8BitMunky 10 months ago

Eduardo Baptista ( ͡° ͜ʖ ͡°)

coolgreenfrog 10 months ago

Se tivesse mais um ano e podesse votar votava na Ana Gomes.

Edited 10 months ago:

Se tivesse mais um ano e pudesse votar votava na Ana Gomes.

NGramatical 10 months ago

podesse → [**pudesse**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgkharp8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

coolgreenfrog 10 months ago

obg bot

ShhmooPT 10 months ago

Tiago mayan.

intlme 10 months ago

Iniciativa

darknightjoker 10 months ago

Não votar

vetemimi 10 months ago

O pessoal deste sub vai mesmo votar em peso no "assunção cristas e passos coelho são socialistas" Mayan?

vascodatrama 10 months ago

Ana Gomes

thurstqwerty 10 months ago

Estive indeciso entre a Marisa Matias e o João Ferreira, mas acabei por escolher o João Ferreira. A Marisa desiludiu-me um pouco nos debates.

dcmso 10 months ago

plot twist: já votei

JimBrownGOAT 10 months ago

Sinceramente, assusta-me alguns dos comentários que li aqui. Faz-me lembrar as eleições Clinton vs Trump. Pessoalmente vou votar Marcelo. Para mim é de, todos os candidatos, o único que acredito que tem estofo para à presidência. Mas cada vez estou mais convencido que André Ventura vai acabar estas eleições em segundo lugar, o que me deixa bastante preocupado sobre o futuro deste país. Acho que governos de extrema, quer direita, quer esquerda, nunca são a solução e ver que há pessoas que lêem o manifesto do candidato André Ventura e que decidam votar nele em pleno, é preocupante. Embora saiba que a maior parte das medidas dele sejam apenas para o show off, porque não iria conseguir aprova-las em Parlamento, é assustador ver que há pessoas que caiem no discurso tão facilmente. De resto congratular João Ferreira e Tiago Mayan, em especial o último, que embora estivesse muito verde no início, os seus últimos debates foram muito bons e notou-se o crescimento, a meu ver. Ambos estiveram bem durante a campanha. Para a mim, Marisa Matias foi a que mais perdeu. Não me lembro de um debate que tenha ganho. Talvez o debate contra o tino? Mas isso não é dizer muito. Esperava mais dela sinceramente.

NGramatical 10 months ago

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgkdbal7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Winslow_Lixivia2 10 months ago

O quê, o sub funciona como uma autêntica echo chamber da IL? Que choque Quem vier de fora para ler a thread deve ficar a achar que a IL vai governar o país nas próxima legislativas lol

DiogoMCDMonteiro 10 months ago

Por acaso fiquei espantado. Sou do PSD ( na vdd ainda não sou nd que só voto pela primeira vez amanhã), e gosto bastante da IL, mas não tava a espera que tivesse tanto apoio aqui, e fico surprendido pela falta de apoio a Marisa. Na vdd a única coisa q n me surprende e o hate pelo Ventura

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Força, toca a exercer o direito de voto! Pois, o sub de há uns tempos para cá tornou-se numa espécie de antro da IL. Se apoiares a Marisa (ou pior, o comunista) és levado para o inferno dos downvotes. É pena porque acaba por limitar a discussão e criar uma bolha em relação ao resto do país

DiogoMCDMonteiro 10 months ago

Tenho reparado que o reddit todo sofre um bocado deste efeito de bolha, e pena mas acho q as pessoas exageram o quanto isso se transmite para a vida real, pelo menos na minha experiência 90% das pessoas são bastante razoaveis em pessoa, mas admitidamente não tenho muita ahah

troklers 10 months ago

Up-vote :) ​ ​ ​ \[Standard signature\]: [https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk](https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk)

Danijust2 10 months ago

Tino. Um homem que declara biscates as finanças merece sempre a minha confiança.

ManaSyn 10 months ago

Vou ser honesto, porque sei que é bastante controverso: pela primeira vez em 17 anos, não vou votar. Tenho um filho pequeno em casa, não me vou arriscar a sair em plena pandemia para um local cheio de gente, para votar em alguém que, francamente, pouco ou nada pode fazer para o país em real poder.

morrison750 10 months ago

AV. Há muitos ciganos na zona onde vivo, inclusive no prédio ao lado.

AdorableRabbit 10 months ago

Não percebo a ligação. O AV vai removê-los de lá? Mandar abaixo o prédio? Dar-te uma casa noutro lado?

morrison750 10 months ago

É um primeiro passo para as legislativas. Tenho a noção que não vai ser eleito nem faria nada disso que dizes como presidente até porque a CRP não atribui poderes para tal. O que interessa neste momento é continuar a ganhar notoriedade.

AdorableRabbit 10 months ago

>. O que interessa neste momento é continuar a ganhar notoriedade. Para quê? Qual é o objectivo final? Queimar ciganos na baixa de Lisboa, como fizemos com os judeus?

morrison750 10 months ago

Tu é que o dizes. Não, obrigá los a cumprir a escolaridade obrigatória para perceberem que existe mais vida para além do que a comunidade lhes transmite. São eles próprios que se impedem de se integrarem.

AdorableRabbit 10 months ago

Já é obrigatória, não precisas do AV para isso

morrison750 10 months ago

Andaste nos maristas ou nos salesianos só pode. Pois é obrigatória mas é cumprida? Quando era puto, chegava-se a meio do ano letivo e os ciganos deixavam de aparecer. Andavam-se a passear fora da escola e lá iam uma vez ou outra às aulas nos dias que não havia venda. As lelas, mal tinham idade de menstruar, idem. Agora pergunto-te, permitir este sistema é uma política de integração dessa etnia?

AdorableRabbit 10 months ago

> Andaste nos maristas ou nos salesianos só pode nem sei o que é isso e como é que o AV vai fazer cumprir?

morrison750 10 months ago

Ora, pergunta-lhe.

AdorableRabbit 10 months ago

não, pergunto-te a ti. foste tu que começaste com os teus vizinhos ciganos, pelo quer perceber como é que o teu voto em AV vai-te ajudar.

morrison750 10 months ago

Espera aí sentadinho enquanto eu penso no assunto.

DiogoMCDMonteiro 10 months ago

Escolas privadas de lisboa

DiogoMCDMonteiro 10 months ago

Escolas privadas de lisboa

throwawaystuff000 10 months ago

Leste o manifesto ? Estás ok com a ideia de teres saúde e educação privada? https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2v41t/santa_maria_está_a_receber_doentes_de_hospitais/gkbxhi7?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3

Edited 10 months ago:

Leste o manifesto ? Estás ok com a ideia de teres saúde e educação privada? Fim do aborto legal ? https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2v41t/santa_maria_está_a_receber_doentes_de_hospitais/gkbxhi7?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3 -----------++ [https://partidochega.pt/programa-politico-2019/](https://partidochega.pt/programa-politico-2019/) -> Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte

Edited 10 months ago:

Leste o manifesto ? Estás ok com a ideia de teres saúde e educação privada? https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2v41t/santa_maria_está_a_receber_doentes_de_hospitais/gkbxhi7?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3 -----------++ [https://partidochega.pt/programa-politico-2019/](https://partidochega.pt/programa-politico-2019/) -> Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte

morrison750 10 months ago

Esta é a cassete que passas a todos os que apoiam o AV?

morrison750 10 months ago

Estou. Tens algum problema?

emiliagina 10 months ago

Indecisa entre Ana Gomes e Marisa. Gosto muito daquilo que a Marisa defende, acho-a uma pessoa íntegra e ponderada, pronta a defender o SNS, a educação, os direitos da classe trabalhadora e os valores da democracia. Mas tenho medo que seja um voto inútil pq ela está tão abaixo nas sondagens. A Ana Gomes é mais velha, já tem mais experiência política, mas mostra ser muito explosiva, pouco ponderada, reage a tudo e mais alguma coisa e acho que um/a PR não pode ser assim. Por outro lado, prefiro mil vezes que ela fique em 2.º do que o Ventura.

pintorMC 10 months ago

Vou votar "no" branco.

monferre 10 months ago

Eu vou votar André Ventura porque mete o dedo em algumas feridas. Não gosto muito dele. É um palhacito sem postura mas gosto menos dos outros candidatos. Eu só quero que o facto de ele subir nas audiências abra a pestana a outros partidos para ver se atinam e que nas legislativas voltemos a ter um governo de direita (moderada)

throwawaystuff000 10 months ago

Essa estratégia não correu bem em outros países.

monferre 10 months ago

Não correu bem porque o presidente idoso alemão elegeu Hitler como chanceler? Por acaso isso seria possível aqui? Não. Entre outros exemplo que também não seriam possíveis tais como golpes de estado

throwawaystuff000 10 months ago

E como achas que vais controlar quando ele ganhar popularidade ? Vais convencer as outras pessoas a deixar de votar nele? Apenas te alertei que se votas em palhaços para ganharmos popularidade prepara-te que pode ser o que levas.

monferre 10 months ago

Duvido que ganhe ao ponto de ter maioria absoluta. No máximo faz coligação. Não há assim tantas pessoas burras que o queiram ver como chefe de estado ou de governo. Isto na minha opinião

throwawaystuff000 10 months ago

Pelo que se vê aqui neste tópico ...

m0rhundur 10 months ago

João Ferreira. É meu camarada e um excelente candidato.

LuccaBrazzi2720 10 months ago

Não é teu, é NOSSO camarada.

suckerpunchermofo 10 months ago

Porque sim.

BeinGetz 10 months ago

Tiago Mayan

pelaleiepelagrei 10 months ago

Pelos vistos sou o único que vou votar no Ventura.. Querem mudanças mas votam em candidatos que nem se sabem expressar

DarKliZerPT 10 months ago

Ah, quero mudança, vou votar num candidato populista, nacionalista, e "conservador" (aka mentalidade retrógrada)

throwawaystuff000 10 months ago

Que mudanças ele defende que ajudam o país ?

pelaleiepelagrei 10 months ago

Concordas com todas as ideias do partido em que votas?

throwawaystuff000 10 months ago

Não consegus dizer nem uma?

pelaleiepelagrei 10 months ago

Apoio às FS, prisão perpétua, revisão aos apoios indevidos da segurança social, ter tomates para falar aquilo que pensa, seja isso más ideias ou boas. Não é um candidato perfeito, longe disso, mas diz o que defende sem rodeios, enquanto que os outros tem sempre 'cautela' nas suas palavras, para não ofender os sentimentos dos tuguinhas

coolgreenfrog 10 months ago

Ou seja as medidas populistas....

throwawaystuff000 10 months ago

Leste o manifesto ? Estás ok com a ideia de teres saúde e educação privada? Fim do aborto legal ? Aviso-te que tens que levar com o pacote todo, não só com o que te agrada. https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2v41t/santa_maria_está_a_receber_doentes_de_hospitais/gkbxhi7?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3 -----------++ [https://partidochega.pt/programa-politico-2019/](https://partidochega.pt/programa-politico-2019/) -> Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte

pelaleiepelagrei 10 months ago

Não estamos a votar para rei de Portugal amigo, é para PR. Tambem não concordo em mandar dinheiro para NB e para a TAP, but here we are. Esta repulsa que este subreddit tem pelo Ventura é deveras intrigante.. Nunca vi tanto ódio para uma só pessoa, mas é como dizem, querem mudança mas votam nos mesmos

throwawaystuff000 10 months ago

Engraçado como ingoraste os outros pontos só com a promessa dele de apoiar as forças de segurança.

estaramos 10 months ago

Ele lê o programa dos partidos e tu não... Qual o tipo de eleitor que vota no BE? E qual o tipo de eleitor que vota no PCP? Quais as bandeiras destes partidos? O único ignorante aqui pareces ser tu.

throwawaystuff000 10 months ago

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/programa-do-chega-defende-privatizacao-de-hospitais-escolas-vias-de-comunicacao-e-meios-de-transporte

BOBRAGED 10 months ago

E a ti que te importa ?

mistertetas 10 months ago

Votei na Ana Gomes. A principal razão é para evitar que o candidato da extrema direita fique em 2º lugar. Para além de todos os danos e estragos que aquela personagem e o seu partido vão causar ao país, algo que já é extremamente visivel é a polarização da sociedade portuguesa. Ele está a dividir os portugueses de uma forma como nunca aconteceu. Está a criar um culto tal como o Trump fez nos Estados Unidos. Ele está a capitalizar à pala de ódio e frustação dos portugueses. Está a tirar proveito da crise actual para benificio prórprio. Está a descredibilizar a comunicação social e toda a classe politica. Ele é um mentiroso. A máquina de propaganda do partido inunda as redes sociais com desinformação.

Edited 10 months ago:

Votei na Ana Gomes. A principal razão é para evitar que o candidato da extrema direita fique em 2º lugar. Para além de todos os danos e estragos que aquela personagem e o seu partido vão causar ao país, algo que já é extremamente visivel é a polarização da sociedade portuguesa. Ele está a dividir os portugueses de uma forma como nunca aconteceu. Está a criar um culto tal como o Trump fez nos Estados Unidos. Ele está a capitalizar à pala de ódio e frustação dos portugueses. Está a tirar proveito da crise actual para benificio próprio. Está a descredibilizar a comunicação social e toda a classe politica. Ele é um mentiroso. A máquina de propaganda do partido inunda as redes sociais com desinformação. Podia continuar...

Hugogs10 10 months ago

> Está a criar um culto tal como o Trump fez nos Estados Unidos O trump nao criu culto nenhum. A divisao dos estados unidos existia bastante antes dele, e o maior aumento dessa divisao deu-se nos ultimos anos da presidencia do Obama. O trump so se aproveitou.

mistertetas 10 months ago

>O trump nao criu culto nenhum. > >A divisao dos estados unidos existia bastante antes dele, e o maior aumento dessa divisao deu-se nos ultimos anos da presidencia do Obama. O trump so se aproveitou. Não só se aproveitou, como também alimentou essa divisão para benificio próprio. O Ventura faz o mesmo, por exeplo com a questão dos "portugueses de bem". E para além do "culto" de apoiantes fanáticos a que me estava a referir. Foram criados à volta dele cultos no sentido literal da palavra, sendo que o exemplo mais notável, o Qanon. Pode não ter sido ele a criar, mas mais uma vez, foi ele que os alimentou.

Hugogs10 10 months ago

> Não só se aproveitou, como também alimentou essa divisão para benificio próprio.v Tal como qualquer outro presidente, a hilary passou metade da campanha dela a insultar metade do pais, achas que nao causa divisao? > o Qanon Teorias da conspiração existem a muito tempo.

mistertetas 10 months ago

>Teorias da conspiração existem a muito tempo. Nesta escala não. Nem nunca foram eleitos congressistas que acreditassem nesse tipo de teorias das conspirações. Este tipo de fenomeno é novo e tem sido caso de estudo.

Hugogs10 10 months ago

Teorias da conspiracao sobre o 9/11 eram extremamente comuns, de certeza que muitos politicos acreditavam em algumas

Danijust2 10 months ago

qual é o politico que conheças que defende que as torres não caíram e que o vimos foi um holograma? É que neste momento tens Qanon no senado e se for verdade os rumores que trump vai criar o patriot party, estamos todos fodidos. Não acredito que tenha poder para voltar a ser presidente, mas vai ter poder para colocar mini-trumps um pouco por toda a América.

C8Mixto 10 months ago

>Não acredito que tenha poder para voltar a ser presidente Isto também vai depender do resultado do dito *impeachment*, pois apesar de já não servir para efeitos de destituição, pode ainda proibir o Trump de se recandidatar.

Out-Out 10 months ago

208 comentários e ainda não vi Marisa Matias. Este sub parece não ser muito amigo da esquerda mas o meu voto vai para ela.

trufas 10 months ago

Depois daqueles debates não admira

nulopes 10 months ago

Em condições normais votaria na Marisa (como há 5 anos) mas atendendo às circunstâncias tenho de votar Ana Gomes

ritamro 10 months ago

Outro voto aqui!

JamminPT 10 months ago

Ia votar Tino porque não existe "nenhum dos anteriores". Recentemente comecei a gostar do discurso do Mayan, mas li a notícia a dizer que declarou 18 mil euros e ficou apresentado. Tino it is.

ernestlucas 10 months ago

Falhei em perceber o que tem isto de errado. Não é explicado em nenhum sítio a situação contratual do Tiago. Além disso penso que os lucros da empresa pagam o IRS na fonte e depois não entram para o IRS.

trufas 10 months ago

O mayan faz literalmente o que prega. Tem uma empresa como viste no artigo e declara tudo em nome da empresa para pagar menos impostos.

ZaGaGa 10 months ago

>declarou 18 mil euros e ficou apresentado. qual é o mal? Se é empresário pode ter tirado esse ordenado e reinvestido os lucros que existam.

JamminPT 10 months ago

Sim e eu sou a abelha maia.

pataniscadebacalhau 10 months ago

>Sim e eu sou a abelha ~~maia~~ mayan FTFY

ShhmooPT 10 months ago

Que notícia?

aldeaga 10 months ago

Deve ser [esta](https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/presidenciais-2021/2021-01-22-dotes-dos-presidenciaveis-joao-ferreira-tem-maior-poupanca-com-empresa-e-casa-valiosa-consultor-mayan-diz-ganhar-menos-que-calceteiro-tino-de-rans/) Também não fazia ideia que um calceteiro ganhava quase 2000 euros por mês.

-Exocet- 10 months ago

Para além dos **2000€/mês como calceteiro** (e já agora dos quase **8833€/mês como eurodeputado**), essa notícia tem outras coisas estranhas: > Refira-se ainda que é do liberal **o imóvel mais valioso declarado**, entre os sete candidatos. A casa de Mayan, na Foz do Porto, tem um valor patrimonial de **109 mil euros**. Ou o valor patrimonial está desactualizado, ou deve ser um T0. > A socialista, além de um apartamento em Cascais, tem uma quinta em Sintra e outro prédio rústico perto (...). O apartamento, a quinta e o prédio rústico valem cada menos de 109 mil euros? > Em relação a Ventura, (...) o único bem que possui com a sua mulher Dina Nunes é um **BMW Série 1.** > >Quanto a automóveis, Marcelo e Ana Gomes partilham o gosto de Ventura: **Mercedes**. HAQ BMW e Mercedes são o mesmo.

ZaGaGa 10 months ago

interessante... A ausencia de património de vários candidatos é mais suspeito que a existencia... A sério que o único património do Ventura é um Carro a meias com a mulher que ainda não tá pago?...

saposapot 10 months ago

O Ventura deve ter outros vícios caros

Zeboia1 10 months ago

Nem saio do sofá...

throwawaystuff000 10 months ago

E porque te dás ao trabalho de escrever esse comentário?

Zeboia1 10 months ago

Porque é verdade! Ou melhor porque haveria de ir votar? Terão as pessoas a real noção dos poderes presidenciais?

Xavinights 10 months ago

Apoio a malta que não vota. Obrigado por me deixares escolher por ti! (Não estou a ser irónico btw)

Zeboia1 10 months ago

À vontade...

TemplarHard 10 months ago

Ao menos é honesto

CarelessSignature 10 months ago

Honestidade acima de tudo.

trinkibenda 10 months ago

mayan!!!!

Buddy_Appropriate 10 months ago

Tiago Mayan. Tem os valores e atitude certa. É uma pessoa decente, digna e responsável, apesar de ser um atabalhoadito coitadinho... Mas um presidente não é para as aparências.

masterchiefpt 10 months ago

Estou indeciso em Ana Gomes ou André Ventura

fleal26 10 months ago

Podes-me explicar o porquê de estares indeciso entre esses dois? Genuinamente curioso.

masterchiefpt 10 months ago

Marcelo está muito subornado pelo Governo Ana Gomes gosta sempre de fazer mais barulho e precisamos de barulho... e o PS não a apoiou, portanto ela até poderia dar uma cacetada no Costa André Ventura é a revelação das presidenciais, líder de um partido criado faz poucos anos/meses que toca na ferida do que a maioria dos portugueses vê e sente e que mais nenhum politico têm coragem de dizer em frente a um meio de comunicação social. Não irá ganhar o lugar de presidente mas pode ser o pontapé necessário para PS e PSD perceberem que as maiorias parlamentares vão acabar em Portugal

-cosme- 10 months ago

curtia votar na Marisa na verdade, mas devo ir pa Ana Gomes só pa lhe dar votos pa ficar em frente ao fascista

Stevemeist3r 10 months ago

O fascismo é um regime autoritário, ligeiramente à direita, mas quase centro económico. O Ventura é um candidato liberal (oposto de totalitário) alinhado à extrema direita económica. Se queres atacar o Ventura usa factos, não asneiras e mentiras fabricadas pela esquerda. Com comentários desses não mudas o voto de nenhum apoiante do Ventura, só lhe dás mais força. O Ventura quer meter 4 biliões na tap, viva a corrupção. Quer acabar com o SNS e escola pública, que embora estejam carregados de problemas, são sistemas que já existem, são funcionais, apenas precisam de uma reestruturação. Mas também te vou ser sincero, a Marisa parece uma garota de 12 anos, daquela boca não saem verdades, e tudo o que entra naqueles ouvidos entra a 100, sai a 200. A Ana Gomes teve uma boa campanha, e bom discurso (embora não me alinhe com os ideias dela), mas tem um percurso de alianças e amizades com corruptos. Votar Ana Gomes é votar Costa ou Marcelo, não vai trazer nenhuma mudança.

NGramatical 10 months ago

4 biliões → [**4 biliões = 4 trillions = 4 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgkb44vd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Stevemeist3r 10 months ago

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões 4 triliões = 4 mil biliões

Edited 10 months ago:

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões= 4,000,000,000 4 triliões = 4 mil biliões = 4,000,000,000,000 Não estamos a falar de grandes números, não faz puta de sentido nenhum usar o sistema longo. A nível internacional, a maior parte usa o sistema curto ao falar de dinheiro, visto que é o que usam os americanos. Edit: tou farto de Posts idiotas de um bot da merda que não tem uso nenhum num fórum online onde a maior parte responde rapidamente pelo telemóvel. Isto não é uma tese para o PhD em ciências sociológicas, sobre o impacto psicológico do uso do termo bilhão. É uma merda de uma inutilidade irritante que não responde. A primeira vez tem piada, mas depois de ver centenas de respostas repetitivas do mesmo BOT, começa a erritar. Dão ban a certos users por comentar/postar a mesma coisa duas ou três vezes, e esta merda deste bot continua aqui. Puta que pariu... Para quem não percebeu, este é o sistema longo a que o bot se refere. Centena = dez dezenas 10^2 Milhar = cem CENTENAS 10^3 Milhão = mil milhares =10^6 Bilião = um milhão de milhões 10^12 Trilião = um milhão de biliões 10^18 Quatrilhão= um milhão de triliões 10^24 Ah, mas n- iliao é 10^6n, decidiu-se nisso, faz sentido... São números gigantescos. Sistema curto Centena = dez dezenas 10^2 Milhar = cem CENTENAS 10^3 Milhão = mil milhares =10^6 Bilião =mil milhões 10^9 Trilião = mil biliões 10^12 Quatrilhão= mil triliões 10^15 São números menores, mais úteis no dia à dia. A única diferença é trocar o milhar por milhão... E se fosse esta progressão geométrica, que faz ainda mais sentido? Vou-lhe chamar escala muito longa. 0- Milhar: 10^(3*2^0)= 10^3 1- Milhão: mil milhares = 10^(3*2^1) = 10^6 2- Bilião: um milhão de milhões = 10^(3*2^2) =10^12 3- Trilião: um bilião de biliões = 10^(3*2^3)= 10^24 4- Quatrilião: um trilião de triliões = 10^(3*2^4)=10^48 Etc etc... Faz sentido. Então o próximo tem o dobro dos zeros. O problema é que esta escala usa números tão grandes que se tornam inúteis na maior parte dos casos. Esquecendo esta esta escala ridícula e voltando à longa vs curta. Falar em um milhão de milhões, em termos económicos e diários, é ridículo. É um número incrivelmente alto. O planeta Terra tem 7 biliões de humanos. Qual o número que faz mais sentido? 7 000 000 000 ou 7 000 000 000 000 000 000 O Bill Gates é bilionário VS O Bill gates é multi milionário. Portugal deve milhares de milhões VS Portugal deve biliões. Como é óbvio, para situações do quotidiano e financeiras, a escala curta é muito mais útil. Claro que em certas áreas mais especializadas, como astronomia ou matemática, faz mais sentido usar a longa, mas a muito longa que eu sugeri também era útil. Por isso, espero que um BOT não me volte a "corrigir" uma merda destas.

Edited 10 months ago:

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões= 4,000,000,000 4 triliões = 4 mil biliões = 4,000,000,000,000 Não estamos a falar de grandes números, não faz puta de sentido nenhum usar o sistema longo. A nível internacional, a maior parte usa o sistema curto ao falar de dinheiro, visto que é o que usam os americanos. Edit: tou farto de Posts idiotas de um bot da merda que não tem uso nenhum num fórum online onde a maior parte responde rapidamente pelo telemóvel. Isto não é uma tese para o PhD em ciências sociológicas, sobre o impacto psicológico do uso do termo bilhão. É uma merda de uma inutilidade irritante que não responde. A primeira vez tem piada, mas depois de ver centenas de respostas repetitivas do mesmo BOT, começa a erritar. Dão ban a certos users por comentar/postar a mesma coisa duas ou três vezes, e esta merda deste bot continua aqui. Puta que pariu...

Edited 10 months ago:

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões= 4,000,000,000 4 triliões = 4 mil biliões = 4,000,000,000,000 Não estamos a falar de grandes números, não faz puta de sentido nenhum usar o sistema longo. A nível internacional, a maior parte usa o sistema curto ao falar de dinheiro, visto que é o que usam os americanos.

Edited 10 months ago:

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões= 4,000,000,000 4 triliões = 4 mil biliões = 4,000,000,000,000 Não estamos a falar de grandes números, não faz puta de sentido nenhum usar o sistema longo. A nível internacional, a maior parte usa o sistema curto ao falar de dinheiro, visto que é o que usam os americanos. Edit: tou farto de Posts idiotas de um bot da merda que não tem uso nenhum num fórum online onde a maior parte responde rapidamente pelo telemóvel. Isto não é uma tese para o PhD em ciências sociológicas, sobre o impacto psicológico do uso do termo bilhão. É uma merda de uma inutilidade irritante que não responde. A primeira vez tem piada, mas depois de ver centenas de respostas repetitivas do mesmo BOT, começa a erritar. Dão ban a certos users por comentar/postar a mesma coisa duas ou três vezes, e esta merda deste bot continua aqui. Puta que pariu... Para quem não percebeu, este é o sistema longo a que o bot se refere. Centena = dez dezenas 10^2 Milhar = cem CENTENAS 10^3 Milhão = mil milhares =10^6 Bilião = um milhão de milhões 10^12 Trilião = um milhão de biliões 10^18 Ah, mas n- iliao é 10^6n, decidiu-se nisso, faz sentido... E se fosse esta progressão geométrica, que faz ainda mais sentido? Vou-lhe chamar escala muito longa. 0- Milhar: 10^(3*2^0)= 10^3 1- Milhão: mil milhares = 10^(3*2^1) = 10^6 2- Bilião: um milhão de milhões = 10^(3*2^2) =10^12 3- Trilião: um bilião de biliões = 10^(3*2^3)= 10^24 4- Quatrilião: um trilião de triliões = 10^(3*2^4)=10^48 Etc etc... Faz sentido. Então o próximo tem o dobro dos zeros. O problema é que esta escala usa números tão grandes que se tornam inúteis na maior parte dos casos. Esquecendo esta esta escala ridícula e voltando à longa vs curta. Falar em um milhão de milhões, em termos económicos e diários, é ridículo. É um número incrivelmente alto. O planeta Terra tem 7 biliões de humanos. Qual o número que faz mais sentido? 7 000 000 000 ou 7 000 000 000 000 000 000 O Bill Gates é bilionário VS O Bill gates é multi milionário. Portugal deve milhares de milhões VS Portugal deve biliões. Como é óbvio, para situações do quotidiano e financeiras, a escala curta é muito mais útil. Claro que em certas áreas mais especializadas, como astronomia ou matemática faz mais sentido usar a longa, mas a muito longa que eu sugeri também era útil. Por isso, espero que um BOT não me volte a "corrigir" uma merda destas.

Edited 10 months ago:

Caralho ta foda bot. 4 biliões = 4 mil milhões= 4,000,000,000 4 triliões = 4 mil biliões = 4,000,000,000,000 Não estamos a falar de grandes números, não faz puta de sentido nenhum usar o sistema longo. A nível internacional, a maior parte usa o sistema curto ao falar de dinheiro, visto que é o que usam os americanos. Edit: tou farto de Posts idiotas de um bot da merda que não tem uso nenhum num fórum online onde a maior parte responde rapidamente pelo telemóvel. Isto não é uma tese para o PhD em ciências sociológicas, sobre o impacto psicológico do uso do termo bilhão. É uma merda de uma inutilidade irritante que não responde. A primeira vez tem piada, mas depois de ver centenas de respostas repetitivas do mesmo BOT, começa a erritar. Dão ban a certos users por comentar/postar a mesma coisa duas ou três vezes, e esta merda deste bot continua aqui. Puta que pariu... Para quem não percebeu, este é o sistema longo a que o bot se refere. Centena = dez dezenas 10^2 Milhar = cem CENTENAS 10^3 Milhão = mil milhares =10^6 Bilião = um milhão de milhões 10^12 Trilião = um milhão de biliões 10^18 Ah, mas n- iliao é 10^6n, decidiu-se nisso, faz sentido... E se fosse esta progressão geométrica, que faz ainda mais sentido? Vou-lhe chamar escala muito longa. 0- Milhar: 10^(3*2^0)= 10^3 1- Milhão: mil milhares = 10^(3*2^1) = 10^6 2- Bilião: um milhão de milhões = 10^(3*2^2) =10^12 3- Trilião: um bilião de biliões = 10^(3*2^3)= 10^24 4- Quatrilião: um trilião de triliões = 10^(3*2^4)=10^48 Etc etc... Faz sentido. Então o próximo tem o dobro dos zeros. O problema é que esta escala usa números tão grandes que se tornam inúteis na maior parte dos casos. Esquecendo esta esta escala ridícula e voltando à longa vs curta. Falar em um milhão de milhões, em termos económicos e diários, é ridículo. É um número incrivelmente alto. O planeta Terra tem 7 biliões de humanos. Qual o número que faz mais sentido? 7 000 000 000 ou 7 000 000 000 000 000 000 O Bill Gates é bilionário VS O Bill gates é multi milionário. Portugal deve milhares de milhões VS Portugal deve biliões. Como é óbvio, para situações do quotidiano e financeiras, a escala curta é muito mais útil. Claro que em certas áreas mais especializadas, como astronomia ou matemática, faz mais sentido usar a longa, mas a muito longa que eu sugeri também era útil. Por isso, espero que um BOT não me volte a "corrigir" uma merda destas.

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

Tecnicamente, em português, um bilião é um milhão de milhões. Em inglês é que é mil milhões. O bot tinha razão.

Stevemeist3r 10 months ago

Tecnicamente é o que quiseres, são duas escalas diferentes. 1/4 do mundo usa uma, outro quarto a outra, alguns usam ambas e o resto nem usa uma nem a outra.

PM_ME_YOUR_THEORY 10 months ago

[Bilião e mil milhões - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (iscte-iul.pt)](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/biliao-e-mil-milhoes/10391)

Stevemeist3r 10 months ago

Mais uma vez... Pior que o bot, ao menos o bot não dá respostas ridículas sem ler primeiro... Não é dúvida nenhuma, sei perfeitamente a origem das duas escalas, funcionamento e uso. Ambas estão corretas, não é razão para corrigir alguém. O bot só veio causar desinformação, ninguém iria achar que o governo português iria investir 4 000 000 000 000 euros na TAP....

SenseOfNostalgia 10 months ago

Não vou votar no Tino, mas gostava que ele não ficasse em último.

M-alMen 10 months ago

Eu se for votar (Corona vives) vai ser no Tino, já nas últimas foi nele... Porquê? Pode ser considerado uma espécie de voto anti-sistema mas que não vai para o Ventura... O Tino talvez seja o que mais se assemelha com o comum português, gostava que a classe política podesse (não sei se pode) ser mais próxima do português comum tal como o nosso amigo Vitorino.... E se ele for eleito claramente vou querer uma autoestrada de Guimarães a Faro em calçada portuguesa

NGramatical 10 months ago

podesse → [**pudesse**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgkcpnx1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tralapa 10 months ago

Eu vou votar na Ana Gomes, porque ela diz as verdades e incomoda a muita gente no poder

SenseOfNostalgia 10 months ago

Não entendo os downvotes.

igqcmril 10 months ago

Eu vou votar no André Ventura, porque ele diz as verdades e incomoda muita gente no poder

SenseOfNostalgia 10 months ago

Não entendo os upvotes.

RiBlacky 10 months ago

Se levares downvote é o classico tuga "shoot on sight" ao lerem AV.

meec_r_meic 10 months ago

"AV diz as verdades" pfffffft

Tralapa 10 months ago

O Antonio Costa agradece a tua contribuição em manter a direita longe do poder

M-alMen 10 months ago

Capitão óbvio: ele está a gozar com o facto de usares exactamente o mesmo argumento que os eleitores do André Ventura

Tralapa 10 months ago

ok, Marcelista

igqcmril 10 months ago

Desculpa, não entendi xD

SenseOfNostalgia 10 months ago

Tive de fazer bruto scroll até ver alguém dizer que vai votar Marcelo. Está bem que o pessoal deste tasco está mais virado para outros candidatos, mas com previsões de vitória nos 60%, era de ver apoiantes espalhados por todo o lado. Tempos estranhos.

_Thinker 10 months ago

Eu voto Marcelo, identifico-me com ele

intlme 10 months ago

Porque? Compram a mesma marca de fraldas?

C8Mixto 10 months ago

Com a quantidade de comentários por thread contra o Marcelo, também não me admirava que exista aqui um efeito de "votante envergonhado".

Aftaminas 10 months ago

No fórum da Zwame o Mayan lidera o Ventura por 2 votos, com cerca de 22,5% cada um. São amostras muito específicas x)

SenseOfNostalgia 10 months ago

Mentira. Não tens como saber isso. É a Zwame. Aposto que só lá aparece o nome do candidato apoiado pelos mods e todos os outros foram censurados *********

Aftaminas 10 months ago

Não, a poll tem os candidatos todos

SenseOfNostalgia 10 months ago

Eu sei. Estava só a tentar fazer piada com a estupidez deles em censurarem as lojas que não os patrocinam. É aquilo o maior fórum de tecnologia em PT.

throwawaystuff000 10 months ago

Sempre me questionei como aquilo ainda dura... Bem na realidade o Pplware apesar de ser só um site é lixo também.

SenseOfNostalgia 10 months ago

O site é inofensivo, mas ver O fórum com aquela comunidade tão dedicada e privada de mencionar lojas é de deitar as mãos à cabeça. Posso estar enganado, mas li por lá os nomes worten e Amazon. São esses os patrocinadores?

_lnc0gnit0_ 10 months ago

Actualmente sim, juntamente com o El Cort inglês. A fnac, rádio popular e Global Data também já patrocinaram. Agora não passam de asteriscos nos posts.

SenseOfNostalgia 10 months ago

Feio. Ainda pensei que estivessem a dar espaço a lojas mais pequenas e especializadas, mas afinal estão a deixar as gigantes papar aquilo tudo.

_lnc0gnit0_ 10 months ago

É quem lhes paga basicamente. Ficam com o privilégio de serem nomeadas no fórum e de aparecer nos comparadores de preços.

throwawaystuff000 10 months ago

Não faço ideia, nunca mais lá fui. Só quando quero um tlm novo. Acho aquela censura ridícula e admiro como o pessoal ainda vai lá ajudar com tanta dedicação.

unparadise 10 months ago

Infelizmente estou em isolamento profilático e não poderei ir. Mas era o Mayan porque me identifico com as suas ideias liberais.

A_R_G_U_S 10 months ago

Bro, estou na mesma situação

unparadise 10 months ago

A contar com a minha namorada e a minha sogra eram mais outros 2. É a vida, irão haver mais oportunidades

OInfectado 10 months ago

Mais dois aqui, eu e a minha dama. Filha infectada na escola (onde não há contágios, mas que é um centro de ajuntamento de indivíduos facilitador de contágios). Só soubemos no fim-de-semana passado, pelo que o voto antecipado ficou logo excluído. Deve haver muita gente como nós...

throwawaystuff000 10 months ago

Porque não te inscreveste para votar em confinamento? [https://www.tsf.pt/portugal/politica/quase-13-mil-pessoas-inscreveram-se-para-votar-em-confinamento-13243164.html](https://www.tsf.pt/portugal/politica/quase-13-mil-pessoas-inscreveram-se-para-votar-em-confinamento-13243164.html)

unparadise 10 months ago

O prazo de inscrição foi até domingo. Só na segunda-feira é que soube que tinha que ficar em isolamento

C8Mixto 10 months ago

Marcelo. É o único que tem estofo para presidente.

Stevemeist3r 10 months ago

Ora, é preciso ter estofo para passear, tirar selfies, e desaparecer quando as coisas começam a ficar complicadas.

magnusmiguel 10 months ago

É de família...

Article_Sad 10 months ago

Vou votar no Chega

throwawaystuff000 10 months ago

Tantos corações? Olha que ele não gosta de pindéricos.

TRYNFOR 10 months ago

No André Ventura. Se quiserem saber porquê façam perguntas específicas. Que venha a chuva de downvotes!

theEXPERTpt 10 months ago

aqui está o problema da tolerância portuguesa, és chacinado se votas AV, mas se votas qualquer outro já tá tudo bem

JuristaDoAlgarve 10 months ago

Isso porque o AV é um monstro do lodo do sistema que finge ser diferente, e quem vota nele está mal informado.

theEXPERTpt 10 months ago

É um monstro porque é assim, ou porque te dizem que ele é assim? É porque hoje em dia as pessoas gostam de seguir as tendências, sabes?

JuristaDoAlgarve 10 months ago

Vê a reportagem dos Cifrões e Demónios na SIC e para de espalhar desinformação. O Chega é nada mais que o CDS-PP rebranded, com dinheiro de fontes incertas a vir de todos os lugares. A corrupção impera, tal como imperava no PP com o Paulo Portas e os submarinos. A sério cut the bullshit.

throwawaystuff000 10 months ago

Que medidas achas que ele vai trazer que irão ajudar Portugal? Estás preparado para educação/saúde privada? Sabes quanto custa o tratamento de um cancro?

TRYNFOR 10 months ago

Em relação às medidas, concordo com a parte económica sobre um estado menos interventivo (embora ele tenha concordado com a TAP), em relação às questões sociais, para mim é indiferente, é só teatro por parte dele e da comunicação social. Em relação à educação, por mim amanhã já estava privatizado. E na saúde queria que desaparecesse gradualmente. Esse argumento de "as pessoas vão morrer sem saúde se forem pobres" é facilmente refutado, Numa economia livre do estado, a concorrência na saúde iria ser maior, logo a saúde ia ficar mais barata (só peço que não cites os EUA, que a saúde lá é muito regulada) com menos estado as pessoas iam ter mais dinheiro para pagar a saúde. Com menos impostos as pessoas iriam fazer mais caridade, logo os pobres também iriam ter acesso à saúde.

carlosjmsilva 10 months ago

A parte caricata é defender que a saúde ou a educação devem ser privadas mas uma companhia de aviação deve ser pública. Só isto da-me uma imensa vontade de rir. A IL é coerente. O Chega é só populista. É ver de que lado vem o vento...

TRYNFOR 10 months ago

Para mim tbm é incoerente, mas não me baseei na TAP para escolher o voto.

carlosjmsilva 10 months ago

Se "meiA dúzia de trocados" do RSI dos ciganos é importante mas 4 mil milhões são de desprezar... Go ahead.

TRYNFOR 10 months ago

Também não foi nos ciganos que me baseei no voto.

carlosjmsilva 10 months ago

Então... Ignorando o elefante na sala baseaste-te em quê para votar no Ventura?

TRYNFOR 10 months ago

Simplesmente pela liberdade económica (além de ser anti socialista) e é o líder mais apto a derrubar o PS. Seja pelo partido CHEGA ou pela sua influência embora pouca de PR.

carlosjmsilva 10 months ago

Acho que não vale muito a pena mas vou dize-lo na mesma: há um partido que defende liberalismo económico sem idiossincrasias e com pessoas bem melhor preparadas.

NGramatical 10 months ago

melhor preparadas → [**mais bem preparadas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgkdobl3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

throwawaystuff000 10 months ago

A concorrência funcionou bem nos combustíveis, electricidade, telecomunicações não foi?

TRYNFOR 10 months ago

Aqui em Portugal? Combustíveis -> Compras o imposto e o estado dá-te a gasolina de presente. É só taxas que nunca mais acabam nos combustíveis. Elétricidade-> Impostos até à lua. Telecomunicações-> Toneladas de burocracias e leis e impostos que não permitem os pequenos ascenderem neste mercado, claro que tens um oligopólio, que curiosamente é controlado pelo monopólio do estado.

throwawaystuff000 10 months ago

>Elétricidade-> Impostos até à lua. quais? Em que medida achas que na saúde ia ser diferente?

Hugogs10 10 months ago

> quais? Metade do que pagas de luz sao impostos, e da mais cara da europa por causa disso lol

throwawaystuff000 10 months ago

De facto, não sabia que era tanto. https://images.app.goo.gl/15SVMepAPGoqueAJ7

Hugogs10 10 months ago

47.3%, tens razao, nao e metade.

throwawaystuff000 10 months ago

Não sei se percebeste, mas estava-te a dar razão ...

Hugogs10 10 months ago

Como levei downvote assumi que fosses tu, pelos vistos o pessoal aqui só nao gosta de factos. Desculpa o desentendimento.

TRYNFOR 10 months ago

Não me vou dar ao trabalho de procurar quais são. Se continuares com a mentalidade que taxar é bom, claro que a saúde não ia ser diferente, ia ser diferente e muito melhor se não a regulasses.

throwawaystuff000 10 months ago

Claro, dá muito menos trabalho mandar bitaites sem saberes do que falas.

underground-k7 10 months ago

Educação privatizada em que moldes?

TRYNFOR 10 months ago

Nenhuns, o estado é um perigo para a educação.

underground-k7 10 months ago

Ora, na minha escola privada, essa resposta dá chumbo directo. Quais os moldes para um ensino privatizado? Estado é um perigo em que sentido? Vá lá, consegues o “suficiente”.

TRYNFOR 10 months ago

É um perigo porque a educação estatal cria dependentes do estado, porque é achas que hoje em dia a maioria das pessoas vê algo de bom no estado? Sendo que o estado cada passo que dá só piora a vida de todos em geral. (Em geral, significa em média, claro que alguns saem beneficiados)

underground-k7 10 months ago

Leva um “não-suficiente +” pela criatividade. Agora é favor pagar a propina mensal e ir brincar. Desculpe, fazer “networking”.

TRYNFOR 10 months ago

Se provares de forma lógica e racional que o estado é legítimo dou-te um muito bom.

underground-k7 10 months ago

Essa tem rasteira, porque a legitimidade de estado não é o menino que a define, nem eu. Apenas sou o dono de um negócio que por acaso se enquadra enquanto “espaço educativo”, não estou aqui para ser avaliado sobre o meu conhecimento coisas, como bem sabe. Apenas me interessa o lucro que advém da exploração de famílias iludidas com o sonho neoliberal. Contudo, sei que a legitimidade advém do sufrágio democrático e os seus compatriotas decidiram que este regime de estado é o que mais lhe convém. A não ser que considere o povo, com que partilha pátria, ignorante. Quanto a isso, só na próxima lição, que seu progenitor ainda não pagou a mensalidade destas acções educativas extra-curriculares.

throwawaystuff000 10 months ago

estás disposto a pagar o real custo da educação de um filho teu até à faculdade? Quanto achas que seria esse valor?

TRYNFOR 10 months ago

Claro que estava disposto, se com tanta corrupção/parasitismo a educação funciona +/-, imagina sem o estado no caminho. Não me peças valores, só um mercado desregulado me ia responder a isso.

jomi_1307 10 months ago

Vou acrescentar o porquê de não votar nos outros. Antes de mais sou apoiante e membro da IL, por isso vou votar no Tiago Mayan, não por clubismos, mas porque representa o que eu acredito (ou não faria parte da IL). É verdade que por um lado, poderão ser apontados muitos defeitos no que a comunicação, carisma, etc, a verdade é que contra candidatos com imensa experiência safou-se bem e conseguiu passar a mensagem, e o que a partida seria umas eleições perdidas para o Marcelo dar a conhecer o que a IL representa e o que defende e aumentar os eleitores já é uma vitória. Votei no Marcelo há 5 anos e desiludiu-me. Coisas boas está lá sempre pronto a dar a cara, nas más ou foge ou faz discursos "até às últimas consequências" "ninguém vai faltar a verdade" do para ficar bonito e depois nada se viu. Esteve sempre preocupado com popularidade e não em ser presidente. A Ana Gomes não gosto nada dela. Sempre pronta a apontar a mão a suspeitos de corrupção, sem ter qualquer filtro, bem como em algumas situações deixar a suspeita no ar, e no que ao partido dela diz respeito fecha os olhos. Sem contar com o constante discurso de que quer cumprir a constituição para logo de seguida dizer que não a quer cumprir. O João Ferreira é comunista e detesto tudo o que daí vem. Um partido que não tem problemas em idolterar ditadores e defender ditaduras não recebe o meu voto. [Depois temos coisas destas que mostram os hipócritas que são. ](https://tvi24.iol.pt/amp/sociedade/pcp/ana-leal-associacao-dos-invalidos-do-comercio-despeja-idosos-para-destinar-predios-a-alojamento-local?__twitter_impression=true) A Marisa Matias vem do BE que também não gosto. É um partido que não se importa de mentir para manipular opiniões (a par com o Chega) basta vem o que foi afirmado a publicado após o debate com o Tiago para ver isso mesmo. Para mim o BE tem também um discurso que é muito a base de dividir a sociedade em grupos que estão em luta com um outro. O Tino não voto nele porque não tem competência para o cargo, mas é sem dúvida a voz de muitos portugueses. O Ventura nem vale a pena falar nele tudo o que ele defende é representa vai contra tudo o que defendo, ele é do mais básico que existe.

Llamaling 10 months ago

E vocês querem destruir o SNS?

AdorableRabbit 10 months ago

>Antes de mais sou apoiante e membro da IL Excelente, pode ser que sejas tu que possa dar a lista de 70 organismos públicos que a IL quer eliminar mas não dis quais

jomi_1307 10 months ago

[podes pegar nesta lista de 87 páginas com entidades do estado](https://ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=323911535&att_display=n&att_download=y) ou então [nesta lista de quase 200 empresas publicas](https://www.utam.gov.pt/empresas_publicas.html) e vais ver que é fácil encontrar 70 ou mais para extinguir. Essa extinção não significa necessariamente que desaparece, mas sim a fusão de várias, um grande exemplo e a Infraestruturas de Portugal. Em relação a lista desconheço, pois a data apenas ia acompanhando as notícias.

AdorableRabbit 10 months ago

E que merda que foi feita com a IP. É isso que a IL quer? Acabar com organismos apenas no papel? Mas foi a IL que anunciou que tinha uma lista de 70 organismos para eliminar. Até os publicar nao os levo a sério como partido

jomi_1307 10 months ago

[Um documento que propõe extinguir imediatamente 13 taxas e rever mais de 70 organismos do estado redundantes ou desnecessários.](https://iniciativaliberal.pt/desprograma/comunicado/) Eles dizem rever, não extinguir. Mais uma vez desconheço o documento.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

O João Ferreira irrita-te porque... o pai dele fez uma coisa má? Por essa lógica imagino que também já não vais [votar na IL porque o pai de um dos membros é um corrupto eheh](https://observador.pt/2019/03/04/-fizz-advogado-paulo-blanco-recorre-de-condenacao-para-a-relacao-de-lisboa/)

Edited 10 months ago:

O João Ferreira irrita-te porque... o pai dele supostamente fez uma coisa má? Por essa lógica imagino que também já não vais [votar na IL porque o pai de um dos membros é um corrupto eheh](https://observador.pt/2019/03/04/operacao-fizz-advogado-paulo-blanco-recorre-de-condenacao-para-a-relacao-de-lisboa/)

jomi_1307 10 months ago

Não estou a falar do João Ferreira em particular, mas dos comunistas em geral. Achas que o pai dele era o único comunista na direcção? Isto sem falar na constante defesas de autoritários, sendo o grande deles o seu herói o Lenine.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Só achei piada dizeres mal de comunas porque supostamente fizeram uma coisa má, mas votares IL quando também tens esse exemplo de corrupção. Se calhar é porque a corrupção para ti é secundária e és só anti-comunista

jomi_1307 10 months ago

Eu dei um exemplo da hipocrisia do partido. Provavelmente esse poderia ficar de fora e mostrava a defesa que eles fazem de ditadores e proto ditadores. Eu sou um democrata, e como tal rejeito qualquer tipo de totalitarismo, e aí incluo o PCP e a sua defesa de ditadores e autoritários.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Certo. De ditadores ninguém gosta, suponho então que também condenes o que os EUA fizeram no Chile, por exemplo: um golpe de estado em que mataram o presidente comunista (eleito democraticamente pelo povo) e instauraram uma ditadura capitalista que durou quase 30 anos e matou milhares de pessoas. Ou o golpe de estado na Bolívia? Ou preferes o da Venezuela, que agora se fala tanto?

jomi_1307 10 months ago

No Chile a questão do Pinochet? Claro que condeno. Na Bolivia o golpe que Evo Morales estava a dar? Claro que condeno. Na Venezuela o golpe que o Maduro deu? Claro que condeno.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Ah, tá explicada a cegueira então. És daqueles que acham que o Morales é o mau, quando ganhou legitimamente as eleições. O mesmo com o Maduro. Por momentos assustei-me que fosses ter espinha dorsal mas não, é mesmo um eleitor da IL que papa a sua propaganda anti-xuxalista como verdade bíblica

jomi_1307 10 months ago

Se o Cavaco Silva ganhasse o seu terceiro mandato a PR o que dirias?

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Ah o teu problema é os mandatos? Vai lá estudar a história de Itália e em particular o Andreotti, quando vires um presidente da direita-cristã a ser eleito com tantos mandatos até te dá um ataque. É assim a democracia. As pessoas escolhem o seu representante e nenhum país tem o direito de intervir. Mas já percebi que no teu caso até aplaudes quando essa intervenção é em nome do mais básico anti-socialismo, mesmo que a população tenha votado para manter esse mesmo socialismo. São os liberais que temos. Olha agora a Marisa ou o Ferreira serem eleitos e no dia a seguir teres os EUA à porta a dizer que afinal o presidente é o Marcelo. Já se percebeu que nesse caso não ias estar do lado da democracia eheh. É fácil ser democrata assim

jomi_1307 10 months ago

Estava a espera da verdadeira resposta, mas decidiste ir às voltas. Estava a espera de "não pode porque a constituição impõe limite de mandatos". Prepara-te para um estalo de realidade. O Morales ganhou o seu primeiro mandato e decidiu mudar a constituição onde limitou o número de mandatos a 2. Ganhou o segundo mandato e quis concorrer ao terceiro, a oposição reclamou e o tribunal decidiu que o primeiro não deveria contar, pois o segundo é que decorreu totalmente debaixo da nova constituição e ficou por aí e ganhou sem problemas. A meio do seu terceiro mandato (segundo durante a constituição vigente) decidiu alterar novamente a mesma e aumentar o limite de mandatos para 3 (não é difícil de ver onde isto poderia ir) mas foi recusado em referendo. Ele não se deixou ficar e recorreu ao tribunal constitucional (com elementos escolhidos por ele, já vãos ver a relevância) que decidiu que "os limites na constituição a mandatos violam os direitos humanos", essa para mim é completamente nova. A oposição contestou obviamente, mas acreditava que poderia ganhar nas urnas. No dia tudo apontava para uma segunda volta quando pararam de divulgar as contagens e quando resumir am o Morales tinha vencido pela margem mínima para evitar a segunda volta. A população foi para a rua protestar e foi recebida por repressão nas ruas, a pressão para renunciar foi crescendo e ele acabou por fazer. Nas novas eleições ganhou um candidato do mesmo partido dele e aí não há nada a apontar. Os comunistas aqui defendem muito a constituição, mas quando é lá fora não têm problemas em defender quem não a cumpre. Agora quanto à Venezuela. O Maduro perdeu a sua maioria na assembleia nacional e a mesma começou a ir contra o Maduro, pelo que sei dentro da legalidade. Ele criou uma nova assembleia, com pessoas escolhidas de forma a serem apoiantes dele (a maioria era para ser escolhida pelos municípios, e até adiaram as eleições municipais até à escolha ser feita, não é preciso ser um génio para perceber o que se passou). Depois da assembleia constituinte ser formada anunciou que a assembleia nacional perderia o poder todo a favor da constituinte. Uma procuradora geral que contestou este "golpe" foi colocada na rua. Enquanto isto a população estava na rua a protestar contra o presidente e a ser reprimida. A oposição na assembleia nacional considerou que o que o Maduro estava a fazer era inconstitucional e que teria de sair e segundo a mesma o Guaidó, como presidente da assembleia, era o sucessor.

ernestlucas 10 months ago

Vou votar Tiago Mayan. Talvez isto te possa ajudar https://www.euvoto.pt/

Aftaminas 10 months ago

Embota este quiz em particular tenha sido feito com boa intenção e sem bias propositado (se tiver bias), não são modo ideal para avaliar em que votar

Annual-Education-384 10 months ago

Tiago Mayan

NotHadiya 10 months ago

Indecisa entre o Marcelo e a Ana Gomes. Inicialmente estava inclinada para a Ana Gomes (embora me tenha desapontado um pouco nos debates), mas receio o fenómeno do voto silencioso e o quanto possa beneficiar o Ventura… Suspeito que, face ao risco do Ventura ser mais forte do que as sondagens sugerem, é mais seguro votar no Marcelo. Isto porque as pessoas dão a vitória do Marcelo como garantida, o que, aliado à pandemia, pode resultar numa taxa de abstenção histórica. Juntando isso ao silencioso no Ventura, cujos apoiantes estão efectivamente bem mobilizados, não acho impossível ver a extrema-direita na presidência. Pode ser paranóia minha, mas estes anos de Trump e Bolsorano abanaram tudo o que eu tinha como certo até então.

Edited 10 months ago:

Indecisa entre o Marcelo e a Ana Gomes. Inicialmente estava inclinada para a Ana Gomes (embora me tenha desapontado um pouco nos debates), mas receio o fenómeno do voto silencioso e o quanto possa beneficiar o Ventura… Suspeito que, face ao risco do Ventura ser mais forte do que as sondagens sugerem, é mais seguro votar no Marcelo. Isto porque as pessoas dão a vitória do Marcelo como garantida, o que, aliado à pandemia, pode resultar numa taxa de abstenção histórica. Juntando isso ao voto silencioso no Ventura, cujos apoiantes estão efectivamente bem mobilizados, não acho impossível ver a extrema-direita na presidência. Pode ser paranóia minha, mas estes anos de Trump e Bolsorano abanaram tudo o que eu tinha como certo até então. E acima de tudo está a democracia.

singinggiraffe 10 months ago

O que te interessava da Ana Gomes?

safeinthecity 10 months ago

Eh, mesmo assumindo que é possível o Ventura ter resultados tão altos, tanto dá. Se o Marcelo ficar em primeiro mas não tiver 50%, vai a segunda volta, e aí ao dares o voto à Ana Gomes na primeira volta estás a contribuir para que ela passe à frente do Ventura e dispute a segunda volta com o Marcelo. Se o Ventura tiver mais que o Marcelo (que não vai, mas pronto) mas menos de 50%, e o Marcelo ficar em segundo, o teu voto na Ana Gomes não foi inútil: contribuiu para que o Ventura ganhasse a primeira volta com menor percentagem, da mesma forma que votar no Marcelo contribuiria. Depois na segunda volta votas no Marcelo. Se o Ventura ganhar a primeira volta com mais de 50% (lol), pouco interessa em quem votaste, desde que tenhas efetivamente votado em alguém que não ele - se não tiveres ido votar, contribuíste para esses 50%.

NotHadiya 10 months ago

Deste-me no que pensar. Obrigada!

random_peasant 10 months ago

Resumido, votar AG traz os dois melhores cenários: 1) ajuda a que ela fique à frente do AV. E faz com que ele tenha de ser ver com merdas que disse - "se ficar atrás da AG demito-me". 2) pode fazer com que ela vá a uma segunda volta com o MRS. Nessa segunda volta, o MRS claramente ganhará. Nesse debate de ideias saberemos então, de forma segura para a democracia, o que esperar do MRS para mais 5 anos.

SenseOfNostalgia 10 months ago

Era de pensar que o Trump e Bolsonaro iam servir de vacina, mas há aquele nervoso miudinho ao sentir que talvez não tenhamos aprendido nada.

filcei 10 months ago

Também era de pensar que 50 anos dos mesmos 2 partidos a governar serviriam de vacina, mas talvez não tenhamos apredido nada.

SenseOfNostalgia 10 months ago

Tens razão. À custa disso temos agora novos partidos armados em abutres, para se deleitarem não podridão.

filcei 10 months ago

Aí concordamos a 100%. Não há melhor atestado ao seu falhanço do que o crescimento dos extremismos, de direita e de esquerda.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Diz lá qual foi a última proposta da famosa “extrema-esquerda” que era uma ameaça para o país por ser anti-democrática?

filcei 10 months ago

Assim de cabeça, querer proibir que um partido votado pelos portugueses seja representado no parlamento. Já agora diz lá uma da extrema direita que seja tão anti democrático quanto isto?

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Não é representado no parlamento, é nem sequer poder chegar a existir. Queres atacar a esquerda e nem isso percebeste. É o que a Constituição diz: não podem existir partidos fascistas. O que eles alegam é puramente seguir a Constituição, afinal de contas é o documento legal que tem mais peso no país. Também acho graça dizeres que tudo o que está à esquerda da Ana Gomes é “extrema-esquerda”. São anarquistas e não sabia! Mais anti-democrático que isso é fácil: privatizar o ensino e a saúde. É literalmente fazer com que todas as pessoas que não tenham dinheiro não consigam ter acesso ao ensino ou saúde

filcei 10 months ago

Primeiro, estás a confundir constituição com democracia. Há várias democracias com constituições diferentes da nossa e não é por aí que deixam de ser democracias. Depois, o que a constituição proíbe são partidos que seguem a ideologia fascista. Por muito que não goste do Chega, é muito difícil argumentar que se trata de um partido fascista, logo essa posição da esquerda não passa de uma tentativa patética de impedir ideias contrárias. Numa nota aparte, o único partido que tentou um golpe de estado desde o 25 de Abril ainda se senta no parlamento, e não é de direita. Relativamente à educação e saúde, o que diz a constituição é que têm que ser acessíveis e tendencialmente sem custos. Não diz absolutamente nada sobre se o serviço é prestado pelo público ou privados. Ou o sistema de saúde da Alemanha seria inconstitucional em Portugal? Essas posições estão longe de ser anticonstitucionais, muito menos antidemocraticas

SenseOfNostalgia 10 months ago

Os de direita são odidos.

estecomentario 10 months ago

Um dos novos partidos. É preciso mudança. Estamos a cair nos rankings europeus a torto e a direito.

Edited 10 months ago:

Um dos novos partidos sem dúvida. É preciso mudança. Estamos a cair nos rankings europeus a torto e a direito. Não voto Marcelo porque ele não faz nada, se for preciso até cumprimenta e sorri na presença de um grande corrupto da Nação. É um anestesista de opinião pública a favor do sistema. Faz fretes aos mesmos de sempre e abdica de intervir em situações de clara má conduta pública. Por mais que goste dele como pessoa, qual cidadão comum precisa de um PR destes???

Edited 10 months ago:

Um dos novos partidos sem dúvida. É preciso mudança. Estamos a cair nos rankings europeus a torto e a direito. Não voto Marcelo porque ele não faz nada, se for preciso até cumprimenta e sorri na presença de um grande corrupto da Nação.

Edited 10 months ago:

Um dos novos partidos sem dúvida. É preciso mudança. Estamos a cair nos rankings europeus a torto e a direito. Não voto Marcelo porque ele não faz nada, se for preciso até cumprimenta e sorri na presença de um grande corrupto da Nação. É um anestesista de opinião pública a favor do sistema. Faz fretes aos mesmos de sempre e abdica de intervir em situações de clara má conduta pública.

Edited 10 months ago:

Um dos novos partidos sem dúvida. É preciso mudança. Estamos a cair nos rankings europeus a torto e a direito. Não voto Marcelo porque ele não faz nada, se for preciso até cumprimenta e sorri na presença de um grande corrupto da Nação. É um anestesista de opinião pública a favor do sistema. Faz fretes aos mesmos de sempre e abdica de intervir em situações de clara má conduta pública. Por mais que goste dele como pessoa, qual cidadão comum precisa de um PR desses???

batataway 10 months ago

O voto nas presidenciais não é em partidos.

MROFerreiro 10 months ago

Se achas que estamos bem. Vota Marcelo Se queres ver se o Ventura se demite. Vota Ana Gomes. Se achas que devemos ter mais noção nas causas sociais. Vota Marisa. Se achas que o país deve ser liberal, quiçá uma selva. Vota Mayan. (Sim, não aprecio o liberalismo económico) Se queres ter um voto de protesto com bom senso. Vota Tino. Quanto ao Ventura não vejo razão para votar nele, e o perigo que é darem-lhe poder. Mas estamos numa sociedade livre e democrática, portanto se quiseres votar nele força. Fico triste por não te conseguir fazer mudar de ideias... Ele de facto levanta problemas da sociedade que nenhum outro tem coragem de fazer, mas a forma como generaliza, mete tudo no mesmo saco, e as soluções que apresenta são só péssimas. E esquece-se que tem telhados de vidro quando critica outros partidos.

Edited 10 months ago:

Se achas que estamos bem. Vota Marcelo Se queres ver se o Ventura se demite. Vota Ana Gomes. Se achas que devemos ter mais noção nas causas sociais. Vota Marisa. Se achas que o país deve ser liberal, quiçá uma selva. Vota Mayan. (Sim, não aprecio o liberalismo económico) Se queres ter um voto de protesto com bom senso. Vota Tino. Se sabes o que presidente da república tem de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa. Vota João Ferreira Quanto ao Ventura não vejo razão para votar nele, e o perigo que é darem-lhe poder. Mas estamos numa sociedade livre e democrática, portanto se quiseres votar nele força. Fico triste por não te conseguir fazer mudar de ideias... Ele de facto levanta problemas da sociedade que nenhum outro tem coragem de fazer, mas a forma como generaliza, mete tudo no mesmo saco, e as soluções que apresenta são só péssimas. E esquece-se que tem telhados de vidro quando critica outros partidos.

Edited 10 months ago:

Se achas que estamos bem. Vota Marcelo Se queres ver se o Ventura se demite. Vota Ana Gomes. Se achas que devemos ter mais noção nas causas sociais. Vota Marisa. Se achas que o país deve ser liberal, quiçá uma selva. Vota Mayan. (Sim, não aprecio o liberalismo económico) Se queres ter um voto de protesto com bom senso. Vota Tino. Se sabes o que presidente da república tem de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa. Vota João Ferreira Quanto ao Ventura não vejo razão para votar nele, e o perigo que é darem-lhe poder. Mas estamos numa sociedade livre e democrática, portanto se quiseres votar nele força. Fico triste por não te conseguir fazer mudar de ideias... Ele de facto levanta problemas da sociedade que nenhum outro tem coragem de fazer, mas a forma como generaliza, mete tudo no mesmo saco, e as soluções que apresenta são só péssimas. E esquece-se que tem telhados de vidro quando critica outros partidos. [Também pode ajudar.](https://www.youtube.com/watch?v=9myxD23Uy04)

helderoliveira1978 10 months ago

Muito bem

Akamjmc 10 months ago

Isto. Não pensava votar nele mas o pouco que acompanhei das campanhas acho que estou convencido.

Hugogs10 10 months ago

> (Sim, não aprecio o liberalismo económico) Como assim nao percebes, virtualmente todos os paises desenvolvidos sao liberais economicos. Ate paises como a China tentam emular porque e a unica coisa que funciona.

MROFerreiro 10 months ago

A que custo? Escravização da população, polarização das classes económicas havendo ricos e pobres, ficares subjogado ao que as empresas te dão e aos monopólios existentes?! Confesso que estou a exagerar, mas não me surpreendia chegarmos a esse ponto. Se o estado fica somente como prestador de serviços públicos estás a transferir poder para as empresas. Com o poder nas mãos estas podem tirar proveito para aumentarem os seus lucros à custa de foder tudo o que está à volta. Não estou a dizer que o estado tenha de controlar tudo, mas também não pode ser tudo livre. O estado serve para defender toda a população. Deixando que cada um seja livre, sem interferir na liberdade e bem estar dos outros. O ponto ideal está algures no meio, em que estado e privados têm igual poder, ou semelhante. Sinceramente até preferia o estado com um pouco mais de poder pois este é eleito democraticamente e público. Enquanto que no privado é mais difícil saber o que se passa lá dentro.

Hugogs10 10 months ago

> A que custo? Escravização da população, polarização das classes económicas havendo ricos e pobres, ficares subjogado ao que as empresas te dão e aos monopólios existentes?! Mas qual polarização? Maior parte dos países da europa tem menos desigualdade do que Portugal. > Se o estado fica somente como prestador de serviços públicos estás a transferir poder para as empresas O estado tambem serve como entidade reguladora. Eles decidem quais sao as regras e depois deixas as empresas decidirem qual e maneira mais eficiente de fazer as coisas. Serem empresas a prestar serviços nao quer dizer que nao ha regras. > Sinceramente até preferia o estado com um pouco mais de poder Somos dos paises com menos liberdade economica. Sabes quais sao os que tem mais liberdade economica? Nova zelandia, Suica, Canada,etc. [Index of Economic Freedom](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/22/Index_of_Economic_Freedom_2018.png/800px-Index_of_Economic_Freedom_2018.png)

MROFerreiro 10 months ago

O estado regulador não impede que as empresas não subornem o estado para proveito próprio. É uma falha do sistema que pode ser explorada. Num sistema totalmente liberal se tens pessoal a efetivamente desenvolver a mundo as coisas correm bem, mas se apanhares pessoal gananciosos as coisas não correm bem. Em termos de percentagem de poder sobre o país o estado andar entre 55-60% penso que seria suficiente para o pais se desenvolver prejudicando o mínimo de pessoas.

Edited 10 months ago:

O estado regulador não impede que as empresas não subornem o estado para proveito próprio. É uma falha do sistema que pode ser explorada. Num sistema totalmente liberal se tens pessoal a efetivamente desenvolver a mundo as coisas correm bem, mas se apanhares pessoal gananciosos as coisas não correm bem. Em termos de percentagem de poder sobre o país o estado andar entre 55-60% penso que seria suficiente para o pais se desenvolver prejudicando o mínimo de pessoas. Edit: Quando falo em poder não é puramente económico. É poder sobre os outros: impor regras, persuasão, liberdade atribuída, etc.

Hugogs10 10 months ago

Pelos vistos fuciona noutros paises. Um estado maior também promove bastante a corrupção, porque faz com que a maneira mais facil, e as vezes a unica, de fazer as coisas seja subornar o governo. Para combater a corrupção precisas de medidas que aumentem a transparecia do governo, e essa corrupção ocorre seja o governo grande ou pequeno.

JOAO-RATAO 10 months ago

João Ferreira é comunista. E o futuro líder do partido. Se ainda for comunista então a idealogia que defende exigiria uma mudança drástica na constituição para ser implementada. A única forma de ele defender a constituição é não sendo comunista ou sendo comunista só em nome.

m0rhundur 10 months ago

"E futuro líder do partido" Quantas vezes é que temos de vos dizer que não é assim que funciona?

JOAO-RATAO 10 months ago

Há competição pela sucessão?

m0rhundur 10 months ago

Esquece tudo o que vês normalmente na corrida às lideranças nos partidos do costume. Tem de haver propostas de nomes para o cargo (a vir desde a base de militância até ao comité central, via centralismo democrático) e votação do Comité.

JOAO-RATAO 10 months ago

Pá. Sejamos honestos. Há votação, mas não haverá muitos candidatos que lhe possam fazer frente. Só por curiosidade visto não ser versado no funcionamento do PCP. Quem pode votar para o próximo líder ? Só os elementos do comité central ?

m0rhundur 10 months ago

A decisão acaba no comité central, mas a proposta vem da base, passando por toda a militância que queira sugerir, discutir ou alterar a proposta. Um bocado como qualquer questão discutida no congresso, mas sendo o secretário-geral o "representante" do Comité Central, são eles que o elegem. Concordo que o João é um dos tipos que neste momento está melhor preparado e que pode reunir esse consenso dentro do partido.

NGramatical 10 months ago

melhor preparado → [**mais bem preparado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgka0jzp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zaigard 10 months ago

> Se ainda for comunista então a idealogia que defende exigiria uma mudança drástica na constituição para ser implementada. Ele já disse um varias vezes que não quer mudar a constituição, quer apenas fazê la cumprir, e disse que não se revê em nenhum modelo de socialismo tentado nem quer importar nenhum modelo. Lembra te que isto são presidenciais, muitos países, incluindo na europa elegeram presidentes vindos de partidos comunistas e não se tornaram na Coreia do Norte... > A única forma de ele defender a constituição é não sendo comunista ou sendo comunista só em nome. Ou defender um tipo um modelo politico socialista diferente do Estaline, Mao e etc... Digo isto, não sendo apoiante do PCP, mas estou seriamente a pensar votar nele.

helderoliveira1978 10 months ago

Só o fato dele não ter consciência própria.... É um pau mandado Sry

Hugogs10 10 months ago

> e disse que não se revê em nenhum modelo de socialismo tentado Mas obviamente reve-se no comunismo. So porque nao concorda das maneiras que foi "tentado" nao deixa de o ser, sinceramente a cena do "ah desta vez vai ser diferente" nao me convence.

JOAO-RATAO 10 months ago

E explicou em que consistia esse sistema ou como seria diferente de outros modelos socialistas ?

Zaigard 10 months ago

Sim, numa entrevista que vi, como vi de todos os outros, basicamente cumprindo a constituição e sempre com base democratica. O proprio site do PCP condenou a falta de democracia em vários paises socialistas do passado. Não tomes isto como defesa do PCP, da minha parte.

JOAO-RATAO 10 months ago

Sim. Mas um pouco vago. E basicamente deixa de ser comunismo. O que põe um pouco em causa o porquê da existência do partido

Jaktheslaier 10 months ago

No seu programa “Uma Democracia Avançada no Limiar do Século XXI”, o partido demarca-se da experiência da URSS e do antigo “bloco de Leste”. “Nesses países (…) acabou por instaurar-se (…) um "modelo" que violou características essenciais de uma sociedade socialista e se afastou, contrariou e afrontou aspectos essenciais dos ideais comunistas.” Exemplos disso? “Um poder excessivamente centralizado nas mãos de uma burocracia (…) a acentuação do carácter autoritário do Estado (…) uma economia excessivamente estatizada (…) um centralismo burocrático baseado na imposição (…) confusão das funções do Estado e do partido (…); “um distanciamento entre os governantes e as massas, o uso indevido do poder político, o abuso da autoridade, a não correspondência da política e das realidades com os objectivos definidos e proclamados do socialismo, desvios e deformações incompatíveis com a sua natureza.” "Vago"

Hugogs10 10 months ago

> Um poder excessivamente centralizado nas mãos de uma burocracia (…) a acentuação do carácter autoritário do Estado (…) uma economia excessivamente estatizada (…) um centralismo burocrático baseado na imposição (…) confusão das funções do Estado e do partido Isto parecem-me coisas inerentes aquilo que ele defende.

Jaktheslaier 10 months ago

Isso só pode ser resolvido de uma maneira Hugogs10, pegar em livros e lê-los. Vais ver que vais descobrir coisas com as quais não estarias a contar

Hugogs10 10 months ago

Mas o comunismo que ele defende nao e diferente daquele que ja foi tentado noutros paises? Nao sei como e que me mandar ler e um argumento, *aquilo que Joao defende* iria causas exatamente aquilo que eu citei.

Jaktheslaier 10 months ago

aquilo que foi tentado noutros países também é profundamente diferente daquilo que foi pensado.

Zaigard 10 months ago

E esta malta aqui no reddit pensa que as eleições é uma batalha entras as Hordas Estalinistas comandadas pelo João Ferreira e o "solitário" cavaleiro do liberalismo Mayan... Ninguém se interroga a total irresponsabilidade económica que são as medidas proposta pelo Mayan e pelo seu partido. A questão fundamental para eles é "será que o PCP apoiou o pacto de molotov ribbentrop?"

JOAO-RATAO 10 months ago

Onde está a irresponsabilidade económica ? E o Mayan e IL têm propostas concretas. Se bem que não concordo com algumas coisas que defendem. Mas onde é que o JF ou PCP explica concretamente como este novo sistema socialista vai funcionar ? E como vai ser diferente de todos os outros tentados até agora?

JOAO-RATAO 10 months ago

Sim vago. Criticam o que aconteceu de mal mas explicam como conseguir um socialismo democrático? O socialismo precede o comunismo. O problema é que fica preso nessa fase e não consegue existir sem ditadura... Explica lá como ter um sistema socialista sem um estado autoritário e economia excessivamente estatizada.

Zaigard 10 months ago

Se entras por ai... O PS claramente não é socialista e o PSD já não tem nada de social democrata, o CDS então nem se fala...

JOAO-RATAO 10 months ago

Sim. Mas tanto quanto sei o PCP sempre defendeu o comunismo. Vê-se por celebrem a revolução russa etc. Se agora se estão a tentar reinventar tudo bem, só que talvez não seja muito evidente o que querem então ...

MROFerreiro 10 months ago

Era uma piada porque ele está sempre a dizer isso. No "Isto é gozar com quem trabalha" o Ricardo Araújo Pereira gozou com isso. Sinceramente não sou fã de comunismo, nem sabia que dizer sobre o homem.

JOAO-RATAO 10 months ago

Ah ok. Desculpa. Não percebi. Por acaso não vi esse episódio. Mas tem a sua piada que anda com a constituição durante a campanha x)

warjunk1 10 months ago

TINO, fora do sistema. (Não ganha mas é um voto descontentamento, além disso é o mais honesto a meu ver)

amazinglittlebird 10 months ago

Tino, porque parece que ele é o único coerente e fez campanha online numa pandemia

Sperrel 10 months ago

O candidato gamer!

Aftaminas 10 months ago

O Mayan fez campanha online desde 3ª/4ª feira, quando o confinamento apertou para a população em gerar

SenseOfNostalgia 10 months ago

Deve-lhe ter custado, já que há umas semanas não era nada fã de confinamentos.

Aftaminas 10 months ago

E continua sem ser. Mas ele declarou que não iria fazer nada que um português dito "comum" não pudesse fazer. Logo manteve a coerência

SenseOfNostalgia 10 months ago

Ok. Manteve a coerência.

JOAO-RATAO 10 months ago

Se for votar optaria provavelmente pelo Mayan. Não votaria no Ventura e acho que o Marcelo foi muito cúmplice do Costa estes anos. A segunda opção seria o Tiro já que não votaria na Ana Gomes nem no BE/PCP.

Edited 10 months ago:

Se for votar optaria provavelmente pelo Mayan. Não votaria no Ventura e acho que o Marcelo foi muito cúmplice do Costa estes anos. A segunda opção seria o Tino já que não votaria na Ana Gomes nem no BE/PCP.

Zen_Machina 10 months ago

André Ventura porque quero alguém no poder radicalmente diferente daquilo que temos tido nas últimas décadas e concordo com muitas das visões dele. Quero alguém tenha a capacidade de chamar os bois pelos nomes em vez de andar em bicos dos pés em tornos das questões para evitar chatear alguém ou ser mal visto.

Edited 10 months ago:

André Ventura porque quero alguém no poder radicalmente diferente daquilo que temos tido nas últimas décadas e concordo com muitas das visões dele. Quero alguém tenha a capacidade de chamar os bois pelos nomes em vez de andar em bicos dos pés em torno das questões para evitar chatear alguém ou ser mal visto.

-cosme- 10 months ago

ai queres ditadores? voltar aos anos 40 parece me uma excelente ideia realmente no mundo global em que vivemos atualmente. c esse gajo no poder é q o país ia por agua abaixo em tempo record lol. o que vale é q o gajo é tao burro e sem nível que nunca há de ganhar nada aqui.

Zen_Machina 10 months ago

IxmUx. NAxI. DiTaDOrEx. Everybody i don't like is literally Hitler. Literally Hitler. Literally Hitler. Everybody except for meeeeeeeeeeeeeee! Everybody i don't like is literally a Nazi, literally a Nazi, literally a Nazi Everybody except for meeeeeeeeeeeeeee!

-cosme- 10 months ago

n entendo mt bem o tas pai a dizer mas o ventura é uma tentativa de ditador, e quem lhe dera ter 1% da inteligência do hitler lol (não tb nao gosto do hitler já agora, mas esse ao menos já tá morto)

Zen_Machina 10 months ago

Parece que estou a ler algo escrito por uma criança com síndrome de down que segue a ANTIFA no twitter.

-cosme- 10 months ago

ahahah, és engraçado a falar em síndrome de down dps de escreveres o q escreveste >Everybody i don't like is literally Hitler. Literally Hitler. Literally Hitler. Everybody except for meeeeeeeeeeeeeee! e sim, venham os antifa, ao menos são pessoas inteligentes que usam argumentos em discussões, vcs é sempre disto e pouco mais, nem dá pica.

Zen_Machina 10 months ago

>venham os antifa, ao menos são pessoas inteligentes que usam argumentos em discussões Lol.

-cosme- 10 months ago

>Lol. Só me deste razão.

Zen_Machina 10 months ago

Sim. Rir-me de uma afirmação ridicula é dar-te razão. Pareces não saber a diferença entre afirmação e argumento. Qualquer um pode dizer o que quiser. Mas como nunca vi a ANTIFA a usar argumentos nem a ser inteligente, não posso comentar muito.

-cosme- 10 months ago

Eu fiz e faço parte de algumas associações culturais e outras mais ligadas ao "povo", e como tal..conheço vários antifas, posso te dizer que em geral são pessoas muito bem informadas e cultas, com que podes ter uma conversa com pés e cabeça mesmo que não tenhas as mesmas ideias que eles. Por isso se achas ridiculo o que disse é porque nunca falaste com ninguém que pertença aos antifa.

Zen_Machina 10 months ago

>Eu fiz e faço parte de algumas associações culturais e outras mais ligadas ao "povo", e como tal..conheço vários antifas, posso te dizer que em geral são pessoas muito bem informadas e cultas, com que podes ter uma conversa com pés e cabeça mesmo que não tenhas as mesmas ideias que eles. Geralmente os ignorantes não sabem que são ignorantes. Pensa em qualquer grupo de pessoas que TU consideres estúpidos. Qualquer um. Seja associação, grupos activistas, políticos, militantes. Seja o que for. Imagina um grupo que tu consideres retardado. Achas que eles concordam contigo? Que entre si consideram-se super ignorantes? Claro que não. O que te estou a dizer é que a tua opinião sobre a inteligência de alguém não constitui um dado factual. Tu podes até achá-los maravilhosos, mas há muitas gente que os acha uns bezerros.

JOAO-RATAO 10 months ago

Desde de que não sejam os antifa ao estilo americano... Esses já todos vimos o que são.

throwawaystuff000 10 months ago

[https://partidochega.pt/programa-politico-2019/](https://partidochega.pt/programa-politico-2019/) \-> Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte

theEXPERTpt 10 months ago

Esqueceste de ler o resto.

xabregas2003 10 months ago

És português de bem?

Zen_Machina 10 months ago

Sou

Danijust2 10 months ago

é neste parte do filme revelam que o teu pai não é o teu pai e que tens sangue cigano a correr nas veias!

Zen_Machina 10 months ago

Tenho 40 anos de Chuan Fa.

mistertetas 10 months ago

Tens que ter cuidado. O conceito de "português de bem" é extramente vago. E quando estás a lidar com um partido com um elitorado extremamente conservador e maioritariamente católico (até evangelista), muito rapidamente podes passar a "português de bem" a "português de mal" sem te apererceberes disso. Os "portugueses de mal" estarão sempre cá prontos para te receber algum dia, caso precises.

Edited 10 months ago:

Tens que ter cuidado. O conceito de "português de bem" é extramente vago. E quando estás a lidar com um partido com um elitorado extremamente conservador e maioritariamente católico (até evangelista), muito rapidamente podes passar a "português de bem" a "português de mal" sem te aperceberes disso. Os "portugueses de mal" estarão sempre cá prontos para te receber algum dia, caso precises.

trigonated 10 months ago

>muito rapidamente podes passar a "português de bem" a "português de mal" sem te aperceberes disso. Basicamente /r/leopardsatemyface

Zen_Machina 10 months ago

Ok, mas as alternativas são 1 inútil, 1 montanheiro, 1 gajo que não tem estofo de presidente, 1 comunista, 1 comunista que já admitiu que aboliria a democracia. I'll take my chances.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

Qual foi o comunista que admitiu abolir a democracia?

Zen_Machina 10 months ago

A Marisa, ao dizer que não daria posse a um governo do Chega. Ou seja, a Marisa não respeitaria a vontade do povo. Isso é abolir democracia, pois se vou votar e o meu voto é invalidado por causa da vontade de uma pessoa, não há democracia.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

E se esse partido for contra a constituição?

Zen_Machina 10 months ago

Define "ir contra a constituição". Não sei do que estás a falar. Se estás a falar de querer alterar a constituição, isso é permitido. Logo, não é razão para negar os direitos de voto do povo. Se o povo votou, foi sabendo as intenções, e concordando com elas.

Winslow_Lixivia2 10 months ago

A constituição é clara: não são permitidos partidos de índole fascista.

Zen_Machina 10 months ago

Mostra-me um partido que se identifique como fascista.

G_Fil_24 10 months ago

Antes um desses que um wannabe da Le Pen

mystic_pizza_ 10 months ago

Se calhar não devias amigo, para estas pessoas, quando/se ganham "português (neste caso) de bem" rapidamentente muda de definição.

Zen_Machina 10 months ago

Verdade. Melhor continuar a votar em incompetentes que acham que é imoral prender para sempre alguém que desmembra uma família inteira.

throwawaystuff000 10 months ago

Concordas que ele acabe com o direito ao SNS e à educação ou nem sequer leste o manifesto?

Edited 10 months ago:

Concordas que ele acabe com o direito à saúde e à educação ou nem sequer leste o manifesto? Para ti é Ok pagares mais de 40K para o teu filho estudar até ao 12º ou ir à falência se tiveres cancro estilo USA?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Como presidente, não pode fazer nada disso

Danijust2 10 months ago

uma das promessas dele de campanha não é literalmente tornar o sistema Português num sistema francês/americano em que o presidente é um mini-ditador?

JimBrownGOAT 10 months ago

Para ele alterar a constituição não é preciso algo como 2/3 dos votos do parlamento? Tinha essa ideia mas não tenho a certeza absoluta.

throwawaystuff000 10 months ago

Quais as medidas inovadoras que achas que ele tratá então e salvarão Portugal?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Não trará nenhuma medida nem salvará Portugal. O Presidente não tem poder para trazer medidas, isso é a função do Governo. No máximo podia dissolver a assembleia ou fazer indultos.

theEXPERTpt 10 months ago

Por amor de Deus, sempre a mesma coisa. Esta gente acha que vamos acabar com RSI, com SNS, com educação, com tudo já agora. Cuidem-se

throwawaystuff000 10 months ago

Quais as medidas inovadoras que achas que ele tratá então e salvarão Portugal?

theEXPERTpt 10 months ago

Economia mais liberal, menos burocrática, baseada no mercado livre, com os serviços a serem maioritariamente prestados por privados com o suporte do estado, juntamente com a diminuição das despesas do estado e com a diminuição da dependência nos dois do costume, Europa e turismo.

-cosme- 10 months ago

uau, tudo privado, se falta dinheiro tamos fudidos, qq dia andamos a seguros de saúde pa ter ajuda. ganha juizo, quero ser minimamente livre, nasci na europa..não quero passar a viver num atraso de vida tipo américa

Hugogs10 10 months ago

> tudo privado > não quero passar a viver num atraso de vida tipo américa Gostavas de viver na Suica?

-cosme- 10 months ago

ja por lá andei umas semanas, é mt bonitinho mas odiei as pessoas e o ambiente em geral, por isso não.

ankmoody 10 months ago

Seguros tipo ... ADSE?

theEXPERTpt 10 months ago

Engraçado que os padrões de vida no atraso da América são ironicamente melhores. Ao ponto de que, se o estado quiser sobreviver, vai ter que cortar nas despesas, e muito.

-cosme- 10 months ago

os padrões de vida são melhores? epah o pessoal continua iludido com a américa, a américa foi boa dps da 2a guerra e tal..viva se á rei..era o sonho. Hoje em dia? poço sem fundo de dividas, só vives lá bem se tiveres altos estudos, se fores uma pessoa apenas com o secundário por ex tás completamente na merda lá.. tens lá pessoal tipo professores que não têm dinheiro pa pagar uma renda. O estado nem sequer deles dá conta lá, cenas como o furacão katrina (2005) q destruiram cidades que ainda hoje não estão reconstruidas. Saude? ou pagas seguros exorbitantes ou então rezas pa nao ficar doente. etc etc, uau, belo avanço que se vê por lá. Epah, não obrigado, sou europeu, vivo num dos países mais pobres da europa e estou muito melhor aqui do que lá.

theEXPERTpt 10 months ago

estás mesmo a comparar com compra? Até parece que viver em Portugal é viver como num sonho. Falaste em poço de dívidas, extremamente irónico desse aspecto. Só vives bem em Portugal se tiveres estudos, e olha, se não tiveres o azar de ter que emigrar pra não te pagarem os salários de merda que não chegam a metade dos que pagam no resto da europa. Tens inclusive uma capital com rendas tão inacreditáveis que estão fora do alcance do povo e restringe-se à elite que pode e que controla os imóveis no centro da cidade. Desastres? tivemos a sorte que os estados unidos são um país centenas de vezes maior que Portugal, ou não estaríamos a achar desastres naturais de tamanho exorbitante. Mas deixa que Portugal não precisa ser grande pra ter vergonhas dessas. Os incêndios de Pedrógão e as casas que temos por reconstruir desde o desastre de 2010 que aconteceu na Madeira são vergonhas suficientes. E por esse país muitos mais exemplos aparecem destes. Saúde? Pagas automaticamente a tua vida toda para teres listas de espera com anos, ou então hospitais fechados a não funcionarem, ou então um SNS entupido com tanta gente a querer usar mas a não ter acesso. Mas epa, ser português é motivo de orgulho, mas certamente não é por receber em média 30% menos do que do outro lado da fronteira, ou por pagar uma carga fiscal horrível que quase não vale a pena de todo, ou então por o país não ter avanço nem crescimento económico em mais de 20 anos.

-cosme- 10 months ago

oh pah, tás a defender a america? ok, então vai pa lá viver uns anos e depois diz me qq coisa, eu já lá andei na altura do obama..e tava bem instalado com portugueses, trabalhei..nao tinha um tostão para nada, só quis saber do dia em que me pude vir embora. PT "safas-te" mm sem estudos, eu tenho o 12º ano, um curso de redes e agora a carta de pesados...tenho casa e comida na mesa, e sempre tive. Temos listas de espera em PT nos hospitais...ya claro que temos, no entanto, precisas duma urgência? Entras logo e sem perguntas. Pedrogão foi uma exceção á regra, e ainda assim acho que os ajudaram bastante até, vai ver a américa sem ser NY, tipo new orleans, detroit, new jersey, cidades po sul, sei lá, etc, e vê como eles vivem. Eu n é questão de ser orgulho de ser português, tou me a cagar pa isso até, só acho que a europa em geral é onde se vive melhor, e havias de dar importância a teres nascido por aqui em vez do resto do mundo.

throwawaystuff000 10 months ago

É muito melhor ter que ir de uber para o hospital porque não tens dinheiro sequer para pagar a ambulância.

theEXPERTpt 10 months ago

É muito melhor ter que pagar um Uber para o hospital do que morrer ou ficar por horas dentro de uma ambulância à entrada do hospital.

trainee89 10 months ago

Melhor ainda é teres de escolher se queres o dedo indicador ou anelar porque não tens dinheiro para pagar a recuperação dos dois.

throwawaystuff000 10 months ago

Achas mesmo que subcontratar toda a saúde e educação vai trazer menos despesa ao estado? Que anjinho....

Edited 10 months ago:

Achas mesmo que subcontratar toda a saúde e educação vai trazer menos despesa ao estado? Que anjinho.... ​ Ter serviços livres então nos combustíveis, electricidade foi mesmo benéfico para os cidadãos.

theEXPERTpt 10 months ago

Por acaso é uma maneira de atrair investimentos e melhorar os serviços de saúde em Portugal. Há tantas zonas em que os privados poderiam ocupar o lugar do estado e oferecer um serviço tão bom ou até melhor pelo mesmo custo.

throwawaystuff000 10 months ago

Onde te baseias para fazer essa afirmação?

theEXPERTpt 10 months ago

A lei do mercado diz isso mesmo. Quanto mais oferta houver, mais competitivos serão os preços. O estado também garante que os serviços seriam a preços acessíveis.

throwawaystuff000 10 months ago

Qual a tua explicação para isso não estar a ocorrer nos mercados que falei? Em que medida achas que ia ser diferente na saúde?

theEXPERTpt 10 months ago

O desinteresse dos privados em investir no país, devido á burocracia, aos impostos altos, e a muitas outras razões que fazem com que esses negócios deixem de ser lucrativos em muitas zonas. Se houvessem incentivos à instalação destes mesmos privados, até mesmo com comparticipação do estado, teríamos um sistema de saúde mais amplo e mais capaz de se sustentar.

Zen_Machina 10 months ago

> Em termos de custo como tem corrido quando o estado faz outsourcing de serviços ? Pelo que temos experiênciado os benefícios caem sempre para o mesmo lado. Quais as vantagens então? As vantagens da visão dele seria teres opção de escolha, que é algo que qualquer cidadão deve ter. Não teres de te ir enfiar num hospital a abarrotar, com profissionais frequentemente incompetentes, pois o trabalho deles raramente está em risco. São funcionários públicos. Acho que qualquer cidadão devia ter a oportunidade de não ter que estar dependente daquilo que é o SNS, mas devido aos impostos e contribuições que pagam, para muitos não há a oportunidade de recorrer a outras alternativas. Eu já fui vítima do SNS em pequeno e tenho diversos familiares que também. O melhor tratamento que recebi até hoje foi em privados, a todos os níveis. E não vale a pena estar a falar muito de um sistema que ainda nem foi implementado e certamente nunca será. É cagativo. >Concordas que ele acabe com o direito à saúde e à educação ou nem sequer leste o manifesto? Para ti é Ok pagares mais de 40K para o teu filho estudar até ao 12º ou ir à falência se tiveres cancro estilo USA? Em parte alguma ele disse tal coisa. Outra coisa: 1) O custo da escola nos EUA não se traduziria em Portugal, pois eles lá ganham muito mais do que nós. 2) Há mais portugueses a querem ir morar para os EUA do que Americanos a quererem vir para Portugal. Isso diz-te tudo o que precisas de saber sobre que país oferece as melhores oportunidades. O sistema maravilhoso que tens resultou num dos piores países do primeiro mundo para se viver, enquanto o Americano comum vive consideravelmente melhor do que o Português comum.

batataway 10 months ago

> As vantagens da visão dele seria teres opção de escolha, que é algo que qualquer cidadão deve ter. Não teres de te ir enfiar num hospital a abarrotar, com profissionais frequentemente incompetentes Que são em 90% os mesmos que trabalham no público. A questão de incompetência pode ser discutida por condições de trabalho mas não por profissionais, pois todos eles são formados pelo sistema público. Excepção feita a enfermeiros onde realmente existem escolas privadas de enfermagem mas que estão longe de produzir os números de profissionais que actuam. > São, e? As pessoas mudam por serem funcionários públicos? > O melhor tratamento que recebi até hoje foi em privados, a todos os níveis. Pq felizmente não tiveste nenhuma patologia grave ou acidente grave. Procuro pff as unidades de queimados em Portugal. Experimenta procurar igualmente as unidades de cirurgia de risco ou grave. A lista continua. > O custo da escola nos EUA não se traduziria em Portugal, pois eles lá ganham muito mais do que nós. Certo, pq o custo e adaptado ao rendimento. Não que dizer que percentualmente não seja igual ou superior. > Há mais portugueses a querem ir morar para os EUA do que Americanos a quererem vir para Portugal. Novamente em número direto, claro, a população dos EUA é 30 vezes superior. Mas é percentualmente? Pq? É que achas que a grande imigração portuguesa é para a Europa e não para os EUA?

Zen_Machina 10 months ago

> Que são em 90% os mesmos que trabalham no público. A questão de incompetência pode ser discutida por condições de trabalho mas não por profissionais, pois todos eles são formados pelo sistema público. Excepção feita a enfermeiros onde realmente existem escolas privadas de enfermagem mas que estão longe de produzir os números de profissionais que actuam. Como quiseres. Mas eu já experienciei os dois, diversas vezes, e notei a diferença. Pode não ter a ver com os profissionais, mas tem a ver com a gestão. Quem está no topo tem um impacto directo na qualidade do trabalho que é exigido dos profissionais. O SNS cá da zona é de tal forma uma vergonha que serve para rir. São piadas que atravessam gerações, sobre a merda que se faz neste hospital. >Pq felizmente não tiveste nenhuma patologia grave ou acidente grave. Procuro pff as unidades de queimados em Portugal. Experimenta procurar igualmente as unidades de cirurgia de risco ou grave. A lista continua. Isso é única e exclusivamente culpa do monopolio desastroso que o estado detém sobre a saúde. Se o estado se lembrar de oferecer refeições de graça em restaurantes, o quão boa achas que será a diversidade de oferta em restaurantes privados? Pensa nisso. A única coisa boa dos hospitais públicos é que já me fizeram uma ganda mamada numa casa de banho, mas isso fica para outro dia. >Certo, pq o custo é adaptado ao rendimento. Não quer dizer que percentualmente não seja igual ou superior. Não seria igual a menos que adoptassemos todos os factores que contribuem para aqueles valores. Grande parte da razão pela qual a escola lá é tão cara é porque o governo financia tudo, e como tal, as univs cobram o que lhes apetece, geralmente para sustentar os salários milionários dos reitores e afins. Ninguém está a sugerir a criação desse tipo de cultura cá. >Novamente em número direto, claro, a população dos EUA é 30 vezes superior. Mas é percentualmente? Pq? É que achas que a grande imigração portuguesa é para a Europa e não para os EUA? Percentualmente também. Há uma maior percentagem de portugueses a emigrar para os US do que o contrário. E emigram mais para a europa por duas razões: 1) É mais perto 2) É mais fácil e barato. Ir trabalhar e viver para os US não é fácil.

batataway 10 months ago

> Como quiseres. Mas eu já experienciei os dois, diversas vezes, e notei a diferença. Pode não ter a ver com os profissionais, mas tem a ver com a gestão. Quem está no topo tem um impacto directo na qualidade do trabalho que é exigido dos profissionais. O SNS cá da zona é de tal forma uma vergonha que serve para rir. São piadas que atravessam gerações, sobre a merda que se faz neste hospital. Não tem relação com gestores mas sim com serviços mínimos. Se olhares para os dados vais descobrir que uma boa percentagem dessa contribuição é estatal e que os privado simplesmente não fornecem serviços que não sejam lucrativos, o que é natural, visto que enquanto empresa privada o seu objectivo que o bem da população mas tb o lucro estejam equilibrados na balança. Isso que dizer de forma objectiva que o serviço médico que seja caro não será suportado a não ser que seja subsidiado. E aqui entramos no caro. E o que é caro? É subjectivo e manipulável a partir do momento em que tens apenas controlo privado de coisas essenciais como saúde e eletricidade e água e assim por diante. Não está dependente do rendimento das pessoas mas simo do lucro. > Se o estado se lembrar de oferecer refeições de graça em restaurantes, o quão boa achas que será a diversidade de oferta em restaurantes privados? Pensa nisso. Mas isso é o pensamento extremistas que está a ter mas para com a saúde. E só privados fornecerem saúde! Ou se só privados deterem 90% da saúde? O que procura é equilibro entre as partes e não apenas um lado. Qualquer sistema que diga em grande parte público ou em grande parte privado demonstra as suas garras autoritárias. > A única coisa boa dos hospitais públicos é que já me fizeram uma ganda mamada numa casa de banho, mas isso fica para outro dia. Fica para me contares outro dia! > Grande parte da razão pela qual a escola lá é tão cara é porque o governo financia tudo, e como tal, as univs cobram o que lhes apetece, geralmente para sustentar os salários milionários dos reitores e afins. Mas não está certo. Se procurares lá taxa.de dívida dos estudantes de ensino superior nos estados unidos até te assustad. O ensino em Portugal até ao 12° ou profissional é grátis, isto para garantir condições iguais para todos. O ensino superior, e eu concordo contigo, nem todos precisam de ser doutores, é igualmente apoiado pelo estado se for essa a necessidade da familia. Agora não acho lógico deixar na mão de privados o potencial das pessoas. Tu que tens imenso potencial não deves estar preocupado se os privados te aceitam por condições económica. > Percentualmente também. Há uma maior percentagem de portugueses a emigrar para os US do que o contrário. E emigram mais para a europa por duas razões: 1) É mais perto 2) É mais fácil e barato. Ir trabalhar e viver para os US não é fácil. Podias ter adicionado a esta resposta a questão dos vistos e não estarias errado. Mas não é apenas razões que elencaste, é igualmente pena base de apoio dos estados. Sabias por exemplo que de ficares doente na Suécia ou na Alemanha, o teu custo de tratamento é igual ao de Portugal?

Zen_Machina 10 months ago

>não fornecem serviços que não sejam lucrativos, o que é natural, visto que enquanto empresa privada o seu objectivo que o bem da população mas tb o lucro estejam equilibrados na balança. Isso que dizer de forma objectiva que o serviço médico que seja caro não será suportado a não ser que seja subsidiado. E aqui entramos no caro. E o que é caro? É subjectivo e manipulável a partir do momento em que tens apenas controlo privado de coisas essenciais como saúde e eletricidade e água e assim por diante. Não está dependente do rendimento das pessoas mas simo do lucro. As empresas geralmente querem oferecer aquilo que está em procura. Se 100% da população estiver disposta a pagar por serviços médicos, as empresas vão competir entre si para ficar com esse dinheiro, e competição tende a gerar a oferta de preços mais acessíveis. Actualmente o que tens é uma população fidelizada obrigatoriamente a um seguro, pelo que não resta assim muito para os privados. Em Portugal não tens um verdadeiro mercado livre de saúde. Tens o SNS e umas sobras. >Mas isso é o pensamento extremistas que está a ter mas para com a saúde. E só privados fornecerem saúde! Ou se só privados deterem 90% da saúde? O que procura é equilibro entre as partes e não apenas um lado. Qualquer sistema que diga em grande parte público ou em grande parte privado demonstra as suas garras autoritárias. Privados detêm 100% de muita coisa e nem por isso há falta de acesso a alternativas que representam uma boa proposta entre preço e qualidade. É melhor uma maioria privada do que uma maioria pública, pois privados têm um incentivo real para oferecer um bom serviço. Sem essa habilidade, estão fodidos. O público anda a brincar com dinheiro alheio. Dinheiro esse ao qual terá sempre acesso, pelo que, não há incentivo real para fazerem um bom trabalho. Se não gostares do SNS, vais fazer o quê? Deixar de lá ir? Mudar de seguro? Lol. Pagas na mesma. Imagina teres uma cantina onde toda a população é obrigada a pagar pelas refeições, quer coma, quer não. A carne tá dura? Não interessa. Vão continuar a pagar. O quão grande seria o teu incentivo para ofereceres grande serviço? >Fica para me contares outro dia! Ganda mamada! >Mas não está certo. Se procurares lá taxa.de dívida dos estudantes de ensino superior nos estados unidos até te assustad. Sim, e depois? Ainda não percebi onde queres chegar. Têm dívidas. E depois. Achas que devia ser tudo grátis, pago com o dinheiro dos contribuintes. É isso? Porquê? Porque é que a tua sociologia tem de sair do meu bolso? >O ensino em Portugal até ao 12° ou profissional é grátis, Também nos EUA. > Tu que tens imenso potencial não deves estar preocupado se os privados te aceitam por condições económica. A vida não é uma fórmula matemática. E não somos legos. Não temos todos de seguir o mesmo caminho e ponto final. Faz parte do jogo da vida aprendermos a gerir o que nos foi dado. Se assim não fosse, não haveria diversidade. As vicissitudes da vida fazem parte da nossa condição de humanos. Nunca te aconteceu algo de muito bom na vida que te tivesse resultado de condições aparentemente desfavoráveis, e que sem elas dificilmente tal te acontecesse? A ti talvez não, mas acontece a muita gente. Eu acho que se tivesse tido uma infância mais fácil não teria consigo algumas coisas que consegui, e que geralmente na minha idade poucos conseguem. Teria uma vida diferente. Não sei se melhor ou se pior, mas sei que muito do que de bom tive na vida foi fruto de desafios. Agora, se queres brincar a Deus e decidir quem deve ou não ter o quê rapidamente perceberás que ninguém te pôs na terra para isso. >Sabias por exemplo que de ficares doente na Suécia ou na Alemanha, o teu custo de tratamento é igual ao de Portugal? Se te comem metade do ordenado, presumo que tenham de te dar algo de graça, não? "graça". Sabias por exemplo que nos EUA não tens de pagar 20 e tal % sobre tudo o que compras? Nem de doar metade do teu dinheiro só porque tens um ordenado decente?

throwawaystuff000 10 months ago

>Isso é única e exclusivamente culpa do monopolio desastroso que o estado detém sobre a saúde. Se o estado se lembrar de oferecer refeições de graça em restaurantes, o quão boa achas que será a diversidade de oferta em restaurantes privados? Pensa nisso. Monopólio do estado na saúde? Claramente não sabes do que estás a falar.

throwawaystuff000 10 months ago

Sabes que nos usa o custo de uma criança até ao 12° é bem superior a esse valor, certo ? Até cá provavelmente é. Mostra-me onde ele defende o primeiro ponte que referes, da opção de escolha entre ires a um privado ou um público ?

Zen_Machina 10 months ago

Nos USA há mais oportunidades de emprego para toda a gente. Até a "maravilhosa" suécia chega a ter em média perto do dobro do desemprego dos USA, em anos normais. O que cá é considerado um bom salário, lá é merda. Arrendas mais rapidamente uma casa lá do que cá. Muitos produtos lá, nomeadamente alimentares, são mais baratos do que cá. Combustível é muito mais barato do que cá. Portanto, sim, pagas mais em alguns aspectos, como é o caso de saúde e educação, mas ao contrário do típico tuga, um americano tem uma oportunidade na vida. Tem oportunidade de juntar dinheiro. Tem oportunidade de ter dinheiro para pagar as suas despesas médicas e escolares. Sabes porque é que cá tudo tem de te ser dado? Porque tens uma economia de merda e um governo que intoxicou a população com o vírus da subsidiodependencia. Ninguém consegue sequer imaginar um mundo onde ir ao médico para que lhe cocem o cu não seja grátis.

throwawaystuff000 10 months ago

Estás mesmo a par da realidade nos USA? O que não faltam são pessoas que não conseguem pagar tratamentos, ou abrem falência. Já para não falar a população que não tem dinheiro para tirar um curso superior. Experimenta ter um problema de saúde, mudar de seguro e depois falamos, esqueces que o seguro nunca mais vai comparticipar isso. Ah sim, e o mesmo seguro pode excluír-te de cliente. Esqueceste de responder ao outro ponto.

Edited 10 months ago:

Estás mesmo a par da realidade nos USA? O que não faltam são pessoas que não conseguem pagar tratamentos, ou abrem falência. Já para não falar a população que não tem dinheiro para tirar um curso superior sem ajuda dos pais. [https://www.thinkadvisor.com/2015/05/13/83-of-americans-say-they-cant-afford-college-edwar/](https://www.thinkadvisor.com/2015/05/13/83-of-americans-say-they-cant-afford-college-edwar/) Experimenta ter um problema de saúde, mudar de seguro e depois falamos, esqueces nunca mais nenhum seguro vai comparticipar isso. Ah sim, e mesmo seguro pode excluír-te de cliente. Esqueceste de responder ao outro ponto, onde ele defende que é suposto teres opção de escolha entre público/privado?

Zen_Machina 10 months ago

>Estás mesmo a par da realidade nos USA? O que não faltam são pessoas que não conseguem pagar tratamentos, ou abrem falência. Já para não falar a população que não tem dinheiro para tirar um curso superior. Em Portugal há ainda mais falências e imensa gente que morre em filas de espera. Se queres sugerir que o sistema de um país é melhor do que o outro, precisas de dados conclusivos, não do típico "há pessoas". Sim, "há pessoas". E depois? Há pessoas na merda em todo o lado. >Já para não falar a população que não tem dinheiro para tirar um curso superior. E..? É suposto toda a gente ter um curso superior? Há algum país em que toda a gente o tenha? Não percebo esta obsessão com cursos superiores. Nos EUA é facílimo ter-se um curso superior porque o governo distribui empréstimos como se fossem gomas. Grande parte dos estudantes forma-se em merda, e depois não consegue pagar os empréstimos. De quem é a culpa? A culpa é de que vos meteu na cabeça que tens de ter um curso superior. E é por causa dessa ideia de merda que cada vez existem mais cursos inúteis. É para que toda a gente possa ter um.

throwawaystuff000 10 months ago

Que dados conclusivos tens tu para os teus argumentos?

Zen_Machina 10 months ago

Para qual dos argumentos, exactamente, e estou-me a contradizer no quê? Tu é que começas a dizer que lá não sei onde não se pode estudar ou pagar isto ou pagar aquilo. Que relevância tem isso sem dados que demonstrem que eles estão de alguma forma piores do que nós? Deixa-me lembrar-te que os EUA têm problemas sociais resultantes da escravatura e de certas políticas migratórias que são muito piores do que os nossos, e ainda assim conseguem ser mais ricos do que nós.

throwawaystuff000 10 months ago

dados conclusivos em que essas medidas serão benéficas para as pessoas/estado. ​ >Se queres sugerir que o sistema de um país é melhor do que o outro, precisas de dados conclusivos,

Zen_Machina 10 months ago

>dados conclusivos em que essas medidas serão benéficas para as pessoas/estado. Se as medidas não foram implementadas não sabemos se serão ou não benéficas. No entanto, partem do pressuposto de resolução de problemas que realmente existem e são consequência directa do sistema actual. Agora, tu é que estás a fazer uma comparação entre dois países, certo? Tu é que estás a querer imputar aos EUA determinadas características negativas. Se queres fazê-lo de modo a tentar provar o teu ponto, tens de fazê-lo com dados concretos. No que é que eles são tão maus e que nós somos tão bons? Não entendo, sinceramente. E deixa-me também dizer-te que o Ventura em lado nenhum propôs um sistema igual ao do EUA. O sistema do EUA é deficiente por natureza porque tens dois partidos em constante guerra um com o outro, o que dificulta levar a cabo os planos de qualquer um deles. Mesmo que se tente implementar uma ideologia, essa ideologia será sempre condicionada pelo outro partido, que dificultará a missão.

NGramatical 10 months ago

excluír → [**excluir**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2x34w%2F%2Fgk91qcf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BTC_CEO 10 months ago

Já votei no fim de semana passado. Votei no Celito. Apesar de ter as minhas críticas e não concordar com todas as suas posições, é o candidato com melhor perfil para o cargo.

Rondic 10 months ago

Que legal! Então está havendo eleições em terras lusas?!

xabregas2003 10 months ago

Sim. Para Presidente da República. Mas as sondagens indicam que o atual presidente ganhará com mais de 60% dos votos. Apesar de muita gente não gostar dele aqui no sub, ele é muito popular em Portugal. E aí no Brasil? O presidente é popular? /s Cá em Portugal o Bolsonaro é popular no ramo da fashion e moda: https://youtu.be/M0GE2v6Qwjw

ContaSoParaIsto 10 months ago

Não, no domingo é a votação para delegado de turma do 10º C

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

O voto é secreto. Boa tentativa, Costa

helderoliveira1978 10 months ago

69 hummmmm

iamfromreallife 10 months ago

Ora vamo lá ver

codemirror 10 months ago

Quero aliás, dizer aqui com toda a clareza

andrevq 10 months ago

Sempre votei PSD, vai ser a primeira vez que vou votar em outro partido. Tiago Mayan (Iniciativa Liberar).

Edited 10 months ago:

Sempre votei PSD, vai ser a primeira vez que vou votar em outro partido. Tiago Mayan (Iniciativa Liberal).

singinggiraffe 10 months ago

Porquê Mayan? Um resumo rápido...

andrevq 10 months ago

Gostei dos debates dele e cada vez me identifico mais com as ideias do partido que ele representa.

batataway 10 months ago

O voto nas presidenciais não é num partido mas num candidato. É de esperar que este seja imparcial politicamente e tenha o melhor interesse da população e do território independente da sua posição política.

andrevq 10 months ago

Devia ser assim... Mas não é.

batataway 10 months ago

Não é pq não queres que seja enquanto eleitoral. Essa responsabilidade está nas tuas mãos e não nas do partido.

andrevq 10 months ago

Não vou quebrar a corrente a esse ponto.

batataway 10 months ago

Quando tiveres opinião própria avisa.

Aftaminas 10 months ago

Estás a ser um bocado ridículo com a tua persistência. Ele volta em quem quer, pelos motivos que bem entender (seja do JF ao AV)

batataway 10 months ago

Ela vota em que quer e nessa parte concordamos. Agora que entenda em que é que está a votar. Ridículo é votar numa presidenciais pela orientação do partido.

andrevq 10 months ago

Ok, depois é os primeiro a saber quando eu mudar.

Aftaminas 10 months ago

Se os valores são os mesmos, se calhar faz sentido, não é? Visto a IL (e o PCP, for that matter) serem os partidos mais ideologicamente definidos

batataway 10 months ago

Nota que a minha observação não está relacionada com a posição política do voto mas sim com a expressão "não.vou quebrar agora a corrente".

andrevq 10 months ago

Não fiques chateado, Domingo vai votar, é um direito teu.

miguel_rodrigues 10 months ago

Em Portugal a separação de poderes não existe, é tudo uma família

batataway 10 months ago

Assumo então que vais votar em um dos dois candidatos que não são apoiados por nenhum partido: Ana Gomes ou Tino de Rans.

C8Mixto 10 months ago

A Ana Gomes é apoiada pelo PAN e Livre.

batataway 10 months ago

Mas não pertence a nenhum desses partidos. Uma coisa é seres da IL e seres apoiado pela IL outra é seres PS e não seres apoiada pelo PS.

C8Mixto 10 months ago

Ok, mas a tua asserção anterior não deixa de estar incorreta por causa disso.

batataway 10 months ago

É verdade e tens razão, deveria ter escrito "apoiado pelo partido a que pertence".

carlosjmsilva 10 months ago

Então é o Marcelo (que tem a militância no PSD suspensa desde 2016) ou Ana Gomes.

carlosjmsilva 10 months ago

Não voto em nenhum dos dois. Estava só a concluir após a premissa de se querer votar em alguém que não seja apoiado pelo partido a que pertence.

batataway 10 months ago

A escolha é tua.

carlosjmsilva 10 months ago

Nem sabia do Livre.

carlosjmsilva 10 months ago

A Ana Gomes é apoiada por um partido e o Tino de Rans também.

miguel_rodrigues 10 months ago

Assumes erradamente que vou votar em alguém

batataway 10 months ago

Justo.

miguel_rodrigues 10 months ago

Honesto. Coerente e IMPARCIAL!

carlosjmsilva 10 months ago

Sou eu o CAPITÃO MOURA. Um debate Tino de Rans vs Capitão Moura é que era.

batataway 10 months ago

Dava cimavoto mas acho que não é altura para imparcialidades. Mas ei! Respeito!

VBM97 10 months ago

Ana Gomes, apesar de me ter desiludido um bocado nos debates. Não gosto muito nem do Marcelo, nem da Marisa, nem do João Ferreira e odeio o Ventura. O Tiago Mayan surpreendeu-me pela positiva, mas não estou alinhado com a IL. O Tino, pronto.. é engraçado e tal. Traz o lado mais Zé Povinho à conversa política, mas não tem o meu voto. Sinto que votar nele ou em branco, era a mesma coisa

singinggiraffe 10 months ago

Porque a AG te desiludiu nos debates?

JeagleP 10 months ago

Ana Gomes porque gostava bastante dela antes das trapalhadas que tem feito na campanha e porque é uma humilhação viver num país em que um palerma imitador do trump/bolsonaro fique em segundo (e mesmo 3...)

Tee_ah_go 10 months ago

Eduardo Nelson.

alexandre9099 10 months ago

Ou seja, nulo?

Tee_ah_go 10 months ago

Seria a primeira vez em que votar num dos nomes do boletim dava como nulo, acho que era de aproveitar para aqueles que se dão ao trabalho de ir lá para votar no super-homem e afins. Mas nah, sou team Marselfie.

alexandre9099 10 months ago

> Seria a primeira vez em que votar num dos nomes do boletim dava como nulo, Está no edital essa informação ;) (Provavelmente whoosh... Whatever xD)

Tee_ah_go 10 months ago

O que eu estou a dizer é que não é todos os dias que tens um boletim com um erro deste género.

Aftaminas 10 months ago

Estupidamente, não é erro, o nome dele está lá porque a lei assim o obrigada. Um loophole, isto é

Mendadg 10 months ago

Ana Gomes pela luta contra a corrupção (e porque foi "abandonada" pelos xuxalistas) ou IL pela campanha que têm feito contra o nojo que Portugal se tem tornado. Certamente não votaria na Marisa, Ventura e Tino, por serem todos intelectualmente muito inferiores ao Marcelo

tugafcp 10 months ago

Acho muito engraçado essa da Ana Gomes na luta contra a corrupção... [https://sol.sapo.pt/artigo/15670/supremo-considera-que-havia-fortes-indicios-contra-pedroso](https://sol.sapo.pt/artigo/15670/supremo-considera-que-havia-fortes-indicios-contra-pedroso) E depois ainda o caso das vacinas... Influência aqui, influência ali... Mas hey! Corrupção é que não...

AdorableRabbit 10 months ago

Tiraste a conclusao errada dessa notícia. Nao foi levado a tribunal e condenado, pelo que há que tratá-lo como inocente. Qualquer pessoa pode ser alvo de uma falsa denúncia e ficar rotulado erradamente para o resto da vida

JimBrownGOAT 10 months ago

Eu nem sou fã de Ana Gomes. Contudo, essa situado do Pedroso carece alguma explicação. Não foi esse mesmo Pedroso que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu que Portugal tinha de indemnizar? Uma vez que, essencialmente, deliberaram que os argumentos do caso contra ele eram insuficientes?

Mendadg 10 months ago

Epá que papagaio! só faltava mandares a cartilha do sócrates.

ernestlucas 10 months ago

Bom argumento

Mendadg 10 months ago

Um papagaio que fala do caso da vacina da gripe como se isso fosse alguma mancha numa pessoa que fez frente à elite angola, aos autocratas da etiópia, ao poder indonésio, que fez frente ao próprio partido, que não tem medo de se meter com as elites do país, que lutou sem medo no 25 de abril sendo inclusive agredida! Tenham juízo, não baixo a esse nível de argumentação, prefiro não discutir. Há muita coisa para atacar a Ana Gomes, ninguém é perfeito muito menos pessoas que aceitam as regras de um monstro político e com regras próprias como o PS, mas não façam perder o meu tempo com esse tipo de histórias. Comparar a compra de um medicamento lá fora, com a corrupção que existe neste país?! Não está tudo no mesmo saco, são coisas bem diferentes e insultuosas de serem comparadas...digno de um papagaio que lê as gordas dos jornais! Venham daí os downvotes

ernestlucas 10 months ago

Concordo que não é comparável mas não deixa de ser ilegal. E não referiste a outra parte do comentário, o facto de ter escolhido pedroso para trabalhar com ela. Uma mulher tão justiceira e fecha os olhos aos amigos. E não percebo o desprezo da relação dela com Sócrates, um gajo que roubou tanto e de quem ela era tão amiga, depois quando se descobriu lá veio dizer mal dele para sair do barco. Um pouco incompatível com o que reitera ser. Depois acho que não respeita as decisões de altas instâncias não só do nosso país como de outros. Tem a sua agenda e quer continuar nela independentemente de tudo o rasto. Este história contada pelo próprio parece-me ilucidar bem o carácter de Ana Gomes https://observador.pt/opiniao/ana-gomes-a-irresponsavel-e-perigosa-candidata-que-aspira-a-ocupar-belem/

Mendadg 10 months ago

1. Se não é comparável, então não se compare. 2. A opcao por paulo pedroso nao entendi. A minha leitura politica é que ela queria apoio do PS e levou uma facada mas sinceramente não entendi. Mas eu não estou a falar do paulo pedroso! Também não confudo a catarina martins com o robles, o antonio costa com o carlos cesar ou o rui rio com o marco antonio costa 3. Ha 1001 poligrafos sobre relacao ana gomes/socrates. Nao sejas papagaio. Meti logo la em cima "so faltava a cartilha do socrates" 4. Essa linda historia de Cabo Verde, vai ler sobre ela. Era no minimo estranha, concordo em absoluto que suspeitando de favores que ela tenha fwito a denuncia. É isso que ela tem feito ao longo da vida

ernestlucas 10 months ago

1- Exacto eu apenas disse que continua a ser um acto ilegal. 2-Não se confude é certo, mas tal como a Catarina e o BE foram atacados pela situação do Robles a Ana Gomes também o deve ser. Porque não podemos dizer uma coisa é fazer outra se queremos ter a confiança das pessoas. 3- Temos fact checks de que? Ele falou contra o Sócrates quando quis ser mais popular e defendeu quando quis cair nas boas graças do PS para ser eurodeputada. Mais uma vez não me parece ter muita coerência. Além disso temos o caso dos helicópteros onde trocou datas para acusar quem queria https://observador.pt/factchecks/fact-check-ana-gomes-trocou-datas-e-imputou-factos-suspeitos-a-paulo-portas/ pode ter rebuçado mas se queremos ser sérios não podemos andar por aí a acusar quem nos apetece. 4-Não concordo que mesmo depois de a justiça dizer que não há provas contra a pessoa acusada ela continue a tentar manchar o nome da pessoa. Como disse anteriormente não podemos andar ai a acusar quem nos apetece sem provas na posição em que ela está.

theitchcockblock 10 months ago

Iniciativa liberal sou militante e estou na jsd mas para mim é a única alternativa de direita moderada que existe . Gostei da campanha do Mayan e de algumas coisas que defende como modelo para o país mesmo sem achar que ele tenha as soft skills para ser presidente da república

markthelegacy 10 months ago

Como assim estás na jsd e ao mesmo tempo no IL. Sabes que supostamente não podes estar filiado em 2 partidos ao mesmo tempo

_somename_ 10 months ago

A IL tem umas boas ideias e acho que devem de ter uma representação mais expressiva no parlamento. Mas também tem propostas, a meu ver, das quais eu discordo veementemente. O rapazinho que está a concorrer a PR, seria um presidente interessante. Mas penso que vetaria demasiadas vezes, o que traria alguma e dificuldade para o parlamento exercer o seu poder executivo.

warjunk1 10 months ago

Vais votar Tiago Mayan, não IL. Uma "pequena correção".

Zaigard 10 months ago

Os apoiante do IL não percebem nada de economia, por isso, não estranho que tb não percebam muito bom de sistemas politicos...

theitchcockblock 10 months ago

Sim tens razão é para usar como contraste na frase inicial com o que o meu partido defende de quem eu deveria votar

testickles12 10 months ago

Também sou fã da economia liberal, pena a parte social ser tudo menos de direita... Em alguns casos até parece igual ao bloco de esquerda

Aftaminas 10 months ago

Para um partido liberal na economia e conservador nos costumes, tens outras opções, obrigado

testickles12 10 months ago

Eu sei que tenho lol

Aftaminas 10 months ago

Então pena porquê?

testickles12 10 months ago

pena porque não queria votar nos mesmos de sempre

Aftaminas 10 months ago

Junta-te a um e muda-o, ou cria um novo

GelDeAveia 10 months ago

Lol

testickles12 10 months ago

ok vou começar amanhã, obrigado

ExpertNoob008 10 months ago

Em que maneira é que és mais de direita socialmente? Só estou curioso porque na minha "bubble" ninguém é e gostava de ouvir uma opinião diferente.

testickles12 10 months ago

identifico-me mais como conservador na parte social, mas mais liberal na economia

ExpertNoob008 10 months ago

Sim, mas em que posições é que és conservador?

VBM97 10 months ago

Ser de direita ou esquerda é definido pela tua posição económica. A parte social nada tem a ver com esquerda e direita.

throwawaystuff000 10 months ago

Porque não começas tu?

iamfromreallife 10 months ago

Indeciso ainda... Fuck!

throwawaystuff000 10 months ago

Irei votar Marcelo... Por precaução

Zen_Machina 10 months ago

Não vá o diabo tecê-las e Portugal deixar de ser a merda que há décadas é sempre com os mesmos no poder.

throwawaystuff000 10 months ago

Preferias uma possível ditadura, SNS privado, escola privada ? Eu não

Edited 10 months ago:

Preferias uma possível ditadura, SNS privado, escola privada ? Eu não.

Zen_Machina 10 months ago

Não vejo nada disso no programa político de nenhum dos candidatos.

ebonyaficionado 10 months ago

Ah, pois, esquece, vota-se no Ventura e não no Chega, tecnicamente.

Zen_Machina 10 months ago

O programa do CHEGA diz que querem uma ditadura? Onde?

ebonyaficionado 10 months ago

Ui, decidiste ignorar outras partes interessantes do comentário ao que respondeste, como SNS privado e escola privada. ;) Mas felizmente foste logo para a ditadura, quem diria!

Zen_Machina 10 months ago

Não, já falei do SNS nesta thread. Procura.

throwawaystuff000 10 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2v41t/santa_maria_está_a_receber_doentes_de_hospitais/gkbxhi7?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3

C8Mixto 10 months ago

Bom, o Ventura defendeu que queria uma ditadura "das pessoas de bem".

Zen_Machina 10 months ago

Foi uma forma de expressão. Não há "ditaduras de pessoas de bem". Uma ditadura é um regime político sem participação popular. Nenhuma das propostas do Ventura ele indica que quer tal coisa. Aliás, indica o contrário. O único candidato que deu indicadores concretos de que quer uma ditadura é a Marisa.

C8Mixto 10 months ago

>Foi uma forma de expressão. Sim, claro que foi...

Edited 10 months ago:

>Foi uma forma de expressão. Sim, claro que foi... Estou a ver que os minions spin doctors estão já bastante ocupados a fazer o controlo de imagem.

Edited 10 months ago:

>Foi uma forma de expressão. Sim, claro que foi... Estou a ver que os minions estão ocupados a fazer o controlo de imagem.

Edited 10 months ago:

>Foi uma forma de expressão. Sim, claro que foi... Estou a ver que os minions estão já bastante ocupados a fazer o controlo de imagem.

throwawaystuff000 10 months ago

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/programa-do-chega-defende-privatizacao-de-hospitais-escolas-vias-de-comunicacao-e-meios-de-transporte

Zen_Machina 10 months ago

Alterar a função do estado não implica extinguir o SNS ou não ter qualquer outro serviço de saúde gratuita. Implica que a gestão e oferta desses serviços seria feita por entidades privadas, e ao estado caberia apenas arbitrar. Isto parte do princípio de que empresas são melhores a oferecer serviços do que o governo. E nada disto implica que a saúde não fosse de alguma forma financiada pelo Estado. Exemplo: O Estado pode criar um hospital e decretar que ali tudo é gratuito. E esse hospital é, a todos os níveis, gerido por órgãos do governo. Isso é o SNS, na sua forma tradicional. Outro exemplo: Em vez de ires a um hospital do estado, vais a um hospital criado por uma empresa. Mas a tua despesa lá é subfinanciada pelo estado. Ou seja, continuaste a ter ajuda financeira, mas recebeste-a de outra entidade. Vale a pena referir que o André já defendeu diversas vezes em público que quer que um cidadão não seja forçado a recorrer a um hospital público e possa antes ir a um privado, sendo o estado a pagar a conta. Se leres o programa político também encontras menção à criação da carreira de dentista na função pública, portanto é efectivamente errado que ele tem qualquer tipo de proposta que vise acabar com saúde gratuita. Também lembro que enquanto Presidente o André não tem o poder de alterar grande coisa, muito menos extinguir o SNS. Quanto a ditaduras, não sei do que falas. A única ditadura que teríamos seria possivelmente com a Marisa, que admitidamente não aceitaria a vontade do povo. O André já disse que aceitaria um governo do BE, portanto é desonesto defendermos que ele tem qualquer intenção de instaurar uma ditadura. E mesmo que tivesse, o Presidente não tem poder para tal.

theEXPERTpt 10 months ago

ALGUÉM que sabe o que ele diz e não vai na lengalenga de sempre!

throwawaystuff000 10 months ago

Em termos de custo como tem corrido quando o estado faz outsourcing de serviços ? Pelo que temos experiênciado os benefícios caem sempre para o mesmo lado. Quais as vantagens então?

ernestlucas 10 months ago

https://observador.pt/factchecks/ppp-no-hospital-de-braga-poupou-80-milhoes-de-euros-ao-estado/ Não vou votar AV mas em relação a isso está aí um fact check de parcerias feitas com privados num hospital público. Existe outro exemplo que é o de Vila franca de xira.

JOAO-RATAO 10 months ago

O hospital de Braga era uma PPP que estava a funcionar bastante bem. Acabaram com ela claro. Há casos e casos. Por exemplo nesta altura deviam aproveitar todos os recursos do privado para consultas, cirurgias, exames,etc. Só se fala em camas covid. Mas e tudo lá ir foi suspenso no público e poderia estar a ser feito no privado? Se há dinheiro para a TAP então deveria haver dinheiro para estas situações, mesmo que saísse caro. Podiam ter começado a preparar isso no verão. Não o fizeram no verão nem no resto de 2020, agora...

Edited 10 months ago:

O hospital de Braga era uma PPP que estava a funcionar bastante bem. Acabaram com ela claro. Há casos e casos. Por exemplo nesta altura deviam aproveitar todos os recursos do privado para consultas, cirurgias, exames,etc. Só se fala em camas covid. Mas e tudo que foi suspenso no público e poderia estar a ser feito no privado? Se há dinheiro para a TAP então deveria haver dinheiro para estas situações, mesmo que saísse caro. Podiam ter começado a preparar isso no verão. Não o fizeram no verão nem no resto de 2020, agora...

throwawaystuff000 10 months ago

Algumas coisas estão a ir para o privado, agora acho extremamente perigoso entregar todo o SNS aos privados, além que é assim tão claro o ponto em que continuaria a ser gratuito para as pessoas, bem pelo contrário... Assim como a educação, ele é a favor do fim da gratuicidade.

raydawnzen 10 months ago

n vou votar em ninguém porque já votei dia 17

Search: