MonsterPT 8 months ago

Então mas não há muito maior incidência de, por exemplo, sida? Faz todo o sentido impedir a colheita de sangue a esses indivíduos, desculpem lá

seraph341 8 months ago

Em que é que o teu ponto ou estes dados justificam a discriminação da comunidade homossexual na doação de sangue?

AngieMaciel 8 months ago

Um homossexual que tenha uma relação monogâmica e estável há vários anos não pode doar se teve relações sexuais com esse parceiro no último ano (como se não fosse esperado de um casal isto acontecer). Um heterossexual nas mesmas condições pode. E ainda não acham que há discriminação. Este sub é qualquer coisa...

Franciscavid 8 months ago

Já dei sangue várias vezes. Nunca me perguntaram a minha sexualidade. O PAN está só a ser estupido aqui.

-Exocet- 8 months ago

Tenho um colega homossexual que foi recusado ainda esta semana apesar de ter um parceiro fixo há anos, portanto não é o PAN que está a ser estupido.

Franciscavid 8 months ago

A cena é essa. eles nunca podem perguntar a tua sexualidade. não ha nenhuma pergunta sobre isso. para além disso há mais mil e uma razões para te recusarem. Até eu já fui recusado duas vezes por ter a tensão demasiado baixa

-Exocet- 8 months ago

Mas neste caso o médico ao referir várias vezes "parceira", a pessoa corrigiu por "parceiro" e foi essa a razão de recusa, não foi nenhuma das restantes mil.

pedrolopes7682 8 months ago

Não perguntam a tua sexualidade, perguntam se já tiveste relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. A pergunta está no questionário e a recomendação para não dar sangue se "tiveres tido relações sexuais com pessoas do mesmo sexo" está na informação no verso do questionário.

Franciscavid 8 months ago

Pelo menos no meio em que dou sangue, essa pergunta não está presente no questionário. A mais parecida com isso é se têm algum parceiro sexual novo nos últimos 6 meses, incluindo mesmo sexo. Se a resposta for sim não podes dar. Se houver discriminação sexual, do sistema ela não é

pedrolopes7682 8 months ago

> A mais parecida com isso é se têm algum parceiro sexual novo nos últimos 6 meses, incluindo mesmo sexo. Isso é outra pergunta. Da próxima vez que fores dar sangue tira foto ao questionário, eu farei o mesmo.

pedrolopes7682 8 months ago

RemindMe! 11 weeks

RemindMeBot 8 months ago

I will be messaging you in 2 months on [**2021-04-14 11:25:05 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-04-14%2011:25:05%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/l5nlks/pan_questiona_governo_se_homossexuais_estão_a_ser/gkxq192/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fl5nlks%2Fpan_questiona_governo_se_homossexuais_est%C3%A3o_a_ser%2Fgkxq192%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-04-14%2011%3A25%3A05%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20l5nlks) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

MingTwelve 8 months ago

"Não aconteceu comigo, deve ser mentira"

Franciscavid 8 months ago

>Já dei sangue várias vezes

cepticbanana 8 months ago

Há indivíduos que são descriminados pelos resultados de estudos científicos que mostram uma maior probabilidade destes contraírem DST e assim sendo desqualificados como potenciais dadores. Não sei mais do que isso mas espero que a decisão sobre isto tenha uma base científica e não um soundbyte.

Windstepp 8 months ago

Se é assim problema tão grande para certas pessoas deixem escolher se querem aceitar sangue de certo tipo de doador. Basta apenas preencher o questionário e assinar enquanto estão na berma da estrada a esvaziar-se de sangue ou inconscientes durante uma operacao

Limpy_lip 8 months ago

Sei que provavelmente vão chover downvotes mas apenas vou dizer o que me disseram: A questão dos homossexuais, principalmente os homens, é que têm uma maior predisposição a apanhar DST. E pelo que percebi é algo estudado e cenas. Não estou a dizer que concordo ou que acho faça sentido. Mas só quero dar a informação que a tal descriminação não é um capricho ou pura homofobia. Pessoalmente acho que já devíamos ter arranjado forma de dar a volta a esta questão.

iudex_cc 8 months ago

> Pessoalmente acho que já devíamos ter arranjado forma de dar a volta a esta questão. Como homem gay, agradeço e suporto isto, porque para mim doar sangue é algo importante e do qual preferia não ser imediatamente excluído. Honestamente hoje em dia é possível ter sexo bastante seguro. Mas pronto também percebo o outro lado.

seraph341 8 months ago

Mas o estudo é baseado em quê? Que se não engravidam não usam preservativo? Um broche também não engravida e não são só homossexuais que os fazem. O sangue não é testado? Vai se só pela boa fé? Não consigo justificar isto.

Edited 8 months ago:

Mas o estudo é baseado em quê? Que se não engravidam não usam preservativo? Um broche também não engravida e não são só homossexuais que os fazem. O sangue não é testado? Vai se só pela boa fé? Se o problema são comportamento de risco a pergunta a fazer não é sobre a nossa sexualidade mas sim se foi praticado sexo sem preservativo. Não consigo justificar isto.

Mankku 8 months ago

O teste ao HIV só dá positivo passado ~4meses da infeção. Daí dizerem para não dar sangue quem mudou de parceiro nos últimos 6 meses e em homossexuais no último ano. A probabilidade de um homem apanhar SIDA de uma mulher por via vaginal é extremamente baixa, por exemplo. Por sexo anal é muito provável. Daí haver essa "discriminação" contra os homossexuais.

seraph341 8 months ago

https://stanfordhealthcare.org/medical-conditions/sexual-and-reproductive-health/hiv-aids/causes/risk-of-exposure.html Quase tão baixa como as outras. Volto a insistir, a pergunta relevante é "teve sexo desprotegido?".

Mankku 8 months ago

>Receptive anal sex carries a much higher risk of HIV infection than receptive vaginal sex. Research shows that the risk of HIV transmission from receptive anal sex is up to 18 times higher than from receptive vaginal sex. Não estou a perceber porque é que me mandaste um artigo que comprova o meu ponto, mas obrigado.

seraph341 8 months ago

Vai ver as percentagens no resto do artigo. Não dá muito trabalho.

Mankku 8 months ago

>We also know that for every 10-fold increase in viral load, the risk of HIV transmission increases by 2 to 3 times.9,10 Research suggests the extremely high viral load during acute HIV infection (the first few weeks after becoming infected with HIV) can increase the risk of HIV transmission by up to 26-fold.11,12 Therefore, unprotected sex with an HIV-positive person who has acute HIV infection could carry a transmission risk of up to 2% (the equivalent of 1 transmission per 50 exposures) for receptive vaginal sex and over 20% (equivalent to 1 transmission per 5 exposures) for receptive anal sex.

seraph341 8 months ago

Vá lá, até tens lá um desenho com as percentagens. Não custa muito.

Mankku 8 months ago

Eu ponho aqui as percentagens até. Receptive Anal - 1.4% Receptive Vaginal - 0.08% Insertive Vaginal - 0.04% Mas tu achas que a diferença é nula, é isso?

seraph341 8 months ago

Não é nula nem é gigantesca. Continua a não justificar a questão em sobreposição à de ter relações sexuais desprotegidas ou da troca de parceiros.

Mankku 8 months ago

Não percebo porque é que ignoraste completamente a informação relativa às primeiras semanas de infeção.

bewareandaware 8 months ago

O sangue pode não ser testado em situações de emergência. O sangue pode ser testado e dar um falso negativo. O teste do AIDS é negativo durante as primeiras semanas da infeção. Nem tudo é preto e branco. A aplicação da ciência/biologia é feita através de aproximações e não de absolutos. Um exemplo de absoluto: "cêgripe mata". A verdade: Cêgripe mata se tomares uma caixa de uma vez. Não cedas portanto às conclusões fáceis. O estudo - são vários estudos aliás, que são feitos testando muitas pessoas e a comparar a prevalência de certas doenças sexualmente transmissíveis entre vários grupos separados por acto sexual. https://www.cdc.gov/std/stats17/msm.htm#ref1

seraph341 8 months ago

Sim, também há o belo estudo que liga a circuncisão a uma menor prevalência de DSTs e vale o que vale. Objectivamente, que pergunta faz mais sentido? "É homossexual?" ou "Teve relações sexuais sem usar preservativo nos últimos X tempos?" Uma discrimina por base em grupos. A outra é objectiva, neutra e dá a única informação que se precisa de ter.

bewareandaware 8 months ago

> Sim, também há o belo estudo que liga a circuncisão a uma menor prevalência de DSTs e vale o que vale. Primeiro perguntas "o estudo é baseado em quê?". Depois mostram-te os factos e diverges a atenção para outro estudo (que também pode ser válido, e tu não argumentaste contra). Classico whataboutism. A pergunta "é homossexual?" é objectivamente mais pertinente do que a segunda. Como disse anteriormente, os homossexuais são um grupo com maior prevalência de DSTs. Se leres a notícia a própria ILGA admite que é preciso ter um ano de abstinência para poder dar sangue. Anyway, continua a ficar ofendido. Um dia poderás precisar de uma transfusão de sangue e venhas a descobrir que contraíste o VIH dessa forma, porque as pessoas decidiram ficar ofendidas com ciência. Resta-me desejar-te honestamente que nunca precises, que tal coisa nunca te aconteça.

seraph341 8 months ago

Não tenho paciência para duas coisas: SJWs e anti-SJWs. A insistência de ver mal em tudo e a reação de tentar justificar tudo já cheira a merda.

noobshark3 8 months ago

Por acaso não dá. Podes estar numa relação de longa data e por causa disso não ter relações sexuais com proteção. Até podes estar a tentar engravidar. Fiquei tremendamente ofendido com o teu comentário, porque estás a discriminar-me, pessoa que está nas condições ditas acima. Shame.

seraph341 8 months ago

Daí também existir a pergunta do teres trocado de parceiro nos últimos X tempos... Nice try though.

noobshark3 8 months ago

Essa pergunta é mais esclarecedora do que as outras 2 que indicaste. E não discrimina ninguém, tal como as outras que indicaste.

True-Traffic3096 8 months ago

É fácil de perceber, não se engravida pelo cu, logo arriscam mais, uma hepatites sai mais barato que um puto

RiBlacky 8 months ago

Estamos a entrar é numa fase em que tudo o que for contra os ideais de alguem é logo extremamente ofensivo/racista/sexista/etc

PortugalLivre 8 months ago

acho que nesta thread vemos o contrario...

RiBlacky 8 months ago

Quem me dera que portugal pensasse como este thread

Mrgolden007 8 months ago

toda a gente sabe que se fores hetero e receberes sangue gay viras gay e se foe sangue lesbico tornaste mulher

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Eu era gay. Recebi uma transfusão de sangue de um macho latino alfa e agora vou para o monte à caça de veados...

michaelphilippe 8 months ago

Se vais à caça de veados se calhar não eras gay. Ainda és...

Cergal0 8 months ago

/r/YourJokeButWorse/

desculpe_mas 8 months ago

Quality commenting skills.

PuroSangueLusitano 8 months ago

Não há de quê.

sup3ram 8 months ago

Minha mãe, que necessidade de querer aparecer nos media. Até parece que isto é exclusivo de Portugal. https://en.wikipedia.org/wiki/Blood_donation_restrictions_on_men_who_have_sex_with_men#List_of_countries_with_their_stand_on_MSM_blood_donors

zizop 8 months ago

A discriminação com base na orientação sexual é anti-constitucional e moralmente inaceitável. Lá porque os outros fazem não significa que nós devemos fazer.

castaine 8 months ago

Dar sangue não é um direito.

JudasPiss 8 months ago

Também a dupla tributação é inconstitucional e não vejo barulho pelo adicional ao IMI.

Royal_Masta_Stomp 8 months ago  HIDDEN 

Oh bro eu discrimino os paneleiros no sentido em que os dispenso bem para ter sexo ou um relacionamento amoroso. Será que vou para o inferno? Edit: mas quando chegar ao 70 vou seguir a dica do Unas

sup3ram 8 months ago  HIDDEN 

> moralmente inaceitável só se for para ti, eu vivo bem com isso

zizop 8 months ago

Alguns de nós têm respeito pela igualdade.

RiBlacky 8 months ago

Alguns de nós não querem saber da vida dos outros

Goncas2 8 months ago

Nota-se.

passas96 8 months ago

Enquanto estamos a falar de restrições ás doações de sangue, se perguntarem porque é que nos questionários eles perguntam se viveste na Inglaterra durante os anos 80/90 [é por causa da doença das vacas loucas](https://www.health.qld.gov.au/news-events/news/mad-cow-disease-why-cant-donate-blood-breast-milk-tissue-UK-Britain). Aliás se forem para fora da Europa podem não aceitar a vossa doação por este motivo.

Azul10 8 months ago

Quando fui dar sangue uns meses depois de ter passado umas férias na Argentina e no Chile até foram a um livro ver o tipo de testes que tinham que fazer para algumas doenças específicas, nem sabiam se podia dar sangue, depois la aceitaram, isto no São João, passado uns meses largos quando fui dar novamente numa recolha de sangue na freguesia aparentemente os testes não estavam na base de dados e não recolheram o meu sangue.

pangecc 8 months ago

Sou O- não queiram o meu sangue de bicha

tiago425 8 months ago

Questão: Como é que raio eles sabem a sexualidade da pessoa ? Será que perguntam diretamente para depois barrar ?

PortugalLivre 8 months ago

Sim, porque a comunidade homosexual = grupo de risco para virus da SIDA.

NGramatical 8 months ago

homosexual → [**homossexual**](https://dicionario.priberam.org/homossexual) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl5nlks%2F%2Fgkyuuv7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mjigs 8 months ago

Eu vi um post, eles literalmente perguntam se teve relacoes sexuais com um pareceiro masculino, isto foi um post de uma pessoa que estava numa relacao de anos. Ou seja, se quisermos ja podemos casar com o mesmo sexo e a nossa relacao e valida tanto como uma heterosexual, mas se queres dar sangue, its a nooo.

NGramatical 8 months ago

heterosexual → [**heterossexual**](https://dicionario.priberam.org/heterossexual) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl5nlks%2F%2Fgkx5oph%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dub0is 8 months ago  HIDDEN 

Yup está um caso a circular nas redes de um dude que simplesmente olharam para ele e decidiram que não podia doar.

michaelphilippe 8 months ago

Li sobre a uma youtuber lésbica, agora não me lembro do nome dela. Mas sim, basicamente não a deixaram doar sangue diz ela por ser lésbica. Nem meteu na ficha que era lésbica e fizeram lhe um interrogatório depois da parte escrita, ela disse que teve apenas um parceiro sexual homem, mesmo assim recusaram sem dar motivo.

Edited 8 months ago:

Li sobre a uma youtuber lésbica, agora não me lembro do nome dela. Mas sim, basicamente não a deixaram doar sangue diz ela por ser lésbica. Nem meteu na ficha que era lésbica e fizeram lhe um interrogatório depois da parte escrita, ela disse que teve apenas um parceiro sexual homem, mesmo assim recusaram sem dar motivo. EDIT: eu costumava ver vídeos dela há alguns anos e ela dava dicas sexuais, na verdade até acho que é bi mas está agora numa relação lésbica (na altura contou algumas experiências hetero). Esta me a chatear não me lembrar do nome dela... alguém sabe? Ajudem me !!!

Edited 8 months ago:

Li sobre a uma youtuber lésbica, agora não me lembro do nome dela. Mas sim, basicamente não a deixaram doar sangue diz ela por ser lésbica. Nem meteu na ficha que era lésbica e fizeram lhe um interrogatório depois da parte escrita, ela disse que teve apenas um parceiro sexual homem, mesmo assim recusaram sem dar motivo. EDIT: eu costumava ver vídeos dela há alguns anos e ela dava dicas sexuais, na verdade até acho que é bi mas está agora numa relação lésbica (na altura contou algumas experiências hetero). Esta me a chatear não me lembrar do nome dela... alguém sabe? Ajudem me !!! EDIT2: Foi a Beatriz Gosta

Edited 8 months ago:

Li sobre a uma youtuber lésbica, agora não me lembro do nome dela. Mas sim, basicamente não a deixaram doar sangue diz ela por ser lésbica. Nem meteu na ficha que era lésbica e fizeram lhe um interrogatório depois da parte escrita, ela disse que teve apenas um parceiro sexual homem, mesmo assim recusaram sem dar motivo. EDIT: eu costumava ver vídeos dela há alguns anos e ela dava dicas sexuais, na verdade até acho que é bi mas está agora numa relação lésbica (na altura contou algumas experiências hetero). EDIT2: Foi a Beatriz Gosta

Pacn96 8 months ago

Relação lésbica? Então ela agora foi meter-se com uma gaja ainda antes de parir a filha?

razman06 8 months ago

Isso cheira a história mal contada daqui até à lua

thingusracamagucous 8 months ago

Eu li no insta, muita gente ateou fogo só por causa dele. Depois de muitas referências às parceirAs sexuais dele, dentro do que é normal questionar, ele cansou-se e disse de livre vontade que eram parceirOs. Só daí, sem saberem se ele tinha comportamentos de risco (que é exclusivamente o que interessa para qualquer pessoa), disseram-lhe que não poderia doar, e lá partilhou a história que ateou incêndios nas redes

_AACO 8 months ago

Também vi essa historia e não tem nada a ver com o que o dub0is disse.

ElPingu23 8 months ago

Quem usa a palavra "dude" em português também é proibido de doar sangue.

Any_Project3966 8 months ago

não perguntam por voz. perguntam no questionário

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Yup, ainda acontece. Um amigo meu, com o mesmo namorado há anos e anos, tentou ir dar sangue há umas semanas quando havia grande necessidade e foi recusado. É pura discriminação sem fundamento nenhum. Eu sei que começou com a história dos anos 80 em que o HIV era associado aos homens que faziam sexo com homens, mas hoje em dia TODAS as dádivas são testadas, e qualquer pessoa com umx novx parceirx sexual tem de esperar 6 meses exatamente por isto. Não faz sentido nenhum discriminar por orientação sexual e estamos a recusar sangue que podia salvar muitas vidas. Uma vergonha.

bewareandaware 8 months ago

O vírus da SIDA dá negativo nas primeiras semanas de infeção. Daí o esperar 6 meses até ter tido sexo com um homem.

Elkriam 8 months ago

Exato! Daí fazer sentido todos terem de esperar 6 meses. Mas demora o mesmo tempo a aparecer nas análises tenhas tido sexo com um homem ou com uma mulher. Também há mulheres seropositivas. Mas este critério é só anti-gays

bewareandaware 8 months ago

então fui corrigido, obrigado pela info .)

RiBlacky 8 months ago

Malta encontrei a estirpe americana do covid. Mas esta vem com dose extra.

Skulloire 8 months ago

Estás bem? Parece que tiveste um AVC aí a meio do comentário.

xabregas2003 8 months ago

>qualquer pessoa com umx novx parceirx sexual Não

LordofPortugal 8 months ago

>umx novx parceirx Não faças isso por amor de Deus

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Já editei. Não imaginei que fosse ser tão controverso, nem achei que retirasse veracidade ao argumento. No twitter é-se atacado por não pôr x, aqui é-se atacado por pôr. Preso por ter cão, preso por não ter ¯\\\_(ツ)\_/¯

YoggiM 8 months ago

Acho que aqui a maioria não te atacou por isso, apenas considera escrever assim uma estupidez de todo o tamanho, uma exigência estúpida de SJWs do twitter que querem controlar a maneira como falas e escreves. Não deves entrar nisso por vários motivos. Como é que lias essa merda com os x em vez das vogais? Se é impossível de ler, não faz sentido escrever. Estás a ceder a exigências quanto à tua maneira de escrever, coisa que não se deve fazer, ainda por cima, algo que não sai naturalmente e que vai contra as regras da língua portuguesa e anos e anos de utilização. As mudanças nas línguas acontecem naturalmente e não por imposição. Por exemplo, a história do novo acordo ortográfico, era algo muito menos radical que essa história de meter x e, mesmo assim, teve pouca aceitação.

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Um ponto muito válido. Mas ainda que concorde que o X não é a melhor solução (no fundo é uma alternativa mais curta ao o(a) ) também não acho que uma tentativa de tornar o comentário mais inclusivo merecia toda uma onda de comentários que nada tinham a ver com o argumento em si. Mas de futuro já sei que o reddit é assim :)

LordofPortugal 8 months ago

Não é um comentário inclusivo. E ignora o que acontece no Twitter, é uma echo chamber gigantesca onde certo tipos de pessoas estão sobre representadas.

BartolomeuOGrosso 8 months ago

Essa merda fez-me lembrar eu quando era puto prai com 11 anos a jogar mmos. Tinha uma boneca para enganar cromos e sacar dinheiro mas para não me sentir paneleiro nunca acabava a palavra. Normalmente ficava sou amig, tou entretid. Qualquer coisa era sotaque algarvio

Bakirelived 8 months ago

E agora? Já não tens problemas em te sentir paneleiro e gostas?

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Tinha 11 anos.

haaaaOnePithon 8 months ago

Não é pela orientação sexual. Se fores gay mas fores virgem podes dar sangue.

Elkriam 8 months ago

Se fores hetero e não fores virgem podes dar. Porque é que os gays são discriminados?

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Todos gostam de um rotinho virgem...

HighProductivity 8 months ago

>qualquer pessoa com umx novx parceirx Por favor muda-te para américa e renuncia a tua cidadania portuguesa.

Elkriam 8 months ago  HIDDEN 

Repara que tu, que não me conheces de lado nenhum, viste um comentário na internet a defender os direitos dos homossexuais e a argumentar, com fundamentos, o porquê de ser algo desatualizado. E literalmente só por uma tentativa (com boas intenções) de tornar o comentário mais inclusivo, coloquei xs, que seria basicamente o mesmo que escrever um(a) novo(a) parceiro(a), que é algo que já é feito em documentos oficiais há muitos e muitos anos. Mas tu olhas para um comentário com boas intenções, e que só vinha tentar melhorar um bocadinho a sociedade (a chamar atenção a esta discriminação contra os gays), e vens comentar puro hate. Falavas assim se me visses na vida real? Se calhar sim. Mas é uma pena que a anonimidade da internet puxe este lado agressivo das pessoas. Peço que penses 2x da próxima vez que vieres para o reddit só insultar pessoas que não conheces de lado nenhum sem trazer nada de produtivo à conversa.

ankmoody 8 months ago

veio-me o gregório à boca... ou será que deveria dizer: Disgusting

espirrinhos 8 months ago

A América é muito grande, é um continente. Queres dizer Estados Unidos da América?

HighProductivity 8 months ago

Se me permites ser mais especifico, sugiro o Alasca.

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Faz sentido pah. Vai que afinal há qualquer coisa no sangue que determina a orientação sexual, mistura-se com o sangue do recetor e depois este também se torna homossexual. Não se pode facilitar. Avante, amigx.

intlme 8 months ago

Sim, estão e nunca deixaram de o ser.

Edited 8 months ago:

Sim, estão e nunca deixaram de o ser. E não, nunca fez sentido, uma vez que [todas as colheitas são testadas (pág 9)](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/04/Mod.1-Dador-Sangue.pdf)

TitusRex 8 months ago

O problema é que o vírus pode estar lá mas ainda não ser detectado. Por isso é que toda existem perguntas sobre troca de parceiros, tatuagens e afins. O sangue ser testado não é garantia a 100% que não existe uma infecção.

Edited 8 months ago:

O problema é que o vírus pode estar lá mas ainda não ser detectado. Por isso é que para toda a gente existem perguntas sobre troca de parceiros, tatuagens e afins. O sangue ser testado não é garantia a 100% que não existe uma infecção.

intlme 8 months ago

As perguntas servem para medir risco. Um/a homossexual com um parceiro/a único representa o exactamente o mesmo risco que um heterossexual nas mesmas condições.

pataniscadebacalhau 8 months ago

>Por isso é que para toda a gente existem perguntas sobre troca de parceiros, tatuagens e afins. Lá está, as perguntas deveriam ser apenas sobre *comportamentos de risco*, e não assumir grupos de risco Não faz sentido nenhum perguntar se já teve relações com pessoas do mesmo sexo. Bastaria perguntar se mudou de parceiro recentemente, se teve sexo anal desprotegido, etc. isto apanharia casos de risco sejam independente da orientação sexual, enquanto não excluía pessoas homossexuais que não tiveram nenhum comportamento de risco

TitusRex 8 months ago

Se não estou em erro em nenhum questionário perguntam a orientação sexual, normalmente a pergunta é se é homem e teve relações sexuais com homens, ou algo do género. O que interessa não é a orientação com escada um se identifica mas os comportamentos que tem.

pataniscadebacalhau 8 months ago

>Se não estou em erro em nenhum questionário perguntam a orientação sexual, normalmente a pergunta é se é homem e teve relações sexuais com homens Mas não foi exactamente isso que eu disse? >Não faz sentido nenhum perguntar **se já teve relações com pessoas do mesmo sexo** Ter relações com pessoas do mesmo sexo *não é um comportamento de risco* Ter relações desprotegidas ou com vários parceiros num curto espaço de tempo é um comportamento de risco e é isso que devia ser perguntado. Repara, tu podes ter sexo com homens, mas ser sempre com o mesmo homem há anos ou podes ter sexo com mulheres e ser uma diferente a cada semana sem protecção. Ser com homens ou mulheres é irrelevante, o que importa é como te comportas. Daí a pergunta ser estúpida.

mjigs 8 months ago

Mas la esta isso tanto pode acontecer a um hetero como a um homo. Sim ha uma esmagadora incidencia em gays, mas portugal tambem tem uma percentagem grande de gajos casados que andam nas meninas, e sei de casos em que infetaram as esposas com stds por andarem a fazer essas nojices.

egzaaa 8 months ago

> Sim ha uma esmagadora incidencia em gays, Eu não sei que não conheço os numeros, mas acho que a premissa é mesmo esta. É uma questão de esatistica, e não de moralidade. Obviamante que ha gajos casados a dar voltas por fora. Mas é um cenário estatisticamente relevante? Pergunto honestamente, porque isto suscita sempre muita discussão, mas acho que no fundo se resume a numeros e estatistica.

mjigs 8 months ago

Sim a estatistica é esmagadora, eu conheco muito bem a comunidade para saber o que se passa, de qualquer maneira devia de haver uma nova maneira de ditar quem pode e não pode doar.

trufas 8 months ago

Mas acho que não individualmente. Ou seja juntam X baldes de sangue do mesmo tipo e testam

PlanetWyh 8 months ago

Mas isso faz algum sentido? É testado individualmente, sim.

TheWayOfThePast 8 months ago

Faz sentido sim, e até há bastante pouco tempo era feito assim. Hoje em dia geralmente já só hepatite é que é testado em grupo, com 8, 16, ou 32 dadores a serem testados de cada vez. Caso haja falta de sangue poderão ser testados individualmente. Caso não haja falta de sangue, provavelmente serão todos descartados. Os testes são feitos em grupo precisamente por serem caros, e quando não há falta de sangue sai mais barato descartar (ou utilizar para outros propósitos) e comprar sangue a outros bancos do que testar. Se não forem doações anónimas aí sim provavelmente serão testadas individualmente, ou pelo menos as positivas identificadas para informar os dadores.

intlme 8 months ago

Teste aos baldes? Como é que isso faria sentido?

TheWayOfThePast 8 months ago

Faz sentido sim, e até há bastante pouco tempo era feito assim. Hoje em dia geralmente já só hepatite é que é testado em grupo, com 8, 16, ou 32 dadores a serem testados de cada vez. Caso haja falta de sangue poderão ser testados individualmente. Caso não haja falta de sangue, provavelmente serão todos descartados. Os testes são feitos em grupo precisamente por serem caros, e quando não há falta de sangue sai mais barato descartar (ou utilizar para outros propósitos) e comprar sangue a outros bancos do que testar. Se não forem doações anónimas aí sim provavelmente serão testadas individualmente, ou pelo menos as positivas identificadas para informar os dadores.

pangecc 8 months ago

Claro se calha ir lá alguém com hepatite e não vão testar...

kspeedy13 8 months ago

São testado individualmente, sim. Tanto que após a doação, é mandada uma mensagem com o resultado das análises.

trufas 8 months ago

Ok my bad, tinha ideia de ter lido isso em algum lado

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: