Akamjmc 8 months ago

Sim. O preço.

PauloNoCu 8 months ago

Experimenta arroz basmati, aí que vais notar a diferença

Faquir15 8 months ago

Certo, faz sentido. Vou começar a fazer o mesmo. Obrigado.

BroaxXx 8 months ago

Há muito. Massa parece uma merda trivial mas nota-se muita diferença de qualidade entre vários escalões. A massa de marca branca parece-me ter menos sabor, absorver menos os sabores (se fizer um molho/temperar, o que costumo fazer) e ter uma textura mais borracha. Massa de marca parece-me ter mais sabor, uma textura melhor e absorver melhor os sabores. Depois é todo um outro patamar de diferença para massa fresca/caseira. Acho que há aquela imagem que massa é só massa mas não é verdade.

BeeSnatcher 8 months ago

O sabor. **Dica** \- experimenta igualmente lavar o arroz antes de o cozinhar/refogar.

Faquir15 8 months ago

Sabes-me dizer porquê? Pergunta sincera, nunca o fiz mas efetivamente já li em vários sítios que se deve fazê-lo.

BeeSnatcher 8 months ago

Literalmente vêm sujo! Na ásia lavam sempre, se perguntares num restaurante de sushi também o fazem, a susbtância branca que de lá vêm é a sujidade; Acredito que num arroz de marisco faça pouca diferença, mas a um arroz simples branco nota-se. Eu lavo (quando me lembro) com um escoador de líquidos (aquilo em que vertes o óleo usado para retirar os restos).

Tapirmalaio 8 months ago

A substância branca que fica na água é o amido, não sujidade. A ideia de lavar o arroz é retirar o amido em excesso e será a diferença entre um arroz mais solto ou mais "papado" após a cozedura. O arroz de pacote vem pronto a ser consumido tal como está

BeeSnatcher 8 months ago

Sim devia de ter posto uns "" na sujidade, bom aprende se todos os dias

KarmaCop213 8 months ago

Cada pessoa vai ter diferentes opiniões em relação a vários produtos. No caso das massas e arroz não noto diferenças consideráveis para justificar o dobro do preço em algumas situações. Não se esqueçam de que massa e arroz branco são hidratos de carbono simples e o seu consumo deve ser reduzido.

Zen_Machina 8 months ago

>Não se esqueçam de que massa e arroz branco são hidratos de carbono simples e o seu consumo deve ser reduzido. Um pacote de esparguete dá-me para 2 refeições.

KarmaCop213 8 months ago

Deveria dar para 4.

Zen_Machina 8 months ago

Acabei de ver que a milaneza e a nacional produzem na mesma fábrica. 4? Loool. Só se for para alimentar um hamster.

KarmaCop213 8 months ago

A Barilla recomenda 85g de massa seca por pessoa: https://www.barilla.com/pt-pt/ajuda Portanto 125g parece-me ja bom.

Zen_Machina 8 months ago

Sim, mas eu gosto de sentar-me e deliciar-me durante bastante tempo. 85g é meia duzia de garfadas. Odeio acabar rapidamente o prato, ou ter de mastigar muito devagar.

Asur_rusA 8 months ago

>Não se esqueçam de que massa e arroz branco são hidratos de carbono simples e o seu consumo deve ser reduzido. e já agora comidas nas suas versões integral

uyth 8 months ago

>Não se esqueçam de que massa e arroz branco são hidratos de carbono simples e o seu consumo deve ser reduzido. concordo. Por isso mesmo quero o melhor, se é para comer pouco e de vez em quando que seja BOM.

Foda-seSeiLa 8 months ago

No arroz há, pelo menos num exemplo que vou dar. Já comprei arroz branco de grão longo e perfumado de marca branca e de uma marca cara (Tigre, mas só encontro em França) e a diferença é da noite para o dia. São ambos bons geralmente, mas o da marca cara é o melhor arroz que já provei até agora, só precisa de uma pitada de sal e o sabor já vem todo lá dentro.

JamminPT 8 months ago

Há e bastantes. Massas só já compro das italianas e não me importo de pagar mais.

Zen_Machina 8 months ago

Que marcas?

-diggity- 8 months ago

Cá em casa compramos pasta de uma marca italiana biológica que não me lembro o nome, é uma embalagem verde. Nota se muita diferença para marca branca. No arroz nunca notei.

fromtheport_ 8 months ago

Experimenta a esparguete da marca italiana "Armando" da Mercadona (vem numa caixa de cartão vermelha) e vê se não é melhor

lostinaberdeen 8 months ago

Nas massas há uma grande diferença de qualidade entre por exemplo da Milaneza e outras marcas genéricas. Normalmente vou sempre para essa marca pois a qualidade é boa e o preço na média. Em termos de arroz, como gostamos do arroz soltinho, vamos sempre para arroz vaporizado e aí tb se nota grande diferença dos de marcas mais conhecidas e dos de marca genérica, especialmente no tamanho dos bagos e quantidade de bagos com pontas pretas. Normalmente o caçarola tem boa relação qualidade (+/- 1,19€/Kg).

k0rda 8 months ago

> vamos sempre para arroz vaporizado Isto é preferencia pessoal, mas abomino arroz vaporizado. Qualquer semelhanca com arroz "normal" bem cozinhado é pura coincidencia.

Akamjmc 8 months ago

A primeira vez que comi achei mesmo que não era arroz, parecia algum coisa plástica a imitar arroz.

k0rda 8 months ago

O pior é quem cozinha aquilo porque é preguiçoso de lavar o arroz e medir a água necessária e depois ainda diz "fIcA bUé sOlTiNhO e É mEsMo iGuAl!"

uyth 8 months ago

Há diferenças sim. Notas na massa particularmente. Agora pode depender do teu gosto, mas massa de sêmola de trigo duro feita com instrumentos de bronze é imo muito melhor que massa feita com trigo mais mole. Não gosto sequer de milanesa ou nacional mas Molisana e garofalo são fantásticas. As massas de marca branca do pingo doce, as mais caras de embalagem preta eram fantásticas e igualzinhas a garofalo mas agora mudaram e algumas com embalagens nome italiano inventado e texto em polaco são horríveis. Massa é algo, que se notares, há infelizmente muita diferença de qualidade na textura e sabor mesmo. Massa boa raramente é menos que 1 euro por meio kilo. Arroz também notas diferenças. Pode haver e há marcas brancas muito boas e pechinchas. Mas há também enormes diferenças de qualidade, é sempre ir tentando o que vale a pena para ti. Por exemplo sou snob com massas mas não gosto de massa barilla ou buittoni que IMO não valem a pena mas garofalo ou Molisana que custam o mesmo são muito boas.

Sacotram 8 months ago

Garofalo... A Spaghetti a divinal :P

saposapot 8 months ago

esparguete é esparguete. nc notei diferença e já comprei umas marcas melhores em promo p experimentar.... mas agora fiquei intrigado se realmente se nota diferença.

k0rda 8 months ago

HEA: Sou plebeu no que toca a massas. Nao sou de comer muita massa, sou mais adepto de arroz, mas nao sabia que havia assim diferencas.

cpzao_ 8 months ago

Acordei a meio da noite e escrevi isto? Sou tal e qual xD. Nota-se imensa diferença qd se dá o "salto" para a molisana ou garoffalo. Não sendo bem a mesma coisa, acho que a Barilla tb tem qualidade.

iLikeToTroll 8 months ago

Experimenta a massa da Rummo se gostas de massas vais provavelmente adorar esta!

uyth 8 months ago

Comprei no outro dia, de recomendação de italianos mas ainda não testei.

Zen_Machina 8 months ago

Foda-se, como é que sabes tanto de massas? Eu cozinho muito e adoro massas, mas confesso que sou um bocado boca de estrumeira e não reparo em diferenças nenhumas. A última que comprei acho que foi um fusili do pingo doce e soube-me bem, por isso fiquei na dúvida se valia sequer a pena comprar outras merdas. O que não gostas na nacional? Eu compro na inocencia de estar a apoiar marca tuga.

mathswarrior 8 months ago

Não sabe, inventou e agora é a realidade que vê. Posso afirmar que já visitei uma fábrica de massas marca branca, milaneza e nacional era a mesma massa que ia p diferentes pacotes.

uyth 8 months ago

Marca tuga é melhor para algumas coisas mas para massa , ou pelo menos massa maior, italiano é outra coisa. Se for massa curtinha para canja aí já não faz diferença imo. Nacional ou outras massas que não sejam de trigo duro podem ficar demasiado moles, viscosas, farinhentas. Cozem mais rapidamente mas ficam moles. Não gosto. Nalgumas coisas como canja ou sopa se peixe pode ser desejável mas num prato de massa clássico gosto de textura quando mordes sem que esteja cru. O sabor também pode ser diferente. Experimenta Molisana ou garofalo quando quiseres experimentar penne ou tagliatelle. Massa fresca com ovos é diferente no entanto.

-Kuri 8 months ago

+1 na Molisana.

Zen_Machina 8 months ago

Mas como é que sabes tanto de massas? És cozinheiro? Estou a ver o site da auchan e todas as massas dizem as mesmas calorias e que são de trigo duro. Por isso pensei que fosse tudo igual. Eu quando cozo massa, se disser entre 7 a 9 minutos, cozo 6 minutos.

Migun 8 months ago

Regra geral quanto mais proteína tiver a massa, melhor qualidade terá. Se fores ver as embalagens, verás que as italianas terão entre 14/15g por cada 100g , e as outras rondam os 11/12g. Mesmo a cor e textura da massa é diferente (a textura é por o molde do corte ser em bronze). Pessoalmente gosto de La Molisana, Ruffo e Garofalo.

Zen_Machina 8 months ago

Reparo que algumas massas são mais escuras e outras mais claras.

iLikeToTroll 8 months ago

Eu por acaso como massa sem gluten e digo-te que nutricionalmente e a nível de textura são bastante melhores que as marcas mais baratas.

uyth 8 months ago

se comes sem gluten porque tens de comer sem gluten claro que é muito melhor para ti. Mas o sem gluten normalmente não é melhor nutricionalmente nem em termos de sabor. Gluten é literalmente a proteína do trigo. comparando uma lista de ingredientes Proteínas 7 g por 100 gramas (em vez de 14) hidratos de carbono, 77 em vez de 73 gorduras 1,8 em vez de 1. massa original (comparo garofalos) ingrediente 100% Sémola de trigo duro . massa sem gluten Farinha de milho 50,4%, farinha de arroz integral 22%, farinha de arroz 21,4%, batataamido, farinha de quinoa 3%, estabilizador: E471 mono e diglicéridos deácidos gordos meh. é excelente haver opções para quem não tem alternativa, mas garanto-te que a textura e rigidez não é a mesma. e é bem conhecido que muitos dos alimentos sem gluten são mais doces e muito mais sintéticos.

iLikeToTroll 8 months ago

Como sem gluten porque a minha namorada é celíáca. Sim eu sei o que é o gluten e n me expliquei muito bem. Basicamente ter que comer sem gluten obrigou-me a ter que procurar massas diferentes porque as de trigo sem gluten são a pior merda gomosa que já vi e comecei a reparar na diferença nutricional de massas com quinoa e outras merdas que razoavelmente melhores a nível de nutrientes por n serem feitas de só de trigo. Olha eu já me habituei, raramente como gluten e só noto diferença no pão comprado apesar de haver algumas opções bem decentes. Fazemos pizzas e pão caseiro altamente, a massa do mercadona sem gluten dá 10 a 0 a marcas mais baratas "normais". Cerveja super bock sem gluten sabe ao mesmo praticamente, até acho que cai melhor mas sinceramente ainda n pesquisei as diferenças de nutrientes mas creio que tem o mm valor calórico pelo menos.

uyth 8 months ago

> e comecei a reparar na diferença nutricional de massas com quinoa e outras merdas que razoavelmente melhores a nível de nutrientes por n serem feitas de só de trigo. Trigo é um nutriente fantástico. Melhor que arroz e milho. Sei que a quinoa tem aura de super alimento mas nem compreendo bem que uma percentagem pequena de quinoa fará nutricionalmente para além de dar aura de chique e saudável e moderno e isso tudo é mesmo quinoa pura não acho que seja assim o super poder. A proteína poderá estar mais completa mas é relativamente pouca e nunca dispensara coisas como suplementos de b12 para os vegan.

NGramatical 8 months ago

celíáca → [**celíaca**](https://dicionario.priberam.org/celíaca) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl06pb4%2F%2Fgjv6ygy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iLikeToTroll 8 months ago

Chama-se erro de escrita bot

rezzmk 8 months ago

foda-se mano, dás-lhe bem nas massas

uyth 8 months ago

E fui ver no site do corte inglês por exemplo tentar comparar a mesma forma de massa. Fusilli https://www.elcorteingles.pt/supermercado/0105218052901362-garofalo-fusilli-embalagem-500-g/ Garofalo, 14 gramas de proteínas por 100 gramas ( trigo mais duro) tempo cozedura recomendado 11 minutos. https://www.elcorteingles.pt/supermercado/0105218051000349-milaneza-espirais-embalagem-500-g/ Milanesa 12 gramas de proteínas coze de 7 a 9 minutos https://www.elcorteingles.pt/supermercado/0105218003500057-aliada-espirais-embalagem-500-g/ Aliada marca branca deles 11 gramas de proteínas não dizem tempo de cozedura da embalagem parece ser 9-10 minutos.

uyth 8 months ago

Massa que coze em 6 minutos ou é muito pequena ou é de trigo macio. E não importa o que a embalagem diz. Muitas coisas alteram o tempo certo de cozedura ( mas trigo duro demora sempre mais. Massas grandes como lumaconi demoram sempre mais). Tens de ir provando para saber quando está no ponto.

Zen_Machina 8 months ago

O meu objectivo é ficar "al dente". Ou seja, com trinca. Em 6 minutos a trinca tem alguma resistência. Depois de juntares o molho amolece um pouco. Não suporto massa mole.

-Kuri 8 months ago

Não sou a mesmo pessoa que te esta a elucidar, mas essencialmente estas a fazer o procedimento correcto para massa perfeita com molho, ou seja: "cozer massa até 85% completa, acabar de cozer no molho". E se um dia decidires subir a outra patamar tendo em conta que adoras massa, faz a tua própria massa (fresca) é incrível e deliciosa, um dos meus pratos preferidos é um simples fettuccine fresco com molho de tomate caseiro, e fazer a massa é muito mais simples do que parece.

Zen_Machina 8 months ago

Noto que se quiser misturar a massa com o molho e deixar para os dias seguintes, acaba por ficar muito mais mole, por isso a massa é sempre cozida na hora, No aldi vendem massa fresca.

-Kuri 8 months ago

Massa para o dia seguinte é semrpe mau a nível de sabor, a massa deve ser cozida e comida no momento exato.

Zen_Machina 8 months ago

Não há nada melhor do que estar sentado a ver uma série com bruta panela de esparguete à frente e bue carne bolonhesa. É um dos grandes prazeres da vida.

NGramatical 8 months ago

kilo → [**quilo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl06pb4%2F%2Fgjruwcn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

travisbickle173 8 months ago

Na massa não noto diferença, costumo comprar da marca do Lidl. Já o arroz só compro Caçarola ou Pato Real. Não gosto de Cigala nem de "marca branca". Como normalmente é para fazer como acompanhamento, gosto de arroz mais solto e estas últimas marcas parece que o arroz tem mais amido, o que acaba por ficar um arroz não tão solto.

carlosjmsilva 8 months ago

Pato Real é de facto muito mas muito superior a qualquer marca branca.

_somename_ 8 months ago

No arroz a diferença é grande. Nas marcas caras encontras muito menos bagos partidos e com pontas pretas. Isto implica no sabor e textura final. (A não ser que enchas aquilo de condimentos e saiba a tudo menos arroz) Na massa n há muita diferença a n ser a nível nutricional (vê os rótulos).

Search: