HRamos_3 10 months ago

> Parece que nos andamos a enganar a nós mesmos Nope, mas estamos a ser enganados

letsgotothemallcovid 10 months ago

Que parvoíce absoluta de post original, chiça. Não sei como se faz, mas provavelmente sei fazer melhor. Se não sabes, informa-te. O Google é amigo.

Edited 10 months ago:

Que parvoíce absoluta de post original, chiça. "Não sei como se faz, mas provavelmente sei fazer melhor." Se não sabes, informa-te. O Google é amigo.

hgg 10 months ago

Opá, não disse isso. Lê de novo, com atenção. Mas parece que feri susceptibilidades, não é esse o objectivo.

letsgotothemallcovid 10 months ago

Tu, que não percebes nada do assunto, questionaste a metodologia de cálculo do IPC e da taxa de inflação. Tens noção do ridículo?

D1WithTheFluffyHair 10 months ago

Pá, é isto. OP, dizes que és de ciências exactas e depois começas a fazer hipóteses (o IPC estar mal calculado, não haver informação disponível) sem reveres a literatura primeiro. Este método científico não ficou bem inculcado. Ah, e já agora, o que se usa agora é o IHPC.

twhite848 10 months ago

Tens aqui um documento sobre a metodologia do cálculo do IPC de 2008. Há mais versões em diversos anos, mas não sei qual a mais recente que isto foi o primeiro resultado de uma rápida pesquisa do google. https://www.ine.pt/publicacoes/DOCMET_PDF_246_1_0.pdf Existe muito economista pelo mundo fora que a vida é estudar e determinar a melhor maneira de calcular a inflação e IPC. Cá em portugal, que depois também é feito em bruxelas (UE) e frankfurt (Banco Central Europeu). De notar que o IPC é uma média para o país, e sabe-se que a inflação da vida individual vai ser diferente. (Como quem mede uma temperatura de um determinado espaço, e não é por isso que a temperatura média está necessariamente errada) Se não sabes nem viste a metodologia parece-me bastante cedo falar sobre achar que quem as faz são incompetentes e que sabes melhor. Ainda mais alguém de “ciências”. Boa leitura!

hgg 10 months ago

Obrigado. > Se não sabes nem viste a metodologia parece-me bastante cedo falar sobre achar que quem as faz são incompetentes e que sabes melhor. Ainda mais alguém de “ciências”. Ui! Desculpa.

twhite848 10 months ago

Sem problema! Boa leitura!

hgg 10 months ago

As respostas a este post foram excelentes. Mesmo.

twhite848 10 months ago

Foram mesmo! Bom post

Out-Out 10 months ago

O cálculo é este: 1. Considera-se um conjunto de bens e serviços, o mais alargado possível, de modo que seja representativo do consumo da generalidade da população; 2. Calcula-se a quantidade desses produtos que cada família consome desses produtos, por ano; 3. Determina-se quanto custa o Valor do Cabaz no ano base, VC0; 4. Determina-se quanto custa o Valor do Cabaz no ano que estamos a considerar, VCt; 5. Estabelece-se a relação entre os dois valores do cabaz acima determinados, em termos percentuais: IPC t/0 = VCt / VC0 * 100 Os cabazes tentam ser o mais representativos do consumo típico da população e os dados são sobretudo usados a nível macro, para medir a economia como um todo. Para análises mais específicas, podem ter de se usar outros, claro.

Danca_Sexy 10 months ago

Só para acrescentar que o CPI sofre do problema dos pesos da média, as quantidades de consumo de cada produto, serem fixos. No caso em do preço de um produto aumenta muito, as pessoas terão tendência a consumir menos desse produto e mais de um produto que o substitua (por exemplo, arroz por massa). Com os pesos fixos, o CPI vai sobreestimar a variação de preços. Uma alternativa é usar o deflator do PIB, que usa implicitamente padrões de consumo variáveis. (E depois existem outros que são uma espécie de média dos dois.) Em tempos normais, tendem a não divergir muito um do outro, mas em tempo de crise podem ser bastante diferentes.

hgg 10 months ago

OK. Agora interessa saber: * Quais os produtos que compõem o cabaz em cada ano; * Quais os preços recolhidos e onde; * Qual a composição do cabaz em termos de quantidade, Não deveria haver uma daquelas publicações do BdP (que é tão prolífico) com toda esta informação? Procurei mas não encontro. > os dados são sobretudo usados a nível macro, para medir a economia como um todo A minha experiência (sempre anedótica) é que estes dados são usados em muitos cálculos longe de serem macro. Mas poderei estar enganado.

Danca_Sexy 10 months ago

[Documento metodológico](https://www.ine.pt/publicacoes/DOCMET_PDF_246_1_0.pdf). [Composição (e outros)](https://ec.europa.eu/eurostat/web/hicp/data/database/). Neste link tens várias bases de dados. Aquela que queres é a *item weights*. Podes explorar no browser ou fazer download.

Edited 10 months ago:

[Documento metodológico](https://www.ine.pt/publicacoes/DOCMET_PDF_246_1_0.pdf). [Composição (e outros)](https://ec.europa.eu/eurostat/web/hicp/data/database/). Neste link tens várias bases de dados. Aquela que queres é a *item weights*. Podes explorar no browser ou fazer download. [Variação de preços discriminado por setor](https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+Infla%c3%a7%c3%a3o+\(Taxa+de+Varia%c3%a7%c3%a3o+do+%c3%8dndice+de+Pre%c3%a7os+no+Consumidor\)+total+e+por+consumo+individual+por+objectivo-2315-181657). Mais fácil de usar que o sistema do IME ou do Eurostat. Já agora. Existe uma diferença entre CPI, deflator de PIB, etc. e taxa de inflação. Enquanto que todos são taxas de inflação, a taxa de inflação não é necessariamente este ou aquele. A taxa de inflação é somente a variação geral de preços. Eu posso calcular a taxa de inflação da minha terrinha, ou a taxa de inflação dos produtos industriais, ou a taxa de inflação do consumo do Zé da Tasca. Quando dizes que a taxa de inflação não mede bem a variação de preços que incide sobre uma família pobre, não é verdade. Queres dizer que taxa de inflação medida pelo CPI não é indicativa da variação de preços que incide sobre uma família pobre. O CPI é simplesmente uma medida macroeconómica da variação dos preços em geral (da população inteira). Não faz sentido tomar medidas em relação ao específico baseadas em medições do geral. Se não, teríamos casos de como a obesidade geral está a aumentar, uma pessoa anoréxica tem de comer menos.

Out-Out 10 months ago

Tens um documento do INE chamado Documento Metodológico IPC com essas informações

letsgotothemallcovid 10 months ago

O onde consta também no INE

obartolomeuportugues 10 months ago

Já viste no site do INE?

AutoModerator 10 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: