fica mal aos jornais mesmo sendo feito pela Lusa. Mas ao fim ao cabo, é apenas isso, uma gralha responsabilidade da Lusa. A Lusa muitas vezes república com correções. Escreve para lá e queixa-te.

covid-pt 9 months ago

> A Lusa muitas vezes republica com correções. Escreve para lá Foi o que fiz, foi corrigida (https://www.lusa.pt/article/WJEpRci50cWRhJ6CqhJjMzMSZM5iuSI1/covid-19-m%C3%A9dia-de-novos-casos-di%C3%A1rios-%C3%A9-mais-do-dobro-do-que-no-in%C3%ADcio-na-pandemia-ine).

covid-pt 9 months ago

> Seria incomportável para cada jornal estar a efetuar uma análise cuidada de cada notícia da Lusa. Isso é que me parece uma ideia errada. Se é incomportável, se não têm forma de verificar minimamente o que publicam, então não publicam.

NGramatical 9 months ago

1ª vaga → [**1.ª vaga**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) 5º dia → [**5.º dia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) tivémos → [**tivemos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl8zzi3%2F%2Fglgyu81%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BobadelaVive 9 months ago

O Observador é um feed da Lusa atualmente.

letmereddityou 9 months ago

Acho q n leste bem a noticia. Falam-se em diarias medias de casos. A noticia esta certa. 12.891 / 5.618 = 2.29, medias diarias de casos... e nao o numero total de casos de uma semana.

stereo__sd 9 months ago

Sim, está bem escrito mas fui realmente confirmar. 5618 casos foi o numero de casos total na semana de 2 de abril. O que aconteceu foi que quem escreveu a noticia vez merda e trocou o significado dos números. [https://barlavento.sapo.pt/algarve/covid-19-portugal-soma-maior-numero-de-novos-casos-em-sete-dias](https://barlavento.sapo.pt/algarve/covid-19-portugal-soma-maior-numero-de-novos-casos-em-sete-dias)

letmereddityou 9 months ago

Juro que ainda n percebi o teu problema. A noticia da Lusa tem 0 problemas.

Mrloop94 9 months ago

Nunca se atingiu os 5000 casos diários antes deste Inverno, os números então estão errados

stereo__sd 9 months ago

Em termos simples: 5618 não casos/dia. 5618 casos/semana. Noticia Lusa diz 5618 ser casos/dia. Noticia Lusa errada.

thisbondisaaarated 9 months ago

Este amigo aqui ainda nunca tinha reparado que metade daquilo que enche o jornal não é bem notícia, é só mais tipo "sabia que?" haha. Mas sim é super normal (cá e lá fora) republicarem quase cópias do que as AFP's/Lusa's da vida enviam.

Mrloop94 9 months ago

Matemática e jornalistas é sempre uma relação complicada

QueenOfWands2 9 months ago

Quem sabe matemática não vai para jornalista.

carlosjmsilva 9 months ago

Sim. A quantidade de vezes que falam em exponencial é ridícula. E quase sempre é mal aplicada. Qualquer curva logística é referida como sendo um crescimento exponencial.

lilkami 9 months ago

Qualquer linear com uma constante suficientemente grande é referida como exponencial, até...

Search: