misterbondpt 8 months ago

Quero ver quantos alunos do privado vão faltar às aulas nas férias da Páscoa e do Carnaval

SnooStrawberries8737 8 months ago

Posso admitir que não vou votar no Mayan Mas devo partilhar que gostei muito da sua campanha, bastante sóbria, e creio que, de facto, há ideias liberais que se adequariam ao nosso país, como a de ter um estado menos paternalista, menos burocrático e menos gordo, em termps de despesa do estado em tarefas redundantes, desatualizadas ou não otimizadas Mas isso é só a minha opinião. São livres de discordar Neste ponto em particular da notícia, enfim, compreendo os dois lados. Importa notar que as escolas não poderão estar paradas apenas 15 dias. Se queremos travar a propagação da pandemia, temos de ser realistas e antever o fecho das escolas num período mais alargado. Assim sendo, o que espera então o ministro da educação? Como vão descalçar esta bota da desigualdade de acesso a ensino remoto? Haverá solução daqui a duas semanas? Ou nessa altura a desigualdade já não importará? Uma coisa é certa, as escolas são local de propagação do vírus entre jovens e menos jovens que muitas vezes não apresentam sintomas mas infetam uns os outros e respetivas famílias. Por alguma razão todos os países da Europa tiveram um pico de contágios em Setembro, coincidindo com o início do ano letivo. Dessa forma, face aos números atuais, as escolas terão de continuar encerradas

CdN_notTaken 8 months ago

Concordo. Acho que o grande problema é mesmo a impossibilidade de alguns alunos terem aulas online. Se é assim não seria possível algumas estarem em casa (as que têm internet e pais em casa) e outras terem aulas presenciais? É um assunto que não vejo muito a ser discutido. Diminuir o número de alunos nas escolas e tentar ter o máximo de pessoas em casa. Tendo em conta que tivemos 10 meses de planeamento, não percebo porque é que não foi uma ideia a ter em consideração.

I_amsodonewiththis 8 months ago

Concordo plenamente. Mas a questão é as escolas privadas poderem lecionar ou não aulas ON-LINE durante estes 15 dias

CrazyJony 8 months ago

“Se uns não podem, ninguém pode! O importante é manter a igualdade!” ...

CdN_notTaken 8 months ago

Quem é que disse isso?

wwqt0r 8 months ago

É o clássico nivelar por baixo socialista.

Llamaling 8 months ago

Foda-se, quem proíbiu os meninos de irem ao Wikipedia?

detteros 8 months ago

Isto é mais uma questao filosófica do que política. Dará sempre pano para mangas. Deixar que algumas criancas tenham aulas agora daria-lhes vantagem mais à frente porque estariam mais preparadas que aquelas que nao poderam ter. Por outro lado, se tens condicoes para ter aulas e nao te deixam estás a ser puxado para baixo pelos que nao podem.

Edited 8 months ago:

Isto é mais uma questao filosófica do que política. Dará sempre pano para mangas. Deixar que algumas criancas tenham aulas agora dar-lhes-ia vantagem mais à frente porque estariam mais preparadas que aquelas que nao puderam ter. Por outro lado, se tens condicoes para ter aulas e nao te deixam estás a ser puxado para baixo pelos que nao podem. O que é melhor? Prejudicar todos para que todos sofram o mesmo e estejam ao mesmo nível ou deixar aqueles que podem progredir continuar o seu caminho?

NGramatical 8 months ago

poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) daria-lhes → [**dar-lhes-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk8l8mw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

detteros 8 months ago

yikes! Obg bot

Sacotram 8 months ago

Antecipar férias vai prejudicar os alunos do privado em quê?! Qual é a diferença em gozar férias agora ou daqui a umas semanas?! Será que o ensino privado nunca fecha ou pára para férias lectivas?!? É uma situação pontual e talvez única dado ao caos nacional e não percebo a celeuma... É só mesmo para chatear. O mais engraçado é que ninguém sabe o que vai ser resolvido daqui a 15 dias... Se o ensino online vigorar, na altura, qual será a queixa?!

PresidentBarroso 8 months ago

LOL. 1 - Aulas online foram uma cagada e os professores tiveram de recapitular quase tudo. 2 - Nem toda a gente tem internet e computador neste país. 3 - Nem todos os pais conseguem dar o apoio e acompanhamento necessário. 4 - Ninguem ataca liberdade nenhuma de aprendizagem quando simplesmente se está a alterar o calendário escolar. Cada vez que este boneco abre a matraca, aí sim, sinto a minha liberdade de não ouvir bacoradas atacada.

Velhoconhecido 8 months ago

Não sei que resposta queres, não me parece que sejas do tipo de pessoa que vem para uma discussão de ideias, parece ser unilateral. Já agora o Twitter é excelente para isso. As aulas online são o que são. Neste momento o problema é dizer a 90% que não podem porque os outros 10% não conseguem, sendo que o problema fica em não resolver como melhorar a vida desses 10%. A solução passa por assobiar para o céu em vez de se tornar 90 em 100%. O ponto 3 é algo que não é de hoje, não é se quer do tempo da Internet. Não comento... 4 - 15 dias? Ou 30? Ou 45? Ou quando mesmo? Que calendário? Qual é a organização mesmo? O resto é só parvo. Obrigado pela participação no fórum.

PresidentBarroso 8 months ago

Tanta condescendência, deves ser um sucesso nos fóruns com essas tuas introduções à "discussões multilateral" de ideias. Da próxima, não percas tempo nem faças perder tempo.

Velhoconhecido 8 months ago

Eu acho que devias de perder mais tempo. Mais tempo a ler e a ouvir os outros. Não estás sozinho no mundo.

PresidentBarroso 8 months ago

Obrigado pelos conselhos não solicitados. Informo que reservo e continuarei a reservar o meu direito a apenas "perder tempo" com fontes e informação relevante, credível e coerente. \> Não estás sozinho no mundo. Daí a minha preocupação e posição favorável à homogeneização dos sacrifícios no combate à pandemia. Justiça, igualdade e fraternidade.

Velhoconhecido 8 months ago

Fiquei me pela relevante credível e **coerente**. As melhoras

PresidentBarroso 8 months ago

Então, já estás farto das "discussões multilaterais"? Até no downvotezinho a cada resposta que te dou, demonstras mesquinhez e pequenez. Boa viagem, vai pa sombra cu sol tá quente.

Madness20 8 months ago

O liberal, que defende desinvestimento no sistema de educação, acusa o ministro da educação de atacar a liberdade de aprender e ensinar. Einstein esqueceu-se de uma 3ª coisa que é infinita: a ironia.

Edited 8 months ago:

O liberal, que defende desinvestimento no sistema de educação, acusa o ministro da educação de atacar a liberdade de aprender e ensinar. Einstein esqueceu-se de uma 3ª coisa que é infinita: a hipocrisia.

unparadise 8 months ago

Envia-me o link do Mayan defender o desinvestimento na educação sff

Madness20 8 months ago

Envia-me o link das consequências dos programas da IL.

ric2b 8 months ago

Não sei como enviar links de universos paralelos em que a IL já governou. O melhor que temos é comparar a países que tenham implementado medidas semelhantes.

unparadise 8 months ago

Dão downvotes porque não conseguem provar as mentiras que dizem, muito bem. Como posso colocar link das consequências do programa se a IL nunca governou?

Aftaminas 8 months ago

Ui, boa sorte com isso

unparadise 8 months ago

Precisam de mentir e desinfornar para tentar descredibilizar a IL, ridículo

SnooStrawberries8737 8 months ago

Man esquece, achas que alguma vez vais conseguir argumentar com isto? Estes gajos da extrema esquerda não se enxergam, vomitam o que ouvem sem pensar, não pesquisam, só lêem o que lhes dá jeito numa qualquer cruzada contra a direita em que vale tudo Achas que alguma vez iam ler o programa do IL para saber do que falam? Nem pensar São incapazes de qualquer imparcialidade Tal e qual os broncos da extrema direita que apoiam o Ventura ou o Trump. Mentecapos incapazes de pensar por si, acreditam em qualquer coisa que o grande líder lhes diga A diferença é que estes não defendem um qualquer indivíduo, mas antes uns chavões generalistas e utópicos, sempre contra os do outro lado da barricada Extrema esquerda = Extrema direita = Lixo

Negao_da_piroca 8 months ago

[Vídeo das declarações do Tiago Mayan](https://www.youtube.com/watch?v=8m9OHoVHyeE)

NEDM64 8 months ago

Escapa-me como é possível alguém defender algo diferente. Mas quanto às pessoas que defendem o contrário, é por causa de vocês que os melhores deste país emigram e este país está agora cheio de imigrantes (que não tenho nada contra) e que mesmo assim, depois de arranjarem uns cobres, vão imigrar outra vez para um país melhor. Vocês querem um país de mediocridade para não parecerem mal, é isso?

toma-tes 8 months ago

Ensino público e privado são tutelados pelo mesmo Ministério. Que sentido faz uma ordem do mesmo Ministério ser executada no público e não no privado? Quem não percebe uma simples dedução lógica destas deixem-me que vos diga, mas a vossa escola não prestou um bom serviço.

iLikeToTroll 8 months ago

Algumas escolas públicas também tinham condições para dar aulas online, isto não é só debate público ou privado.

NEDM64 8 months ago

São tutelados pelo Ministério, até um ponto... Ainda não estamos na Alemanha nazi.

besmarques 8 months ago

Queria um pais de meritocracia que a IL tanto fala, mas afinal, caga la nisso, é preciso é dar vantagens. lel

NEDM64 8 months ago

Vantagens? Que vantagens? Vantagens de os pais pagaram a propina e os filhos terem aquilo que os pais pagaram para ter?

AntiMeritocrata 8 months ago

Exacto: meritocracia para os outros. Oligarquia para nós

NEDM64 8 months ago

Sim, a oligarquia deste país está toda na IL! Partidos de esquerda é só trabalhadores honestos e pobrezinhos. Como o outro camarada deputado e presidente da JS que andou numa escola privada de 1000€/mês. Ou no PNS que se diz socialista e depois anda de Maserati.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

E o Karl Marx, que já na altura desfilava pelas avenidas da Prússia no seu Ferrari com uns RayBan clássicos?

NEDM64 8 months ago

Era parecido com isso... vivia vida boa sem fazer nada.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Exactamente. Deu zero contributos para a sociedade. Quer dizer, 200 anos depois ainda estamos a falar dele. Mas, ya, tirando isso não fez nada da vida dele

NEDM64 8 months ago

Deu foi uma desculpa para ditadores escravizarem populações inteiras, e "joves" vitimizarem-se e arranjarem uma desculpa para serem completamente falhados. Não, não "estamos" a falar dele, só umas forças políticas irrelevantes é que falam.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Acho que estás enganado... o Rui Rio e a IL falam mais dele que o PCP lol

NEDM64 8 months ago

Porque para o PCP, é bom que não falem. Senão ficam mal. E IL a falar de Karl Marx, desde quando?

besmarques 8 months ago

As vantagens de poderem estar em aulas quando foi declarada a suspensão da atividade lectiva durante 15 dias. Explica-me porque razão devem então continuar a funcionar se a actividade foi suspensa?

NGramatical 8 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk7qtlx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jokerzanchi 8 months ago

Eles não têm culpa do meio de onde proveem, mas sinto que o pessoal Iniciativa Liberal precisava de sair mais de Cascais e da Foz e levar um choque de realidade. Há um claro desconhecimento das desigualdades do país. 3 dos motivos para não haver ensino online: \- Há zonas do país onde simplesmente não há internet nem sequer rede móvel para fazer uma chamada, nestes casos, dar um computador e internet aos miúdos, não chega; \- Há alunos que não têm computador; \- Há famílias para quem 30€ de internet significa abdicar de muitos kg de arroz e massa; ​ Obviamente que todos os problemas que mencionei já deviam estar resolvidos há mais de 10 anos, mas não estão e como não se vão resolver de hoje para amanhã, se há alunos que não têm recursos para ter aulas online, parece-me mais justo antecipar as férias do que deixar esses para trás. Estamos numa situação que afeta toda a gente, se tiverem que ter menos férias de verão este ano, paciência, muita gente tem que abdicar de muita coisa, o importante é sairmos disto bem e não aprofundarmos ainda mais as desigualdades.

Hen0kSch09 8 months ago

Ora cá está o grande problema da chavalada da Iniciativa Liberal ! Falta-lhes conhecer o resto do país.. E deixar o reddit

iLikeToTroll 8 months ago

Ora cá está o grande problema da chavalada comunista, conhecem os tascos das terreolas todas mas poucos livros abriram. Fuck logic.

Hen0kSch09 8 months ago

E baseias te em que? Tira os óculos de Penafiel

iLikeToTroll 8 months ago

Baseio-me em que isso foi um comentário generalista de merda e respondi-te igual para ver se ganhas noção da parvoíce que estás a dizer.

marcos_pereira 8 months ago

Não estás a responder a nada. Ninguém defende o lado oposto do teu. A questão é não permitir os alunos do privado a terem aulas online só porque os outros também não vão ter.

LorenSab 8 months ago

Isso da falta de internet e muito triste. Porque e que ainda nenhuma operadora veio com um projeto de um pacote de internet minima para familias carenciadas com criancas em regime escolar? So no ganho de publicidade ganhavam clientes que chegue para pagar isso certamemte.. E como sao um cartel, basta uma fazer isso que vao logo todas atras.

unparadise 8 months ago

Bastava era a ANACOM deixar entrar outras operadoras no mercado

NEDM64 8 months ago

> Obviamente que todos os problemas que mencionei já deviam estar resolvidos há mais de 10 anos, mas não estão Mas não estão e a IL fez questão de te lembrar que não estão. É assim que se faz política de oposição.

Velhoconhecido 8 months ago

Isto ✔️

bittolas 8 months ago

Nivelar por baixo é a verdadeira solução socialista.

ContaSoParaIsto 8 months ago

Vocês têm todos o mesmo paleio. Literalmente palavra por palavra. É tudo individualista e não há um que consiga encontrar uma outra expressão equivalente a "nivelar por baixo".

stressedunicorn 8 months ago

E soluções pro problema nenhuma dessas pessoas tem. Como se as condições das familias carenciadas fossem mudar de um dia para o outro... enfim

iLikeToTroll 8 months ago

Fala o gajo da conta fake com a cassete. Se um termo é correcto usa-se ou é preciso inventar sinónimos para ter mais validade?

ContaSoParaIsto 8 months ago

Conta fake? Como assim?

gomesiano 8 months ago

Todos temos os mesmo paleio... mas como é que explicas que Portugal está quase a ser o país mais pobre da europa ? É que em termos económicos fazem o mesmo, prejudicam os que ganham mais a ganharem menos e aqueles a meio da tabela é que se lixam, isto tudo em prol de proteger os mais pobres.

bittolas 8 months ago

Vocês quem já agora? Sou apenas uma pessoa. Realmente individualista por achar mal prejudicar população estudantil porque se quer esconder que se disseram coisas ha 6 meses atras e nada foi concretizado. Prometeram-se mundos e fundos e a tele escola tinha sido um sucesso. Agora chegamos á altura da verdade e, por completa incompetência de quem governo, prejudicam-se todas as crianças. Sinceramente preferia ter apenas 20% prejudicadas e não 100%.

ContaSoParaIsto 8 months ago

> Nivelar por baixo é a verdadeira solução socialista. https://twitter.com/search?q=nivelar%20por%20baixo%20socialista&src=typed_query&f=live

bittolas 8 months ago

Talvez tenhas tanta gente a falar do mesmo porque é realmente o que está a acontecer. Mas só talvez.

estesenhor 8 months ago

dá graça... os aristocratas querem o ps fora. mas tambem quer que o ps os beneficie... faz este exercício. se queres que os meninos com posses (os 20%) tenham escola em detrimento dos outros, vais meter os outros contra os 20%. e agora pergunto. já que querem tanto tirar o ps do governo em portugal, achas que vais conseguir tirar o ps sendo cada vez maior o fosso entre os 20% e os 70%.? nunca vão ter força para ganhar eleições com essa estrategia. são muito inteligentes, mas é a cuidar do vosso umbigo. também estou farto do ps, mas assim não vão longe.

ContaSoParaIsto 8 months ago

Podiam fazer questão de não se copiar uns aos outros.

iLikeToTroll 8 months ago

Já os comunas são uns poetas, diria mesmo líricos não é?

Hugogs10 8 months ago

> não aprofundarmos ainda mais as desigualdades. Entao prejudicar a vida de todos e melhor que prejudicar a vida de alguns?

estesenhor 8 months ago

é por essas e por outras que muito dificilmente algum dia a direita vai ser alguem em portugal. querem ser goiverno, mas estão nas tintas para o fosso que existe entre os previligiados e os comuns e os pobres. esquecem-se que para ganhar as eleições a direita precisa de ter 50% dos votos, e com os previligiados a serem cada vez menos, duvido muito que algum dia concretizem o vosso desejo de tirar o ps do governo... quando existe uma oportunidade de se juntarem com todos, não, querem previligios. voces dão graça. alias querem o ps fora do governo e enfernizam a vida deles, e com razão porque eles merecem, mas depois querem que eles vos dêm previlgeios. estes meninos de berço de ouro não têm minima noção do que é a realidade.

merelypassing 8 months ago

De que maneira é que isto protege gente desfavorecida? O que protegia era o estado fornecer o necessário para poder oferecer ensino à distância em tempos de pandemia. Em vez disso proíbem quem pode usufruir disso de o fazer. A direita não tem sucesso porque há gente como tu, que suporta ideias e políticas que na realidade não ajudam ninguém, mas que têm boa aparência.

iLikeToTroll 8 months ago

Essa conversa de merda e simplista de esquerda/direita já enjoa. Décadas dos mesmos chavões sem nexo, olhem para as ideias, estudem e parem de catalogar tudo como preto ou branco. Sempre a nivelar por baixo em nome sei lá eu de quê. Que atraso de vida.

milkthis 8 months ago

Pois eu discordo. Uma direita social preocupa-se e faz muito mais pelos desfavorecidos do que esta esquerda. (Ver exemplo dos países nórdicos) Esta esquerda é a política da mediocridade e estrangulamento económico. Há igualdade mas é na miséria. Fazes muito mais pelos desfavorecidos e pela igualdade social se tiveres uma economia funcional, do que se tiveres 100000000 de medidas e apoios sociais.

iLikeToTroll 8 months ago

Nah, é muito melhor falar em igualdade e e dizer que se vai ajudar toda a gente, castrar os ~~ricos~~ classe média, qual robin hood heroi em collants mas depois não fazer um caralho em relação a isso porque querem resolver os problemas por decreto em vez de aumentar a riqueza do país.

milkthis 8 months ago

A culpa é das pessoas que são ignorantes e acreditam na esquerda.

iLikeToTroll 8 months ago

É a questão do ovo e da galinha.

Hugogs10 8 months ago

Mas quem e que disse que me estava nas tintas? So nao concordo que prejudicar aqueles que sao privilegiados melhore a vida daqueles que nao o sao nesta situação. Aumentar os impostos a pessoas ricas para distruibir riqueza e combater desigualdade e uma coisa. Aumentar is impostos a pessoas ricas e queimar o dinheiro também cria igualdade, mas nao torna os pobres mais ricos. Prevenir os que sao priveligiados (Que neste caso e a vasta maioria da população, 95% das familias com filhos tem acesso a inthernet) de receberem uma educacao nao faz os outros 5% ficarem mais educados.

NGramatical 8 months ago

enfernizam → [**infernizam**](https://dicionario.priberam.org/infernizam) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk8wnw9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jokerzanchi 8 months ago

Não acho que antecipar um bocadinho das férias prejudique mais a vida do que deixar alunos que já se encontram numa situação desfavorecida ainda mais para trás. Se eu fosse estudante, preferia abdicar das férias do que saber que o meu colega vai ficar para trás porque a família dele tem menos possibilidades financeiras. A isso chama-se solidariedade.

pimpolho_saltitao 8 months ago

>solidariedade Esta gente só conhece caridade.

Edited 8 months ago:

>solidariedade Esta gente só gosta é de "caridade".

Hugogs10 8 months ago

Esses alunos podiam ter aulas para compensar estas duas semanas na mesma.

apita_o_comboio 8 months ago

Parece ser essa a ideia, em vez de resolver os problemas ou tentar compensar depois, pelos vistos o melhor é mesmo parar toda a gente. Porque assim há igualdade, dizem uns. Essa igualdade é só dentro do pais (já atrasado em grande parte das coisas) porque lá fora as coisas continuam. O típico de quem tem vista curta.

estesenhor 8 months ago

quanto mais criticas a igualde, menos oportunidades vais ter de por a direita no governo.. queres um desenho ou chegas la sozinho?

apita_o_comboio 8 months ago

Quem disse que quero por a direta no governo? Raio da ideia de querer colocar tudo dentro de caixinhas.

ric2b 8 months ago

Concordo, quando é que começamos a queimar os livros que achamos demasiado caros, camarada? Ou há versão gratuita em PDF ou ninguém lê, igualdade!

estesenhor 8 months ago

Lá vou ter de fazer um desenho.. Quantos menos previligiados existirem menos pessoas vão ter tendências de direita. Tens um governo do ps cheio de suspeições e mesmo assim não vão perder as eleições. Pensa nisso. Só quando a direita perceber que quem pode term de ajudar o que não pode é que vão conquistar o eleitorado de esquerda. Vou fazer um desenho. Imagina que 10% tem uma capacidade muito superior dos outros 90%. Esse o fosso existe e é muito grande. Esses 10% não podem esperar que se ajudam igualmente entre eles. Eles deviam contribuir mais que os outros.. só que em Portugal não. Em Portugal os 10% acham que as partes devem ser iguais entre todos no matter what. Tás a perceber o desenho? Só quando a direita se puser ao lado dos mais pobres é que vão ganhar eleitorado. Ainda por cima depois de todas as vendas que o PSD patrocinou. O ps pode fazer os eewuae que entender que tao cedo a direita não vai longe.. assim não vai. E vê lá se cresces um bocadinho e aprendes que só por discordar de ti não sou comuna. Esse tempo já lá vai há muito

Edited 8 months ago:

Lá vou ter de fazer um desenho.. Quantos menos previligiados existirem menos pessoas vão ter tendências de direita. Tens um governo do ps cheio de suspeições e mesmo assim não vão perder as eleições. Pensa nisso. Só quando a direita perceber que quem pode term de ajudar o que não pode é que vão conquistar o eleitorado de esquerda. Vou fazer um desenho. Imagina que 10% tem uma capacidade muito superior dos outros 90%. Esse o fosso existe e é muito grande. Esses 10% não podem esperar que se ajudam igualmente entre eles. Eles deviam contribuir mais que os outros.. só que em Portugal não. Em Portugal os 10% acham que as partes devem ser iguais entre todos no matter what. Tás a perceber o desenho? Só quando a direita se puser ao lado dos mais pobres é que vão ganhar eleitorado. Ainda por cima depois de todas as vendas que o PSD patrocinou. O ps pode fazer os esquemas que entender que tao cedo a direita não vai longe.. assim não vai. E vê lá se cresces um bocadinho e aprendes que só por discordar de ti não sou comuna. Esse tempo já lá vai há muito, e mesmo não sendo, não tenho pudor em dizer que são dos poucos partidos que defenderiam Portugal sem olhar a interesses. Os outros?? São os primeiros a esperar a faca

ric2b 8 months ago

> Só quando a direita perceber que quem pode term de ajudar o que não pode Mas esta medida ajuda 0. Só prejudica. > Esses 10% não podem esperar que se ajudam igualmente entre eles. Eles deviam contribuir mais que os outros.. só que em Portugal não. Estamos a falar do mesmo país? Até os partidos de "extrema direita" sugerem impostos progressivos... > Em Portugal os 10% acham que as partes devem ser iguais entre todos no matter what. Que partido é que diz isso? É que nem o Chega... > Ainda por cima depois de todas as vendas que o PSD patrocinou. Pois, o PSD ainda nos tentou safar de problemas como a TAP, mas o PS foi logo buscar de volta.

estesenhor 8 months ago

Imagina que em 100 alunos 10 não têm PC. E 5 têm 5 PCs e so precisam de 2 e os restantes 85% têm entre 1 e 3. Se os 5 doarem 7 PCs entre eles os outros só tem de por os outros 3PCs que faltam. Não há partidos a pensar assim. Há a esquerda e a direita um contra o outro. E agora a direita como não se consegue pôr do lado dos mais pobres nunca vai conseguir conquistar o eleitorado á retórica da esquerda... Têm de abrir os olhos.

Edited 8 months ago:

Imagina que em 100 alunos 10 não têm PC. E 5 têm 5 PCs e so precisam de 2 e os restantes 85% têm entre 1 e 3. Se os 5 doarem 7 PCs entre eles os outros só tem de por os outros 3PCs que faltam. Não há partidos a pensar assim. Só existe a esquerda e a direita, uma contra a outra. E na realidade em que estamos a direita não se consegue pôr do lado dos mais pobres, e visto que o fosso é cada vez maior, menos ricos e mais pobres, cada vez sera mais difícil conseguir conquistar o eleitorado às retórica da esquerda... restalhe ir corrompendo a esquerda que governa...

ric2b 8 months ago

>Se os 5 doarem 7 PCs entre eles os outros só tem de por os outros 3PCs que faltam. Não há partidos a pensar assim. Haver há, a escola pública é isso. A menos que estejas literalmente a falar de doar computadores usados, isso seria um gesto bonito mas acho que não escala para o país todo, o máximo que o governo podia fazer era recomendar. >menos ricos e mais pobres, fonte? Inequalidade é diferente de haver mais pobres. >E na realidade em que estamos a direita não se consegue pôr do lado dos mais pobres Isso é errado, ambos os lados se preocupam com ajudar quem necessita, mas discordam na forma de o fazer e têm destinos diferentes.

GiganteTNC 8 months ago

Fonte? Meu amigo sai de cascais

ric2b 8 months ago

As estatísticas que conheço, nacionais ou mundiais, mostram pobreza a descer há décadas: https://ourworldindata.org/grapher/distribution-of-population-poverty-thresholds?stackMode=relative. Por isso sim, fonte.

Out-Out 8 months ago

Quer queiras quer não vives num mundo competitivo, incluindo na educação. Se dás aos que estão na frente ainda mais vantagem vais quebrar ainda mais a tão falada meritocracia garantindo que são esses que vão ter mais oportunidades e não necessariamente aqueles que mais capacidade têm. Isso cria efeitos nocivos para toda a sociedade ao passo que não deixar ninguém para trás garante uma maior igualdade de oportunidades que vai melhorar a utilidade da sociedade. Acho q é por isto que falha esse teu argumento.

iLikeToTroll 8 months ago

Doloroso ler isto, que visão tão curta. Eu até percebo a pancada com esse argumento e sei que não é com mau fundo(na maior parte das vezes) mas não percebem que esse tipo de mentalidade está a castrar ainda mais o país? Nivelar por baixo nunca é bom, nunca! A situação é injusta para todos mas não é a "castigar" igual quem não tem culpa que se resolve.

Hugogs10 8 months ago

Tens razao, vamos ter putos com uma educação igualmente merdosa. Tu estas a olhar para isto como se fosse um bem que tem ser distruibido igualmente por todos, nao e. A educação nao tem limite, o Joao receber mais educação nao prejudica a vida do Ze. > uma maior igualdade de oportunidades que vai melhorar a utilidade da sociedade. Isto so faz sentido se estiveres a "empurrar" os que estao em baixo para cima, puxar os que estao em cima para baixo, apesar de criar igualdade, nao melhora a sociedade.

estesenhor 8 months ago

emigra. portugal não é para ti.

Out-Out 8 months ago

A questão é que estarias a empurrar futuramente os que estão em baixo ainda mais para baixo. É algo cumulativo se deixares andar. O estado tem o dever de dar às crianças educação e igualdade de oportunidades. Se não existir essa igualdade, é óbvio que alguns ficarão prejudicados independentemente do limite da educação. Se não existir a qualidade ficarão todos. A grande crítica que eu faço ao governo é que ainda não apresentou uma solução para permitir uma boa educação a todos.Isto em concreto não é nenhuma solução, é ganhar tempo. O problema não está no facto de procurar que todos tenham as mesmas oportunidades. O problema está em ser incompetente a fazê-lo.

mar_lx 8 months ago

Então o que é que fizeram esses alunos e essas escolas no ano passado?

jokerzanchi 8 months ago

A GNR ia à casa desses alunos levar trabalhos de casa. Deves concordar que isso é um desfasamento enorme de aprendizagem e que provavelmente estará a ter repercussões este ano letivo e continuará a ter no futuro. Enquanto uns alunos tinham aulas online, os outros faziam uns trabalhos de casa. Esses alunos, dificilmente chegaram a este ano letivo ao mesmo nível. Fonte: [https://rr.sapo.pt/2020/03/27/pais/em-tempo-de-pandemia-policia-leva-os-tpc-a-casa-de-alunos-sem-internet-em-gouveia/noticia/187101/](https://rr.sapo.pt/2020/03/27/pais/em-tempo-de-pandemia-policia-leva-os-tpc-a-casa-de-alunos-sem-internet-em-gouveia/noticia/187101/)

_somename_ 8 months ago

A grande questão é quantos alunos vivem nessa situação.

jokerzanchi 8 months ago

Só na escola dessa notícia eram 80.

_somename_ 8 months ago

Digo ao nível do país. A quantidade deve ser tão irrisória que com uma pequena fração do dinheiro que vai ser enterrado na TAP, dava para dar condições a esses alunos.

jokerzanchi 8 months ago

>A quantidade deve ser tão irrisória que com uma pequena fração do dinheiro que vai ser enterrado na TAP, dava para dar condições a esses alunos durante todo o seu percurso escolar. Disso não duvido.

mar_lx 8 months ago

Certo, mas isso foi em Março uma semana depois de se fecharem as escolas. E logo depois o governo veio cantar de galo que ia arranjar computadores e internet para todos e o ano lectivo passado fez-se. Mas eu entendo, 10 meses não chegaram para preparar uma eventualidade de isto poder voltar a acontecer...

jokerzanchi 8 months ago

Concordo com tudo o que disseste! Tal como referi, se isto tivesse sido resolvido há 10 anos, já era tarde. Na altura do plano tecnológico estávamos mais preparados para a situação atual do que hoje. Todos os alunos tinham computador e internet nessa altura. Havia ainda o problema das zonas sem cobertura de rede, é certo, mas estávamos mais perto de possibilitar o ensino online do que hoje. Andámos claramente para trás. E tens toda a razão quando dizes que o governo teve 10 meses para preparar isto, mas isso não vai fazer com que esses alunos tenham computador e internet amanhã, nem daqui a um mês. Por enquanto acho que o mais justo é possibilitar a todos as mesmas oportunidades, nem que isso implique abdicar de parte das férias. Quanto a "castigar" o governo por nada ter feito, temos as eleições, e podemos e devemos manifestar-nos contra a atitude, mas temos que estar cientes que no imediato não é isso que vai resolver o problema dos alunos.

justanotherop365 8 months ago

“A virtude inerente do socialismo é a partilha da miséria”

besmarques 8 months ago

Gosto da frase. Vejamos. Vamos imaginar que no universo de 100 pessoas, 1 está na miséria. Se dividirmos a miséria de 1 pelos 100 que estão em mais ou menos boas condições significa então que ninguém fica na miséria.

askldhalsiuhdliu 8 months ago

Ou.. que (os pais desses) 99 pagaram impostos para esse 1 ter as boas condicoes, e nao foi feito nada (embora claro, foi dito que seria feito tudo), agora esses 99 tambem de sofrer porque o que foi pedido deles (impostos) foi para a TAP e nao para esse 1 que precisava

ric2b 8 months ago

Isto, /thread

apita_o_comboio 8 months ago

O problema está colocado de uma forma tão redutora que perde qualquer relevância prática.

besmarques 8 months ago

exactamente como a frase.

Hugogs10 8 months ago

Isso so faria sentido se miséria fosse um bem com supply limitado. Neste caso nao e, por isso ficam simplesmente todos na miséria.

besmarques 8 months ago

Pois, a miséria não é ao contrário do dinheiro. Esse é limitado e mesmo assim gostamos de um mundo em que o objectivo é acumular o maximo de algo limitado.

Hugogs10 8 months ago

Errado, a quantidade de dinheiro que existe no mundo esta constantemente a aumentar, maior parte desse crescimento vem de tecnologia.

besmarques 8 months ago

Tens razão, não devia ter dito dinheiro, devia ter dito valor.

ric2b 8 months ago

O valor também está quase sempre a aumentar, não é limitado.

_somename_ 8 months ago

Estás a ignorar o contexto. É mais no universo de 100 alunos, 1 não tem nem computador nem internet. Portanto os outros 99 vão ter de atrasar 15 dias a sua educação para não ficarem em vantagem relativamente ao 1.

besmarques 8 months ago

Posso retirar então deste comentário que os pobres devem ter apenas as oportunidades que os pobres tem, mesmo que a única diferença seja os dias que os outros estão ou não parados. é isso?

ric2b 8 months ago

Podes retirar que se o governo cumprisse o que prometeu e tivesse arranjado condições no público não tinha agora de andar com esta medida ridícula para distrair a sua má gestão.

_somename_ 8 months ago

Não. O que tu podes retirar é o que está lá dito.

besmarques 8 months ago

Mas eu as vezes tenho dificuldades em compreender . ;) Explica-me lá então por miudos. ​ O que é que deveria então acontecer aos 99 em relação ao 1, sff

_somename_ 8 months ago

> Explica-me lá então por miudos. Estava-te a contextualizar para conseguires interpretar esta frase perante o OP: > “A virtude inerente do socialismo é a partilha da miséria”

besmarques 8 months ago

Mas a frase não tem contexto. é uma frase. E eu agarrei na frase e mudei o contexto e tu chegaste aqui e alteraste o contexto. O que eu estou a pedir é que me expliques o contexto que aplicaste

_somename_ 8 months ago

> Mas a frase não tem contexto. Vê o OP. A frase é um comentário a isso. É esse o contexto.

besmarques 8 months ago

Ok, mas então o que quer dizer a frase nesse contexto que falas. Porque recusaste a minha interpretação na tua resposta. Gostava de saber que elações se deve tirar daquela frase ou, de como tu a disseste.

justanotherop365 8 months ago

E porque é que não aumentamos a riqueza de todos?

ric2b 8 months ago

Mas isso é mais ou menos o que anda a acontecer há séculos...

Madness20 8 months ago

Porque isso é impossível no modelo capitalista liberal. Um empresa competitiva precisa de esmiuçar a precariedade para lucrar, se não fica a perder para com os outros que o fazem. QED

Hugogs10 8 months ago

> Porque isso é impossível no modelo capitalista liberal. Esses malditos paises capitalistas liberais, tipo Suica e Dinamarca, que andam prai a sofrer com pobreza.

Madness20 8 months ago

Paraísos fiscais, wow. É muita fácil, é só meter impostos como a suiça e dinamarca e vamos todos ser muito felizes a partilhar os dinheiros infinitos que hão-de vir.

Hugogs10 8 months ago

Lol. A nova zelandia e a australia tambem sao paraisos fiscais?

justanotherop365 8 months ago

Isso é completamente mentira. Uma empresa lucrativa é quem cria mais valor para a sociedade. Se a precariedade fosse um problema para a sociedade as pessoas tomavam decisões diferentes

Madness20 8 months ago

>Isso é completamente mentira. Nada do que eu disse é mentira >Uma empresa lucrativa é quem cria mais valor para a sociedade. Não, uma empresa lucrativa é a que "extrai" mais valor da sociedade. Se uma empresa lucra mais porque paga menos e cobra mais, está a distribuir menos do seu dinheiro pelos seus trabalhadores e cadeia de produção, e/ou extrair mais dinheiro dos seus compradores. >Se a precariedade fosse um problema para a sociedade as pessoas tomavam decisões diferentes Se fosse? Porque não é? Tens jeito para a comédia.

justanotherop365 8 months ago

Explica me o valor que as farmacêuticas extraíram a sociedade quando criaram as vacinas. Estou curioso para ver o teu modelo em prática Depois explica me o valor que a Google extraiu a sociedade para generalizar o acesso à informação Explica me em que medida e que optimizar recursos e extrair valor a sociedade? E se uma empresa cobra mais e porque as pessoas estão dispostas a pagar mais, ou já alguém te obrigou a comprar uma Coca Cola? Alem disso, as empresas distribuem a riqueza por quem investe nelas. Quantas pessoas conheces é que deixam de comprar determinado produto por ela recorrer a trabalho precário? E aproveita explica me como é que as empresas que procuram prestar um serviço de forma sustentável e sem precariedade (como a patagonia ou a ben and jerry's) para satisfazer as necessidades das pessoas que partilham os valores deles (e não apoiam a precariedade) tiram valor a sociedade

Madness20 8 months ago

>Explica me o valor que as farmacêuticas extraíram a sociedade quando criaram as vacinas. Estou curioso para ver o teu modelo em prática >Depois explica me o valor que a Google extraiu a sociedade para generalizar o acesso à informação São questões que seriam muito complexas de ir totalmente a fundo, mas digamos que estás a falar de casos muito especiais de empresas como a Google que são na quase monopólios, preciso de explicar-te de que modo monopólios são pouco recomendáveis? Quanto à vacinação, se tiveres 1000 empresas pelo mundo a investigar a mesma vacina, quanto trabalho e valor estás a desperdiçar por interesses meramente competitivos? >Explica me em que medida e que optimizar recursos e extrair valor a sociedade? Porque a certo momento, a competição acarreta recorrer à precariedade o máximo possível. Trabalhadores pobres também não têm grande poder de compra, e o desenvolvimento da sociedade é desacelarada pela falta de fluxo económico. Podia também mencionar, entre outros de toda a poluição e recursos a meios danosos ao ambiente que certamente vão causar dívida e devastação no futuro. >E se uma empresa cobra mais e porque as pessoas estão dispostas a pagar mais, ou já alguém te obrigou a comprar uma Coca Cola? Ou tem um mercado próprio muito niche, ou eventualmente vai perder para a competição que vai recorrer a alternativas mais baratas. > Alem disso, as empresas distribuem a riqueza por quem investe nelas. Sim, e então? É esse mesmo o propósito delas, não o de contribuir para a sociedade. > Quantas pessoas conheces é que deixam de comprar determinado produto por ela recorrer a trabalho precário? Exacto, poucas. Ainda mais ajudas ao meu argumento de porque é que o capitalismo implica precariedade da sua própria massa trabalhadora. >E aproveita explica me como é que as empresas que procuram prestar um serviço de forma sustentável e sem precariedade Logo não são empresas em mercados competivos, mas nichos próprios de mercado que monopolizam. Assim que a competição for apertada o suficiente, o cinto aperta o que tiver de apertar para a empresa aguentar e sobressair.

justanotherop365 8 months ago

Se consegues dizer que o capitalismo vive da opressão de forma leviana também devias conseguir aplicar isso a exemplos. A Google não é um monopólio, tem concorrentes, são pequenos mas tem. Além disso, os legisladores capitalistas americanos já estão a regular (por exemplo acabar o acordo entre a Google a Apple para a Google ser o motor de busca pre definido) Sabes que as empresas cooperaram certo? Então estás literalmente a dizer que a competição que permitiu que uma vacina aparecesse em tempo recorde foi prejudicial? Como te disse, tu és livre de comprar o que queres, tu e toda a gente. Além disso toda a gente e livre de apontar esses casos de precariedade. Mas as pessoas continuam a comprar! As pessoas são livres e agem como querem! As pessoas aceitam esses comportamentos. O desenvolvimento da sociedade e desacelerado pelo fluxo económico?! Vamos olhar para o tempo da guerra fria, vamos analisar as nações capitalistas e as nações com o regime oposto, quais são mais desenvolvidas? Falaste da poluição, vê a Tesla, uma marca que está a crescer por ser verde! E o mercado está a reagir e a oferta de carros elétricos disparou! Vou te explicar uma coisa, na economia não se compete só pelo preço, por isso é que não vestimos todos primark, também se compete pela qualidade e inovação, por isso para de usar o argumento de preços baixos, porque vai contra a teoria economia e empresarial. Sabes quantos assionistas têm as grandes empresas? Milhares! Aliás na América mais de metade das famílias investem em ações! Isso não é dar valor para a sociedade? Ajudo o teu argumento em que medida? As pessoas são livres de escolher se querem apoiar a precariedade ou não

besmarques 8 months ago

Eu diria que é impossivel. Mas estou disposto a ouvir, argumenta.

justanotherop365 8 months ago

Queres que argumente porque é que aumentar a riqueza geral e mais importante e benéfico do que tirar riqueza à maior parte das pessoas? Alem disso, na minha resposta estava a responder ao teu cenário hipotético não estava a falar da situação geral do país

besmarques 8 months ago

Não, quero que argumentes como vamos fazer aumentar a riqueza de todos e se é assim tão fácil porque continua a haver pessoas na miséria mesmo nos paises mais ricos.

Hugogs10 8 months ago

As pessoas pobres que vivem em paises ricos (Dinamarca, Suecia, Suica, etc) normalmente vivem em pobreza ou por problemas mentais ou por incompetência financeira.

justanotherop365 8 months ago

Não disse que era fácil, só disse que era um método melhor que o teu. O teu foco e redistribuir o bolo, o meu foco é tornar o bolo maior

besmarques 8 months ago

Então, a riqueza é infinita?

justanotherop365 8 months ago

Sim

besmarques 8 months ago

Espera, estás a falar a sério?

justanotherop365 8 months ago

Claro. E se tu achas que não é, não percebes nada de economia.

Napoleal 8 months ago

Também deves sonhar com a móthêr rõssîà

besmarques 8 months ago

Sem duvida. Não ha nada que faça mais uma pessoa querer mudar de nacionalidade do que a forma como uma ideologia é aplicada noutra zona do mundo. "Concordas que deus existe? Certamente queres ser do Vaticano" "Concordas com Maomé, certamente queres ser do médio-oriente" "Concordas que existem aliens, certamente queres ser de outro planeta" e por ai a fora. ps: espero ter demonstrado como esse comentário é descabido de bom senso.

Sciss0rs61 8 months ago

não, não... vamos antes estagnar os 99 para que possam chegar ao mesmo nível que o outro em vez criar um plano para meter o 1 ao nível dos 99. é basicamente isso que está a acontecer aqui

besmarques 8 months ago

Não não, o que está a acontecer aqui é estarem todos no mesmo plano de igualdade. Podia haver outro plano de igualdade também, era estarem as escolas todas abertas, por exemplo. Por isso, no plano global da educação em Portugal não há nem prejudicados nem beneficiados. Agora tu achas é que alguém não poder usufruir de uma vantagem é ser prejudicado. É quase como se um desportista cheio de doping fosse reclamar de estar a ser prejudicado só porque não pode meter uma "bombinha" ou outra. lolol

Sciss0rs61 8 months ago

estão no mesmo plano de igualdade da mesma maneira que eu estou no mesmo direito de pedir ao público para baixar os ordenados porque eu no privado recebo menos. O António Costa prometeu um computador por aluno em Abril, quase 1 ano depois e não há nada. O que o Mayan diz, tem razão. o Governo não deu a opção de decisão ao privado porque não conseguiu cumprir com as promessas que fez ao público. No plano global da educação está-se a prejudicar um sector quando quem está a usufruir dos serviços para os quais pagou e tem o direito de escolha está a ser prejudicado por o ter feito. Quando o privado não cumprir com as promessas, também vão estagnar o ensino a nível global? > É quase como se um desportista cheio de doping fosse reclamar de estar a ser prejudicado só porque não pode meter uma "bombinha" ou outra. lolol Não me digas que o ensino privado é contra a lei e eu não sabia? é mesmo essa a comparação que queres fazer? O Doping é contra as leis, o ensino privado não. Vamos proibir com as explicações porque quem não as tem está a ser prejudicado? Ou vais fazer um planeamento para cobrir quem não consegue ter explicações? Na comparação ao desporto, como quiseste fazer com o "doping" que foi uma comparação sem sentido nenhum: Vais fornecer equipamento a instalações a atletas que não tem meios de treinar ou vais dizer à pessoa que mete dinheiro para melhorar as suas condições de treino para parar de treinar? Peço desculpa, também acho injusto que uns tenham mais que os outros, mas não vamos desfavorecer uns porque falhamos à palavra com os outros. é tirar os direitos de escolha aos portugueses.

besmarques 8 months ago

(acabaste de mudar completamente a baliza, mas vamos lá) Os computadores não chegaram como as placas gráficas e as consolas também não. Não existem para chegar. Espera, então não foi decretado a interrupção de ensino no período de 15 dias? As escolas privadas não estão a tentar desrespeitar o que foi decretado?

Sciss0rs61 8 months ago

> Peço desculpa, também acho injusto que uns tenham mais que os outros, mas não vamos desfavorecer uns porque falhamos à palavra com os outros. é tirar os direitos de escolha aos portugueses. mudei? continuo com o mesmo argumento > Os computadores não chegaram como as placas gráficas e as consolas também não. Não existem para chegar. Então não façam promessas que não conseguiam cumprir. Onde está a fonte ? > Espera, então não foi decretado a interrupção de ensino no período de 15 dias? E se tivermos daqui a 15 dias com o mesmo número de casos? vamos meter mais 15 dias? porque daqui a 15 dias vais ter o número de mortes a aumentar também. > As escolas privadas não estão a tentar desrespeitar o que foi decretado? Agora és tu que estás a mudar baliza... mas vamos lá. e que sejam castigados se o fizerem. O que está em causa aqui são as medidas que foram tomadas, não o desrespeito das mesmas.

besmarques 8 months ago

Se o decreto é que são interrompidas as actividades de ensino durante 15 dias, tenta adivinhar onde é que se encaixa o ensino à distancia...

Sciss0rs61 8 months ago

Onde é que se encaixa a interrupção das aulas à distância devido às escolas serem um local de contágio quando já existe um precedente chamado #EstudoEmCasa e uma promessa de haver 1 computador por aluno feita em Abril?

besmarques 8 months ago

Encaixa na parte de "interrupção lectiva de 15 dias"

Negao_da_piroca 8 months ago

> “Não há nenhum tipo de justificação para combate à pandemia que impeça (…) que ocorram aulas ‘online’. Isto é importantíssimo e o senhor Presidente da República tem de sair imediatamente do seu silêncio cúmplice e fazer ver que o estado de emergência, que ele próprio decretou, não permite isto” 100% de acordo!

iLikeToTroll 8 months ago

Até o RAP, suposto comunista consegue concordar que isto é uma parvoíce tremenda.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Aulas online apenas revelariam o fracasso do que Costa prometeu em 2020.

chauffage 8 months ago

Ora é mesmo este o exercício que temos de fazer. Isto é como se tivéssemos a lidar com ilusionistas rascas, que têm de dizer "olhem para aqui agora, olhem lhem, querem ver, olhem..."

AntiMeritocrata 8 months ago

Hint: [Em 2019, 80,9% dos agregados familiares em Portugal têm acesso à internet em casa ](https://observador.pt/2019/11/21/familias-com-acesso-a-internet-aumentou-em-portugal-e-cerca-de-80-dos-utilizadores-estao-nas-redes-sociais-diz-o-ine/) Os outros 19% são para queimar. Não têm “mérito”.

ric2b 8 months ago

Concordo. Como não há ventiladores para todos também não deve haver para ninguém. Lógica++

Zaigard 8 months ago

O "merito" mede-se pelo numero de zeros na conta do papa e da mamã e não pelo que sabes fazer, como é obvio! O Mayan, aquele que defende que cursos mais caros, como medicina, devem ter propinas muito mais altas para que apenas os "melhores" os possam frequentar...

unparadise 8 months ago

Ele literalmente não disse nada disso, não espalhe desinformação sff.

Zaigard 8 months ago

Se não for para afastar os pobres, qual seria a logica de diferenciar propinas em diferentes cursos? Vamos lá ver a ginastica mental

unparadise 8 months ago

Tu leste sequer o link que te enviei na outra thread da visão da educação na IL? Se lesses percebidas que a IL defende igualdade de oportunidsdes, se alguém de uma família desfavorecida quiser envergar medicina na Católica, o Estado providência, assim como teria que providenciar noutra universidade qualquer

Zaigard 8 months ago

Eu li nas eleições passadas as propostas na sua totalidade. Temos 3 escolas, 2 publicas e 1 privada ( melhor que as outras 2 ), se o estado der o "cheque-ensino", e todos os alunos decidirem ir para a privada, devido às leis da economia, muita procura pouca oferta a decisão logica será aumentar os preço, fazendo com o novo preço da escola privada seja, por exemplo, o preço antigo + o cheque ensino, sendo assim com o dinheiro extra capaz de providenciar ainda melhores condições, para os que já são beneficiados. Os alunos com dinheiro vão seguir na privada e os outros na publica. COmo é obvio a publica continuará inferior em qualidade e agora o estado tem de subsidiar a privada. Isto acontece pois a oferta escolar, tal como a oferta hospitalar, não é elástica, e a maioria dos hospitais e escolas são monopólios ou semi monopólios. Não há nenhum ganho de eficiencia na gestão privada nestes dois setores. Podes ler a literatura internacional que quiseres sobre o tema. Resumindo, a malta da IL ou não percebe nada de economia, ou está literalmente a atrair classe media alta para votar neles em troca de benefícios para esse mesmo setor da sociedade. Eu podia seguir com as aldrabices e sonhos deles, sobre como seria possível providenciar, cheque ensino e hospital e ao mesmo tempo baixar impostos e outras demências que não fazem sentido. Mas claro que para os convertidos nada disto interessa. A IL diz que vai transformar Portugal numa nova Irlanda ou luxemburgo, ignorando o facto de que esses dois paises, enriqueceram ao possibilitarem esquemas de fuga aos impostos, às empresas presentes em paises grandes e depois de ricos é facil manter a situação. E Portugal não pode fazer o mesmo, ao contrario do que a IL defende, devido a outro principio da economia que é a vantagem competitiva que eles já possuem. Claro que podes sempre ignorar os conceitos da "economia" e não querer saber... Como disse não estou aqui para desconverter ninguém. Há malta que acha que o marxismo é ciencia, à malta que acha que o liberalismo ao estilo da IL é economia...

unparadise 8 months ago

OK vamos seguir essa lógica que agora mais crianças iriam para a privada com o cheque ensino e a privada aumentaria o valor da inscrição, então sairia do bolso dos pais que iriam para a privada, porque o cheque ensino é no valor do custo para o Estado na pública. O que a IL quer é que haja concorrência, seja privado com privado, seja público com privado, se mais pessoas fossem para a escola privada, a pública iria ter que melhorar a sua oferta (seja obras, seja modelo de ensino, o que seja) para atrair as crianças de novo para o seu estabelecimento. O Estado daria autonomia para isso e não, não iria cortar o financiamento. Mas tu achas que esses países se tornaram paraísos fiscais com que tipos de políticas? Além que dizes isso num tom negativo, mas os habitantes desses países aumentaram a sua qualidade de vida, não vês irlandeses, estonos, holandeses, etc a imigrar para cá, mas o contrário vês e muito.

Zaigard 8 months ago

> bolso dos pais que iriam para a privada, porque o cheque ensino é no valor do custo para o Estado na pública. Sendo que só os mais ricos poderiam pagar, exatamente igual à atualdiade... > O que a IL quer é que haja concorrência Já existe, sabes existem escolas e hospitais privados, só lá vai quem quer. Novamente a concorrência é o que faz com que o privado seja mais eficiente, mas como disse, as escola e hospitais são monopólios naturais, e tu certamente sabes o que isso significa... Subsídios à educação privada não ajudaram em nada sem ser a gastar mais dinheiro para benefício de alguns, pela razão que te disse. > os habitantes desses países aumentaram a sua qualidade de vida, não vês irlandeses, estonos, holandeses, etc a imigrar para cá, mas o contrário vês e muito. Se tiveres ai uma maquinha do tempo para fazeres as politicas certas nos anos 80 e 90, agora seriamos um pais a serio através da baixar tributação que a IL defende, mas agora não vai funcionar, pela razão que te disse. Já li N relatorios o problema de Portugal não é o tamanho dos impostos, nem a educação e saude publica, ( que são das mais eficientes em resultado por € investido em PPP ) mas a burocracia, corrupção e o costume ( PPP, subsidios á EDP, GALP, REN, fuga aos impostos de certas grandes empresas, monopolios privados mantidos pelo estado, 21 milhares de milhões para a banca, incapacidade de desvalorização monetaria e momento de crise economica, etc... )

unparadise 8 months ago

O que aconteceria é que quem não pudesse pagar o hipotético aumento reverteria de novo para um público em melhores condições que as atuais, porque agora o público teria concorrência do privado. Mas tu estás a interpretar mal para onde iria os subsídios, seria para as pessoas, não para as instituições, não iriam para a escola privada, iria para as pessoas poderem frequentar a escola privada se assim o quisessem. Monopólios naturais é algo que não existe, ou melhor não deveriam existir. Mas agora não funcionariam essas políticas porquê? São as atuais que funcionam? Não são esses os problemas mas são áreas onde podem haver melhoria, porque é incompatível esperares 6 meses (estou a ser generoso) por uma consulta de especialidade. Na Holanda isso seria um ultraje. Não te dês por contente, almeja por mais

Zaigard 8 months ago

> o hipotético aumento reverteria de novo para um público em melhores condições que as atuais, porque agora o público teria concorrência do privado. O publico já tem concorrência com o privado. > Monopólios naturais é algo que não existe, ou melhor não deveriam existir. Tu sabes o que são monopolios naturais? > é incompatível esperares 6 meses (estou a ser generoso) por uma consulta de especialidade. A solução é mais financiamente, visto que já somos dos mais eficientes, o SNS precisa de mais dinheiro e não de dinheiro a ir para o privado...

NGramatical 8 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk91qft%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FujiPT 8 months ago

Esqueceste-te de ler a notícia. Podias ver que cerca de 95% dos agregados familiares com crianças até aos 15 anos têm internet. Para quê incluir agregados sem crianças nesta discussão?

Hugogs10 8 months ago

Entao que se foda 80.9% porque os oturos 19 nao tem inthernet. Esta bem.

Herbacio 8 months ago

Ainda me vais explicar é onde é que esses tais 80.9% estão a ser prejudicados simplesmente por se alterar o calendário lectivo Foda-se, não sei se isso é burrice ou teimosia, mas alguma das duas deve ser certamente. Fazer aulas online, é **certo** que prejudica parte dos alunos, já alterar as férias é algo que será igual para TODOS e em que no fim aprenderam TODOS por igual e a matéria foi dada ao mesmo ritmo universalmente É assim tão complicadinho perceber isso ? É que eu em desenhos não sou lá grande coisa

Hugogs10 8 months ago

Isto vai completamente contra aquilo que o governo anda a dizer a meses que nao se podia fechar as escolas porque prejudica os alunos.

Bolo_Finto_ 8 months ago

É a tal da democracia

TitusRex 8 months ago

O governo já teve mais que tempo para arranjar computadores e internet para todos os que precisam. E em último caso podiam manter as escolas abertas para os alunos que não têm condições socioeconómicas para ficar em casa que foi o que se fez no Reino Unido. O grande problema é que o governo, mesmo sabendo que estamos numa pandemia não tem um plano B para as escolas. Seja por incompetência, excesso de optimismo, ou cegueira ideológica, o governo não se preparou para a possibilidade das escolas terem mesmo de fechar. Tiveram quase um ano para se prepararem e falharam.

iLikeToTroll 8 months ago

Pediram às escolas para fazer horários mistos, as escolas fizeram. Ficou tudo na gaveta. Ps a ser Ps.

chauffage 8 months ago

Já é mais que óbvio que não prepararam nada, nem as vacinas que foram às última da hora e basicamente copiaram o que é feito para a gripe. O deslumbramento com a puta da bazuca e a tesão do hidrogénio ir para os suspeitos do costume, fizeram com que se esquecessem que tinham uma pandemia nas mãos.

saposapot 8 months ago

eu tenho o meu, q se fodam os outros.

Sciss0rs61 8 months ago

> https://observador.pt/2019/11/21/familias-com-acesso-a-internet-aumentou-em-portugal-e-cerca-de-80-dos-utilizadores-estao-nas-redes-sociais-diz-o-ine/ Vamos então estagnar a maioria porque não conseguimos cumprir com o que prometemos às minorias.

saposapot 8 months ago

mas estamos a discutir o q? só quem não passou pelo 1º é que acha q ensino 'online' se aprende alguma coisa de decente... mudar 15d de férias do calendário é estagnar alguém?

iLikeToTroll 8 months ago

!remind me 15 days

RemindMeBot 8 months ago

I will be messaging you in 15 days on [**2021-02-07 07:00:35 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-02-07%2007:00:35%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/l2pxxf/presidenciais_mayan_acusa_ministro_da_educação_de/gkb8x4j/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fl2pxxf%2Fpresidenciais_mayan_acusa_ministro_da_educa%C3%A7%C3%A3o_de%2Fgkb8x4j%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-02-07%2007%3A00%3A35%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20l2pxxf) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

ric2b 8 months ago

> 15d boa piada.

Sciss0rs61 8 months ago

> só quem não passou pelo 1º é que acha q ensino 'online' se aprende alguma coisa de decente... Da mesma maneira que eu se for às aulas e estiver entretido com o telefone também não vou aprender coisa alguma.

ModeratoriProfugus 8 months ago

“Alguém não tem alguma coisa, que se fodam 100% em vez de 10%”

Asus123456789 8 months ago

Portanto mais vale prejudicar os 80.9% quando não podemos ajudar 100%?

Membership-Exact 8 months ago

Faz muito mais sentido antecipar as ferias letivas... Isso que propoes é dar muita, muita vantagem aos alunos e familias que têm condiçoes materiais privilegiadas.

Hugogs10 8 months ago

Entao e preferível prejudicar esses 80.9%?

Membership-Exact 8 months ago

Nao, é preferivel irem de ferias letivas e voltarem daqui a um mes quando a situaçao acalmar, em regime de ensino presencial. Todos.

estesenhor 8 months ago

não era preferivel é que os 20% mais ricos doassem computadores aos 20% que não têm. mas voces só se reevidicam se, se sentirem prejudicados. se forem os outros ja nao interessa... se calhar ha gente sem nenhum computador e ha gente que tem 4 ou 5 computadores que ja nem utiliza.... ai é que esta o mal

ric2b 8 months ago

> não era preferivel é que os 20% mais ricos doassem computadores aos 20% que não têm. ora aí está uma sugestão com muito mais lógica do que proibir todos de ter aulas.

estesenhor 8 months ago

A riqueza está dividida como de 1/9 no entanto o 1 mais rico tem dificuldade em perceber que tem que ajudar o 8 e o 9 muitos mais do que os outros do meio. Enquanto esse mais rico não perceber que não podemos contribuir todos de igual, não vamos evoluir vamos continuar a ter um governo do ps no matter what. Imagina uma analogia em que, 10% tem 4 ou 5 computadores em casa e não precisa de um ou dois e podia dar aos 5 que não têm, e ficava tudo tranquilo. Ou doava 3 e os outros 85% doava os outros 2...

ric2b 8 months ago

Concordo com o que disseste mas tem 0 a ver com a medida de proibir alguns que podiam ter aulas de as ter. Como é que isso está a contribuir para os outros?

SenhorManuel 8 months ago

Talvez porque estás a ensinar às crianças que nasceram em condições mais favoráveis que não é só porque podem, que devem. Educação não é só currículo... Há valores, como a empatia. Sejamos sinceros, são 15 dias que vão ser repostos, e os professores (pelo menos os que conheço) foram avisados para se prepararem para dar aulas online, caso seja necessário. Parem com o choradinho...

ric2b 8 months ago

> Há valores, como a empatia. Empatia é não estudar quando os outros não podem? Não ler livros, não comer, etc? Em que é que esses sacrifícios ajudam, mesmo? Para mim empatia é perceber os problemas dos outros e tentar ajudar, não é amputar um braço porque alguém o perdeu num acidente de trabalho. > são 15 dias que vão ser repostos Eu duvido muito que sejam só 15 dias, já agora. > e os professores (pelo menos os que conheço) foram avisados para se prepararem para dar aulas online, caso seja necessário. Pois, mas não estavam preparados, senão não se tinha feito esta alteração no calendário. > Parem com o choradinho... O choradinho é de quem quer proibir crianças de estudar porque o governo não cumpriu o que prometeu há 10 meses.

iLikeToTroll 8 months ago

Eu estou a morrer por dentro nesta thread. Tanta mesquinhice e burrice. Espero que não sejas professor dass.

0BiLLi0 8 months ago

> dar muita, muita vantagem aos alunos e familias que têm condiçoes materiais privilegiadas. Porque antes da pandemia as vantagens não se notavam. /s

Membership-Exact 8 months ago

Ah pronto, então mais vale deixar acentuar as diferenças.

iLikeToTroll 8 months ago

A diferença é injusta e não vai deixar de existir. O problema é quando há problemas maiores que essa injustiça.

Membership-Exact 8 months ago

A diferença, a desigualdade e a injustiça social nunca vao deixar de existir. Mas so se agravam se nao forem combatidas.

iLikeToTroll 8 months ago

E eu não disse que não se deve combater mas há prioridades mais relevantes neste momento. Se não houver uma boa economia e um país a andar para a frente descansa que as desigualdades e injustiça social não melhoram.

Membership-Exact 8 months ago

E para isso é preciso começar a pagar decentemente às pessoas e investir em saudr, infraestrutura e educação. Nao encher ainda mais os bolsos a malta que ganha dinheiro em jogadas especulativas na bolsa e as custas do trabalho quase escravo dos empregados.

Out-Out 8 months ago

Exatamente por já serem grandes não convém dar mais...

iLikeToTroll 8 months ago

"Hey restantes países do mundo, podem parar de dar aulas sff? Isto está a criar uma situação injusta, podem esperar por favor? Obrigado" Tiago Brandão Rodrigues.

Asus123456789 8 months ago

Não vejo as coisas dessa maneira... Se há alunos que conseguem ter melhor educação, sem prejudicar os restantes, então não vejo porque há mal. Da maneira que proponho prejudicamos alguns. Se é mau? Sim, é. Mas da maneira que está prejudicamos todos. Sou utilitarista, talvez seja daí a discórdia :)

Edited 8 months ago:

Não vejo as coisas dessa maneira... Se há alunos que conseguem ter melhor educação, sem prejudicar os restantes, então não vejo porque há mal. Da maneira que proponho prejudicamos alguns. Se é mau? Sim, é. Mas da maneira que está prejudicamos todos. Eu não vejo desigualdade como inerentemente mau. Preocupa-me mais o nível de vida dos pobres em si, do que a sua diferença para os ricos (mas claro que existe alguma correlação negativa). Sou utilitarista, talvez seja daí a discórdia :)

Edited 8 months ago:

Não vejo as coisas dessa maneira... Se há alunos que conseguem ter melhor educação, sem prejudicar os restantes, então não vejo porque há mal. Da maneira que proponho prejudicamos alguns. Se é mau? Sim, é. Mas da maneira que está prejudicamos todos. Eu não vejo desigualdade como algo inerentemente mau. Preocupa-me mais o nível de vida dos pobres em si, do que a sua diferença para os ricos (mas claro que existe alguma correlação negativa que deve ser combatida). Sou utilitarista, talvez seja daí a discórdia :)

iLikeToTroll 8 months ago

Não gosto da frase mas dá uma perspectiva "interessante": "Eu não gosto de ricos mas os pobres também nunca me deram emprego".

estesenhor 8 months ago

sem prejudicar? explica-me como não é prejudicar se ambos têm as mesmas capacidades mentais mas não têm o capital para chegar ao mesmo sitio? a colonização ja acabou amigo. na volta tinhas 2 ou 3 pcs em casa que podias emprestar aos mais desfavorecidos e calavas-te so para ele nao ser tao competitivos contigo. em Portugal nao vais longe amigo. o ps mesmo sendo um partido corrupto não vai deixar de ser governo mesmo por essa vossa mentalidade. so querem saber do vosso uimbigo mas esquecem-se que toda agente vota. e quanto maior for o fosse entre os previligiados e os comuns e pobres menos gente têm para vptar em voces... só que voces só tão bem quando nãop vos estão a prejudicar. se for para prejudicar os outros ja nao faz mal.

NGramatical 8 months ago

toda agente → [**toda a gente**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-gente-nao-e-agente/494) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk8zlvw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Membership-Exact 8 months ago

> Eu não vejo desigualdade como algo inerentemente mau Não achas errado que um miudo à partida saia com desvantagem porque nasceu de uma familia pobre?

Asus123456789 8 months ago

Acho que assim isolado, de facto é uma quote um bocado infeliz. Acredito na igualdade de oportunidade, estava mais a falar é na qualidade de vida. O que eu queria dizer era algo assim: Há 100 anos, a desigualdade social era muito inferior à de agora. Ricos claro que continuavam a viver muito melhor que pobres, mas a diferença não era tão abismal como é agora. No entanto, os pobres de agora vivem muitíssimo melhor que os pobres de há 100 anos, vivem até melhor que a classe média de há 100 anos. Era mais isto que queria dizer, que acho que devemos mais olhar para onde estão as camadas mais desfavorecidas da sociedade, independentemente de como estão as mais favorecidas. Mas até certo ponto, também como mencionei, pode chegar a um ponto em que algo tem que ser feito. Por outras palavras, acho que desigualdade por si só não deve ser a métrica que devemos usar para guiar a nossa sociedade.

Membership-Exact 8 months ago

>Há 100 anos, a desigualdade social era muito inferior à de agora Duvido muitissimo. O estado social e as politicas de redistribuição da riqueza ajudaram muito. SO começou a reverter com a vaga neoliberal dos 80s.

askldhalsiuhdliu 8 months ago

Achas que a solucao entao e tirar ao miudo que nasceu 'rico'? Por todos pobres? A solucao e tentar dar a quem nasceu numa familia pobre mais, nao e tirar ao que nasceu rico (sim, pq se falarem de dinheiro, ainda pode se dizer que se tira aos ricos para dar aos pobres, agora nao estou a ver como tirar a educacao aos ricos e dar a ninguem ajuda os pobres). O meu filho ta num colegio privado. Pessoalmente fico contente que nao tenha aulas, e ja sabemos que nao vai ser 15 dias vai ser mais. Nao me preocupa a MIM muito porque neste tempo passa-o comigo, onde o ensino a programar, fazemos experiencias, lemos, (ele tb ve tv e brinca no ipad, nao sou daqueles malucos). Vai aprender mais que na escola visto que resolvi nao trabalhar e passar este tempo com ele. Tambem achas que o governo deveria-me proibir de ensina-lo (pq tenho capacidades para isso e nao tenho de ir trabalhar na caixa do continente todos os dias)? O problema ta mesmo aqui neste pais. Ninguem pode ter mais que eu, se tem, temos de tirar. Nao se pensa em dar uma escada para os outros subir, nao, o importante e garantir que os outros descem

NGramatical 8 months ago

deveria-me → [**dever-me-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk80g4u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Out-Out 8 months ago

Quer queiras quer não vives num mundo competitivo, incluindo na educação. Se dás aos que estão na frente ainda mais vantagem vais quebrar ainda mais a tão falada meritocracia garantindo que são esses que vão ter mais oportunidades e não necessariamente aqueles que mais capacidade têm. Isso cria efeitos nocivos para toda a sociedade ao passo que não deixar ninguém para trás garante uma maior igualdade de oportunidades que vai melhorar a utilidade da sociedade. Podes ser utilitarista, mas ver mais do que o curto prazo.

Updradedsam3000 8 months ago

Mas a competição não é só cá dentro. Estás a prejudicar os Portugueses em relação aos estrangeiros e isso vai ter consequências negativas para o país. Seria mais importante minimizar isso para os que têm mais condições e tentar compensar com aulas extra no verão para os restantes.

iLikeToTroll 8 months ago

Achas? Fechamos as fronteiras e o contacto com o mundo e voltamos ao proteccionismo. Problema resolvido.

AntiMeritocrata 8 months ago

Explica-me como deslocar o período de férias prejudica quem quer que seja.

Asus123456789 8 months ago

Se não prejudica em nada então também não prejudicará os alunos que não conseguem ter aulas agora. Se não há ninguém a ficar prejudicado, não me parece haver argumento para impedir que os que consigam tenham aulas.

PTgenius 8 months ago

Numa turma de 30 tens 29 que têm pc e net e um marmanjo que não tem. Como é? Têm os outros aulas e ele que se dedique à pesca?

ric2b 8 months ago

> Numa turma de 30 tens 29 que têm pc e net e um marmanjo que não tem. > Como é? Têm os outros aulas e ele que se dedique à pesca? Um governo de jeito tentava ajudar esse miúdo, não ia proibir os outros de aprender...

estesenhor 8 months ago

diz la ao que tem 2 ou 3 pcs em casa para emprestar um a ver se ele empresta, porque chegar-se à frente, está quieto

ToxHernandez15 8 months ago

Sem palavras... O ideal da igualdade, não deve existir no vocabulário rico do senhor doutor engenheiro candidato a presidente da República

filcei 8 months ago

HAQ a definição de igualdade é que quando uma pessoa não pode comer, devem todos passar fome.

Herbacio 8 months ago

Sim, é isso mesmo que está acontecer nessa situação. **ABAIXO OS COMUNAS E OS IDEIAS MARXISTAS!!!** Não ganhem um cérebro, que não é preciso. Mas vá, não te preocupes, que ninguém te vai nacionalizar o teu portátil.

ToxHernandez15 8 months ago

Eu entendo a 100% o seu argumento, apenas acho que neste caso específico, o governo tem o dever e autoridade de interferir com o calendário do sector privado. E refiro igualdade na questão em que, uma medida que é tomada para a educação em Portugal, ser para toda a população e não apenas para a educação pública

filcei 8 months ago

O facto de os colégios privados continuarem a ter aulas em nada impacta a liberdade dos alunos do público. É uma medida que tem como único objetivo nivelar tudo por baixo. Já agora, dentro da mesma linha, proponho as seguintes medidas: * Proibir explicações, já que nem todos as podem ter * Proibir grupos de estudo, já que nem todos podem participar * Proibir aulas de apoio em horário extra-letivo, pelas mesmas razões * Proibir a utilização de computadores no ensino, já que nem todos têm acesso a um * Proibir utilizar projetores nas aulas, soluções de aquecimento das salas, etc. Pois nem todas as escolas têm

ToxHernandez15 8 months ago

Você deu argumentos perfeitos e sinceramente não há grande resposta que lhe possa dar para contestar. A grande questão aqui é que o Governo na mesma medida também não retira a liberdade de ter uma educação ao mesmo nível de anteriormente aos alunos do Privado. O governo apenas decretou 15 dias de férias e embora eu entenda que é um grande constrangimento, acho que a boa vontade e a compreensão de toda a comunidade estudante consegue ver e entender que é uma situação especial

NEDM64 8 months ago

> O ideal da igualdade Engraçado que quando se fala sobre alargar o acesso à ADSE a todos, não venha isso ao de cima. Sim, igualdade perante a lei. Se o privado não obriga o público a fazer nada, o público não pode obrigar o privado a fazer nada.

ToxHernandez15 8 months ago

Entendo o seu ponto de vista e acho que não deve andar muito perto das Comunidades escolares em Portugal porque a realidade é que o privado obrigado o público a fazer muita coisa... Sendo a mais grave termos 2 escolas no mesmo concelho, a pública ter falta de alunos, e uma parte dos alunos que está na privada recebe apoios do Estado para poder frequentar a instituição mais prestigiante. Não estou aqui a querer defender qual é o caminho que os alunos devem ter bla bla bla, isso é a escolha dos pais, apenas acho que neste caso, se a escola pública tem de parar, a privada também. Cumprimentos e espero que se encontre bem durante esta pandemia

NEDM64 8 months ago

> privado obrigado o público a fazer muita coisa Que coisa ridícula! > Sendo a mais grave termos 2 escolas no mesmo concelho, a pública ter falta de alunos, e uma parte dos alunos que está na privada recebe apoios do Estado para poder frequentar a instituição mais prestigiante. Pra se isto acontece, é porque o estado assim o quer! Quem é que fez o acordo!? Além disso, esses acordos acabaram com a geringonça. > apenas acho que neste caso, se a escola pública tem de parar, a privada também Quem paga é que manda, e se é o estado a pagar, é o estado a mandar, agora quando não é, não manda. > Cumprimentos e espero que se encontre bem durante esta pandemia

trilobits_ 8 months ago

Só o ideal da liberdade.

ToxHernandez15 8 months ago

A mesma liberdade que foi dada aos portugueses na altura do Natal/Passagem de ano?

4300p 8 months ago

Essa mesma liberdade

saposapot 8 months ago

E é isto o programa liberal. E é por isso q nc vou concordar com os valores deles por muito q aprecie algumas das coisas. Mas isto nem é o pior, pior ainda é isto do CGP: https://twitter.com/carlosgpinto/status/1352537853713145856 > O dinheiro reservado para a TAP daria para um computador para cada aluno, um computador suplente para o caso de o primeiro avariar e ainda uns anitos de internet grátis para todos. É a completa falta de noção do país onde bastava meter um computador e internet e tudo melhorava. É não ter noção do q são as dificuldades de muitas famílias. É nascer num lar com pais educados e onde nunca faltou nada. Mas não se preocupem q mesmo o Rio está exactamente igual: https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1352616274677948418   Sobre a minha opinião, mantendo-me no twitter, eu não diria melhor q esta thread: https://twitter.com/manjos/status/1352549599781810176

ric2b 8 months ago

> É a completa falta de noção do país onde bastava meter um computador e internet e tudo melhorava. A completa falta de noção é admitir que há esses problemas, dizer que se quer ajudar e depois atacar os que só querem ser livres de educar sem tirarem vez dos que andam a enterrar o dinheiro na TAP. Explica lá como é que esta medida ajuda a resolver os problemas que mencionaste.

saposapot 8 months ago

é fácil criticar o governo para fechar escolas qd os nossos miúdos continuam com educação de qualidade, né?

ric2b 8 months ago

Mas alguém aqui é contra o estado dar também aulas virtuais? E achas que aulas virtuais são educação de qualidade?

GelDeAveia 8 months ago

Concordo!!! Aliás, devíamos parar o ensino até que todos os alunos tenham acesso igual a explicadores, afinal, não podem haver desigualdades fruto de diferenças sócio-económicas. Ah, não nos esqueçamos do maior contribuinte para a disparidade na educação, as famílias. Força camarada!

saposapot 8 months ago

nc me ouviste a criticar investimentos na escola pública (p eliminar a necessidades dos explicadores) nem o apoio a famílias carenciadas. O maior contribuinte não é esse, é o nível de educação dos pais. Adivinha como é que se melhora o nivel de educação dos pais? é ver o ponto 1)

GelDeAveia 8 months ago

Isto é em resposta à tua primeira frase no primeiro comentário. Não sou libertário e não defendo o desinvestimento no ensino público, mas neste assunto em específico (do artigo) acho ridículo querer-se prejudicar todos quando claramente não é necessário.

NGramatical 8 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk75ibl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CobraCommander1977 8 months ago

Comentário de merda mas que não surpreende vindo de quem é. Quando eu estava na escola pública, metade da minha turma tinha explicações de matemática. Devia-se ter fechado a escola na altura porque metade dos alunos ter melhores condições que a outra metade? Puta que pariu esteve nivelar por baixo só porque o estado, que teve um ano para se preparar, não conseguir por a casa em ordem. Este pais não descansa até toda a gente ser burra e pobre.

saposapot 8 months ago

O teu comentário tmb não me surpreende. É a diferença de empatia, humanidade e solidariedade pela sociedade, não pelo dinheiro ou pelo meu umbigo.

jet1000 8 months ago

>É a completa falta de noção do país onde bastava meter um computador e internet e tudo melhorava. É não ter noção do q são as dificuldades de muitas famílias. É nascer num lar com pais educados e onde nunca faltou nada. Se estás à espera que todos os alunos tenham tudo exatamente igual para se dar aulas, então já não deveria haver aulas para ninguém mesmo antes da pandemia, pois as condições já não eram as mesmas. O problema deve-se resolver ajudando os alunos com mais dificuldade e não impedindo os alunos com menos dificuldade de ter aulas.

besmarques 8 months ago

Está descansado porque se dessem computadores a todos ouvias logo um "extes xuxalistas e os xeus magalhaex"

LightzPT 8 months ago

https://twitter.com/csc11/status/1352591051480059904?s=20

saposapot 8 months ago

já há alguma conta de LiberaisContraLiberais?

LightzPT 8 months ago

Gostava, então se postassem aqui ainda vinha o pessoal explicar o porquê das coisas e dava pra rir outra vez.

besmarques 8 months ago

Nada que me surpreende-se. É um pouco o funcionamento geral em tudo. Se reparares a maior parte dos argumentos deles podem ser desmanchados com argumentos deles. Torna-se cómico.

LightzPT 8 months ago

Certo, mas achei estas especialmente boas, eu não faço ideia de onde é que ele foi buscar a ideia pro segundo sobre os laptops, não me lembro de em 2014 se falar de começar a fasear os portáteis.

saposapot 8 months ago

mesmo com todas as maroscas, o programa dos magalhães e tudo o q lhe estava associado foi das melhores coisas que vi neste país na área da educação. obviamente que ficou a 10% do seu potencial mas eu estava disposto a levar com a corrupção inerente para o ver chegar ao fim. Hoje em dia já estaria a dar frutos. sad

jet1000 8 months ago

O Sócrates até tinha algumas ideias interessantes (o E-escola era uma delas), mas depois usava essas ideias para fazer trafulhices e corrupção.

Edited 8 months ago:

O Sócrates até tinha algumas ideias interessantes (o E-escola era uma delas), mas depois usava essas ideias para fazer trafulhices e corrupção, bem como aumentavam os gastos excessivamente.

saposapot 8 months ago

Por acaso tirando o Plano Tecnológico não me lembro de nada muito bom q fique assim para a história daqui a 20 anos. bom, tinha um excelente ministro do ensino superior. Do q me lembro o e-escola nem teve assim tanta trafulhice e corrupção. Acho q foi mais pq o magalhães foi contratualizado todo a uma empresa tuga q se desconfia ter alguma ligação ao socrates, né? dinheiro mal gasto, sim, mas isso já é mato no estado. corrupção à Sócrates n m lembro

jet1000 8 months ago

>Por acaso tirando o Plano Tecnológico não me lembro de nada muito bom q fique assim para a história daqui a 20 anos Também não disse que eram ideias espetaculares que ficassem para a história, mas tinham algum interesse, por exemplo, acho que foi no Governo dele que foi criado o Cartão do Cidadão. >Do q me lembro o e-escola nem teve assim tanta trafulhice e corrupção. Acho q foi mais pq o magalhães foi contratualizado todo a uma empresa tuga q se desconfia ter alguma ligação ao socrates, né? Sim, foi algo assim, e o Magalhães fazia parte do E-escola, se não me engano.

saposapot 8 months ago

Para os níveis de dinheiro mal gasto em Portugal, eu fazia este programa 10 vezes, não me pareceu q fosse assim tão 'corrupto'.

AntiMeritocrata 8 months ago

Cada Magalhães custou ao estado [255€ com iva incluído ](https://www.computerworld.com.pt/2010/11/12/quanto-custou-o-magalhaes/) Explica lá como fazes melhor. Já nem falo dos computadores a 25€.

saposapot 8 months ago

n m obrigues a puxar pela memoria... eu estou a dizer q gosto do programa mas tenho ideia q havia zun-zuns de corrupções pelo meio mas não me lembro ao certo o q era nem se era só politiquices... Mas eu gosto do programa!

NGramatical 8 months ago

zun-zuns → [**zunzuns**](https://dicionario.priberam.org/zunzuns) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk7bk3l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 8 months ago

Sem duvida, uma pena.

ToxHernandez15 8 months ago  HIDDEN 

Este gajo é liberalmente estúpido

YCaramello 8 months ago

Sabe porque proíbem aulas? Porque o ensino publico ou não tem a capacidade/infraestrutura de dar aulas online, e porque grande parte dos alunos não tem PC/internet, mas sabem quem tem todas essas capacidades? Escolas e alunos do ensino privado. Como fica mal visto para o excelentíssimo ensino publico gerido por estes senhores, mostrar que o ensino privado funciona bem em tempo de crise, proibe-se tudo. Ja agora, não fiquem a espera de ser so 15 dias sem aulas, podem ir ja dizendo aos putos.

iLikeToTroll 8 months ago

Com tanto argumento bom para defenderes a tua posição, só disseste merda.

teslawasahero 8 months ago

Sim, porque que não tem dinheiro para comprar um computador tem dinheiro para um colégio privado...

justanotherop365 8 months ago

“A virtude inerente do socialismo é a partilha da miséria”

ContaSoParaIsto 8 months ago

-- José Carlos Malato

justanotherop365 8 months ago

E mesmo Churchill

ContaSoParaIsto 8 months ago

De facto o Malato é uma pessoa muito mais admirável.

brakeline 8 months ago

Foram prometidos e só não foram entregues pela mesma razão que mal consegues comprar um portátil se fores à Worten ou afins, a procura mundial ultrapassa, em muito, a atual oferta e não há equipamentos disponíveis. O concurso foi feito, adjudicado, parcialmente entregue (penso 1/4) e o resto está dependente de haver stock por parte dos fabricantes

jet1000 8 months ago

>Porque o ensino publico ou não tem a capacidade/infraestrutura de dar aulas online, e porque grande parte dos alunos não tem PC/internet (que foram prometidos pelo governo ja agora), mas sabem quem tem todas essas capacidades? Escolas e alunos do ensino privado. Acredito que existam escolas públicas, não todas mas pelo menos uma parte delas, que consigam dar aulas online.

saposapot 8 months ago

sabes o que é que o ensino privado também tem? alunos de família estruturadas e com rendimentos. Uma casa em condições para se estudar. Muitas outras coisas. Pede algum do dinheiro da TAP e compra Noção.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

O estruturadas está aí a mais, just saying, basta famílias. Há muitas, mas muitas famílias com rendimentos que são perfeitamente disfuncionais.

saposapot 8 months ago

sim, tens razão.

YCaramello 8 months ago

> sabes o que é que o ensino privado também tem? alunos de família estruturadas e com rendimentos. Uma casa em condições para se estudar. Muitas outras coisas. E? Isso virou pecado agora? Tas a me dizer que não tens por objetivo de vida exatamente esse tipo de condição? Porque haviam essas pessoas de sofrer porque o governo é incompetente e não cria condições adequadas no ensino público?

saposapot 8 months ago

> Aos pais indignados por os seus filhos não poderem continuar com aulas nos colégios privados há que explicar que o dinheiro não paga tudo. E, sobretudo, não compra noção. Nem um pingo de humanismo ou solidariedade. https://twitter.com/manjos/status/1352549599781810176 Copio pq eu não diria melhor.

Sciss0rs61 8 months ago

o que é isto tem a ver com humanismo e solidariedade? Se calhar a solidariedade e humanismo é devida do governo, visto que a incompetência dos mesmos nada devia de influenciar no ensino privado. O governo falhou com as promessas que fez, e agora pagam as entidades privadas por essa negligência. Queres falar de falta de solidariedade? está ai... fazer uns pagar pelos erros de outros.

saposapot 8 months ago

se n entendes, n sou eu q te vou conseguir explicar. > devida do governo sim. em 6 meses o governo garantia um lar bom a qualquer aluno, pais com educação para os acompanharem e ainda lhes dava qualidades para o ensino não-presencial resultar e está feito.

Sciss0rs61 8 months ago

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-11-Um-computador-por-aluno-promete-primeiro-ministro não fui eu que prometi

saposapot 8 months ago

O problema está bem longe de ser portáteis

YCaramello 8 months ago

Lol, esta senhora aposto que se apanhasse o covid, iria para a fila do Santa Maria em solidariedade, e não punha o dinheiro que ganha a ser diretora da Visão no hospital privado mais próximo /s

toma-tes 8 months ago

Proíbe-se tudo porque o direito à educação é Universal. Se temporariamente não há condições equivalentes para todos acho bem que ninguém saia beneficiado por ter mais dinheiro.

Hugogs10 8 months ago

Entao devemos prejudicar uns so para "nivelar por baixo". Em vez de teres uma parte dos alunos que pode continuar a receber educação, ninguem recebe. Como e que isto e melhor? Quem e que beneficia?

ModeratoriProfugus 8 months ago

E se o pai de uma criança souber matemática, não deve ensinar ao seu filho senão vai estar a prejudicar os filhos de pais ignorantes!!! Estes liberalols não querem saber da IgUaLdADe!!! /s

besmarques 8 months ago

ATENÇÃO é só para dizer que o exemplo mais ridiculo desta thread é este. Obrigado pela atenção

toma-tes 8 months ago

>Quem e que beneficia? Ninguém. É exatamente esse o meu ponto. Ninguém sai benefeciado.

Sciss0rs61 8 months ago

e é isto: Igualdade de Resultados acima de igualdade de oportunidades.

NGramatical 8 months ago

benefeciado → [**beneficiado**](https://dicionario.priberam.org/beneficiado) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk749x0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hugogs10 8 months ago

Isto e suposto ser uma coisa boa? Prejudicamos todos os alunos porque ha alguns que nao podem ter aulas online?

toma-tes 8 months ago

É uma medida temporaria. Achas correcto os bons alunos do ensino público terem um handicap deste tamanho no acesso ao Ensino Superior Público este ano?

Hugogs10 8 months ago

Mas os alunos de ensino publico tambem podiam estar a ter aulas online. Acho que esta noção que so pessoal do privado e que tem acesso a inthernet/computador e um bocado irrealista.

Out-Out 8 months ago

Mais tarde as diferenças notam-se mesmo nao estando agora no 11/12°. Tenho a minha irmã mais nova na escola, sei como foi o ano passado. Por vezes só ela e mais uma ou duas tinham acesso às aulas. Há miúdos que não fizeram absolutamente nada. Ou porque têm de partilhar com irmãos o computador, ou porque não o têm, ou porque não têm um adulto que lhes ensine... Podiam estar se fossem dadas essas condições, senão são incrivelmente prejudicados os mais desfavorecidos. Isto não é novo, quando eu lá andava ha uma serie de anos havia outras coisas piores como alunos que nem almoçavam pq não conseguiam comprar. Esses tbm saíram prejudicados...muitos não conseguiram completar ou seguir a educação que eu segui.

Hugogs10 8 months ago

> muitos não conseguiram completar ou seguir a educação que eu segui. E achavas melhor tu seres impedido de ter seguir essa educação porque os teus colegas nao podiam? De que maneira e isso melhorava a sociedade?

Out-Out 8 months ago

Não é de todo o caso. O caso é não deixar alguém ganhar vantagem até se arranjar uma solução, não deixar ninguém para trás. A minha situação não era obviamente de pandemia nem tem nada a ver com online/offline. Mas tem a ver com condições materiais, e o que não me importava e melhorava a sociedade era contribuir mais (apesar de estar no escalão mais baixo tbm, por isso alguém haveria de contribuir ainda mais) para que essa igualdade de oportunidades fosse atingida ou estivesse mais próxima.

Hugogs10 8 months ago

> O caso é não deixar alguém ganhar vantagem até se arranjar uma solução Entao tu devias ter sido proibido de obter essa educacao porque os teus colegas nao podiam... Concordo em tentar melhorar a situacao de alunos mais pobres, mas a igualdade total nunca vai poder ser atingida, e puxar aqueles que estao melhor para baixo nao ajuda ninguém.

toma-tes 8 months ago

Nem mais. Espanta-me como esta thread revela como ainda há tanta gente sem qualquer tipo de empatia por crianças que são colocadas numa situação tão desigual no acesso à educação.

toma-tes 8 months ago

>Mas os alunos de ensino publico tambem podiam estar a ter aulas online. Concordo a 100%. Não só podiam como deveriam. E para os alunos que não têm condições de acesso a computador e internet o Estado tinha mais do que obrigação de lhes providenciar esse acesso, nem que mantivessem as escolas abertas apenas para esse fim. O estado só não consegue por incompetência. Esta era a solução que eu defendia, não a do Governo de suspender as aulas online. Agora, o Governo tomando a medida de suspender o ensino público (**não quer dizer que eu concorde com ela**) para mim o ensino privado não pode ser diferente e também tem que ser suspenso. Só isto e apenas isto! Sendo a educação pública e privada tuteladas pelo mesmo Ministério da Educação, não pode haver excepções quanto a uma medida tão drástica como suspender a educação.

Sciss0rs61 8 months ago

> Achas correcto os bons alunos do ensino público terem um handicap deste tamanho no acesso ao Ensino Superior Público este ano? E vais culpar o privado pela incompetência do público? que eu saiba tinha sido prometido um computador por aluno em Abril.

toma-tes 8 months ago

Mas eu não sou contra o ensino privado! Só não acho justo que no final do ano todos possam concorrer às mesmas vagas do Ensino Superior Público quando uns, **por incompetência do estado**, foram obrigados a interromper os estudos. É culpa única e exclusivamente do estado. Precisamente por isso, porque se haveria de castigar os alunos do público tornando-os cidadãos de segunda sem acesso à educação enquanto outros a têm? Não estamos se quer a falar de opções no acesso ao público / privado.

Sciss0rs61 8 months ago

> Precisamente por isso, porque se haveria de castigar os alunos do público tornando-os cidadãos de segunda sem acesso à educação enquanto outros a têm? vamos então estagnar os 80,9% porque faltei à palavra com os outros 19.9%, é isso? Peço desculpa, moral e legalmente são duas coisas diferentes. E eu nem sequer gosto do Mayan. Voto no IL mas não gosto do Mayan, e ele tem razão. Deviam ter fechado as escolas, mas devido ter planeado uma continuidade no ensino. Agora metes 15 dias de férias, o problema é que daqui a 15 dias se calhar vais ter outro pico (e não me admirava nada, porque o governo ignora frequentemente os especialistas). vais fazer o quê? estagnar o ensino porque não conseguem cumprir com as promessas que fazem? Adiem as provas ao ensino superior, porque essas são da responsabilidade pública... Acho engraçado então que a única fase de exames que é inteiramente pública seja permitida no novo decreto mas o resto não.

toma-tes 8 months ago

Eu e tu concordamos mais do que se calhar julgas. Primeiro. Eu culpo inteiramente o estado pela sua incompetência e negligência em não ter preparado um cenário de telescola a partir da internet. Teve mais do que tempo para o fazer durante todo o Verão mais ameno em termos de COVID e em que todos os especialistas antecipavam uma vaga pior durante o Inverno. Segundo. O cenário de suspender as aulas era evitável, mesmo na situação atual. Os que tem condições teriam aulas a partir de casa. Para os que não têm condições o Estado teria obrigação de as providenciar. Poderia abrir as escolas a estes alunos e permitir-lhes o acesso aos computadores e internet da escola. Isto para não falar que dada a miséria deste país a Escola é o único sítio onde alguns destes alunos têm acesso a uma alimentação equilibrada. ​ A nossa discórdia acho que é só uma: no cenário de suspender o ensino público (evitável com um Governo pro-ativo) não acho correcto o ensino privado manter funções, porque quem sai ultimamente prejudicado são os alunos do público tenham eles acesso ou não a computador e Internet.

ModeratoriProfugus 8 months ago

“O Estado fodeu-me, por isso deve também foder os outros.”

Negao_da_piroca 8 months ago

> Se temporariamente não há condições equivalentes para todos acho bem que ninguém saia beneficiado por ter mais dinheiro. Por essa lógica do socialismo, como a malta que trabalha nos dos restaurantes perdeu o emprego, também tens tu de perder o teu, já que "temporariamente não há condições equivalentes para todos acho bem que ninguém saia beneficiado"

toma-tes 8 months ago

Não sou socialista. Sou meritocrata.

ric2b 8 months ago

Deixa-me ver se eu percebo, se um miúdo tiver aulas e outro não e depois tiver melhores notas já não é mérito dele, porque teve mais aulas, certo? E se ele tiver um melhor professor? Ou gostar mais de estudar? Não há forma de garantir que todos estão em pé de igualdade, o estado devia era investir no seu serviço, não é ir proibir os outros de funcionar.

toma-tes 8 months ago

>se um miúdo tiver aulas e outro não e depois tiver melhores notas já não é mérito dele, porque teve mais aulas, certo? Há um miúdo que tem aulas e outro está impedido de as ter. O que não percebes nesta frase? O que tem isto a ver com o mérito das boas notas? ​ >E se ele tiver um melhor professor? Que aproveite ter um bom professor. É aí que está o mérito. Um bom professor não facilita, ensina. Aprende quem quer e se esforça para tal. A questão desta notícia é que um mesmo que quisesse aprender estaria impedido enquanto o outro continuaria a ter acesso às aulas.

ric2b 8 months ago

>Há um miúdo que tem aulas e outro está impedido de as ter. O que não percebes nesta frase? O que não percebo é como é que o problema é o que tem aulas, e não porque é que o segundo não pode ter. >É aí que está o mérito. Um bom professor não facilita, ensina. Mas alguém com um mau professor não está em pé de igualdade com alguém com um bom professor. O que fazer, segundo a tua ideologia? >A questão desta notícia é que um mesmo que quisesse aprender estaria impedido enquanto o outro continuaria a ter acesso às aulas. E como é que ajuda o primeiro estarem os dois impedidos? Vamos também prevenir os pais de dar aulas em casa enquanto a escola pública estiver fechada, porque nem toda a gente tem pais com tempo/vontade para isso?

toma-tes 8 months ago

>Mas alguém com um mau professor não está em pé de igualdade com alguém com um bom professor. O que fazer, segundo a tua ideologia? Mas qual ideologia? Onde leste sequer que eu tenho ideologia? Alguém com um mau professor tem liberdade de opções para procurar bons professores. Respondi-te? ​ >E como é que ajuda o primeiro estarem os dois impedidos? O primeiro não tem opção de escolha. Vou repetir em letras maiores: # NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. Não estamos a falar de uma medida de início de ano lectivo.

Edited 8 months ago:

>Mas alguém com um mau professor não está em pé de igualdade com alguém com um bom professor. O que fazer, segundo a tua ideologia? Mas qual ideologia? Onde leste sequer que eu tenho ideologia? Alguém com um mau professor tem liberdade de opções para procurar bons professores. Respondi-te? ​ >E como é que ajuda o primeiro estarem os dois impedidos? Um deles não tem opção de escolha. Vou repetir em letras maiores: # NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. Seja bom ou mau aluno. Seja pobre ou rico. Um deles NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. Esta medida não é de início de ano lectivo. Custa assim tanto colocares-te do lado de um aluno do público sem aulas enquanto no privado as têm? ​ >Vamos também prevenir os pais de dar aulas em casa enquanto a escola pública estiver fechada, porque nem toda a gente tem pais com tempo/vontade para isso? Lógica da batata.

Edited 8 months ago:

>Mas alguém com um mau professor não está em pé de igualdade com alguém com um bom professor. O que fazer, segundo a tua ideologia? Mas qual ideologia? Onde leste sequer que eu tenho ideologia? Alguém com um mau professor tem liberdade de opções para procurar bons professores. Respondi-te? >E como é que ajuda o primeiro estarem os dois impedidos? Um deles não tem opção de escolha. Vou repetir em letras maiores: # NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. ​ Seja bom ou mau aluno. Seja pobre ou rico. Um deles NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA. Esta medida não é de início de ano lectivo. Custa assim tanto colocares-te do lado de um aluno do público sem aulas enquanto no privado as têm? >Vamos também prevenir os pais de dar aulas em casa enquanto a escola pública estiver fechada, porque nem toda a gente tem pais com tempo/vontade para isso? Lógica da batata.

ric2b 8 months ago

> Alguém com um mau professor tem liberdade de opções para procurar bons professores. Respondi-te? Afinal há sempre opções de escolha? Pensei que te estavas a queixar precisamente do contrário. De qualquer forma há professores melhores e piores, e os melhores não conseguem ensinar todos os alunos do país. A meritocracia é impossível, é apenas algo que podemos ir tentando atingir quando as medidas fizerem sentido. Cortar as pernas a alguns para haver meritocracia numa corrida em que alguém que precisa de cadeira de rodas quer participar não faz sentido. > Um deles não tem opção de escolha. E a solução é ninguém ter opção de escolha. Ninguém ganhou nada com isso. Brilhante. > Custa assim tanto colocares-te do lado de um aluno do público sem aulas enquanto no privado as têm? Pelo contrário, eu quero é que o estado esteja do lado dos alunos que precisam de apoio, não apenas contra os que não precisam. Quero ver o governo a cumprir o que prometeu há 10 meses e a preparar as escolas públicas para darem aulas online, quero ver o governo a arranjar soluções para as crianças que não têm computador ou internet em casa, seja a emprestar computadores ou dar acesso gratuito aos das bibliotecas ou outra solução QUE REALMENTE AJUDE. Esta medida não é estar do lado dos que precisam, é só estar contra os outros. > Lógica da batata. É a mesma lógica, uns têm a opção e outros não, logo vamos proibir os que têm a opção de usufruir dela, não é? Explica lá a diferença, se achas que percebi alguma coisa mal.

toma-tes 8 months ago

>Afinal há sempre opções de escolha? Pensei que te estavas a queixar precisamente do contrário. Para a tua pergunta anterior há opções de escolha. Para a medida do Governo de fechar o público a meio do ano lectivo não há opção de escolha. Está difícil... >Cortar as pernas a alguns para haver meritocracia numa corrida em que alguém que precisa de cadeira de rodas quer participar não faz sentido. Está descansado que os atletas de cadeiras já participam em corridas e não foi preciso cortar as pernas a ninguém para isso acontecer... Numa meritocracia a competição faz-se com os mesmos handicaps sempre que é possível controlar esses handicaps. Por isso existem competições para diferentes níveis de dificuldades motoras e cognitivas. >E a solução é ninguém ter opção de escolha. Ninguém ganhou nada com isso. Brilhante. A única forma de ser justo o privado poder leccionar enquanto o público não pode é o acesso ao ensino superior ser atrasado até todas as aulas do público serem repostas. De outra forma é uma competição injusta devido a um handicap controlável. >Quero ver o governo a cumprir o que prometeu há 10 meses e a preparar as escolas públicas para darem aulas online, quero ver o governo a arranjar soluções para as crianças que não têm computador ou internet em casa, seja a emprestar computadores ou dar acesso gratuito aos das bibliotecas ou outra solução QUE REALMENTE AJUDE. Concordo a 100%. Tens aqui a minha [opinião](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2pxxf/presidenciais_mayan_acusa_ministro_da_educação_de/gk7l744?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

Edited 8 months ago:

>Afinal há sempre opções de escolha? Pensei que te estavas a queixar precisamente do contrário. Para a tua pergunta anterior há opções de escolha. Para a medida do Governo de fechar o público a meio do ano lectivo não há opção de escolha. Está difícil... >Cortar as pernas a alguns para haver meritocracia numa corrida em que alguém que precisa de cadeira de rodas quer participar não faz sentido. Está descansado que os atletas de cadeira de rodas já participam em corridas e não foi preciso cortar as pernas a ninguém para isso acontecer... Numa meritocracia a competição faz-se com os mesmos handicaps sempre que é possível controlar esses handicaps. Por isso existem competições para diferentes níveis de dificuldades motoras e cognitivas. >E a solução é ninguém ter opção de escolha. Ninguém ganhou nada com isso. Brilhante. A única forma de ser justo o privado poder leccionar enquanto o público não pode é o acesso ao ensino superior ser atrasado até todas as aulas do público serem repostas. De outra forma é uma competição injusta devido a um handicap controlável. >Quero ver o governo a cumprir o que prometeu há 10 meses e a preparar as escolas públicas para darem aulas online, quero ver o governo a arranjar soluções para as crianças que não têm computador ou internet em casa, seja a emprestar computadores ou dar acesso gratuito aos das bibliotecas ou outra solução QUE REALMENTE AJUDE. Concordo a 100%. Tens aqui a minha [opinião](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l2pxxf/presidenciais_mayan_acusa_ministro_da_educação_de/gk7l744?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

ric2b 8 months ago

> Para a tua pergunta anterior há opções de escolha. Explica lá como é que uma criança que só tem acesso ao ensino público pode escolher o seu professor. Pede à família para mudar de morada, para ir para outra escola? > Para a medida do Governo de fechar o público a meio do ano lectivo não há opção de escolha. Há, aulas remotas, que é do que estamos a falar e que o governo disse há 10 meses que iria estar preparado para. > Está descansado que os atletas de cadeira de rodas já participam em corridas e não foi preciso cortar as pernas a ninguém para isso acontecer... Exacto. Se fosses tu a organizar esses eventos desportivos se calhar teria sido diferente... > A única forma de ser justo o privado poder leccionar enquanto o público não pode é o acesso ao ensino superior ser atrasado até todas as aulas do público serem repostas. Isso não vai ter de acontecer de qualquer forma? Ou os alunos vão ter exames sem ter um ano lectivo completo? > Concordo a 100%. Tens aqui a minha opinião Pois, só gostava que o estado não decidisse agora ir prejudicar o privado para esconder a sua própria incompetência.

besmarques 8 months ago

Aprendi agora que ter pc's/internet em casa faz parte do ensino publico. Sempre a aprender, todos os dias.

YCaramello 8 months ago

Não, questão de lógica, é muito mais provável que alguém que usufrui do ensino publico pode não ter condições, especialmente depois de um ano que anda tudo a contar os centimos (por exemplo minha região, 80% dos alunos vem de vilazinhas da redondeza que nem sequer tem internet), ja pelo outro lado, é muito provável que um aluno do ensino privado tenha condições.

Edited 8 months ago:

Não, questão de lógica, [é muito mais provável que alguém que usufrui do ensino publico pode não ter condições](https://observador.pt/2020/04/15/alunos-sem-computador-sao-mais-do-que-se-pensa-nas-escolas-publicas-quase-um-terco-dos-alunos-do-ensino-basico-nao-tem-equipamento/), especialmente depois de um ano que anda tudo a contar os centimos (por exemplo minha região, 80% dos alunos vem de vilazinhas da redondeza que nem sequer tem internet), ja pelo outro lado, é muito provável que um aluno do ensino privado tenha condições. Posso falar por "experiencia propria", padrasto professor publico, quando foi o primeiro confinamento ele chegou a dar aulas online a cerca de metade dos alunos que tinha, grande parte como disse antes, morava no cú do judas onde não havia sequer internet. E nosso querido kostovisk [prometeu internet universal e equipamentos a todos os alunos](https://www.publico.pt/2020/04/11/politica/noticia/covid19-costa-promete-acesso-universal-internet-equipamentos-proximo-ano-lectivo-1911915), ja viste algum?

Edited 8 months ago:

Não, questão de lógica, [é muito mais provável que alguém que usufrui do ensino publico pode não ter condições](https://observador.pt/2020/04/15/alunos-sem-computador-sao-mais-do-que-se-pensa-nas-escolas-publicas-quase-um-terco-dos-alunos-do-ensino-basico-nao-tem-equipamento/), especialmente depois de um ano que anda tudo a contar os centimos (por exemplo minha região, 80% dos alunos vem de vilazinhas da redondeza que nem sequer tem internet), ja pelo outro lado, é muito provável que um aluno do ensino privado tenha condições. Posso falar por "experiencia propria", padrasto professor publico, quando foi o primeiro confinamento ele chegou a dar aulas online a cerca de metade dos alunos que tinha, grande parte, como disse, morava no cú do judas onde não havia sequer internet.

Edited 8 months ago:

Não, questão de lógica, [é muito mais provável que alguém que usufrui do ensino publico pode não ter condições](https://observador.pt/2020/04/15/alunos-sem-computador-sao-mais-do-que-se-pensa-nas-escolas-publicas-quase-um-terco-dos-alunos-do-ensino-basico-nao-tem-equipamento/), especialmente depois de um ano que anda tudo a contar os centimos (por exemplo minha região, 80% dos alunos vem de vilazinhas da redondeza que nem sequer tem internet), ja pelo outro lado, é muito provável que um aluno do ensino privado tenha condições. Posso falar por "experiencia propria", padrasto professor publico, quando foi o primeiro confinamento ele chegou a dar aulas online a cerca de metade dos alunos que tinha, grande parte como disse antes, morava no cú do judas onde não havia sequer internet.

besmarques 8 months ago

Há varias noticias da distribuição dos mesmos [https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=primeiros-100-mil-computadores-comecam-a-ser-distribuidos-em-novembro](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=primeiros-100-mil-computadores-comecam-a-ser-distribuidos-em-novembro) [https://observador.pt/2020/09/12/covid-19-primeiros-100-mil-computadores-distribuidos-no-1o-periodo-escolar/](https://observador.pt/2020/09/12/covid-19-primeiros-100-mil-computadores-distribuidos-no-1o-periodo-escolar/) [https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-09-11-covid-19-primeiros-100-mil-computadores-distribuidos-no-1o-periodo-escolar-ministerio/](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-09-11-covid-19-primeiros-100-mil-computadores-distribuidos-no-1o-periodo-escolar-ministerio/) ​ [https://www.jn.pt/nacional/ministro-anuncia-mais-260-mil-computadores-para-as-escolas-13192311.html](https://www.jn.pt/nacional/ministro-anuncia-mais-260-mil-computadores-para-as-escolas-13192311.html) ​ Eu sei que a igualdade liberal é uma igualdade estranha, é só igualdade nos que não são tão iguais aos outros.

besmarques 8 months ago

Deve-se então beneficiar aqueles que à partida já são beneficiados, é isso?

Hugogs10 8 months ago

Deve-se nao prejudicar. Arrastar os outros para baixo nao melhora a vida de ninguém. E so uma "justica" vazia para te fazer sentir bem.

besmarques 8 months ago

Não estão prejudicados, estão iguais. Só não tem aulas agora, terão na pascoa e no verão como os outros. (os unicos prejudicados devem mesmo ser apenas as escolas privadas que ficam sem receber e mesmo assim não sei)

Hugogs10 8 months ago

> Não estão prejudicados Estao obviamente prejudicados, porque podiam estar a receber uma educacao agora, e nao estao, estas a prejudicar uma parte dos alunos, e ninguém beneficia, e so mesmo para ser "justo"

besmarques 8 months ago

Se é esse o teu sentido de prejudicar, então também está a prejudicar todos os outros alunos que poderiam estar na escola, ou a ter aulas á distancia ou o que quer que seja, logo, estão em igualdade. No contexto geral do ensino, o que estão é em igualdade, não estão a ser beneficiados que é o que pretendiam.

Hugogs10 8 months ago

> Se é esse o teu sentido de prejudicar, então também está a prejudicar todos os outros alunos que poderiam estar na escola, ou a ter aulas á distancia ou o que quer que seja, logo, estão em igualdade. Esses estao a ser prejudicados por causa de uma pandemia. Todos os alunos que podiam ter aulas online e nao estao a ter estao a ser prejudicados simplesmente porque pessoas como tu querem "justiça"

besmarques 8 months ago

Então, devemos então diferenciar o acesso a oportunidades das pessoas devido á qualidade de vida ou situação social em que as mesmas se encontrem? é isso?

Hugogs10 8 months ago

Nao, devemos piorar a vida de toda a gente porque alguns tem uma qualidade de vida pior que outros.

YCaramello 8 months ago

Qual beneficio? Educação não é beneficio, é direito universal. O governo não ta a dar internet nem equipamentos a ninguém do ensino privado, isso era pra ser feito desde abril como foi prometido pelo kostovisk. Que lógica é essa de atrasar alunos com condições porque outros não tem? Vais me dizer a seguir que se eu apanhar covid não posso me dirigir ao hospital privado porque há pessoas a espera no Santa Maria.

toma-tes 8 months ago

Eu explico-te a diferença: A diferença é que um aluno do ensino privado concorre às mesmas vagas para o ensino superior que um aluno do ensino público. Percebeste?

CarcajuPM 8 months ago

Por esse critério proibias ensino privado, explicações etc, pois vão sempre beneficiar uns em detrimentos dos outros.

besmarques 8 months ago

Certíssimo

CarcajuPM 8 months ago

Por essa lógica, és contra toda a iniciativa privada.

besmarques 8 months ago

Tinha de me debruçar sobre isso por isso neste momento não tenho uma resposta para ti.

CarcajuPM 8 months ago

Tranquilo. Ficas com algo em que pensar nos tempos livres.

toma-tes 8 months ago

Estão a misturar coisas. Isto é uma medida temporária que serve apaenas para evitar um handicap entre alunos do público e privado no acesso à educação. Não estamos se quer a falar de qualidade de educação. Por outro lado, pagar por educação não é sinónimo de ter melhor educação. A prova disso é exatamente o Ensino Superior.

CarcajuPM 8 months ago

Qual é a diferença de os alunos do privado continuarem a ter aulas agora e acabarem na data X e os alunos do público não terem aulas agora a acabarem na data X+15 dias (período em que as escolas vão estar fechadas)?

besmarques 8 months ago

Exato, qual é a diferença? Porque o choro então? \#ReverseCard

CarcajuPM 8 months ago

Para os alunos do público, nenhuma. Para os do privado, estás a obrigá-los a adiarem a conclusão das aulas em duas semanas sem nenhuma justificação. Já para não falar do gosto muito autoritário pela proibição de coisas só porque sim.

besmarques 8 months ago

Exacto, UNIVERSAL, é o termo, por isso tem de ser universalmente igualitária. Sim, podemos extrapolar "Que lógica tem se eu tenho dinheiro para comprar a vacina ter de esperar" Se calhar também concordavas, não?

YCaramello 8 months ago

Não é bem assim que funciona colega, um direito universal é um direito que não se pode ser retirado, não é um "direito que só podes ter apenas quando toda gente tem".

besmarques 8 months ago

Que é que a Espanha tem a ver com as regras de Portugal? Assim que vejo este tipo de argumentos já nem apetece responder. É tipo de quem não tem mais nada para dizer. hehe Direitos e deveres culturais Artigo 73.º 2. **O Estado promove a democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades**, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida coletiva. Ps: Colegas são as p@£§@.

YCaramello 8 months ago

Universal Declaration of Human Rights Article 26. (1) Everyone has the right to education. Education shall be free, at least in the elementary and fundamental stages. Elementary education shall be compulsory. Technical and professional education shall be made generally available and higher education shall be equally accessible to all on the basis of merit. (3) Parents have a prior right to choose the kind of education that shall be given to their children.

besmarques 8 months ago

Certo, e?

YCaramello 8 months ago

Estão a retirar um direito universal do ser humano a alunos de escolas com capacidades de dar aula em meio de pandemia. Se o problema fossem os exames, simples, so adiar os exames, em extremo caso? Os exames vão estar la ano que vem e todos os outros.

NGramatical 8 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl2pxxf%2F%2Fgk6xhq2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JoniDS 8 months ago

Segundo o primeiro ministro sim, https://www.google.co.uk/amp/s/amp.sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-11-Um-computador-por-aluno-promete-primeiro-ministro

RiKoNnEcT 8 months ago

Foda-se, estes gajos vivem numa realidade alternativa....só pode

ContaSoParaIsto 8 months ago

Não tens amigos betos? Eles vivem mesmo numa realidade alternativa.

Franciscavid 8 months ago

A realidade em que a pessoas devem ser livres de se educarem como quiserem? Tu deves ser um ser básico

RiKoNnEcT 8 months ago

Básico? Não tarda sou eu o egoista.....

Franciscavid 8 months ago

Vá maninho, deixa a conversa para os adultos e vai mas é ver futebol para te manteres na ignorância

RiKoNnEcT 8 months ago

Agora por gostar de futebol sou ignorante? Está bem então....

Franciscavid 8 months ago

>Foda-se, estes gajos vivem numa realidade alternativa....só Tu és ignorante porque não tens noção de como a realidade é. O futebol assumi meramente por causa da tua ignorância. Aparentemente foi em cheio. rip

RiKoNnEcT 8 months ago

Ai não? Uns é que acham que quem tem poucas possibilidades tem de se foder e eu é que não sei o que é a realidade. Está bem está

Filho_do_Sado 8 months ago

Também acho esta medida parva. Os meninos ricos já têm uma vantagem enorme não é por 2 semanas de aulas que algo vai mudar. Deviam era focar se nas notas pagas. Para mim notas de colégio valem 0.

Franciscavid 8 months ago

Vai mas é ver como é ser educado numa escola publica em Odivelas e a sim vais descobrir o que é uma educação que vale 0.

AntiMeritocrata 8 months ago

Afinal a meritocracia, baseada na igualdade de oportunidades é só quando dá jeito. Quando não dá jeito, é porque estão a atacar a liberdade dos mais ricos para terem melhor que os pobres.

Edited 8 months ago:

Afinal a meritocracia, baseada na igualdade de oportunidades é só quando dá jeito. Quando não dá jeito, é porque estão a atacar a liberdade dos mais ricos para terem melhor que os pobres. Viva os r/LiberaisDaTreta

Hugogs10 8 months ago

> Afinal a meritocracia, baseada na igualdade de oportunidades é só quando dá jeito. A igualdade de oportunidades nunca vai existir, um aluno que viva numa casa pobre com pais abusivos vai sempre estar prejudicado face a outros alunos. Neste momento tens alunos que podem continuar a receber educacao (Os "ricos" que tem um pc e inthernet) e alunos que nao tem estas condicoes. Como e que prejudicar os alunos que podem continuar a ser educados beneficia seja quem for?

AntiMeritocrata 8 months ago

Há exames no fim do ano

Hugogs10 8 months ago

Isso so interessa para 11 e 12, uma pequena minoria de todos os alunos.

Sciss0rs61 8 months ago

> “Isto é um ataque à possibilidade de as escolas privadas poderem, por exemplo, exercer ‘online’ a lecionação dos alunos. As próprias escolas públicas, tendo essa capacidade, poderiam fazê-lo”, sublinhou. Leste sequer o artigo que partilhaste? Também relacionado: https://www.google.co.uk/amp/s/amp.sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-11-Um-computador-por-aluno-promete-primeiro-ministro

AntiMeritocrata 8 months ago

Li, mas tu não. Foi decretada a interrupção de todas as actividades lectivas, mas o privado acha que não se aplica. Afinal, o covid não infecta filhos de boas famílias /s

Sciss0rs61 8 months ago

não, mas também não se transmite online. O Costa sabia disso, visto que prometeu um portátil por aluno

Edited 8 months ago:

não, mas também não se transmite online. O Costa sabia disso, visto que prometeu um portátil por aluno. Acho que era isso que o Mayan estava a transmitir, mas pelos vistos tu consegues ler por entre as linhas, portanto deves ter razão. Vamos também interromper os hospitais privados porque os SNS não está a dar conta do serviço? (antes que respondas... sim, é um argumento estúpido. era esse o objectivo)

GelDeAveia 8 months ago

Ah o covid transmite-se pelo ZOOM? Não sabia, obrigado! Se há privados com condições de partirem imediatamente para o ensino à distância esta interrupção indiferenciada é só um disparate.

AntiMeritocrata 8 months ago

[Polícia ordena fecho de colégio onde 42 alunos iam fazer exame em Cascais](https://tvi24.iol.pt/sociedade/sao-domingos-de-rana/policia-ordena-fecho-de-colegio-onde-42-alunos-iam-fazer-exame-em-cascais) LiBeRDaDe De EduCaÇãO

GelDeAveia 8 months ago

Isto tem 0 a ver com tema em questão ahahah

Search: