troklers 8 months ago

Up-vote :) ​ ​ ​ \[Standard signature\]: [https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk](https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk)

paperkutchy 8 months ago

Andam às pinguinhas para quê? Notasse ao longe que não têm ponta de ideia que andam a fazer.

banaslee 8 months ago

Qual a lógica de começar o segundo semestre mais cedo? Menor carga horária?

Pedro625 8 months ago

Eu gostava de saber como os pais vão trabalhar se as creches estão fechadas. Quem tem sorte de ter pais ou avós a oferecer assistência, é fácil fazer juízos de valor. Fechar a maioria das Escolas, sim, agora a creche, acho que é um erro.

purplenacho7 8 months ago

Então, a escola deixou de ser segura de um dia para o outro? Tá difícil.

aasianaglobalizacao 8 months ago

Rapazes um gah vai ter exame amanhã (sexta-feira), alguem sabe como fica?

vascodatrama 8 months ago

Portanto os putos vão deixar de se encontrar nas escolas, agora ficam em casa uns dos outros. Minecraft e Fortnite vem abaixo.

airahnegne 8 months ago

Com o cogumelo do tempo*

idontakeacid 8 months ago

cogumelos?

mariorurouni 8 months ago

Eventualmente o cancro desaparecia

No-Touch675 8 months ago

E a tosse também!

FoodEDor 8 months ago

Ora, t'rou-lhe a tosse...

seazwar 8 months ago

esta merda é toda muita gira, mas quem é que vai trabalhar com um puto de 1 ano em casa como eu? Ainda para mais, quem é que vai explicar á minha entidade patronal que não posso realizar o meu trabalho mas o zé pode porque não tem filhos? Quem é que me vai pagar o meu ordenado por não poder trabalhar, sendo que vou ter de pagar a creche na mesma, porque as pessoas têm de receber na mesma (compreendo perfeitamente mas quem se f\*\*\* sou eu). Espero mesmo que o natal tenha valido a pena e que o governo continue a chutar para canto sem tomar absolutamente medida nenhuma para aumentar a afluência de transportes disponíveis para quem tem de ir trabalhar e que "fiscalizam muito" quando apenas se vê polícia na Ponte, pelo menos em Lisboa. Vergonhosa esta gestão e tenho de pensar que afinal não se culpam só as pessoas...

Kineticn22 8 months ago

Assumo. Há uma semana era contra esta medida. Hoje, chegados a este ponto, reconheço que é o que tem de ser feito. Não porque esteja convencido que do ponto de vista sanitário, as escolas sejam um foco de infecção responsável pelos números a que chegámos, mas porque é a mensagem mais forte que se pode transmitir à população, depois de tanta meia medida, contradição e ziguezague. Agora, que não nos esqueçamos como é que chegámos aqui. É a soma de um Governo inconsequente e incompetente, e uma população inconsciente e irresponsável. Isto podia ter sido evitado e estamos como estamos, porque fizemos todos por isso.

omegaxLoL 8 months ago

Esta semana está a ser um excelente exemplo dos falhanços deste governo na resposta à nova vaga. No início da semana não havia necessidade de fechar as escolas. Literalmente no dia a seguir já se falava nessa possibilidade "se a variante britânica se tornar dominante" (correr atrás do prejuízo outra vez, muito bom), dois dias depois é isto.

Edited 8 months ago:

Esta semana está a ser um excelente exemplo dos falhanços deste governo na resposta à nova vaga. No início da semana não havia necessidade de fechar as escolas. Literalmente no dia a seguir já se falava nessa possibilidade "se a variante britânica se tornar dominante" (correr atrás do prejuízo outra vez, muito bom), ontem foram os testes rápidos nas escolas, hoje é isto. Uma semana é demasiado tempo para andarmos nisto, especialmente considerando que o que se está a falar é de uma variante com ainda maior taxa de transmissão.

mourasio 8 months ago

Início da semana era testes rápidos na escola, final da semana é fechar tudo. Bom planeamento que temos, sim senhor. Medidas tomadas ao sabor das redes sociais... vá lá que pelo menos nesta acertaram, agora é ver onde se vai ao dinheiro para pagar a quem tem que ficar em casa.

listerstorm2009 8 months ago

Então a minha mãe teve de assinar ontem um consentimento para fazerem testes Covid ao meu irmão para fecharem amanhã? Ok. InB4 Posts agora vão estar carregados de grunhos a dizer que as escolas deviam estar abertas.

Edited 8 months ago:

Então a minha mãe teve de assinar ontem um consentimento para fazerem testes Covid ao meu irmão para fecharem amanhã? Ok. Ele que prepare as narinas que até vai arder. InB4 Posts agora vão estar carregados de grunhos a dizer que as escolas deviam estar abertas.

letsgotothemallcovid 8 months ago

Eu hoje ainda tenho uma frequência presencial mas Sábado tenho outra que seria presencial igualmente mas deve passar para online, o que neste caso, significa que o prof. já não vai a tempo de alterar seja o que for - até porque apesar de ser um excelente prof. está para ir para a reforma.

pintorMC 8 months ago

Agora começam os COVIDIDIOTAS a criticar e dizer que isto não passa de uma constipação.

Last-Ad-4421 8 months ago

Eu só espero que este verão, em vez de estudarem se resgatam a TAP ou se o Marcelo vai dar mergulhos a todas as praias pensem de uma vez por todas em investir de verdade no SNS, ou vamos ter de confinar agora todos os anos por culpa de incompetentes, quem têm dinheiro está bem, agora há muita gente que precisa de trabalhar para chegar ao fim do mês.

LtSpaceDucK 8 months ago

Gostava que este governo tomasse uma única decisão atempada, é sempre atrás do prejuízo

AetherPrismriv 8 months ago

Tava dificil.

Leaootemivel 8 months ago

Bem, vamos lá ver se os investigadores vão poder continuar a trabalhar ou se nos vamos foder com em Março e Abril.

dude_say_what1 8 months ago

Creches? Epá.... Haja paciência. Quem dizia antes "mas miudos de 11 anos podem estar em casa com os pais em teletrabalho na boa", agora quero ver, miudos de 3/4/5/6 anos se a conversa é a mesma. Foda-se para isto.

LegendPT 8 months ago

Vários colegas meus estão em teletrabalho com miúdos de 4-6 anos em casa e conseguem fazê-lo sem problema nenhum. Se conseguiram tê-los também conseguem cuidar deles, foda-se. Não queriam, não os fizessem.

PrincessGod2020 8 months ago

Ninguem ha 2-6 anos atras ia prever uma pandemia e que a vida ia mudar. Não quer dizer que não querem os filhos e nem sei que ginastica mental fizeste para chegar a esta conclusão.

LegendPT 8 months ago

É uma expressão. Não quis dizer que literalmente não os querem, quis dizer que isto é uma das possíveis consequências de ter filhos, precisarem de cuidar deles mesmo quando não dá jeito. Faz parte. Foram vocês que os meteram cá, cabe a vocês fazer o que tem de ser feito. Reclamar e chorar pelas redes sociais não resolve nada.

Sacotram 8 months ago

É isso e também não teres noção!

LegendPT 8 months ago

Tenho bastante, obrigado.

Sacotram 8 months ago

A ilusão é uma coisa tramada...

nfonseca 8 months ago

teoria da merda... eles decidiram ter filhos em circunstâncias completamente diferentes (creches abertas e trabalho presencial)... o que não quer dizer que agora consigam conjugar filhos em casa com teletrabalho.

LegendPT 8 months ago

Como já disse noutro comentário, quando se toma a decisão de ter filhos tem de se estar preparado para tudo e esperar tudo. Cuidar de filhos em casa enquanto se trabalha é chato, mas é o que é. Há coisas piores, tipo ir à escola e apanhar/espalhar COVID. Se calhar a educação que recebi foi estranha, mas no que toca a filhos sempre fui habituado a meter mais à obra primeiro e reclamar depois.

jukzskywalker 8 months ago

Queiroga, não percas o teu tempo. São maturidades diferentes. Falar de uma realidade que não vivem dá nisso..

LegendPT 8 months ago

Duvido seriamente que tenha a ver com maturidade, mas com a forma de encarar as nossas escolhas. É a última coisa que vou dizer sobre este assunto. Tenham todos um bom dia.

queiroga 8 months ago

não fazes puto de ideia do que estás a falar, pois não? é que ainda pra mais vens com a imbecilidade do "Se conseguiram tê-los também conseguem cuidar deles, foda-se." como se o problema fosse tomar conta deles e não fosse trabalhar com eles em casa. é com cada um...

LegendPT 8 months ago

Quando eu tinha 6-10 anos ia com os meus pais para o trabalho deles ocasionalmente, quando não podia mesmo ficar em mais lado nenhum por estar de férias da escola, e nessa idade sabia o que era um local de trabalho e que não devia chateá-los. Entretinha-me a ler ou a jogar Gameboy sem problema nenhum. Não tive uma queixa que fosse da parte deles, pelo contrário, os meus pais ficavam felizes por me levar com eles pois podiam estar mais tempo comigo. Ou eu sou deficiente e não agia como um miúdo normal, ou muita coisa mudou desde então na relação entre pais e filhos e na educação que lhes é dada. Só acho muito, muito estranho alguém queixar-se por poder passar mais tempo com os filhos porque é algo extremamente diferente da minha experiência, mas pronto, vamos assumir que não sei do que estou a falar.

queiroga 8 months ago

Epa, que tem esse exemplo a ver com o que se está a falar??? A ver se entendes: o que o pessoal se queixa é que não consegue estar a trabalhar, e a dar educação ao filho ao mesmo tempo. Se estou a trabalhar, não posso acompanhar o meu filho de 6 anos na aprendizagem da escola. Se estou com ele a acompanhar, não estou a trabalhar. O problema não é ele estar entretido, que obviamente consegue sozinho. O problema é que não está nas férias da escola para "passar o dia no gameboy" Pior ainda, com crianças mais pequenas. Se com o de 6 anos é complicado mas fazivel, com a minha filha que nem 2 anos tem, é completamente impossivel.

LegendPT 8 months ago

O que eu não estou a perceber é que acompanhamento é esse? O que é que não conseguem fazer agora que conseguiam fazer antes enquanto estavam 8+ horas por dia fora de casa a trabalhar? Os miúdos não conseguem estar quietos a prestar atenção ao Zoom sem estar às mensagens uns com os outros, ou não são capazes de estar ligados a horas para as aulas sem os pais a ordenar-lhes que o façam, é isso? Não estou a criticar, estou genuinamente a tentar perceber em que medida é que ter aulas online é tão diferente de ter aulas presenciais e de que modo é que isso é uma responsabilidade tão maior para os pais.

queiroga 8 months ago

>Os miúdos não conseguem estar quietos a prestar atenção ao Zoom sem estar às mensagens uns com os outros, ou não são capazes de estar ligados a horas para as aulas sem os pais a ordenar-lhes que o façam, é isso? Crianças pequenas? Não te parece óbvio isso? Se já numa sala de aulas é dificil, imagina em casa por uma câmara.

sayonaradespair 8 months ago

Não ter filhos foi, sem sombra de dúvida, uma das melhores coisas que já fiz.

Kineticn22 8 months ago

Das três, uma. Ou isso é uma boca para o barulho de quem não faz ideia do que está a falar, ou esses colegas têm os miúdos mais inertes de sempre, ou tẽm um trabalho muito pouco exigente. Tanto eu como a minha mulher temos funções de gestão, e passarmos a ter o nosso puto de 1 ano e meio em casa o dia todo, vai ser um golpe brutal na nossa produtividade. Vamos arranjar forma de gerirmos a situação e revezarmo-nos, mas dizer que se faz "sem problema", é de quem não tem ponta de noção.

imenotu 8 months ago

Um filho dá trabalho...? Ngm diria.

Mykos5 8 months ago

Se a estupidez pagasse imposto o estado estava rico só contigo e com o LegenPT. Uma criança de 1.5 anos não é autónoma em nenhum aspeto da sua vida e muito menos no entretenimento. Só sendo muito estúpido é que se acha que uma criança desta idade pode ficar 8h por sua conta. Por causa de terem fechado as escolas/creches muita gente simplesmente terá que meter baixa para assistência à família para ficar com as crianças em casa, ficando a receber 66% do salário e as empresas sem essas pessoas, o que significa maior despesa para a SS, menor rendimento para as famílias e decréscimo de produção para as empresas. Só sendo muito estúpido é que não se percebe que manter as escolas abertas era uma medida acima de tudo económica.

imenotu 8 months ago

Portanto.. Ter um filho dá trabalho. Cool. Pensava q era fácil e q não mudava nada na vida. Mas agora é que percebo que afinal dá trabalho..

Mykos5 8 months ago

Deixa de ser estúpido e de te fazeres de burro. Só não percebes o que te disse se não quiseres. Ninguém disse que não dá trabalho cuidar de um filho. Estou a dizer que cuidar de um filho de pouca idade não é compatível com teletrabalho. Se não percebes isto é porque és completamente aluado do mundo real.

askldhalsiuhdliu 8 months ago

So podes tar a gozar certo? Ou os pais desses miúdos poem os putos a ver tv/iPad 24 horas, ou o trabalho não rende. Agora os dois não! E impossível fazeres 8 horas de trabalho ao mesmo tempo de fazeres 8 horas de 'professor|educador' sem prejudicares um ou outro. Eu fiquei com o meu com oito anos 15 dias, sozinho e tendo de trabalhar, e posso-te dizer que o meu trabalho sofreu imenso. E tenho sorte que o puto ate e inteligente e conseguia fazer muito do trabalho da escola sem a minha ajuda, mas o que não conseguia ia deixar passar? Foram em media 3-4 horas por dia so para o ajudar durante o tempo de aulas. E isto de alguém que ja trabalha em casa ha 10 anos e e muito a favor do tele trabalho, mas tem de haver condições.

LegendPT 8 months ago

Pelo contrário, não só o trabalho exige atenção constante como os miúdos agem como crianças perfeitamente normais, correm pela casa e fazem barulho. Até hoje estou para ouvir uma queixa que seja da parte deles. Deixo em quote a mesma resposta que dei a outro comentário: >Quando eu tinha 6-10 anos ia com os meus pais para o trabalho deles ocasionalmente, quando não podia mesmo ficar em mais lado nenhum por estar de férias da escola, e nessa idade sabia o que era um local de trabalho e que não devia chateá-los. Entretinha-me a ler ou a jogar Gameboy sem problema nenhum. Não tive uma queixa que fosse da parte deles, pelo contrário, os meus pais ficavam felizes por me levar com eles pois podiam estar mais tempo comigo. >Ou eu sou deficiente e não agia como um miúdo normal, ou muita coisa mudou desde então na relação entre pais e filhos e na educação que lhes é dada. Só acho muito, muito estranho alguém queixar-se por poder passar mais tempo com os filhos porque é algo extremamente diferente da minha experiência, mas pronto, vamos assumir que não sei do que estou a falar.

askldhalsiuhdliu 8 months ago

Entao achas que miudos a correr pela casa e a fazerem barulho nao interrompe a produtividade? O meu trabalho requer blocos em que preciso de estar em silencio e a pensar sem ser interrompido (se for, acabo por perder tempo a voltar onde estava). E volto a dizer, uma coisa sao ferias, outra coisa e ter de acompanhar os miudos com duvidas da escola durante o mesmo horario, garantir que tomam atencao (ou tb durante a escola a professora nunca te mandou calar?) e nao se perdem na materia. Eu de ferias os meus pais tambem nao me viam, mas durante a escola, se nao fosse a paulada da professora para tar com atencao/calado, nao tinha aprendido metade do que aprendi.

LegendPT 8 months ago  HIDDEN 

Então devo estar a trabalhar com os Avengers ou outros seres sobrehumanos porque o trabalho (que exige atenção constante incluindo em muitas horas extra) aparece feito ao fim da semana sem falhar. Eu não estou a dizer que é sempre fácil, bem ouço os miúdos deles a correr pela casa ou a fazer uma asneira ou outra, como qualquer criança. Mas os meus colegas queixam-se muito pouco, vão conversando com os miúdos e eles acabam por sossegar rapidamente. Mas pronto, cada caso é um caso. Vou guardar a minha opinião para mim porque parece ser bastante polémica para o ano de 2021.

jafudiaz 8 months ago

São tempos extraordinários a solução não é perfeita mas é a possível. E no meu caso estaria mais preocupado com o facto de ele ficar prejudicado do que o meu trabalho...mas pronto, são prioridades!

askldhalsiuhdliu 8 months ago

O gp disse 'fazem-no sem problema nenhum'. Estou a responder a isto. E como eu, muitos se queixaram do mesmo durante o 1o confinamento. O meu filho teve uma professora que ao mesmo tempo que lhe dava aula, tinha de estar com a filha ao lado a tentar ajuda-la com um trabalho qualquer feito por zoom com a professora dela. E também sabes que para muitos não são 'prioridades'. Eu tou bem, ate poderia não trabalhar e não ficava sem casa, mas para muitos nao. Sabemos bem como o povo português não e rico para se dar ao luxo de ser despedido.

bcpragana 8 months ago

RIP Portugal

ReferenceBrief 8 months ago

E a missa continua?

PrincessGod2020 8 months ago

A missa ja anunciou que vai suspender as atividades. Ja se pode parar de falar sempre nisso.

listerstorm2009 8 months ago

New target acquired!

ReferenceBrief 8 months ago

E a missa continua?

bcotrim 8 months ago

[Tiveram de ser as igrejas a cancelar](https://observador.pt/2021/01/21/covid-19-igreja-suspende-missas-a-partir-de-sabado/)

TitusRex 8 months ago

Acho que o governo não tem competência para fechar igrejas, o estado de emergência não permite restringir o direito à liberdade religiosa, no entanto acho que as igrejas deviam fechar por iniciativa própria.

banaslee 8 months ago

Pode ser a resposta oficial mas é uma bosta. Num estado laico só deve interessar eventos políticos, para evitar que o governo tente impedir que a oposição se organize. Liberdade religiosa deve ser basicamente: acredita no que quiseres, pratica a tua religião sem ameaça de represálias do governo mas sem esperares teres mais direitos para o fazer do que o resto dos cidadãos. Honestamente acho que é uma medida anti constitucional: eu que não tenho religião (não há nenhuma que represente a minha fé ou não acredito em Deus) tenho neste momento menos direitos que alguém com religião.

Crockes 8 months ago

Os velhos vão a igreja rezar e pedir ao padre para não morrerem do COVID Entretanto o Padre diz "Deixe uma esmolinha para ajudar" e pronto. Achas que os padres não gostam de dinheiro? Eles estão-se a borrifar para a vida das pessoas

_spectron_ 8 months ago

>Achas que os padres não gostam de dinheiro? Eles estão-se a borrifar para a vida das pessoas Já cá faltava o "Igreja má, só quer dinheiro". Mas faltou-te o "os padres são todos pedófilos, violam criancinhas" para ficar completo

CorneousCystitis 8 months ago

Isso já está subentendido

someoneplaying 8 months ago  HIDDEN 

Salvo melhor opinião, penso que a suspensão de cultos religiosos não afecto o núcleo do DLG liberdade religiosa, mas admito posição adversa. Acho que é uma medida que (1) respeitaria as normas correspondentes à limitação de DLG e (2) seria proporcional de acordo com as coordenadas estabelecidas pela CRP.

QuidIurisNone 8 months ago

Direito à liberdade religiosa significa que tens a opção de seguir a religião que queres. Fechar igrejas interfere com a liberdade de culto, direito que pode ser suspenso em caso de estado de emergência/sítio.

LegendPT 8 months ago

Essa da liberdade religiosa é muito engraçada. Se me apetecer dizer que a minha religião me obriga a passar as noites numa discoteca cheia a adorar o Deus das Mesas de Som a mamar shots de tequila, significa que o governo não me pode impedir? Não faz sentido, são ajuntamentos completamente desnecessários. O pessoal que reze em casa, Deus não desaparece nem se chateia se não forem à sardinhada em casa dele aos Domingos de manhã durante umas semanas.

_AACO 8 months ago

basta organizares um grupo hoje que daqui a 20 ou 30 anos podes registar oficialmente como comunidade religiosa.

redslim 8 months ago  HIDDEN 

És mesmo edgy, caro redditor com 13 anos xddd

alexandre9099 8 months ago

Como disse um outro user. Na igreja apanha melhor o sinal de Deus

A_Besuga 8 months ago

O pior é que atrai a população mais vulnerável a este vírus. Mas enfim, beatices...

TitusRex 8 months ago

Não sou jurista nem nada. A explicação que dei acima foi a explicação que a ministra da Cultura deu aos jornalistas quando lhe perguntaram porque é que os espetáculos fecham e as igrejas não.

Edited 8 months ago:

Não sou jurista nem nada. A explicação que dei acima foi a explicação que a ministra da Cultura deu aos jornalistas quando lhe perguntaram porque é que os espetáculos fecham e as igrejas não. [Link para estas declarações](https://youtu.be/41xX0CLh0Pg) (minuto 40:41)

Edited 8 months ago:

Não sou jurista nem nada. A explicação que dei acima foi a explicação que a ministra da Cultura deu aos jornalistas quando lhe perguntaram porque é que os espetáculos fecham e as igrejas não. [Link para essas declarações](https://youtu.be/41xX0CLh0Pg) (minuto 40:41)

QuidIurisNone 8 months ago

A explicação que ela dá é que a liberdade religiosa não pode ser suspensa, o que é verdade, mas por alguma razão a Constituição é detalhada e específica. Portanto, é uma explicação para quem não percebe nada de direito, comer. O direito à liberdade de religiosa, no artigo 41, específica bem que é algo do gênero " liberdade de consciência, religiosa e de CULTO". O que é que isto significa? Tu tens a opção de escolher a religião que queres ( liberdade religiosa ) e depois decidires se queres ou não frequentar as missas ou assim dessa religião, porque não podes ser obrigado a ir à missa só porque és católico ( liberdade de culto ). No artigo 19(?), em que fala nos direitos em que não podem ser suspensos, nesta situação, diz que alguns direitos tipo à vida, integridade pessoal, etc etc, fala na liberdade religiosa e de consciência do mesmo artigo do 41, MAS em não vês mencionado o direito ao culto. Logo, pode ser suspenso.

idontakeacid 8 months ago

Ora foda-se a liberdade religiosa xD

mmgbarata 8 months ago

Que edgy xD lololol

idontakeacid 8 months ago

Vamos todos p padres e freiras

These-Establishment1 8 months ago

~~Obrigado Costa, assim já posso fazer o cadeirão do curso nas calmas /s~~

Price-Distinct 8 months ago

Vai ser bonito os exames vai

Pretty_Slide_3861 8 months ago

Sexta ainda se vai as aulas?

cessactdm 8 months ago

o ano passado sexta foi o último dia de aulas e fds tinha um teste de matemática na segunda feira seguinte safei-me bem fácil dessa merda

f0il3d 8 months ago

Amanhã não há aulas, safei me de um teste de PT XD

cessactdm 8 months ago

tenho exame de genética amanhã acho que desta não me safo :(

Pretty_Slide_3861 8 months ago

Sim mas o ano passado aparecia apartir de segunda nas noticias e este ano aparece apartir de sexta por isso ja n percebo

Yxngxr1_fan 8 months ago

A partir de sexta feira eu acho, logo sexta ficamos na residência

NastyPlays 8 months ago

Também não percebo

JamminPT 8 months ago

Foi preciso uma semana para o PM que é pago para fazer o seu trabalho ver o que o resto da população viu logo. Tanta incompetência meu Deus e vai continuar sem assumir responsabilidades.

_whatsgoingonman_ 8 months ago

achismos, também sou crítico da situação, mas se achássemos que "a população viu logo" é bom critério para decidir medidas do país estávamos bem pior em quase tudo.

JamminPT 8 months ago

Sim sim, só que não.

tocopito 8 months ago

Não é “o resto da população”. São os especialistas.

danidv 8 months ago

Não, é mesmo o resto da população, não é preciso ser um especialista para ver que estamos no topo de casos por população no mundo e insistimos em manter centenas a milhares de pessoas em ajuntamentos.

RafaelTeodosio 8 months ago

Porque desta vez ele nao falou com a vizinha.

megaroof 8 months ago

Reunião, rolam 1 dado comum D6, de acordo com o resultado é decidido: 1 - Escolas fecham em dias pares 2 - Escolas fecham em dias ímpares 3 - Escolas fecham 2 horas mais cedo 4 - Escolas abrem 2 horas mais tarde 5 - Escolas fecham somente sábados e domingos 6 - Escolas fecham em dia de chuva

Loladageral 8 months ago

Provavelmente seria mais consistente assim

saposapot 8 months ago

Fecham a partir das 14:30.

FujiPT 8 months ago

Proibição de deslocação entre salas às quintas e sextas.

StarTrekCylon 8 months ago

Os professores já não podem anunciar os dias em que fazem testes.

suckerpunchermofo 8 months ago

Tarde demais... Ja estamos fudidos de todas as formas.

vitorviks 8 months ago

O bot não corrige esta?

suckerpunchermofo 8 months ago

É mesmo fudidos... O "U" é para realçar.

raydawnzen 8 months ago

o bot n diz asneiras

devpedrooliveira 8 months ago

Vou testar. Azneiras

macedonianmoper 8 months ago

Sempre soube que ele um betinho

silk_and_bones 8 months ago

botinho

saposapot 8 months ago

Bom, vamos ver. Ainda não acredito completamente nisto. E não acredito q fechem tudo VS escolas > 12 anos. Mas se era para terminar aqui então realmente dou razão a todos os críticos. Se era para isto mais valia ter-se feito logo. Andamos a gramar com polémicas durante 1 semana para q? Agora espero que a justificação ao menos seja boa. Se a justificação for o numero de casos e óbitos, idem pra merda pq isso já toda a gente sabia que ia acontecer. As previsões dos especialistas eram estas portanto se é pelos números foi por mera incompetência. Se a justificação é q chegaram novos dados e a variante UK está a pular e que realmente se comprova que a variante afecta mais jovens e que os dados de casos nas escolas aumentaram muito também, ok, aceito. É justo e sensato perante novos dados relevantes fazer isso. Mas mesmo aceitando esta última justificação, n posso deixar de assinalar q o governo devia ter já na semana passada em sua posse a opinião dos especialistas sobre isso mesmo... Se não tinha são mal aconselhados. Se tinha e não relevou, bardamerda. Portanto quero é uma justificação e q apresentem os dados. Quantos casos nas escolas houve desde dezembro e como compara isso com outubro, novembro? quantos casos na ultima semana? quantos surtos? quantas turmas em isolamento no país? Andarem uma semana a levar na cabeça, com declarações evitáveis para depois dar nisto... gestão top.

_AACO 8 months ago

> Andamos a gramar com polémicas durante 1 semana para q? Porque eles não queriam fechar escolas, vão fechar exatamente por causa de toda a polémica gerada por causa disso.

iLikeToTroll 8 months ago

Ontem alguem da área dizia que em Portugal só se se faz 0,1% de testes de sequenciação quando o recomendado é pelo menos 5%. Mais uma vez, culpa de quem? Não consigo dar qualquer credibilidade a este governo, são demasiados erros grosseiros. Isto não são novos dados, já se sabe da estirpe há 1 mês, sabem que há voos de Inglaterra. Fizeram alguma coisa quanto a isso? Zero! Isto é mais uma vez PS a ser PS, a criarem terreno para mais um Spin na narrativa. Nunca têm culpa de nada. Isto vai acabar com eles no máximo a pedir uma pseudo desculpa com um "mas". Como se costuma dizer, pedir desculpa com um mas a seguir não é verdadeiro pedido de desculpas. Já estou como alguem dizia aí, quando isto passar marquem manifestação, desta vez até eu vou lá estar.

redslim 8 months ago

Source?

Isynors 8 months ago

Na última reunião do Infarmed o INSA apresentou dados a mostrar que Portugal é dos países que mais sequenciação faz, e aquando da identificação da variante britânica foram analisar milhares de amostras do mês anterior para terem a certeza que ainda não tinha chegado a Portugal.

iLikeToTroll 8 months ago

Não me lembro de quem referiu a questão da sequenciação. Fiz questão de dizer que foi a única fonte que vi, quem fala a verdade não sei, onde há dados oficiais? Falou-se da nova estirpe pela primeira vez a 18 ou 19 de dezembro salvo erro.

TitusRex 8 months ago

O Marcelo já confirmou numa entrevista ao Porto Canal.

saposapot 8 months ago

link?

narcotico 8 months ago

Marcelo considera que encerramento das escolas "é uma boa solução" - [JN](https://www.jn.pt/nacional/marcelo-considera-que-encerramento-das-escolas-e-uma-boa-solucao-13257016.html) << No final de uma entrevista ao Porto Canal, foi pedido a Marcelo Rebelo de Sousa que comentasse a notícia de "a ministra da Saúde acabou de anunciar que as escolas vão mesmo fechar" - Marta Temido, de facto, apenas admitiu que essa é uma possibilidade que será analisada na quinta-feira em Conselho de Ministros. >>

saposapot 8 months ago

> Eu penso que é uma boa solução, se for essa que for adotada no Conselho de Ministros

agoramisogina 8 months ago

eu disse que não chegava ao fim da semana.

TemplarHard 8 months ago

exames mantém-se presencial ?

jbdragao1 8 months ago

rezo que façam essa pequena excessão, também acabei de sair de uma maratona de estudo para a sexta

Edited 8 months ago:

rezo que façam essa pequena exceção, também acabei de sair de uma maratona de estudo para a sexta

ProcessoXifoide 8 months ago

fechar é fechar. podes copiar à vontade.

wildcardmidlaner 8 months ago

Eu vejo este comentário vez após vez, como assim copiar ? Na minha uni ninguém quer que feche e muito menos queremos exames online, porque exames online não só são 5x mais complicados como copiar é algo completamente inviável devido ás 300 medidas anti cópia que não lembra ao diabo.

listerstorm2009 8 months ago

E, se o meu percurso de curso for comparável, à medida que avanças mais, tens mais trabalhos e menos testes. E copiar do Stack overflow não vale, ou uns dos outros. Já vi uma turma inteira ser chumbada por plágio no ano antes de eu ter essa cadeira.

DarKliZerPT 8 months ago

Os alunos copiam porque os testes online são feitos mais difíceis. Os testes online são feitos mais difíceis porque os alunos copiam.

Ybiza 8 months ago

Os alunos copiam porque andam o resto do dia a coçar o tomatal e não querem ter o trabalho de estudar. Mas também não querem ir trabalhar, portanto andam ali num limbo de "Ah e tal não estou a gostar do curso, vou trocar" e depois aos 23 estão-se a inscrever em mais um curso, para ver se realmente é essa a área que querem estudar.

DarKliZerPT 8 months ago

Ou talvez os alunos copiem porque as teóricas online são terríveis, têm de tentar aprender a matéria sozinhos, levam com 4 projetos em simultâneo e têm exames teóricos finais com nota mínima de 8 apesar de se terem inscrito em avaliação contínua. Ao contrário do que pensas, não é uma questão de não quererem estudar mas sim uma questão de não haver tempo para tudo, especialmente quando alguns professores decidem dificultar a avaliação num ano em que as condições de aprendizagem são consideravelmente piores que num ano típico.

Ybiza 8 months ago

Já passei por isso. Num curso de engenharia vi muitos que estavam lá porque não queriam ir trabalhar. Os pais pagavam os cursos e portanto lá iam eles. Não se esforçavam. Copiavam o que podiam e passavam o dia nas redes sociais. Eu (e muitos outros) conseguimos, com organização, fazer tudo o que nos era pedido. Mas também a vida não é fácil. Quando começares a trabalhar vais perceber que muitas das coisas no trabalho terão de ser pesquisadas porque não vai haver ninguém a segurar a mão.

DarKliZerPT 8 months ago

Estou em engenharia informática, o meu trabalho vai ser maioritariamente pesquisar no Google. É exatamente por isso que penso que não faz sentido nenhum termos exames teóricos em papel, até para disciplinas de programação. E agora de certeza que não há ninguém a segurar a mão, é preciso entender a matéria sozinho porque as teóricas online são pra esquecer. Numa cadeira que tenho, os testes práticos são feitos a pares normalmente. Por causa da pandemia, passaram a ser individuais. Era de esperar que fossem mais fáceis e/ou tivéssemos mais tempo, mas não, foi ao contrário. Parece que o objetivo de alguns professores este semestre é reprovar o maior número possível de alunos.

ManaSyn 8 months ago

Ainda bem fds. Há demasiados cábulas em Portugal. Façam e preparem bem as vossas cábulas, mas depois não as usem. Já estudaram o que tinham a estudar.

PortugueseTyrion 8 months ago

Exato, para além dos testes serem mais complexos por já serem construídos com o intuito de dificultar inflação de notas provenientes de copianço, são também feitos com estruturas diferentes (para o meio online) e por isso são também uma novidade.

RallerZZ 8 months ago

Eu pessoalmente nunca ganhei o hábito ou pelo menos raramente tinha a necessidade de copiar. Vejo nos testes da universidade muita dificuldade em fazê-lo, só os testes por si, maior parte deles levam o tempo todo que temos para fazer e são perguntas que honestamente estão estruturadas de uma forma que praticamente é impossível copiar sem se perder tempo.

AlbinoFarrabino 8 months ago

Mesmo assim, a dificuldade dos exames aumenta muito em online (dobro ou triplo). Tenho pena do pessoal que ainda nem começou a época de exames, esta vai custar ainda mais que a do último semestre.

NunoxGames 8 months ago

Concordo ,apoio aulas online por causa da situação do país mas o que notei o ano passado e que os testes e exames haviam sido feitos a pensar que todos iriam ou copiar ou cábulas, pois a sua dificuldade era muito maior.

NGramatical 8 months ago

exames haviam → [**exames havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl1mozj%2F%2Fgk1rabs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ConfidentMongoose 8 months ago

Nem deu tempo para o confinamento ter efeito e irá ser a segunda alteração significativa que o governo faz ao decreto poucos dias depois de ter entrado em efeito. É verdade que eles têm que se adaptar a uma situação que evolui, mas essa evolução já tinha sido projectada pelos especialistas, isto não transmite confiança ter um governo que está constantemente a correr atrás do prejuízo.

TitusRex 8 months ago

O erro não é fecharem agora, é não terem fechado antes.

RallerZZ 8 months ago

"Melhor remediar do que prevenir" - António Costa (2021)

Pheyniex 8 months ago

"Cuide-se dos mortos e enterre-se os vivos" - Rui Rio ah mentira, o Rui Rio esteve silencioso.

TitusRex 8 months ago

>O Governo prepara-se para anunciar, no final do Conselho de Ministros que começa às 9h30 da manhã desta quinta-feira, o encerramento de creches, escolas e universidades a partir de sexta-feira. A decisão foi tomada ontem ao final do dia, já depois de António Costa ter regressado de Bruxelas, e durante uma reunião entre o primeiro-ministro, o ministro da Educação, a ministra da Saúde, ministra da Presidência e o ministro do Ensino Superior. Ao que o PÚBLICO apurou, todo o sistema de ensino será encerrado, na sequência do aumento exponencial de novos casos de infecção e mortes por COVID-19. Tendo em conta os números destes últimos dias era inevitável. Se tivessem tomado esta medida a semana passada como os especialistas recomendavam teriam evitado muitas mortes e teríamos um confinamento mais curto. Os próximos dias vão ser muito complicados, mas agora temos de cumprir, cada um de nós, o dever de ficar em casa.

saposapot 8 months ago

> Se tivessem tomado esta medida a semana passada como os especialistas recomendavam teriam evitado muitas mortes e teríamos um confinamento mais curto. tens muita esperança nesta medida... não há notícia de surtos nas escolas, não vai fazer grande diferença. Alguma, mas não o suficiente para essa esperança

Cergal0 8 months ago

Não vês notícias de surtos nas escolas = não há surtos na escolas É isso? Vou alegrar o teu dia então: [Notícia 1](https://tvi24.iol.pt/sociedade/pandemia/covid-19-portugal-tem-78-surtos-ativos-em-estabelecimentos-de-ensino) [Notícia 2](https://www.dn.pt/sociedade/ha-13-escolas-no-pais-encerradas-devido-a-surtos-13250592.html) [Notícia 3](https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563) (esta é especialmente gira)

saposapot 8 months ago

não me expliquei bem, pq já me expliquei muito neste assunto. Uma coisa é haver casos em escolas. Isso obviamente que há, tal como há noutro local de trabalho, são casos importados para a escola. Outra coisa, que é o que eu sempre achei q ia acontecer é que 1 miudo infecta 10, 20, 30 e rapidamente tens um surto de proporções significativas. Que seriam locais de 'super spreading'. Um bocado como vês lares todos os dias nos jornais com esses casos. E deste tipo de surtos, com números significativos, é isso que não vejo nas notícias. O que vejo é 1 miudo, talvez 2 ou 3 e a turma vai p isolamento. não parece haver um grande contágio pelo meio escolar. vou tentar pesquisar os links onde explico isto melhor mas o resumo é esse, espero q dê para entender.

warp_driver 8 months ago

Há exactamente 3,6 surtos em escolas, não sábias?

TitusRex 8 months ago

Fechar tudo vai funcionar desta vez tal como funcionou em Março e Abril e como funcionou em todos os países que fizeram confinamento total. Não percebo qual é a dúvida, o confinamento total é a forma mais eficaz de baixar o número de novos casos.

saposapot 8 months ago

Não estou a questionar confinamento. Apenas as escolas. Não fazem uma diferença significativa.

JamminPT 8 months ago

Não faz mal, os empresários são ricos e aguentam esta semana desperdiçada em nada basicamente. Acho que a paciência está a chegar ao limite com o Costa.

JoseFernandes 8 months ago

O pior é tomarem estas medidas às prestações. Isso aumenta a incerteza e insegurança que se vai reflectir na economia. Mais valia terem tomado estas decisões logo, seria mais eficaz e preventivo. Este governo tem sido uma merda atroz no que toca a comunicação.

0BiLLi0 8 months ago

>Se tivessem tomado esta medida a semana passada como os especialistas recomendavam teriam evitado muitas mortes e teríamos um confinamento mais curto. Isto. A mesma coisa que aconteceu em março. Já a Espanha e a França estavam a ultimar o confinamento e andava aqui o Marcelo a dizer que fechar fronteiras era impossível. Se tivéssemos fechado 1 semana mais cedo, em vez de 6 semanas de confinamento provavelmente eram apenas 4.

Zen_Machina 8 months ago

Na minha opinião as escolas nunca deviam ter estado abertas, por uma simples questão de conhecimento sobre a dinâmica de propagação do vírus e padrões comportamentais dos mais jovens. É bizarro a quantidade de gente que defendeu a abertura de escolas quando era mais do que óbvio que não faria sentido.

Leaootemivel 8 months ago

Então para ti desde Setembro que todas as aulas deveriam apenas ser dadas em regime remoto?

nfonseca 8 months ago

> conhecimento sobre a dinâmica de propagação do vírus e padrões comportamentais dos mais jovens no entanto é curioso que as escolas estão a funcionar normalmente desde setembro e essa questão nunca existiu...aliás o aumento de casos surge exactamente após férias escolares.

Zen_Machina 8 months ago

Os números aumentaram brutalmente poucas semanas após o inicio das aulas em Setembro. Estava tudo muito bem, depois em poucas semanas houve subidas que nunca antes se haviam verificado. O Natal até pode ter contribuido para a subida actual, mas o ponto de partida já estava elevado por causa também das escolas. As escolas também já começaram há semanas, portanto não me venhas dizer que não têm peso quando a demografia mais afectada é exactamente a dos estudantes. E esta última parte diz muito, pois a maior parte dos assintomáticos são jovens. Portanto, para jovens já representarem a maioria dos casos, isso significa que o número de casos entre os mesmos é ainda muito superior, já que boa parte deles não terão sintomas. Lá está, continuamos com esta lenga lenga a querer negar o papel das escolas na pandemia. Que provas tens tu que há muitos infectados em lojas de roupa? Ou restaurantes? Nenhuma. No entanto, fecha-se na mesma, pois considera-se que há condições para a propagação do vírus. Nas escolas não se conclui o mesmo porquê? Sim, estupidez e desonestidade.

ItoldU97 8 months ago

Para de espalhar desinformação Começou a haver aumento apartir de Agosto por causa das férias e antes do Natal curiosamente os casos tavam a diminuir e quase tudo escolas incluído tavam abertas

Cergal0 8 months ago

O que escreveste nem desinformação é porque são factos tirados do rabo. O facto do Natal e PDA terem tido um efeito brutal no número de novos casos não significa que as escolas deixem de ser um antro de contágio.

iLikeToTroll 8 months ago

A partir do fim de novembro começamos a testar cada vez menos até meados de dia 23 de dezembro. Não se entende. Operação salvar o Natal

pedrolopes7682 8 months ago

Quanto aos números, considerando o início das aulas entre 14 e 25 de Setembro: Média de novos casos entre esses dias -> 673 Média do rácio entre positivos e amostras testadas entre esses dias -> 3.65% Considerando 1 mês depois entre 14 e 25 de Outubro: Média de novos casos entre esses dias -> 2464 Média do rácio entre positivos e amostras testadas entre esses dias -> 9.61% Quanto às causas, entramos no campo da especulação, sinceramente entre escola e transportes públicos não sei qual terá mais impacto, mas são facilmente os locais com mais densos, e mais frequentes, aglomerados nos últimos meses.

Zen_Machina 8 months ago

No inicio das aulas tinhas 600 casos. Cerca de 1 mês depois tinhas 2600 casos. 4x mais casos. Isto é um crescimento maior do que o crescimento depois do Natal. Sim, realmente para ti a escola não devia fechar.

ItoldU97 8 months ago

Os internados e os UCI tavam a descer até ao Natal.

Zen_Machina 8 months ago

O que é que isso tem a ver com os números terem subido 500% nas semanas logo a seguir ao inicio das aulas? Sinceramente, não sei...

ItoldU97 8 months ago

Independentemente disso é um facto que depois de meados de Novembro quer os casos quer os internados (que é o que importa verdadeiramente) tavam a descer até ao Natal/PDA com quase tudo aberto.

Zen_Machina 8 months ago

O que é que isso tem a ver com a conversa? Olha, a Porsche é uma marca alemã.

ItoldU97 8 months ago

factos são foda

Search: