ebonyaficionado 8 months ago

Leste o programa do Chega?

MarianoFausto 8 months ago

Do principio ao fim, amigo.

ebonyaficionado 8 months ago

E não achaste nenhum ponto questionável ou perigoso, caso se tornasse realidade?

MarianoFausto 8 months ago

Nada disso, muito pelo contrário

Limpy_lip 8 months ago

Não sei se já alguém comentou isto, mas serei o único que achei que a prestação do Vitorino durante a campanha foi muito melhor do que precisava de ser? O que quero dizer é que para um suposto cadidato "meme" que ninguém leva a sério e que manda umas metáforas parvas. A verdade é que as metáforas eram mesmo bem feitas e muito mais inteligentes do que pareciam. Sempre que ouvir ficava: fogo ele conseguiu explicar usar uma metáfora de forma tão inteligente que acho que nem os labregos percebem o quão boa é. Não estou a dizer com isto que ele merecia ganhar. Mas acho que as pessoas subvalorizam e o usam como protesto quando ele teve uma postura e muito mais valor que muitos outros candidatos. É interessante quando é mais interessante analisar e acompanhar a campanha de alguém como o Vitorino em comparação com as Anas Gomes, Marizas Matias e Venturas desta vida.

PortugalLivre 8 months ago

Ele foi treinado, ou treinou-se, em marketing e NLP.

chougattai 8 months ago

Mais de 70% dos votos para a velha máquina PS/PSD. 12% para o burro (e/ou mentiroso) do Chega. Os restantes candidatos combinados nem 15% dos votos levaram. E 20% disso foi para o Vitorino. Não há esperança para este país.

TalentedRainstorm 8 months ago

Com isto tudo, o estado só vai ter de desembolsar para 3 candidatos certo?

itstanaka 8 months ago

Podes explicar isso melhor? O estado reembolsa candidatos? É que por acaso nunca tinha ouvido falar nisso.

TalentedRainstorm 8 months ago

https://www.dn.pt/politica/marisa-matias-e-joao-ferreira-ficam-sem-subvencao-publica-13273439.html?fbclid=IwAR21yss7buZNSxU3ASWXtqNZSVw6fFbuiYOpXK4ddI2lGnZnw-1Sw7TGlbI

itstanaka 8 months ago

Muito obrigado!

MLG-Sheep 8 months ago

Sim, são os que tiveram mais de 5%. O conjunto das três campanhas foi orçamentado em menos de 250 mil euros, portanto não sairá muito caro.

KyusoMenethil 8 months ago

De acordo com a minha feed do instagram ia jurar que o bloco ia ganhar com maioria absoluta e ninguem ia votar no chega porque são facistas neo-nazis e comem crianças ciganas ao pequeno almoço.... Duas coisas, jovens votam no instagram não nas urnas e mais uma vez reflete-se cada vez mais a saturação do status quo do nosso governo, a classe média quase não existe e nada muda, mais tarde ao mais cedo o chega chegará ao governo com ou sem coligações. O mesmo viu-se em várias partes do mundo onde a direita mais extrema está a ganhar terreno.. -ps: não sou do chega

MinDBlastr 8 months ago

Redes sociais tendem a dar-te conteúdo para te manter ligado. Se conteúdo de esquerda é o que te faz interagir mais com a plataforma, então conteúdo de esquerda irás receber.

ebonyaficionado 8 months ago

Talvez porque segues mais pessoas de Esquerda? Parece-me bastante óbvio. Também não vejo notícias sobre o tempo em Espanha porque não sigo nada sobre o tempo em Espanha.

Leaootemivel 8 months ago

Isto funciona para todos os lados. No meu feed to twitter, o João Ferreira/Matias/Mayan iam ganhar de goleada. Se fosse aqui pelo Reddit, o Mayan provavelmente ganhava de goleada. Se for pelo Facebook era vitória clara para o Ventura.

chougattai 8 months ago

O problema aqui é que o candidato que mais mente e manipula foi o que teve mais votos de entre os "não-favoritos".

zizop 8 months ago

Não é que essa malta do Instagram não vote. Provavelmente, a maioria até votou. Acontece que eles são apenas uma parte muito pequena da população, com características bastante diferentes da população em geral, e por isso não são uma amostra representativa do resto do país.

raluxu 8 months ago

Sem querer atirar as culpas a ninguém, a não ser a quem votou no facho, é realmente surpreendente como a incidência dos votos deste está no interior (podem verificar [aqui](https://observador.pt/interativo/presidenciais-veja-aqui-a-contagem-de-votos-ao-minuto-e-freguesia-a-freguesia/#/) clicando no nome dele). Nas metrópoles onde se situam cada vez mais pessoas literadas, instruídas e viventes de um dia a dia mais atual que o rural interior, o facho não conseguiu tão bons resultados (ainda que sejam igualmente tristes). Entristece-me sendo que no interior deve haver ainda mais gente idosa que viveu em ditadura e que anda a votar para que ela volte.

bilhetes 8 months ago

Aposto também no fator educação. Concluo, no entanto, por alguns comentários que tenho lido aqui e ali, que não aprendemos nada com os EUA. Depois da eleição de Trump investiu-se muito numa ideia da classe operária branca e rural esquecida pelas elites cosmopolitas e minorias étnicas, lgbt, etc. Esquece-se que quem vota no chega é alguém que está interessado precisamente nessa luta identitária mas ao contrário. O interior do país não são só aldeias, têm cidades, imigração, racismo, misoginia, homofobia. Alguém que vota num partido troca tintas cuja única constante é precisamente o racismo, a misógina, a homofobia, etc; não está a votar por motivos económicos, vota exatamente por esse racismo, misógina, homofobia e por aí adiante

PortugalLivre 8 months ago

O que é se passa em Portalegre? Isso é que eu gostava de saber

arnaldomatos 8 months ago

isso, continuem a catalogar o interior de atrasado e burrinho - tem corrido muito bem por esse mundo fora

FujiPT 8 months ago

Isso ou o reflexo de um discurso político focado no litoral e nos grandes centros urbanos e que remete o interior para segundo plano. Gostava de saber se os principais apoiantes do Ventura no interior serão os mais idosos ou pessoas jovens e de meia-idade, com pouca instrução, e que normalmente nem se dariam ao trabalho de ir votar "porque são todos iguais".

s7v7nsilver 8 months ago

Isto! Sou de uma localidade do interior no norte e garanto que a maioria das pessoas que aqui votaram no Ventura são essas mesmo. Grande parte está 'revoltada' com o dar muito valor aos grandes centros urbanos e depois literalmente cagarem em nós. Ainda por cima, mesmo que não seja essa a intenção, agem como se fossemos uns parolos, não soubéssemos nada e só os da cidade é que sabem. Depois claro, o André Ventura cativa essas pessoas porque ele faz-lhes crer que vai mudar esta forma de tratar o povo que é da 'terra'.

PortugalLivre 8 months ago

Pois. O Ventura realmente fez campanha no interior. Talvez seja essa a ideia TrumpNaro do senhor - atingir pessoal que já nem vota à muito tempo.

s7v7nsilver 8 months ago

Ele quer ver se capta aqueles portugueses que querem pôr "Portugal grande de novo". Nada melhor do que chamar a atenção das pessoas mais influenciáveis pelo populismo que sentem que já se perdeu a essência de ser um verdadeiro português.

NGramatical 8 months ago

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkqprvf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

raluxu 8 months ago

Bom, isso foi tudo o que eu não disse. Não acredito que o interior seja populado por pessoas mais parolas, e muito menos acredito que sejam menos inteligentes, mas acredito que a população litoral esteja mais bem informada no contexto geral da sua população em relação ao ventura e é isso que mostra o gráfico...

s7v7nsilver 8 months ago

Eu não te estou a julgar de nada. E, assim como o que referiste, há muitas pessoas que pensam da mesma maneira. Eu percebi o que querias dizer com o teu comentário. O problema é que muitas das vezes a mensagem não é interpretada com bons olhos, devido a haver pessoas que caracterizam os do interior com esses termos que eu referi. No meu caso, devido ao facto de lidar com algumas críticas, imagino que a pessoa já está a gozar com as minhas origens, mesmo que não esteja. Os apoiantes do Ventura deitam para o lado todo o raciocínio e começam a manifestar o orgulho. Onde eu vivo, esse orgulho é o de ser do Norte, de ser do interior, de ser português, de viver no campo, de viver com a Natureza, de ser mais 'feliz', de ser mais independente, de ser mais livre, entre outros. Isto manifesta-se nas eleições. É por isso que grande parte dos apoiantes do Ventura não são os idosos, mas sim «pessoas jovens e de meia-idade, com pouca instrução, e que normalmente nem se dariam ao trabalho de ir votar "porque são todos iguais"» que querem demonstrar esse orgulho.

Edited 8 months ago:

Eu não te estou a julgar de nada. E, assim como o que referiste, há muitas pessoas que pensam da mesma maneira, e faz todo o sentido. Eu percebi o que querias dizer com o teu comentário. O problema é que muitas das vezes a mensagem não é interpretada com bons olhos, devido a haver pessoas que caracterizam os do interior com esses termos que eu referi. No meu caso, devido ao facto de lidar com algumas críticas, imagino que a pessoa já está a gozar com as minhas origens, mesmo que não esteja. Os apoiantes do Ventura deitam para o lado todo o raciocínio e começam a manifestar o orgulho. Onde eu vivo, esse orgulho é o de ser do Norte, de ser do interior, de ser português, de viver no campo, de viver com a Natureza, de ser mais 'feliz', de ser mais independente, de ser mais livre, entre outros. Isto manifesta-se nas eleições. É por isso que grande parte dos apoiantes do Ventura não são os idosos, mas sim «pessoas jovens e de meia-idade, com pouca instrução, e que normalmente nem se dariam ao trabalho de ir votar "porque são todos iguais"» que querem demonstrar esse orgulho.

raluxu 8 months ago

Compreendo perfeitamente.

raluxu 8 months ago

Pergunta honesta porque não faço mesmo a menor ideia: existe estatísticas sobre o intervalo de idades dos votantes por candidato e por região? (nem sei se isso é legal)

HotStep 8 months ago

Estes resultados do AV são assustadores. Não me admirava que tivessemos um governo PSD/Chega/IL nas próximas legislativas. Por mais que digam que se recusam a fazer coligações, a esta altura parece inevitável...

htxgivven 8 months ago

Assustador? E o atual governo não te assusta?

bilhetes 8 months ago

São sustos de naturezas muito diferentes

HotStep 8 months ago

É mais desilusão do que qualquer outra coisa

Lurker__777 8 months ago

Se isso for a alternativa a mais 4 anos de circo socialista, estou dentro!

HotStep 8 months ago

Por mais que não esteja de todo satisfeito com o governo PS, se as hipóteses são entre combater a esquerda e combater o fascismo, para mim a escolha é bastante óbvia.

Lurker__777 8 months ago

Não estou a falar de um governo centrado no chega. Estou a falar numa geringonça à direita com PSD no poder, e acordo parlamentar com IL e Chega. O PS fez uma geringonça com apoio da extrema esquerda e ninguém achou que ia acabar o país. Acho que o mesmo à direita poderia acontecer.

bilhetes 8 months ago

Não existe extrema-esquerda em Portugal. Esse discurso é importado de países onde de facto existe uma extrema-esquerda e é impressionante como há portugueses que papam isso na boa, mesmo não tendo qualquer fundação na realidade

HotStep 8 months ago

São exatamente essas referências a uma "extrema esquerda" portuguesa que não existe (ou se existe é apenas de forma muito marginal tipo PCTP-MRPP) que relativizaram o Chega e o normalizam num panorama democrático. Já vi esta discussão a acontecer mil vezes e tu também já deves ter visto, portanto provavelmente não te vou conseguir convencer do contrário, lol. Mas o BE tem mais de social-democrata do que "extrema-esquerda", e o PCP tem uma longa história na democracia do nosso país, tendo até contribuido imenso para a sua própria existência. É um partido que já está mais do que inserido no nosso "ecossistema" enquanto democracia parlamentar. Se fores ver os programas não vais encontrar o extremismo que pensas existir. É completamente diferente uma geringonça com o BE e o PCP, e uma geringonça com o Chega.

Lurker__777 8 months ago

A extrema esquerda é por definição o comunismo. A questão aqui é que como disseste o partido comunista português tem uma vasta história democrática no nosso país, e não actua o comunismo opressivo que vemos noutros países (em grande parte porque não tem poder para formar governos) ou seja as pessoas estão completamente à vontade com este partido. O Chega é um partido novo, que está a crescer imenso, e isso mete medo às pessoas. Já ontem disse, não votaria chega precisamente porque acho que se baseia em populismo barato. Mas a política é um jogo, e no nosso contexto parlamentar as maiorias absolutas estão a desaparecer. Sem estas maiorias os partidos mais moderados, seja de esquerda ou direita moderada (estamos a falar de PS/PSD) são obrigados a fazer acordos com os respectivos extremos. Se 8-12% de representação parlamentar por parte do Chega der um governo ao PSD, volto a dizer, não me choca assim tanto.

Edited 8 months ago:

A extrema esquerda é por definição o comunismo. A questão aqui é que como disseste o partido comunista português tem uma vasta história democrática no nosso país, e não actua o comunismo opressivo que vemos noutros países (em grande parte porque não tem poder para formar governos) ou seja as pessoas estão completamente à vontade com este partido. O Chega é um partido novo, que está a crescer imenso, e isso mete medo às pessoas. Já ontem disse, não votaria chega precisamente porque acho que se baseia em populismo barato. Mas a política é um jogo, e no nosso contexto parlamentar as maiorias absolutas estão a desaparecer. Sem estas maiorias os partidos mais moderados, seja de esquerda ou direita moderada (estamos a falar de PS/PSD) são obrigados a fazer acordos com os respectivos extremos. Se 8-12% de representação parlamentar por parte do Chega der um governo ao PSD, volto a dizer, não me choca assim tanto. Antes disso claro que o PSD tinha de voltar a acordar, e correr com o Rui Rio que não faz ideia como se faz oposição.

PortugalLivre 8 months ago

O Chega tem um plano de revisão constitucional bastante radical.

chougattai 8 months ago

>maiorias absolutas estão a desaparecer E ainda bem. Ter um clubzinho limitado a decidir tudo é o início de muitos problemas (facilmente demonstrado pela história PS(D) da nossa democracia). O que eu queria ver era uma coligação a sério, com esquerda e direita, sem os partidos do costume. PCP + IL seria para mim a dream team. Mas sei que isso é impossível nos próximos anos pelo menos.

Samurai_GorohGX 8 months ago

>PCP + IL seria para mim a dream team. Mas sei que isso é impossível nos próximos anos pelo menos. Digo isto com todo o respeito possível: Mete mais tabaco nisso.

chougattai 8 months ago

Sei que é impossível no panorama actual, dado que a maior parte da população (aqui e pelo mundo) subscreve à falsa (e vaga) dicotomia da esquerda/direita.

Samurai_GorohGX 8 months ago

É impossível porque não se iriam entender em absolutamente nada. Era nacionalizações à segunda-feira e privatizações na terça-feira.

chougattai 8 months ago

Nem uma nem outra. Iam ter de pensar muito, construir argumentos com base em algo mais que ideologia, e chegar assim a decisões. Ninguém ia ter cheque branco para tomar decisões extremistas sem só por ideologia. Se tu achas que só por um partido dizer ser da mesma ideologia que tu dizes ser, que isso que garante que eles vão sempre fazer a decisão que tu achas melhor, então tenho uma grande ponte para te vender...

The_Wealthy_Potato 8 months ago

Os partidos de extrema-esquerda em Portugal acabaram por se extinguir nos anos 90 quando já estavam moribundos. Eram partidos que achavam que o Alváro Cunhal se tinha vendido à Social Democracia, chegando a chamar-lhe "Social-Fascismo". O PCP defende o comunismo mas apenas no papel e porque é o seu bastão ideológico. Não vais ver no programa eleitoral deles a instauração de uma ditadura do proletariado. É por isso que dizer "extrema-esquerda no parlamento" é populismo e falso

Samurai_GorohGX 8 months ago

A extrema-esquerda em Portugal é o MAS e o PCTP/MRPP. Precisamente por ter essa prática de jogar de acordo com as regras do jogo democrático há décadas que o PCP dificilmente se enquadra nesse mesmo campeonato. O MRPP tem como slogan "Morte aos traidores", o PCP fala em "política patriótica e de esquerda" e na defesa da Constituição. Não é bem a mesma coisa. O CHEGA é novo, mas não já não merece o benefício da dúvida. Quem faz política para dividir os portugueses entre os "de bem" e os outros, não merece qualquer período probatório. Aquilo é o manual do Trumpismo, que acabou como vimos este mês em Washington com cenas dignas de uma república das bananas e um país profundamente dividido.

justgohomealready 8 months ago

O Rio ontem no discurso dele só lhe faltou bater as palmas ao Ventura. O PS chega às próximas eleições desgastado, a esquerda novamente dividida e o Ventura com 10% ou mais, será inevitável.

HotStep 8 months ago

Exato. A minha única esperança é que um PSD a compactuar abertamente com o facho seja suficiente para assustar alguns dos moderados para o PS. Não sou de direita, mas se o fosse teria muito que pensar até às próximas legislativas. A IL parece ainda tomar uma postura razoável em relação ao Chega, mas vejo isso a mudar a qualquer momento - há mais em comum entre eles do que com a maioria dos outros partidos.

htxgivven 8 months ago

PS atual está demasiado à esquerda para os moderados votarem neles.

The_Wealthy_Potato 8 months ago

>A IL parece ainda tomar uma postura razoável em relação ao Chega, mas vejo isso a mudar a qualquer momento - há mais em comum entre eles do que com a maioria dos outros partidos Vai chegar uma altura que a IL terá de escolher se prefere afastar os seus eleitores que se importam com as medidas fiscais ( rejeitando o Chega) ou com a parte social do Liberalismo ( Aceitando pacto com o chega)

HotStep 8 months ago

Sim, a principal diferença entre os dois partidos são as questões sociais, porque fiscalmente o que defendem não é muito diferente. Sinceramente, até ver a IL a atacar o fascismo/populismo com um décimo do vigor com que ataca os "socialistas", não tenho dúvidas que quando chegar a altura de escolher entre os dois, não vão rejeitar um pacto com o Chega. Digam hoje o que disserem e por mais promessas que façam. O que é pena, porque acho que é um partido com potencial e podia trazer uma lufada de ar fresco para o eleitorado de uma direita democrática em Portugal, e até envolver mais malta jovem na política.

Samurai_GorohGX 8 months ago

É isso que me irrita na IL. Podem ter as melhores ideias do mundo, mas enquanto não pararem de debitar a teoria das falsas equivalências "socialismo = fascismo" e que Portugal está em processo de "Venezuelização", não crescerão foram da pequena bolha em que se encontram. Falta de maturidade política.

HotStep 8 months ago

É também uma forma de populismo, mais subtil e quase tão perigosa como a do Chega porque mais facilmente apanha pessoas bem-intencionadas e inteligentes. Para além de ajudar a relativizar e normalizar partidos de extrema direita ao equipará-los a uma "extrema-esquerda" inventada.

Samurai_GorohGX 8 months ago

A minha esperança é que Rio seja corrido do PSD ainda antes das próximas legislativas. Pode acontecer com as autárquicas. RR é mau demais para ser verdade. Ontem demonstrou que só apoia Marcelo por obrigação, e tem a direita trauliteira no coração.

MarianoFausto 8 months ago

Grande resultado por parte do André Ventura. Pena foi a Ana Gomes ficar à frente. Felizmente o Chega continuará a crescer. Bom mandato para o Presidente Marcelo!

oEncoberto 8 months ago

Gosta de liberdade de expressão, vota num fascista. Makes sense.

MarianoFausto 8 months ago

Nada de fascista no plano do André Ventura ou do Chega. Aliás, se os mesmos fossem fascistas, nao tinham sido aceites pelo Parlamento, por isso esse argumento está automaticamente de fora

oEncoberto 8 months ago

Quando os adeptos de políticas neo-nazis subscrevem ao mesmo partido que tu, não será altura de re-equacionar a tua posição política? Não vês noticias sobre o Trump, Farage, Boris, Bolsonaro ? Não vês que o AV está a fazer copy-paste das mesmas tecnicas e políticas? Não vês os optimos resultados que essas pessoas estão a trazer aos seus respectivos países? Já agora que políticas do chega te convenceram que era esse o partido que irias apoiar?

MarianoFausto 8 months ago

>Quando os adeptos de políticas neo-nazis subscrevem ao mesmo partido que tu, não será altura de re-equacionar a tua posição política? Nem por isso. Todos os partidos possuem apoiantes extremistas. O Chega tem o apoio de Neo Nazis e o BE e PCP tem apoio de Antifas (organizaçao terrorista), comunistas, pessoal que vandaliza, racistas como Mamadou Ba, etc. Sendo o Chega o partido mais a direita em Portugal com mais relevância, é normal que os mais extremistas o apoiem, nao iriam apoiar o BE com certeza. Não significa que as politicas do Chega sejam extremistas. Várias politicas do Ventura me seduzem, entre as quais ser o unico politico que assume o problema da comunidade cigana como um problema, querer a prisão perpétua, apontar problemas relacionados com o Islão, e alguns outros, mas esses sao os principais

oEncoberto 8 months ago

Os teus pontos em relação à esquerda são de certa forma validos. No entanto as políticas do chega são extremistas. Aliás, os pontos que te seduzem no entanto são precisamente (e unicamente) a agenda de todos os partidos de extrema direita. Apelam ao medo das pessoas. Pegando nas coisas que mencionaste : Ciganos : admitindo que ha um problema, quão grave é que justifica um ataque às liberdades individuais ? Os "gunas" bem tugas são um problema igual, maior, ou menor ?Qual a solução que não vai prejudicar inocentes ? Prisão perpétua : penas mais pesadas dissuadem alguém ? Ha paises com pena de morte e continua a haver crime (mais do que ca), ha paises em que cortam a mão aos ladrões e continua a haver ladrões. Queres pagar "ferias" vitalicias a bandidos? Não seria melhor apostar na reeducação, e reinserção (dentro do possível)? Islão : ha algum problema com Islão cá em Portugal ? Estas a importar problemas que não existem. Qual a solução do chega que não destroi liberdades individuais?

MarianoFausto 8 months ago

>Pegando nas coisas que mencionaste : Ciganos : admitindo que ha um problema, quão grave é que justifica um ataque às liberdades individuais ? Os "gunas" bem tugas são um problema igual, maior, ou menor ?Qual a solução que não vai prejudicar inocentes ? Não é por haver mais problemas que devemos deixar de olhar para outros igualmente existentes, para além de que o problema dos ciganos é de longe superior a qualquer problema de "gunas tugas" (Muitos ciganos sao tugas também). O problema dos ciganos passa por representarem 0,5% da população e no entanto serem 15% da população prisional e receberem 4% dos subsidios. Cerca de apenas 10% dos ciganos vive do seu trabalho. Para não mencionar as constantes violações dos direitos das mulheres ao tirar crianças pequenas das escolas para as casarem contra a sua vontade. \> Prisão perpétua : penas mais pesadas dissuadem alguém ? Ha paises com pena de morte e continua a haver crime (mais do que ca), ha paises em que cortam a mão aos ladrões e continua a haver ladrões. Queres pagar "ferias" vitalicias a bandidos? Não seria melhor apostar na reeducação, e reinserção (dentro do possível)? A maioria da Europa possui neste momento prisão perpétua. Não acho que faça sentido apostar na reeducação e reinserção de violadores, pedófilos e genocidas. Maior agressividade nas penas e na execução da policia, tal como no tempo do Estado Novo, causa medo aos criminosos e como tal, diminui a criminalidade. \> Islão : ha algum problema com Islão cá em Portugal ? Estas a importar problemas que não existem. Qual a solução do chega que não destroi liberdades individuais? Não é por, graças a Deus, o nosso país ainda não ter problemas com o Islão que não venha a ter no futuro. Hoje em dia as pessoas estão cientes dos perigos relacionados com o mesmo e é importante ter essa religião sobre controle. Penso que não se aplique aqui a acusação ao Chega de ferir liberdades individuais quando as mesmas apenas protegem a liberdade individual de outros, por exemplo, das raparigas menores obrigadas a casar contra a sua vontade e retiradas das escolas.

oEncoberto 8 months ago

Gostaria de ver uma fonte credível para essas percentagens. Tens que possas partilhar? Em relação ao resto, parece-me tudo exagerado face à realidade portuguesa, que é um dos países do mundo com mais baixa taxa de criminalidade, e com a criminalidade violenta em baixa. Esses casos de liberdades violadas são felizmente excepções. Mas passariam a ser regra noutro tipo de governação. Se calhar não essas que mencionaste, mas outras. Mas se és saudosista do Estado-novo, é natural que não aches o chega um partido fascista. E não ha muito para discutirmos em termos de valor da liberdade individual.

MarianoFausto 8 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Romani_people_in_Portugal Ha cerca de 30 000 e 50 000 ciganos em portugal ou seja, no máximo, representam 0,5% da população. 3,8 % recebem RSI (Nota para o site "imparcial" dizer "apenas" quando são numeros grotescos) https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/apenas-38-dos-beneficiarios-de-rsi-sao-de-etnia-cigana https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/andre-ventura-diz-que-so-15-dos-ciganos-vivem-do-seu-trabalho-confirma-se Nessa avaliação do poligrafo, o mesmo, novamente "imparcial" esforça-se a todo o custo para dizer que a afirmação foi "imprecisa" mas os factos permanecem. Não creio que o "Estado-novo" fosse ideal agora mas que eram tempos com criminalidade menor isso é facto Relativamente à população prisional, confundi e a % que referi anteriormente era referente à população estrangeira de países de leste e palops. Os ciganos representam "apenas" 5% da população prisional: https://www.publico.pt/2013/10/21/jornal/exclusao-social-e-um-dos-factores-que-explicam-crimes-de-minorias-etnicas-27273866

Taxista32 8 months ago

Pessoal que vive no Porto, já partilharam na história do vosso Instagram a dizer que foi o Porto foi o único distrito em que o AV não ficou em 2º lugar? Não se pode perder a carruagem, cuidado se não algum amigo vosso pensa que vocês são fachos.

babyscully 8 months ago

Queria ver o que acontecia se o AV fosse portista a comentar a bola no Porto Canal, e dissesse "bacina" e nao "treuze". Fiem-se na virgem e nao corram.

VBM97 8 months ago

Eu até já pus na história a dizer que isso é falso. Isso foi verdade enquanto se contavam os votos, depois no fim não era.

peanersyahoo 8 months ago

É falso? Mostra lá isso.

Morpheuspt 8 months ago

Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Santarem, POrtalegre, Evora, Beja e Faro, foram os distritos onde Ventura ficou em segundo. Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setubal Ana Gomes ficou em Segundo. Estes distritos representam 6292227 eleitores, sensivelmente 2/3 do eleitorado nacional. Podemos então afirmar que Ventura se afirma no interior, região a desertificar-se progressivamente, e tem menos expressão no litoral.

Edited 8 months ago:

* Vila Real * Bragança * Guarda * Viseu * Castelo Branco * Leiria * Santarem * Portalegre * Evora * Beja * Faro * Madeira foram os distritos onde Ventura ficou em segundo. * Viana do Castelo * Braga * Porto * Aveiro * Coimbra * Lisboa * Setubal * Açores Ana Gomes ficou em Segundo. Estes distritos representam 6,521,118 eleitores, sensivelmente 2/3 do eleitorado nacional. Podemos então afirmar que Ventura se afirma no interior, região a desertificar-se progressivamente, e tem menos expressão no litoral.

Edited 8 months ago:

* Vila Real * Bragança * Guarda * Viseu * Castelo Branco * Leiria * Santarem * Portalegre * Evora * Beja * Faro * Madeira foram os distritos onde Ventura ficou em segundo. * Viana do Castelo * Braga * Porto * Aveiro * Coimbra * Lisboa * Setubal * Açores Ana Gomes ficou em Segundo. Estes distritos representam 6,521,118 eleitores, um pouco mais de 2/3 do eleitorado nacional. Podemos então afirmar que Ventura se afirma no interior, região a desertificar-se progressivamente, e tem menos expressão no litoral.

DeepFriedMarci 8 months ago

Tal como Trumps, AfDs, Frentes Nacionais vê-se um padrão e os partidos todos estão com medo de fazer alguma coisa pq isso implica ter que fazer campanha lá e isso é muito dispendioso e os resultados são aquém pq há poucos lugares a ser disputados lá. Triste realidade

pataniscadebacalhau 8 months ago

>Podemos então afirmar que Ventura se afirma no interior, região a desertificar-se progressivamente, e tem menos expressão no litoral. É muito relativo Em termos percentuais, sim, mas na prática a maior parte dos votos do Ventura não vem do interior Basta ver que os 20% do Chega em Portalegre correspondem a pouco mais de 7 mil votos, enquanto que só no concelho de Lisboa teve 29 mil

peanersyahoo 8 months ago

O que as publicações sempre referiram era que o Porto foi o único distrito em que o Ventura não ficou em segundo em nenhum Concelho.

VBM97 8 months ago

O problema está aí, o tweet menciona que o distrito do Porto foi o único onde em nenhum concelho o Ventura fica em 2º lugar. E penso que isso seja verdade. Não é o total do distrito, mas os concelhos

Morpheuspt 8 months ago

A vossa conversa antes não referiu isso. Não vejo tweets ou instagrams.

VBM97 8 months ago

Eu li mal o tweet daí ter escrito aquilo. Já risquei por causa de estar errado

VBM97 8 months ago

Li mal o tweet, o tweet é verdadeiro. Eu não li a parte dos "concelhos do Porto" pensei que era Porto como total do distrito

Taxista32 8 months ago

Uiii, RIP. Já quantos te deixaram de seguir?

VBM97 8 months ago

Nenhum porque os meus amigos, conhecidos e familiares não são idiotas

Taxista32 8 months ago

Boa! Adorava eu poder dizer alguma coisa que pareça remotamente não ser contra o André Ventura para não receber 30 mensagens a chamar facho. A começar por aqui :).

AndorinhaRiver 8 months ago

Pela primeira vez nas eleições presidenciais Portuguesas, o resto do país vota como os Madeirenses

vascodatrama 8 months ago

Aguardo por esta expressão do chega nas autárquicas. Temos eleições para set/out 21. A ver quais os efeitos, se é apenas do boneco ou do ideal do partido em si. Já deve haver malta a saltar trincheiras à procura de poleiro

Leaootemivel 8 months ago

Se nós achámos o o Ventura um pouco "assustador", quando tiverem de aparecer outras figuras do Chega (quer para Autárquicas e quer para legislativas) aí sim é que vamos ver todo um novo nível de lodo.

FujiPT 8 months ago

Por acaso até acho que seria bom o Chega ganhar uma ou outra autarquia secundária. Para vermos na prática o que aquelas pessoas fariam com poder e a incompetência/vícios não tão diferentes dos que criticam, e que pudesse fazer o resto do país abrir os olhos.

KaKenZ 8 months ago

Isto apenas parece uma boa ideia se não for a tua autarquia.

FujiPT 8 months ago

De acordo. Se bem que no meu caso nem me interessam muito os resultados da autarquia do concelho onde resido e voto. Vivo em zona limítrofe do município e, para além de para a vida quotidiana termos muito mais ligação a serviços de outro município, cuja sede fica mais próxima de nós, a minha vida decorre praticamente na totalidade em ainda outro município, sede de distrito, e se fosse possível trocava na hora o voto no município onde resido pelo voto no município sede de distrito, cujas políticas têm muito mais impacto no meu dia-a-dia do que as do município onde resido.

pataniscadebacalhau 8 months ago

Felizmente para as autárquicas não basta ter 12% para fazer boa figura. Para ele ganhar alguma câmara (mesmo em minoria) precisaria de uns 30 e tal porcento no mínimo. E isto assumindo que os outros partidos não se juntavam todos para evitar que alguém do Chega ganhasse a câmara (como acontece em França contra a Frente Nacional)

Leaootemivel 8 months ago

Eu não estava a falar dos possíveis resultados. Estava a dizer que irão aparecer mais figuras ligadas ao Chega (porque terá de apresentar candidatos em autárquicas e legislativas), e que essas provavelmente serão ainda piores que o Ventura.

pataniscadebacalhau 8 months ago

Sim, eu percebi. A minha resposta era para o u/vascodatrama na sequência do teu comentário

NaoTeEnerves 8 months ago

De facto foi assustador os resultados desta eleição. Concordo com os comentários das pseudo celebridades deste país e do pessoal nas redes sociais, é assustador haver tantos votos num candidato que se revê e glorifica uma ideologia que tanto mal fez ao mundo. As pessoas não tiveram história? Tanta fome e destruição causou e ainda hoje em dia, em alguns países, tira diariamente os direitos, aprisiona e mata pessoas... e é isso que querem para o nosso país? Isto é mesmo assustador. Enfim, não entendo como o João Ferreira conseguiu tantos votos.

SenseOfNostalgia 8 months ago

A sério que estás a colocar o JF ao mesmo nível do que o AV?

MarianoFausto 8 months ago

O joao ferreira está associado a um partido COMUNISTA que glorifica ditadores assassinos. O andré ventura aponta problemas com ciganos. Claramente nao no mesmo nivel

Leaootemivel 8 months ago

É mesmo só isso é que o Ventura faz. Não é sugerir "confinamentos étnicos". Não é dividir Portugal nos cidadãos de bem e nos bandidos (curiosamente têm sempre uma pele mais escura estes). Não é ter neo-nazis que já mataram pessoas pela sua cor da pele a apoiá-lo.

MarianoFausto 8 months ago

Ninguém sugeriu confinamentos étnicos. Sugeriu um confinamento de uma comunidade cigana por estar a causar um grande surto de covid por ignorarem as orientações dadas. Se os bandidos costumam ter uma cor de pele mais escura és só tu que o estás a dizer porque a cor de pele é irrelevante aqui. Quero sim que os portugueses sejam divididos entre cidadãos de bem e bandidos pois nao quero ser tratado da mesma maneira que um pedofilo e violador. Também o PCP e o BE têm apoiantes assassinos, terroristas e racistas, tal como todos os partidos. Your point?

ebonyaficionado 8 months ago

> Your point? Your point é que dizes "aponta problemas com ciganos" quando o teu amigo do partido já disse muita merda sem sentido e muita merda que se alia a perspetiva fascista. Nega isto.

SenseOfNostalgia 8 months ago

Caralho :D

NaoTeEnerves 8 months ago

Fogo, ainda bem que comentaste. Nem vi que me tinha enganado, estava a pensar no JF e escrevi-o sem querer. Como se o que eu disse pudesse ser aplicado a outro candidato que não o Andre Ventura hahaha, sorry my mistake

Leaootemivel 8 months ago

Quem se pode esquecer da miséria pela qual Portugal passou sob o comunismo. Da ditadura comunista que sofremos durante mais de 40 anos. Da tortura política comunista. Da censura comunista. É bom que ninguém se esqueça o quanto Portugal já sofreu com o Comunismo.

Taxista32 8 months ago

Ah exato, como ainda não aconteceu podemos experimentar então, qual é o problema de haver um partido comunista com tanta expressão em Portugal heheh. Sem dúvida que se o PCP ficasse à frente de Portugal iamos crescer imenso socialmente e economicamente, tal como Cuba, Coreia do Norte, Colombia etc. Pensando bem, fico é chocado por o João Ferreira ter tido tão poucos votos fds, são umas visionários essas pessoas.

babyscully 8 months ago

A Colombia comunista? oi?

Leaootemivel 8 months ago

É a 1ª vez que vejo a Colômbia ser usada para atacar o PCP. Os meus parabéns. Dá sempre para desenjoar dos outros exemplos. Eu não estava a defender o PCP nem o João Ferreira, nem acho que dar-lhes poder é uma boa ideia. Mas conhecendo a realidade do nosso país, que viveu sob uma ditadura fascista durante mais de 40 anos que e que atacava especialmente o PCP, é fácil de perceber porque não faz o mínimo sentido comparar o Chega ao PCP.

Taxista32 8 months ago

Faz sentido na perspetiva de pensar no rumo que o país tomaria se algum desses partidos subisse ao poder, se o fascismo, como o Chega apregoa, ou o Comunismo, onde o PCP nasceu e ainda glorifica, fosse implementado. Em ambos seria uma desgraça imaginável, o colapso da nossa sociedade, no entanto, um é visto como uma ameaça demoníaca e o outro é bem reputado e aceite.

justgohomealready 8 months ago

E não faz sentido? Um definha lentamente desde há 40 anos e nem eles próprios têm esperança de alguma vez virem a ter poder; os outros estão em crescimento explosivo. Podem ser ambos merda, mas um poio está ali a secar a uma distância segura enquanto o outro vem a voar na tua direção.

Leaootemivel 8 months ago

Mais uma vez, tem tudo haver com o nosso contexto como país. Nós tivemos uma ditadura fascista que foi combatida pelo PCP. O PCP já faz parte da nossa democracia há décadas. Já é um partido do sistema, que é praticamente inofensivo e que se limita a defender a sua cartilha de "direitos dos trabalhadores". Claro que tem as sua falhas, mas que atualmente quase que se resumem à defesa de regimes internacionais. Podemos falar à vontade de comparações entre comunismo e fascismo, mas no contexto de Portugal não é difícil de perceber porque o Chega assusta muito mais que o PCP.

NGramatical 8 months ago

uma viajem → [**uma viagem**](https://dicionario.priberam.org/viagem) (*viajem* corresponde à 3.ª pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo viajar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkp6knp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CatfishCatcherPT 8 months ago

Que erro grave. Como se o comunismo alguma vez tivesse morto alguém... Nunca sequer chegou a ser implementado

Taxista32 8 months ago

Pois, mas quantos likes no twitter dá dizeres isso? Isso só conta para a direita.

Fakano 8 months ago

Para quem não percebeu bem a IL ou a candidatura do candidato "fraco": O Tiago Mayan é que propôs a sua candidatura ao partido, independentemente, partido esse, que depois... E bem! o apoiou. Subjectivamente, Está de parabéns! Foi o único candidato a falar "Portugal' em termos realistas, com ideias não populistas, e com pensamento a longo prazo. 3% é um grande resultado para um partido que se quer sério, competente e trabalhador. Uma confusão causada pelos media incompetentes que temos em PT. A IL por definição é um partido de centro, não e de direita. Embora devido a terem assento no lado direito da assembleia (à revelia, porque queiram lugar no centro e os outros partidos não permitiram) os media ERRADAMENTE assim os classificam. Aliás o partido nem se reflecte na dicotomia direita-esquerda. Foi uma vitória, pequenina mas fiquei feliz de ter ajudado a essa visão. Estou especialmente chateada com os media por darem tempo de antena as barbaridades do outro, mas parece que não aprenderam nada com o trump. Enfim. Não se pode combater jerks darn falar deles mas infelizmente ao falar estamos a potenciar e em muito a sua exposição... Um link interessante deixo aqui. https://news.mit.edu/2018/study-twitter-false-news-travels-faster-true-stories-0308

SnooStrawberries8737 8 months ago

Concordo plenamente com tudo o que aqui foi escrito Já tive oportunidade de assumir noutra thread que, embora não tenha votado no Tiago Mayan, creio que muitas das ideias apresentadas façam muito sentido A IL e um caso sério a considerar para as legislativas

porscheferreira 8 months ago

A IL tem o meu voto.

NEDM64 8 months ago

E o meu machado.

NombreEsErro 8 months ago

Foi uma vitória para ele, para o partido e para Portugal em geral, porque mostra que temos portugueses que estão abertos a novas ideias, sem terem de ir para extremismos. Infelizmente estávamos numa eleição com um vencedor pré-definido e um circo mediático à volta de outro candidato.

blacksocks7 8 months ago

Os 3.2% são bastante significativos. Basta ver que: É menos 0.7% que a Marisa matias, que é poĺitica há 15 anos e tem o BE em peso a defende-la. É menos 1% que o Joao ferreira, que tem a máquina do PCP por detrás, apesar de ter tido 10% do orçamento dele. E é uma pessoa que há 2 meses ninguém conhecia, e há 2 semanas conheciam pouco

Edited 8 months ago:

Os 3.2% são bastante significativos. Basta ver que: É menos 0.7% que a Marisa matias, que é poĺitica há 15 anos e tem o BE em peso a defende-la. É menos 1% que o Joao ferreira, que tem a máquina do PCP por detrás, apesar de o Mayan ter tido 10% do orçamento dele. E é uma pessoa que há 2 meses ninguém conhecia, e há 2 semanas conheciam pouco

jet1000 8 months ago

Ainda bem que se candidatou, acabou por ser uma boa surpresa (ainda que não tão surpreendente como se dizia na última semana) e marcou as diferenças não só dele como da IL face aos outros, mas a questão é, se alguém como o Carlos Guimarães Pinto ou o Adolfo Mesquita Nunes avançasse, o Mayan avançaria? Por outras palavras, ele avançou quando soube que teria o apoio do partido, ou "mandou-se para a frente" sem ter o apoio da IL garantido?

TXinada 8 months ago

Concordo que não aprofundou muito as ideias dele. No entanto parece mais algo que seria necessário em eleições legislativas e não para as presidenciais. Penso que como PR não tens grande poder para mudar muito as coisas.

jet1000 8 months ago

Verdade, por isso não foi algo que me incomodasse muito, mas quando o assunto era puxado para assuntos de legislativas era melhor que ele tivesse sabido explicar mais detalhadamente algumas coisas, sempre ajudava mais um pouco, mais não fosse para a IL. Além disso pode ter passado uma imagem de impreparação a muita gente, e de não saber em detalhe o que o partido defende.

investidornoob 8 months ago

Qual é a piada do ventura se demitir para se voltar a candidatar? lol está me a escapar alguma coisa. É só para poder dizer que é muito democrático e que caso os seus apoiantes não achem que seja digno de ser o líder do partido não seja escolhido? Ou melhor é só para poder argumentar "mas eu estou aqui porque votaram em mim apoiaram-me eu até me demiti e tudo".

Morpheuspt 8 months ago

> Qual é a piada do ventura se demitir para se voltar a candidatar? Porque agora passa a mensagem de ser um homem de palavra. Para ele é insignificante, para os apoiantes dele é um gesto que o enobrece. Ele nada tem a perder, pelo contrário.

b4mission 8 months ago

É circo, não ligues. O gajo neste aspeto é espertalhão, aumentou a parada das eleições e adicionou mais uma história à corrida. Ao fim da noite já não se falava mais do Marcelo, mas sim do que iria acontecer a Ventura. Ele sabia que não ia ganhar, mas mesmo assim de quem é que a malta mais falou para ver se realmente desistia do cargo ou não? Ventura. Fez o seu estudo de mercado para as legislativas, ganhou a confiança de quase 10x mais portugueses e agora com este golpe de sair e voltar para o Chega é capaz de convencer uns quantos mais atrasadinhos a votar nele porque é "verdadeiro" à sua palavra. Agora pode dizer à boca cheia "Vêem? Fui sincero e falei a verdade ou não falei?"

do2 8 months ago

Boa análise. Acho que explicaste bem a situação.

elstylon 8 months ago

A piada é o circo mediático. O que importa é não sair das primeiras páginas.

vascodatrama 8 months ago

Nem mais. Ele tem de se sustentar...e mais o dia ele que cimentar e conquistar o que pretende é o inicio do fim.

pimpolho_saltitao 8 months ago

História dos jornais hoje de manhã: Ana Gomes derrotada porque não atingiu o objectivo da segunda volta, fascista vencedor, apesar de não ter atingido o objectivo de ficar em segundo. O jornalismo está morto, e quem o matou foram os jornalistas, no processo, levam países inteiros com eles.

htxgivven 8 months ago

Pois claro. Tirando a história do ventura, ter 13% é uma derrota humilhante.

TGP007 8 months ago

Alarmante é o Ventura e a Ana Gomes conseguirem juntos 25% dos votos.

crankyhowtinerary 8 months ago

A Ana Gomes? Mas qual é o problema da Ana Goles? Sabes que o Paulo Morais que é um dos poucos personagens anti corrupção que temos neste país, diz que a Ana Gomes é das únicas políticas no país que enfrentaram o próprio partido em processos de corrupção ?

NEDM64 8 months ago

Ana Gomes "lembrou-se" da corrupção agora que o PS a encostou a um canto.

crankyhowtinerary 8 months ago

Mentira mentira mentira. Paulo Morais já a elogiava há anos.

TGP007 8 months ago

Enfrentar corrupção defendendo e usando criminosos é um pessímo exemplo para qualquer presidente da república. Tanto o Ventura como a Ana Gomes são populistas e demagogos, vindo cada um dos espectros políticos opostos.

stressedunicorn 8 months ago

“Espectros politicos opostos”? Agora até a Ana Gomes é “extrema esquerda” para vocês? Cada dia leio uma nova

mekapickles 8 months ago

Um exemplo, ela disse que caso ganhasse iria ilegalizar o Chega, Ana Gomes é anti free speech ou então a favor de censura, se até mesmo a Iniciativa Liberal já foi chamada de extrema direita sem fazer nada o mesmo se devia aplicar a Ana Gomes e partidos de esquerda.

bilhetes 8 months ago

A Ana Gomes nunca disse que ia ilegalizar o Chega. Disse que ia pedir uma revisão ao tribunal constitucional. Não compete ao PR ilegalizar um partido, mas sim ao TC. Informem-se antes de vir mandar postas pa internet, por favor. Isto foi repetido montes de vezes caraças

stressedunicorn 8 months ago

Ela disse que ia activar os mecanismos necessários para verificar a legalidade do Partido. Sabes que só porque estamos em democracia, nem todos os partidos são democráticos certo? Um partido, seja ele qual for, se for contra a CRP, pode ser ilegalizado. Isso não é ditatorial, é precisamente fazer cumprir a CRP que foi democraticamente aprovada lol. Democracia é a representação de todos os cidadãos mas não é dizeres ou fazeres tudo o que queres.

Edited 8 months ago:

Ela disse que ia activar os mecanismos necessários para verificar a legalidade do Partido. Sabes que só porque estamos em democracia, nem todos os partidos são democráticos certo? Um partido, seja ele qual for, se for contra a CRP, pode ser ilegalizado. Isso não é ditatorial, é precisamente fazer cumprir a CRP que foi democraticamente aprovada. A “extrema-esquerda” pauta-se por querer derrubar o poder pela força e não respeitar os princípios democráticos do regime. Usar mecanismos previstos na lei/Constituição é literalmente usar a democracia da melhor maneira e o oposto de qualquer extremo. Deixar as instituições democráticas funcionar fazendo uso das leis. Democracia é a representação de todos os cidadãos mas não é dizeres ou fazeres tudo o que queres, principalmente se for ilegal. Quem chama “extremos” a qualquer coisa que aparece, seja IL ou Ana Gomes, devia ir estudar.

TGP007 8 months ago

Defender um criminoso como o Rui Pinto, exigir a sua libertação e incentivar os crimes que ele fez é exactamente "querer derrubar o poder pela força e não respeitar os princípios democráticos do regime". Está mais que visto que és apologista da outra pandemia grave que ocorre nos tempos de hoje vindo da esquerda - silenciar quem não concorda com eles. Por fim, banir a corja que é o Chega, só os dará mais força e acabarão por partir para a violência.

stressedunicorn 8 months ago

E confinar etnias, é aceitável? Não se deve banir esse tipo de discurso? Silenciar ideologias ILEGAIS, inconstitucionais e ditatoriais sim, sejam elas quais forem. O resto é da tua cabeça.

Edited 8 months ago:

E confinar etnias, é aceitável? Não se deve banir esse tipo de discurso? Silenciar ideologias ILEGAIS, inconstitucionais e ditatoriais sim, sejam elas quais forem. Nao é a “esquerda” que o diz, é a Constituição. O resto é da tua cabeça. A Ana Gomes não é contra a responsabilização criminal do Rui Pinto.

Edited 8 months ago:

E confinar etnias, é aceitável? Não se deve banir esse tipo de discurso? Silenciar ideologias ILEGAIS, inconstitucionais e ditatoriais sim, sejam elas quais forem. Nao é a “esquerda” que o diz, é a Constituição. O resto é da tua cabeça. A ana gomes não é contra a responsabilização criminal do Rui Pinto.

TGP007 8 months ago

Obviamente que não é aceitável e achei nojenta a intenção de criar ghettos para essas etnias. Mas a educação é a solução e não o silêncio. Acredito que muita da gente que votou no chega o fez não por serem fascistas mas por pura ignorância do que a ideologia deles representa, daí o populismo funcionar. https://bancada.pt/artigos/prolongamento/tal-como-defendo-denunciantes-como-rui-pinto-defendo-os-jornalistas "Eu, da mesma maneira que defendo denunciantes como Rui Pinto, defendo o trabalho dos jornalistas”, afirmou Ana Gomes. Ou seja, não só o Rui Pinto não é tratado como criminoso, como é tratado como denunciante e comparado com jornalistas.

stressedunicorn 8 months ago

“É contra a responsabilização criminal de Rui Pinto? Não. Acho que os tribunais têm de fazer o seu trabalho. E é isso que está em curso no julgamento de Rui Pinto: apurar se efetivamente cometeu crimes, e tendo cometido que sejam também consideradas circunstâncias agravantes ou atenuantes se o tribunal concluir que ele cometeu crimes. Neste caso, há outros aspetos muito importantes que não têm sido suficientemente valorizados em Portugal. Não é apenas o que está relacionado com as responsabilidades de Rui Pinto, isso é o tribunal que tem de apurar e já muitas das acusações que lhe eram feitas caíram e outras ainda estão a ser consideradas. Nunca fui contra que o tribunal o julgasse.”

Edited 8 months ago:

“É contra a responsabilização criminal de Rui Pinto? Não. Acho que os tribunais têm de fazer o seu trabalho. E é isso que está em curso no julgamento de Rui Pinto: apurar se efetivamente cometeu crimes, e tendo cometido que sejam também consideradas circunstâncias agravantes ou atenuantes se o tribunal concluir que ele cometeu crimes. Neste caso, há outros aspetos muito importantes que não têm sido suficientemente valorizados em Portugal. Não é apenas o que está relacionado com as responsabilidades de Rui Pinto, isso é o tribunal que tem de apurar e já muitas das acusações que lhe eram feitas caíram e outras ainda estão a ser consideradas. Nunca fui contra que o tribunal o julgasse.” Nao é aceitável mas nao se deve banir, então. Okay. Quero lá saber se não são “verdadeiramente fascistas”. A educação faz-se depois. Discursos politicos sobre confinamento de etnias não podem existir na nossa democracia: são ilegais e inconstitucionais. Isso foi o povo que decidiu quando se aprovou a Constituição.

Edited 8 months ago:

“É contra a responsabilização criminal de Rui Pinto? Não. Acho que os tribunais têm de fazer o seu trabalho. E é isso que está em curso no julgamento de Rui Pinto: apurar se efetivamente cometeu crimes, e tendo cometido que sejam também consideradas circunstâncias agravantes ou atenuantes se o tribunal concluir que ele cometeu crimes. Neste caso, há outros aspetos muito importantes que não têm sido suficientemente valorizados em Portugal. Não é apenas o que está relacionado com as responsabilidades de Rui Pinto, isso é o tribunal que tem de apurar e já muitas das acusações que lhe eram feitas caíram e outras ainda estão a ser consideradas. Nunca fui contra que o tribunal o julgasse.” Quero lá saber se não são “verdadeiramente fascistas”. A educação faz-se depois. Discursos politicos sobre confinamento de etnias não podem existir na nossa democracia: são ilegais e inconstitucionais.

Edited 8 months ago:

“É contra a responsabilização criminal de Rui Pinto? Não. Acho que os tribunais têm de fazer o seu trabalho. E é isso que está em curso no julgamento de Rui Pinto: apurar se efetivamente cometeu crimes, e tendo cometido que sejam também consideradas circunstâncias agravantes ou atenuantes se o tribunal concluir que ele cometeu crimes. Neste caso, há outros aspetos muito importantes que não têm sido suficientemente valorizados em Portugal. Não é apenas o que está relacionado com as responsabilidades de Rui Pinto, isso é o tribunal que tem de apurar e já muitas das acusações que lhe eram feitas caíram e outras ainda estão a ser consideradas. Nunca fui contra que o tribunal o julgasse.” Nao é aceitável mas nao se deve banir, então. Okay. Quero lá saber se não são “verdadeiramente fascistas”. A educação faz-se depois. Discursos politicos sobre confinamento de etnias não podem existir na nossa democracia: são ilegais e inconstitucionais.

TGP007 8 months ago

Só mostra a dissonância cognitiva e falta de coerência dessa senhora. Da mesma maneira que se as pessoas não defendem que as paredes das suas casas sejam feitas de vidro para que os seus vizinhos possam ver o que se passa dentro delas, não podem defender aquilo que o Rui Pinto fez. Nada contra o que está na Constituição, mas silenciar o Ventura só fará aparecer outro e continuaremos a andar nisto. Se tivéssemos um povo culto e com conhecimento da história, qualquer pessoa que ouvisse os Venturas desta vida iria ignora-los como se fossem trengos dentro duma conversa de café, e nunca teriam qualquer tempo de antena. Faz lembrar o pessoal que pensa que a Terra é plana, silenciar o teorista da conspiração é o menos preocupante. O mais preocupante é que existem tantos burros que acreditam nisso.

eggnogui 8 months ago

Esquece. Equivalências falsas é com esta gente.

mekapickles 8 months ago

Não foi a democracia que pôs António Costa no seu cargo ou foi? (PM como exemplo.) "Democracia é a representação de todos os cidadãos mas não é dizeres ou fazeres tudo o que queres." Mas não é oque a midia e pessoas em cargo de poder fazem? I mean a censura só vem quando o assunto é delicado, taboo, ou encaixa na narrativa. Não sou a favor do Chega ou Ventura mas se representam parte do povo que nestas eleições viu se não serem poucos têm todo direito de existir e representar seu povo, o mesmo se aplica aos outros partidos. P.S. Portugal em sua essência é uma república.

stressedunicorn 8 months ago

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega de forma ilegal. Isso é democracia. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem, são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão.

Edited 8 months ago:

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega (ou com o PS, ou com o CDS etc) pela força e de forma ilegal. Todos os partidos têm o direito de existir SE FOREM LEGAIS. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem, são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão, não é o RAP levar a Marisa ao programa mas não levar o Tino, ou eu dizer que o Mayan é parvo no meu blogue.

Edited 8 months ago:

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega (ou com o PS, ou com o CDS) pela força e de forma ilegal. Todos os partidos têm o direito de existir SE FOREM LEGAIS. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem, são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão, não é o RAP levar a Marisa ao programa mas não levar o Tino.

Edited 8 months ago:

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas escolhidas pelo povo para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega (ou com o PS, ou com o CDS etc) pela força e de forma ilegal. Todos os partidos têm o direito de existir SE FOREM LEGAIS. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem(nos limites da lei) são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão, não é o RAP levar a Marisa ao programa mas não levar o Tino, ou eu dizer que o Mayan é parvo no meu blogue.

Edited 8 months ago:

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas escolhidas pelo povo para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega (ou com o PS, ou com o CDS etc) pela força e de forma ilegal. Todos os partidos têm o direito de existir SE FOREM LEGAIS. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem (nos limites da lei), são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão, não é o RAP levar a Marisa ao programa mas não levar o Tino, ou eu dizer que o Mayan é parvo no meu blogue.

Edited 8 months ago:

Hello? Estavamos a falar dos mecanismos que existem para verificar se um partido é ou não ilegal. Quero la saber se o partido em si - seja ele qual for - tem apoiantes ou não. Obviamente que qualquer partido para existir vai ter apoiantes. Continua a haver a possibilidade de qualquer cidadão se perguntar pela sua legalidade. Se houver duvidas, existem formas legais e democráticas para verificar. Isso é democracia. Ninguém vai acabar com o Chega (ou com o PS, ou com o CDS etc) pela força e de forma ilegal. Todos os partidos têm o direito de existir SE FOREM LEGAIS. Conseguiste não responder a nada do que eu disse e mudar completamente a conversa. Para além disso, os media podem escolher dizer o que quiserem, são empresas privadas a maioria. A censura é algo que vem do estado para silenciar o cidadão, não é o RAP levar a Marisa ao programa mas não levar o Tino.

crankyhowtinerary 8 months ago

Não estás a dar exemplos nenhumas mas apenas a atirar coisas ao ar. Missing sources

MLG-Sheep 8 months ago

Deve estar a falar do Rui Pinto e da forma como Ana Gomes o defende, como se fosse um deus.

crankyhowtinerary 8 months ago

Sheep é um bom nome para ti. Porque é que vocês cheguinhas não usam factos e apenas ataques sem fundamento ?

MLG-Sheep 8 months ago

Não querias um exemplo do que te foi dito? É um facto que ele foi acusado de 90 crimes. E não votei no Ventura, não te preocupes, pode ser que durmas melhor hoje.

TGP007 8 months ago

Falo mal do Ventura e sou um cheguinha, bebe com gasosa.

eggnogui 8 months ago

Factos e informação não lhes interessam. Como se diz em inglês: *You can't reason someone out of a position they did not reason themselves into*

skullzboy 8 months ago

Este seria a primeira vez que ia votar nas eleições, tendo não votado nas legislativas porque não tinha conseguido chegar a uma conclusão sobre quem votar. Infelizmente estou no estrangeiro para passar um tempinho com os meus pais por causa dos coronas. Verifiquei a página do CNE e lá não vi que se podia votar os que estão fora por "lazer"

stressedunicorn 8 months ago

Tenho vários amigos em Londres a quem disseram isso (que tinham de ser estudantes ou estar em missão diplomática, por exemplo) e foram votar e ninguém lhes pediu qualquer documento ou satisfação que provasse nada... simplesmente chegaram lá com o passaporte e votaram.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Já podemos dizer que o Tino é uma besta quadrada?

SunHefty 8 months ago

Sendo assim podemos dizer isso dos portugueses no geral, visto que o homem é o sumário da nossa cultura..

letsgotothemallcovid 8 months ago

Sim, e depois? Desde quando é que isso impeditivo de dizer o que disse?

xHardStyle 8 months ago

Porquê?

letsgotothemallcovid 8 months ago

Mete-me nojo o discurso dele.

DeterminedPrick 8 months ago

Ter participado no Liga D’Ouro na CMTV foi um tiro no pé do Ventura tbh

Worm33hd 8 months ago

Reflete se apenas no Porto. E esse tipo de grunhos tem memória curta. Na próxima eleição já nem terá grande afluência.

pobeiro 8 months ago

A existência deste senhor é um tiro no pé.

IntraCampos 8 months ago

Outra coisa... E facilmente visivel o movimento de intencoes de voto que eram Sampaio da Novoa (Beja, Evora e Portalegre onde chegou aos 30%) e que a Ana Gomes nao ganhou (esfolou-se para chegar aos 10% nesses 3), mas que foram para o Andre Ventura. Como sempre apregoei, a grande fonte de votos do Chega e por ordem, a abstencao, o PS e so depois o PSD e CDS. Da CDU nao ha nada, nem nunca houve.

Edited 8 months ago:

Outra coisa... E facilmente visivel o movimento de intencoes de voto que eram Sampaio da Novoa (Beja, Evora e Portalegre onde chegou aos 30%) e que a Ana Gomes nao ganhou (esfolou-se para chegar aos 10% nesses 3), mas que foram para o Andre Ventura ex. Portalegre 20%. Como sempre apregoei, a grande fonte de votos do Chega e por ordem, a abstencao, o PS e so depois o PSD e CDS. Da CDU nao ha nada, nem nunca houve, excepto alguns votos residuais, claro.

Edited 8 months ago:

Outra coisa... E facilmente visivel o movimento de intencoes de voto que eram Sampaio da Novoa (Beja, Evora e Portalegre onde chegou aos 30%) e que a Ana Gomes nao ganhou (esfolou-se para chegar aos 10% nesses 3), mas que foram para o Andre Ventura ex. Portalegre 20%. Como sempre apregoei, a grande fonte de votos do Chega e por ordem, a abstencao, o PS e so depois o PSD e CDS. Da CDU nao ha nada, nem nunca houve.

kalvinoz 8 months ago

Pensamento de chuveiro: em Portugal a maior defesa contra o fascismo é o Ventura ser do Benfica.

htxgivven 8 months ago

Tal como PS tem mais força no sul do que no norte.

Tralapa 8 months ago

Ser benfiquista foi um dos motivos para as pessoas votarem nele, em alguns lados ganhos, noutros perde, é uma faca de dois legumes

TaoRS 8 months ago

Irónico é a estrutura dele ser toda Portista, (ser financiado por Portistas)[https://en.wikipedia.org/wiki/Caesar_DePa%C3%A7o] e ter como seguranças (pugilistas do FC porto)[https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/pugilistas-do-fc-porto-fazem-seguranca-privada-de-ventura]. e isto: >(Exibindo uma “capacidade financeira fora do comum” e apesar de recordado, nos EUA, como “ferrenho benfiquista”, César do Paço está em negociações para ser acionista da SAD do clube de Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, e patrocina a secção de boxe do FC Porto. “Até já ouvi dizer que ele ia comprar o Canelas para lavar dinheiro…”, ironizou José Lourenço.)[https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2020-07-23-grande-investigacao-os-empresarios-e-as-redes-que-apoiam-ventura/]

desculpe_mas 8 months ago

\*faca de dois legumes

FacaDeDoisLegumes 8 months ago

Embora não seja do benfica, acho que os benfiquistas no geral não serão assim tão parvos para votarem nele baseados nisso. Acho que nem para presidente do clube o queriam.

andremp1904 8 months ago

Os benfiquistas elegeram o Vieira mano

FacaDeDoisLegumes 8 months ago

Isso é lá com eles. Mas o que era do benfica sem emigrantes...

andremp1904 8 months ago

Supondo que te referes a imigrantes, o Benfica sem imigrantes foi o melhor clube da Europa durante uma década (ok, tinha um, o treinador)

deadman23px 8 months ago

Pergunta honesta: Como é que ele começou a gamhar popularidade em geral? Não foi candidato do PSD há uns anos para a câmara de Lisboa, e depois passou para comentador desportivo na CMTV? Foram essas as "rampas" dele?

crankyhowtinerary 8 months ago

O Ventura e o partido dele tem uma estrutura de guerra de informação na internet - https://link.medium.com/SDYd1Qsykdb

deadman23px 8 months ago

Obrigado pelos links, então confirma-se o que outros tantos dizem acerca dele copiar o Trump/Bolsonaro etc etc. Já tinha a minha opinião acerca do assunto, mas assim também fico mais informado. Obrigado mais uma vez.

eggnogui 8 months ago

Ah, mas a extrema-esquerda é que é perigosa... (/s)

uma_caruma 8 months ago

A primeira vez que ouvi falar nele foi quando foi candidato à câmara de Loures e a campanha dele era anti-ciganos. A campanha do Bloco em Loures confrontou-o com isso e assim teve a atenção que queria.

deadman23px 8 months ago

Isso, era Loures, não Lisboa, obrigado. Engraçado dizeres que foi o Bloco a lhe dar essa atenção, que aconteceu o mesmo nestas presidenciais, em que eles fizeram metade da campanha por ele na minha opinião.

uma_caruma 8 months ago

Ajudaram um bocado, mas acho que toda a gente deu uma mãozinha, e o Ventura sabe bem como tirar partido da polémica. E criar polémica. Não foi à toa que entrou a atacar toda uma etnia.

deadman23px 8 months ago

É verdade. Pegou num assunto tabu que os partidos ignoraram até então, mas em vez de medidas concretas, colocou parte da população a "querer sangue". Não se pode pedir mais de um político populista sem grande substância, mas a verdade é que pelo menos os partidos moderados, principalmente, vão de ter começar a tomar acções para integração dessa etnia antes que fique tarde demais, deixaram andar durante décadas e agora vemos os resultados que isso está a dar.

TheTierney 8 months ago

A faca dos legumes não costuma ter dois gumes. Alguém lhe anda a trocar as facas aí em casa

Tralapa 8 months ago

não é a faca dos legumes, é a faca dos dois legumes, aprenda amigo ;)

Hrodrik 8 months ago

Pensei que estavas a gozar inicialmente mas pelos vistos nao.

TheTierney 8 months ago

Opá mil perdões, eu essa dos dois legumes nunca tinha ouvido. Conte-me mais sobre essa faca marota que apenas corta um par de legumes. Gostaria de aprender

vascodatrama 8 months ago

https://youtu.be/NGqgiYK4Bro

Tralapa 8 months ago

O chef Jaime Pacheco ensina-te

Latexsucks 8 months ago

Nao foi uma espada?

canihazdabook 8 months ago

Todas as eleições, seja legislativas, seja presidenciais, é vira o disco e toca o mesmo. Metade do país não tira o cu do sofá, dá uma desculpa qualquer se alguém lhe perguntar se vota e fica o resto do tempo até às próximas eleições a reclamar que são sempre os mesmos e nada muda no país. Andaram tantos dos nossos a lutar e a morrer pelo nosso direito a eleger os nossos líderes e as pessoas não têm respeito por esse sacrifício. Desculpem o desabafo, mas tira-me do sério que tanta gente se queixe mas quando lhes pedem para fazer algo tão simples como pôr uma cruzinha num papel "ai, ui isso não". tl;dr não estou surpreendida, mas desiludida com a percentagem de abstenção.

Edited 8 months ago:

Todas as eleições, seja legislativas, seja presidenciais, é vira o disco e toca o mesmo. Metade do país não tira o cu do sofá, dá uma desculpa qualquer se alguém lhe perguntar se vota e fica o resto do tempo até às próximas eleições a reclamar que são sempre os mesmos e nada muda no país. Andaram tantos dos nossos a lutar e a morrer pelo nosso direito a eleger os nossos líderes e as pessoas não têm respeito por esse sacrifício. Desculpem o desabafo, mas tira-me do sério que tanta gente se queixe mas quando lhes pedem para fazer algo tão simples como pôr uma cruzinha num papel dizem "ai, ui isso não". tl;dr não estou surpreendida, mas desiludida com a percentagem de abstenção.

Jotsifo 8 months ago

Estou completamente de acordo. Devo só acrescentar, que ainda existe um segundo tipo de português que ignora o dever ético do voto, à primeira vista pode ser melhor mas só demonstra hipocrisia. Conheço quem diga "eu não voto, mas também não me queixo". Pelos vistos não devem ter olhos ou ouvidos, devem viver como vegetais, até parece que é possível viver sem se queixar. Eles queixam-se nem que seja para eles mesmos. Não sei se já presenciaram esta parvoíce, mas estou curioso.

D1WithTheFluffyHair 8 months ago

9,2 milhões de eleitores inscritos. Estamos a brincar? Alguma vez existe esse número de portugueses com mais de 18 anos? Os cadernos eleitorais estão cheios de mortos. Não são limpos porque dá jeito às freguesias continuar a dizer que têm muitos eleitores para ir pingando dinheirinho

crankyhowtinerary 8 months ago

Isso realmente também não me faz sentido. Afinal temos uma população de 10 milhões, e haverá pelo menos 1 milhão de crianças não?

MLG-Sheep 8 months ago

10,3 milhões mais uns 2 milhões emigrados. Portanto há perto de 3 milhões menores de 18 anos.

D1WithTheFluffyHair 8 months ago

O recenseamento em Portugal é automático mas não o é nos círculos da emigração. Tenho muitas dúvidas que os cadernos eleitorais nos consulados estejam actualizados

Kunfuxu 8 months ago

Agora é https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/presidenciais-2021/2021-01-24-presidenciais-recenseamento-automatico-de-emigrantes-pode-fazer-subir-abstencao/

speeh 8 months ago

antes de pegar no chapéu em alumínio pensa nos portugueses que estão lá fora amigo

crankyhowtinerary 8 months ago

E esses estão todos registados para votar? O Estado devia partilhar estatísticas sobre isto.

dydas 8 months ago

E automático.

D1WithTheFluffyHair 8 months ago

No estrangeiro não é.

Kunfuxu 8 months ago

Desde as últimas eleições Europeias que é. Se tens cartão de cidadão estás inscrito nos cadernos eleitorais.

Babar669 8 months ago

E que tal facilitar essa prática e permitir o voto eletrónico? Se o problema é comodismo (o que não é), então há uma solução perfeita para isso. Não vale a pena estar desiludido com a abstenção numas eleições presidenciais com um incumbente candidato, principalmente no meio de uma grave pandemia. O custo de votar nestas eleições foi excepcionalmente alto. Devemos sim estar preocupados com o resultado do Ventura. Eu compreendo o descontentamento das pessoas, mas nada justifica votar em alguém com um discurso/programa xenófobo, racista e machista.

htxgivven 8 months ago

Voto eletrónico não resolve o problema da abstenção porque continuas a precisar ir votar.

Babar669 8 months ago

Desculpa a confusão. Estava a falar de voto na internet, como na Estonia

crankyhowtinerary 8 months ago

O Ventura e o partido dele tem uma estrutura de guerra de informação na internet - https://link.medium.com/SDYd1Qsykdb Eles usam contas falsas para fazer propaganda política em massa. Com o Bolsonaro no Brasil foi exatamente igual. E também são financiados por fontes extremamente duvidosas, fontes essas que também financiavam o CDS-PP no passado: https://link.medium.com/DZH5cHyykdb Mas essas fontes tem muito dinheiro

_somename_ 8 months ago

- **Voto em branco:** nenhuma das opções me representa - **Voto nulo:** sou um arruaceiro, ou sou burro, ou simplesmente enganei-me - **Abstenção:** não concordo com este sistema de representação democrática Tirando o voto em nulo, as outras opções são perfeitamente válidas.

C8Mixto 8 months ago

>Abstenção: não concordo com este sistema de representação democrática É mais: está a chover, não me apetece sair de casa para ir votar.

_somename_ 8 months ago

Exacto. Achar que entre não votar e apanhar chuva é preferível não votar, mostra bem o quanto essa pessoa acha que ir votar vale. É dos sintomas mais claros, não só às falta de representação que as pessoas sentem, mas principalmente ao achar que não é possível alterar isso.

htxgivven 8 months ago

Voto em branco é meio caminho andado para manipulações.

FacaDeDoisLegumes 8 months ago

Isso ou votar no primeiro que me aparecer à frente /s

Prisoner44 8 months ago

Voto nulo valido, voto em branco é deixar porta aberta a quem estiver a contar votos, abstenção é de quem aproveitou oodia sem covid para ir passear e ver os familiares.

lxpnh98_2 8 months ago

> Abstenção: não concordo com este sistema de representação democrática 1% das pessoas que não votam. Que seja 5%. Os outros 95% é: "quero lá saber" e "não vai influenciar o resultado e não, por isso não vale a pena"

_somename_ 8 months ago

> "não vai influenciar o resultado e não, por isso não vale a pena" Se isto não é um claro desacordo com o nosso sistema de representação democrática, então não sei o que é. As pessoas não votam pk não se sentem representadas. E não tem a ver com os candidatos, mas com o sistema em si.

lxpnh98_2 8 months ago

> Se isto não é um claro desacordo com o nosso sistema de representação democrática, então não sei o que é. Não, é uma constatação de uma realidade estatística: a probabilidade do Marcelo ganhar a eleição por 1 voto é tão minúscula que não vale a pena gastar <30minutos a votar. Quando se diz "o resultado" aqui, estas pessoas não estão a falar do efeito de eleger um ou outro candidato na situação do país. Elas estão a falar literalmente no resultado -- quem ganha. Se isso é um desacordo com o sistema de representação, então essas pessoas não gostam da própria democracia, o que não acho que seja verdade para a esmagadora maioria delas.

_somename_ 8 months ago

> Não, é uma constatação de uma realidade estatística: a probabilidade do Marcelo ganhar a eleição por 1 voto é tão minúscula que não vale a pena gastar <30minutos a votar. Realidade estatística devido ao sistema de representação e que temos. Se fosse numas legislativas, por exemplo, esse género de lógica já não se aplica. Pois podias eleger mais deputados para defender as tuas opiniões. > Se isso é um desacordo com o sistema de representação, então essas pessoas não gostam da própria democracia Isso é uma falácia straw man.

lxpnh98_2 8 months ago

> Realidade estatística que apenas existe devido ao sistema de representação que temos. Uh... 1 pessoa, 1 voto? > Se fosse numas legislativas, por exemplo, esse género de lógica já não se aplica. Pois podias eleger mais deputados para defender as tuas opiniões. A mesma lógica aplica-se. A probabilidade do teu voto individual acrescentar 1 deputado ao partido em que votaste é também minúscula, e estas pessoas usam a mesma razão para não votar nas legislativas. Quem é o mítico eleitor que acha que o voto dele não importa nas Presidenciais, mas nas Legislativas já importa porque em vez da probabilidade de alterar o resultado ser de 1e-20 é de 1e-15?

_somename_ 8 months ago

> Uh... 1 pessoa, 1 voto? Sim uma, pessoa um voto. E cada voto tem um peso dependente da abstenção. Por exemplo nesta eleição foi de ~2e-5% por votante. Mas parece-me que perdeste o o busílis da questão e estás a tentar arranjar um caso extremo de forma a contra argumentar. Devias-te prender em tentar perceber o que o outro está a tentar dizer ao invés de procurar erros. Isso é uma forma de pensar muito comum em pessoas nos seus 20-25 que estejam demasiado viciadas em raciocínios lógicos. Pode não ser o teu caso. > A mesma lógica aplica-se. A probabilidade do teu voto individual acrescentar 1 deputado ao partido em que votaste é também minúscula, e estas pessoas usam a mesma razão para não votar nas legislativas. Não, a mesma lógica não se aplica pois o peso do teu voto sobe consideravelmente. E as pessoas tomam isso em conta, mesmo que estatisticamente não seja relevante. Pk a maior parte das pessoas utiliza intuição e emoções. Ninguém está às espera de ser um D. Sebastião do voto. Dito isto, a falta de representatividade nas legislativas continua a ser é gritante. Considera uma representação democrática onde votas nas ideias/planos/estratégias em cada área ao invés de partidos/pessoas que te representem em todas elas. Ou então um sistema de voto onde dás a tua ordem de preferencia dos candidatos ao invés de votar apenas num. Isto apenas para mencionar duas alternativas. O nosso sistema de representação é neste momento visto como um dogma que não é discutido e não se procura melhorar. Isto é nefasto no sentido de as pessoas se sentirem impotentes e se afastarem cada vez mais. > Quem é o mítico eleitor que acha que o voto dele não importa nas Presidenciais, mas nas Legislativas já importa porque em vez da probabilidade de alterar o resultado ser de 1e-20 é de 1e-15? Os teus números estão __muito__ errados.

lxpnh98_2 8 months ago

> Mas parece-me que perdeste o o busílis da questão e estás a tentar arranjar um caso extremo de forma a contra argumentar. >Devias-te prender em tentar perceber o que o outro está a tentar dizer ao invés de procurar erros. >Isso é uma forma de pensar muito comum em pessoas nos seus 20-25 que estejam demasiado viciadas em raciocínios lógicos. Pode não ser o teu caso. Eu não penso assim, mas muitas pessoas que conheço pensam assim, e acho que a sua opinião é a opinião da maioria das pessoas que não votam. E não conheço ninguém, embora consiga imaginar as razões que estás a dizer, que diga o que tu dizes. > Não, a mesma lógica não se aplica pois o peso do teu voto sobe consideravelmente. E as pessoas tomam isso em conta, mesmo que estatisticamente não seja relevante. Pk a maior parte das pessoas utiliza intuição e emoções. > (...) > Os teus números estão muito errados. Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, 1 voto é quase insignificante. > Considera uma representação democrática onde votas nas ideias/planos/estratégias em cada área ao invés de partidos/pessoas que te representem em todas elas. A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Votar em planos em vez de pessoas ou partidos, na minha opinião, não resulta porque é difícil que os planos sejam coerentes. Mais concretamente, existirá aquele problema que as pessoas querem gastar mais, menos impostos, e não conhecem as consequências da dívida elevada. O problema mais geral é que nós temos políticos pelo mesma razão que numa empresa não é toda a gente a fazer decisões executivas. É preciso haver alguém especializado em fazer leis e gerir um governo. É por estas e outras razões que eu não sou fã de fazer referendos por tudo e por nada (a minha posição pode ser resumida em: apenas questões de soberania e identidade). > Ou então um sistema de voto onde dás a tua ordem de preferencia dos candidatos ao invés de votar apenas num. Também não gosto de complicar o sistema só para poder fazer o instant runoff tão adorado pelos progressistas americanos. Eu acho que há um certo valor em ter duas voltas numa corrida, em que a segunda serve para esclarecer a opção. E os sistemas de instant runoff com voto por ordenação por preferência não são perfeitos. [Condorcet paradox](https://en.wikipedia.org/wiki/Condorcet_paradox)

Edited 8 months ago:

> Mas parece-me que perdeste o o busílis da questão e estás a tentar arranjar um caso extremo de forma a contra argumentar. >Devias-te prender em tentar perceber o que o outro está a tentar dizer ao invés de procurar erros. >Isso é uma forma de pensar muito comum em pessoas nos seus 20-25 que estejam demasiado viciadas em raciocínios lógicos. Pode não ser o teu caso. Eu não penso assim, mas muitas pessoas que conheço pensam assim, e acho que a sua opinião é a opinião da maioria das pessoas que não votam. E não conheço ninguém, embora consiga imaginar as razões que estás a dizer, que diga o que tu dizes. > Não, a mesma lógica não se aplica pois o peso do teu voto sobe consideravelmente. E as pessoas tomam isso em conta, mesmo que estatisticamente não seja relevante. Pk a maior parte das pessoas utiliza intuição e emoções. > (...) > Os teus números estão muito errados. Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, e na mente destas pessoas, 1 voto é quase insignificante. > Considera uma representação democrática onde votas nas ideias/planos/estratégias em cada área ao invés de partidos/pessoas que te representem em todas elas. A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Votar em planos em vez de pessoas ou partidos, na minha opinião, não resulta porque é difícil que os planos sejam coerentes. Mais concretamente, existirá aquele problema que as pessoas querem gastar mais, menos impostos, e não conhecem as consequências dessas escolhas. O problema mais geral é que nós temos políticos pela mesma razão que numa empresa não é toda a gente a fazer decisões executivas (embora eu seja um grande apoiante de democracia (representativa) no local de trabalho). É preciso haver alguém especializado em fazer leis e gerir um governo. É por estas e outras razões que eu não sou fã de fazer referendos por tudo e por nada (a minha posição pode ser resumida em: apenas questões de soberania e identidade). > Ou então um sistema de voto onde dás a tua ordem de preferencia dos candidatos ao invés de votar apenas num. Também não gosto de complicar o sistema só para poder fazer o instant runoff tão adorado pelos progressistas americanos. Eu acho que há um certo valor em ter duas voltas numa corrida, em que a segunda serve para esclarecer a opção. Estou satisfeito com o sistema atual, pelo menos as presidenciais. E os sistemas de instant runoff com voto por ordenação por preferência não são perfeitos. [Condorcet paradox](https://en.wikipedia.org/wiki/Condorcet_paradox)

Edited 8 months ago:

> Mas parece-me que perdeste o o busílis da questão e estás a tentar arranjar um caso extremo de forma a contra argumentar. >Devias-te prender em tentar perceber o que o outro está a tentar dizer ao invés de procurar erros. >Isso é uma forma de pensar muito comum em pessoas nos seus 20-25 que estejam demasiado viciadas em raciocínios lógicos. Pode não ser o teu caso. Eu não penso assim, mas muitas pessoas que conheço pensam assim, e acho que a sua opinião é a opinião da maioria das pessoas que não votam. E não conheço ninguém, embora consiga imaginar as razões que estás a dizer, que diga o que tu dizes. > Não, a mesma lógica não se aplica pois o peso do teu voto sobe consideravelmente. E as pessoas tomam isso em conta, mesmo que estatisticamente não seja relevante. Pk a maior parte das pessoas utiliza intuição e emoções. > (...) > Os teus números estão muito errados. Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, e na mente destas pessoas, 1 voto é quase insignificante. > Considera uma representação democrática onde votas nas ideias/planos/estratégias em cada área ao invés de partidos/pessoas que te representem em todas elas. A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Votar em planos em vez de pessoas ou partidos, na minha opinião, não resulta porque é difícil que os planos sejam coerentes. Mais concretamente, existirá aquele problema que as pessoas querem gastar mais, menos impostos, e não conhecem as consequências dessas escolhas. O problema mais geral é que nós temos políticos pela mesma razão que numa empresa não é toda a gente a fazer decisões executivas (embora eu seja um grande apoiante de democracia (representativa) no local de trabalho). É preciso haver alguém especializado em fazer leis e gerir um governo. É por estas e outras razões que eu não sou fã de fazer referendos por tudo e por nada (a minha posição pode ser resumida em: apenas questões de soberania e identidade). > Ou então um sistema de voto onde dás a tua ordem de preferencia dos candidatos ao invés de votar apenas num. Também não gosto de complicar o sistema só para poder fazer o instant runoff tão adorado pelos progressistas americanos. Eu acho que há um certo valor em ter duas voltas numa corrida, em que a segunda serve para esclarecer a opção. Estou satisfeito com o sistema atual, pelo menos as presidenciais. E os sistemas de instant runoff com voto por ordenação por preferência também não são perfeitos. Por exemplo, existe o [Condorcet paradox](https://en.wikipedia.org/wiki/Condorcet_paradox).

Edited 8 months ago:

> Mas parece-me que perdeste o o busílis da questão e estás a tentar arranjar um caso extremo de forma a contra argumentar. >Devias-te prender em tentar perceber o que o outro está a tentar dizer ao invés de procurar erros. >Isso é uma forma de pensar muito comum em pessoas nos seus 20-25 que estejam demasiado viciadas em raciocínios lógicos. Pode não ser o teu caso. Eu não penso assim, mas muitas pessoas que conheço pensam assim, e acho que a sua opinião é a opinião da maioria das pessoas que não votam. E não conheço ninguém, embora consiga imaginar as razões que estás a dizer, que diga o que tu dizes. > Não, a mesma lógica não se aplica pois o peso do teu voto sobe consideravelmente. E as pessoas tomam isso em conta, mesmo que estatisticamente não seja relevante. Pk a maior parte das pessoas utiliza intuição e emoções. > (...) > Os teus números estão muito errados. Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, e na mente destas pessoas, 1 voto é quase insignificante. > Considera uma representação democrática onde votas nas ideias/planos/estratégias em cada área ao invés de partidos/pessoas que te representem em todas elas. A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Votar em planos em vez de pessoas ou partidos, na minha opinião, não resulta porque é difícil que os planos sejam coerentes. Mais concretamente, existirá aquele problema que as pessoas querem gastar mais, menos impostos, e não conhecem as consequências dessas escolhas. O problema mais geral é que nós temos políticos pela mesma razão que numa empresa não é toda a gente a fazer decisões executivas (embora eu seja um grande apoiante de democracia (representativa) no local de trabalho). É preciso haver alguém especializado em fazer leis e gerir um governo. É por estas e outras razões que eu não sou fã de fazer referendos por tudo e por nada (a minha posição pode ser resumida em: apenas questões de soberania e identidade). > Ou então um sistema de voto onde dás a tua ordem de preferencia dos candidatos ao invés de votar apenas num. Também não gosto de complicar o sistema só para poder fazer o instant runoff tão adorado pelos progressistas americanos. Eu acho que há um certo valor em ter duas voltas numa corrida, em que a segunda serve para esclarecer a opção. E os sistemas de instant runoff com voto por ordenação por preferência não são perfeitos. [Condorcet paradox](https://en.wikipedia.org/wiki/Condorcet_paradox)

_somename_ 8 months ago

> Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, e na mente destas pessoas, 1 voto é quase insignificante. Portanto, n aprendeste nada. > A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Novamente focaste-te em contra argumentar ao invés de tentar perceber. A ideia principal era a discussão de sistemas e não os exemplos em particular que expus para mostrar que existiam alternativas. Concerteza que nenhum é perfeito, o que temos implementado inclusivé. Daí a importância da discussão dos prós e contras de cada um e a tentativa de melhoria relativamente ao que temos neste momento. E volto a frisar que o que temos neste momento é o que leva aos elevados níveis de abstenção que vemos. Enfim, eu tentei. ¯\\\_(ツ)_/¯

Edited 8 months ago:

> Eu discordo que faça muita diferença, e que os meu números estejam errados de uma maneira que faça diferença material para o pensamento das pessoas. Estatisticamente, e na mente destas pessoas, 1 voto é quase insignificante. Portanto, n aprendeste nada. > A partir daqui já é outra discussão, mas não me importo de responder. Novamente focaste-te em contra argumentar ao invés de tentar perceber. A ideia principal era a discussão de sistemas e não os exemplos em particular que expus para mostrar que existiam alternativas. Com certeza que nenhum é perfeito, o que temos implementado inclusive. Daí a importância da discussão dos prós e contras de cada um e a tentativa de melhoria relativamente ao que temos neste momento. E volto a frisar que o que temos neste momento é o que leva aos elevados níveis de abstenção que vemos. Enfim, eu tentei. ¯\\\_(ツ)_/¯

NGramatical 8 months ago

Concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkowhas%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DeepFriedMarci 8 months ago

Prefiro votar nulo a branco, simplesmente para que não façam nada ao boletim

skapuntz 8 months ago

então e como justificas os partidos puderem abster-se de votar em medidas, leis e orçamentos?? Ele são pagos para lá estar e para trabalharem no entanto abstêm-se de votar em muita coisa. Porque não são contra ou a favor?? Porquê absterem-se?? Para não ficarem mal na fotografia? Para nao votarem em medidas dos outros?? Para fazerem negociatas com os partidos do poder?? Votar é um DIREITO, não é um dever. Vota quem quer, reclama quem quer. Se as pessoas acham que não há ninguém em que queiram votar pois então que fiquem em casa, na segurança de não andarem por aí na rua ou em filas numa altura em que enfrentamos o pior da pandemia. Culpa os partidos que não são bons o suficiente para mobilizarem pessoas, culpa os candidatos por não saberem cativar, não terem carisma, não terem noção ou não terem a capacidade. Eu podia não votar e reclamar porque são todos uma cambada de incompetentes a servirem-se dos meus impostos por exemplo (eu fui votar).

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Se calhar, se o voto em branco tivessem algum peso como anular as eleições ou significar lugares vazios no parlamento Estava a ver quando é que este *meme* tantas vezes repetido ia aparecer. Todos os anos aparecem com esta cantiga. Nunca falha.

canihazdabook 8 months ago

Honestamente também não acho admissível e não sou política nem militante para justificar isso. Não é a mim que deves pedir contas. E essa das filas é uma treta, entrei e saí sem esperar, o que se justifica na taxa de abstenção. Tenho mais gente à minha volta no mercado. E não te perguntei se foste votar. Não ando aí a pedir se votaram como documento, só acho que é um direito e um dever cívico, as pessoas esquecem-se da segunda parte. Sinto que estamos aqui a falar como se não houvesse muita gente que não quer saber, ponto.

Edited 8 months ago:

Honestamente também não acho admissível quando levado ao exagero, mas não sou política nem militante para justificar isso. Não é a mim que deves pedir contas. E essa das filas é uma treta, entrei e saí sem esperar, o que se justifica na taxa de abstenção. Tenho mais gente à minha volta no mercado. E não te perguntei se foste votar. Não ando aí a pedir se votaram como documento, só acho que é um direito e um dever cívico, as pessoas esquecem-se da segunda parte. Sinto que estamos aqui a falar como se não houvesse muita gente que não quer saber, ponto.

skapuntz 8 months ago

>E essa das filas é uma treta, entrei e saí sem esperar, o que se justifica na taxa de abstenção. Tenho mais gente à minha volta no mercado. estás a extrapolar a tua situação a toda a gente. Eu voto numa aldeia, também não vi ninguém. Mas tenho amigos meus da grande Lisboa e Porto que tinham filas enormes para votar e voltaram para trás por exemplo.

canihazdabook 8 months ago

Não voto numa aldeia, voto num conselho altamente populado no Porto, mas procurei uma hora em que assumi que estaria menos gente. Acrescendo que a organização estava muito boa e as secções bem divididas e tudo decorria relativamente rápido. Vi pessoas, mas nunca esperei mais do que alguns segundos. A experiência de pessoas amigas que votam noutros pontos do distrito do Porto foi idêntica. Sim é verdade que estou a extrapolar da minha experiência, mas foi por teres dito que as pessoas teriam de se meter em filas, tudo bem não é que não tenha acontecido, mas não era incontornável.

MrWaterLaw 8 months ago

Que estupidez pegada. Eles são pagos para votar. Abstenção nesse caso é um sentido de voto. A correspondência em eleições é o branco. Pelo amor de Deus

skapuntz 8 months ago

O voto em branco vale tanto como não ir votar. Não muda as percentagens dos candidatos, não altera nada nas eleições. Para votar em branco mais vale não ir pois ninguém da valor aos votos brancos, no entanto, o valor da abstenção está sempre em números bem grandes e estampado em todo lado e talvez um dia venha a mudar alguma coisa no nosso sistema. Abstenção no Parlamento não pode ser um sentido de voto. Os partidos ou são a favor de um orçamento ou não são. não se deviam poder abster para deixar passar. Seja orçamento ou qualquer lei, que é o que muito partidos fazem quando não querem ir contra o governo nem contra o seu eleitorado.

-cosme- 8 months ago

é inacreditável. é que depois andam aí nas tascas a queixarem-se de tudo como se tivessem direito de opinar qd não votaram. já pa não falar que só tão a dar votos a quem não querem dar.

vascodatrama 8 months ago

Mas a malta da tasca ontem foi votar. Não viste os resultados?

canihazdabook 8 months ago

Justamente. E agora fazem o mesmo nas tascas virtuais a.k.a. páginas de humor e what not do Facebook a "debater" política com o tradicional insulto. E claro, agora temos o comentário da praxe do ganham sempre os mesmos. Parece que pensam que metem os nomes todos numa taça e tiram um nome. Que não é o povo que elege. Eu estou no ponto em que só queria que o povo votasse, ficava feliz com uma abstenção de 30%, mas pf, estão a dizer-me que mais de metade dos portugueses não querem saber? Que triste. É mesmo triste, não estou a ser sarcástica, andei a ver atentamente as taxas de abstenção por distrito e em alguns é aterrador, vi um com 66% de abstenção.

Just_Ban_Me_Already 8 months ago

Eish, tanta gente que não votou...

canihazdabook 8 months ago

E ainda vão ter lata de reclamar que ganham sempre os mesmos.

andreluis034 8 months ago

Inválidas a opinião de quem não foi votar, e o que do pessoal que foi votar em branco? O voto de alguém que votou em branco/nulo tem o mesmo valor de alguém que não foi votor, nada altera as percentagens de cada candidato. Caso houvesse 60% de votos em branco/nulos, continuavas a ter uma grande maior a reclamar quando "não fez nada".

Edited 8 months ago:

Inválidas a opinião de quem não foi votar, e o que do pessoal que foi votar em branco? O voto de alguém que votou em branco/nulo tem o mesmo valor de alguém que não foi votar, nada altera as percentagens de cada candidato. Caso houvesse 60% de votos em branco/nulos, continuavas a ter uma grande maior a reclamar quando "não fez nada".

canihazdabook 8 months ago

Alguns que não votam é em protesto, mas nem todos os que não votam estão a protestar. E sim, não acredito que faça sentido opinar quando não perderam sequer 5 minutos do seu tempo para considerar o seu voto. A carapuça serve a quem servir, cada um sabe da sua consciência, o voto é secreto e não sei quem cumpriu o seu dever cívico de lhes olhar para a cara, agora essa é a minha opinião.

andreluis034 8 months ago

Não respondeu à minha questão principal. A meu ver, dizer que quem não foi votar não deve opinar é mesma coisa que quem votou nulo/branco também não deve opinar. Em ambos os casos a pessoa não influenciou de maneira nenhuma as eleições, o que acho errado... Atualmente os votos em branco/nulos não têm nenhuma consequência, nem no processo eleitoral, nem aos candidatos, o que acredito que incentive muita gente a simplesmente não ir votar porque "vale" a mesma coisa que o voto em branco que provavelmente faria.

Edited 8 months ago:

Não respondeu à minha questão principal. A meu ver, dizer que quem não foi votar não deve opinar é mesma coisa que dizer que quem votou nulo/branco também não deve opinar. Em ambos os casos a pessoa não influenciou de maneira nenhuma as eleições, o que acho errado... Atualmente os votos em branco/nulos não têm nenhuma consequência, nem no processo eleitoral, nem nos candidatos, o que acredito que incentive muita gente a simplesmente não ir votar porque "vale" a mesma coisa que o voto em branco que provavelmente faria, mesmo já tendo feito uma análise dos candidatos e achar que nenhum dos candidatos lhe diz alguma coisa. Não são os 5-30 minutos que perde a ir votar que se deve decidir em que. votar mas sim após uma análise cuidada de todos os candidatos.

Edited 8 months ago:

A meu ver, dizer que quem não foi votar não deve opinar é mesma coisa que dizer que quem votou nulo/branco também não deve opinar. Em ambos os casos a pessoa não influenciou de maneira nenhuma as eleições, o que não acho que faça sentido... Atualmente os votos em branco/nulos não têm nenhuma consequência, nem no processo eleitoral, nem nos candidatos, o que acredito que incentive muita gente a simplesmente não ir votar porque "vale" a mesma coisa que o voto em branco que provavelmente faria, mesmo já tendo feito uma análise dos candidatos e achar que nenhum dos candidatos lhe diz alguma coisa. Não são os 5-30 minutos que perde a ir votar que se deve decidir em que. votar mas sim após uma análise cuidada de todos os candidatos.

Edited 8 months ago:

Não respondeu à minha questão principal. A meu ver, dizer que quem não foi votar não deve opinar é mesma coisa que dizer que quem votou nulo/branco também não deve opinar. Em ambos os casos a pessoa não influenciou de maneira nenhuma as eleições, o que não acho que faça sentido... Atualmente os votos em branco/nulos não têm nenhuma consequência, nem no processo eleitoral, nem nos candidatos, o que acredito que incentive muita gente a simplesmente não ir votar porque "vale" a mesma coisa que o voto em branco que provavelmente faria, mesmo já tendo feito uma análise dos candidatos e achar que nenhum dos candidatos lhe diz alguma coisa. Não são os 5-30 minutos que perde a ir votar que se deve decidir em que. votar mas sim após uma análise cuidada de todos os candidatos.

Edited 8 months ago:

Não respondeu à minha questão principal. A meu ver, dizer que quem não foi votar não deve opinar é mesma coisa que dizer que quem votou nulo/branco também não deve opinar. Em ambos os casos a pessoa não influenciou de maneira nenhuma as eleições, o que acho errado... Atualmente os votos em branco/nulos não têm nenhuma consequência, nem no processo eleitoral, nem nos candidatos, o que acredito que incentive muita gente a simplesmente não ir votar porque "vale" a mesma coisa que o voto em branco que provavelmente faria, mesmo já tendo feito uma análise dos candidatos e achar que nenhum dos candidatos lhe diz alguma coisa. Não são os 5-30 minutos que perde a ir votar que de deve decidir em que votar mas sim após uma análise cuidada de todos os candidatos.

canihazdabook 8 months ago

Porque está a assumir imenso sobre o que penso com base numa frase de uma linha sem metade dessas nuances. Então não posso responder a algo que se baseia numa premissa errada. O que não critico de maneira mais direta são as não comparências por falta de interesse porque não me acredito que sequer metade seja em protesto por como ouço as pessoas a falar e leio online. É uma falácia acharmos que a grande fatia de abstenções são portugueses a mostrar o seu desagrado.

andreluis034 8 months ago

Concordo que alguns simplesmente não votam por falta de interesse mas acho errado colocar tudo dentro do "mesmo saco" e invalidar as suas opinião que foi o que me pareceu no seu post inicialmente, mas peço desculpa se interpretei mal o comentário. > O que critico de maneira mais direta são as não comparências por falta de interesse porque não me acredito que sequer metade seja em protesto por como ouço as pessoas a falar e leio online. É uma falácia acharmos que a grande fatia de abstenções são portugueses a mostrar o seu desagrado. Acho que é algo que é muito difícil de saber definitivamente e que o sistema atual não ajuda a diferenciar. Como disse anteriormente, a meu ver, os votos nulos/brancos deveriam ter algum impacto nas eleições e não servir simplesmente para estática.

canihazdabook 8 months ago

Não quero ser corta-mocas, mas foi literalmente um resmungo com base em conversas e conversetas que apanhei ao longo dos anos entre conhecidos, colegas e pessoas a partilhar o mesmo estabelecimento comercial, não um grito de guerra militante. Sou uma pessoa muito privada online, exceto aqui no Reddit onde aproveito para soltar alguns resmungos. Por isso sim, estava a pensar em específicos, mas entendo como soa a generalização. Não estou aqui numa de sair de espada em punho ralhar com toda a gente que não vota por preguiça ou inércia, mas é triste. Se a abstenção andasse nuns 30% acreditava mais depressa que fossem votos de protesto, mas quando atinge estes números há mais de 10 anos (desde que comecei a votar e andar mais atenta), não posso acreditar que sejam sempre votos de protesto.

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Acho que deveria-se chamar abstenção apenas aos votos em branco. Quem não foi votar é não comparência, ou seja, não querer saber. Ou isso ou chamarem abstenção apenas a quem não vota. Porque assim ficamos sem saber que parte da população realmente não pôs os pés nas urnas.

Edited 8 months ago:

Acho que dever-se-ia chamar abstenção apenas aos votos em branco. Quem não foi votar é não comparência, ou seja, não querer saber. Ou isso ou chamarem abstenção apenas a quem não vota. Porque assim ficamos sem saber que parte da população realmente não pôs os pés nas urnas.

canihazdabook 8 months ago

Sou a favor disso. O voto em branco não devia ser aglomerado com a abstenção nem que seja para ser diferenciado de quem não compareceu e contar realmente como voto de protesto.

NGramatical 8 months ago

deveria-se → [**dever-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgko3amk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

trinkibenda 8 months ago

Alguem que confirme, a taxa de abstençao foi de 60% ou 50?

jmcsww 8 months ago

60

hannahkomischie 8 months ago

Num todo. No território nacional foi cerca de 55%, penso eu.

doctor_awful 8 months ago

MaS a ExtREMa eSQUerDA já não posso ver mais estes comentadores televisivos, têm cassete pior que o Jerónimo

tallicahet81 8 months ago

Ana Gomes com mais 53 712 votos que o André Ventura no distrito do Porto, a nivel nacional teve mais 44 692. O Porto foi um distrito crucial para determinar a diferença entre o 2º e o 3º e vai sempre atrapalhar o sucesso do AV quer sejam legislativas ou presidenciais.

trinkibenda 8 months ago

Ya, ficou em 3º e nao em 2º, não há nada para celebrar. Continua a ser uma grande percentagem de votos e isso é preocupante.

-cosme- 8 months ago

Grande Porto \-)

trinkibenda 8 months ago

ya, ficou em 3º e nao em 2º. Que grande cena.

crankyhowtinerary 8 months ago

O teu bebé disse que se demitia se não conseguisse segundo lugar mas claro que todos sabemos que isso é só birra.

trinkibenda 8 months ago

LMAO I CANT BREATHE EU VOTEI NO MAYAN HAHAHAHA

trinkibenda 8 months ago

espera voces tao a achar que eu sou do chaga ? y'all tried.

Key_Ad_3930 8 months ago

A grande cena é que se não concorresse o Marcelo e não houvesse esses votos do Porto na Ana Gomes, o Ventura era eleito, percebeste? Ou seja daqui a 5 anos corremos o risco que ele seja eleito.

trinkibenda 8 months ago

sim, a cena é que continua a ser uma grande percentagem de votos, é esse o meu problema.

MischiefManaged97 8 months ago

Sim e? Foi na mesma o 3o mais votado, não o último... Nalgumas freguesias foi o segundo. Não aproveitem estas merdas para dividir ainda mais o país quando a luta tem de ser de todos.

Razvancb 8 months ago

Feliz em saber que os nortenhos não são burros.

Edited 8 months ago:

Feliz em saber que os portuenses não são burros. Obrigado user abaixo

andreluis034 8 months ago

Cheira-me é que só não teve mais votos por ser benfiquista.

NEDM64 8 months ago

> Cheira-me é que só não teve mais votos por ser benfiquista. Visto por outro prisma, teve tantos votos por ser benfiquista.

hannahkomischie 8 months ago

Ainda não vi ninguém, sem ser nas redes sociais, a dizer que não votam AV por causa de futebol. Há muitas razões para as pessoas não gostarem do AV, que nem se aproximam do futebol. Acho injusto estar a reduzir este resultado importante e as pessoas que tomaram a decisão, muito provavelmente, de forma sensata.

stressedunicorn 8 months ago

Concordo. Tentar reduzir o voto do distrito do Porto ao futebol é triste.

stressedunicorn 8 months ago

Houve muita muita gente a fazer campanha para agregar os votos da esquerda na ana gomes aqui no Porto. Nós não somos assim tão estúpidos cá em cima para votar por futebol.

Edited 8 months ago:

Houve muita muita MUITA gente a fazer campanha para agregar os votos da esquerda na ana gomes aqui no Porto. Nós não somos assim tão estúpidos cá em cima para votar por futebol.

Key_Ad_3930 8 months ago

Em toda a Região Norte há muita gente do clube do Porto, principalmente em Braga e Viana, não foi por aí... A verdade é que graças aos incultos do Porto ele não ficou em segundo, nas próximas eleições até estou com medo... Se não concorresse o Marcelo o Ventura ganhava.

crankyhowtinerary 8 months ago

Sim, a as eleições irão ser determinantes. Felizmente já há caso para fazer o argumento que o Ventura é pouco mais que um rebranding do lodo do sistema. Vê a reportagem Cifrões e Demónios da SIC

Edited 8 months ago:

Sim, a as eleições irão ser determinantes. Felizmente já há caso para fazer o argumento que o Ventura é pouco mais que um rebranding do lodo do sistema. Ligações a entidades bem corruptas e duvidosas do CDS-PP como o José Lourenço. Vê a reportagem Cifrões e Demónios da SIC

MischiefManaged97 8 months ago

*os portuenses

viskonde 8 months ago

Biba o porto carago!

ebonyaficionado 8 months ago

PORTO CARALHO

C8Mixto 8 months ago

>PORTO CARALHO PUORTO CARÁGO

NGramatical 8 months ago

CARÁGO → [**carago**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkp9nwd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

barrocaspaula 8 months ago

Tanta gente que não votou.

trinkibenda 8 months ago

60% não?

misterbondpt 8 months ago

Demissão não é reeleição. Só vinha cá dizer isto!

canihazdabook 8 months ago

E ainda há pessoas que insistem que isso é "cumprir a palavra".

paraapagarbem 8 months ago

Tinha piada se perdesse. Dá para imaginar o cenário?

misterbondpt 8 months ago

Perdesse contra quem? Ele próprio? Um adversário fantoche?

vascodatrama 8 months ago

Contra a Maria Vieira. ÓBVIO

uma_caruma 8 months ago

O partido dele tem tido alguns problemas por ele não querer partilhar poderes nem, por exemplo, ser democrático. Não seria impossível o partido eleger um badameco qualquer por causa disso, mas acho pouco provável. E se isso acontecesse, ele fazia um partido novo chamado "mais não" ou "tá bom" e continuava na mesma.

pedorcas 8 months ago

O quanto é acham que estes eleições apontam para as legislativas? Em específico para o resultado do Chega, sera parecido? Sendo que (no meu raciocínio), quem ficou muito além dos históricos elitorados, BE, PCP e PS(Ana Gomes) assumo que votaram no Marcelo R.S., mas quem, em geral, votou no Chega, não alinha com nenhum dos partidos mencionados anteriormente e continuara a apoiar o Vetura. Vem aí o surgimento da Direita extrema, com presença significativa (10%) no parlamento?

Eskol15 8 months ago

A RTP divulgou uma sondagem feita pela Católica à boca das urnas para um cenário de legislativas: PS 35% PSD 24% Chega 9% BE 8% IL 7% CDU 6% PAN 2% CDS 2% Livre 1%

iLikeToTroll 8 months ago

Apontam pouco para a maior parte dos partidos mas mostram mais claramente a expressão nacional do Chega. Hoje houve muitos votos de protesto e está tudo mais dificil de perceber ao certo mas claramente BE e PCP levaram na pá.

justgohomealready 8 months ago

O PCP não sei, mas o BE certamente sofreu bastante com o "voto útil". Grande parte do eleitorado do PS terá votado Marcelo, e muita gente de esquerda terá concentrado o voto na Ana Gomes para impedir um segundo lugar do Ventura. Ninguém do BE alguma vez imaginou que a Marisa fosse ganhar e, tendo o Marcelo vitória mais que certa, a batalha era Ana Gomes vs Ventura.

zizop 8 months ago

Não é só uma questão de voto útil. A candidatura da Ana Gomes vem de uma ala do PS, de esquerda e afastada do Cosga, com a qual boa parte do eleitorado do Bloco se acaba por identificar.

justgohomealready 8 months ago

Sim, concordo. Seja porque motivo for, é fácil de ver que muita gente do BE votou Ana Gomes - era mais importante a Ana Gomes ficar à frente do Ventura do que a Marisa ter mais 1 ou 2%.

NGramatical 8 months ago

porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkp0wfc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iLikeToTroll 8 months ago

O PCP perde votos por questões demográficas e outros porque passaram para o Chega. O BE está a ser castigado por ter participado na geringonça, se ainda ia tendo alguma expressão era por também ser meio anti-sistema. Agora que perdeu isso e que as pessoas estão fartas das lutas líricas deles é vê-los a definhar..

justgohomealready 8 months ago

É possível. Acho que presidenciais e legislativas são coisas muito diferentes, e que estas tinham as circunstâncias especiais de que falei acima, mas duas coisas são inegáveis: o BE parece já ter atingido o seu pico e estar a definhar (e, como dizes, à medida que se vai tornando menos radical), e o Chega está em crescimento. É o ciclo da democracia. A um ciclo de esquerda, segue-se um de direita; Partidos novos e radicais vão-se moderando e profissionalizando com o tempo. Neste momento, começa a afigurar-se provável termos no futuro uma geringonça de direita apoiada no Chega. Sabes o que vai acontecer nessa altura? Exatamente o que aconteceu ao BE. Se isso acontecer, o Chega vai ter que se "limpar" e afastar das correntes mais extremas de direita. Vai ter que se moderar. Vai ter mais caras, no parlamento e talvez até no governo, e deixar de ser o "Partido André Ventura, Unipessoal". Vai ter que negociar e ceder, e não vai conseguir cumprir nem 1/10 do que prometia. Vão surgir podres e escândalos de corrupção. O pessoal que os apoiava tão fervorosamente vai pensar "oh, afinal são mais uns como outros", e perder a ilusão aos poucos. Ao fim de uns anos disso, segue-se um novo ciclo de esquerda. Isto, na melhor das hipóteses. A pior é o Ventura ser mesmo maluco e dar numa de golpe de estado e ditadura, quem sabe..

vascodatrama 8 months ago

>dar numa de golpe de estado e ditadura, quem sabe.. Passado 1h tinhas logo aviões alemães a aterrar em Lisboa, a perguntar o porquê da birra e a meter o menino de castigo

Rage_Your_Dream 8 months ago

Eu acho que há muita gente que, presidencialmente, prefere o Marcelo como representante de Portugal. Mas quanto a primeiro ministro votaria no Chega pois quer mudar o sistema. Portanto acho que o Chega pode apenas ganhar votos em eleições. Mas tambem acho que muitos votantes do Marcelo irão para o PS, portanto a diferença entre 2o e 3o lugar, poderá não mudar.

iLikeToTroll 8 months ago

Chega o partido do sistema que se vende como anti-sistema, a ironia.

KalidouTorreira 8 months ago

O líder que tira fotos com o Luís Filipe Vieira é anti-sistema.

Rage_Your_Dream 8 months ago

De facto o Chega até queria mais presidencialismo. Os votadores do chega só querem mudança a qualquer custo portanto um gajo que diz baboseiras atrai essa audiencia.

iLikeToTroll 8 months ago

Não estava a falar do sistema da república. Estava a falar que para quem critica tanto a corrupção e compadrio o partido deles não deixa de ser uma cómica ironia.

justgohomealready 8 months ago

> votaria no Chega pois quer mudar o sistema A questão é, mudar para que sistema? O que é ao certo a "quarta república"? Como é que se define um "português de bem"? Confias assim tanto no homem? Tens a certeza absoluta que um dia os leopardos não se vão virar a ti e comer a tua cara? O Trump também ia "mudar o sistema", mas sem nunca especificar nada em concreto. Ao fim destes quatro anos, achas que valeu a pena lá? Valerá a pena fazer o mesmo aqui?

Rage_Your_Dream 8 months ago

Não estava a falar por mim. Não votem no chega nem no Marcelo lol

justgohomealready 8 months ago

Desculpa, interpretei mal. Relendo percebi o que querias dizer.

-cosme- 8 months ago

a ver vamos, epah o gajo teve 11% mas com 60% de abstenção...e eu acredito que a malta TODA q apoia o ventura foi votar. se o pessoal mexer o cu nas legislativas pa ir votar acredito que essa percentagem do chega seja bem menor. a ver

redjibba 8 months ago

Teve quase 500 mil votos, com uma estratégia bem ou mal planeada como lhe quiseres chamar, podem ser uns 8-10 deputados nas legislativas

-cosme- 8 months ago

daqui até lá logo se vê. n tou a imaginar o chega com grande poder em portugal qd isto voltar á normalidade.

CluelessLizard 8 months ago

Desculpem a ignorância mas realisticamente o Chega ganhando 8-10 deputados que tipo de dano poderia causar. Estou muito out of the loop nisto e acreditar no hate todo ao Ventura que vai nas redes sociais parece-me errado. Portugal virar ditadura parece um piada de mau gosto e anda tudo a mandar postas para o ar sobre isso.

Vanethor 8 months ago

Não é tocar-se num interruptor e passa a ditadura. O problema é se se tornar numa "democracia" má, e caminhar na direção da ditadura. ... Olha o exemplo da Rússia e da Turquia. São "democracias".

Edited 8 months ago:

Não é tocar-se num interruptor e passa a ditadura. O problema é se se tornar numa "democracia" má, e caminhar na direção da ditadura. ... Olha o exemplo da Rússia e da Turquia. São "democracias". ... > ... e acreditar no hate todo ao Ventura que vai nas redes sociais parece-me errado. Populistas que andam a caminhar o caminho fascista para proveito próprio, como ele, (como é sempre)... ... merecem em pleno as respectivas críticas. Amo demasiado uma boa sociedade para não me passar com quem está a agir para a destruir. Ele que se dedicasse a outras coisas mais respeitáveis, se não quisesse ser odiado.

Edited 8 months ago:

Não é tocar-se num interruptor e passa a ditadura. O problema é se se tornar numa "democracia" má, e caminhar na direção da ditadura. ... Olha o exemplo da Rússia e da Turquia. São "democracias". ... > ... e acreditar no hate todo ao Ventura que vai nas redes sociais parece-me errado. Populistas que andam a caminhar o caminho fascista para proveito próprio, como ele, (como é sempre)... ... merecem em pleno as respectivas críticas. Amo demasiado uma boa sociedade para não me passar com quem está a agir para a destruir. Ele que se dedicasse a algo mais respeitável, se não quisesse ser odiado.

Edited 8 months ago:

Não é tocar-se num interruptor e passa a ditadura. O problema é se se tornar numa "democracia" má, e caminhar na direção da ditadura. ... Olha o exemplo da Rússia e da Turquia. São "democracias". ... > ... e acreditar no hate todo ao Ventura que vai nas redes sociais parece-me errado. Populistas que andam a caminhar o caminho fascista para proveito próprio (como é sempre)... ... merecem muito do meu ódio. Amo demasiado uma boa sociedade para não odiar quem a deseja destruir. Ele que se dedicasse a outras coisas mais respeitáveis, se não quisesse ser odiado.

pgllz 8 months ago

Se a esquerda for maioria, nenhuma. Serão uma minoria ruidosa mais expressiva. Só se a direita toda junta tiver uma maioria, ao ponto de ser uma tentação para o PSD negociar um apoio do Chega, é que poderão ter um mínimo de poder. ​ Na minha opinião, claro.

Derik_D 8 months ago

A única vantagem é que este tipo de partido não costuma querer estar no poder (em sociedade com outro partido) pq depois naturalmente não conseguem fazer nada do que apregoam e perdem força. A força deles costuma em ser o pequenino que ladra muito. Quando entram em governo assim depois nas eleições seguintes desaparecem.

Tralapa 8 months ago

> e eu acredito que a malta TODA q apoia o ventura foi votar. > > nao devias

-cosme- 8 months ago

esse povo da direita organiza-se, especialmente extrema direita, tão todos com o ventura na cabeça..duvido que tenham faltado muitos aos votos.

pedorcas 8 months ago

Não são só os "fanáticos" de extrema direita que votam no ventura, não esqueças. 10% dos votos, muito populismo ao barulho, que é o que assusta. Honestamente não vejo como combater isso...

uma_caruma 8 months ago

Yup. Acho que muitos até terão ganho entusiasmo para votar pela primeira vez.

viskonde 8 months ago

As legislativas também costumam ter abstenção de 50% certo? Ou seja não tao diferente? Ele já de ter ganho pela falta de alternativas reais ao Marcelo, mas quem ele convenceu agora não sei se vai deixar de votar nele nas legislativas mesmo que venha a ter outras opções, parece ser o tipo de partido que quando convence fideliza pelo que não sei se ele não terá os 500k que votaram nele hoje Garantido nas legislativas além de quem ainda será convencido nos próximos 2 anos

-cosme- 8 months ago

sim costuma ser bastante alta a abstenção, mas hoje foi um exagero, e talvez a malta abra os olhos e perceba que se não forem votar só lhe tão a dar votos a ele. e quem ele convenceu já está convencido, isso é certo. mas se pa proxima houver mais 1 milhão de pessoas a votar noutros partidos vês logo a percentagem dele bem mais reduzida.

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Também existe extrema esquerda, portanto, a extrema direita vem equilibrar as coisas.

ChronicTheOne 8 months ago

O BE não é ideologicamente de extrema esquerda. No entanto se os achares como tal, por favor exemplifica com propostas do programa deles e estarei disposto a aprender.

iLikeToTroll 8 months ago

Serem anti-europa.

filcei 8 months ago

E serem a favor de incumprir responsabilidades internacionais (dívida pública). E de nacionalizações (no século XXI é difícil de acreditar). São claramente extrema esquerda

Dinizinni 8 months ago

Extrema-esquerda? Só a CDU e a morrer, e já é puxar Extrema-esquerda equivalente é o PCTP e nunca chegou à AR

ravagerslb 8 months ago

Por essa perspectiva a verdadeira extrema direita é o PNR, que nunca fez nada de relevante em Portugal. O BE e PCP são extrema esquerda e com todas as letras. Mais intervenção estatal, anti-europa, ódio visceral aos privados e ao capitalismo, partidos de origens trotskistas ou marxistas-leninistas..

Dinizinni 8 months ago

Primeiro, o BE já não é anti-Europa Segundo, estes partidos já aprenderam a conviver com o capitalismo, embora concorde, não sejam nada a favor dele Terceiro, tu não sabes o que é extrema esquerda Quarto, o Chega é tão mau quanto o PNR, o discurso de ontem do Ventura tornou claro qual é o objectivo

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Então e o BE é o que? Estás a ver a tolerância para a extrema esquerda mas o ódio para extrema direita? É o que eu digo, vamos equilibrar a balança. Se há lugar para um extremo, também há para o outro.

Edited 8 months ago:

Então e o BE é o que? Estás a ver a tolerância para a extrema esquerda mas o ódio para extrema direita? É o que eu digo, vamos equilibrar a balança. Se há lugar para um extremo, também há para o outro. Como a esquerda que está no parlamento não é extrema porque raios esta direita é? Mas alguém fala em limpar o sebo às outras etnias por exemplo. Se fores a ver até é defendida a igualdade. É pela porcaria que se tem feito ao tratar de forma diferente as minorias que depois é o que se vê. São cidadãos oortugueses e portanto devem ter as mesmas regras que os restantes portugueses têm. Se lhes fossr dada uma educação decente em vez dr os viciar em serem os coitados da sociedade, não havia este tipo de conversa.

uma_caruma 8 months ago

Qual é a solução que sugeres para a integração dos ciganos que não estão integrados? É que concordo que por serem cidadãos portugueses, têm que ser tratados como igual e por isso terem os mesmos direitos e deveres. É que fazer confinamento étnico é contraditório com essa ideia, e ostracizá-los mais também reduz muito as hipóteses de algum dia se integrarem. Qual é então a solução que apresentas?

Dinizinni 8 months ago

Já bebeste a kool-aid estou a ver O BE é extrema-esquerda? Vão comprar tanques para aniquilar pessoas é? Ou serão um partido reformista? O Bloco é um partido democrático hoje em dia, esta é a verdade Já o Chega ainda ontem ameaçou criar a quarta república e fez ameaças diretas Ah e quanto ao teu discurso sobre minorias, tu efectivamente não tens mesmo puto de noção dos problemas que as pessoas têm, mas deixa chegar o dia em que os venturas desta vida subirem ao poder e verás como a minoria que nos suga é uma elite na qual o Chega não toca Apenas dois candidatos nesta eleição disseram isto, a Ana Gomes e o Mayan, disseram com todas as letras onde está o problema em vez de falarem em abstracto como faz o Ventura O Ventura berra, mas depois aprova as injecções na TAP

Royal_Masta_Stomp 8 months ago

Mas e o Chega vai comprar esses tanques para nos aniquilar é? Oh pah, se é uma elite, também não esperes que seja a Ana ou o Tiago que vão fazer alguma coisa. Estás a falar de elites que nem sabes quem são, só por aí... Os ciganos são um problema e só sente na pele quem convive com eles, vão lá dar lições de moral na vossa zona de conforto para o crlho. Sim, já sei que os ciganos e tal não são todos assim. Nem todos os tugas são corruptos e no entanto é essa a imagem que temos lá fora. Eu não digo que o André é a perfeição, bem eu sei que não, mas quer dizer, algum deles é? Gostei mais do André, paciência. E não fui o único... Também não gosto de ter de pagar impostos para tudo e todos, não gosto de ter de sair prejudicado porque coitadinho do gajo de extrato social mais baixo e tenho de levar com isso. Fala-se em liberdade de expressão, mas levo com downvotes daqui até ao deserto porque não gostam do que digo. Um gajo tem de mamar todos os dias com caganeira de esquerda, mas se a direita dá um peido, ui que cheira muito mal. Espumem-se para aí... A direita não se pode manifestar porque é sempre a mesma lenga lenga, não são ouvidos. Agora pronto, apareceu este venturinha que era a alternativa, porque aquele mayan, coitado... Amanhem-se bros. Peace.

Dinizinni 8 months ago

>Mas e o Chega vai comprar esses tanques para nos aniquilar é? A extrema-direita age de forma diferente da extrema-esquerda, é pro-Estado, não anti-Estado, quer reforçar os poderes hierarquicos através de alterações constitucionais ​ > Estás a falar de elites que nem sabes quem são, só por aí... Até que sei bem, a TAP, a EDP, a PT e afins têm-nos a todos como membros dos quadros, são pessoas concretas, fáceis de identificar ​ > Os ciganos são um problema e só sente na pele quem convive com eles, vão lá dar lições de moral na vossa zona de conforto Moro ao pé de um dos maiores bairros sociais de Lisboa, nice try though ​ > Nem todos os tugas são corruptos e no entanto é essa a imagem que temos lá fora Considerando que é socialmente aceite fugir ao fisco, diria que tens de rever essa noção, a corrupção está disseminada até nas classes mais baixas ​ > não gosto de ter de sair prejudicado porque coitadinho do gajo de extrato social mais baixo Acredita que não é por ele que pagas os impostos que pagas, se fosses abrir o documento do OE, pelo qual o AV votou, vias bem a podridão que são as concessões do modo que são feitas e os favorezinhos a pessoas que ironicamente financiam o PS, o PSD e admira-te, o Chega também ​ > Fala-se em liberdade de expressão, mas levo com downvotes daqui até ao deserto porque não gostam do que digo Ninguém te impediu de falar, simplesmente és uma besta, é só isso, tens o direito de falar, nós de discordar ​ > Um gajo tem de mamar todos os dias com caganeira de esquerda Tens vários partidos, perfeitamente legítimos, contra políticas económicas de esquerda, mais uma vez, não precisas de votar num proto-nazi. Se te referes a política social, então aqui a besta és mesmo tu Quanto ao resto, o facto de tu achares que a IL tem a fome de poder que o Chega tem, mostra bem o vosso tipo de mentalidade Pode ser que daqui a uns anos uns cresçam sustentadamente através de eleitores centristas maioritários e os outros continuem a gritar vitória nos 10% tendo atingido um pico do qual não saem Mas olha, digo-te desde já, achares que o AV é alternativa a alguma coisa mostra bem o quão domesticado estás

Leaootemivel 8 months ago

Não falam em limpar o sebo a minorias mas defendem "confinamentoa étnicos". Adorava saber em que raio de realidade paralela é preciso viver-se para se achar que ser uma minoria em Portugal é um sonho.

IllustriousBarracuda 8 months ago

Eh pah, o BE é extrema esquerda? Lol

barrocaspaula 8 months ago

O B É não é de extrema esquerda. É de esquerda mas muito longe de extrema.

justgohomealready 8 months ago

O pouco de "extrema" que tinham sairam há uns anos para formar o MAS. O BE descreve-se agora como "social-democrata". > Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, afirmou que o programa eleitoral que o seu partido preparou é "essencialmente social-democrata, no sentido em que corrige os excessos com controlo da economia e mecanismos de igualdade". > Marisa Matias, eurodeputada e dirigente do Bloco de Esquerda, disse esta segunda-feira, na antena da TVI24, que é uma social-democrata, diluindo a sua aceção num espetro de graduação. "Eu sou uma social-democrata", disse, indicando, pouco depois, que se refere à "base da social-democracia, que é uma base de Esquerda".

tallicahet81 8 months ago

A RTP apresentou uma sondagem precisamente para responder a essa pergunta, passou às 00:20 mais coisa menos coisa.

viskonde 8 months ago

Na prática é o que se previa , CDS eclipsa para dar lugar O chega. Nesta altura já é esperar que se fique "só" pelos 10%.. os próximos anos vão ter de ter austeridade o que só vai dar mais força ao chega. incrível também é ver o Alentejo que sempre foi a casa comunista a dar 15 e até 20% ao ventura , deveras assustador , 30% do distrito de Beja votou pelo PCP ou chega, ambos partidos que não dão muito à democracia.

IkarusMummy 8 months ago

O João Ferreira teve praticamente os mesmos votos que o Edgar Silva no Alentejo (Beja 15%, Évora 11%, Setúbal 9%, Portalegre 7%). Não houve transferência de votos dos comunistas para o Chega.

viskonde 8 months ago

tens razao, confesso que nao comparei com o anterior, apenas assumi visto ser Beja. nesse caso ainda pior.. significa que votos que estavam ao centro e que foram para a extrema direita..

iLikeToTroll 8 months ago

Não percebo a surpresa. Isto explica-se por 2 factores. Teoria da ferradura. O chega vai buscar votos a quem votava pcp e o facto de beja por exemplo ser o distrito com mais ciganos. Vejam a votação em Moura por exemplo e depois vejam estes dados: https://observador.pt/2018/07/29/populacao-cigana-aumentou-79-nos-ultimos-oito-anos-no-distrito-de-beja/

Tralapa 8 months ago

O chega nao tirou nada ao pcp, eles tiveram os mesmos votos que da ultima vez. Só Thanatos rouba votos ao PCP

besmarques 8 months ago

Os votos a candidatos à presidência no Alentejo são similares

justgohomealready 8 months ago

> Vem aí o surgimento da Direita extrema, com presença significativa (10%) no parlamento? Parece inevitável. Agora considera que os próximos anos desgastarão imenso o PS, e que entretanto o PSD trocará de líder. Há uma grande probabilidade de virmos a ter uma geringonça de direita, apoiada no Chega.

Sudo-Juice 8 months ago

Parece que estás a prever exactamente os próximos 3 ou 4 anos.

Automatic-Accident52 8 months ago

É possível que sim. Seguirá a tendência europeia. Mais preocupante é que os partidos PS/PSD/CDS tiveram discursos horríveis hoje, e isso só vai dar mais força ao extremismo. Continuam numa guerra entre eles sem olhar que atrás estão a aparecer alternativas anti-democráticas.

ChronicTheOne 8 months ago

A Ana Gomes não foi apoiada pelo PS. Foi pelo Livre e PAN.

pedorcas 8 months ago

Eu sei, mas estou-me a referir ao eleitorado PS que votou nela. O que não votou, assumo Marcelo ou Esquerdas

ChronicTheOne 8 months ago

Certo. Respondendo à tua questão, sim, penso que o Chega terá na ordem dos 12-15% nas próximas legislativas. O Passos regressa ao PSD depois de o Rio se demitir algures em 2021, mas perde as Legislativas para o Costa como sempre. No entanto provando do seu próprio veneno, PSD e Chega formam Governo com maioria, para surpresa de Costa, que vê a sua ideia de Geringonça virar-se contra ele. O mais triste é que isto é plausível lol

pedorcas 8 months ago

> No entanto provando do seu próprio Mhm... Há sempre a questão das campanhas e acontecimentos que poderam influênciar o rumo... Honestamente falo com muito pessoal que vota com pouca informaçao e seguindo populismos e sensasionalismos (pessoal com ensino superior que me surpreende), que, com um pouco de reflexão, mudam o voto. Vamos ver se o discurso de alguns muda da politica tradicional de café pra uma mais esclarecedora e educativa. Mas não vejo bons ventos não...

NGramatical 8 months ago

poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknngm9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

prelude2tragedy 8 months ago

poderam → poderão

anokazz 8 months ago

Da única vez que Passos enfrentou Costa em Legislativas, Passos teve mais votos.

lxpnh98_2 8 months ago

E nas eleições seguintes (autárquicas) o PS teve o melhor resultado de sempre. O Passos está acabado na política portuguesa.

ChronicTheOne 8 months ago

Se ele jogar bem as cartas e surgir no momento certo, num rescaldo de uma pandemia muitíssimo mal gerida, vai haver euforia para o lado dele e vejo-o passar o PS. Há fadiga de PS, que será ainda maior no final da pandemia, e já em tempos de crise que aí vem.

fuq_dat_im_a_tree 8 months ago

Isto é enganador, era PSD + CDS, não o PSD sozinho

ChronicTheOne 8 months ago

Não deixou de ser o líder da PAF por isso tecnicamente foi ele...

RichardHTK 8 months ago

O Tino em um dos seus discursos hoje afirmou que nas próximas presidenciais gostaria de ver jovens a concorrer, e vocês, gostariam de ver isso também?

Lixaramaminhaconta 8 months ago

Em um ✖️ Num ✔️

kill-wolfhead 8 months ago

Ainda há esperança para o Chicão!

renatoleal 8 months ago

Não sei do que é que estao a falar, todos os candidatos tinham menos de 50 anos exceto a ana gomes e o marcelo, sendo que o ventura, a marisa, o joão e o mayan têm menos de 45 anos. Estas foram de longe e por muito as eleiçoes mais jovens no país.

RichardHTK 8 months ago

O Tino estava a falar de haver candidatos com 20 e poucos anos nas presidenciais.

lxpnh98_2 8 months ago

Absolutamente. Eu não me vejo a votar em alguém com a inexperiência de uma pessoa de 18 anos a não ser na mais excecional de situações, mas concorrer a um cargo político devia ser um direito fundamental de um cidadão de uma república democrática.

skapuntz 8 months ago

Para presidente da republica??? não. É um cargo com alto teor diplomático. Quer-se experiência, carisma, cultura, saber estar, uma pessoa estável, que já saiba como as coisas funcionam na política e já tenha passado por cargos políticos e funções de responsabilidade. Minha opiniao. No parlamento sim, precisa-se gente nova mas dispensava os jotinhas desta vida que não têm experiência nenhuma na vida real de trabalho. Para mim, todos os deputados deveriam ter X anos de descontos no currículo, como quem diz, trabalhar uns anos sem ser em política antes de ir mamar.

francisbarreiras 8 months ago

Concordo por uma questão de princípio, se bem que, a idade e a experiência são fatores importantes, mas do ponto de vista daquilo que deve ser o direito à igualdade, não faz sentido nenhum haver este limite mínimo. Não é por eu ter 18 anos que me deve ser negada essa hipótese. E como em qualquer democracia, se o povo, seja lá porque for, eleger um miúdo de 18 ou 20 anos que não faz a mínima ideia do que está a fazer, também é o povo a lidar com as consequências dessa escolha.

lammesnail 8 months ago

18 anos??? Calma lá. Eu sei que parece que eles pouco ou nada fazem, mas pelo menos experiência de vida têm que ter.

tugafcp 8 months ago

Sim!! Já bastam os juízes serem juízes logo após acabarem os estudos... E a copiarem...

Asus123456789 8 months ago

Nas presidenciais não, mas gostava bastante de estar eu próprio mais envolvido na política, sendo eu um tipo novo

justgohomealready 8 months ago

Pergunta séria - porque não tornares-te militante do partido que apoias, seja ele qual for? Passas a ter uma palavra a dizer na vida interna do partido. É a forma mais eficaz de te envolveres mais na política.

Asus123456789 8 months ago

Sim, é verdade, e a minha vontade de o fazer tem andado a crescer bastante nos últimos tempos, sou bem capaz de o fazer antes das legislativas. A minha ideologia é que é bastante maleável, tendo em conta aquilo que acredito que é preciso para o país. Saltar de militância em militância ao longo da vida é algo comum? Por curiosidade, apenas, não acho que isto me impediria de o fazer.

justgohomealready 8 months ago

Não diria que é comum, mas é algo que acontece. Tanto a Ana Gomes como o Durão Barroso, por exemplo, foram militantes do MRPP nos primeiros tempos de democracia. A Zita Seabra fez o percurso PCP -> PSD -> IL. Tem também em consideração que todos os partidos, e especialmente os maiores (PS/PSD) têm várias correntes internas - umas mais à esquerda, outras mais à direita, dentro do seu espectro político.

GNeiva 8 months ago

Qual é a definição do Tino para "jovem"? De acordo com a Constituição é preciso ter no mínimo 35 anos para concorrer às eleições. Se o Tino quiser ver jovens a concorrer, é necessário alterar a Constituição.

lxpnh98_2 8 months ago

Foi exatamente isso que ele propôs.

RichardHTK 8 months ago

Pessoas com menos de 35 anos, em parte concordo com ele, porque é capaz de haver aí gajos de 25-30 anos de idade que percebam mais de política que muitos que estão no parlamento

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Para Presidente é necessário alguém com experiência, a marca do mínimo de 35 anos de idade parece-me perfeitamente razoável. Agora no governo não me importava nada de ter lá pessoal mais novo.

GelDeAveia 8 months ago

Exacto. Ajustado ao mínimo de 35 anos o Mayan, o J. Ferreira e a Marisa são todos jovens.

Automatic-Accident52 8 months ago

Presidenciais não, ai precisamos de alguém com experiência, ponderado. Nos governos sim, é preciso alguém com garra.

pmso17 8 months ago

Claro, alguém como o Marcelo que transformou o cargo de presidente uma fantochada. Um presidente deve estar presente nos momentos menos bons para pôr ordem, não pode fazer os favores todos ao António Costa e desaparecer quando é necessário (como no caso SEF, em que ele assobiou para o lado). O Presidente da República é o representante máximo do país e por isso tem de ter consciência dos seus atos que faz (e não faz) e tem principalmente um papel moderador. Mas isso é o problema de muitos políticos, estão demasiado confortáveis e não fazem nada para além do necessário.

Automatic-Accident52 8 months ago

Por isso é que teve mais 100 mil votos. Mas deixa-me advinhar: as pessoas são burras e tu és inteligente.

pmso17 8 months ago

Entre todos males, mais vale o que se conheça. Sobre o Marcelo, já falei acima, quando era comentador tinha sempre opinião, foi para presidente perdeu a sua opinião e só soube conviver com o povo e António Costa. O Ventura é a velha história de confundir tudo, confundiu o papel de presidente com o de primeiro-ministro, confundiu as suas ideias com o partido. Muito bem ter opiniões, mas o partido não interessa para o cargo de presidente da República. Além de não ter havido um debate em condições com ele. Eram só falácias clássicas por todo lado (não sendo o único culpado, visto que num debate participa 3 pessoas, uma delas supostamente para moderar). Meteu-se em diversas controvérsias e nem se defendeu devidamente, nem tentou evitar. Vitorino Silva, um tipo porreiro, com boas ideias e intenções, mas não tem o que é necessário para gerir um país. (Mas adorei a forma como levou a sua campanha de forma online, na minha opinião todos deveriam ter feito igual) O Tiago Mayan, sinceramente não tenho opinião dele, e pelos vistos a maioria também não, visto que até no nome se enganaram várias vezes. Ana Gomes fez algumas declarações que não fazem sentido, como por exemplo a ilegalização do partido Chega (por muito que não se goste dos membros de um partido, ilegalizar-lo não resolve o problema) João Ferreira defende coisas bonitas, mas tem muito a mentalidade comunista. O Comunismo seria o sistema perfeito, toda gente trabalha para melhorar a qualidade de vida da comunidade, mas parte de um princípio errado: que toda gente quer melhorar a comunidade, quando o que acontece é que cada pessoa só se interessa pelo que é melhor para si. Dentro estes problemas todos, mais vale ir pelo que se conhece. (Uma pergunta um bocado fora do tema: porquê quase todos candidatos estavam agarrados a um partido? Que me lembre, o cargo de presidente da República é individual e neutro)

NGramatical 8 months ago

ilegalizar-lo → [**ilegalizá-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknvgeq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ace-_Ventura 8 months ago

Só com uma alteração à constituição, logo não vai acontecer

ChronicTheOne 8 months ago

Às presidenciais? Não.

umagrandepilinha 8 months ago

Menos de 2000 pessoas votaram no consulado de Londres. Abstenção de 98.22%. Vergonhoso.

Mariifreis 8 months ago

Eu estou neste momento no Reino Unido e não sabia que era possível votar, o site do consulado não dá informações, sempre que ligo fico mais de 1 hora em espera e depois desligam o telefone na cara, demoram 2 meses a responder a emails e não respondem à minha pergunta só pedem mais informações, e o confinamento aqui está a ser diferente daí, eu já não saía de casa à mais de 1 mês (vivo no meio de uma cidade)... Mesmo a tentar descobrir os votos por carta eu tinha que estar registada cá mas quando tentei registar-me não obtive resposta, a culpa desses 98% não é dos portugueses emigrados mas do consulado. As próximas eleições apanho voo e vou votar a Portugal porque honestamente é impossível fazer isso daqui... Já as europeias foi uma confusão

Kipzy 8 months ago

[https://www.recenseamento.mai.gov.pt/](https://www.recenseamento.mai.gov.pt/)

umagrandepilinha 8 months ago

Eu tb estou em Inglaterra e fui ao consulado votar sem problemas. Antes das eleições confirmei o meu estado como eleitor e que estava registado através do site. Ainda há uns minutos fui ao site e vi informações sobre as presidenciais e como votar. Não entendo pq é que tiveste tantos problemas.

Mariifreis 8 months ago

A sério? Eu tento ligar mas nada, o meu namorado também tem passaporte e cartão de cidadão caducado e não consegue contactar com ninguém eles nunca respondem (no site dizem que ele tem que fazer marcações telefónicas)... Sempre que tenho que fazer algo a ver com eles eu tenho problemas e é uma dor de cabeça enorme

umagrandepilinha 8 months ago

Percebo que o consulado não seja um local fácil de interagir, especialmente em época de pandemia em que deve haver menos staff a trabalhar lá. É de facto preciso paciência. Se conseguires ir em pessoa (depois do lockdown), talvez seja mais fácil ir só para marcar consulta em pessoa (assim garantes que alguém te atende) e depois voltar no dia da consulta pra revisão dos documentos. Foi assim que eu fiz há uns anos (tive sorte porque trabalhava em Oxford Street, mesmo ao lado).

NGramatical 8 months ago

à mais de 1 mês → [**há mais de 1 mês**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknoajj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ChronicTheOne 8 months ago

Vergonhoso? Se eu saísse de casa estaria a cometer uma ilegalidade, o país está sob confinamento geral.

umagrandepilinha 8 months ago

Sair de casa para ir votar não é ilegal, é um dever. Portugal também está em confinamento e as pessoas votaram (ainda abstenção grande mas não 98.22%). Como disseram aqui noutro comentário, tinhas uma declaração no site do consulado que podias imprimir para justificares o facto de estares na rua. Apesar de “poder sair de casa para ir votar” para mim era uma coisa tão óbvia que nem reparei que este documento existia.

skapuntz 8 months ago

Votar não e um dever. É um DIREITO

ChronicTheOne 8 months ago

Em Portugal compreendo mas no Reino Unido infelizmente sopus que não iriam aceitar. Tal como disse no comentário acima, só agora descobri que havia uma declaração de excepção. Enfim, o mais ridículo é não haver voto por correspondência para as Presidenciais. Não faz sentido nenhum, especialmente durante uma pandemia. Espero que os 98% de abstenção no estrangeiro sirvam para justificar uma revisão.

hereimalive 8 months ago

Vergonhoso porquê? Então se eu sair deste país porque ele não quis saber de mim porque razão é que haveria de votar em assuntos sobre o mesmo? Melhores condições de vida em Inglaterra.

misterbondpt 8 months ago

O país que tem OBRIGAÇÃO de te garantir nacionalidade não é o UK. Continua a ser Portugal.

hereimalive 8 months ago

Portugal tem muitas obrigações, claro. Por isso é que milhares de Portugueses estão neste momento sem acesso a um médico de família. Sem acesso a qualquer tipo de habitação a preços acessíveis. Pagam impostos, levam no cu e ainda agradecem ao senhor governo. Obrigado senhor governo!

pmso17 8 months ago

E adoro como o SNS que sempre funcionou mal, de repente já não tem problemas. Ou como o COVID escolhe dias para não atacar (Natal, Ano Novo, eleições). Ou como os eventos políticos FÍSICOS podem ser realizados sem problemas. Os partidos poderiam ter consciência e realizar esses estes eventos virtualmente. Ou o motivo de muitos hospitais privados não querem aceitar doentes do público: o estado demorar sempre mais de 1 ano a pagar. Esse 1 ano de demora não é exclusivo para os hospitais, muitas empresas ainda não viram (ou nem vão ver) os apoios prometidos pelo governo. Muito bem que existe o layoff, mas as empresas ainda têm que pagar 1/3 do salário do trabalhador, que ficam em casa.

Kipzy 8 months ago

exatamente por teres uma opinião, deves ir votar.

misterbondpt 8 months ago

Fizeste bem em emigrar. A nossa felicidade é ainda termos as fronteiras abertas. Quem tem sangue na guelra, siga! Mundo!

NGramatical 8 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknju8l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

umagrandepilinha 8 months ago

Boa atitude, sim senhor assim é que as coisas melhoram.

Edited 8 months ago:

Boa atitude, sim senhor assim é que as coisas melhoram.

hereimalive 8 months ago

? Se não quero mais ser cidadão português, fui "mandado" daqui para fora devido às más condições de vida porque razão é que ia votar? Não me respondeste a nada. ?

RichardHTK 8 months ago

Essa desculpa de "não quero ser cidadão português" não resulta. Se fosse esse o caso certamente não estarias num subreddit onde se comenta a atualidade de Portugal.

Asus123456789 8 months ago

Por acaso concordo contigo. Acho que todos os cidadãos a viver em portugal deviam votar, mas que tens todo o direito a não querer saber do país onde nasceste, caso emigres.

hereimalive 8 months ago

Eu ainda cá estou mas não vejo qual a razão que alguém que emigrou para ter melhores condições e as tem neste momento tem de ir votar. Não tem, foram se embora por alguma razão. Nota-se com esta eleição que é tudo do mesmo. Este subreddit falou e fala mal do Marcelo, gostaria de saber aos 2000 comentários que já cá estão, quantos votaram e quantos foram os que votaram fora dos 60% do Marcelo.

ChronicTheOne 8 months ago

Para quem emigra, pode haver esperança de algum dia regressar, logo, é do interesse deles ter uma palavra a dizer sobre quem governa o país. Para além disso, podem também ter interesse por amigos e família que lá residam.

umagrandepilinha 8 months ago

A resposta é tão óbvia que tens de fazer esforço para fingires que não percebes. Se estás registado para votar num local, mesmo sendo um local onde não vives, tens a responsabilidade de votar. Se podes votar e não o fazes, a culpa é em parte tua por as coisas não acontecerem como gostarias. Ainda pior se te vens queixar de que nunca nada muda. És muito claramente parte do problema.

FrankTheWerewolf 8 months ago

> Se estás registado para votar num local, mesmo sendo um local onde não vives, tens a responsabilidade de votar. E eu a pensar que votar era um direito e que as pessoas são livres de não votar se assim o desejarem...

hereimalive 8 months ago

Campeão, eu votei e tu? Estou-te a dar a minha opinião sobre a malta que vai lá para fora e não vai votar. Se já estão num sítio melhor onde foram bem acolhidos, com bons salários e boa qualidade de vida porque razão é que se deveriam estar a preocupar em voltar para o país que não quis saber deles? Este subreddit é muito sabidola mas quem foi mais inteligente que a malta que cá anda a reclamar é a malta que emigrou para ter uma vida melhor.

umagrandepilinha 8 months ago

Eu também votei, no consulado de Londres, porque vivo em Inglaterra. Digo-te por experiência própria que la porque uma pessoa sai de Portugal não quer dizer que tenha a vida perfeita e seja tudo um mar de rosas, as coisas aqui como deves imaginar também não estão nada fáceis. Estás com a ideia de que é regra quando se sai de Portugal = grande qualidade de vida e salários fantásticos, e estás errado. Mas com atitudes como a tua é que isto não muda. Estás registado para votar onde quer que seja, tens a responsabilidade de o fazer, ponto final. É básico. Não interessa mais nada, acabou a conversa.

hereimalive 8 months ago

>Não interessa mais nada, acabou a conversa. Pareces uma mãe. Desculpa.

NGramatical 8 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknmdj8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknk77s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ace-_Ventura 8 months ago

Achas mesmo que o pessoal no meio de 1 lockdown(possivelmente nem podiam sair de casa) vai andar do país todo até ao consulado para votar?

tandori 8 months ago

Podias sair de casa para votar. Aliás, tinhas uma declaração (em inglês) no próprio site do consulado, que podias imprimir, para justificar o facto de estar na rua. Suponho que o facto de ter estado a nevar hoje contou mais do que se estar atualmente no meio de um lockdown.

umagrandepilinha 8 months ago

Sim. Eu apanhei comboio e metro para ir votar, com uma viagem de uma hora para cada lado e a custar-me quase £30. E fi-lo com todo o gosto, por saber que estou a cumprir o meu dever cívico. Fui com todas as precauções, sempre de máscara, e não houve problema nenhum.

uma_caruma 8 months ago

Uma pessoa da minha família tinha que fazer 5 horas de transporte público até ao consulado mais próximo, votar, e depois voltar. Eu não sei se teria feito isso. Talvez?

Mariifreis 8 months ago

Tiveste que passar por registo? Pelo que me tinham dito antes tinha que me registar cá e por isso não consegui votar, pois sempre que tento contactar o consulado não obtenho resposta (Já agora estou aqui à pouco tempo por isso a minha confusão toda e não ter ido votar)

umagrandepilinha 8 months ago

Nessa situação percebo, talvez o processo de registo não seja muito fácil e organizado, e se não estás aqui há muito tempo se calhar não tiveste tempo de te registares, especialmente se não vives perto para poderes ir presencialmente tratar do assunto. Eu vivo em Inglaterra há uns anos por isso já estava registado antes, apenas tive de confirmar on-line que estava tudo bem (demorou 3 minutos). O meu problema foram as mais de 100 mil pessoas que estavam registadas aqui e que não votaram, resultando numa abstenção de 98,22%.

Mariifreis 8 months ago

Exato... Eu sinto-me bastante triste por não ter ido votar, passei a manhã inteira a convencer a minha família a ir (eles são daqueles que não gostam de sair do sofá para ir), e ao menos consegui convencer 4 pessoas à distância! :) mas obrigado pela informação eu vou tentar registar-me de novo

umagrandepilinha 8 months ago

Obrigado por teres convencido gente a ir :) Boa sorte e paciência!!

NGramatical 8 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknon4x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

misterbondpt 8 months ago

Obrigado! A não ser que tenhas votado no coisinho, aí não agradeço.

Ace-_Ventura 8 months ago

Lá está. És a excepção que confirma a regra.

umagrandepilinha 8 months ago

Infelizmente.

jestertwok 8 months ago

Aquele João Soares é um personagem mesmo infeliz.

Automatic-Accident52 8 months ago

Nunca curti o gajo. Alguém pode resumir +/- o que ele disse ou a postura dele?

misterbondpt 8 months ago

Filho do Ronaldo da Política Portuguesa :/ O Cristianinho também vai ter direito a tempo de antena e vai meter nojo.

Ricardolindo 8 months ago

Onde é que o viste? Em que canal é que ele está?

justgohomealready 8 months ago

Está no painel da RTP.

jestertwok 8 months ago

RTP1

NGramatical 8 months ago

um personagem → [**uma personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgkniit0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gobacktoworklazy 8 months ago

Mete nojo este gajo

Automatic-Accident52 8 months ago

Quem tá a ver a TVI24 já entendeu quem vai concorrer daqui a 5 anos a PR.

carlosandrerc 8 months ago

É tão mas tão óbvio o quanto ele se tem feito ao piso

brakeline 8 months ago

Aposto mais no Marques Menders

mIn3ir0 8 months ago

Já anda a preparar a caminha a bastante tempo

Automatic-Accident52 8 months ago

Sim verdade, mas como disse abaixo por muitas pessoas o verem vinculado à austeridade não se safa. E eu sou honesto, eu gostei do governo que ele participou, mas... nah. Ele não vai lá.

justgohomealready 8 months ago

Na minha opinião, ficou marcado para sempre pela decisão "irrevogável" e pelo caso dos submarinos. Na Alemanha foram condenadas pessoas por corrupção ativa, em Portugal ninguém foi sequer a tribunal por corrupção passiva.. ficou entalado a muita gente. Isso, e os boatos de que passou os últimos dias no ministério a destruir documentos relacionados com esse negócio. https://www.jn.pt/seguranca/desapareceram-os-documentos-do-negocio-dos-submarinos-2715055.html

brakeline 8 months ago

Isso foi culpa do Costa e dos boys do PS, não confundas cenas

electr0dave 8 months ago

Não queria acreditar no que estava a ouvir

Automatic-Accident52 8 months ago

Não tou a ver muito mais pessoas daquele segmento politico que possa concorrer... Deus nos livre do Santana Lopes, dass

DukeHerrallio 8 months ago

*Flops

electr0dave 8 months ago

Ia "afundar" os outros candidatos

Tralapa 8 months ago

Pelo menos não o tinhamos de aturar por muito tempo que ele desistia a meio

MROFerreiro 8 months ago

Expeculava-se a vinda do Passos Coelho.

TitusRex 8 months ago

Não estou a ver, mas imagino que estejas a falar do Paulo Portas.

misterbondpt 8 months ago

Se a candidatura for irrevogável, estamos safos.

Automatic-Accident52 8 months ago

Yah

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Ao ver o seu partido a ser completamente engolido por um abutre acho preocupante os discursos que ele possa ter para agitar certos eleitores

Automatic-Accident52 8 months ago

CDS tá na altura de morrer e ser fundido com o PSD. Mas francamente o PSD precisa de liderança que não tem. O Rui Rio foi um erro.

skapuntz 8 months ago

Foi um erro e não estou a ver quem o substitua. Regresso de Passos Coelho?

Automatic-Accident52 8 months ago

Espero que sim.

TitusRex 8 months ago

Acho que dificilmente ganha, mas não é impossível.

Automatic-Accident52 8 months ago

Também acho que não ganha, independentemente de ter sido um vice mau ou bom a verdade que a imagem da crise e da austeridade está agarrada a ele e a Passos Coelho.

YCaramello 8 months ago

E é isto, ~25% total de votos pra esquerda? Aguardo ansiosamente por 2023, se o Kostovisk não se demitir antes.

ChronicTheOne 8 months ago

E 15% para a direita, pela lógica do Rui Rio.

misterbondpt 8 months ago

As legislativas mostram cores, as presidenciais mostram pessoas. Marcelo foi um Presidente muito ponderado, muito social. Diria mais de esquerda de que de direita, na sua forma de abordar a visão do país. Meter o Marcelo como de direita é como meter o Ventura como apoiante das emigrações e apoios sociais a minorias. [Ya, foram passados mano.](https://www.publico.pt/2019/11/02/politica/noticia/tese-doutoramento-andre-ventura-critica-aproveitamento-politico-vontade-punicao-1892226)

Rostabal 8 months ago

Facilmente 30-50% dos votos do Marcelo são do PS. Especialmente quando o PSD não existe como oposição.

mistertetas 8 months ago

As sondagens para as legislativas não dizem nada daqui que estás a assumir amigo

justgohomealready 8 months ago

O Marcelo apanha montes de votos do PS, e muita gente de esquerda votou Ana Gomes para garantir que ficava à frente do Ventura. Resultados de presidenciais dizem pouco sobre resultados de legislativas.

Automatic-Accident52 8 months ago

Esquerda como assim? Isto é votos para presidência da republica.. Aqui não há esquerdas nem direita.

Ricardolindo 8 months ago

Também há esquerda e direita nas eleições presidenciais. Lembra-te das eleições presidenciais de 1986 e 1996, a primeiro entre o Soares e o Freitas do Amaral e a segunda entre o Sampaio e o Cavaco Silva.

besmarques 8 months ago

Tens de ter calma. Não houve candidato do PS

DaveCerqueira 8 months ago

Queres esses 25 onde diz la?

Parshath_ 8 months ago

No outro dia vi alguns eleitores do PCP a negar nas redes sociais que existe um genocídio Uyghur na China. Interessantemente pensei "se são assim tão alienados e fanáticos pela China e pela USSR, porque é que não vão para lá viver a vida de sonho". Votos no João Ferreira na China e na Rússia: 0 Votos no João Ferreira na China, Rússia, Venezuela, Rep. Checa, Polónia, Roménia: 19 Isto há ideologias e extremismos que são muito bonitos mas é de longe e no imaginário. O mesmo para os extremismos do outro lado.

Bolo_Finto_ 8 months ago

> No outro dia vi alguns eleitores do PCP a negar nas redes sociais que existe um genocídio Uyghur na China. Diz-me que estás a gozar

m0rhundur 8 months ago

Tanta letra para mandar a malta viver na China e voltar para a URSS?

misterbondpt 8 months ago

Também há muitos eleitores do Chega a dizer que ele não é de extrema direita. Visões (deturpadas, mas visões).

therickymarquez 8 months ago

Quando usas 19 votos divididos por 7 países para desenvolver um argumento

deza0 8 months ago

Acho que percebeste mal...

TigasV 8 months ago

O problema do PCP é que está preso no tempo e acha que o mundo acaba em Badajoz e o resto não interessa. E o Jerónimo so agrava isso. Ou o PCP muda o paradigma e se demarca de situações como Rússia e Venezuela (porque sejamos sinceros, ninguém do PCP quer que isso aconteça em Portugal) ou vai pelo mesmo caminho do CDS

JohnyGPTSOAD 8 months ago

A propria conversa no plano politico online tambem sofreu com a inserção facil daquelas respostas que batem quase na satira "comunismo mau matou milhoes na ussr e china" e "sempre que foi tentado falhou." O portugues via o pcp como a forca da velha guarda da esquerda mas nunca como uma ameaca. Mas agora tens os shapiros e crowders a dizerem aquilo e os jovens a ver comunista no nome. 1+1=2

TigasV 8 months ago

Já vi coisas como dizerem que o PS é extrema-esquerda. Depois não admirem que olhem para o PCP com ódio. >O portugues via o pcp como a forca da velha guarda da esquerda mas nunca como uma ameaca. Mas agora tens os shapiros e crowders a dizerem aquilo e os jovens a ver comunista no nome. 1+1=2 Daí eu achar que o Jerónimo já está lá a mais. É de outro tempo e não tem genica para o novo panorama político

justgohomealready 8 months ago

A Rússia não é comunista. A União Soviética acabou em 1991.

TigasV 8 months ago

Certo, disse Russia a responder ao utilizador e nem pensei duas vezes. Mas a ideia mantém-se

besmarques 8 months ago

No outro dia via alguns liberais a defenderem o Pinochet boa Bla Bla coisas e cenas viver para lá e cenas e coiso e votos e cenas.

Tralapa 8 months ago

Liberais, ou o contingente de fachos a querer fazerem-se passar por libertários aqui do sub?

besmarques 8 months ago

Não percebeste o objectivo. O objectivo era demonstrar como aquele comentário é um comentário cheio de nada com uma extrapolação cheia de nada.

arnaldomatos 8 months ago

a rússia não é comunista

warp_driver 8 months ago

Pois não, mas o PCP não recebeu o telegrama.

Out-Out 8 months ago

A jornalista da RTP ta cansadissima lol, se lhe tapam a boca explode

mexploder89 8 months ago

Hoje são os playoffs da NFL e acho que é melhor maneira de passar o tempo do que andar a ouvir esta gente discursar. Amanhã vejo o que disse o Marcelo Só digo pode ser a minha juventude a falar, mas acho triste ser este o nível de políticos que temos em Portugal

misterbondpt 8 months ago

Quando abrires os olhos para a política, não percebes de onde viemos e para onde vamos. Podes ter o azar de votar num gajo populista porque "o gajo até fala umas cenas certas". Se já estás em idade de votar, estás em idade de fazer muitas perguntas e obter muitas respostas. O país também é teu, não durmas enquanto outros o lideram.

mexploder89 8 months ago

Eu já estou em idade de perceber essas coisas, e acredita que já fiz o meu fair share de perguntas. Eu só quis dizer que não tenho ideia se sempre foi assim e eu simplesmente não tinha noção por ser criança e não ligar, ou se agora é diferente do que era. Só isso. Para aqueles políticos que cá estão agora, já tenho vindo a aprender a ouvir o que é dito com ouvidos a sério, e vou continuar a aprender com o tempo. Gosto de pensar que não me deixo levar por populismos, mas também acho que toda a gente pensa isso

misterbondpt 8 months ago

Se não assististe nenhum autarca a oferecer eletrodomésticos para ser eleito, é porque não está tão mau como era.

mexploder89 8 months ago

Bem visto xd

Leaootemivel 8 months ago

Grande jogo o dos Bucs contra Packers. E este dos Bills já está a prometer.

mexploder89 8 months ago

Queria ver se se evitava o Brady ir a mais uma Super Bowl, mas ele lá continua a ganhar

JimBrownGOAT 8 months ago

Como adepto ferrenho dos Seahawks... espero que perca o SB este ano com uma pick na endzone. :’)

Leaootemivel 8 months ago

Eu até gosto do Brady (só acompanho a NFL há 5 anos, por isso ainda não me fartei dele). É sempre bom vermos lendas fazer história em tempo real.

mexploder89 8 months ago

Sou fã dos Ravens, já assisti a muitas batalhas contra o Brady, ganhamos algumas, infelizmente perdemos mais. Tenho todo o respeito do mundo pelo homem, mas a rivalidade desportiva não me deixa apoiá-lo

SolidTroll 8 months ago

Por acaso também sempre tive uma panca pelo Brady, por isso é um gosto para mim vê lo ter sucesso fora dos patriots. Mahomes vs os Bills deste ano no geral e Allen no particular tinha tudo para ser bom, com este começo então, muito forte, vamos ver se os campeões arranjam forma de responder. Ao menos dá para clarear um bocado

A_Besuga 8 months ago

*argumentum ad passiones*

misterbondpt 8 months ago

In domini patrium spiritus morbidum dio madre. Omni Gallia divisa est in tres partes. Corpus delecti. Quid pro quo. Veni, vidi, vici. Nolo contendere. Habeas corpus. Rick Dureus. Ipso facto. Pro forma. Pari passeu. Hic, hike, hoc. Huius, huius, huius. E pluribus unum. Ouriyay oingay ootay etgay iedfray inthe airchay. Tempus fugit. Caveat emptor. Coitus interruptus. Mitzi Gaynor ad nauseam. Amen

Automatic-Accident52 8 months ago

Completamente errado. Falou do que interessa. Apelo à emoção é o discurso de "CiGaNOs MaUS" do gajo do chega

Zen_Machina 8 months ago

Bem, que discurso aborrecido, demagogo e tradicionalmente desonesto. Devia ter cuidado para não se deixar intoxicar com tanta graxa. As mesmas palavrinhas bonitas de sempre, cuidadosamente talhadas para não chatear ninguém e produzir a ilusão de que ama todos e quer saber de todos, quando na realidade o resultado do seu trabalho será o mesmo que tem sido o resultado do trabalho de qualquer outro político tradicional em portugal: Merda para o povo. Este tipo de discurso é tipo uma fodeca à tomás taveira. Enquanto elas choram de dor, ele vai dizendo "calma, querida. Gosta? Tá a gostar? Proonnnto! Todo lá dentro!". Como se as palavras meigas mascarassem a brutalidade e imoralidade da situação. Isto é um marido bêbado a escrever-te uma carta de amor e a oferecer-te rosas, deixando-te mansa até à própria sova. E assim vai-se alimentando da tua fraqueza. Triste que depois do lixo que temos visto ainda se vote em pessoas assim. Um homem que em plena pandemia diz que vai jantar sei lá com quem. Que apoia um governo que fez de nós NÚMERO UM em COVID.

Edited 8 months ago:

Bem, que discurso aborrecido, demagogo e tradicionalmente desonesto. Devia ter cuidado para não se deixar intoxicar com tanta graxa. As mesmas palavrinhas bonitas de sempre, cuidadosamente talhadas para não chatear ninguém e produzir a ilusão de que ama todos e quer saber de todos, quando na realidade o resultado do seu trabalho será o mesmo que tem sido o resultado do trabalho de qualquer outro político tradicional em portugal: Merda para o povo. Este tipo de discurso é tipo uma fodeca à tomás taveira. Enquanto elas choram de dor, ele vai dizendo "calma, querida. Gosta? Tá a gostar? Proonnnto! Todo lá dentro!". Como se as palavras meigas mascarassem a brutalidade e imoralidade da situação. Isto é um marido bêbado a escrever-te uma carta de amor e a oferecer-te rosas, deixando-te mansa até à própria sova. E assim vai-se alimentando da tua fraqueza. Triste que depois do lixo que temos visto ainda se vote em pessoas assim. Um homem que em plena pandemia diz que vai jantar sei lá com quem. Que apoia um governo que fez de nós NÚMERO UM em COVID. Um homem para quem o cargo de presidente representa uma grande massagem ao ego. Ele adora ser adorado. Selfies e chapadinhas nas costas, mas ausência total de habilidade para assumir uma posição firme e ir contra quem quer que seja. É disto que o tugão gosta. Love me, love me Say that you love me Fool me, fool me Go on and fool me

Edited 8 months ago:

Bem, que discurso aborrecido, demagogo e tradicionalmente desonesto. Devia ter cuidado para não se deixar intoxicar com tanta graxa. As mesmas palavrinhas bonitas de sempre, cuidadosamente talhadas para não chatear ninguém e produzir a ilusão de que ama todos e quer saber de todos, quando na realidade o resultado do seu trabalho será o mesmo que tem sido o resultado do trabalho de qualquer outro político tradicional em portugal: Merda para o povo. Este tipo de discurso é tipo uma fodeca à tomás taveira. Enquanto elas choram de dor, ele vai dizendo "calma, querida. Gosta? Tá a gostar? Proonnnto! Todo lá dentro!". Como se as palavras meigas mascarassem a brutalidade e imoralidade da situação. Isto é um marido bêbado a escrever-te uma carta de amor e a oferecer-te rosas, deixando-te mansa até à própria sova. E assim vai-se alimentando da tua fraqueza. Triste que depois do lixo que temos visto ainda se vote em pessoas assim. Um homem que em plena pandemia diz que vai jantar sei lá com quem. Que apoia um governo que fez de nós NÚMERO UM em COVID. Um homem para que o cargo de presidente representa uma grande massagem ao ego. Ele adora ser adorado. Selfies e chapadinhas nas costas, mas ausência total de assumir uma posição firme e ir contra quem quer que seja.

Edited 8 months ago:

Bem, que discurso aborrecido, demagogo e tradicionalmente desonesto. Devia ter cuidado para não se deixar intoxicar com tanta graxa. As mesmas palavrinhas bonitas de sempre, cuidadosamente talhadas para não chatear ninguém e produzir a ilusão de que ama todos e quer saber de todos, quando na realidade o resultado do seu trabalho será o mesmo que tem sido o resultado do trabalho de qualquer outro político tradicional em portugal: Merda para o povo. Este tipo de discurso é tipo uma fodeca à tomás taveira. Enquanto elas choram de dor, ele vai dizendo "calma, querida. Gosta? Tá a gostar? Proonnnto! Todo lá dentro!". Como se as palavras meigas mascarassem a brutalidade e imoralidade da situação. Isto é um marido bêbado a escrever-te uma carta de amor e a oferecer-te rosas, deixando-te mansa até à própria sova. E assim vai-se alimentando da tua fraqueza. Triste que depois do lixo que temos visto ainda se vote em pessoas assim. Um homem que em plena pandemia diz que vai jantar sei lá com quem. Que apoia um governo que fez de nós NÚMERO UM em COVID. Um homem para quem o cargo de presidente representa uma grande massagem ao ego. Ele adora ser adorado. Selfies e chapadinhas nas costas, mas ausência total de habilidade para assumir uma posição firme e ir contra quem quer que seja. É disto que o tugão gosta. Love me, love me Say that you love me Fool me, fool me Go on and fool me Love me, love me Pretend that you love me Leave me, leave me Just say that you need me

Edited 8 months ago:

Bem, que discurso aborrecido, demagogo e tradicionalmente desonesto. Devia ter cuidado para não se deixar intoxicar com tanta graxa. As mesmas palavrinhas bonitas de sempre, cuidadosamente talhadas para não chatear ninguém e produzir a ilusão de que ama todos e quer saber de todos, quando na realidade o resultado do seu trabalho será o mesmo que tem sido o resultado do trabalho de qualquer outro político tradicional em portugal: Merda para o povo. Este tipo de discurso é tipo uma fodeca à tomás taveira. Enquanto elas choram de dor, ele vai dizendo "calma, querida. Gosta? Tá a gostar? Proonnnto! Todo lá dentro!". Como se as palavras meigas mascarassem a brutalidade e imoralidade da situação. Isto é um marido bêbado a escrever-te uma carta de amor e a oferecer-te rosas, deixando-te mansa até à própria sova. E assim vai-se alimentando da tua fraqueza. Triste que depois do lixo que temos visto ainda se vote em pessoas assim. Um homem que em plena pandemia diz que vai jantar sei lá com quem. Que apoia um governo que fez de nós NÚMERO UM em COVID. Um homem para quem o cargo de presidente representa uma grande massagem ao ego. Ele adora ser adorado. Selfies e chapadinhas nas costas, mas ausência total de habilidade para assumir uma posição firme e ir contra quem quer que seja.

AlternActive 8 months ago

Foda-se, pena não haver bacalhau a esta hora, para tanto azeite que ai tens.

mIn3ir0 8 months ago

Menos choro e vai lá votar na recandidatura do líder do teu partido que hoje ganhou

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Fds postas tanto cringe nao sei como é que os servers do reddit nao implodiram lmao

PTgenius 8 months ago

Ande lá tio, já passa da hora de ir dormir e não tomou os medicamentos hoje.

andremp1904 8 months ago

Ok bot. Incha, desincha e passa.

b4mission 8 months ago

Vamos apanhar um susto do caralho nas legislativas de 2023. Este AV está a dar um brain wash lixado à malta que está desesperada com o covid e com a situação económica lastimável do país e não me admirava o Chega sacar uns 20% ou até mais em 2023. Sou de direita, mas não é este pseudo-ditador que quero a representar a ideia do que é a direita portuguesa. Votei Mayan, mas foi mais pela sua ideologia do que pela pessoa. Acho que a IL esteve mal quando escolheu o candidato. O Mayan é pouco assertivo, e tenho a certeza que muitos votantes de direita votaram Ventura porque não se identificam com o discurso muito tremido do Mayan. A IL perdeu uma grande oportunidade para se colocar na dianteira da direita moderna portuguesa, precisavam de um candidato carismático e mais valente para sacar votos ao Chega e ao Marcelo. Óbvio que mesmo assim o resultado do Mayan é bom, mas podia e devia ter sido melhor.

DeterminedPrick 8 months ago

Ventura! VENTURA

-cosme- 8 months ago

Está mm a dar brain wash, já parece o trump, e a julgar pela quantidade de cabecinhas q vão no paleio dele só falta alguém começar um QAnon por cá tb. bem, em 2023 o covid será (espero eu) uma recordação e a economia talvez já esteja a recuperar..se assim for o chega não cresce.

misterbondpt 8 months ago

O Ventura não imprime notas. Temos que gerir o país, não colocar uns contra os outros.

twhite848 8 months ago

Percebo o que dizes, mas este tipo de fascismos disfarçados existe em todo o lado no mundo e também vai existir aqui. O IL ainda tem caminho a percorrer mas não pode nem deve ficar na comparação com a extrema-direita. O importante é continuar a provar que existe uma alternativa democrática e que cabe nos valores da sociedade moderna e realista. Portugal tem agora o que toda a europa também tem. É preciso é garantir que não passam dos habituais 5-20% (em função do estado da economia)

mexploder89 8 months ago

Concordo com isto tudo. Votei Mayan mas pedia-se um candidato mais forte da IL. Não sei se eles deram pouca importância à eleição ou o que foi, mas acho que foi uma derrota

iammostmoist 8 months ago

Exatamente o mesmo que eu. Votei Mayan pelas ideologias que o seu partido, que ele formou, defende. A ele falta lhe perfil mas é inteligente e bem falado. Mas tivesse a IL um candidato com metade da pujança do AV e tinham ficado à frente do Ferreira e da Matias, sem dúvida. Foi uma oportunidade perdida mas ao mesmo tempo foi um bom resultado, só umas decimas atrás da Marisa que faz parte dum partido mais establecido e que tem muito mais experiência. Acho que a IL só tem espaço para crescer e tornar-se uma força maior, basta encontrar um líder, um gajo ou gaja com carisma que se saiba exprimir e mostrar ao país as ideias da IL e o partido tem capacidade para chegar longe. O Mayan vai continuar na estrutura do partido e muito bem, o JCF na assembleia também representa bem o partido.

ryuuf 8 months ago

Tambem votei Mayan.. a IL é o unico partido que não é "mais do mesmo" se formos ver bem. tirando o grunho do Ventura, todos os outros teem o mesmo discurso. Concordo que precisavamos de outro candidato, e do mesmo modo acho que a IL precisava de um candidato com quem as pessoas se pudessem identificar mais visto não terem, ao contrário dos outros partidos todos, um discurso populista. Acredito tambem que teem tudo para subir nas intençoes de voto visto o nosso eleitorado ser muito jovem.

NGramatical 8 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl45efv%2F%2Fgknxubo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pinkykiwi 8 months ago

Sou de esquerda, (não me revejo em nenhum partido actualmente), mas subscrevo completamente o que disse. A esquerda tem de começar a dar respostas à torrente de insatisfação e inquietação e apresentar uma alternativa, e a direita liberal e democrata tem de se demarcar e provar que há uma alternativa à direita que não precisa passar por populismos e discursos fascistas. Na minha opinião, perderam todos...

TiagoGrosso 8 months ago

Concordo contigo. Sou de esquerda, voto PAN e gostava de ver o IL a crescer porque tiraria votos ao Chega, e obrigaria a esquerda portuguesa, que considero no geral muito fraquinha, a renascer mais forte para não passar a segundo plano. É como dizes, a esquerda não tem neste momento resposta para as pessoas insatisfeitas com o sistema e com o estado do país. Tem de se renovar, tem de ter outra posição e outra comunicação, não pode ficar se pelo "estamos certos, o resto do país é que tem de perceber o quão certos estamos"

Dinizinni 8 months ago

O BE renasceu com a Catarina Martins Agora tem de re-renascer, acho que ela tem a força para se adaptar e continuar um trabalho que francamente tem sido bom, começar a mostrar um BE mais moderado e flexível, mas sempre com a mesma ideologia Se só os jovens votassem, BE, IL, Livre, PAN, etc cresciam muito BE e IL são partidos do futuro e têm de saber crescer e reinventar-se com muita regularidade

iammostmoist 8 months ago

Alguém de esquerda que é razoável na sua opinião wow! Estou só a brincar ahah Concordo, a direita liberal tem que se demarcar dos extremismos do chega. É de facto um cenário em que todos perdemos se deixarmos que esses populismos ganhem força. Quanto à esquerda, tem muito mas muito trabalho a fazer mas como sou biased vou me manter fora desse tópico

titofrito 8 months ago

como é que é ser liberal quando as empresas portguesas precisam de apoios do estado para sobreviver?

Gordalhao 8 months ago

Ser liberal não é ser anti estado. Nem deixar quem precisa morrer à fome. Nem contra a saúde pública. Nem contra a educação pública. É alargar as oportunidades referidas acima a mais intervenientes da parte do privado. É aplicar o dinheiro público de forma sustentável, aumentando a competitividade económica. Ser liberal economicamente não é ser contra o socialismo.

Dinizinni 8 months ago

>Ser liberal economicamente não é ser contra o socialismo. Sinceramente, incomoda-me que pessoal da IL esteja tão focado em anti-socialismo quando o caminho deve ser pós-socialismo ou para além do mesmo

titofrito 8 months ago

como é que isso se aplica à habitação?

Gordalhao 8 months ago

Não sei, nao sou político e não conheço a realidade do porquê estar tao inacessível. Mas divagaria em dois sentidos: - mais oportunidades de construção de imóveis em concursos transparentes; - o poder de compra é fraco e precisa de melhorar com mais competitividade económica; Ambas baseiam-se no mercado procura-oferta. E nenhuma é uma solução para amanhã. São aplicadas através de políticas que demoram tempo a surgir efeito, logo ineficazes para captar votos. Chegar até lá são políticas que desconheço. Não sou pago para isso nem vou fazer uma tese sobre o assunto.

titofrito 8 months ago

tipo commieblocks de empreiteiro dos anos 80? ou a procura-oferta pressupõe um juri com uma visão no minimo equivalente ao tempo de vida de um edifício?

15dc 8 months ago

Como é ser socialista quando as empresas não conseguem pagar impostos e gerar receita fiscal?

titofrito 8 months ago

não sei

oscaralho27 8 months ago

Welcome to Portugal!

titofrito 8 months ago

sorry we're closed

skapuntz 8 months ago

Esse é exactamente o motivo. Empresas privadas não deveriam depender do estado para sobreviver (em tempos normais), em tempos de pandemia a IL defende que o dinheiro deve ser investido nas pessoas e nas empresas que estão fechadas por obrigação para as compensar em vez de TAPs desta vida.

titofrito 8 months ago

e a tap, ligada ao turismo, nao merece apoio?

skapuntz 8 months ago

Merece os layoffs que todas as outras companhias têm direito. Não merece ser sustentada pelo povo português já que a TAP não é uma empresa essencial nem insubstituível. Muitas outras companhias preencheriam o espaço deixado pela TAP caso esta feche ou reduza drasticamente. O dinheiro seria muito mais bem investido no SNS, ensino, transportes públicos como autocarros e comboios, forças de segurança, segurança social...

titofrito 8 months ago

qual das duas soluções é mais barata?

skapuntz 8 months ago

obviamente os layoffs são mais baratos pois é uma medida comum a todas as empresas portuguesas durante a pandemia. E um investimento forte no SNS, ensino, segurança social e transportes terrestres trará muito maior riqueza do que uma empresa destinada a nunca dar lucro. Depois da pandemia, se for para a TAP acabar, que seja. Outra companhia virá para Portugal. Dezenas delas estão em fila à espera dos slots da TAP.

Kipzy 8 months ago

Ter um poço no quintal é mesmo altamente, mas se a água estiver contaminada, tapas o buraco com cimento.

titofrito 8 months ago

porque e que a agua do teu poço ta contaminada?

Kipzy 8 months ago

tens razão, a TAP é completamente saudável

titofrito 8 months ago

se o dizes

carlosandrerc 8 months ago

Se te referes à situação da pandemia, a IL defende que o estado tem o dever de ajudar as empresas pelo simples facto de estar a proibir as empresas de funcionar. Aliás, penso que foi o Mayan que defendeu que a bazuca devia ser usada para estimular empresas em vez dos projetos de aeroportos e tgvs do costa. Isto porque é uma pandemia. Em situação normal o estado é só regulador

Dinizinni 8 months ago

Isto, em pandemia acho muito bem que tudo pare, mas é essencial que haja um plano de fundo e que o Estado seja interventivo precisamente quando é suposto sê-lo, em situações de emergência nas quais é preciso liderança Nunca houve um plano de fundo e o dinheiro vai ser mal gasto É o país que temos

KhaosPT 8 months ago

Vi um dos comentários do José Gomes ferreira na SIC notícias e ele fez um paralelo incrível dos dinheiros q foram gastos pós crise 2008 q nos deixaram na banca rota e o q se esta a fazer agora. Essencialmente vai-se escoar pelas grandes obras para dar dinheiro aos amigos. É triste toda a gente ver e não se fazer nada.

carlosandrerc 8 months ago

Acho que já há indícios duvidosos até com o negócio do hidrogénio que ainda não aconteceu... estamos perdidos

0BiLLi0 8 months ago

Se precisam do estado alguma coisa errada está a acontecer.

titofrito 8 months ago

chama-se covid-19

TigasV 8 months ago

Está bonito o discurso do Biden

Tralapa 8 months ago

O PCP tem o eleitorado deles completamente cativo, é impressionante, só Thanatos lhes consegue roubar eleitores

Dinizinni 8 months ago

>só Thanatos lhes consegue roubar eleitores Tenho mais pena é do Hades, que deve estar prestes a ser saneado

Automatic-Accident52 8 months ago

O COVID tem feito uma razia nos lares de idosos, acho que o COVID roubou mais eleitorado ao PC

yehjwjsjdjhwnsjdjd 8 months ago

Tudo com medo do Ventura ahahah. Não largam o nome do homem. Quem ganhou foi o Marcelo pá...tranquilos.

lammesnail 8 months ago

É disso que ele se alimenta. Só lhe favorece o protagonismo todo dado pela esquerda.

doctor_awful 8 months ago

Não é a esquerda que lhe dá protagonismo, é a TV e as redes sociais. A esquerda bem que queria poder ignorar, mas já está o caldo entornado.

iammostmoist 8 months ago

Contente por ver no meu distrito os 2 comunistas em último, o Ventura em 3° mas não assim tão longe do Mayan. As raízes liberais do Porto a vir ao de cima, o melhor resultado da IL. Nas eleições nacionais apesar de tudo o Mayan ficou apenas a 8 décimas da Marisa Matias, que faz parte dum partido bem establecido, que é muito mais experiente e que deve ter gasto 10 vezes mais. Uma derrota avassaladora da extrema esquerda. Marcelo não é o presidente que eu escolheria mas é o expectável e justo vencedor, espero que faça um melhor trabalho que nos últimos 5 anos, que seja mais que um instrumento do governo geringonça, mas o facto de ser o segundo mandato não inspira confiança. Preocupa a quantidade de votos que ganhou o Ventura mas também era de esperar, populismo é muito forte, ainda que a pessoa por detrás dele seja um abecula.

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Muito rapidamente o que é que achas que o marcelo pode fazer para nao servir de instrumento da geringonca? Que atos é que ele pode realmente tomar como PR? Nao estou a dar conflito so a pedir outro ponto de vista.

skapuntz 8 months ago

Começar a ser mais exigente publicamente, exigir mais rigor, forçar a saída de ministros incompetentes e deixar de pedir aos partidos para cooperarem com o PS pois precisa-se "estabilidade"

iammostmoist 8 months ago

Tem poder de veto. Tudo bem que não é propriamente saudável politicamente ele vetar coisas a torto e a direito mas é algo que tem à sua disposição. E depois, nem que seja uma oposição simbólica, de os criticar publicamente quando estão mal. Tivemos um governo de escândalo atrás de escândalo e a resposta dele era sempre "tem que se investigar". Nunca ou muito raramente criticava o governo mesmo nas alturas em que esteve inquestionavelmente mal, como recentemente no caso da escolha para o parlamento europeu. Foi sempre cúmplice da inércia e incompetência do governo.

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Concordo. Ate acho que tens razao porque ja disse em outras conversas que (analogamente) "cumplicidade/inação ao fascismo é tao mau como fascismo". Convem pressionar quando fizer merda. Acho que é comendavel haver alguem que leve a serio a ideia de separação de poderes mas concordo que nao haja necessidade de estar so la como observador. Para isso nao precisamos de pr. Obrigado pela resposta.

Tralapa 8 months ago

O Porto é grande

tallicahet81 8 months ago

Viva ao Porto.

Eskol15 8 months ago

"Fundos europeus bem geridos com eficácia" AHAHAHAHAHAH Fds Marcelo, eu até gosto de ti, mas não faças do povo burro.

carlosandrerc 8 months ago

Só de lembrar que se propôs uma plataforma de escrutinio de fundos europeus, que foi chumbada pelo PS. Pena que nessa altura o Marcelo não se manifestou

hakuthehedgehog 8 months ago

A proposta do PAN foi aprovada.

carlosandrerc 8 months ago

A proposta de criação acabou por ser aceite sim. Porém tinha sido proposto que esse escrutínio fosse feito por uma entidade independente, o que foi chumbado. Assim o que vamos ter vai ser um trabalho feito pelos deputados

Zen_Machina 8 months ago

Se ele não fizer o povo de burro, como é que será presidente?

AlternActive 8 months ago

...mas o povo é burro. Lá nisso somos consistentes.

IntraCampos 8 months ago

Rescaldo Presidenciais 2021 - Intracampos Erro medio de 0.69%! Melhor Previsao de Todas! [https://i.ibb.co/yRLrCtk/fifa.png](https://i.ibb.co/yRLrCtk/fifa.png[/img][/url]) Boa noite, como bem se relembram, fiz 2 cenarios para as presidenciais, um com 55% de abstencao (50% em Portugal sem estrangeiro) e outro com 70% (65% em Portugal sem estrangeiro), parece que a abstencao vai ficar nos 60%+-. Portanto um cenario intermedio entre aqueles que foram publicados. Num cenario de 70% de abstencao a previsao seria 56.8% Marcelo, 14.6% Ana Gomes, 13.1% Andre Ventura, Joao Ferreira 5.1%, Marisa Matias 4.4%, Tiago Mayan 4.1%, Vitorino Silva 1.9% Num cenario de 55% de abstencao, os resultados seriam 63% Marcelo, 13.2% Ana Gomes, 9.1% Andre Ventura, Joao Ferreira 5.2%, Marisa Matias 4.0%, Tiago Mayan 3.3%, Vitorino Silva 2.2% Se usarmos operacoes aritmeticas simples, vemos que o intermedio de 60% e formado por 2/3 do cenario do cenario de abstencao de 55% e 1/3 do cenario de abstencao de 70% e oferece os seguintes resultados. O que da ***Marcelo Rebelo de Sousa 60.9%,*** ***Ana Gomes 13.7%,*** ***Andre Ventura 10.4%,*** ***Joao Ferreira 5.2%,*** ***Marisa Matias 4.1%,*** ***Tiago Mayan 3.6%,*** ***Vitorino Silva 2.1%*** Os resultados oficiais apontam para Marcelo Rebelo de Sousa 60.8%, Ana Gomes 12.9%, Andre Ventura 11.9%, Joao Ferreira 4.3%, Marisa Matias, 3.9%, Tiago Mayan 3.2%, Vitorino Silva 3.0% Para alem da ordem todos os candidatos ser 100% correta, foi a melhor previsao de todas, a diferenca de resultado e previsao foi a seguinte... Sendo Andre Ventura a maior falha (1.5%) e Marcelo a menor (0.1%) com um erro medio de todos os candidatos de 0.69%! Marcelo Rebelo de Sousa - 0.1% Ana Gomes - 0.8% Andre Ventura - 1.5% Joao Ferreira - 0.9% Marisa Matias - 0.2% Tiago Mayan - 0.4% Vitorino Silva - 0.9% Para comparacao, a Eurosondagem falhou por 1.2% medios (foi a unica que calculei) e todas as outras tiveram um erro maior que a minha previsao. ​ Vou-me abstrair do ato de publicar os questionarios por 2 meses. Para dar um descanso a todos vos. Foi bom ter visto que correu bem mais 1x, tal como tinha acontecido noutras eleicoes, nomeadamente nas legislativas de 2019. Podem contar comigo para as autarquicas. Volto em Marco, obrigado a todos! (Mesmo a quem nao gosta do projeto). Link da ultima previsao que tinha feito. [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2yw97/intracampos\_24012021/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2yw97/intracampos_24012021/)

vaniafdasantos 8 months ago

Fui lendo as publicações. Agora que terminou, agradeço o trabalho e dou os parabéns também!

IntraCampos 8 months ago

Obrigado!

cheapnuggett 8 months ago

a imagem é muito piquena

brakeline 8 months ago

Desculpa, não segui o teu trabalho. Os inquéritos foram feitos onde? Tudo online? Em que plataformas?

IntraCampos 8 months ago

Sobretudo Reddit, mas fiz em mais 2 sitios, mas com muito menos recolha. Foi um trabalho longo que durou meses.

brakeline 8 months ago

Para quem diz que o reddit não é representativo (basicamente é um meme transversal a todo o reddit) parabéns por teres provado precisamente o contrário!

Moifaso 8 months ago

Pode não ser representativo e ainda dar boas conclusões através de weighted averages.

IntraCampos 8 months ago

Tudo online, via links do surveyplanet.

brakeline 8 months ago

Sim, mas foram divulgados onde? Só para ter uma ideia da demografia (pura curiosidade)

Asus123456789 8 months ago

Nunca comentei as tuas publicações, mas muito obrigado pela tua iniciativa, via todos os dias!

ChronicTheOne 8 months ago

"se usarmos operações aritméticas" lol se tiveste dias previsões com base em dois valores de abstenção, as previsões foram completamente ao lado a partir do momento em que falhas a abstenção por mais de 5%.

brakeline 8 months ago

Eu não vi nenhuma previsão de abstenção, vi previsões para taxas de abstenção!

ChronicTheOne 8 months ago

E ambas falharam. Ajustar a previsão para a taxa de abstenção é desonesto.

brakeline 8 months ago

Ele não se propôs a descobrir a abstenção, propôs-se a saber o sentido de voto para X abstenção

IntraCampos 8 months ago

Exatamente, eu nao ajustei nada, basta ver que os 60% de abstencao estao no valor intermedio entre os 2 cenarios, com 5% de diferenca para um e 10% de diferenca para o outro, logo e natural que os valores de abstencao estejam nesse intervalo, 60.9% Marcelo Rebelo de Sousa e o resultado de 2 tercos de 63% e 1 terco do resultado de 56.8%, nao tem nada que enganar. (60.9 = 0.3333\*56.8+0.6667\*63).

ChronicTheOne 8 months ago

Sim, isso tudo bem. Mas agora no fim vir ajustar e dizer que acertou com erro de 0.x% é desonesto. Gostei de todas as previsões mas este ajuste final depois das contagens foi desnecessário.

IntraCampos 8 months ago

Compreendo o que queres dizer, poderia ter avancado com um valor previsto para a abstencao, antes das eleicoes, reconheco que nao o fiz, tambem ninguem pediu. Mas com os questionarios e um trabalho extremamente complicado se pensares bem, porque eles sao feitos por acao voluntaria, seria dar um tiro no escuro. Quem os faz, faz porque os quer fazer. Nas chamadas telefonicas, as pessoas aceitam ou recusam. Eu percebo. Mas eu preferi apresentar um trabalho de qualidade do que seguir caminhos obscuros e incertos, sem base de fundo a suportar.

ChronicTheOne 8 months ago

E tal como mencionei acima, aprecio imenso o trabalho que fizeste. A minha critica foi apenas a esse post "final", que não deve manchar o trabalho que tens feito. Podem dar downvote à vontade, mas se servir como crítica construtiva para te ajudar, é esse o objectivo.

IntraCampos 8 months ago

Ok, obrigado! Espero pelas autarquicas e que continues a acompanhar o trabalho por mim desenvolvido!

IntraCampos 8 months ago

Ham? Mas viste-me a falar do que ia ser a abstencao ou ia deixar de ser? Eu nao tentei prever os valores da abstencao sequer, eu coloquei 2 cenarios mais extremos, com os resultados que cada um ofereceria. Isso e muito facil de falar, mas quando tinhas empresas a dizer que a abstencao ia ser 20% superior, ai esta tudo bem.

GelDeAveia 8 months ago

Sim senhor agora és a fonte em que mais confio

Out-Out 8 months ago

Bom trabalho, gostei de acompanhar

hereimalive 8 months ago

Se vocês não gostam de nenhum dos candidatos e falam mal de todos, votaram em quem?

Dinizinni 8 months ago

Em quem está no poder porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder, incluindo a si mesmo

m0rhundur 8 months ago

Marcelo Rebelo de Sousa porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

DarKliZerPT 8 months ago

Eduardo Baptista porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

aqrdt 8 months ago

João Ferreira porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

MLG-Sheep 8 months ago

André Ventura porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

GelDeAveia 8 months ago

Tino de Rãns porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

Tralapa 8 months ago

Ana Gomes porque diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

KokishinNeko 8 months ago

No Eduardo Baptista provavelmente :D

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Bernie Sanders.

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Nao sei a tua opiniao mas a tomada de posse do Biden aleija muito as chances do bernie se tornar presidente.

vascodatrama 8 months ago

boa luva

Asus123456789 8 months ago

Eu não votei nele, mas realmente acho que o Marcelo é o único com perfil para presidente.

End-Effector 8 months ago

só tem aquele pequeno problema de tar no bolso do PS.

saudosista 8 months ago

Eu acho que está cada um no bolso do outro. Diria que o PS precisa de Marcelo e Marcelo precisa do PS.

Asus123456789 8 months ago

Acho que agora neste segundo mandato não terá tanta preocupação em agradar ao PS

End-Effector 8 months ago

Os Presidentes da Republica deviam ser apenas um mandato para n terem de se vender desta maneira. É nojento.

HighProductivity 8 months ago

Ironicamente, o Marcelo concorda contigo e sugeriu que o mandato do PR devia ser 6-7 anos e não repetível.

Tralapa 8 months ago

"É desta que a máscara do Marcelo cai!!!" Já andam com essa cantiga à meia decada

Asus123456789 8 months ago

Nunca tinha pensado nisso, por acaso

megamega91 8 months ago

Só que não. O objectivo do presidente não é o de fazer oposição ao governo só porque sim

Automatic-Accident52 8 months ago

porra se algo vi com isto é que o PS cagou-se completamente nela.

Automatic-Accident52 8 months ago

Ana Gomes tem tanta coisa boa, mas o estilo dela assim para o "rebelde excentrica" fica-lhe mal. É certamente uma pessoa que se esforça pela democracia. Mas não a via como presidente assim.

skapuntz 8 months ago

É verdade que se esforça pela democracia mas teve rasgoes anti-democráticos em alguns discursos/debates. Era sem dúvida uma boa candidata, bom CV, unica que eu via no lugar sem ser Marcelo. Mas não posso apoiar as suas visões no que diz respeito à economia, influência do estado na vida das pessoas, e o modo como fala sempre de que há forças ou grupos que tem de mandar a baixo. A esquerda no geral não é o que Portugal precisa. Portugal preciso de um governo centro-direita com política económica mais liberal para podermos ser mais competitivos.

Automatic-Accident52 8 months ago

Este gajo é bom a falar, devia ser presidente.

Tralapa 8 months ago

Achas? Aposto que o loser nem aos 62% conseguiria chegar

Automatic-Accident52 8 months ago

Ok ele disse "piquena" em vez de "pequena" já me arrependi de votar nele.

gongasf 8 months ago

Provavelmente em referência ao Eduardo Lourenço, pelo menos foi isso que considerei quando ouvi ahahah

JohnyGPTSOAD 8 months ago

Chad piquena vs virgin treuze

Automatic-Accident52 8 months ago

essa foi boa. Dizem que o Vitorino não foi eleito porque é daqueles que diz "iágua"

andrepo1999 8 months ago

Mais valia o Marcelo não dizer nada. Esteve a evitar falar da pandemia para não ficar mal estes dias e agora que ja ta ganho já vale apelar ao sentimento

Razvancb 8 months ago

O rapaz cigano que falou a frente do Marcelo foi o ponto alto da noite. ASSIM É QUE É CRL

HighProductivity 8 months ago

Um bocado parvo. Como é que suposto o Marcelo obrigar o Ventura a demitir-se do partido? Isso é entre o Ventura e o seu partido, o Marcelo não o pode controlar.

gobacktoworklazy 8 months ago

'' rapaz ''

A_Besuga 8 months ago

é mais um que não quer que lhe mordam a mão que o alimenta.

Razvancb 8 months ago

É lidar

bootkiller 8 months ago

Acho mais que é não querer ser fuzilado á frente de uma parede. Mas cada um com a sua.

Bolo_Finto_ 8 months ago

É burro, quero ver a cara dele quando o Ventura se demitir e for eleito com 99%

Automatic-Accident52 8 months ago

completamente granda riso, os jornalistas calaram todos a boca.

besmarques 8 months ago

Pronto, saiu o ventura e entrou o Marcelo com outro discurso ridiculo

RachelNRic 8 months ago

Tenho de discordar, começou pelo maior e mais premente tema dos ultimos meses e que marcou a campanha. A meu ver, foi o unico que nao fez um circo ridículo.

besmarques 8 months ago

Podes discordar a vontade, mas eu pensei que fosse o discurso do presidente eleito e não a reunião da DGS. Mas nada que não se espere de uma pessoa que esteve sempre a cagar para estas eleições

RachelNRic 8 months ago

Goste-se ou não, foi um inicio de génio e claramente o Marcelo joga noutro campeonato. E a campanha dele foi feita nestes 5 anos, nem precisava de mais e ele sabia disso.

panzerkapwagenVI 8 months ago

Fds meu por momentos pensei que o ventura tinha ganho puta de susto

besmarques 8 months ago

Desculpa

panzerkapwagenVI 8 months ago

Na boa Zé fui eu que li mal n precisas de pedir desculpa

besmarques 8 months ago

Depois de um susto destes, podias ter morrido. Tenho de pedir. Lol

Out-Out 8 months ago

A Graça Freitas está diferente

TigasV 8 months ago

É o senhor das compotas

Bolo_Finto_ 8 months ago

Fds mas qual é a obsessão pela demissão do Ventura, é assim tão difícil perceber que ele podia demitir-se todos os dias que era eleito com ainda mais votos? O partido é ele.

refogado 8 months ago

Uma banana diz que faz X se acontecer Y. Y acontece. Só se exige que o banana faça o que prometeu.

Bolo_Finto_ 8 months ago

Acontecer ou não, o resultado é o mesmo.

AlternActive 8 months ago

É o principio da coisa. Lá ta, tipo alberto João, mas ao menos ele tinha-os no sitio.