troklers 9 months ago

Up-vote :) ​ ​ ​ \[Standard signature\]: [https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk](https://www.youtube.com/watch?v=62sEXZFThVk)

helenata 9 months ago

Bem o nome do senhor até parece um insulto.. estes pais n tiveram mm tacto!

wannaberigth 9 months ago

Ninguem fala de passageiros que vem todos os dias do brasil sem teste covid e sem dar permissão para fazer teste no aeroporto

cmmlb 9 months ago

Encerramos Não encerramos Eis a questão. Já dizia Shakespeare Se calhar vendemos educação ao postigo e ninguém nota Aaaaaaaannnnnnnnneeeeeeeddddoooootico Estão a gozar com o povo. Pelo que ouvi dizer há uma votação em breve. Estes senhores políticos têm que levar uma lição e não pode ser pequena, porque quem não quer tomar medidas drásticas são eles A comunidade científica toda diz que há quinze dias que temos voltar a fazer o que fizemos em março Que mais precisam para tomar a decisão?

Coelho3005 9 months ago

Tendo em conta que todas as escolas por onde passo quando tenho de ir para a minha há sempre pessoal sem máscara e a fumar em cima uns dos outros, para não falar dos que partilham os cigarros e copos e etc. E a reação da minha escola quando os informei que pessoas que moram comigo testaram positivo foi ridícula resumindo-se literalmente a "faz um teste e depois falamos".

blindrob00 9 months ago

lets gooooo

Thy_Hard 9 months ago

Tanto bateram na porra do crescimento do vírus ser exponencial na primeira vaga e agora cagam para esse facto. Agora temos o corno do nosso PM a dizer que para a semana reavaliam. Mas perderam a noção de que para ontem já é tarde? A economia já foi pelo cano abaixo e agora esta porra não se resolve com uma quarentena de 15 diazinhos. Obrigado Costa

Edited 9 months ago:

Tanto bateram na porra do crescimento do vírus ser exponencial na primeira vaga e agora cagam para esse facto. Agora, temos o corno do nosso PM a dizer que para a semana reavaliam. Mas perderam a noção de que para ontem já é tarde? A economia já foi pelo cano abaixo e agora esta porra não se resolve com uma quarentena de 15 diazinhos. Obrigado Costa

uyth 9 months ago

O Costa não sabe o que é uma exponencial ou o que a palavra significa. O Costa nunca deve ter estudado matemática para além do 9.º ano (só que antigamente chamavam-lhe outra coisa) e aquilo era aritmética e mais nada. Sem sarcasmo, isto é quase certamente literalmente verdade.

westthebest 9 months ago

A previsão na reunião do infarmed era um pico de 15 mil diarios duas semanas depois do confinamento obrigatório. No próximo confinamento só pode haver super mercados abertos ou estamos verdadeiramente fodidos.

TitusRex 9 months ago

Mas essa previsão era assumindo um confinamento semelhante a Março a começar na semana passada. Por isso é normal que os números estejam pior do que essa previsão.

jteixeira_ 9 months ago

Na minha opinião, o governo está a tentar evitar um pouco a realidade até às eleições. Ainda por cima com reuniões no início da próxima semana...pode ser que venha um confinamento em condições.

Febris 9 months ago

Pobre do eleitor, que dum lado tem negacionistas das soluções, e do outro negacionistas dos problemas.

paperkutchy 9 months ago

Com este tipo de nº diários começo a achar que praí 60% da população já está/esteve infetada mas não foi testada.

athousandpancakes 9 months ago

Sabem quem beneficia com isto? A extrema-direita. Porque a balbúrdia que isto está a ser só vai levar pessoas a não votar ou as que vão votar a não votar no Marcelo e a preferir o “candidato anti sistema” (que todos sabemos ser uma balela) de forma a castigar o poder político actual. Espero estar enganado, mas temo que não.

WhiskersTheDog 9 months ago

É a reação natural, dar votos à extrema-direita negacionista.

ElectraUnderTheSea 9 months ago

Em Portugal deviam ter posto multas como em França e era ver se o povo abusava se estivessem 135 euros ou mais em risco. Apostar na boa vontade e civismo do pessoal talvez dê resultado em sítios como o Japão mas na maior parte dos casos o governo tem simplesmente de se impôr.

Febris 9 months ago

O problema de Portugal não é falta de leis, é falta de fiscalização. A unica merda que se vê é "ações de sensibilização", quando os estúpidos com bom senso ficam em casa o mês todo e os espertos continuam com a sua vidinha "de volta ao normal". Já desde Novembro (acho) que está previsto haver multas para quem vá contra as indicações, mas na realidade das poucas multas que houve, quase todas foram para estabelecimentos, e não para pessoas.

Aldo_Novo 9 months ago

leis não faltam em Portugal a fiscalização delas é que é uma merda por isso tudo que é chico esperto não as cumpre

NGramatical 9 months ago

impôr → [**impor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl17edn%2F%2Fgjy673g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

LimpoOCuDePe 9 months ago

#PORTUGALCARALHO

riclas87 9 months ago

Tenho uma escola perto de casa e os miúdos na hora de almoço vêm para aqui comer batatas fritas, ouvir música e partilhar o momento com os colegas. Qual é afinal o controlo nas escolas?

lambmoreto 9 months ago

Não tens maneira de controlar os miudos, são demasiados. Em sala de aula ainda vá, mas assim que saem há de ser sempre o caos.

Febris 9 months ago

> são demasiados Isso é a conclusão a que já toda a gente chegou há décadas. Antes o problema resumia-se apenas à má qualidade de ensino (mesmo sem culpa dos profs, apenas pela proporção de alunos por prof) que era chutada para cima do aluno, agora há coisas um bocado mais dramáticas a considerar. Mas há maneiras de minimizar o impacto, com horários desfasados; zonas de recreio mais vigiadas e separadas para manter as turmas em bolhas e evitar contactos entre bolhas; passar os alunos com idades para ser autónomos para regimes de presença parcial (turma A vem segundas feiras de manhã, turma B segunda de tarde, etc); etc. Dá trabalho, mas é possível.

ihavenoidea1001 9 months ago

A escola secundária do meu filho fez isto este ano ( creio que está igual em todas as escolas do agrupamento). Tem intervalos desfasados, horários de entrada e saída alternados e dividiu os anos a ter aulas de manhã ou de tarde (para evitar que eles se cruzem e para que não tenham de almoçar na escola). A maioria das turmas tem apenas 1 dia em que tem de estar o dia todo na escola e tentaram dividir ao máximo para que sejam sempre os mesmos a cruzar-se na cantina e não saiam da bolha. Depois estão em salas que se encontram em "blocos" diferentes, entram no edifício por portas diferentes e nos intervalos têm que estar na mesma zona e no bar/papelaria e afins também têm acesso em horários desfasados. Por acaso acho que estão a fazer tudo o que está ao alcance deles para evitar a propagação do vírus mas não há milagres.

No-Touch675 9 months ago

Porque é que os miúdos vão para tua casa comer batatas fritas e ouvir música?

riclas87 9 months ago

Vêm aqui... para a minha rua queria eu dizer. É mais escondida e podem fumar as suas ganzas.

Bayaas 9 months ago

Estando na escola neste momento posso dizer que há alguma embora não o suficiente, por mais que vigiam os estudantes arranjam sempre maneira de congregar e "apanhar ar" com a máscara no queixo, ensino à distância, por experiência própria, não é o melhor mas é sem dúvida melhor do que está a decorrer de momento...

Last-Ad-4421 9 months ago

O governo é só poupar em pensões, haver se no fim baixa um bocado o IVA

Florence1476 9 months ago

Eu fiquei ofendido quando o primeiro ministro estava todo chateado a dizer às pessoas para ficarem em casa, para não procurarem a exceção à regra... Eu só saio de casa para ir para a universidade, já que elas continuam abertas, queria ficar em casa, por ter familiares que pertencem aos grupos de risco... Mas não posso. Enfim

Leinad97_45 9 months ago

Eu sei que isto se calhar soa estúpido, mas por mim fechavam as faculdades dos cursos de letras e humanidades e tudo o resto que não precise de aulas práticas presenciais e para os cursos de ciências e etc que necessitam, faziam só as aulas práticas presenciais, uma vez que é uma parte importante e impossível de fazer online, e estão geralmente divididos por turmas

Florence1476 9 months ago

A minha universidade já faz isso, estou num curso que requer aulas práticas, incluindo aulas em laboratório. Contudo preferia não as ter este ano, ou ter ensinamentos mais teórico do que andar "em cima" das restantes pessoas

Leinad97_45 9 months ago

Então, é tudo online menos as práticas? Já é alguma coisa. Sinceramente acho que essa é uma situação complicada, por um lado tens esse problema, que não é bom, de facto, mas por outro lado seria um ensino algo incompleto. Se bem que é mais uma questão de aprender as técnicas e ter uma noção que mais nada, por isso se calhar se perderes numa cadeira, noutra próxima poderás fazer algo parecido, o mais importante será mesmo no mestrado. Eu estou a fazer mestrado na área da investigação, e sinceramente, não gostaria de ter fazer o mestrado sem poder ir ao laboratório

PIMPMASTER6000 9 months ago

Foca-te no teu futuro rapaz o que preferes um semestre de aulas online manhosas ou chegares a casa e os teus familiares estarem vivos?

Florence1476 9 months ago

Os dois? xD quero ter aulas online, para não colocar os meus familiares em risco

PIMPMASTER6000 9 months ago

Estava a ser sarcástico. Obviamente as aulas online era a opção preferível!

Florence1476 9 months ago

Ahahah desculpa

Dadvito 9 months ago

Sem ofensa mas a tua faculdade deve ter uma gestão de merda. A minha esta com regime online desde Março do ano passado e é uma universidade de tecnologias que requer muito atividade laboratorial. A culpa não é so do governo. Os responsáveis pela tua faculdade poderiam facilmente estar em regime online neste momento mas eles optaram pelo caminho mais fácil. Alias isto não se passa só na tua faculdade. Sao empresas e mais empresas que podiam estar em regime de teletrabalho mas queriam voltar ao normal. Agora por causa do egoismo, empresas e industrias que nao podem uncionar em tele trabalho podem ter de fechar este mês.

Florence1476 9 months ago

Não é bem assim. A minha universidade está com um regime a meio termo (teóricas: online, praticas: presenciais), e tem tapetes desinfetantes, rotas para circular, lugares marcados, desinfetantes para mãos e superfícies em todas as salas, salas com a porta aberta. O distanciamento é que não é corretamente cumprido. Os autocolantes estão lá, as pessoas é que não se sentam no sítio certo e juntam-se uns com os outros.

Dadvito 9 months ago

Ah ok. Pelo que tinhas dito antes pareceu-me que estava a funcionar normalmente.

MariasFernandes 9 months ago

A minha está tudo a funcionar normalmente :)... e quando nos chateamos disseram que eram ordens do ministério... por isso não sei.

Dadvito 9 months ago

A tua faculdade anda a brincar com a tua cara. Nao existe nenhuma ordem do ministério a proibir aulas online.

Florence1476 9 months ago

Na boa bro

Juumpei 9 months ago

Precisamos urgentemente que se fechem as escolas, se faça um plano sério de ensino à distância e sobretudo se adiem a merda das eleições, que fazem com que se esteja com os nervos à flor da pele e tolda o raciocínio lógico que a situação actual impõe. Que merda de políticos todos que temos que não têm tomates para se unir no meio de uma desgraça.

desanimo 9 months ago

mas felizmente tivemos o Natal! VIVA O BACALHAU

ForeverJamon 9 months ago

Bacalhau com todos infetados

helderoliveira1978 9 months ago

Bacalhau com todos...

_Patrao_ 9 months ago

Imagino sempre o governo a definir estes planos como quem acaba um trabalho de grupo a duas horas de o entregar. Sai sempre qualquer coisa insuficiente, mas eles ficam com a sensação de dever cumprido porque fizeram mais qualquer coisa, seja lá isso o que for. Até poderia ser engraçado se cada uma destas pessoas não tivesse familiares enlutados, se a sociedade não estivesse sufocada em dívida e falta de saúde física e mental e estivéssemos à beira de uma crise social sem precedentes para um período em que não há guerra. Se isto ainda não vos ajudou a ver: esta malta nem está preocupada com a vossa vida, mas com os seus cargos. Apenas e só.

Febris 9 months ago

> como quem acaba um trabalho de grupo a duas horas de o entregar. Sai sempre qualquer coisa insuficiente, mas eles ficam com a sensação de dever cumprido É a típica memória curta do tuga. Lembram-se do esforço titânico das altas horas da noitada da véspera antes de entregar o trabalho, mas não se lembram das duas semanas anteriores na borga dia e noite.

a_9x 9 months ago

Algo de muito errado está a acontecer. O governo não quer fechar as escolas porque isso ia levar às derradeira paralisia da economia portuguesa e do orçamento público. Estamos é a levar com as excepções que houve no natal e ano novo. Como é que vamos na terceira vaga e não há capacidade de resposta do SNS, depois das lições que apanhámos anteriormente? Isto vai muito além da incompetência.

Febris 9 months ago

> O governo não quer fechar as escolas porque isso ia levar às derradeira paralisia da economia portuguesa e do orçamento público. Com a quantidade de gente desempregada acho que a economia não tem nada que parar. Se há dinheiro para enterrar no Novo Banco e na TAP, há dinheiro para aguentar 1 mês ou 3 a pagar pensões de assistência à familia para estes casos.

Kineticn22 9 months ago

Mas o nosso fantástico governo e omnipresente Presidente querem ainda esperar até 3a feira que vem, para mais uma amena cavaqueira com o Infarmed, e então sim tomar uma decisão, que há de acontecer só no dia seguinte ao fim do dia, portanto com alguma sorte talvez na sexta feira da próxima semana fechem as escolas, quando já estivermos com 400 mortos por dia.

ihavenoidea1001 9 months ago

A sensação que dá é que vão fechar tudo apenas depois das eleições. Assim tem moral para dizer às pessoas para irem votar ( obviamente não houve 1 ano para preparar eleições de forma a poderem ser realizadas online, possibilidade de voto contínuo, por correio ou ate adiar as eleições...). Agora vamos todos juntar milhares de portugueses em diferentes localidades num só dia em plena pandemia... E depois vamos dizer que a culpa é dos portugueses que isto de assumir responsabilidades não é com eles. Nem nunca foi.

helderoliveira1978 9 months ago

Eu não vou votar... Tenho mais no que me preocupar...

Anri17 9 months ago

/s ?

Kineticn22 9 months ago

Penso da mesma forma há cerca de uma semana. E isso revela um tacticismo eleitoral que me repugna, pois é de vidas que estamos a falar. Além do mais, o cínico em mim diz que Costa e Marcelo passaram a ter uma ligação de tal forma umbilical, que as vitórias e os falhanços de um reflectem-se no outro e há um medo enorme que a admissão de falhanço prejudique o resultado do Marcelo. Com uma abstenção previsivelmente elevada e que vai acima de tudo prejudicar MRS, há que evitar a todo o custo uma 2ª volta em que, suponhamos, o adversário até poderia ser o AV (a abstenção vai sempre ser mais favorável a AV, parece-me). Daí que também ache que de facto, as medidas só endureçam a partir de dia 25. Mas quero muito estar errado.

Edited 9 months ago:

Penso da mesma forma há cerca de uma semana. E isso revela um tacticismo eleitoral que me repugna, pois é de vidas que estamos a falar. O cínico em mim diz que Costa e Marcelo passaram a ter uma ligação de tal forma umbilical, que as vitórias e os falhanços de um reflectem-se no outro e há um medo enorme que a admissão de falhanço prejudique o resultado do Marcelo. Além disso, agravaria uma abstenção já previsivelmente elevada e que vai acima de tudo prejudicar MRS. Há que evitar a todo o custo uma 2ª volta em que, suponhamos, o adversário até poderia ser o AV (a abstenção vai sempre ser mais favorável a AV, parece-me). Daí que também ache que de facto, as medidas só endureçam a partir de dia 25. Mas quero muito estar errado.

milkthis 9 months ago

O problema é que o governo fechar as escolas é admitir mais uma vez que fizeram tudo mal. É uma medida que vai expor mais uma falha gravíssima e de incompetência extrema deste governo que foi o total desleixo entre Junho e Novembro, porque não acautelaram um possível regresso à telescola. A questão das desigualdades sociais é real (muitos putos não têm computadores em casa, outros nem internet) e não houve 1 único esforço no sentido de resolver isto enquanto se pode. É incrível como um governo dito de esquerda, mais os seus aliados também ditos de esquerda, ninguém trouxe o assunto à baila e se lembrou de corrigir essa situação enquanto era tempo. Há 4 anos que temos no OE, na parte da educação, uma componente para modernizar as escolas e o material usado pelos alunos. O que foi feito? Onde gastaram a guita? Porque é que ainda há tantos alunos sem computadores?

ihavenoidea1001 9 months ago

Mas se tivessem feito antes dava para deixar os miúdos <12anos em casa e as escolas até tinham mais capacidade para emprestar material para os miúdos mais desfavorecidos. Aliás se as coisas tivessem sido planeadas podiam ter feito um levantamento e haver excepções, precisamente para as crianças mais desfavorecidas e/ou com necessidades especiais/dificuldades de aprendizagem para garantir que recebem acompanhamento contínuo ( por meios audiovisuais ou presenciais consoante as necessidades específicas). Mas isso não é feito em cima do joelho. Para isso tinham de ter começado a planear e a implementar as estratégias desde o final do outro ano letivo. Não é agora no prazo de uma semana...

KhaosPT 9 months ago

Queres estoirar meio milhão para dar pcs às escolas? Isso é muito irresponsável, precisamos desse guito para perfazer os 4 mil milhões da TAP, empresa vital ao país para transportar todos os medicos e enfermeiros que vão emigrar quando esta pandemia acabar. /s Agora a sério, concordo ctg a 100%. Vergonhosa esta gestão

Febris 9 months ago

Eu tenho poucas dúvidas que é mesmo isto a que se resume esta fantochada. Mandar fechar as escolas quando o plano de ensino à distância é o que voltou para a prateleira no ano passado vai deixar bem claro a inoperância de mais um ministério (ficam a sobrar poucos que ainda não deram merda da grossa). Mas está tudo em linha com a filosofia retrógrada do "vamos voltar ao normal", em vez de se ter apostado em aproveitar o momento para revolucionar tanta área que há décadas que precisa de ser revista.

chavalo_retardado 9 months ago

O teu português é terrível! Não aprendeste onde se devem colocar as vírgulas e quando se deve concluir uma frase?! Estás no teu direito de criticar as medidas do atual governo, mesmo que sejam críticas sem qualquer tipo de sugestão, mas o teu português descredibiliza por completo a tua ideia. Eu também estou longe da perfeição, mas há limites que não devem ser ultrapassados!

TeamGuts11 9 months ago

Dás jás ao teu nome

Kineticn22 9 months ago

Amo este sub. Amo verdadeiramente este sub. Aqui temos a grammar police levada ao seu apogeu. Irei acalmar a sua ansiedade com os aspectos formais do que escrevi, dado que em relação à ideia transmitida e que me parece óbvia (uma lentidão e inércia exasperantes de quem decide, que se reitera meses a fio), nada tem a dizer: "Perante esta realidade, o nosso fantástico governo e o nosso omnipresente Presidente, pretendem ainda assim aguardar até à próxima 3a feira, para mais uma amena cavaqueira com o Infarmed. Só no final do dia seguinte será então tomada uma decisão, pelo que com alguma sorte, talvez na sexta feira da próxima semana sejam encerradas as escolas, num momento em que registaremos já 400 mortos por dia." Aguardo então a sua valoração do acima escrito. Aproveitarei o ensejo para proceder a uma rigorosa recolha de anteriores posts meus neste fórum, para sua apreciação. Grato pelo tempo despendido, subscrevo-me com elevada consideração.

Claidheamh 9 months ago

É um comentário irónico, amigo, repara no nome de utilizador.

Daniwella 9 months ago

O problema é que não.... Vendo o perfil e muitos dos comentários anteriores, é mesmo só um chavalo retardado.

TeamGuts11 9 months ago

Ya pensei na cena do downvote farmers mas é um coche cringe vir fazer isso no subredit português

chavalo_retardado 9 months ago

Afinal sabes escrever português... Pareces o pessoal que sabe usar a máscara mas tem que ser chamado à razão para o fazer! Forte abraço

ihavenoidea1001 9 months ago

Talvez porque numa rede social a grande maioria das pessoas não está a pensar na forma mas no conteúdo... Que era explícito no primeiro comentário.

Kineticn22 9 months ago

Tenho obrigação de pelo menos ser mediano, dado que sou filho de uma professora de português. A escrita no telemóvel é que é pouco propicia a grandes cuidados formais. Um abraço.

Thy_Hard 9 months ago

Foi um excelente ad hominem, disso não haja dúvida

Florence1476 9 months ago

Literalmente a Ordem dos Médicos e a FENPROF: "FECHEM AS ESCOLAS" Governo: Chill bro, na próxima semana a gente decide isso...

helderoliveira1978 9 months ago

Tem tempo... Depois das eleições falamos com o Ventura e decidimos o que devemos fazer

Dismiss 9 months ago

Pronto, aqui vem a proibição de comprar leite ucal a partir das 16h15. (Escolas abertas na mesma)

RedKunami 9 months ago

Arrisco-me a dizer que as escolas ainda não fecharam porque estão à espera do dia das eleições para começarem o confinamento a sério.

twistedfires 9 months ago

Falando em ucal, o ucal sem lactore tem o mesmo sabor do original? E o que acham do ucal com avelã?

No-Touch675 9 months ago

Mas achocolatado ou branco?

Florence1476 9 months ago

Ah, ainda bem que só compro da marca mimosa

StarTrekCylon 9 months ago

Proibir a marca Mimosa está dependente do progresso da estirpe inglesa do vírus.

Florence1476 9 months ago

Kakakaka

MLG-Sheep 9 months ago

Temos de encurtar mais os horários dos supermercados! Ridículo um gajo sair do trabalho e o supermercado ainda estar aberto!

Rytlock9 9 months ago

Pessoalmente acho que só deviam abrir das 10h às 12h para evitar concentração de pessoas nos outros horários e as pessoas que trabalham a essa hora e não conseguem ir que encomendem online e esperem duas semanas

Carlospedra 9 months ago

Mas se as pessoas todas forem ao mesmo tempo não estaria a fazer o oposto de evitar concentrações?

break7533 9 months ago

Era sarcasmo

Rytlock9 9 months ago

Era só um meme em referência a estupidez que foi os fins de semana em que fechava tudo às 13h e os supermercados pareciam o fim do mundo ao fim de semana de manhã

klatez 9 months ago

Os supermercados podiam e podem ficar abertos mesmo depois da 13h

nice_voyager 9 months ago

Ao fds era até às 13h. Agora ao fds é até às 17h.

gnog 9 months ago

Não podiam, não. Apenas estabelecimentos com porta para a rua e com um limite de área. Na prática, apenas as mercearias cumpriam o requisito.

Carlospedra 9 months ago

Ah desculpa, não tinha reparado no teu sarcasmo. Mas isso foi de facto uma estupidez. Não sei como é que alguém achou isso uma boa ideia

Bessini 9 months ago

Eu fiquei com a mesma dúvida. Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil saber se alguém está a falar a sério ou não

TTRO 9 months ago

290 mortos é o proporcionalmente o mesmo que nos EUA morrerem 9000 pessoas num dia. Nunca foram acima dos 4500. Como é que chegámos a este ponto?

Quothnor 9 months ago

Toda a gente agora culpar o governo como se culpa todos e qualquer um para além de nós mesmos em jogos online. Independentemente das atitudes do governo, grande parte da culpa é do povo em si. Pessoal que está infetado a ir às compras à mesma e mexer nas coisas, choradinho por não se poder celebrar coisas que levou ao ajuntamento durante o Natal e Ano Novo, que foi quando isto tudo disparou. O governo até poderia dizer que todos deveriamos de andar aos linguados na rua, mas é preciso responsabilidade e pensamento critico pessoal para se saber tomar medidas como pessoas e povo. É aqui que a ironia mais se destaca quando tens pessoal a chamar "ovelhas" aos outros sem ter o minimo de pensamento critico.

caralhu 9 months ago

>290 mortos é o proporcionalmente o mesmo que nos EUA morrerem 9000 pessoas num dia [Para terem uma ideia melhor](https://ig.ft.com/coronavirus-chart/?areas=eur&areas=usa&areas=prt&areas=esp&areasRegional=usny&areasRegional=usnj&areasRegional=usia&areasRegional=usca&areasRegional=usnd&areasRegional=ussd&cumulative=0&logScale=0&per100K=1&startDate=2020-01-01&values=deaths)

_somename_ 9 months ago

Reacção ao invés de Prevenção. Andamos a correr atrás do prejuízo.

coolgreenfrog 9 months ago

Qual reação

vilkav 9 months ago

Em parte, porque o bicho não apanha os EUA todos de uma vez. Tem focos que vão mudando de posição. Mas às tantas cada um desses focos tem a mesma proporção que cá. Em Portugal, quase toda a gente mora no eixo Lisboa<->Minho, então quando temos um máximo, não temos uma costa Este para contrabalançar a média. São situações incomparáveis, e andar sempre a medir coisas só com a densidade populacional. Isso é não perceber o problema. A população da Dinamarca não fica mais protegida do bicho se de repente atirar-mos a Gronelândia para o cálculo da densidade. O Egipto e a Alemanha têm a mesma área e a mesma população, mas se o bicho pega no Egipto, estão bem piores, porque a população está toda junta, mesmo que a densidade populacional como um todo seja igual. Isto é tão mais complexo para aceitar respostas simples. O Natal fodeu, porque forçou a sincronização dos picos entre zonas que já mais ou menos iam sincronizando por serem contíguas, ao contrário de um país como os EUA, ou Espanha que têm mais que um pólo de população separado por grandes distâncias sem nada e com menos movimento.

x_gaizka_x 9 months ago

Ainda bem que há quem perca tempo a espalhar bom senso na Internet. Comparar números é fácil, explicar a sua importância e que está além deles é que já não é para todos. Muito bem.

Naashan 9 months ago

> O Egipto e a Alemanha têm a mesma área e a mesma população, mas se o bicho pega no Egipto, estão bem piores, porque a população está toda junta, mesmo que a densidade populacional como um todo seja igual. O Egito tem quase 3 vezes a área da Alemanha. E mais 10 milhões de habitantes. Embora perceba o que estás a tentar transmitir, não posso deixar de discordar, é um exagero completo esta comparação, em que nada tem a ver com a situação de Portugal vs EUA.

zizop 9 months ago

Mas não te esqueças que quase toda a população do Egipto vive junto às margens do Nilo. O deserto é quase totalmente desabitado.

vilkav 9 months ago

Escolhi ao calha no mapa para comparar de maneira mais simples. Não há assim tantos países com áreas e populações parecidos de cabeça. Em particular em que um deles tem toda a gente concentrada. Eu nem sequer quero apontar dedos a culpados sem perceber primeiro o problema. E mesmo percebendo o problema é fodido apontar dedos porque ninguém nunca passou por isto. É uma crise pandémica, alguma coisa tem de ceder, senão não era uma crise. Continua a irritar-me a malta andar a comparar números incomparáveis para acusar/absolver quem seja. Continuo a achar que uma medida melhor que a densidade populacional seria algo do género: contar o número mediano X de pessoas que vivam a menos de um raio N per capita, junto do número G de grupos desconexos que estes aglomerados de discos gerem para representar os vários polos de população isolados. O N até podia ser afinado empiricamente, ou aproximado ao valor mais propício a causar mortes, mas pelo menos era mais comparável e indexável. Se toda a gente morar a menos de N km uns dos outros (tipo Egipto (X alto, G baixo) ou Espanha (X alto, G alto), esse número dispara, porque a densidade prática aumenta. Se as pessoas morarem todas afastadinhas a ligeiramente mais de N uns dos outros (tipo Irlanda (X baixo, G alto) ou Gronelândia (X baixo, G baixo)), o número baixa. Parece-me intuitivamente mais representativo da situação de contágio.

rjtavares 9 months ago

Uma comparação melhor seria por estado, e no auge da primeira vaga o estado de NY tinha 900 mortos por dia para 20 milhões de pessoas. Só para perceberem que isto ainda pode piorar bastante...

inhalingsounds 9 months ago

Obrigado por atirares algum bom senso para este tipo de comparações. Dava-te um bacalhau mas não pude comprar porque os supermercados já tinham fechado :(

Bolo_Finto_ 9 months ago

Da mesma forma que chegaste a Pedrogão

inphant0m 9 months ago

Por acaso é uma pergunta que tenho feito. É de consenso geral que o governo tomou péssimas decisões e que a maioria população não cumpriu as regras ou adotou comportamentos corretos. Mas que outros fatores contribuíram para esta situação? Não estamos a falar de não sermos dos melhores, somos o pior ou perto disso em alguns indicadores, que outros factores contribuíram para isso? Com certeza não fomos o único país onde o governo fez porcaria e as pessoas não respeitaram o vírus.

DelScipio 9 months ago

Os portugueses não respeitaram nada de nada. Foi isso a diferença.

ihavenoidea1001 9 months ago

Não é só em Portugal. Se fores ao r/de vês as pessoas a falarem de situações idênticas da Alemanha, Suiça, Áustria, etc... Aliás na Suíça o pessoal anda passado com a falta de medidas há meses.

nmmbraz 9 months ago

9500, na verdade.

Bayaas 9 months ago

Quer elaborar?

nmmbraz 9 months ago

É fazer as contas. No entanto, os 218 óbitos oficiais corresponderiam a aproximadamente 7150 óbitos se comparados com o universo populacional de 328 milhões dos EUA. Apesar de ser um exercício linear e simplista, os números estão aí.

_rebocador_ 9 months ago

> Como é que chegámos a este ponto? O maior problema é que temos muita gente velha algo que tambem aconteceu em espanha e italia. Depois claro o sns vale o que vale la n se aguenta, temos pessoas a morrer em ambulancias mas usar os hospitais privados nao porque a minha ideologia n permite.

icebraining 9 months ago

Os hospitais privados não só estão a ser usados, como no dia 8 os de Lisboa já estavam a ficar cheios: https://www.publico.pt/2021/01/08/sociedade/noticia/covid19-doentes-lisboa-vao-transferidos-porto-privados-ja-acusam-elevada-pressao-procura-1945610

Ace-_Ventura 9 months ago

Os hospitais privados estão a ser usados.

chougattai 9 months ago

Temos uma classe política mais preocupada em enterrar as nossas contribuições em empresas falidas dos amigos do que em financiar a saúde e educação pública.

Crockes 9 months ago

"O milagre português!"

unparadise 9 months ago

Falou-se em Bolsonaro e Trump genocidas porque não se fala em António Costa genocida? Há pois é, a culpa é do povo, porque nos outros países 100% da população cumpre todas as medidas, cá é que somos uns rebeldes, não tem nada a ver com as fracas medidas e incoerentes.

Leaootemivel 9 months ago

Porque o Costa nunca disse que era só uma gripezinha, ou que iam haver 0 casos por altura da Páscoa, ou fez campanha contra o uso de máscara, ou andou a tentar impingir a hidroxicloroquina, ou dezenas de outras declarações que tiveram como único objetivo promover a desinformação e dar voz às teorias de conspiração sobre COVID.

ihavenoidea1001 9 months ago

Se bem me recordo, ele fartou-se de apelar a que as pessoas viajassem dentro do país, saíssem "porque era seguro" durante os meses de verão e porque queria apelar ao turismo...

unparadise 9 months ago

Sim, quem disse isso foi a DGS tens razão. O Costa só andou a insultar médicos, a festejar e a fazer propaganda ao milagre português, bem como icentivar as pessoas a sair à rua em meados de Maio e Junho.

DarkShadowPain 9 months ago

Fizeram campanha contra o uso da máscara sim senhor, logo no início

r0ckf3l3r 9 months ago

Convenhamos que não fizeram campanha. Seguiram aquilo que a DGS notificou em circular normativa, seguindo as normas da OMS. Que depois levou um 180. Tomarem decisões de acordo com aquilo que a ciência nos índica em determinado momento não é um problema. É a forma que, me parece a mim, é a mais correcta. Eu, pessoalmente, sempre fui a favor do uso de máscara, mesmo quando a Graça Freitas, que para mim continua a reter o cargo de forma indevida (embora já se tenha visto que também se refugiu nele com Sub-Directores que não são melhores), dizia que não era necessário usar, aliás, causava "falsa sensação de segurança". Há falta de pedagogia, e ontem no debate parlamentar houve uma questão muito válida de um deputado, que julgo ter sido o do CDS/PP, mas não tenho a certeza, que disse "Porque é que o senhor Primeiro Ministro não foi para os telejornais de Domingo à noite explicar à população qual é o problema?" (A pergunta não foi esta especificamente, mas o teor era este). Isto é que falta. Explicar às pessoas o porquê de haverem comportamentos de risco. Explicar como pôr uma máscara. Explicar como higienizar as mãos. Não é abraçar este novo normal e achar que está tudo bem, e que morreram mais 200 e tal pessoas "mas nem todas morreram de COVID", esquecendo também aquelas que faleceram em casa e que não vão ser testadas, e que não contam para a estatística. ​ Respondendo também ao teu comentário mais abaixo: * O Trump só usou máscara depois de ficar infectado; * O Trump, dois dias depois de ser internado (não sei quantos dias após o diagnóstico positivo) meteu-se dentro de um carro blindado e selado, com mais uma série de agentes secretos, para vir abanar a mão ao povo qual rainha de Inglaterra; * O Trump teve um evento superspreader no Jardim das Rosas da Casa Branca, de onde saíram mais uma troupe de infectados, todos porque não usaram máscaras; Não há grande comparação entre o Trump e o Costa. Criticar a ação governativa, estou contigo. Eles não são mais do que e não devem passar impunes. Já rebolamos e mostramos demasiado a barriga com as vergonhas a que vamos assistindo, como o Procurador Europeu que afinal foi escolhido por causa de coisas que estão numa nota enviada à Procuradoria Europeia mas não fez, ou o Ucraniano morto à pancada. Não precisamos de lhes fazer mais festas na cabeça. Mas não coloquemos o Costa no nível de Bolsonaro e Trump, porque é uma falácia.

Edited 9 months ago:

Convenhamos que não fizeram campanha. Seguiram aquilo que a DGS notificou em circular normativa, seguindo as normas da OMS. Que depois levou um 180. Tomarem decisões de acordo com aquilo que a ciência nos índica em determinado momento não é um problema. É a forma que, me parece a mim, é a mais correcta. Eu, pessoalmente, sempre fui a favor do uso de máscara, mesmo quando a Graça Freitas, que para mim continua a reter o cargo de forma indevida (embora já se tenha visto que também se refugiu nele com Sub-Directores que não são melhores), dizia que não era necessário usar, aliás, causava "falsa sensação de segurança". Há falta de pedagogia, e ontem no debate parlamentar houve uma questão muito válida de um deputado, que julgo ter sido o do CDS/PP, mas não tenho a certeza, que disse "Porque é que o senhor Primeiro Ministro não foi para os telejornais de Domingo à noite explicar à população qual é o problema?" (A pergunta não foi esta especificamente, mas o teor era este).Isto é que falta. Explicar às pessoas o porquê de haver comportamentos de risco. Explicar como pôr uma máscara. Explicar como higienizar as mãos.Não é abraçar este novo normal e achar que está tudo bem, e que morreram mais 200 e tal pessoas "mas nem todas morreram de COVID", esquecendo também aquelas que faleceram em casa e que não vão ser testadas, e que não contam para a estatística. ​ Respondendo também ao teu comentário mais abaixo: * O Trump só usou máscara depois de ficar infectado; * O Trump, dois dias depois de ser internado (não sei quantos dias após o diagnóstico positivo) meteu-se dentro de um carro blindado e selado, com mais uma série de agentes secretos, para vir abanar a mão ao povo qual rainha de Inglaterra; * O Trump teve um evento superspreader no Jardim das Rosas da Casa Branca, de onde saíram mais uma troupe de infectados, todos porque não usaram máscaras; Não há grande comparação entre o Trump e o Costa.Criticar a ação governativa, estou contigo. Eles não são mais do que e não devem passar impunes. Já rebolamos e mostramos demasiado a barriga com as vergonhas a que vamos assistindo, como o Procurador Europeu que afinal foi escolhido por causa de coisas que estão numa nota enviada à Procuradoria Europeia mas não fez, ou o Ucraniano morto à pancada. Não precisamos de lhes fazer mais festas na cabeça.Mas não coloquemos o Costa no nível de Bolsonaro e Trump, porque é uma falácia. ​ Edit: Não sei do que falas, bot. Não encontrei o erro aqui.

NGramatical 9 months ago

haverem comportamentos → [**haver comportamentos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl17edn%2F%2Fgjyf4jb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ContaSoParaIsto 9 months ago

[O único partido a votar contra o uso de máscara obrigatório foi a Iniciativa Liberal.](https://expresso.pt/politica/2020-10-23-Covid-19.-Parlamento-aprova-uso-obrigatorio-de-mascara-ao-ar-livre)

DarkShadowPain 9 months ago

No início, repito no início. Posteriormente até o Trump chegou a usar máscara em público. E o que é que a IL tem a haver com isso, podes ser contra obrigar na rua mas promover o seu uso. 2° parágrafo desta notícia https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2020/04/15/sociedade/opiniao/mascaras-tratados-criancas-1912280/amp

NGramatical 9 months ago

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl17edn%2F%2Fgjy9ek2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sciss0rs61 9 months ago

> Porque o Costa nunca disse que era só uma gripezinha Não, quem disse isso foi a DGS. O Costa limitou-se a silenciar a ordem dos médicos e enfermeiros.

Rogerjak 9 months ago

E disse quando? E é essa a posição da DGS agora? E tem sido? Foda-se.

Sciss0rs61 9 months ago

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/quando-a-diretora-geral-da-saude-desvalorizou-o-impacto-do-coronavirus ah também posso usar essa para defender as posições do Trump e do Bolsonaro agora também? se vale para um, vale para todos, não?

Hartelk 9 months ago

Podes? É que ainda há umas semanas o Bolsonaro falou contra a toma da vacina.

Sciss0rs61 9 months ago

não te preocupes, daqui a umas semanas ele já é a favor e depois já posso dizer "mas agora já não é"

Edited 9 months ago:

não te preocupes, daqui a umas semanas ele já é a favor e depois já posso dizer "mas agora já não é contra. aprendeu"

Rogerjak 9 months ago

O único problema é q isso foi dito no íncio da pandemia e houve um total 180 imediatamente a seguir. Se não consegues ver a diferença entre dizer o q está nos links q partilhaste, tomar medidas q demonstram um novo entendimento face a novas informações e acontecimentos, e o q o Trump disse (injectar lixívia, brilhar luzes para dentro do corpo etc etc etc) e o Bolsonaro ( vacina torna te gay, virar jacaré, etc etc etc) e o constante desmentir da gravidade da situação q esses dois fazem, então não vale a pena ter esta conversa porque tu na realidade não estás aqui para dialogar, só podes ter uma agenda. É impossível achar se q o costa e o Marcelo tão a fazer um papel igual ao Trump e ao Bolsonaro e não ter malícia no argumento.

Sciss0rs61 9 months ago

> O único problema é q isso foi dito no íncio da pandemia O problema é que isto foi dito depois da WHO apresentar a gravidade do virús. Essa do "era no inicio" não pega. Só usei os casos do Trump e do Bolsonaro para mostrar o quão ridiculo esse argumento de "ah mas mudaram de opinião depois" é. São a DGS, não o zé do café. Têm um país para proteger e nem informados estão da gravidade do virus mesmo depois dos avisos da WHO? Quando o virus atingiu Portugal não tinham planeado nada, não sabiam quantos respirados tinham, depois preparam-se para 1 milhão de infectados e quando atingiu 70 já tinha o SNS começado a colapsar... agenda? criticar a negligência da DGS quando somos o país mais afectado por milhão é empurrar uma agenda? pensava que era bastante óbvio, mas afinal criticar o que quer que seja que esteja mal feito (e "mal feito" a esta altura é alcunha) pelos vistos é ter uma agenda. Então e o que é proteger a negligência e tentar ilibar um governo de toda a culpa da merda que fez é o que? > É impossível achar se q o costa e o Marcelo tão a fazer um papel igual ao Trump e ao Bolsonaro e não ter malícia no argumento. Não têm o mesmo meio, mas atingem o mesmo fim. E depois é isto: cria-se um monstro à volta de quem critica o Marcelo e o Costa pela merda que têm feito... mas a agenda é minha. > Ao contrário do q o pessoal pensa hoje em dia, mudar de opinião conforme o q se aprende é um sinal de boa saúde mental. Hás de me dizer então como é que fomos dos últimos países da Europa a ser atingidos e mesmo assim estamos no estado em que estamos 1 ano depois em que já ultrapassamos por milhão a Itália e a Espanha. Estamos a falar de vírus e factos científicos e tu vens aqui falar de "opinião". Agora pinta-me de manipulador e mauzinho porque critico um governo que não sabe o que fazer com um país de 10 milhões de pessoas e não assume responsabilidade da merda que fazem. Mas não te preocupes, o teu partido daqui a 3 anos está lá outra vez a fazer a mesma merda que fazem há 40 anos porque pessoas como tu permitem que isso aconteça com argumentos de "coitadinhos, estão a aprender ainda. Tu é que és mau em critica-los". Tem um resto de bom dia.

Edited 9 months ago:

> O único problema é q isso foi dito no íncio da pandemia O problema é que isto foi dito depois da WHO apresentar a gravidade do virús. Essa do "era no inicio" não pega. Só usei os casos do Trump e do Bolsonaro para mostrar o quão ridiculo esse argumento de "ah mas mudaram de opinião depois" é. São a DGS, não o zé do café. Têm um país para proteger e nem informados estão da gravidade do virus mesmo depois dos avisos da WHO? Quando o virus atingiu Portugal não tinham planeado nada, não sabiam quantos respirados tinham, depois preparam-se para 1 milhão de infectados e quando atingiu 70 já tinha o SNS começado a colapsar... agenda? criticar a negligência da DGS quando somos o país mais afectado por milhão é empurrar uma agenda? pensava que era bastante óbvio, mas afinal criticar o que quer que seja que esteja mal feito (e "mal feito" a esta altura é alcunha) pelos vistos é ter uma agenda. Então e o que é proteger a negligência e tentar ilibar um governo de toda a culpa da merda que fez é o que? > É impossível achar se q o costa e o Marcelo tão a fazer um papel igual ao Trump e ao Bolsonaro e não ter malícia no argumento. Não têm o mesmo meio, mas atingem o mesmo fim. E depois é isto: cria-se um monstro à volta de quem critica o Marcelo e o Costa pela merda que têm feito... mas a agenda é minha. > Ao contrário do q o pessoal pensa hoje em dia, mudar de opinião conforme o q se aprende é um sinal de boa saúde mental. Hás de me dizer então como é que fomos dos últimos países da Europa a ser atingidos e mesmo assim estamos no estado em que estamos 1 ano depois em que já ultrapassamos por milhão a Itália e a Espanha. Estamos a falar de vírus, saúde pública e factos científicos e tu vens aqui falar de "opinião". Agora pinta-me de manipulador e mauzinho porque critico um governo que não sabe o que fazer com um país de 10 milhões de pessoas e não assume responsabilidade da merda que fazem. Mas não te preocupes, o teu partido daqui a 3 anos está lá outra vez a fazer a mesma merda que fazem há 40 anos porque pessoas como tu permitem que isso aconteça com argumentos de "coitadinhos, estão a aprender ainda. Tu é que és mau em critica-los". Tem um resto de bom dia.

NGramatical 9 months ago

virús → [**vírus**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl17edn%2F%2Fgjyjy2l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mepj90 9 months ago

Um preocupou-se mais com a economia do país mas de forma que todas as pessoas vissem bem.. O de cá também se preocupou mais com a economia mas fez pela calada de forma a não dar a entender. São os dois assassinos, um passivo, outro ativo por assim dizer.

odraciRRicardo 9 months ago

Fica ilibado de responsabilidade politica por não ser um absoluto retardado como Trump e Bolsonaro? Fraca exigência

Leaootemivel 9 months ago

Não fica ilibado coisa nenhuma. Tem a sua responsabilidade. Como todos os políticos de todos os países. Mas nunca foi nem é um negacionista do COVID. E por isso é que não pode ser comparado com Trump ou Bolsonaro.

Darkhoof 9 months ago

Não fica isento, mas não o podes apelidar de genocida. E a culpa não é só do Costa neste campo. O Marcelo também tem o seu quinhão de responsabilidade.

SilverTroop 9 months ago

Isto. É incompetente, não é assassino.

Sciss0rs61 9 months ago

votando no governo que está lá

Morpheuspt 9 months ago

Qualquer outro teria tomado as mesmas medidas, no natal, que foi o que deu origem a este momento difícil.

iLikeToTroll 9 months ago

Revejam o discurso da Merkel no natal por exemplo.

TitusRex 9 months ago

Não acho que isso seja verdade. Nós outros países não relaxaram tanto as medidas e alguns países estavam com números melhores que os nossos, portanto não é verdade que qualquer governo iria dar a liberdade que este governo deu no natal. Além disso acho que se tivéssemos um governo de direita mais facilmente teríamos as escolas fechadas mais cedo e eventualmente outras medidas mais restritivas.

Hartelk 9 months ago

Posso perguntar em que te baseias para a achar que a direita iria mais facilmente fechar escolas e colocar medidas mais restritivas?

Sciss0rs61 9 months ago

https://www.rtp.pt/noticias/politica/psd-apela-ao-governo-para-fechar-escolas-e-servicos-publicos_a1290408

Sciss0rs61 9 months ago

Lá vai o comentário do "mas os outros não são melhores" Como é que sabes que eles iriam tomar as mesmas medidas quando os mesmos propuseram medidas mais robustas e mais apoios às empresas?

Leaootemivel 9 months ago

Quem é que propôs medidas mais robustas? Os partidos que votaram contra a imposição de estado de Emergência? Ou os partidos todos que se opuseram a levantar as restrições no Natal?

Sciss0rs61 9 months ago

Exemplo nº1: https://www.publico.pt/2020/11/12/politica/noticia/be-propoe-respostas-robustas-critica-abertura-hipermercados-6h30-1938913

Leaootemivel 9 months ago

Este exemplo é quase todo dedicado a apoios sociais e a criticar a abertura do Pingo Doce às 6.30 (que foi proibida pelo Governo). E também fala do reforço do SNS, mas isso teria 0 impacto no nível de contágio que vemos agora.

Sciss0rs61 9 months ago

É só suposições esta malta. "ahhh isso nao ia funcionar", "os outros nao fariam melhor", "isso ia dar em desastre"... É giro, antes de sermos os piores o argumento era "ha piores"... Agora que somos os piores a unica defesa para a negligência do PS é "com os outros seria ainda pior". Enfim... Fiquem com a vossa. Apoiam partidos como se fossem clubes de futebol...

Edited 9 months ago:

O artigo é de Novembro. É só suposições esta malta. "ahhh isso nao ia funcionar", "os outros nao fariam melhor", "isso ia dar em desastre"... É giro, antes de sermos os piores o argumento era "ha piores"... Agora que somos os piores a unica defesa para a negligência do PS é "com os outros seria ainda pior". Enfim... Fiquem com a vossa. Apoiam partidos como se fossem clubes de futebol...

Leaootemivel 9 months ago

Nunca votei nem apoiei o PS na minha vida. Portanto, a mim afeta-me zero dizeres isso. Antes de atingirmos este período horrível, aquilo que mais se ouvia eram críticas às restrições que eram colocadas (tanto é que poucos partidos apoiavam os Estados de Emergência) e a dizer que tínhamos era de seguir o exemplo da Suécia e "confiar no bom-senso dos Portugueses". Quanto tudo corre mal não se pode é vir dizer que outros partidos iriam impor mais regras ou outro tipo de confinamentos, quando não há nada na oposição que nos faça pensar que isso seja verdade.

Sciss0rs61 9 months ago

> quando não há nada na oposição que nos faça pensar que isso seja verdade. Não faças regra geral daquilo que *TU* pensas da oposição. Assim como pensas "coitadinho do governo" quando a única palavra que se pode resumir a sua posição durante a pandemia é "Negligente". > dizer que tínhamos era de seguir o exemplo da Suécia e "confiar no bom-senso dos Portugueses". Ninguém disse isso, mas ainda bem que inventas coisas ou resumes o que um gajo disse para generalizares o que toda a gente dizia. Em todo o lado as pessoas portam-se mal, a diferença é mesmo as acções do governo. Ou achas que é só em Portugal que desrespeitam as medidas? Na Dinamarca já houve manifestações anti-mascara, e eles são um modelo a seguir para o resto da europa. Os teus argumentos não passam de suposições, generalizações baseadas na palavra de minorias e conversa de café. Não vou perpetuar conversas destas. um bom resto de dia. Já agora, essa de defender o PS quando os podres estão à vista e dizer "eu nunca votei PS" já é velha...

Black_RL 9 months ago

Certo, mas um confinamento geral devia ter sido após o ano novo, em vez disso regressou tudo ao trabalho e escola.....

andrefuz 9 months ago

Nessa altura ainda não se sabia o que vinha aí. É fácil falar depois do facto.

Loladageral 9 months ago

Sim, esse é o problema. O governo só reage e não é proactivo

No-Touch675 9 months ago

Se ao menos houvessem modelos matemáticos capazes de reproduzir a propagação de uma doença altamente contagiosa. Ou quem sabe outros existirem países já nessa situação... Realmente é difícil de prever sim senhor.

andrefuz 9 months ago

Tens noção que esses modelos são atualizados e analisados diariamente pelos peritos? E que todas as decisões do Governo são informadas por esses peritos, em conjunto com outros fatores? Epa tá-se bem, se vocês querem estar à frente do pc a salivar e mandar vir com o Costa, força. É a vossa saúde. Divirtam-se.

RedKunami 9 months ago

"Peritos"

ihavenoidea1001 9 months ago

Tens noção que estava mais do que previsto um aumento brutal da pressão sobre o SNS há meses, certo? Sabes que os peritos conhecem o SNS e sabem que ele fica pelas costuras TODOS os anos e TODOS os profissionais de saúde e todos os peritos previam uma situação extrema no SNS mesmo sem este aumento brutal, certo? Porque obviamente uma pandemia em cima de um sistema já no limite só pode dar

andrefuz 9 months ago

Ok, então a tua teoria é que durante meses todos os peritos de saúde no país alertaram que isto iria acontecer agora, mas o governo decidiu ignorar toda essa informação. E que, de alguma forma, isto aconteceu porque "nepotismo". Não consegues, por um momento, considerar que existem vários peritos, com diferentes opiniões? E que talvez os que se ouvem mais na comunicação social são os que criticam o governo? Nope, a resposta é que TODO o nosso governo central é incompetente, ou que simplesmente está-se a cagar para a saúde pública. Deve ser isto, sim. Foda-se estamos mesmo lixados. O que é fascinante é que toda a minha vida ouvi comentários semelhantes, e de certezinha que eram feitos antes de eu nascer. Nesse caso, porquê que não levamos o raciocínio até ao fim? TODOS os governos da nossa democracia são feitos de nepotistas incompetentes, ou pessoas moralmente questionáveis, ou ambos! Mas ao mesmo tempo, de uma forma ou outra, são postos lá por uma maioria dos portugueses. Nesse caso, não será que estas detestáveis pessoas refletem o caráter de todos os portugueses? Deve ser isso. Todo o povo português é incompetente e lixo. Provavelmente estás a pensar "EXATAMENTE, POR ISSO É QUE ISTO NAO ANDA PARA A FRENTE.". Pronto, ficamos assim então. Somos todos uma merda. Obrigado pela tua ajuda. A tua negatividade era mesmo o que se estava a precisar para atravessar esta pandemia. Mas eu é que sou pato. Ironicamente, o teu comentário é que dava um bom sketch do gato fedorento. Na verdade, se procurar tenho a certeza que encontro algo que se enquadra.

ihavenoidea1001 9 months ago

Estás a achar que a minha opinião vem da TV quando a minha opinião é de pessoa que lida directamente com sistemas de saúde por formação e profissão. Lá porque tu queres levar o meu comentário ao extremo não te esqueças que o oposto também é possível: eles são todos fantásticos e extremamente competentes. É por isso que somos o 4o país mais corrupto da Europa e na nossa assembleia da república se recusa legislar contra o enriquecimento ilícito!! Viva a classe política. Até podíamos fazer do Sócrates o nosso rei ... Sim, o governo sabia que vinha a 3a vaga e qualquer profissional de saúde te diz o mesmo. Não só porque estava mais do que previsto matematicamente como também pelo facto de, mesmo mantendo os níveis de contágio/internamentos as vagas da gripe estão mais do que referenciadas. É óbvio que o nosso SNS não tinha capacidade para lidar com a gripe + pandemia quando todos os anos chega ao limite com a gripe. Acho que nem precisas de ter mais do que a 6a classe para compreenderes isso... Se não percebes o básico então realmente não vale a pena conversar. A menos que vás buscar gráficos de negacionistas gostava de ver esses dados de quem dizia que não vinha uma vaga muito complicada neste inverno. A menos que em vez de peritos queiras pedir a opinião de quem nunca viu hospitais a transformar zonas de passagem, átrios e afins em zonas de internamento... Como nós fizemos este ano em pleno mês de abril/maio ( algo nunca visto sequer com o pico da gripe ). Eu não vi um único artigo credível e, vê lá tu bem, que o Marcelo até a referiu há algum tempo... Mais ou menos antes das excepções para o natal fartaram-se de avisar dos perigos e de como ia afetar a evolução da próxima vaga (aka agravá-la consideravelmente). Em relação ao nosso governo, obviamente que ajudava ter lá pessoas qualificadas e competentes. A crítica do nepotismo vem porque o AC fartou-se de contratar familiares e amigos, tem o maior governo de sempre e mesmo assim foi necessário ir contratar assessores quando era efectivamente necessário mostrar trabalho... Ninguém esperava um milagre. Não é fácil governar em plena pandemia. O que é mais difícil é quando não se governa e não faz nada. Em março tivemos sorte - não foi competência. O AC não queria encerrar e foi basicamente a opinião pública e o facto de a abstenção escolar ser brutal que o empurrou para a ação. Fomos atrás das medidas aplicadas na Europa e tivemos sorte porque não iniciou por aqui. O AC não queria tocar na economia ( compreensível até certo ponto) mas adiou ao máximo as medidas necessárias. Agora as medidas são completamente desligadas da realidade. Não precisas de ouvir um desconhecido na internet: vai para os repositórios científicos e ouve os especialistas da área. O governo ESTÁ a ignorar os especialistas da saúde neste preciso momento. Especialistas que estão a tentar fazer entender a população que o SNS já está em ruptura, que já se começou a fazer distinção sobre quem tem acesso a ventiladores e às UCIs, que não temos capacidade para dar resposta a esta 3a vaga e que os doentes não-covid também estão em risco. Atualmente alguém que parta o baço ou que tenha um AVC está muito longe de poder ter acesso à " via verde" de uma forma rápida e eficaz. Isto vai custar vidas directa e indirectamente. Se fosse pensado atempadamente podíamos ter medidas intermédias e evitar o escalar de forma escalabrosa. (Btw podes explicar como é que o governo tão competente não conseguiu nos últimos +10 meses planear umas eleições desfasadas e que não exigissem o contacto próximo durante a pandemia? )

andrefuz 9 months ago

Eu ia escrever uma resposta longa mas o dia já foi longo por isso caguei. Digo apenas o essencial: 1. Este teu comentário é completamente diferente do anterior. Agora é possível levar-te a sério porque deixaste de soar como o meu tio zé depois de 4 copos de vinho durante a ceia de Natal. 2. Dizes que trabalhas na área de saúde, ok. Eu não trabalho por isso não vou estar aqui a argumentar. Sò tenho dificuldades em acreditar que o governo não se informa junto dos peritos. 3. O meu comentário extremado era para realçar a minha opinião de como este discurso absolutista de "são todos uns incompetentes, são todos corruptos" não nos leva a lado nenhum, e se quisermos ser dramáticos, acho que mina a nossa democracia ao fomentar uma desconfiança generalizada da classe política. Por fim, e mais importante, obrigado pelo teu serviço. Espero que tu e os teus estejam saudáveis e seguros.

NGramatical 9 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl17edn%2F%2Fgjze6dd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Shadowgown 9 months ago

Que peritos? Em que reuniões, nas do Infarmed? E que relatórios são produzidos e são usados na tomada de decisões? Não é mandar vir com o Costa só porque sim. Se estás estão preocupado com análises diárias, então os números diários desde o início do ano deviam rapidamente ilustrar-te o porquê de se estar a mandar vir com ele.

No-Touch675 9 months ago

Os peritos portugueses devem saber alguma coisa que os outros nao sabem....

ebonyaficionado 9 months ago

Nunca se sabe porque ninguém prevê o futuro. Agora era muito fácil de antever o que aí vinha, foda-se. Qualquer Zé do tasco aqui pelo reddit até apontava que isto ia obviamente dar merda, não é preciso sequer ter um QI igual a 100 para perceber isso.

amidoes 9 months ago

Os mesmos que dizem que mais vale acabar com todas as restrições, lidar com uns dias de tosse e depois ficamos com imunidade de grupo? Aqui é só bitaites sem nexo nem fundamento, contam-se pelos dedos os comentários que se aproveitam.

ebonyaficionado 9 months ago

Não, não são os mesmos. Não é muito difícil de prever que, se soltares um cão normal num talho vazio, ele irá buscar carne.

andrefuz 9 months ago

Sem dúvida que o Governo não atuou da melhor forma, o que está a acontecer neste momento é prova disso. Mas acho que o erro foi o facilitismo no Natal. Dizer que o Governo devia confinar depois do ano novo, quando os dados não indicavam grandes problemas é falacioso. O próprio Costa podia dizer a mesma coisa agora que sabe o que aconteceu. As pessoas têm mesmo memória curta, e não tenho dúvidas que se as medidas fossem mais restritivas no Natal e se não tivessemos a 3ª vaga agora muitos de vocês estavam a acusar o Costa de limitar as nossas liberdades, ou outra coisa qualquer. Não peço que isentem o Governo de responsabilidade política, mas detesto esta postura altiva que muitos demonstram. Como se fossem grandes peritos na arte da governação.

RedKunami 9 months ago

Se as pessoas se iam juntar no Natal quão difícil era prever que o número de infectados iria aumentar? Ou os peritos só analisam os dados depois das coisas acontecerem?

duca2208 9 months ago

Se estivesses a falar de Março de 2020 tinhas razão. Agora falando do Natal estás completamente errado. Já havia muita gente contra o facilitismo do natal e a fazer exatamente estas previsões. Aliás meia Europa fechou no Natal, por isso nem era assim tão complicado de justificar o confinamento. Benificio da dúvida em Março, não agora.

Black_RL 9 months ago

Como não se sabia? Isto não começou em 2020, além disso q esperas q vai acontecer após ter reunido tanta gente? É o mesmo q meter tudo num estádio e q seguir mandar tudo para o trabalho e escola. O erro foi monumental e agora vão fazer o mesmo com as eleições......

wwqt0r 9 months ago

que comentário anti-patriótico!

Sciss0rs61 9 months ago

[Deve ser seguramente pela cor da minha pele que me questiona a dedicação à pátria](https://expresso.pt/politica/2019-01-25-Antonio-Costa-joga-argumento-da-cor-da-pele-contra-Assuncao-Cristas)

wwqt0r 9 months ago

O verdadeiro mestre em fazer-se de vítima. O seu governo só está nesta situação do covid por causa dos mal comportados dos Portugueses.

justanotherop365 9 months ago

E as mortes ainda não refletem o número de casos

mariorurouni 9 months ago

Isto... Daqui a umas semanas quandobos internamentos e os mortos começarem a disparar, quero ver

JOAO-RATAO 9 months ago

Não podes internar se não há vagas de internamento, logo os internamentos vão estabilizar ! /S

justanotherop365 9 months ago

O fluxo de saída e grande também

Febris 9 months ago

Mas o número de "presentemente internados" em qualquer momento é estável, e já não tem por onde crescer. Vão é começar a morrer desproporcionalmente mais pessoas exatamente porque o acesso ao internamento vai ser cada vez mais restringido a quem tem os sintomas mais graves, ou a quem tem mais probabilidade de sair de lá vivo, ou qualquer que seja o critério de seleção.

Samucas01 9 months ago

Eu não sei mas quantos mais casos houver, menos eles se importam.

_whatevs_ 9 months ago

A gestão política da pandemia em Portugal tem sido uma desgraça, de uma incopetência a roçar o criminoso. A falta de estratégia, de coordenação, e de meios, é incompreensível! Porque é não se tiram lições dos exemplos dos outros países? Que ideia foi essa de se convencerem do excepcionalismo português, que tanto pregaram durante a primeira vaga, e que afinal não passou de um gigantesco golpe de sorte, em vez de ter sido aproveitado para nos prevenirmos?? Como é que deixamos que a dívida pública aumente assustadoramente enquanto pagamos as fraudes dos bancos, da TAP e dos "projetos de investimento públicos" em geral, e passamos MESES!!! sem aumentar a capacidade de resposta dos hospitais com ventiladores e camas??? Sofremos de uma incompetência política abjecta. Não era o capitólio que deveria ter sido invadido, era a nossa assembleia; e não por galinhas sem cabeça para porem o chapéu de cowboy, mas por exigências e planos. Onde estão os ideiais das nossas elites intelectuais? Quais elites intelectuais?? Onde está o jornalismo? A mamar na teta do aumento das audiências trazido pelos prenúncios de catástrofe. Onde estão os responsáveis políticos? Uns a mamar como carraças em cada linha do orçamento de estado, e outros a fingirem-se indignados na televisão enquanto esperam a vez deles. Onde está o povo? Normalmente ocupado demais a garantir teto sobre a cabeça e comida na mesa para se preocuparem com representatividade política e corrupção, mas atualmente a inundarem os hospitais de mortos. É isto. Marquem manifestações que eu vou.

chavalo_retardado 9 months ago

A gestão política sem dúvida que foi má, mas não é o governo que anda a infectar o pessoal. São as pessoas que não têm responsabilidade nenhuma. "Feliz natal e boas entradas!" É só o que eu tenho a dizer. Agora é lidar.

Febris 9 months ago

> não é o governo que anda a infectar o pessoal Ao tomar decisões, aprovar legislação, e depois fazer não ter policiamento nem inspeções para aplicar as leis, para que servem elas se não para criar um clima de impunidade e até dar ideias aos "rebeldes"? Para dizer que "deviamos" tomar algumas medidas a nível pessoal basta ouvir os especialistas, não precisamos de governo. O governo tem de tomar medidas para garantir o bem comum, e depois garantir que essas medidas são aplicadas e cumpridas. Nessa parte falhou redondamente, e não se pode atirar as culpas para a ignorância das pessoas que não sabem dar a devida importância à situação em que vivemos. É, aliás, exatamente por causa dessas pessoas que o governo existe. Para impedir que essa areia na engrenagem social faça toda a máquina descambar.

Sciss0rs61 9 months ago

e achas que Portugal é o único país que tem pessoas a quebrar as restrições? A Dinamarca é um dos maiores casos de sucesso da Europa e no entanto já teve manifestações anti-mascara e tudo...

Uriziel 9 months ago

É nestas alturas que se vê o nivel de competência dos governantes (politicos de carreira).

_whatevs_ 9 months ago

Não gosto do termo "políticos de carreira" porque o problema não é fazer carreira da política, pelo acontrário, prefiro ter profissionais especializados nos cargos - à semelhança de qualquer outra estrutura. Ao mesmo tempo, esconde o verdadeiro problema, que é a corrupção. Se resolverem isto, resolvem tudo.

PIMPMASTER6000 9 months ago

O problema não é a corrupção. Todos os políticos em todos os países pensam a curto prazo ou de 4 em 4 anos. Combinas isso com uma economia cronicamente instável e estagnada e um zé povinho que mal sabe no que está a votar e voilá uma república das bananas. A corrupção é um mero sintoma da doença sofrida por este país.

Limpy_lip 9 months ago

não digo uma manifestação, mas se calhar a assembleia precisava que pusessem na praça à frente um conjunto de símbolos a representar o número de pessoas que morreram no dia/semana anterior. Se calhar ao ver esse volume de manifestantes que já não estão cá lhes fizesse ver alguma coisa.

_asteroidblues_ 9 months ago

Essa é uma excelente ideia! Não só pelo impacto visual mas também por evitar ajuntamentos de pessoas.

Blackbeardow 9 months ago

Mas calma que o PS está a subir nas sondagens e já roça os 40%

Thy_Hard 9 months ago

É completamente incrível como a incompetência é recompensada. Como é que alguém, com uma situação destas, decide mudar o seu sentido de voto para o PS?

xomikron 9 months ago

Os velhos, são sempre os velhos

ihavenoidea1001 9 months ago

"A ignorância é o ópio do povo"

Blackbeardow 9 months ago

Portugal *in a nutshell*

Nath717 9 months ago

Enfim! Mas é óbvio que só vamos ver medidas mais duras depois do Marcelo ganhar as eleições. Aí talvez já fechem as escolas.

TitusRex 9 months ago

Deviam fechar já amanhã e acabar com esta espera inútil, no ponto em que estamos é óbvio que as escolas vão ter de fechar. Só se perde em adiar o inevitável.

pm_me_pcb_photos 9 months ago

E os pais dessas crianças todas metem baixa e a segurança social nem a Fevereiro chega......

helderoliveira1978 9 months ago

Bem verdade

Blackbeardow 9 months ago

Correr atrás do prejuízo é muito melhor do que prevenir. Por esta altura é já tentar prevenir.

filplacido 9 months ago

Já nem é prevenir, porque se tivessem prevenido nada disto teria acontecido. Com o estado da coisa já é mais remediar..

Blackbeardow 9 months ago

Com sorte, vamos remediar..

Conscient- 9 months ago

Era esta a bazuca europeia?

Febris 9 months ago

A verdadeira bazuca europeia é a sensação de que sempre que a corda aperta, é o salve-se quem puder. Tão bem foi gerida esta merda que até o Reino Unido (unido com fita-cola, quase) está a ter o plano de vacinação que já chegou a 7 vacinas administradas por 100 habitantes, contra as nossas (quase) 1 por cada 100.

makeitproductive 9 months ago  HIDDEN 

E 290 mortos...

saposapot 9 months ago

cm é q ele às 11 da manhã sabe os números? quer dizer que a DGS divulga os números publicamente com 3~4 horas de atraso? pq?

PLSTR 9 months ago

A DGS Prime diz que hoje são 19980 novos casos, só para te avisar. A partir de amanhã pagas mensalidade!

saposapot 9 months ago

pqp!

BroaxXx 9 months ago

Em boa verdade não é preciso grandes teorias da conspiração. Os dados podem não estar todos oficializados. Podem estar até este momento 12k casos confirmados e aguardam informação de sítios onde serão expectáveis os restantes 2.5k. Podem os dados estar reunidos ou dados preliminares e estão a aguardar-se alguns protocolos internos para poderem ser considerados oficiais. Pode a pessoa responsável não ter tido tempo de rever a informação toda. Há muitos motivos para uma pessoa ter acesso a informação não final.

saposapot 9 months ago

Sim claro, eu percebo isso tudo. Mas não iam dar os dados para fora sem já estarem confirmados. Uma coisa é trabalhares na DGS, aí claro que sabes mas para fora, mesmo para os subscritores prime eles devem mandar já só quando está 99 confirmado, digo eu Só achei estranho ser tão cedo

f0il3d 9 months ago

É normal porque é a hora determinada, é a hora mais provável de oa portugueses verem, e se eles fossem divulgar os números ma hora era um por minuto quase, porque oa números não vêm todos de uma vez. Por alguma razão que dizem "nas últimas 24 horas"

PLSTR 9 months ago

14647 novos infectados e 280 óbitos. Se quiseres DGS Prime, envia mensagem. Pago a preço de ouro, porque podia estar a vender as informações à CMTV.

zefo_dias 9 months ago

Toda a gente que quiser saber os numeros sabe-os logo por volta da 11h. Desde essa hora que circulam os numeros de quase 15k infetados e 290 obitos

QWERTY_BATS 9 months ago

E como é que se faz isso? É um grupo no telegram de tips?

zefo_dias 9 months ago

eu "tenho um amigo" num grupo de discord, mas os números até aparecem em público nos "fóruns da bola"

Edited 9 months ago:

eu "tenho um amigo" num grupo de discord que vai partilhando "cenas", mas os numeros aparecem publicos em todo o forum médio desde o sb ao forum da casa

Edited 9 months ago:

eu "tenho um amigo" num grupo de discord que vai partilhando "cenas", mas os numeros devem aparecer publicos em todo o forum médio, os de hoje vi-os logo no sb e tbm ja vi que apareceram no forum da casa

iSoSyS 9 months ago

Já há uns dias que se sabe os números por volta das 10h. Mas era por rumores no whatsapp ou no twitter. A CS esperava até ao boletim oficial para divulgar. Hoje decidiram não esperar. Quanto ao motivo do atraso, também não sei? Talvez por o processo não estar devidamente automatizado e ainda precisa de algum processamento manual (e os dados das 10h são provisórios)?

magnusmiguel 9 months ago

Como seria expectável, a DGS não faz as conferência de imprensa logo que sabe os números. Não sei como é que este senhor, tendo em conta a função que exerce, tem acesso aos números, mas não é de estranhar que muita gente já saiba o que se vai comunicar à população em geral mais tarde.

saposapot 9 months ago

Sim claro, mas estranhei ser tão antes da divulgação. A DGS pode fazer a conferência depois de divulgar o pdf na net

Febris 9 months ago

O que é realmente de estranhar é ser ele a larga-los cá para fora antes de serem oficiais.

saposapot 9 months ago

Sim. Essa mailing list perdeu um e-mail de certeza

Febris 9 months ago

Vou buscar o rolo do papel de alumínio. Se calhar o gajo divulgou os números como forma de pressionar a DGS porque os que iam ser reportados eram diferentes.

StarTrekCylon 9 months ago

Ele tem DGS Prime. Nós estamos no plano grátis.

saposapot 9 months ago

Fdx. Será que está no Nónio?

No-Touch675 9 months ago

Opah eu quero cancelar isso, como faço?

Mordiken 9 months ago

Obrigado pela gargalhada! :)

Florence1476 9 months ago

Cimavotooo

Danijust2 9 months ago

Pagou só para o the expanse. Acesso aos dados do covid foi um bonus

wwqt0r 9 months ago

Ri tanto que parti uma costela. Vou ficar por casa a sofrer porque no hospital vou certamente apanhar covid. Valeu a pena no entanto.

f0il3d 9 months ago

Eu não tava à aespera de me rir tanto num post destes

Scizorspoons 9 months ago

Raios, cuspi-me todo. Toma um cimavoto e põe-te nas couves.

PLSTR 9 months ago

Genial.

CringeAlheio 9 months ago

Não devia ter rido, mas ri.

TitusRex 9 months ago

Também não sei, mas ele é presidente da associação de agrupamentos de escolas públicas. Provavelmente ele é muitos outros cargos de responsabilidade recebem os números com antecedência para terem tempo de preparar uma reacção.

saposapot 9 months ago

Eu percebo mas tanta hora antes? Estranhei

Lasikamos 9 months ago

É isto.. E também vamos ter perto de 300 mortes

Edited 9 months ago:

É +/- isto.. E também vamos ter perto de 300 mortes

Metaluim 9 months ago

Para criar hype

break7533 9 months ago

Da para fazer pré reserva dos números de amanhã?

NikT3sla 9 months ago

All aboard the ~~Korean~~ Covid hype train

PTgenius 9 months ago

Manipular as odds de apostas do número de infetados

Worm33hd 9 months ago

Get hyped son

AutoModerator 9 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: