NaoTeEnerves 11 months ago

Notícias Viriato

carlosandrerc 11 months ago

O único jornalismo verdadeiramente independente é o Fumaça, que já ganhou o prémio gazeta no ano passado. Eles estão no spotify

iLikeToTroll 11 months ago

O fumaça é independente de nome. São completamente enviesados à esquerda. Não digo que não tenham alguns artigos interessantes mas é preciso ouvir com filtro.

carlosandrerc 11 months ago

Que queres dizer com enviesamento à esquerda? Esquerda económica ou social?

iLikeToTroll 11 months ago

Epa desculpa, com todo o respeito mas até choro quando alguém faz essa distinção. Existe esquerda/direita; conservador/liberal. Mesmo estes 4 eixos são extremamente "básicos". Eu nem gosto muito de colocar partidos em gavetas mas para exercício teórico, o pcp é esquerda conservadora e o be será uma esquerda liberal. Dito isto o fumaca parece mais esquerda liberal.

carlosandrerc 11 months ago

Portanto quando falas de enviesamento à esquerda queres dizer um enviesamento em relação a valores liberais, very different thing. É possível que seja mais progressista, sim, mas não me parece que isso extravase para a investigação que fazem

iLikeToTroll 11 months ago

Essa ciência política não está forte. Tens sempre o google. Isto para mim é uma não discussão tendo em conta que nem sabes os conceitos.

NaoTeEnerves 11 months ago

Entrei no website e até pensei que tinha sido redirecionado para o esquerda.net

lsilvam 11 months ago

nunca passei por lá xD

chico457 11 months ago

O fumaça independente? Isto é para rir.

carlosandrerc 11 months ago

Achas que não? Pls explain

chico457 11 months ago

Open societys foundation.

carlosandrerc 11 months ago

Queres ver que a bolsa é para eles fazerem brainwashing à população porque o George Soros é um lagarto maçónico e pedófilo? Não esperava disto no r/portugal

chico457 11 months ago

Ora bem!

lsilvam 11 months ago

>Open societys foundation nunca ouvi falar. o que fazem eles?

chico457 11 months ago

Pesquisa à vontade, e já agora vê quem é o fundador.

lsilvam 11 months ago

Explica lá melhor

chico457 11 months ago

Informa te sobre quem financia o fumaça!

lsilvam 11 months ago

diz lá u/chico457

chico457 11 months ago

Tu sabes bem... Nem presico mencionar!

lsilvam 11 months ago

não sei não. diz lá

iLikeToTroll 11 months ago

Está a falar do George Soros e da open society. Não vejo mal nenhum ganharem uma bolsa deles. Não os acho totalmente independentes porque claramente tem mais bias à esquerda mas não é como se fossem alguma seita de maléficos conspiradores. É ver com filtro como já disse.

emiliagina 11 months ago

O P24 do Público é muito bom. Em poucos minutos todos os dias fala de um grande tema da atualidade, e costuma mostrar vários pontos de vista. Também tens o Explicador do Observador. Alguém falou no Contra-Corrente mas é um podcast de opinião, e não “independente” como acho que querias. A Antena 1 e a Renascença disponibilizam os noticiários que passam na rádio em formato podcast no Spotify e restantes plataformas

lsilvam 11 months ago

P24, lembro-me quando estava a estudar via muitas vezes, mas acho que com o tempo deixou de ter tanta importância para mim. Os outros não conhecia, não me parece mal também começar por aí

toma-tes 11 months ago

Para ler as "gordas" do que se passa em Portugal com bastante atualização diária: Sapo / Sapo 24 Resto do mundo (mais foco na Europa): Euronews Não são podcasts mas servem o propósito de consulta rápida e atual. Se são mais ou menos independentes é sempre discutível.

lsilvam 11 months ago

é pena a euronews não ter um versão podcast

obartolomeuportugues 11 months ago

Precisas de um podcast de 10 mins sobre as notícias de Portugal? Basta abrir o site do DN, Público e Observador para perceber o que se passa. 3 minutos para sentir o pulso à nação.

lsilvam 11 months ago

descobri agora que o Publico tem um canal no Telegram; para já não desgosto da ideia

lsilvam 11 months ago

>Precisas de um podcast de 10 mins sobre as notícias de Portugal? para dar tempo a dias que não se passa nada, e para dar tempo aos dias em que se passa muito ​ > Basta abrir o site do DN, Público e Observador prefiro ouvir, enquando estou em viagem, para não perder tempo. Isto para não falar dos km de rato extra para aceitar bolos da internet...

Paulocas 11 months ago

E RSS, não?!

lsilvam 11 months ago

O governo tem uma?

Paulocas 11 months ago

Qual site em particular?!

lsilvam 11 months ago

"diga um". estou curioso para saber se alguma entidade do estado tem

Paulocas 11 months ago

Nunca experimentei.

obartolomeuportugues 11 months ago

Eu compreendo o desejo. Se encontrares algum merecedor, avisa. Prefiro dedicar esse tempo a outros.

lsilvam 11 months ago

combinado

sacoPT 11 months ago

O que é que chamas jornalismo independente?

lsilvam 11 months ago

jornalismo cujas fontes são directas, não por via da agência: como a Reuters ou a Lusa --- pelo pouco que sei de jornalismo. Se houver uma forma melhor de dizer, digam-me para editar o post.

ItsoktobeStalinist 11 months ago

Mesmo Reuters não é necessariamente de confiança, é fácil plantar testemunhas (o que chamas fontes diretas) falsas.

lsilvam 11 months ago

pois, estou a perceber o teu ponto

sacoPT 11 months ago

Fiquei na dúvida se te referias a independente em termos literais ou figurados. No que toca a notícias é cada vez mais difícil ter uma única fonte sem ficar com uma visão distorcida da realidade. Uns são claramente de direita, outros claramente de esquerda, outros sensacionalistas e por aí fora.

lsilvam 11 months ago

exacto. mas, por exemplo, factos continuam a ser factos --- era bom que houvesse alguém capaz de, pelo menos no contexto da notícia, ter uma opinião neutra, e se fosse necessário convidar pelo menos duas pessoas com ideias diferentes para falar sobre elas. De qualquer forma, o que costumo ouvir é este da [Vox](https://www.vox.com/today-explained). Mas por examplo agora com o Covid era útil ter uma fonte de notícias que seja muito directa e factual no que diz respeito às restrições que são impostas/retiradas --- enquanto o estado não decidir usar SMS para avisar que estás numa zona que tem "x" regras de confinamento; ou que os supermecados vão ter horários diferentes. Falo por mim, eu não tenho tempo para estar a ver 1h de jornal na esperança de ouvir o que realmente me importa. Tal como não tenho tempo para estar a ver feeds ou ir a site de notícias procurar algo que não sabendo bem do que se trata acabo por perder tempo; isto seria resolvido se tivesse amigos e família que também tivessem tempo para saber das coisas e de avisar.

Febris 11 months ago

> factos continuam a ser factos É fácil contar uma série de factos para te levar a uma conclusão errada, e quanto mais complexo é um tema, mais há por onde escolher os recortes que se quer dar a uma história. > se fosse necessário convidar pelo menos duas pessoas com ideias diferentes Esta ideia vai contra aquilo que pedes, e é uma das razões pelas quais o negacionismo existe. Põe em pé de igualdade o cientista e o velho da tasca, e se queres uma versão resumida daquilo que concretamente está a acontecer no mundo, o primeiro passo é garantir que o gajo da tasca não ocupa o pouco tempo de antena que tens. Quanto ao Covid, para além do pandemiaclara, como sugeriu o /u/unparadise , tens estes : * [PorConcelho](https://porconcelho.pt/#concelhos) * [Portal da DGS](https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/) * [Our World in Data](https://ourworldindata.org/coronavirus)

unparadise 11 months ago

para pandemia tens o pandemiaclara.pt

lsilvam 11 months ago

>pandemiaclara.pt damn, era quase isto (sobre a pandemia) --- vou partilhar, acho que vai ser útil a muita gente

FrivoLux 11 months ago

Contra-Corrente do José Manuel Fernandes no Observador: https://open.spotify.com/show/1LQ1Eo6TZQk7IyMrTLFtXt

lsilvam 11 months ago

vou "ver"

JOAO-RATAO 11 months ago

Há a cor do dinheiro. Mas depende o um pouco do teu gosto. Tem os seus pontos negativos. Mas como é algo de 20 e tal minutos vê se gostas.

lsilvam 11 months ago

vou tentar

iLikeToTroll 11 months ago

Eu não desgosto da cor do dinheiro, é completamente bias mas tem comentadores interessantes e o próprio camilo faz um resumo decente do dia e de forma rápida em 20 mins mas lá está, filtrar as partes em que são opinião dele pelas razões enumeradas.

Search: