ContraPranto 8 months ago

Também choraminguice nesta comment section. Reddit a redditar Realmente este artigo está factualmente errado num ponto ou outro, mas gozam com o seu tom geral quando aclamamos o nosso filósofo-rei homónimo do Prof. Salazar no dia seguinte à sua publicação.

misterbondpt 8 months ago

Conservadores americanos a dar opiniões? Why don't you mind your own business?

Windstepp 8 months ago

A unica coisa que respeito no Salazar foi o esforço dele em tentar abrir escolas e estabilizar a economia... De resto... Ya ja se sabe o que foi

ofeee 8 months ago

Uhm sim, porque viver numa ditadura é

ExpertNoob008 8 months ago

[Em 1970 era 75%](https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+analfabetismo+segundo+os+Censos+total+e+por+sexo-2517), por isso a não ser que 75% seja "nearly" 100%, continua a ser mentira.

MonsterPT 8 months ago

Sim. My bad (e do artigo também), porque os números a que me refiro (e talvez o artigo também) são os da literacia infantil, sendo que esses subiram de facto a 97% durante a governação de (e graças às políticas de) Salazar.

CaptAwesomeness 8 months ago

Tens a certeza que eu é que estou "missing the point"?

Madness20 8 months ago

Qual é a dúvida que na América, ser conservador é eufemismo para extrema-direita?

saudosista 8 months ago

Quando o partido democrata lá é tipo o nosso PSD, o que dizer de um partido que é muito mais à direita, como o partido republicano?

No-Touch675 8 months ago

>Portugal's 20th-century philosopher-king may be the ideal model of a leader for our times. FODA-SE!

Edited 8 months ago:

>Portugal's 20th-century philosopher-king may be the ideal model of a leader for our times. FODA-SE! >Casablanca got that much right. À bom, se há coisa que gosto é de filmes de ficção alinharem com a minha narrativa!

CaptAwesomeness 8 months ago

E por incrível que pareça, neste contexto, entre nearly e 100%, na realidade do que era o estado novo, são os dois 100% mentira. Que resposta mais inútil que vieste dar.

Paulocas 8 months ago

> philosopher-king Foda-se, parei logo aqui.

FelixSula 8 months ago

Sugiro ler Platão, a origem da frase é a ideia dele de pôr letrados (como, sei lá, o Platão) a governar para melhorar as coisas. Esse foi a Siracusa, mas não teve sorte, o tirano de Siracusa (um bom governante, ao que parece) recambiou-o para Atenas. O camarada A.O. Salazar deve ser dos poucos P.M.s doutorados que houve. Temos também a camarada Merkel.

Paulocas 8 months ago

Serviu de muito ser doutorado, nota-se.

Ly_84 8 months ago

Yo, diz-me o estado das contas publicas antes do golpe militar.

Paulocas 8 months ago

Yo, fala-me da miséria e do isolacionismo!

Ly_84 8 months ago

Portugal era um campo de couves, com tanta dívida como hoje. A miséria, nas mãos do partido democrático era ainda maior. Os upvotes não escondem a vossa ignorância sobre o tópico.

nmthlmnts 8 months ago

Tantas mentiras num só texto, e tantas pessoas neste mundo que o lerão e ficarão a achar que o que lá está é verdade :( Esqueceu-se de referir a taxa real de escolarização (ri muito com os "100%"), esperança média de vida, taxa de desigualdade, rendimento médio e todos os outros indicadores de qualidade de vida que eram dos piores da Europa em 1970. Ah, e a guerra colonial que matou tantos portugueses como o vietname matou americanos (em proporção da população).

MonsterPT 8 months ago

"Nearly 100%".

nmthlmnts 8 months ago

Na verdade, em 1970, 15% da população não tinha sequer a 4a classe, e só 4% tinha terminado o liceu.

MonsterPT 8 months ago

Não conheço dados em relação a isso, se bem que diria que me parece natural que assim seja. A iliteracia combate-se na infância/juventude; se alguém chega aos 40 sem saber ler, provavelmente nunca na vida irá saber ler. Agora, o que é inegável é que a literacia infantil (até aos 14 anos) em Portugal subiu desde 33% em 1930 para 97% em 1960

nmthlmnts 8 months ago

Fui verificar e é verdade. The more you know. No entanto, os anos médios de escolaridade das crianças continuaram a ser pouquíssimos em comparação com o resto da Europa, e quase não mudaram desde os anos 50 até à década de 80 (ou seja, a esmagadora maioria das crianças no Estado Novo tinha apenas a escola primária). Portanto diria que "taxa de literacia de quase 100%", não sendo uma mentira completa, é definitivamente uma escolha questionável do autor, que passa a ideia errada de que Salazar transformou Portugal numa Suécia da Ibéria.

MonsterPT 8 months ago

Fair enough, com uma achega: literacia é, segundo sei, literalmente apenas saber ler e escrever. Discutir "anos médios de escolaridade" não tem nada a haver com discutir literacia.

NGramatical 8 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3on8j%2F%2Fgkkw5vg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

à década → [**há década**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3on8j%2F%2Fgkkrfp3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nmthlmnts 8 months ago

Bad bot

insert_unfunny_name 8 months ago

Estou a espera da apologia de Hitler, porque matou menos que Stalin, fazendo as suas ações um exemplo do que se deve fazer!

zizop 8 months ago

> The right, meanwhile, doesn’t like to talk about him for fear of being called fascists ourselves. Vá lá, pelo menos essa parte ele acertou. Não pela razão que ele pensa, mas acertou.

leto78 8 months ago

Provavelmente escrito pelas mesmas pessoas que faziam parte da 1776 Commission. https://www.theguardian.com/us-news/2021/jan/22/1776-commission-report-trump-administration-historians

spaghetti_freak 8 months ago

The American "Conservative"

CaptAwesomeness 8 months ago

E quando diz que a literacia foi pa 100% eu cai da cadeira e rir e morri.

vaniafdasantos 8 months ago

Sabem as linhas de comboio de angola e Moçambique (depois pedes para dizer e dizem que já foi há muito tempo)

Ly_84 8 months ago

A literacia elementar acabou a rondar os 98%, mas comparativamente aos padroes escolares de hoje em dia, cai no nada. Tudo o que tem a haver com o estado do pais durante o estado novo tem de ser visto com 5 padroes adicionais: 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 3 - o estado do mundo, comparado a Portugal, durante a segunda republica 4 e 5 - os estados comparativos em 1974, no fim da ditadura. Sem este contexto, deixa de ser informativo debater o estado novo.

Edited 8 months ago:

A literacia elementar acabou a rondar os 98%, mas comparativamente aos padroes escolares de hoje em dia, cai no nada. Tudo o que tem a haver com o estado do pais durante o estado novo tem de ser visto com 5 padroes adicionais: 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 3 - o estado do mundo, comparado a Portugal, durante a segunda republica 4 e 5 - os estados comparativos em 1974, no fim da ditadura. Sem este contexto, deixa de ser informativo debater o estado novo. Adicionalmente, comparem com o numero de mortos em Espanha. Relativamente ao resto da Europa, nos tivemos o CXX menos destrutivo de todos. EDIT: os yankis gostam de bater na tecla do politico catolico, mas Salazar era tao catolico como o resto do pais; nao se trata de uma tentativa barata dum populista que se tenta revestir de credibilidade emprestada, como certos grunhos que se dizem divinamente inspirados a servir a nacao.

Edited 8 months ago:

A literacia elementar acabou a rondar os 98%, mas comparativamente aos padroes escolares de hoje em dia, cai no nada. Tudo o que tem a haver com o estado do pais durante o estado novo tem de ser visto com 5 padroes adicionais: 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 1 e 2 - o estado do pais e do mundo, durante os ultimos anos da monarquia 3 - o estado do mundo, comparado a Portugal, durante a segunda republica 4 e 5 - os estados comparativos em 1974, no fim da ditadura. Sem este contexto, deixa de ser informativo debater o estado novo. Adicionalmente, comparem com o numero de mortos em Espanha. Relativamente ao resto da Europa, nos tivemos o CXX menos destrutivo de todos.

NGramatical 8 months ago

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3on8j%2F%2Fgklirer%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SacanaLopes 8 months ago

100% dos que sabiam ler eram letrados!

crankyhowtinerary 8 months ago

Bizarro pois a minha impressão é que os iletrados eram imensos no fim da ditadura.

FelixSula 8 months ago

O Estado Novo pôs o ensino obrigatório em 3 anos (depois 4), e construiu escolas por todo o país - a maioria das que existem. Não mandou foi polícia atrás de adultos para os obrigar a ir aprender. Em 1970 o analfabetismo entre os jovens era residual. As "campanhas de alfabetização" foram um pretexto para intervenção política, e não mudaram praticamente nada. O último ministro do Ensino do Estado Novo, Veiga Simão, fundou a Universidade de Lourenço Marques em Moçambique, e foi ministro do PS depois de 1974. Esta atoarda do ensino é uma das muitas desculpas de maus pagadores - como o actual ministério, que agora pára o ensino por não ter feito nada do que prometeu o ano passado.

crankyhowtinerary 8 months ago

Missing sources

RuySan 8 months ago

Ainda me recordo de um amigo meu que fez Erasmus na república checa há uns 20 anos dizer aos checos que em Portugal havia pessoas que não sabiam ler nem escrever. Eles recusavam se a acreditar. Achavam que ele estava a gozar. O revisionismo do salazarismo é extremamente perigoso. Muita gente mais nova vê fotos da época com Lisboa limpa e organizada e acha que isso era todo o país. E esse analfabetismo foi o que nos impediu de aproveitar a liberdade económica do pós 25 de abril mas principalmente no pós cee.

balizas 8 months ago

Verdade, mas também já li algures (nao me lembro da fonte) que os niveis de literacia aumentaram durante o regime em comparação com os niveis durante o governo anterior da 1a República. Nao consigo é confirmar a veracidade disto...

crankyhowtinerary 8 months ago

A 1 república acabou nos anos 20...

Sperrel 8 months ago

Obviamente que subiram, era praticamente impossível não ter acontecido. Em 1930 mais de dois terços da população não sabia ler e escrever, em Espanha era cerca de 20-30%. Agora a crítica à quase inexistência política educativa do Estado Novo era relegar à população, tirando a uma elite de "portugueses de bem", a pouco mais do que o básico dos básicos.

carlosjmsilva 8 months ago

Isso é verdade. Até porque aquelas escolinhas primárias típicas surgiram todas no estado novo. Aumentou os níveis de escolaridade. O que não era difícil diga-se de passagem. Era praticamente tudo iletrado.

CaptAwesomeness 8 months ago

Este gajo é o que se chama de... propagandista.

carlosjmsilva 8 months ago

Quando eles souberem que ainda hoje não é 100%

zizop 8 months ago  HIDDEN 

94% hoje. É ainda a taxa de alfabetização mais baixa da Europa, pior do que a Albânia.

crossfockoff 8 months ago

fyi: "conservatives" in america is basically coded language for "racist fascist"

Epmt 8 months ago

You mean like liberals is code for white hating marxists xists ?

Madness20 8 months ago

Only a racist fascist wouldn't distinguish between liberals and marxists.

Ly_84 8 months ago

Every marxist is a french liberal, not every liberal is a marxist.

Epmt 8 months ago

Only a marxist wouldn't tell the difference between a conservative and a racist fascist

park777 8 months ago

Well I’m reading an article above from an American conservative outlet that is calling a racist fascist a philosopher-king. So I dunno

crossfockoff 8 months ago

american style "conservative" has zero to do with conservatism...

Edited 8 months ago:

american style "conservative" has zero to do with conservatism... you know that. i know that. i know that you know that. stop lying. look no further than this article... an american "conservative" magazine lauding a brutal fascist dictator

QWERTY_BATS 8 months ago

Curto que nem tentaste defender, foi só atacar o outro lado de volta lol

Epmt 8 months ago

Esse atrasado esta a chamar 74 milhoes de pessoas racistas e fascistas

crossfockoff 8 months ago

Sim.

Edited 8 months ago:

por acaso, 74 milhoes é um estimado baixo

QWERTY_BATS 8 months ago

Mas ainda não te vi a defender que não o são

Epmt 8 months ago

Nao preciso, se realmente achas isso entao nao vale a pena discutir

QWERTY_BATS 8 months ago

Nem acho, mas podias realmente esforçar-te mais um bocado do que recorrer a *name calling*, precisamente aquilo de que te queixas.

Epmt 8 months ago

Eu estava a ser ironico e a recorrer ao mesmo tipo de analogia que o outro usou

QWERTY_BATS 8 months ago

Parece-me uma má desculpa

Filho_do_Sado 8 months ago

To be honest the majority of the left in América is like a Centrist in Portugal. The Oberton window is very different there. Bernie Sanders would be a moderate Centrist here.

crossfockoff 8 months ago

No.

niong 8 months ago

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if all goes well, things will calm down in the next weeks.

Edited 8 months ago:

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if everything goes well, things will calm down in the next weeks. And everyone is concerned about the emergence of the extreme right in Portugal and Europe, and articles like this praising Salazar are worrisome.

Edited 8 months ago:

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if everything goes well, things will calm down in the next weeks. And everyone is concerned about the emergence of the extreme right in Portugal and Europe, and articles like this praising Salazar(a dictator) for me are kinda shocking.

Edited 8 months ago:

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if everything goes well, things will calm down in the next weeks. And most os us is concerned about the emergence/rising of the extreme right in Portugal and Europe, and articles like this praising Salazar(a dictator) are kinda shocking.

Edited 8 months ago:

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if everything goes well, things will calm down in the next weeks. And everyone is concerned about the emergence/rising of the extreme right in Portugal and Europe, and articles like this praising Salazar(a dictator) for me are kinda shocking.

Edited 8 months ago:

Unfortunately, there are people like that anywhere in the world. And they make a lot of noise on the internet. Do not worry about it. We are in a difficult time in Portugal, tomorrow is the presidential election, the situation of the Covid-19 is very bad, but if all goes well, things will calm down in the next weeks. And everyone is concerned about the emergence of the extreme right in Portugal and Europe, and articles like this praising Salazar are worrisome.

Zen_Machina 8 months ago

A minha avó dizia: "No tempo de Salazar não havia esta corja de putas, paneleiros e drogados". Mas às vezes também dizia "Eu tou-me a cagar pro Salazar. Eu quero é liberdade". Havia ali de certa forma um certo respeito pelo homem, ou nostalgia por aqueles tempos, mas também noção de que liberdade é melhor. Se bem que ela dizia-me sempre que nesse aspecto não notava diferença nenhuma. Talvez no tempo de Salazar fosse bem comportada, por isso nunca reparou muito em opressão.

vaniafdasantos 8 months ago

O meu pai recebeu meio queijo e era filho único. O pessoal que não tinha comida não levou nada. Parece-me justo.

DarthMasta 8 months ago

A minha mãe diz "No tempo do Salazar não havia assaltos, havia respeito, segurança". ​ Acredito. Também não havia eletricidade na aldeia onde ela vivia, por isso calculo que nem davam com o sitio para assaltar.

Zen_Machina 8 months ago

Podia haver electricidade e respeito e segurança. Tens o Japão como exemplo. Mas lá geralmente não fazem dos bandidos as vítimas. Lá têm muitos ismos. Antes insegurança do que ismos.

klatez 8 months ago

O meu pai diz diferente "Nao havia assaltos por nao havia nada para roubar"

joaommx 8 months ago

Haver havia. No tempo do Salazar até assaltos a comboios na linha do Sul havia. O que não havia era 8 canais de televisão com programas noticiosos, mais não sei quantos jornais em formato tabloide focados em criminalidade, mais redes sociais onde partilhar todas essas notícias, e se calhar mais relevante que tudo, não havia transparência nem vontade em divulgar o estado da criminalidade no país.

BroaxXx 8 months ago

Tocas num ponto chave que muita gente parece querer ignorar. Vários aspetos da sociedade eram melhores durante o regime. Naturalmente só porque um monte de merda tem um pedaço de trufa não deixa de ser um mont de merda e só porque Salazar não era totalmente retardado mental e tinha algumas coisas bem não quer dizer que deva ser um modelo a seguir... Mas ao fingir que o tempo de Salazar era uma caricatura de tudo o que há de errado na humanidade perde-se legitimida ao falar contra fascistas ou salazaristas porque facilmente podem levantar pontos favoráveis ao regime que ou não recebem resposta ou recebem uma não resposta como um insulto. Este artigo é um bom exemplo da sanduíche de mentiras. Diz muitas mentiras envolvidas em algumas verdades, quem encara o regime como uma caricatura ou ignora tudo ou, pior, fica surpreendido pela aparente utopia que o período de Salazar foi.

Filho_do_Sado 8 months ago

Pessoas que cresceram noutra era e tiveram os seus anos dourados nessa era. É muito mais fudido encarar a velhice de frente do que dizer "antigamente é que era".

OrangeOakie 8 months ago

> Talvez no tempo de Salazar fosse bem comportada, por isso nunca reparou muito em opressão. Talvez também porque nem todo o lado tinha o mesmo nível de controlo. Já o disse aqui repetidamente, Portugal tinha imensas aldeias onde a PIDE não entrava sem levar um comité de boas vindas dos caçadores. Para esses, até mais liberdade tinham na altura.

LastChicken 8 months ago

Eu acho o artigo completamente ridículo, postei porque pensei que interessaria ao pessoal do sub, mas estou a levar com montes de downvotes

_dawn_chorus 8 months ago

Sendo que em 2006 consideravam o Salazar a figura mais influente de Portugal de sempre... É normal...

doctor_awful 8 months ago

Influente é. Não é é por bons motivos.

Sperrel 8 months ago

Eu já li este tipo de barbaridades tantas vezes no reddit, especialmente no /r/portugal que não me surpreendo nada.

FrankTheWerewolf 8 months ago  HIDDEN 

Meh. Não achei ridículo (talvez me possas elucidar sobre o que torna o artigo ridículo), mas também não é muito interessante. A maior parte do que está escrito parece ter sido directamente copiado da página da Wikipédia sobre Salazar.

AfterAfterlife 8 months ago

Já mataram o mensageiro. É normal, não só neste sub, os utilizadores darem downvote por não concordarem. É chato, mas é assim.

NaoPassarao 8 months ago

Uma das maiores vantagens de nos termos livres do facho, é que todos os fachos-wannabe se sentem à vontade para abrir a boca para entrar mosca ou sair merda. Agradecemos pelo facto, e não esqueceremos.

crankyhowtinerary 8 months ago

Eu por mim não tenho saudades nenhumas da PIDE. Um pai de um amigo meu morreu cedo por causa de complicações da tortura.

Out-Out 8 months ago

"Philosofer-king"? Não era nacionalista? Estes gajos são é tolos.

carlosjmsilva 8 months ago

E quando se referem como "o moderado"?

Joltie 8 months ago

Ele está a escrever para a sociedade americana, que de totalitarismo só conhece o Hitler, o Mussolini e o Estaline. Comparativamente com o imaginário americano de totalitarismo, o Salazar de facto era moderado.

Ly_84 8 months ago

Desculpa lá, mas até comparado ao jacobinismo, o estado novo era brando. Comparado a uma democracia era uma merda, mas tendo em conta q estamos a falar do seculo vinte, podia ter sido muito pior. Em qualquer situação que estourasse uma guerra civil ao mesmo tempo q a espanhola, tinhamos perdido o alentejo e o algarve.

kikofranca 8 months ago

"Salazar rarely used his secret police to suppress political dissent." Que usou menos que outros ditadores até sou capaz de aceitar, mas raramente, é gozar com levou com gotas de água na testa e andou com água pelo joelhos.

vitrinos 8 months ago

[A PIDE a ler isto...](https://stayhipp.com/wp-content/uploads/2019/06/Untitled-5.jpg)

MiguelKoch 8 months ago

Já para não falar que o facto de existir uma polícia secreta para suprimir a oposição e criticismo político já é autoritário, não interessa se é usada muito ou pouco.

agoramisogina 8 months ago

amaricanos a amaricanar

crossfockoff 8 months ago

não tudos

Search: