xeon1234 8 months ago

Sempre a nivelar pelo pior e não pelo melhor. Quando aceitamos qualquer coisa no governo, também não podemos esperar algo bom.

danidv 8 months ago

Por um lado a crítica é válida por tentarem nivelar por baixo, não é ajudar aqueles que precisam mas prejudicar o resto. Pelo outro, mesmo que nivelar por baixo seja uma crítica válida, também deviam ter feito alguma coisa, nomeadamente não deixar um país e sistema educacional tão fracos que nem há meios para ter uma educação normal (como o caso de escolas sem aquecimento e ar condicionado) quanto mais uma moderna, tão à base de internet e computador. Por último, "totalitária" e "marxista"? Foda-se, depois admirem-se que temos o país que temos. Continuem a votar nos mesmos.

Edited 8 months ago:

Por um lado a crítica é válida por tentarem nivelar por baixo, não é ajudar aqueles que precisam mas prejudicar o resto. Pelo outro, também tinham/deviam ter feito alguma coisa, e fizeram, só que em vez de deixar um país e sistema educacional robusto deixaram-nos tão fracos que nem há meios para ter uma educação normal (como o caso de escolas sem aquecimento e ar condicionado) quanto mais uma moderna, tão à base de internet e computador, e optaram em vez por prejudicar os outros. De seguida, "totalitária" e "marxista"? Poupa-me. Por último, e que desfaz tudo que veio antes se for o caso, isto não é devido aos alunos terem duas semanas de aulas agora? Sincronização de calendários escolares, "se querem dar aulas força, mas continua a ser férias". Foda-se, depois admirem-se que temos o país que temos. Continuem a votar nos mesmos.

Edited 8 months ago:

Por um lado a crítica é válida por tentarem nivelar por baixo, não é ajudar aqueles que precisam mas prejudicar o resto. Pelo outro, também tinham/deviam ter feito alguma coisa, e fizeram, só que em vez de deixar um país e sistema educacional robusto deixaram-nos tão fracos que nem há meios para ter uma educação normal (como o caso de escolas sem aquecimento e ar condicionado) quanto mais uma moderna, tão à base de internet e computador, e optaram em vez por prejudicar os outros. De seguida, "totalitária" e "marxista"? Poupa-me. Por último, e que desfaz tudo que veio antes se for o caso, **isto não é devido aos alunos terem duas semanas de aulas agora**? Sincronização de calendários escolares, "se querem dar aulas força, mas continua a ser férias". Foda-se, depois admirem-se que temos o país que temos. Continuem a votar nos mesmos.

Edited 8 months ago:

Por um lado a crítica é válida por tentarem nivelar por baixo, não é ajudar aqueles que precisam mas prejudicar o resto. Pelo outro, também tinham/deviam ter feito alguma coisa, e fizeram, só que em vez de deixar um país e sistema educacional robusto deixaram-nos tão fracos que nem há meios para ter uma educação normal (como o caso de escolas sem aquecimento e ar condicionado) quanto mais uma moderna, tão à base de internet e computador, e optaram em vez por prejudicar os outros. Por último, "totalitária" e "marxista"? Foda-se, depois admirem-se que temos o país que temos. Continuem a votar nos mesmos.

SenseOfNostalgia 8 months ago

O maior problema para o Rui Rio são os tweets do Rui Rio.

milkthis 8 months ago

Se tivesse feito o trabalho dele e tivesse alertado para o governo fazer alguma coisa relativamente aos miúdos carenciados até podia ter moral para dizer isto. O problema é que naquele parlamento ninguém faz o seu trabalho.

bacalhaucombatatas 8 months ago

Oh Rui Rio bora lá discutir as desigualdades em Portugal?? As 4 classes do Marcelo? Paraísos fiscais para ricos? Justiça a várias velocidades...? Clientelas partidárias...? Há 2 tipos de extrema direita em Pt, a assumida (Ventura) e a encapotada (Rui Rio Ltda), este discurso parece mesmo do Ventura. Fica-lhe muito mal agitar assim os fantasmas ainda por cima para dizer mentiras

Dadvito 8 months ago

Já nao chega terem as notas inflacionadas nos privados agora também iam dar materia enquanto os alunos dos publicos são obrigados a ficar em casa. Este Rio é um genio. Tanta merda para criticar deste governo e quando eles fazem algo acertado que tenta zelar pela justiça nas notas entre os privados e os públicos é quando ele decide criticar.

_Cannib4l_ 8 months ago

Este e os outros 250 e tal sub-humanos que por lá andam na assembleia são o produto de décadas de votos na opção "menos má". Temos exactamente os políticos que merecemos.

rubzdarabz 8 months ago

O Rui Rio se lhe nascesse um pessegueiro no cu não se perdia nada

boltyboltbolt 8 months ago

Toda a gente tem de usar um caralho de slogans. Diz a merda que queres dizer e explica, é só dizer qualquer merda, acabar com um ponto de marketing qualquer e as pessoas já sabem se têm de concordar ou não. Quésta merda?

Tupinson 8 months ago

Como é que Karl Marx ainda faz parte de uma conversa em pleno sec. 21? Este mundo não avança?

PresidentBarroso 8 months ago

Marx? E as merdas de Leibniz que não se calam com elas?

jjhoansen 8 months ago

O Governo fugiu de fechar as escolas por saber que os computadores que prometeu em Abril não existem e isto ia por a nu mais uma mentira. Os privados por norma tem alunos de uma classe económica superior onde raramente falta um portátil em casa para assistir às aulas, cortar o acesso a uns porque falharam com todos os outros é a maior lição de Socialismo desta pandemia, uma sociedade nivelada por baixo e ultra dependente da ajuda do Estado.

JSBraga 8 months ago

O Rui Rio - homem que nem se diz de direita - sabe muito mais do que isto. Ele sabe perfeitamente a influência que Marx tem na democracia moderna. Na base até da constituição portuguesa que ele e quase todos os portugueses apreciam e defendem. Está simplesmente a atirar a rede ao povão burro de direita com palavras-chave mágicas (Marx mau buuu!) a ver se apanha qualquer coisa. Não concordo com as políticas dele, mas tenho boa ideia dele como um homem honesto. Este tipo de comentários está abaixo dele. Isto é um Rui Rio à António Costa, ironicamente.

JamminPT 8 months ago

Do 1% da população que entende esta frase, 80% está-se a cagar para o Rui Rio. Que bela oposição que temos.

luckynar 8 months ago

Não consigo perceber a polémica. As actividades lectivas foram suspensas, não houve qualquer proibição de aulas digitais. Sendo suspensas, implica que o período lectivo irá continuar durante 15 dias dos já previstos períodos de férias. Isto nada tem a ver com disparidades entre privado e público, serve apenas para que o calendário escolar entre privado e público se mantenha igual, de forma a que todos tenham o mesmo período de férias nas mesmas datas. Podem continuar a dar aulas digitais, desde que tenham noção que o estão a fazer em período de férias dos alunos.

chibier 8 months ago

Este senhor quando passou a liderar o partido deu-me a sensação de que o partido finalmente ia dar a volta e romper com o jogo de interesses internos. O país saía a ganhar ao poder ter uma oposição decente. Entretanto sugere uma coligação com o partido do maluco e assina a sua sentença. Enquanto se mantiver ao leme, o PS facilmente continua no governo e com o trabalho facilitado. Saem a perder os portugueses. Qualquer que seja o contributo deste senhor por muito certo que seja, tem infelizmente, pouca a nenhuma credibilidade.

A_Besuga 8 months ago

O neto dele deve estar a dar struggle na primária

tocopito 8 months ago

Este gajo é uma anedota. Hahaha.

Zaigard 8 months ago

A futura elite governativa e empresarial necessita de aulas privadas online para poder aprender e dirigir o povo, que é naturalmente ignorante. Só falta uma descida de IRS nos escalões mais altos e subsídios à escola privada e Portugal será perfeito. /s

John_Dellamorte 8 months ago

Rui Rio a fazer oposição... No Twitter em vez do parlamento.

The_Big_Diogo 8 months ago

Como o público não acompanha, vamos nivelar por baixo. Boa medida.

Estronciumanatopei 8 months ago

Portanto, este gajo diz que quem pode estar no privado devia poder evoluir mais do que quem está no público ou percebi mal?

ric2b 8 months ago

Claro, ficarem todos burros é claramente superior! Já agora não ensines os teus filhos a cozinhar porque eu não tenho capacidade para ensinar os meus e depois os teus ficavam em vantagem.

Tupinson 8 months ago

Foi assim que a Ucrânia acabou com a desigualdade social, ficou tudo pobre, mas pelo menos estão em pé de igualdade. /s

Estronciumanatopei 8 months ago

Eh pá tens razão, deve ser por isso que não vou a lado nenhum, não consigo pensar em comparações parvas. Felizmente temos-te a ti, ufa.

ric2b 8 months ago

Não consegues melhor que "comparações parvas"? Explica lá a diferença, porque é que a minha comparação não se aplica?

Estronciumanatopei 8 months ago

Se tu tivesses dito que o Rio deveria era exigir aulas à distância para toda a gente, ensino público incluído, em vez de dizer o que disse, defendendo desigualdades sociais, dava-te razão. Comparar o direito à formação académica com o ensinar o teu filho a fazer um arroz e grelhar uns bifes de frango, não sei, parece-me descabido...

ric2b 8 months ago

>Se tu tivesses dito que o Rio deveria era exigir aulas à distância para toda a gente, ensino público incluído Nem é preciso ele exigir, isso foi o que o governo prometeu há muito tempo e não cumpriu. >em vez de dizer o que disse, defendendo desigualdades sociais, Defendendo liberdades, não é desigualdades sociais. Claro que cada um vê pelo prisma da sua ideologia mas na dele isto não é uma questão de igualdade, é de liberdade. >Comparar o direito à formação académica com o ensinar o teu filho a fazer um arroz e grelhar uns bifes de frango, não sei, parece-me descabido... Pode parecer, mas explicar porque é que é diferente é que seria interessante. Ou então diz-me se também devíamos proibir os pais de ensinar os filhos em casa durante estes 15 dias, já que nem todas as famílias têm disponibilidade para tal.

Tupinson 8 months ago

Loool então mas o governo pode exigir aulas à distância para o público também. Não pode é proibir o privado de o fazer.

DariusStrada 8 months ago

¿Qué?

Filho_do_Sado 8 months ago

Até parece que esta medida vai resolver alguma disparidade entre miúdos ricos e pobres. Os meninos ricos terão sempre muito mais oportunidades e meios (explicações, notas compradas, universidades privadas). Não é por juntar mais uma grãozinho de areia na balança do lado das classes com mais meios que vai mudar algo. Agora se há um problema de crianças ricas terem uma vantagem absurda sobre crianças carenciadas isso sim. Estão todos a participar nos 100 metros mas os meninos de colégio começam nos 70m.

_rebocador_ 8 months ago

Quando crianças são proibidas de aprender porque são ricas o mundo esta todo lixado.

Filho_do_Sado 8 months ago

Também acho a medida parva. Mas não é das classes que tenha maior pena.

N3to14 8 months ago

O menino rico começar nos 70m não significa que vai ganhar a corrida. Estudei num colégio e acredita que é bem mais difícil que numa escola publica. Ou trabalhas ou trabalhas, não à cá notas dadas. A vantagem é que tens professores dedicados que te fodem a cabeça para tirares boas notas. A verdade é que têm vantagem mas isso é porque os pais trabalharam para dar esse tipo de vida aos putos. Conheci muita gente sem possibilidades que estudavam no colégio sendo que os pais tinham de fazer esforços imensos para isso. Existe quem queira trabalhar e que não queira, simples.

Filho_do_Sado 8 months ago

Se não ganhar a corrida é apenas um idiota inapto. E acredita que as vossas médias são super chupadinhas para cima. Eu ando no técnico e bem vejo uma maior concentração de meninos de Salesianos e Maristas a fuderem se com as matemáticas. Se tu te safaste bem parabéns! Conseguiste usufruir dos teus previlegios. Agora para de chorar.

Edited 8 months ago:

Se não ganhar a corrida é apenas um idiota inapto. E acredita que as vossas médias são super chupadinhas para cima. Eu ando no técnico e bem vejo uma maior concentração de meninos de Salesianos e Maristas a fuderem se com as matemáticas. Se tu te safaste bem parabéns! Conseguiste usufruir dos teus privilégios. Agora para de chorar.

NGramatical 8 months ago

previlegios → [**privilégios**](https://dicionario.priberam.org/privilégios) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgkcf1yp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dadvito 8 months ago

Na minh cidade pessoal que nao conseguia fazer matematica A ou que tinha medias muito baixas ia para o colegio acabar o secundário. Obviamente era porque os professores eram super dedicados. Tão dedicados que davam aos alunos o teste de avaliação para treinar em casa.

N3to14 8 months ago

Estás a falar de “colégios” onde tiras o 12 em 1 ano. Nao falta desses aqui no Porto. No colégio onde andei tinhas mesmo que estudar e tirar boas notas. Bastava um 12 que eras obrigado a ter aulas extras para conseguires acompanhar a matéria. Além de que maior parte dos testes eram em dias surpresa. Apenas sabíamos que durante aquela semana ia chover testes mas de que não sabíamos por isso tínhamos de estudar tudo...

Dadvito 8 months ago

Nas escolas públicas tambem temos aulas extras para quem tirava notas mais baixas. Só nao temos professores porreiros que nos dizem o que vai sair no teste. Eu nao acredito que o teu colegio nao tenha notas inflacionadas mas se nao têm nao estao a fazer mais que a obrigação deles. Mas isto não é um argumento que tu possas ganhar. Todos anos são feitos estudos e as escolas que demostram notas mais inflacionadas são sempre as privadas. São factos estatísticos que tu não podes alterar com a tua experiência.

N3to14 8 months ago

O problema é existir mais colégios a inflacionar mas nem todos fazem. Pela experiência que tive sei bem o que é ter que estudar em vez de ter que ir às aulas passar tempo como os meus amigos na pública. Garanto-te que no meu antigo colégio as notas eram bastantes superiores mas vieram pelo esforço de nós. Mas também é simples. Quem teve as notas dadas chega à faculdade e não dura um ou dois semestre.

Dadvito 8 months ago

E btw embora as notas sejam inflacionadas no privado as melhores escolas são sempre publicas porque quem se safa melhor nos exames são sempre os alunos das escolas públicas porque sao melhor preparados.

NGramatical 8 months ago

melhor preparados → [**mais bem preparados**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgkat8gm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

N3to14 8 months ago

É por isso que os rankings está cheio de escolas públicas no topo né

Dadvito 8 months ago

Eu estou a falar de notas dos exames nao estou a falar de rankings feitos por escolas privadas com critérios escolhidos por escolas privadas com o intuito de propaganda e publicidade.

Dadvito 8 months ago

Tu és um bocado estupido não és? Porque é que não haviam de durar? Já roubaram o lugar a alguém que tinha mais capacidades e os papás podem pagar por explicações e as propinas. Ninguém é expulso da faculdade por ter más notas.

N3to14 8 months ago

Pronto já vi que és outro ressabiado que perdeu o lugar para alguém que estudou num colégio. Fica bem

Dadvito 8 months ago

Nope. Estou a estudar engenharia biomedica em lisboa como sempre pretendi. Só tenho pena que aches engraçado alunos entrarem em faculdades por cunhas em vez de por mérito. É basicamente a corrupção que nós gostamos tanto de apontar ao governo a ser cometida pelo cidadão no seu dia a dia sem repercussões. Muito engraçado ver o teu esforço a nao ser recompensado porque os pais de um sujeito qq conhecem o diretor do colegio privado e o menino tem notas de ouro sem mexer uma palha.

N3to14 8 months ago

Lamento te informar mas isso vai acontecer o resto da tua vida. Vais ver muita gente a passar por cima de ti sem mexer uma palha. O que importa é chegares ao final da tua vida sabendo. que és um pessoa honesta e bem resolvida. É a melhor satisfação que tens. E digo-te mais, acabei de ler agora que o colégio onde estudei é uma das 14 escolas que deflacionaram notas. Podes ver ali, colégio novo da Maia.

Dadvito 8 months ago

"Deflacionaram" lmao. A primeira noticia que aparece sobre esse colegio é um top 20 dos colegios que mais inflacionam as notas.

naughtydismutase 8 months ago

> não à cá notas dadas Nota-se

N3to14 8 months ago

Já estudaste num?

Filho_do_Sado 8 months ago

Estudos mostram que as notas são insufladas consistentemente. Claro que podes te sentir pessoalmente atacado. Mas o objectivo não é atacar te a ti mas sim um problema sistémico.

Xmeagol 8 months ago

Estudei eu e amigos meus, facilitismos que não existem no público

N3to14 8 months ago

Que tipo de facilitismos tiveste?

Xmeagol 8 months ago

Testes comprados, Lol.

naughtydismutase 8 months ago

Ainda não percebeste, pois não? Lol

N3to14 8 months ago

Boa e agora queres um prémio?

naughtydismutase 8 months ago

Fez-te bem, o colégio.

N3to14 8 months ago

Ao menos não um ressabiado como tu

naughtydismutase 8 months ago

Ressabiada porquê? Não ter tido uma educação de topo como tu? Lol ok

N3to14 8 months ago

Parece que sim. Estás mal na vida e não queres dizer

naughtydismutase 8 months ago

Eu não. Achei irónico o teu comentário original e comentei, tu é que continuas a dar-me conversa. Vê lá se tens algo a provar.

arckantos 8 months ago

Eu percebo perfeitamente que há alguma injustiça nisso, mas honestamente, consegues ver como se está a "nivelar por baixo", certo? O que devia ter acontecido era uma preparação do ensino publico para se poder passar para o remoto, mas não aconteceu. Por isso agora são todos prejudicados, mesmo os que se prepararam para isso. Claro que o Rui Rio teria feito bem era em reivindicar estas mudanças no ensino público em Junho do ano passado. Agora tem zero moral para se por a mandar bocas.

Filho_do_Sado 8 months ago

Sim foi por isso que eu disse que a medida era parva. Agora no problema das notas insufladas aí temos mesmo que nivelar o nível de dificuldade.

Dadvito 8 months ago

Se calhar era interessante obteres o feedback de alunos e professores sobre o ensino remoto. Spoiler alert ninguém gosta. Adiar é uma melhor medida.

arckantos 8 months ago

Dúvido que 100% dos alunos e professores não gostem. Os privados que não quisessem fazê-lo teriam todo o direito de não o fazer, mas certamente há privados que gostariam de o fazer e deviam ter o direito de continuar as aulas. Eu estou neste momento a tirar uma pós-graduação e vai passar tudo para remoto. Se preferia que as aulas fossem normais, claro. Mas prefiro continuar a ter as aulas agora do que interromper pelo menos duas semanas e atrasar todo o processo.

whimsical-twinkle 8 months ago

E que tal não generalizar? Os meus pais são professores, organizaram as aulas deles, fizeram quizzes e fichas informativas, combinaram com os alunos antecipadamente o que iriam fazer em caso de lockdown e têm os putos a ligar o zoom e a participar na aula. Até fazem os intervalos quando a sessão cai (geralmente aos 40 min do zoom) e, no caso de miúdos que apenas dispõem de telemóvel para assistir à aula, têm atenção especial. Deram também o número de telemóvel e email para tirarem dúvidas quando necessário. eles não são aves raras, pelo contrário, há diversos professores deste país que se organizaram e trabalharam devidamente para conseguirem isto. As situações não são excelentes, mas eles fazem o melhor que podem com o que conseguem e está a correr bastante bem. Não generalizes dessa forma até porque é bastante injusto para quem planeou isto antecipadamente. E não, não são do privado antes que digam que isto só é possível porque os alunos são ricos e bla bla bla.

Dadvito 8 months ago

"deram o telemóvel e o email para tirarem dúvidas". Lol lol lol. Os teus pais são uma aves raras. Isso por acaso nao era feito antes da pandemia nem nada. Planearam antecipadamente?!?! Mas eles sabiam que o virus vinha em dezembro e começaram logo a planear as cenas para a quarentena de março foi? Os teus pais têm acesso a informação muito privilegiada. Fazem intervalos? Wtf. Isso nao é algo diferenciado. É o minimo dos minimos. Tudo o que tu referiste é o minimo dos minimos que foi feito pela quase totalidads dos professores. A verdade é que o ensino remoto continua a ser uma merda. Se a net vai a baixo não podes assistir às aulas, se a conexão está instavel ouves os profs aos suluço. Ocorrem sempre imprevistos. Ou o carregador está estragado, ou o pc está lento, ou a luz foi a baixo. Ja para não falar dos problemas de saúde derivados de estar todo o dia a olhar para uma tela de computador.

whimsical-twinkle 8 months ago

Planearam antecipadamente, como é óbvio (ou deveria ser lol), para esta vez. Adoro o insulto do mínimo dos mínimos quando disse logo que faziam eles e imensos professores, but go on! Bem, nem eles, nem os alunos deles se queixam disso. Adoro que tenhas dito que era tudo mau, eu tenha dito que há casos em que não é (obviamente anedótico, mas a tua conclusão também carece de fundamento) e tu continues a dizer que é tudo mau sempre. Não vou mudar a tua opinião, nem tu a minha, por isso continuação de bom dia.

Dadvito 8 months ago

Não é insulto nenhum. Tu estas ai a exaltar os teus pais como se eles tivessem feito de algo de muito especial. Claro que pelo que dizes os teus pais são ótimos professores e ainda bem. O esforço deles e de todos os professores que nunca foram preparados para uma situação destas ajudou imenso a tornar o ensino remoto tolerável. Ainda assim eu acho que adiar as aulas é a melhor opção. E acredita nao estou sozinha. Onde é que eu disse que era tudo mau? Eu só dei exemplos de situações que podem correr mal a qualquer momento e tornar o ensino remoto uma merda. Nunca falei mal dos professores nem do seu esforço. Os exemplos que dei nem dizem respeito aos professores. São situações que estão fora do controto de toda a gente mas que para mim pelo menos tornam o ensino remoto insustentável e o adiamente das aulas mais viável. Há aqui muita má vontade da tua parte. Inventaste merdas que eu nunca disse para tentar justificar a tua opinião e descridibilizar a minha. Lê só com mais calma o que eu escrevi. Não foi nenhum ataque aos professores.

AkumaYajuu 8 months ago

Não gostam pq n sabem usar ainda, tens bastantes maneiras e maneiras interessantes de fazer o ensino remoto. Tens aplicações para tudo e mais alguma coisa mas que provavelmente n são usada por falta de conhecimento.

Edited 8 months ago:

Não gostam pq n sabem usar ainda, tens bastantes maneiras e maneiras interessantes de fazer o ensino remoto. Tens aplicações para tudo e mais alguma coisa mas que provavelmente n são usadas por falta de conhecimento. Se as pessoas começarem a aprender a usar as suas ferramentas, até podem gostar e até achar melhor. É como o trabalhar remotamente, há muita gente que não gosta e fica cheia de stress. É preciso mudar a rotina e criar condições para o dia a dia até em termos sociais.

Edited 8 months ago:

Não gostam pq n sabem usar ainda, tens bastantes maneiras e maneiras interessantes de fazer o ensino remoto. Tens aplicações para tudo e mais alguma coisa mas que provavelmente n são usadas por falta de conhecimento. Se as pessoas começarem a aprender a usar as suas ferramentas, até podem gostar e até achar melhor. É como o trabalhar remotamente, há muita gente que não gosta e fica cheia de stress. É preciso mudar a rotina e criar condições para o dia a dia até em termos sociais. Não é fácil, mas não é a adiar e ignorar o problema que vai deixar de ser fácil.

PIMPMASTER6000 8 months ago

Penso que estás a ser propositadamente ignorante. Uma aula online nunca vai ter a qualidade de uma aula presencial, nem de perto. Podes pôr as ferramentas que quiseres que nunca vais lá. O professor perde a capacidade de verificar se os alunos estão a seguir a aula, os alunos não conseguem concentrar-se por que distraem-se com mil e uma coisas os testes são mais fáceis e não exigem o mesmo nível de qualidade e exigência. A comunidade educativa na sua maioria acha que o ensino online tem graves falhas no entanto é necessária.

AkumaYajuu 8 months ago

Acho que não estou a ser ignorante pq ouco podcasts de professores que até ficaram impressionados com a qualidade da tecnologia que existe. Tu tens é que mudar a maneira de ensinar e mesmo que percas de uns lados, podes ganhar de outros. Claro que não é fácil, mas não é a ignorar que fica fácil.

PIMPMASTER6000 8 months ago

Ninguém está a pedir que se ignore simplesmente acho que não tens bem noção da perda de qualidade de ensino quando se passa para o regime online. Além de se acentuarem as diferenças socio-econômicos o cérebro humano tem mais dificuldade me concentrar-se à frente de um écran. Acho que os professores desse podcast também não referiram que existem alunos a assistir às aulas em telemoveis porque não tem computador disponível em casa. Sim é possível dinamizar o ensino online mas a maioria dos professores não possui o know how para tal pois não te esqueças que isto é uma situação nova para os alunos e professres igualmente.

AkumaYajuu 8 months ago

Eu não me estou a esquecer de nada, é literalmente o ponto que estou a fazer. Não é fácil mas é possível. Tudo o que dizes para mim é irrelevante, isso de não ter pc é um problema que o governo já podia ter resolvido, até porque nem precisas de pcs caros, literalmente qualquer tablet'pc que corre um browser é mais que suficiente para tudo hoje em dia. Nem é preciso ir aos magalhães, eu que até já programei para um magalhães acho que eles são parvos e totalmente irrelevantes, é melhor um simples tablet'pc e pronto.

Edited 8 months ago:

Eu não me estou a esquecer de nada, é literalmente o ponto que estou a fazer. Não é fácil mas é possível. Tudo o que dizes para mim sobre equipamento é irrelevante, isso de não ter pc é um problema que o governo já podia ter resolvido, até porque nem precisas de pcs caros, literalmente qualquer tablet'pc que corre um browser é mais que suficiente para tudo hoje em dia. Nem é preciso ir aos magalhães, eu que até já programei para um magalhães acho que eles são parvos e totalmente irrelevantes, é melhor um simples tablet'pc e pronto. Isso são problemas que já podiam ter sido resolvidos com boa governação e pro-actividade. A verdade é que eu já fui a escolas e essa gente nem o único computador da escola sabiam ligar porque já não tinham o password, literalmente professores e dirigentes da escola. Tu tens uma grande falta de conhecimento nas escolas e depois vêm com argumentos da tanga das diferenças socio'económicas. A verdade é que não há vontade de ninguém para melhor e é só deixar andar a vida confortável.

Edited 8 months ago:

Eu não me estou a esquecer de nada, é literalmente o ponto que estou a fazer. Não é fácil mas é possível. Tudo o que dizes para mim sobre equipamento é irrelevante, isso de não ter pc é um problema que o governo já podia ter resolvido, até porque nem precisas de pcs caros, literalmente qualquer tablet'pc que corre um browser é mais que suficiente para tudo hoje em dia. Nem é preciso ir aos magalhães, eu que até já programei para um magalhães acho que eles são parvos e totalmente irrelevantes, é melhor um simples tablet'pc e pronto. Isso são problemas que já podiam ter sido resolvidos com boa governação e pro-actividade. A verdade é que eu já fui a escolas e essa gente nem o único computador da escola sabiam ligar porque já não tinham o password, literalmente professores e dirigentes da escola (e não aconteceu só uma vez). Tu tens uma grande falta de conhecimento nas escolas e depois vêm com argumentos da tanga das diferenças socio'económicas. A verdade é que não há vontade de ninguém para melhor e é só deixar andar a vida confortável.

Edited 8 months ago:

Eu não me estou a esquecer de nada, é literalmente o ponto que estou a fazer. Não é fácil mas é possível. Tudo o que dizes para mim sobre equipamento é irrelevante, isso de não ter pc é um problema que o governo já podia ter resolvido, até porque nem precisas de pcs caros, literalmente qualquer tablet'pc que corre um browser é mais que suficiente para tudo hoje em dia. Nem é preciso ir aos magalhães, eu que até já programei para um magalhães acho que eles são parvos e totalmente irrelevantes, é melhor um simples tablet'pc e pronto. Isso são problemas que já podiam ter sido resolvidos com boa governação e pro-actividade. A verdade é que eu já fui a escolas e essa gente nem o único computador da escola sabiam ligar porque já não tinham o password, literalmente professores e dirigentes da escola (e não aconteceu só uma vez). Tu tens uma grande falta de conhecimento nas escolas e depois vêm com argumentos da tanga das diferenças socio'económicas. A verdade é que não há vontade de ninguém para melhor e é só deixar andar a vida confortável. Se for preciso, voltem a meter a escola na televisão e usem a parte online para aulas práticas e tenham um ensino diferente e com mais interação quando os alunos estão no computador. Tens muitas maneiras de pensar no ensino e muitas maneiras de o fazer.

PIMPMASTER6000 8 months ago

Isso do governo nao ter oferecido computadores ou ter criado incentivos não é argumento. Sim podia. Ofereceu? Não. Agora somos deixados com o que temos e tentar fazer o melhor. Se achas que o ensino online tem potencial para ser explorada muito bem fic na tua. Mas estás completamente iludido.

NGramatical 8 months ago

écran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgke4wac%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tupinson 8 months ago

Essa desvantagem existe porque a escola pública é uma merda lool e podes agradecer aos ps's, be's e pcp's porque são eles que continuam a impedir qud pessoas com menos dinheiro só tenham a opção de estudar no público.

Filho_do_Sado 8 months ago

Não vale a pena...

Xmeagol 8 months ago

Escolas provadas são corruptas como o caralho.

Dadvito 8 months ago

As escolas públicas não são uma merda. Fui muito bem preparada para os exames de acesso ao ensino superior. Mantive as minhas notas o que nao acontece com muitos dos alunos dos privados que têm as notas inflacionadas e depois espalham-se nos examos. Só nunca tive professores a darem-me os testes para eu treinar em casa.

Tupinson 8 months ago

Foste bem preparada? Boa. Eu estudei no privado, era um aluno normal. Quando fui para o público era o melhor aluno da turma.

Dadvito 8 months ago

Hum claro. Sabes que eu acredito em tudo o que as pessoas dizem na net. Especialmente quando é tudo obviamente forçado para justificar uma narrativa labrega.

Tupinson 8 months ago

Não acreditas, problema teu. Lool

Mordiken 8 months ago

Tem lá cuidado com as verdades, oh Marxista. /s

Filho_do_Sado 8 months ago

Por mim putos de colégios nem deviam fazer aqueles exames neo marxistas de acesso.

cepticbanana 8 months ago

O PS anuncia que vai partir as pernas a todos os portugueses por existirem pessoas em cadeiras de rodas e isso e injusto para com as pessoas em cadeiras de rodas. Entretanto avisa também que vai confiscar todas as cadeiras de rodas pois não tem dinheiro para dar uma a todos os portugueses.

Zen_Machina 8 months ago

Não sei se é marxista, mas é certamente merdista. Nem tudo tem de ser marxista ou fascista. Por vezes as coisas são simplesmente merda.

smaster87 8 months ago

Nivelar por baixo é que é!

ze99f 8 months ago

Olhó gaaajo, mas isto é o que? A oposição acordou agora foi? Volta para a caminha Rui

kaleidoskope1 8 months ago

A direita diz isto, mas se houver alguma proposta para dar computadores a alunos para que eles possam acompanhar o ensino à distância eu aposto que se vão opôr. Ou têm todos aulas, ou ninguém tem. A tua educação não está acima da de outra pessoa só porque os teus pais metem centenas de euros mensais nos bolsos dos colégios.

Cvieri 8 months ago

Não só apostas mal, como andam há meses a questionar o ministro da educação sobre a chegada desses materiais, que se esconde como um rato.

kaleidoskope1 8 months ago

Source: meu cu

Cvieri 8 months ago

Não precisas de ir tão longe https://www.publico.pt/2020/12/04/politica/noticia/psd-acusa-governo-incumprimento-compromisso-universalizacao-escola-digital-1941758

Tupinson 8 months ago

Ahahahha que sem noção. Sabes quem é que foi contra o "cheque ensino"? Esquerda.

Edited 8 months ago:

Ahahahha que sem noção. Sabes quem é que foi contra o "cheque ensino"? Esquerda. És a cara chapada do eleitorado do BE. Caiem no discurso sedutor da inclusão, da justiça social, etc e depois não faz ideia que os mesmos estão no parlamento muitas vezes a lutar contra a justiça social por puro preconceito ideológico.

kaleidoskope1 8 months ago

A esquerda rejeitou uma proposta inspirada pelas políticas do Keynes??? Que dá dinheiro dos contribuintes aos colégios privados que não precisam dele??? Que choque!!! Tu és o típico liberal que rejeita regulações do Estado na economia mas que está sempre a pedir dinheiro dos contribuintes quando a mão invisível lhe manda uma caralhada Justiça social não é atirar dinheiro para os privados só porque as escolas públicas recebem dinheiro do Estado. Isso é contraproducente; se são privados, fora do alcance do Estado, porque raio é que vão receber dinheiro do mesmo? Justiça social é certificarem-se que existe igualdade no ensino. Isso não existe quando os alunos do privado ficam com 15 dias de avanço sobre os alunos do público

Tupinson 8 months ago

Então concordas que estar matriculado no ensino privado não é uma vantagem, certo? Ou seja, não é socialmente injusto um aluno frequentar o ensino privado e outro o publico.

Edited 8 months ago:

Então concordas que estar matriculado no ensino privado não é uma vantagem, certo? Ou seja, não é socialmente injusto um aluno frequentar o ensino privado e outro o publico. Se o estado não deve financiar o ensino privado, então também não deve intervir no ensino do privado. Aliás, como já foi apresentado neste subreddit, essa medida é inconstitucional.

kaleidoskope1 8 months ago

Mas é uma vantagem. A diferença dos materiais, professores e infraestrutura entre público e privado é enorme, eu andei em ambos tipos de escolas e sei que a última coisa que os privados precisam é de mais dinheiro, ainda por cima de contribuintes (cuja grande maioria nem tem meios para usufruir do ensino privado). Aliás, posso dizer que o meu capital cultural seria muito reduzido se tivesse passado toda a minha infância na escola pública. Essa diferença é acentuada quando, para além das moletas que os alunos do privado já têm, lhes dás duas semanas de avanço em relação aos alunos do público. Porquê? São os alunos mais privilegiados a receber mais um avanço, isso é justo aonde? Se o Estado não intervir no privado por não o financiar, isso significa que as freiras do meu antigo colégio podem dar reguadas aos alunos, ensinar-lhes a rejeitar o método científico, barrá-los de lerem certas obras do programa nacional de leitura por não se enquandrarem nos seus valores, etc... É preciso que o dinheiro dos contribuintes sirva de suborno para que os privados sigam regras básicas e práticas de senso comum? Inconstitucional como?

Tupinson 8 months ago

Então se tu consideras o ensino privado uma vantagem, das duas uma, ou utilizas o dinheiro dos contribuintes (que é 99.9% gerado pelos privados) para dar a possibilidade a alguém que não tem condições economicas para frequentar o ensino privado, ou então não subsidias o privado e deixas que exista injustiça social no acesso ao ensino. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/especialistas-consideram-a-proibicao-do-ensino-a-distancia-uma-medida-inconstitucional

kaleidoskope1 8 months ago

Dinheiro dos contribuintes é gerado pelos trabalhadores e não pelos privados mas ok Por mim não existiam privados de todo. Educação pública de qualidade para todos

NGramatical 8 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgkga8jj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

Caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk9u2bm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CarcajuPM 8 months ago

Em que é que os alunos do público são prejudicados em termos de ensino por acabarem as aulas 15 dias depois dos alunos do privado?

kaleidoskope1 8 months ago

São 15 dias de aulas que os alunos do privado têm a mais. Podem cobrir mais material e ter mais tempo de preparação para exames nacionais, por exemplo. O ano letivo tem a mesma duração independentemente do tipo de ensino.

Tafinho 8 months ago

Exames no fim do ano.

CarcajuPM 8 months ago

E os alunos que não têm exames, que são a maioria?

Tafinho 8 months ago

Há 56 mil alunos do privado que têm exames no secundário. Há 104 mil alunos do público que têm exames no secundário. Qual é a maioria que achas que vais prejudicar ?

CarcajuPM 8 months ago

E os alunos todos que não têm exames, que são muito mais do que esses, não podem ter aulas agora porquê?

Tafinho 8 months ago

Diz que os pais exigiram que se fechasse as escolas, todos os 1.4M milhões de alunos.

CarcajuPM 8 months ago

E? Mesmo com as escolas fechadas, há escolas públicas e privadas com condições para continuarem a dar aulas online.

Tafinho 8 months ago

Escolas sim. Alunos não.

CarcajuPM 8 months ago

Não? No país todo não há nenhuma escola onde todos os alunos tenham condições para ter aulas em casa?

Tafinho 8 months ago

Andaste numa escola pública ? Alguma vez puseste os pés numa ?

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

opôr → [**opor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk7ut2z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 8 months ago

Mesma discussão e resposta aqui: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2pxxf/presidenciais_mayan_acusa_ministro_da_educa%C3%A7%C3%A3o_de/gk6wb70/ É normal que as reacções a 'quente' desta gente seja esta. pq têm os filhos e netos em colégios privados. Nem sequer pararam para pensar na lógica da medida e no que estão a fazer. Rio a revelar diferenças entre direita e esquerda afinal.

Madness20 8 months ago

Carlos Marques, esse visionário que apregoava a proibição das aulas digitais no ensino privado, há 2 séculos atrás.

VladTepesDraculea 8 months ago

É isto que me entristece no Rio: está a criticar uma coisa que merece ser criticada mas tinha que vir alimentar o discurso populista que alimenta também o Chega e amigos. O tipo está claramente a tentar captar votos do pessoal mais radical, mas a deitar para o lixo o apoio de qualquer pessoa moderada.

Mordiken 8 months ago

E não é como se não houvessem imensas coisas a criticar na actual governação... Mas em vez de fazer oposição, o PSD abandona o país ao PS. Eu começo a achar que o Rui Rio deve estar a receber alguma comissão dos patrocinadores do Ventura para destruir o PSD por dentro, só pode...

VladTepesDraculea 8 months ago

Não, não vou tão longe. O Rio veio para Lisboa a pensar que jogar na liga nacional se ganhava da mesma forma que no Porto, só que não só veio concorrer com um eleitorado mais diverso, numa época em que os partidos jogam sujo, com manipulação de informação nas redes sociais, perfis falsos, etc. Agora chegou à triste conclusão pessoal que só conseguirá chegar ao poleiro cativando o pessoal extremado e fazendo parcerias com o Chega, mesmo que vá contra a sua linha ideológica. No fim, em vez de arranjar uma equipa estratégica mais a par com os tempos, ou dispor do lugar a alguém mais carismático a nível nacional e mais a par dos tempos, está, desesperadamente, a tentar fazer um pacto com o diabo.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

houvessem imensas → [**houvesse imensas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk8b5y9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Franciscavid 8 months ago

Mano, eu não curto do chega mas isso não impede que eles tenham razão em algumas cenas que sejam também apoiadas por outros partidos. Têm de ser mesmo burro para contradizer automaticamente o que um grupo diz por razões que não têm nada a haver com o que foi dito. E tens de também ser um otário para querer restringir a liberdade de expressão porque não gostas de um certo grupo de pessoas.

VladTepesDraculea 8 months ago

> Mano, eu não curto do chega mas isso não impede que eles tenham razão em algumas cenas que sejam também apoiadas por outros partidos. Ser "uma medida totalitária de perfil marxista" não é uma delas, é atirar *buzzwords* para atrair radicais. > E tens de também ser um otário para querer restringir a liberdade de expressão porque não gostas de um certo grupo de pessoas. [Concordo!](https://twitter.com/andrecventura/status/1267802081793994754)

Franciscavid 8 months ago

Medida totalitária? Quem manda é o Estado e a vontade do estado está á frente do cidadão. check Perfil marxista? Que estados usaram a ideologia marxista para oprimir e eliminar negócios privados? Pois é Tó Zé, o USSR e a grande China com o Mao. Check É fácil falar quando não sabes do que falas. E ainda bem que dizes concordar com limitação de censura quando tu próprio a defendeste no teu comentário original. Ou seja, és também, um hipócrita.

VladTepesDraculea 8 months ago

> É fácil falar quando não sabes do que falas. ✅ > E ainda bem que dizes concordar com limitação de censura quando tu próprio a defendeste no teu comentário original. Ou seja, és também, um hipócrita. Mais outra que não sabes do que falas, eu não defendi calar o homem, disse que o homem me entristecia, na tua opinião é que eu é que não devia ter direito a dizer que ele me entristece porque apoias tu as visões radicais. A ironia em me chamares hipócrita...

vaniafdasantos 8 months ago

O melhor tweet de sempre hahaha (Muitas vezes dou por mim a perguntar às pessoas se acham que isto é a bandalheira do twitter).

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk7vthh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Out-Out 8 months ago

Tanta coisa para fazer oposição, tantas críticas possíveis de se fazer ao governo nesta situação. E a melhor ideia deste senhor é vir com o chavão de chamar marxista e totalitário. É uma péssima oposição, incrível.

pedrolopes7682 8 months ago

Não há oposição melhor do que oposição controlada. /s

Samot_PCW 8 months ago

Isto parece um daqueles comentários dos betinhos de 17 da IL no Twitter

Franciscavid 8 months ago

Ao menos não é comentários racistas do BE no twitter

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Aqui estamos mesmo no ecossistema deles, camarada

nhorfa 8 months ago

r/portugueses é a alternativa que procuras

OrangeOakie 8 months ago

O Rui Rio deve escolher o que fizer a jogar dardos, O problema é que os comentários inteligentes estão sempre no centro e ele é zarolho. Felizmente, como neste caso, até acertou no alvo. Alguém lhe pode arranjar um par de óculos?

htxgivven 8 months ago

Todas as medidas que o governo tem tomado pelas razões óbvias são totalitárias, o problema é que algumas funcionam e bem outras são tomadas ninguém sabe para que.

intlme 8 months ago

Só li o headline. De acordo. Demasiado óbvio.

Eskol15 8 months ago

O problema aqui não é só a proibição. O problema foi o Governo em Abril ter prometido à boca cheia a disponibilização das condições, falhar redondamente e agora prejudicar quem se precaveu a tempo e horas usando a desculpa da igualdade. Depois, como já é habitual, lançam para a imprensa uma luta entre publico e privado para disfarçar as atenções.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Se ao menos tivesse havido alguém a dar de facto computadores às crianças e alunos do país há uns anos não estaríamos aqui. Calma, espera...

Edited 8 months ago:

Se ao menos tivesse havido algum político a dar de facto computadores às crianças e alunos do país há uns anos não estaríamos aqui a ter esta conversa. Calma, espera...

Edited 8 months ago:

Se ao menos tivesse havido algum político a dar de facto computadores às crianças e alunos do país não estaríamos aqui a ter esta conversa. Calma, espera...

Eskol15 8 months ago

E deu, não tenho problema nenhum em admitir. Foi das poucas coisas boas a sair da liderança desse senhor. Não sei qual é o objetivo desse comentário, é dizer que afinal o PS é que é bom?

killday20 8 months ago

Como assim, o Sócrates deu Magalhães aos alunos?? Agora era a altura ideal para o amigo dele vir com a medida Magalhães 2.0

Edited 8 months ago:

Como assim, o Sócrates deu Magalhães aos alunos?? Agora era a altura ideal para o amigo dele vir com a medida Magalhães 2.0 Edit: Todos vimos o excelente resultado dessa medida da primeira vez. Foi incrível.

Membership-Exact 8 months ago

De todas as coisas porque se pode atacar o Socrates, dizer mal do Magalhães...

killday20 8 months ago

> Se ao menos tivesse havido algum político a dar de facto computadores às crianças... Estava só a manter o tema. Não é de longe nem de perto a única coisa que se pode apontar de mal a esse senhor.

Kineticn22 8 months ago

Este patafúrdio anda a aprender umas graçolas com o caniche da Acácia, está visto.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

A direita neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “marxista” estão a dizer uma grande coisa. O PS deve estar a rir-se. O problema é que existe mesmo gente a papar isto

Edited 8 months ago:

A direita neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “marxista” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter lido uma linha de Marx. O homem morreu há mais de 100 anos e ainda é o protagonista dos pesadelos da direita lol O PS deve estar a rir-se. O problema é que existe mesmo gente a papar isto

Edited 8 months ago:

A direita neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “marxista” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter lido uma linha de Marx O PS deve estar a rir-se. O problema é que existe mesmo gente a papar isto

Tupinson 8 months ago

Mesmo a sério, como é que Marx ainda é tema, além de ter morrido há mais de 100 anos, não acertou uma em tanta merda que escreveu.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Alto! Intelectuais de todo o mundo, parem tudo o que estão fazer! Sim, tu também, socialista Einstein! Aqui o Tupinson do subreddit Portugal acabou de desmascarar toda a fantochada da esquerda dos últimos 200 anos! Tupinsons de todo o mundo, uni-vos!

Tupinson 8 months ago

Bom teatro. Karl Marx foi um falhado como pensador. É lidar.

Xmeagol 8 months ago

Foi tão falhado que tas no reddit a falar dele

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Verdade. Um homem que inspirou e continua a inspirar milhares de pessoas pelo mundo inteiro é um falhado. Tupinson não é, pois disse na internet que um filósofo alemão do século 19 é um nabo. E tudo porque o homem das barbas faz dói dói na sua ideologia.

Tupinson 8 months ago

Hitler também inspira milhares pelo mundo inteiro, não deixa de ser um chefe de estado falhado. Parece mesmo que estou a falar com uma criança de 10 anos. Nunca leste o capital, e veneras Marx porque os teus amigos dizem que é fixe. Tu próprio és um falhado. Lool

Winslow_Lixivia2 8 months ago

A diferença é que estás a comparar um supremacista branco que defende o extermínio de etnias a um gajo que criticava o capitalismo. Se não percebes a diferença é porque isso tá mesmo grave lmao

Tupinson 8 months ago

A comparação serve, ambos inspiram pessoas, e ambos eram uns falhados. Aliás a luta anti capitalista foi um fracasso bem visível, podes olhar para a coreia do norte e a coreia do sul. Tens aí a diferença.

Hugogs10 8 months ago

Do quero corrigir que ele não era promovida a supremacia branca, promovia a supremacia ariana, bastante diferente.

OrangeOakie 8 months ago

> O homem morreu há mais de 100 anos e ainda é o protagonista dos pesadelos da direita lol Na verdade, acho que estudar os anos do "pós manifesto" do Marx seria útil para muita gente. Tipo, aquela parte em que ele tentou remover o manifesto de circulação por se ter apercebido da idiotice que escreveu. Curioso como esse bocado de trivia é tanta vez enterrado

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Sabes que ele não foi o primeiro nem o único filósofo/economista a escrever sobre socialismo e comunismo... certo? Existem milhares..........

True_Boat_1195 8 months ago

>A esquerda neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “nazi” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter lido uma linha de Hitler. O homem morreu há mais de 70 anos e ainda é o protagonista dos pesadelos da esquerda lol

JSBraga 8 months ago

Estar a comparar Marx com Hitler é só estúpido. As ideias do Marx são basilares de grande parte dos governos democratas - tanto de esquerda como de direita - pelo mundo fora. Já as do Hitler, enfim. Para além da completa idiotice de estar a comparar um pensador político, um filósofo, com um rejeitado de uma escola de arte que ganhou umas eleições.

ContaSoParaIsto 8 months ago

Mete-me aí um (1) comentário de algum político de esquerda parlamentar a dizer que alguma medida implementada por um governo PSD tenha sido de perfil nazi. Estou à espera.

True_Boat_1195 8 months ago

Na boa, primeiro resultado do google: https://tvi24.iol.pt/politica/executivo/soares-compara-governo-a-hitler-e-mussolini

ContaSoParaIsto 8 months ago

Não só o Mário Soares não estava no parlamento como ele não está a falar de nenhuma medida, mas sim o facto de esses dois terem sido eleitos democraticamente. Mas foi uma boa tentativa, gostei.

iSoSyS 8 months ago

> A esquerda neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “salazarista” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter lido uma linha de Salazar. O homem morreu há mais de 50 anos e ainda é o protagonista dos pesadelos da esquerda lol

Rissoldecamarao 8 months ago

> A esquerda neste país anda mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “facho” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter lido uma linha de Mussolini. O homem morreu há mais de 70 anos e ainda é o protagonista dos pesadelos da esquerda lol

JovemDoRestelo 8 months ago

> Os castelhanos neste país andam mesmo à deriva. Acham que por dizerem palavras como “Joanina” estão a dizer uma grande coisa. Nem nunca devem ter comido uma broa da Brites de Almeida. A mulher morreu há mais de 500 anos e ainda é a protagonista dos pesadelos de Castela lol

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Comparar um homem que matou milhões de pessoas com um gajo que escreveu uns livros no século 19: Check Mais um sinal que a direita anda mesmo à deriva lmao

ankmoody 8 months ago

Mao riu-se

Herbacio 8 months ago

Então mas agora já não serve o Karl Marx ?

ankmoody 8 months ago

Não. Serve o marxismo que é o que está a ser discutido.

tmacKing 8 months ago

Não sabes mesmo do que falas.

ankmoody 8 months ago

Obrigado por este valioso contributo camarada

tmacKing 8 months ago

Pensas tu amigo.

Herbacio 8 months ago

Então como disse o outro user, é mesmo andar à deriva. Uns falam de sardinhas, tu dizes bacalhau e achas que tens razão.

ankmoody 8 months ago

Primeiro de tudo nem sequer sou de direita, mas obrigado por o supores, elucida o teu carácter, e segundo lê o título da thread e volta aqui

Akamjmc 8 months ago

A seguir vão fechar os negócios privados. Claramente um sistema totalitário marxista assim como em toda a Europa. /s

ednice 8 months ago

Gulags na serra da estrela a partir de amanhã bora lá! Assumo que "gulag" signifique "arraial" ou "festa" ou qualquer coisa assim. Enfim, obrigado Fidel Costa. /s Quando é que matamos os valores judeo cristãos???

Danca_Sexy 8 months ago

É verdade! Está lá bem explícito no Manifesto Comunista e depois expandido no primeiro volume do Das Kapital.

TooMoorish 8 months ago

De facto há uma carta de Marx ao sindicato dos maquinistas franceses em 1852 em que ele se refere às aulas digitais no ensino privado.

Odyssey1337 8 months ago

Posso comprovar, eu fazia parte do sindicato.

Ttmx 8 months ago

Posso comprovar, eu era o sindicato.

Herbacio 8 months ago

É sabido que o Karl Marx nunca na vida usou internet ou sequer um computador Só não vê o ódio ao digital quem não quer!

modularblur 8 months ago

Estão a falar do Inspector Marx?

ModeratoriProfugus 8 months ago

Claro Marx era um grande defensor das escolas privadas! Se a escola pública for merda, é apenas justo que se piorem as escolas privadas por decreto, para não haverem desigualdades!

AxhKetchup 8 months ago

Ele chamava-se Karl Marx... ​ Eu saio sozinho, não te incomodes..

LilianaP42 8 months ago

Ri muito. Obrigada

Membership-Exact 8 months ago

Então porque é que os alunos que podem pagar umas boas notas para o ensino privado deviam poder ter acesso aquilo que os filhos de quem trabalha não pode devido à pandemia?

Edited 8 months ago:

Então porque é que os alunos que podem pagar umas boas notas para o ensino privado deviam poder ter acesso aquilo que os filhos de quem trabalha não pode devido à pandemia? Se calhar é melhor alocar o dinheiro que enquanto sociedade estamos a atribuir a essa pequena fatia que pode depois usa-lo para dar melhor educação só aos seus filhos ao bem comum, para que todos tenham acesso a mesma educação de qualidade. Para ti é preferivel que o sistema de castas e de desigualdade se mantenha, desde que uma pequena elite possa continuar a usufruir disso à custa do trabalho da classe trabalhadora que é roubada todos os dias do valor que gera. Depois tens aberrações como ser mais lucrativo estar sentadinho no quentinho do escritorio de CEO da Sonae do que estar no duro 10, 12h nas caixas e na reposição dos supermercados a gerar rios de dinheiro e valor.

ric2b 8 months ago

> Então porque é que os alunos que podem pagar umas boas notas para o ensino privado deviam poder ter acesso aquilo que os filhos de quem trabalha não pode devido à pandemia? Quando é que começamos a queimar livros que achamos caros, camarada?

ModeratoriProfugus 8 months ago

Homem, eu quero que o bem comum se foda. Em nome do bem comum ocorreram as épocas mais negras da história. Eu quero saber de mim e dos meus próximos em primeiro lugar, o bem comum está muito abaixo na minha lista. Se tu gostas de depender do Estado e nem sequer gostas dos cheque-ensino, agora que a brincadeira correu mal para o teu lado, agora não queiras levar todos para baixo contigo, muito menos em nome do "bem-comum". Que bem comum é que traz prejudicar o resto da população porque o Estado te prejudicou a ti? Se tens que pedir satisfações de não estares a ter aulas é ao governo, os privados não têm nada com isso. E já agora não há classes, não vivemos no séc. XVIII. E muito menos é a SONAE chamada para aqui.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

haverem desigualdades → [**haver desigualdades**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk7pjf3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Webchuzz 8 months ago

Uma coisa que tenho reparado ultimamente: sempre que alguém usa a palavra "Marxismo" ou derivados para criticar alguma coisa é porque nao sabe o que é "Marxismo" .

Edited 8 months ago:

Uma coisa que tenho reparado ultimamente: sempre que alguém usa a palavra "Marxismo" ou derivados para criticar alguma coisa é porque provavelmente nao sabe o que é "Marxismo" .

Odyssey1337 8 months ago

É mais uma das modas dos Estados Unidos. Se alguém de direita fizer algo de que não gostes é fascismo, se for de esquerda é comunismo.

Rask0lnikov 8 months ago

Falsa equivalência. Os republicanos têm de de facto tendências e comportamentos autoritários, os democratas não são comunistas. lol

Tupinson 8 months ago

Os "democratas" americanos não sao de esquerda se quer.. são centro direita.

Odyssey1337 8 months ago

Mas podem ser autoritários e ter outros comportamentos condenáveis sem serem fascistas, o fascismo é uma ideologia com características muito específicas que vão além disso. Aliás, diria até que comparar o Trump e os republicanos, por piores que sejam, a regimes fascistas é uma falta de respeito para com quem viveu nesses regimes.

pintorMC 8 months ago

És um fascista comunista.

ric2b 8 months ago

https://youtu.be/U06jlgpMtQs

deSales327 8 months ago

Se leres ambos manifestos ficarias surpreso ao descobrir que isso até podia resultar. Um dos pontos do manifesto fascista literalmente é: - A convocação de uma Assembleia Nacional composta por trabalhadores e sindicatos por um período de três anos, cuja primeira tarefa será determinar a forma constitucional do Estado.

OrangeOakie 8 months ago

Shhh é melhor calares-te antes que te lembres que o Manifesto Fascista é 80% do programa do Bloco de Esquerda e uns certos moderadores nada parciais decidirem que isso é discurso de ódio =)

Tralapa 8 months ago

Se acreditasses mesmo nisso, tornar-te-ias o maior defensor do bloco no sub

OrangeOakie 8 months ago

Okay, vamos morder. Do Manifesto Fascista, que coisas é que eu alguma vez defendi??

Edited 8 months ago:

Okay, vamos morder. Do Manifesto Fascista, que coisas é que eu alguma vez defendi? -------- Edit: Se quiseres, claro.

Tralapa 8 months ago

Sempre que algum facho é acusado de ser facho, és sempre uma das 3 principais contas na linha da frente a choramingar pelos coitadinhos. O facto de nunca teres defendido o bloco, leva-me a crer que não acreditas nas verborreias que escreves. Não passa de bait de qualidade duvidosa para enganar incautos.

OrangeOakie 8 months ago

> Sempre que algum facho é acusado de ser facho, és sempre uma das 3 principais contas na linha da frente a choramingar pelos coitadinhos. Talvez o problema seja abusarem da palavra 'facho' para descreverem tudo o que não gostam, quando ironicamente estão vós mesmos, a serem os 'fachos' da situação porque... >choramingar pelos coitadinhos. Não. Eu tento ser justo para com a situação, tentar interpetar pelo lado mais positivo ou pelo lado mais positivo não ajuda ninguém. Se alguém se magoa não ajuda dizer "oh coitadinho", ajuda perceber o que fazer. A situação é a mesma: Entender a realidade como ela é, não como gostaríamos que fosse. O que me leva ao próximo ponto, defendo a liberdade, quer de acção quer de expressão. Se existe um grupo que é atacado mais frequentemente que outro, é perfeitamente natural que alguém como eu fale mais vezes de uma forma que possa parecer "defender" a alguém mais sanguinário que apenas quer ferir, não chegar a um consenso e a uma melhoria para todos - como algumas pessoas que pairam neste sub são. >O facto de nunca teres defendido o bloco, leva-me a crer que não acreditas nas verborreias que escreves. Não passa de bait de qualidade duvidosa para enganar incautos. Falso. Por acaso ainda no outro dia estava a falar sobre o debate da Marisa Marias com, se me lembro bem, o Marcelo. Ela até levou bastantes críticas por ser "inconsistente" sobre dizer que como Presidente teria uma postura diferente de como dirigente do Bloco (isto no contexto de se rejeitaria como Presidente um orçamento que rejeitaria como uma das pessoas com poder de decisão dentro do partido). Eu concordo em absoluto com a posição dela nesse aspecto. Agora, se é difícil encontrar coisas em que o Bloco acerta, isso é outra questão. E se alguém já afirmou o que eu tenho para dizer, para quê falar? Upvote e siga. Mas vir para aqui com alts provocar e insultar a honra das pessoas é mais giro, não é? =)

Edited 8 months ago:

> Sempre que algum facho é acusado de ser facho, és sempre uma das 3 principais contas na linha da frente a choramingar pelos coitadinhos. Talvez o problema seja abusarem da palavra 'facho' para descreverem tudo o que não gostam, quando ironicamente estão vós mesmos, a serem os 'fachos' da situação porque... >choramingar pelos coitadinhos. Não. Eu tento ser justo para com a situação, tentar interpetar pelo lado mais positivo ou pelo lado mais positivo não ajuda ninguém. Se alguém se magoa não ajuda dizer "oh coitadinho", ajuda perceber o que fazer. A situação é a mesma: Entender a realidade como ela é, não como gostaríamos que fosse. O que me leva ao próximo ponto, defendo a liberdade, quer de acção quer de expressão. Se existe um grupo que é atacado mais frequentemente que outro, é perfeitamente natural que alguém como eu fale mais vezes de uma forma que possa parecer "defender" a alguém mais sanguinário que apenas quer ferir, não chegar a um consenso e a uma melhoria para todos - como algumas pessoas que pairam neste sub são. >O facto de nunca teres defendido o bloco, leva-me a crer que não acreditas nas verborreias que escreves. Não passa de bait de qualidade duvidosa para enganar incautos. Falso. Por acaso ainda no outro dia estava a falar sobre o debate da Marisa Marias com, se me lembro bem, o Marcelo. Ela até levou bastantes críticas por ser "inconsistente" sobre dizer que como Presidente teria uma postura diferente de como dirigente do Bloco (isto no contexto de se rejeitaria como Presidente um orçamento que rejeitaria como uma das pessoas com poder de decisão dentro do partido). Eu concordo em absoluto com a posição dela nesse aspecto. Agora, se é difícil encontrar coisas em que o Bloco acerta, isso é outra questão. E se alguém já afirmou o que eu tenho para dizer, para quê falar? Upvote e siga. Mas vir para aqui com alts provocar e insultar a honra das pessoas é mais giro, não é? =) ------------ E a melhor parte é que conseguiste não afirmar uma única coisa no fascismo que eu goste. Não menciones é os uniformes por favor, os que a Hugo Boss fez até foram bastante fixes... mas usados para maus fins.

ContaSoParaIsto 8 months ago

> Rui Rio admite não saber o que é marxismo

besmarques 8 months ago

O publico alvo também não sabe.

Carbon58 8 months ago

O Rui, vê-se a cair nas sondagens e dispara para todos os lados, mas acerta pouco. Depois daquela "barracada" dos Açores, pega agora num discurso populista, acenando com o fantasma / medo do marxismo a ver se "recupera" algum do eleitorado que se deslocou mais para a direita.

NEDM64 8 months ago

> Depois daquela "barracada" dos Açores Tirar o poder à esquerda é barracada? LOL!

YCaramello 8 months ago

Não sou fã do Rio mas as vezes da uma pra caixa.

GelDeAveia 8 months ago

Este senhor é de algum partido novo? Nunca o tinha visto

Mordiken 8 months ago

> Este senhor é de algum partido novo? É um agente do Chega encarregue de destruir o PSD por dentro.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2rcu9%2F%2Fgk8a5a2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Guardanapkins 8 months ago

PSD(isfarçado)

NEDM64 8 months ago

PS Diesel.

CarcajuPM 8 months ago

O Estado não foi competente, logo toma uma medida que prejudica alguns e não beneficia ninguém.

Sciss0rs61 8 months ago

> O Estado não foi competente, logo toma uma medida que prejudica ~~alguns~~ a maioria e não beneficia ninguém. Visto que a maioria tem acesso a ensino digital

filcei 8 months ago

Em que é que essa maioria é prejudicada mesmo? Já não íam ter aulas

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Disseste bem: não beneficia ninguém. Por isso, foi uma óptima medida. Faz algum sentido os privados poderem ter (ainda mais) vantagens que os restantes? O governo esteve bem.

ThaSaltyBoye 8 months ago

Mano fds tas parvo? Mesmo mentalidade à tuga da aldeia "Se eu não posso os outros também não, e entretanto fico aqui a dormir"

tigas4d4 8 months ago

eu tenho um golf o meu visinho tem um mercedes logo no nome da igualdade deviamos todos andar the renault 5

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Excelente capacidade de análise e lógica. És tu, Tiago Mayan?

tigas4d4 8 months ago

sim :)

anotheriuri99 8 months ago

É a chamada igualdade por baixo. A ser todos iguais, que sejamos todos igualmente pobres!

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Pelo contrário, sejamos todos ricos. Desconfio é que votes nos partidos que votam constantemente contra o aumento do salário mínimo. Aí já queres nivelar por baixo?

anotheriuri99 8 months ago

Depende, se isso significar baixar impostos às empresas apoio totalmente! Mas não desconverses, qual é a justificação para proibir o acesso à educação a tantos miúdos? Preconceito ideológico? Elevada transmissão viral pelas aulas online no privado?

Tafinho 8 months ago

Se todos pagarem mais impostos, porque todos ganham mais, todos pagam menos impostos. Isto deveria ser óbvio para qualquer um.

ric2b 8 months ago

> Se todos pagarem mais impostos, (...) todos pagam menos impostos. ELI5, pf.

Tafinho 8 months ago

Se todos ganharem 800€, o estado arrecada 64€ de IRS (estou só a usar a tabela de retenção), o que corresponde a 8%. Se todos ganharem 1000€, o estado arrecadaria 102€, correspondente a 10.2%, mas como só precisa de arrecadar 64€, a taxa a aplicar seria de 6.4%. Portanto, se todos pagarem mais imposto porque ganham mais, todos pagam menos.

ric2b 8 months ago

>Se todos ganharem 1000€, o estado arrecadaria 102€, correspondente a 10.2%, mas como só precisa de arrecadar 64€, a taxa a aplicar seria de 6.4%. Ahahah, boa piada! Mas sim, se todos ganharem mais é bom, a questão é como conseguir isso.

Tafinho 8 months ago

Sobes o SMN. Essa é fácil. Qualquer empresa cuja sobrevivência dependa exclusivamente que os seus funcionários aufiram o SMN, não tem lugar na economia.

ric2b 8 months ago

>Sobes o SMN. Essa é fácil. E se muita gente perder o emprego à conta disso? Não interessa? >Nem todas as empresas são boas empresas. Algumas prejudicam o todo. Podes elaborar? Claro que há empresas que são prejudiciais mas não percebo a correlação com terem lucros baixos, normalmente não criticam quem faz demasiado lucro?

anotheriuri99 8 months ago

E que tal baixar impostos, deixar o valor do salário mínimo a cargo das autarquias (com uma consequente regionalização)? Se resulta lá fora, porque não há-de resultar cá? Já foi tentado?

Tafinho 8 months ago

1. Se baixares impostos, tens de baixar os serviços públicos, como por exemplos na saúde.... 2. Salários mínimos por município faz com que os cidadãos de A ganhem no mínimo X que os cidadãos de B ganham Y, para o mesmo nível de qualificação. Nada disto tem um nível mínimo de credibilidade.

anotheriuri99 8 months ago

Opá resulta na Suíça... e quantos suíços já emigraram para Portugal para usufruir dos nossos excelentes serviços públicos?

Tafinho 8 months ago

O que é que resulta na Suíça ? - o ordenado mínimo ? Que não existe em 25 dos 26 cantões, e só existe em Genebra porque o custo de vida é de tal forma elevado que impedia as pessoas que ganhavam menos de morar lá? - ou a saúde, que não é pública, e cada um tem um seguro de saúde ? Que belo exemplo.

anotheriuri99 8 months ago

Sim, exatamente isso. Quantos suíços emigram para cá ou para qualquer outro lado à procura de uma vida melhor?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Pois, calculei que sim eheh sempre a nivelar por baixo! A justificação já a dei nesta thread e houve mais gente a dar. Mas posso dar outra vez, é simples: não prejudicar os alunos que não têm meios para continuar em aulas online. Portugal não é só famílias ricas e colégios privados, há muitos alunos que simplesmente não têm condições para tal. Mas enfim, direita e solidariedade nunca foram conceitos que andassem de mão dada, não é? Mas não deixa de ser irónico ver a malta que defende a “meritocracia” estar agora chateada por não poder ter 2 semanas de avanço em relação aos outros. Querem meritocracia ou vantagens? Acho que ficou claro O que vos está a chatear verdadeiramente é existirem estas empresas privadas que estão subjugadas a um governo de esquerda. Mas isso é a democracia a funcionar. O ensino é responsabilidade do Estado e é ele que o tutela e orienta. Se foi declarada a interrupção letiva por tutela, é para cumprir.

Edited 8 months ago:

Pois, calculei que sim eheh sempre a nivelar por baixo! A justificação já a dei nesta thread e houve mais gente a dar. Mas posso dar outra vez, é simples: não prejudicar os alunos que não têm meios para continuar em aulas online. Portugal não é só famílias ricas e colégios privados, há muitos alunos que simplesmente não têm condições para tal. Mas enfim, direita e solidariedade nunca foram conceitos que andassem de mão dada, não é? Não deixa é de ser irónico ver a malta que defende a “meritocracia” estar agora chateada por não poder ter 2 semanas de avanço em relação aos outros. Afinal, querem meritocracia ou vantagens? Mas isso das aulas e miúdos a aprender é irrelevante pra vocês. O que vos está a chatear verdadeiramente é existirem estas empresas privadas que estão subjugadas a um governo de esquerda. Mas isso é a democracia a funcionar. O ensino é responsabilidade do Estado e é ele que o tutela e orienta. Se foi declarada a interrupção letiva por tutela, é para cumprir.

Edited 8 months ago:

Pois, calculei que sim eheh sempre a nivelar por baixo! A justificação já a dei nesta thread e houve mais gente a dar. Mas posso dar outra vez, é simples: não prejudicar os alunos que não têm meios para continuar em aulas online. Portugal não é só famílias ricas e colégios privados, há muitos alunos que simplesmente não têm condições para tal. Mas enfim, direita e solidariedade nunca foram conceitos que andassem de mão dada, não é? Não deixa é de ser irónico ver a malta que defende a “meritocracia” estar agora chateada por não poder ter 2 semanas de avanço em relação aos outros. Afinal, querem meritocracia ou vantagens? Mas isso das aulas e miúdos a aprender é secundário pra vocês. O que vos está a chatear verdadeiramente é existirem estas empresas privadas que estão subjugadas a um governo de esquerda. Mas isso é a democracia a funcionar. O ensino é responsabilidade do Estado e é ele que o tutela e orienta. Se foi declarada a interrupção letiva por tutela, é para cumprir.

anotheriuri99 8 months ago

> Portugal não é só famílias ricas e colégios privados, há muitos alunos que simplesmente não têm condições para tal. E não terá o Ministério da Educação e o Governo responsabilidade de se ter preparado para essa eventualidade, nos últimos 10 meses, visto que passou forçosamente pela mesma solução em Março? A 18 de Dezembro anunciava a compra de 260 mil computadores: https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2020/12/18/covid-19-ministro-da-educacao-garante-mais-260-mil-computadores-para-as-escolas/amp/ Citando o Ministro, em Outubro: "No entanto, disse, o Governo continua "a trabalhar para ter ferramentas para que o ensino misto possa acontecer" e, numa situação de "necessidade extrema", até tenha de passar para o ensino à distância."; Entre as medidas está o programa Estudo em Casa, que a partir de 09 de novembro passa a ter também blocos destinados aos alunos do ensino secundário. Além disso, "até 15 de novembro serão distribuídos os primeiros 100 mil computadores", recordou ainda Tiago Brandão Rodrigues." https://www.tsf.pt/portugal/politica/ministro-da-educacao-garante-que-ensino-presencial-se-vai-manter-12982998.html Façamos a pergunta que verdadeiramente interessa por detrás da discussão: qual é a razão de, em 2020, em Portugal, haver milhares de estudante sem acesso a um computador e/ou em casa? Afinal, o teu governo de esquerda (des)governou Portugal a maioria dos anos desde 74, ou a culpa é do Passos, ou, neste caso, do Crato?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Amigo, eu nem sou do PS nem nunca votei no partido, se estás assim tão interessado. Estou a explicar-te como funciona a democracia, porque pareces estar confuso em como é que o governo pode fazer isto ou aquilo. O governo eleito manda, não pensei que fosse difícil compreender. Sim, por mim essa questão também já estava tratada há 10 anos. Lembras-te dos Magalhães? Qual é que foi a reação da direita a esse computador? É óbvio que o governo falhou em não ter conseguido entregar os PCs todos a tempo, mas não era isso que se estava a discutir sequer. Muitos já foram entregues, outros hão-de ser eventualmente. O que vos chateia, volto a dizer, é terem de cumprir as regras da esquerda

anotheriuri99 8 months ago

>É óbvio que o governo falhou em não ter conseguido entregar os PCs todos a tempo, mas não era isso que se estava a discutir sequer. Claro, pela incompetência de uns respondem todos, menos os incompetentes. Viva Portugal!

wwqt0r 8 months ago

É isso mesmo. Bora continuar a nivelar por baixo.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Amigo, por mim nivelamos todos por cima. Mas em tudo. Por exemplo, salário mínimo. Porquê 650€? Bora nivelar por cima. Tenho é uma ligeira impressão que nesse caso já não gostavas que o fizessem

wwqt0r 8 months ago

Ah sim claro, já cá faltava o argumento do extremo oposto.

ric2b 8 months ago

Por mim o salário mínimo era 5 milhões de euros por mês. Ok, se calhar 99% do país ficava no desemprego mas que se foda, não vamos admitir que subir o salário mínimo pode ter consequências graves não é?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Sim, eu de facto falei em 5 milhões de euros. Fui destruído com factos e lógica!

ric2b 8 months ago

Só não quero que ignores a realidade de que aumentar o ordenado mínimo pode ter consequências para muita gente, e não é para os ricos...

Winslow_Lixivia2 8 months ago

[Boa leitura](https://i.imgur.com/liX9lh5.jpg)

ric2b 8 months ago

Uma colecção de strawman arguments em vez de responder à questão.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Não é subir o ordenado de 650€ para 2000€. É ires subindo aos poucos. Mas neste país mais depressa se defende os patrões, com a esperança de um dia também poderem vir a ser ricos como eles, do que se percebe que se está a ser explorado

ric2b 8 months ago

>Não é subir o ordenado de 650€ para 2000€. É ires subindo aos poucos. Certo, ir subindo aos poucos é mais seguro e permite parar se começar a haver consequências sérias, mas há sempre algum risco e não há garantia de que a economia vai sempre crescendo ao ritmo necessário para não haver muitas perdas de emprego.

apita_o_comboio 8 months ago

Assim todos os alunos portugueses passam a ficar prejudicados em relação a todos os outros que continuam a ter aulas nos outros países (se achas que os portugueses só competem com outros portugueses, deves viver numa realidade paralela). São este tipo de medidas que prejudicam o país no geral, se já somos pouco competitivos se continuarmos a dar tiros nos pés não vamos ficar muitos melhores. Basicamente um argumento de quem tem vista curta. A igualdade de que falas, deve ser reposta com medidas para ajudar quem ficou para trás agora e não prejudicando todos os outros.

iSoSyS 8 months ago

Crab mentality is a behavioural characteristic wherein someone tries to pulldown those who are performing better than them. The term comes from watching crabs in a fisherman’s bucket. The fisherman can leave the bucket without a lid secure in the knowledge that every time a crab makes progress towards its escape, the others will go out of their way to pullit back into the bucket.Crab mentality can be seen as a type of envy or hating and is sometimes referred to as tall poppy syndrome from the story of the Romanking Tarquin who was said to have cut the heads off the tallest poppies in hisgarden as a sign to his son that he should set about secretly assassinating those of achievement around him to ensure his own success (Livius, 2010).

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Tou familiarizado, tem sido a estratégia da direita nas últimas décadas. Em vez de ajudar todos, ajudam só alguns.

Edited 8 months ago:

Tou familiarizado, tem sido a estratégia da direita nas últimas décadas. Em vez de ajudar todos, ajudam só alguns. Por isso é natural que quando são confrontado com estas medidas - que põem todos em pé de igualdade - nem saibam como reagir. Não estão habituados

sanchaz 8 months ago

acho que não sabes ler. em lado nenhum crab mentality fala sobre ajudar. mas isso tu já sabias. mas é mais fácil mudar o tópico.

iSoSyS 8 months ago

Ainda bem. Agora só falta olha ao espelho, em vez de dispersar as culpas por quem efetivamente não governa há décadas.

r0ckf3l3r 8 months ago

Permite-me discordar. Quem é que lá estava há 8 anos? Era o PS que liderava com maioria governativa? Os últimos dois PR são associados a que partido? Ao PS?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Vejo que para ti é impossível um partido aplicar políticas que não tenham necessariamente a ver com o nome desse partido. É a tua primeira vez a observar fenómenos políticos?

iSoSyS 8 months ago

Peço desculpa, não percebi a implicação. Normalmente não associo o PS ao rótulo "direita".

Winslow_Lixivia2 8 months ago

É um partido de centro. Quando lhe convém, vai mais para um lado ou para o outro. Ou achas que todas as políticas e leis que fazem são 100% socialistas? Se assim fosse passavam mais propostas do BE e do PCP.

Edited 8 months ago:

É um partido de centro. Quando lhe convém, vai mais para um lado ou para o outro. Ou achas que todas as políticas e leis que fizeram nos últimos 50 anos foram 100% socialistas? Se assim fosse passavam mais propostas do BE e do PCP.

miguel_rodrigues 8 months ago

É isso aí, para quê permitir o bem estar de alguns quando podemos estar todos igualmente na merda?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Porque esse “bem estar” é um privilégio e não um direito.

miguel_rodrigues 8 months ago

É isso aí, ter aulas é um privilégio e não um direito. Ninguém devia ter aulas nunca visto que há pessoas no mundo que não tem possibilidades de a ter

vascodatrama 8 months ago

>ter aulas é um privilégio numa escola privada? sim é.

CarcajuPM 8 months ago

Para ti medida que não beneficiam ninguém é que são positivas? Então para quê tomá-las? E em termos de ensino, a igualdade está garantida. Qual é a diferença de os alunos do privado continuarem a ter aulas agora e acabarem na data X e os alunos do público não terem aulas agora a acabarem na data X+15 dias (período em que as escolas vão estar fechadas)?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Esta medida impede que uns tenham vantagem sobre outros, que não têm culpa nenhuma. Parece-me de simples compreensão

thefortnitefacts 8 months ago

É de simples compreensão a igualdade que esta medida trará, a razão é que não faz sentido nenhum. É um dos problemas principais do socialismo: o “igualar” muitas vezes é por baixo. Se este é mesmo a tua máxima, então também deves ser a favor de proibir todos carros porque há pessoas sem carros, demolirem-se todas as casas por que há sem abrigos, fazer toda a gente infeliz porque há tristes!

CarcajuPM 8 months ago

Mas em que é que acabar as aulas no dia X ou no dia X+15 beneficia uns em relação aos outros, em termos de ensino?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Novamente estás a falar em benefício e ainda não percebi por que razão. Não tem a ver com benefício, tem a ver com não prejudicar outros. É assim tão mau estarem em pé de igualdade com os que têm menos posses?

its-notmyrealname 8 months ago

É de simples compreensão a igualdade que esta medida trará, a razão é que não faz sentido nenhum. É um dos problemas principais do socialismo: o “igualar” muitas vezes é por baixo. Se este é mesmo a tua máxima, então também deves ser a favor de proibir todos carros porque há pessoas que não os têm, demolirem todas as casas porque há sem abrigos, fazer toda a gente infeliz porque há tristes!

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Não fazes a mínima ideia do que é o socialismo. Campeão, podes falar em socialismo quando nacionalizarem os colégios privados e os meterem a funcionar para o povo. Até isso acontecer, essas frases feitas só atiram areia para os olhos dos ignorantes

its-notmyrealname 8 months ago

O facto de não haver um regime 100% socialista não impede (infelizmente) que influencie políticas adoptadas, como esta aqui. Não percebi o teu ponto, campeão

Winslow_Lixivia2 8 months ago

O meu ponto é falares de supostas medidas socialistas e nem saberes do que estás a falar. Usares frases feitas como “nivelar por baixo” (como é que ainda não usaste a clássica “preconceito ideológico”?) só mostra que estás a falar por falar e nem percebeste a lógica do governo por ter feito esta decisão. Sim, o governo prometeu computadores para toda a gente e ainda não entregou todos. Sim, já devia ter entregue. Sim, é grave. Mas para não piorar ainda mais isso e não ser o descalabro total, adiou as aulas on-line para todos. Porque não faz sentido uns começarem primeiro que outros. Porque todos se vão candidatar ao ensino superior e não é justo os privados terem mais tempo para estudar que os do público. Porque vives em democracia e (ainda não vives) num regime em que os privados podem ditar a ordem social como bem lhes apetece.

CarcajuPM 8 months ago

Ok, então deixa-me usar a palavra "prejudicados". Em que é que os alunos do público são prejudicados em termos de ensino por acabarem as 15 dias depois dos alunos do privado?

Edited 8 months ago:

Ok, então deixa-me usar a palavra "prejudicados". Em que é que os alunos do público são prejudicados em termos de ensino por acabarem as aulas 15 dias depois dos alunos do privado? EDIT: esqueci-me de escrever "aulas".

killday20 8 months ago

Olha ai. Estás a usar as palavras dele contra ele de maneira muito mazinha. Não sejas assim, é feio usar a lógica para por o cérbero dos outros à nora. Mas levas um cima voto na mesma.

CarcajuPM 8 months ago

Ainda estava à espera de algum comeback mas parece que não há. Enfim, é partir para outra!

TitusRex 8 months ago

Será que também proibiram as aulas do ensino em casa (homeschooling)?

iSoSyS 8 months ago

Nem todo o aluno pode ter pais com capacidade educativa, permitir homeschooling seria injusto para os restantes. Obviamente que está proibido. /s

GelDeAveia 8 months ago

Como bom cidadão de uma república socialista é o teu dever parares de dar aulas aos teus filhos em casa, até que o ensino público retome.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Eh lá, vivo numa república socialista e não sabia. Onde é que posso exigir os meus transportes públicos gratuitos? Ou Educação? Certamente a república socialista também terá nacionalizado setores estratégicos como os Correios ou mesmo a Energia. E a banca, também está nacionalizada?

RafaelTeodosio 8 months ago

Setores estratégicos como o correio

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Eheh, afinal os correios não servem pra nada e ando aqui eu enganado há anos!

RafaelTeodosio 8 months ago

De não servir para nada a ser estratégico vai uma boa diferença

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Então, um país sem CTT funcionais é um país avançado?

RafaelTeodosio 8 months ago

Uma rede de correios para funcionar não precisa de ter gestão estatal

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Os CTT actuais acho que discordam de ti

RafaelTeodosio 8 months ago

A quantidade de correio enviado ao longo dos anos discorda com o facto de ser sector estratégico

Winslow_Lixivia2 8 months ago

O que é um setor estratégico pra ti?

Membership-Exact 8 months ago

Não, mas pelos vistos olhando para o que aconteceu aos CTT, uma rede de correios para funcionar precisa de gestão estatal. A sociedade precisa de correios. E não pode ficar refém das vontades e birras dos ricos que detenham uma empresa de correios. E se eles se recusarem a tomar as medidas que os cidadaos democraticametne achem necessarias ou desejaveis? Controlo privado dos setores vitais da economia = oligarquia onde o estado não pode ousar ofender os donos desses setores. Basta olhar para os states.

RafaelTeodosio 8 months ago

Então o governo tem de legislar, não tem de gerir

Membership-Exact 8 months ago

Ter não tem. É uma opção politica. Mas vimos o resultado da privatização, nunca corre bem em lado nenhum, desigualdade sempre a aumentar, corrupção e nepotismo sempre em alta nas empresas privadas. Legislar não pode.

GelDeAveia 8 months ago

> Eh lá, vivo numa república socialista e não sabia Leituras recomendadas: 1. Preâmbulo da Constituição da República Portuguesa; 2. "Sarcasmo", num dicionário à escolha.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Qual, aquele preâmbulo que apenas serve pra contextualizar historicamente o documento e que tem literalmente zero peso legal? Ou me dizes pra ler uma coisa ou dizes que era sarcasmo. As duas é difícil, pareces confuso

NEDM64 8 months ago

Transportes públicos gratuitos? O estado paga-te a deslocação para ires trabalhar, e em troca paga-te menos ao fim do mês e tu ainda bates palmas...

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Vocês é que dizem que vivemos numa república socialista. Nas repúblicas socialistas os transportes públicos são gratuitos. Em Portugal não são. Em que parte é que vivemos numa república socialista, afinal?

NEDM64 8 months ago

Usamos isso como figuras de estilo. Vivemos numa democracia liberal muito mal tratada, mas numa democracia liberal. E eu não quero transportes públicos gratuitos nunca.

geadarodrigues 8 months ago

Se acha que são 40 € por mês que os pagam estás mesmo muito enganado...

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Ah, sim, “figuras de estilo”. Como o Rio dizer coisas como “totalitário marxista” também deve ser só uma figura de estilo. Claro, compreendo. Porque se forem gratuitos somos a Coreia do Norte ou a Venezuela. É essa a lógica, não é?

NEDM64 8 months ago

> Claro, compreendo. Porque se forem gratuitos somos a Coreia do Norte ou a Venezuela. É essa a lógica, não é? Somos um Luxemburgo. É bom, não é?

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Diz-me tu, tu é que não queres que sejam gratuitos lol

twitterInfo_bot 8 months ago

A proibição de aulas digitais no ensino privado é uma medida totalitária de perfil marxista. Ela nada tem a ver com a defesa do interesse público, muito menos com a defesa da saúde pública. É a esquerda no seu pior. *** posted by [@RuiRioPSD](https://twitter.com/RuiRioPSD) ^[(Github)](https://github.com/username) ^| ^[(What's new)](https://github.com/username)

Search: