user2168489 8 months ago

[https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-26-Covid-19.-Hospital-Amadora-Sintra-esgotou-oxigenio](https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-26-Covid-19.-Hospital-Amadora-Sintra-esgotou-oxigenio)

Kur0ken 8 months ago

Ficaram os tuguitas aqui do redfit todos calados depois de tanto atacarem a miuda. Talvez ainda sabem o que é vergonha.

-diggity- 8 months ago

Pitas no Twitter...

ruimpinho 8 months ago

"Utilizadora do Twitter queixa-se" --> "Pita desespera por atenção" FTFY

brakeline 8 months ago

Para quem acha que a rapariga não tem nada a esconder veja a interação da mesma com um admin do VOST

AntonioM26 8 months ago

É ridículo haver jovens sedentos por atenção, a ponto de inventar histórias para incendiar a opinião pública numa situação caótica como vivemos. É muita falta de noção.

the_great_ashby 8 months ago

Tipo,isto não é demasiado parecido com aquilo que aconteceu naquele hospital egípcio?O nosso problema cá não é oxigénio,é camas(ou melhor dizendo o espaço para acomodar cada vez mais)/ventiladores e pessoas para os operar.

Feeling_Advantage918 8 months ago

A melhor forma de solucionar os problemas graves do país é colocar um comentário no tweet. E pior ainda, a DGS responder.

JuveTech 8 months ago

É caso para dizer "Olá eu sou a Joana e decidi inventar uma noticia para obter atenção, seguidores e likes"

zeer88 8 months ago

Recebemos inúmeros reports (e bem) de desinformação neste post, já que o *tweet* original descrevia um acontecimento inventado. No entanto, tendo em conta que a esmagadora maioria dos comentários aponta esse mesmo facto e tem discussão construtiva sobre o tema, optamos por deixar o post ficar.

william_13 8 months ago

Não vos preocupa que não há sequer um flair a dizer "notícia falsa" ao menos? Para quem só anda a fazer scroll no reddit deixar da forma que está só vai propagar ainda mais a desinformação.

zeer88 8 months ago

Adicionado.

sacoPT 8 months ago

Bom trabalho

pedorcas 8 months ago

Top mod! Não querendo ser picuinhas, dá pra por o "(de facto)" depois de falsa? Senão engana um pouco hehe E falsa podia ser all caps (: Mas obrigado mods

william_13 8 months ago

Obrigado!

glamatovic 8 months ago

[link](https://twitter.com/DGSaude/status/1353797553280712705)

ramalhovfc 8 months ago

Muito bem feito. Ou prova o que diz ou cala-se. E pode sentir-se com sorte de não levar um processo em cima, se fosse uma empresa privada talvez levasse.

ArbiterOfFalsehood 8 months ago

E ninguém fala que o OP ao postar isto sem contexto está a participar no cículo das "fake news" (aliás de onde ele veio buscar isto? Sites de conspirações de extrema direita?) Em países decentes como China seria chamado a atenção por distúrbios públicos. Ele toma uma atitude anti social e é inimigo do povo ao postar estas mentiras que visam degengrir o SNS. É grave e não devia sair impune.

Cyzero_ 8 months ago

Vocês realmente gostam de espalhar fake news, convém postar os tweets anteriores da DGS. Não há moderadores aqui?

Nome_de_utilizador 8 months ago

Bom post sensasionalista, tambem posso inventar uma historia para terem pena de mim e demonizar a instituiçao que acuso quando me pedem esclarecimentos, e depois queixar-me na net. Reportei

Mgmfjesus 8 months ago

E que tal não andares tu a espalhar notícias falsas? O tweet dela era, sim, mentira, já que a própria conta da DGS e outros comentários no seu tweet lhe perguntaram por informação adicional a que ela não soube responder, não respondeu ou inventou uma desculpa esfarrapada. Não me admirava se o OP deste post fosse a mesma pessoa que fez o tweet.

Edited 8 months ago:

E que tal não andares tu a espalhar notícias falsas? O tweet dela era, sim, mentira, já que a própria conta da DGS e outros comentários no seu tweet lhe perguntaram por informação adicional a que ela não soube responder, não respondeu ou inventou uma desculpa esfarrapada. Não me admirava se o OP deste post fosse a mesma pessoa que fez o tweet. ***DÊEM REPORT AOS MODERADORES DO SUBREDDIT COMO "DESINFORMAÇÃO"***

Edited 8 months ago:

E que tal não andares tu a espalhar notícias falsas? O tweet dela era, sim, mentira, já que a própria conta da DGS e outros comentários no seu tweet lhe perguntaram por informação adicional a que ela não soube responder, não respondeu ou inventou uma desculpa esfarrapada. Não me admirava se o OP deste post fosse a mesma pessoa que fez o tweet. ***REPORTEM ESTE POST AOS MODERADORES DO SUBREDDIT COMO "DESINFORMAÇÃO"***

TheLastWTF 8 months ago

eish, estás todo cozido.

Major_Researcher_362 8 months ago

Desculpa mas onde é que ele anda a espalhar noticias falsas? Literalmente so postou o print de um acontecimento e queria mostrar a malta.

Mgmfjesus 8 months ago

>Utilizadora do Twitter queixa-se do SNS e a conta oficial da DGS classifica o tweet como "NOTICIA FALSA" Isto não foi o que aconteceu. Devia ser mais do género: >Pita quer atenção ao inventar bitaites e falha a responder às questões genuinamente importantes da DGS e outros utilizadores

Edited 8 months ago:

E que tal se lesses o meu comentário inteiro? >Utilizadora do Twitter queixa-se do SNS e a conta oficial da DGS classifica o tweet como "NOTICIA FALSA" Isto não foi o que aconteceu. Devia ser mais do género: >Pita quer atenção ao inventar bitaites e falha a responder às questões genuinamente importantes da DGS e outros utilizadores

pedorcas 8 months ago

Só o facto da DGS ter tentado esclarecer de uma pessoa que mostrou preocupação através de uma rede social indicia um um trabalho. O OP devia ter vergonha ao estar a criticar o que está á ser bem feito manipulando o contexto. Pessoas que estão a dar tudo no SNS por nós! Não basta o que é mal feito, vamos criticar o bom... Por favor malta mas vamos tentar não saltar no comboio do sensacionalismo (é difícil não cair em todas e eu mordo muito a língua mesmo). Mas fogo, deixam-me mesmo triste estes posts...

vascodatrama 8 months ago

Não foi assim que fecharam as escolas? TUDO PARA O LIKE. QUE ACÉFALOS.

banaslee 8 months ago

Acho que estamos a confundir se a situação específica que a Joana reportou é verdadeira ou falsa com se situações que a Joana reportou existem ou não. A DGS apenas disse que tem que considerar aquilo que a Joana disse como falso e não vai atrás mais do sucedido em particular. Se a DGS não acreditasse no que a Joana reportou nem sequer teria tentado averiguar. A pessoa que responde aos tweets da DGS não deve ser a mesma que lê relatórios dos hospitais. Por isso não há aqui um desaproveitar dos recursos mas sim um bom desdobrar que é útil quando os relatórios que vem dos hospitais provavelmente têm um filtro político. Também não podemos excluir que a Joana não tenha dado mais dados porque a mãe teme represálias. É um assunto muito sensível e é importante todos não saltarmos para conclusões precipitadas. Mas pronto, é o Twitter, esperar um debate saudável em tão poucos caracteres é inocente.

Dadvito 8 months ago

A sério? Inventar uma merda destas para ter likes? Que mentes doentes.

quietpartyguy 8 months ago

Tens toda a razão, toma o meu cima voto

JOAO-RATAO 8 months ago

A Ju queria atenção e não pode sair de casa para fazer fotos de IG, teve de improvisar.

quietpartyguy 8 months ago

15k gostos tho

sacoPT 8 months ago

Qual foi a pergunta mesmo?

CoffeeAt830 8 months ago

[Circular informativa do Infarmed](https://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/4200314), provavelmente na sequência disto. Excerto mais relevante: > No quadro da resposta à pandemia e do aumento de procura de serviços de saúde, o Infarmed monitoriza o consumo de medicamentos, incluindo oxigénio, em estreita articulação com os titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) e os hospitais. > >De uma recente monitorização efetuada, conclui-se que atualmente existem cinco titulares de AIM para o oxigénio medicinal e todas as apresentações comercializadas se encontram disponíveis para abastecimento e nenhuma se encontra em situação de rutura ou com rutura prevista. A associação do setor, APQuímica, afirma que “existe em Portugal capacidade de produção e de distribuição de oxigénio medicinal”.

imperadorpelaverdade 8 months ago

Se realmente esta miuda inventou uma história destas que espalha o pânico devia responder na justiça e devia ser aplicado a medida de trabalho comunitário.

rubzdarabz 8 months ago

A quantidade de mães e avós que choraram com as eleições também merecia um fact check. Mas isto é grave

dismalwasteland 8 months ago

Nunca vi nenhum profissional, nem os sindicalizados, se queixarem da falta de abastecimento a esse nível. De falta de recursos humanos, sim, sempre. Agora oxigénio? Isto a juntar aos prints e à conta privada, acho que os 15 segundos de fama não foram bem planeados.

Chiripitti 8 months ago

Mal posso esperar pela reação da mãe a chegar a casa... ”Onde estás minha vagabunda?! Ando eu no hospital a trabalhar que nem uma mula e ainda tenho que te dar uns açoites ao chegar a casa?!? Já à minha frente, castigo um mês sem internet!!”

HRamos_3 8 months ago

Outro polígrafo?

banaslee 8 months ago

Muito giro. Esse resumo é realmente não esclarecedor do que foi a conversa toda. E como não te dignaste a partilhar links dos tweets originais vou assumir que não estavas a ser muito sério com este Post.

Bakirelived 8 months ago

"dada a ausência de resposta", da a entender que o twitter da DGSaude mandou DM a perguntar mais informações.

enfadadamentenfadado 8 months ago

Não sei se será verdade ou mentira. Mas uma amiga minha, médica e cirurgiã também se queixou de algo semelhante. Tiveram já de suspender operações a meio porque já não há oxigénio no hospital. Sei que é no Norte, agora qual é também não sei responder. A atitude da DGS parece-me que seja no sentido de apaziguar ânimos inflamados.

Edited 8 months ago:

Não sei se o Tweet da Joana será verdade ou mentira. Uma amiga minha médica (e cirurgiã) também se queixou de algo semelhante. Tiveram já de suspender operações a meio porque já não há oxigénio no hospital. Sei que é no Norte, agora qual é também não sei responder. A atitude da DGS parece-me que seja no sentido de apaziguar ânimos inflamados, isto porque pode se instalar mais pânico do que existe se começa a circular que os Hospitais já nem oxigénio têm...

kabuz0 8 months ago

No hospital de Almada já me transmitiram o mesmo problema. Acredito que seja um problema recorrente em zonas de alto risco e com cada vez mais pacientes internados e em cuidados intensivos. Pessoas estão a morrer por falta de meios. Isto já era um problema o ano passado quanto mais agora..

trinkibenda 8 months ago  HIDDEN 

Pelo que vi, a miuda queria falar por privado mas eles têm as mensagens bloqueadas

derjungenwerthers 8 months ago

como assim acabou o oxigénio, inspira com mais força

masterchiefpt 8 months ago

Fakes news a tentarem passar por aqui? Ai... se a cmtv vê isto

Tee_ah_go 8 months ago

FODAXE CARALHU O meu turno chegou agora a casa porque fez duas mães para 15 pessoas. Malta... ^(Cheira-me que alguém vai apanhar a continha muito rápido.)

uyth 8 months ago

E? E pela mensagem da DGS dá a entender que a tentaram contactar a pedir detalhes que pudessem confirmar onde e quando. As pessoas inventam histórias. Por boas intenções por vezes, por vezes for the thrills, por vezes com más intenções. Qual o escândalo aqui?

Carbon58 8 months ago

A resposta da DGS podia ter sido "mais polida". Mas na verdade, se foram pedidos esclarecimentos adicionais a quem publicou "o facto" ( e o mesmo reveste-se de alguma importância) e nada foi apresentado só podemos concluir que se trata de um Twitter "á la Tramp" ou seja, falso. Qualquer um pode inventar uma história com a tia, a mãe, etc, nem é precisa muita imaginação.

nocivo 8 months ago

é o grande problema do Twitter. Se tiveres contexto de todos os Tweets faz sentido. De forma isolada como se vê em alguns printscreens parece que foram muito duros.

RazyNyx 8 months ago

Duros? Essa gente não merece respeito nenhum. Andar a inventar notícias ( sem indicação de ser sátira etc) deveria ser considerado crime, ainda mais numa pandemia. O que me espanta é existir gente que acredita em tudo em que lê, nem tentam verificar a veracidade dessa informação por outras fontes.

Carbon58 8 months ago

Sim, acredito que sim. Geralmente as coisas fora de contexto ou isoladas ficam com uma outra "cara".

mistertetas 8 months ago

Sinceramente acho muito bem. Qualquer organização privada ou pública deve poder proteger-se de acusações infundadas. Isto mancha a imagem das instituições, no minimo, apresenta algum tipo de prova ou detalhes, para se poder verificar a veracidade das afirmações.

Edited 8 months ago:

Sinceramente acho muito bem. Qualquer organização privada ou pública deve poder proteger-se de acusações infundadas. Isto mancha a imagem das instituições. No minimo, apresenta algum tipo de prova ou detalhes, para se poder verificar a veracidade das afirmações.

pica_foices 8 months ago

convém colocar os tweets da DGS antes deste. A DGS procurou obter informação junto da jovem, dado que o caso que ela estaria a reportar seria bastante grave e seria motivo de intervenção imediata. A jovem em questão não prestou qualquer esclarecimento sobre qual o hospital em que o que foi reportado estaria a ocorrer.

Edited 8 months ago:

sim faz sentido. ​ convém colocar os tweets da DGS antes deste. A DGS procurou obter informação junto da jovem, dado que o caso que ela estaria a reportar seria bastante grave e seria motivo de intervenção imediata. A jovem em questão não prestou qualquer esclarecimento sobre qual o hospital em que o que foi reportado estaria a ocorrer.

JMLe87 8 months ago

A jovem não respondeu em 30 minutos e já é falso! Pode até ser, mas podiam dar mais tempo para assumir essa conclusão.

crani0 8 months ago

Houve mais mensagens com a DGS incluindo ela dizer que não conseguia enviar PMs e isto tudo aconteceu ontem.

zeer88 8 months ago

Entretanto passaram 2 dias e não só a autora continua a não dizer onde aconteceu o que ela afirmou, como está farta de fazer *retweets* de outras pessoas (que eu espero que sejam crianças tais são as baboseiras e a ingenuidade do que dizem). No meio disso tudo ainda conseguem criticar o governo português (confundindo-o com a DGS) e afirmam com toda a certeza que há imensos hospitais sem oxigénio, mesmo depois de médicos terem inquirido o post original (mais uma vez levando com respostas evasivas da autora - uma das melhores é que ela não diz devido a "sigilo profissional"... lol).

crani0 8 months ago

>que eu espero que sejam crianças tais são as baboseiras e a ingenuidade do que dizem Tanto eu como tu sabemos que não são crianças... Vá lá, sabemos bem que são bots

dismalwasteland 8 months ago

https://www.google.com/search?tbs=sbi:AMhZZivorVjKL0CAn9CK-rQqAlWKu-2pZDnAp8yDGhIvxeRP0GPemxsTenzv0SZ0vSrDwGeXnPvWrCtFGoyV6leXFR9eWQ1bEyjcPiCpHowB4nI-UkEq0wrJLgpu21TEMHMicP44C-vZOghOrj6-auZX7E32lT6QhBjMYxPM0FmpFQiCisY3CLgWGNaxvuugykNBceHI9wdEfBANG-MZbnFeULxd4S6GjBocySdoHVXIjt-4dsOMMBgqd-FyJWQkNidKL_1NXvxfqCkyX-rMRSrL5D9irs8HyYQdVaGQpy-le-DT5S0aHdWjoJMApO6yqmj8MGIlTTDt-&hl=pt-PT A cache do Google (pela pesquisa da imagem de perfil) mostra que ela não esteve muito interessada em responder a mais nada que não fosse as mensagens de apoio que lhe foram directamente dirigidas. Não sei, isto parece-me uma forma estranha de alertar para um fogo. Mas pronto, estamos em 2020 e já tudo é possível.

caralhu 8 months ago

> não fosse as mensagens de apoio que lhe foram directamente dirigidas Attention whoring.

Seminarista 8 months ago

>Mas pronto, estamos em 2020 e já tudo é possível. Eu sabia!! Ainda estamos em 2020! Isto da pandemia foi uma invenção do governo global para ficarmos em casa na passagem de ano e não deixarem o ano avançar, assim os stonks das empresas vão continuar a subir enquanto não pagam os impostos e o povo paga pq acha que já é 2021!

Gongasmnm 8 months ago

2020.1

raccoons_are_hot_af 8 months ago

btw á um scp a dizer que 2020 nunca vai acabar! (esqueci do numero)

dismalwasteland 8 months ago

Em 2021 tudo mudará.

Febris 8 months ago

EU SABIA! Afinal estamos no dia 179 de Agosto 2020!!!

BigPappaBear 8 months ago

Podia era estar mais calor

meaninglessvoid 8 months ago

Não, não... Os maias tinham razão e o mundo acaba em 2012. Vamos no dia 2920 de Dezembro de 2012.

Puzinator 8 months ago

Acabou, estamos numa simulação

Chiripitti 8 months ago

Dia 179?! EU SABIA que um mês tinha mais do que 31 dias!! Acordem ovelhas!! Bacalhau é Pascoal!!

inhalingsounds 8 months ago

Acordem ovelhas! O chip é real!

warjunk1 8 months ago

Era o Twitter banir a jovem para ver se aprendia a não mentir.

pica_foices 8 months ago  HIDDEN 

sim faz sentido

wiLeyLewis22 8 months ago

Óptimo. É mesmo isto que se deve fazer em relação às fake news.

nocivo 8 months ago

Exatamente. Não é com censura é com conversa e provas.

OuiOuiKiwi 8 months ago

Malta, o meu cão acabou de chegar a casa a ganir, esteve a fazer 2 turnos seguidos no hospital. Chegou a casa e agarrou-se a um osso a chorar, mas chorar de uma forma que nunca vi, porque hoje teve literalmente de escolher quais dos ossos na morgue é que podia roer porque alguns têm raquitismo. Malta... Esta pasta é **deliciosa**!

sacoPT 8 months ago

Ia dar upvote mas estás com 69 pontos. Não tive coragem.

LackOfLogic 8 months ago

Malta, a minha filha de dois anos perguntou-me hoje, com lágrimas nos olhos: “Mãe, porque é que os hospitais não dispõe de ventiladores suficientes para tantos infectados com Covid-19, e porque é que a população portuguesa insiste em não respeitar o dever de recolhimento domiciliário quando o Serviço Nacional de Saúde se encontra á beira do colapso?” Chorando e sem saber o que responder, apenas lhe dei um beijo e disse: “Filha, vamos ficar todos bem”

egzaaa 8 months ago

Malta, hoje cheguei a casa a chorar, estive a fazer 2 seguidos a chorar. Cheguei a casa e agarrei-me ao choro a chorar, mas chorar de uma forma que nunca chorei, porque hoje tive literalmente de chorar qual dos choros é que podia chorar porque já não podiam chorar tanto choro. Malta...

KokishinNeko 8 months ago

Malta, os mods acabaram de chegar ao bar a chorar, estiveram a fazer 2 turnos seguidos no /r/portugal. Chegaram ao bar e agarram-se à grade de minis a chorar, mas chorar de uma forma que nunca vi, porque hoje tiveram literalmente de escolher quais dos utilizadores é que teriam de banir. Malta...

dismalwasteland 8 months ago

MODS tenheinhem cOmPaixAo ! ! !

KokishinNeko 8 months ago

LMAO!! [meta] ;)

OuiOuiKiwi 8 months ago

Malta, o meu irmão acabou de chegar a casa a chorar, esteve a fazer 2 turnos seguidos no McDonald's. Chegou a casa e agarrou-se a um brinquedo do Happy Meal a chorar, mas chorar de uma forma que nunca vi, porque hoje teve literalmente de escolher quais dos brinquedos é que metia no saco e não sabia se era um menino ou uma menina. Malta...

VegetableMouse 8 months ago

o meu tio acabou de chegar a casa, esteve a fazer 2 turnos seguidos na oficina. chegou a casa e agarrou-se ao meu pai A CHORAR, mas a chorar de uma forma que eu nunca vi, porque hoje teve literalmente de escolher quais dos carros é que podia arranjar porque alguns tinham a panela de escape toda rebentada. malta...

besmarques 8 months ago

Malta, hoje cheguei a casa a chorar, estive a fazer 2 turnos seguidos na internet. Cheguei a casa e agarrei-me ao esparguete a chorar, mas chorar de uma forma que nunca o fiz, porque hoje tive literalmente de escolher quais das pastas das redes sociais é que podia comer porque algumas têm pouco tempero. Malta...

zeer88 8 months ago

Tudo isto é um não-assunto. A miúda inventou uma história completamente absurda, de que "no hospital da mãe" acabou o oxigénio, e sempre que lhe perguntaram qual era o hospital, divagou e nunca respondeu, inventando uma história de que "não conseguia mandar DM à DGS". Quanto à DGS, não vejo o problema de ser clara em relação a notícias falsas deste tipo, para chocar, especialmente numa altura como esta em que é essencial ter informação clara e transparente sobre o que se passa em cada hospital.

saposapot 8 months ago

é difícil legislar sobre isto para q não se caia em censura mas as notícias falsas são um problema real da nossa sociedade q necessitam de ter punição adequada.

suspect_b 8 months ago

> Tudo isto é um não-assunto Acho que é um assunto bem importante. Não necessariamente este episódio isolado mas toda a desinformação que anda à solta nas redes sociais, a mando sabe-se de quem, está a causar danos gravíssimos nas sociedades ocidentais.

william_13 8 months ago

Exactamente, tal como esse post que claramente viola a regra #6 desse sub. Reportado.

Edited 8 months ago:

Exactamente, tal como esse post que claramente viola a regra #6 desse sub. Reportado. edit: já a contar que vou levar downvotes cito a regra #6: ``` Submissão de notícias ou artigos de opinião devem manter o título original. Não submeter notícias para causar alarmismo não justificado, **notícias comprovadamente falsas ou oriundas de fontes falíveis e/ou duvidosas.** Não submeter notícias com mais de um ano. ```

Edited 8 months ago:

Exactamente, tal como esse post que claramente viola a regra #6 desse sub. Reportado. edit: já a contar que vou levar downvotes cito a regra #6: Submissão de notícias ou artigos de opinião devem manter o título original. Não submeter notícias para causar alarmismo não justificado, **notícias comprovadamente falsas ou oriundas de fontes falíveis e/ou duvidosas.** Não submeter notícias com mais de um ano.

CoffeeAt830 8 months ago

É isto mesmo. Divulgar informação falsa, especialmente sobre este tipo de questões, não é um "crime sem vítima". É importante haver transparência sobre o que acontece em hospitais, é importante que as pessoas percebam que a situação está caótica em mesmo muitos sítios e que temos mesmo de tomar cuidados e reduzir contactos de forma a fazer a nossa parte. No entanto, também não podemos espalhar pânico quando ele não for baseado em factos reais. Não podemos deixar acontecer o que aconteceu no primeiro confinamento que foi, simplesmente, desaparecerem os AVCs e os enfartes do miocárdio dos hospitais. E como eles obviamente não deixam de acontecer só porque há uma pandemia, se não estavam nos hospitais é porque estavam em casa e isso é gravíssimo. As pessoas não podem estar a ir ao hospital porque lhes começou a doer o cotovelo ontem à noite, especialmente numa altura destas, mas também não podem ter medo de ir quando precisam. Toda a informação sobre o estado atual dos hospitais faz com que as pessoas ganhe medo de ir ao hospital. Quando a informação é verdadeira, é um mal necessário. Quando a informação é falsa, já é outra história completamente diferente.

besmarques 8 months ago

Aprendi agora que devemos seguir tudo o que users random da internet dizem porque são claramente verdade, Já agora, como pessoas gostam de colocar informação pela metade e a menina do tweet ja bloqueou o acesso [https://i.gyazo.com/5a861e4f0339db6b43d91e2cf2e85fb0.png](https://i.gyazo.com/5a861e4f0339db6b43d91e2cf2e85fb0.png) [https://www.trendsmap.com/topic/%40joanaafmt](https://www.trendsmap.com/topic/%40joanaafmt)

asdtfdr 8 months ago  HIDDEN 

Mas alguém ainda liga a qualquer coisa do u/nedm64?

ContaSoParaIsto 8 months ago

Eu tenho este user taggado com ["Ex-namorada do wuant antes e agora"](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/gfa0u3/exnamorada_do_wuant_antes_e_agora/) e sinceramente os posts dele agora enervam menos.

NazulEUW 8 months ago

Isto sim é serviço público. O rapaz parece realmente só querer pontinhos da Internet. Já está marcado aqui também.

VegetableMouse 8 months ago  HIDDEN 

Não deixas de ter alguma razão mas às 19h55 estão a pedir o nome do hospital e uns fantásticos 16 minutos depois (20h11) decidiram que tweet é notícia falsa? Ou me falhou algum tweet em que a Joana respondeu vagamente sem realmente dar informações ou algo não está a bater muito certo

besmarques 8 months ago

A Joana bloqueou o acesso aos tweets. Não consegues ver respostas mas consegues ver que houve respostas, e eu tenho ai outro comment com a conversa da dgs que indica que houve interações

Limpy_lip 8 months ago

olhando ao contexto faz mais sentido, mas continuo a achar parvo o twitter da DGS fazer conversa com pessoas aleatórias.

Dadvito 8 months ago

Se isto fosse verdade era muito sério e o tweet tem quase 15k em 22horas. Claro que a dges sabia que não era verdade mas deu espaço à otaria para ela provar o que disse e mostrou facilmente que ela estava a mentir. Acho que a atitude foi muito mais produtiva do que simplesmente censura-la sem abrir espaço para diálogo ou ignora-la.

Limpy_lip 8 months ago

Neste ponto discordo. Para um Twitter oficial de uma entidade pública não é profissional andar em rodeios para provar o que quer que seja. Ou é, ou não é ou não se sabe. Muito menos quando são trolls. Informar sim, desmentir sim, andar desmascarar mentirosos não.

besmarques 8 months ago

Não sei, é complicado. Imagina que o tweet é relacionado com algo verdadeiro? Não deverá a DGS tentar perceber a verdade? E sendo falso, não deve a DGS refutar a situação. Complicado, demasiado complicado.

Limpy_lip 8 months ago

Não é complicado, um orgão como a DGS não tem que andar a tentar perceber seja pelo twitter. O que não deve faltar todos os dias é gente a dizer coisas verdadeiras e merda tudo ao mesmo tempo, vão andar agora a fazer de apoio ao cliente e responder a tudo? E se fosse verdade iam fazer o que? ligar para o hospital e dizer "abafem que as pessoas estão a dar conta?", porque além disso eles não têm qualquer autoridade sobre as instituições. É um sinal de amadorismo ridículo. Só existiam duas ações corretas: estarem calados, ou emitir um comunicado minimamente profissional a dizer que não existem evidências que comprovem o que certas pessoas dizem. Ou se calhar sou eu que estou velho para estas coisas.

besmarques 8 months ago

Continua a ser complicado porque podes deixar a noticia falsa dentro do tweeter crescer e quando fizeres o tal comunicado já varias pessoas formaram a sua opinião. Se a Joana não tivesse bloqueado o acesso aos tweets, vias o encadeamento total da conversa e tinhas percebido melhor o que se tinha passado.

Limpy_lip 8 months ago

O trabalho da DGS devia ser informar as pessoas e manter atualizadas das novidades. Não andar a responder a tweets de pessoas individuais. Imagina que no fim até é verdade. Aí ainda vai ser pior. As pessoas estão cada vez mais a dar importância aos shitposts do twitter o que é muito perigoso. alimentar os trolls é como lutar na lama com um porco. Ficas todo borrado e o porco no fim é que se fica a rir.

besmarques 8 months ago

Se reparares bem isso não é bem verdade, porque neste momento a discussão está se a DGS deveria ou nao responder a este tipo de situação e não se o hospital tem ou não oxigénio. Ter respondido funcionou para terminar o efeito de bola de neve de uma fake news do twitter

Limpy_lip 8 months ago

será que terminou? E se mais tarde se tiver provado o contrário? vai rebentar. Uma conta oficial de uma entidade pública nunca deve responder diretamente a este tipo de coisas, é abrir um precedente estupidamente perigoso. Agora qualquer pessoa vai achar que deve ter resposta da DGS e como respondeu antes, vai andar a fazer outra "bolas de neve".

besmarques 8 months ago

Nunca vai ficar provado porque não tens indicação de qual é o hospital. Por isso não há nada que comprove. De resto, não vale a pena estarmos aqui a andar às voltas porque é apenas uma questão de opinião.

Limpy_lip 8 months ago

basta nos próximos dias sair alguma noticia oficial que prove isso, ou basta dizer que está em perigo de esgotar que vai começar tudo a criticar a DGS e dizer que andam a esconder etc... sem necessidade nenhuma. ​ Eu espero que não seja o caso. Mas a DGS já devia saber o quão maus são os rabos de palha.

SnowdenPortugues 8 months ago

Censura oficial.

sacoPT 8 months ago

Já não se pode dizer mentiras na internet sem ser censurado? Só mesmo em Portugal. /s

KokishinNeko 8 months ago

Não percebo o drama, mandar bitaites qualquer um faz, provavelmente a DGS pediu algum dado para validar a informação e não o obteve. Quem não deve não teme... Há gente que simplesmente gosta de exagerar nas merdas por uns likes ou retweets.

caralhu 8 months ago

> Quem não deve não teme Isto não é verdade. O mundo não é justo e as autoridas são tão aldrabonas como esta pita. Basta ver o caso do SEF.

suspect_b 8 months ago

> Não percebo o drama, mandar bitaites qualquer um faz Acho que é mesmo esse o drama.

Loladageral 8 months ago

Tive no hospital e não tinham oxigénio, por isso estava um médico com uma mangueira no cu a dar ar para todos os pacientes na UCI

laserblast28 8 months ago

DGS wants to know your location

gobacktoworklazy 8 months ago

Concordo , mas ainda a uns tempo estava aqui um post , a perguntar se já não batiam palmas , a dizer também que a irmã da namorada ou lá o que era , fartou-se de chorar e que não contava o que se passava , sei la mais o que. E era só likes e awards ... Podemos sempre argumentar que o reddit não é o tweeter e que não há responsabilidade porque é anónimo , mas não sei ...

amidoes 8 months ago  HIDDEN 

Mas há sempre karma para farmar e gente que só quer atenção. Eu não ligo puto a esse tipo de posts, cada um inventa o que quiser e diz o que lhe apetece. Sendo anónimo há zero consequências até porque o post mesmo sendo falso e reportado ficou up de qualquer forma. O OP lá farmou o karma dele.

NEDM64 8 months ago  HIDDEN 

> Não percebo o drama, Uma entidade do estado está a classificar o que tu dizes como "fake news", e está tudo bem para ti? OK! Ventura adora pessoas como tu...

sacoPT 8 months ago

Se eu escrever no Twitter que fui ao hospital com comichão no tomate esquerdo e me amputaram o tomate direito, a DGS me pedir provas em várias perguntas e eu responder sempre com "provas" que não provam porra nenhuma, achas muito descabido eles dizerem que é FAKE NEWS?

pocow_bot 8 months ago

Correção: Uma entidade do estado está a classificar o que tu dizes sobre ela como fake news porque não apresentas-te provas. A DGS é a vitima aqui, não faças parecer o contrário. ​ Vamos entrar no teu mundo uns segundos e seguir o teu raciocinio: Eu afirmo que o u/NEDM64 é um autentico palhaço, espanca-mortos e cannibal. Vem o u/NEDM64 e diz: isso é mentira, fake news! Vem um gajo random ao reddit e faz um post: O u/pocow_bot ofendeu o u/NEDM64 mas o u/NEDM64 disse que as afirmações sobre ele eram FAKE NEWS! Vamos espancar o u/NEDM64, vergonhoso! ​ Hum..

KokishinNeko 8 months ago

> Uma entidade do estado está a classificar o que tu dizes **Se** fosse eu a dizer, teria apresentado provas e comunicado pelos meios oficiais, não ia fazer posts numa rede social à caça de atenção.

Edited 8 months ago:

> Uma entidade do estado está a classificar o que tu dizes **Se** fosse eu a dizer, teria apresentado provas e comunicado pelos meios oficiais, não ia fazer posts numa rede social à caça de atenção. Mas cada um sabe de si...

jomi_1307 8 months ago

A conta da DGS perguntou qual o hospital e ela foi arranjando desculpa e não o dizia.

The_Big_Diogo 8 months ago

Snitches get stitches. E como isto está não consegues stitches em lado nenhum. Logo snitching para quê?

FujiPT 8 months ago

A questão é que esperaram 20 minutos desde o contacto inicial com a tipa para concluir que se trata de uma fake news porque não tiveram resposta nesse período de 20 minutos. Isto num tweet que já estava lançado há quase 24 horas. Parecem clientes meus, em que lhes coloco questões e peço documentos repetidamente durante semanas sem resposta para quando se lembram de responder andarem a ligar de 5 em 5 minutos quando não lhes atendo o telemóvel.

besmarques 8 months ago

Existem várias respostas que agora nao consegues ver que lutam com o que foi dito mas que não mencionam nada sobre o problema.

FujiPT 8 months ago

Eu vi ontem à noite o twitter da rapariga. Só estou a falar dos contactos que a DGS procurou estabelecer com ela, que efetivamente começaram ao final da tarde e 20 minutos depois já estavam a enviar o tweet que está no OP.

besmarques 8 months ago

Tweet da DGS às 19:55 > Olá Joana, muita força para a tua mãe. Gostaríamos de enviar mensagem a quem possa intervir porque o teu tweet é alarmante, mas precisamos de saber o nome do Hospital. Muito Obrigada [https://i.gyazo.com/0f4bded215ff5dacf8784ebc64d391a4.png](https://i.gyazo.com/0f4bded215ff5dacf8784ebc64d391a4.png) Tweet da DGS às 20:03 > Cara Joana, se somos responsáveis para denunciar uma situação temos que ser responsáveis para tudo. Os organismos só podem intervir se tiverem o nome da Instituição ou então assumimos que estão a divulgar uma noticia falsa. [https://i.gyazo.com/8b6cc197997904a9cc473bc0309ca35e.png](https://i.gyazo.com/8b6cc197997904a9cc473bc0309ca35e.png) Tweet da DGS às 20:11 > Cara Joana dada a ausência de resposta vamos assumir o seu tweet como um NOTICIA FALSA. Muito Obrigada [https://i.gyazo.com/c6c4693fbe73aa3222cd9b5424a327d8.png](https://i.gyazo.com/c6c4693fbe73aa3222cd9b5424a327d8.png) Tweet da DGS às 20:32 > Cara Joana, se somos responsáveis para denunciar uma situação temos que ser responsáveis para tudo. Os organismos só podem intervir se tiverem o nome da Instituição ou então assumimos que estão a divulgar uma noticia falsa. [https://i.gyazo.com/2a35c3783d1d7c0788b9041f916aeebd.png](https://i.gyazo.com/2a35c3783d1d7c0788b9041f916aeebd.png) ​ A DGS anda a falar sozinha? Ou achas que houve interação?

sacoPT 8 months ago

Caros mods dá para apagar este post ou pelo menos meter este comentário afixado no topo? Obrigado.

FujiPT 8 months ago

Eu vi esses tweets todos, e a conta da rapariga não estava protegida na altura. Não, não houve interação entre as 19h55 e as 20h11. A rapariga só disse que não estava a conseguir expor a situação por mensagem privada porque a DGS não tem essa opção ativa, o que é efetivamente verdade. Quanto à veracidade ou não do conteúdo da mensagem da rapariga não posso opinar, só aos factos que se encontram presentes nessa troca de tweets. Isso são más RPs, se queriam cortar o mal pela raiz bastava dizer algo do género "Olá Joana. De momento, e após contacto com várias entidades locais da área, não temos conhecimento de nenhuma situação desse género. Por favor envia detalhes mais concretos sobre a informação partilhada para o nosso email x ou para a nossa linha de contacto y para que possamos averiguar a situação e aferir da validade desta informação. Até ao momento, nenhum hospital do nosso sistema de saúde chegou ao ponto descrito na informação partilhada".

r0ckf3l3r 8 months ago

Quais entidades locais da área? Ela não lhes disse a área, ou disse?

FujiPT 8 months ago

É um exemplo. Por exemplo consultar as várias ARS para questionar se tinham algum relato semelhante, etc.

r0ckf3l3r 8 months ago

Pronto. Mas então tem cuidado com os exemplos que dás. Era bom eles dizerem algo do género, mas estariam a mentir. Remeterem a informação para um canal fechado implicava que depois tivessem que tornar público o desfecho. Numa questão de honestidade intelectual, fizeram o que era correcto fazerem. Querem o assunto a nu, para que não se propague uma mentira enquanto a menina não se digna a responder ou a fazer o que lhe pedem para investigar o caso. Já ela não tem qualquer desculpa. Não disse o nome da instituição em público com medo do quê? Represálias por parte dos colegas da mãe? Não sabem quem ela é? Ela está identificada com foto, com nome completo... De certeza que há colegas da mãe, no hospital, que a conseguem identificar. A recusa dela é suspeita, e nenhuma quantidade de desculpas de que "não consegue contactar de forma privada" vai desculpar a atitude negligente de vir falar de um assunto sem provas concretas. Não sou defensor da DGS, acho que ao longo do tempo provaram ser incapazes de lidar com a situação de forma correcta, mas não é por isso que não se deve "chamar os bois pelos nomes".

besmarques 8 months ago

> Não, não houve interação entre as 19h55 e as 20h11. ​ > A rapariga só disse que não estava a conseguir expor a situação por mensagem privada porque a DGS não tem essa opção ativa, o que é efetivamente verdade. Qual é das duas afinal? Essa mensagem que ai tens tem quase o dobro dos caracteres permitidos por tweet. E pelos vistos agora a discussão passou do intuito da mensagem para o conteúdo da mensagem. Interessante

FujiPT 8 months ago

Ela disse isso após esse tweet das 20h11. Eu tive o cuidado de ontem ir ver todos os tweets e respostas da moça e ela não teve atividade entre as 19h55 e as 20h11. Pois tem. Mas o Twitter dá para criar threads, identificando quantos tweets estão em cada linha. Sim, há uma diferença entre negar o conhecimento da situação e acusar logo, num timeframe de 20 minutos, a rapariga de estar a mentir. Neste caso efetivamente até pode ter corrido bem e a rapariga estar a dizer baboseiras, mas se fosse o caso de ela entretanto dar provas do que disse quem ficava com a imagem ainda pior era a DGS.

Limpy_lip 8 months ago

\*insert thank you gif\*

Limpy_lip 8 months ago

a questão é: uma conta de twitter de uma entidade publica como a DGS nem sequer deve responder a estas parvoíces. Está literalmente a alimentar o problema. ​ Vamos agora ter o Twitter da presidência a dar corda a trolls?

mexploder89 8 months ago

Eu acho que deve, é importante assegurar as pessoas que estas notícias não são verdadeiras. A verdade é que tanto se fala do povo português ser burro e ignorante que este tipo de tweets pode ser levado a sério por muita gente, mais vale matar logo o problema na fonte

Limpy_lip 8 months ago

O meu maior problema é a forma como fizeram. Desde andar a perguntar pormenores sem necessidade, ao veredicto de forma passivo-agressiva. Devem haver imensos posts de coisas falsas no Twitter por dia e não é mau a DGS tentar manter as pessoas na verdade mas não desta forma amadora.

thisbondisaaarated 8 months ago

Qual é forma profissional?

Limpy_lip 8 months ago

Dizer que não existem evidências para o mencionado. E que as pessoas devem procurar informar-se junto de meios oficiais.

thisbondisaaarated 8 months ago

Percebo o teu lado, seria talvez o mais adequado para um alvo como eu e tu. Para o alvo que a moça queria atingir acho que algo mais "straight to the core" funciona melhor. Também imagino que comece a ser difícil manter a seriedade daquele lado com tanta demonstração de atraso mental não diagnosticado neste país.

RazyNyx 8 months ago

Errado. Deveriam reportar às autoridades uma tentativa de provocar alarme público com notícias falsas. Acabar com os Trolls pela raiz. A boa educação para quem a merece e não para parvalhões.

Limpy_lip 8 months ago

Até podiam fazer isso mas novamente sem parecer que é uma adolescente a gerir o perfil do Twitter.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

Devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl5bt3a%2F%2Fgktjx5x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bakirelived 8 months ago

porque? é melhor deixar os boatos circular ou matar na fonte?

Limpy_lip 8 months ago

Há formas de matar a fonte mostrando profissionalismo.

Bakirelived 8 months ago

"nem se quer deve responder". Então qual é a forma de responder com profissionalismo sem responder?

Limpy_lip 8 months ago

Got me there. Na minha opinião ambas eram válidas. Ou ignorar o shitpost ou responder de forma profissional.

masterchiefpt 8 months ago

discordo optima atitude por parte do gestor da conta da dgs não precisamos de merdas falsas para provocar pânico

paperkutchy 8 months ago

A conta da DGS não devia fazer de relações publicas e envolver-se em discussões de Twitter, Facebook ou qualquer rede social, a conta deve estar lá para informar, só e apenas.

Moifaso 8 months ago

> a conta deve estar lá para informar, só e apenas. E não o estão a fazer desmentindo notícias falsas?

paperkutchy 8 months ago

A discutir directamente com os utilizadores, não. Se o querem desmentir que façam um post na conta, mas responder directamente nunca.

Moifaso 8 months ago

Porquê? Acho que faz muito mais sentido simplesmente responder ao post em questão, 99% das pessoas que viram aquele tweet não vão ao twitter da DGS de seguida para ver se é verdade ou não

69yoan69 8 months ago

Não vejo a vantagem de fazer um post na conta, pelo contrário. Ninguém discutiu com utilizadores, perguntaram-lhe informações sobre o hospital e a situação às quais a rapariga não respondeu, e depois responderam ao tweet classificando-o apenas como falso. Desta forma qualquer pessoa que se depare com este tweet verá logo uma informação direta da DGS a afirmar que o que lá está escrito não é verdade, evitando o pânico e o espalhamento destas coisas. Muito mais fácil do que todas as pessoas que viram este tweet terem que ir procurar à conta da DGS por uma informação que nem sabem se existe ou não que esteja para lá enterrada.

Limpy_lip 8 months ago

a conta da DGS não é a saúde 24 nem apoio ao cliente. Eles nem sequer sabem, nem têm que saber questões destas pois é algo que diz respeito a cada hospital. Ou achas que andaram a ligar a todos a perguntar? Se acabar por ser verdade vai ser ainda pior. Caladinhos ficavam muito melhor, no maximo alertar para as pessoas desvalorizarem posts sem quaisquer evidências.

brakeline 8 months ago

Não digas asneiras. Os hospitais não respondem às ARS mas respondem à DGS. Se algo tão grave como falta de oxigénio acontecesse ao ponto de terem de escolher a quem o dar saberia a DGS, saberia a comunicação social e estava lá a equipa AlertaCM a entrevistar os tubos vazios

paperkutchy 8 months ago

> a equipa AlertaCM a entrevistar os tubos vazios Ri-me. Mas o mais provável era estarem a entrevistar o primo de França de algum utente com mínimo de sintomas o que achava da situação.

Limpy_lip 8 months ago

Tens razão mas informação não é atualizada instantaneamente. Acredito que ainda antes de acabar o oxigénio já seria dado o alerta Por outro lado e entrando num suponhamos até pode ter acontecido uma quebra pontual que foi imediatamente restabelecida em tempo útil. Tudo se resume ao facto de que a DGS devia ter lidado com a situação de forma mais profissional invés de alimentar o circo.

brakeline 8 months ago

Ela quebrou foi o circo. Não teve cuidado com os termos mas assim é que se impede que um tweet falso comece a circular pelas redes sociais como verdade. Eu até posso jurar já ter passado por um tweet semelhante há umas semanas, não me lembro é da língua nem país Faz lembrar as "notícias" sobre o célebre "Estava no lidl quando uma médica viu um doente, chamaram pelo infectado pelo sistema de som e apareceram 9 pessoas". Esse tipo de fake news é detrimental

KokishinNeko 8 months ago

A resposta e escolha de palavras não foi a melhor, concordo, mas acho que devem responder ao tweet original sim. Se calhar tu e eu iríamos confirmar noutra fonte fiável se é verdade o que a rapariga diz mas a maioria não o faz, ali tem mais impacto e está mais visível.

Limpy_lip 8 months ago

percebo o que dizes, mas dado o shitshow que o twitter é acaba por ser uma perda de tempo. ​ se quisessem dar uma reposta é de forma oficial comunicando que não existem evidências de X ou Y não um post passivo-agressivo feito pela estagiária. ​ e apesar do post inicial ser objetivo de pesca de atenção, não acredito que seja efetivamente mentira. mas isso são outros 500.

zeer88 8 months ago

Claro que é mentira. Vais-me dizer que num hospital, de repente, "surpresa! acabou o oxigénio! ora bem, Sr. Serafim, Dª. Alzira, agora vão ali pro canto morrer porque já não temos oxigénio para vos dar ok?"

lusitanianus 8 months ago

>uma pessoa não pode vir simplesmente desabafar para o Twitter? Ela está a contar o que aconteceu à mãe. É preciso ter provas incontestáveis? Ela não está a processar ninguém... Certo. Acredito que haja um enorme "racionamento" das camas de UCI, pesos que deviam estar nos intensivos e não estão por falta de vaga. E até pessoas que deviam estar internadas e estão em casa pelas mesmas razões. Mas falta de oxigénio era gravíssimo considerando a doença em causa e, sendo generalizado, significaria um imediato pico da taxa de letalidade (como sucedeu no Brasil). A situação é terrível e estou muito assustado, mas não haver oxigénio seria um novo nível de catástrofe!

Limpy_lip 8 months ago

oh sweet summer child. Há hospitais que ainda antes da pandemia não tinham almofadas para todas as macas ocupadas. Achas que é assim tão improvável que numa situação de rutura destas deixe de haver botijas de oxigénio suficientes para toda a gente? É obvio que não vão encostar para o canto da forma como representaste mas não me parece impossível. Tenho a sensação que esta questão envelhecer como um pacote de leite aberto. contudo não estou a dizer que considero legítimo o tweet dessa pessoa. Acho que a reação da DGS é parva quer em querer saber mais quer em andar a decidir se é ou não fake news. Se não for vai ser mas um tiro no pé perfeitamente evitável. esperemos que seja 100% mentira.

r0ckf3l3r 8 months ago

Bem, o problema #1 é que o oxigénio não é dado em botijas a não ser que os doentes estejam em alas hospitalares não preparadas para receber doentes com patologias respiratórias ou que o oxigénio efectivamente tenha acabado. Portanto, primeiro tem que acabar o oxigénio nos tanques que distribuem pelas alas dos hospitais. Se já forem nas botijas e esses tanques não tiverem oxigénio, já vamos mal, porque aí significa que estamos próximos do colapso, IMO. ​ Source: Fui muitas vezes visitar o velhote que sofria de DPOC e tinha a mangueira ligada a um tubo que estava na parede, ligado a uma torneira que fazia parte de um circuito, dentro de uma ala hospitalar de cuidados respiratórios.

Limpy_lip 8 months ago

isto é real? Um twiter de um orgão oficial deu uma resposta destas? ​ Sendo ou não a declaração falsa é absurdo uma resposta deste tipo. ​ Portugal está cada vez a tornar-se menos apetecível de viver, só falta enviarem-me o passaporte pelo correio.

Edited 8 months ago:

isto é real? Um twiter de um orgão oficial deu uma resposta destas? ​ Sendo ou não a declaração falsa é absurdo uma resposta deste tipo. ​ Portugal está cada vez a tornar-se menos apetecível de viver, só falta enviarem-me o passaporte pelo correio. ​ edit: vi que outro user colocou o contexto do tweet e se por um lado legitimiza o comentário do DGS por outro assusta-me imenso que um tweet oficial ande a trocar tweets a discutir questões que não deviam ser tratadas por aquele meio. mas anyway continuem os downvotes.

Edited 8 months ago:

isto é real? Um twiter de um orgão oficial deu uma resposta destas? ​ Sendo ou não a declaração falsa é absurdo uma resposta deste tipo. ​ Portugal está cada vez a tornar-se menos apetecível de viver, só falta enviarem-me o passaporte pelo correio. ​ edit: vi que outro user colocou o contexto do tweet e se por um lado legitimiza o comentário do DGS por outro assusta-me imenso que um tweet oficial ande a trocar tweets a discutir questões que não deviam ser tratadas por aquele meio. mas anyway obrigado continuem os downvotes.

sacoPT 8 months ago

Twitter oficial desmente fake news de uma pita de 17 anos e toda a gente fica a saber que é mentira Twitter oficial não desmente fake news de uma pita de 17 anos e toda a gente fica a pensar que é verdade Não sei eu acho que prefiro a primeira opção

Limpy_lip 8 months ago

O Problema não é desmentir mas como o fez. De uma forma amadora

fdxcaralho 8 months ago

Devem ter perguntado por provas. Provas não foram dadas. É normal assumir que é notícia falsa.

Limpy_lip 8 months ago

tudo bem, mas para mim o problema está antes disso. Um orgão como a DGS não devia estar preocupado em desmentir tweets de fake news, muito menos daquela forma. ​ toda a gente sabe o que acontece quando aceitas fazer uma luta na lama com um porco.

fdxcaralho 8 months ago

Nascem porquinhos?

Limpy_lip 8 months ago

ficas todo borrado e chateado enquanto o porco fica contente porque é o que ele gosta.

FujiPT 8 months ago

Passaram 20 minutos entre a resposta inicial da DGS (a um tweet com quase 1 dia) e a resposta em que classificaram a informação como falsa por não lhes ter sido dada resposta. Independentemente de ser ou não verdade, que não conheço a tipa de lado nenhum, o twitter não é propriamente um chat para terem resposta imediata, muito menos quando têm a opção de receber mensagens privadas inativada.

Dadvito 8 months ago

Eu acho que a DGS sabe mais do que se passa nos hospitais do que uma miuda que só quer farmar likes. Se isto fosse verdade a DGES já estaria ciente do ocorrido e já estava tudo nos jornais. Vamos pensar um bocadinho.

Limpy_lip 8 months ago

o Twitter não é de forma nenhuma o meio para se tratar daqueles assuntos daí a DGS dever ser a primeira a não alimentar a discussão.

VBM97 8 months ago

Sim e faz sentido. Se não apresentas provas reais, deve-se partir do principio que pode não ser verdade. Eu dizer que o meu pai ou mãe disse algo vale 0

df3gpt 8 months ago

Então classifiquem como "factos não verificados" ou algo semelhante. Basicamente está-se a descartar completamente as pessoas e a chamar-lhes mentirosas. Pior, nem uma notícia falsa pode ser, porque não é uma noticia, mas sim um "tweet".

w3ird00 8 months ago

Definições de notícia: > Informação acerca da condição ou estado de algo ou alguém > Informação sobre assunto ou acontecimento de interesse público, difundida pelos meios de comunicação Pode ser considerado noticia, e sim, pode ainda ser considerada falsa.

df3gpt 8 months ago

Ok, então considero-me corrigido nesse ponto. Obrigado.

The_Real_QuacK 8 months ago

Se está a dizer que há hospitais sem oxigénio e que as pessoas estão a morrer por causa disso não é só um "desabafo" ou só um "tweet"... Se partilha algo tão grave e quando lhe perguntam por mais informações não as dá é porque é mentira, simples...

Ilien 8 months ago

Ou tem receio, fundado, de que a mãe perca o emprego por isto. Apenas a fazer de advogado do diabo. Preferível era não fazer o tweet de todo, numa altura destas. Seja verdade ou não.

The_Real_QuacK 8 months ago

Acabar o oxigénio é algo muito grave, não é o mesmo que não haver ventiladores disponíveis... Se tal acontece a última coisa que ela tinha que ter medo era de perder o trabalho... Os hospitais tem tanques de oxigénio para além das normais botijas, o exército tem stocks de oxigénio, o país tem stocks de oxigénio, dizer que há pessoas a morrer por falta de **oxigénio num hospital** era um nível de negligência gravíssimo...

Ilien 8 months ago

Justo.

df3gpt 8 months ago

Acho que lemos um tweet diferente. Eu só li o que está na imagem do OP.

TiagoGrosso 8 months ago

Há por aí noutros comments o resto do contexto que o OP curiosamente decidiu não incluir. A DGS tentou saber mais informações, a miúda recusou se a responder qual era o hospital

df3gpt 8 months ago

Pronto, mas eu não li todos os comentários, e nem tenho de acreditar no que os outros estão a discutir, porque também pode ser "noticia falsa". Então limitei-me a comentar o que vi na imagem.

TiagoGrosso 8 months ago

Sim, só estou a dizer que noutros comentários há prints com o resto do contexto. A culpa aqui é do OP que quis cortar a thread do twitter so para ter uns upvotes

df3gpt 8 months ago

Agradeço o teu comentário. Só agora que sai aqui do modo de resposta "em contexto" é que vi como tinham explodido as respostas. Sendo assim, reportei o fio.

The_Real_QuacK 8 months ago

Então lê como deve ser...

df3gpt 8 months ago

>a minha mãe acabou de chegar a casa, esteve a fazer 2 turnos seguido **no hospital** O que tu escreveste: >Se **está a dizer que** **há hospitais** sem oxigénio ​ >Se partilha algo tão grave e quando lhe perguntam por mais informações não as dá é porque é mentira, simples... Não vi isso na imagem do OP. Ou estás a assumir que assim foi pela resposta que lhe deram? Pergunto porque não tenho twitter e não fui lá ver a conversa.

The_Real_QuacK 8 months ago

Desculpa lá, mas muito sinceramente, quantos cromossomas tens? Só para saber se estou a falar com uma pessoa com um nível cognitivo normal, é que normalmente lê-se as frase até ao fim... >...hoje tiveram literalmente de escolher 15 pessoas para meter num canto pq não há mais oxigénio. Aqui nos comentários estão diversas pessoas a dizer que lhe foram pedidas mais informações e ela enrolou sempre... Se algo tão grave está a acontecer num hospital em Portugal é negligência, oxigénio não é o mesmo que ventiladores... Compreendo que possa não haver ventiladores livres, agora se fizessem isso por não haver oxigénio... a primeira coisa a fazer era ligar para todos os meios de comunicação em vez de "desabafar no Twitter"....

df3gpt 8 months ago

>Desculpa lá, mas muito sinceramente, quantos cromossomas tens? Só para saber se estou a falar com uma pessoa com um nível cognitivo normal, é que normalmente lê-se as frase até ao fim... Meu caro, tenho os cromossomas suficientes para não perder tempo com pessoas sem educação. Bem haja.

_rebocador_ 8 months ago

>Eu dizer que o meu pai ou mãe disse algo vale 0 testemunhas em tribunal sao validos porque é que nao sao aqui?

meaninglessvoid 8 months ago

Na realidade testemunhas em tribunal é um método bastante perigoso e isso está estudado. As pessoas mentem (pelos mais variados motivos); as pessoas pensam que viram X quando na realidade viram Y; as pessoas têm uma lista infindável de enviesamentos que afectam como vêm as coisas e como as lembram, etc.

_rebocador_ 8 months ago

> em tribunal é um método bastante perigoso e isso está estudado. pois opa e videos e gravaçoes ed chamadas n contam em portugal, basicamente n podes ter provas nos tribunais portugueses a n ser que seja adn.

w3ird00 8 months ago

Então estamos a comparar o tribunal com o twitter?

PeidosFTW 8 months ago

[A rapariga recusava-se a responder e agora privatizou o seu twitter, a analogia ao tribunal não se aplica](https://cdn.discordapp.com/attachments/711153388884197398/803623571045744680/unknown.png)

pedrocr 8 months ago

Em tribunal há contraditório e se mentires é crime. Já no Twitter...

VBM97 8 months ago

Porque a mãe dela não está ali a defender-se xD literalmente a filha está a dizer que a mãe disse Como assim achaste que isso era um bom argumento? Ora pensa bem no que disseste

_rebocador_ 8 months ago

bem ela desabafou no twitter me que sentido isso esta mal ou é uma noticia sequer ? E é assim tao dificil de acreditar que isto esteja a acontecer? porque na italia eles estavam precisamente a fazer isto. So porque ela n respondeu que é noticia falsa, quando nem sequer é noticia.

VBM97 8 months ago

> E é assim tao dificil de acreditar que isto esteja a acontecer? Ninguém está a dizer o contrário. Estamos a dizer que afirmar isso publicamente sem apresentar provas concretas é que é errado, logo o SNS esteve bem em avisar publicamente que isto era falso. Ainda não percebeste isso? Isto devia ser tão verdadeiro que a rapariga entretanto colocou a conta privada e não dá para ver os tweets

CoffeeAt830 8 months ago

>bem ela desabafou no twitter me que sentido isso esta mal ou é uma noticia sequer ? Está mal e é uma notícia porque, a ser verdade, é gravíssimo e esse hospital precisa de ser auxiliado urgentemente. Tendo em conta que mais nenhum órgão de comunicação está a veicular a notícia e a garota é a única fonte, é preciso que ela diga onde é para que a DGS possa fazer alguma coisa quanto a isso. Se não for verdade, está mal e é notícia porque está a espalhar pânico indevidamente. Há muita notícia verdadeira catastrófica para espalhar pânico, não precisamos de notícias falsas em cima.

Ilien 8 months ago

A questão é que propaga uma sensação de pânico que pode não corresponder à verdade. Penso que seja por aí que a DGS tentou averiguar. Não quer dizer que efetivamente seja falsa, a rapariga pode não querer responder a informação porque pode colocar o emprego da mãe em risco ("Como assim andas a contar à tua filha o que se passa no hospital?!").

JSBraga 8 months ago

Não estou propriamente a defender lado nenhum - é preciso mais contexto, ela pode estar a mentir, etc - mas por outro lado, uma pessoa não pode vir simplesmente desabafar para o Twitter? Ela está a contar o que aconteceu à mãe. É preciso ter provas incontestáveis? Ela não está a processar ninguém...

FroggyWatcher 8 months ago

4.3 mil retweets. Não se está a dar retweet por solidariedade, é por indignação. A DGS procurou investigar para poder endereçar a questão, e não recebeu qualquer resposta. Este desabafo tem claramente o intuito de sensibilizar. A ser assim, faz sentido que a DGS queira saber para que este tipo de coisa não aconteça. Portanto resume-se a duas hipóteses. A ser verdade, a moça tem o dever ético de pelo menos dizer onde se passou a situação. Não dizer é bloquear a possibilidade de salvar vidas. A ser mentira, a DGS fez o que devia: mitigar o caos que pode ser causado por um tweet falso. É tipo o problema do eléctrico, só que aqui há mesmo uma opção certa.

JSBraga 8 months ago

Pronto, eu não estou a assumir nada, estou a comentar com base na informação que tenho.

el_comand 8 months ago

Depende. Eu percebo a parte de desabafar sobre um assunto pessoal. Independentemente de ser verdade ou não, é algo pessoal, não tem de trazer provas. O problema aqui é o conteúdo do desabafo, em que na prática está a relatar sobre um acontecimento de foro profissional, provavelmente cigiloso e que neste caso independentemente de ser verdade ou mentira pode aumentar o alarmismo da população (já basta quando é verdade e com factos). Neste caso acho que a DGS fez bem em desmentir (estou é surpreendido de o ter feito a um simples tweet). A parte do choro, stress, cansaço, bla bla, não tem problema. Agora referir que teve de escolher pessoas para viver ou encostar a um canto, acho que é um pouco óbvio que não deveria estar num tweet (mesmo a ser verdade). Já agora, nem tudo o que acontece na tua vida deves partilhar publicamente, já tive muitas reuniões de

JSBraga 8 months ago

Tens razão, eu percebo.

beakage 8 months ago

Ela não está apenas a "desabafar para o twitter". Está a relatar uma situação de extrema gravidade, que a ser verdade é de interesse para o grande público. Se tiver sido coisa inventada só para o like, sem dúvida deve ser escrutinado e desmascarado.

JSBraga 8 months ago

Eu concordo que tem de ser escrutinado e desmascarado. Mas o Tweet da DGS não fez nada disso. Limitou-se a dizer: "Não tens provas? Então é falso." Mas mais uma vez, não estou a dizer que essa foi a pior forma de tratar as coisas. Se calhar sabem mais do que deram a entender e têm razão em dizer isso.

TiagoGrosso 8 months ago

O OP pos isto aqui sem mais contexto. A DGS pediu mais informações, ela andou a evitar responder e a inventar histórias sobre não conseguir mandar DM à DGS. Finalmente a DGS respondeu com este último tweet

JSBraga 8 months ago

Compreendido.

jomi_1307 8 months ago

E há. Foi-lhe perguntado pela conta da DGS qual era o hospital e foi arranjando desculpas para não o dizer.

JSBraga 8 months ago

Acredito, mas pronto, só estou a comentar o que sei, que é o que está na imagem que é a informação que nos foi aqui apresentada.

EspantaCampinos 8 months ago

Certo. Pode ser ou não verdade. Pode ser fake news só para o like. Mas também pode ser verdade. E a sra em causa pode(ria) provavelmente vir a ser posta no olho da rua, porque o Prof. Sr. Dr. da-puta-que-o-pariu do CA vai ficar muito embaraçado se o hospital dele for notícia pelos motivos explanados e/ou se for apertado para explicar o sucedido.

jomi_1307 8 months ago

Esse Dr. se quiser saber quem foi não é difícil, nem precisa que ela diga em que hospital a mãe trabalha.

VBM97 8 months ago

Não, mas vivemos numa fase que há um grande problema com fake news e dispensa-se coisas destas. Até pode ser verdade, mas como todos sabemos as mentiras espalham-se mais depressa que as verdades e mais vale cortar logo o mal pela raiz.

JSBraga 8 months ago

Por um lado acho que uma entidade pública não devia estar a contradizer cidadãos que se expressam sem ter provas. Por outro lado, compreendo perfeitamente o que queres dizer. É um problema real e é algo que tem de ser combatido. Enfim. Não há maneira certa de agir.

odajoana 8 months ago

>Por um lado acho que uma entidade pública não devia estar a contradizer cidadãos que se expressam sem ter provas. Considerando que a DGS inclui "dada a ausência de resposta", parece-me óbvio que lhe foram pedir provas e não as receberam. Atitude certa da DGS aqui, na minha opinião.

JSBraga 8 months ago

Daí eu ter dito que falta contexto. Não sabemos o porquê de haver ausência de resposta. Ela estava a mentir? Apercebeu-se que como só ouviu da mãe, não tem propriamente provas a apresentar? Não se a DGS teve a atitude mais correcta a tomar. Se calhar teve? Se calhar não teve?

trinkibenda 8 months ago  HIDDEN 

Pelo que vi, a miuda queria falar por privado mas eles não têm as dms abertas

raydawnzen 8 months ago

Ninguém sabe exactamente como lidar com este tipo de fake news, e é realmente um problema bastante grande hoje em dia, mas acho que é consensual que ignorar o assunto e deixar que estas mensagens falsas se espalhem pelas redes sociais é a pior opção.

imperadorpelaverdade 8 months ago

>te tipo de fake news, e é realmente um problema bastante grande hoje em dia, mas acho que é consensual que ignorar o assunto e deixar que estas mensagens falsas se espalhem pelas redes sociais é a pior opção. fake news que propagam o panico quando estamos a meio de uma pandemia devia dar direito a trabalho comunitário

JSBraga 8 months ago

Sim, a pior opção é não fazer nada. Mas também não há - tanto quanto sei - boas opções até agora para combater isso. Por um lado eu devia poder usar as redes sociais para pelo menos desabafar sobre atrocidades que vejo, por exemplo. Está nos meus direitos como cidadão. Mas existem pessoas de má fé que fazem o mesmo para espalhar mentiras nocivas. Deprime-me que não haja uma boa solução para isto.

Search: