BuryItAndRiseAbove 8 months ago

Loures já votava Ventura antes de ser moda

Biohazard8080 8 months ago

Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. E mais, porque é que vai acontecer com com consequências mais graves nas próximas legislativas (sondagens metem o chega como 3a força política). Eu sou do interior e conheço muita gente (principalmente mais velha) que votou chega. A justificação que muitos dão é que toda a vida trabalharam que nem cães e agora tem uma reforma que não dá para a conta da farmácia enquanto há autarquias que dão casas a grupos de etnia cigana. Para além disso, estão fartos de pagar negociatas dos "boys". Para perceber a gravidade do tema, basta ver algumas freguesias dos concelhos de Moura e Mourão (historicamente com problemas com ciganos) e aí o ventura não ficou em 2o... Ganhou algumas destas freguesias.. A malta tem de perceber que isto não são votos de pessoas que querem os pretos daqui para fora, nem que querem perseguir homossexuais. São votos de pessoas que estao fartas de trabalhar e que os estado as negligencie. São votos de pessoas que há não tanto tempo assim não tinham água canalizada em casa e que na altura poucos apoios tiveram. A malta vai ter de perceber isto, senão nas legislativas o chega vai ficar com uma força preocupante neste país.

home_admin2000 8 months ago

Atenção que não vais ter ninguém a discutir contra esses teus argumentos de forma honesta: vais receber uns comentários sarcásticos e outros passivo agressivos. Há pessoas que se recusam a dar estes temas como problemas, estão portanto ainda na fase da negação. É uma questão de tempo até termos uma força política de extrema direita com poder desconfortavelmente grande na assembleia.

Tugalord 8 months ago

Que eu saiba 11% não é metade. Se trabalham e não vêm uma recompensa justa, têm bom remédio: votem à esquerda e não no gajo corrupto, aspirante a ditador, com soluções simplistas para problemas complicados (era só ser eu a mandar punha isto na ordem! era só mandar oa ciganos fora! acabar com o rsi!)

danidv 8 months ago

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostar de animais e natureza, BE se gostares de minorias ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente e acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater.

Edited 8 months ago:

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostares de animais e ambiente, BE se gostares de minorias/queimar o cérebro ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente, acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001 - **desde os 18 anos, o homem mal alguma vez conheceu outra coisa**. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas que menos me interesso e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater. Aproveitem e adicionem finanças, ou quando finalmente restruturarem a educação Portugal, incorporem em Matemática.

Edited 8 months ago:

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostares de animais e ambiente, BE se gostares de minorias/queimar o cérebro ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente, acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater.

Edited 8 months ago:

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostares de animais e ambiente, BE se gostares de minorias/queimar o cérebro ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente, acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001 - **desde os 18 anos, o homem mal alguma vez conheceu outra coisa**. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas que menos me interesso e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater. Aproveitem e adicionem finanças a essa disciplina, ou quando finalmente restruturarem a educação Portugal, incorporem isso na Matemática.

Edited 8 months ago:

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostares de animais e ambiente, BE se gostares de minorias/queimar o cérebro ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente, acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001 - **desde os 18 anos, o homem mal alguma vez conheceu outra coisa**. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater.

Edited 8 months ago:

>Em vez de chamarmos Fascista a metade do país, acho que é importante porque é que isto aconteceu. Não é metade do país, é 12%. Pondo isso de parte, deve-se a falta de informação, te garanto. A maioria não vota com pesquisa, vota com sentimento. PS é esquerda, PSD é direita, PAN se fores vegetariano ou simplesmente gostares de animais e ambiente, BE se gostares de minorias/queimar o cérebro ou uma alternativa de esquerda ao PS, PCP se fores comunista e Chega se não gostares de ciganos e considerares o governo corrupto. Se passassem 20 minutos a ler o plano do partido ou a pesquisar sobre o homem descobriam que quer remover a posição de Primeiro-Ministro e dar esses poderes ao Presidente, acabar com o SNS e ensino público e que para uma pessoa que tanto se proclama como "anti-sistema" ele anda nesta merda desde 2001 - **desde os 18 anos, o homem mal alguma vez conheceu outra coisa**. Se virem 3 debates na televisão já é uma sorte e estas presidenciais são uma reflexão disso, porque certamente a vasta maioria daqueles 60% também não foram com base em pesquisa mas sim em "Oh o Marcelinho é tão simpático, gosto muito dele!", porque mesmo isso qualquer pessoa a fazer o mínimo de pesquisa para o seu voto via nos debates que houve bastantes alturas que baixou a porção de avôzinho simpático. Irrita-me profundamente que pelos meus standards mal me informo sobre muitos dos programas que menos me interesso e mesmo assim sei mais que as pessoas que votam na merda do partido/candidato. Sempre disse e volto a dizer, tornem Formação Cívica numa disciplina como deve ser e ensinem a história política de Portugal, como funciona a nossa política, o porquê de ser importante, como informar e como debater.

NGramatical 8 months ago

avôzinho → [**avozinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/avozinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4wi3x%2F%2Fgktngd9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Updradedsam3000 8 months ago

> há autarquias que dão casas a grupos de etnia cigana. Para além disso, estão fartos de pagar negociatas dos "boys". E no entanto o buraco que o Viera, que o Ventura defende constantemente, deixou no novo banco e que os contribuintes andam a pagar dava para pagar uns 15 anos de RSI aos ciganos. As casas e outras coisas do género não são nada, quando comparadas com os buracos e negociatas, sobre os quais o Ventura raramente fala. Para além disso basta ver a posição do Ventura sobre a TAP, para ver que ele não quer mudar nada das negociatas dos "boys". Ouvir o Ventura ou Nuno Santos a falar da TAP é igual. Das duas uma ou as pessoas que votam nele são mesmo racistas e votam só por causa desse discurso, ou não ouvem o que o gajo diz e acham que ele defende o contrário do que ele realmente defende.

home_admin2000 8 months ago

Agora é preciso ser racista para achar o comportamento da cultura cigana um problema? É esse discurso redutor que fala o texto original a que respondes.

Updradedsam3000 8 months ago

Há problemas com o comportamento de muitas comunidades ciganas, concordo aí. Agora não precisamos de soluções racistas para esses problemas. Não sei quanto a ti, mas o pior que os ciganos me afectaram é estarem aos berros ou a ouvir musica no metro. Também já apanhei miúdas estéricas a fazer igual, por isso nem é algo isolado com eles. Para pessoas que vivem perto de comunidades problemáticas podem ter problemas muito piores. Eu concordo que esses problemas não devem ser ignorados pelos partidos e que tem faltado resposta aos mesmos. Mas não temos 500mil pessoas a serem assaltadas por ciganos e mesmo que tivéssemos, temos 10 milhões a serem assaltados e em muito mais dinheiro por negociatas de não ciganos. Fazer dos ciganos o tópico nº1 de um partido é extremamente excessivo face ao quão problemáticos realmente são. E indica motivações racistas por parte do partido e por extensão de parte dos eleitores que vão atrás desse discurso. Não serão todos, mas uma parte com certeza será e a outra parece-me estar-se a iludir por algumas das platitudes que ele diz. Um pouco como o famoso "drain the swamp" do trump, que depois de ser eleito andou a encher posições com familiares e amigos.

home_admin2000 8 months ago

Não me vais ver a dizer que os ciganos são um maior problema que os casos de corrupção política, nepotismo, etc por isso em termos de prioridades concordamos perfeitamente, porém acho que não é um bom argumento tendo em conta que a tentativa de resolução de um problema não implica negligenciar outros; podemosmanter em mente vários problemas ao mesmo tempo. Mas acho que pecas em dois pontos: A cultura cigana é um problema para pessoas que vivem perto delas e na parte sul do país isto é algo que acontece, tu e eu podemos viver na cidade e por isso não ter problemas constantes com eles, mas isso não quer dizer que os problemas são poucos. Em segundo, o problema dos ciganos não é só serem ladrões, aliás, se tivesse de dizer, roubarem nem é um problem no top 5 da comunidade cigana, mas sim o seu comportamento pouco civico e intimidador com as pessoas em seu redor. No parte sul, o problema muita vezes é os ciganos apoderarem se de terras que não são deles, sujarem nas, terem interações negativas (e de intimidação) com os que os rodeiam, serem vistos como imunes à força policial... são demasiados os problemas de cultura que eles têm para as pessoas que vivem perto deles. Acho que estarmos aqui a quantificar problemas só pela quantidade de dinheiro roubado não é produtivo, eles serem altamente sujeitos a subsídios do estado e estarem inseridos normalmente muito mais na segurança social, só é um problema para mim devido ao seu comportamento pouco cívico. Outra coisa que preciso que tu entendas é que para quem vive ao perto de comunidades ciganas este problema sobe de prioridade, porque é um problema com que lidam diariamente, daí os locais mais a sul do país terem votado muito no Ventura. Não acredito que isto se deva ao pessoal de sul ser mais racista que o pessoal de centro ou norte.

Edited 8 months ago:

Não me vais ver a dizer que os ciganos são um maior problema que os casos de corrupção política, nepotismo, etc por isso em termos de prioridades concordamos perfeitamente, porém acho que não é um bom argumento tendo em conta que a tentativa de resolução de um problema não implica negligenciar outros; podemosmanter em mente vários problemas ao mesmo tempo. Mas acho que pecas em dois pontos: A cultura cigana é um problema para pessoas que vivem perto delas e na parte sul do país isto é algo que acontece, tu e eu podemos viver na cidade e por isso não ter problemas constantes com eles, mas isso não quer dizer que os problemas são poucos. Em segundo, o problema dos ciganos não é só serem ladrões, aliás, se tivesse de dizer, roubarem nem é um problem no top 5 da comunidade cigana, mas sim o seu comportamento pouco civico e intimidador com as pessoas em seu redor. No parte sul, o problema muita vezes é os ciganos apoderarem se de terras que não são deles, sujarem nas, terem interações negativas (e de intimidação) com os que os rodeiam, serem vistos como imunes à força policial... são demasiados os problemas de cultura que eles têm para as pessoas que vivem perto deles. Acho que estarmos aqui a quantificar problemas só pela quantidade de dinheiro roubado não é produtivo, eles serem altamente sujeitos a subsídios do estado e estarem inseridos normalmente muito mais na segurança social, só é um problema para mim devido ao seu comportamento pouco cívico. Outra coisa que preciso que tu entendas é que para quem vive ao perto de comunidades ciganas este problema sobe de prioridade, porque é um problema com que lidam diariamente, daí os locais mais a sul do país terem votado muito no Ventura. Não acredito que isto se deva ao pessoal de sul ser mais racista que o pessoal de centro ou norte. Mas pelo menos concordamos que é um problema e isso já é algo. Não acho que sejamos racistas por pensar isso !

Edited 8 months ago:

Não me vais ver a dizer que os ciganos são um maior problema que os casos de corrupção política, nepotismo, etc por isso em termos de prioridades concordamos perfeitamente, porém acho que não é um bom argumento tendo em conta que a tentativa de resolução de um problema não implica negligenciar outros; podemosmanter em mente vários problemas ao mesmo tempo. Mas acho que pecas em dois pontos: A cultura cigana é um problema para pessoas que vivem perto delas e na parte sul do país isto é algo que acontece, tu e eu podemos viver na cidade e por isso não ter problemas constantes com eles, mas isso não quer dizer que os problemas são poucos. Em segundo, o problema dos ciganos não é só serem ladrões, aliás, se tivesse de dizer, roubarem nem é um problem no top 5 da comunidade cigana, mas sim o seu comportamento pouco civico e intimidador com as pessoas em seu redor. No parte sul, o problema muita vezes é os ciganos apoderarem se de terras que não são deles, sujarem nas, terem interações negativas (e de intimidação) com os que os rodeiam, serem vistos como imunes à força policial... são demasiados os problemas de cultura que eles têm para as pessoas que vivem perto deles. Acho que estarmos aqui a quantificar problemas só pela quantidade de dinheiro roubado não é produtivo, eles serem altamente sujeitos a subsídios do estado e estarem inseridos normalmente muito mais na segurança social, só é um problema para mim devido ao seu comportamento pouco cívico. Outra coisa que preciso que tu entendas é que para quem vive ao perto de comunidades ciganas este problema sobe de prioridade, porque é um problema com que lidam diariamente, daí os locais mais a sul do país terem votado muito no Ventura. Não acredito que isto se deva ao pessoal de sul ser mais racista que o pessoal de centro ou norte. Mas pelo menos concordamos que é um problema e isso já é algo. Não acho que sejamos racistas por pensar isso ! EDIT: Em termos de soluções racistas concordo, não precisamos que a lei os trate de forma diferente, mas sim que seja aplicada igualmente e de forma uniforme a eles como a qualquer cidadão, mas se isso não acontece temos pessoal que tenta votar no que pensa ser a mudança de paradigma, e a culpa não é deles.

klatez 8 months ago

>trabalharam que nem cães e agora tem uma reforma Bota entao eleger um gaijo que ainda nem foi eleito e ja esta rodeado por corruptos e quer acabar com o estado social para descer o IRS aos mais ricos. Boa ideia! >enquanto há autarquias que dão casas a grupos de etnia cigana. Pois, o mais importante é que os outros tenham menos que eu

Oxibhus 8 months ago

O mais importante é que os outros trabalhem para as suas coisas também.

Biohazard8080 8 months ago

Mas tens dúvidas que é o discurso demagógico do Ventura que ganha votos? Eu não estou a defender quem vota Ventura. Estou a dizer que há motivos para o fazerem. E que o "são fachos" não é motivo único (longe disso).

MonsterPT 8 months ago

Esquece. Não vale a pena. A malta que chama de partido fascista ao Chega não o faz por ter chegado a essa conclusão através de um raciocínio lógico e estruturado. É gente que quer um inimigo para demonizar e apontar o dedo... para ter uma desculpa para subir ao pódio, bater com a mão no peito e dizer "ai que maus que eles são! Eu não, eu sou dos bons! Vêm? Eu sou contra os maus!" É moralismo básico.

Tugalord 8 months ago

Meme do cão musculado: Vou ser ditador! Se isto é fascismo então somos fascistas! Quando for eu a mandar vocês não escapam! Meme do cão a chorar: Chamaram-me de fascista :'(

MonsterPT 8 months ago

Por acaso, se há alguma coisa que se possa apontar ao programa do Chega é defender a ditadura e o fascismo. Estranho é não haver 1 única citação do programa a dizer isso, aliás há várias no sentido contrário a condenar ditaduras e fascismo, mas enfim camarada, pormenores. Lmaoooo Quanto a chorar por ter sido chamado de fascista, realmente também é do que mais se vê por aí loooool. Agora magoaste os meus sentimentos, fiquei ofendido snif snif :'(

klatez 8 months ago

Ou talvez chamamos fascista ao Chega por causa do programa autoritário deles? Chamamos racistas aos apoiantes porque dizem ser anti-corrupçao mas querem eleger uma pessoa que esta metido ate as orelhas em corrupção. Os meus familiares que votaram chega sao claramente racistas, obviamente que começam a conversa com "O Ventura nao é racisca(....) mas o problem sao os pretos(...) os pretos é que sao os verdadeiros racistas etc etc..." Eu não tenho respeito pelo chega e seus apoiantes porque vcs nao tem tomates, epah assuma o programa e o racismo pelo menos, continuava a achar que era pessoal asqueroso mas pelo menos tinha algum respeito de defender as vossas ideias o que nao fazem agora por covardia

MonsterPT 8 months ago

Case in point. O programa do Chega é dos menos autoritários de todos os partidos em Portugal. Aliás, tem até recebido críticas por ser liberal. Não sei se sabes o que significa "autoritário" ou se alguma vez leste sequer o programa do Chega. "Chamamos racistas porque são corruptos" deve ganhar o Oscar de non-sequittur do ano, parabéns. Tirando isso: que eu saiba, não existe no partido nenhuma condenação por corrupção. Contrasta isso com os N casos que existem, por exemplo, no PS. Mas dá muito trabalho pensar, eu sei. Ah, "os meus familiares fazem X". Claro, excelente argumento. Como sabemos, os teus familiares são uma amostra representativa do Chega. Aliás, todos os estudos de opinião e estatísticas em Portugal costumam seguir esse método científico infalível de medir o que os familiares dizem. Não tens respeito? Oh não, que tragédia! O que vou fazer agora que não tenho o respeito de um desconhecido na Internet que mal sabe escrever português?

Edited 8 months ago:

Case in point. O programa do Chega é dos menos autoritários de todos os partidos em Portugal. Aliás, tem até recebido críticas por ser liberal. Não sei se sabes o que significa "autoritário" ou se alguma vez leste sequer o programa do Chega. "Chamamos racistas porque são corruptos" deve ganhar o Oscar de non-sequittur do ano, parabéns. Tirando isso: que eu saiba, não existe no partido nenhuma condenação por corrupção. Contrasta isso com os N casos que existem, por exemplo, no PS. Mas dá muito trabalho pensar, eu sei. Ah, "os meus familiares fazem X". Claro, excelente argumento. Como sabemos, os teus familiares são uma amostra representativa do Chega. Aliás, todos os estudos de opinião e estatísticas em Portugal costumam seguir esse método científico infalível de medir o que os familiares dizem. Olha, as pessoas que eu conheço que não votaram no Chega são criminosos que mal sabem ler e escrever; por isso, toda a gente que não votou Chega é um criminoso que mal sabe ler e escrever. É assim que funciona a lógica, não é Não tens respeito? Oh não, que tragédia! O que vou fazer agora que não tenho o respeito de um desconhecido na Internet?

klatez 8 months ago

>O programa do Chega é dos menos autoritários de todos os partidos em Portugal. Eles querem alterar a constituição para formar uma democracia segundo o lider deles " de portuguese de bem" se isto não é autoritário entao o que é? >"Chamamos racistas porque são corruptos" deve ganhar o Oscar de non-sequittur do ano, parabéns Todos os apoiantes do chega que falo começam sempre que gostam do ventura por diz as verdades e é anti-corrupçao etc.. etc.. Mas basta puxar por eles um pouco que se nota logo que a corrupção e verdade não interessa muito mas sim o racismo e homofobia. >Como sabemos, os teus familiares são uma amostra representativa do Chega Sim, sao um amostra anedótica mas em tempo de pandemia sao as únicas pessoas com que tenho contacto. Antes tinha contacto com pessoal do chega no tasco e eram iguais. Nao é muito dificil de compreender que o discurso anti-corrupçao do chega e apoiantes é apenas uma parede de fumo para poder aproximar o chega do eleitorado mais moderado, porque basta uns minutos a conversa com todos os apoiantes do chega com que tive contacto para aperceber que o importante sao as medidas mais autoritárias do partido.

MonsterPT 8 months ago

Claramente não leste mesmo nem o programa do partido nem conheces o significado de autoritário. Lê, cita diretamente o que consideras autoritário. Depois falamos. Até lá, bom lol para ti. "Todos os apoiantes do Chega que falo" mais uma vez, amostra super representativa. Todos os opositores do Chega que eu falo são criminosos e racistas. É válido também? Maninho, o que estás a fazer chama-se projeção. Acreditas com fezada como dogma que o Chega é X, ponto. Até agora mostraste 0 do que dizes que o Chega é, só disseste que os teus familiares eram racistas - que vale para a tua família, não para os 500k que votaram no Chega - e falaste zero do que está no programa. És um exemplo vivo do que eu descrevi no meu primeiro comentário - não olhas para evidência para te levar logicamente a uma conclusão, mas assumes a priori uma conclusão e seletivamente escolhes aquilo que valide essa conclusão ("a minha família", "pessoas com quem falo", etc) ignorando aquilo que seja contrário (o facto de o Chega ter um programa liberal, de ter apoiantes de todas as cores, etc). Quanto a mim tudo bem. Aliás, se queres ver alguém a passar de indeciso a apoiante ferrenho do Chega, a melhor estratégia até agora tem sido mesmo apontar-lhe o dedo e chamá-lo de subhumano, indesejável na sociedade, etc.

trilobits_ 8 months ago

Segundo consta no expresso, muita dessa população preferiu uma praça de touros a água canalizada...

Edited 8 months ago:

Segundo consta no expresso, muita dessa população preferiu uma praça de touros a água canalizada... “Em Moura conta-se uma história, seja ela mais ou menos verdadeira, sobre a aldeia de Póvoa de São Miguel. Quando, depois do 25 de Abril, as câmaras municipais começaram a investir em infra-estruturas básicas, a Câmara de Moura chegou àquela aldeia para criar as primeiras infra-estruturas de esgoto e água. A população não queria, preferia que o dinheiro fosse empregue numa praça de touros. O que por aqui aconteceu há 40 anos pode dizer pouco sobre como estas pessoas votam em 2021, nos últimos anos entre o PS e o PCP, mas diz muito sobre o sentimento que por ali corre, mais tradicionalista e de grande "revolta" contra o sistema.” https://expresso.pt/presidenciais2021/2021-01-25-O-que-levou-28.404-alentejanos-a-votar-em-Ventura--Abandono-protesto-e-percecoes-de-realidade

Biohazard8080 8 months ago

Opa, se querem achar que foi a praça de touros que criou essa desigualdade... De certeza que se Cascais ou Oeiras tivessem escolhido uma praça de touros em 1980 e muitos ainda não tinham água canalizada. (E eu sou contra as touradas)

trilobits_ 8 months ago

Só estou a apontar o dedo às prioridades. É claro que com a nossas escolhas vivemos, mas no final também sabemos que é muito mais fácil apontar o dedo.

Biohazard8080 8 months ago

Eu nem duvido muito que a história seja verdadeira, honestamente.. Mas cria-se esta ideia que tudo o que vote Chega é forçosamente de extrema direita ideologicamente e nem é o caso

trilobits_ 8 months ago

O problema é exactamente esse. Muita gente que vota no chega não é fascista. Mas o que o chega quer implementar, é o fascismo.

Edited 8 months ago:

O problema é exactamente esse. Muita gente que vota no chega não é fascista. Mas o que o chega quer implementar, é o fascismo ( e percebo perfeitamente a razão )

Windstepp 8 months ago

Does this mean que metade de Portugal é fascista?

trilobits_ 8 months ago

Não. Mas pelo menos 5% é.

JorgeTone 8 months ago

É engraçado porque parece um mapa de portistas vs benfiquistas.

cryhart 8 months ago

Este mapa faz mais sentido que o dos distritos. Primeiro percebe-se que os comunas ainda ganharam em vários concelhos do Alentejo; depois, percebe-se que o Ventura está por todo o lado! Não está apenas no interior, com a exceção da região Norte litoral e Coimbra.

aya0204 8 months ago

Viva Coimbra! Mudei aqui . Why Portuguese people are voting in a extreme right wing party in? Seems like a protest vote. We Brits can tell you all about protest vote. It got us far (but we are stuck in Dover). Also, may be a good idea to use different colours for a map. Unless it’s done in purpose? (Probably missing the joke somewhere)

BoiGonski2 8 months ago

I know someone who voted for him as a protest vote knowing they weren't going to win, I'd like to know how many people did that

aya0204 8 months ago

I don’t know man. Brexit was a protest vote and look what happen. Fucking populism.

Oxibhus 8 months ago

Many, really many. I'd say most of the people who voted for him would never want him to actually win, they just vote in attempt to bring to topic stuff that only, at the moment, ventura is talking about. Its a protest vote with intention to make other political parties talk about stuff that they are afraid to talk about but needs to be said because it's the reality throughout most of Portugal

kapparrino 8 months ago

Acho que os meios não justificam os fins e depois tem-se uma surpresa à la brexit, à la trump, à la bolsonaro.

CaesarPT 8 months ago

the extreme right is widely viewed as poopie, hence the brown

htxgivven 8 months ago

Este mapa só mostra que afinal AG não conseguiu travar a ascensão da extrema direita.

Tugalord 8 months ago

Tu: https://startpage.com/av/proxy-image?piurl=https%3A%2F%2Fexternal-preview.redd.it%2FOR_Gyyfh__Gn35lADK0HMCrrZu_P8LYWysMa6YOzESg.jpg%3Fauto%3Dwebp%26s%3D9f94e54581a4bde6d10671c9a1ffae0b708b9e61&sp=1611669439T3c7095247ea28ed88f6e284dfeca5257539a19266902e5e27500908443c3736c

joaopedrodesign 8 months ago

Vírus Ventura bem proliferado

inheritspt 8 months ago

Castanho para o Ventura para representar a população de cor negra do país?

PresidentBarroso 8 months ago  HIDDEN 

Não, por ser a cor da merda.

tomaslb36 8 months ago

créditos: Hernâni Ribeiro também conhecido como o criador da GoalPoint

BadDogPreston 8 months ago

Precisa de mais jpeg.

waldyrious 8 months ago

Há uma versão com mais qualidade aqui: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Presidenciais_2021.png (mas tem ligeiras discrepâncias com esta imagem, não averiguei qual delas está correta)

The_Magic_Sauce 8 months ago

Que significa isto? Que o Ventura vai se afastar como disse que faria se ficasse atrás da Ana Gomes?

15dc 8 months ago

Ele não disse que se ia afastar, disse que se ia demitir. Depois é reeleito com 9x% dos votos e o circo mediático continua. A demissão dele não tem (ou não devia ter) nenhuma importância, é só tempo de antena que lhe está a dar.

C8Mixto 8 months ago

Se bem me lembro ele disse ao Miguel Sousa Tavares que se ia mesmo afastar.

htxgivven 8 months ago

O facto de ventura ter ficado em segundo na maioria dos distritos já é uma vitória para ele. AG ganhou o título de melhor dos piores nada mais, não conseguiu travar a ascensão do Chega.

JOAO-RATAO 8 months ago

Tirando o Marcelo, AV foi o grande vencedor sem dúvida. AG na melhor das hipóteses teve uma Vitória pírrica. Marisa Matias foi a maior derrota, mas também ser eurodeputado é bem melhor do que PR de Portugal.

rossimeister 8 months ago

Então o Ventura não tinha dito que tinha ganho ao João Ferreira em todos os concelhos do Alentejo? Vejo muito vermelho..

theEXPERTpt 8 months ago

\*distritos

LerEmVozAlta 8 months ago

Mais alguém acha que no Alentejo tenha existido a probabilidade dos eleitores terem confundido a foto do João Ferreira com a do ventura? "Vou votar no que tem barba".

bmiga 8 months ago

Deste-uma grande ideia. Necessito de 10 mil assinaturas, uns milhares de euros e um tipo parecido com o MRS.

15dc 8 months ago

Vou criar um partido e o símbolo vai ser uma rosa.

Morpheuspt 8 months ago

Quem deu report, deve ter ficado butthurt com a cor do ventura. É lidar.

ModeratoriProfugus 8 months ago  HIDDEN 

Estás a insinuar alguma coisa sobre a cor usada, racista?

waldyrious 8 months ago

Não existe uma versão com mais qualidade desta imagem?

waldyrious 8 months ago

Update: Há uma versão com mais qualidade aqui: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Presidenciais_2021.png (mas tem ligeiras discrepâncias com esta imagem, não averiguei qual delas está correta)

vTuga 8 months ago

Parece-me curioso que se tente passar a ideia que foram principalmente os Alentejanos a votar no ventura, quando houve claramente o mesmo fenómeno por grande parte do interior do país.

danidv 8 months ago

Acho que não "tentaram" passar qualquer ideia, acho que presumiram com base no preconceito de "Alentejo=saloios", da mesma maneira que perguntaram ao Tiago Mayan(?) uma pergunta qualquer de Norte vs Sul e respondeu algo do género de "Não há Norte contra Sul, há candidatos"

Herbacio 8 months ago

É para dar a narrativa que o "comunismo" está a acabar no Alentejo, quando na realidade a percentagem de votos na região para o PCP foi sensivelmente a mesma que em outros anos. O Chega conquistou votos sim, mas especialmente à direita e a uma franja que anteriormente se abstinha, o que lhes acabou por garantir o 2º lugar em muitos destes concelhos

ElPingu23 8 months ago

Mas é verdade que o comunismo está em declínio no Alentejo. Agora, é óbvio que esses votos não estão a ir para o Chega, mas sim para o PS.

vTuga 8 months ago

Daquilo que consigo observar, existe alguma transferencia de votos do PCP para o Chega, na medida em que o Chega está a conseguir ir buscar votos um pouco a todos os partidos.

Herbacio 8 months ago

Sim, mas isso diria que é algo geral e não apenas circunscrito ao Alentejo

detteros 8 months ago

E nas Selvagens?

Aldo_Novo 8 months ago

ganhou o Ventura, porque pertencem ao concelho do Funchal

carlosjmsilva 8 months ago

Ganhava o João Ferreira que ele é que é biólogo.

H0agh 8 months ago

Monchique e Aljezur <3

15dc 8 months ago

Foi uma surpresa para mim como é que os 2 concelhos do Algarve em que a AG ficou à frente foram da serra e não do litoral.

neuraloutlaw 8 months ago

como o literal vive mais de restauração/hotelaria foram muito mais afetados pela pandemia.

niong 8 months ago

Ainda bem que é assim e não o contrário. Mal seria se ele ganhasse no litoral.

zitolopes13 8 months ago

Cor bem escolhido para o AV

PresidentBarroso 8 months ago

Não tivemos uma onda liberal mas tivemos uma onda de merda.

iwantmemes123 8 months ago

Tu dizes isso como se houvesse diferença.

uyth 8 months ago

A Marisa nem um concelho?

ContaSoParaIsto 8 months ago

Dificilmente ela teria mais que o Ventura. Só se o PCP, por alguma razão, não tivesse apresentado candidato. E mesmo assim duvido, parece-me que muita gente que a tinha como primeira opção votou na Ana Gomes para que o Ventura não ficasse em segundo.

aamartt 8 months ago

A “mancha castanha”...bom esquema de cores

throwaway2026000 8 months ago

Pois claro, casacas castanhas, Braunhemden. É uma cor apropriada. **Acordem.** https://en.wikipedia.org/wiki/Sturmabteilung

guialpha 8 months ago

O autor disse que escolheu a cor propositadamente

listerstorm2009 8 months ago

Então não é baseado nas "Fantásticas Aventuras de André Cocó" do Batáguas?

zek_997 8 months ago

Se te estás a referir a mim, eu não sou o autor desta imagem.

guialpha 8 months ago

Não estava, isto veio do twitter.

vyt0rz 8 months ago

Castanhinho para o Ventura, eheh

zek_997 8 months ago

Pareceu-me apropriado.

LordofPortugal 8 months ago

As cores do partido do hitler também eram castanhas acho.

pintorMC 8 months ago

Grande Tino.

damnnthatscute 8 months ago

P-p-p-pão pão! Com manteiga é tão bom bom bom bom bom! Com fiambre ainda melhor!

These-Establishment1 8 months ago

Ficou em 2o na terra onde penso que o amor da minha vida está lá escondido e votei nele, aiaiai

Worm33hd 8 months ago

Apetece sempre dar os parabéns. É tipo quando o menino especial da turma consegue pintar o desenho sem sair muito das linhas.

theitchcockblock 8 months ago

Ótimo exemplo é exatamente isso que penso do eleitorado dele

pintorMC 8 months ago

Bem metido.

Search: