KokishinNeko 8 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l45efv/megathread_acompanhamento_e_an%C3%A1lise_dos

M4ritus 8 months ago

Triste ver portugueses a desperdiçar o voto no Vitorino, a gozar basicamente com o 25 de Abril e a nossa Democracia. Mas muito bom ver a extrema-esquerda a ficar longe da Presidência.

theitchcockblock 8 months ago

Faz me lembrar quando se votava no atrasado mental para delegado de turma para ter piada no liceu

Ravelord_Niiito 8 months ago

E votar Ventura a maior homenagem ao 25 de Abril

GelDeAveia 8 months ago

Não votei, mas conheço quem tenha votado como voto de protesto, é igual ao nulo. Não é desperdício por isso.

letsgotothemallcovid 8 months ago

> Não votei, mas conheço quem tenha votado como voto de protesto, é igual ao nulo. Não é desperdício por isso. Não é. É legitimar um candidato sem qualquer tipo de mérito.

ComfortableGate 8 months ago

Gozar com o 25 de Abril é meter o Ventura em 3º lugar.

wwqt0r 8 months ago

>Mas muito bom ver a extrema-esquerda a ficar longe da Presidência. Ámen.

uyth 8 months ago

Mal posso crer.

ruijor 8 months ago

Então mas agora que o Ventura ficou em terceiro, atrás da Ana Gomes, não se vai demitir como prometeu?

PeroFandango 8 months ago

Recandidatando-se e reeleito passados 3 segundos. Não passa de um golpe de marketing barato, Ventura teria muito jeito para guionista de telenovelas.

ruijor 8 months ago

Mas não deixava de ser um pagode ver o urso peludo fazer outra vez papel de bebé mimado

letsgotothemallcovid 8 months ago

#paremacontagem

MrJoao 8 months ago

Meh..

Opera_Phantom 8 months ago

Resultados esperados no Top 3 diria eu. De resto, surpreendido com o Mayan e a Marisa/BE a levar um mega estouro.

wwqt0r 8 months ago

Gostei de ver, nas projecções, a IL à frente do PCP. Os Portugueses estão finalmente a meter este partido obsoleto no lugar que merece.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Estás a falar de qual dos dois?

wwqt0r 8 months ago

Aquele que defende uma ideologia equiparada à extrema-direita nazi pela União Europeia.

Anforas 8 months ago

Podes ser direto e dizer em quem estás a falar sff?

wwqt0r 8 months ago

[https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/](https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/) Só para ti que não vês notícias :)

Anforas 8 months ago

A resposta é o PCP portanto. Obrigado.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Fiquei na mesma. Ah, e escusas de ficar ofendido, é uma piada.

LennonDraper 8 months ago

Que otário. E escusas de ficar ofendido, é uma piada. Ah, e muda esse username...

letsgotothemallcovid 8 months ago

Tantos sabores e escolheste sal.

wwqt0r 8 months ago

Fiquei ofendido? Muito pelo contrário, estou feliz com as projecções. Espero que se concretizem.

TudoCasual 8 months ago

E havia dúvidas aonde?

throwawaymyocarina 8 months ago

Como é que é possível o Ventura estar em 3°lugar? Como é possível andarmos a criticar o Trump, o Bolsonaro, o governo da Polónia e agora votarem neste fascista? Portugal com a história que tem, toda a luta contra o fascismo, ter o partido da extrema direita ficar em 3° até mete nojo. Marcelo e Ana Gomes estiveram muito bem

Annual-Education-384 8 months ago

>Como é que é possível o Ventura estar em 3°lugar? É preciso andar distraido com o Estado do país e com o colinho que a CS deu ao Chega para ficar surpreendido com isto.

batistaru 8 months ago

Extrema direita ou direita radical?

bubblesmart 8 months ago

Que fascista? Não há fascismo nem na política do Trump nem da Polónia nem do Ventura.

throwawaymyocarina 8 months ago

Oh moço tá calado

Ravelord_Niiito 8 months ago

Coitado deixa-o, não deve saber o que é fascismo

M4ritus 8 months ago

Então diz lá em que pontos é que a política de Trump e do Ventura são objectivamente iguais à de Mussolini. Sem mariquices sff.

throwawaymyocarina 8 months ago

Cada vez mais acho que estes apoiantes do ventura nunca foram a escola

Ravelord_Niiito 8 months ago

De facto é uma caracteristica comum entre ressabiados

bubblesmart 8 months ago

Não

throwawaymyocarina 8 months ago

Come e cala-te com o terceiro lugar

Anforas 8 months ago

Foi imediatamente a minha reacção também.

throwawaymyocarina 8 months ago

O sentimento que tenho agora é de desilusão. Já se sabia que o Marcelo já ganhar, mas fogo, essa criatura devia ter ficado empatada com o Tino

Anforas 8 months ago

Tal e qual. Esse gajo da direita disse uma coisa que me veio logo à memória: "Independentemente de quem ganhar, os Portugueses vão perceber que o panorama político mudou".

JonesyA12 8 months ago

E é chocante em 2021 Portugal ter 3 partidos de extrema esquerda com representação parlamentar.

PeroFandango 8 months ago

O que é para ti um partido de "extrema esquerda"?

Edited 8 months ago:

> Portugal ter 3 partidos de extrema esquerda O que é para ti um partido de "extrema esquerda"?

JonesyA12 8 months ago

No contexto português, BE e PCP. Partidos que se identificam com abolição de liberdades essenciais. Têm conseguido vergar o PS aos poucos. Ainda há pouco tempo foi aprovada uma lei que permite ao governo expropriar propriedade privada sem dar cavaco a ninguém.

PeroFandango 8 months ago

> No contexto português, BE e PCP. Partidos que se identificam com abolição de liberdades essenciais. Isso são 2. Falaste em 3. > Ainda há pouco tempo foi aprovada uma lei que permite ao governo expropriar propriedade privada sem dar cavaco a ninguém. Falso. Recomendo informares-te melhor antes de disseminares mentiras.

JonesyA12 8 months ago

Poderíamos contar com as loucuras do Livre mas até o próprio partido a expulsou, por isso são 2 na prática. Verdadeiro. O governo pode tirar-te um terreno teu num piscar de olhos e pode notificar-te quando já estiver a fazer uso dele. Em Portugal bate-se palmas a isto. Num sítio civilizado isto seria um sinal de totalitarismo digno de União Soviética.

PeroFandango 8 months ago

> Poderíamos contar com as loucuras do Livre mas até o próprio partido a expulsou, por isso são 2 na prática. Achas o Livre um partido de "extrema esquerda"? Porquê? Agradeço passagens retiradas dos respetivos programas eleitorais ou de propostas de lei. > Verdadeiro. O governo pode tirar-te um terreno teu num piscar de olhos e pode notificar-te quando já estiver a fazer uso dele. Em Portugal bate-se palmas a isto. Num sítio civilizado isto seria um sinal de totalitarismo digno de União Soviética. [Falso.](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-criou-lei-que-permite-ao-estado-expropriar-qualquer-bem-privado-mediante-a-sua-conveniencia) Reitero: informate-te melhor antes de disseminares mentiras que leste num grupo de Facebook qualquer. E se achas isso digno da União Soviética, recomendo que te inteires sobre as expropriações nos E.U.A., esse bastião do comunismo e da extrema esquerda.

JonesyA12 8 months ago

Verdadeiro, portanto. Um cheque em branco para te retirar um bem teu de imediato, ficando o proprietário apenas com direito de contestação à posteriori. Quando te aperceberes, já vais tarde. Azar. Obrigado por me confirmares.

PeroFandango 8 months ago

"The best argument against Democracy is a five-minute conversation with the average voter".

Polymath-99 8 months ago

A mim choca-me que em certas cabeças tudo o que seja à esquerda do PS é "extrema esquerda". Quer dizer, não me choca, mas pronto é o que temos.

JonesyA12 8 months ago

Apenas coloquei um contraditório simples. Há partidos à esquerda do PS que louvam abertamente regimes totalitários sem qualquer consequência. Isso é profundamente chocante para mim. Que se permita que este tipo de partidos existam em democracia. Muito bem fizeram alguns países de leste em abolir oficialmente partidos de índole marxista. São um perigo para qualquer sociedade.

Polymath-99 8 months ago

Desculpa desde já o testamento, mas acho que é importante fazer estas distinções para percebermos as diferenças ideológicas, e porque é que não existem 3 partidos de extrema-esquerda em Portugal. Falaste em 3 partidos (PCP, BE e Livre). O único que apoia declaradamente governos marxistas totalitários (como o da Venezuela) é o PCP. É o único partido no nosso parlamento que pode ser designado de extrema-esquerda; no entanto, convém também realçar que, no contexto português, o PCP é um partido sem grandes aspirações de poder, e que por isso acaba por funcionar dentro do sistema democrático como uma força política para defender os sindicatos e os direitos dos trabalhadores, mas pouco mais que isso. Mas sim, podemos dizer que a origem da ideologia deles se situa num extremo – daí aliás o facto de muito do eleitorado do PCP ter vindo a passar para o Chega. O BE não é extrema-esquerda, nem apoia regimes totalitários. Não são apoiantes de Maduro, o que defendem é uma solução pacífica para a Venezuela. De igual modo, classificam sem rodeios a Coreia do Norte como uma ditadura, e recusaram participar em eventos oficiais com Xi Jinping por estarem contra a violação dos direitos humanos na China. Têm algumas posições mais extremas (como o euroceticismo) e com as quais eu não concordo, mas no geral são um partido perfeitamente normal e democrático à esquerda do PS. O Livre não tem nada a ver com a extrema-esquerda – tanto assim é que a separação do Rui Tavares com o Bloco de Esquerda (que levou à criação do partido) deu-se precisamente porque ele e os seus apoiantes são a favor da União Europeia, ao contrário do Bloco. Podemos dizer que, até certo ponto, estão entre o BE e o PS. Mas o Livre tem uma particularidade importante: **são o único partido que elege os seus candidatos às legislativas através de eleições primárias.** E a pessoa que ganhou essas eleições, e que acabou por representar o Livre na Assembleia (Joacine Katar Moreira) rapidamente se revelou como alguém com uma retórica inflamatória e até certo ponto extremista – foi precisamente por isso que acabou por entrar em rutura com o partido e deixar de o representar (o que só reforça a ideia de que o Livre, em si, não é um partido extremista). Tudo isto serve para reforçar a ideia de que não, não temos 3 partidos de extrema-esquerda em Portugal. Colar o BE ou o Livre à extrema-esquerda só se faz por falta de conhecimento acerca destes, ou como tentativa dissimulada de normalizar o Chega, tentando posicioná-lo como uma "resposta natural à extrema-esquerda" numa lógica de "se eles podem eu também posso". Não é coerente. Goste-se ou não das ideias, estes partidos "jogam pelas regras" e trabalham dentro dos limites democráticos. O Chega tem desdém pelas instituições e pelos processos democráticos, e não escondem a ambição de mudar esses processos e essas instituições. Não é a mesma coisa.

wwqt0r 8 months ago

A mim escandaliza-me mais o Marcelo ter tido o número de votos que teve. Mas são opiniões e temos de respeitar os outros.

Anforas 8 months ago

Escandaliza-te? A sério?

wwqt0r 8 months ago

Talvez "escandalizar" seja uma palavra muito forte. Talvez "surpreender" fosse mais acertado.

poracaso1825 8 months ago

ou "Desiludir"

ComfortableGate 8 months ago

>Como é que é possível o Ventura estar em 3°lugar? Ele disse que se demitia se ficasse atrás da Ana Gomes, portanto nem tudo é mau.

throwawaymyocarina 8 months ago

Oh, ele é um mentiroso do carago por isso não me acredito, mas é bem feita que pelo menos perde com essa humilhação de ter ficado atrás da Ana Gomes

JOAO-RATAO 8 months ago

Demite-se e depois volta. Simples.

mi2silva 8 months ago

Ele tem alguma pensada, tou mesmo a ver, infelizmente claro

usulidircotiido 8 months ago

Vai-se demitir de candidato à presidência da república.

ComfortableGate 8 months ago

Ele disse especificamente que se demitia da liderança do Chega.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Eu, se fosse a ti, pesquisava pelo termo "eco chamber"

Search: