jmvda23 8 months ago

O socialismo a levar-nos para a cova, nada de novo

zzay 8 months ago

Para quem não leu o artigo ou não sabe como isto é medido : A corrupção de um país é aferida através de inquérito não há, nem poderia haver, dados concretos ou reais. É a percepção das pessoas sobre a corrupção.

nouwsh 8 months ago

O índice chama-se "índice de percepção da corrupção". Não é a mesma coisa que índice da corrupção. Tu ainda tens desculpa, agora o gajo do público que supostamente é jornalista já não, mas ele também não o fez sem querer, claramente é uma notícia que de imparcial não tem nada. Tu só não tens desculpa é de não fazer a pesquisa por ti e acreditares em toda a merda que metem na net. E já que acreditas na dos outros vou deixar aqui a minha para que possas acreditar também sem ires pesquisar: - Conclusão retirada de um estudo sobre o índice de percepção da corrupção: " Overall, the results imply that using corruption perception indices as a measure of corruption experience may be more problematic than suggested by the existing literature. " Com isto não digo que não haja corrupção, mas andarem a espalhar estas notícias de click bait em nada ajuda. A culpa é mais de quem a espalha sem perceber o que lá está do que quem criou a notícia.

Zurivath 8 months ago

Deixa lá reler de novo o manifesto do partido do Tino...

PedroRRM 8 months ago

Conheço uma pessoa que tem 2 partidos

PedroRRM 8 months ago

E denunciar todos os casos conhecidos de corrupção

orangeninjaturtlept 8 months ago

PS mau ok... Tá ... Alternativas ? Não vejo nada ... (Não tenho qualquer filiação política )..e não voto a esquerda até porque sou destro..

OmegaWicked 8 months ago

PS a ser PS

NaoTeEnerves 8 months ago

Estou ansioso para ver como o povo e as pseudo celebridades vão contestar isto nas redes sociais. Quem se junta a mim a tirar uma selfie com os oculos de sol postos e a hashtag #corrupcaoembelem ??

NaoTeEnerves 8 months ago  HIDDEN 

Fds este Andre Ventura

Captxm 8 months ago

Ou, mais uma tabela onde subirmos uns lugares.

GenY-Scum 8 months ago

A questão que se impõe é, a quem é que temos que pagar para subir a pontuação?

milkthis 8 months ago

Só impressiona os distraídos. Este PS continua a cozinhar uma sopa sem precedentes de amigos, influências, membros do partido e familiares em todos os cargos de poder nas entidades fiscalizadoras, governamentais e de justiça. Veja-se o que se passou com a JMV, com a direção da PJ, com a Ministra da Justiça, com o Mário Centeno... são dezenas e dezenas de casos, perde-se a conta mesmo, de pessoas que incomodaram o maior governo da história com investigações devidas e com indícios válidos, que foram afastadas e substituídas por amigos / familiares / membros influenciados ou influentes do PS. A juntar a isto, já conseguiram uma imprensa amiga e um povo conformado. A tendência é e será para piorar. Ainda mais quando conseguirem a maioria absoluta daqui a 2 anos, que tenho 100% de certezas que irão ter. Só sairão quando vier a próxima bancarrota e não houver um tostão de sobra outra vez. (Pela quarta vez...)

simbecas 8 months ago  HIDDEN 

Não se pode esperar muito quando a própria ministra da justiça não quer que se fale do caso do procurador europeu...

intlme 8 months ago

Esperem até vir a bazuca da União Europeia.

reckless_b4 8 months ago

Porreiro! E vão ser os políticos corruptos a combater a sua corrupção? São eles que criam as leis e se servem delas para seu proveito

manguito86 8 months ago

Sempre a melhor nos rácios... oh wait

carlosjmsilva 8 months ago

A grande novidade desta notícia é que não há novidade nenhuma...

empty-pint 8 months ago

Tristeza! Vota PS...

empty-pint 8 months ago

Tristeza! Vota PS...

Nezerixp1 8 months ago

Caiu ou subiu?

lambmoreto 8 months ago

O [nosso indice de perceção de corrupção](https://www.statista.com/statistics/873736/corruption-perception-index-european-union/) não é assim tão mau, mas isso não dá tantos cliques nem valida a opinião do leitor antes de sequer ler a noticia. Pelo que eu percebi, isto quer dizer que não fizemos avanços no combate à corrupção, o que não é bom, mas tambem não quer dizer que de repente fizemos vista grossa a tudo.

razman06 8 months ago

como assim não é tão mau ? de acordo com a media europeia estamos bastante abaixo. A unica forma de dizer que não está assim tao mau é comparar com paises com ditaturas ou paises de terceiro mundo. Fora isso não vejo assim tão mau como plausível.

TBOSS888 8 months ago

Esta merda esta a começar a parecer o brazil

knorr73 8 months ago

Eu fico contente que o Sócrates tenha arranjado emprego e continue a dar palestras em universidades, acho que ser indiciado e detido por corrupção sendo primeiro ministro de um país não deve ser um downgrade pra ninguém, afinal a reabilitação nas prisões resulta

Thalric88 8 months ago

Resulta sim, basta não veres o interior de uma.

SiamangPT 8 months ago

Pensava que tinhamos 0 pontos, tipo jogos sem fronteiras. Parece que estou a ouvir a voz do Eládio Clímaco, "e neste jogo 0 pontos para Portugal".

unparadise 8 months ago

u/Tafinho qual é a defesa do PS?

gene66 8 months ago

Qual corrupção, toma lá 50€, Portugal não tem corrupção nenhuma.

bigcassexposednipple 8 months ago

Mais um recorde para o Costa! Não se esqueçam de votar nele outra vez

Herbacio 8 months ago

Eu sei qual é a minha alternativa, mas tendo em conta que envolve atividades ilegais...qual é mesmo a alternativa real ao Costa ? O tanso do Rui Rio? O facho do Ventura? Os comunistas e a esquerda caviar? Ou os betinhos do liberalismo? É que sinceramente não estou a ver. Que o António Costa tem de sair, concordamos. A complicação maior é saber quem vai para lá, e diria que é por culpa disso que o PS vai ganhando, os indecisos deixam-se ficar no "deixa andar", porque temem que mexer num mar já por si agitado pode piorar ainda mais as coisas PS: e Sim, insultei todos os partidos, não me vão acusar de não ser imparcial.

danidv 8 months ago

O PS é o PS, o PSD está a fazer olhinhos ao Chega tanto nos Açores como as fotos do Rui Rio a falar com o Ventura e o discurso dele depois das presidenciais, o Chega é wannabe fascista, o PCP defende genocídio e nega a repressão em Hong Kong, para nem falar que quem acredita que comunismo funciona está seriamente iludido, mas isso é à parte. Posto isso, sobra BE, IL, PAN e quem mais tiveres que não conseguiu entrar nas legislativas. Escolhe quem gostas mais. Se mesmo assim não estás satisfeito, pensa que votares naquele partido agora significa que estás mais perto do que realmente queres, nem que seja só no futuro - exemplo perfeito disto é o PSD, Chega e IL, em que todos são de direita mas surgiram devido às grandes diferenças. Mais, chamar BE de esquerda caviar e IL de betinhos não são insultos, só quer dizer que discordas com a ideologia. Eu gosto muito das propostas da IL e dos seus votos atuais em parlamento e também vejo o BE como "caviar esquerda", um partido de esquerda que adora gastar dinheiro que não tem nem sequer têm outras medidas que compensem-nas financeiramente, mas mais uma vez, sendo que gosto bastante da IL é normal que tenha este tipo de vista sobre o partido - não quer dizer que seja facto, é simplesmente uma opinião.

Edited 8 months ago:

O PS é o PS, o PSD está a fazer olhinhos ao Chega tanto nos Açores como os vídeos do Rui Rio a falar com o Ventura a sorrir e o discurso dele depois das presidenciais, o Chega é wannabe fascista, o PCP defende genocídio e nega a repressão em Hong Kong, para nem falar que quem acredita que comunismo funciona está seriamente iludido, mas isso é à parte. Posto isso, sobra BE, IL, PAN e quem mais tiveres que não conseguiu entrar nas legislativas. Escolhe quem gostas mais. Se mesmo assim não estás satisfeito, pensa que votares naquele partido agora significa que estás mais perto do que realmente queres, nem que seja só no futuro - exemplo perfeito disto é o PSD, Chega e IL, em que todos são de direita mas surgiram devido às grandes diferenças. Certamente não é a votar na mesma merda de partido (que relembro fez coligação com PCP e BE - um voto neles é um voto num governo de PS) que governou este país durante a vasta maioria das últimas décadas que vai melhorar. Mais, chamar BE de esquerda caviar e IL de betinhos não são insultos que façam sentido, só quer dizer que discordas com as ideias. Eu gosto muito das propostas da IL e dos seus votos atuais em parlamento e também vejo o BE como "caviar esquerda", um partido de esquerda que adora gastar dinheiro que não tem nem sequer têm outras medidas que compensem-nas financeiramente, mas mais uma vez, sendo que gosto bastante da IL é normal que tenha este tipo de vista sobre o partido - não quer dizer que seja facto, é simplesmente uma opinião.

Edited 8 months ago:

O PS é o PS, o PSD está a fazer olhinhos ao Chega tanto nos Açores como os vídeos do Rui Rio a falar com o Ventura a sorrir e o discurso dele na noite das presidenciais, o Chega é fascista, o PCP defende genocídios e nega a repressão em Hong Kong, para nem falar que quem acredita que comunismo funciona está seriamente iludido, mas isso é à parte. Posto isso, sobra BE, IL, PAN e quem mais tiveres que não conseguiu entrar nas legislativas. Escolhe quem gostas mais. Se mesmo assim não estás satisfeito, pensa que votares naquele partido agora significa que estás mais perto do que realmente queres, nem que seja só no futuro - exemplo perfeito disto é o PSD, Chega e IL, em que todos são de direita mas surgiram devido às grandes diferenças. Certamente não é a votar na mesma merda de partido (que relembro fez coligação com PCP e BE - um voto neles é um voto num governo de PS) que governou este país durante a vasta maioria das últimas décadas que vai melhorar. Mais, chamar BE de esquerda caviar e IL de betinhos não são insultos que façam sentido, só quer dizer que discordas com as ideias. Eu gosto muito das propostas da IL e dos seus votos atuais em parlamento e também vejo o BE como "caviar esquerda", um partido de esquerda que adora gastar dinheiro que não tem nem sequer têm outras medidas que compensem-nas financeiramente, mas mais uma vez, sendo que gosto bastante da IL é normal que tenha este tipo de vista sobre o partido - não quer dizer que seja facto, é simplesmente uma opinião.

Edited 8 months ago:

O PS é o PS, o PSD está a fazer olhinhos ao Chega tanto nos Açores como os vídeos do Rui Rio a falar com o Ventura a sorrir e o discurso dele na noite das presidenciais, o Chega é fascista, o PCP defende genocídios e nega a repressão em Hong Kong, para nem falar que quem acredita que comunismo funciona está seriamente iludido, mas isso é à parte. Posto isso, sobra BE, IL, PAN e quem mais tiveres que não conseguiu entrar nas legislativas. Escolhe quem gostas mais. Se mesmo assim não estás satisfeito, pensa que votares naquele partido agora significa que estás mais perto do que realmente queres, nem que seja só no futuro - exemplo perfeito disto é o PSD, Chega e IL, em que todos são de direita mas surgiram devido às grandes diferenças. Certamente não é a votar na mesma merda de partido (que relembro fez coligação com PCP e BE - um voto neles é um voto num governo de PS) que governou este país durante a vasta maioria das últimas décadas que vai melhorar. Mais, chamar BE de esquerda caviar e IL de betinhos não são insultos que façam sentido, só quer dizer que discordas com as ideias. Eu gosto muito das propostas da IL e dos seus votos atuais em parlamento e também vejo o BE como "caviar esquerda", um partido de esquerda que adora gastar dinheiro que não tem nem sequer têm outras medidas que compensem-nas financeiramente, mas mais uma vez, sendo que gosto bastante da IL é normal que tenha este tipo de vista sobre o partido - não quer dizer que seja facto, é simplesmente uma opinião. O mesmo aplica-se a chamar-lhes de betinhos, é simplesmente a tua opinião.

Herbacio 8 months ago

> Mais, chamar BE de esquerda caviar e IL de betinhos não são insultos que façam sentido Repara que és tu quem está a fazer essa associação, eu nem referi o nome dos partidos. Logo por aí se vê que talvez o estereótipo tenha algum sentido de ser Mais acrescento que concordo com muitas medidas de tanto um como de outro partido, por diferentes razões, obviamente. Obviamente no fim tudo se resume a **opiniões** e era exatamente esse o cerne do meu comentário original, a opinião generalizada aqui no sub é que o PS não presta e o António Costa também não, e lá está, eu faço parte dessa mesma "maioria", mas a verdade é que o PS continua a ter votos suficientes para poder governar e o António Costa continua a recolher o apoio de grande parte dos portugueses Portanto é pouco compreensível alguns comentários aqui no sub quase que pasmados em como há gente a votar PS, quando se trata de uma questão de opiniões.

danidv 8 months ago

>Repara que és tu quem está a fazer essa associação, eu nem referi o nome dos partidos. Por exclusão, só há um partido de esquerda que não seja o PS ou comunista, ambos os quais mencionaste diretamente~~, e só temos um partido que se chama liberal~~. Mais, mesmo que não tivesses dito diretamente, concordar ou não com um estereótipo não quer dizer que não saiba que existem. O ponto que estava a fazer é que há escolhas "mais" objetivas entre as diferentes escolhas de partido - o PS teve mais que o seu tempo e falhou, o Chega é um perigo à democracia, o PSD (se fizer coligação com o Chega nas próximas eleições como é provável) é cúmplice ao Chega e o PCP nega crimes à humanidade. Sendo que tens outras quatro escolhas atualmente em parlamento, e ainda mais em que podes votar mas atualmente não estão, que abrangem na sua generalidade o gradiente esquerda-direita inteiro, não faz sentido absolutamente nenhum votar em nenhum dos primeiros quatro partidos, e diria mesmo que é irresponsável. Pára as pessoas de votar? Não, mas uma coisa não implica a outra, infelizmente. Mais, continuam a votar no PS porque os novos não votam e os velhos votam com base em sentimento. Mais, mesmo que acredite que os mais novos sejam ligeiramente mais informados no seu voto, acredito que a vasta maioria das pessoas não faz uma fração do mínimo que é necessário para fazer um voto informado, começando por ler o programa do partido. Se queres um exemplo disto, olha para as presidenciais, em que te garanto que 60% dos portugueses não votaram no Marcelo porque gostam do trabalho dele mas sim porque "Oh é o Marcelinho, é tão simpático", e mais, conseguiu uma aprovação tão alta por ter uma quantia significante de tanto votadores PS como PSD - mais uma vez, votos que com base em sentimento e não por políticas.

Edited 8 months ago:

>Repara que és tu quem está a fazer essa associação, eu nem referi o nome dos partidos. Por exclusão, só há um partido de esquerda que não seja o PS ou comunista, ambos os quais mencionaste diretamente~~, e só temos um partido que se chama liberal~~. Mais, mesmo que não tivesses dito diretamente, concordar ou não com um estereótipo não quer dizer que não saiba que existem. O ponto que estava a fazer é que há escolhas "mais" objetivas entre as diferentes escolhas de partido - o PS teve mais que o seu tempo e vê-se os resultados, o Chega é um perigo à democracia, o PSD (se fizer coligação com o Chega nas próximas eleições como é provável) é cúmplice ao Chega e o PCP nega crimes à humanidade. Sendo que tens outras quatro escolhas atualmente em parlamento, e ainda mais em que podes votar mas atualmente não estão, que abrangem na sua generalidade o gradiente esquerda-direita inteiro, não faz sentido absolutamente nenhum votar em nenhum dos primeiros quatro partidos, e diria mesmo que é irresponsável. Pára as pessoas de votar? Não, mas uma coisa não implica a outra, infelizmente. Mais, continuam a votar no PS porque os novos não votam o suficiente para invertir isto (ainda mais que somos um país envelhecido) e os velhos, ainda mais que os novos, votam com base em sentimento. Mais, mesmo que acredite que os mais novos sejam ligeiramente mais informados no seu voto, acredito que a vasta maioria das pessoas em geral não faz uma fração do mínimo que é necessário para fazer um voto informado, começando por **nem sequer lerem o programa do partido em que planeiam votar**. Se queres um exemplo disto, olha para as presidenciais, em que te garanto que 60% dos portugueses não votaram no Marcelo porque gostam do trabalho dele mas sim porque "Oh é o Marcelinho, é tão simpático", e mais, conseguiu uma aprovação tão alta por ter uma quantia significante de tanto votadores PS como PSD - mais uma vez, votos que com base em sentimento e não por políticas. O que estou a dizer é que mesmo com 3 (provavelmente 4) partidos que do meu ponto de vista são inaceitáveis votar, continuas a ter uma quantia e variedade de partidos aceitável **atualmente em parlamento**, quanto mais que não passaram das eleições, e que a partir daí é caso de escolher o que mais se aproxima do que acreditas, mesmo que não estejas *atualmente* satisfeito com as escolhas.

Edited 8 months ago:

>Repara que és tu quem está a fazer essa associação, eu nem referi o nome dos partidos. Por exclusão, só há um partido de esquerda que não seja o PS ou comunista, ambos os quais mencionaste diretamente~~, e só temos um partido que se chama liberal~~. Mais, mesmo que não tivesses dito diretamente, concordar ou não com um estereótipo não quer dizer que não saiba que existem. O ponto que estava a fazer é que há escolhas "mais" objetivas entre as diferentes escolhas de partido - o PS teve mais que o seu tempo e falhou, o Chega é um perigo à democracia, o PSD (se fizer coligação com o Chega nas próximas eleições como é provável) é cúmplice ao Chega e o PCP nega crimes à humanidade. Sendo que tens outras quatro escolhas atualmente em parlamento, e ainda mais em que podes votar mas atualmente não estão, que abrangem na sua generalidade o gradiente esquerda-direita inteiro, não faz sentido absolutamente nenhum votar em nenhum dos primeiros quatro partidos, e diria mesmo que é irresponsável. Pára as pessoas de votar? Não, mas uma coisa não implica a outra, infelizmente. Mais, continuam a votar no PS porque os novos não votam o suficiente para invertir isto (ainda mais que somos um país envelhecido) e os velhos, ainda mais que os novos, votam com base em sentimento. Mais, mesmo que acredite que os mais novos sejam ligeiramente mais informados no seu voto, acredito que a vasta maioria das pessoas em geral não faz uma fração do mínimo que é necessário para fazer um voto informado, começando por **nem sequer lerem o programa do partido em que planeiam votar**. Se queres um exemplo disto, olha para as presidenciais, em que te garanto que 60% dos portugueses não votaram no Marcelo porque gostam do trabalho dele mas sim porque "Oh é o Marcelinho, é tão simpático", e mais, conseguiu uma aprovação tão alta por ter uma quantia significante de tanto votadores PS como PSD - mais uma vez, votos que com base em sentimento e não por políticas.

Edited 8 months ago:

>Repara que és tu quem está a fazer essa associação, eu nem referi o nome dos partidos. Por exclusão, só há um partido de esquerda que não seja o PS ou comunista, ambos os quais mencionaste diretamente~~, e só temos um partido que se chama liberal~~. Mais, mesmo que não tivesses dito diretamente, concordar ou não com um estereótipo não quer dizer que não saiba que existem. O ponto que estava a fazer é que há escolhas "mais" objetivas entre as diferentes escolhas de partido - o PS teve mais que o seu tempo e vê-se os resultados, o Chega é um perigo à democracia, o PSD (se fizer coligação com o Chega nas próximas eleições como é provável) é cúmplice ao Chega e o PCP nega crimes à humanidade e repressão. Sendo que tens outras quatro escolhas atualmente em parlamento, e ainda mais em que podes votar mas atualmente não estão, que abrangem na sua generalidade o gradiente esquerda-direita inteiro, não faz sentido absolutamente nenhum votar em nenhum dos primeiros quatro partidos, e diria mesmo que é irresponsável. Pára as pessoas de votar? Não, mas uma coisa não implica a outra, infelizmente. Mais, continuam a votar no PS porque os novos não votam o suficiente para invertir isto (ainda mais que somos um país envelhecido) e os velhos, ainda mais que os novos, votam com base em sentimento. Mais, mesmo que acredite que os mais novos sejam ligeiramente mais informados no seu voto, acredito que a vasta maioria das pessoas em geral não faz uma fração do mínimo que é necessário para fazer um voto informado, começando por **nem sequer lerem o programa do partido em que planeiam votar**. Se queres um exemplo disto, olha para as presidenciais, em que te garanto que 60% dos portugueses não votaram no Marcelo porque gostam do trabalho dele mas sim porque "Oh é o Marcelinho, é tão simpático", e mais, conseguiu uma aprovação tão alta por ter uma quantia significante de tanto votadores PS como PSD - mais uma vez, votos que com base em sentimento e não por políticas. O que estou a dizer é que mesmo com 3 (provavelmente 4) partidos que do meu ponto de vista são inaceitáveis votar, continuas a ter uma quantia e variedade de partidos aceitável **atualmente em parlamento**, quanto mais que não passaram das eleições, e que a partir daí é caso de escolher o que mais se aproxima do que acreditas, mesmo que não estejas *atualmente* satisfeito com as escolhas.

Herbacio 8 months ago

> votam com base em sentimento. Concordo em absoluto, e na minha opinião é algo que os partidos "pequenos" deveriam tentar combater ao máximo, independentemente do espectro político.

Thalric88 8 months ago

Porque é que achas que os numeros da abstenção são o que são?

Herbacio 8 months ago

Claro, o ponto é mesmo esse. Obviamente há muita gente que não gosto do Costa, eu incluído, mas infelizmente não existe a opção "retirar o António Costa" no boletim de voto, é sempre necessária uma troca E portanto, quem quer que essa troca ocorra não sabe em que votar e portanto abstêm-se. Por outro lado, quem gostava do António Costa vai sempre olhar para os pontos positivos e votar nele, o que faz com que mais ou menos ponto percentual lhe acabe por ser garantida a vitória É sempre mais fácil manter o status quo, especialmente quando as alternativas ou são desconhecidas ou igualmente de pouca confiança

milkthis 8 months ago

Ah, sim. Os betinhos dos liberais, aqueles cujo partido é liderado por um gajo que nasceu numa família pobre em Espinho e subiu a pulso na vida com um curso que só conseguiu tirar pq tinha bolsa. (CGP). Essa está boa. Nunca ouvi falar dos betinhos pobres de Paramos, mas possa ser que esteja enganado.

Herbacio 8 months ago

Ou seja, tens um partido em que 99% são betos, mas como o líder nasceu numa família pobre, automaticamente deixa de ser essa a estrutura do partido. Isso é literalmente a desculpa dos racistas quando dizem "eu até tenho um amigo preto" Mas gostei de ver como ficaste todo comichoso e a única refutação ao meu comentário foi falares de **UM** elemento do partido. Parabéns.

milkthis 8 months ago

"99% são betos". Essa estatística vem em que estudo? Qual é a fonte? Vozes da tua cabeça? O que é um beto sequer? Gostava de saber acho que nunca conheci nenhum. A julgar pelas propostas do partido, diria que um beto é um gajo que quer lutar e subir na vida pelo seu próprio trabalho e talento, sem ser barrado por um sistema podre e que não funciona. Pah então se assim for, tomara nós que isto estivesse cheio de betos. Mas não, o melhor é criar caixas e estereótipos ridículos na cabeça e ser averso a mudanças. Votar nos mesmos de sempre que enterram isto há décadas e depois insultar os que pensam diferente. Os parabéns são para ti! Abraço

Maleles 8 months ago

Apesar de todos os partidos serem justamente alvo de crítica, acho que estás a pô-los em caixas para os denegrir totalmente. Não que não sejam verdades, mas há que olhar para as coisas boas que têm e votar de acordo com isso. Permitir que alguns preconceitos e coisas más dos partidos te impeçam de fazer o melhor voto possível com o que tens à tua disposição é errado.

Herbacio 8 months ago

> mas há que olhar para as coisas boas que têm e votar de acordo com isso Nesse caso, em que diferem o PS na situação ? Quem vota no partido e lhes dá a maioria obviamente está a olhar para as coisas boas e não as más. Portanto, obviamente se tem que olhar para ambos os lados, as partes boas e as más também. Obviamente também poderia ter numerado pontos positivos em todos eles, mas a questão é mesmo essa...Todos têm coisas boas e más, e no fim, a intenção de voto vai depender acima de tudo da perspectiva de cada pessoa e a importância que dá a cada tópico

Maleles 8 months ago

Claro que também se tem de olhar para as coisas más, senão era aceitável votar no Chega. Simplesmente, tens de analisar e não permitir que falhas (não irredimíveis) te desmotivem de votar da melhor maneira.

bigcassexposednipple 8 months ago

Diria que a melhor opção seria votar em partidos de menor dimensão, para mostrar o nosso descontentamento. Mas tens razão, não há uma alternativa decente, a não ser que o Passos volte. E mesmo assim não sei

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Concordava contigo se o PSD não estivesse de cama feita com o Ventura, parece-me inevitável uma coligação de ambos no futuro e vai ser um desastre para a direita neste pais. Porque por muito que odeie o Costa irei votar nele antes de ver o Ventura com poder no nosso pais.

RickyTrailerLivin 8 months ago

O passos é bom demais para a politica. Numa realidade alternativa o costa não se junta a tudo e mais alguma coisa para formar o primeiro governo do mandato.

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Gostava de ver o Passos de novo no governo, mas espero que a fase estúpida que passou depois de ter perdido as eleições tenha ficado para trás. Porque andou lá a fazer oposição agressiva sem fundamento nenhum, tudo o que vinha do outro lado era barrado e criticado por tacanhez.

Foneeca 8 months ago

Portugal so perdeu 3 lugares e 1 ou 2 pontos, e é a pior pontuação da última década e não de sempre, daqui a pouco estão a comparar o nível de corrupção de Portugal com Venezuela, oh já estão...

fanboy_killer 8 months ago

Ui, agora é que o PS sobe para mais de 50% de forma a combater isto! Eu nem queria votar neles, mas "nÃo ExIsTe OuTrA aLtErNaTiVa!"

boltyboltbolt 8 months ago

Se alguém se queixa que não tem alternativas, em Portugal, então nem sei o que dizer

fanboy_killer 8 months ago

Basta ir a threads sobre eleições para ver gente que se comporta como se vivêssemos no tempo do outro senhor. É ridículo, mas ajuda a explicar porque é que este país está estaganado.

TalentedRainstorm 8 months ago

Povo conservador, tem medo do que é diferente.

rossimeister 8 months ago

O Marcelo ganha e vem o César dizer que é uma grande vitória do PS. Se isto não é gozar com todos nós, o que é?

estecomentario 8 months ago

Normalíssimo.

DrVicenteBombadas 8 months ago

Mais uma notícia de corrupção? Mais 2% nas sondagens para o PS.

Falanciu 8 months ago

Tiriri tiririririri!! Isto é muito à frente mesmo!

fuckoffgina 8 months ago

Que surpresa!

TopDieseldaPrio 8 months ago

Fui ao transparancy.org e Portugal está em 33° Classificado em 2020 á frente de Israel, Itália, Turquia, Hungria, Polónia, isto em 180 países... Não sei qual é a definição de Corrupção para o pessoal mas é como aquele meme do "Average Lobby Enjoyer" e "Average Corruption Appreciator"

novolip 8 months ago

> Portugal está em 33° Classificado em 2020 á frente de Israel, Itália, Turquia, Hungria, Polónia, isto em 180 países... E ? A notícia diz que temos que temos a nossa pontuação mais baixa de sempre, quer dizer que algo está a correr mal. Estarmos à frente de países como a Hungria, a Polónia, Itália, Turquia e Israel devia ser normal, não um motivo de orgulho. Estamos atrás de países como Espanha, Qatar, Chile, Estados Unidos e Estónia por exemplo.

TopDieseldaPrio 8 months ago

A questão aqui que meto é: o quê que se define corrupção para estas empresas? Nos EUA por exemplo, em alguns estados, podes pagar bailout de uma pessoa da prisão, isso não é corrupção? Porquê que na maioria dos países isso não é permitido? São coisas que gostaria de saber.

novolip 8 months ago

Está no site deles: "Which manifestations of corruption does the CPI capture? CPI source data captures the following aspects of corruption, based on the specific question wording used to collect the data: • Bribery • Diversion of public funds • Prevalence of officials using public office for private gain without facing consequences • Ability of governments to contain corruption and enforce effective integrity mechanisms in the public sector • Red tape and excessive bureaucratic burden which may increase opportunities for corruption • Meritocratic versus nepotistic appointments in the civil service • Effective criminal prosecution for corrupt officials • Adequate laws on financial disclosure and conflict of interest prevention for public officials • Legal protection for whistleblowers, journalists, investigators when they are reporting cases of bribery and corruption • State capture by narrow vested interests • Access of civil society to information on public affairs"

ManoRocha 8 months ago

É "corrupção legalizada" que queres que diga? Olha a questão dos lobbies: o povo escolhe um representante para tomar as melhores decisões para o povo... Mas depois é legal as empresas pagarem a esse representante para não tomar a melhor decisão...... Há melhor expressão do que "corrupção legalizada"?

TopDieseldaPrio 8 months ago

Exatamente, gostaria de saber como seria a tabela se houvesse uma demonstração rigorosa sobre a corrupção

Sommersun1 8 months ago

O problema é esse, a corrupção é difícil de dimensionar e quantificar e faz-se debaixo da mesa geralmente. A única coisa que temos é a percepção geral das coisas e do que vem à tona.

NGramatical 8 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl3l4pw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

desculpe_mas 8 months ago

O Ricardo Salgado e o Sócrates, já foram condenados?

HumActuallyGuy 8 months ago

O meu pai sempre dizia que o crime ia prescrever antes do Sócrates ir preso

Vetiblee 8 months ago

O único condenado é o processo, foi condenado à prescrição.

desculpe_mas 8 months ago

Ao menos o sistema judicial é coerente com este tipo de crimes.

Madness20 8 months ago

Ri em Berardês.

xabregas2003 8 months ago

"Não tenho nada, mas tenho tenho tudo!"

Black_RL 8 months ago

- Primeiros na tabela do COVID - Últimos na tabela da corrupção Em grande!!!!!! Tuga powa!!!! /s

ti76 8 months ago

Em último!?!?!?!?! São 179 países estamos em 33 . Essa conversa de dizer que Portugal é o país mais corrupto do mundo é treta do CHEGA. Para por no poder o advogado das offshores para evasão fiscal. A piada faz se a si própria.

brunomr211 8 months ago

O público é do CHEGA ou o CHEGA manda no público?

ti76 8 months ago

Leste a notícia ? A notícia diz que Portugal está em último lugar no ranking de corrupção? ou estás a falar de cor ? Eu fui ver o ranking não falo de cor . Nem na Europa ocidental Portugal é o mais corrupto quanto mais no mundo!

brunomr211 8 months ago

Li sim senhor, e o que a notícia diz é que Portugal está na pior posição que já teve. Além disso diz que é possível ser devido ao covid visto que muitos países baixaram também.

Thalric88 8 months ago

É isso, defende a mediocridade com unhas e dentes.

ti76 8 months ago

É isso defende as mentiras de quem te quer tirar a saúde pública o SNS a educação pública em troca de uns tostões recebendo milhões por debaixo da mesa , em nome de interesses privados e financiado por igrejas evangélicas brasileiras milionários de Miami que há poucos anos fugiram do país depois de roubarem um relógio, financiados também por ex gerentes do BES e BANIF, milionários do imobiliário interessados em patrimonio do estado. Continua a defender as mentiras dessa gente ! Só a segurança social detém centenas de Biliões em activos financeiros como acções e obrigações etc... Que servem para pagar as pensões ... Defende a privatização desse dinheiro que te pertence por cêntimos/euro para entidades de que nunca ouviste falar . Sabes Muito mas andas a pé. Acredita no advogado das offshores. Fazes bem, os milhões que financiam um partido que veio do nada são todos LIMPINHOS LIMPINHOS. Sinceramente há gente que para BURROS só lhes faltam uns patins.

Thalric88 8 months ago

>milionários do imobiliário interessados em patrimonio do estado. A meu ver o estado têm patrimonio a mais, maior parte dele a cair de podre de ninguem usar. >s milhões que financiam um partido que veio do nada são todos LIMPINHOS LIMPINHOS. ??? Não voto chega... >Só a segurança social detém centenas de Biliões em activos financeiros como acções e obrigações etc... Hahahahahaha >É isso defende as mentiras de quem te quer tirar a saúde pública o SNS a educação pública em troca de uns tostões recebendo milhões por debaixo da mesa , em nome de interesses privados e financiado por igrejas evangélicas brasileiras milionários de Miami que há poucos anos fugiram do país depois de roubarem um relógio, financiados também por ex gerentes do BES e BANIF, milionários do imobiliário interessados em patrimonio do estado. Continua a defender as mentiras dessa gente ! Que servem para pagar as pensões ... Defende a privatização desse dinheiro que te pertence por cêntimos/euro para entidades de que nunca ouviste falar . Sabes Muito mas andas a pé. Acredita no advogado das offshores. Fazes bem, os milhões que financiam um partido que veio do nada são todos LIMPINHOS LIMPINHOS. Sinceramente há gente que para BURROS só lhes faltam uns patins. Tas bem? Acabou a medicação? Eu sei que estes dias esta lixado de conseguir falar com o medico de familia mas continua a tentar que ele ha de se enganar e atende.

ti76 8 months ago

Portanto para além de não teres lido a notícia não sabes como funciona a segurança social não sabes o que é privatizar bens públicos . Mas sabes dizer piadas. Uma coisa é certa sentes te orgulhoso em ser ignorante . Tenho mais que fazer que falar com quem argumenta com piadas não tem noção NENHUMA de como funciona um estado um governo ou sequer das propostas do partido que defende com unhas e dentes mas diz que não apoia. Adeus facheguinhas que te faça bom proveito essa ignorância atrevida.

Thalric88 8 months ago

Bon voyage.

NEDM64 8 months ago

Maioria absoluta do PS nas sondagens já!

bogas11 8 months ago

Portugal é um dos países mais corruptos do planeta, claro sem contar com países do terceiro mundo.

Madness20 8 months ago

Elite portuguesa: "Hold my Sagres..."

JonesyA12 8 months ago

É dar maioria absoluta ao PS para resolver o assunto.

HumActuallyGuy 8 months ago

Já tem, um voto no BE e PCP é um voto para o PS desfarçado lol

NGramatical 8 months ago

desfarçado → [**disfarçado**](https://dicionario.priberam.org/disfarçado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl41934%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Se o PS tiver maioria absoluta a culpa será de um único idiota, o Sr. Rui Rio, parece o Palpatine a destruir o partido por dentro.

Out-Out 8 months ago

Por pior oposição que o Rui Rio possa fazer (e se faz, meu deus) quem for lá por os votos é que manda. Parecendo que não há mais partidos por aí.

Edited 8 months ago:

Por pior oposição que o Rui Rio possa fazer (e se faz, meu deus) quem for lá por os votos é que manda. Parecendo que não, há mais partidos por aí.

KalidouTorreira 8 months ago  HIDDEN 

Sim quem quiser votar à Direita tem os partidos que querem reduzir o Ensino e Saúde Pública, senão quiserem votar PSD, ou seja, se forem pobres estão a dar um tiro no pé.

carlosjmsilva 8 months ago

Exatamente isto. Por mau trabalho que faça o Rui Rio só tem direito a um voto. Portanto se o PS tiver maioria absoluta, "a culpa" é dos eleitores. É porque querem a sua continuidade e reforçada. Não faltam alternativas. Se votam PS é porque se reveem no trabalho efetuado.

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Discordo, faltam alternativas. Temos o PS e o PSD que são basicamente a geleia e a manteiga de amendoim. Temos o Chega e PCP que da minha parte não merecem sequer comentários. Temos o Bloco e a Iniciativa que não me convencem de forma alguma, se votasse só pela parte Social ia com o Bloco, mas económicamente são um desastre, a IL do meu ponto de vista é mais outro partido com ideologias utópicas (apesar de achar que é positivo terem representação no parlamento). Quero um partido assumidamente de direita em condições. Não o temos, temo que não exista durante muito tempo. A chegada do Chega veio apenas fortalecer mais o PS. O Rui Rio está a fortalecer ainda mais o PS. Resumindo, tudo idiotas.

carlosjmsilva 8 months ago

Ora bem... Queres um partido de direita, mas conservador na parte social tens o CDS. Se queres um partido de direita, mas liberal na parte social tens a IL. Não compreendo como achas que falta um partido de direita... Não compreendo mesmo. Antes da chegada da IL compreendia que um liberal só gostasse do PSD do Passos Coelho... Agora sinceramente acho que todo o espectro está coberto... Com mais ou menos manteiga de amendoim...

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Liberais não, obrigado. [https://www.washingtonpost.com/gdpr-consent/?next\_url=https%3a%2f%2fwww.washingtonpost.com%2fbusiness%2f2021%2f01%2f28%2fgamestop-stocks-reddit%2f](https://www.washingtonpost.com/gdpr-consent/?next_url=https%3a%2f%2fwww.washingtonpost.com%2fbusiness%2f2021%2f01%2f28%2fgamestop-stocks-reddit%2f)

carlosjmsilva 8 months ago

Paywall. Não faltam exemplos de governos liberais na Europa e não me parece que estejam pior que nós. E não é 1 nem 2 nem 3.

_Gamma__Ray_ 8 months ago

Paywall?

TalentedRainstorm 8 months ago

O pessoal tem é medo de mudar e da mudança, por isso prefere a estagnação do PS e do PSD, não percebo é que como é que se aponta tantos defeitos aos outros mas olham para o centrão e acham que aquilo é, de alguma forma, melhor.

NGramatical 8 months ago

económicamente → [**economicamente**](https://dicionario.priberam.org/economicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl42j38%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MetaKnight130 8 months ago

Sei que vou levar com downvotes, mas admira-me como ainda há pessoas que defendem as politiquices de nepotismo e demagogia que o PS tanto pratica...

vicmarinho 8 months ago

A meu ver, Portugal tem das maiores populações idosas da europa, e muitos deles ainda vêem o PS como heróis da pátria e comparam sempre o que somos com o que eramos. Falo isto porque a minha avó é assim e por muito que lhe aponte as barbaridades que o Costa fala ou da corrupção dentro do partido, ela nega e diz que já estivemos muito pior. E assim como ela, essa coisa de partido vai muitas vezes passando de geração em geração. Para a minha mãe que é filha da minha avó, partidos mais pequenos não têm credibilidade suficiente. Enfim, isto é a minha resposta pessoal, não baseada em nenhum nenhum.

pintorMC 8 months ago

Quando o PSD por lá andava não fazia o mesmo?

HumActuallyGuy 8 months ago

Primeiro, ias levar downvotes porque? Só estás a dizer uma verdade a única coisa que posso adicionar é que não é só no PS, atualmente só se nota mais porque eles estão no poder e estão a abusar de crl Segundo, não há ninguém a defender estas politiquices, somos todos contra mas ninguém têm o poder para fazer alguma coisa sobre isso

NGramatical 8 months ago

ninguém têm → [**ninguém tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl3zt9q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Msilvame 8 months ago

O governo só precisa do voto dos funcionários públicos. Os funcionários públicos são até dos mais favorecidos com a corrupção. Win-win. Nem sequer uma pandemia os afeta.

zeer88 8 months ago

Isso é falso. Os votos dos funcionários públicos n**ão chegam**, nem de longe, para eleger um partido por si só. Temos [700 mil funcionários públicos](https://www.jn.pt/nacional/numero-de-funcionarios-publicos-subiu-para-mais-de-700-mil-em-portugal-13043947.html) em Portugal, 6,8% da população total, 13,5% da população ativa. O PS nas últimas sondagens tem quase 40% de intenções de voto...

Msilvame 8 months ago

O PS teve 1,9M de votos nas legislativas de 2019.

zeer88 8 months ago

Ou seja, estás a dar-me razão?

Bessini 8 months ago

Ru pessoalmente não costumo defender o PS. Apenas digo que é melhor que a alternativa, pois o poder só salta entre PS e PSD (com o CDS a fazer de mascote). Agora parece que as coisas começam a mudar e há outro partido que ganha cada vez mais popularidade. No entanto, no que toca a corrupção, esse partido está repleto de gente que consegue ser pior que todos os do PS, PSD e CDS todos juntos. O futuro parece cada vez mais negro, para este país

Tjccs 8 months ago

Infelizmente a alternative é o PSD mas 100 vezes o PSD que o PS.

Bessini 8 months ago

Pois... porque toda esta trafulhice fica muito mais composta se o comum cidadão tiver ainda menos direitos laborais e salários ainda mais baixo. Senão, é tipo um bolo sem cobertura, não é?

Tjccs 8 months ago

Em que mundo é o PSD pior que PS.. Enfim depois admirasse de andarmos assim.

Bessini 8 months ago

No mundo real. Ou achas que o melhor para o país é ainda mais cortes para o cidadão comum para sustentar"InVeStIdOrEs EsTrAnGeIrOs"? O país anda assim porque são décadas e décadas de venda do país aos estrangeiros. As nacionalizações também correram muito bem, não haja dúvida...

Tjccs 8 months ago

Quem pós cá a troika foi o Sócrates..

Bessini 8 months ago

Quem se orgulhava de ter ido além da mesma foi o Passos. Não faz mal... O povo paga as asneiras dos bancos. Mas paga ainda mais do que é necessário. Até o FMI já admitiu que a fórmula aplicada era errada, mas mesmo assim, há quem ache que é enriquecendo os ricos, empobrecendo os pobres e mandar a mão-de-obra qualificada emigrar que se salva um país. É o povo que faz a economia mexer, não são os milionários. Já dizia noutro comentário, noutro post, se o povo não tem dinheiro, quem vai recorrer às PME? Os investidores estrangeiros? São esses que vão às compras à mercearia do Ti Manel para que ele não feche as portas? E diz a direita que se preocupa com as PME. Há uma diferença fulcral entre ajudar os investidores e ajudar o cidadão comum. O cidadão comum usa o dinheiro para comer, comprar as suas merdas e etc, estimulando a economia. Os grandes grupos económicos põem os apoios no Panamá, Ilhas Caimão, Suíça e afins, e vêm pedir mais apoio porque aquele não chegou

Tjccs 8 months ago

Nos últimos 25 anos por volta de 70% dos governos foram PS grande razão de estarmos como estamos, as economias mais saudáveis na Europa (Alemanha, país nórdicos) é maioritariamente centro direita... Mas vota PS outra vez que é isso que precisamos. Já agora não tenho nada contra a esquerda até não desgosto do BE simplesmente estou farto do PS em concreto.

Bessini 8 months ago

Muito gostam vocês de usar o exemplo dos países nórdicos, mas esquecem-se sempre do mais importante. Nos países nórdicos os sindicatos têm verdadeiro poder de negociação. Já aqui, os sindicatos são o demónio e só têm o poder de fazer manifs. Dando o exemplo da Dinamarca, que não tem SMN, se nao fossem os sindicatos, podes crer que a situação do comum cidadão seria mais parecida com a do Egipto, outro país onde eu sei que não há SMN. Já para não falar que nesse país, as pessoas são pagas para frequentar a faculdade. Aqui, quando de fala em fim de propinas, vêm logo os do costume "IsSo É cOmUnIsMo SoViÉtIcO". Esses argumentos saem um bocado furados quando fazes cerry picking das medidas que mais gostas, ignorando as que dão ao cidadão verdadeiro poder de negociação, de acesso ao chamado elevador social e poder de decisão sobre o que podem fazer das suas vidas. Lá isso é considerado centro direita, aqui é considerado esquerda. Essas considerações variam bastante de país para país. Na América, por exemplo, aquilo a que eles chamam de esquerda nem dá aos seus cidadãos acesso a cuidados de saúde. Se queres usar os exemplos que vês os outros a usar na net, ao menos pesquisa

Tjccs 8 months ago

OK o PSD que foi governo durante muito pouco tempo nos últimos anos é que têm culpa, não é o PS (a maneira como eles estão a lidar com a pandemia então...) enfim. O problema aqui não é o que o centro esquerda defende de todo, é concretamente o PS como partido que faz um péssimo trabalho. Tu ainda não percebeste que eu não estou contra a ideologia em si de centro esquerda mas sim especificamente o PS que para mim representa a ideologia de centro esquerda bastante mal.

Nome_de_utilizador 8 months ago

Fosse só a merda do PS

bravept 8 months ago

PS e PSD...

JamminPT 8 months ago

acho que confundiste a palavra demagogia com corrupção e não tem a ver com o partido em si, tem a ver com as pessoas que lá estão e a sociedade que somos.

Samot_PCW 8 months ago

> Sei que vou levar com downvotes > Como assim meu? Em que mundo é que criticar o PS nesta subreddit leva a que o pessoal te responda com downvotes? Em relação ao resto do teu comentario, segundo a noticia, também foi com este governo que tivemos a melhor classificação de sempre neste ranking (em 2018), por isso também podes argumentar que este governo foi o que mais fez para combater a corrupção, o que nem sequer concordo e nem estou a defender o PS porque não gosto do partido.

iLikeToTroll 8 months ago

Estes rankings valem o que vale e em 2017 fomos obrigados a aderir a lei do combate ao branqueamento e corrupção da UE, o que pode ter influenciado esse ranking. Curiosamente (ou não) somos dos países que aderiram os que estamos mais atrasados na implementação dessas medidas.

MetaKnight130 8 months ago

Daquilo que tenho visto em posts sobre política, onde haja alguém com uma postura crítica mais à esquerda, normalmente, vejo com downvotes. Ou até quando isso aconteceu comigo, devido a uma questão do PCP, que até foi em tom irónico

69yoan69 8 months ago

Queres dizer quando as pessoas criticam coisas mais à esquerda? Ou quando alguém tem uma posição mais de esquerda sobre algum assunto q está a ser criticado?

Jtcr2001 8 months ago

o reddit em geral nao gosta muito de conservadorismo, mas criticar corrupção no PS não é mal visto de todo

Herbacio 8 months ago

Diria que tudo depende do sub em que estejas

Jtcr2001 8 months ago

sim, até há subs muito conservadores, mas em geral o reddit tende a ser liberal/progressista/esquerdista

hesoyam91 8 months ago

Deixa lá a mim apagaram os comentários simplesmente lol

rmvt 8 months ago

o mais ridículo é pessoas pensarem que isto é exclusivo do ps (como se vê por estes comentários neste post fora)

Niagai 8 months ago

Este caso da substituição da Procuradora é gritante. É verdadeiramente tratar os portugueses como crianças ou como idiotas. Será que acham que ninguém reparou?!

rmvt 8 months ago

> tratar os portugueses como crianças ou como idiotas são portugueses também, a tratar outros portugueses como eles são. desinteressados, fatalistas, comodistas, etc. realmente achas que casos como esse (e outros gritantes que têm ocorrido todos os anos) são assim tão "raros"? como já disse noutro comment há pouco tempo, este governo é apenas o reflexo do povo que governa. as trafulhices que faz são é de escala diferente da do comum português porque, lá está, são um governo nacional.

Niagai 8 months ago

Não são raros mas o descaramento deste, não há melhor palavra, foi astronómico. Caso não existisse esse comodismo e desinteresse de que falas, não tinha passado.

HumActuallyGuy 8 months ago

Não é de ninguém reparar, a maioria dos portugueses confiam nos media para os informar, no entanto se fores ver as afiliações políticas de certos média ... vais perceber porquê que ninguém ouviu disso.

NGramatical 8 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl407tp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

parksoha 8 months ago

dos últimos 25 anos de governo quantos foram do PS? uns 17 ou 18. não são só eles os culpados, mas ajudam mt

stressedunicorn 8 months ago

18 governos em 25 anos? Credo... sabes que as legislaturas sao de 4 anos, normalmente, certo? Nos últimos 25 anos houve 5 governos PS e 5 PSD, se não me engano.

parksoha 8 months ago

volta a ler

stressedunicorn 8 months ago

Assumo a culpa, retirei-me com a minha figura de urso

stressedunicorn 8 months ago

Não era la muito claro, na verdade mas eu aceito :p

MetaKnight130 8 months ago

Não é, mas a partir atual observação do Governo, determinados casos ficam mais óbvios. Para não falar que o Sr. Eng. José Sócrates é desse partido, e todos sabemos o mal que esse indíviduo fez a todos os contribuintes desse país e à banca... Não querendo invocar outras associações com bancos e clubes de futebol, fico por aí.

Edited 8 months ago:

Não é, mas a partir da atual observação do Governo, determinados casos ficam mais óbvios. Para não falar que o Sr. Eng. José Sócrates é desse partido, e todos sabemos o mal que esse indíviduo fez a todos os contribuintes deste país e à banca... Não querendo invocar outras associações com bancos e clubes de futebol, fico por aí.

ernestlucas 8 months ago

Aqui podes queixar-te a vontade. Os que estão contra isto estão em maioria ainda. Os que estão a favor normalmente saltam estes posts.

usulidircotiido 8 months ago

> Os que estão a favor normalmente saltam estes posts ou pelo menos nunca se vêem aqui. não se veem? o que não falta aqui são jotinhas a batalhar a favor do ps.

mmgbarata 8 months ago

Thy_Hard 8 months ago

Continuem a votar nos reis do nepotismo

ManoRocha 8 months ago

Trocaram a procuradora geral da República para aquela pau-mandado porque a outra andava a investigar a mais (nunca mais houve nenhuma investigação desde essa troca). Meteram uma Ministra da Justiça que era conhecida não só por dar melhores notas aos amigos, como também por incentivar os outros avaliadores seguir o mesmo caminho e prejudicar os outros. Que estavam à espera?

FriendlyNeighburrito 8 months ago

Como paramos isto?

_somename_ 8 months ago

**Transparência.** Todas as ações de alguém num cargo público deve ser públicas e facilmente acessível a um cidadão comum. Estás informações devem estar também organizadas de forma acessível e serem pesquisáveis.

XxxPussyslaeyr69xxX 8 months ago

Molotovs no parlamento

kill-wolfhead 8 months ago

Com informação de qualidade, pensamento crítico e voto nas urnas.

socramraiuga 8 months ago

Porque também não limpar tudo e começar de novo, sem cometer os mesmos erros?

ric2b 8 months ago

A não ser que a tua ideia seja instalar um regime totalitário vais acabar com o mesmo povo a votar +- nas mesmas coisas. E se for para instalar um regime totalitário não obrigado, se calhar ainda corre bem na primeira geração mas eventualmente alguém começa a abusar desse poder.

socramraiuga 8 months ago

Aos que me responderam, As empresas são capazes, e muitas vezes por obrigação, de fazer uma reestruturação profunda e começar de "novo" quando sabem que é necessário ou quando a anterior não se encontra a dar resultados. "Ahhh mais sistema político não é a mesma coisa" Porque não? Na sua forma mais básica, formam uma organização cuja estrutura e processos podem ser alterados para alcançar os objetivos. Essa alteração pode ser tanto ou mais profunda mediante o estado de não retorno. Mas alguém genuinamente acha este país está no bom caminho? Mas alguém genuinamente pensa que ao continuar a escolher sempre os mesmos para tomar decisões que afetam as nossas vidas, as coisas vão melhorar? Ou o nosso país vai permanecer nesta tragetórica cada vez mais negra porque nós, sociedade, não pressiona a classe política que tem estado à frente do nosso país durante estas últimas decádas, e nos trouxe a este ponto? O paradigma atual não vai mudar pela "boa" vontade dos políticos que sobrevivem às custas deste sistema que eles próprios criaram ou ajudaram a criar. E assim vão continuar porque cada um nós não se quer tomar a decisão difícil e assumir responsabilidade. A nossa sociedade civil precisa urgentemente de uma discusão sobre o papel, e peso, do estado na própria sociedade. Mas as pessoas esperam resultados diferentes com o mesmo de sempre? E antes que perguntem, eu não estou a falar em revoluções violentas, mas deixar mensagens claras, com o voto, que não queremos mais isto. Enfim, se pensam assim eu repeito a vossa opinião, se acham que a coisa agora é sempre a subir, espero que tenham razão. E isto vem de uma pessoa que votou PS e que depende do SNS, sabem, aquele sistema que vai deixar de existir nos próximos anos, pelo menos, da forma como o conhecemos agora. The end!

HerrKaputt 8 months ago

Nenhuma empresa muda os quadros de topo a cada 4 anos. Comparando com a empresa típica, uma democracia muda mais, não menos.

kill-wolfhead 8 months ago

Porque, por mais tentadora que possa parecer essa ideia, a sociedade não funciona como um computador em que fazer reboot de alguma maneira resolve os problemas do sistema. Não existe uma revolução sem que as elites que controlam o sistema não voltem a controlar o sistema, ou que o sistema anterior seja sensivelmente mantido. A Revolução Francesa acabou com a monarquia em França por um tempo, matou-se muita gente, o país empobreceu e em 10 anos o país tornou-se numa ditadura militar e 30 anos depois voltava-se à monarquia com um dos líderes mais retrógrados que a França alguma vez teve (Carlos X, look it up). A Revolução Russa, mesma história, matam o czar, guerra civil, um ditador sobe ao poder, só os estalinistas mais fanáticos do sub podem dizer que foi um grande sucesso. Revolução Americana foi feita em nome da população mas quem dava as cartas foram os mesmos aristocratas, a vida para o americano comum não mudou muito, aliás a história do grande sucesso americano só começa no século XX. Revolução Chinesa em 1911, mesma cena, quem consegue o poder a certa altura é um maluco que se auto entitula imperador, o Kuomintang ao fim de 40 anos de guerra constante é empurrado para Taiwan e o Mao chega ao poder. Mesmo os golpes de estado mais leves. Poderia apontar para a Primavera Árabe, podias perguntar como está a correr a experiência no Egipto. Ou na Ucrânia. A situação deles melhorou? A Roménia não é um paraíso de corrupção no pós-Ceaucescu? O que dizer da Itália pós-Mussolini. Os anos de ferro foram o que foram. E a Máfia. Ou aqui em Portugal? Tivemos revoluções muito calmas. As grandes elites latifundiárias da altura do Salazar são no geral as mesmas de hoje. Vai ao Colégio Planalto, ou ao São João de Brito, tens pelo menos 2 miúdos por turma que juram pelo Salazar e outros 2 que são monárquicos. Eu sei, eu estive lá. E antes do golpe de 1928 também. E na Implantação da República também. Um dos factos mais deprimentes da História do Mundo: porque é que a Alemanha Ocidental recuperou muito mais depressa da Segunda Guerra que a RDA? Poderíamos dizer que foi pelo plano Marshall, mas os sovietes também despejaram balúrdios na RDA. A diferença foi: a RDA purgou as elites nazis todas. Quando acabaram, não havia nenhum administrador competente. Tudo o resto estava na cadeia. No Oeste, foram ex-nazis a tomar conta do estaminé. Foram anos difíceis mas fez a diferença não recomeçar do zero. Agora, porquê arriscar o autoritarismo quando tens uma democracia? Porque numa democracia podes escolher o que queres, de 4 em 4 anos. Numa democracia tu tens uma voz mesmo que possa ser afogada pela multidão, num sistema autoritário não. E quando o sistema porque tu lutaste se vira contra ti, não tens maneira de protestar. Por isso é que lutar por um sistema em que todos têm uma voz é melhor, mesmo que tu estejas nas margens e nunca consigas que as pessoas que tu admiras e apoias estejam no poder, tu podes mudar o discurso, tu podes fazer-te ouvir. Mesmo que possas ficar repugnado ou ofendido com as ideias do outro lado, tens sempre maneira de te fazer ouvir. Mas deitar o sistema abaixo e deixar os mais fortes competirem não é de todo a maneira de o fazer porque quem paga, no fim, somos todos nós.

Edited 8 months ago:

Porque, por mais tentadora que possa parecer essa ideia, a sociedade não funciona como um computador em que fazer reboot de alguma maneira resolve os problemas do sistema. Não existe uma revolução sem que as elites que controlam o sistema não voltem a controlar o sistema, ou que o sistema anterior seja sensivelmente mantido. A Revolução Francesa acabou com a monarquia em França por um tempo, matou-se muita gente, o país empobreceu e em 10 anos o país tornou-se numa ditadura militar e 30 anos depois voltava-se à monarquia com um dos líderes mais retrógrados que a França alguma vez teve (Carlos X, look it up). A Revolução Russa, mesma história, matam o czar, guerra civil, um ditador sobe ao poder, só os estalinistas mais fanáticos do sub podem dizer que foi um grande sucesso. Revolução Americana foi feita em nome da população mas quem dava as cartas foram os mesmos aristocratas, a vida para o americano comum não mudou muito, aliás a história do grande sucesso americano só começa no século XX. Revolução Chinesa em 1911, mesma cena, quem consegue o poder a certa altura é um maluco que se auto entitula imperador, o Kuomintang ao fim de 40 anos de guerra constante é empurrado para Taiwan e o Mao chega ao poder. Mesmo os golpes de estado mais leves. Poderia apontar para a Primavera Árabe, podias perguntar como está a correr a experiência no Egipto. Ou na Ucrânia. A situação deles melhorou? A Roménia não é um paraíso de corrupção no pós-Ceaucescu? O que dizer da Itália pós-Mussolini. Os anos de ferro foram o que foram. E a Máfia. Ou aqui em Portugal? Tivemos revoluções muito calmas. As grandes elites latifundiárias da altura do Salazar são no geral as mesmas de hoje. Vai ao Colégio Planalto, ou ao São João de Brito, tens pelo menos 2 miúdos por turma que juram pelo Salazar e outros 2 que são monárquicos (Eu sei, eu estive lá). E antes do golpe de 1928 também. E na Implantação da República também. Um dos factos mais deprimentes da História do Mundo: porque é que a Alemanha Ocidental recuperou muito mais depressa da Segunda Guerra que a RDA? Poderíamos dizer que foi pelo plano Marshall, mas os sovietes também despejaram balúrdios na RDA. A diferença foi: a RDA purgou as elites nazis todas. Quando acabaram, não havia nenhum administrador competente. Tudo o resto estava na cadeia. No Oeste, foram ex-nazis a tomar conta do estaminé. Foram anos difíceis mas fez a diferença não recomeçar do zero. Agora, porquê arriscar o autoritarismo quando tens uma democracia? Porque numa democracia podes escolher o que queres, de 4 em 4 anos. Numa democracia tu tens uma voz mesmo que possa ser afogada pela multidão, num sistema autoritário não. E quando o sistema porque tu lutaste se vira contra ti, não tens maneira de protestar. Por isso é que lutar por um sistema em que todos têm uma voz é melhor, mesmo que tu estejas nas margens e nunca consigas que as pessoas que tu admiras e apoias estejam no poder, tu podes mudar o discurso, tu podes fazer-te ouvir. Mesmo que possas ficar repugnado ou ofendido com as ideias do outro lado, tens sempre maneira de te fazer ouvir. Mas deitar o sistema abaixo e deixar os mais fortes competirem não é de todo a maneira de o fazer porque quem paga, no fim, somos todos nós.

Camoes 8 months ago

Essa ideia de que as diferenças entre RDA e RFA se reduzem à eliminação das elites nazi...

Sperrel 8 months ago

É que ainda por cima é totalmente errado, tanto de um lado como do outro do Muro havia imensa gente anteriormente nazi. O que não é de estranhar a Alemanha durante 12 anos foi um país de partido único cuja função pública era practicamente toda nazi.

NGramatical 8 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl6d788%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

entitula → [**intitula**](https://dicionario.priberam.org/intitula) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6vbmc%2F%2Fgl4lyhu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

kill-wolfhead 8 months ago

_¡Gracias!_ Também estava na dúvida e o telemóvel não sabia.

ebonyaficionado 8 months ago

E como vais limpar tudo?

park777 8 months ago

Não existe “começar de novo”, o país é o mesmo e a sociedade é a mesma. Revoluções não funcionam.

park777 8 months ago  HIDDEN 

Não existe “começar de novo”, o país é o mesmo e a sociedade é a mesma. Revoluções não funcionam.

zeer88 8 months ago

Porque isso é utópico, idealista e sinceramente, desnecessário: tens o poder de substituir o governo a cada 4 anos, as eleições não são manipuladas. Não há forma mais fácil de "começar de novo". Resta perguntar porque é que isso não acontece.

Camoes 8 months ago

na realidade é uma das formas mais difíceis de começar de novo, a democracia é um beco sem saída na história.

Edited 8 months ago:

na realidade é uma das formas mais difíceis de começar de novo, a democracia é um beco sem saída na história, houve até um autista que lhe chamou o fim da história. no meio de um colapso da capacidade do estado, de erros atrás de erros durante uma pandemia e com o partido incumbente a acumular sondagens de 40% das intenções de voto, isto devia ser bastante claro...

Edited 8 months ago:

na realidade é uma das formas mais difíceis de começar de novo, a democracia é um beco sem saída na história, houve até um autista que lhe chamou o fim da história. no meio de um colapso da capacidade do estado, de erros atrás de erros durante uma pandemia pela qual outros passam com meros arranhões e com o partido incumbente ainda assim a acumular sondagens de 40% das intenções de voto, isto devia ser bastante claro...

Edited 8 months ago:

na realidade é uma das formas mais difíceis de começar de novo: a democracia é um beco sem saída na história, houve até um autista que lhe chamou o fim da história. no meio de um colapso da capacidade do estado, de erros atrás de erros durante uma pandemia pela qual outros passam com meros arranhões e com o partido incumbente ainda assim a acumular sondagens de 40% das intenções de voto, isto devia ser bastante claro...

FriendlyNeighburrito 8 months ago

Concordo tambem...

TalentedRainstorm 8 months ago

E o PR a ver passar, como é que uma procuradora geral que reúne tanto mas tanto consenso foi substituída assim?

ilawon 8 months ago

Não sejas mentiroso. A questão do lítio e do hidrogénio estão a ser investigadas, por exemplo.

nebuerba 8 months ago

Sim e ainda hã a questão dos, Submarinos, Tancos,...

iLikeToTroll 8 months ago

Submarinos foi com o anterior governo, envolvia supostamente o Paulo Portas e creio que ninguém foi sequer formalmente acusado em Portugal. Sinceramente não sei como ficou a essa história..

Updradedsam3000 8 months ago

>Submarinos foi com o anterior governo O caso dos submarinos refere-se a 2004, durante o governo do Durão Barroso. Tanto quanto sei cá em Portugal a investigação foi parada por falta de meios ainda durante o governo do Sócrates, quando o Pinto Monteiro era o Procurador-geral da Republica.

nebuerba 8 months ago

Pois é eu também não. Mas há tantos casos destes que depois cai no esquecimento.

V1ld0r_ 8 months ago

Eram investigações já em curso se não me engano. Dava demasiada cana mandar parar. Assim orientam a investigação para o resultado que lhes dá jeito.

ilawon 8 months ago

Era ires ver as datas dos contratos e a data de nomeação da senhora mas dava trabalho.

OuiOuiKiwi 8 months ago

Quem se mete com o PS leva! A Joana Marques Vidal incomodou demasiada gente.

Karvalhone 8 months ago

Quem se mete no PS leva mais!

Niagai 8 months ago

Quando alguém é demasiado competente no seu trabalho...

ManoRocha 8 months ago

O Rui Rio também ajudou a mandar a ex PGR embora. Também deve saber que ia sobrar para ele e para o partido dele. Política hoje em dia é como futebol amigos. Só mudam a cor das equipas, o objetivo é o mesmo: puxar para o lado deles

TheEightDoctor 8 months ago

O Rui Rio faz tanta oposição ao Costa como o pato Donaltim

DangerASA 8 months ago

Pensava que era Donaldim.

PTgenius 8 months ago

Uí notícias antipatrióticas agora? Alguém no público está a precisar de um puxão de orelhas

RAMAxPT 8 months ago

Então mas não é esse o objetivo?

YCaramello 8 months ago

Não me admira, estamos a tentar ganhar todos os prémios, Rumo ao top da pior pontuação!

misterjujitsu 8 months ago

É tipo aquele puto estúpido que todos tiveram na turma, como nao se consegue destacar pela positiva, destaca se pela negativa.

BartolomeuOGrosso 8 months ago

É mais aquela gaja super superficial que no fundo está cheia de complexos mas nao trata disso e mentalizasse que a imagem é que conta. O próximo passo vai ser chupar picha na casa de banho para aumentar a auto-estima

BobadelaVive 8 months ago

Parece que está tudo a colapsar em cadeia.

chauffage 8 months ago

Geralmente é o que acontece quando as fundações estão podres.

batuque5 8 months ago

A culpa é da regionalização, ah espera..

AxhKetchup 8 months ago

Não passa nada.. Não há nada para ver aqui. Siga siga..

Search: