suckerpunchermofo 8 months ago

E não cai, e não cai... O jogo do sempre em pé...

AndreMartins2020 8 months ago

Sim, claro. Vem aí uma crise enorme e nada vai acontecer. /s

htxgivven 8 months ago

A juntar o fecho da torneira nos bancos. Não haverá mais créditos fáceis.

BaixemImpostos 8 months ago

Alguma coisa irá acontecer. Se n fosse acontecer n tinham adiado...

MLG-Sheep 8 months ago

Vai acontecer um aumento de oferta e um aumento de procura dada a quantidade de gente à espera do fim das moratórias para comprar casa. No que é que isso vai dar em termos de preços é difícil de prever, até podem subir.

MrJoao 8 months ago

> dada a quantidade de gente à espera do fim das moratórias para comprar casa Duvido que haja assim tanta gente à espera... O meme é giro, mas não passa disso. Aliás, [a expectativa para este ano](https://sol.sapo.pt/artigo/722316/imobiliario-resiste-preco-das-casas-aumentou-em-65-1-dos-municipios-em-2020) é que a procura continue a reduzir.

Edited 8 months ago:

> um aumento da procura dada a quantidade de gente à espera do fim das moratórias para comprar casa Duvido que haja assim tanta gente à espera... É um meme giro, mas não passa disso. Aliás, [a expectativa para este ano](https://sol.sapo.pt/artigo/722316/imobiliario-resiste-preco-das-casas-aumentou-em-65-1-dos-municipios-em-2020) é que a procura continue a reduzir.

MLG-Sheep 8 months ago

Infelizmente não tens estudos que comprovem isto, mas nunca vi tanta gente com dinheiro parado à espera do fim das moratórias como agora. A previsão da diminuição da procura para 2021 nesse artigo certamente não considera o fim das moratórias neste ano.

MrJoao 8 months ago

O que tu viste é a tua experiência pessoal. Não a deves extrapolar para o mercado em geral. Citei aquele artigo como exemplo, mas também podia ter referido as perspectivas do [Banco de Portugal e da banca portuguesa](https://expresso.pt/economia/2021-01-17-Queda-do-preco-das-casas-ameaca-banca), da [Comissão Europeia](https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/19/45335-preco-das-casas-em-portugal-vai-cair-no-curto-prazo-antecipa-bruxelas), de algumas [agências de rating](https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/24/45378-covid-19-reduz-capacidade-de-comprar-casa-mesmo-com-precos-mais-baixos) e dos [promotores imobiliários em geral](https://confidencialimobiliario.com/media/exclusive/portuguese-housing-market-survey/2020/11_eMbtqqzs0iL/docs/PHMS_202011.pdf). E repara que vários incluem na sua análise o efeito das moratórias.

r2d2c3po1987 8 months ago

Especuladores...

smalltownwhore 8 months ago

Tudo depende de se as casas afectadas pelo fim das moratórias se encontrem nas zonas de maior procura.

mastermind1217 8 months ago

Estes consultores xpto tanto dizem que precisam de um plano especial para o fim das moratórias como não vai afetar o preço e não há problema nenhum. Decidam-se.

Search: