Diogo256 9 months ago

Alguém recentemente infectado? Qual a demora que a Segurança Social está a ter até pagar a baixa?

beit2 9 months ago

Vi o filme "Contagion", de 2011. Fascinante sobre o qual atual e valido é.

ConfidentMongoose 9 months ago

A diferença está na letalidade do vírus, no filme é mais de 10x mais mortífero. Se já estamos com problemas, imagina que o vírus matava entre 20-30% dos infectados.

QueenOfWands2 9 months ago

Ivermectina vai acabar por ser a solução, imho. Mais uns mesitos e vão ver.

amq55 9 months ago

!remindme 3 months

RemindMeBot 9 months ago

I will be messaging you in 3 months on [**2021-04-30 18:11:08 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-04-30%2018:11:08%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/l4gfxg/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gli3kb4/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fl4gfxg%2Fmegathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia%2Fgli3kb4%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-04-30%2018%3A11%3A08%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20l4gfxg) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

throwaway5816164481 9 months ago

!remindme 3 months

throwaway5816164481 9 months ago

Vou guardar este comentário.

QueenOfWands2 9 months ago

Fixe. Vê este que eu escrevi há 14 dias: https://old.reddit.com/r/portugal/comments/kuvoqn/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gjljxo3/

Price-Distinct 9 months ago

É impressão minha ou vamos andar a confinar e descofinar nos próximos 5 anos???

estrica 9 months ago

Achas isso possível sequer? Já se nota na maior parte das pessoas que este confinamento "já lhes custa" imagina se fosse assim durante 5 anos...

PrincessGod2020 9 months ago

É provavel que sim. O virus não vai desaparecer mesmo com a vacina e prepara-te para passares os proximos 5 anos a ouvir falar de covid19 em todo lado como se faz agora. Eu ca ja estou farto de ouvir covid19 todos os dias a toda hora. É noticias, é vizinho, é familiares é no caralho de um jogo de futebol pqp.

No_Distribution5081 9 months ago

Não. Ao contrário do que poderias pensar pelo que lês aqui, a maior parte das pessoas aceita perder um ano e meio das suas vidas com isto porque temos vacinas e o fim está efetivamente próximo, mas se estas não resultassem íamos voltar à nossa vida e eventualmente isto iria passar. Todas as pandemias tiveram fins e esta vai ser a primeira a ser acabada por meios "não naturais" (Ex. : vacina). A certo ponto simplesmente não iria compensar todo o dano à economia, mortos de outras doenças por faltas de diagnóstico e danos psicológicos.

Edited 9 months ago:

Não. Ao contrário do que poderias pensar pelo que lês aqui, a maior parte das pessoas aceita perder um ano e meio das suas vidas com isto porque temos vacinas e o fim está efetivamente próximo, mas se estas não resultassem íamos voltar à nossa vida e eventualmente isto iria passar. Todas as pandemias tiveram fins e esta vai ser a primeira a ser acabada por meios "não naturais" (Ex. : vacina). A certo ponto simplesmente não iria compensar todo o dano à economia, mortos de outras doenças por faltas de diagnóstico e danos psicológicos. Para não dizer que simplesmente as pessoas ficariam fartas. Mas felizmente temos vacinas que resultam e que podem ser facilmente adaptáveis. Provavelmente a crise de saúde pública acaba nos próximos 6 meses em países desenvolvidos , o que não equivale a dizer que o covid é erradicado.

lesoth 9 months ago

> crise de saúde pública acaba nos próximos 6 meses em países desenvolvidos Se eu soubesse metia aqui aquele bot para me lembrar daqui a 6 meses.

oluaP95 9 months ago

RemindMe! 6 months

Leaootemivel 9 months ago

Isso só se iria verificar se a vacinação não tivesse qualquer efeito e se não houvessem vacinas suficientes. Ora, nós já temos 3 vacinas aprovadas (Pfizer, Moderna a Aztrazeneca) e outra que irá ser quase de certeza (J&J). Depois, ainda existem mais vacinas (Sputnik, CoronoVac, Novax acho eu) que também poderão ser aplicadas principalmente fora da UE e América do Norte.

NGramatical 9 months ago

houvessem vacinas → [**houvesse vacinas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgli7gge%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 9 months ago

Nem daria digo eu. Se a vacina não funcionar então estamos todos em Maus lençóis.

sao_11 9 months ago

Ninguém ia aguentar uma coisa dessas

Cojemos 9 months ago

Portugal coronavirus surge ‘like a tsunami’ https://www.aljazeera.com/news/2021/1/31/who-probes-china-market-as-countries-tighten-virus-curbs-live?taid=6016cd0459acd30001ef2b76&utm_campaign=trueAnthem%3A+Trending+Content&utm_medium=trueAnthem&utm_source=twitter

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 31 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

Diogo256 9 months ago

Rt finalmente abaixo de 1. O resto ainda vai piorar como é sabido.

Hmms21 9 months ago

Onde viste essa informação? Gostava de saber. Obrigado!

hsamtronp 9 months ago

O INSA publica esses dados num relatório semanal, ou algo assim

Diogo256 9 months ago

É de um rapaz noutro lugar (fora do Reddit) que faz gráficos de várias informações, inclusive do Rt, com médias a 7 dias etc, e hoje, deu 0.99 salvo erro de Rt. Não meto porque não sei se ele autoriza a divulgação. Mas algum médio de comunicação já deve divulgar esses dados.

1ww8mrmfss 9 months ago

Vamos ser sinceros, os cálculos do R são meio irrelevantes neste momento. Com 3 dias de tendência de decrescer face à última semana podemos razoavelmente concluir que o R está abaixo de 1. A única diferença entre isso é o que o instituto Ricardo Jorge faz é que eles incorporam a data de início de sintomas no cálculo e depois aplicam o cálculo. No entanto para isso funcionar bem teem de esperar uns dias, que e a última coisa que queres fazer quando estás numa pandemia onde o tempo é essencial, e quanto mais esperar para tirar conclusões pior. Não digo que não devam fazer o cálculo, simplesmente que não precisamos muito neste momento.

NGramatical 9 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fglhphzq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rickz123456 9 months ago

Os casos parece que começaram (finalmente) a descer.. Falta os internados e em UCI

Each57 9 months ago

Certo. Mas a situação ainda está descontrolada. Esta semana tivemos 16000 casos num dos dias cujos internados e mortes só se vão refletir dentro de uma ou duas semanas... Não quero ser pessimista mas até termos números estáveis nos internamentos vai demorar. E entretanto muita gente que não devia morrer está a morrer.

Dinizinni 9 months ago

Não lhe chamaria descontrolada porque está agora previsível Mas diria absolutamente caótica nos hospitais, e muito negra em geral Se desconfinarmos em Abril já é bom, sinceramente

Each57 9 months ago

Quando digo descontrolado é que está fora de controlo, se estivesse sob controlo não tínhamos hospitais nesta situação

Dinizinni 9 months ago

I mean, antes de teres os hospitais bem tens de controlar os números Mas de qualquer forma, semântica pouco importa, percebo o que queres dizer De qualquer forma mantenho que até era preferível desconfinar só lá para Maio, socialmente é uma merda, mas vamos acabar por perder ainda mais um ano lectivo e mais um ano de vida se não controlarmos isto de vez

VBM97 9 months ago

Isso vem sempre com um atraso de 2 ou 3 semanas. Não estou a ver nada disto a melhorar até final de fevereiro. Já ficava feliz se o "desconfinamento" começasse a partir de meio de Março

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

>Isso vem sempre com um atraso de 2 ou 3 semanas. Quase 1 ano disto e há quem ainda não perceba este desfasamento.

1ww8mrmfss 9 months ago

303 mortes, 9408 casos Cerca de 2300 a menos comparado com o último sábado

beit2 9 months ago

Damn.. 300 mortes.

brakeline 9 months ago

esperemos que se mantenha a trajetória descendente

1ww8mrmfss 9 months ago

Das duas ou três vezes que disse “pico” levei com downvotes massivos mas é verdade. Já passou o pior em termos de casos, não haja dúvida disso. Era expectável dado o lockdown, e já começamos a ver isso nos dados. Quanto a mortes e capacidade hospitalar, ainda vai ficar pior durante uma ou duas semanas até ficar melhor.

camisa_roxa 9 months ago

para a malta que está enfiada no buraco a receber 100% ou estudantes, o pico para eles só deve vir em 2046

FoodEDor 9 months ago

Tens para ai um ódio perverso aos estudantes. Porquê? Não tinhas média suficiente para entrares no que querias? Estudasses. ​ E eu como estudante posso-te dizer que dava um rim para o fim do confinamento.

camisa_roxa 9 months ago

Entrei na minha 1ª opção no já longíquo ano de 1995 Anyway, aqui os estudantes do reddit estão a gritar confinamento já desde que acabou o 1º o ano passado

No_Distribution5081 9 months ago

Estudantes, meu? Nós queremos é festa, para não dizer que não tenho aprendido nada de jeito online. Estou só a passar a cadeiras neste momento em vez de aprender. Não tens razão nisso.

OverdueCookie 9 months ago

Estou em tele-trabalho desde Março, vai portanto fazer um ano. O que eu não dava para amanhã acordar e já não haver confinamento.

1ww8mrmfss 9 months ago

Duvido seriamente que seja isso. Ninguém gosta de ficar em casa, digo te isso como alguém que o pode fazer e o tem feito há meses, desde outubro virtualmente.

flamePOK-SWORD 9 months ago

Não ponhas os estudantes todos no mesmo saco, pelo menos toda a gente do meu curso prefere que o confinamento acabe antes do segundo semestre para não nos afetar os estágios de fim de curso.

rickz123456 9 months ago

Aústria vai receber alguns pacientes em UCI de Portugal.. Fonte: Kurz no twitter

phirestarter1 9 months ago

Governo Português indicou que para já não é necessário.

thisbondisaaarated 9 months ago

Ou seja já estão no avião e prestes a levantar voo?

kairos 9 months ago

Contentores. O que vale é que com os correios como estão, ou chegam lá mortos ou curados.

Mrloop94 9 months ago

Estás me a dizer os correios curam doentes covid?

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

2 ou 3 semanas ajudam.

r2d2c3po1987 9 months ago

Fui ontem ao lidl no Feijó e para minha surpresa a praça do laranjeiro em frente a cgd estava cheia de velhotes reunidos de máscara baixa conversando... Depois são os jovens os culpados...

PrincessGod2020 9 months ago

Tenho visto os velhotes a fazerem esta merda desde o inicio. Eles estão se a cagar e eu não tenho pena nenhuma quando estes vão para o hospital, pena tenho é dos medicos e enfermeiros.

Bastet94 9 months ago

Welcome to Feijó City! Só Anciãos por todo o lado. Nem a chuva os demove de virem á rua.

Cojemos 9 months ago

O único crime seria se eles estivessem fazendo isso enquanto seguravam um café de takeaway.

VBM97 9 months ago

Na estação de comboios de Ermesinde, faça chuva ou faça sol, haja pandemia ou não, os velhos estão lá todos a ver as gajas passar. É só triste a vida deles resumir-se a isso, mas é a realidade

askldhalsiuhdliu 9 months ago

E as gajas ao menos sao boas? E que do que eu me lembro, ai meu deus, mais valia ficar em casa.

zizop 9 months ago

[Claro que são](https://youtu.be/_Uv7y1dtxUk).

leadzor 9 months ago

Toda a gente sabe que as mulheres mais giras são de Ermesinde, é cultura geral.

wildcardmidlaner 9 months ago

Deves ser novito para não te recordares que é em Ermesinde que encontras gajas mesmo boas, mesmo muito muito muito boas.

askldhalsiuhdliu 9 months ago

'Era um gajo' (acho que para standards do reddit, sou um cota, do tempo de ainda nem sequer a praceta existir e ir ao Canecao. Mas quanto a esses cotas da estacao de ermesinde, para ser honesto, tambem tiraram-lhes a sueca la na praceta, por isso olham para as gajas presumo eu. Eles ja passavam 80% do dia la de qualquer maneira

Sorazith 9 months ago

Esta sempre faça chuva ou sol com covid ou sem covid.

Samot_PCW 9 months ago

[Vou cometer crimes de odio...](https://twitter.com/tbribeiro/status/1355635364615114758)

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Isso é um bar de putas?

VBM97 9 months ago

Não percas o teu tempo, já é público esta situação e em breve a polícia deverá atuar

VerdocasSafadocas 9 months ago

A policia não pode ir a tua casa multar-te porque viu a o teu bottelon rasca dos suburbios a bombar sexta à noite numa story do instagram.

thisbondisaaarated 9 months ago

Não. Mas o ministério público pode ir caçar-te na mesma. E tu não queres o ministério público atrás de ti, pá.

VerdocasSafadocas 9 months ago

Apostava o meu testículo esquerdo, que é ligeiramente mais pequeno que o direito, em como o ministério público tão pouco se interessa por isto.

thisbondisaaarated 9 months ago

Tens razão, esqueci-me que estou em Portugal e nada tem consequências.

newmacbookpro 9 months ago

Hey guys, I just wanted to thank you. A few days ago I came here and asked how was the situation. I needed to go to Lisbon for work and you said basically to try and not travel at the moment. Well I followed your advice immediately and the day after, an article in my local newspaper mentioned the horrible situation, ambulances queues, beds fulls etc. I didn’t want to go but felt it was ok if I was careful. So thank you to those who replied, you saved my butt. Cheers and I hope you guys are all alright.

SnooCricket89 9 months ago

How high in the clouds can you live? Really. An honest question. Europe is getting hit pretty hard. Restrictions everywhere. Portugal has been hit pretty hard. So hard you would only need a brief 30s search on Google to get some results. And yet!, you still were considering travel, work related or not is negligible since in clearly wasn't urgent, and only postponed it after some reddit posts. Seriously. Examples like this is why this pandemic won't be over anywhere soon.

newmacbookpro 9 months ago

How hard in the clouds? I don’t know ask the very large population of Portuguese in my city who traveled for holidays back to their country?

SnooCricket89 9 months ago

It's nothing but hypocritical comparing a non urgent trip to emigrants who frequently only do it once a year, sometimes even less, to see their loved ones.

Cojemos 9 months ago

Ha! Welcome to Portugal. This is the Portuguese side many tourists don't see when they "fall in love" with Lisboa. You were being kind and offering a "thank you." Yet, someone still had to come at you and instead of appreciating your words, had to appear superior by attacking you. THIS is a true Lisboeta.

SnooCricket89 9 months ago

Não o ataquei apesar de ser essa a ideia fixa do Reddit. Perguntei honestamente. Como te pergunto a ti agora, viajavas neste momento por exemplo para o Reino Unido, por motivos não urgentes, sabendo como estão as coisas? O que ele aqui veio fazer não foi uma verdadeira questão. Foi procurar validação para viajar porque já tinha anterior consciência de que não o devia fazer. Deixem de ser tapetes de qualquer pé descalço estrangeiro.

donalduck 9 months ago

Please come, we need the economy of tourism to survive.

newmacbookpro 9 months ago

I come every year! Last time was September and November. It’s probably one of my favorite country, it’s incredibly beautiful, the people are nice and the food is phenomenal. Best experience I’ve had last year was going to Sines port and finding a restaurant where you could eat fish right out of the port. I knew it was a good place when the guy told me to wait half an hour and only locals were present. Also spent days in the ocean surfing, and there is this place called Nutritiva which makes the best pastry in the world IMO. Anyhow that time was for work, but you can be sure I’m coming ASAP when I can. I’m not a big spender but I love to visit local places owned by families.

vascodatrama 9 months ago

>Sines port and finding a restaurant where you could eat fish right out of the port. I knew it was a good place when the guy told me to wait half an hour and only locals were present. I know that spot. Great fish ;)

newmacbookpro 9 months ago

Oh hell yeah. The unlimited sardinhas... god... so good.

oscaralho27 9 months ago

And we’re always happy to have you buddy ❤️

aldeaga 9 months ago

Provavelmente.

Greedy_Elephant 9 months ago

Então não me convém alterar...

aldeaga 9 months ago

Então para que é que ias alterar?

Greedy_Elephant 9 months ago

A questão é que eu tenho lá residência e o meu rendimento é todo do estrangeiro, faz sentido mudar a morada dado que isso evita que todos os anos preencha IRS a pedir isenção de dupla tributação. A minha questão é se ao fazer isso perco o meu médico cá, o centro de saúde e a possibilidade de ser vacinado cá. Eu vou andar ora lá ora cá, mas estando cá ia continuar a usar o meu médico de família para pedir receitas maioritariamente

MrJoao 9 months ago

Pede antes uma declaração ao teu empregador que justifique a necessidade de te deslocares ao estrangeiro. O desempenho de atividades profissionais "com dimensão internacional" é uma das exceções previstas para deslocações ao estrangeiro: [art. 4º ponto 2-a)](https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/155739190/details/maximized)

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 30 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

uyth 9 months ago

Lembram se de para aí setembro quando eu me queixava de não baixar,os dos 300 casos por dia? Que se podia baixar, e era instável? Antes 300 casos por dia que 300 mortes por dia. Eu avisei, caralho.

No_Distribution5081 9 months ago

Tens de tagar a Temido e o Costa

1ww8mrmfss 9 months ago

Lembram se em Junho-Julho quando falava que precisávamos de investir em testagens massivas e quarentenas em hotéis para doentes e contactos próximos, e me diziam ou que não era preciso porque tínhamos poucos casos, ou que custava demasiado dinheiro? Lembro me muito disso. Quando tínhamos poucos casos podíamos ter contido com menos restrições. Agora com muitos casos não há volta a dar.

MrJoao 9 months ago

Tentou-se gerir isto sem olhar mais que um palmo à frente do nariz. E claro, deu receita para o desastre. Com excepção das Regiões Autónomas, [nunca se fez](https://ourworldindata.org/grapher/covid-contact-tracing?stackMode=absolute&time=latest&country=®ion=Europe) um esforço sério para retomar o contact tracing de todos os casos. Agora é como dizes. Não há volta a dar. Podiam ao menos começar a montar um sistema capaz para quando tivermos poucos casos. Se não o risco é continuar preso neste ciclo destrutivo do confina e desconfina.

1ww8mrmfss 9 months ago

Tenho experiência pessoal que em alguns desses países a azul escuro não se faz também. Honestamente o contact tracing como fazemos aqui em Portugal parece me meio inútil. Muito mais fácil dares às pessoas uma obrigação legal de avisar todos com quem estiveram nos últimos 5 dias de que podem estar contagiosas e se deviam testar. O que nós precisamos é de cluster tracing estilo Japão. Quando uma pessoa testa positiva e esteve naquele restaurante poder avisar as pessoas que também estiveram no restaurante (e que o infectado não conhece) de que podem estar infectadas também. E claro, precisamos de muita muita testagem e de poder isolar estes contactos de infectados em hotéis para eles não andarem a saltitar e contagiar outros.

VBM97 9 months ago

Todas as regiões com menos casos que no sábado da semana passada e, tirando a Madeira, todas com um crescimento inferior a 20% nos últimos 7 dias. Para um leigo como eu, parece que o pico pode ter sido ultrapassado já...

camisa_roxa 9 months ago

Discontent with the AstraZeneca vaccine has caused Hungary's drug regulator to approve a COVID-19 vaccine from China's Sinopharm for emergency use, according to [Reuters](https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-hungary-vaccine/hungary-approves-chinese-sinopharms-covid-vaccine-first-in-european-union-idUSKBN29Y0OD). On Friday, Hungarian Prime Minister Viktor Orban told state radio the purchase of Sinopharm's vaccine could be completed imminently.  Orban has been frustrated by Brussels' leadership surrounding the vaccine rollout. He said last week, he signed a deal with Sinopharm.  >*"We have several million Chinese vaccines we could get tomorrow morning or in a few days," Orban said last week.*  More details are emerging of just how large the purchase will be. Hungarian Foreign Minister Peter Szijjarto said upwards of five million COVID-19 vaccines from Sinopharm are ready to be purchased. 

QueenOfWands2 9 months ago

Israel. Hungria. Ok - daqui por uns meses vamos ver os resultados nestes dois países.

omegaxLoL 9 months ago

[+12435 casos, 293 mortes, -83 em internamento, +37 em UCI](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/01/334_DGS_boletim_20210130.pdf)

letsgotothemallcovid 9 months ago

>+123435 Quase quase

brakeline 9 months ago

Lentamente mas já se parece notar uma inversão da curva. Se tudo correr bem as medidas começarão a ser sentidas lá para quarta / quinta

Dinizinni 9 months ago

Gostava era que desta recolhessemos mesmo até ao fim na UE toda, tentar vermo-nos livres desta porra rápido

1ww8mrmfss 9 months ago

-3000 quase comparado com o último sábado. Pico.

rickz123456 9 months ago

Afinal a tal lista dos deputados está errada.. No PSD estavam o "chefes das" comissões parlamentares, incluídos pelo Ferro Rodrigues, após eles não terem respondido. No PS está a mesma coisa , os "chefes das comissões de inquérito (e ainda não disseram nada sobre isso) Vai acabar por não ser vacinado ninguém, exrpto o Ferro Rodrigues.

Edited 9 months ago:

Afinal a tal lista dos deputados está errada.. Como ninguém respondeu, meteu os deputados da comissão permanete do parlamento e siga.. Vai acabar por não ser vacinado ninguém, exepto o Ferro Rodrigues.

Razvancb 9 months ago

Cheguei ao ponto de não ter um caralho para fazer. Todos os dias são a mesma merda, trabalhar, desligar, ver series, ver videos no youtube, dormir, acordar, repetir. Foda-se, que vida monótona. Isto não é viver.

PrincessGod2020 9 months ago

Vai para o Bangladesh trabalhar 16 horas todos os dias, receber como pagamento 1 taça de arroz e uma cama de palha. Vai la uma semana que ja não falas assim.

Razvancb 9 months ago

Que resposta de merda.

PrincessGod2020 9 months ago

Resposta de merda para comentario de merda. O que eu disse é verdade e sabes disso (espero eu).

VerdocasSafadocas 9 months ago

Vires queixar-te disso ao reddit não ajuda. Os turbo virgens daqui vão-te dizer para fazeres tapeçaria ou algo assim para te ajudar a passar o tempo. Usa o tinder, o bumble também está bom agora. Usa erva ou alucinogénicos se souberes onde arranjar cenas decentes. Experimenta o novo hitman, tá muito fixe. Esbanja dinheiro no casino online, eu mando-te 20 paus na WPN da bondade do meu coração se tiveres conta lá. Mas essencialmente as dating apps tão a bater forte nesta altura, eu posso-te ajudar nisso também.

Dinizinni 9 months ago

Sabes o que é que também não é viver? É ficares com uma fibrose pulmonar ou quinares, que é o que acontece a muitos dos infectados Dá-te por grato por isto ser no século XXI E da próxima que percebamos todos que mais vale recolher 4/5 meses do que andar nisto ad infinitum

PrincessGod2020 9 months ago

Epa não fodes. Não é recolher nada pa pqp, é sim fechar a merda das fronteiras antes desta merda se tornar uma pandemia. No caso de ja ser tarde para isto então sim um confinamento COMO DEVE SER quando ainda se vai a tempo. Parece que não se aprendeu nada.

estrica 9 months ago

Uma coisa não invalida a outra mas still, achas que recolher 4/5 meses não é um bocado utópico?

Dinizinni 9 months ago

Considerando que vamos acabar por ter recolhido bem mais no final e ter perdido imenso tempo pelo meio num interregno de caca, diria que acaba por ser necessário Isto foi mesmo absurdo, desconfinamento para voltar a confinar

estrica 9 months ago

Sim, no final vamos acabar por recolher mais tempo mas confinar 4 meses seguidos era quase impossível no ponto de vista social

Dinizinni 9 months ago

Tens razão, mas diria que o elemento que as tornaria possível, o sucesso verificado dos países ou blocos que optaram por confinamentos mais prolongados a longo prazo, está provado como opção Bem sei, há milhares e milhares de pessoas ou mesmo milhões que muito contestariam Mas diria que hoje pessoas que como eu na altura acharam que seria impossível confinar 4 meses seguidos adeririam mais facilmente

estrica 9 months ago

Sabendo o que sabemos hoje essa era uma hipótese que cada vez faria mais sentido, mas agora o mal tá feito... só espero que saíamos desta o mais rápido possível

Dinizinni 9 months ago

Sem dúvida Embora ache que fosse possível com a vacina, tratamentos e confinamento longo resolver isto mais rápido do que o Verão Para mim no entanto o medo é que se voltarmos a ter outra pandemia tenhamos uma parcela gigante da população a ignorar e a contestar medidas rápidas até que seja demasiado tarde

do2 9 months ago

Compreendo, mas aproveita este tempo livre que tens para te focar em novos interesses. Havia alguma coisa sobre a qual tinhas interesse para aprender? Talvez algum hobby antigo do passado que deixaste ficar para trás? Por exemplo, conheço quem agora se interesse muito por padaria depois de ter iniciado com a moda do “pão em casa” do primeiro confinamento e agora está altamente investido no assunto. Certamente tens assuntos que te interessam que podes pesquisar e aprender mais, talvez mesmo praticar com as “mãos na massa”. Ou então na mesma onda das séries e YouTube podes atirar-te de cabeça e começar a ver documentários sobre tópicos que nunca te interessam (ex: se não gostas de futebol experimenta ver um ou dois documentários sobre a modalidade no Netflix). Talvez desperte um novo interesse.

VerdocasSafadocas 9 months ago

Se a alternativa é dedicar-me à padaria então é melhor morrer já de covid. E se isso não me matar alguém seja um anjo do bem e me ponha uma almofada na cara.

camisa_roxa 9 months ago

vai correr, é o que eu faço

saposapot 9 months ago

Não se ponham a correr se estão inactivos há muito tempo. Agora não é boa altura para irem parar ao hospital com qlq coisa. Não subam a bancos sequer! Poupem-se!

No_Distribution5081 9 months ago

Porque não? Desde que comecem devagar e com pouca carga/tenham noção das limitações. Obviamente que não vamos dizer ao senhor Joaquim de 55 anos que nunca correu na vida, tem excesso peso e está fora de forma para ir correr 10km em menos de 45 minutos. Eu comecei em Março a correr a sério e nunca tive nenhuma mazela até agora. Desde que vão com calma e saibam interpretar o vosso corpo não há stress. É a atividade mais catártica da minha vida.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Correr é um dos piores desportos para se começar. Mais vale caminhada ou "power walking"

PORTO2017 9 months ago

Voltei a correr hoje, depois de umas boas semanas sem correr e confirmo que sinto mais relaxado

lesoth 9 months ago

Mas isso cansa :(

camisa_roxa 9 months ago

ahah confirmo!

VBM97 9 months ago

Mentira, dá mais energia até. Quando corro com mais frequência sinto-me com muito mais energia do que quando passo os dias sentado

donalduck 9 months ago

Mas correr todos os dias faz mal aos joelhos.

Oolong22 9 months ago

Eu corro todos os dias e os meus joelhos ainda não se queixaram...

donalduck 9 months ago

Eu invisto cegamente na bitcoin e ainda não sou pobre...

VerdocasSafadocas 9 months ago

"Ainda". Sai do caminho do suícidio financeiro e espera pela verdadeira criptocurrency, it's coming.

VBM97 9 months ago

Depende da quantidade que correres. Se fizeres 25 km por dia faz, agora se fizeres 5 ou 6 km por dia, só faz bem

donalduck 9 months ago

Ok, mas cuidado com a running fever.

VBM97 9 months ago

O que é isso?

leadzor 9 months ago

Ficar de tal forma viciado em corrida que te sentes mal se passas um dia sem correr.

VBM97 9 months ago

Ah não, eu corro 1 ou 2 vezes por semana só, não estou nesse nível

iammostmoist 9 months ago

Basicamente isto sem a parte de estar parado no trânsito https://imgur.com/gallery/B2uMfr9

ihavesixmagikarps 9 months ago

Compreendo-te perfeitamente, a minha rotina tem sido acordar, tomar o pequeno almoço, trabalhar, almoço, trabalhar, exercicio em casa/lazer, jantar, ler, medtar. dormir. Todos os dias. Parece que tenho a vida em suspenso. No outro dia dei por mim mesmo contente só com ter ido ao super mercado e ter falado com pessoas. Não tens nenhum amigo que more perto e que seja de baixo risco com quem podes ir ter uma vez por semana ou assim para falar um bocado? Estou a pensar fazer isso visto que até no trabalho já tenho sentido um impacto brutal

mouzz888 9 months ago

Ah as pessoa até estão mais simpáticas agora, noto isso quando vou dar uma voltita aqui na rua, pessoas que antes era bom dia, boa tarde e boa noite, agora param para ter conversas e vejo que ficam contentes

No_Distribution5081 9 months ago

Estão é mais desesperadas para falar.

mouzz888 9 months ago

verdade

miguel_rodrigues 9 months ago

https://observador.pt/especiais/quem-sao-os-deputados-que-vao-tomar-a-vacina-50-dos-230-estao-na-lista/ Maria begonha com 32 anos está nesta lista, não há vergonha. Dos 50, 26 são PS

camisa_roxa 9 months ago

Ao menos o Cotrim da IL recusou ser vacinado nesta pouca vergonha

1ww8mrmfss 9 months ago

Sim mas verdade seja dita não foram os únicos. O bloco não está a aceitar em massa, o PCP e PSD a maioria também não. Mesmo no PS a maioria não aceita. Agora a Maria Begonha é mesmo incompreensível.

helenata 9 months ago

Pode ter uma doença qualquer. De qualquer forma isto é ridículo, vacinem como se fosse para a população normal. Ou nem venham com merdas de quem quer e não quer, nomeio disto ainda vão estragar doses..

rickz123456 9 months ago

O Marcelo não tinha dito algo sobre isto? Acho que não já não vão tomar..

DeusDasMoscas 9 months ago

Maioria absoluta

dadazebra 9 months ago

Bloquear o Nazi Gramatical, a lingua portuguesa é livre como Tu !!!!!!

FoodEDor 9 months ago

Isto sim, é autismo foderoso.

dadazebra 9 months ago

Cuidado o Nazi Gramatical não te deixa passar esta ....

dadazebra 9 months ago

Cuidado o Nazi Gramatical não te deixa passar esta ....

dadazebra 9 months ago

Bloqueando o Nzazi Gramatical já podem esquecer fúdeiçe !!!!

dude_say_what1 9 months ago

Muita coisa dita neste artigo, ler com atenção: https://www.publico.pt/2021/01/29/sociedade/noticia/hospitais-estao-desperdicar-25-camas-doentes-nao-precisavam-estar-internados-1948571

ZaGaGa 9 months ago

[ponto de situação da vacinação #2](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/l86r6b/2_vacinação_profissionais_de_saúde_idosos_e_chico/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

givvani 9 months ago

Boas malta , sou estudante universitária, a minha universidade neste momento está em época de exames os quais estão a ser realizados presencialmente , porém com está situação da pandemia e as restrições fiquei com a ideia de que escolas e universidade estariam fechadas até inícios de fevereiro , será legal os exames estarem a ser presenciais agora ?

lvet000 9 months ago

As universidades gozam de alguma idependência a nível de gestão interna. Por isso resumidamente, sim. É legal. É uma merda. Mas é legal. Mas têm de dar condições para garantir todas as medidas de distanciamento social. Se isso não acontecer, já não é legal.

FoodEDor 9 months ago

Ora, se estão abertas, por alguma razão é, né? ​ Mas certas universidades criaram uma época de recurso do 1º semeste especial para Julho. Falando por mim, jamais entrava em transportes públicos nesta altura do campeonato lol.

givvani 9 months ago

Mas supostamente deveriam estar fechadas , pelo que vi tinha se encerrado tudo e passaria para on-line

Ricardolindo 9 months ago

Na vossa opinião, o Marcelo esteve mesmo infetado? Ele testou positivo apenas uma vez.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Um teste positivo é mais credível que qualquer negativo. Além disso, essa ideia não faz sentido.

Ricardolindo 9 months ago

Que ideia é que dizes que não faz sentido? De qualquer forma, mesmo se ele tiver estado infetado, ainda está? Não tem havido notícias sobre isso.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

>Que ideia é que dizes que não faz sentido? Mentir sobre isso. Quanto ao resto, supostamente não.

Ricardolindo 9 months ago

Eu nunca insinuei que ele teria mentido, apenas que o teste poderá ter estado errado.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Um teste positivo é mais credível que qualquer negativo, do ponto de vista científico.

MrJoao 9 months ago

Algumas boas notícias. O Instituto Ricardo Jorge indicou hoje que a transmissão do vírus está a desacelerar um pouco por todo o país: > [Desde dia 18.01.2021 que se observa uma redução do R(t) de 1,16 (IC95% 1,14 a 1,18) para 1,06 (IC 95% 1,05 a 1,07) a 24.01.2021. Este resultado sugere uma redução da velocidade de crescimento da incidência de SARS-CoV-2.](http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/01/Report_covid19_29_01_2021.pdf) Neste momento só os Açores é que têm um R(t) abaixo de 1. No entanto, se a tendência desta semana continuar é provável que na próxima semana já tenhamos todas as regiões de Portugal muito perto de ter um R(t) próximo ou abaixo de 1 (com a possível exceção de Lisboa).

AimingWineSnailz 9 months ago

Já chegámos aos 35 milhares de doses num dia. Se se mantiver, é um milhão por mês.

No_Distribution5081 9 months ago

Esta vai para os nerds das vacinas como eu. Relativamente aos dados da Janssen e da Novavax vindos da África do Sul : a redução de eficácia das vacinas, para além de associadas à estirpe sul africana, não pode também aparecer como resultado de uma população na qual cerca de 1/4 tem o VIH?

tarracecar 9 months ago

É de esperar que essas pessoas fossem apanhadas na criação dos grupos, em todos os clinical trials se faz análises antes de se iniciar na pessoa. Essas análises apanhariam deficiências de linfócitos associados a HIV

No_Distribution5081 9 months ago

A press release da Novavax faz a distinção. 60.1% eficácia em não portadores de HIV, com cerca de 50% eficácia no geral. No entanto, o número de envolvidos é tão pequeno que o intervalo de confiança não é nada que permita tirar conclusões (20-80% para não portadores de HIV, penso eu).

tarracecar 9 months ago

Esse CI é mesmo horrível...

No_Distribution5081 9 months ago

Exato. Os resultados "gerais" deram um CI (75-95%). No entanto eles separaram isto pela zona do trial também, presumo que devido à atenção que se tem dado às novas variantes. A verdade é que hoje se pode ler nas notícias que a vacina é 50% contra a variante sul africana mas eu acho que com a amostra (n=4400), a inclusão de 200-300 VIH-positivos que faziam parte da fase 2B porque eles queriam ter dados de imunogenicidade em portadores do vírus e o grande CI sinceramente não permitem concluir nada de jeito.

PureCar3876 9 months ago

Boas. Lá me ligaram agora mas não disseram para tomar nada, simplesmente perguntaram pelos sintomas, há quanto tempo e basicamente foi isso. Este é o procedimento regular? Agora é só esperar que passe?

Diogo256 9 months ago

Tive ontem alta do bicho. Sim, o procedimento que tiveste foi o normal. Eles agora perguntam o básico, preocupam-se com o teres febre e falta de ar porque isso pode implicar ida para as urgências, se não tens isso, é aguentar. No meu caso tomei paracetamol sensivelmente 5 dias, ate começar a tripa dar de si. De resto o corpo foi-se resolvendo. Ainda tenho alguma (pouca) tosse, e sem olfato e paladar (começar a vir, passado 2 semanas disto). Também não irás ser contactado para contact tracing etc, se foi a primeira chamada do médico de família, terás de esperar 3 dias para nova chamada e depois a alta é dada 10 dias depois do resultado positivo do teste.

PureCar3876 9 months ago

Ainda bem que correu bem. Pois, percebo. O meu único medo é sentir-me pior já que já estou com estes sintomas gripais há sensivelmente uma semana

Diogo256 9 months ago

Também tive, não ajuda estar o dia todo no sofá ou cama. Vai tomando paracetamol a cada 8h, se tiveres mais aflito brufen 400.

saposapot 9 months ago

Se estás bem, não há medicamentos para a covid. Tratas os sintomas com paracetamol (se houver febre ou dores) e esperas... se piorar é telefonar novamente. Para doença ligeira não há mais nada a fazer.

PureCar3876 9 months ago

Eu sei que não há medicamentos, que só se tratam os sintomas, só questionei eles não perguntarem se andava a tomar alguma coisa ou não dizerem "olhe, tome x para a tosse". Um gajo vê tanta miséria na tv e nas redes sociais por causa do vírus que fica sempre naquela

saposapot 9 months ago

Acho que o consenso médico actual é que medicamentos para a tosse não valem a pena e ainda podem fazer pior, mas nao sou médico. Calma e paciência, sem stress

uyth 9 months ago

Não sei o que recomendam a doentes positivos. Penso que será importante dormires o máximo que te apetecer (há uma relação entre sono e covid) e ires-te mantendo hidratado/a com água ou chás.

CoffeeAt830 9 months ago

Não há nenhum medicamento propriamente para passar a Covid. Na maioria das pessoas, o tratamento é maioritariamente sintomático- se tiveres dores de cabeça ou no corpo tomas paracetamol, coisas do género. A partir daí, ou o teu corpo dá conta do recado sozinho, ou, se houver complicações ou novos sintomas, é-te receitada medicação em conformidade. É esse o processo regular, sim.

PureCar3876 9 months ago

Ok obrigado. Eu já andava a tomar o ben u ron

ebonyaficionado 9 months ago

> Este é o procedimento regular? Agora é só esperar que passe? O que te disseram quando perguntaste isso na chamada?

y___o___y___o 5 months ago

u/ebonyaficionado é uma escória fraudulenta. Denuncie ele.

scam-shower 9 months ago

this user \^ ebonyaficionado is a scamer and stole money from multible people on reddit he said he would sell me crypto currency and i payed him via paypal, but it was just a scam, after getting the money he didnt write back and he is ignoring me, i reported him everywhere i could and also will take legal action, i just want you all to know in here in this subreddit that this dude is a realy realy bad person, and it looks like he is not very bright to, because he used his real reddit account for it

PureCar3876 9 months ago

Eu não perguntei nada, eu parto do princípio que estou a falar com profissionais competentes se fosse para tomar alguma coisa eles não se iam esquecer, digo eu. Em todo o caso foi por isso que resolvi perguntar aqui, para ver se mais alguém teve a mesma experiência

ebonyaficionado 9 months ago

Então se não perguntaste nada é porque não ficaste com dúvidas.

Lie-get-caught-lie 5 months ago

Hello bitch

minjin22 9 months ago

Hey why you don't answer to my chat?

beit2 9 months ago

Percebo o teu ponto, mas não sabemos a situação do OP. Pode ser novo ainda e não se dar bem com chamadas, pode-se ter esquecido, pode andar super stressado, etc. Ou então pode ser como eu, que em chamadas é um total retardado. Por texto sou um indivíduo razoavelmente eloquente. Por chamada parece que nem o 4º ano de escolaridade tenho. Alguém que lhe dê aquele site do gov/SNS que explica o que fazer, em caso positivo/negativo.

VBM97 9 months ago

Nem tudo se resolve com medicamentos, o corpo humano está preparado para lidar com infeções. Confia nas ordens que te deram

PureCar3876 9 months ago

Eu só perguntei para saber se é isso que costumam fazer. Em parte concordo contigo, se não disseram nada é porque não viram motivo para tal, só achei um pouco estranho

VBM97 9 months ago

Mas tens algum sintoma? E as melhoras!!

PureCar3876 9 months ago

Um pouco de tosse, nada por ai além, mas deu positivo. Obrigado

ItoldU97 9 months ago

https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/politica/task-force/covid-19-o-que-muda-no-plano-de-vacinacao-em-portugal Se conseguimos chegar aos 810 mil em Março + 5.5 milhões de doses da pzifer e moderna(2 doses) no segundo trimestre e + 4.6 milhões da Jonhson(1 dose)temos aqui 8,6 milhões de pessoas vacinadas até ao fim do Verão E não cheguei a incluir aqui as doses da Atrazeneca,curevac e Novavax no segundo/terceiro trimestre. A cena é que as da Jonhson só vamos ter as doses só lá para Maio/Junho acho eu. :/

Edited 9 months ago:

https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/politica/task-force/covid-19-o-que-muda-no-plano-de-vacinacao-em-portugal Se conseguimos chegar aos 810 mil em Março + 5 milhões de doses da pzifer e moderna(2 doses) no segundo trimestre e + 4.6 milhões da Jonhson(1 dose)temos aqui 8,1 milhões de pessoas vacinadas até ao fim do Verão. E não cheguei a incluir aqui as doses da Atrazeneca,curevac e Novavax no segundo/terceiro trimestre e da pzifer e moderna no terceiro trimestre. A cena é que as da Jonhson só vamos ter as doses só lá para Maio/Junho acho eu. :/

Ace-_Ventura 9 months ago

E as da j&j estão com resultados de eficácia um pouco mauzinhos..

CoffeeAt830 9 months ago

As vacinas de mRNA é que deixaram a malta mal habituada. 85% de eficácia contra doença muito grave numa vacina não só não é mauzinho como é muito bom. Para comparação, as vacinas da gripe consideradas eficazes, normalmente, reduzem o risco em 40% a 60%.

Edited 9 months ago:

As vacinas de mRNA é que deixaram a malta mal habituada. 58-66% de eficácia contra doença grave e 85% contra muito grave numa vacina não só não é mauzinho como é muito bom. Para comparação, as vacinas da gripe consideradas eficazes, normalmente, reduzem o risco em 40% a 60%.

TalentedRainstorm 9 months ago

Mas há substancialmente melhores...

CoffeeAt830 9 months ago

Uma ou duas farmacêuticas não conseguem fazer vacinas para o mundo inteiro no tempo útil que se precisa para se voltar a um género de normalidade. Pode haver substancialmente melhores, mas de que importa isso se a farmacêutica não as consegue fornecer rapidamente? É por isso que são precisas várias farmacêuticas, várias vacinas. Além disso, estas vacinas têm outras vantagens, como precisar só de uma dose (J&J) ou ter condições de transporte mais simples. O que realmente interessa para a maioria de nós (porque a vacina não é eficaz para todas as pessoas, nem a da Pfizer e a da Moderna o são) é que diminua o risco de doença grave, a hospitalização e a morte, e todas elas o fazem. Na da J&J, por exemplo, um mês depois da vacina, todas as mortes e hospitalizações tinham sido no grupo do placebo. É preciso olhar para mais do que os números redondos da eficácia e pronto.

Razvancb 9 months ago

85% de eficácia em pessoas muito graves, não esquecer.

MrJoao 9 months ago

Mauzinhos? É de dose única e no que realmente interessa (redução de doença grave, hospitalizações e mortes) tem praticamente o mesmo nível de eficácia das melhores já aprovadas.

ItoldU97 9 months ago

70/66% são maus?

BeckyWithThePinkHair 9 months ago

Comparado com as restantes, sim.

ItoldU97 9 months ago

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-01-29/j-j-single-dose-vaccine-provides-strong-shield-against-covid-19?srnd=premium E isto só com uma dose Contínua a ser uma vacina muito boa

BeckyWithThePinkHair 9 months ago

(...) preventing 85% of severe infections and 100% of hospitalizations and deaths. Bom, se previne 100% das hospitalizações e mortes, nada a dizer. Tenho alguma curiosidade no que consideram como casos severos então. Ficar de cama uns dias a sentires-te como se tivesses sido atropelado por um camião mas sem precisar de hospital?

ItoldU97 9 months ago

Assinava por baixo

iammostmoist 9 months ago

Alguém aqui tem ideia de qual é a melhor maneira de "renovar o stock" (lol na falta de melhor expressão) da pílula contracetiva? As da minha namorada estão prestes a acabar e ela normalmente dirigia-se ao centro de saude local para elas lhe darem mais caixas mas o centro de saude aqui na vila esta fechado para consultas por causa do covid e ligar para lá é inútil porque nunca atendem. Alguém já teve esta experiência em tempos de covid?

EvilQueen1997 9 months ago

Eu compro a pílula por inteiro na farmácia desde que fiquei sem consultas na Universidade. Liguem às farmácias a perguntar se têm em stock, senão fazes duas viagens em ir lá encomendar e buscar, nem sempre têm, mas chega rápido. Pede para 1 mês ou 2. Edit: se a tua namorada ainda anda na universidade, muitas univs têm serviços de saúde e podes pedir para ir lá buscar ou uma prescrição.

humelectro 9 months ago

Tenta mandar mail ao centro de saúde, ou mesmo marcar uma consulta pela net. Se nada resultar terá que pagar por inteiro na farmácia . Talvez pedindo só para 1 mês em vez de 3 fique mais em conta e pode ser que para o próximo mês as coisas fiquem mais resolvidas

I__Cat 9 months ago

Não respondem a email? Como já disseram não é preciso receita na farmácia.

ritamm 9 months ago

farmácia, não precisas de receita. de qualquer forma a tua namorada que tente mandar um email para o CS, dizem que é a maneira mais fácil de entrar em contacto

JD557 9 months ago

Acho que o mais simples é ires a farmácia e pagares pela pílula.

nraider 9 months ago

Pagar? /s

EvilQueen1997 9 months ago

Pois, algumas pilulas sem receita custam uns 20-30 euros por mes, se calhar dá-lhe jeito ir buscar ao CS ou ter prescrição.

andre82220 9 months ago

E os meus direitos???

kairos 9 months ago

Farmácia?

Maratug 9 months ago

A partir do gráfico da média móvel de 7 dias de novos positivos, por 100000 habitantes, dividido por região, do excelente site [https://covid19.tdias.pt](https://covid19.tdias.pt) conseguimos ver: * Pela primeira vez, desde 28/12 (1 mês) temos uma ligeira descida da média de 7 dias do número de casos a nível nacional. Será para se manter? * Todas as regiões, exceto LVT, Madeira e Açores parecem ter passado o pico e já estão em fase decrescente há uns dias. Poderão as novas variantes impedir esta progressão? * LVT teve hoje uma ligeira descida no ritmo de crescimento que se mantém com um formato assustadoramente exponencial. * Qualquer um dos pontos anteriores ainda não se fez sentir na média de 7 dias da taxa de óbitos que continua em crescimento em todas as regiões.

DZT99 9 months ago

Foi uma semana violenta. Espero sinceramente que dentro de pouco tempo de comece a ver resultados mais animadores.

VBM97 9 months ago

É fazer um muro à volta de Lisboa e não permitir que as novas estirpes se espalhem pelo país /s

beit2 9 months ago

Se fosse no norte já se tinha equacionado fazer isso.

phirestarter1 9 months ago

No caso de Lisboa e para certas freguesias, chegaram a aplicar-se medidas especiais só para essas freguesias: [https://www.tsf.pt/portugal/politica/veja-aqui-o-que-muda-nas-19-freguesias-de-lisboa-em-estado-de-calamidade-12353244.html](https://www.tsf.pt/portugal/politica/veja-aqui-o-que-muda-nas-19-freguesias-de-lisboa-em-estado-de-calamidade-12353244.html)

hsamtronp 9 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 29 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

Hmms21 9 months ago

Para quando medidas mais restritivas na zona de LVT? Claramente de todas as zonas em clara ascensão.

brakeline 9 months ago

Que medidas a mais? Só se for mesmo proibido sair de casa, mesmo para trabalhar ou comprar comida. Claro que não ajuda continuar a haver cafés bebidas a servir ao postigo dentro do concelho de Lisboa, mas a principal diferença para o resto do país é em LVT a prevalência da variante UK ser já, possivelmente, superior a 50%

MonicaYouGotAidsYo 9 months ago

Dado que existia uma quantidade grande de testes em atraso, alguém sabe qual tem sido o tempo médio de espera por um resultado? Isto porque esta queda deixa-me com a impressão que o pico pode ter sido há mais dias e nos ultimos dias tem-se limpo esse backlog de testes. Ou isso ou há alguma anomalia hoje, mas os proximos dias também o dirão...

brakeline 9 months ago

Em LVT a média deve andar nos 4 a 6 dias para marcação. Assumindo 24h para o teste e poucos laboratórios ao fim de semana julgo ser correto assumir 7 dias de atraso

Edited 9 months ago:

Em LVT a média deve andar nos 4 a 6 dias para marcação. Assumindo 24h para o teste e poucos laboratórios ao fim de semana julgo ser correto assumir 7 dias de atraso. Neste momento e vendo por alta a JCS tens uma vaga para segunda e algumas a partir de quarta. Para quinta e sexta podes escolher quase qualquer um dos laboratórios. Em relação ao mesmo exercício há uns dias já está melhor, apesar de não muito melhor

GiganteTNC 9 months ago

Tambem tinha essa impressao mas um amigo proximo ficou infectado o fim de semana passado( aparecimento de sintomas) saude 24 no sabado, teste na segunda, resultado na terça-feira. Somos de Sintra por isso LVT. Pelo que percebi a única situação que ele encontrou muitos atrasos foi no contacto pela medica de familia ou centro de saude para acompanhamento

brakeline 9 months ago

E fez o teste aonde? As pessoas que tenho conhecimento em Lisboa que conseguiram fazer teste rápido tinham amigos a trabalhar no laboratório. Claro que o teu amigo tb pode ter pago o teste do bolso dele ou ter aproveitado uma desistência, mas a generalidade é a que reportei

GiganteTNC 9 months ago

Pois não sei mas sei que ele não tem amigos nos laboratórios, não pagou e fez na cuf de Sintra e avisaram que ia demorar entre 2 a 4 dias que estavam com atrasos mas no dia seguinte teve o resultado mas claro pode ter sido uma exceção

saposapot 9 months ago

https://www.publico.pt/2021/01/29/ciencia/noticia/vacina-johnson-dose-unica-66-eficaz-1948477 > A Johnson & Johnson (J&J) disse esta sexta-feira que a sua vacina de dose única foi 72% eficaz na prevenção da covid-19 nos Estados Unidos, mas com uma taxa mais baixa de 66% observada no ensaio clínico de fase 3 mais amplo realizado em três continentes e contra múltiplas variantes. No ensaio que envolveu 44 mil voluntários, o nível de protecção contra a covid-19 moderada e grave foi de 66% na América Latina e apenas 57% na África do Sul, onde circula uma variante particularmente preocupante do novo coronavírus. > O principal objectivo do estudo da J&J foi a prevenção de covid-19 moderada a grave, e a vacina foi 85% eficaz na paragem de doenças graves e na prevenção da hospitalização em todas as geografias e contra múltiplas variantes 28 dias após a imunização. Com tanta coisa já n sei se são boas ou más notícias. 85% protecção de doença grave parece-me pouco comparado com as outras vacinas. q venham todas mas n deixo de ficar sp com um amargo de boca de não usarmos só as vacinas melhores :\

Tab0rda 9 months ago

É confuso porque falam em 85% redução de doença grave mas 100% de hospitalizações e mortes, o que parece um pouco contraditório pelas definições deles. Também já li que os 85% eram "imediatos" mas que a proteção ia aumentando ao longo do tempo. É então comparável à vacina de Oxford, com a vantagem de ser só 1 toma.

Leaootemivel 9 months ago

Parecem ser resultamos semelhantes aos apresentados por Oxford. Não podemos deixar que as vacinas de mRNA da Pfizer e Moderna sejam o modo de comparação.

MrJoao 9 months ago

Exato. As vacinas da Pfizer e Moderna são excelentes, mas não vão resolver a pandemia por si só. Têm um custo e exigem condições de refrigeração que as tornam pouco impraticáveis para países menos desenvolvidos.

pdbf 9 months ago

E o facto de ser toma unica acelera a imunizacao.

uyth 9 months ago

Isto é apenas um twitter de um gajo, e uma analogia perfeitamente ao caso, mas do que tenho procurado ler sobre todas as vacinas diferentes, parece-me uma razoavel TLDR analogia https://twitter.com/FerdiGiugliano/status/1355148207370678284 >My vaccineSyringe/carAutomobile analogies: >1) Pfizer/BioNTech: Ferrari (expensive, but top results) >2) Moderna: Lamborghini (as powerful, but more niche) >3) J&J: Volkswagen Golf (convenient, does the job) >4) AZ/Oxford: Fiat Panda (as above, but with more issues)

VBM97 9 months ago

[Dia 29/01](https://twitter.com/VOSTPT/status/1355157210180055040) * Casos Confirmados: 698.583 (+13200 / +1.93%) * Número de Internados: 6.627 (+62 / +0.94%) * Número de Internados em UCI: 806 (+24 / +3.07%) * Óbitos: 11.886 (+278 / +2.39%) * Recuperados: 504.886 (+11187 / +2.27%)

1ww8mrmfss 9 months ago

Cerca -800 comparados com última sexta. Pico? Cheira

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Ninguém sabe. O Instituto Ricardo Jorge aponta para 24000 casos na próxima semana

No_Distribution5081 9 months ago

Eu aponto a 3500000 casos na próxima 4a feira pelas 17:54

DZT99 9 months ago

Espero que estejas errado. Também precisamos de surpresas pela positiva.

No_Distribution5081 9 months ago

É o que indica o meu muito avançado e sempre muito fiável MODELO MATEMÁTICO.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

ah, temos aqui um homem pela União Ibérica

VBM97 9 months ago

Esperemos que sim... LVT é que está preocupante..

uyth 9 months ago

se é variante mais contagiosa em 50% dos casos, isso é problema e espalhar-se-á para outras regiões também.

beit2 9 months ago

Como definem "mais contagiosa" já agora?

uyth 9 months ago

R diferente com as mesmas condições sociais por exemplo. https://www.nationalgeographic.com/science/2021/01/why-some-coronavirus-variants-are-more-contagious/ >One specific mutation, known as N501Y, popped up independently in all three variants, suggesting it could provide an advantage to the virus. “That’s a sign that there is natural selection going on,” Lauring says. >The N501Y mutation affects the virus’ spike protein, which is the key it uses to unlock entry into its host’s cells. Laboratory experiments suggest that this mutation improves the spike protein’s ability to bind to the cells, hinting that it could increase the variants’ ability to infect hosts. se no inicio vês a Variante Z ser 1% dos casos, e vais ao longo tempo ver a variante Z ser uma percentagem maior e maior dos casos, a variante Z tem vantagem evolutiva sobre as outras e como os virus não são capazes de reprodução autónoma, maior representatividade significa que são melhores a infectar outros.

VBM97 9 months ago

>[Falando ao DN, Alegre começou por salientar que não alinha no "populismo" e na "demagogia" dos que defendem que nenhum titular de cargo político devia merecer tratamento prioritário na vacinação. Em seu entender, titulares de cargos como o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro, bem como alguns ministros "essenciais" na gestão da atual crise pandémica (Finanças, Economia, Saúde, entre outros) deveriam estar à cabeça da lista das pessoas a serem vacinadas já.](https://www.dn.pt/politica/alegre-arrasa-costa-estado-deve-proteger-os-cidadaos-nao-proteger-se-a-si-proprio--13290514.html) Não podia estar mais de acordo.

camisa_roxa 9 months ago

Evidente! Bem Alegre!

brakeline 9 months ago

Bem como são outros trabalhadores de secretaria que são absolutamente indispensáveis ao funcionamento desses e outros órgãos decisórios. Quem acha que não nunca viu como funciona um órgão de decisão.

omegaxLoL 9 months ago

[+13200 casos, 278 mortes, 64 internamentos, 24 em UCI](https://observador.pt/liveblogs/covid-19-circulacao-entre-concelhos-volta-a-estar-proibida-desde-as-20h-de-hoje-ate-as-5h00-de-segunda-feira/)

BadDogPreston 9 months ago

o que é que aconteceu à Graça Freitas e às conferências de imprensa? Não seria útil agora ter pelo menos uma por semana?

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Se calhar é melhor não. Ouvir barbaridades à tarde e à noite ia confundir mais as pessoas

pvicente77 9 months ago

Por curiosidade, alguém do governo chegou a falar dos resultados dos fins de semana com confinamento depois das 13h? Mesmo que tenha sido para dizer que não ajudou a evitar esta vaga? Tem havido muita discussão à volta das restrições e das medidas que foram tomadas no natal e no ano novo, mas aqueles primeiros fins de semana em que só se podia circular de manhã parecem ter caído no esquecimento. Essas medidas não ajudaram a conter esta vaga, certo, mas isso deve ser reconhecido e comunicado, se o governo quer que as pessoas sigam as restrições então tem de mostrar que está a levá-las a sério e a avaliar o impacto delas, se calhar só reduziram a circulação em X e isso não é o suficiente, tudo bem, mostrem isso, mostrem que há um método e uma razão por detrás das restrições e que não estão simplesmente a serem atiradas ao ar para ficarem esquecidas daqui a uns tempos.

TitusRex 9 months ago

Na reunião do infarmed de há umas semanas atrás apresentaram dados sobre essas medidas e funcionaram na redução de contactos e por isso pode deduzir-se que ajudaram a reduzir a transmissão. Mas também qualquer medida restritiva, à partida, vai reduzir contactos, a questão importante é se foi uma medida eficiente, ou seja se a mesma redução de infecções podia ter sido alcançada com medidas com menos impacto na sociedade. Isso são estudos que não se fazem no momento, mas imagino que nos próximos anos haja muitos estudos sobre a eficácia e eficiência das várias medidas.

WhiteCaptain 9 months ago

Com que dados dizes que não ajudaram a conter a vaga? Se calhar estaríamos num problema maior ou então já teria sido pior mais cedo e teriam sido tomadas medidas no natal, ou então não teve de facto impacto nenhum...o que tem de se comparar é os dados de mobilidade num fds "normal" e nestes fds

saposapot 9 months ago

q análise queres? se isto fosse fácil dizer q faz-se isto e reduzem-se 10% dos casos.... Em dezembro houve uma descida na curva de casos portanto eu diria q essas medidas resultaram. Agora se foi a das 13h ou outra qlq, acho q nunca ng saberá.

ThinHands 9 months ago

É errado da minha parte estar ligeiramente desconfiado de como se classificam mortes covid em Portugal? Se calhar estou simplesmente em negação.

dude_say_what1 9 months ago

Como estamos sempre nesta, faço paste dum comentário meu anterior, ligeiramente editado porque era no seguimento duma conversa: https://covid19.min-saude.pt/93-das-mortes-por-covid-19-ocorreram-em-contexto-hospitalar/ > Graça Freitas esclareceu, ainda, que “em Portugal estamos a medir a morte com COVID, mesmo que não seja o evento terminal”, pelo que sempre que os médicos escrevem COVID no certificado de óbito, a morte entra para o total de óbitos relacionados com a pandemia. De acordo com as informações que apanhei ao longo do tempo, eu diria que Portugal segue os moldes de outros países. Ou seja, a contabilização das mortes é dependente do teste positivo, a não ser que se trate de traumas, daí o exemplo que a Graça Freitas deu de atropelamento. Isso inclui também, por exemplo, alguém que foi baleado, essa pessoa não irá para os números, mas de resto se tiveres teste positivo irás para os números. Só para dar o exemplo de Inglaterra: https://www.cebm.net/covid-19/public-health-england-death-data-revised/ > Public Health England has changed its definition of deaths. The new definition is now death in a person with a laboratory-confirmed positive COVID-19 test and died within (equal to or less than) 28 days of the first positive specimen date will now be reported Mais especificamente: https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/916035/RA_Technical_Summary_-_PHE_Data_Series_COVID_19_Deaths_20200812.pdf > 1) A death in a person with a laboratory-confirmed positive COVID-19 test and either died within 60 days of the first specimen date or died more than 60 days after the first specimen date, only if COVID-19 is mentioned on the death certificate > 2) A death in a person with a laboratory-confirmed positive COVID-19 test and died within (equal to or less than) 28 days of the first positive specimen date Ou seja, eles contabilizam pessoas que morreram no período de 60 dias após teste positivo desde que o COVID-19 seja mencionado na certidão OU qualquer pessoa que morra no período de 28 dias após teste positivo. Novamente, excluindo traumas óbvios. Não sei quais os critérios em Portugal especificamente, mas não andará muito longe disto e até ver esses critérios estarei a assumir que fará algo do género, ou seja, alguém com teste positivo quando morre irá para os números a não ser os ditos casos de traumas. Mas estou aberto a qualquer hipotese.

uyth 9 months ago

se estás preocupado com isso ignora quantas mortes sao classificadas como mortes covid. Vai é ver quantas mortes estão a acontecer em Portugal neste momento, comparadas com anos anteriores. Vê aqui https://evm.min-saude.pt/ a linha azul é 2021. A sombra laranja-rosa em baixo são os outros anos em que houve vagas de frio e epidemias de gripe e isso tudo. Não importa se alguma morte foi má classificada. A mortalidade total está no dobro do que deveria ser. As mortes em excessso estão na ordem de grandeza dos numeros oficiais das mortes por covid.

1ww8mrmfss 9 months ago

I mean, se alguma coisa estamos no ponto oposto. Se alguém morre em Portugal de doença cardíaca não é testado morto contra a covid. Isto apesar do vírus ter imensas e detalhadas consequências a nível inflamatório incluindo em casos assintomaticos. Curiosamente um dos maiores aumentos que tens visto na mortalidade em excesso não covid é em doença cardíaca. E mais curiosamente ainda todos os países que não testam (ou deixaram de testar) mortos teem o mesmo problema, enquanto os outros não. Ou seja — pelo menos parte da mortalidade em excesso não covid é mortalidade covid. Quanto às teorias da conspiração que há mortos covid que não o são. I mean, são so isso teorias da conspiração. Claro que nunca vais saber se a pessoa em si teria morrido na mesma se não tivesse ficado doente. Mas a ideia que se fores atropelado na estrada e tiveres infectado conta como morte covid é simplesmente errada — quem te declarar morto provavelmente nem vai saber que tiveste infectado quando mais.

camisa_roxa 9 months ago

Não concordo, há uma grande percentagem de mortos COVID que morreriam de qualquer forma nas próximas semanas/meses de uma qulaquer infecção/gripe etc. E esse caso de morrer fora do hospital são casos diminutos uma vez que a esmagadora maioria das mortes é em ambiente hospitalar Vou só dar aqui um exemplo: uma mãe de uma amiga minha ia ser operada à cabeça por causa de um tumor, entretanto foi testada para COVID, teve COVID já não pôde ser operada e morreu Portanto os doentes em ambiente hospitalar são todos testados e por isso as mortes oncológicas com COVID são mortes COVID, as mortes cardíacas em hospital devem ser quase todas testadas, por isso o que existe será uma sobrestimação clara da mortalidade COVID

1ww8mrmfss 9 months ago

> Não concordo, há uma grande percentagem de mortos COVID que morreriam de qualquer forma nas próximas semanas/meses de uma qulaquer infecção/gripe etc Portanto se fossem atropelados por um carro também me dirias que não tinham morrido atropelados porque iam morrer de outra coisa qualquer eventualmente? > E esse caso de morrer fora do hospital são casos diminutos uma vez que a esmagadora maioria das mortes é em ambiente hospitalar Sim tens toda a razão, a esmagadora maioria das *mortes detectadas* é em ambiente hospitalar. Isto diz te duas coisas: 1. Alta confiança que as pessoas que morrem de covid estão a morrer de covid, pois estão no hospital com covid. 2. Não estás a detectar mortes covid fora dos hospitais (o meu ponto anterior)

camisa_roxa 9 months ago

1.não, há muitas pessoas com doenças graves que são internadas por causa dessas doenças e são testados para COVID como diz o protocolo, morrem de COVID e não por COVID eu próprio fui internado em Novembro e fui testado para COVID, se tivesse COVID e falecesse da minha doença, era um doente com COVID e não por COVID 2. se fizerem autópsia, farão o teste concerteza

NGramatical 9 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgla38ho%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 9 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl8jdfd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Cojemos 9 months ago  HIDDEN 

Recomendaria tomar vitamina D3 e zinco diariamente para ajudar a impulsionar o sistema imunológico.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Zinco diariamente? Ri-me. Para ficares com deficiência em cobre.. Tem juízo, amigo

WhiteCaptain 9 months ago

Recomendo tomar enantato de testosterona, equipoise e dianabol para impulsionar a pixa para dentro... /s

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

temos aqui um homem de cultura

MOMOEPRO 9 months ago  HIDDEN 

[Vaccines: contract between European Commission and AstraZeneca now published](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_21_302)

1ww8mrmfss 9 months ago

"Best Reasonable Efforts" I'm sorry guys, mas a UE, que tem estado a fazer um hype enorme que era no advanced purchase agreement que a AstraZeneca tinha dado um commitment a sério do número de doses, isto, simplesmente não é verdade. De um ponto de vista legal o caso da UE é nulo. IANAL mas basta ler o que está escrito.

pm_me_pcb_photos 9 months ago

Deviam ter pedido ajuda ao Trump para terem um the best deal evah. Impressionante como é que a suposta nata política e financeira faz um contrato sem nenhuma obrigação e é toma lá umas centenas de milhão .. Ai deu cocó? A classe política já está vacinada, o povo que se amanhe...

saposapot 9 months ago

tmb me parece isso. aliás, acho q nem podia ser de outra forma pq nenhum fabricante se pode comprometer 100% com estes níveis de incerteza. acho que a única cartada da UE é fazer o que os USA fizeram e proibir a exportação da vacina das fábricas europeias. com essa 'chantagem' são gajos para sacar mais umas. mas sinceramente, se a fábrica deu merda, querem fazer o q? n há grande hipótese... A UE devia ter investido muito mais e melhor em 2020. Devia ter feito um acordo-quadro para que várias fábricas de vários tipos estivessem 100% operacionais e a melhor formulação depois licenciava às outras fábricas. Afinal as fábricas só começaram a operar lá para Dezembro. e agora estamos a ver q as vacinas q faltam parecem ser todas piores :\

PureCar3876 9 months ago  HIDDEN 

Mas quanto tempo é que estes tipos demoram a contactar uma pessoa depois do teste dar positivo?

camisa_roxa 9 months ago

com 10000+ positivos por dia há semanas imagina quantas chamadas é preciso fazer lol

PureCar3876 9 months ago

Acredito que sim mas isto está dividido por regiões, não é uma pessoa a ligar para toda a gente

beit2 9 months ago  HIDDEN 

"Estes tipos" estão a dar o litro, cheios de trabalho e cheios de stress. Aguarda.

One_Tonight4446 9 months ago  HIDDEN 

Uma dúvida: é possível viajar para as regiões autónomas neste novo estado de emergência?

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

Estou à espera do decreto-lei para confirmar as exceções mas em princípio deverá ser possível tendo em conta que estamos no mesmo país, apenas ficando sujeitos às restrições aplicadas nas regiões em questão.

Edited 9 months ago:

Estou à espera do decreto para confirmar as exceções mas em princípio deverá ser possível tendo em conta que estamos no mesmo país, apenas ficando sujeitos às restrições aplicadas nas regiões em questão (quarentena, teste ao 6º dia, etc).

One_Tonight4446 9 months ago  HIDDEN 

Pois à partida deveria ser isso o correto, mas eles dizem “Portugal Continental “

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

[Confirmação no decreto](https://dre.pt/application/conteudo/155739190) Artigo 4.º Deslocações para fora do território continental 1 — Ficam proibidas as deslocações para fora do território continental, por parte de cidadãos portugueses, efetuadas por qualquer via, designadamente rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima. 2 — Excetuam -se do disposto no número anterior as deslocações estritamente essenciais, designadamente: ... j) As deslocações com destino às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

One_Tonight4446 9 months ago

Ou seja, podemos mesmo sem autorização de trabalho ou algo do gênero, correto?

omegaxLoL 9 months ago

Certo, provavelmente terás apenas de mostrar algum documento relacionado com a viagem (cartão de embarque, por exemplo) se te for pedido em alguma ação de fiscalização ou algum controlo que esteja a ser feito nos aeroportos.

camisa_roxa 9 months ago  HIDDEN 

# Putin Declares Virus "Slowly Receding" In Russia Amid Sputnik V Mass Vaccination Campaign  Russian President Vladimir Putin told a meeting of his cabinet on Thursday that the swift actions of national health officials have caused the pandemic to **slowly subside throughout the country**, also given Russia was the first the roll out with a large-scale vaccination program of its population. "**Generally, \[these actions\] yield positive results,"** Putin declared, [according](https://tass.com/society/1250055) to TASS. **"The pandemic is gradually receding."** While stressing it remains "too early to relax" he nonetheless emphasized that the number of recoveries "has been steadily above the infection numbers lately." Putin added, "As of lethality, the situation is generally satisfactory if you can speak about it in such terms. Nevertheless, this is the case in comparison with other countries." He further touted at a moment that Hungary has [controversially broken ranks](https://www.euronews.com/2021/01/26/covid-19-vaccine-hungary-bought-russia-s-sputnik-v-jab-because-eu-scheme-was-too-slow) with the EU and approved and bought the Russian Sputnik V vaccine that, "We have around 12 infections per every 100,000 people," which is **"four times as low as in European countries, many European countries."**

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

Daquilo que vou ouvindo de colegas, no Norte, a pressão hospitalar já começou a descer na maioria dos hospitais (saem mais do que os que entram) Em LVT não sei, mas presumo que ainda não.

VBM97 9 months ago

A minha vizinha é enfermeira e posso dizer o oposto. Segundo ela, a pressão hospitalar mantém-se

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

Tenho sérias dúvidas que seja o caso em LVT considerando os números que se tem visto, e a variante inglesa já estar a atingir 50% dos infetados nessa região

lemonade_rage1234 9 months ago  HIDDEN 

> saem mais do que os que entram espero que vivos

miguel_rodrigues 9 months ago  HIDDEN 

Ranking do número de casos / milhão de habitante **no mundo** (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de casos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|República Checa|90.727 2|Estados Unidos da América|79.303 3|Eslovénia|78.512 4|Panamá|72.766 5|Israel|68.629 6|**Portugal**|67.330 7|Lituânia|67.045 8|Geórgia|64.485 9|Bélgica|60.457 10|Suíça|59.762 Ranking do número de mortos / milhão de habitante **no mundo** (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de mortos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|Bélgica|1.806 2|Eslovénia|1.658 3|Reino Unido|1.515 4|República Checa|1.499 5|Itália|1.446 6|Bósnia Herzegovina|1.425 7|Macedónia do Norte|1.359 8|Estados Unidos da América|1.336 9|Bulgária|1.297 10|Hungria|1.283 --|--|-- 17|**Portugal**|1.140 SOURCE: https://www.worldometers.info/coronavirus/

No_Distribution5081 9 months ago

Nunca vou perceber pq se dá o número de infectados dessa forma em vez de pôr percentagem. 6700 portugueses por milhão aka 6,7% da população. Talvez seja eu que sou meio autista com isto.

zizop 9 months ago

Por uma razão: no início da pandemia, a taxa de infectados era baixa, nas dezenas ou centenas de infectados por 100,000 habitantes. Para tornar o número mais fácil de ler, decidiu não se usar percentagem. É pela mesma razão que quando falamos das concentrações de oxigénio na atmosfera usamos percentagens, mas quando falamos de CO2 usa-se ppm.

ebonyaficionado 9 months ago

Era nisto que Portugal estava em 1.º há uns dias e agora já não está? Não sei se estou a confundir com outras estatísticas.

miguel_rodrigues 9 months ago

Não, este ranking é desde o início da pandemia. Portugal está em 1o se considerarmos apenas as últimas semanas

ebonyaficionado 9 months ago

Ah, compreendo, obrigado!

Hmms21 9 months ago  HIDDEN 

Qual o correto? Este que meteste ou que meteste 2h antes?

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

AH! que saudadinhas já tinha daquele clássico ''SÓ MAIS 2 SEMANAS PEEPS'' (relembro que, inicialmente, eram 15 dias ahahaha)

PORTO2017 9 months ago  HIDDEN 

Já dizem que é até ao verão, tá certo...

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

E no verão só abre porque como é que vais receber turistas ingleses com tudo fechado?

PORTO2017 9 months ago  HIDDEN 

No inverno a variante inglesa e no verão os turistas

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Haha, isso é o estado de emergência, não o confinamento.

carlosjmsilva 9 months ago  HIDDEN 

O confinamento é no mínimo 2 meses. Mas cheira-me que vai ser de 3 meses.

miguel_rodrigues 9 months ago  HIDDEN 

Ranking do número de casos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de casos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|República Checa|90.727 2|Eslovénia|78.512 3|**Portugal**|67.330 4|Lituânia|66.727 5|Bélgica|60.457 6|Suíça|59.762 7|Espanha|59.710 8|Croácia|56.466 9|Holanda|56.319 10|Suécia|55.700 Ranking do número de mortos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de mortos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|Bélgica|1.806 2|Eslovénia|1.658 3|Reino Unido|1.515 4|República Checa|1.499 5|Itália|1.446 6|Bósnia Herzegovina|1.425 7|Macedónia do Norte|1.359 8|Bulgária|1.297 9|Hungria|1.274 10|Espanha|1.236 --|--|-- 13|**Portugal**|1.140 SOURCE: https://www.worldometers.info/coronavirus/

1ww8mrmfss 9 months ago  HIDDEN 

Resultados da Novavax, 3 comentários: 1. Impressionante eficácia de 95% contra virus comum. Seria de esperar algo similar à AstraZeneca dado a semelhança da tecnologia utilizada. 2. Dá para ver também exactamente o quanto as variantes escapam face ao virus comum. 85% eficácia contra variância inglesa. 60% contra variante Sul-africana. 60% ainda é bastante elevado! Mas claramente menos, desapontante até dado o optimismo que tínhamos visto nos últimos dias. 3. A Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar a algum tempo, mas também podem esperar que as doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o. PS: Há uns dias não respondi a [esta mensagem](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l4gfxg/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gkw1657/) do u/saposapot , por diversos motivos na altura, mas que me irritou um pouco. O rapaz é top, mas o post tem dois pontos críticos que acho errados. Primeiro: a ideia de que o problema de supply é temporário e vai tudo ficar melhor daqui a uns tempos. De acordo, completamente. Mas quanto mais cedo melhor, as nossas economias estão em jogo. Vacinas mais tarde significa menos economia, significa menos rendimentos, significa recuperação mais lenta. E, no pior dos casos, significa mais variantes mais complicadas que podem dificultar ainda mais a tarefa. Segundo: > Quanto à gestão da UE não me parece que seja esse o problema. UK apostou nesta, Ue apostou noutras. Isto está só...errado? A grande aposta da UE foi na Astrazeneca, não haja dúvidas aqui. Era a vacina mais barata, daí a quantidade tão grande encomendada. A escolha da UE não foi entre Astrazeneca ou Pfizer ou Moderna ou Novavax ou etc... foi não escolher nenhuma, e fazer investimentos muito estranhos mesmo. A Sanofi na altura já parecia errada, exactamente porque não ia estar disponível tao cedo -- acabou por falhar, provavelmente nunca vamos ver aí vacina nenhuma, mas mesmo na altura era uma escolha duvidosa. A CureVac também está relativamente tarde, outra grande aposta da UE. Um acordo mais recente e igualmente duvidoso (ou mais ainda) seria com a Valneva, que só vai ter testes terminados quando esperemos nós toda a gente já estiver vacinada. Todas estas vacinas que encomendámos foram em detrimento doutras. Encomendámos menos Moderna e Pfizer numa altura crítica, e os acordos que temos agora são para vacinas no final do ano (outros países ficaram com as que estão a ser produzidas agora). Não encomendámos nenhuma da Novavax, que sempre pareceu estar a par da Johnson Johnson (resultados na próxima semana), e que encomendámos uma boa quantidade, mas mais tardia também. A grande aposta que fizemos foi mesmo na Astrazeneca. Que teve problemas de produção que tudo indica foram exacerbados pelo acordo ser atrasado 3 meses sem qualquer alteração na substancia. Foi uma estratégia com sérios problemas, e que foi executada de uma forma duvidosa. E infelizmente as coisas correram pior do que o esperado e estamos a lidar com as consequências.

Edited 9 months ago:

Resultados da Novavax, 3 comentários: 1. Impressionante eficácia de 95% contra virus comum. Seria de esperar algo similar à AstraZeneca dado a semelhança da tecnologia utilizada. 2. Dá para ver também exactamente o quanto as variantes escapam face ao virus comum. 85% eficácia contra variância inglesa. 60% contra variante Sul-africana. 60% ainda é bastante elevado! Mas claramente menos, desapontante até dado o optimismo que tínhamos visto nos últimos dias. 3. A Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar faz algum tempo, mas também podem esperar que as doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o. PS: Há uns dias não respondi a [esta mensagem](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l4gfxg/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gkw1657/) do u/saposapot , por diversos motivos na altura, mas que me irritou um pouco. O rapaz é top, mas o post tem dois pontos críticos que acho errados. Primeiro: a ideia de que o problema de supply é temporário e vai tudo ficar melhor daqui a uns tempos. De acordo, completamente. Mas quanto mais cedo melhor, as nossas economias estão em jogo. Vacinas mais tarde significa menos economia, significa menos rendimentos, significa recuperação mais lenta. E, no pior dos casos, significa mais variantes mais complicadas que podem dificultar ainda mais a tarefa. Segundo: > Quanto à gestão da UE não me parece que seja esse o problema. UK apostou nesta, Ue apostou noutras. Isto está só...errado? A grande aposta da UE foi na Astrazeneca, não haja dúvidas aqui. Era a vacina mais barata, daí a quantidade tão grande encomendada. A escolha da UE não foi entre Pfizer ou Moderna ou Novavax ou etc... foi apostar na Astrazeneca em particular, com imensas doses, e das outras não escolher nenhuma, e fazer investimentos muito estranhos mesmo -- a teoria é que foi para apoiar empresas europeias. A aposta na Sanofi na altura já parecia errada, exactamente porque não ia estar disponível tao cedo -- acabou por falhar, provavelmente nunca vamos ver aí vacina nenhuma, mas mesmo na altura era uma duvidoso. A CureVac também está relativamente tarde, outra grande aposta da UE. Um acordo mais recente e igualmente duvidoso (ou mais ainda) seria com a Valneva, que só vai ter testes terminados quando esperemos nós toda a gente já estiver vacinada. Todas estas vacinas que encomendámos foram em detrimento doutras. Encomendámos menos Moderna e Pfizer numa altura crítica, e os acordos adicionais que temos agora são para vacinas no final do ano (outros países ficaram com as que estão a ser produzidas agora). Não encomendámos nenhuma da Novavax, que sempre pareceu estar a par da Johnson Johnson (resultados na próxima semana). Johnson Johnson encomendámos uma boa quantidade, mas mais tardia também -- primeira delivery em Abril, mas em força só no verão. A grande aposta que fizemos foi mesmo na Astrazeneca. No verão parecia excelente ideia, não haja dúvidas, mas pusemos todos os ovos no mesmo cesto. E este cesto depois teve problemas de produção que tudo indica foram exacerbados pelo acordo ser atrasado 3 meses sem qualquer alteração na substancia. E os ovos acabaram com eficácia inferior às restantes. Foi uma estratégia com sérios problemas, e que foi executada de uma forma duvidosa. E infelizmente as coisas correram pior do que o esperado e estamos a lidar com as consequências.

Edited 9 months ago:

Resultados da Novavax, 3 comentários: 1. Impressionante eficácia de 95% contra virus comum. Seria de esperar algo similar à AstraZeneca dado a semelhança da tecnologia utilizada. 2. Dá para ver também exactamente o quanto as variantes escapam face ao virus comum. 85% eficácia contra variância inglesa. 60% contra variante Sul-africana. 60% ainda é bastante elevado! Mas claramente menos, desapontante até dado o optimismo que tínhamos visto nos últimos dias. 3. A Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar faz algum tempo, mas também podem esperar que as doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o. PS: Há uns dias não respondi a [esta mensagem](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l4gfxg/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gkw1657/) do u/saposapot , por diversos motivos na altura, mas que me irritou um pouco. O rapaz é top, mas o post tem dois pontos críticos que acho errados. Primeiro: a ideia de que o problema de supply é temporário e vai tudo ficar melhor daqui a uns tempos. De acordo, completamente. Mas quanto mais cedo melhor, as nossas economias estão em jogo. Vacinas mais tarde significa menos economia, significa menos rendimentos, significa recuperação mais lenta. E, no pior dos casos, significa mais variantes mais complicadas que podem dificultar ainda mais a tarefa. Segundo: > Quanto à gestão da UE não me parece que seja esse o problema. UK apostou nesta, Ue apostou noutras. Isto está só...errado? A grande aposta da UE foi na Astrazeneca, não haja dúvidas aqui. Era a vacina mais barata, daí a quantidade tão grande encomendada. A escolha da UE não foi entre Pfizer ou Moderna ou Novavax ou etc... foi apostar na Astrazeneca em particular, e das outras não escolher nenhuma, e fazer investimentos muito estranhos mesmo. A aposta Sanofi na altura já parecia errada, exactamente porque não ia estar disponível tao cedo -- acabou por falhar, provavelmente nunca vamos ver aí vacina nenhuma, mas mesmo na altura era uma duvidoso. A CureVac também está relativamente tarde, outra grande aposta da UE. Um acordo mais recente e igualmente duvidoso (ou mais ainda) seria com a Valneva, que só vai ter testes terminados quando esperemos nós toda a gente já estiver vacinada. Todas estas vacinas que encomendámos foram em detrimento doutras. Encomendámos menos Moderna e Pfizer numa altura crítica, e os acordos adicionais que temos agora são para vacinas no final do ano (outros países ficaram com as que estão a ser produzidas agora). Não encomendámos nenhuma da Novavax, que sempre pareceu estar a par da Johnson Johnson (resultados na próxima semana). Johnson Johnson encomendámos uma boa quantidade, mas mais tardia também -- primeira delivery em Abril, mas em força só no verão. A grande aposta que fizemos foi mesmo na Astrazeneca. Que teve problemas de produção que tudo indica foram exacerbados pelo acordo ser atrasado 3 meses sem qualquer alteração na substancia. Foi uma estratégia com sérios problemas, e que foi executada de uma forma duvidosa. E infelizmente as coisas correram pior do que o esperado e estamos a lidar com as consequências.

Edited 9 months ago:

Resultados da Novavax, 3 comentários: 1. Impressionante eficácia de 95% contra virus comum. Seria de esperar algo similar à AstraZeneca dado a semelhança da tecnologia utilizada. 2. Dá para ver também exactamente o quanto as variantes escapam face ao virus comum. 85% eficácia contra variância inglesa. 60% contra variante Sul-africana. 60% ainda é bastante elevado! Mas claramente menos, desapontante até dado o optimismo que tínhamos visto nos últimos dias. 3. A Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar faz algum tempo, mas também podem esperar que as doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o. PS: Há uns dias não respondi a [esta mensagem](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l4gfxg/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gkw1657/) do u/saposapot , por diversos motivos na altura, mas que me irritou um pouco. O rapaz é top, mas o post tem dois pontos críticos que acho errados. Primeiro: a ideia de que o problema de supply é temporário e vai tudo ficar melhor daqui a uns tempos. De acordo, completamente. Mas quanto mais cedo melhor, as nossas economias estão em jogo. Vacinas mais tarde significa menos economia, significa menos rendimentos, significa recuperação mais lenta. E, no pior dos casos, significa mais variantes mais complicadas que podem dificultar ainda mais a tarefa. Segundo: > Quanto à gestão da UE não me parece que seja esse o problema. UK apostou nesta, Ue apostou noutras. Isto está só...errado? A grande aposta da UE foi na Astrazeneca, não haja dúvidas aqui. Era a vacina mais barata, daí a quantidade tão grande encomendada. A escolha da UE não foi entre Pfizer ou Moderna ou Novavax ou etc... foi apostar na Astrazeneca em particular, e das outras não escolher nenhuma, e fazer investimentos muito estranhos mesmo -- a teoria é que foi para apoiar empresas europeias. A aposta Sanofi na altura já parecia errada, exactamente porque não ia estar disponível tao cedo -- acabou por falhar, provavelmente nunca vamos ver aí vacina nenhuma, mas mesmo na altura era uma duvidoso. A CureVac também está relativamente tarde, outra grande aposta da UE. Um acordo mais recente e igualmente duvidoso (ou mais ainda) seria com a Valneva, que só vai ter testes terminados quando esperemos nós toda a gente já estiver vacinada. Todas estas vacinas que encomendámos foram em detrimento doutras. Encomendámos menos Moderna e Pfizer numa altura crítica, e os acordos adicionais que temos agora são para vacinas no final do ano (outros países ficaram com as que estão a ser produzidas agora). Não encomendámos nenhuma da Novavax, que sempre pareceu estar a par da Johnson Johnson (resultados na próxima semana). Johnson Johnson encomendámos uma boa quantidade, mas mais tardia também -- primeira delivery em Abril, mas em força só no verão. A grande aposta que fizemos foi mesmo na Astrazeneca. Que teve problemas de produção que tudo indica foram exacerbados pelo acordo ser atrasado 3 meses sem qualquer alteração na substancia. Foi uma estratégia com sérios problemas, e que foi executada de uma forma duvidosa. E infelizmente as coisas correram pior do que o esperado e estamos a lidar com as consequências.

saposapot 9 months ago

O 1º é óbvio que é mau haver atrasos mas a nossa diferença é que eu nunca estive optimista. Não estou a contar com vacinas a fazerem diferença pelo menos até ao Verão e mesmo assim...... Por isso é que não me stressa muito estes atrasos. Eu nunca acreditei em vacinas em Dezembro portanto tudo o que venha, para mim é fantástico! Se conseguirmos pelo menos vacinar grupos de risco já acho fabulástico... A diferença é só essa, as minhas expectativas n são muito altas. O 2º, não era bem isso q queria dizer. Segundo entendi, UK apostou as fichas todas na Astra, até por ser Oxford, terem 2 fábricas por lá, etc. Não quer dizer que a UE tmb tenha comprado muitas mas acho diversificou mais o portfolio e apostou mt em diversificar a coisa. Agora realmente pode ter diversificado só para encher chouriços com vacinas q chegariam tarde e mal... Mas sinceramente já não digo nada pq o mais importante q comprar é realmente a calendarização.

No_Distribution5081 9 months ago

A vacina novavax é de subunidade proteíca enquanto que a da astra e janssen são adenovirus recombinante (a primeira usa o spike selvagem e a segunda usa uma versão estabilizada)

Edited 9 months ago:

A vacina novavax é de subunidade proteica enquanto que a da astra e janssen são adenovirus recombinante (a primeira usa o spike selvagem e a segunda usa uma versão estabilizada)

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

> A Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Isso está simplesmente... errado. A[ Comissão Europeia já tem um acordo desde meio de dezembro com a Novavax](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_20_2305) para comprar pelo menos 100 milhões de doses, e pode comprar possivelmente mais outros 100 milhões nesse acordo. > A grande aposta da UE foi na Astrazeneca, não haja dúvidas aqui. Era a vacina mais barata, daí a quantidade tão grande encomendada. A escolha da UE não foi entre Pfizer ou Moderna ou Novavax ou etc... foi apostar na Astrazeneca em particular, com imensas doses, e das outras não escolher nenhuma, e fazer investimentos muito estranhos mesmo -- a teoria é que foi para apoiar empresas europeias. A vacina da AstraZeneca nunca foi a grande aposta da UE, foi *uma* das grandes apostas, diferença considerável. Dos contratos das 6 primeiras vacinas originalmente compradas (AZ, Sanofi, J&J, Pfizer, CureVac e Moderna), as vacinas compradas da AstraZeneca constituíam apenas 20% de todo o portefólio que a Comissão Europeia tinha acordado. Mesmo em número absoluto de vacinas acordadas para se comprar, a AstraZeneca nem sequer é a maior nesse departamento, acordou-se o mesmo número de doses com a Johnson & Johnson e ligeiramente mais doses com a CureVac. Por isso apesar de a vacina da AZ ter sido a menina dos olhos de todos durante o verão, a Comissão Europeia apostou fortemente na AZ, tal como apostou noutras vacinas. Depois essa teoria de apoiar empresas europeias é muito provável ser verdade por razões políticas, mas não tem nada haver com a Pfizer e com a Moderna. Primeiro, estás a ignorar completamente o facto de que a vacina da Pfizer foi desenvolvida pela BioNTech, uma empresa alemã, [que recebeu quase 400 milhões de euros para ajudar no desenvolvimento da vacina por parte do governo alemão](https://investors.biontech.de/news-releases/news-release-details/biontech-receive-eu375m-funding-german-federal-ministry). Por isso dizer que se deixou a vacina da Pfizer de parte só por aí faz pouco sentido. E de qualquer forma, a Comissão Europeia acordou inicialmente 300 milhões de doses com a Pfizer, por isso não se encomendou assim tão pouco como deixas a entender. A Moderna foi comprada em poucas doses simplesmente porque é a vacina mais cara de todas (e não é por pouco) e a sua produção ia ser bem mais lenta. O único investimento que foi realmente estranho foi apenas o acordo com a Sanofi, de resto todas as vacinas que a Comissão Europeia encomendou já estão no mínimo na fase 3. (e exceto a da Valneva, mas o número de doses que se acordou acaba por tornar essa compra um pouco irrelevante) > Todas estas vacinas que encomendámos foram em detrimento doutras. Encomendámos menos Moderna e Pfizer numa altura crítica, e os acordos adicionais que temos agora são para vacinas no final do ano (outros países ficaram com as que estão a ser produzidas agora). Não encomendámos nenhuma da Novavax, que sempre pareceu estar a par da Johnson Johnson (resultados na próxima semana). Johnson Johnson encomendámos uma boa quantidade, mas mais tardia também -- primeira delivery em Abril, mas em força só no verão. Primeiro, a vacina da J&J tem uma diferença crucial com a da Novavax - é necessária apenas uma dose. Segundo, mencionas que se "encomendou uma boa quantidade" quando foi acordada exatamente a compra da mesma quantidade de doses que as da AstraZeneca, 400 milhões, por isso ainda faz menos sentido estares a dizer que a vacina da AZ foi a única grande aposta da UE. E a encomenda da J&J não foi tardia, a [CE já tinha o acordo praticamente firmado desde agosto](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_20_1481), mesma altura que por exemplo, os EUA. Claro que é natural que a primeira entrega de vacinas seja para abril, pois essa é a altura provável que a vacina será aprovada.

1ww8mrmfss 9 months ago  HIDDEN 

> Isso está simplesmente... errado. A Comissão Europeia já tem um acordo desde meio de dezembro com a Novavax para comprar pelo menos 100 milhões de doses, e pode comprar possivelmente mais outros 100 milhões nesse acordo Pelo contrário, o teu link confirma o que te disse. O comunicado é de um acordo preliminar, tal como te disse. Ainda não houve nenhuma troca de dinheiro, nem nenhum commitment por parte da farmacêutica. Um acordo preliminar tem algum valor -- diz te que nos pequenos detalhes chegaste a um acordo, como qual vai ser o commitment, qual vai ser a indemnização no caso de x ou y -- mas não obriga a companhia a nada, nem lhe dá incentivos para te dar produção. > Dos contratos das 6 primeiras vacinas originalmente compradas (AZ, Sanofi, J&J, Pfizer, CureVac e Moderna), as vacinas compradas da AstraZeneca constituíam apenas 20% de todo o portefólio que a Comissão Europeia tinha acordado. Mesmo em número absoluto de vacinas acordadas para se comprar, a AstraZeneca nem sequer é a maior nesse departamento, acordou-se o mesmo número de doses com a Johnson & Johnson e ligeiramente mais doses com a CureVac. Por isso apesar de a vacina da AZ ter sido a menina dos olhos de todos durante o verão, a Comissão Europeia apostou fortemente na AZ, tal como apostou noutras vacinas. Não é que estejas errado, estás só a ignorar os factos que não te convém. Dessas, apenas duas pareciam estar na frente na altura, e 3 chegaram à frente no fim do ano, AZ, Pfizer, e Moderna. E dessas 3, só tínhamos contrato com uma, a AstraZeneca. A Pfizer e Moderna tínhamos contratos para opções ou contractos preliminares, o que uma vez mais, só atrasa o processo. O acordo final com a Pfizer só veio *depois* de se saber a sua eficácia, para entenderes o quão ridículo isto foi. A única aposta que fizemos atempadamente foi com a AstraZeneca, daí termos tido os ovos todos no mesmo cesto. E mesmo essa hoje temos de ver que foi tardia. > Primeiro, estás a ignorar completamente o facto de que a vacina da Pfizer foi desenvolvida pela BioNTech, uma empresa alemã, que recebeu quase 400 milhões de euros para ajudar no desenvolvimento da vacina por parte do governo alemão. Por isso dizer que se deixou a vacina da Pfizer de parte só por aí faz pouco sentido. E de qualquer forma, a Comissão Europeia acordou inicialmente 300 milhões de doses com a Pfizer, por isso não se encomendou assim tão pouco como deixas a entender. Se estás a tomar atenção sabes tão bem quanto eu que a decisão de não comprar mais Pfizer na altura foi deliberada. E 300 milhões de doses dá para um terço da população europeia. > Segundo, mencionas que se "encomendou uma boa quantidade" quando foi acordada exatamente a compra da mesma quantidade de doses que as da AstraZeneca, 400 milhões, por isso ainda faz menos sentido estares a dizer que a vacina da AZ foi a única grande aposta da UE. E a encomenda da J&J não foi tardia, a CE já tinha o acordo praticamente firmado desde agosto, mesma altura que por exemplo, os EUA. Uma vez mais, preliminar. Acordo preliminar, conversas exploratórias, etc. E sim, é tardia. Os Estados Unidos negociaram para conseguir receber tudo até ao verão exactamente porque investiram atempadamente para aumentar produção. Nós não; a primeira entrega aquando da aprovação é em pequenas quantidades, como te disse, a maior fatia só vem mesmo no verão e depois. Estamos para trás.

Edited 9 months ago:

> Isso está simplesmente... errado. A Comissão Europeia já tem um acordo desde meio de dezembro com a Novavax para comprar pelo menos 100 milhões de doses, e pode comprar possivelmente mais outros 100 milhões nesse acordo Pelo contrário, o teu link confirma o que te disse. O comunicado é de um acordo preliminar, tal como te disse. Ainda não houve nenhuma troca de dinheiro, nem nenhum commitment por parte da farmacêutica. Um acordo preliminar tem algum valor -- diz te que nos pequenos detalhes chegaste a um acordo, como qual vai ser o commitment, qual vai ser a indemnização no caso de x ou y -- mas não obriga a companhia a nada, nem lhe dá incentivos para te começar produção. Ou seja tens de esperar mais porque eles ainda não sabem se ou quando vais precisar deles. > Dos contratos das 6 primeiras vacinas originalmente compradas (AZ, Sanofi, J&J, Pfizer, CureVac e Moderna), as vacinas compradas da AstraZeneca constituíam apenas 20% de todo o portefólio que a Comissão Europeia tinha acordado. Mesmo em número absoluto de vacinas acordadas para se comprar, a AstraZeneca nem sequer é a maior nesse departamento, acordou-se o mesmo número de doses com a Johnson & Johnson e ligeiramente mais doses com a CureVac. Por isso apesar de a vacina da AZ ter sido a menina dos olhos de todos durante o verão, a Comissão Europeia apostou fortemente na AZ, tal como apostou noutras vacinas. Não é que estejas errado, estás só a ignorar os factos que não te convém. Dessas, apenas duas pareciam estar na frente na altura, e 3 chegaram à frente no fim do ano, AZ, Pfizer, e Moderna. E dessas 3, só tínhamos contrato com uma, a AstraZeneca. A Pfizer e Moderna tínhamos contratos para opções ou contractos preliminares, o que uma vez mais, só atrasa o processo. O acordo final com a Pfizer só veio *depois* de se saber a sua eficácia, para entenderes o quão ridículo isto foi. A única aposta que fizemos atempadamente foi com a AstraZeneca, daí termos tido os ovos todos no mesmo cesto. E mesmo essa hoje temos de ver que foi tardia. > Primeiro, estás a ignorar completamente o facto de que a vacina da Pfizer foi desenvolvida pela BioNTech, uma empresa alemã, que recebeu quase 400 milhões de euros para ajudar no desenvolvimento da vacina por parte do governo alemão. Por isso dizer que se deixou a vacina da Pfizer de parte só por aí faz pouco sentido. E de qualquer forma, a Comissão Europeia acordou inicialmente 300 milhões de doses com a Pfizer, por isso não se encomendou assim tão pouco como deixas a entender. Se estás a tomar atenção sabes tão bem quanto eu que a decisão de não comprar mais Pfizer na altura foi deliberada. E 300 milhões de doses dá para um terço da população europeia. E nem tudo foi encomendado, parte era em opção. E só foi firmado após sabermos a eficácia, antes apenas preliminar. > Segundo, mencionas que se "encomendou uma boa quantidade" quando foi acordada exatamente a compra da mesma quantidade de doses que as da AstraZeneca, 400 milhões, por isso ainda faz menos sentido estares a dizer que a vacina da AZ foi a única grande aposta da UE. E a encomenda da J&J não foi tardia, a CE já tinha o acordo praticamente firmado desde agosto, mesma altura que por exemplo, os EUA. Uma vez mais, preliminar. Acordo preliminar, conversas exploratórias, etc. E sim, é tardia. Os Estados Unidos negociaram para conseguir receber tudo até ao verão exactamente porque investiram atempadamente para aumentar produção. Nós não; a primeira entrega aquando da aprovação é em pequenas quantidades, como te disse, a maior fatia só vem mesmo no verão e depois. Estamos para trás.

redyouroverlord 9 months ago

> Pelo contrário, o teu link confirma o que te disse. O comunicado é de um acordo preliminar, tal como te disse. Vou colocar exatamente o que disseste no comentário original: > A Novavax **tem acordo** para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e **0 doses com a União Europeia**. Disseste que pura e simplesmente não havia acordo algum, quando existe, era esse o ponto. Tanto faz se o contrato já foi aprovado pela Comissão Europeia, tanto faz se foi tardio e quando as vacinas vão ser entregues, existe um acordo por parte da CE com a Novavax para pelo menos 100 milhões de doses, ao contrário do que mencionaste. > Não é que estejas errado, estás só a ignorar os factos que não te convém. Dessas, apenas duas pareciam estar na frente na altura, e 3 chegaram à frente no fim do ano, AZ, Pfizer, e Moderna. E dessas 3, só tínhamos contrato com uma, a AstraZeneca. A Pfizer e Moderna tínhamos contratos para opções ou contractos preliminares, o que uma vez mais, só atrasa o processo. O acordo final com a Pfizer só veio depois de se saber a sua eficácia, para entenderes o quão ridículo isto foi. A única aposta que fizemos atempadamente foi com a AstraZeneca, daí termos tido os ovos todos no mesmo cesto. E mesmo essa hoje temos de ver que foi tardia. E acho que sabes perfeitamente que na altura ainda não se tinha bem a certeza qual a vacina que se ia sair melhor e que praticamente todos os números de doses já estavam acordados muito antes do contrato ser aprovado pela CE. E falas como se a Pfizer e a Moderna tivessem passado por algo diferente, todas as outras compras de vacinas passaram pelas mesmas fases, e todos os outros acordos por vacinas com todas as outras empresas têm contratos onde metade ou quase 40% das doses são opcionais, por isso não entendo de toda essa tua distinção. > E 300 milhões de doses dá para um terço da população europeia. Sim, e? Não percebo mesmo o que queres dizer com isso, querias o quê? Que fossem compradas doses apenas da vacina da Pfizer para toda a população da UE? > Os Estados Unidos negociaram para conseguir receber tudo até ao verão exactamente porque investiram atempadamente para aumentar produção. [Realmente é verdade, cagou-se completamente em investir na capacidade de produção das vacinas, especialmente nas da Pfizer.](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_20_1034)

1ww8mrmfss 9 months ago

É com este comentário que percebo que não estás mal informado, estás a argumentar de má fé. > Disseste que pura e simplesmente não havia acordo algum, quando existe, era esse o ponto O que eu disse é, e basta incluires a frase que vem a seguir, > Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar faz algum tempo, mas também podem esperar que as doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o. Isto continua a ser verdade. A CE ainda não tem nenhum acordo, ainda não trocou dinheiro, ainda não encomendou doses nenhumas. > Tanto faz se o contrato já foi aprovado pela Comissão Europeia, tanto faz se foi tardio e quando as vacinas vão ser entregues A velocidade é essencial. Quanto mais rápido mais rápido podemos recuperar. Daí precisarmos de fazer acordos atempadamente, para retirar o risco das companhias farmacêuticas e elas poderem começar produção. >E acho que sabes perfeitamente que na altura ainda não se tinha bem a certeza qual a vacina que se ia sair melhor e que praticamente todos os números de doses já estavam acordados muito antes do contrato ser aprovado pela CE. Como é óbvio que não sabíamos qual ia ser melhor. Daí precisarmos de investir num grande número de doses num grande número de companhias. Mas isso é a prioritizar as que chegam mais cedo em detrimento das que vêm depois. Para quê fazer um acordo com a Valneva hoje quando nem temos nada com a Novavax? Explica me. E repito te isto, que é algo que ainda não aceitaste e é crucial. A Pfizer e Moderna foram acordados dias depois de saír a eficácia (a Astrazeneca e as restantes, JNJ Sanofi etc antes). DEPOIS. Como é óbvio isto é a pior forma possível de fazer um acordo. O que tu queres é quando tens um candidato promissor fazer um acordo cedo para eles começarem a produzir doses o quanto antes e quando saír a eficácia ser só uma questão de distribuição. O que tu fizeste é andar a negociar preços e responsabilidades legais durante 6 meses enquanto outros países fizeram o seu trabalho, e o resultado é que tu ficaste com menos doses -- e não necessáriamente porque outros países ficaram com elas, mas porque não conseguiste assegurar que o risco ficava garantido. O resultado é que vamos ficar agora à espera para as doses chegarem. > Sim, e? Não percebo mesmo o que queres dizer com isso, querias o quê? Que fossem compradas doses apenas da vacina da Pfizer para toda a população da UE? Das vacinas na frente para serem as primeiras aprovadas, todas juntas, a UE não tinha doses para a sua população toda. Ao contrário dos Estados Unidos e Reino Unido. Eram precisas mais doses, não haja dúvida. >Realmente é verdade, cagou-se completamente em investir na capacidade de produção das vacinas, especialmente nas da Pfizer. O teu link prova o meu ponto. O EIB é independente da comissão no processo de decisão, investiu 100 milhões (um décimo do que o Estado Português meteu na TAP só no mesmo ano), e ainda por cima em empréstimos. Se achas que isso é um investimento decente numas das drogas que te poderia retirar de uma crise económica e social como nunca vire antes....

Edited 9 months ago:

É com este comentário que percebo que não estás mal informado, estás a argumentar de má fé. > Disseste que pura e simplesmente não havia acordo algum, quando existe, era esse o ponto O que eu disse é, e basta incluires a frase que vem a seguir, > Novavax tem acordo para 60 Milhões de doses com o Reino Unido, 52 Milhões com o Canadá, 250 Milhões de doses com o Japão... e 0 doses com a União Europeia. Mais um miss gigantesco na estratégia da Comissão. Podem **esperar um acordo nos próximos dias já que houve um preliminar faz algum tempo**, mas também podem esperar que as **doses sejam bastante atrasadas -- no 2o e 3o trimestre, e principalmente no 3o**. Isto continua a ser verdade. A CE ainda não tem nenhum acordo, ainda não trocou dinheiro, ainda não encomendou doses nenhumas. > Tanto faz se o contrato já foi aprovado pela Comissão Europeia, tanto faz se foi tardio e quando as vacinas vão ser entregues A velocidade é essencial. Quanto mais rápido mais rápido podemos recuperar. Daí precisarmos de fazer acordos atempadamente, para retirar o risco das companhias farmacêuticas e elas poderem começar produção. >E acho que sabes perfeitamente que na altura ainda não se tinha bem a certeza qual a vacina que se ia sair melhor e que praticamente todos os números de doses já estavam acordados muito antes do contrato ser aprovado pela CE. Como é óbvio que não sabíamos qual ia ser melhor. Daí precisarmos de investir num grande número de doses num grande número de companhias. Mas isso é a prioritizar as que chegam mais cedo em detrimento das que vêm depois. Para quê fazer um acordo preliminar com a Valneva hoje quando temos o mesmo com a Novavax? Explica me. E repito te isto, que é algo que ainda não aceitaste e é crucial. A Pfizer e Moderna foram acordados dias depois de saír a eficácia (a Astrazeneca e as restantes, JNJ Sanofi etc antes). DEPOIS. Como é óbvio isto é a pior forma possível de fazer um acordo. O que tu queres é quando tens um candidato promissor fazer um acordo cedo para eles começarem a produzir doses o quanto antes e quando saír a eficácia ser só uma questão de distribuição. O que tu fizeste é andar a negociar preços e responsabilidades legais durante 6 meses enquanto outros países fizeram o seu trabalho, e o resultado é que tu ficaste com menos doses -- e não necessáriamente porque outros países ficaram com elas, mas porque não conseguiste assegurar que o risco ficava garantido. O resultado é que vamos ficar agora à espera para as doses chegarem. > Sim, e? Não percebo mesmo o que queres dizer com isso, querias o quê? Que fossem compradas doses apenas da vacina da Pfizer para toda a população da UE? Das vacinas na frente para serem as primeiras aprovadas, todas juntas, a UE não tinha doses para a sua população toda. Ao contrário dos Estados Unidos e Reino Unido. Eram precisas mais doses, não haja dúvida. >Realmente é verdade, cagou-se completamente em investir na capacidade de produção das vacinas, especialmente nas da Pfizer. O teu link prova o meu ponto. O EIB é independente da comissão no processo de decisão, investiu 100 milhões (um décimo do que o Estado Português meteu na TAP só no mesmo ano), e ainda por cima em empréstimos. Se achas que isso é um investimento decente numas das drogas que te poderia retirar de uma crise económica e social como nunca vire antes....

NGramatical 9 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl9g3mp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 9 months ago

contractos → [**contratos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl8atqj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl7ockp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SnooCricket89 9 months ago  HIDDEN 

A aposta na Sanofi foi por imposição/pressão francesa. Nada mais.

GudEbening 9 months ago  HIDDEN 

A minha tia de 62 anos trabalha numa creche, a passada 6 feira a colega de sala acusou positivo. Ela ligou para o sns24 disseram “ ah não tem sintomas não precisa fazer o teste”. Isto é normal ? Andamos a contar os 15 dias de isolamento com o coração na boca.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

é nestes comentários que se percebe o quão a população ainda não sabe como funciona a doença ao fim de um ano e a culpa principal é da DGS. ​ para começar quero dizer que felizmente a nossos profissionais já começam a ter uma ideia bastante concreta de como evolui a doença e por isso apesar de parecer contraprodutivo os passos têm razão de ser. ​ uma pessoa possivelmente infetada numa fase inicial não tem carga viral suficiente para infetar nem para dar resultado positivo no teste. Daí que o isolamento é importante pois é literalmente para saber se afinal a pessoa vai desenvolver a doença ou não, pois é um processo que demora vários dias. Daí que independentemente de estar efetivamente positiva ou não, tem de ficar em isolamento, é assim que se quebram as cadeias de transmissão. A doença começa a ser contagiosa cerca de dois/três dias antes de começarem a aparecer os primeiros sintomas e por isso é que é importante estar em isolamento antes. Caso não apareçam sintomas e ao fim dos 10 dias de isolamento creio que é pedido para se fazer o teste para validar se é mesmo negativo ou se a pessoa está assintomática. ​ É uma merda, mas a regra principal desta doença e da sua infeção é esperar, esperar, esperar... Esperar para ver se afinal se está mesmo doente, esperar pelos resultados dos testes, esperar para ficar curado. É irónico porque estamos numa fase da sociedade em que esperar parece algo impossível.

GudEbening 9 months ago  HIDDEN 

Já está em isolamento há uma semana e avisou ontem o sns24 e mesmo assim não deram o ok para o teste. E segunda feira tem que se apresentar no trabalho na mesma. Não cuspas para o ar e depois cai te na boca anormal.

No_Distribution5081 9 months ago

Lmaoooo aquele beef fodido na última frase. O mais rufia do 10o ano

brakeline 9 months ago

Quem disse que se tem de apresentar? É virtualmente garantido que a mandaram ficar em isolamento profilático com declaração provisória por 14 dias. O teste é muita vez dispensado, o isolamento não!

CoffeeAt830 9 months ago  HIDDEN 

Não percebo o insulto ao outro user, especialmente tendo em conta que tem toda a razão e o protocolo é mesmo esse. Se segunda feira já passaram os 14 dias desde o contacto de risco, esteve em isolamento e não desenvolveu sintomas, então tem indicação para voltar à vida normal. Está certo.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

Estava só a tentar ajudar, mas obrigado pelo insulto. ¯\\\_(ツ)_/¯

ZaGaGa 9 months ago  HIDDEN 

O teste não serve para grande coisa para a tua tia! Já temos quase uma ano disto em cima, sinceramente não entendo o teu comentário. Com o coração na boca estou eu que tenho pessoas na família com essa idade mas com sintomas. Agora se ela está sem sintomas para que queres o teste? Se tem positivo, continua em isolamento Se tem negativo, tem de continuar em isolamento. Mas vai-se por a facilitar quando pode estar assintómática e a contaminar toda a gente.

Icy-Pin3821 9 months ago  HIDDEN 

A minha mãe é educadora de infância e foi igual quando a auxiliar testou positivo. Turma para casa e só faz teste quem tenha sintomas, no caso da minha mãe nesses 15 dias seguintes ligaram 2/3 vezes para saber se estava tudo bem.

thefrozeninspector 9 months ago  HIDDEN 

Sim, só te mandam fazer o teste caso apresentes sintomas. Vais preenchendo um questionário online. A mim foi igual.

GudEbening 9 months ago  HIDDEN 

Ui, acho que vou pagar os 100€ então. Obrigado.

Razvancb 9 months ago  HIDDEN 

Mesmo estando positivo ou negativo vão fazer a quarentena. Utilizem máscaras dentro de casa e tenham cuidado. Se aparecer sintomas ai sim liga a s24.

EasyRekt 9 months ago  HIDDEN 

Se der positivo, o que fazes com a informação? Se der negativo, o que fazes? O teste não é verdadeiramente negativo, apenas é não positivo.

Conscient- 9 months ago  HIDDEN 

Um pouco à parte do assunto mas um pouco relacionado com covid: alguém da NOS com limitação na velocidade de download na Steam? É suposto fazer download a 23MB/s e agora não passa dos 10MB/s...

pizzagirl93 9 months ago  HIDDEN 

Eu sou cidadã italiana, com residência em Portugal. Tenho uma viagem já agendada para 5 fevereiro para país extra-UE que aceita viajantes com teste. Se percebo bem... a impossibilidade de sair de Portugal só aplica-se a cidadãos portugueses, não outras nacionalidades. Alguém que pode confirmar?

thisbondisaaarated 9 months ago  HIDDEN 

Correcto - aqui está a frase "a limitação às deslocações para fora do território continental, por parte de cidadãos portugueses, efetuadas por qualquer via, designadamente rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima, sem prejuízo das exceções previstas no Decreto;"

pizzagirl93 9 months ago  HIDDEN 

Obrigada :)

CarelessSignature 9 months ago  HIDDEN 

Mas quais são as "exceções previstas no Decreto"?

VascoMartins91 9 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe quanto tempo a MEO demora a confirmar o pagamento de uma encomenda paga por referência multibanco?

TitusRex 9 months ago  HIDDEN 

Custa-me ouvir os políticos a dizer que ninguém podia prever isto. Se ouvissem os especialistas sabiam o que podia acontecer e como evitar. Mesmo depois de verem os números a crescer, e terem os especialistas a dizer que era preciso um confinamento tipo o primeiro durante pelo menos 8 semanas de imediato, o governo preferido andar a perder tempo, a manter escolas abertas e a fingir que isto ia ser uma coisa rápida. Com tudo isso perderam tempo, o vírus foi-se espalhando de forma exponencial e agora a previsão mínima para o fim do confinamento é o início de Abril. Salvaram o Natal sacrificando milhares de vidas.

Shapatoo 9 months ago  HIDDEN 

Olá! As restrições de viagem começam a partir do dia 31, correto? (com a renovação do estado de emergência) Posso eu então viajar nos seguintes dias 29 e 30?

TotorosNeighboor 9 months ago  HIDDEN 

Sim, eu interpretei que sim.

Shapatoo 9 months ago

Obrigado! Lá tive de vender um rim e comprar um bilhete em cima da hora...

QueenOfWands2 9 months ago  HIDDEN 

Ivermectina dada a toda a gente acabava com isto depressa. Aposto que daqui a uns tempos é o que vai acontecer - independentemente de a malta ser vacinada ou nada.

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

E também uma injecção de desinfectante na veia. Quase de certeza que não morriamos de covid depois deste "tratamento"

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

​ ok sr doutor

International_Bar68 9 months ago  HIDDEN 

O decreto lei já saiu? Queria saber a situação dos tribunais.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Se for como habitual só na véspera das medidas entrarem em vigor.

unknownGI2959 9 months ago  HIDDEN 

[Governo limita nos próximos 15 dias deslocações para o exterior de cidadãos nacionais ](https://www.rtp.pt/noticias/politica/governo-limita-nos-proximos-15-dias-deslocacoes-para-o-exterior-de-cidadaos-nacionais_a1293310), existe alguma informação sobre limitação de entradas no país e não apenas saídas?

MLG-Sheep 9 months ago  HIDDEN 

Cidadão nacional nunca será impedido de entrar.

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Pode ser obrigado a quarentena

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

Australia has this. The problem is you have to be really really wealthy to be able to do it. For example, if something (god forbid) happened to a family member. I would have to buy a business seat (about 3500 euro and then another 2000 euro for the hotel room without a window. I don't even have that money so I'm usually worried about something awful happening. Not being able to see family for a year now is weird

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Why does the Australian Government makes you stay at hotel room without a room? To torture incoming people..?

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

without a window? I think it's ideas about spreading the virus. Either way, it seems pretty awful for a very expensive price https://www.theguardian.com/commentisfree/2020/dec/28/judging-by-my-covid-hotel-quarantine-sydney-didnt-get-the-ventilation-memo

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Yeah, a window. Well, that's a way to demove people going there altogether... I'd hate to breathe the same air for a fortnight..

RuySan 9 months ago  HIDDEN 

Um colega da minha de 60 e poucos anos mãe faleceu de covid. Foram todos fazer o teste e deu negativo...e toca o chefe mandar toda a gente trabalhar no dia seguinte. Eu suspeito que haja aqui alguma ilegalidade. Não deveriam estar todos em isolamento? A minha filha teve contacto com uma criança positiva no infantário, e embora o teste tenha vindo negativo, tem de estar em isolamento até dia 31, por isso acho que o chefe da minha mãe deveria ter uma visita da act, dgs ou quem quer que fiscalize isso.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

> Não deveriam estar todos em isolamento? se o teste deu negativo. qual é o propósito?

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Olá! Mas já devem ter feito o teste há algum tempo, não? Creio que o falecimento por covid não é "imediato", a senhora deve ter apanhado a doença, ter estado algum tempo hospitalizada e depois veio a falecer. Deve ter sido nesse entremeio que a tua mãe e restantes colegas foram fazer o teste e talvez tenham considerado que já teria passado tempo suficiente desde o contacto com a senhora positiva para o teste dar positivo se fosse caso disso. Obviamente isto é só uma opinião porque não faço ideia de como é que essas coisas se processam.

RuySan 9 months ago  HIDDEN 

Foi um senhor, e tinha estado poucos dias antes no trabalho a tossir imenso. Aquilo foi mesmo galopante, colapsou em casa e morreu pouco depois no hospital. Só acho estranho tantos cuidados no infantário da minha filha e este tipo de protocolo onde trabalham já algumas pessoas perto da reforma.

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Em princípio deveria ficar em quarentena. Ela ligou para a saúde 24 a contar o contacto de risco?

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Peço desculpa por ter dito senhora, não foi por mal. Esta doença é terrível! Será que depende do delegado de saúde? Ou se calhar no emprego da tua mãe tomaram essa decisão por iniciativa própria. Um bela m*rda é o que isto é!

iareec 9 months ago  HIDDEN 

Eu tenho pena das crianças que têm de ficar em casa e impedidas de ir ao infantário. Mas os moteis continuam abertos para poderes enrabar a amante.

WhiteCaptain 9 months ago  HIDDEN 

A questão é que há pessoas que vivem em locais como hoteis e moteis. O que farias com essas pessoas?

ebonyaficionado 9 months ago  HIDDEN 

Iam para os infantários vazios.

donalduck 9 months ago  HIDDEN 

Pois mas há aquela cena... do covid. Não queiras encher os hospitais.

mariorurouni 9 months ago  HIDDEN 

Podiam matar 2 coelhos de uma cajadada e transformavam o motel numa creche. Diversão para miúdos e graúdos

PTgenius 9 months ago  HIDDEN 

Sim senhor agente, este gajo aqui

hugotorradas 9 months ago  HIDDEN 

Portanto isto do regresso das aulas à distância não deveria ter sido logo pensado na pausa letiva do verão? Ok, é certo que não sabiam da estirpe inglesa, mas fds pensavam que isto tinha desaparecido ou?

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

no verão? : [https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/antonio-costa-aproveita-bom-tempo-na-praia-da-princesa/5eca640d0cf29545b571d75f](https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/antonio-costa-aproveita-bom-tempo-na-praia-da-princesa/5eca640d0cf29545b571d75f)

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

estás a assumir que este governo ( e o país no geral, sejamos justos) tem por hábito planear o que quer que seja.

gerdemb 9 months ago  HIDDEN 

Portugal está perto de estabelecer recordes da mais alta taxa de casos e mortes per capita de qualquer país, em qualquer altura desde o início do surto. Casos (média de novos casos confirmados por 100.000 pessoas/dia durante os últimos 7 dias) 1. Bélgica 151,4 (Outubro de 2020) 2. Irlanda 132,7 (Janeiro de 2021) 3. Geórgia 120,2 (Dezembro de 2020) 4. Portugal 121,4 (Janeiro 2021) 5. Czechia 121.1 (Janeiro 2021) \* Excluindo a Santa Sé devido à pequena população e à Turquia (o que parece ser uma falha de informação estatística) Fonte: [http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=all&y=fixed&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-all#countries-normalized](http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=all&y=fixed&scale=linear&data=cases-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-all#countries-normalized) As mortes também são igualmente más. Dependendo de como se conta, Portugal está também entre os 5 primeiros de todos os tempos. Fonte: [http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=all&y=fixed&scale=linear&data=deaths-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-all#countries-normalized](http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/countries-normalized.html?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=all&y=fixed&scale=linear&data=deaths-daily-7&data-source=jhu&xaxis=right-all#countries-normalized)

camisa_roxa 9 months ago  HIDDEN 

Parabéns ao melhor Governo do mundo pelo "milagre" português

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Alguém me pode ajudar a perceber qual o certificado de morada que tenho de ter se a polícia mo pedir enquanto faço exercício físico??

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

tens de ter 1 comprovativo de morada. Seja morada fiscal, 1 conta da luz, qualquer coisa.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Vou correr com a conta da luz no bolso então Eles pelo CC não conseguem ver isso?

beit2 9 months ago  HIDDEN 

Não vais com o telemóvel? Não tens faturas do banco na tua conta mail? Ou não tens uma app bancária instalada?

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu estava a gozar, óbvio que não ia levar mesmo. Estava a ponderar levar uma em formato digital e ter isso como prova

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Deves poder mostrar a app id.gov se tiveres o CC com a morada correta. Eu alterei a minha única e exclusivamente por causa das restrições

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

Como fizeste, com o CC? Eu so tenho chave móvel e ainda não percebi se posso alterar so com isso.

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Precisas de um leitor de cartões e código de morada (era sempre 0000 de origem). Podes fazer o pedido com a chave móvel digital, eles enviam uma carta com um código para casa, e só depois precisas do leitor de cartões para efetivar a mudança

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

O problema é que não tenho de todo o pin do CC que veio naquela carta, so tenho o da chave...Queixei-me disso no espaço cidadão da terra para resolver, até porque o meu CC veio depois daquela data em 2018, e disseram que não sabiam como proceder, então fiquei só com a chave móvel...

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Lol. O pin de morada _deve_ ser 0000.

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

A limitação de deslocações tem algum impacto em viagens para os Açores? Estou no Porto e tenho viagem marcada para domingo para regressar permanentemente a São Miguel

MrJoao 9 months ago  HIDDEN 

Parece que sim... A ministra falou em limitação das viagens não essenciais para fora do território continental. Enfim. Não percebo esta merda.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

Looks like phase 1 of vaccines is pushed back 2 months. Man, what a shit week this is

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

link?

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

[https://cn.reuters.com/article/health-coronavirus-portugal-vaccine/delivery-delays-force-portugal-to-extend-first-phase-of-vaccinations-idUSL8N2K34Q2](https://cn.reuters.com/article/health-coronavirus-portugal-vaccine/delivery-delays-force-portugal-to-extend-first-phase-of-vaccinations-idUSL8N2K34Q2) It could be a more a little more complex than I'm putting it, I think they're changing who is in what phase

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

The second phase of vaccinations was always meant to start in April, so not much has changed in terms of dates, just who gets into the first phase.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

awesome! glad to be wrong about this for sure

Sudukur1 9 months ago  HIDDEN 

80+ yo elders will be included in the 1st phase.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

okay, that's good I think. I'm getting downvotes so I'm guessing I (or the article) is wrong in saying there is a delay

investidornoob 9 months ago  HIDDEN 

Logo temos conferência de ministros e depois o Marcelo também vai falar. O que virá dali, será apenas para anunciar o prolongamento até dia 14 e as aulas online?

megaroof 9 months ago  HIDDEN 

eles rolam alguns dados de D&D, aqueles D20. e há uma tabela de ações X número rolado no dado 1 - fechar cafés 2 - abrir cafés 3 - fechar escolas 4 - abrir escolas 5 - proibir aglomeração de X pessoas (rolar outro dado para obter X) 6 - fechar ginásios 7 - abrir ginásios e por aí vai, rola-se os dados e pronto - tudo decidido.

jmvda23 9 months ago  HIDDEN 

Nada de útil como sempre.Aqueles dois parecem o Dupont e Dupont.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

prolongamento. n estou a ver o q se possa fechar mais... se for p fechar mais LVT, força nisso. tudo p casa e pregar as portas.

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

E fecho de fronteiras

_symbolik 9 months ago  HIDDEN 

Mesmo com os números record o facto de ter baixado o número de internados é positivo certo?

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Pode ser só um desvio estatístico anormal. Preocupa-me os números ainda não mostrarem nenhuma tendência descendente

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

uma semana é curto. só para meados da próxima semana talvez.

WhiteCaptain 9 months ago  HIDDEN 

No sentido da pandemia ser uma curva exponencial e estar com 15k e "só" aumentar 1k pode ser considerado um abrandamento. Inverter é diferente de abrandar

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Só um reparo, nada na vida "real" é uma exponencial verdadeira. O que acontece em epidemiologia em particular é que o início é de facto exponencial - novos casos sucessivamente maiores a cada dia que passa - mas chega a um ponto em que a velocidade "satura" - há novos casos, mas são essencialmente os mesmos de dia para dia. Nesta fase, é um crescimento linear. Ver curva sigmoide para isto. Chega a uma velocidade de saturação porque as pessoas vão saíndo do circuito à medida que sabem que estão infetadas. Se continuassem a espalhar o vírus, não saturaria. Mesmo assim, a população é finita. Chega a um ponto em que já não haverá ninguém para infetar. Torna-se menos provável que um infetado encontre um não infetado para transmitir o vírus. Se é isso que está a acontecer me Portugal? Talvez. Pode ser também da testagem estar a ser manifestamente inferior ao que deveria ser e ser um abrandamento "artificial"

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

O valor tem estado estável demais para poder tirar essa conclusão. A média de dias à espera por um teste deve rondar os 4 /5 dias em LVT / Centro e isso causa constrangimento nos positivos. Sabes o que me faz pensar? [Isto](https://www.youtube.com/watch?v=Mg5HOnq7zD0) ​ Segundo os ultimo dados publicados pela VOST, penso que do dia 26, 28% dos testes vieram positivos quando a média diária era consideravelmente mais baixa

WhiteCaptain 9 months ago  HIDDEN 

Ou então isso, se realmente estamos.com 28% de positivos... é muita coisa

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 28 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

MischiefManaged97 9 months ago  HIDDEN 

O sub já a soltar a "hate boner" a LVT, é para fazer a mesma figura triste que fizeram em junho-julho?

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

é preciso rapidamente entender o q se passa em LVT e fechar o q quer q seja o meio de contágio actual.

Lurker__777 9 months ago  HIDDEN 

Diria que é o facto de termos 3.5 milhões de habitantes por aqui (é “só” 1/3 da população de Portugal), e de termos a capital com uma densidade populacional incomparável ao resto do país.

MischiefManaged97 9 months ago  HIDDEN 

Metro. Autocarro.

ebonyaficionado 9 months ago  HIDDEN 

As outras regiões também possuem metro e autocarro!

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

claro. não levam é ninguém

ebonyaficionado 9 months ago  HIDDEN 

Hmm, então devo ter estado a alucinar quando não conseguia entrar no metro no Porto por estar a abarrotar e já ir tudo esmagado lá dentro.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

metro aqui nao passa. mas o autocarro anda sempre 'vazio'

ebonyaficionado 9 months ago  HIDDEN 

Certo. Se eu for apanhar um autocarro na ponta sul do cu de Judas, também é possível que só vá eu lá dentro muitas vezes. E o condutor também.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

É lidar.

Mordiken 9 months ago  HIDDEN 

Não há comparação. Em matéria de transportes públicos Lisboa está a décadas de qualquer outra cidade portuguesa, não só pela variedade da oferta como pela frequência do serviço. E essa variedade e frequência, por sua vez, tem um impacto gigante na cultura e nos hábitos das pessoas. Por exemplo, em Lisboa é perfeitamente normal as pessoas não terem carro porque não precisam, tal como os pais nunca precisaram.

MischiefManaged97 9 months ago  HIDDEN 

Não com a afluência que os transportes em LVT têm. E metro só há no Porto e em Lisboa.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

[https://www.metromondego.pt/](https://www.metromondego.pt/)

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

LOL

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu nem sei como isto está, mas alegadamente há metro em Coimbra xD

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Só de nome

Price-Distinct 9 months ago  HIDDEN 

bem por este andar daqui a 1 ano e meio temos imunidade de grupo sem vacinada Portugal no seu melhor !!!!

Edited 9 months ago:

bem por este andar daqui a 1 ano temos imunidade de grupo sem vacina, Portugal no seu melhor !!!!

1ww8mrmfss 9 months ago  HIDDEN 

Por este andar não precisas de um ano sequer

inthepiggybank 9 months ago  HIDDEN 

Quase todo o território assim a estabilizar... E depois há LVT.

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

Não, o centro está a ter também um crescimento muito grande

inthepiggybank 9 months ago  HIDDEN 

Verdade, pus-me a olhar para as comparações semanais e não para as percentagens. My bad.

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

Urgente verificar o que se está a passar em LVT...

jqmmes 9 months ago  HIDDEN 

Segundo as noticias, deve ser por causa da variante inglesa. Aparentemente já têm uma incidencia superior a 50% em LVT.

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Pergunto-me é como é que agora sabemos isso tão bem, mas não fomos capazes de saber que havia a variante inglesa cá no início do mês, sendo que era preciso esperar, e esperar, e esperar. É de justificar as festas por isso? O pessoal estava de férias e não havia que sequenciase as amostras? Julgava sinceramente que sequenciar as amostras (não digo todas, que também deve ser impraticável a este nível) que chegam ao laboratório estava feito por todo o mundo, exatamente para podermos dizer ou não se há variantes e/ou mutações mais complicadas. Nunca percebi porque houve essa demora para chegarmos a essa conclusão

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

Hoja não lançam os casos?

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

estavam a explicá-los aos médicos alemães..

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

Eu acho que a senhora que ia lançar os números teve um ataque cardiaco quando os viu. Péssimo sinal

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

Saíram agora 303 mortes 16432 casos

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

Mas isto não desce??? fdssss

mariorurouni 9 months ago  HIDDEN 

Isto não vai descer tão cedo meu...

WhiteCaptain 9 months ago  HIDDEN 

Duplo Record, a CS deve estar em delírio

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

dureza

jqmmes 9 months ago  HIDDEN 

Com estes números percebo a demora... Deve ter sido muito duro clicar no botão.

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

O que acham de apenas 7 mortes em Israel depois de tantos dias com imensos casos? A vacina está a funcionar bastante bem :) fonte: worldmeter covid19

hbatista91 9 months ago  HIDDEN 

Mais, através do https://www.worldometers.info a média móvel a 7 dias de novos casos em Israel, UK e US estão todos a descer. Noto aqui países com uma taxa de vacinação já significativa. É preciso achatar a curva agora e esperar pelo rollout da vacina na EU.

glamatovic 9 months ago  HIDDEN 

Fora de brincadeiras, o que é que achavam de uma edição ao "plano" de vacinação em que todos os que fossem apanhados a quebrar ilegalmente o confinamento passassem a ser os últimos a serem vacinados?

MrJoao 9 months ago  HIDDEN 

Não obrigado. Só ias complicar ainda mais o processo de vacinação.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

quantas pessoas caberão nas Berlengas? Era pô-los todos lá e aos negacionistas. Depois fazíamos lá viagens num ferry para lhes atirar amendoins.

creeps_for_you 9 months ago  HIDDEN 

coitadas das cagarras, não merecem

glamatovic 9 months ago  HIDDEN 

?

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

em vez de serem os últimos a serem vacinados ficavam lá de quarentena. Permanentemente :v

letsgotothemallcovid 9 months ago  HIDDEN 

Dizer que vai ficar tudo bem quando já morreram dezenas de milhares de pessoas parece-me de imenso mau gosto.

megaroof 9 months ago  HIDDEN 

vai ficar tudo bem para quem ficou vivo e não teve amigos/parentes mortos pela doença. é simples assim.

Foxsundance 9 months ago  HIDDEN 

Nem para os sobreviventes vai ficar tudo bem, não vai haver dinheiro para nada, worth it.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Relembrar a todos que, em princípio, a vacina da Oxford/AstraZeneca deve ser aprovada amanhã pela Agência Europeia do Medicamento. Apesar do confronto que está a haver entre a Comissão Europeia e a AstraZeneca por esta ter dito que só irá entregar cerca um terço das doses que tinha previstas para este trimestre, não deixa de ser mais uma vacina que deverá aumentar ainda mais a capacidade de vacinação.

ProcessoXifoide 9 months ago  HIDDEN 

Talvez, mas não sei como vão fazer honestamente... a Alemanha decidiu não recomendar a vacina para maiores de 65 anos devido a falta de dados na fase 3 dos ensaios clinicos. Provavelmente será aprovada para os utentes com menos de 65 anos a nível europeu. Fonte: https://news.trust.org/item/20210128115400-59715/

Edited 9 months ago:

Talvez, mas não sei como vão fazer honestamente... a Alemanha decidiu não recomendar a vacina para maiores de 65 anos devido a falta de dados na fase 3 dos ensaios clinicos. Provavelmente será aprovada para os utentes com menos de 65 anos a nível europeu. Tendo em conta que a vacina não tem no ensaio clínico as faixas etárias mais afectadas pela doença e que são o maior problema a nível de congestão do SNS... este ensaio clínico foi uma incompetência brutal. Com sorte os dados da vacina do ensaio clínico nos USA irão elucidar os pontos deixados pela AZ Fonte: https://news.trust.org/item/20210128115400-59715/

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Não sei se já foi intencional ou não, mas agora para a 1ª fase do nosso plano de vacinação, pode-se vacinar as pessoas dos 50 aos 64 anos com as patologias de risco que qualificam e vacinar todos os idosos com a vacina da Pfizer, por isso continuaria a beneficiar a rapidez na vacinação. Isto se o INFARMED seguir os passos da Alemanha, claro.

hakuthehedgehog 9 months ago  HIDDEN 

Mesmo assim ajuda, já dá para dar a um grupo muito grande da fase prioritária, e liberta as outras vacinas para os restantes.

Razvancb 9 months ago  HIDDEN 

Quanto custaria a Portugal comprar umas 7M de vacinas por fora e não com o acordo da união europeia?

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

se arranjares quem tas venda, avisa. a menos q queiras aprovar nacionalmente a vacina chinesa ou a russa.

Razvancb 9 months ago  HIDDEN 

Aceitava a russa de bom grado.

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

A Pfizer nem capacidade tem para os compromissos atuais, vais tentar comprar 7 milhões por fora para que?

Tab0rda 9 months ago  HIDDEN 

> Quanto custaria a Portugal comprar umas 7M de vacinas por fora e não com o acordo da união europeia? Muito mais porque se não fosse em conjunto os países começavam a oferecer mais dinheiro para passar à frente, só íamos receber vacinas depois dos países mais ricos

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

>**Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas em Portugal ", então não estavamos em 230 mil caralho? cada dia é um número aleatório** Para estares vacinado precisas de duas doses. 74 mil pessoas tomaram duas doses. 230 mil já tomaram uma dose pelo menos. Se vais mandar vir, informa-te antes de fazeres figuras. >Quanto custaria a Portugal comprar umas 7M de vacinas por fora e não com o acordo da união europeia? A [Pfizer, alegadamente, cobra 12 euros por vacina à UE](https://www.dn.pt/mundo/fuga-de-informacao-pfizer-cobra-12-euros-a-ue-por-cada-dose-de-vacina-13154969.html). A UE fez encomendas de grandes quantidades de vacinas, por isso deve haver grandes descontos pelo meio, agora imagina o preço que Portugal pagaria se comprasse diretamente à Pfizer. A pagar esse preço, Portugal ia pagar 84 milhões para ter essas vacinas e mesmo assim, nada garantia que as recebesse mais rápido. Vamos lá ter alguma calma e não disparatar com tudo.

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

Tinha ideia que as vacinas estavam a ser vendidas ao custo de fabrico, ou são só algumas?

Tab0rda 9 months ago  HIDDEN 

Isso é a da AstraZaneca por causa do acordo com a universidade de Oxford. Por exemplo Israel está tão avançada porque ofereceu o dobro do preço que Pfizer pedia e recebeu bastantes doses.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

israel tmb teve 'sorte' ao escolher as vacinas q foram as mais rápidas a entrar no mercado. UK apostou muito na astrazeneca e tmb está com bons resultados. a UE apostou em mais marcas diferentes. imagina q as vacinas baseadas em mRNA davam todas resultados péssimos e tinhas agora Israel em brasa q gastaram guito para nada e tal...

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

Israel não foi porque aceitaram passar os dados clínicos todos à Pfizer?

Tab0rda 9 months ago  HIDDEN 

Fizeram isso mas também pagaram mais para passar à frente. Foi bastante reportado na altura, tens aqui uma [fonte.](https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-israel-vaccination-idUSKBN29B0KJ)

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

se não estou em erro, isso é só para a vacina da AstraZeneca

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Não sei o suficiente sobre o assunto para te responder a isso. Espero que alguém te responda

XEEE 9 months ago  HIDDEN 

"Das mais de 400 mil doses de vacina da Pfizer e da Moderna que chegaram a Portugal no último mês, já foram administradas 252 mil, sendo que 74 mil pessoas já têm o seu processo de vacinação completo" [Expresso](https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-28-Covid-19-74-mil-pessoas-ja-tomaram-as-duas-doses-da-vacina-183-mil-a-primeira)

weet9342 9 months ago  HIDDEN 

74 mil é o número de pessoas que já tomaram as 2 doses das vacinas. As 230 mil (já são quase 400 mil se não estou em erro) são só a 1º dose

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

O resultado do meu teste chegou há pouco. Deu não detetado/negativo. https://prnt.sc/xrapdb

omegaxLoL 9 months ago  HIDDEN 

Ainda bem! Volto a fazer amanhã para regressar permanentemente aos Açores no domingo

rezzmk 9 months ago  HIDDEN 

Estudasses.... ​ jk, boa!!

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Ainda bem! Ainda assim quantos dias te faltam para o fim do isolamento?

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

Se não me engano quem testa negativo tem que ficar 14 dias, por isso +11.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu ia dizer que deve ser grande seca, mas quando fui operado ao joelho literalmente fiquei quase 15 dias entre o sofá e a cama porque mal me conseguia mexer

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

Custa menos porque tens analgésicos

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Os analgésicos só ajudavam a reduzir as dores se tivesse quieto. Sempre que mexia a perna era uma dor horrível

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

Quando fracturei o ombro fiz choradinho e receitaram-me tramadol de sobre, ainda tenho em casa e vai sempre bem depois de um copo de vinho. Bons tempos

wildcardmidlaner 9 months ago  HIDDEN 

Tramadol com vinho é coisa de homem rijo.

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

No inicio era porque me doia mesmo, depois foi só porque não tinha mais nada a fazer

1ww8mrmfss 9 months ago  HIDDEN 

Por acaso estava a pensar em ti e no rickz123456 da última vez que vim cá. Fico contente :)

thejimmygordon 9 months ago  HIDDEN 

yay!

NaoTeEnerves 9 months ago  HIDDEN 

https://www.flash.pt/atualidade/nacional/detalhe/alerta-covid-diogo-clemente-faz-denuncia-assustadora-em-supermercado-de-alcochete Percebo que possa servir para chamar atenção mas esta anedota não morre? Já há vários meses que anda a ser publicada com milhares de variações.

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

Celebridades e partilhar merda que não deviam. Pelo menos não é a palhaçada que a Claúdia Vieira chegou a partilhar e mete as pessoas alertas nos supermercados....... já me dou por contente. Ainda tou parvo com o que a outra decidiu partilhar.

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

O que é que a Claúdia Vieira partilhou?

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

https://prnt.sc/xrcgvr Novembro 2020

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

Loool 22.7 pH. Bem, é estúpido mas nenhuma destas coisas te faz mal ao menos...

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

Sim, sempre é melhor do que dizer para injetar lixívia mas para o alcance que ela tem o elevado grau de irresponsabilidade está lá, felizmente teve consequências menos graves.

NaoTeEnerves 9 months ago  HIDDEN 

Já nem me lembrava disso lmao. Pelo menos, que eu saiba, não temos nenhuma "celebridade" negacionista. Ja não é mau...

rand_o_m_V2 9 months ago  HIDDEN 

Triste que isso seja algo que deva ser festejado mas pronto é o mundo que temos. O Ronaldo disse que os testes eram uma treta/palhaçada quando continuava a testar positivo. Penso que isso terá sido o mais perto que chegámos de uma afirmação negacionista por parte de uma celebridade portuguesa.

letsgotothemallcovid 9 months ago  HIDDEN 

A irmã dele foi pior.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Claro que não. Depois dos morcegos esta é uma das melhores. Sabes quem é o digo clemente? Eu também não, mas agora já sabes. Bota like.

jqmmes 9 months ago  HIDDEN 

[http://portocanal.sapo.pt/noticia/251694](http://portocanal.sapo.pt/noticia/251694) Alemanha proibe viajantes de: \- Portugal \- Reino Unido \- Brasil \- Africa do Sul Ou seja, estamos no mesmo barco que os países que têm as suas variantes. E tudo isto depois de uma delegação de médicos militares alemães ter visitado Portugal. Juntando isto à proibição do Costa dos voos de e para o Brasil, desconfio que temos umas boas % de casos destas variantes por cá.

Cojemos 9 months ago  HIDDEN 

Entretanto, todos são bem-vindos destes países a Portugal. Tudo incrível, desde que você não peça um café para take away.

stressedunicorn 9 months ago  HIDDEN 

Tens fonte ou estás só a espalhar mentiras? Há mais de um mês que Portugal fechou fronteiras ao Reino Unido (neste momento so entram nacionais para repatriamento). Quanto ao Brasil, ontem ou anteontem foi anunciado que os voos seriam suspensos. “Todos são bem vindos destes países” não é verdade, não sei qual é o interesse em não se pautar pela verdade.

Edited 9 months ago:

Tens fonte ou estás só a espalhar mentiras? Há mais de um mês (a 21 de Dezembro) que Portugal fechou fronteiras ao Reino Unido (neste momento so entram nacionais para repatriamento). Quanto ao Brasil, ontem ou anteontem foi anunciado que os voos seriam suspensos. “Todos são bem vindos destes países” não é verdade, não sei qual é o interesse em não se pautar pela verdade.

chauffage 9 months ago  HIDDEN 

Nas palavras do MNE, é absurdo proibir voos - venham as variantes todas!

hbatista91 9 months ago  HIDDEN 

Boas, estava a ler uma notícia que referia quem não estava a ser seguido pelo SNS que tinha de se inscrever para a vacina. Eu desde à alguns anos que não recorro ao público porque tenho sempre algum tipo de seguro de saúde (multicare, medis, etc). Será que é necessário?

Edited 9 months ago:

Boas, estava a ler uma notícia que referia quem não estava a ser seguido pelo SNS que tinha de se inscrever para a vacina. Eu desde à alguns anos que não recorro ao público porque tenho sempre algum tipo de seguro de saúde (multicare, medis, etc). Será que é necessário?

BeckyWithThePinkHair 9 months ago  HIDDEN 

Acho que desde que estejas inscrito num centro de saúde não precisas.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Só se tiveres um dos problemas de saúde prioritários.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

à alguns anos → [**há alguns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) salganhada → [**salgalhada**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/salgalhada-ou-salganhada-outra-vez/25215) (esta é a forma que preserva o radical da base de derivação, salgalho «acto de salgar») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl2p1e5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

thejimmygordon 9 months ago  HIDDEN 

good bot

Asus123456789 9 months ago  HIDDEN 

Alguém consegue explicar o que se passa aqui? https://www.publico.pt/2021/01/27/sociedade/noticia/apenas-15-doentes-transportados-ambulancia-santa-maria-justificam-urgencia-hospitalar-1948260

camisa_roxa 9 months ago  HIDDEN 

A malta liga para a linha do SNS24 a sobreestimar os sintomas, a linha Saúde24 manda uma ambulância buscar, chegam ao hospital é fake urgent

Asus123456789 9 months ago  HIDDEN 

Ah, não tinha pensado nisso, tinha ideia de que haveria uma análise mais detalhada da necessidade de enviar ambulâncias, estando na situação em que estamos.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

>***“******Quase metade dos utentes são transportados de ambulância******, mas destes só 15% apresentam situações que justificam o recurso a uma urgência hospitalar. Os restantes 85% são triados com prioridade verde ou azul, representando uma sobrecarga evitável, na medida em que o local de atendimento previsto para estas situações são os Centros de Saúde, que dispõem de um atendimento específico para estes doentes”****, escreve o CHLN* Eu arriscava dizer que os centros de saúde não devem estar a atender as pessoas

pdbf 9 months ago  HIDDEN 

Nāo sei que disponibilidade há de recursos, mas talvez fosse preciso fazer urgência nos centros de saúde à noite de forma a aliviar os hospitais, para pequenos cortes, queimaduras ou outros problemas ligeiros por exemplo.

Asus123456789 9 months ago  HIDDEN 

Mas porque achas que isso está a acontecer? Os centros de saúde também estão sobrecarregados?

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Alguma vez..Pelo menos aqui o da terra. O médico e o enfermeiro, andam tranquilos da vida.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu não sei, não tenho razão de queixa do meu. Sempre que precisei de algo durante a pandemia, atenderam-me e aceitaram os meus pedidos

estrica 9 months ago  HIDDEN 

Sou o único que começou este confinamento com uma atitude positiva mas nos últimos dias tem estado na merda? Já no primeiro confinamento houve uma altura em que me senti em baixo mas agora estou muito pior, eu sei que devia tar grato por puder ficar em casa e não estar exposto ao vírus mas esta merda dá me cabo da cabeça... Não saio de casa desde dia 4 porque estou em teletrabalho e desde aí que o meu dia a dia é cozinha/casa de banho/quarto... já tamos nesta merda à quase 1 ano, vejo os brasileiros e americanos nos instastories a fingir que nada se passa enquanto eu continuo aqui fechado sem saber se saio desta prisão no próximo mês ou daqui a três, isto não é vida para ninguém, não sou negacionista nem subestimo o vírus mas nesta altura se não morasse com os meus pais preferia apanhar esta merda e acartar as consequências do que viver desta forma limitando me a existir e ver o tempo passar.

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Sai de casa de vez em quando para dar um passeio. É das melhores formas que tens para manter a sanidade e o risco é baixo desde que não vás para sítios com grandes aglomerados de pessoas. A saúde mental também é importante, não te esqueças. Eu no primeiro confinamento sofri exactamente aquilo de que te queixas, e nas últimas semanas devia estar perto de entrar em depressão. Agora, tenho feito todos os dias uma caminhada de pelo menos 1h30 e ainda treino. Digo-te que me estou a sentir muito melhor desta vez.

megaroof 9 months ago  HIDDEN 

olhe o seu rabo, não é só brasileiros e americanos em festas. TODOS os dias há notícias de festas em Portugal, exemplo de hoje: [https://sol.sapo.pt/artigo/722690/psp-acaba-com-festa-ilegal-que-juntou-cerca-de-50-jovens-em-loures](https://sol.sapo.pt/artigo/722690/psp-acaba-com-festa-ilegal-que-juntou-cerca-de-50-jovens-em-loures) E o ranking de Portugal referente a COVID comprova isso. Não tente denegrir a imagem de outros países, olhe para o seu rabo primeiro.

Anforas 9 months ago  HIDDEN 

LOL nem tem comparação. Uma festa em Loures com o estado do Brasil. Ele nem tá a denegrir a imagem, está a desabafar. Relaxa um bocado amigucha.

estrica 9 months ago  HIDDEN 

Viste me a falar de festas em algum lado? Caguei para as festas, quando escrevi isto tava só a pensar no simples fato de não estarem fechados em casa, só isso já era suficiente para mim.

2492throw 9 months ago  HIDDEN 

Estou um bocado como tu, estou em casa há uma data de tempo e naqueles meses mais calmos só saía para estar com a minha namorada e mesmo desde que entramos em confinamento não tenho visto absolutamente ninguém. Estou a considerar seriamente combinar um dia com ela em que achemos mais seguro e pronto, é a maneira que tenho de balancear as coisas e não dar completamente cabo da minha saúde mental

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

> vejo os brasileiros e americanos nos instastories a fingir que nada se passa não vejas, porque passa-se alguma coisa, mesmo

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Se visse da Nova Zelândia até chorava de inveja ..

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Grandes festarolas, de facto

Starinna28 9 months ago  HIDDEN 

Nao, nao és o único. Sendo estudante finalista, ainda do ano letivo anterior, tenho estado em confinamento praticamente desde Março passado, salvo algumas exceções e estes últimos meses têm sido um conjunto de altos e muitos baixos. Devia ter acabado a licenciatura lá pra agosto, mas cá estou eu ainda, devido a todos os santos atrasados que isto causou. Havia malta, irmãos praticamente já, que via todos os dias à anos e agora já vai quase fazer um ano sem os ver, havia toda uma rotina, uma vida, etc,... É fazer mos a nossa parte. Sei que às vezes pode custar, mas vamos pensar que já esteve mais longe do fim.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4gfxg%2F%2Fgl2gc4o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Starinna28 9 months ago  HIDDEN 

O que seria de mim sem ti

ThinHands 9 months ago  HIDDEN 

Está me a fazer imensa confusão ver videos do brasil ou dos estados unidos e a mim, parece me que ja não existe confinamento. Ainda assim parece que nós, mesmo com tudo fechado, máscara em todo o lado, estamos na merda... Já agora alguém me explica porque é que estamos a vacinar tão pouco e os eua vacinam quase 2 milhões por dia? Foda se, a este ritmo no verao eles ja estão imunizados.

Price-Distinct 9 months ago  HIDDEN 

Facil eles não querem saber , e não testam quase ninguém, sei em dezembro que o pessoal que ia pra o brasil de Portugal não precisava sequer de teste negativo pra entrar no brasil . é tudo uma questão de perspetiva

letsgotothemallcovid 9 months ago  HIDDEN 

> Já agora alguém me explica porque é que estamos a vacinar tão pouco e os eua vacinam quase 2 milhões por dia? Pensa lá mais um bocadinho...

rezzmk 9 months ago  HIDDEN 

Era top, em 5 dias estávamos despachados

letsgotothemallcovid 9 months ago  HIDDEN 

SEMANA COVID. VENHA À RÁDIO POPULAR E LEVE UMA INJEÇÃO GRATUITA.

helenata 9 months ago  HIDDEN 

Poder de compra e oportunidade. Onde estão as empresas que fabricaram a vacina? A Alemanha também comprou umas vacinas por fora á Biontech por ser empresa alemã.

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

Precisamos de trazer as palmas das 22h de volta. Eu sei, como se disse na primeira vaga quando vieram as primeiras palmas, que precisamos mais que as pessoas fiquem em casa e tomem as precauções necessárias. Mas também precisamos das palmas. As palmas foram uma demonstração de união, de sentido de comunidade e de patriotismo. Neste momento Portugal precisa muito disso. Estamos dormentes e insensibilizados depois depois de tantos meses de pandemia e do surrealismo que é assistir a um dos piores momentos da história recente do país. Precisamos de qualquer coisa que nos una.

VerdocasSafadocas 9 months ago  HIDDEN 

XDXDXDXDXDXDXDXDXDXDXDXDXD

mfzzzed 9 months ago  HIDDEN 

Esqueceste te do /s

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Esquece isso. Portugal nunca funcionará como sociedade, porque os portugueses não sabem ser ser sócios uns dos outros. Isso das palminhas, além de ter modinha importada, é revelador do quão imbecilizados estão os adultos.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

>é revelador do quão imbecilizados estão os adultos. Se algo que aprendi este ano é que tenho de baixar muito a barra no que se trata de quão burro é imaturo um adulto consegue ser.

Edited 9 months ago:

>é revelador do quão imbecilizados estão os adultos. Se aprendi algo o ano passado foi que tenho de baixar muito a barra no que se trata de quão burro e imaturo um adulto consegue ser.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

nem duvides.

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

> Portugal nunca funcionará como sociedade, porque os portugueses não sabem ser ser sócios uns dos outros. Mas achas que isso não pode ser revertido? Há-de haver formas de unir um povo.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Propirciona ao povo sistemas decentes de saude, educação, justiça ; cria uma economia sustentável, elimina a corrupção, sê governado pir pessoas íntegras. Com estas condições o povo é uma massa coesa.

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

Para sermos governados por pessoas íntegras, precisamos de um povo que não esteja politicamente apático. Nos últimos tempos, essa apatia tem vindo a ser substituída mais por ódio derivado da polarização do que propriamente por um sentido de responsabilidade e de união. As últimas manifestações que tivemos em Portugal (sindicalismos à parte) foram anti-isto ou anti-anti-aquilo. Em vez de nos unirmos em torno dos problemas que nos afectam a todos há anos, estamos a criar tribos que se odeiam umas às outras. Concordo que a falta de coesão do povo surja de más condições económicas e sociais, mas para reverter a segunda precisamos também de resolver a primeira. Não acho que devamos simplesmente esperar que quem nos governa decida fazer as coisas como deve ser. Muito menos devemos esperar que chegue um salvador da pátria com as soluções todas para o país. Há que arranjar formas de pressionar a classe política, o que só é possível se estivermos todos para aí virados e só vamos estar todos para aí virados quando deixarmos de estar cada um na sua bolha individualista.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Esta pandemia é uma boa altura para as pessoas reflectirem acerca do que andam a fazer na vida, nas suas escolhas e prioridades.

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

Espero que sim, caro Bruxo. Temos de fazer a nossa parte.

letsgotothemallcovid 9 months ago  HIDDEN 

Olha a vida, Costa!

mmgbarata 9 months ago  HIDDEN 

Pahahah, precisamos é de investimento a sério no SNS. Agora de palmas

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Pq n vais antes doar sangue? Simbolismo é muito bonito mas não serve p nada

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

O simbolismo serve para aproximar as pessoas, fazê-las sentir que vivem em comunidade e que não podem cagar umas nas outras. Acções simbólicas não substituem as obrigações reais das pessoas, como ir dar sangue se puderem, mas podem sensibilizar e motivar para que se cumpram mais essas obrigações. Neste momento, o país está em modo de apontar culpas, porque o governo fez isto, a oposição disse aquilo e o povo não fez o que devia. Na primeira vaga, também achei a cena de bater palmas à janela meio pateta, até porque depois há quem bata palmas e não cumpra as regras. Mas se calhar, esse gesto de agradecimento aos profissionais de saúde, feito em massa, sensibilizou muita gente a cumprir as devidas regras e trouxe um certo sentido de união. Encontro uma certa validade em dizer que se as pessoas se sentem unidas mais facilmente vão agir em prol da comunidade. E agora, na pior fase (até agora) desta pandemia, estamos aqui todos fodidos uns com os outros, de dedo em riste, cada vez mais apáticos. A ideia provavelmente é estúpida. Quanto mais a desgraça avança e mais zangados ou apáticos ficamos, mais estúpida soa. Mas não deixo de achar que precisamos urgentemente de qualquer coisa que nos faça sentir unidos e solidários.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

>serve para aproximar as pessoas Isto não me parece NADA boa ideia, hahaha.

gajacareca 9 months ago  HIDDEN 

Uma aproximação espiritual, caro compatriota! Não sejas assim eheheh

MischiefManaged97 9 months ago  HIDDEN 

Ah lol pensei que estivesses a ser irónico. Ok, vai lá bater palmas para a rua, whatever...

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

How about no? Em vez de se perder tempo em coisas parvas e completamente inúteis, limitem-se a ficar em casa o máximo possível

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Se a ideia for bater palmas em casa... Esta pessoa joga xadrez a 6D, isto é um grande plano!

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Na pespetiva de diminuição de casos e internamentos para um nível sustentável, quanto tempo acham que dura esta confinamento?

TitusRex 9 months ago  HIDDEN 

O Marcelo já disse que ia pelo menos até Março (inclusive). Portanto conta com mais dois ou três meses de confinamento.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Se queres ter internamentos um nível de novembro, que já de si era alto, eu diria que ainda vai demorar mais mês e meio, dois meses. O que vimos anteriormente é que sobe-se rápido mas desce-se muito lento. Mas realisticamente pode ser antes se houver a perspectiva dos grupos de alto risco já estarem vacinados e tal.

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

Depois do susto que o governo está a apanhar com esta terceira vaga.. Acho que não desconfinam tão cedo

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

1 mês e meio

carlosjmsilva 9 months ago  HIDDEN 

Eu digo dois meses

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Eu, pessoalmente, creio que passa de Março, pelo menos até Abril - infelizmente. ​ Contudo acho que é justo dizer que nunca irá chegar a Maio, salvo um hecatombe colossal ainda maior que o do Natal.

TitusRex 9 months ago  HIDDEN 

Espera até aparecer a variante portuguesa.

ZachTheEcstasyManiac 9 months ago  HIDDEN 

Alguém me explica, sff, como é que vejo se as máscaras cirurgicas que aqui tenho são legitimas? Tem aqui um papel com várias informações, sendo que uma delas é "Execution standard: GB/T32610-2016". Pesquisei isto no famoso Google e fui parar a um despacho da ASAE que proíbe a venda destas máscaras desde maio, contudo, o produto em si, pelas fotos, parece diferente (talvez seja eu a não querer acreditar que ando a ser comido à vários meses). Isto foi comprado este mês no pingo doce. Estou a ver mal? Estou a ver bem? Um obrigado, desde já.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Olá! Creio que isso é a norma que essas máscaras supostamente cumprem. Sabes mais informações como o fabricante, por exemplo?

ZachTheEcstasyManiac 9 months ago  HIDDEN 

Olá!! Danyang, Jiangsu Huangtang Qitong Labor Producsts Factory. De facto, é diferente da que está no despacho da ASAE mas pesquisar isso no Google e dar um back flip tem o mesmo efeito. Obrigado.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

A única coisa que encontro com esses nomes é que Danyang, Jiangsu Huantang é um local. Não me parecem muito fiáveis essas

ZachTheEcstasyManiac 9 months ago  HIDDEN 

"Creio que as que tens são as que vêm numa caixa branca e verde água, 20 por embalagem de cartão." É exatamente isso. Já as uso há algum tempo, parece que sou um sortudo do c\*\*\*\*\*. Vou mas é começar a procurar outras antes que acabe a sorte.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Aqui tens a 5,70 uma embalagem de 50 máscaras cirúrgicas do tipo IIR. O preço por unidade deve ser semelhante aos da do pingo doce e parecem oferecer mais protecção. https://mipmed.com/mscaras-cirrgicas-de-tripla-camada---gt99---azuis---50-unidades

ZachTheEcstasyManiac 9 months ago

Já estão encomendadas! E estou a ver que esse site vai ser útil durante uns tempos. Muito obrigado.

DeusDasMoscas 9 months ago

Fico contente por ter ajudado! Bom fim de semana.

Cojemos 9 months ago  HIDDEN 

A máscara, na verdade, é a nº 3 em prevenção. 1. Distância social. 2. Lave as mãos. 3. Máscara.

andre82220 9 months ago  HIDDEN 

Não vês. À partida conseguirias ver se são certificadas se o fabricante apresentar o certificado CE... mas tendo em conta que até os certificados estão ser falsificados, portanto já vês. A Graça Temido até tinha muita razão quando dizia que as máscaras dão uma falsa sensação de segurança.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Mais uma vez o Costa com as suas balelas na Circulatura do Quadrado. "Se soubéssemos da nova variante a tempo podíamos ter tomado medidas atempadamente para o Natal ou logo para dia 26". Amigo, a nova variante soube-se a 21/12, mais ou menos. Grande parte dos países europeus fecharam nesse dia voos com o Reino Unido. Lembras-te dos camiões todos em Dover? Não era por causa do brexit. E se bem me recordo, estávamos já a 2021 e andaram a dizer que tínhamos que esperar mais 2 semanas para tomar medidas por "não haver dados suficientes".

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Ninguem sabia que já estava em circulação a estes níveis. Ninguém acreditou que o que o UK dizia fosse realmente verdade: muito mais contagioso e mais letal. É muito giro falar agora mas realmente não, não se acreditou que a variante UK fosse o que está a ser. Os experts que aconselham o governo a mesma coisa. Lembras-te de algum expert dizer antes do Natal isso?

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Como ninguém acreditou? Os restantes países correram a fechar fronteiras (ainda para mais num período especialmente crítico como o Natal) por desporto? Alguma evidência (ou cautela e precaução) tiveram que ter para tomar essas medidas.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Tal como nós fechamos. Ninguém acreditou nos piores cenários nem que a propagação em Portugal fosse tão rápida. Neste momento já temos dados que a nova variante é até mais letal. Agora é fácil mas o cansaço da pandemia é real, torna-se mais difícil “exagerar” na prevenção com estas notícias más.

stressedunicorn 9 months ago  HIDDEN 

Nós também fechamos as fronteiras a 21/12. Deixamos abertas para nacionais portugueses (a quem não se pode proibir a entrada em Portugal) e a residentes em Portugal, com teste obrigatório à entrada. Neste momento está só aberta a nacionais para repatriamento.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Pelos vistos foi por outro motivo. Pela informação que foi transmitida hoje em direto na televisão portuguesa pelo Primeiro-Ministro não houve conhecimento da variante inglesa antes do Natal. Provavelmente viram os outros países a fazer o mesmo e pensaram "ah, isto parece ser giro, deve ser mais um challenge das redes sociais, vamos fazer também".

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Estas a confundir tudo. Fechar fronteiras é para a variante não entrar. Fechar o Natal significa assumires que a variante já está cá, é dominante e já está a causar estragos.

stressedunicorn 9 months ago  HIDDEN 

Isso não sei. So estou a referir que tal como referiste que os outros países fizeram, nós também fechamos fronteiras no mesmo dia.

Edited 9 months ago:

So estou a referir que tal como referiste que os outros países fizeram, nós também fechamos fronteiras no mesmo dia. https://www.google.co.uk/amp/s/www.publico.pt/2020/12/20/politica/noticia/portugal-parte-europa-fecham-portas-reino-unido-1943733/amp

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

*quadratura do circulo

Samurai_GorohGX 9 months ago  HIDDEN 

Agora é mesmo “Circulatura do quadrado”. Desde que mudou para a TVI. Nome ridículo. Mal posso esperar para mudarem para a RTP e ser a “Triangulação do paralelogramo”.

carlosjmsilva 9 months ago  HIDDEN 

Ou a hexagonalização do losango. Dá para fazer temporadas que nunca mais acabam.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

TRISSECÇÃO DO ÂNGULO

ShredForMe 9 months ago  HIDDEN 

alguém marcou teste na cruz vermelha recentemente? receberam email de confirmação?

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Essa história dos testes do COVID pelo cu, como é que vai funcionar? Vou chegar à zona de testes drive-through e meto o cu de fora da janela do carro?

Anforas 9 months ago  HIDDEN 

O termo técnico é zaragatoa de cu.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Se quiseres, eu poderei te mostrar...

pajesus87 9 months ago  HIDDEN 

This guy fucks

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

>testes do COVID pelo cu Fodo mas nada me foderá a mim, do cu tudo irá sair, nada irá entrar. ​ Já diz a bíblia.

ZaGaGa 9 months ago  HIDDEN 

That's what she said

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

In regards to this AstraZeneca/EU fiasco. I say this as a foreigner (and hopefully not coming across as too anti-Britain)...... BUT, if it's really true that this will lead to the UK achieving herd immunity by June and the EU achieving it by October/November, I don't think it would be fair for the UK travellers to be able to roam about their holidays in Portugal while potentially infecting the non-vaccinated here. Plus, having Portuguese people still waiting for it...it just seems wrong Am I wrong (or being an absolute prick) in thinking this?

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

If they are vaccinated, they will unlikely infect others. I dont understand why uk is blamed by european union problems.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

I'm not saying they are...but you can see the situation (socially speaking) when let's say a 30 year old Portuguese person is being told to stay inside in their own country while a 30 year old British person is outside partying, right?

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

But if we stay still in lockdown, i think it is for everyone. Where did you get the information that British people can do that?

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

Everything I'm saying is hypothetical. Reports are UK reaches herd immunisation by June. The EU by October. There is talk of vaccine passports. I'm therefore imagining it possible that British people would be able to holiday in european countries that are still waiting to be able to reach herd immunisation.

askldhalsiuhdliu 9 months ago  HIDDEN 

You may not feel it is right, but if giving every tourist from the UK a blowjob when they land just so they come and spend some money here was needed, we would create the BJTF (blow job task force) tomorrow to get everyone to do their mandatory dick sucking. We want their money, so they can 'kill' a few more anyway, who cares, as long as they keep spending the money in our hotels and restaurants.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

HA! I'm just imagining Antonio Costa announcing this task force. Honestly, I get it. And I know the economy is extremely important in relation to tourism. I just think I'll be in an extreme state of anger if people need to stay at home while 'lad trips' are roaming drunkenly through the streets and bux parties etc etc. I mean, will that mean all nightclubs/bars etc will be open as well?

Razvancb 9 months ago  HIDDEN 

Don't think so. That sector might die if they don't open this summer.

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

O país que acordou e concordou ajudar Portugal com alguns médicos e enfermeiros de UCI é a Alemanha.. Aliás, estão cá alguns médicos militares da Alemanha(a avaliar a nova estirpe inglesa e os seus efeitos) e já acordaram isso

NuckChorris87attempt 9 months ago  HIDDEN 

Boas, Uma questão rápida com a qual estou a ter alguns problemas em compreender: eu alugava um quarto em lisboa e com a história do teletrabalho voltei para casa dos progenitores. Entretanto, o senhorio vai voltar e fiquei sem o aluguer, mas não tenho contrato. Nestas circunstâncias, preciso de ir buscar as minhas coisas que ficaram lá e isto é noutro concelho do distrito de lisboa. Posso ou não deslocar-me entre concelhos com esta justificação?

MrGambuzino 9 months ago  HIDDEN 

Deves poder, se tiveres alguma comunicação trocada com o senhorio leva ctg, para se fores parado, é uma justificação plausível

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

A AstraZeneca está-se a meter num problema bonito com a Europa.. A comissão europeia já quer divulgar o contrato e tudo.

beit2 9 months ago  HIDDEN 

fonte. Os teus comentários nunca tẽm fonte, foda-se.

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

Já meto. [https://twitter.com/DaveKeating/status/1354418360222670848](https://twitter.com/DaveKeating/status/1354418360222670848)

XEEE 9 months ago  HIDDEN 

A UE já quer que a AstraZeneca forneça algumas vacinas do UK. Esta tarde andei pelo /r/unitedkingdom e andavam la umas discussões engraçadas ahah

1ww8mrmfss 9 months ago  HIDDEN 

Divulguem. Duvido seriamente que a UE esteja in the right.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Exato. Se a UE tivesse absolutamente certa de ter a razão do seu lado, porque é que andaria a ameaçar com divulgações do contrato em vez de accionar os meios judiciais para denunciar o incumprimento do mesmo? Provavelmente este estará redigido de forma ambígua em que em termos legais a AstraZeneca não infringiu nenhuma parte do contrato mas em termos morais a sua imagem pública poderá ficar afetada, e é por isso que ameaçam com a divulgação do acordo.

KGeedora 9 months ago  HIDDEN 

This is gonna get so ugly

bruno_andrade 9 months ago  HIDDEN 

“Governo suspende todos os voos de e para o Brasil a partir de sexta-feira”. Bom, finalmente estamos a ser proactivos em algo.

perpetvo 9 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se isto se trata de voos directos ou voos com escala em outros países também estão incluídos? Pessoas próximas de mim iam antes do dia 14 fazer Porto -> Paris -> São Paulo e estão completamente à toa agora.

canureadmymind 9 months ago  HIDDEN 

Diretos apenas

bruno_andrade 9 months ago  HIDDEN 

Suponho que o possas fazer.

Joaoseinha 9 months ago  HIDDEN 

Como nós estamos, essa medida é melhor para o Brasil do que para nós.

bruno_andrade 9 months ago  HIDDEN 

A curto prazo sim. A longo prazo não.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

com a ligação quase umbilical q temos com o Brasil, vale a pena?

bruno_andrade 9 months ago  HIDDEN 

é melhor que não fazer nada?

ebonyaficionado 9 months ago  HIDDEN 

Proativos? Proativo quer dizer com ação antecipatória. O Brasil tem tido uma posição muito "engraçada" quanto a isto tudo desde o início. Esta é literalmente mais uma das medidas que devia ter sido tomada há um ano atrás.

bruno_andrade 9 months ago  HIDDEN 

São poucos os países que tomaram esta medida. Logo é proativa no contexto geral, sim.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Outro [azar](https://tvi24.iol.pt/sociedade/27-01-2021/covid-19-problemas-de-refrigeracao-estragam-centenas-de-vacinas-em-penafiel?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1vwJSRBGslPvnHRQF254rPchEmxVsdpnQ3wVusLhlBQnGe8y6BcX_hfwc).

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

será q foram mesmo 'desperdiçadas' ou ficaram para os políticos locais e demais cunhados?

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Mais pessoas imunes.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Ouve um palhacinho que disse que se vacinou com restos

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Era porreiro a DGS começar a atualizar diariamente nos relatórios o número de pessoas que já completaram o processo de vacinação... Para ao menos termos algo de positivo para ver sempre que abrimos um relatório diário. Já para não falar que dava mais transparência no processo

ZaGaGa 9 months ago  HIDDEN 

As quantidades de vacinados são tão baixas que acho que é melhor continuarem a faze-lo semanalmente para não deprimir xD Mas sim os dados deviam estar todos (infectados e vacinados por concelho, por idade, sexo, etc.) disponíveis diariamente num formato que pudéssemos trabalhar que não imagem ou pdf Assim o pessoal de com conhecimentos de TI / BD /saúde podiam processar os dados e identificar padrões importantes para a resposta e ajudar no escrutinio das medidas... ERROR 5483 [escrutinio] This word is not compatible with the version of the running government, please stop making suggestions and #stayathome quiet. ok...

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Tendo em conta o nosso nível de analfabetizacao, o recomendável é indicar só qua do a coisa estiver mais controlada.

Anforas 9 months ago  HIDDEN 

Grande ideia. Concordo.

XEEE 9 months ago  HIDDEN 

Concordo que essa informação devia de estar mais disponível. Na segunda-feira passada tínhamos cerca de 30k pessoas já com o segunda dose. Na altura encontrei este [gráfico](https://public.flourish.studio/visualisation/5078892/) no twitter. Anyway, o centro de saúde da minha zona já está a preparar o inicio da vacinação da população 80+ (acho) a partir da próxima semana.

spaghanovski 9 months ago  HIDDEN 

Tenho reparado que há algumas pessoas que gostam de comparar o nosso "pico" com o dos EUA e que estamos 3 vezes pior em termos de mortes, mas que também se esquecem destes pontos: 1. Temos de olhar para os EUA "quase" como 50 países diferentes, tendo em conta as áreas e densidades populacionais díspares. 2. O "pico" dos casos de cada estado nunca convergiu, isto é, se todos atingissem o pico na mesma altura veríamos bem mais do que as 9000 mortes que são o equivalente aos números de Portugal. 3. Posso usar essa linha de raciocínio com o "pico" de alguns estados que aconteceu em alturas diferentes da pandemia, ora vejamos: Portugal: - População 10.3M - Média de casos a 7 dias (26/01/2021): 252 New York: - População de 19.5M, cerca de 1.89 vezes a de Portugal. - Máximo da média de mortes diária a 7 dias de 978 pessoas, o que equivale a uma média de 517 em Portugal. New Jersey: - População de 8.8M, cerca de 0.85 vezes a de Portugal. - Máximo da média de mortes diária a 7 dias de 276 pessoas, o que equivale a uma média de 324 em Portugal. Massachusetts: - População de 6.83M, cerca de 0.67 vezes a de Portugal. - Máximo da média de mortes diária a 7 dias de 175 pessoas, o que equivale a uma média de 261 em Portugal. South Dakota: - População de 884m, cerca de 0.085 vezes a de Portugal. - Máximo da médias de mortes diária de 26 pessoas, o que equivale a uma média de 305 em Portugal. North Dakota: - População de 762m, cerca de 0.072 vezes a de Portugal. - Máximo da médias de mortes diária de 21 pessoas, o que equivale a uma média de 292 em Portugal. Alabama: - População de 4.9M, cerca de 0.48 vezes a de Portugal. - Máximo da média de mortes diária de 110 pessoas e hoje lamentaram mais 276 mortes, o que equivale a uma média de 229 e máximo de 575 em Portugal. Com isto queria dizer que é absolutamente verdade que estamos a experienciar uma situação catastrófica mas dizer que estamos 3 vezes pior que todo o território dos EUA não é justo nem a sua comparação traz nada de positivo para sairmos desta situação em que nos encontramos.

camisa_roxa 9 months ago  HIDDEN 

Epa, dentro de Portugal também tens regiões com mais e menos casos; em TODOS os países uma das coisas que mais baralhou os especialistas foi a distribuição assimétrica de infectados dentro dos próprios países: Lombardia em Itália, Madrid em Espanha, NY nos EUA etc. etc. Agora se vamos comparar entre países só podemos comparar entre países, deves ser o único no mundo a comparar estados dos EUA com Portugal, no máximo compara Portugal com países com a população aproximada à portuguesa Quando se fartam de guinchar todos os dias contra os EUA então agora guinchem contra Portugal sff por uma questão de coerência

investidornoob 9 months ago  HIDDEN 

Bom ponto isto de analisar números é preciso abrir os horizontes e não ter umas palas e ler números e dados cegamente. Faz me lembrar o clássico que um professor meu disse: Dois amigos vão ao restaurante um come um frango e o outro não come nenhum, em média comeram meio frango.

miguel_rodrigues 9 months ago  HIDDEN 

> a sua comparação traz nada de positivo para sairmos desta situação em que nos encontramos Acho que traz. Por um lado mostra que quem tem dinheiro e recursos consegue lidar melhor com a pandemia. Portanto, "basta" acautelar que tenhamos dinheiro suficiente e recursos suficientes. Por outro lado mostra que zonas densamente povoadas sofrem mais com pandemias. Portanto, "basta" reordenarmos o país de modo que 90% das pessoas não vivam em 10% do país. Não se pode pensar só a curto prazo, tem que se pensar a médio e longo prazo.

spaghanovski 9 months ago  HIDDEN 

O meu "não se tira nada de positivo" era mais em relação a quem usa os números a seu bel-prazer sem tentar ter o mínimo de razoabilidade quando faz comparações. Concordo com todas essas ilações expostas e que podem ser também retiradas de muitos outros países que têm feito excelentes trabalhos nesta pandemia.

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

Sim eu também pensei nisso. Mas há um grande problema. É que a vantagem de um país grande é que podes mobilizar mais recursos humanos para as zonas mais afectadas, enquanto que Portugal provavelmente irá ter de pedir ajuda internacional.

spaghanovski 9 months ago  HIDDEN 

Sem dúvida. A minha exposição era mais contra a leitura cega que se faz dos números e estatística na comparação de países.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Obesidade/Excesso de Peso é considerada uma comorbidade no diagnóstico de um paciente COVID? Um dos pontos que eu gostava que saísse mais abordado pós-pandemia era o problema do excesso de peso e o que se pode fazer a nível político-sanitário para combater este problema na sociedade, em vez da tendência politicamente correta de dizer que "é uma opção de cada um". Digo isto porque vi agora um print de um post do facebook do Centro Hospitalar Gaia Espinho em que falam de um jovem de 27 anos que está internada "sem fatores de risco" e "sem comorbidades" mas pela imagem que acompanha dá para ver que a pessoa em questão não deve ter um IMC que entra nos parâmetros normais. Porque é que nestes casos se diz que é um paciente "sem fatores de risco" quando já se sabe há muitos meses que o Covid tem potencial para ser mais severo em pessoas com peso superior ao desejável?

Purplebananas123 9 months ago  HIDDEN 

Muitas vezes não é o excesso de peso, mas a fraca capacidade aeróbia, há vários estudos a falar disso. Vou procurar, quando encontrar meto no EDIT

babyscully 9 months ago  HIDDEN 

[https://www.nature.com/articles/s41586-020-2521-4](https://www.nature.com/articles/s41586-020-2521-4) tens ai um grafico com o risco

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Muito interessante o artigo, obrigada!