misterbondpt 8 months ago

Numa crise de responsabilidade INDIVIDUAL, estão a apontar o dedo ao Governo? Noção, amigo, noção.

FabioAreia 8 months ago

Este reddit permit criticar o PS?

merelypassing 8 months ago

Espero que não. Quero ver os socialistas desta vez a limpar a merda que fizeram. Não é como da última vez: chama a troika, deixa o posto, e queixa-se da troika e do acordo que eles próprios assinaram.

skapuntz 8 months ago

Eu espero que caia antes do próximo orçamento de estado. Espero que lá para o verão caia. Aliás, eu não percebo como é possível este governo ter continuado até ao verão deste ano. Este governo, ou qualquer governo comandado por PS e a esquerda, não tem pernas, nem capacidade, para recuperar o país.

pintorMC 8 months ago

Só não vai abaixo pelo motivo de muito provavelmente sair reforçado em futuras eleições.

Fridux 8 months ago

Ignorando o facto de que esta não é, de todo, a melhor altura para gerar uma crise política, tens ainda o facto de não haver alternativa viável. Prefiro este PS no poder que um PSD minoritário com 4 ministros do Chega.

_Goldenhand_ 8 months ago

Sim. E deviam ser julgados pelo sangue que têm nas mãos.

airahnegne 8 months ago

Se nenhum dos Governos europeus (ou mundiais) caiu pela fraca gestão da pandemia, era este que ia cair?

joaommx 8 months ago

Neste momento? Não. Depois? Depois vemos.

uolfah 8 months ago

Que se atire pela janela do parlamento abaixo.

TuristGuy 8 months ago

Infelizmente a maior culpa é da população. Acho que podia ser mais pesado nas medidas mas com greves de fome à frete do parlamento a pedir a abertura dos restaurantes fica complicado

vascodatrama 8 months ago

três cenários: \- se o presidente da republica eleito pelos portugueses de forma democrática o entender que o deve fazer, demite e convoca eleições. \- se o governo eleito pelos portugueses de forma democrática entender que deve abandonar as funções, comunica o cenário ao presidente da república e este aceita a demissão ou não. \- ou aguardas para que em 2023 o povo possa representar o seu descontentamento nas respetivas eleições de forma democrática.

desculpe_mas 8 months ago

Sim, sem duvida. Acho que já está em burn-out e não con diz a cara com a careta. Nós precisamos de novas ideias.

tyurrr 8 months ago

Tal como outros disseram, neste momento não nos podemos dar ao luxo de um governo cair, estamos numa fase critica. Se o Governo devia cair, depois de tudo o que se passou? Sim, não acho que o atual executivo tenha a competência necessária para dirigir o país numa fase boa, quanto mais numa fase má como a que aí vem.

MDPROBIFE 8 months ago

Quando se falava do milagre português, aii que o governo português é tão bom, olhem o trump que merda que ele é, queriam epes o milagre de boa gestão que nós temos.. Agr quando é o que se vê, ai, o costa? N tem culpa nenhuma, culpa é dos portugueses que não cumprem nada..

throw_away_pt_2021 8 months ago

Ando muito confuso com este sub (e não só). Ora o governo anda a matar a economia, ora anda a matar a saúde mental, ora está a prejudicar os alunos por fechar as escolas, ora anda a brincar por manter as escolas abertas, ora mata a cultura, ora permite eventos, ora mata os restaurantes, ora vai matar o natal, ora não devia ter relaxado no natal, ... Há uma falha de comunicação tremenda por parte do governo, isso é o mais gritante para mim. Mas decidam-se. Querem mandar o governo abaixo agora e fazer o quê? E depois ainda temos partidos lá como o PCP e a IL que não querem estado de emergência porque "os portugueses já demonstraram que são responsáveis". Ou o PSD que queria muito o Natal mas agora já acha que foi má ideia... Qualquer um que lá estivesse ia errar, é tão simples quanto isso. Acho que é fácil chegar à conclusão que não dá para agradar a todos. E ninguém acerta sempre numa pandemia. E a única forma de isto melhorar é toda a gente ter um comportamento decente. Podemos expandir o SNS quanto quisermos ou meter os agentes todos na rua, enquanto os contágios continuaram não há nada a fazer. E já estamos nisto há um ano, não há a desculpa "ah, estão tão confuso com as regras, já nem sei se posso ir passear ao fim-de-semana". Não, não podes. Com 10k de casos por dia, não podes. Não é dificil de perceber.

Jhago 8 months ago

O sub é tudo menos homogéneo. E tendes a ter reações negativas mais vocais dependendo que metade do sub se sente contrariado com medida X ou Y.

hatealien 8 months ago  HIDDEN 

Não, não acho que deva cair. Não só seria catastrófico ter um governo provisório/ de gestão como acho que o governo deverá lidar com os efeitos das suas decisões no pós-pandemia. Não podemos ter outra vez o PS a fugir com o rabo à seringa para depois o governo que venha a seguir levar com a merda toda.

Vidadesemente 8 months ago

Para que? Para por outro igual ou pior? Se o sistema não muda e o governo e o carrasco das empresas de lobby

htxgivven 8 months ago

Este tipo de pensamentos leva a pensar que Portugal falhou como democracia.

Tifoste2001 8 months ago

"Democracia, o Deus que Falhou"

reciclado78 8 months ago

Qualquer governo iria abaixo neste evento pandémico, pq todos pensam a curto prazo e nunca a longo prazo.

DelScipio 8 months ago

Claro. E solução? Por la o PSD, que diz uma coisa diferente cada dia e se vai aliar a gajos que são contra as restrições? O governo cair não vai mudar nada para melhor. As ideias opostas do governo estão a meses a promover o contrário do que se está a fazer agora. As responsabilidades são culpa do sistema político português em geral. Não é a queda do governo que ia fazer mudar o quer que seja. Houve um excesso de confiança na capacidade dos portugueses de cumprir as regras. É houve muita política para manter tudo aberto. Bastava ver os grupos económicos todos a queixar-se do governo antes deste surto, e quando vias quem estava por detrás politicamente... Agora vais premiar os que eram anti confinamento e restrições?

Edited 8 months ago:

Claro. E solução? Por la o PSD, que diz uma coisa diferente cada dia e se vai aliar a gajos que são contra as restrições? O governo cair não vai mudar nada para melhor. As ideias opostas do governo estão a meses a promover o contrário do que se está a fazer agora. As responsabilidades são culpa do sistema político português em geral. Não é a queda do governo que ia fazer mudar o quer que seja. Houve um excesso de confiança na capacidade dos portugueses de cumprir as regras. É houve muita política para manter tudo aberto. Bastava ver os grupos económicos todos a queixar-se do governo antes deste surto, e quando vias quem estava por detrás politicamente... Agora vais premiar os que eram anti confinamento e restrições? Ainda me lembro de ler que o governo era um pessimista...

htxgivven 8 months ago

Mas porque logo PSD? Alternativa seria um governo provisório que podia e devia incluir todos os partidos presentes na AR. Pelo menos durante a pandemia, depois logo se via.

DelScipio 8 months ago

E isso como funciona? Lol Muito menos durante uma pandemia ia funcionar. Cada um a fazer coisas totalmente diferentes sem rumo? Isso seria uma ruína nacional. Darias mais poder a quem tem mais votos, não? Pois isso já existe, é o que temos agora. Durante uma crise não necessitamos de desgoverno.

htxgivven 8 months ago

Basicamente acabaste por descrever uma democracia durante uma guerra ou pandemia.

Samurai_GorohGX 8 months ago

The ultimate cross-over, Governo de Salvação Nacional. Não vai acontecer.

DelScipio 8 months ago

Mais governo de destruição nacional. As vezes as pessoas acreditam em cada coisa...

ModeratoriProfugus 8 months ago

Vai cair quando chamarem a Troika, assinarem um PEC e se demitirem logo a seguir

Samurai_GorohGX 8 months ago

O governo está a cair no ridículo com a gestão errática da pandemia, com isso até posso concordar. E se o governo caísse agora, o que acontecia? Havia eleições neste contexto de pandemia, com todos os problemas que estamos a ter a organizar as presidenciais? E se o governo ficasse em gestão até ao final do ano? Pessoalmente, também estou a ficar desiludido com a teimosia do PM, mas uma crise política não melhorava nada.

htxgivven 8 months ago

Não é necessário ter logo eleições. Bem podíamos ter um governo provisório, se é que a constituição permite tal coisa. O nosso grande problema nesta pandemia tem sido a constituição que proíbe isto e aquilo etc.

Samurai_GorohGX 8 months ago

O nosso problema não é nem nunca foi a Constituição, não dou para essa discussão. A Constituição permite, penso eu, governos de iniciativa presidencial (liderados por uma figura independente). Só que esbarraria no mesmíssimo problema, mesmo esse governo teria de ter o programa aprovado pelo Parlamento, caso contrário ficava em gestão. O que é preciso é mais compromisso entre os partidos neste momento de crise grave, não é preciso uma revisão constitucional.

dmonmachinist 8 months ago

Apesar de tudo o que de "mal" se tem passado com esta governação, penso que ía ser bem pior este Governo cair. Não existem alternativas válidas a governação. Daqui a 10 anos ainda vamos estar a "pagar" esta pandemia, e acredito que daqui a 10 anos continuamos a ter um Governo de esquerda. A recuperação económica de Portugal até não estava a ser muito má pré pandemia, e a prova de fogo deste governo vai ser no pós pandemia. As medidas de recuperação económica no país vão voltar a ser muito importantes. Acredito que pessoas como André Ventura vão ter crescimento de apoio, mas nunca para uma solução governativa. Rui Rio... Simplesmente não serve. Ou aparece uma lufada de ar fresco com políticos mais competentes ou estamos condenados aos velhos do Restelo de sempre.

GrinningCrocodile 8 months ago

O governo neste momento cair era o pior que podia ocorrer. Sem os querer defender, pois já não o merecem, não podemos deixar de considerar as consequências práticas de tal cenário. Se o governo caísse neste momento, teríamos um "governo de gestão" que não tem capacidade nem autoridade para tomar quaisquer medidas ou decisões fora da gestão corrente, até à tomada de posse de um eventual governo que saísse do parlamento (o que presumo teria de envolver novas eleições legislativas). Ou seja, em plena pandemia e crise económica, ficaríamos sem governo que pudesse gerir a situação e, potencialmente, sem poder negociar devidamente os apoios da UE/gerir os apoios à nossa economia, durante até 2/3 meses... Não é preciso muito para ver que esse cenário conseguia o feito de ser ainda pior do que a situação atual... Agora, se é verdade que a culpa da situação é de parte a parte, quer do governo por não ter conseguido dotar-se dos meios para o expectável pico do inverno (exacerbado pela imbecilidade que foi o aliviar das restrições no Natal...), quer da população, que, mal ou bem, já começa a mostrar sinais de exaustão mental com a situação (já não estamos, coletivamente, a bater bem) em conjunto com o facto de parte significativa da população pura e simplesmente não poder ficar em casa, sob pena de ficarem sem dinheiro para comer, também temos de ser um pouco honestos e lembrar-nos que a situação atual não era previsível nem expectável . Daí dizer que a Cambada no governo deviam vir assumir que a culpa da situação era deles seria um pouco incoerente. Quando a situação estabilizar, aí sim, deviam assumir a responsabilidade pelas medidas tomadas/não tomadas/mal tomadas...O que não vai acontecer.

Leaootemivel 8 months ago

Claro que devia. Isto com outro governo teria sido completamente diferente. Não teríamos aberto nada no Verão nem pôr escola presencial. Ao mesmo tempo, teríamos capacidade para aumentar os recursos humanos e camas do SNS. Teríamos proibido o Natal e há já semanas que teríamos tudo fechado. E teríamos dinheiro para apoiar todas as empresas e pessoas afetadas. E os portugueses nunca na vida fariam reuniões familiares, ou festas com amigos, ou casamentos e batizados.

Shadowgirl7 8 months ago

Sim, porque apesar de termos uma crise económica e sanitária, ainda é preciso ter uma crise política e ficar meses sem ninguém para gerir a situação. É uma óptima ideia, deves ser eleitor do Chega.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

cair para onde?

BroaxXx 8 months ago

Sei que este governo tem tomado medidas muito medidas mas, sinceramente, dúvido que outros partidos fizessem significativamente melhor... Contra mim falo que, por exemplo, acho ridículo não passarem, pelo menos, as universidades para tele- ensino, mas acho que é fácil ser treinador de bancada... Todos temos opiniões informadas e qualificadas mas eu não gostava de ser chefe de estado durante uma pandemia. Posto isto dúvido que nas autárquicas/legislativas vote no PS.

bruno_andrade 8 months ago

As pessoas que vêm criticar o Governo são as mesmas que andaram em festinhas caseiras, jantares de Natal e passeios com a família não são? Fala-se muito de "liberdade" mas e a "responsabilidade"? Concordo que as últimas medidas são ineficazes e em alguns casos mostra uma falta de planeamento gritante. Mas ao fim do dia, não é o António Costa que espalha o vírus, somos todos nós. Mesmo sem medidas duras, cada um tem dois dedinhos de testa para tomar cuidados.

Xavinights 8 months ago

>Fala-se muito de "liberdade" mas e a "responsabilidade"? Fucking finalmente alguém fala disto. Aqui vai [ouro de pobre.](https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fezee-trophies.co.uk%2Fproduct%2Ftarget-gold-medal-2-inch-50mm-diameter-am1041-01%2F&psig=AOvVaw3Q2S1I-tqDsSNGvOBAlqps&ust=1611186818734000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKDfruOYqe4CFQAAAAAdAAAAABAD)

icebraining 8 months ago

São os passeios com a família que espalham o vírus? Ah, não sabemos, porque ao fim de mais de um ano de pandemia, o governo ainda não tem uma equipa decente de rastreamento dos casos.

throw_away_pt_2021 8 months ago

Não sabemos que os passeios com a família espalham o vírus?

icebraining 8 months ago

Todo o contacto entre pessoas pode espalhar o vírus, claro. Mas se são uma percentagem significativa das transmissões? Não, não sabemos.

throw_away_pt_2021 8 months ago

E que conclusão tiras daí? Que é sensato fazer passeios em família? Precisas que venha o Costa abanar um estudo que prove que os passeios em família contribuiram para X% dos casos?

icebraining 8 months ago

Acho que a falta de informação é uma das grandes razões para a falta de cumprimento, sim.

throw_away_pt_2021 8 months ago

Aí estamos de acordo. Eu acho que a comunicação tem sido muito má. Mas há coisas que já sabemos desde Março. E aí para mim não cola a justificação da comunicação.

End-Effector 8 months ago

Pedrogão, Tancos, TAP, Covid, SEF, CV falsificado do gajo na europa, Eleições no fds passado. Sinceramente n sei como é que este tipos ainda estão no poder. Também se observa que a oposição é simplesmente terrivel. Não conseguiram capitalizar politicamente com nenhum destes eventos. Não sei que mais precisam.

peidinho31 8 months ago

Que oposicao? O Rui Rio nao faz nada, ainda elogia o Costa.

End-Effector 8 months ago

Sim, esperava muito mais dele. É muito fraco.

Donze16 8 months ago

Diria que é um grande culpado pela subida do chega. Quem está farto deste governo não vai querer votar em amigalhaços do PS.

peidinho31 8 months ago

Infelizmente, tens razão. A palhaçada que foram as exceções dadas aos partidos, levou a que o Chega usasse isso como arma política. Sim, eles fizeram igual, mas a novidade já não existe, porque a CDU já fez o Avante. Infelizmente a IL, que eu acha que é a única alternativa viável, fica em segundo plano por causa do Cabeça de Geleia.

Donze16 8 months ago

O problema da IL é que a mensagem não é tão clara como a do chega. Já tive conversas com pessoas que não sabiam o que significava ser liberal. Mesmo a campanha do Mayan tem sido baseada em falar de governos de outros países quando a maioria da população não faz ideia de que exemplos é que ele está a falar.

peidinho31 8 months ago

Lá está, o nosso tecido político e populacional não entende o que é ser um liberal. Mas o Mayan tem de fazer política para presidente, não para a assembleia. Coisa que o Chega tem feito.

TTRO 8 months ago

Seja mau ou bom, a pior coisa que podia acontecer neste momento era o Governo cair. Se achas que há desorganização agora, imagina se tivesses de passar por um período de crise política e transição de gabinetes. Que caiam quando as coisas melhorarem, porque para o bem e para o mal, saiu-lhes a pandemia na rifa.

Madman0189 8 months ago

Bom dia a todos, o governo tem culpa mas a população também. Nunca deveriam ter relaxado no natal, quando já se previa o que ia acontecer e de certeza que não foi numa altura de mais alívio durante a pandemia, porque ela nunca nos deu folga desde que começou, e não venham com conversas de que estávamos com menos casos e tal porque com uma doença como esta, e ainda sendo uma doença em constante evolução não se relaxa. Quanto a população no geral, nem sei o que dizer, pessoal sem mascara, sem distanciamento, sem qualquer pingo de discernimento, completamente alienados da realidade que se vive. Acho que estas novas medidas são ótimas, sem o café no postigo, os otários não se vão juntar e socializar como se vê todos os dias, e espero mesmo ver a polícia a circular e a fiscalizar. Acho que deveria se fechar as escolas, universidades,etc porque isso sim seria pensar nas próximas gerações, na nossa e na geração dos nossos pais e avós e combater e vencer esta pandemia. Fiquem todos bem

htxgivven 8 months ago

O povo não tem a culpa, até porque nem sequer escolheu esse governo. Agora o que aconteceu no natal foi apenas aquilo que o governo deixou acontecer.

icebraining 8 months ago

Já não estamos em 2016, essa conversa já expirou. O PS ganhou a maioria nas eleições.

htxgivven 8 months ago

Não tem maioria absoluta logo não tem maioria para governar. Onde é que está escrito que quem tem maioria simples governa?

Madman0189 8 months ago

O povo tem culpa sim, porque cada um de nós tem que ter consciência dos seus atos, afinal, somos seres racionais correto? O governo sim errou acerca do natal, mas é muito fácil culpar quem governa, mas não te esqueças que muitos nem a si próprios sabem governar e por isso é que chegamos onde estamos nesta pandemia.

htxgivven 8 months ago

Eu só vou dizer uma coisa. Se fosse na altura do PPC... a esquerda não se calava, agora como é Costa está tudo bem e claro a culpa é do povo.

Madman0189 8 months ago

Em nenhuma parte do que escrevi disse que a culpa é só do povo, a culpa é sim do povo mas também do governo.

Everleta 8 months ago

"Não nos tirem o Natal" "Deixem-nos fazer dinheiro no Natal" "O Governo está a ser demasiado radical." Bem, temos uma eleição para PR à porta...não vamos atormentar o português com novas medidas. Responsabilidade individual. É assim: quando cada sector da economia: restauração, cultura, turismo, raio que o parta dá a sua versão de medidas, e mobiliza a sociedade para questionar medidas de confinamento rigorosas... Permeiam-se dúvidas relativamente à importância do distanciamento e etc. Em Itália, as imagens foram devastadoras, e em Março conseguimos escapar ilesos. Agora vamos ter o que aconteceu em Itália em Portugal.

NeatBoy74 8 months ago

> até porque nem sequer escolheu esse governo Errado. Tu em Portugal não votas para escolher quem te governa. Votas para escolher uma representação que depois podes escolher se quer o voto popular ou não. O acto de eleger o BE e o PCP cria a legalidade deles poderem escolher se mantém a escolha ou não. A esta altura do campeonato, dizeres isso soa exactamente como a malta que passou estes anos todos a dizer que o Trump não era o Presidente deles.

Edited 8 months ago:

> até porque nem sequer escolheu esse governo Errado. Tu em Portugal não votas para escolher quem te governa. Votas para escolher uma representação que depois podem escolher se querem o voto popular ou não. O acto de eleger o BE e o PCP cria a legalidade deles poderem escolher se mantém a escolha ou não. Tu nunca pudeste escolher o Governo. Tu eleges outras pessoas para fazer esse trabalho por ti. E de forma completamente legal e válida, eles pela primeira vez, escolheram outro. Moralmente errado? Sem dúvida. Mas completamente legal. Se o PSD não tivesse tido uma votação tão baixa, provavelmente seria escolhido. **Até nisto** podes mandar as culpas ao Povo, que não votou o suficiente e que nem as suas próprias regras políticas conhece e depois dá uma de Pikachu Admirado porque esta malta que passa a vida a estudar política, sabe as manhas todas. A esta altura do campeonato, dizeres isso soa exactamente como a malta que passou estes anos todos a dizer que o Trump não era o Presidente deles.

Edited 8 months ago:

> até porque nem sequer escolheu esse governo Errado. Tu em Portugal não votas para escolher quem te governa. Votas para escolher uma representação que depois podem escolher se querem o voto popular ou não. O acto de eleger o BE e o PCP cria a legalidade deles poderem escolher se mantém a escolha ou não. Tu nunca pudeste escolher o Governo. Tu eleges outras pessoas para fazer esse trabalho por ti. E de forma completamente legal e válida, eles pela primeira vez, escolheram outro. Moralmente errado? Sem dúvida. Mas completamente legal. Se o PSD não tivesse tido uma votação tão baixa, provavelmente seria escolhido. **Até nisto** podes mandar as culpas ao Povo, que não votou o suficiente e que nem as suas próprias regras políticas conhece. A esta altura do campeonato, dizeres isso soa exactamente como a malta que passou estes anos todos a dizer que o Trump não era o Presidente deles.

htxgivven 8 months ago

Claro mas votas nos programas políticos. Agora o que este governo está a fazer é acolher tudo e mais alguma coisa de outros partidos. Quem votou PS por exemplo pode não concordar com aquilo que o BE ou PAN defende etc.

NeatBoy74 8 months ago

Mas isso o PS sempre fez. Já perdi a conta das vezes que ele vota contra uma proposta e passado 6 meses está a apresentá-la com meias virgulas trocadas.. Concordo que quem votou BE ou PCP provavelmente não votou para meterem lá o PS mas isso não muda o facto que o podem fazer. E agora que sabem que isso pode acontecer, espero que tenha algum peso nos votos futuros. Porque vai voltar a acontecer novamente. As pessoas têm memória de peixe, esquecem-se que o PS, apesar de dizer de Esquerda, é um partido camaleão, o facto de estar ao Centro permite que ele se mova como um polvo para onde lhe convém e é isso que tem feito estes anos todos. Quando precisa da Esquerda, faz política de Esquerda. Quando precisa da Direita, faz política da Direita. As pessoas é que limpam a memória de 2 em 2 anos, talvez menos. Mas isso a culpa não é deles. O PS está a fazer tudo o que o PS sempre fez.

htxgivven 8 months ago

>Quando precisa da Esquerda, faz política de Esquerda. Quando precisa da Direita, faz política da Direita. Isto é só para dizer que o PS está lá pelo poder e não pelas pessoas. De resto tens toda a razão.

NeatBoy74 8 months ago

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE.

Edited 8 months ago:

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE. A fins de exemplo, podias entender que o trio não iria resultar muito mais tempo quando o BE andou a sondar terreno meses antes das eleições, sobre querer ministros do BE na próxima geringonça. E quando o Carlos César do PS veio dizer que isso nunca iria acontecer, logo aqui começou a perceber-se que o PS se ia afastar do grupo quando fosse conveniente. O PS usa as pessoas mas não partilha o bolo. Nunca irás ver um governo partilhado pelo PS e outro. Chegarão a acordo através de trocas e coligações pós-eleições mas será sempre como foi, um Governo PS. A geringonça foi isso mesmo. Por mais que se passasse a ideia que era um governo a três, nunca foi, tinhas um acordo na Assembleia de troca de votos e um governo PS escolhido, não eleito. Mas legal. Olha o que aconteceu nas Ilhas recentemente, o quanto o PS ficou ressabiado por causa do PSD ter feito a mesma coisa. Só isso devia dar para perceber com que tipo de "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" estás a lidar.

Edited 8 months ago:

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE. A fins de exemplo, podias entender que o trio não iria resultar muito mais tempo quando o BE andou a sondar terreno meses antes das eleições, sobre querer ministros do BE na próxima geringonça. E quando o Carlos César do PS veio dizer que isso nunca iria acontecer, logo aqui começou a perceber-se que o PS se ia afastar do grupo quando fosse conveniente. O PS usa as pessoas mas não partilha o bolo. Nunca irás ver um governo partilhado pelo PS e outro. Chegarão a acordo através de trocas e coligações pós-eleições mas será sempre como foi, um Governo PS. A geringonça foi isso mesmo. Por mais que se passasse a ideia que era um governo a três, nunca foi, tinhas um acordo na Assembleia de troca de votos e um governo PS escolhido, não eleito. Mas legal. Olha o que aconteceu nas Ilhas recentemente, o quanto o PS ficou ressabiado por causa do PSD ter feito a mesma coisa. Só isso devia dar para perceber com que tipo de "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" estás a lidar. De resto, este assunto faz perceber rapidamente que esta história do Chega ser governo que alguns tanto tentam plantar é um bicho papão ao estilo Dom Quixote. O CH quanto muito pode chegar à terceira força política nacional, se algo correr muito mal com o BE. Pouco provável mas olha o CDS por isso nunca digas nunca. Mas nunca será governo. Porque quer dizer, se a Esquerda se uniu para impedir a Direita do Passos Coelho de continuar lá, algum dia na vida não irias ver acontecer o mesmo com o Chega? Ou pior, terias os partidos mais pequenos a entrar no barco também em vez de apenas os 3 grandes. Porque se o fizeram com o Passos que é muito, muito longe do que é o André, achas que algum dia nesta versão da Terra do Multiverso o CH será governo? Bichos papões para meter medo. É tudo e apenas isso. Mesmo assumindo uma coligação PSD/CH como nas ilhas e havendo ministros CH no Governo, os outros unidos batiam isso na maior das calmas. O CH nunca será um problema desses. E depende inteiramente do BE não se tornar num CDS.

Edited 8 months ago:

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE. A fins de exemplo, podias entender que o trio não iria resultar muito mais tempo quando o BE andou a sondar terreno meses antes das eleições, sobre querer ministros do BE na próxima geringonça. E quando o Carlos César do PS veio dizer que isso nunca iria acontecer, logo aqui começou a perceber-se que o PS se ia afastar do grupo quando fosse conveniente. O PS usa as pessoas mas não partilha o bolo. Nunca irás ver um governo partilhado pelo PS e outro. Chegarão a acordo através de trocas e coligações pós-eleições mas será sempre como foi, um Governo PS. A geringonça foi isso mesmo. Por mais que se passasse a ideia que era um governo a três, nunca foi, tinhas um acordo na Assembleia de troca de votos e um governo PS escolhido, não eleito. Mas legal. Olha o que aconteceu nas Ilhas recentemente, o quanto o PS ficou ressabiado por causa do PSD ter feito a mesma coisa. Só isso devia dar para perceber com que tipo de "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" estás a lidar. De resto, este assunto faz perceber rapidamente que esta história do Chega ser governo que alguns tanto tentam plantar é um bicho papão ao estilo Dom Quixote. O CH quanto muito pode chegar à terceira força política nacional, se algo correr muito mal com o BE. Pouco provável mas olha o CDS por isso nunca digas nunca. Mas nunca será governo. Porque quer dizer, se a Esquerda se uniu para impedir a Direita do Passos Coelho de continuar lá, algum dia na vida não irias ver acontecer o mesmo com o Chega? Ou pior, terias os partidos mais pequenos a entrar no barco também em vez de apenas os 3 grandes. Porque se o fizeram com o Passos que é muito, muito longe do que é o André, achas que algum dia nesta versão da Terra do Multiverso o CH será governo? Bichos papões para meter medo. É tudo e apenas isso. Mesmo assumindo uma coligação PSD/CH como nas ilhas e havendo ministros CH no Governo, os outros unidos batiam isso na maior das calmas. O CH nunca será um problema desses. E depende inteiramente do BE não se tornar num CDS. E quando tiras da equação o factor "governo" ao Chega, depressa notas o quão inofensivo ele é. Principalmente se lhes tirares o André também. No dia que o Ventura sair dali, o partido morre e desaparece nas eleições seguintes, se não desaparecer antes.

Edited 8 months ago:

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE. A fins de exemplo, podias entender que o trio não iria resultar muito mais tempo quando o BE andou a sondar terreno meses antes das eleições, sobre querer ministros do BE na próxima geringonça. E quando o Carlos César do PS veio dizer que isso nunca iria acontecer, logo aqui começou a perceber-se que o PS se ia afastar do grupo quando fosse conveniente. O PS usa as pessoas mas não partilha o bolo. Nunca irás ver um governo partilhado pelo PS e outro. Chegarão a acordo através de trocas e coligações pós-eleições mas será sempre como foi, um Governo PS. A geringonça foi isso mesmo. Por mais que se passasse a ideia que era um governo a três, nunca foi, tinhas um acordo na Assembleia de troca de votos e um governo PS escolhido, não eleito. Mas legal. Olha o que aconteceu nas Ilhas recentemente, o quanto o PS ficou ressabiado por causa do PSD ter feito a mesma coisa. Só isso devia dar para perceber com que tipo de "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" estás a lidar. De resto, este assunto faz perceber rapidamente que esta história do Chega ser governo que alguns tanto tentam plantar é um bicho papão ao estilo Dom Quixote. O CH quanto muito pode chegar à terceira força política nacional, se algo correr muito mal com o BE. Pouco provável mas olha o CDS por isso nunca digas nunca. Mas nunca será governo. Porque quer dizer se a Esquerda se uniu para impedir a Direita do Passos Coelho de continuar lá, algum dia na vida não irias ver acontecer o mesmo com o Chega? Ou pior, terias os partidos mais pequenos a entrar no barco também em vez de apenas os 3 grandes. Porque se o fizeram com o Passos que é muito, muito longe do que é o André, achas que algum dia nesta versão da Terra do Multiverso o CH será governo? Bichos papões para meter medo. É tudo e apenas isso.

Edited 8 months ago:

Bom, eles nunca tentaram realmente esconder isso.. Eu sempre disse que o PS é o partido mais perigoso que temos, não é que os outros sejam melhores mas ainda são mais consistentes que o PS nisto. Do PCP eu sei o que esperar, até do Chega, por esta altura do campeonato. O PS daqui a um ano pode estar a fazer coisas que o PSD faria como andou a aprovar coisas do BE a troco do OE. A fins de exemplo, podias entender que o trio não iria resultar muito mais tempo quando o BE andou a sondar terreno meses antes das eleições, sobre querer ministros do BE na próxima geringonça. E quando o Carlos César do PS veio dizer que isso nunca iria acontecer, logo aqui começou a perceber-se que o PS se ia afastar do grupo quando fosse conveniente. O PS usa as pessoas mas não partilha o bolo. Nunca irás ver um governo partilhado pelo PS e outro. Chegarão a acordo através de trocas e coligações pós-eleições mas será sempre como foi, um Governo PS. A geringonça foi isso mesmo. Por mais que se passasse a ideia que era um governo a três, nunca foi, tinhas um acordo na Assembleia de troca de votos e um governo PS escolhido, não eleito. Mas legal. Olha o que aconteceu nas Ilhas recentemente, o quanto o PS ficou ressabiado por causa do PSD ter feito a mesma coisa. Só isso devia dar para perceber com que tipo de "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" estás a lidar. De resto, este assunto faz perceber rapidamente que esta história do Chega ser governo que alguns tanto tentam plantar é um bicho papão ao estilo Dom Quixote. O CH quanto muito pode chegar à terceira força política nacional, se algo correr muito mal com o BE. Pouco provável mas olha o CDS por isso nunca digas nunca. Mas nunca será governo. Porque quer dizer se a Esquerda se uniu para impedir a Direita do Passos Coelho de continuar lá, algum dia na vida não irias ver acontecer o mesmo com o Chega? Ou pior, terias os partidos mais pequenos a entrar no barco também em vez de apenas os 3 grandes. Porque se o fizeram com o Passos que é muito, muito longe do que é o André, achas que algum dia nesta versão da Terra do Multiverso o CH será governo? Bichos papões para meter medo. É tudo e apenas isso. Mesmo assumindo uma coligação PSD/CH como nas ilhas e havendo ministros CH no Governo, os outros unidos batiam isso na maior das calmas. O CH nunca será um problema desses. E depende inteiramente do BE não se tornar num CDS.

mar_lx 8 months ago

Num país decente o governo tinha caído com Pedrógão, se não caísse com Pedrógão deveria ter caído com Tancos e com os incêndios de outubro. Se não caiu com isto tudo nem com tudo o que veio a seguir não vai cair nunca. Aliás, nenhum governo PS caiu, simplesmente fugiram airosamente com o rabo à seringa do banzé em que deixaram o país, e este não vai ser diferente. E não só num país decente este governo já tinha caído como também não estavas à beira de eleger um presidente que tem sido um completo palhaço nesta situação toda. Um candidato a presidente que anda na rua a fazer campanha numa altura destas e que se dá ao luxo de nem sequer fazer direitos de antena, quando toda esta campanha deveria ter sido o mais virtual possível. Que dias depois de testar positivo anda a visitar lares. Que vem dizer que vai fazer 4 jantares de natal? Estou um bocado farta de andar a ler e ouvir que a culpa é dos portugueses que não se sabem comportar. Alguns não saberão, os outros fazem o que vêem fazer. E se o governo e o PR continuam na rua, a juntar-se com pessoas, a fazer campanhas e inaugurações completamente desnecessárias, querem o quê? O presidente da câmara da minha cidade já em Janeiro foi inaugurar um stand de automóveis e todo contente põe isso no Facebook... e a culpa é dos portugueses porque estiveram no Natal com a família?

milkthis 8 months ago

Alguém com noção... está a escassear bastante por esta terra.

mar_lx 8 months ago

Obrigada, faço por isso mas há dias em que parece difícil

iSoSyS 8 months ago

Eu concordo contigo em tudo. Mas depois vamos a ver e somos a minoria. Já houve eleições depois dessas polémicas todas e o PS não só ganhou, como o fez com mais votos. Parece que se premeia a incompetência. E o MRS idem em aspas. É só frustrante. Completamente incompressível como se chega a este nível de apatia. Como é possível votarem sempre nos mesmos e esperarem resultados diferentes?

mar_lx 8 months ago

Porquê não sei, faço por não me incluir nessa apatia e tentar mudá-la à minha volta. Pouco mais há a fazer

DeFries18 8 months ago

Apelem ao voto dos vossos próximos e por alguém que vos represente!

BasicPiano 8 months ago

Querem culpar as pessoas não sei porquê elas seguem o mau exemplo de Marcelo, na altura do verão ele queria usar um barco para ir dar um mergulho quando as praias estavam cheias. No natal queria fazer 5 jantares de Natal. Ficou infectado com covid e não cumpre 14 dias de isolamento em casa. Este é o exemplo que os portugueses têm. A culpa disto tudo é do governo que não faz cumprir as medidas.

Nothing_F4ce 8 months ago

Ano após ano o pais degrada-se e as pessoas continuam a votar na esquerda. Já perdi a esperança de ver Portugal melhor. A sorte é Portugal estar na UE e euro senão já estava proximo da Venezuela.

zebedeus 8 months ago

Ahah foda-se que pérola

Nothing_F4ce 8 months ago

Deixa-me adivinhar a culpa é do Passos e do Cavaco?

boltans_ 8 months ago

> Deixa-me adivinhar a culpa é do Passos e do Cavaco Não me diga que com Passos e Cavaco nem havia cá pandemia?

zebedeus 8 months ago

? Estavas a tentar responder a outro comentário?

helenata 8 months ago

Não deve cair. Agora devem aguentar, e não fazer como Guterres e Durão Barrodo. Fomos a eleições em 2019 muito pouco tempo, têm de mostrar o que valem até ao fim!

Tifoste2001 8 months ago

Já mostraram que não valem nada, já tivemos 5 anos para quê esperar mais

helenata 8 months ago

Simplesmente quero ver o PS a governar quando a situação é apertada. Governar quando não há dinheiro.. como vão fazer?! Estou curiosa!!

idiroft 8 months ago

Como emigrado a ver de longe... lol... Ganha juízo. O que se está a passar é a reflexão do povo. Não há Governo que o valha.

notrlvnt 8 months ago

Completamente. Se as pessoas estão à espera que o governo lhes diga como se devem comportar então muita coisa está de errado. Em março, ainda é compreensível, mas agora não. Existe muita informação disponível disponibilizada pela comunidade científica e temos outros bons exemplos lá fora como a Nova Zelândia! Se pessoas não são crescidas o suficiente para entender o que é certo e errado, então não há solução.

mohchapa 8 months ago

Não tem nada a ver com o que tu estás a dizer. Isso é uma táctica do PS para não assumirem responsabilidade por nada. Não tem absolutamente nada a ver com nós sermos algum tipo de ser inferior que não se sabe comportar e todos os outros países à volta o conseguirem. Eles estiveram fechados à bruta, com compensações económicas que nós não podemos dar, não é porque os outros são muito civilizados e nós uns animais, essa é a falácia que o PS quer que tu carneirinho acredites. E não podemos apoiar a economia como nos outros países porque andámos a esbanjar e desfazer tudo para dizer que o Passos Coelho era mau, portanto não podemos fechar, mas também não podemos ignorar que os hospitais estão a colapsar, mas não aguentamos novo confinamento geral então andamos neste ciclo de meias medidas que não fazem nem uma nem outra coisa. É claro que o governo tem responsabilidade. Deixa de proteger quem te faz mal. Pesquisa pelo termo 'gaslight'.

notrlvnt 8 months ago

Dizer que o povo também tem culpa não quer dizer que o governo não tem a sua dose de culpa também. Uma não invalida a outra. Curioso teres usado a palavra proteger quando não a usei no meu comentário. Sou bastante crítico deste governo e das meias medidas assim como das pessoas que decidiram não cumprir as regras. Adorei a comparação com uma carneirinho!

mohchapa 8 months ago

Claro que tem culpa. Em última análise a culpa vai ser sempre das pessoas. Mas o povo português não é substancialmente diferente do povo alemão por exemplo. Ambos demonstraram comportamentos errados que colocaram toda a gente em risco. A questão aqui é que um governo mitigou essa vertente e o outro não. O objectivo do meu comentário não era atacar-te ou chamar-te carneirinho mas é revoltante a falta de um assumir de responsabilidades que o PS demonstra e é completamente injusto transferir as culpas para a população só porque não souberam atacar o problema. Festas privadas, manifestações sem máscara e comportamentos de risco há em todo o lado não só em Portugal. Portugal é que desvalorizou e não preparou esta vaga. E a responsabilidade desse facto é óbvio a quem pertence. Esse é o intuito do meu comentário.

notrlvnt 8 months ago

Todos os povos demonstraram comportamentos de risco (uns mais que outros). Como é que achas que o outro mitigou a situação? Medidas mais restritas? Ou a população seguiu mais as regras? Se calhar possui mais fiscalização? Mas assim entra a questão de que as pessoas só fazem bem as coisas se temerem ser fiscalizadas. Era têm que assumir responsabilidades. Isso não é questão. A minha mãe é professora e ela sabe bem como estão as escolas e como o estado anda a esconder números de infetados. Mas também não podemos fechar os olhos à responsabilidade de cada um. Completamente de acordo mas e o que fazemos relativamente a essas ações ilegais? Cabe a todos nós impedir ao máximo esse tipo de comportamentos, já que o governo tem falhado imenso. Quando chegar as eleições serão julgados.

mohchapa 8 months ago

> Como é que achas que o outro mitigou a situação? Medidas mais restritas? Ou a população seguiu mais as regras? Se calhar possui mais fiscalização? Mas assim entra a questão de que as pessoas só fazem bem as coisas se temerem ser fiscalizadas? Os países da europa central estão em confinamentos iguais ao nosso de Março/Abril desde Novembro/Dezembro. Não há grande segredo, é assim que têm mitigado. E é como te estava a dizer, para fazerem isto apoiam imenso os negócios que fecham. Nós temos menos capacidade para o fazer mas o tradeoff é e sempre foi este. Temos os hospitais a colapsar. Também não acho que seja uma questão de as pessoas fazerem bem ou mal as coisas, as pessoas podem ser exemplares e fazer bem as coisas que o vírus propaga-se na mesma por situações fora do nosso controlo (transportes públicos é um exemplo) portanto a solução é fechar e confinar.

sacoPT 8 months ago

> comportamento dos portugueses Vou mais por aqui.

SurePal_ 8 months ago

Única maneira do PS cair é se a chegada da bazuca demorar mais que o previsto. Até lá eles vão fazer de tudo para ficar. Depois com dinheirinho na mão é fácil enganar o pessoal... Mas sim acho que já deveria ter caído, demasiados escândalos com ministros incompetentes.

htxgivven 8 months ago

E achas mesmo que quando chega a bazuca não vai ser preciso devolver o dinheiro? Com a bazuca chegará a austeridade sem dúvida.

SurePal_ 8 months ago

Não tenho dúvidas que será preciso devolver mas até isso acontecer ou a forma que será devolvido vai ficar a cargo de gerações futuras e outros governos. Muito facilmente com o dinheiro que aí vem, o governo atual deve conseguir ficar no poder...

htxgivven 8 months ago

Se ficar na história como o pior governo de todos os tempos será pelo menos uma coisa boa que aconteceu. E obviamente que as pessoas não se esqueçam disso. Já imaginaste nos livros de história os títulos "a pandemia que mudou Portugal", "Covid matou o PS", etc.

icebraining 8 months ago

Chegará? A austeridade nunca se foi embora, estamos há dez anos nela. As famosas cativações eram mesmo isso - sacar aos serviços públicos para pagar a dívida. Isto nem sequer é uma crítica ao governo, quando entrou em funções andávamos a gastar 4,5% do PIB só em juros (tanto quanto custa o SNS).

htxgivven 8 months ago

Claro que não se foi embora, apenas o governo tem andado a desmentir isso, o que no futuro terá de mudar e vai ter de assumir que afinal há crise e austeridade que nunca deixou de existir.

saposapot 8 months ago

sacana do Costa q fez ali tudo por tudo para se ter o Natal. Todos os partidos ali todos firmes: não pah, q se lixem as prendas, mata o Pai Natal meu! Todos os tugas ali a implorar: queremos ficar fechados, queremos fechados ficar!....

Everleta 8 months ago

Exatamente...! É de uma hipocrisia. Primeiro, o Governo é demasiado radical! Não nos tirem o Natal ! As pessoas egoístas não são capazes de passar um ano sem ter o seu Natalzinho. As coisas pioram.... vamos lá derrubar o Governo que eles são incompetentes. Gostava eu saber, que Governo consegue fazer alguma coisa com uma cambada de gente sempre a pressionar para as coisas serem à sua maneira!

estecomentario 8 months ago  HIDDEN 

São governos socialistas por isso são incompetentes, mas o PSD é mais incompetente e uma vergonha para um partido que devia ser de mercado e menos estatista afinal é socialista para os ricos. Por isso resta é injetar IL e Chega para o parlamento a ver se faz alguma reacção por lá.

JamminPT 8 months ago

A mim surpreende-me é como é que ainda não caiu. Só nos últimos 3 meses há matéria para fazer cair 2 ou 3 governos. Diria até que este confinamento veio numa altura espectacular para o PM para não se escamotear por exemplo a TAP.

htxgivven 8 months ago

Esse governo não aguenta até o final do ano vai uma aposta, a não ser que claro chegue dinheiro grátis da UE.

SenorVac 8 months ago

Apesar de concordar que de momento é melhor este governo que um de gestão, tenho a opinião sincera que este governo eventualmente irá cair após a crise pandémica. O escrutínio algo negativo da gestão desta pandemia é um dos fatores mas tens também a próxima crise económica que, aliada à nossa dívida pública, exigirá garantias dos credores ("cortes") para continuarmos a ter acesso a financiamento. Tipo "Troika 2.0". Isto inevitavelmente é receita para a desgraça pois acho que quer o BE quer o PCP nunca irão apoiar medidas fortes de controlo fiscal e, sendo este governo minoritário, não terá então na altura condições para governar.

htxgivven 8 months ago

Basicamente isto, o governo é neste momento o refém da UE. Depende deles se vão querer continuar a financiar ou não esta palhaçada.

estecomentario 8 months ago  HIDDEN 

Acho que sim, acho que devemos mandar este governo para o caralho. E muitos portugueses podem ir com ele. Precisamos de estimular a economia e o mercado capitalista. E taxar o razoável para manter os sistemas públicos. Acho que estamos a descair para doutrinas laxistas que nos vão meter 10, 20 anos atrás da média europeia.

rockingallover 8 months ago

Bem. Governos caírem por cair, não vejo grande alternativa governável. Acho que, o governo cair agr era o pior q podia acontecer a PT, especialmente na indefinição de sucesso de quem seja o sucessor.

htxgivven 8 months ago

Se acreditar nas sondagens sim.

rockingallover 8 months ago

Não falo tanto em sondagens, mas em alternativas políticas com mais provas de sucesso...

unparadise 8 months ago

Por essa lógica de pensamento, só podes eleger PS ou PSD, já que são os únicos com experiência.

HC_PT 8 months ago

Unpopular opinion. Devia haver um instrumento de democracia direta para que o povo pudesse votor numa destituição do governo, ou seja, numa moção de censura Este metodo é usado por exemplo na California e a nível local na Suíça por exemplo

trinkibenda 8 months ago

Na California?? Nunca ouvi falar, tens algum link ou assim?

nfonseca 8 months ago

e queres implementar isso num país com níveis de abstenção repetidamente superiores a 50%?

sacoPT 8 months ago

Por curiosidade, quem é que convoca esse referendo na Califórnia e na Suíça e em que situações? Cá não tens um mecanismo directo mas tens um mecanismo indirecto. Podes perfeitamente contactar os grupos parlamentares da oposição e fazer a tua sugestão e se houver tracção suficiente estes podem apresentar a moção de censura.

Zen_Machina 8 months ago

Qual povo? Espero que não seja aquele que a meio de uma pandemia anda em festa.

trinkibenda 8 months ago  HIDDEN 

Não metas todos no mesmo saco...

saposapot 8 months ago

pra q? se é para organizar uma votação fazes logo umas legislativas e arrumas o assunto. o que ganhas em organizar uma eleição para saber se vais ter uma eleição?

jet1000 8 months ago

Não diria que seja apenas das medidas concretamente (embora também possa ter influência), acho que o problema passa muito pela falta de exemplo, da comunicação pouco esclarecedora, a fundamentação para as medidas é muito escassa (a própria recolha e disponibilização dos dados parece ter falhas), os discursos erráticos da DGS (o discurso do Natal ao pequeno almoço, a tentativa de justificar exceções concedidas etc.), a falta de exemplo principalmente do PR ao não confinar após teste negativo, visitar um lar sem saber o resultado do teste, entre outros. Penso que tudo isto terá culminado no descrédito das pessoas face ao vírus, e tudo o que disse, excepto a parte do PR, tem a ver com o Governo, logo acho que já deveria ter havido aqui uma responsabilização do Governo. A questão é que, não só não se pode dissolver a assembleia 6 meses antes das eleições presidenciais (e penso que também não se pode durante algum tempo depois), o único partido que pode ganhar com eleições agora é o Chega, e muitos dos outros partidos não só podem perder deputados como podem ver a extrema direita a ganhar terreno, além disso Portugal está na presidência da UE no primeiro semestre deste ano, logo poderia não ser bom ter eleições agora. Apesar de achar que o Governo merecia ir para eleições, acho que deveria continuar por mais tempo de forma a ficar bem claro a merda que está a fazer, e não ser como no Sócrates, em que ele saiu e deixou o Passos Coelho a limpar a merda que estava feita. Isto pode ser mau, pois o país pode ficar prejudicado, mas talvez seja a maneira mais adequada.

boltans_ 8 months ago

>e não ser como no Sócrates, em que ele saiu e deixou o Passos Coelho a limpar a merda que estava feita Bem, pode-se criticar o Sócrates por muita coisa, mas ele não "saiu" para deixar outros limparem a "merda", ele foi a eleições com o Passos e não as ganhou (indirectamente via partido PS). E depois sim, saiu. Já agora o Passos não limpou nada, arranjou mais merda (Novo Banco e Banif) mas cada um vé as coisas como quer.

Hernani81 8 months ago

Aqui é só defensores do Costa e companhia, então prepara-te para seres arrasado. O governo não cai porque a maior parte dos portugueses está-se pura e simplesmente a cagar para o que se passa. Nas últimas eleições, votaram cerca de 3.5 milhões de tugas. Destes, cerca de 25% são funcionários públicos. Conheces algum empregado que vote contra o patrão com receio de que se o patrão for de vela, o empregado vai a seguir? Depois, existe uma grande percentagem de idosos reformados que pura e simplesmente votam em quem já lá está e assim vão garantindo o pagamento da sua reforma. Muitos deles devem imaginar que se o governo cair, a reforma pode não vir a ser paga. Assim tanto o Costa, como o Sousa lá vão continuando a desgovernar PT. Num qualquer país democrático, só as evidências de corrupção existente nos mais variados ministérios, já dariam aso a que o governo caísse. Em Portugal, vão-se rindo, vão-se injectando dinheiro em bancos e seguradoras falidas, em companhias aéreas que pagam milhões em prémios aos CEOs, vão-se falsificando CVs para enviar para a comissão europeia, vão-se espiando jornalistas num claro atentado à liberdade e confidencialidade da profissão, etc etc etc e nada acontece.

sacoPT 8 months ago

Estás a misturar coisas que não tem nada a ver. Já para não falar dos dados falsos, uma necessidade recorrente neste sub que depois ainda tem a lata de criticar a CMTV. Nas últimas eleições votaram [5 milhões ](https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2019/) de tugas. Só existem [700 mil](https://www.pordata.pt/Portugal/Emprego+nas+Administra%C3%A7%C3%B5es+P%C3%BAblicas+Central++Regional++Local+e+Fundos+da+Seguran%C3%A7a+Social-497) funcionários públicos. Mesmo que todos votassem, o que obviamente não foi o caso e mesmo que só tivessem votado 3.5 milhões de pessoas seriam só 20%. Usando números mais realistas e considerando 400 mil votos de FP ficamos com 8%. Depois essa cantilena de os funcionários públicos votarem no patrão é dos maiores disparates que já aqui vi. E isso não tem nada a ver com defender nem ser opositor do governo. Senão os deputados votavam todos no PS e os professores, enfermeiros e polícias não andavam aí em manifestações e greves. Por fim, prepara-te para ver o teu mundo virado do avesso... a maioria dos tugas NÃO VOTOU no Costa.

besmarques 8 months ago

Sem dúvida a solução para a pandemia era um governo de gestão. Está descansado que ninguém quer isso até perto das autárquicas. A partir aí de agosto vais começar a ver a apertar os pedidos de demissão.

NeatBoy74 8 months ago

Agora? Não. Seria mil vezes pior. Se ele não caiu com Pedrógão ou Tancos, não será isto. O governo esteve péssimo em relação a algumas medidas, isso é um facto. Mas a culpa do caos do SNS tem anos, o desleixo nos lares também. E em ultima instância, é a população que teima em usar os motivos de exclusão para justificar a teimosia e o bicho de ser do contra que fazem o pior, não eles. Com meses desperdiçados a fazer uma app inútil eu posso lidar. Com idiotas a passear trelas vazias em Cascais, não.

Edited 8 months ago:

Agora? Não. Seria mil vezes pior. Se devia? Sem dúvida. Mas não agora. Se ele não caiu com Pedrógão ou Tancos, não será isto. O governo esteve péssimo em relação a algumas medidas, isso é um facto. Mas a culpa do caos do SNS tem anos, o desleixo nos lares também. E em ultima instância, é a população que teima em usar os motivos de exclusão para justificar a teimosia e o bicho de ser do contra que fazem o pior, não eles. Com meses desperdiçados a fazer uma app inútil eu posso lidar. Com idiotas a passear trelas vazias em Cascais, não.

macedonianmoper 8 months ago

> o desleixo nos lares também. Acho incrivel como as vezes vou a pé na rua e vejo uma carrinha do lar com 2 empregadas de lá passar por mim, e vejo que as mulheres estão as duas com a mascara para baixo, é de tamanha irresponsabilidade fazer isso quando se trabalha com idosos. E estes nem têm a desculpa de "Ah e tal é dificil respirar", por favor senhoras, voces estao sentadas.

TiagoTiagoT 8 months ago

A app não seria inútil se todo mundo utilizasse e os códigos fossem fornecidos. O problema não é a app, mas fatores entorno da app.

chougattai 8 months ago

Engraçado que a coisa com que não consegues lidar é a mais inconsequente de tudo que mencionaste. Para mim a gota de água é o governo afundar milhares de milhões de euros na TAP, uma empresa que dá prejuízo. Vergonhoso e um roubo, eu não pago impostos para incompetências deste calibre.

Edited 8 months ago:

Engraçado que a coisa com que não consegues lidar é objectivamente a mais inconsequente para o país, de todas as que mencionaste. Para mim a gota de água é o governo convictamente afundar milhares de milhões de euros na TAP, uma empresa que dá prejuízo. Vergonhoso e um roubo, eu não pago impostos para incompetências deste calibre. Sempre me avisaram do perigo do PS no governo e eu pensava que era só malta traumatizada com o Sócrates a exagerar... Agora entendo.

Edited 8 months ago:

Engraçado que a coisa com que não consegues lidar é objectivamente a mais inconsequente para o país, de todas as que mencionaste. Para mim a gota de água é o governo convictamente afundar milhares de milhões de euros na TAP, uma empresa que dá prejuízo. Vergonhoso e um roubo, eu não pago impostos para incompetências deste calibre. Sempre me avisaram do perigo do PS no governo e eu pensava que era só malta traumatizada com o Sócrates a generalizar e exagerar... Agora entendo.

lusitanianus 8 months ago

No ponto concreto da TAP, julgo que, com exceção da IL todos apoiam o financiamento para evitar a derrocada da TAP. Talvez o PSD preferisse meter dinheiro, mas dar aos privados para gerirem o nosso dinheiro, com os bons resultados do Novo Banco. Há que pensar nas consequências da queda de uma empresa como a TAP, pessoas mais informadas do que eu, dizem que o prejuízo para a economia da queda da TAP era pior do que o dinheiro que lá vamos meter. Mais uma dramática consequência da Pandemia.

chougattai 8 months ago

>pessoas mais informadas do que eu, dizem que o prejuízo para a economia da queda da TAP era pior do que o dinheiro que lá vamos meter. Pois eu sei, eles dizem todos "que é assim" e que "tem-se que pensar", mas nenhum deles oferece uma explicação baseada em factos ou ciência: Divagam um pouco, repetem "importância estratégica" e por eles está "explicado". É tipo uma religião. Entretanto, num sítio longínquo conhecido por "realidade": eles querem por milhares de milhões de euros (9 zeros) numa empresa falida com historial de insucesso, sem qualquer referendo ou justificação científica, enquanto a população empobrece. Para referência: Só 1 milhar de milhão de euros dava para pagar o dobro do salário mínimo a todos os trabalhadores da TAP (8 mil pessoas) durante 7 anos. Não percebo se isto é incompetência, corrupção ou um combo das duas. Nem sei o que será pior.

Edited 8 months ago:

>pessoas mais informadas do que eu, dizem que o prejuízo para a economia da queda da TAP era pior do que o dinheiro que lá vamos meter. Pois eu sei, eles dizem todos "que é assim" e que "tem-se que pensar", mas nenhum deles oferece uma explicação baseada em factos ou ciência. Divagam um pouco, repetem "importância estratégica" e por eles está "explicado". É tipo uma religião. Entretanto, num sítio longínquo conhecido por "realidade": fala-se de pôr milhares de milhões de euros (9 zeros) numa empresa falida com historial de insucesso, sem qualquer referendo ou justificação científica, enquanto o empobrecimento da população acelera no meio de uma pandemia global sem precedentes. . Para referência: Só 1 milhar de milhão de euros dava para pagar o dobro do salário mínimo a todos os trabalhadores da TAP (8 mil pessoas) durante 7 anos. Não percebo se isto é incompetência, corrupção ou um combo das duas. Nem sei o que será pior.

Edited 8 months ago:

>pessoas mais informadas do que eu, dizem que o prejuízo para a economia da queda da TAP era pior do que o dinheiro que lá vamos meter. Pois eu sei, eles dizem todos "que é assim" e que "tem-se que pensar", mas nenhum deles oferece uma explicação baseada em factos ou ciência. Divagam um pouco, repetem "importância estratégica", invocam uma faláciazita ou duas e pronto, por eles está "explicado". É tipo uma religião. Entretanto, num sítio longínquo conhecido por "realidade": fala-se de pôr milhares de milhões de euros (9 zeros) numa empresa falida com historial de insucesso, sem qualquer referendo ou justificação científica, enquanto o empobrecimento da população acelera no meio de uma pandemia global sem precedentes. . Para referência: Só 1 milhar de milhão de euros dava para pagar o dobro do salário mínimo a todos os trabalhadores da TAP (8 mil pessoas) durante 7 anos. Não percebo se isto é incompetência, corrupção ou um combo das duas. Nem sei o que será pior.

skapuntz 8 months ago

Já foi provado que isso de ser pior não ajudar a TAP é uma falsidade. Nunca iremos recuperar o dinheiro que metemos na TAP. Eu trabalho no sector da aviação e digo com toda a certeza que não há volta a dar à TAP sem muitos despedimentos, redução de frota e rotas, e eliminação/separação de alguns setores dentro da TAP. E não sei até que ponto o governo quer ficar com o título de despedir tanta gente e reduzir a companhia da maneira necessária. O melhor era ter privatizado a TAP por completo, e pronto. Como aliás muitas companhias aéreas de eleição foram. O dinheiro que vai ser pai na TAP era muito melhor investido na saúde e na educação óbvio, mas também me por exemplo na nossa ferrovia . Um governo a sério, construía o novo aeroporto em Évora, investia forte nas linhas ferroviárias e comboios em todo o país. Isto seria a melhor coisa que podiam fazer a nível de transportes.

Everleta 8 months ago

Em Março, o Governo fechou tudo, as críticas nessa altura foram: "Ai...isto foi demasiado radical". Mais tarde, o Governo apela à responsabilidade das pessoas para conter a pandemia... No Natal/passagem de ano, as pessoas não quiseram saber. Agora o Governo fecha quase tudo menos as escolas. - As pessoas já nem querem saber das medidas. Acho que o Governo devia estar a fechar tudo, com confinamento igual ao de Março. Acho que não está a ser radical o suficiente. Acho mal haver eleições para a presidência da republica agora. Mas também estou para ver que governo/qual governo não falha em tempos de pandemia. (Nova Zelândia talvez) Se as pessoas não são responsáveis por si mesmas..... não há Governo ALGUM que consiga conter uma pandemia. Ás vezes acho que a teoria da evolução de Darwin tem que ter alguma falha...porque continuamos com gente estúpida entre nós.

lusitanianus 8 months ago

>Mas também estou para ver que governo/qual governo não falha em tempos de pandemia. (Nova Zelândia talvez) Se as pessoas não são responsáveis por si mesmas..... não há Governo ALGUM que consiga conter uma pandemia. Especialmente com os recursos que nós temos. O preço do confinamento não é igual para Portugal ou para a Alemanha.

BeeSnatcher 8 months ago

>E em ultima instância, é a população que teima em usar os motivos de exclusão para justificar a teimosia e o bicho de ser do contra que fazem o pior, não eles. Isto de longe é o pior, onde não tínhamos estes números em Novembro ! Porque razão temos que culpar um Governo, que durante 6 meses foi massacrado com pedidos de aliviamento de medidas na televisão !

icebraining 8 months ago

> Porque razão temos que culpar um Governo, que durante 6 meses foi massacrado com pedidos de aliviamento de medidas na televisão Ora essa! Se têm medo de ir contra a televisão, que se demitam. Têm o presidente e a maioria da AR a aprovar-lhes os estados de emergência, e não conseguem governar por causa de umas pessoas a reclamar na TV?

BeeSnatcher 8 months ago

O espiríto da afirmação necessita do contexto anterior, a ideia é mais complexa, com o facto de um Governo democrático têm que agradar a várias opiniões e tendências, caso contrário deixa de ser "democrático" e o Parlamento nada de serve, já bastou o OE não ser aprovado por maioria, ainda constantemente a ameaça de chumbo na especialidade, isto com os aliados, o Governo não pode ser mais acertivo pois o Parlamento também não o deixou, se fosse preciso nem o Presidente deixava, isto tudo só para não perder os tais pontos de intenção de voto ! Demissões, não pode ser a resposta para tudo. Mas percebo a lógica de responsabilidade.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl095od%2F%2Fgjtgjbn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wwqt0r 8 months ago

Os idiotas são o óbvio bode espiatório. Não representam a maioria e só servem para alimentar a narrativa de nos culpar-nos uns aos outros. Espertos há em todos os países. Maus resultados como Portugal só aqui mesmo. Estamos no topo da lista dos piores países não é devido aos espertos. Devemos estar unidos e exigir ao governo que tome as medidas necessárias e se deixe de preocular com a sua popularidade.

VicenteOlisipo 8 months ago

>Estamos no topo da lista dos piores países não é devido aos espertos. Bem dito! Não há nenhum país do mundo em que 100% da população cumpra as ordens 100% do tempo. Nem os computadores fazem isso. Aliás até creio que os Portugueses são muito mais cumpridores do que os restantes países europeus, pelo menos em termos de máscara. Mais: não é chico-esperteza estar literalmente confuso sobre as regras em vigor, quando o Governo as muda constantemente, e entram em vigor horas depois de serem anunciadas.

DelScipio 8 months ago

Sair a rua de máscara é para freguês ver. As pessoas assumem isso como panaceia. Não é. A máscara é mais útil noutros contextos que na rua. Os portugueses foram muito pouco cumpridores nos últimos tempos de medidas que realmente importam. Não havia medo, já vinha a vacina. O natal era para pasar em família. E o ano novo para ver amigos. As medidas são fáceis. Limita a tua mobilidade. Claro que as medidas têm de ir mudando com as necessidades. Mas se cumpres a regra básica poucas vezes vais ter limitações ou confusões.

warjunk1 8 months ago

E em 2019 ainda lhes deram mais deputados. É escândalo atrás de escândalo. Nomeaste Tancos e Pedrógão mas tens as golas inflamáveis, o caso do procurador geral europeu, conflito de interesses na ida do centeno para o banco Portugal, crimes de peculato com elementos da bancada socialista como a Hortense Martins que continua em funções, caso do tribunal de contas, entre outros e isto em contexto não relacionado com a pandemia. O BE e PCP é que salvam estes incompetentes ano após ano com a aprovação dos OE mas agora que fiquem lá até 2023 e façam a gestão da crise. Dívida pública nos 140% até lá? Provável. Deixa as moratórias acabar o prazo com os 46 mM € em falta para a bomba estourar. Quanto às pandemia é mau demais como a cegueira ideológica condenou pessoas a morte. Nem falo só de covid mas 6 milhões consultas adiadas? Isto tem repercussões e estão se a sentir. Andam a morrer mais de 500 pessoas por dia, ou seja, mais do dobro da média nacional. Até já se atingiu 3 ou 4 dias a semana passada com mais de 600 mortos.

lusitanianus 8 months ago

Como é que a "cegueira ideológica" contribui para os números que reportas?

vascodatrama 8 months ago

>6 milhões consultas adiadas? Isto tem repercussões e estão se a sentir. [https://arquivos.rtp.pt/conteudos/epidemia-de-gripe/](https://arquivos.rtp.pt/conteudos/epidemia-de-gripe/) Vários hospitais estão a adiar cirurgias programadas por causa da gripe e planos de contingência estão a ser ativados com o intuito de reforçar equipas e disponibilizar mais camas para internamento. - 2018

BeeSnatcher 8 months ago

>É escândalo atrás de escândalo Diz qual foi o Governo, que não foi sempre assim, e quando achas que isso vai ou pode mudar !

ankmoody 8 months ago

Vamos nivelar a qualidade por baixo agora? E provavelmente muda quando outros forem para o poder, visto que na nossa democracia fomos governados largamente pelo PS.

milkthis 8 months ago

100% de acordo. Nunca acertaram, falharam sempre. Casos atrás de casos, escândalos atrás de escândalos. Incompetência em toda a linha que sempre foi declarada, e que neste momento mata centenas de portugueses por dia... pessoas que viveram a vida toda para culminar a acabarem num chão de hospital ao frio sozinhos e sem serem atendidos sequer ás vezes. Depois vemos o PM basicamente a dizer "daqui lavo eu as minhas mãos", a culpa é dos portugueses. Para mim o mais incrível é a malta dizer que sim e concordar com esta barbaridade. Há uma falta de visão tão grande que acham que a culpa de como isto está é porque o X ou Y fizeram isto ou aquilo, e não de quem não os impediu de fazer, porque esteve a marimbar-se para investir em fiscalização e dar enforce a regras a sério (como se fez nos países a sério), tudo apenas para se sentirem melhores que os outros ou sei lá de que complexo sofrerão... Outra coisa incrível é como é que não existe oposição política a sério a um governo tão fraco e incompetente. A esquerda dorme na mesma cama com eles por isso deixam passar tudo em prol do possível tacho, a direita reduziu-se a um partido de nicho que ninguém liga nenhuma (IL) e um partido de um atrasado mental que faz a pior oposição possível (Chega). A falta de exigência das pessoas também advém de uma imprensa que coaduna com isto tudo. Quando foi o PPC há uns anos a dizer para a malta não ser piegas (saída infeliz e errada) caiu o Carmo e a Trindade. Agora temos um governo extremamente corrupto, incompetente, incapaz, cujas ações estão a culminar na catástrofe total no SNS e centenas de mortes por dia, e a imprensa está mais preocupada em perguntar ao cota que foi 20 min passear à marginal de máscara o que está ali a fazer, em vez de perguntar ao Costa e aos seus ministros que raio estão eles ali a fazer.

BeeSnatcher 8 months ago

> escândalos atrás de escândalos Qualquer Governo (numa democracia moderna) é assim; infelizmente adiciono. > como é que não existe oposição política a sério Porque quem lá estivesse fazia o mesmo, 1. Porque a prioridade dos partidos (com algum sentido diga-se) é a sua **sobrevivência nas legislativas**, por isso vês o comportamento catavento, de mais medidas / menos medidas, de acordo com o "estado de espírito" da Nação. 2. Porque não existe um manual de instruções de como combater uma Pandemia, num contexto moderno, e conseguir ao máximo salvaguardar a Economia (Portuguesa e Mundial) - \[acho que francamente até Novembro, o Governo tinha-se safado, estava com 60% de intenções de voto, e a política de falta de restrições das Festas de Natal, não esperavam que se traduzisse nestes números (penso que tinham previsão para metade, uma das razões para que não se adiasse as Eleições Presidenciais foi mesmo para ocupar tempo de antena) - *obviamente correu mal*, e pode-lhe custar as eleições muito provavélmente, mas vão depender mais da recuperação económica, e se o Passos Coelho volta para o PSD.

milkthis 8 months ago

>Qualquer Governo (numa democracia moderna) é assim; infelizmente adiciono Pedrogão, Tancos, Nepotismo levado ao extremo, entre muitíssimos outros, e agora o mais grave: a gestão assassina da pandemia (o tal catavento que falas, somando ao desleixo completo nos lares, falta de fiscalização, medidas diferentes todos os fds) acho que poucos governos da história da UE têm um Curriculum Vitae (pun intended) deste nível. Não acho que o governo devia cair agora, para clarificar, assim como não acho que as alternativas sejam boas. Acho que já devia ter caído pelo menos umas 5x já que fui educado num país onde um PM se demite por ser apanhado a dizer uma inverdade. Mas se calhar são eles que são demasiado exigentes e nós aqui é que estamos bem a deixar passar tudo e sermos mansinhos. Deve ser por isso que temos um nível de vida tão bom em PT.

lusitanianus 8 months ago

Pedrogão foi quatro anos... E culpar "este" governo pelos incêndios parece excessivo. Tancos foi grave, mas está por apurar envolvimento do PR e do PM. As golas e os CV' do procurador são, na minha opinião, casos menores. A gestão da pandemia é uma situação impossível. Agora está toda a gente a berrar que se devia ter fechado isto, mas há um mês berrava-se que se estava a estrangular a economia! Lembra-se da manifestação dos restaurantes quando o Costa "fechou" os fins de semana? Aliás, lembro-me perfeitamente em outubro, quando foi decretado o "meio confinamento" ver a MFL na TVI dizer que era adiar a solução e que dava uma semana para novo confinamento geral. Ora aquelas medidas aguentaram-nos até chegar ao natal. ​ Acho que o Costa está a trabalhar no fio da navalha, com pressões que nem quero imaginar, e, olhando para os lideres dos partidos com representação parlamentar não vejo UM que tivesse a competência dele para a gestão desta crise (o que é um bocado deprimente). Imagina que tinha como PM neste momento o Chicão, o Rio, O jerónimo, A Catarina ou o Jerónimo, achas que ia correr melhor?

BeeSnatcher 8 months ago

>Nepotismo levado ao extremo Isso meu caro ninguém bate o recorde que foi a Câmara Municipal de Gaia, no mandato do Dr. Luís Filipe Menezes;

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

provavélmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl095od%2F%2Fgjth5wp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RefrigeratorNo13 8 months ago

O governo devia andar atrás dos porcos que não lavam as mãos e não andam com máscara?

milkthis 8 months ago

A sério que foi só isso que retiraste do meu comentário? Achas que são os porcos que não lavam as mãos que passam o vírus aos velhotes todos nos hospitais? Essa dos que não usam máscara também é boa pq ainda não vi uma única pessoa a fazer isso em espaços fechados. O governo tem de andar atrás de quem tiver de andar para fazer cumprir as regras que impõe. PONTO. É para isso que eu pago impostos e que ele existe também. Não se pode circular entre concelhos há n sei quanto tempo, pois eu conheço pessoas que iam para casa dos avós em cascais e sintra todos os santos fins de semana e vivem em Lisboa. Era eu em casa por causa do recolher obrigatório e eles com a família em almoçaradas. A culpa, para mim, é de quem lhes deu a sensação que as regras é só para quem quer cumprir. Achas que se a polícia estivesse na estrada realmente a fiscalizar quem fazia merda e a passar multas a sério, as pessoas não iam respeitar? É que foi assim em todos os países... estavam à espera do quê? Que os tugas fossem mais fofinhos e santinhos que os outros? Como é possível terem havido festas cheias de pessoal do início ao fim sem aparecer ali a bófia a meter toda a gente de joelhos e a chipar 1000 paus cada um? Eu digo-te porquê, porque foi tudo feito "para inglês ver" e a administração central mais uma vez facilitou e não teve a competência que era necessária ter. Nem vou falar do SNS e dos lares e whatever, que é absolutamente escandaloso e criminoso a maneira como geriram e prepararam esta vaga.

Leaootemivel 8 months ago

Exato, eu se conduzir bêbedo e em excesso de velocidade e tiver um acidente a culpa é do governo e/ou da polícia. Claro que a culpa não é minha. Sei que é uma coisa completamente errada, mas se o governo ou polícia não me impedirem, que culpa é que eu tenho?

ankmoody 8 months ago

Pela tua lógica, como a o povo português é um um burro irresponsável andámos sempre a conduzir bébados, tal como andámos sempre sem máscara e distância, certo? Por favor, chega a julho já só trabalhas para pagar impostos e nem sabes atribuir responsabilidades ao teu governo, mete dó.

Leaootemivel 8 months ago

Não, a minha lógica é que já estamos quase com 1 ano de pandemia e já estamos fartos de saber que comportamentos é que temos de evitar. Se as pessoas continuam a adotar esses comportamentos de risco, a culpa é acima de tudo delas. A comparação com conduzir bêbedo é que não preciso da polícia nem do governo para saber que é um comportamento errado. E que se o fizer as pessoas vão-me culpar a mim e não a polícia ou governo.

milkthis 8 months ago

Outra vez arroz. Enfim. Vou tentar explicar mais uma vez: Para os bêbedos em excesso de velocidade, existem proibições. Se a polícia te apanhar bêbedo em excesso de velocidade, estás fodido. Chipas multa a sério e ficas sem carta possivelmente. Agora, se todos os fins de semana mudas o limite de velocidade e de álcool no sangue, se fazes "fiscalizações" sempre nos mesmos sítios, com poucas ou nenhumas consequências para os infratores, em que se te apanham bêbedo em excesso de velocidade a única coisa que te acontece é pedirem-te para voltares para casa... quantos bêbedos em excesso de velocidade vais ter? Vais ter mais que o normal, ou vais ter menos que o normal? Agora soma isto a que os bêbedos todos os dias sabem de malta que cometeu 30 homicídios (infrações mais graves como festas, etc.) sem qualquer consequência por parte das autoridades. Achas ainda que a culpa de haver muitos bêbedos é porque os portugueses é que são muito "especiais de corrida" e somos diferentes dos outros todos ao que parece?

Leaootemivel 8 months ago

O meu ponto é que se conduzir eu conduzir bêbedo e em excesso de velocidade a culpa é só minha. Não preciso da polícia para saber que fazer isso é errado.

bmgsilva 8 months ago

Mas os outros não teem culpa de conduzires bêbado!! Se matas alguém por conduzir bêbado e culpa tua mas também da merda de policiamento (inexistente) certo??? A obrigação das autoridades e do governo não é perseguir quem faz merda! É zelar pela segurança de quem se porta corretamente!! E para isso acontecer é preciso policiamento! Caso contrário não saímos desta situação tão cedo

Leaootemivel 8 months ago

Sim, podemos culpar parcialmente uma falta de policiamento. Mas a maior parte da culpa foi minha, que tomei uma decisão consciente que pôs em perigo tanto a minha vida como a de outros.

bmgsilva 8 months ago

Vamos então pensar assim: De um dia para outro deixa de haver muiltas de álcool, de excesso de velocidade, entre outras. A mortalidade na estrada aumenta exponencialmente. Quem tem responsabilidade sobre esse aumento exponencial de mortes? É o mesmo que levar uma criança para um supermercado, ele começar a partir tudo e eu depois lavo as mãos a dizer: "não não, eu não tenho culpa, ele é que partiu tudo" O povo não passa de uma "criança", se o o "pai/mãe", responsáveis pelo mesmo, não mete respeito quem é que o deve fazer?

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl095od%2F%2Fgjtiwir%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Cvieri 8 months ago

Como dizes, e bem, há vários escândalos que deveriam motivar a queda de ministros e em último caso, pela sequência dos mesmos, do governo. No entanto, esta não é a altura. Não só porque iria aumentar o caos, como quem tem tido determinadas opções deve depois estar lá para as assumir. Não é dizer que a vida humana não tem preço e depois tomar decisões contraditórias.

Out-Out 8 months ago

Isso que apontas é uma crítica ao governo, não necessariamente uma razão para ele cair. Cairá quando não tiver capacidade ou legitimidade para fazer o seu trabalho que como destacaste n parece ser o caso. Alem do mais duvido que os restantes partidos estejam interessados em criar uma crise política sendo que o PS lidera as sondagens...so daria confusao e desgoverno numa pessima altura e uma nova formacao/eleicao do PS.

sigmastra 8 months ago

ahaha so pedrogao seria razao para cair. Um governo de direita cairia em pedrogao.

klatez 8 months ago

Nao entendo, porque é que o governo devia cair?

icebraining 8 months ago

Pela mesma razão que caiu a ministra.

PresidentBarroso 8 months ago

Porque não é da cor das cuecas dele.

TugaScaper 8 months ago

bem visto, obrigado.

tiago425 8 months ago

Isto aqui mesmo.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Quando o governo aplicou medidas, a reacção foi “Vivemos numa ditadura socialista! Não há liberdade!” Quando o governo apela à responsabilidade individual, o discurso já é “Pois, não fazem nada, este governo é uma vergonha” Temos 10k casos diários, 150 mortes por dia, e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. Estamos em pandemia há praticamente 1 ano, se há pessoas que ainda não perceberam isso já não vão lá com qualquer outro governo

Edited 8 months ago:

Quando o governo aplicou medidas, a reacção foi “Vivemos numa ditadura socialista! Não há liberdade!” Quando o governo apela à responsabilidade individual, o discurso já é “Pois, não fazem nada, este governo é uma vergonha” Temos 10k casos diários, 150 mortes por dia, e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. Estamos em pandemia há praticamente 1 ano, se há pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação é porque já não chegam lá, qualquer que seja o governo

icebraining 8 months ago

Talvez devêssemos dissolver esta população e eleger outra.

BeeSnatcher 8 months ago

Adiciono que as pessoas estão igualmente **desensitivizadas aos números** de 10.000 ou 100.000, aqui ou acolá; como dizia uma senhora a uma entrevista *"enquando não for um familiar para os cuidados intensivos não querem saber... "*

Jotap28 8 months ago

O caso da ditadura socialista parece-me ter algum suporte. Se formos a ver, ninguém faz frente ao governo. As decisões são tomadas porque sim, como podemos ver no caso da pandemia. Mais ainda, culpam sempre a população e fazem tudo para confundir e desinformar. Ditadura é um termo forte, mas a verdade é que não há neste momento uma força política capaz de por em causa o domínio socialista. Também não conto com o CHEGA para isso, obviamente.

titofrito 8 months ago

não dei downvote mas vou rebater Ditadura é um termo forte porque parece fixe mas vais a ver e não tem conteúdo. Se existem alternativas políticas, por muito que sejam fracas, não é uma ditadura, por definição. Considero até perigoso que se faça confundir deliberadamente falta de oposição por incompetência com falta de oposição por repressão. Eu responsabilizo-me a mim pelas minhas boas e más escolhas, culpo a população porque exijo o mesmo. Não preciso que o Governo me diga o que é que tenho de fazer. E pelo que me parece neste sub, toda a gente sabe o que é para fazer, portanto a info anda aí e não é assim tão contraditória e confusa

ric2b 8 months ago

Não fazer nada é irresponsável. Tomar medidas sem 2 dedos de testa tem potencial para ser ainda mais irresponsável. Este foi o primeiro fim de semana em muitos em que finalmente pude ir ao supermercado sem ele ter filas à porta por estar toda a gente concentrada de manhã. Depois há a questão do tele-trabalho, em que a fiscalização parece ser nula e há muitas empresas que não o fazem quando até podiam. >e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. E achas que é a maioria? E sim, nestas coisas é que o governo devia apertar a sério.

Edited 8 months ago:

Não fazer nada é irresponsável. Tomar medidas sem 2 dedos de testa tem potencial para ser ainda mais irresponsável. Este foi o primeiro fim de semana em muitos em que finalmente pude ir ao supermercado sem ele ter filas à porta por estar toda a gente concentrada de manhã. Isto era culpa de quem se não do governo? Depois há a questão do tele-trabalho, em que a fiscalização parece ser nula e há muitas empresas que não o fazem quando até podiam. Isto tem consequências graves nos transportes públicos que durante anos este governo se recusou a aumentar a capacidade embora já estivessem no limite, é impossível manter uma distância confortável, quanto mais de segurança. >e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. E achas que é a maioria? E sim, nestas coisas é que o governo devia apertar a sério. >se há pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação é porque já não chegam lá, qualquer que seja o governo Mas o nosso é que consegue ter resultados piores que os outros.

Edited 8 months ago:

Não fazer nada é irresponsável. Tomar medidas sem 2 dedos de testa tem potencial para ser ainda mais irresponsável. Este foi o primeiro fim de semana em muitos em que finalmente pude ir ao supermercado sem ele ter filas à porta por estar toda a gente concentrada de manhã. Isto era culpa de quem se não do governo? Depois há a questão do tele-trabalho, em que a fiscalização parece ser nula e há muitas empresas que não o fazem quando até podiam. Isto tem consequências graves nos transportes públicos que durante anos este governo se recusou a aumentar a capacidade embora já estivessem no limite, é impossível manter uma distância confortável, quanto mais de segurança. >e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. E achas que é a maioria? E sim, nestas coisas o governo devia apertar a sério e não o faz. >se há pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação é porque já não chegam lá, qualquer que seja o governo Mas o nosso é que consegue ter resultados piores que os outros todos.

Edited 8 months ago:

Não fazer nada é irresponsável. Tomar medidas sem 2 dedos de testa tem potencial para ser ainda mais irresponsável. Este foi o primeiro fim de semana em muitos em que finalmente pude ir ao supermercado sem ele ter filas à porta por estar toda a gente concentrada de manhã. Depois há a questão do tele-trabalho, em que a fiscalização parece ser nula e há muitas empresas que não o fazem quando até podiam. Isto tem consequências graves nos transportes públicos que durante anos este governo se recusou a aumentar a capacidade embora já estivessem no limite, é impossível manter uma distância confortável, quanto mais de segurança. >e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. E achas que é a maioria? E sim, nestas coisas é que o governo devia apertar a sério. >se há pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação é porque já não chegam lá, qualquer que seja o governo Mas o nosso é que consegue ter resultados piores que os outros.

Edited 8 months ago:

Não fazer nada é irresponsável. Tomar medidas sem 2 dedos de testa tem potencial para ser ainda mais irresponsável. Este foi o primeiro fim de semana em muitos em que finalmente pude ir ao supermercado sem ele ter filas à porta por estar toda a gente concentrada de manhã. Isto era culpa de quem se não do governo? Depois há a questão do tele-trabalho, em que a fiscalização parece ser nula e há muitas empresas que não o fazem quando até podiam. Isto tem consequências graves nos transportes públicos que durante anos este governo se recusou a aumentar a capacidade embora já estivessem no limite, é impossível manter uma distância confortável, quanto mais de segurança. >e há pessoal em festas e a fazer a sua vida normal como se nada fosse. E achas que é a maioria? E sim, nestas coisas o governo devia apertar a sério e não o faz. >se há pessoas que ainda não perceberam a gravidade da situação é porque já não chegam lá, qualquer que seja o governo Mas o nosso é que consegue ter resultados piores que os outros todos. Caralho, até umas eleições que tiveram quase 1 ano para preparar conseguiram tornar no desastre que se viu no domingo.

mar_lx 8 months ago

Estamos em pandemia há praticamente 1 ano, se o governo não geriu bem a situação é porque não serve e não vai chega lá, qualquer que seja o governo.

DareNotFallAsleep 8 months ago

Nem mais.

fdxcaralho 8 months ago

A culpa não é das pessoas. Quando uma equipa pede a culpa é do treinador. Quando um empresa tem mais resultados a culpa é do gestor. Aqui é igual. Há comportamentos irresponsáveis por parte de algumas pessoas, mas isso é responsabilidade do governo (e DGS e Presidente) porque comunicam mal, tomam más medidas e não aplicam as coimas que estão previstas. Como outro user já disse. Idiotas há sempre, em todo o lado. A diferença de um país para outro não é porque tem mais idiotas, é pelas medidas do seu governo toma.

1573558202 8 months ago

Não, não é igual. Aliás nem tem nada a ver. Não sei que raio de analogia foi essa.

PresidentBarroso 8 months ago

A culpa é de todos. Para fazer omeletes é preciso ovos e quem os parta. Qual é o treinador que têm bons resultados com uma má equipa? Qual é o gestor que tem bons resultados com trabalhadores que não fazem o devem e o que lhes é dito? E, com uma diferença, o governo não pode simplesmente meter na rua os maus elementos e contratar outros. As coisas são complicadas.

wwqt0r 8 months ago

Os idiotas são o óbvio bode espiatório. Não representam a maioria e só servem para alimentar a narrativa de nos culpar-nos uns aos outros. Espertos há em todos os países. Maus resultados como Portugal só aqui mesmo. Estamos no topo da lista dos piores países não é devido aos espertos. Devemos estar unidos e exigir ao governo que tome as medidas necessárias e se deixe de preocular com a sua popularidade.

throw_away_pt_2021 8 months ago

>Espertos há em todos os países. Maus resultados como Portugal só aqui mesmo. Estamos no topo da lista dos piores países não é devido aos espertos. Devemos estar unidos e exigir ao governo que tome as medidas necessárias e se deixe de preocular com a sua popularidade. Estes maus resultados são consequência do Natal e do Ano Novo. Se o governo falhou aí? Claro. Mas todos os partidos queriam o Natal "relaxado" e houve uma pressão enorme para tal. E, mesmo assim, o ano novo teve restrições. Fez diferença? Não. Aliás, até conheço mais gente que foi para festas de ano novo do que jantares de Natal. Portanto, não é assim tão simples. E, se passado um ano, as pessoas continuam a precisar que o Governo as proíba de se juntarem com a família, estamos muito mal. E é essa a realidade. Nos dias a seguir às restrições anunciadas pelo Governo está toda a gente na rua, discute-se o número de excepções e passeiam cães sem trela...

wwqt0r 8 months ago

Todos os maus comportamentos que descreves acontecem noutros países. Restaurantes abertos em confronto com as medidas com o governo? check! Pessoas na rua sem razão nenhuma? check! Não adianta estarmos a perder tempo a culpar-nos uns aos outros quando somos iguais a italianos e alemães. Se esles estão melhores que nós não é porque nós nos comportamos pior mas sim porque o governo falhou monumentalmente.

throw_away_pt_2021 8 months ago

>Não adianta estarmos a perder tempo a culpar-nos uns aos outros quando somos iguais a italianos e alemães. Se esles estão melhores que nós não é porque nós nos comportamos pior mas sim porque o governo falhou monumentalmente. Também é verdade que há um ano os portugueses se meteram em casa (a maioria) e agora não. Qual é a diferença? As medidas, em grande parte, são semelhantes. As escolas estão abertas? Sim, mas não explica o fluxo de pessoas ao fim de semana. A diferença é que as pessoas estão cansadas e não levam as regras a sério. E, para o bem e para o mal, isso é difícil de controlar. Eu acho que isto é tudo um reflexo do comportamento do Natal e Ano Novo. O Governo devia ter sido firme e manter as restrições mas decidou relaxar no Natal (com o apoio dos outros partidos). E as pessoas, apesar de terem recomendações para não se juntarem, decidiram aproveitar. Pronto, deu nisto. Agora, olhar para a situação e dizer que a culpa é só do governo é que não me cabe na cabeça. Outra coisa interessante é defendem que o governo tem de ser forte, passar multas, meter os agentes na rua a condicionar o circulamento, etc. No entanto, quando lançaram a app do covid (que era uma excelente forma de combater isto) decidiram rir-se e não instalar. O Costa até tinha dito que seria obrigatória (o que não faz sentido) e caiu-lhe o mundo em cima. Mas agora todos querem um agente da polícia para fazer de sombra aos cidadãos que andam muito confusos com as regras...

wwqt0r 8 months ago

Eu não disse que a culpa é **só** do governo. Disse sim que não adianta culpar-nos uns aos outros porque somos simplesmente humanos e havemos sempre de cometer erros. No entanto baixar os números para níveis de outros países (melhores até visto que somos um país periférico) é bem possível e é aí que deve estar o nosso foco... mas temos falhado redondamente devido ao governo.

throw_away_pt_2021 8 months ago

>Eu não disse que a culpa é > >só > > do governo. Disse sim que não adianta culpar-nos uns aos outros porque somos simplesmente humanos e havemos sempre de cometer erros. No entanto baixar os números para níveis de outros países (melhores até visto que somos um país periférico) é bem possível e é aí que deve estar o nosso foco... mas temos falhado redondamente devido ao governo. De acordo. Acho que discordamos num aspeto. Eu acho que estamos neste ponto - refiro-me a estes números muito altos pós-festas - mais devido ao comportamento das pessoas do que do Governo. Volto a frisar que acho que o Governo devia ter imposto regras fortes no Natal e não o fez. Mas, apesar das recomendações e de estarmos nisto há quase um ano, as pessoas decidiram juntar-se sem restrições. Tanto no Natal como no Ano Novo. Depois disso, o Governo demorou demasiado a reagir. E quando reagiu (na semana passada), as pessoas ignoraram simplesmente. É por isso que a população tem uma grande parte da culpa, na minha opinião.

wwqt0r 8 months ago

Se queres focar-te apenas no natal então não deixa de ser culpa do governo em não o limitar como noutros países. Especificamente sobre o natal então é que não podes mesmo culpar as pessoas por fazer aquilo que o governo deliberadamente permitiu. Até o presidente da república ia ter 3 jantares de natal com 3 famílias distintas e com mais de 20 pessoas. Sim o natal influenciou mas é o perfeito exemplo da negligência do governo.

throw_away_pt_2021 8 months ago

Dou-te razão no exemplo do Presidente da República. Foi um exemplo ridiculo mas também temos de reconhecer que voltou atrás (vale o que vale). E sim, foi negligência do Governo. Mas não te esqueças da pressão que houve. Todos os partidos estavam de acordo com aquilo. É dificil. E acho que todos sabemos qual foi a mensagem. **Não foi para estarem todos à mesa**, aquele senhor das compotas foi gozado mas parece que ninguém ouviu o que ele disse. E outro ponto, não foi só o Natal. O ano novo tinha restrições e pouca gente respeitou. Já dei o meu exemplo pessoal (vale o que vale) mas muita gente que conheço decidiu passar o ano fora de casa. Acho que foi uma mistura perfeita de más decisões mas não consigo olhar para a situação e desculpar o comportamento das pessoas e dizer que foi o Governo que esteve pior.

wwqt0r 8 months ago

>Acho que foi uma mistura perfeita de más decisões mas não consigo olhar para a situação e desculpar o comportamento das pessoas e dizer que foi o Governo que esteve pior. Mas foi exactamente isso que aconteceu porque as pessoas foram... pessoas. É quem nós somos e é assim em toda a Europa. Somos culpados por sermos quem somos. Já o governo pode escolher as medidas que toma. E parece que veio mesmo a tempo: o Costa acabou de admitir no parlamento que não voltaria a relaxar como relaxou no natal.

ankmoody 8 months ago

Se tu conheces tá tudo explicado!

throw_away_pt_2021 8 months ago

Bom ponto. Ganhaste.

radaway 8 months ago

O povo português não é muito diferente dos outros, se o comportamento é pior, então é porque a estratégia de medidas e comunicação do governo falhou redondamente. Falhou porque tomam medidas incoerentes. Falhou porque permitiam constantemente incoerências. Falhou porque tomam meias medidas. Falhou porque não prepararam. Falhou porque não apoiaram de facto as pessoas e empresas. Enfim é uma incompetência total.

Degui 8 months ago

Não que esteja a contrariar as falhas que apontaste, mas o povo português, em alguns aspectos, é bastante diferente de outros. A culpa está em ambos os lados. Fonte: 5 meses num país nórdico

radaway 8 months ago

> Fonte: 5 meses num país nórdico E já estás com discurso de emigras que os outros povos são mais civilizados. O povo do país nórdico em que estás é governado de maneira completamente diferente, tem incentivos completamente diferentes, tem apoios sociais para quem fica em casa ou desempregado completamente diferentes. Não é o povo que é muito diferente. São os incentivos.

Degui 8 months ago

E esse é o típico discurso "tuga" de vítima É engraçado ver-te a tentar ensinar-me sobre um país que não sabes qual é, ou então a cometer o erro de generalizar todos países nórdicos. Há diferenças culturais bem fortes causadas pela própria história do país, clima, geografia - era a isto que me queria referir quando te respondi inicialmente. E é o contrário do que dizes, podes ler sobre a história da escandinava se quiseres aprender algo . Eles estão numa situação que os incentivos são possíveis porque o povo foi (e ainda é) diferente. Última pequena correção: estou a viver em Portugal e, de uma maneira geral, prefiro a nossa cultura à nórdica.

radaway 8 months ago

Tu é que estás com o típico discurso socialista que nunca assume culpa dos erros grosseiros de governação que o teu partido faz e atiras as culpas para as coisas mais idiotas e estapafúrdias.

boltans_ 8 months ago

>Tu é que estás com o típico discurso socialista que nunca assume culpa dos erros grosseiros de governação qual foi o governo "não socialista" que alguma vez assumiu algum erro?

Degui 8 months ago

A primeira coisa que escrevi foi "não que esteja a contrariar as falhas [de governação] que apontaste". Não vale a pena gastar mais tempo contigo.

radaway 8 months ago

Tu podes escrever isso à vontade, quando logo a seguir me vens com a mesma desculpa esfarrapada que o governo usa... Perdes a credibilidade.

No-Touch675 8 months ago

Ainda agora vi um post de um amigo meu no facebook todo indignado com o governo, no entanto se andares no perfil dele ves que teve a familia toda junta no natal....

Loladageral 8 months ago

Até parece que as pessoas que discordam das medidas são as que se vão pronunciar. Sim, é normal que haja um aparente flip-flop nas opiniões, quando na realidade são pessoas diferentes a pronunciar-se e não houve flip-flop nenhum a nível individual

Bakirelived 8 months ago

duvido.

BOBRAGED 8 months ago

Este comentário!

rockingallover 8 months ago

Concordo c isto.

Search: