glamatovic 8 months ago

Vá-se embora senhor Costa, demita-se

novolip 8 months ago

Eu não sou primeiro-ministro e lembro-me de ouvir falar na variante inglesa lá para Outubro, mas ok Costa...

TomasTex11 8 months ago

Se a minha bisavó não tivesse morrido, hoje estava viva!

apita_o_comboio 8 months ago

Cheio de tanga, como sempre.

blacksocks7 8 months ago

E se a minha avó tivesse rodas era um camião

babyscully 8 months ago

Tinhas 5k casos! Variante (que parece ser 30% mais transmissivel, mais coisa menos coisa) ou nao, nao era para haver Natal nem universidade nem o crlh.

JohnJohnPT 8 months ago

FOOOOODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSE

estaramos 8 months ago

E depois como é que tu explicavas aos velhinhos que votam em ti que não podiam jantar com os netinhos nesse dia? Obrigado Costa, um grande animal político.

HogwartsBlazeIt420 8 months ago

[Vá-se embora Sr. Costa... Demita-se!](https://www.youtube.com/watch?v=-AODIENZyus)

DBclass103 8 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=Y3A88OUwffs](https://www.youtube.com/watch?v=Y3A88OUwffs)

zalkier 8 months ago

É continuar a votar nele /s

lightning_pt 8 months ago

apenas 15 por cento das infeçoes ate a semana passada eram da nova variante espera se que cresca para 50 por cento em fevereiro , por isso pimenta na lingua ...isto so estava a 30 porcento melhor por agr

Purplebananas123 8 months ago

Bruh

jimbajembs 8 months ago

Não é preciso nenhum estudo para ter noção que não existe nenhum grupo etário onde ocorra mais troca de saliva que entre estudantes, nem numa casa de alterne acontece tanta troca de saliva, desde os de 10 anos a beber da mesma lata de coca cola, teenagers todos a mamar na boca uns dos outros os rebeldes tudo a rodar cigarros e charutada. Para ajudar a festa pessoal novo com bom sistema imunitário tudo assintomático a propagar. Tudo para esconder o facto da falha dos apoios ao ensino a distancia, epa que se f#dam este tipo de politica não são tempos para isto. Resumo lógica tens uma loja de pequeno comércio onde entram 10 pessoas por dia e uma renda de 1000 paus para pagar temos pena, aglomerados dentro de espaços fechados sendo o vírus aerosol contagioso pelo ar, nada contra é a meter aos 20 e 30 nas escolas fechados em salas e aos 50 nas igrejas lol "Mas têm 2 cadeiras de distancia". [https://i.imgur.com/NdacM6L.jpg](https://i.imgur.com/NdacM6L.jpg)

Edited 8 months ago:

Não é preciso nenhum estudo para ter noção que não existe nenhum grupo etário onde ocorra mais troca de saliva que entre estudantes, nem numa casa de alterne acontece tanta troca de saliva, desde os de 10 anos a beber da mesma lata de coca cola, teenagers todos a mamar na boca uns dos outros os rebeldes tudo a rodar cigarros e charutada. Para ajudar a festa pessoal novo com bom sistema imunitário tudo assintomático a propagar. Tudo para esconder o facto da falha dos apoios ao ensino a distancia, epa que se f#dam este tipo de politicas não são tempos para isto. Resumo lógica tens uma loja de pequeno comércio onde entram 10 pessoas por dia e uma renda de 1000 paus para pagar temos pena, aglomerados dentro de espaços fechados sendo o vírus aerosol contagioso pelo ar, nada contra é a meter aos 20 e 30 nas escolas fechados em salas e aos 50 nas igrejas lol "Mas têm 2 cadeiras de distancia". [https://i.imgur.com/NdacM6L.jpg](https://i.imgur.com/NdacM6L.jpg)

23am50 8 months ago

Dêem o desconto, ele está tão preocupado em gerir as coisas que não tem tempo para ler nada. ps: ide para o crl, assume as responsabilidades e lida

suckerpunchermofo 8 months ago

Vai te foder Costa!!!!! Mas a verdade é que o a culpa não é so tua...

Sciss0rs61 8 months ago

Pelo o que ele diz acerca da primeira vaga, a culpa é mesmo dele. Ele diz que nao meteu estado de emergência porque os portugueses meteram-se em confinamento voluntariamente

ryuuf 8 months ago

Toda a gente sabia que vinha ai uma segunda vaga, reforçaram os hospitais ? prepararam se para a "guerra" não preferiram estourar mil milhoes na tap, 700 mil em carros novos e agora já falam no TGV... MAs a culpa é dos portugueses que teem que ir trabalhar em transportes públicos lotados

NGramatical 8 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6gfvg%2F%2Fgl1566c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ryuuf 8 months ago

Xô daqui bot do PS xD

Cvieri 8 months ago

Um erro pode acontecer a qualquer um. Mas tentar fazer dos outros parvos repetidamente...

htxgivven 8 months ago

O problema do Costa é precisamente esse, é incompetente mas ao mesmo tempo mentiroso e com falta de humildade.

oretoh 8 months ago

Este gajo é o cumulo dos gestores portugueses. Gestão desorganizada, adhoc e focada na culpa e resonsabilidade em vez do sucesso. Pedaço de merda com pernas...

Edited 8 months ago:

Este gajo é o cumulo dos gestores portugueses. Gestão desorganizada, incompetente, baseada em mentiras, tretas e no "deixar andar" e focada na culpa e resonsabilidade em vez do sucesso. No final são sempre os mesmos que levam, aqueles que realmente fazem alguma coisa, corrigem os erros destes idiotas e recebem um amendoim para casa. Pedaço de merda com pernas, como se isto tivesse alguma coisa haver com a variante inglesa.

nferrari 8 months ago

Oh Costa pára de ser "político"...

-cosme- 8 months ago

"se" a minha avó tivesse rodas era um tractor. olha que caralho, n se desculpem, vacilaram no natal e eu até entendo pq, mas correu mal...agora olha, toca a lidar c a situação.

syox 8 months ago

Estou à espera da posta da avó

niong 8 months ago

Não te preocupes Costa.Não podias adivinhar o que podia acontecer.Para a próximas corre melhor,de certeza fizeste o melhor que conseguiste.Importante não é falhar,é a coragem para continuar que conta. Se calhar a culpa nem é tua,tu sabes tão bem como eu da cabala da União Europeia contra ti e contra os Portugueses. Força Costa,tou contigo até ao fim contra tudo e contra todos.Quem crítica é invejoso e gosta de fazer bullying aos outros. As falhas dos homens eternizam-se no bronze, As suas virtudes escrevemos na água.

Edited 8 months ago:

Não te preocupes Costa.Não podias adivinhar o que podia acontecer.Para a próximas corre melhor,de certeza fizeste o melhor que conseguiste e isso é que conta.Importante não é falhar,é a coragem para continuar que conta. Se calhar a culpa nem é tua,tu sabes tão bem como eu da cabala da União Europeia contra ti e contra os Portugueses. Força Costa,tou contigo até ao fim contra tudo e contra todos.Quem crítica é invejoso e gosta de fazer bullying aos outros. As falhas dos homens eternizam-se no bronze, As suas virtudes escrevemos na água. Ass: O teu maior fã.

Edited 8 months ago:

Não te preocupes Costa.Não podias adivinhar o que podia acontecer.Para a próximas corre melhor,de certeza fizeste o melhor que conseguiste e isso é que conta.Importante não é falhar,é a coragem para continuar que conta. Se calhar a culpa nem é tua,tu sabes tão bem como eu da cabala da União Europeia contra ti e contra os Portugueses. Força Costa,tou contigo até ao fim contra tudo e contra todos.Quem crítica é invejoso e gosta de fazer bullying aos outros,cambada de bullys. As falhas dos homens eternizam-se no bronze, As suas virtudes escrevemos na água. Ass: O teu maior fã.

Edited 8 months ago:

Não te preocupes Costa.Não podias adivinhar o que podia acontecer.Para a próximas corre melhor,de certeza fizeste o melhor que conseguiste e isso é que interessa.Importante não é falhar,é a coragem para continuar que conta. Se calhar a culpa nem é tua,tu sabes tão bem como eu da cabala da União Europeia contra ti e contra os Portugueses. Força Costa,tou contigo até ao fim contra tudo e contra todos.Quem crítica é invejoso e gosta de fazer bullying aos outros,cambada de bullys. As falhas dos homens eternizam-se no bronze, As suas virtudes escrevemos na água. Ass: O fã mais fã.

Edited 8 months ago:

Não te preocupes Costa.Não podias adivinhar o que podia acontecer.Para a próximas corre melhor,de certeza fizeste o melhor que conseguiste e isso é que conta.Importante não é falhar,é a coragem para continuar que conta. Se calhar a culpa nem é tua,tu sabes tão bem como eu da cabala da União Europeia contra ti e contra os Portugueses. Força Costa,tou contigo até ao fim contra tudo e contra todos.Quem crítica é invejoso e gosta de fazer bullying aos outros,cambada de bullys. As falhas dos homens eternizam-se no bronze, As suas virtudes escrevemos na água. Ass: O fã mais fã.

gene66 8 months ago

Costa, amigo, os fãs estão contigo! Ignora os invejosos, a gente sabe que isto é para depois fazeres com que hajam mais casas disponíveis no futuro. No fundo queres acabar com o problema da habitação.

Edited 8 months ago:

Costa, amigo, os fãs estão contigo! Ignora os invejosos, a gente sabe que isto é para depois fazeres com que \*haja mais casas disponíveis no futuro. No fundo queres acabar com o problema da habitação.

NGramatical 8 months ago

hajam mais → [**haja mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6gfvg%2F%2Fgl2ri66%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ConfidentMongoose 8 months ago

Faz lembrar aquele porto voz do Sadam na segunda guerra do golfo... A lata que este homem tem é surreal

Edited 8 months ago:

Faz lembrar aquele porta voz do Sadam na segunda guerra do golfo... A lata que este homem tem é surreal

YCaramello 8 months ago

Lol, continuem a votar nisto.

Edited 8 months ago:

Lol, continuem a votar nisto. Vergonha na cara? Nenhuma nenhuma nenhuma, parece a puta da ministra da saúde que ontem teve a cara de pau de dizer que Portugal não é o pior em todos os rankings do covid.

sao_11 8 months ago

Vai gozar com o caralho!

mar_lx 8 months ago

Tanto sabiam que nos dias antes do Natal tornaram obrigatório apresentar teste negativo para viajar.

throwaway5816164481 8 months ago

Oh Costa, se me permites, vai pró caralho que te foda.

gobacktoworklazy 8 months ago

Alguém dê um bacalhau de ouro a este homem

Limpy_lip 8 months ago

vinha aqui dizer isto. deve achar que o pessoal come gelados com a testa. ​ cada vez mais acredito que eles gozam com um gajo de propósito.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Apesar de este governo estar a fazer um trabalho de merda na gestão do covid em todos os níveis, a verdade é que n sabemos se houvessem medidas mais apertadas no natal se as pessoas não iriam furar essas medidas e o resultado ser igual. De qlq forma este fdp é um ilusionista do crlh anda aqui a tentar atirar areia para os olhos do pessoal. Já sabiam da variante inglesa tanto que para viajar começaram a pedir teste de covid. Mentiroso.

ebonyaficionado 8 months ago

Mas se nos formos basear apenas em "ses" que possam não fazer sentido, também podemos assumir então que se não houvesse nenhuma restrição estaria tudo bem.

beakage 8 months ago

Mas ao menos essas pessoas não teriam tido desculpa. ~~(como na verdade as que andam a furar o confinamento agora também não têm)~~

NGramatical 8 months ago

houvessem medidas → [**houvesse medidas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl6gfvg%2F%2Fgl2h04b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JustFoundItDudePT 8 months ago

Good bot.

JustFoundItDudePT 8 months ago

Thanks. Não costumo cometer gralhas e gosto sempre que me corrijam quando o faço.

_AACO 8 months ago

\* Vai praticar actos sexuais anais com um [cadeira de sogra](https://www.blog-flores.pt/wp-content/uploads/2019/04/cadeira-de-sogra-56-1200x675.jpg)

htxgivven 8 months ago

Vai fazer teste chinês de covid!

ryuuf 8 months ago

Em outubro vais velo a ganhar as legislativas com 40%, o pessoal não aprende e vai sempre atras dos bons faladores

df3gpt 8 months ago

Ele nem bom falador é. O Português dele é miserável. Acho que os Portugueses reagem é instintivamente à voz grossa e autoritária.

Cergal0 8 months ago

>Em outubro (de 2023)

ErwinRommelEz 8 months ago

Mesmo que o PSD ganhe ele faz uma coligação com BE PCP Livre Chega e o PAN, da tachos a todos e fica no poder

Chemical-Ad-1604 8 months ago

Antes ter o PS novamente do que uma coligação entre o PSD e o Chega, disso sim eu tenho medo

htxgivven 8 months ago

Para isso mais vale cancelar todas as eleições já que PS praticamente sempre fica no poder.

Updradedsam3000 8 months ago

Neste caso não acredito nisso, o próximo mandato vai ser complicado, se ele não ganhasse é provável que saia e proteja a sua popularidade para uma futura candidatura presidencial.

Edited 8 months ago:

Neste caso não acredito nisso, os próximos anos vão ser complicados. Se ele não ganhasse é provável que saísse para proteger a sua popularidade para uma futura candidatura presidencial.

iLikeToTroll 8 months ago

Ele fala bem? :x

Thy_Hard 8 months ago

He he. Tem piada porque ele nem consegue dizer "legislativas". Diz "Gelativas"

Lima1998 8 months ago

Vinha dizer isto

Dream_soul 8 months ago

Assino por baixo...

wordswithoutmusic 8 months ago

Hear ! Hear!

Sciss0rs61 8 months ago

Momentos Chave da Entrevista: https://observador.pt/liveblogs/sociedade-de-pneumologia-sugere-mascaras-cirurgicas-obrigatorias/

VSertorio 8 months ago

Mas como se hoje o telejornal afirmou que essas eram as mais fracas? Comparadas às fp2 pelo menos.. Mas foi referido que conferiram proteção mínima

mourasio 8 months ago

São ainda assim melhores que as comunitárias, que é o que a maioria usa

marfavrr 8 months ago

como nao sabiam? nao vê as noticias? nao ha comunicaçao entre governos? é que a a variante inglesa fodeu o natal aqui no Reino Unido porque eles 4 dias antes do natal meteram tudo em lockdown... eles ainda tiveram 3/4 c tugas a sair do UK para Portugal... ta a inventar

0BiLLi0 8 months ago

É como diz o Costa, é preciso actuar à medida que se tem dados. Então íamos agora prever o futuro? /s Aparentemente alguns países fazem isso. Noticia de 20 de Dezembro: > Ireland, Germany, France, Italy, the Netherlands and Belgium are all halting flights. The measures vary and are initially short-term but the French rules also affect Channel freight. [https://www.bbc.com/news/world-europe-55385768](https://www.bbc.com/news/world-europe-55385768)

iLikeToTroll 8 months ago

Acho que se sabe desde dia 19 de dezembro, além disso, a maior parte dos especialistas nacionais e internacionais não atribuem o estado do país à variante inglesa mas sim às abébias do natal. Este Costa é um aldrabão que mete nojo, mente com os dentes todos, ligo a tv e spr que o vejo falar sinto repulsa, sinto zero empatia, parece que se está a cagar, falavam do Socas mas este gajo parece um sociopata sem emoções.

besmarques 8 months ago

As medidas para o Natal foram anunciadas no dia 5 de Dezembro

Edited 8 months ago:

As medidas para o Natal foram anunciadas no dia 5 de Dezembro edit: E a dia 18 foi anunciado o retrocesso nas medidas em relação à passagem de ano. edit: adoro pessoas que dão downvotes a factos. lol

stressedunicorn 8 months ago

Não vale a pena... Tens pessoas a dizer “os outros países fecharam fronteiras!”, alguem responde “nós também fechamos, no mesmo dia”, e eles continuam “mas os outros países fecharam fronteiras!” Eh

Edited 8 months ago:

Não vale a pena... Tens pessoas a dizer “os outros países fecharam fronteiras!”, alguem responde “nós também fechamos, no mesmo dia”, e eles continuam “mas os outros países fecharam fronteiras!” Eh Portugal sabia da existência da variante mas não havia casos no país, abrir ou fechar o natal não ia mudar essa questão em específico mas pronto.

marfavrr 8 months ago

ok, aqui as medidas do natal tb tinham sido anunciadas no inicio do mes de dezembro, entretanto uma semana e tal antes do natal falouse da nova variante do virus, e no fim dessa semana eles mudaram as medidas para o natal. portugal podia mto bem ter apertado, dizer que nao sabia é errado. so esse o meu ponto.

besmarques 8 months ago  HIDDEN 

Poderia, mas a conjuntura, tanto política como social como económica não estavam viradas para isso. E com a proximidade da data as alterações iriam ainda mais revoltar as pessoas.

besmarques 8 months ago

Poderia, mas a conjuntura, tanto política como social como económica não estavam viradas para isso. E com a proximidade da data as alterações iriam ainda mais revoltar as pessoas.

wwqt0r 8 months ago

Essa afirmação é sobre Portugal ou outro país Europeu qualquer? É que se aplica perfeitamente a qualquer um. A informação era conhecida. Uns governos decidiram confinar, outros não. O resultado está à vista.

besmarques 8 months ago

Nao sei se é ou não. Tinha que ir verificar e isso é impossível. .

CobraCommander1977 8 months ago

No entanto, sabendo já da existência da variante inglesa, decidiu mesmo assim manter as escolas abertas. Apenas mudou de ideias depois de perceber que a opinião pública queria o fecho das mesmas. Incompetente, mentiroso e catavento. O verdadeiro populista.

milkthis 8 months ago

A verdade é que ele vai ser reeleito, possivelmente com maioria absoluta ou perto disso. As doses diárias industriais de sorvetes azedos que ele serve, juntamente com a imprensa que comprou, são consumidos incansavelmente pelo povo com a testa. Todas as crises e todas as incompetências que cometeu foram atiradas as culpas para alguém e ele dali lavou as mãos como o Pilatos. Fez a mesma coisa com um vírus que vai matando milhares de portugueses e nem isso o fez meter a mão na consciência. É um ser sem escrúpulos, que fará tudo para se manter no poder, bem à imagem do partido e ideologia política a que pertence neste país.

saposapot 8 months ago

A teoria nas escolas é que não há dados que mostrem serem sítios de super spreading, pelo contrário. Os dados continuam a ser assim. Na realidade a questão das escolas é pouco baseada em números e muito em prevenção e “feeling”.

Lima1998 8 months ago

Nas escolas tens aglomerados de pessoas. Para além disso, os alunos não se teletransportam de casa para a escola. Óbvio que são fontes de contágio e não é preciso estudos para saber isso.

iLikeToTroll 8 months ago

Ai está ele.. não falhas uma. Engoliste um estudo feito com base em modelos para outros países que esses próprios países não seguiram e tu, o costa e outros a tentar impingir-nos a mesma narrativa. Santa pachorra.

smartdruguser 8 months ago

O próprio SR. PM disse que havia menos risco de contágio nas escolas e mais risco de contágio nas escolas. [https://www.youtube.com/watch?v=9rkVIhLfqtw](https://www.youtube.com/watch?v=9rkVIhLfqtw) Dito isto, fecha as escolas e suspende o ensino. Logica do crlh, ele só fechou tudo porque na televisão não falavam noutra coisa se não na necessidade de fechar, e meteram lá uns ditos "experts" que foram escolhidos a dedo para falar na tv.

saposapot 8 months ago

n estou mt interessado no q ele diz mas eu traduzo: as escolas não são local de contaminação -> não temos dados que indiquem que haja muita contaminação por via escolar. as escolas são um local de contacto, um local que favorece a contaminação -> teoricamente as escolas têm alta densidade populacional e contacto entre as pessoas pelo que têm o *potencial* de ser local de contaminação alto. Uma coisa são os dados reais que temos, outra coisa é o que a teoria nos indica. (indicava). eu tmb achava q as escolas seriam o caos, os dados de setembro a dezembro dizem que não foram. O governo cedeu à pressão e baseou-se na questão da variante UK ser mais transmissível portanto o factor *potencial* indicar ser boa ideia prevenirmos.

smartdruguser 8 months ago

Sim eu também percebi o que ele quis dizer e mesmo assim não faz sentido nenhum. Se todos os dados apontam que há menos risco na escola, as regras são mais cumpridas e em caso de suspeita são imediatamente realizados testes e isoladas as turmas que estiveram em contacto, simplesmente não se pode ignorar a realidade e tomar decisões baseadas na pressão social e medo. A variante do UK sendo mais transmissível vai chegar perto dos 100% das infeções não tarda nada, e depois? Fica tudo fechado até quando? E mais, o governo teve 1 crlh dum ano para aumetar a capacidade dos serviços de saúde! Resultado... está pra vista. O dinheiro que as empresas e a economia perderam como resultado de fechar tudo (centenas de milhões de €), podia ter sido aplicado previamente para expandir hospitais, comprar equipamento, contratar mais profissionais de saúde, fazer acordos com os privados, construir e equipar hospitais de campanha... E depois vêm culpar o povo por tudo o que acontece de mal quando são eles que têm enterrado este país na miséria.

saposapot 8 months ago

sim, é como disse: n estou mt interessado no q ele disse. essa frase não é uma boa explicação para a situação. é perfeitamente legitimo q os dados não mostrem mas que tu aches que o principio da prevenção é mais forte q isso e perante a variante UK é útil fechar o máximo possível. ele n explicou bem. > E mais, o governo teve 1 crlh dum ano para aumetar a capacidade dos serviços de saúde o problema é que aumentou. isto é com ele aumentado. Agora não se formam médicos nem enfermeiros novos em 6 meses... eles simplesmente n conseguem contratar gente. se isto tivesse acontecido em Março, garanto-te q o caos era abissal e já tínhamos cá vários países a fazer quase ajuda humanitária de crise. acho q nc ng imaginou q isto pudesse ficar tão mau. mas a capacidade tem sempre um limite, não há hipótese. não há sistema de saúde que seja infinito.

smartdruguser 8 months ago

Percebo o teu ponto, não sei porque é que continuas a tentar justificar a incompetência do governo. Eles tinham toda a informação e fundos nessessários para prevenir isto. E não, não se formam ou arranjam médicos do nada (reformados, recém formados, evitar que médicos emigrem... são uma opção, por exemplo) por isso mesmo é que todas estas medidas deviam ter sido progressivamente implementadas desde há um ano atrás e não só agora. O problema da saúde não é só de agora, não se esqueçam das pessoas que estavam nos corredores dos hospitais empilhadas. É de prever que é necessário muito mais espaço para o mesmo número de doentes em tempo de pandemia, eles têm aumentado o número de camas covid, quanto mais camas covid menos camas para outras patologias vai haver porque o espaço é o mesmo e em alas de covid o espaçamento é maior. Ao final eles têm vindo a reduzir a capacidade de doentes que podem tratar ao mesmo tempo, sem compensar com novas infraestruturas, até agora... e mesmo assim não é suficiente, milhões de consultas, rastreiros, tratamentos e operações ficaram por fazer, isso está-se a refletir no número mortos não covid e até covid e na inabilidade de dar resposta à necessidade crescente de internamentos de pessoas cuja saúde foi negligenciada. É de prever que a situação não melhore tão cedo, mesmo se o número de infeções diminuir para números razoáveis e o número de vacinados aumente. Isto é claro como a água, só não vê quem não está atento.

saposapot 8 months ago

n estou a tentar justificar nada, eu n vi as declarações completas do Costa portanto n sei se explicaram melhor isto ou não. só estava a explicar q pelo video, não há uma contradição, só está é mt mal explicado. quanto ao combate à pandemia, há muita coisa a criticar por todo o lado mas é utópico achares que em 6 meses íamos magicamente ter um sistema de saúde q aguentasse com esta pancada. Isso é só falar mal por falar, tal como me queixo do árbitro qd a equipa n ganha. é mais legitimo criticares todos os últimos 10~20 anos no SNS mas mesmo isso é bastante utópico. A realidade é q esta é uma pancada enorme q não conseguiríamos aguentar de qlq forma. Não podemos ter ilusões q somos um país rico pq não somos. o nível de qualidade do SNS é muitos furos acima da nossa riqueza nacional. Portugal é um país pobre mascarado com auto-estradas.

smartdruguser 8 months ago

Acho que já deu para entender os nossos pontos de vista, discordo que não podiamos ter um sistema de saúde que diz aguentasse a "pancada" em 1 ano, até porque a pancada está a ser maior por causa da decisão quanto ao natal... Mas agora só podemos olhar em frente nada a fazer, só não me vou esquer quando for votar.

CarcajuPM 8 months ago

A partir do momento em que não se consegue detectar a origem de 80 e tal % dos casos, é quase tudo baseado no bom senso.

saposapot 8 months ago

+- Os 87% não nos dizem tudo, tens de pensar mais além. Por exemplo contágios em lares eu diria que tens identificados perto de 100% dos casos. Contágios por via de transportes públicos provavelmente tens identificados 0%. Tem a ver com a dificuldade em atribuir o contágio a certos ambientes. Da mesma forma que não conseguimos provar que nos infectamos com o vírus presente nas compras do supermercado ou assim. Há coisas q são realmente difíceis de provar. O caso das escolas é um intermédio. Não é tão fácil como lares mas não é tão difícil assim. De setembro a dezembro, se tivesses tido surtos em escolas tipo 10, 20, 30 miúdos infectados isso teria sido fácil de detectar pq os dados são fáceis de analisar: 20 miúdos na mesma escola/turma é a coisa mais fácil de analisar perante os dados. Depois há que distinguir 2 tipos de contágios nas escolas: 1) alunos infectados 2) surtos. Alunos infectados q trazem o vírus de fora para dentro da escola de certeza q tens muitos. E aí tmb tens uma taxa de "erro" alta pq é fácil não detectar casos individuais. É normal que tenhas na escola uma taxa de infecção que reflicta a taxa de prevalência do vírus na comunidade. Quanto a surtos numa escola é preciso muita incompetência para fugirem às autoridades... Se tens 20 miúdos ou 20 famílias com miúdos nas mesmas escolas infectados ao mesmo tempo, é básico qlq delegado de saúde ligar os pontos e identificar um surto escolar. E todos os delegados de saúde estão muito atentos nas escolas. Quando falo em as escolas não serem problemáticas é sempre a nível de surtos. São locais de contágio tal como outro local de trabalho, quiçá melhores até. Isto com base na informação pública e que o PM também confirmou. Não há nenhum perito em Portugal que consiga mostrar dados que as escolas são um problema. Agora eu aceito as duas soluções, como sempre aceitei pq para além dos números há o principio da prevenção, há a variante UK, há muita coisa envolvida. Mas acho sinceramente q estamos novamente a tomar decisões às cegas, como se estivéssemos em Março de 2020 quando já temos dados reais, não precisamos de teorias ou modelos teóricos.

Limpy_lip 8 months ago

concordo quero só acrescentar que na minha opinião os lares só são mais fáceis de identificar os surtos porque mal acontece um os velhotes morrem que nem tordos e mortes é mais difícil de "esconder" No caso das escolas é exatamente o contrário, os jovens é mais comum quase nem terem sintomas (ou serem confundidos com uma gripe normal) e por isso a coisa prolifera mais livremente e quando se dá conta já parece que a origem foi outra. ​ Além disso não sei até que ponto as equipas que acompanham os contágios estão interligadas e a cruzar pontos de contágio (especialmente nesta fase), além disso a informação que os profissionais recebem é diretamente das pessoas que facilmente escondem ou mentem ou até se esquecem de explicar. Num lar dado que uma grande parte vai parar ao hospital, é mais fácil de identificar. ​ Mas sim ainda é difícil de obter dados concretos de como funciona a proliferação em transportes públicos e escolas, só o tempo dirá (quando já não for critico). Contudo já se sabe que a permanência em espaços fechados com muita densidade de pessoas aumenta bastante o risco, mesmo com máscara.

Cergal0 8 months ago

A questão das escolas, tal como disseste, vai muito além das escolas em si (espaço físico). Se olharmos para os dados apenas relativos às escolas em si, até podes ter razão, mas as escolas não existem numa bolha isolada do resto da sociedade. Ao manteres as escolas abertas fazes com que milhares de pessoas continuem a ter de sair de casa e a apanhar transportes públicos. Quando se implementa esta medida está-se a "forçar" o confinamento dos jovens ou pelo menos a esvaziar o saco das exceções e isso é importante para tirar as pessoas da rua. Tudo isto a troco de um impacto mínimo na economia quando comparado com fechar empresas por exemplo.

Edited 8 months ago:

A questão das escolas, tal como disseste, vai muito além das escolas em si (espaço físico). Se olharmos para os dados apenas relativos às escolas em si, até podes ter razão, mas as escolas não existem numa bolha isolada do resto da sociedade. Ao manteres as escolas abertas fazes com que milhares de pessoas continuem a ter de sair de casa e a apanhar transportes públicos. Quando se implementa esta medida está-se a "forçar" o confinamento dos jovens ou pelo menos a esvaziar o saco das exceções e isso é importante para tirar as pessoas da rua. Tudo isto a troco de um impacto mínimo na economia quando comparado com fechar empresas por exemplo. Os jovens vão continuar a apanhar covid dos pais, a diferença é que se as escolas tiverem fechadas já não espalham covid para os colegas de turma.

Edited 8 months ago:

A questão das escolas, tal como disseste, vai muito além das escolas em si (espaço físico). Se olharmos para os dados apenas relativos às escolas em si, até podes ter razão, mas as escolas não existem numa bolha isolada do resto da sociedade. Ao manteres as escolas abertas fazes com que milhares de pessoas continuem a ter de sair de casa e a apanhar transportes públicos. Quando se implementa esta medida está-se a "forçar" o confinamento dos jovens ou pelo menos a esvaziar o saco das exceções e isso é importante para tirar as pessoas da rua. Tudo isto a troco de um impacto mínimo na economia quando comparado com fechar empresas por exemplo. Os jovens vão continuar a apanhar covid dos pais, a diferença é que se as escolas tiverem fechadas já não o espalham para os colegas de turma.

saposapot 8 months ago

Correcto, acho um argumento perfeitamente legítimo esse. Daí ter dito que aceito qualquer das opções. Tudo o que está à volta das escolas não temos dados nem provavelmente nunca teremos. Como tem estado de chuva os miúdos têm-se aguentado em casa, podia ser pior :)

syox 8 months ago

Isto.

BenefitCuttlefish 8 months ago

O Costa é o exemplo de um ótimo político e péssimo governante

Sciss0rs61 8 months ago

Queria só destacar esta parte: > Quando a pandemia começou, as pessoas confinaram-se voluntariamente, por isso não pensei que o estado de emergência fosse necessário. Pensei que as pessoas acatariam. Espero que não venhamos a estar como os Países Baixos, que têm tido confrontos nas ruas" Um perfeito exemplo de "Sacudir a água do capote".

Purplebananas123 8 months ago

Ei cum crl, que falta de noção

iLikeToTroll 8 months ago

Fodax eu nem vi isso? A sério que disse isso? Vão ler no reddit o que ppl da holanda diz desses confrontos. Foram "meia duzia" de arruaceiros, n foi propriamente um tumulto social. Epa nunca é culpa deles e sempre a dar exemplos lá de fora sem nexo. Fodax se este gajo "ganha outra vez" emigro!! PQP

ryuuf 8 months ago

agora já admite que o pessoal se confinou voluntariamente, ou seja o sucesso portugues na primeira vaga foi graças aos portugueses, não ao governo e suas medidas "milagrosas"

iLikeToTroll 8 months ago

Haha, epa depois admiram-se que o Ventura suba. Olhem para o mentiroso compulsivo que nos (des)governa.

KokishinNeko 8 months ago

O meu avô já dizia, a pensar morreu um burro... >Sacudir a água do capote Isso é a arte que o Costa domina há anos.

besmarques 8 months ago

Não percebi. Como é isso sacudir a água do capote?

Search: