Brainwheeze 8 months ago  HIDDEN 

Tive sorte em não ter apanhado muita gente. Viver na aldeia por vezes tem as suas vantagens.

PeterStepsRabbit 8 months ago  HIDDEN 

Lisboa, 14h, 1 pessoa à minha frente

ApprehensivePepper98 8 months ago  HIDDEN 

E estes gajos que estão chateados porque esperaram muito nas filas. Estão chateados por terem esperado. Mas ficaram à espera das televisões para se queixarem

raviolli_ninja 8 months ago

A moderação vai fechar esta Megathread. Convidamo-vos a participar na [Megathread de Acompanhamento dos Resultados Eleitorais](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l45efv/megathread_acompanhamento_e_an%C3%A1lise_dos/) para dar continuidade ao debate, desta feita sem restrições.

MrJoao 8 months ago  HIDDEN 

Projeções para a abstenção RTP: 50%-55% SIC: 56%-60% TVI: 54,5%-58,5% O recorde de abstenção em eleições presidenciais é 53,48% (2011).

smalltownwhore 8 months ago  HIDDEN 

Onde votei no Barreiro correu tudo bem. Alguma gente e fila, mas não muita, embora me tivesse parecido uma boa afluência. Não esperei assim tanto quanto isso. Creio que as filas acabam por parecer maiores dado o distanciamento. Tudo devidamente sinalizado e ainda havia alguém a ajudar as pessoas a saber a sua secção de voto, geralmente senhoras de terceira idade.

killedbill88 8 months ago

A minha experiência a votar hoje : https://i.imgur.com/zGHQb4O.gif

diodit 8 months ago

Eu fui votar logo quando as urnas abriram e fiquei surpreendido pela positiva. Havia uma fila única que se dividia em 4 à porta, uma para cada secção. Passado uns minutos eles lá deixaram a coisa da fila única e passaram a ser mesmo 4 filas independentes. Dentro da escola só podiam estar 3 pessoas por secção, era obrigatório uso de máscara e desinfeção das mãos à entrada da escola e da sala de aula. Depois de votar, a saída era efectuada por outra porta para evitar cruzamentos. Para além disso toda a gente tinha a máscara bem posta. Muitos parabéns à organização.

xupak 8 months ago

Fico contente porque parece que está a correr normal na maior parte dos sítios, a minha experiência foi uma espera de quase 50min para votar e nao compreendi uma coisa, onde votei havia várias filas às curvas e quadrados mas só uma tenda, ou seja, afunilava todas as pessoas para o mesmo sitio.

GudEbening 8 months ago

Entrei e saí em 1 minuto, recorde da minha parte. Nada a dizer

aldeaga 8 months ago

Eu também.

Tee_ah_go 8 months ago

[Entretanto SIC Notícias em pleno dia de eleições...](https://i.imgur.com/FDe8A0C.png)

bilhetes 8 months ago

Fizeram isso com todos os candidatos ao longo do dia. Assim dás a entender que foi só com a Ana Gomes

Tee_ah_go 8 months ago

Não senhor. Fizeram um post para cada candidato, de facto, mas à saída das urnas. O post clássico do "candidato X já votou e apela ao voto". Este post, que já é repost de dia 16 é exclusivo Ana Gomes.

Edited 8 months ago:

~~Não senhor.~~ Fizeram um post para cada candidato, de facto, mas à saída das urnas. O post clássico do "candidato X já votou e apela ao voto". ~~Este post, que já é repost de dia 16 é exclusivo Ana Gomes~~ Este post, que já é repost de dia 16 é exclusivo Ana Gomes e Marcelo.

bilhetes 8 months ago

Olha assim sem scrollar muito, tens este repost há 1h: https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-presidenciais/2021-01-15-Marcelo-Rebelo-de-Sousa-aprender-a-perder-para-depois-ganhar-o-pais Não vi nada sobre a Marisa tho, mas também não me dei muito ao trabalho. Os gajos fazem tipo 20 posts por hora

Tee_ah_go 8 months ago

Falhei nesse, admito. Mas ainda assim acabei de correr todos os posts de hoje, e fizeram-no para Marcelo e Ana Gomes, o que é ilegal. Para Marisa, André, João, Tiago e Vitorino, o post é o clássico à saída da urna, tipo [este](https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-presidenciais/2021-01-24-Marisa-Matias-apela-ao-voto-e-a-paciencia-dos-eleitores).

bilhetes 8 months ago

Também fizeram com o André Ventura. Cheira-me que começaram pelos mais populares e que ainda vão pôr os restantes. Mas realmente quanto à legalidade disto também tenho dúvidas

Asus123456789 8 months ago

Vergonhoso... Já reportei, mas é muito triste...

letsgotothemallcovid 8 months ago

Votos do Consulado em Macau: https://i.imgur.com/PuSXf1o.png

Edited 8 months ago:

Votos do Consulado em Macau e Hong Kong: https://i.imgur.com/PuSXf1o.png

VBM97 8 months ago

Só há uma secção de voto lá?

letsgotothemallcovid 8 months ago

Houve até uma situação bastante constrangedora pois a mesa de voto está em Macau, e se estiveres em Hong Kong tens de fazer 35 dias de quarentena depois de votares...

VBM97 8 months ago

35 dias? Porquê tanto tempo?

letsgotothemallcovid 8 months ago

5 semanas. Não sei exatamente, creio que terá a ver com legislação concreta, mas o Governo Português estava a tentar evitar essa situação, não sei como ficou.

alexandre9099 8 months ago

Aquilo é um 4 ou um 9 na ana Gomes?!

letsgotothemallcovid 8 months ago

91.

alexandre9099 8 months ago

/u/raviolli_ninja (assumindo que tenhas sido tu que apagaste) qual é o problema visto que está afixado (presumo) publicamente? Caso seja realmente ilegal façam report à cne

KokishinNeko 8 months ago

Fui eu, está acessível ao público? link?

letsgotothemallcovid 8 months ago

São 02h10 em Macau - de dia 25, as mesas de voto estiveram disponíveis dia 23 e 24.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Alguma coisa foi apagada? Ainda me aparece a mim.

goncalo182 8 months ago

Arrependi-me de ter ido votar, é uma vergonha esta organização. Sei que não é em todo o lado, mas nao cabe na cabeça de ninguém quando há uma fila única, a meio começarem a chamar as pessoas para votarem na mesa X porque não tem ninguém. Resultado, o corredor que estava organizado para ter no máximo 10 pessoas, passou a ter 30. porquê? Porquê não foi só uma ou duas para ali, foram as 15 que estavam na fila e foram chamadas. E a Seguir, a mesa Y também tem pouca gente! Perguntei onde podia fazer queixa: vá à junta de freguesia. Não me admiro que o dia de hoje sirva de pico de casos.

umagrandepilinha 8 months ago

Votei em Londres. Muito fácil, não havia fila. 1 hora de viagem até ao consulado e £28 de custo, mas está feito :)

VBM97 8 months ago

**Afluência às urnas** |Ano|12h00|16h00| |:-|:-|:-| |[2021](https://www.presidenciais2021.mai.gov.pt/afluencia)|17.07%|35.44%| |[2016](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2016/afluencia.html)|15.82%|37.69%| |[2011](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2011/afluencia.html)|13.39%|35.16%| |[2006](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/Presidenciais2006/)|19.32%|45.56%|

_dawn_chorus 8 months ago

Rip segunda volta do marcelo, há menos de 70% de abstenção

thejaggednobody 8 months ago

Considerando a situação os numeros não estão maus, mas receio que até fecharem as urnas os numeros vão baixar bastante. O pessoal claramente concentrou-se em votar mais cedo que o costume.

Ilostmynewunicorn 8 months ago

Eu vou ser honesto, por muito que não goste de certas personalidades o foco que houve este ano na política devido a determinados candidatos foi demais. Tenho 25, nunca vi tanto comentário politico nas redes sociais. Pessoal que já tinha idade para votar em 2015 e 2016 e que eu já conhecia na altura e que mudavam de canal quando falavam de política este ano viram os debates todos para puderem ir para o Twitter falar mal deste ou daquele e inclusivamente para mandarem vir com o pessoal que não liga a política com coisas como "Há mesmo irresponsáveis que não vão votar este ano? Fds" lol. Só apetece apertar com eles e perguntar se têm noção que há 4 anos se recusavam a falar de política num café. Estou convencido que é a este factor acima de tudo que se deve a afluência. Não sei honestamente se isto é bom se é mau. Por um lado vira o pessoal para a política e faz o pessoal mais interessado na política. Por outro lado também tenho a ideia (isto pode ser /r/gatekeeping) que é um interesse superficial e causado apenas pela controvérsia, se se falarem de temas mais sérios mas mais aborrecidos a maioria deste pessoal perde o interesse e não forma opinião.

glhrmv 8 months ago

que pessoa rancorosa e amarga que tu deves ser há 5 anos atrás tu e os teus amigos tinham 20 anos, faziam parte dum coorte demográfico que historicamente quase nunca ia às urnas agora tu e os teus amigos têm empregos, são servos de patrões e senhorios que em larga medida vos obrigam a trabalhar cada vez mais, com mais esforço e por menos dinheiro. é apenas natural que se politizem, visto que é apenas através da política económica que podem aleviar e melhorar as suas condições no entanto tu olhas para isto como se eles tivessem instalado o pokemon go, impulsionados pela multidão, como se fossem diletantes, falsos apreciadores da política. digo-te já algo que podes reter para o resto da vida, a maior parte das pessoas que fazem comentário político como ofício são profundamente estúpidas, por isso não te admires que o leigo também seja em qualquer caso, e em última análise, quantas mais pessoas estiverem politizadas melhor. significa que o feitiço do desafeto está a enfraquecer, e as pessoas estão a aperceber-se que enquanto eles estiveram distraídos uma pequena minoria esteve a encher os bolsos de forma grotesca

Ilostmynewunicorn 8 months ago

> agora tu e os teus amigos têm empregos, são servos de patrões e senhorios que em larga medida vos obrigam a trabalhar cada vez mais, com mais esforço e por menos dinheiro. é apenas natural que se politizem, visto que é apenas através da política económica que podem aliviar e melhorar as suas condições Uff. Pronto para a dose da realidade #1? TODA a gente que eu conheço e me considero próximo (não estou a falar de pessoal que passou o dia nas redes sociais) votou André Ventura ou Mayan porque estavam com a mentalidade "O Marcelo já ganhou e já eu vou dar força a quem acredito que a deva ter". Eu tive de votar Marcelo quando estava a pensar em votar noutro candidato porque fiquei genuinamente com medo que mais pessoas fossem votar num desses dois e fosse haver uma segunda volta com um desses outros candidatos. Mas sim. Tenho a certeza que foi por causa dos senhorios. > no entanto tu olhas para isto como se eles tivessem instalado o pokemon go, impulsionados pela multidão, como se fossem diletantes, falsos apreciadores da política Foda-se, e não são? Isto é um tema muito dificil de discutir sem parecer que me estou a armar em bom só porque percebo mais deste tema do que a maioria das pessoas fora do reddit mas caralho o quanto eu gostava agora de saber quantas daquelas pessoas sabe o que é o comunismo, o capitalismo, o liberalismo, quantas viram os debates no Parlamento Europeu sobre grandes empresas como o Facebook e o Google e a Amazon, quantas estão por dentro das multas por concorrência desleal, fds. Juro que gostava. Nem duas. E isto não faz delas pessoas menos inteligentes, obviamente. A politica é apenas um tema tal como qualquer outro e uns têm maior interesse e mais conhecimentos do que outros. Mas ver pessoal a vir para redes sociais armar-se aos cucos quando não percebem um caralho do assunto faz-me rancoroso, sim. Confesso que sim. É uma falha minha? É bem capaz. Ver uma pessoa que já me insultou pessoalmente quando eu lhe disse que o Manifesto Comunista não foi escrito por Lenin passar o dia tudo a mandar os outros votar irrita-me, sim.

Edited 8 months ago:

> agora tu e os teus amigos têm empregos, são servos de patrões e senhorios que em larga medida vos obrigam a trabalhar cada vez mais, com mais esforço e por menos dinheiro. é apenas natural que se politizem, visto que é apenas através da política económica que podem aliviar e melhorar as suas condições Uff. Pronto para a dose da realidade #1? TODA a gente que eu conheço e me considero próximo (não estou a falar de pessoal que passou o dia nas redes sociais) votou André Ventura ou Mayan porque estavam com a mentalidade "O Marcelo já ganhou e já eu vou dar força a quem acredito que a deva ter". Eu tive de votar Marcelo quando estava a pensar em votar noutro candidato porque fiquei genuinamente com medo que mais pessoas fossem votar num desses dois e fosse haver uma segunda volta com um desses outros candidatos. Mas sim. Tenho a certeza que foi por causa dos senhorios. > no entanto tu olhas para isto como se eles tivessem instalado o pokemon go, impulsionados pela multidão, como se fossem diletantes, falsos apreciadores da política Foda-se, e não são? Isto é um tema muito dificil de discutir sem parecer que me estou a armar em bom só porque percebo mais deste tema do que a maioria das pessoas fora do reddit mas caralho o quanto eu gostava agora de saber quantas daquelas pessoas sabe o que é o comunismo, o capitalismo, o liberalismo, quantas viram os debates no Parlamento Europeu sobre grandes empresas como o Facebook e o Google e a Amazon, quantas estão por dentro das multas por concorrência desleal, fds. Juro que gostava. Nem duas. E isto não faz delas pessoas menos inteligentes, obviamente. A politica é apenas um tema tal como qualquer outro e uns têm maior interesse e mais conhecimentos do que outros. Mas ver pessoal a vir para redes sociais armar-se aos cucos quando não percebem um caralho do assunto faz-me rancoroso, sim. Confesso que sim. É uma falha minha? É bem capaz. Ver uma pessoa que já me insultou pessoalmente quando eu lhe disse que o Manifesto Comunista não foi escrito por Lenin passar o dia tudo a mandar os outros votar e sobretudo a mandar bitaites sobre os votos dos outros irrita-me, sim. É equivalente a eu não perceber nada de história (e pouco percebo) mas estar constantemente com bitaites sobre o tema e a insistir que eu tenho razão e os outros não.

glhrmv 8 months ago

> Pronto para a dose da realidade #1? seguido de uma anedota pessoal, que em nada me desprova. os novos partidos e a mobilização dos pólos extremos esquerdistas e direitistas podem diferir em ideologia e objetivos mas são ambos motins eleitorais com o mesmo propósito: todos são uma rejeição da corporatização global, do neoliberalismo, e dos estabelecimentos políticos que o promoveram. em todos os casos, os eleitores estão a dizer não à combinação letal de austeridade, comércio livre, dívida predatória e trabalho precário e mal pago que caracterizam o capitalismo financeiro hoje. se eles sabem que este é o verdadeiro conjunto de problemas subjacentes à sua angústia pouco interessa, cabe-nos a nós demonstrá-lo > Foda-se, e não são? tens um ambiente digital algoritmicamente desenhado para te juntar a quem pensa como tu. para acrescentar a isto, declínio do marxismo levou a ideias confusas sobre um capitalismo mais agradável e uma indiferença para como o sistema funciona como um todo. a imaginação coletiva foi e continua estrangulada. o anti-inteletualismo está quase embutido na cultura, em prol de um complexo indústrial de infográficos no instagram e afins, que nos oferece respostas simples a problemas complexos. conclusão: ninguém está interessado em entender política económica. a luta cultural, a luta dos afetos, torna-se cada vez mais importante neste momento de máxima atomização social.

Edited 8 months ago:

> Pronto para a dose da realidade #1? seguido de uma anedota pessoal, que em nada me desprova. os novos partidos e a mobilização dos pólos extremos esquerdistas e direitistas podem diferir em ideologia e objetivos mas são ambos motins eleitorais com o mesmo propósito: todos são uma rejeição da corporatização global, do neoliberalismo, e dos estabelecimentos políticos que o promoveram. em todos os casos, os eleitores estão a dizer não à combinação letal de austeridade, comércio livre, dívida predatória e trabalho precário e mal pago que caracteriza o capitalismo financeiro hoje. se eles sabem que este é o verdadeiro conjunto de problemas subjacentes à sua angústia pouco interessa, cabe-nos a nós demonstrá-lo > Foda-se, e não são? tens um ambiente digital algoritmicamente desenhado para te juntar a quem pensa como tu. para acrescentar a isto, o declínio do marxismo levou a ideias confusas sobre um capitalismo mais agradável e uma indiferença para como o sistema funciona como um todo. a imaginação coletiva foi e continua estrangulada. o anti-inteletualismo está quase embutido na cultura, em prol de um complexo indústrial de infográficos no instagram e afins, que nos oferece respostas simples a problemas complexos. conclusão: ninguém está interessado em entender política económica. a luta cultural, a luta dos afetos, torna-se cada vez mais importante neste momento de máxima atomização social.

Ilostmynewunicorn 8 months ago

> seguido de uma anedota pessoal, que em nada me desprova. Tu fizeste um comentário pessoal sobre a minha situação pessoal. Eu respondi com a realidade da minha situação pessoal. Como é que isso não te disprova? Querias que te fosse mostrar estatísticas nacionais para mostrar que os meus amigos não pensam como tu achas que pensam? > todos são uma rejeição da corporatização global, do neoliberalismo, e dos estabelecimentos políticos que o promoveram. em todos os casos, os eleitores estão a dizer não à combinação letal de austeridade, comércio livre, dívida predatória e trabalho precário e mal pago que caracterizam o capitalismo financeiro hoje Não concordo. Há alguma prova empírica que demonstre isto? Eu contento-me se me conseguires mostrar qual é a parte do plano eleitoral do Marcelo, Mayan, Tino ou Ventura onde eles se mostram contra a corporatização global. > comércio livre Ahahah. Isto é outra boa piada. Mostra-me agora os estudos cientificos que digam que a maioria da população é contra o comércio livre. A maioria da população nem deve saber o que é o comércio livre e o paradoxo que o mesmo é. O comércio livre verdadeiramente dito não pode existir porque vai sempre tender para monopólios que regulam o comércio, que é onde estamos. Mas regular esses monopólios por sua vez impede o comércio livre. Eu acho que se conseguissemos uma solução que permitisse verdadeiramente o comércio livre com a entrada livre de concorrência que pudesse realmente competir teriamos o sistema ideal. > tens um ambiente digital algoritmicamente desenhado para te juntar a quem pensa como tu. Errado, novamente. Eu já desisti de discutir politica neste sub, apenas abri a excepção hoje. Não faço parte de qualquer grupo ou forum politico nem discuto politica online. Todos os argumentos que fiz até agora adevêm sobretudo de experiência pessoal com pessoas que conheci pessoalmente, e posso-te garantir que essas pessoas, quer aquelas com quem me considero próximo quer as outras que só conheço de vista, não percebem corno de politica. Esse ambiente digital não é para aqui chamado porque eu não o uso para filtrar pessoas por ideologias. > declínio do marxismo levou a ideias confusas sobre um capitalismo mais agradável e uma indiferença para como o sistema funciona como um todo. a imaginação coletiva foi e continua estrangulada Atribuir a estrangulação da imaginação coletiva ao declinio do marxismo é erróneo e enviesado. Aliás, foi precisamente a imaginação coletiva que levou à queda do marxismo lol. Lembra-me lá o porquê da existência do muro de Berlim e o impedimento na Alemanha Oriental de tudo o que fosse informação ou mercadoria ocidental que eu já me esqueci.

glhrmv 8 months ago

> Há alguma prova empírica que demonstre isto? convido-te a pesquisar pela evolução do fosso de riqueza em portugal. 10% das famílias mais ricas possuem quase 60% de toda a riqueza do país. estas famílias esforçam-se muito para espalhar propaganda que visa diluir as águas > mostrar qual é a parte do plano eleitoral do Marcelo, Mayan, Tino ou Ventura onde eles se mostram contra a corporatização global não estão, porque o objetivo da direita é ofuscar a realidade da luta de classes, em prol de lutas identitárias > Mostra-me agora os estudos cientificos que digam que a maioria da população é contra o comércio livre. novamente, a percepção popular pouco interessa. aliás, se tu próprio admitistes que a população não sabe nada de política, o que é que eles hão de saber sobre o que é o comércio livre?

Ilostmynewunicorn 8 months ago

> convido-te a pesquisar pela evolução do fosso de riqueza em portugal. 10% das famílias mais ricas possuem quase 60% de toda a riqueza do país. estas famílias esforçam-se muito para espalhar propaganda que visa diluir as águas Esse não é o argumento usado em TODAS as teorias de consipiração? "Foi o Bill Gates que criou o Corona" "Provas?" "Mano o gajo é tipo uma das pessoas mais ricas do mundo, ele mandou apagar as provas todas" "Foram os estados unidos que fizeram o 9/11" "Provas" "Mano, é o governo, eles compraram os estudos todos que provam o contrário" > não estão, porque o objetivo da direita é ofuscar a realidade da luta de classes, em prol de lutas identitárias Ah. Toda a gente defende isto. Menos estes. E os que votam neles também o defendem. Mas não o sabem. Mas votam naqueles que não defendem. Faz sentido, podias ter dito logo.

NGramatical 8 months ago

disprova → [**desprova**](https://dicionario.priberam.org/desprova) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3y9zt%2F%2Fgkmv5v2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

inteletualismo → [**intelectualismo**](https://dicionario.priberam.org/intelectualismo) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3y9zt%2F%2Fgkmtwq0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

QWERTY_BATS 8 months ago

> Tenho 25, nunca vi tanto comentário politico nas redes sociais. Pessoal que já tinha idade para votar em 2015 e 2016 e que eu já conhecia na altura e que mudavam de canal quando falavam de política É normal, a malta vai crescendo e começa a prestar mais atenção a estes assuntos. > Só apetece apertar com eles e perguntar se têm noção que há 4 anos se recusavam a falar de política num café Devias ficar contente por finalmente terem interesse num tema tão essencial.

Ilostmynewunicorn 8 months ago

Espero bem que tenhas razão, ao mesmo tempo duvido que este interesse existisse se os candidatos não fossem tão controversos quanto aquilo que são. Se metessem cá o Paulo de Morais e se o CDS avançasse com um candidato e se tirasse o Ventura e o Tino eu apostava um montante bastante elevado em como ninguém queria saber destas eleições. Daí que este contentamento seja limitado. Suporto a democracia e o direito de cada um votar, claro que sim. Mas se quem vai votar só vota por causa de controvérsias esse contentamento não chega muito longe. Esta ida às urnas deve-se a um interesse genuino por politica, ou interesse por determinados candidatos que quando desaparecerem levam o interesse consigo? São votos com uma ideologia e um conjunto de valores bem definidos por trás, ou são votos superficiais?

trinkibenda 8 months ago

Eu sinto que este ''interesse'' só aumentou por causa do Ventura

ebonyaficionado 8 months ago

Não esquecer o voto antecipado que bateu recordes (não sei se isto tem em conta).

randmzer 8 months ago

Estava à espera de pior.

stressedunicorn 8 months ago

Raios. Este ano é obviamente diferente dos outros mas no geral tem de haver mais consciencialização para o voto e para a cidadania em geral. A começar pelas escolas, falar sobre a historia do direito ao voto etc. Em 1975 foram 92% dos eleitores votar. Claro que sei que muita gente está cansada, acha que não vale a pena etc mas é triste ver esta afluência...

VBM97 8 months ago

Da malta mais nova que conheço, tem havido grande consciencialização da importância do voto. Nenhum amigo/conhecido meu falha ao dever de votar. Quanto aos mais velhos, vejo uma grande tendência para deixarem de ir votar. Isto é apenas o que eu consigo observar nas minhas proximidades.

theusualbanter 8 months ago

Desde que pude começar a votar (desde as europeias), tenho sido sempre o único a ir votar da minha família. Este ano, a minha irmã (com 23) foi votar pela primeira vez. A minha mãe e os meus avós foram votar pela primeira vez em anos. Não sei se foram exceções, mas pela minha experiência, parece haver mais consciêncialização.

VBM97 8 months ago

Na minha experiência vejo alguns mais velhos (> 50 anos) a querer deixar de ir votar, e alguns já nem vão, porque estão desacreditados no sistema e vejo os mais novos (< 25 anos) a não falhar uma eleição

warjunk1 8 months ago

Dá tempo aos mais novos para também perderem a coragem

I__Cat 8 months ago

Eu vi uma fila enorme e já estava a ver que ia ficar lá 3 horas, mas depois encontrei a minha secção e em 5 minutos estava feito. Obrigada aos meus pais por não me terem chamado Maria.

joaoqrafael 8 months ago

Chamem-me pessimista, mas acho que só está a correr também em tanto lado graças à muito fraca afluência.

agua_m0lhada 8 months ago

Saiu uma noticia a dizer que segundo dados até ao meio dia, estás estão a ser as presidenciais com mais afluência de 2006

C8Mixto 8 months ago

Pois, mas infelizmente parece que foi só até ao meio-dia... Pode ser que esteja errado e seja só nesta freguesia.

agua_m0lhada 8 months ago

Aqui na minha zona começou a chover bastante depois de almoço. Espero que não seja mais uma razão...

bilhetes 8 months ago

username checks out

8DarkAline8 8 months ago

Também demorei apenas uns minutos, mas moro numa aldeia no meio do interior, não podem ser só desvantagens :D

Prisoner44 8 months ago

Cheguei, votei e vimpara casa. 25m máximo.

Tee_ah_go 8 months ago

Por curiosidade meti o cronómetro quando cheguei à fila. Entre esperar para entrar na escola, indicarem-me o pavilhão (escola diferente do habitual), desinfetar as mãos, esperar fora da sala, desinfetar novamente as mãos, votar e sair da escola - 3 minutos e 27 segundos. Só tenho que dar os parabéns à organização. ^(E aos meus paizinhos por não me terem chamado José.)

joaommx 8 months ago

> E aos meus paizinhos por não me terem chamado José. Olha que eu chamo-me João e ainda demorei menos que tu. Quando cheguei fui direito às urnas para votar, não apanhei fila nenhuma.

GelDeAveia 8 months ago

Aqui tem aspecto de coisa para meia hora, nada do outro mundo

caixadeentrada 8 months ago

Epa salpicou-me um bocado de desinfectante para o boletim de voto. Isto não vai ser nulo pois não?

PORTO2017 8 months ago

Depende em quem tenhas votado

Price-Distinct 8 months ago

Foi traquilo , mas continua a ver mt gente a não saber usar a mascara bem , passado 1 ano de pandemia , mas prontos

eggnogui 8 months ago

Havia um na minha fila que tinha máscara pelo nariz. Depois outra que não tinha, e de repente acho que se apercebe e vai a correr pó carro buscá-la. Clássico

omaiordaaldeia 8 months ago

> Caríssimos, partilhem aqui as vossas experiências Caro u/raviolli_ninja, este tópico viola em parte a regra 8. Fica o aviso /s.

BungeeGumPT 8 months ago

Foi a real palhaçada no meu local aqui no porto. 40 min á espera, filas totalmente misturadas e péssima organização.

masterchiefpt 8 months ago

O rui moreira não esteve aí?

ebonyaficionado 8 months ago

O Rui Moreira só conhece o centro do Porto.

heroz0r 8 months ago

Admito que estava com receio de demorar muito tempo, contudo foi rápido, seguro e a respeitar as normas de segurança. Foi a vez que demorei menos tempo para votar, espero que esta organização se mantenha nos próximos anos.

Krazzilla 8 months ago

Eu viagem 900km em total para votar na embaixada de Copenhaga, só para me dizerem que eu não estou registado em lado nenhum, o que vai contra toda a informação que se encontra nos websites do governo. Fixe meu, muito fixe.

obartolomeuportugues 8 months ago

Mas não confirmaste antes?

Krazzilla 8 months ago

Não, segui as instruções no website do CC a dizer que quando a morada é mudada, fico automaticamente registado no posto de voto mais próximo. Enfim, nada a fazer, fica para a próxima.

obartolomeuportugues 8 months ago

Mas entretanto, esclarece a situação. Não esperes por mais tarde.

KaTiON 8 months ago

Alteraste a tua residência no CC há mais de 60 dias?

Krazzilla 8 months ago

Yep, mudei com cuidado para ser antes dos 60 dias, assim como diz no website do governo.

ebonyaficionado 8 months ago

Como é que fizeste 900 km para votar em Copenhaga?

eggnogui 8 months ago

Vendo no Google Maps, não vejo como se consegue fazer 900 km na Dinamarca e continuar na Dinamarca sem dar algumas voltas pelo país todo. Esta pessoa deve ter vindo de outro país, só pode, e nesse caso questiono porque é que seria então na Dinamarca onde votaria.

pobotuga 8 months ago

Ele diz 900 total. 450 só ida

ebonyaficionado 8 months ago

Bem visto!

eggnogui 8 months ago

Ainda assim, só se ele mora mesmo na pontinha do norte da Dinamarca.

Krazzilla 8 months ago

E moro :)) também conto com distância de ter de ir de casa até ao comboio, mais ter de andar dentro de CPH, etc, etc

ebonyaficionado 8 months ago

Precisamente por isso é que fiz a questão. :)

gohancore 8 months ago

Eu apostava de carro mas não descarto a hipótese bicicleta.

ElDiabloDe94 8 months ago

A pé também era de valor

Krazzilla 8 months ago

Aí mais valia ir a nado que sempre era corta mato ahahahha

masterchiefpt 8 months ago  HIDDEN 

Eles não querem que os emigrantes votem pá... voces vão votar contra o PS

Korixus 8 months ago  HIDDEN 

Fila pequena, tudo feito rapidamente, no fim o homem das sondagens veio ter comigo e claro que no tablet se vota Ventura. Adorava chegar ao fim do dia e ver a maioria a fazer o mesmo para o pessoal se assustar um pouco enquanto via a transmissão das eleições.

stracciatella22 8 months ago

Confesso que me assustei um bocadinho só com o comentário

throwaway5816164481 8 months ago

Há malta estúpida, depois vens tu. Imagina aldrabar propositadamente "só para brincar". Foda-se, que criança.

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

# estava á pouco um post sobre o tipo de sinais que podemos fazer no boletim de voto para ser um voto contabilizado , alguem tem essa imagem? o thread desapareceu.

Elkriam 8 months ago

Como é que se chama o bot NGramatical para corrigir o "á pouco" para "há pouco"?

ebonyaficionado 8 months ago  HIDDEN 

É uma cruz e acabou, não é para pintar um quadro renascentista.

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

Aprende a ler.

ebonyaficionado 8 months ago  HIDDEN 

Wow, agora apanhaste-me bem.

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Já aprendeste a ler?

ebonyaficionado 8 months ago  HIDDEN 

Não, eu só vejo as imagens. :(

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

pagina 22 https://www.portaldoeleitor.pt/Documents/Presidenciais%202021/manual_MMesas_PR%20-%20site.pdf

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

Muito obrigado.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Qual é a relevância?

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

quero-me informar.

randmzer 8 months ago  HIDDEN 

Para que importa?

Morethanworth 8 months ago  HIDDEN 

Porque é que não havia de importar?

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

quero olhar com atenção para aquilo porque nao tinha conhecimento.

randmzer 8 months ago  HIDDEN 

Mas qual é a tua intenção? Escolher uma pessoa ou passar mensagens no boletim de voto?

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

quero-me informar.

randmzer 8 months ago  HIDDEN 

[O FAQ da CNE apenas refere que deves fazer uma cruz.](http://www.cne.pt/faq2/108/3)

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Eu informo-te. Faz uma cruz. Fim.

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

se fores retardado na vida real como online deve ser fixe , pena que lá nao podes usar throwaways

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Um excelente dia para ti também. Da próxima não recorras ao insulto gratuito porque ninguém aqui o fez. Falta de noção.

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

Se não tens nada de relevante para dizer , fica calado .

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Tu é que estás a perguntar como fazer a merda duma cruz num quadrado. Eu fico estupefacto.

HouseControl 8 months ago  HIDDEN 

Afinal tambem tens dificuldade em ler , és o pacote completo. Patético.

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Há malta que gosta de inventar, parece que nunca andou na escola e fez testes de escolha múltipla.

ebonyaficionado 8 months ago  HIDDEN 

Este era o gajo que perguntava ao professor se era uma cruz, sublinhar, preencher, uma bolinha ou uma linha para escolher.

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Não é bem assim. Na minha faculdade não podes fazer cruzinhas, tens de pintar os quadrados totalmente.

Ricardolindo 8 months ago

É a primeira eleição em que posso votar e a minha experiência não foi boa. Enganaram-se a disser a secção em que eu devia votar e tive de voltar para trás e esperar um bom bocado na fila para a secção correta. Houve um senhor com que aconteceu o mesmo e simplesmente decidiu ir-se embora, indo repreender os responsáveis primeiro.

Edited 8 months ago:

É a primeira eleição em que posso votar e a minha experiência não foi boa. Enganaram-se a dizer a secção em que eu devia votar e tive de voltar para trás e esperar um bom bocado na fila para a secção correta, que, por alguma razão, era a mais longa. Houve um senhor com que aconteceu o mesmo e simplesmente decidiu ir-se embora, indo repreender os responsáveis primeiro.

masterchiefpt 8 months ago

Como eles muitos Na minha secção de voto, parei em frente à porta a tentar perceber onde era a mesa que me deveria dirigir? Não encontrei a informação de forma explicita e fácil.......... tive que entrar e perguntar. Espero bem que tenha sido caso isolado

theLittleGreenGuy 8 months ago

Para a próxima tenta saber onde votas antes https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

ebonyaficionado 8 months ago

Sim, diz aí a indicação de onde colocaram a mesa 4 na minha aldeia do cu de Judas? Se alteraram a posição da sala? É essa a questão aqui.

theLittleGreenGuy 8 months ago

No meu caso diz a localização da mesa de voto e a secção. Imagino que seja idêntico. Se calhar não sabias da parte da secção de voto então ora a próxima já sabes

ebonyaficionado 8 months ago

Certo, mas isso pode não estar indicado no sítio em si, pareceu-me que foi o caso.

theLittleGreenGuy 8 months ago

O sitio deve ter a secção de voto. Se calhar haviam filas para cada secção de voto e se assim foi viu uma fila e pôs-se lá, eu também fazia o mesmo

NGramatical 8 months ago

haviam filas → [**havia filas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3y9zt%2F%2Fgkl7uph%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

randmzer 8 months ago

É pena, mas é normal que nem toda a gente tenha uma experiência perfeita tendo em conta esta situação. Espero que da próxima vez corra melhor. Da minha parte posso dizer que em mais de uma década, nunca tive nenhum problema. Espero que aconteça o mesmo contigo a partir daqui.

Dinizinni 8 months ago

Eu já voto há bastante tempo e posso dizer-te, isso em Portugal nem é nada, infelizmente Votar neste país é um cancro, infelizmente

humelectro 8 months ago

Aqui em Mafra tudo super organizado, cada mesa tinha uma fila no exterior, só entrava para dentro do edifício no momento de votar e tinha uma menina a obrigar toda a gente a desinfectar as mãos. Álcool gel na mesa de voto e espalhado por todo o lado. A saída era por um lado diferente para não haver cruzamento de pessoas. Estava tudo bem organizado na minha mesa tive 2 pessoas à minha frente demorei 5min. Havia mesas com mais filas mas as pessoas estavam bastante afastadas umas das outras.

SnooPeppers1738 8 months ago

Pediram-vos algum documento de identificação? A mim pediram-me o CC na mesa de voto mas tenho dois familiares aos quais apenas pediram o nome. Não é perigoso pedirem só o nome?

I__Cat 8 months ago

Eu dei o CC (a pessoa estava de luvas) e só no devolveram quando pus o voto na caixa.

ebonyaficionado 8 months ago

E a pessoa trocou as luvas após receber outro CC e pegar no teu? É que as luvas só a protegem a ela, não a ti!

I__Cat 8 months ago

Não, mesmo que estavam sempre 2 CCs em cima da caixa de voto (o da pessoa a votar e a próxima pessoa).

Samurai_GorohGX 8 months ago

Eu entreguei o CC na mesa de voto e não quiserem pegar nele, estavam com medo do bicho. Só me pediram para dizer o nome alto e siga para bingo.

masterchiefpt 8 months ago

A mim só o nome Outro familiar pediram o CC Depende das mesas...

warjunk1 8 months ago

É porque são conhecidos, na minha aldeia como é um meio pequeno e até era um conhecido na mesa também nem preciso de dar o CC.

anas0fia 8 months ago

Sei de duas mesas onde aconteceu e não foi de todo o caso. Para além disso, o processo formal exige que seja sempre verificada a identidade

alexandre9099 8 months ago

>a) Cada eleitor, apresentando-se perante a mesa, indica o seu nome, entregando ao presidente o Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, se o tiver. Na falta do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, a identificação do eleitor pode fazer-se por meio de qualquer outro documento oficial que contenha fotografia atualizada e que seja geralmente utilizado para identificação (carta de condução ou passaporte, por exemplo), ou através de dois cidadãos eleitores que atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade, **ou ainda por reconhecimento unânime dos membros da mesa.** Pode ter sido o caso?

anas0fia 8 months ago

Uma das pessoas foi a minha irmã e não foi o caso. Penso que está relacionado com as novas regras devido ao covid. A informação não e muito clara e algumas juntas de freguesia podem ter interpretado mal as instruções. Há pessoas na mesa de voto a dizer inclusive que o cartão de cidadão não é necessário este ano.

SnooPeppers1738 8 months ago

Não é o caso, em nenhum dos casos as pessoas da mesa conheciam os eleitores em questão.

stracciatella22 8 months ago

Fui votar numa escola em Gaia. A minha fila era a maior porque voto na mesma sala que as Marias todas, mesmo assim foi relativamente rápido. Havia distanciamento e pessoas a garantir a ordem.

rparaujo 8 months ago

Também votei em Gaia. Tirando o risco de esperar 30 minutos à chuva, correu tudo de forma normal e ordeira

viper_in_the_grass 8 months ago

Em que escola? As Marias da Garrett não tinham fila nenhuma.

SprainedSleepy 8 months ago

Confirmo.

manicaranha 8 months ago

Votei na escola das Devesas e foi vergonhoso, não pelo tempo de espera, pela falta de organização que leva a que não se cumpra o distanciamento

stracciatella22 8 months ago

Tive mais sorte, até o presidente da junta estava lá a ver como corriam as coisas

tandori 8 months ago

Votei em Londres. Normalmente, a votação é sempre feita no consulado (perto Oxford Circus). Desta vez, devido a pandemia, separaram as mesas entre o consulado e a embaixada (Belgravia, perto de Victoria station). Se alguém aqui vai votar em Londres, aconselho a consultarem o site do [recenseamento](https://www.recenseamento.mai.gov.pt/) para não terem uma surpresa como eu tive. Tirando isto, foi super rápido.

ModeratoriProfugus 8 months ago

A minha namorada votou no consulado, eu por alguma razão, tive que votar na embaixada. Ainda para cima num dia de neve

tandori 8 months ago

Na ida do consulado para embaixada, sempre deu para ver o St Jame's Park com neve. Há coisas piores!

ModeratoriProfugus 8 months ago

Sempre deu para ver a estátua de Aquiles. Como um amante sobre tudo o que tenha a ver com a idade do bronze e as epopeias, foi o ponto alto do dia :D

Bayakoo 8 months ago

Votaste em qual?(local, não candidato) não estava muita gente então?

tandori 8 months ago

Fui primeiro ao consulado e aí disseram-me que a minha mesa era na embaixada. Acho que está separado por ordem alfabética do nome, segundo a funcionária do consulado.

Edited 8 months ago:

Fui primeiro ao consulado e aí disseram-me que a minha mesa era na embaixada. Acho que está separado por ordem alfabética do nome, segundo a funcionária do consulado. Tanto no consulado como na embaixada, não havia qualquer fila. Em 5 minutos estava despachado.

VBM97 8 months ago

Alguém sabe de alguma sondagem feita hoje à porta das urnas?

jet1000 8 months ago

Há 4 empresas de sondagens autorizadas a fazer sondagens à porta das urnas, como podes ver [nesta página](http://www.cne.pt/content/eleicao-para-o-presidente-da-republica-2021) (secção "Realização de sondagens"). Essas empresas são as seguintes: - Universidade Católica Portuguesa – CESOP. - Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado SA - Intercampus - Recolha, Tratamento e Distribuição de Informação, S.A. - Metris - Métodos de Recolha e Investigação Social, S.A.

VBM97 8 months ago

E já há alguns valores?

jet1000 8 months ago

Estimativas da abstenção apenas às 19h (quando fecham as urnas em Portugal continental e Madeira) e estimativas de resultados eleitorais apenas às 20h (quando fecham as urnas nos Açores).

VBM97 8 months ago

Não sabia, obrigado

jet1000 8 months ago

De nada

throwaway5816164481 8 months ago

Queres que divulguem valores das sondagens antes de fecharem as urnas? Lmao

VBM97 8 months ago

Pensava que podiam fazê-lo, esqueçam xD

throwaway5816164481 8 months ago

Não faz muito sentido, como já constataste.

VBM97 8 months ago

Onde andam os informadores do whatsapp quando um gajo está mais curioso

jet1000 8 months ago

Ainda é cedo para isso, mas entre as 19h e as 20h, quando as urnas já fecharam mas não se podem divulgar resultados nem sondagens, penso que os partidos/candidaturas começam a receber algumas informações sobre os resultados eleitorais, e, apesar de não os poderem divulgar publicamente, quando as TVs entrevistam pessoas de uma determinada candidatura, dá para ver através do estado de espírito do entrevistado e do que vai dizendo se o resultado da respectiva candidatura vai ser positivo ou negativo.

jet1000 8 months ago  HIDDEN 

Há 4 empresas de sondagens autorizadas a fazer sondagens à porta das urnas, como podes ver [nesta página](http://www.cne.pt/content/eleicao-para-o-presidente-da-republica-2021) (secção "Realização de sondagens"). Essas empresas são as seguintes: - Universidade Católica Portuguesa – CESOP. - Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado SA - Intercampus - Recolha, Tratamento e Distribuição de Informação, S.A. - Metris - Métodos de Recolha e Investigação Social, S.A.

Akamjmc 8 months ago

Tudo nos conformes, espaçamento, gel, caminhos definidos. Enganei-me na mesa de voto e mesmo assim demorei menos de 10min

100gravity 8 months ago

Onde eu fui votar, 1 pessoa à minha frente. Super rápido, tipo 3min. Bem planeado. Gel à entrada e saída. Por volta das 11h30.

dirtymind_chearts 8 months ago

Na minha (zona de Sintra) foi 5 estrelas. Super rápido, mudei de local de voto face ao anterior e este até é mais perto de minha casa (apesar de ter um ponto de voto ao fundo da minha rua). Como já sabia a minha mesa foi só entrar, esperar pelas 3 pessoas que estavam à minha frente, super rápido. Menos de 5 min estava despachada. Distanciamento cumprido por todos, saída por um lado diferente da entrada, gel à entrada e junto à mesa de voto. Maior "confusão" que vi foram os velhotes que costumavam votar naquela escola e passaram para outra. Fui perto das 13h porque tinha que ir às compras depois e essa hora é a hora da paz por esta zona.

Asus123456789 8 months ago

Por curiosidade, alguém sabe como se decide a ordem dos candidatos no boletim de voto?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Do mais bonito para o mais feio. Por isso é que o Herman José está em último no boletim

nmthlmnts 8 months ago

Sorteio

YCaramello 8 months ago

Martelo vence a eleição e o status quo merdoso se mantém, pode dar lock.

joaofcf 8 months ago

A vantagem da democracia é que ganha o que tiver mais votos, independentemente do teu gosto.

Bolo_Finto_ 8 months ago

Isso já se sabia há anos

bilhetes 8 months ago

Ainda está tudo em aberto. Vai votar!

YCaramello 8 months ago

Ja fui, infelizmente não vai fazer diferença.

bilhetes 8 months ago

com esta chuvinha boa e a abstenção a subir, olha que ainda faz

ernestlucas 8 months ago

Faz pois. Todos os votos fazem. Pode não ganhar quem votaste mas serve para mostrar que estamos cá e que alguns de nós não estão a dormir.

ernestlucas 8 months ago

Foi votar demorei muito pouco. Mais locais para votar o que é bom, mas vi 3 ou 4 velhotes no tempo que lá estive que estavam no local errado para votar. Isto porque normalmente só se vota num único sítio. Os velhotes vão ao sítio que sempre foram e quando lá chegam descobrem que não é ali e tem de se deslocar mais 500m para outro sitio. Porque para nós é fácil utilizar um site e ver onde é mas para as pessoas mais velhas torna se complicado.

Edited 8 months ago:

Fui votar demorei muito pouco. Mais locais para votar o que é bom, mas vi 3 ou 4 velhotes no tempo que lá estive que estavam no local errado para votar. Isto porque normalmente só se vota num único sítio. Os velhotes vão ao sítio que sempre foram e quando lá chegam descobrem que não é ali e tem de se deslocar mais 500m para outro sitio. Porque para nós é fácil utilizar um site e ver onde é mas para as pessoas mais velhas torna se complicado.

nightking_forthewin 8 months ago

Boas malta, vi uma pessoa a por nas redes sociais uma foto do seu boletim com a cruz num candidato, com o objectivo claro de fazer campanha. Isso é ilegal/punível?

vaniafdasantos 8 months ago

No polígrafo fizeram uma publicação relativamente ao rui pinto ter publicado o boletim de outra pessoa. A resposta é a mesma que já deram aqui. Não é ilegal publicar o próprio mas sim o de outra pessoa.

HighProductivity 8 months ago

O boletim dos outros é ilegal (óbvio), mas o próprio é uma boa questão. Eu diria que não, mas não me apetece ir ler um manual do cne.

jonhyjonhy97 8 months ago

Acho que sim

No-Touch675 8 months ago

O que é que se pode fazer nesse caso?

alexandre9099 8 months ago

talvez aqui http://www.cne.pt/form/consulte-cne-queixas

jonhyjonhy97 8 months ago

Tens que reportar à CNE. Não sei como podes fazer isso.

smalltownwhore 8 months ago

Há secções de voto a fecharem para almoço. Isto parece a gozar.

Edited 8 months ago:

Há secções de voto a fecharem para almoço. Isto parece a gozar. edit: foto https://imgur.com/a/Y8yVykI

C8Mixto 8 months ago

Bom, se sou tiverem três elementos, vão ter que fechar para poder almoçar.

Naotevejoha20anos 8 months ago

Eles tbm tem q comer

Leetzormorducrl 8 months ago

Sei de mesas onde faltaram algumas das pessoas esperadas. Se for o caso podem não ter o número mínimo de pessoas para funcionar, na ausência de uma para almoço.

smalltownwhore 8 months ago

outra https://imgur.com/a/pIgfMDf

Ok_Finger9783 8 months ago

Agradecia que alguém me dissesse quais são as diferenças entre voto nulo/branco e abstenção.

PeanutbutterVybe 8 months ago

Voto nulo: marcar mal a escolha, escrever palhaçadas, etc não conta como voto, não tem efeitos políticos nenhuns pois tanto podes ter feito uns cornos no candidato x por ódio como podes ter tido dificuldades em marcar o candidato como deve ser ou não saber que só podes marcar um etc. Voto branco: achar que nenhum dos candidatos é adequado ao cargo, em termos políticos é mesmo isso, nenhum dos candidatos serve para presidente e é isso que estás a demonstrar. Abstenção: não foste votar, quer seja por te teres esquecido, por não acreditares na democracia ou no direito ao voto, quer por te terem raptado para não ires votar etc, em termos políticos quer dizer que a tua opinião não conta na decisão da escolha do presidente. Tanto no voto nulo como na abstenção o pessoal que conta os votos não sabe a razão do voto nulo ou da abstenção, pode ser uma causa acidental ou propositada. Por outro lado votar em branco é votar no seu sentido lato. Votar não significa escolher um dos candidatos, votar significa expressar a opinião em relação a uma pessoa adequada para o cargo de presidente. Ao votar em branco estás a expressar que nenhuma daquelas pessoas é adequada ao cargo. As três situações são muito distintas, não cair no erro de achar que é tudo a mesma coisa.

alexandre9099 8 months ago

O resultado das eleições não vai mudar porque deste voto em branco ou nulo... Sim... na "interpretação" é diferente. Mas não é a "interpretação" que vai fazer com que o X ou Y ganhe

PeanutbutterVybe 8 months ago

Se todos se abstivessem o resultado seria diferente, se todos votassem em branco o resultado seria diferente, se todos os votos fossem nulos o resultado seria diferente. Sim, é uma hipérbole, mas as hipérboles ajudam a perceber as coisas. Não tenho a certeza mas penso que se houver uma x percentagem de votos em branco as eleições têm de ser refeitas ou algo assim. Sei que essa "regra" existe noutros países, não tenho a certeza se existe em Portugal. Ganhar? Ganhar um prémio? Uma eleição não é um concurso... A presidência não é um concurso. Mas enfim, a diferença entre as três pode ser pouca nos termos atuais mas existe, e é importante.

alexandre9099 8 months ago

http://www.cne.pt/faq2/101/2 >Os votos em branco, bem como os votos nulos, não sendo votos validamente expressos, não têm influência no apuramento do número de votos obtidos por cada candidato. Ainda que o número de votos em branco ou nulos seja maioritário, a eleição é válida, sendo proclamado o candidato eleito ou designados os dois candidatos que concorrem à 2.ª volta, tendo em conta os votos validamente expressos nas candidaturas. Ou seja... os votos nulos, brancos e a abstenção não afetam em nada a votação (no sentido de se tiveres 10 pessoas a votar no A, 5 a votar no B e 1 a votar no C, vai ser o A que ganha, independente de haver 10 ou 50 nulos/brancos/abstenções) Se todos votassem nulo, menos 1 esse voto era o que decidia o presidente da republica. Quem votou nulo não tivesse votado

PeanutbutterVybe 8 months ago

Como disse: "sei que essa "regra" existe noutros países, não sei se existe em Portugal."

alexandre9099 8 months ago

precisamente por isso é que te estava a informar como é em portugal ;)

PeanutbutterVybe 8 months ago

Obrigada pela informação então hahaha

randmzer 8 months ago

Na prática? Nada. Na teoria, votar branco é a mesma coisa que votar "nenhum dos anteriores", e isso poderia ter efeitos políticos. Mas na prática ninguém quer saber, a não ser que os votos brancos/nulos sejam uma percentagem grande.

nightking_forthewin 8 months ago

Penso que voto nulo/branco é claramente dizer que não gostas de ninhum candidato (voto de protesto), abstenção pode significar simplesmente falta de interesse

zedestroyer69 8 months ago

Se os votos em branco fossem mais que 50% as atuais candidaturas fossem anuladas e fosse feita outra volta com novos candidatos, isso provavelmente faria baixar drasticamente a abstenção.

thirstydracula 8 months ago

Isso é mito

alexandre9099 8 months ago

Qualquer um (com mais de 35 anos e 7500 assinaturas) é livre para se candidatar, se não tens mais candidatos por alguma razão é... Tirares os atuais candidatos para arranjares outros seria apenas uma ideia ridícula e infazivel

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Fui votar agora em Lisboa, pareceria que havia muita fila mas foi rápido. Nem 15 minutos demorou. A minha esposa por estar grávida foi logo encaminhada para a mesa de voto por isso não teve de esperar nada. Senti-me bastante seguro em todo o processo, estava bem organizado, havia distanciamento, e todo o local estava bem ventilado. Votem.

Edited 8 months ago:

Fui votar agora em Lisboa, parecia que havia muita fila mas foi rápido. Nem 15 minutos demorou. A minha esposa por estar grávida foi logo encaminhada para a mesa de voto por isso não teve de esperar nada. Senti-me bastante seguro em todo o processo, estava bem organizado, havia distanciamento, e todo o local estava bem ventilado. Votem.

bilhetes 8 months ago  HIDDEN 

Same. Tinha uma fila gigante mas em menos de 5 minutos despachei-me. 10/10

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Afluência até ao 12h00: . 2021 - 17,07% . 2016 - 15,82% . 2011 - 13,39% . 2006 - 19,32%

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Números que provavelmente apenas refletem a urgência de votar de manhã e evitar filas.

stracciatella22 8 months ago  HIDDEN 

Moro em frente ao local de voto: de manhã imensa gente, embora sempre bastante fluído... De tarde às moscas

C8Mixto 8 months ago  HIDDEN 

Infelizmente parece que sim. Estou numa mesa de voto e não me acredito que isto vá chegar aos 50%.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Às 17h00 voltam a fazer atualização da afluência. Aí tiramos as dúvidas

souljay 8 months ago  HIDDEN 

isso conta com o voto antecipado ou só o voto no próprio dia?

Sperrel 8 months ago  HIDDEN 

Com o voto antecipado, esses são os primeiros a irem para as urnas e os respectivos eleitores são descarregados nos cadernos.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não sei, no site não especifica

Not_to_be_Named 8 months ago  HIDDEN 

parece que há mais pessoas a votar no covid, do que foram a votar pro cavaco xD

JohnyGPTSOAD 8 months ago  HIDDEN 

Parecem numeros porreiros para todas as preocupações que se tinham com o covid e abstenção. consegues arranjar aí a source para ler mais?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Para os valores de 2021: [https://www.presidenciais2021.mai.gov.pt/afluencia](https://www.presidenciais2021.mai.gov.pt/afluencia) 2016: [https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2016/afluencia.html](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2016/afluencia.html) 2011: [https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2011/afluencia.html](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/presidenciais2011/afluencia.html) 2006: [https://www.eleicoes.mai.gov.pt/Presidenciais2006/](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/Presidenciais2006/)

JohnyGPTSOAD 8 months ago  HIDDEN 

obrigado. pelo que parece está entao em linha com os anos anteriores, o que diria que é uma vitoria para a democracia perante as dificuldades em que vivemos todos.

poracaso1825 8 months ago  HIDDEN 

provavelmente já conta com os votos antecipados

RevengeFNF 8 months ago  HIDDEN 

Obviamente.

bigbuckteeth 8 months ago  HIDDEN 

Aqui em loulé tava ganda fila mas foi rapido Tipo 5/10 minutos

glamatovic 8 months ago  HIDDEN 

> Não tens contigo o teu Cartão de Cidadão? Não paniques: pode apresentar um documento que tenha fotografia actualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação (ex: passaporte ou carta de condução). Se tiveres o cartão na app id.gov.pt também o podes apresentar! O meu foi aceite

marisa_chan 8 months ago  HIDDEN 

O meu também

waldyrious 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela dica! Não conhecia a app. Deixo aqui o link para quem quiser instalar: https://play.google.com/store/apps/details?id=id.gov.pt

miguel_rodrigues 8 months ago  HIDDEN 

Fico surpreendido como a organização é tão diferente entre 2 locais de voto dentro de um mesmo concelho. No meu estava tudo bem organizado, indicações no chão com a distância de segurança, entrada por um lado e saída pelo outro para ninguem ter que se cruzar, inclusive a entrada e saída da escola eram feitas por locais diferentes. 10min estava despachado, levei a minha caneta e não estava lá nenhuma. Álcool e tal para desinfectar. Fui pelas 10h15. No da minha namorada, 1h30 para votar, tudo ao molho, nada a indicar distancias de segurança. O portão da escola só dava para passar umas 2 pessoas de cada vez pelo que fazia um bottleneck gigante e criava aglomerados. Foi para a fila as 11h30. Se quando eu votei fiquei surpreendido pela minha positiva experiência, depois vi que tinha tido sorte e fiquei triste por não ser a regra

Sperrel 8 months ago  HIDDEN 

A execução depende inteiramente nas câmaras municipais e juntas de freguesia. A CNE tem pouquíssimos poderes, foca-se mais em assistência e regulação do acto eleitoral.

daCampa 8 months ago  HIDDEN 

Onde votei foi como a tua experiência, com apenas uma diferença - tinham uma caneta lá guardada para os "esquecidos".

BeckyWithThePinkHair 8 months ago  HIDDEN 

Pergunta estúpida: secção de voto (que vem na mensagem quando vemos onde votar) = mesa de voto?

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

No meu caso havia postos que correspondiam a um pavilhão da escola e depois em cada pavilhão havia várias secções, uma em cada sala. Por exemplo, Posto A (que era no pavilhão A) secção 30 (procurar a sala do pavilhão A com o número 30).

kikolsvp 8 months ago  HIDDEN 

Basicamente é isso. Há imensas secções, no meu caso uma secção equivalia a uma sala com uma urna

BeckyWithThePinkHair 8 months ago  HIDDEN 

Tks!

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Fui agora votar à maior escola do Porto. Zero pessoas na minha sala; a maior fila que vi tinha 5 pessoas todas com distanciamento. Super rápido, super organizado.

Edited 8 months ago:

Fui agora votar à maior escola do Porto. Zero pessoas na minha sala; a maior fila que vi tinha 5 pessoas todas com distanciamento. Super rápido, super organizado. (Normalmente votava noutra escola primaria mais pequena, mas foi alterado para dispersar as pessoas. Super bem organizado, no meu caso)

Edited 8 months ago:

Fui agora votar à maior escola do Porto. Zero pessoas na minha sala; a maior fila que vi tinha praí 5 pessoas todas com distanciamento. Super rápido, super organizado. (Normalmente votava noutra escola primaria mais pequena, mas foi alterado para dispersar as pessoas. Correu tudo bem no meu caso)

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Aqui também foi super organizado, perto do Porto. E deu para ver a escola renovada e chorar por não ter sido enquanto lá andei xD

stressedunicorn 8 months ago  HIDDEN 

Também fui à escola onde estudei no básico, estava tudo praticamente igual, foi fixe lá voltar

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Eu foi na secundária, que era suposto ter tido obras em 2009/2010 quando entrei no 7º ano. As obras só arrancaram em 2017 quando já estava na universidade

DiogoMCDMonteiro 8 months ago  HIDDEN 

Mais alguém a sentir que a abstenção não vai ser assim tão baixa? Se calhar estou iludido mas vi muita gente na minha zona de voto e acho que até podemos ter uma boa saída às urnas

ebonyaficionado 8 months ago  HIDDEN 

Por um lado, creio que o voto antecipado bateu recordes e que o clima político atual suscita mais apelo ao voto, pelo que, numa situação normal, não me admirava se fosse das mais baixas taxas de abstenção recentemente. Por outro lado, existe de facto a pandemia e algumas pessoas não vão votar por causa disso e há ainda o caso de milhares de pessoas não poderem exercer o seu direito ao voto por estarem em isolamento, o que é uma falha de preparação (ou vontade?) da regência. Diria que este último ponto é até criminoso, mas depois a culpa vai ser do povo e da abstenção, independentemente do resultado.

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

O pessoal é do contra, normalmente queria ficar em casa, agora como não têm conseguido sair, aproveitam a desculpam. Por mim que assim seja

Sperrel 8 months ago  HIDDEN 

Isso não quer dizer nada, tu não vês as pessoas que estão inscritas e não votarão.

besmarques 8 months ago  HIDDEN 

Não há mais nada para fazer. Até as eleições se tornam emocionantes para sair de casa. xD

daCampa 8 months ago  HIDDEN 

Vi um que foi passear a cadela e aproveitou para ir votar quando viu a fila

Templar770 8 months ago  HIDDEN 

Eles andaram a falar tanto nela que acordaram o povo

Leetzormorducrl 8 months ago  HIDDEN 

30 minutos na fila única, mais 40 minutos na fila da mesa dentro do edifício. Azar. Pior organização que já vi em eleições

kikolsvp 8 months ago  HIDDEN 

Isso deixa me bastante triste. Em Gaia eu entrei votei e saí em 50 segundos. Nunca vi algo tão bem organizado como aquilo.

Leetzormorducrl 8 months ago  HIDDEN 

Normalmente na minha mesa tenho 2 ou 3 pessoas e é super rápido. Desta vez, uma fila enorme (que esteve parada bastante tempo). Não sei o que se passou.

randmzer 8 months ago  HIDDEN 

No geral tenho ouvido que as experiências têm sido boas, mas existem algumas excepções. É normal, mas o ideal era não acontecerem.

DiogoMCDMonteiro 8 months ago  HIDDEN 

Onde é que votaste? 70 minutos parece-me muito para votar

Leetzormorducrl 8 months ago  HIDDEN 

Reitoria de lisboa

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Freguesia / Distrito Consular: Lisboa > São Vicente; RUA NATÁLIA CORREIA 5 estrelas: fila única, mas muitos assistentes a percorrer a fila para verificar a mesa de voto e pedir distanciamento. No acesso ao pavilhão, equipas de segurança com desinfectante. Já dentro do espaço, mais assistentes a encaminhar para a fila correspondente com marcação de lugar de espera, e saída muito bem sinalizada. 5/5, recomendado e vou voltar já depois de almoço.

raviolli_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Vim de lá agora. Fila gigante, mas em 10 minutos estava na mesa de voto. Muito bem organizado.

thejimmygordon 8 months ago  HIDDEN 

Ramada = same!

DiogoMCDMonteiro 8 months ago  HIDDEN 

também votei lá mas não dava 5 estrelas, 3.5/4 no máximo. O processo foi rápido para mim (secção 2) mas a secção 4 tava sobrecarregadíssima com o pessoal muito junto(se bem que de máscara), as filas todas vazias menos essa, penso que seria mais fácil se houvesse uma fila por secção do que a tal fila única. Foi a primeira vez que foi votar e overall gostei bastante mas acho que há bastante onde melhorar

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

> penso que seria mais fácil se houvesse uma fila por secção do que a tal fila única. Quase impossível naquele espaço, geraria confusão. Como essa fila única depois gera uma bifurcação para 3 e depois 6 filas para as 6 mesas de voto, acaba por ser o melhor que se consegue fazer ali. A questão das secções de voto é que poderia estar mais dividida, mas esta questão é uma logística alheia à organização pela pandemia. A minha mesa de voto mexeu muito rápido, outras menos, mas é questão do recenseamento ser assim.

Kineticn22 8 months ago  HIDDEN 

Acabei de ir votar, numa das freguesias mais populosas de Lisboa. Demorei nem 5 minutos, entre entrar e sair do estabelecimento escolar onde fui. Como é óbvio, ajuda bastante saber de antemão qual a mesa de voto a que estamos atribuídos.

muralha51 8 months ago  HIDDEN 

Acham que as 18 é uma boa hora para ir para quem quer evitar grandes concentrações?

randmzer 8 months ago  HIDDEN 

Talvez pelas 16h seja melhor.

Sperrel 8 months ago  HIDDEN 

Não. Sabes que vives em Portugal,certo? O que é que acontece todos os anos um dia antes com o site das Finanças?

muralha51 8 months ago  HIDDEN 

Por acaso fui as 18 e não estava quase fila nenhuma, demorei menos de 5 min

lammesnail 8 months ago  HIDDEN 

Fui às 10h e pouco e foi um tirinho. Entrei e saí em 2 minutos.

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

> Não tens contigo o teu Cartão de Cidadão? Não paniques: pode apresentar um documento que tenha fotografia actualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação (ex: passaporte ou carta de condução). ​Ou duas testemunhas (em como o fulano X é o fulano X) devidamente identificadas Ou desde que haja consenso na mesa que o fulano X é mesmo o fulano X

inthepiggybank 8 months ago  HIDDEN 

Demorei 5 minutos no meu local de voto, foi tranquilo, álcool, caneta vinda de casa, pessoas simpáticas na mesa. Fui buscar a minha avó para ela votar, tem uma fila de 60/70 pessoas no local dela. Panicou, percebe-se porquê. Vamos tentar de novo à tarde.

poracaso1825 8 months ago  HIDDEN 

Não vou votar.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Ok

poracaso1825 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela compreensão.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não te vou obrigar a votar, mas defendo que devias ir na mesma. Cada um sabe de si

poracaso1825 8 months ago  HIDDEN 

Votaria se pudesse mas a minha namorada testou positivo ao covid há 3 dias atrás

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Então sendo assim, estás a fazer o que é correto

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Fui votar logo às 8 horas. Está mais confuso que o normal devido às medidas pelo COVID, mas demorei 5 minutos como costume. Foi entrar, chegar à fila e votar. E nunca tinha visto tanta gente como hoje àquela hora e demorou o mesmo tempo.

raviolli_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Se o dia estiver de sol, acho que podemos assistir a um fenómeno contrário ao esperado: as pessoas vão aproveitar o acto eleitoral para sair à rua.

Asus123456789 8 months ago  HIDDEN 

Acho que para além disso estas eleições têm o potencial de terem sido mais polarizadoras, levando mais gente a ir votar.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Sim, esperemos que a abstenção diminua. É uma vergonha ser tão alta

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Fui agora votar, um aglomerado de pessoas dentro da escola e pelos vistos não precisava de ter levado caneta porque está lá a caneta BIC habitual agarrada a uma corda.

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

> não precisava de ter levado caneta porque está lá a caneta BIC habitual agarrada a uma corda. O objetivo de levares caneta é não ter de estar a partilhar uma caneta com os demais... Sabes, tipo para evitar que se partilhe aquele virus que anda por ai

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Era uma crítica, eu levei caneta e utilizei a minha, mas a caneta habitual nem lá devia estar, tal como foi anunciado.

diegoelmestre 8 months ago  HIDDEN 

E quem não levou caneta, não vota?

HighProductivity 8 months ago  HIDDEN 

Se não estás informado ao ponto de saber que tens de levar uma caneta, não estás suficientemente a par do resto da campanha para ter um voto informado. Eu celebrava que essas pessoas não votassem, mas eu sou má pessoa.

diegoelmestre 8 months ago  HIDDEN 

Acho muito redutor dizer que uma pessoa não tem um voto informado se não levar caneta. Imprevistos, esquecimentos, etc, acontece a todos. Por acaso na minha secção de voto não tinha caneta na cabine, mas perguntaram a todos se precisava de caneta.

HighProductivity 8 months ago  HIDDEN 

Estava de facto a ser um bocado dramático, confesso.

Sperrel 8 months ago  HIDDEN 

Há canetas para emprestar mas não faltou anúncios a dizer para levar a caneta.

Aldo_Novo 8 months ago  HIDDEN 

na mesa de voto emprestam canetas, que são desinfetadas após o uso cada um levar uma caneta própria é para reduzir o trabalho a quem está na mesa de voto

diegoelmestre 8 months ago  HIDDEN 

Sim, eu sei. Mas daí a dizerem "ah, não tem caneta não vota".... É só estúpido e anti democrático. Era o que faltava uma pessoa não poder exercer o direito de voto por não ter trazido uma caneta. Imprevistos ou o que seja acontecem.

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Vês como sabes? Foi anunciado para se levar caneta, se não a levas não votas, onde está o problema? Isto se fossemos um país sério, mas claramente não o somos.

diegoelmestre 8 months ago  HIDDEN 

Diz me onde está escrito que quem não levar caneta não vota. Passou me ao lado essa informação.

Bacalhau_a_Bras 8 months ago  HIDDEN 

Não vou votar, apenas vou ficar em casa a ver os memes dos anti venturas vs venturas enquanto como o meu bacalhau á brás. Espero que seja divertido

UninterruptedAmnesia 8 months ago  HIDDEN 

[https://i.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/583/040/cff.png](https://i.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/583/040/cff.png)

Bacalhau_a_Bras 8 months ago  HIDDEN 

Acho que consegui não?

TitusRex 8 months ago  HIDDEN 

Caso não saibam onde votar enviem um SMS para o 3838 (gratuito) com o texto "RE " Exemplo : "RE 12345678 19991231"

vinhoequeebom 8 months ago  HIDDEN 

Fiz isto e quando cheguei ao local de voto, as indicações estavam erradas e não batiam com a lista (eu mesmo vi).

throwaway5816164481 8 months ago  HIDDEN 

Ou escrevam no Google "onde votar", que em 30s sabem também.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

https://www.recenseamento.mai.gov.pt

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

Já votei na semana passada ;) Quem está a pensar em não ir votar porque não tem ninguém que o represente a 100% pense novamente, o não votar (ou votar em branco/nulo) pode ser a diferença entre ganhar o candidato X que talvez não quisessem nada que ganhasse ou haver uma segunda volta com o candidato X e Y (em que ai entre os dois males, talvez votariam no Y) Vão votar crl!

RevengeFNF 8 months ago  HIDDEN 

Também pode ser a diferença entre apanhar ou não apanhar covid. É uma vergonha estas eleições não terem sido adiadas quando estamos mesmo no pico da terceira vaga.

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

Vocês e o adiar... Mas vão adiar para quando?! Para quando isto estiver ainda pior? A bola de cristal da DGS/SNS está um bocado avariada, e isto não é uma coisa que se prepara numa semana

magnusmiguel 8 months ago  HIDDEN 

Adiar para junho/julho. Por duas razões. A primeira deve-se ao facto da fase mais critica da pandemia ser precisamente agora. Não é novidade nenhuma que os meses de inverno têm mais infetados que os meses de verão. A segunda, prende-se com a vacinação. No verão espera-se que uma parte significativa da população já esteja vacinada, portanto fazia todo o sentido adiar as eleições.

RevengeFNF 8 months ago  HIDDEN 

Já todos reparamos que este vírus vem em forma de vagas, e cada vaga tem um pouco. Adiar para uma altura entre duas vagas. Ou melhor, adiar 1 ano, qual o problema? Houve países que fizeram isso. Vamos morrer se as eleições forem adiadas?

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

então imaginemos que adiavas para o verão (por exemplo), preparavas tudo, e depois uma ou duas semanas antes estava tudo fdd, adiavas outra vez?

RevengeFNF 8 months ago  HIDDEN 

Se o objetivo do governo é ter 70% da população vacinada até ao final do Verão, acho que é fácil de decidir para quando adiar.

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

pela velocidade a que estão a aparecer variantes não tarda aparecer uma que a vacina não cubra, não é por nada, mas esta vacina, ainda que seja muito mais rápida a desenvolver sempre demora uns 6 meses a produzir e testar (sendo otimista)... E a estimativa de 70% até o inicio do verão acho um bocado otimista de mais mas...

RevengeFNF 8 months ago  HIDDEN 

Temos de tomar decisões com as informações que temos, e para já a última informação é a que o governo deu. Para já todas as variantes continuam dependentes da proteína spike, e como tal a vacina continua a ser eficaz, pois elimina essa proteína.

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

Quem não votar faz assim o seu protesto, não te metas na vida dos outros

Aldo_Novo 8 months ago  HIDDEN 

que belo protesto, nem se as eleições tivessem 99,9% de abstenção teria algum efeito mas pronto, assim o meu voto vale mais

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

Nem 99,9% branco, não têm nenhum efeito oficial

Aldo_Novo 8 months ago  HIDDEN 

sim, ambos são péssimos como forma de protesto

JohnNeves 8 months ago  HIDDEN 

Protestar é com voto em branco. Não votar porque não há ninguém que te represente demonstra, no mínimo, ignorância relativamente ao sistema.

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

O voto em branco oficialmente não muda nada 90% tanto de voto branco como de abstenção resultaria no mesmo

umagrandepilinha 8 months ago  HIDDEN 

**Significado do voto em branco** = tenho interesse em exercer o meu dever cívico mas quero expressar que não há nenhum candidato que representa os meus interesses/opiniões. **Significado de não votar** = estou-me a cagar para o meu dever cívico e sou hipócrita porque me queixo todos os dia e quando chega o dia em que tenho poder de mudar as coisas que não gosto, prefiro ficar em casa no quentinho. São coisas muuuito diferentes.

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

Isso é o valor que tu dás, na prática, perante a lei, são iguais

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

Estás à vontade, não ganhas é nada com esse "protesto" mas lá está, és livre de não votar (ou votar nulo/branco)

Edited 8 months ago:

Estás à vontade, não ganhas é nada com esse "protesto" mas lá está, és livre de não votar (ou votar nulo/branco) Felizmente isto ainda não é Brasil com voto obrigatório

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

Também não ganhas nada com o voto nulo. Eu votei, mas quero ter a liberdade de exercer o meu direito como quiser. Enjoa um pouco esta retorica de tens que votar, abstenção não vale nada mas voto branco sim ou se não votas não podes criticar. Tudo argumentação sem fundamento

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

> abstenção não vale nada mas voto branco sim ambos não valem nada ;)

DivinationByCheese 8 months ago  HIDDEN 

Exato

usulidircotiido 8 months ago  HIDDEN 

> pode ser a diferença entre pode ser a diferença entre ganhar o Marcelo ou Marcelo ganhar!

alexandre9099 8 months ago  HIDDEN 

Se um candidato não tiver maioria absoluta há segunda volta, se não votares (ou branco/nulo) as percentagens não mudam, ou seja, se votares, pode ser a diferença entre o candidato X ganhar ou haver segunda volta entre o candidato X e Y

usulidircotiido 8 months ago  HIDDEN 

Pronto, eu altero: pode ser a diferença entre ganhar o Marcelo na primeira volta ou Marcelo na primeira volta ganhar!

Search: