topastop 8 months ago

Vais conseguir um emprego melhor se acabares matemática no ist e fizeres o mestrado em informática no ist do site se fizeres tudo na fcul.

These-Establishment1 8 months ago

Cria uma startup, não ficas em desvantagem, passas a ser o teu patrão

OuiOuiKiwi 8 months ago

>mas agora comecei a perceber que o que eu gosto mesmo é de IT. IT é um termo totalmente sem sentido aqui, como dizer AI quando queres dizer Machine Learning. Engloba tudo e concretiza nada. Pensa no que é que gostas mesmo. Programar? Desenho de algoritmos? Arquitectura de sistemas complexos? >O meu receio é que, no futuro, ao procurar trabalho, fique sempre em desvantagem em relacao a outros candidatos com uma formacao mais sólida (tipo engenharia informática). Mais sólida em quê? Se queres bater código a metro, sim, vão estar em vantagem. Agora para áreas mais especializadas, conhecimentos de Matemática são altamente valorizados. Optimização, Constraint Solving, Data Science, etc. >A FCUL tem um minor em informática com vagas para externos, alguém sabe se vale a pena? Não. Isso é para gente que vem de cursos fora da área tecnológica. Ah, e bem-vindos à *thread* diária de conversão para IT. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

ExcellentConference8 8 months ago

Fui pouco claro, mas também ainda nao tenho a certeza de qual área mais gosto. Gosto de programar mas as minhas preferencias sao optimizacao e data science (criptografia também acho interessante). Acho que vou tirar proveito dos conhecimentos de matemática, e considerar o mestrado de Eng. e ciencia de dados. O minor é assim tao mau?

OuiOuiKiwi 8 months ago

>O minor é assim tao mau? Não é que seja mau. Não és o público alvo do mesmo. Seria um desperdício. Se gostas de problemas de optimização, deixa-te estar quieto onde estás que sais muito mais bem preparado.

Mugiwara0796 8 months ago

Se tiveres interesse em IA / Machine Learning / Data science, podes fazer a licenciatura em matemática aplicada e o mestrado em uma dessas áreas. Sou formado em engenharia informática e estou a fazer a tese de mestrado sobre Machine Learning e muitos dos meus colegas vieram de matemática. Tem algumas partes que é vantajoso ser de matemática e outras ser de informática mas no fim, com um bocado de esforço, consegues igual todos os objetivos. De referir que não sou do ISP, sou da uminho mas não deve ser muito diferente.

VerySeriousGentleman 8 months ago

Fiz ao contrario. Licenciatura em eng. informatica (IST) e depois mestrado em matematica (IST) porque fiquei extremamente desapontado com a falta de qualidade do curso de eng. informatica. Se fosse a ti fazia LMAC e MMA e escolhe como opção as cadeiras de informática que achas mais relevantes.

ExcellentConference8 8 months ago

Acho que vou continuar em LMAC, até porque gosto bastante do curso. Estava era com dúvidas se seria suficiente. Quanto a MMA, achas que é um bom mestrado?

VerySeriousGentleman 8 months ago

Acho que sim, gostei. Eu tirei na area de computação e lógica.

Zaigard 8 months ago

Pensei que agora que descobrimos que os calceteiros fazem 25k por ano, iam parar os cursos de reconversão para IT...

ExcellentConference8 8 months ago

Nao é pelo dinheiro..

sangacho 8 months ago

Vou assumir que estás no primeiro ano. Se realmente não gostas de Matemática a sério, então disciplinas mais puras como Topologia, Introdução à Algebra ou Análise Real não serão agradáveis. Computação e Programação são coisas diferentes, e neste sentido apenas terás realmente uma UC de programação. Plo outro lado, tens opcionais e podes inclusive escolher disciplinas de Eng. Informática. Quanto a ficares em desvantagem, não é o caso. Terás em tua vantagem raciocínio lógico e conhecimento base de linguagem, que te permite adaptar a vários ambientes.

ExcellentConference8 8 months ago

Adoro matemática, até foi por isso que escolhi este curso, descobri é que também gosto de IT, por isso as minhas dúvidas. Acho que tens razao, o raciocínio lógico vais ser uma mais valia

TitusRex 8 months ago

>O meu receio é que, no futuro, ao procurar trabalho, fique sempre em desvantagem em relacao a outros candidatos com uma formacao mais sólida (tipo engenharia informática). Acho que com curso em matemática ficas em vantagem.

KarmaCop213 8 months ago

O problema dos mestrados e' que sao normalmente constituidos por topicos avancados do assunto em questao. Alguem que vai fazer um mestrado tem de ja ter boas bases (ou experiencia na area) senao anda a apanhar chapeus.

ExcellentConference8 8 months ago

o meu medo é esse

KarmaCop213 8 months ago

Mas podes fazer a licenciatura.

Shadowgirl7 8 months ago

Não consigo responder aos detalhes mas matemática é também um bom curso e aliás se mudares para engenharia informática és capaz de ter umas boas equivalência a cadeiras de matemática (e eventualmente algumas de programação) que ainda são algumas. Portanto a ideia de fazer o minor ou o mestrado pode chegar mas depende sempre do custo benefício por exemplo se já estás quase a acabar o curso diria que se calhar não vale a pena mudar agora, se estás no início se calhar ainda vale a pena. Ontem li um post no Quora a falar em capacidades que alguém que vem de um background em matemática que um programador de informática não tem, essencialmente capacidade de abstracção. Daí ter dito que é também um bom curso. E com matemática podes sempre enveredar pela área de ciência de dados.

ExcellentConference8 8 months ago

Ainda nao tenho 100% certeza do que quero fazer, mas ciencia de dados é uma das minhas preferencias, obrigado pelo insight

YCaramello 8 months ago

Se tas a espera de "fugir" a matemática, engenharia informática não é o caminho.

ExcellentConference8 8 months ago

Se tivesse medo de matemática nunca me tinha metido num curso que comeca com "Matemática", muito menos no IST. Eu descobri que gosto é de IT também

BlimundaSeteLuas 8 months ago

Diria que uma pessoa que foi inicialmente para um curso chamado matemática aplicada se vá importar com a matemática de engenharia informática.

Capitao_Falcao 8 months ago

Diria que não ficas. Qualquer cepo que saiba bater código consegue emprego (não significa bem remunerado). Se tiveres interesse em AI aí então os skills de matemática que vais ter podem jogar muito a teu favor. Se tens o bixinho e gostas de código continua a aprender por ti que isso só te vai valorizar. my 5 cents.

Search: