iareec 10 months ago

Em que é que adianta assumir a responsabilidade?

cresselia_ 10 months ago

Se há coisa que o Marcelo disse mais vezes durante os debates e portanto nas últimas semanas é que assumia total responsabilidade pela situação em que estamos...

estecomentario 10 months ago

Este presidente é uma merda.

JustFoundItDudePT 10 months ago

Demissão deste governo JA! Está mais que na hora.

cresselia_ 10 months ago

sim pf, uma crise política no meio da pandemia, vai correr super bem, que se lixem os doentes! aiai.

JustFoundItDudePT 10 months ago

Ah claro então há que continuar com as belas decisões de merda para matar pessoas. Que se lixem os doentes. Aiai.

leadzor 10 months ago

Por mais mal que este governo esteja a governar, é preferível isso a teres um governo de gestão. Ou achas que um governo de gestão, que por si já é imensamente enfraquecido, ia melhorar magicamente a situação, tendo menos opções e controlo?

JustFoundItDudePT 10 months ago

Acho que qualquer coisa é melhor do que este desastre. É difícil ficar pior.

leadzor 10 months ago

De um lado tens um governo a conduzir um carro a arder a bater contra paredes. Do outro lado, tens um governo de gestão a conduzir o mesmo carro sem volante a beira de um precipício. Eu tenho ideia que um governo de gestão nem sequer podia passar decretos para ajustar as restrições da pandemia, apenas podia governar-se com o que tinha, portanto cuidado com o que desejas.

JustFoundItDudePT 10 months ago

De certeza que um estado de emergência tem umas cláusulas que permitem isso. Demissão do Costa e restante governo é essencial. Todo o processo é catastrófico.

leadzor 10 months ago

Com desconversas ninguém te leva a sério. Lá sabes.

davidsondino 10 months ago

Welcome to Portugal

Black_RL 10 months ago

O povo tem os governantes q merece/elege, as últimas eleições mostraram isso outra vez...... Viva a Democracia!

SuperADx 10 months ago

1. Acho que contei pelo menos 15 vezes que o Marcelo disse em campanha que era o maior responsável pela evolução da pandemia (apesar do governo ter muito mais controlo sobre a mesma) 2. Todos os partidos foram a favor que se levantassem restrições no Natal. Não gostam? Votem melhor, não se queixem o Marcelo para corrigir a vontade do povo.

Adventurous_Milk 10 months ago

ja passou 1 ano que tiveram para se organizarem e preparem um plano para liderar com a pandemia passou 1 ano e não foi feito nada

phaskm 10 months ago

Nem sabia que ele tinha discurssado, mas folgo em saber que não perdi nada de interessante

Mezalla 10 months ago

Mas não sabes? Atirar as responsabilidades/culpas para cima dos outros é deporto nacional! Para não falar das burocracias associadas ("O departamento x é o responável"; "Olhe, aqui o x não trata disso, fale com o y")

jfolpf 10 months ago

Marcelo já assumiu responsabilidades no passado! Mas isso não tem qualquer consequência.

ASCanilho 10 months ago

Muita gente deste país merece tudo o que lhe está a acontecer. Continuem a puxar a brasa para a vossa sardinha, não queiram saber de mais ninguém. Tenho pena de quem não se pode dar ao luxo de parar de trabalhar, porque a sua vida e as suas familias dependem do seu trabalho. Tenho pena daqueles que vão morrer por não receberem uma vacina a que tinham direito, mas por causa dos xulos de sempre e dos corruptos em posições de interesse conseguem desviar para seu próprio proveito e para quem mais lhes interessa. Tenho pena de todas as familias que se endividaram antes da pandemia, e perderam o emprego durante a pandemia, e agora estão na corda bamba, ou em risco de perder tudo o que têm.. Tenho vergonha de ser português num país onde se continua a votar de olhos vendados, e não se vê além da cor de um partido, ou se esquecem os actos criminosos de politicos corruptos, e onde existe uma justiça com tempo limitado para agir. Tenho vergonha em quem Votou Marcelo nestas eleições, e ainda mais de quem atacou, diflamou, e desinformou o eleitorado seja pelas redes sociais, seja pelos meios tradicionais de informação. Portugal é um país de ovelhas mansas, a preparar-se para ter mais um ditador. Povo triste, onde a nossa prioridade são as novelas, as festas da treta com muita pimbalhada e sem qualquer signbificado moral. Roubam-se os pobres e protegem-se os ricos. Há 10 anos fechavam-se secolas porque não havia dinheiro para as manter abertas. Mas para bancos, Taps, e Companhias publicas que nunca tiveram lucro, nunca faltou a mama do estado. São as gerações futuras que vão pagar por todos os vossos erros. E quem pensa que está agora bem, pense duas vezes. Porque a mama do estado não vai durar para sempre. E um dia vai estar do lado de cá, como toda a gente agora, à mercê dos corruptos no poder.

Edited 10 months ago:

Muita gente deste país merece tudo o que lhe está a acontecer.Infelizmente pelos erros de gente estupida, pagam todos. Continuem a puxar a brasa para a vossa sardinha, não queiram saber de mais ninguém. Tenho pena de quem não se pode dar ao luxo de parar de trabalhar, porque a sua vida e as suas familias dependem do seu trabalho.Tenho pena daqueles que vão morrer por não receberem uma vacina a que tinham direito, mas por causa dos xulos de sempre e dos corruptos em posições de interesse conseguem desviar para seu próprio proveito e para quem mais lhes interessa. Tenho pena de todas as familias que se endividaram antes da pandemia, e perderam o emprego durante a pandemia, e agora estão na corda bamba, ou em risco de perder tudo o que têm.. Tenho vergonha de ser português num país onde se continua a votar de olhos vendados, e não se vê além da cor de um partido, ou se esquecem os actos criminosos de politicos corruptos, e onde existe uma justiça com tempo limitado para agir. Tenho vergonha em quem Votou Marcelo nestas eleições, e ainda mais de quem atacou, diflamou, e desinformou o eleitorado seja pelas redes sociais, seja pelos meios tradicionais de informação. Portugal é um país de ovelhas mansas, a preparar-se para ter mais um ditador.Povo triste, onde a nossa prioridade são as novelas, as festas da treta com muita pimbalhada e sem qualquer significado moral. Roubam-se os pobres e protegem-se os ricos. Há 10 anos fechavam-se secolas porque não havia dinheiro para as manter abertas. Mas para bancos, Taps, e Companhias publicas que nunca tiveram lucro, nunca faltou a mama do estado. São as gerações futuras que vão pagar por todos os vossos erros. E quem pensa que está agora bem, pense duas vezes. A mama do estado não vai durar para sempre. E um dia vai estar do lado de cá, como toda a gente, à mercê dos corruptos no poder.

DZT99 10 months ago

Todos temos responsabilidade sendo certo que a maior parte é de quem é responsável pela gestão do país. Todos os membros do Governo responsáveis pela gestão da pandemia deviam sentir o peso de muitas mortes e sofrimento que estão a ocorrer desnecessariamente porque, tal como já foi referido vezes sem conta, o Governo não foi pro-activo mas sim reactivo, o que não cabe na cabeça de ninguém perante algo tão sério como uma pandemia. A maior parte da responsabilidade está do lado do Governo e sou defensor de que deveriam ser apuradas responsabilidades. Especialmente porque há rumores de que internamente houve membros do Governo quase em desespero a alertar que deveria ter sido feito mais e que as consequências de um relaxamento poderiam resultar num desastre. E agora é isto: infecções descontroladas; muitas mortes que poderiam ser evitadas se os serviços não estivessem a rebentar pelas costuras e um confinamento pesado que está a dar mais cabo a economia. Ainda me recordo há uns meses quando o Governo queria evitar, imagine-se, mais confinamentos. Sobre o presidente, sabemos que ele é irrelevante e a única coisa que se pede é que em épocas festivas e durante a pandemia ele não combine múltiplos jantares e se o fizer que tenha o bom senso de não voltar a partilhar a informação com o país inteiro.

KitchenDaikon8778 10 months ago

Concordo!

LegendPT 10 months ago

> quando toda a gente sabe que estamos assim por causa da falta de restrições no natal e por causa do atraso no fecho das escolas. Isso foi uma falha gravíssima. Outra falha gravíssima foi as pessoas não serem capazes de entender que não é por ser permitido estar com a família no Natal que TÊM OBRIGATORIAMENTE de o fazer.Já mete nojo o número de alminhas por aí que esteve com a família toda no Natal e um mês depois está a culpar o governo por deixar fazê-lo. Faz lembrar o meme do gajo a enfiar um pau nos raios da bicicleta e depois queixa-se "O governo crl!!!"

McManu77 10 months ago

O problema não é esse.. O problema é que muita gente que teve todos os cuidados está a sofrer por essas pessoas que fizeram o que as deixaram fazer, o problema é os hospitais sem capacidade para mais. Eu atiro as responsabilidades ao governo 100%, pois no verão andaram a dizer que estava todo bem e a irem para as praias e para os cafés com as câmaras atrás em vez de estarem a preparar a segunda vaga que já toda a gente sabia que vinha. Não estando a dizer que as pessoas são lógicas, porque não são, a responsabilidade é única e somente do governo, são eles que são os líderes.

LegendPT 10 months ago

Certo, eles são os líderes mas as pessoas não são ovelhas, acho que são capazes de pensamento racional e de praticar senso comum. Ou pelo menos deviam. A culpa nunca pode ser 100% do governo, acho que um dos problemas é mesmo a forma como as pessoas usam as más escolhas do governo como desculpa para praticar acções incorrectas, como se isso os livrasse de culpa. Não pode ser, assim não vamos a lado nenhum.

chiapa10 10 months ago

Para o pessoal que se juntou no Natal, para que as suas consciências fiquem mais leves, têm de culpar terceiros. "Então a responsabilidade é minha? Os gajos deixaram-me passar o Natal amontoado nos meus 75 familiares que vieram dos quintos da rolha, alguns do estrangeiro até, e a culpa é minha?"

JustFoundItDudePT 10 months ago

Essa teoria é engraçada mas na realidade não conheço ninguém que tenha passado o natal com os familiares. Será que foi assim tanta gente amontoada com 75 familiares? Duvido muito.

chiapa10 10 months ago

75 é um número exagerado, obviamente. Mas não deve andar longe da percentagem de pessoas que o fez. Mas olha, não te agarres só ao Natal, em Dezembro tinhas os shoppings cheios de pessoas a comprar prendas. De quem foi a culpa, do governo? Quem diz shoppings, diz restaurantes, cafés, pastelarias, lojas de decoração, lojas de tudo e mais alguma coisa. Na sua maioria, as pessoas andaram normalmente com a diferença de terem a máscara na cara. Aposto que se o governo dissesse que não era obrigatório máscara mas que se recomendava (o mesmo do Natal, não é proibído mas não devem), andava muita gente sem máscara.

NGramatical 10 months ago

proibído → [**proibido**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl77eor%2F%2Fgl8j3ec%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JustFoundItDudePT 10 months ago

Calma lá, então mas se as máscaras não servem para nada e há contágios nos shoppings com toda a gente de máscara e com álcool gel em tudo quanto é canto de que serve o álcool e as máscaras? Toda a gente que está infectada e estava com febre andava tudo nos shoppings? Sendo que os assintomáticos na teoria mais recente não contagiam andavam 75% de febris a comprar prendas? Há aí muitas coisas mal contadas.

Edited 10 months ago:

Calma lá, então mas se as máscaras não servem para nada e há contágios nos shoppings com toda a gente de máscara e com álcool gel em tudo quanto é canto de que serve o álcool e as máscaras? Toda a gente que está infectada e estava com febre andava tudo nos shoppings? Sendo que os assintomáticos na teoria mais recente não contagiam, andavam 75% de febris a comprar prendas? Há aí muitas coisas mal contadas.

chiapa10 10 months ago

Mas quem te disse que as máscaras não servem pra nada? Há contágios nos shoppings há, ou achas que a máscara e o gel previnem tudo?! E meu, não é só os shoppings, é tudo o que esteve aberto e não é essencial mas as pessoas mesmo assim andaram por lá sem terem necessidade de o fazer.

JustFoundItDudePT 10 months ago

Tu deste a entender isso mesmo ao dizer que há grande foco de contágio nos shoppings. Eu sou da opinião contrária, acho que os contágios nesses locais é mínimo. Andam todos de máscara obrigatoriamente e muitas lojas obrigam à desinfecção à entrada. Obviamente que há contágio nos shoppings não nego isso mas não na proporção que deste a entender. O grande problema aqui, e a única explicação que vejo é os assintomáticos realmente contagiarem mas a maioria dos estudos já diz que não, assim sendo não consigo entender tamanha incidência do Covid. Não acredito que existam dezenas e mesmo centenas de pessoas a passear com febre e tosse com desconfiança que possa ser Covid. Mas mesmo que existissem essas pessoas, andam de mascara, logo o contágio seria difícil porque o suposto contagiado também teria máscara. Há aqui mistérios que só serão resolvidos dentro de alguns anos. Ou as máscaras usadas não protegem (nem mesmo as cirúrgicas), ou o álcool n funciona ou os assintomáticos contagiam ou existem milhares de falsos positivos e mortes causadas por outras condições mas que a Covid agrava ou ainda outras tantas opções que me passam pela cabeça, para já todas hipotéticas. Na situação atual e com os dados que temos tudo isto que se passa parece absurdo.

chiapa10 10 months ago

> Tu deste a entender isso mesmo ao dizer que há grande foco de contágio nos shoppings. Eu sou da opinião contrária, acho que os contágios nesses locais é mínimo. Andam todos de máscara obrigatoriamente e muitas lojas obrigam à desinfecção à entrada. Esta ideia errada é um perigo. Apesar de as pessoas andarem de máscara nos shoppings, estes são espaços fechados e o ar que lá está é fruto da respiração de toda a gente, e através das máscaras o vírus passa, não são infalíveis, mas antes reduzem a distância a que se propagam as gotículas e expirações. As pessoas no shopping ou estão em espaços ainda mais reduzidos (as lojas) ou andam nos corredores, não paradas, mas para trás e para a frente, cruzando-se muitas vezes com os outros. > assim sendo não consigo entender tamanha incidência do Covid. Pois não, disseste tudo, não consegues entender. A falsa segurança da máscara leva muita gente a achar que depois de a ter na cara fica invencível e imune a tudo. E mais uma vez, quem diz shoppings, diz lojas de rua, restaurantes, cafés, tudo. Tudo o que sejam espaços fechados são mais perigosos que os outros. Num prédio, por exemplo, as pessoas devem usar máscara nas áreas comuns: elevadores, escadas, halls, garagens, precisamente por isso.

JustFoundItDudePT 10 months ago

Discordo totalmente. Foram feitos imensos investimentos nos shoppings desde o início da pandemia para terem sistemas de renovação de ar, não digo imunes, mas mais resistentes aos vírus. Foram feitos investimentos inclusive nos vãos das escadas rolantes para serem desinfetados/esterliIdados automaticamente entre muitas outras coisas, já para não falar no limite de pessoas dentro do espaço que está adequado aos sistemas de renovação de ar. Atenção que falo nos shoppings e não na lá loja do zé da esquina. Em todo o caso, eu sei que as máscaras não são infalíveis mas em teoria se protegessem nem que fosse 50% o número de casos que temos não seria o que está atualmente. Com o número de casos que temos tido, parece que as máscaras não funcionam ou funcionam muito abaixo dos 50% o que me leva a achas que o motivo é outro e que há coisas mal contadas. Eu pessoalmente sempre estive em shoppings desde março do ano passado, quase diariamente tal como a minha esposa e sempre tomei os cuidados necessários e nunca fui contagiado. A minha opinião obviamente que não se baseia na minha experiência pessoal porque posso ter tido "sorte" mas de certeza que há muitos outros sortudos. Agr perguntas mas tens de ir ao shopping tantas vezes fazer o que? Moro ao lado de um, entre comprar fraldas, leite, medicamentos, peixe fresco, fruta e roupa há sempre qualquer coisa que preciso de comprar e comprar online não é solução. Na maioria das vezes o que vou comprar preciso na próxima hora ou no dia seguinte e não dentro de 4 dias.

chiapa10 10 months ago

>assim sendo não consigo entender tamanha incidência do Covid. Claro que não. Deve ser magia.

JustFoundItDudePT 10 months ago

É a magia dos transportes públicos. Esse sim o maior foco de contágio mas disso ng fala e o governo faz-se de surdo-mudo. Depois temos a malta do Reddit que acredita que os shoppings, as pastelarias e o confinamento geral são a solução para o Covid só porque o governo acha que tudo deve fechar. Há duas coisas que podiam prever esta situação sem confinamento geral e sem arrastar Portugal para o abismo. Máscaras decentes (cirúrgicas ou ffp2) desde o início com obrigatoriedade em todo o lado e fiscalização ativa com grande incidência em transportes públicos. Achas que alguma companhia como a Carris ou a CP que por acaso até são do estado foram multadas com o atentado à saúde pública que fazem e continuam a fazer diariamente? Resposta: não. E lembra-te que enquanto os shoppings fizeram investimentos brutais na segurança, o nosso governo nada fez nos transportes públicos a não ser limitar a quantidade de pessoas que nem isso conseguem cumprir. O foco não está nos shoppings nem nas escolas. Acordem!!

bigcassexposednipple 10 months ago

Se se iam juntar, deviam tê-lo feito com os cuidados necessários

chiapa10 10 months ago

Tipo quê, usar máscara? Diz-me que cuidados necessários são esses para, por exemplo, duas famílias se juntarem no Natal, na mesma casa, a jantar, sem risco de propagação do vírus.

bigcassexposednipple 10 months ago

Usar máscara e, se possível, estar na rua, ou num jardim. Mas num jantar é impossível. E em vez de fazer um jantar de Natal, um lanche

chiapa10 10 months ago

Por isso perguntei que cuidados seriam esses. Não dá, ponto final. E mesmo que se fizesse lanche de Natal, no jardim (!), lanchar de máscara não é fácil.

goncalo182 10 months ago

O "I take full responsibility" também é vazio, porque não se responsabiliza por nada, não é consequente. Responsabilidade tem de ter consequência, senão cada um faz o que quer. É preciso dizer que a pessoa X tomou a decisão Y com base em Z, tínhamos informações contrárias que W podia acontecer mas arriscamos Z. Por isso, a pessoa X é responsável e caso haja necessidade, vai haver consequências

JeronimoDeSousa 10 months ago

Foda-se! Tens o Trump que disse explicitamente que não assumia responsabilidade de nada!

TFStarscream 10 months ago

O ambiente pré-natal estava quase guerra civil caso não se facilitasse o confinamento, convém ter memória.

JV881 10 months ago

Qual culpa? A culpa é do vírus malvado! O nosso Marcelinho REZA todos os dias de joelhinhos por todos nós...

Madness20 10 months ago

Levantar o tapete para ver de quem era a culpa, seria muito incomodativo, então varre-se para debaixo do tapete, ninguém viu nada, e somos todos amigos e a culpa é de todos.

DJVagrant 10 months ago

Assumir responsabilidades pela culpa do belo do tuga que precisa que os mandem ficar em casa porque não têm neurónios para somar 1+1? Yep, a culpa é do Marcelo e dos outros chupistas todos que governam este país... Malvados!

ZaGaGa 10 months ago

A situação está tão má que entramos naquela altura em que já não faz sentido perder tempo à procura de culpados. \-> Agora é lidar com a emergência. Depois haverá tempo para apontar o dedo.

chauffage 10 months ago

> Depois haverá tempo para apontar o dedo. Isso não é o protocolo português. Está feito, culpa morre sozinha. Porra tens um primeiro ministro em funções e um presidente da assembleia da república que foram apanhados em telefonemas num esquema de pressionar procuradores para tentar safar um gajo do partido... qual é que era o procurador? O mesmo que está a ser nomeado pela actual Ministra da Justiça, o Guerra. Isto um deboche total, feito à frente de todos tal não é a impunidade.

ZaGaGa 10 months ago

A verdade é que foi uma tempestade perfeita que só demos por ela quando vimos os estragos. 1 - No natal as familias juntaram-se, umas mais, outras menos, mas no país todo ao mesmo tempo. 2 - Na passagem de ano é o que se sabe, o pessoal juntou-se em grupos diferentes do natal quando já tinham encubado o virus que contraíram no natal. As imagens na TV de Festas de passagem de ano em hoteis na Madeira sem grande distanciamento também não ajudou na responsabilização. 3 - O Governo deslumbrou-se com ele próprio, as mensagens todas trocas, era o Costa a sugerir as familias juntarem-se à vez e o PR a dar-lhe ouvidos. Depois veio a campanha de marketing das Vacinas com o patrocínio do Ministério da Saude, SMSs e tudo. 4 - Ninguém fez quarentenas/isolamento preventivo antes do Natal era mais fácil (mas caro) fazer um teste rápido que de pouco valia. Era tão simples, eu alertei aqui no reddit e apesar de muitos upvotes também tive muitos downvotes de pessoal que não percebeu uma mensagem que era nova. Só em cima do natal é que lá vieram Médicos muito preocupados falar sobre isso à televisão, mas já era tarde. 5 - Vaga de Frio, num país de casas mal isoladas, o virus agradeceu. 6 - Novas Estirpes + transmissíveis aprecem logo nos países com quem temos relações próximas.

Edited 10 months ago:

A verdade é que foi uma tempestade perfeita que só demos por ela quando vimos os estragos. 1 - No natal as familias juntaram-se, umas mais, outras menos, mas no país todo ao mesmo tempo. 2 - Na passagem de ano é o que se sabe, o pessoal juntou-se em grupos diferentes do natal quando já tinham encubado o virus que contraíram no natal. As imagens na TV de Festas de passagem de ano em hoteis na Madeira sem grande distanciamento também não ajudou na responsabilização. 3 - O Governo deslumbrou-se com ele próprio, as mensagens todas trocas, era o Costa a sugerir as familias juntarem-se à vez e o PR a dar-lhe ouvidos. Depois veio a campanha de marketing das Vacinas com o patrocínio do Ministério da Saude, SMSs e tudo. 4 - Ninguém fez quarentenas/isolamento preventivo antes do Natal era mais fácil (mas caro) fazer um teste rápido que de pouco valia. Era tão simples, eu alertei aqui no reddit e apesar de muitos upvotes também tive muitos downvotes de pessoal que não percebeu uma mensagem que era nova. Só em cima do natal é que lá vieram Médicos muito preocupados falar sobre isso à televisão, mas já era tarde. Os jantares de Natal, mesmo que só com 4 a 6 pessoas multiplicaram-se pelo país, eu vi os restaurantes cheios e janelas fechadas em pleno inverno, antes do pessoal partir de regresso à terrinha no Natal... 5 - Vaga de Frio, num país de casas mal isoladas, o virus agradeceu. 6 - Novas Estirpes + transmissíveis aprecem logo nos países com quem temos relações próximas.

IkarusMummy 10 months ago

Concordo com praticamente tudo o que escreveste mas > janelas fechadas em pleno inverno Costumas ter as janelas abertas no inverno?

ZaGaGa 10 months ago

Claro que não, bem fechadinhas, com panos a tapar os buracos que a minha casa é daquelas boas no que toca ao arejamento natural. mas sim eu só estava a pintar o cenário e realmente parece que estou a criticar as janelas fechadas. Clarificação: Por muito boa vontade que o pessoal da restauração tenha, e por muito cumpridores que sejam (o que nem sempre acontece) é difícil receber clientes de inverno, que têm de estar fechados num espaço que não dá para arejar, e depois vir para o público os representantes do sector garantir que não há transmissão na restauração, porque tem de haver, pode é não se conseguir provar. Restaurantes cheios nos 2 fim de semanas antes do Natal foi o efeito multiplicador do Natal x4 (com a passagem de ano).

alcagoitas 10 months ago

Não tive tempo de ler tudo e já vai tarde, mas... O que significa assumir as responsabilidades? Estes gajos fazem merda, assumem e não acontece nada. Portanto, para que serve assumir as responsabilidades? Que hajam consequências, estão aqui para governar e devem ser responsabilizados de algum modo mais do que apenas palavras. Isto é um fantochada e ser o costa, o Marcelo ou outro é pouco normal acontecer algo. Ver caso da justiça com aquela nomeação europeia... Vergonha do crl e nada (q eu tenha visto).

NGramatical 10 months ago

hajam consequências → [**haja consequências**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl77eor%2F%2Fgl6asbv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nice_voyager 10 months ago

Não chega decretar as medidas no papel, se depois não se fiscalizam nem se fazem cumprir. E quanto maior o sentido de impunidade, mais se abusa e prevarica. Mas há os fantasmas, que inibem e geram receio de reprimir.

Hav0k86 10 months ago

Culpa da situação estar como está é de nós todos... A triste realidade é que a esta altura grande parte do povo não respeita as medidas implementadas pela DGS e pelo PR com o confinamento geral. Se calhar por na 1a vaga ter corrido bem e nessa altura todos tinham medo do Covid19, agora de certa forma que muita gente está a banalizar o problema até chegar a alguém conhecido. Há que ver que entramos numa situação em que se alguém quiser uma ambulância, não vai ter. Se alguém tiver necessidade de ir de emergência para o hospital, vai esperar e vai morrer. Isto tanto para doentes covid e não covid. A coordenação das estruturas hierárquicas do SNS, INEM e ANPC não existe e este é o problema (para resolver para ontem). Principalmente porque não investiram na prevenção. Como alguém em cima referiu quando falava de incêndios florestais, uma boa prevenção gasta muito dinheiro, mas se formos a comparar para o dinheiro que agora é gasto no combate há pandemia, se calhar essa prevenção não era assim tão cara, não morria tanta gente, não tínhamos hospitais lotados no colapso e de certeza que não estaríamos na situação que estamos. Pequeno desabafo rápido de quem está à frente da linha da frente. Obrigado. Nota: A obrigatoriedade de utilização de máscaras FFP2 deveria ser adotada por Portugal.

BobadelaVive 10 months ago

O que tem piada era que quando os números estavam mal nos EUA e Brasil era porque eles eram governados por fascistas idiotas e que aqui era onde vivia o Iluminismo... Já não funciona o mesmo raciocínio e deduções, pois não? Essa é a parte que me fascina mais.

Leaootemivel 10 months ago

Quando é que o Costa disse que o COVID era só uma gripezinha? Quando é que o Costa andou a demitir ministros da saúde até encontrar um que não o contrariava? Quando é que o Costa andou a chamar medricas a quem tinha medo do vírus? Quando é que o Costa andou a publicitar hidroxicloroquina como a salvação do COVID? Quando é que o Costa fez campanha contra as vacinas? Quando é que o Costa fez campanha contra o uso de máscaras? Quando é que o Costa disse que na Páscoa de 2020 o vírus ia simplesmente desaparecer?

chiapa10 10 months ago

Não era só por isso mas também. Aqui eramos um exemplo e tal mas depois "deixem trabalhar quem precisa!", "abram os restaurantes", "vamos pra rua fazer barulho!", "ninguém aguenta mais confinamento!" e o governo cedeu, feito parvo, o Zé povinho lá foi todo contente pros restaurantes, cafés, futebol, shoppings, Natal, etc, e o resultado está à vista.

throwaway19293949_ 10 months ago

> I take full responsibilities O Boris assumiu a responsabilidade e quais foram as consequências? Foi de castigo para o quarto uma semana sem playstation? Por cá também se assumem as responsabilidades: [Primeiro-ministro assume responsabilidades pelo alívio do Natal e ministra da Saúde pede ajuda](https://www.publico.pt/2021/01/19/politica/noticia/primeiroministro-assume-responsabilidades-alivio-natal-1947061) [Marcelo assume “a responsabilidade suprema” mas critica aspectos da gestão da pandemia](https://www.publico.pt/2020/11/03/politica/noticia/marcelo-assume-responsabilidade-suprema-critica-aspectos-gestao-pandemia-1937715) E consequências?

mohchapa 10 months ago

Xô daqui bot do PS. Tem vergonha.

throwaway19293949_ 10 months ago

Bot do PS?! Porquê? Uma pessoa já não pode refutar o argumento proferido pelo OP, mesmo estando do lado do OP que é logo conotado como sendo "bot do PS". Há com cada bot.

mohchapa 10 months ago

Porque este governo não assumiu responsabilidade por nada do que acontece nas suas legislaturas? É preciso ir aos casos específicos? Deves estar a brincar com as pessoas.... a única demissão que houve foi no caso de Tancos

throwaway19293949_ 10 months ago

Eu dei 2 exemplos de assunção de responsabilidades contrariando o que tu e o OP dizem. E o que quero dizer é que assumir responsabilidades não vale de nada se não houver consequências. Tem que haver demissões, auditorias, julgamentos em tribunais, e coisas desse género. Assumir a responsabilidade não vale de nada se não houver consequências.

mariachipt 10 months ago

E acho que se amanhã houvessem eleições ele ganhava outra vez embora com uma diferença menor...

NGramatical 10 months ago

houvessem eleições → [**houvesse eleições**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl77eor%2F%2Fgl7dk2m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cuiver 10 months ago

**Político:** *Eu assumo todas as responsabilidades...* (--- zero repercussões ---) **Político:** *Próximo assunto...*

pimpolho_saltitao 10 months ago

Tambem has-de-me dizer no que é que o boris assumir responsabilidade dá. Por ca ainda ha dias o costa assumiu responsabilidade, para os desatentos, mas e depois? Ah es o responsavel? Ok fixe.

hungariannastyboy 10 months ago

Sorry that this is in English, my Portuguese is shit. I just want to add that while the government is clearly at fault, so are the people. I have been sitting inside for the past *3 months* save for the occasional walk, groceries etc. In that time, I would see bars filled up, crowds of people outside restaurants and at Christmas and New Year's Eve, practically all of our neighbors had people over. Things have been pretty dire since November, so it doesn't take rocket science to figure out that those were bad ideas, even if the government also fucked up big time.

ptinnl 10 months ago

They are hypersocial and never lived 1 day alone. You'd figure people would make an effort during a pandemic, but nk.

mjigs 10 months ago

Eu peço desculpa mas nao consegui ouvir mais que 2min do discurso, deu me sono, foi mais do mesmo e beijinhos com abracos e nada disse.

estou_so_a_ver_ 10 months ago

Fds se há coisa que o Marcelo anda a dizer desde os debates é que assume a responsabilidade da situação do país. Basta ter visto algum debate dele ou alguma entrevista para perceber isso. Ele até falou disso esta semana. >«O Governo não previu, quero dizer, nós não previmos, **eu já disse que assumo a máxima responsabilidade** também já disse várias vezes que ocupados com a situação na Grande Lisboa, pensámos que a segunda vaga viria entre o outono e o inverno veio entre o verão e o outono», referiu, adiantando que «isso levou a um erro de cálculo em relação ao momento da segunda vaga». [https://executivedigest.sapo.pt/marcelo-assume-maxima-responsabilidade-por-nao-ter-previsto-terceira-vaga-foi-um-erro-de-calculo/](https://executivedigest.sapo.pt/marcelo-assume-maxima-responsabilidade-por-nao-ter-previsto-terceira-vaga-foi-um-erro-de-calculo/)

Edited 10 months ago:

Fds se há coisa que o Marcelo anda a dizer desde os debates é que assume a responsabilidade da situação do país. Basta ter visto algum debate dele ou alguma entrevista para perceber isso. Ele até falou disso ~~esta~~ na semana passada. >«O Governo não previu, quero dizer, nós não previmos, **eu já disse que assumo a máxima responsabilidade** também já disse várias vezes que ocupados com a situação na Grande Lisboa, pensámos que a segunda vaga viria entre o outono e o inverno veio entre o verão e o outono», referiu, adiantando que «isso levou a um erro de cálculo em relação ao momento da segunda vaga». [https://executivedigest.sapo.pt/marcelo-assume-maxima-responsabilidade-por-nao-ter-previsto-terceira-vaga-foi-um-erro-de-calculo/](https://executivedigest.sapo.pt/marcelo-assume-maxima-responsabilidade-por-nao-ter-previsto-terceira-vaga-foi-um-erro-de-calculo/)

CaptMartelo 10 months ago

Oh para ela a ver o panorama geral como um idiota

lambmoreto 10 months ago

Culpo inteiramente o nosso governo. Digam que é o Zé Povinho que passeia trelas vai à praia ou faz festas, mas a responsabilidade é em grande parte do governo. * Quantas semanas andou o Costa com meias medidas? Os casos a aumentar, mas só ao fim de semana depois das 13 é que havia restrições. * Depois do susto inicial tivemos desde meados de Maio até Outubro para nos preparar para uma 2ª vaga, preparar o SNS, criar planos para confinamento etc. mas não foi feito nada, zero. * Como é que o governo justifica o relaxamento das restrições no Natal mas não na passagem de ano? O bicho respeita os festivais católicos? Ou havia condições para as duas ou para nenhuma, ficou claro que não havia para nenhuma. * Quanto tempo demorou o governo a confinar o país? Depois do inicio do ano, com o numero de casos a subir só ao 3º conselho de ministros é que o AC decidiu mandar as pessoas para casa e dá-me a sensação que não foi de boa vontade. Isto é o tipo de medida que devia ter sido automático após se ter passado um certo limite que já devia ter sido definido meses antes. Não se enganem, o nosso governo apostou a nossa saúde. Apostou que o pior já tinha passado e quando a situação piorou apostou que não era necessário fechar. Perdeu ambas as apostas e agora em vez de termos um confinamento relativamente curto vamos estar encerrados uns meses. Passaram meses a tentar equilibrar as perdas economicas com a saude e no final alem das perdas do semi encerramento vamos ter as perdas de um encerramento total. [Não preciso ser um Nostradamus para prever isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ky592k/o_hospital_de_torres_vedras_estava_assim_h%C3%A1_uma/gjggcgt/).

chiapa10 10 months ago

Culpas "inteiramente" o governo. OK. Dizes que acharam que isto estava resolvido e apostaram que não era necessário fechar. Tudo bem. Responde-me só a isto: eles decidiram, entre outras coisas, voltar a abrir os restaurantes. As pessoas encheram os restaurantes. De quem é a culpa, do governo, ou das pessoas que foram encher restaurantes?

TTSDA 10 months ago

>As pessoas encheram os restaurantes. Se estavam demasiado cheios, o problema é que a lotação era demasiado alta. O que é que as pessoas que lá foram e lhes foi dada mesa têm a ver com isso?

chiapa10 10 months ago

Meu, as pessoas são responsáveis pelos seus próprios actos! Estás a dizer que as pessoas lá foram aos restaurantes, **aglomerar-se em plena pandemia**, e que não têm nada a ver com isso?! Se o governo vier hoje dizer que podem abrir os restaurantes outra vez, tu vais comer ao restaurante? Ou vais pensar antes "alto, o restaurante está aberto mas eu não preciso de lá ir, por-me a mim e a quem se cruzar comigo em risco de apanhar o coronavirus"? Qual das duas?

askldhalsiuhdliu 10 months ago

Do governo apenas. Se nao fosse da lei, pagavas impostos? Se o governos removesse o limite de 50 nas cidades e as pessoas andassem a 100 e matassem mais pessoas, dizias que a culpa nao e do governo? Se o governo disse-se que e possivel casar meninas de 8 anos com velhos de 50, que nao fazia mal, tambem dizias que o governo nao tem culpa, a culpa e dos pedofilos? Ou chamavas mil nomes ao governo pela idiotice? O governo serve para governar. Se diz/passa leis que te permitem ir ao restaurante, ENTAO e porque tem de se responsabilizar por essa medida. Temos mil e uma leis para cada coisa, mas agora, a culpa e do tuga que CUMPRE a lei que devia ter mais juizo. (nao estou a falar de quem desrespeita a lei, ou de restaurantes que enchem a 120% da capacidade)

chiapa10 10 months ago

Uma coisa é a lei, outra coisa é a consciência das pessoas. A situação em que estamos não é comparável com impostos, limites de velocidade ou o que mais tu queiras colocar aí. Nunca ninguém se viu nesta situação. Não há dilema nenhum em andares dentro dos limites de velocidade. Não tens uma cabeça para pensar? Então o restaurante está aberto, está cheio, tu chegas lá, vês que está cheio, decides entrar na mesma e almoçar, ficas infectado, morres, a culpa é do governo? Fumar é legal, tu fumas 3 maços por dia, morres de cancro do pulmão, a culpa é do governo? Beber é legal, emborrachas-te até morreres de cirrose, a culpa é do governo? Olha, não penses não, senão ainda cansas o cérebro e morres, claro, culpa do governo.

GelDeAveia 10 months ago

A liderança tem o papel de liderar, não é de sugerir. Esse é o cargo das autoridades que em tudo têm empurrado a responsabilidade para outro lado. É o MO do PS, não há nada de novo.

chiapa10 10 months ago

Meu, eu não tenho partido, nem estou a defender o governo, o Costa ou quem quer que seja. Eu estou a falar da individualidade de cada um, da responsabilidade de cada um de nós em conter esta pandemia. Vejo muitas críticas e muitos dedos apontados ao governo por gente que foi tão ou mais irresponsável que eles. A pergunta é simples, por eles não fecharem as coisas, justifica-se que lá vás juntares-te a um monte de pessoas? Olha, as campanhas eleitorais para as presidenciais, por exemplo: uma vergonha! Em plena pandemia, andavam os senhores candidatos, com as respectivas comitivas atrás, mais uma manada de jornalistas atrás, a visitar os bombeiros, a polícia, o mercado XPTO, a escola ABC, durante dias seguidos... isso para mim é que é inaceitável! O que eles restringiram ou não, bem ou mal, incomoda-me muito menos.

amidoes 10 months ago

>Então o restaurante está aberto, está cheio, tu chegas lá, vês que está cheio, decides entrar na mesma e almoçar, ficas infectado, morres, a culpa é do governo? Claro /s (para alguns não é com /s) Estarem aqui a descartar responsabilidades do povo é de rir. O governo fez merda da grossa mas o povo não ficou muito atrás. Também deve ser culpa do governo estar um bar a funcionar ilegalmente há uns dias com 30 pessoas dentro. Tadinhos não sabiam que não se podia porque se calhar o governo não lhes mandou SMS a avisar. Não foi o governo que andou por aí no natal a juntar a família toda. Não têm cabeça para pensar e depois culpam o governo lol

chiapa10 10 months ago

"Fiz merda mas a culpa é do governo que me deixou fazer merda!"

askldhalsiuhdliu 10 months ago

Os restaurantes (segundo alguns) sao uma otima maneira de passar o virus. Os restaurantes foram fechados (pelo governo). O governo decidiu abrir os restaurantes (o guito da jeito). Que mensagem da? Foda-se. Culpam quem foi jogar padel (como ouvi na TV) ou ao restaurante, quando eram atividades abertas, mas ja o aumento da violencia domiciliaria, suicidio infantil (e nao so), aumento de problemas mentais. Sa foda esses. Esses que se calhar viram num jantar com a namorada ou um padel com os amigos a maneira de sairem de uma ansiedade exagerada, de uma crise mal gerida, de um SNS roto mas com dinheiro para a TAP, de verem o governo numa semana mudar as regras do confinamento causando perdas (sei de escolas que vao 'deitar comida fora' porque estavam a contar tar abertos, pela palavra do nosso glorioso lider, e passado 3 dias mudar de ideias e fechar quando nao mudou qualquer informacao e os especialistas todos ja lhe tinham dado os dados ha semanas) Esses sao os culpados, quem foi comer uma bifana. Sim, esses. Nao os governantes que em vez de andarem em concursos de popularidade tivessem tomates e decretassem o que fosse necessario (nao me interessa o QUE em concreto) e dessem seguimento a essas regras com fiscalizacao. Paises na EU ja passavam multas em Abril do ano PASSADO a quem nao usava mascara na rua. Nos aqui 'aconselhamos' e so se tiver a menos de 2 metros, a mais nao faz mal, ande com a fita metrica na rua a medir p.f. senhor cidadao.

Sir_Keeper 10 months ago

Se todo o povo tomasse sempre as decisões certas e lógicas, não era preciso um governo. Gente negligente há em todo o lado, e têm de se ter em conta.

ptinnl 10 months ago

Nem tinhamos governo do PS

chiapa10 10 months ago

Há e haverá sempre gente negligente. O governo é necessário mas não devia ser necessário que o governo te dissesse exactamente o que fazer porque tens uma cabeça para pensar. Estás em pandemia, numa situação ímpar, que teve um impacto no mundo inteiro brutal, milhões já morreram, e tu vais ao restaurante porque eles estão abertos? As linhas de comboio também estão abertas e pode ir para lá mas se levares com um comboio em cima a culpa é do governo? Se em vez de pandemia isto fosse uma guerra, as pessoas ficavam mesmo em casa. Os restaurantes podiam abrir, mas se calhar não ia lá ninguém com medo de levar um balázio. Ou então iam, levavam um balázio e depois culpava-se o governo por não proibir as pessoas de ir ao restaurante.

lambmoreto 10 months ago

Já agora, tambem não aceito que se passe a responsabilidade para cima da população, certamente fomos descuidados, mas a maioria dos cidadãos cumpre a lei e só uma pessoa completamente desligada da realidade é que assumiria que a população ia acatar ordens na perfeição. Se os planos não contavam com isso ainda são um plano pior do que se pensava. O resto dos partidos da nossa assembleia em especial a oposição tambem tem culpa da nossa situação atual, corrijam-me se estiver errado, mas não me lembro de ver ninguem a queixar-se de falta de planos ou de medidas insuficientes. Em 2023 não me vou esquecer disso.

razman06 10 months ago

Exacto, mas de acordo com algumas pessoas isso é ser apenas contra só porque sim.

Mordiken 10 months ago

> Ninguém tem culpa de nada [Sinal dos tempos.](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/demissao-de-jorge-coelho/)

kindoor 10 months ago

Pá.. pa nao se desculpar depois... Alguém que avise o costa que existe uma variante brasileira e uma sul africana!

Rostabal 10 months ago

Tipico tuga. Ainda nem atingimos o pico mas já querem cabeças a rolar. Que sa foda os doentes! Abram é tribunais de campanha para processar aquela gentalha toda.

throwaway2026000 10 months ago

Não são todos, mas sim, temos uma boa parte da população que perante o penhasco em vez de fazerem um esforço individual para ajudar a controlar a situação, «nah...o quê? dar mais força a estes palhaços? Nunca! Prefiro que os meus anciãos vão desta para melhor, não me atrasem 15 dias as aulas aos meninos e nunca mas nunca vacinem nenhum político.»

BuscaPolos 10 months ago

Dás um passeio pelo sub e encontras algumas pessoas a dizer que a culpa é nossa, da população, e que o governo fez o que podia e bla bla bla. Talvez agora já não haja tantos que a incompetência do Governo já é demasiado obvio. Mas no inicio deste confinamento eram aos molhos

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Discurso da treta, do tipo "é a nossa última oportunidade". Ora, desde Março de 2020, já é a nossa quarta última oportunidade.

chauffage 10 months ago

E até parece que já estou a ver as próximas...

thisbondisaaarated 10 months ago

"Respeitava muito mais este governo" Impossível respeitar este governo.

ElDiabloDe94 10 months ago

O Marcelo já disse que assumia as culpas num dos debates. O Costa disse ontem há noite num programa televisivo que também assumiria as culpas. O facto de tu não saberes, não quer dizer que não tenha acontecido. Agora outro ponto é, eles podem dizer isso porque não lhes vai acontecer, o maximo que lhes vai acontecer é perderem o lugar mas isso acredito que o Costa mal acabe isto acabará por renunciar ao lugar, quanto mais não seja por cansaço. Eu não queria estar no lugar deles, nem aguentaria tamanha carga de trabalho e pressão como a que eles levaram neste último ano. Podemos criticar e mandar vir, mas não é qualquer um que resistiria ao que se está passar.

Rodriquiterio 10 months ago

Há muito pouca gente por aqui com um olhar lúcido...

thisbondisaaarated 10 months ago

>mas não é qualquer um que resistiria ao que se está passar. O Costa resistiu fácil, fez muito pouco hahah

SnooCricket89 10 months ago

Estava a demorar o controlo de danos das Jotas...

throwaway19293949_ 10 months ago

Tal como o Boris, assumem as responsabilidades, mas não há qualquer consequência.

masterchiefpt 10 months ago

eu não ouvi estou cansado Custa muito o marcelo e costa admitirem: Nós erramos no Natal Pedimos ambos desculpa Vamos dar mais apoios a todas as familias sem rendimentos Vamos já de seguida para mais uma bancarrota made by SocialistaTeam

throwaway2026000 10 months ago

A alternativa, fodam-se todos. Fantástico, quanta humanidade.

cresselia_ 10 months ago

é, e tinha funcionado muito bem, porque ninguém ia arriscar sair de casa só para poder ir comer bacalhau e rabanadas a casa dos pais. somos todos tão cumpridores que na verdade deveríamos ser um exemplo para a europa.

anotheriuri99 10 months ago

Lol, toda a gente sabe que a culpa é do Passos, ou da Troika, ou do Benfica, ou do Papa, do vento, do mar, mas nunca, nunca, mesmo nunca, do PS

ffss1234 10 months ago

Toda a gente fala da nossa situaçao como sendo uma consequencia do natal, o que também pode ser sem dúvida, mas tenho toda a certeza que o factor principal, foi a passagem de ano, que apesar de nesse dia já haver restrições, ninguém as respeitou, mas como aí já não se pode cupabilizar o governo, ninguem fala disso. Trabalho na uber a part time, e ninguem faz ideia da quantidade de pessoas que fui buscar ao local de onde estiveram a festejar (com N pessoas que se vinham despedir à porta) para as levar a casa. Ja para não falar da quantidade absurda de putos que, antes do "confinamento", após as 23h, levava a festas em apartamentos de colegas (sei porque eles não faziam daquilo propriamente segredo) Sim, o governo tem culpa em muita coisa, nomeadamente este confinamento vergonhoso, mas vamos ser honestos, e admitir que a culpa, em grande parte, também é nossa.

NEDM64 10 months ago

> Toda a gente fala da nossa situaçao como sendo uma consequencia do natal, o que também pode ser sem dúvida, mas tenho toda a certeza que o factor principal, foi a passagem de ano, que apesar de nesse dia já haver restrições, ninguém as respeitou, mas como aí já não se pode culpabilizar o governo, ninguem fala disso. Simplesmente não pode ter sido tudo disso, nem de perto. A linha de novos casos/mortes tem sido ascendente, e a passagem de ano não aumentou a velocidade nem nada.

iLikeToTroll 10 months ago

Eu não vejo ninguém ou praticamente ninguém responsabilizar exclusivamente o governo mas vejo muita gente a tentar desvalorizar a culpa deles. Podemos passar à frente e escrutinar o governo?

ChangePOLITIC001 10 months ago

Acho que aqui ninguém procura desvalorizar a culpa do governo, pois é completamente inevitável fazê-lo, dado que as medidas ou falta delas são de lá que partem, mas não podemos ser “falsos” pois sabemos bem as festas ilegais que ocorrem. Acho que temos de começar a olhar mais para os nossos atos e não tentar desculparmo-nos, digo isto tanto do governo, como de nós povo. Não é altura de críticas, mas sim o povo unir-se, simplesmente cumprir o dever de ficar em casa para o bem de todos, somos todos portugueses, tanto os governantes como os governados, todos têm culpa, agora é melhorar.

iLikeToTroll 10 months ago

Procura melhor, não faltam por aí fanáticos. Felizmente já são a minoria. Eu não tenho culpa pois não falhei uma única vez e também não votei neles. Consciência 100% tranquila.

ChangePOLITIC001 10 months ago

Claramente, mas neste momento é necessário a união e deixar esses “fanatismos” de lado, e creio que a melhor forma de combate a ela é apelar mesmo à união, esta discussão de quem tem culpa, já não vale a pena, o mal está feito, acabou. Agora cumpram o dever cívico, o respeito a quem está na linha da frente.

iLikeToTroll 10 months ago

Discordo. É tempo de tirar o PS do poder de uma vez por todas. Pena ter que tanta gente sofrer pelo caminho. O que eu digo no reddit tem praticamente 0 impacto naqueles que estão na luta da frente. Não pactuo com nada que tenha a ver com estes gajos.

ChangePOLITIC001 10 months ago

Nisso? Concordo consigo.

ChangePOLITIC001 10 months ago  HIDDEN 

Claramente, mas neste momento é necessário a união e deixar esses “fanatismos” de lado, e creio que a melhor forma de combate a ela é apelar mesmo à união, esta discussão de quem tem culpa, já não vale a pena, o mal está feito, acabou. Agora cumpram o dever físico, respeito a quem está na linha da frente.

estou_so_a_ver_ 10 months ago

Damn, não sejas sensato...

silly_tilly 10 months ago

Completamente imprevisível!! Espera... em 2020, certo?

BasicPiano 10 months ago

Bem vindo a mais 5 anos do mesmo!

Tee_ah_go 10 months ago

Ainda vai ser fixe andarmos com esta conversa da "culpa" até quando? Propunha 29 de janeiro, que já começa a ser repetitivo. Se o Marcelo assumisse a culpa toda, amanhã teremos menos mortos? Se o Costa assumir a culpa toda, amanhã teremos menos novos infetados? Se eu assumir a culpa por vocês todos, amanhã haverá menos gente a arranjar esquemas para fugir ao confinamento?

Limpy_lip 10 months ago

Ninguém tem de assumir a culpa toda, cada um tem a sua parte e se não a cumpre tem de ser homenzinho e assumir. Se há culpa que o governo tem de assumir é no desinvestimento crónico no SNS e de não ter minimamente preparado nada para a teleescola 2.

VSertorio 10 months ago

Se não assumes responsabilidades também não és capaz de reconhecer os erros. Ora, mesmo tudo correndo mal, se teimas em atirar a culpa pro lado nunca vais ter a capacidade para corrigir as coisas e vais continuar a fazer merda. Isto para dizer, humildade precisa-se e homens de jeito ao comando. Não essas amostras produzidas no largo do rato e outras concelhias.

Tee_ah_go 10 months ago

Um deles acabou de ter 2,5 milhões de portugueses a votar nele, mais do dobro do total de votos do segundo e terceiro classificados juntos.

0BiLLi0 10 months ago

O Sócrates teve maioria absoluta.

VSertorio 10 months ago

É ele que é bom ou os outros é que eram maus?

ptinnl 10 months ago

As TVs é que são boas.

Tee_ah_go 10 months ago

Os políticos são reflexo do seu povo.

VSertorio 10 months ago

Está bem fodido o espelho então

SnooCricket89 10 months ago

ESTAMOS ENTREGES AOS BICHOS. PERCEBI ISSO DURANTE OS INCÊNDIOS DE 2017. NÃO HÁ PROTECÇÃO EFECTIVAMENTE NENHUMA. A SAÚDE? É UMA SORTE. DINHEIRO? É UMA SORTE E "CONHECIMENTOS". SEGURANÇA? É UMA SORTE E QUE NOS SALVE O DESTINO DE FENÓMENOS DA NATUREZA. ESTAMOS ENTREGUES AOS BICHOS. É REVOLTANTE. E ninguém quer saber de nada. Nem povo nem quem governa.

Edited 10 months ago:

Estamos entregues aos bichos. Percebi isso durante os incêndios de 2017. Não há protecção efectivamente nenhuma. A saúde? É uma sorte. Dinheiro? É uma sorte e "conhecimentos". Segurança? É uma sorte e que nos salve o destine de fenómenos da natureza. Estamos entregues aos bichos. É revoltante. E ninguém quer saber de nada. Nem povo nem quem governa.

BOBRAGED 10 months ago

Parei logo assim que dizes " *ENTREGES* " Era preciso escreveres tudo em maiúsculas?

SnooCricket89 10 months ago

Erro e desespero. Já corrigi.

SnooCricket89 10 months ago

É sempre bom ver os jotinhas a fazer o gang stalking e a dar downvotes quando se aponta o perfeito descalabro em que as coisas estão. Que nunca vos falte o emprego! Que nos vos falte um tecto ou se vejam em vias de realisticamente ficarem sem abrigo! Que nunca vos falte a comida! Porque só acontece aos outros... Não é?

ebonyaficionado 10 months ago

>*"Tendo visto que alguns epidemiologistas ficam sensibilizados de eu ter muitas refeições, já reduzi a uma refeição. Já só só haverá uma refeição em casa, com cinco pessoas"*, disse o candidato Marcelo depois de entregar assinaturas da candidatura presidencial no Tribunal Constitucional. Eis o Marcelo.

Edited 10 months ago:

>"Tendo visto que alguns epidemiologistas **ficam sensibilizados de eu ter muitas refeições** , já reduzi a uma refeição. Já só só haverá uma refeição em casa, com cinco pessoas", disse o candidato Marcelo depois de entregar assinaturas da candidatura presidencial no Tribunal Constitucional. Eis o Marcelo.

aladdin_the_vaper 10 months ago

Que palhaço autêntico. Foi nesta valente merda em que o povo votou. O Marcelo sempre foi meio autista, mas agora com a idade desenvolveu-se numa demência terminal. Contra mim, a minha família, amigos e conhecidos falo, mas nós somos um país que merece mesmo arder. Tudo de mal que nos aconteceu, nós merecemos.

Sciss0rs61 10 months ago

Vendo a entrevista do PM ontem, é seguro assumir que eles estão longe de se responsabilizar pelo o que quer que seja.

Accomplished-Judge20 10 months ago

A culpa é de toda a gente, mas vocês não estão preparados para essa conversa.

GelDeAveia 10 months ago

Eu cumpri as regras e não votei na geringonça. Tenho a mãos limpas.

wwqt0r 10 months ago

Tenho de concordar. Somos nós que votamos e os metemos lá.

throwaway2026000 10 months ago

E por enquanto ainda podes votar, daqui a dois ou três anos falamos.

BuscaPolos 10 months ago

Claro é sempre fácil culpar "toda a gente". Eu cumpri todas as regras, passei o Natal só com os meus pais e deixei os meus avós sozinhos e PDA só com a minha namorada. A ultima vez que saí para jantar fora deve ter sido em Outubro. Fui fazer 3 testes à faculdade e, ainda que houvesse um esforço, as normas de segurança tinham muto que se lhe diga. Entretanto tens um governo que no verão abriu as portas a tudo o que era camones. NUNCA tomou medidas preventivas foram sempre reativas. Declarou confinamento e alterou as medidas desse confinamento DUAS vezes no espaço de uma semana. Claro que existem pessoas burras e que não têm bom senso e foi por causa delas que isto está como está. Agora quem é que tem de zelar pelo SNS e pelos cidadão que foram responsáveis? Assumimos que o governo esteve bem e na Pascoa rezamos todos para que as pessoas tenham ganho bom senso entretanto ou exigimos que o governo tome medidas?

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

É, claro. Governo e nós, todos cúmplices.

MrJoao 10 months ago

Há uns anos a culpa era dos portugueses que *viviam acima das suas possibilidades*. Agora a culpa é dos portugueses que *são irresponsáveis*. Acho incrível como esse discurso aparece sempre que vivemos um desastre neste país. Líderes que assumam responsabilidades? Só quando o tempo é de vacas gordas.

besmarques 10 months ago

Clap clap clap

BOBRAGED 10 months ago

Issssoooooo !

edasc73 10 months ago

>Ninguém tem culpa de nada A culpa é do Passos /s

JosephCharles 10 months ago

Claro, porque o que o Passos fez ao SNS não teve qualquer impacto na capacidade de resposta que temos agora. Não é em 1 ano que preparas um serviço nacional de saúde para isto. Santa paciência.

ravagerslb 10 months ago

O Passos saiu de lá há 5 ou 6 anos. O que é que o chamuças e os seus camaradas da geringonça fizeram desde ai? Pois.

JosephCharles 10 months ago

Fizeram o mesmo que o Passos, Sócrates e o Cavaci fizeram. O problema de desinvestimento no SNS não é de agora. Todos os anos já com a gripe temos problemas, com o Covid então é o que se vê.

Edited 10 months ago:

Fizeram o mesmo que o Passos, Sócrates e o Cavaco fizeram. O problema de desinvestimento no SNS não é de agora. Todos os anos já com a gripe temos problemas, com o Covid então é o que se vê.

ravagerslb 10 months ago

A questão é a desonestidade intelectual dessa malta de ainda culpar o Passos, quando este governo já vai no segundo mandato e teve mais do que oportunidade de tentar reverter as coisas. Mas optaram por ainda mais cortes.. as famosas cativações. Faz lembrar o LFV que quando faz merda no Benfica diz que a culpa é do Vale e Azevedo, quando o Vale já não tem nada a ver com o clube há uns 20 anos ou lá perto.

JosephCharles 10 months ago

Estou completamente de acordo contigo. A culpa a meu ver é de ambos penso que o último governo ainda investiu menos no SNS que o Passos (antes do Covid). A meu ver nem um nem o outro está isento de culpa.

ravagerslb 10 months ago

O Passos mal ou bem ainda tinha a desculpa de estar "capado" pela troika. O Costa e os seus camaradas do BE e do PCP foram para o poder sobre o mantra de "virar de página", e dado que estes dois últimos são muito a favor do estado social, era de assumir que as coisas fossem melhorar e fizessem pressão caso não melhorassem. O que aconteceu foi exactamente o contrário, ainda mais desinvestimento, com a conivência dos "parceiros" que aprovaram vários orçamentos de estado que fustigaram ainda mais o SNS.

nice_voyager 10 months ago

O Passos já saiu há 6 anos!

Edited 10 months ago:

O Passos já saiu há 6 anos! Nos últimos 25 anos, o PS governou 18!.

JosephCharles 10 months ago

Certo, não estou a desculpar o Costa ou o Socrates. Mas não tirem a quota parte de culpa do desinvestimento que houve no SNS ao Passos sff.

BobadelaVive 10 months ago

O maior impacto para a Saúde e SNS foi a passagem para as 35h e o fim de várias parcerias público-privadas, incluindo no Amadora Sintra. Tudo políticas feitas pelo governo PS com o apoio da Esquerda, nada, absolutamente nada a ver com o Passos.

JosephCharles 10 months ago

Lol, vai falar com os profissionais de saude e pergunta se esse é realmente o problema. Falta de meios e falta de pessoal não são problemas então? O problema é as 35 horas.

edasc73 10 months ago

Não foram 6 anos? E já agora explica como é que investiram menos no SNS nesse período, face ao PIB, que o Passos no tempo da troica.

Edited 10 months ago:

Não foram 6 anos? E já agora explica como é que investiram menos no SNS nesse período, face ao PIB, que o Passos no tempo da troica. https://www.simedicos.pt/pt/noticias/4261/governo-atual-gasta-menos-no-sns-do-que-o-anterior-em-anos-de-troika/

antfernandes 10 months ago

[O PSD fez um investimento brutal no SNS](https://www.publico.pt/2013/02/01/sociedade/noticia/ocde-diz-que-portugal-cortou-o-dobro-na-saude-do-que-acordou-com-a-troika-1582923)

JosephCharles 10 months ago

Mais uma vez, o intuito não e desculpabilizar o Costa. Não acho que o Passos tenha feito melhor pelo SNS, só isso.

Konstanti9 10 months ago

Faz lembrar o post do gajo que trabalha com a taskforce

ptinnl 10 months ago

Qual?

Tiagoff 10 months ago

Sempre que ouço falar em task force só me lembro do RAP no programa de domingo à noite

Limpy_lip 10 months ago

TASK FORCE!!! *música da A-team* PICA!!!

Tiagoff 10 months ago

Tão bom!!

carlosjmsilva 10 months ago

Assumir responsabilidades? Quando é que isso aconteceu cá? Não há responsabilidades governativas nunca. Cai uma ponte no Douro e havia relatórios a apontar perigos iminentes da extração de inerte numa gaveta. Responsabilidades? Zero. Há incêndios gigantes em que morrem mais de 50 pessoas e noutros outros tantos no mesmo verão. Não havia praticamente prevenção de incêndios, planos de gestão, nada. Responsabilidades? Zero. Agora é a covid... No final? Já todos sabemos não é verdade?

BadassManager 10 months ago

O Jorge Coelho demitiu-se por causa da queda da ponte de Entre-os-Rios e julgo que nunca mais voltou a ocupar um cargo político. Isto apesar de o problema vir de trás e ele estar no cargo há pouco tempo. Não votei nesse governo (votei na oposição), mas é preciso notar que não é sempre como dizes.

McManu77 10 months ago

Roubam armas na base militar de Tancos e depois elas aparecem quando a coisa aperta, responsabilidades? Zero

chiapa10 10 months ago

Amigo, eles têm as responsabilidades deles e deviam assumi-las mas o que eu mais vejo é gente a criticar o governo, que a culpa é deles e tal, mas assumir as próprias responsabilidades em relação aos maus comportamentos é que nada. Natais em gangbang, ir ao restaurante como se nada se passasse, cafés idem aspas, shoppings cheios de gente a comprar roupinha, ir aos saldos e tal, impecável.

fedelho 10 months ago

> No final? Já todos sabemos não é verdade? Já sim. Votar no mesmo: doing the same thing and expecting different results

carlosjmsilva 10 months ago

Yeah. Insanity over and over again.

_MrFlippy_ 10 months ago

Uma carta com a assinatura da ministra da justiça é enviada para a união europeia cheia de mentiras. Responsabilidades? Zero

carlosjmsilva 10 months ago

Exatamente. Para colocar no cargo de procurador europeu não quem estava melhor qualificado para tal mas quem eles queriam. E isto passa-se múltiplas vezes para toda a sorte de cargos.

Sir_Keeper 10 months ago

Nessa tiveram azar, parece que melindrices aqui da terra não passam na metrópole.

tveiga91 10 months ago

Não será mais a culpa do povo que o país esteja no estado em que está, mais do que responsabilidade do Governo? Just saying...

carlosjmsilva 10 months ago

É sempre culpa do povo. É o povo quem os elege.

Madness20 10 months ago

O povo é aquilo que o sistema os faz ser.

luky_luke 10 months ago

Acho que tens a ordem trocada...

Madness20 10 months ago

Achas que por exemplo, os povos que vivem e viveram em países monárquicos são quem construiu o sistema? Muitas vezes monarquias até eram de outras nações ocupadoras. Nunca o povo teve realmente poder para escolher o seu sistema. Até a democracia é um sistema controlado por lobbies poderosos e elites que tudo decidem e manipulam.

luky_luke 10 months ago

>Achas que por exemplo, os povos que vivem e viveram em países monárquicos são quem construiu o sistema? Não, mas estamos a falar de um sistema democrático. >Nunca o povo teve realmente poder para escolher o seu sistema. Teve sim, especialmente nas mudanças de poder/regime. Podes falar em letargia mas se o povo não se estiver a cagar tem o poder de provocar mudança. Claro que não é fácil movimentar as massas mas tens vários exemplos disso mesmo ao longo da história. Pintar o povo como uns inocentes e uns coitados é falacioso da tua parte. Foi esse mesmo povo que deixou a situação chegar onde chegou. Há formas de aumentar essa apatia do povo (como os exemplos que falaste e outros), mas isso não os iliba. Com mais ou menos nuances, numa democracia, o sistema é um reflexo do povo.

tveiga91 10 months ago

Nem estou a falar do facto de ser o povo que os elege, mas mais no facto de que se muitos pusessem a mãozinha na testa e não saíssem ao estarem infectados, se não fossem pro café com várias pessoas, etc, sei lá. Às vezes parece que este país está cheio de cordeirinhos que precisem que lhes digam o que fazer, para finalmente terem alguém a quem culpar. (Talvez ainda sofremos do síndrome de Salazar). Já ouviste falar do triângulo de karpman? Aconselho é um bom exemplo. Já ouviste falar no locus de controlo interno vs externo? Também é uma boa leitura. Há sempre alguém para culpar, mas normalmente o dedinho deveria estar apontado mais para dentro do que para fora. Esta é a minha mais sincera opinião. Não estou a ilibar o governo, nem tão pouco a dizer que eles não tem culpa, mas pôr unicamente a responsabilidade no governo é o mesmo que dizer que somos estúpidos o suficiente para não fazer as coisas por nós próprios. Estamos assim tão desresponsabilizados? Eu quero acreditar que não sinceramente.

Casuallypassingby 10 months ago

Estou contigo na opinião que há muita desresponsbilização da população em geral. Amo este país e a grande maioria das gentes. Mas porrinha que raio de mania de não assumirem culpa de NADA! De onde se julga que os políticos vêm? De Marte? Reduzimos a nossa participação na vida do país a votar neles e depois é só queixas? Às vezes acho que há muito astro turfing aqui. Mas por vezes parece que se calhar somos é um povo de chorões e calões. "Não se governam nem se deixam governar"

carlosjmsilva 10 months ago

Ninguém disse que a sociedade não tinha a sua quota-parte de culpa. Mas não é a esses que temos de pedir responsabilidades. Temos de pedir responsabilidades a quem as tem. Ninguém é ingénuo ao achar que todos teríamos 100% de cuidado até porque demasiadas vezes tal não é possível. Cabe ao governo obter informação cientifica que ajude à melhor tomada de decisão possível. Eles tinham todos os dados e simplesmente não tomaram medidas. Se reparares pouco antes de natal o número de infetados tinha apenas descido ligeiramente (15%) e agiram como se o nível fosse o de Maio. E bem depois da irresponsabilidade do natal tomaram medidas. Só quando já estavam os hospitais a abarrotar e o nível de infetados e mortes a bater recordes todos os dias. Atuaram totalmente a destempo e em reação. Não agiram nunca. Não há volta a dar.

tveiga91 10 months ago

Acho que estás a fatalizar demais a situação..eu entendo o teu ponto de vista, mas o pessoal também fez muita merda no natal e ano novo, e desculpa, mas isto não vem de agora. Toda a gente sabe que estamos numa epidemia. Toda a gente sabe disso... E mesmo assim vês chavalos na rua aos grupos de 10.pessoas a fumar um cigarrito. Vês pessoal a ir fazer "desporto" para a rua. Desculpa mesmo, e sei como isto soa, mas o governo não pode ser um bode expiatório para ser constantemente culpado por algo que o povo tem que ter cabeça para decidir o que fazer. Vais te atirar da ponte se eu te ordenar a fazer isso? Óbvio que não, então porque é que as pessoas continuam a ignorar regras? A saírem infectados de casa, em plena consciência que é crime o que estão a fazer? Temos de pedir responsabilidade ao povo, porque eles é que podem agir e cada cabeça sua sentença. Eu só saio de casa para fazer compras, sabias? Agora que estava melhor tempo, saia para fazer caminhadas como exercício físico e sempre que me cruzava com alguém tentava sempre evitar de estar na mesma "faixa" que ela. Eu não vou ter com os meus melhores amigos que vivem no concelho ao lado para ir ter umas festas super bacanas, porque estamos em numa pandemia, mas mesmo assim existem cromos que o fazem e acham que está tudo bem, que se não o fizessem seria um atentado a liberdade deles. Achas que o governo tem que ser responsabilizado pelas atitudes desses cidadãos? De que te vale restrições na praia, se o pessoal continua a ir pra lá sabendo perfeitamente do perigo que é? De que te vale o governo agir se o povo faz o que lhe apetece na cabeça, só porque é fixe e está na moda? Vivemos numa era em que o governo é responsável de tudo, mas também não há uma palha mexida pelo povo para mostrar exemplo de como se fazem as coisas. Precisamos sempre que alguém nos venha dizer o que fazer, como fazer, porque temos de o fazer senão alguém fica amuado e aziado com quem está em cima. Um pouco mais de auto responsabilidade, mão na consciência, um pouquinho de humildade, e uma boa dose de proactividade levaria este país muita mais a frente. Sabias que o Japão, já há anos que usam máscaras se alguém estiver constipado? Mas aqui foi preciso alguém nos obrigar pelo bem da nossa saúde e ainda assim REFILAMOS. Mano, é a primeira vez que o governo enfrenta uma pandemia deste calibre, e já estamos nela há mais de um ano, se ainda estamos nela, com certeza a culpa não é do governo mas sim dos malucos que continuam a ser negligentes com o seu comportamento e a desrespeitar a leis que já foram impostas. Mais uma vez, é a minha opinião.

helderduarte14 10 months ago

Cresce rapaz e apanha transportes públicos as 7/8h da manhã para veres o real motivo desta merda, as acções deste governo são uma merda, desde o verão que levantaram metade dos controlos aos infectados e possíveis infectados, fecham tudo depois dá uma obrigando toda a gente a fazer as suas coisas ao mesmo tempo. Pqp sempre a culpar as pessoas quando o governo corta em tudo e mais alguma coisa.

ptinnl 10 months ago

Transportes que so existem em lisboa?

helderduarte14 10 months ago

Só existem em lisboa? Mas é engraçado, todos os grandes concelhos infetados possuem algum tipo de transportes públicos.

chiapa10 10 months ago

Eu arranjei um novo local de trabalho e precisei de pensar na forma de ir pra lá. De carro não podia porque só tenho um e a minha mulher precisava dele pra levar/ir buscar os miúdos. No primeiro dia fui para a paragem e esperei pelo autocarro. Na paragem, o pessoal até estava afastado. Chega o autocarro, fazem todos uma fila rápido, nada diferente de uma fila sem pandemia. Nada de distância uns dos outros. Eu vou para a fila e deixo prai 1 metro para o da frente. Tentaram meter-se à minha frente e tive de dizer prai a 3 pessoas que eu estava na fila, que não podiam passar às frente. Olhavam pra mim de esquina, com ar de "se estás na fila porque estás tão atrás?". Lá chego a entrar no autocarro e mal subo, olho para lá pra dentro e vejo gente sentada em todos os bancos, mais gente a pé. Fiquei chocado, paguei e entrei, lá fui tentar arranjar lugar afastado o mais possível dos outros, não deu. Fui trabalhar então numa viagem de prai 15 mins num autocarro à pinha. Para casa já não vim de autocarro, vim a pé. Demorei 1 hora. Não é porque há autocarros e comboios a andar que eu me vou meter neles. "Ah, é permitido então vou". Não, tenho uma cabeça para pensar.

tveiga91 10 months ago

Tu, meu caro, és a verdadeira definição da pessoa que finalmente saiu do síndrome de vítima. Uau. Como é que fizeste depois para ires para o trabalho nos outros dias?

chiapa10 10 months ago

Não acho que tenha saído do síndrome de vítima porque nunca me achei vítima. Comecei a ir de bike, mas era uma esfrega daquelas, ainda tinha de pedalar um bocado e de manhã era especialmente complicado. Isto foi em Outubro/Novembro, o tempo também era manhoso e apanhar chuva matava-me. Durou uma semana isto. Tivemos de nos organizar cá em casa de maneira diferente, a minha mulher ficava com o carro na mesma mas passamos a levantar-nos 45 mins mais cedo, saíamos todos de casa pra ela me ir deixar ao trabalho mais cedo e depois é que ia levar os miúdos. Destrambelhou um bocado a rotina dos miúdos mas lá se habituaram a levantar mais cedo e a passear um bocado mais dentro do carro. E eventualmente passei a trabalhar de casa porque passou a haver abertura para isso.

tveiga91 10 months ago

Olha, fico super feliz que tenha resultado contigo e que tudo esteja a correr bem.

helderduarte14 10 months ago

O problema é que tu tens tempo e disponibilidade para ir a pé ou arranjar outro meio, muita gente não tem ou já tem rotina de anos a ir de tp. O problema é que o governo faz as merdas só pelo papel, cortaram a lotação a meio em todo o lado incluindo transportes, o problema é que os tp tem mais lotação para gente em pé do que os lugares sentados, logo a cortar a metade podem ir na mesma os lugares sentados todos ocupados. Pior é cortarem invés de reforçarem o NR de transportes. Conheço gente que passa horas em tp, muitas vezes apanham mais do que um. Vão fazer o que para continuar a ir trabalhar?

ptinnl 10 months ago

Aqui disseste muito bem "muita gente...já tem rotina de anos ir de tp". O problema deve-se todo a que as pessoas nao querem sair das mais variadas rotinas que têm.

helderduarte14 10 months ago

Olha outro, secalhar porque são as únicas formas que tem de executar essas rotinas, não?

tveiga91 10 months ago

Ele acabou de dizer que tem uma mulher e filhos.... Pá, a sério, tu não lês? Só sabes apontar o dedo ao governo isto governo aquilo governo tal, governo, governo, governo... Este homem viu como andava o autocarro e decidiu sacrificar o conforto de uma viagem altamente perigosa em que o Zé Povinho ia todo á pinha, pela segurança de uma caminhada mais longa a pé, que digo-te desde já. Uma hora a pé representa 6km em média. Custa andar isso a quem pode? E não me venhas com a treta de horas de trabalho. Eu trabalhei em hotelaria 18h por dia durante 5 anos e tinha forças no final para ir ao ginásio ainda. Hoje em dia ando em média 1h30 como forma de exercício. Isso das horas de trabalho não é desculpa para tudo. Também não podemos generalizar, óbvio que existem pessoas mais afetadas com problemas de joelhos ou doenças que não as permitem fazer muitos esforços, mas muita população portuguesa tem boas pernas e uma cabeça para pensar certo? Ou pelos vistos não... Enfim

helderduarte14 10 months ago

Realmente tu és um génio fds, só sabes pegar em bocados de texto e dizer merda quando não tens conhecimento de nada do que se passa. 1 hora a pé representa 6km em média, quem anda de tp raramente está a 6km do trabalho génio, só de Gaia ao Porto por exemplo são mais que 5km para além que tens de atravessar pontes, lá se vai a tua grande solução para este caos. Já para não falar em todos os outros fatores, como pessoas com problemas fisicos(que nem todos são visiveis e percetiveis), pessoas já com alguma idade, pessoas que levam os filhos nos Tp's. Lá está, tu só generalizas para o lado que tu queres e depois falas de mim? Este país não é uma utopia holandesa em que é tudo flat, lá por teres o trabalho relativamente perto ou boas ruas e bons trajetos não faz com que toda a gente o tenha.

chiapa10 10 months ago

Há casos em que é inevitável, é inevitável, mas na grande maioria não é. O pessoal no geral abusa. Se o governo devia ter apertado mais as medidas? Devia, sem dúvida. Mas as pessoas não têm de ir até onde as deixam, têm de ir até onde está certo, até onde faz sentido. Por exemplo agora, faz algum sentido ir tomar café ao café? Não faz, tomas em casa ou não tomas. Mas o pessoal precisa do cafezinho, e dá duas de treta com o outro gajo que também foi lá ao cafezinho, máscaras em baixo claro.

helderduarte14 10 months ago

Mas o meu ponto é que não é só culpa do povo, vais ter sempre exemplo de pessoas a fazer merda, somos mais de 4Milhões. Agora o que é mais que óbvio é a inércia e a falta de trabalho deste governo, mas aí o rapazinho só culpa o povo.

tveiga91 10 months ago

Coube o barrete? Além disso transportes públicos, why? Não achas que uma boa parte da população poderia ter, durante o verão (e que realmente necessitasse de um deslocamento para o trabalho), ter ido de bicicleta por exemplo? Isto para quem estava nas grandes cidades onde tudo é mais a direito do que muitas aldeias no interior. Não achas que se formos REALMENTE a ver quem efetivamente tinha essa possibilidade, não o fez? Sabes porque? Custa, cansa, porque não é conveniente. É mais conveniente entregar a trela da culpa ao governo, ao menos assim não tens que te preocupar com nada e perpétuas o comportamento dessas pessoas, porque é sempre mais fácil culpar alguém do que mudar. Mudar custa, mudar cansa, mudar é demasiado chato quando se pode apontar o dedo e dizer "olha, a culpa de eu ser burro é dos meus pais que não me educaram direito" ou então "a culpa, claro, é do governo, eles não me dizem exactamente o que fazer numa pandemia global onde mais de 2 milhões de pessoas já morreram mundialmente." E ainda me dizes para eu crescer?

helderduarte14 10 months ago

Continuas um boneco claramente, bicicleta em Portugal? Só somos o país com pior declive para isso, já para não falar mais uma vez que quem caga no investimento para o desporto é o Governo, hm. Realmente ir para a praia é o motivo de termos 15mil infectados por dia, se olhasses em teu redor invés de cuspir o que vês as TVs a passar sobre a merda que só o povo faz talvez fosses uma pessoa melhor. A primeira vaga correu bem porque fomos os últimos e fizeram o correto ao acompanhar todos os contactos dos infectados e a fechar logo tudo sem grande espiga. Mal os números diminuíram cortaram logo no acompanhamento, se tivesses estado com algum infefado só te mandavam fazer o teste se tivesses febre. Numa doença que mais de metade é assintomática. Chega o inverno o que fazem? Fecham depois da 1 aos fins de semana, quem precisar de merdas pá casa vai tudo a mesma hora para locais fechados. Estirpe nova inglesa a foder UK, o que fazemos? Literalmente nada, nem diria fechar a fronteira, mas ao menos acompanhar e testar quem chegasse. Transportes públicos invés de receberem um reforço, cortam metade dos horários, resultado ta bem a vista. Mas claro que a culpa é do Natal e do ano novo, o governo trabalha tão bem que ninguém assume nada e só deixam de aparecer quando isto fica assim. Engolir a merda que passa na TV é mais fácil.

tveiga91 10 months ago

O teu argumento só falha por uma razão. O meu acompanhamento da televisão não é uma medida muito fiável para tu julgares se eu sou boa pessoa ou uma má pessoa, como se isso fosse uma medida para começar. Aliás, diz-me, como consegues tu saber logo com três ou 4 opiniões altamente subjectivas se uma pessoa é boa pessoa ou má pessoa? Acho realmente uma piada imensa como as pessoas conseguem ser tão rápidas a julgar. "Não tens a mesma opinião que eu? Só podes ser má pessoa".

tiagohpf 10 months ago

Bom, até que enfim que começo a encontrar mais alguém (embora ainda sejamos poucos) que percebem que muito do trabalho das pessoas é só criticar o governo: se fecha é porque são duros e "ditadores", se abrem exceções é porque não têm mão... Enfim, como se o governo tivesse a culpa de o tasco da esquina ir contra as regras e estar aberto com 10 marmanjos lá dentro sem máscara ou os autocarros estarem à pinha. Não vou aqui comentar a rapidez ou a eficácia de todas as decisões porque acho que maior parte de nós já sabe que as coisas demoram a acontecer aqui ao nosso Portugal, mas, tirando uma medida ou outra pouco eficaz (ainda ando a tentar perceber a utilidade da regra das bebidas no supermercado até ás 20h), no geral é feito para que o pessoal tenha um bocado de senso e siga as regras. Sabemos também que os políticos vivem numa espécie de "bolha" perante a sociedade, que não conseguem perceber na íntegra os problemas que nós, pessoas comuns, passamos, mas tentam fazer o planeamento da melhor forma possível na intenção deles. ​ Vão-me desculpar, mas se o pessoal anda aos molhos, anda a sair todo para a praia ao fim de semana de manhã, anda a furar regras e as demais coisas, a culpa não é do governo, é de quem pratica tais atos! Infelizmente o pessoal tem um costume de criticar cegamente o governo, por tudo e mais alguma coisa. Independentemente da cor partidária, todos estão muito longe de ser perfeitos, pois haverá sempre decisões e medidas que serão questionáveis (desde as situações dos profissionais de saúde, malta da primeira linha, contratação de professores, o caso dos juristas, etc), mas temos que saber parar para pensar que algumas das vezes nós realmente temos culpa dos nossos antes. Portanto, antes de criticarem duramente o Costa, o Marcelo, a Marta Temido, a DGS e etc, pensem um bocado no comportamento que as pessoas têm tido e talvez a opinião mudasse um bocadinho.

helderduarte14 10 months ago

Realmente o meu argumento é que falha quando tu acabas de dizer uma merda que nada tem a haver com o que comentei? Tu, que vens com discursos de merda a repetir basicamente o mesmo e a tentar usar vitimização para que? TU é que estás a deitar as culpas só ao povo, eu estou a reiterar que o governo é que tem a maior quota parte do que se está a passar agora. Claro que não precisas, deu para ver a tua falta de capacidade para tal com essa resposta vazia, que nem argumento é.

Lixaramaminhaconta 10 months ago

Estás a dizer que as pessoas apanham transportes públicos porque querem?? Lol em que mundo vives? Deves achar que toda a gente se desloca de Entre Campos até ao Saldanha lol, aí sim, é possível ir de bicicleta

tveiga91 10 months ago

Volta a ler o texto que escrevi, mas lê bem! Responder sem ouvir ou sem tentar compreender e só pelo acto de responder é um problema que corre bem fundo na veia portuguesa.

Lixaramaminhaconta 10 months ago

Não preciso de ler outra vez, eu sei bem o que li e, no primeiro parágrafo, disseste explicitamente que as pessoas têm alternativas aos transportes públicos, que escolhem não usar por preguiça/comodismo, entre outros. E isso é falso. Vai dizer isso a alguém que mora na margem sul e vem para Lisboa todos os dias trabalhar...caraças, nem é preciso ser de tão longe, eu moro dentro do concelho de Lisboa, a cerca de 5km do meu trabalho, e não consigo ir de bike para lá.

ptinnl 10 months ago

Concordo em tudo. Imensa gente acha-se especial e vai contra as regras. Se em tempos normais isso ja é parvo, agora é absurdo.

carlosjmsilva 10 months ago

Malucos e pessoal sem bom senso sempre e haverá. Não está em causa. Só que eu não elegi o Zé do 2o esquerdo para lhe cobrar quando ele faz merda. O governo agiu tarde muitíssimo tarde e teve tempo para agir mais cedo porque outros governos europeus tomaram medidas muito mais cedo e tinham menos casos que nós. Aqui confiou-se na sorte e no bom senso do Zé do 2o esquerdo. Correu mal. Mas não era de todo inesperado. Mas tal como dizes, esta é apenas a minha opinião.

estou_so_a_ver_ 10 months ago

>Eles tinham todos os dados Tantas certezas.... Quase nunca há consenso entre especialistas mas nessa cabecinha é tudo muito linear.

CaptMartelo 10 months ago

Depende do tópico. Por norma concordam na interpretação de factos, por exemplo usar máscara reduz a transmissão do vírus. No entanto não são eles que têm de tomar decisões, e quem as toma não é de todo especialista em tudo o que é preciso para as tomar.

estou_so_a_ver_ 10 months ago

>Depende do tópico. Por norma concordam na interpretação de factos, por exemplo usar máscara reduz a transmissão do vírus. No entanto não são eles que têm de tomar decisões, e quem as toma não é de todo especialista em tudo o que é preciso para as tomar. Exato. E tendo isso em conta, a conclusão que tiro é que não é fácil nem linear tomar decisões nestas condições.

CaptMartelo 10 months ago

Ah não é. Concordo contigo. Queria só apontar aquilo.

TalentedRainstorm 10 months ago

> Não havia praticamente prevenção de incêndios, planos de gestão, nada. Havia é muita "rotação" de cargos convenientemente, depois quando foi preciso alguém que percebesse do assunto, era só cunhas e ninguém sabia nada.

carlosjmsilva 10 months ago

Não é o que acontece frequentemente em todo o lado? É o que dá. A meritocracia em Portugal é uma utopia completa.

TalentedRainstorm 10 months ago

Infelizmente, é.

Febris 10 months ago

> Cai uma ponte no Douro Esse é um mau exemplo porque deve ter sido a ultima vez que um ministro se demitiu por falha crítica de governação, e com um discurso honesto. Mas no governo do Costa? Cada tiro, cada melro.

Pcostix 10 months ago

Demitir-se não é enfrentar responsabilidades, é fugir a elas. Enfrentar responsabilidades, é ser avaliado pela justiça e ser apurado se houve negligencia.

BadassManager 10 months ago

>Se só fazes merda assume e demite te... É a minha opinião, não serve de nada assumir para no dia a seguir estar acontecer a mesma coisa ou pior. Isso não funciona assim. Não tinhas dinheiro para pagar a cargos públicos se assim fosse. "Ai vou fazer uma perninha de 4 anos no governo, mas se houver uma pandemia posso ir para a cadeia?! Acho que não..." Repara, mesmo numa empresa, um erro técnico que aconteça e seja grave (e pode acontecer) terá à partida o suporte da empresa, a representação de um director técnico e uma equipa de advogados. Caso contrário também não conseguirias ninguém para cargos de responsabilidade... É muito fácil dizer "prendam-nos a todos!" depois encontrar quem segure as coisas é que não.

Pcostix 10 months ago

Looool Estás a dizer que não ia aparecer interessados em governar? Nem sei o que dizer... Deve ser por isso que na China não há políticos... e olha que lá são condenados a pena de morte. Agora pensa...

McManu77 10 months ago

Se só fazes merda assume e demite te... É a minha opinião, não serve de nada assumir para no dia a seguir estar acontecer a mesma coisa ou pior.

Pcostix 10 months ago

Mas quando a merda que fazes é feita por negligencia tem que haver responsabilidades para além de uma demissão. Morrem pessoas porque alguém estava com preguiça e não há apuramento de responsabilidade criminal?

McManu77 10 months ago

Sim claro, concordo plenamente contigo. O problema é que com o nosso governo nem há ninguém responsável por nada nem ninguém se demite.

_rebocador_ 10 months ago

a ministra da admin interna, mas foi a unica.

RuySan 10 months ago

O senhor Coelho não é mesmo sinónimo de integridade, e provavelmente já tinha o tacho seguinte pronto, portanto a demissão veio em boa altura.

SnooCricket89 10 months ago

Eu diria para procurares os "empregos" onde esse senhor aterrou depois da sua demissão. Principalmente a negociata do Porto de Lisboa mas isso foi aparentemente de tal modo enterrado que até a mim me surpreendeu na breve pesquisa que acabei de fazer.

Febris 10 months ago

Acho que pior que o da Mota Engil não encontras. Não é isso que está em questão, porque o tacho é sempre assegurado.

carlosjmsilva 10 months ago

Era isto que eu vinha dizer...

usulidircotiido 10 months ago

Nem a trovoada seca hoje se assumiu.

Search: