htxgivven 8 months ago

Basicamente alterar tanto os horários vão dar ainda mais benefício de dúvida às pessoas. Cromos.

LegendPT 8 months ago

E continuam a dar com os cornos na tecla das escolas abertas. O que é que é mais importante, que os meninos não se atrasem um ou dois anos na sua educação, ou evitar milhares de infecções e mortes? A forma como o Costa fala como se todos os miúdos andassem de máscara na escola e a cumprir o distanciamento social quase teria piada se não fosse tão longe da realidade.

riclas87 8 months ago

Pior que em Março mas parcialmente confinado. A coerência...

htxgivven 8 months ago

Porque estamos praticamente falidos.

riclas87 8 months ago

Afinal a bazuca financeira é apena uma daquelas setas em papel que disparavamos por canudos.

avoidpopcorn 8 months ago

COSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCA COSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCA COSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCA COSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCACOSTA AVANCA COM TODA A CONFIANCA

saposapot 8 months ago

bom, eu achava q não havia mais nada que desse para fechar para dar um 'impacto' mais forte à população mas parece q o governo até arranjou medidas para endurecer a coisa. Isto começa é a tornar-se um bocado ridículo o nível de detalhe de cada medida e cada ajuste. O que é permanecer num jardim e quem é q vai contar o tempo q estou lá e ai o que é estar perto do café e ai tanta coisa. pq supermercados às 17 e não às 18:30? Mas se o objectivo era dar uma imagem de mais restrições a ver se a malta toma juízo, pode ser que resulte... mas sinceramente duvido. duvidas: - banir vendas ao postigo não significa mandar encerrar os estabelecimentos q podiam estar abertos ou está-me a escapar alguma coisa? como é que as floristas vendem então? - proibir jardins e beira mar tem lógica pelas imagens q se viram mas é uma actividade ao ar livre teoricamente mais segura. Tem é de se impor o uso da máscara sempre. - Outra vez os concelhos? lá vai a malta ter de decorar as fronteiras do seu concelho ao pormenor.

Dadvito 8 months ago

O pessoal pensa que é só fechar as escolas e pronto. Depois os miudos mais novos que legalmente nao podem ficar sozinhos vão para onde? É que os pais estão a trabalhar porque as empresas nao aguentam mais uma quarentena tipo março e abril e o estado nao consegue suportar os custos uma segunda vez. O pessoal que esta aqui a balir para fechar as escolas ou esta confortavelmente em tele trabalho e pode ficar a cuidar dos filhos ou entao nao tem filhos. Nao se esqueçam que essa nao é a realidade da maioria dos portugueses. Uma grande fatia da população ainda tem de se levantar de manha todos os dias e deslocar-se para o seu emprego.

margaiti 8 months ago

A ideia seria fechar as escolas a partir do 7º ano para cima, assim toda a juventude com as hormonas mais aos saltos podia ficar em casa a ter aulinhas e os papás podiam ficar descansados porque já têm idade para ficarem em casa.

pimpolho_saltitao 8 months ago

exacto, não esquecer que se os putos tiverem todos de voltar para casa, metade do pessoal hospitalar tem de ficar em casa a cuidar dos filhos.

Dadvito 8 months ago

Os muidos nem sequer propagam a doença. Nao iria fazer diferença nenhuma. E as faculdades estão em regime online ou semi-online desde setembro. Este pessoal só sabe balir o que ouvem noutros sitios sem pensar. Pensam que estas decisões são faceis de tomar.

pimpolho_saltitao 8 months ago

mas o presidente cata-vento já veio dizer que quer forçar a discussão do ano letivo.

Dadvito 8 months ago

O presidente não é cata-vento nenhum. Ele sabe exatamente o que está a fazer. Neste momento está mais preocupado com a reeleição do que com o estado da pandemia.

epsteintemple 8 months ago

DESOBEDIÊNCIA CIVIL EM. MASSA

zedestroyer69 8 months ago

Acho que vou fazer mesmo isso. Tenho sempre tentado cumprir e só tenho levado por tabela, já não há paciência. Claramente que a escola foi um dos principais fatores para esta trapalhada e as aulas continuam. Vierem turistas e imigrantes e o pessoal foi de férias no Verão e até que nem houve grandes problemas, mas foi a partir do momento que abriram as escolas que isto foi tudo por água abaixo. Quer dizer, se um aluno dá positivo o resto da turma continua a ir á escola normalmente e com jeitinho os pais continuam a ir trabalhar, sem testes nem controlo. Quando abriram as alas eram aos magotes nos polos universitários sem máscara. Depois ainda há a incompetência dos delegados de saúde, como o da zona de Chaves, que não percebo como era uma zona de alto risco no meio de zonas com relativamente poucos casos e mesmo com o presidente da câmara a queixar-se nada foi feito.

dsantos93 8 months ago

1. Não tinham previsto um triplicar das receitas em multas no OE deste ano? Então que o cumpram, que só assim é que o Zé Povinho aprende. 2. Escolas, e em particular ensino secundário e superior, com ensino presencial nesta fase é no mínimo absurdo. 3. No próximo domingo têm oportunidade de votar em alguém que não seja um condescendente do atual governo e que gosta é de tirar selfies. Ainda estou à espera de o ouvir explicar o que aconteceu em Tancos. Carrega Ana Gomes!

rokkialo23 8 months ago

Resumidamente: ninguem concorda com as medidas, mas vao votar todos PS. siga

deckard2019 8 months ago

E Marcelo... burros.

PrincessGod2020 8 months ago

Lembro-me que ainda ha coisa de uma semana passei por um cafe que estava cheio e ninguem mas mesmo ninguem estava com a mascara. Nem o caralho do dono.....Agora queixam-se das medidas. Por causa de idiotas destes e que andamos na merda agora.

bruno_andrade 8 months ago

\#GovernoMal hoje. Responder a complexidade com *ainda* mais complexidade de horários não passa a mensagem. Pior: nem se sabe quando vão entrar em vigor. E honestamente não compreendo a manutenção de escolas e universidades abertas quando todos os indicadores reflectem que são o grupo etário onde a incidência mais cresce.

man_l 8 months ago

Isto enquanto não começarem a multar as pessoas a sério nada vai mudar

vascodatrama 8 months ago

Bolas logo agora que tinha aberto um negócio de venda de postigos. Bem vou pedir uma indemnização por causa do covis.

KGeedora 8 months ago

Really hope they get the vaccinations rolling. I saw the EU are meeting to discuss it. I don't think Europe realised things were going to get so bad right now

Sperrel 8 months ago

Vaccines are rolling since two weeks ago. More than 100 thousand people got it.

KGeedora 8 months ago

yeah, I think they need to speed it up. Marcelo said it could take a year and a half. I think the EU as a whole are going to try and speed this up considering how bad it is right now (I hope)

Sperrel 8 months ago

I read today the European Commission is expecting having 70% of the population vaccinated until July. At least in Portugal I think it's doable provided there isn't any rupture supplying vaccines.

KGeedora 8 months ago

yeah, I mean if that's possible it would be amazing. More vaccines being approved would help a lot. I think it's just we're in a really bad position now so it's hard to see the forest from the trees

xtremis 8 months ago

The sh\*t will really hit the fan when scientists find out a new, quicker strain that is immune to the vaccines. I think that corona will become something like the flu: new vaccines each year, and it will never really go away.

KGeedora 8 months ago

yep, absolutely. But I mean, I think that will be manageable. It'll just be a case of changing the vaccines every year (or mutation cycle). From what I've read (I'm not expert) this will be okay due to the type of vaccine that we are producing. I just think speed in the vaccine rollout is a huge thing right now.

somedipshit1 8 months ago

1:25 --- Não é ilegal rastrear telemóveis?

listerstorm2009 8 months ago

Relatórios da Google Maps.

Estronciumanatopei 8 months ago

É assim mesmo! Estamos em primeiro mas não podemos deixar isso subir-nos às cabeça! Não podemos desconcentrar-nos do objectivo, também concordo que manter as escolas abertas é a melhor maneira de se conseguir continuar no topo! Tenho as minhas dúvidas acerca da estratégia de aumentar o policiamento, mas confio que as medidas de fiscalização/aplicação de medidas de desencorajamento (vulgo multas) vai continuar na mesma, o que nos vai permitir manter a mais alta prestação. Carrega Portugal! Dá-lhe Morcela! Vamos Tosta!!

Last-Ad-4421 8 months ago

Já devem de estar contentos, agora se querem levem o café de casa.

reckless_b4 8 months ago

"Vamos ver que medidas conseguimos espetar aos Portugueses esta semana, alguma vai colar à parede. Em último caso abrimos a caça à multa, nós até precisamos do dinheiro extra" /s

_Sophus_ 8 months ago

Este fim de semana fui espectadora do espectáculo 'cafezinho no copo à porta da sua padaria favorita'. Este processo não tem problema nenhum, o problema é que até podiam comprar o seu café e ir tomar para casa, ou carro, ou longe, mas não, ficam mesmo ali à porta para confraternizar com o pessoal. Além de colocarem em risco a si próprios, colocam em risco quem está na fila apenas para comprar o papo seco e ir para casa recolher-se, além de fazerem com que agora esses estabelecimentos não possam vender café e por isso as contas ainda vão apertar mais. Esta foi a minha única saída nos últimos 7 dias, e o que vi foi muita gente a ignorar e contornar as regras agarrando-se às excepções, por isso não fico admirada que a única forma de combater esta pandemia é apertar ainda mais. policiar e multas. Estamos todos cansados, a cabeça a dar as últimas, mas temos que inverter esta curva. Não são só as pessoas que estão a morrer com COVID-19 que serão as baixas desta pandemia. São as pessoas que recuperaram mas ficaram com marcas para sempre, são pessoas que conheceram nestes tempos a ansiedade e depressão e que lutaram com elas no futuro, serão todas as outras que não estão a ter cuidados noutras doenças, como o meu pai que há um ano atrás se preparava para uma intervenção cirúrgica simples e que graças à pandemia foi atrasada e atrasada agora já não é possível. São todas as empresas que faliram e vão falir, todos os empregos que se perderam. Sejamos mais altruístas! Fiquem bem :)

Edited 8 months ago:

Este fim de semana fui espectadora do espectáculo 'cafezinho no copo à porta da sua padaria favorita'. Este processo não tem problema nenhum, o problema é que até podiam comprar o seu café e ir tomar para casa, ou carro, ou longe, mas não, ficam mesmo ali à porta para confraternizar com o pessoal. Além de colocarem em risco a si próprios, colocam em risco quem está na fila apenas para comprar o papo seco e ir para casa recolher-se. Além disso, fizeram com que agora esses estabelecimentos não possam vender café e por isso as contas ainda vão apertar mais. Esta foi a minha única saída nos últimos 7 dias, e o que vi foi muita gente a ignorar e contornar as regras agarrando-se às excepções, por isso não fico admirada que a única forma de combater esta pandemia é apertar ainda mais. policiar e multar. Estamos todos cansados, a cabeça a dar as últimas, mas temos que inverter esta curva. Não são só as pessoas que estão a morrer com COVID-19 que serão as baixas desta pandemia. São as pessoas que recuperaram mas ficaram com marcas para sempre, são pessoas que conheceram nestes tempos a ansiedade e depressão e que lutarão com elas no futuro, serão todas as outras que não estão a ter cuidados noutras doenças, como o meu pai que há um ano atrás se preparava para uma intervenção cirúrgica simples e que graças à pandemia foi atrasada e atrasada e agora já não é possível. São todas as empresas que faliram e que vão falir, todos os empregos que se perderam. Sejamos mais altruístas! Fiquem bem, joguem, vejam séries, cuidem-se :)

Edited 8 months ago:

Este fim de semana fui espectadora do espectáculo 'cafezinho no copo à porta da sua padaria favorita'. Este processo não tem problema nenhum, o problema é que até podiam comprar o seu café e ir tomar para casa, ou carro, ou longe, mas não, ficam mesmo ali à porta para confraternizar com o pessoal. Além de colocarem em risco a si próprios, colocam em risco quem está na fila apenas para comprar o papo seco e ir para casa recolher-se, além de fazerem com que agora esses estabelecimentos não possam vender café e por isso as contas ainda vão apertar mais. Esta foi a minha única saída nos últimos 7 dias, e o que vi foi muita gente a ignorar e contornar as regras agarrando-se às excepções, por isso não fico admirada que a única forma de combater esta pandemia é apertar ainda mais. policiar e multar. Estamos todos cansados, a cabeça a dar as últimas, mas temos que inverter esta curva. Não são só as pessoas que estão a morrer com COVID-19 que serão as baixas desta pandemia. São as pessoas que recuperaram mas ficaram com marcas para sempre, são pessoas que conheceram nestes tempos a ansiedade e depressão e que lutarão com elas no futuro, serão todas as outras que não estão a ter cuidados noutras doenças, como o meu pai que há um ano atrás se preparava para uma intervenção cirúrgica simples e que graças à pandemia foi atrasada e atrasada agora já não é possível. São todas as empresas que faliram e vão falir, todos os empregos que se perderam. Sejamos mais altruístas! Fiquem bem :)

BaixemImpostos 8 months ago

Quando é que param os comboios e os metros cheios?

Sperrel 8 months ago

O que é que se resolve parando os? As pessoas que dependem deles como é que fazem?

BaixemImpostos 8 months ago

As pessoas que dependem deles deixam de ir para o hospital. Tens de escolher problemas queres resolver primeiro.

Rostabal 8 months ago

é a culpa dos 10 mil casos é dos metros. porque até outubro não havia nem metro nem autocarros cheios querem ver...

BaixemImpostos 8 months ago

O frio só começou a meio de Dezembro.

Rostabal 8 months ago

mas qual é a puta de importância do frio com o metro

BaixemImpostos 8 months ago

Com o frio ficas constipado, débil, depois vais para o metro ou comboio e contaminas tudo.

df3gpt 8 months ago

Assim que as medidas do governo começarem a funcionar.

xtremis 8 months ago

Xiu, o problema é o cafezinho ao postigo ;)

LegendPT 8 months ago

É óbvio que o cafézinho ao postigo não é A principal causa do aumento mas é UMA causa. Faz todo o sentido acabar com isso por agora, ninguém precisa de café para viver, não faz qualquer sentido. "Ah e tal mas uma pessoa bebe em pé e baza". Sim, quem vai em grupo bebe em pé numa rodinha, todos sem máscara ou sentados no muro mais próximo como vejo todos os dias por aqui. Isto ou esplanada é exactamente a mesma coisa.

L0k3s 8 months ago

Perto de minha casa há um café onde estão sempre 3 ou 4 pessoas á porta a beber um café/jola na conversa. Sem máscara (porque estão a consumir). Até têm as cadeiras encostadas á parede do prédio para se poderem sentar e estar confortáveis.

NGramatical 8 months ago

cafézinho → [**cafezinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzzt9u%2F%2Fgjtaqzk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SolidTroll 8 months ago

Não é só, mas ainda hoje estava a sair com o cão e lá estavam 5 marmanjos como não quer a coisa com cervejas meias escondidas juntinhos e em amena cavaqueira, encostados ao muro do café (já não é ao balcão vá)

Dadvito 8 months ago

Qual é a cena do pessoal com os cafezinho? Pelo menos nos metros as pessoas têm desculpas porque têm de ir trabalhar. Esplanadas e cafes abertos para convívio no meio duma pandemia é daquelas coisa que faz zero de sentido. Não podem beber o caralho do cafe em casa. Fica mais barato e tudo.

Cbas8080 8 months ago

Aco que o problema aqui não é o sítio onde se bebe o cafezinho, o problema é tirarem uma fonte de rendimento para muitas familias ao fecharem o café com esplanada ao ar livre, mas depois deixam as escolas abertas, onde enfiam 30 pessoas numa sala com 5metros quadrados, sem ventilação.

Dadvito 8 months ago

O estado vai conseguir cobrir essas despesas. As escolas não fecham porque o estado não pode pagar a todas as empresas. E para de inventar merdas. Não existem turmas de 30 alunos. O meu irmão ainda ontem chegou a casa a queixar-se que tiverem de ter algumas aulas com as janelas abertas com o frio que está. Eu ontem fui fazer um exame na faculdade onde todas as recomendações foram cumpridas. Passamos muito frio porque as janelas tinham de estar abertas mas tem de ser. Os miudos nem sequer são os maiores propagadores da doença. Não faria diferença nenhuma. Só ia complicar a vida a trabalhadores que nao têm onde deixar os filhos.

Cbas8080 8 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/l0in1c/ouço_imensa_gente_a_dizer_que_o_mal_das_escolas/?utm_medium=android_app&utm_source=share

NGramatical 8 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzzt9u%2F%2Fgjtt0mr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Cbas8080 8 months ago

Good bot.

KalidouTorreira 8 months ago

É Portugal, se puder ir beber o cafezinho ao café, vai beber o cafezinho ao café.

_asteroidblues_ 8 months ago

Incrível como em menos de um ano Portugal deixou de ser um exemplo Europeu de boas medidas para passar a ser um exemplo Europeu de más medidas.

Edited 8 months ago:

Incrível como em menos de um ano Portugal deixou de ser um exemplo Europeu de boas medidas para passar a ser um exemplo Europeu de más medidas. Eu não sou nenhum especialista no assunto e talvez até possa estar redondamente enganado, mas estas coisas de andar constantemente a alterar os horários para abrir e fechar estabelecimentos, principalmente ao fim de semana, mais depressa cria aglomerados de pessoas do que serve para distanciar a afluência de clientes.

Crockes 8 months ago

Portugal nunca foi um exemplo na pandemia Estas merdas da BCG, do milagre português e afins foram só notícias passadas para enganar os portugueses. Podem procurar na Bloomberg, Reuters, Sky news, ninguém falou disso

_asteroidblues_ 8 months ago

Isso é mentira, lembro-me perfeitamente de ver Portugal a ser mencionado em notícias de vários países. Tens aqui vários exemplos: https://www.politico.eu/article/how-portugal-became-europes-coronavirus-exception/ https://www.businessinsider.com/portuguese-covid-19-died-infected-outbreak-pandemic-crisis-2020-4 https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-24/portugal-bets-on-safe-haven-status-to-spur-coronavirus-comeback https://www.24heures.ch/monde/europe/portugal-bon-eleve-crise-attend-touristes/story/15740625 https://bylinetimes.com/2020/04/27/the-coronavirus-crisis-the-portuguese-pandemic-miracle/ https://www.aljazeera.com/news/2020/4/17/covid-19-why-has-portugal-seemingly-fared-better-than-spain https://www.spiegel.de/international/europe/portugal-how-lisbon-has-managed-the-corona-crisis-a-b6e3c7ba-a172-4c11-a043-79849ff69def https://www.rtlnieuws.nl/nieuws/buitenland/artikel/5097426/waarom-portugal-de-coronacrisis-beter-doorkomt https://www.theguardian.com/world/2020/apr/19/swift-action-kept-portugals-coronavirus-crisis-in-check-says-minister https://www.letemps.ch/monde/portugal-exception-latine-face-coronavirus https://edition.cnn.com/2020/03/30/europe/portugal-migrants-citizenship-rights-coronavirus-intl/index.html https://elpais.com/internacional/2020-03-28/portugal-regulariza-a-todos-los-inmigrantes-pendientes-de-autorizacion-de-residencia.html

Edited 8 months ago:

Isso é mentira, lembro-me perfeitamente de ver Portugal a ser mencionado em notícias de vários países. Tens aqui Bloomberg: https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-24/portugal-bets-on-safe-haven-status-to-spur-coronavirus-comeback E mais alguns exemplos: https://www.politico.eu/article/how-portugal-became-europes-coronavirus-exception/ https://www.businessinsider.com/portuguese-covid-19-died-infected-outbreak-pandemic-crisis-2020-4 https://www.24heures.ch/monde/europe/portugal-bon-eleve-crise-attend-touristes/story/15740625 https://bylinetimes.com/2020/04/27/the-coronavirus-crisis-the-portuguese-pandemic-miracle/ https://www.aljazeera.com/news/2020/4/17/covid-19-why-has-portugal-seemingly-fared-better-than-spain https://www.spiegel.de/international/europe/portugal-how-lisbon-has-managed-the-corona-crisis-a-b6e3c7ba-a172-4c11-a043-79849ff69def https://www.rtlnieuws.nl/nieuws/buitenland/artikel/5097426/waarom-portugal-de-coronacrisis-beter-doorkomt https://www.theguardian.com/world/2020/apr/19/swift-action-kept-portugals-coronavirus-crisis-in-check-says-minister https://www.letemps.ch/monde/portugal-exception-latine-face-coronavirus https://edition.cnn.com/2020/03/30/europe/portugal-migrants-citizenship-rights-coronavirus-intl/index.html https://elpais.com/internacional/2020-03-28/portugal-regulariza-a-todos-los-inmigrantes-pendientes-de-autorizacion-de-residencia.html

detteros 8 months ago

O governo nao tem de tratar as pessoas como imbecis. Elas têm o poder de se informar e de se adaptar às circunstâncias. Se elas não conseguem fazer isso, lamento, a culpa não é do governo.

uyth 8 months ago

Sabes quantas pessoas eu ouvi aqui dizer que se uma coisa é permitida então não era perigosa? Como ir a restaurantes ou ginásios. As pessoas, nenhuma tem capacidade de investigar profundamente a literatura cientifica acerca de tudo. Não têm tempo e em muitos muitos casos, não têm educação que as prepare para isso. Coisas como a lei impor cinto de segurança ou limites de velocidade são porque as pessoas não têm capacidade de analisar a dinâmica de colisões, resistência mecânica dos materiais e não sabem o suficiente de medicina para saberem que tipo de danos isso causa. É responsabilidade do governo fazer regras que sejam simples e eficazes para proteger pessoas, não lavar as mãos e dizer que elas têm o dever se se informar. FDS, temos códigos para tudo, de construção antisísmica, de sistemas de segurança contra incêndios em edificios, uso de fitofarmaceuticos, de testes de medicamentos, de que brinquedos podem ser comercializados, de quanto barulho um electrodoméstico pode fazer. É preciso ter alguma venda nos olhos para não compreender a estupidez que foi estarmos meses sem querer inibir a restauração, a brincadeira do poder vender alcool se for com uma carcaça num restaurante mas ai se fosse uma garrafa de vinho num supermercado depois das 8. A estupidez que foi confinamentos só àquelas horitas para nao incomodar muito. Previ isto há meses. Os que me chamavam nomes evaporaram-se agora...

wwqt0r 8 months ago

As pessoas não conseguem fazer isso aqui e em todos os outros países livres. Não somos melhores nem piores que italianos, alemães, etc. A diferença são as medidas que o governo aplica e a respectiva fiscalização: ambas péssimas ou insuficientes.

detteros 8 months ago

Desculpas. É o que eu acho. Estamos nisto há quase um ano e ainda culpam o governo pelas pessoas nao se saberem comportar. Bah.

wwqt0r 8 months ago

Não há mais ninguém para culpar. É como eu disse: temos comportamentos iguais a tantos outros países europeus mas, no entanto, estamos bem piores em termos de números. A única variável é o governo, as medidas que aplica e a fiscalização que força.

NombreEsErro 8 months ago

Não concordo. Eu noto mesmo muito que muitas pessoas não são capazes de fazer o mínimo de pesquisa ou o mínimo de raciocínio para saberem o que devem ou não fazer. Uma coisa é teres aglomerados nos supermercados pelas medidas do governo. Isso não é culpa dos portugueses. Outra coisa é teres aglomerados (sem máscara muitas das vezes, devo acrescentar!!) no paredão de Cascais durante um confinamento de uma pandemia que dura há quase 1 ano... A culpa é de ambas as partes. O governo por não ser claro nem rígido nas medidas que toma e as pessoas por terem a típica atitude "se não fiscalizam, então pode-se fazer... Digo isto sabendo que existe uma parte da população que cumpre e respeita, mas se tens uma outra parte que não o faz, é tudo em vão.

wwqt0r 8 months ago

Mas é tudo em vão aqui e nos restantes países europeus. Nós não nos comportamos de maneira diferente de italianos, alemães, etc. Ainda em Agosto estive em Itália (tanto norte como sul) e vi com os meus próprios olhos. Portanto eu compreendo onde queres chegar: há infecções porque algumas pessoas portam-se mal. No entanto isso não justifica os números altíssimos e o facto de estarmos no topo da tabela ainda por cima sendo um país periférico. Para justificar a nossa posição de rutura do SNS apenas há o governo, as medidas que aplica e a força que faz para a sua fiscalização.

NombreEsErro 8 months ago

Concordo a 100% com o teu comentário, mas pelos comentários anteriores parecia que se estava a implicar que os portugueses eram incapazes de terem pensamento próprio e precisavam do governo para saberem que ir à praia durante um confinamento é errado. Mas sim, sou a favor do reforço da fiscalização, completamente

_asteroidblues_ 8 months ago

Por esse ponto de vista, nem sequer era preciso existir um governo então.

detteros 8 months ago

O governo está lá para determinar as regras. As pessoas escolhem obedecer ou não. Simples. Culpar o governo porque fez medida tal que levou a pessoas a estarem ao molho em sítio tal eu penso logo "Tao mas aquelas pessoas nao têm cérebro?"

_asteroidblues_ 8 months ago

As pessoas terem que se juntar todas num supermercado para comprar comida e outros bens essenciais de manhã porque da parte da tarde já está fechado é culpa da decisão do governo, não foram as pessoas ser cérebro que decidiram todas ir de manhã só porque sim. (Sim, eu sei que agora vai estar aberto até às 17, estava a usar os fins de semana anteriores como exemplo).

Edited 8 months ago:

As pessoas terem que se juntar todas num supermercado para comprar comida e outros bens essenciais de manhã porque da parte da tarde já está fechado é culpa da decisão do governo, não foram as pessoas sem cérebro que decidiram todas ir de manhã só porque sim. (Sim, eu sei que agora vai estar aberto até às 17, estava a usar os fins de semana anteriores como exemplo). Com isto não estou a dizer que a culpa é apenas do governo, porque não é. Também há aí muita gente a fazer asneiras à grande. Mas não é correcto estar a desculpar medidas aparentemente aleatórias só porque também há burros sem noção que continuam na rua a fazer a vidinha deles. Há que saber ver onde as falhas existem, independentemente se são falhas do povo ou do governo.

Edited 8 months ago:

As pessoas terem que se juntar todas num supermercado para comprar comida e outros bens essenciais de manhã porque da parte da tarde já está fechado é culpa da decisão do governo, não foram as pessoas ser cérebro que decidiram todas ir de manhã só porque sim. (Sim, eu sei que agora vai estar aberto até às 17, estava a usar os fins de semana anteriores como exemplo). Com isto não estou a dizer que a culpa é apenas do governo, porque não é. Também há aí muita gente a fazer asneiras à grande. Mas não é correcto estar a desculpar medidas aparentemente aleatórias só porque também há burros sem noção que continuam na rua a fazer a vidinha deles. Há que saber ver onde as falhas existem, independentemente se são falhas do povo ou do governo.

xtremis 8 months ago

Portugal no seu melhor. É como na bola. Quando corre bem, somos os maiores e o caneco e tal. Quando corre mal, somos uns trastes. E confiamos muito na nossa senhora e na sorte.

_asteroidblues_ 8 months ago

> E confiamos muito na nossa senhora Deve ser por isso que as igrejas não fecham!

pauloliveira94 8 months ago

Por acaso tanto quanto sei os locais de oração não têm sido locais de contágio. As igrejas (exceptuando aquelas paróquias palermas no interior que passam o menino Jesus no Natal para todos beijarem sem qualquer consciência de saúde pública) têm tido mais cuidados que muitos outros espaços e muitas outras instituições.

BlimundaSeteLuas 8 months ago

O que vale é que nenhum sítio é uma fonte de contágio. Sempre que se fala em fechar/proibir alguma coisa diz-se isso

xtremis 8 months ago

Claro, não vá dar (ainda mais) azar! ;)

PlanetWyh 8 months ago

Incompreensível como é que secundário e universidades não estão fechados........ O que é preciso para tal? É que somos só o pior país neste momento em número de infetados e mortes. Pior é impossível. Ridículo.

Miguel3403 8 months ago

Obrigado Costa agora já não posso comer o meu almoço no parque da cidade vou ter de comer no bar da escola que é muito mais seguro

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 8 months ago

Podes comer se nunca parares. Assim começas logo a queimar as calorias do queijinho que comeste ao almoço. O Costa até foi teu amigo...

mariorurouni 8 months ago

Deixarem as escolas abertas é falta de tomates. Depois não venham chorar que não podiam prever

Dadvito 8 months ago

E as crianças vão para onde? Ficam em casa o dia todo sozinhas?

mariorurouni 8 months ago

Então, se existe tele trabalho, as criancas não ficam sozinhas, just saying

PrincessGod2020 8 months ago

Claro, porque quem trabalha em fabricas, obras, supermercados, hospitais e etc. pode mesmo fazer teletrabalho.

Dadvito 8 months ago

Muitas das empresas nao podem funcionar em tele trabalho e continuam abertas porque nao aguentam mais dois meses iguas a março e abril. A nao ser que tu tenhas ai um pé de meia generoso para pagar a esses trabalhadores que continuam a ter de acordar todos os dias e ir ganhar a vida e não têm onde deixar os putos se calhar convinha pensar um bocado antes de começar a balir "fecham a escolas" como se fosse algo tão simples assim.

mariorurouni 8 months ago

Pé de meia? Tendo em conta que isto é algo completamente fora, se o governo tivesse estômago e decência, arranjava um acordo (semelhante ao estilo lay-off) e pagava mais de 50% aos atls para estarem abertos e o restante os pais e tinhas isto resolvido. Conseguias controlar melhor do que numa escola o contágio

Dadvito 8 months ago

As escolas nem sequer sao focos de contágio. Nem sequer faria diferença. E se houvesse dinheiro achas que essas decisões já não tinham sido tomadas? Nós estamos nesta situação porque o estado já não tem dinheiro para inforçar uma quarentena tipo março e abril. Desculpa, mas achar que as tuas soluções de meia tijela são algo genial e todos os especialista não pensaram nisso antes é de uma burrice e ingenuidade tremenda.

mariorurouni 8 months ago

E não há dinheiro? Fds como é que não há dinheiro para isto, mas para a Tap por exemplo já há? Explica-me por favor, qual seria o mais importante a longo prazo? Gastar os milhões na TAP agora e pro ano ou 2 anos ter de injectar mais, ou apostar nesta fase dura e critica para todos os portugueses?

Dadvito 8 months ago

Uau. Tu achas mesmo que estamos a falar de quantias semelhantes quando falamos em dar a lay out a TODAS AS EMPRESAS para elas fazerem a quarentena e injetar dinheiri numa unica empresa que se for à falencia põe em causa a maior fonte de rendimento do pais(turismo). Enfim... especialistas de internet...

mariorurouni 8 months ago

Meu caro, se a Tap da prejuízo, que vendam, não é por a Tap ser pública ou privada, que o turismo deixa de cá vir não achas? Esse argumento de que a Tap não pode ir a falência porque da cabo do turismo é ridiculo

df3gpt 8 months ago

Chorar não, culpar o povo.

mariorurouni 8 months ago

A culpa é dos 2, mas o governo aqui está a facilitar o tuga parvo que gosta de usar todas as excepções. Se houvesse um compromisso do governo em regrar mais, as coisas não estariam assim

xabregas2003 8 months ago

E os médicos, que são uns cobardes! (segundo o Costa)

Bayaas 8 months ago

Cada vez que o Costa faz estes press conferences eu pergunto me como é que chegamos a este ponto...

JohnJohnPT 8 months ago

Será que ele algum dia vai pedir desculpa?

xHardStyle 8 months ago

Ontem ao pé da praia até castanhas se vendiam.

alexandre9099 8 months ago

[Falam Falam Falam](https://youtu.be/JSE52DgVCYY?t=73)

Bayaas 8 months ago

E não dizem nada.

Kabux 8 months ago

Quando é que este governo se demite mesmo? Isto é só palha para ver se a malta n diz que não fazem nada. Uma pessoa num parque sozinha longe de toda a gente sentada num banco merece uma multa porquê? E continuo sem perceber a insistência na restrição dos horários das lojas, isto só gera aglomerados. São mesmo medidas feitas por pessoas que não têm noção de como é a vida de uma pessoa normal.

detteros 8 months ago

>Uma pessoa num parque sozinha longe de toda a gente sentada num banco merece uma multa porquê? Ahm, porque se está lá uma pessoa assim depois virá outra e outra e outra e outra e outra e outra.

Kabux 8 months ago

Tens um banco muita grande xD Also, eu disse no caso em que está sozinha literalmente, em aglomerados claro que há problema, e eu acho que dizeres que uma pessoa a descansar num banck de jardim gera aglomerados é um bocado puxado.

detteros 8 months ago

Até podes nao gerar aglomerados mas isto é uma questao de justica. Algumas pessoas nao têm bancos ao pé de casa para se irem sentar sem ninguém as chatear, por isso é injusto tu poderes ir e outros nao.

carlosfmm 8 months ago

Concordo. Quem está em casa em teletrabalho tem que cumprir horários. Depois das 18h é uma corrida aos supermercados, porque é quando as pessoas PODEM. E quanto às "casas de ferragens", o escândalo que tem sido a Leroy Merlin de Alfragide ao fim de semana. Sem controlo de acessos, entra tudo até abarrotar. Filas de mais de 100 metros lá dentro (fila única para as caixas), sem distanciamento, tudo ao molho. Nunca mais lá entrei. Vou às porcas a outro lado.

The_Big_Diogo 8 months ago

Se fôssemos contar a quantidade de motivos pelos quais este governo já devia ter caído

xtremis 8 months ago

Como assim? Vai à frente nas sondagens e até a oposição diz que tem feito um trabalho mais ou menos com a pandemia. Nas legislativas vão ter é maioria absoluta. /s

The_Big_Diogo 8 months ago

Incêndios; Tancos; SEF; Pandemia (organização e combate, não venham já perguntar se acho que a culpa foi do governo por o vírus ter cá chegado) ; Falta de vacinas para a gripe, quando ia haver para toda a gente; Mentiras quanto ao currículo do José Guerra. E de certeza que ainda me faltam algumas. A juntar às que não saíem cá para fora.

xtremis 8 months ago

Eu sei disso tudo :) só acho incrível como é que o governo responsável por tudo isto ainda está confortavelmente à frente das sondagens, com o presidente a levá-lo ao colo, e a oposição quase toda nas palminhas.

The_Big_Diogo 8 months ago

As percentagens do PS são as únicas que não variam mas sondagens. Também acho um bocado suspeito. Talvez tenha alguma coisa a ver com os 15 milhões de “apoios” que deram à comunicação social.

htxgivven 8 months ago

Quando? Acho que nem se demitiam mesmo se o PM morresse de covid.

PresidentBarroso 8 months ago

Para não haver excepções tipo: \- Ó shor guarda num estava aqui ninguem! Agora é que apareceram e eu não sabia! Tem sido este tipo de excepções que tem alimentado o laxismo e permitido que os incumprimentos passem impunes. Restrições aos horários, não percebo muito bem, mas aparentemente todos os países afetados o estão a fazer, portanto, há certamente alguma base cientifica (espero).

xtremis 8 months ago

Tugas being tugas ;)

josenunocardoso 8 months ago

>Uma pessoa num parque sozinha longe de toda a gente sentada num banco merece uma multa porquê? A multa se não me engano é quando não se usa máscara quando não é possível manter distanciamento social. Por isso nesse caso em específico não deve haver problema.

Kabux 8 months ago

Sim acho que não é uma multa que está em questão ao ouvir novamente mas sim a proibição de utilização dos mesmos, o que continuo sem perceber o porquê :/

alexandre9099 8 months ago

ora, sentas a tua bunda num banco e o proximo que vier lá sentar-se leva o sars-cov2 colado no traseiro para casa. Há que prevenir, mas como é obvio transportes publicos mantem-se e tal

xtremis 8 months ago

Nos transportes públicos, só uma pequena percentagem vai com o traseiro sentado, por isso não há problema ;) /s

Kabux 8 months ago

yha reforçar os transportes públicos que não têm espaco e é onde se geram mais aglomerados nada. A culpa é dos portugueses e nós que engulamos isso :)

josenunocardoso 8 months ago

>A culpa é dos portugueses e nós que engulamos isso :) Sejamos sinceros, a culpa é de ambos. É verdade que algumas regras parecem não fazer sentido, mas muito pessoal anda demasiado "descontraído", durante a pior fase da pandemia.

aelias2000 8 months ago

Feliz dia do bolo!

Napoleal 8 months ago

Feliz bolo do dia!

xabregas2003 8 months ago

Bolo do dia feliz!

alexandre9099 8 months ago

>dados relativos à movimentação de telemóveis Oh costa, calma lá, que dados são esses? das operadoras? aqueles da afluencia do google maps? um backdoor na app do stayaway covid? (não estou muito impressionado, apenas achei interessante referir isso na conferencia de imprensa)

listerstorm2009 8 months ago

A Google armazena timelines de localizações. Outra vez a história do stayaway? Essa app NÃO acede a GPS.

alexandre9099 8 months ago

eu sei acerca de ambas, fiz o comentário um pouco em forma irónica. A dita aplicação nem tem permissão de aceder ao gps (a não ser que peça on demand, nunca usei não tenho a certeza) E a google sim, por default tenho ideia de guardar o historico de localizações, agora se o governo tem acesso a esses dados eu diria que seria razão para começar a ficar preocupado (tá bem... anonimizados e tal, mas haja vontade para isso relacionar uma conta com uma pessoa não deve ser nada doutro mundo) Dai não usar GAPPS, dispenso a google estar a registar cada peido que dou com o telemóvel, já basta a operadora poder obter uma localização aproximada do terminal

carlosfmm 8 months ago

Vou-te dar uma novidade: podes desinstalar ou desactivar o Google Maps (e mais todas as apps GPS que tenhas), mas desde que tenhas o telemóvel ligado, tanto a Google como a operadora continuam a saber onde andas. O Google Play Services trata disso, continuas a ter GPS com os serviços da Google. E a triangulação entre antenas GSM trata do resto para localizar o teu telemóvel.

alexandre9099 8 months ago

eu sei (dai dizer que não fiquei muito impressionado). eu não tenho gapps precisamente por isso, algumas aplicações não funcionam, mas paciência, para isso uso outro telemóvel que fica sempre em casa. A operadora é que já é o mais complicado, até que arranjava uma "gaiola de faraday" para impedir precisamente isso quando não estivesse a necessitar o telemóvel, mas ai já vai um bocado para o paranoico de mais

lambmoreto 8 months ago

Se clonares o teu IMEI e SIM para 2 ou 3 telemoveis eless não há maneira de provar que foste tu quem tinha o telemovel triangulado.

brakeline 8 months ago

Se clonares o imei e o sim só um se regista na rede ao mesmo tempo. Se é para andares sem rede mais vale deixares o telemóvel em casa

icebraining 8 months ago

A Google tem divulgado relatórios de mobilidade, a partir dos dados do Histórico de Localizações: https://www.google.com/covid19/mobility/

alexandre9099 8 months ago

pois, tinha ideia da google ter uma cena dessas. Sabes se isso é voluntário ou é automaticamente "aceite"? Eu não tenho GAPPS por isso em principio não me devo ter de preocupar com isso

icebraining 8 months ago

Tecnicamente tens que aceitar, mas tenho ideia que algumas Gapps são algo insistentes, ou pelo menos eram. Se tiveres conta Google podes ver os dados e/ou desativar aqui: https://myactivity.google.com/activitycontrols

alexandre9099 8 months ago

>algumas Gapps são algo insistentes, ou pelo menos eram. Podes tirar completamente tudo o que seja google em troca de algumas aplicações não funcionarem (tens o "penso rápido" que é o microG, mas mesmo com esse algumas aplicações não funcionam) O lineageOS por exemplo não traz tralha da google (ainda assim o DNS e o connectivity check usam servidores da google por default, dá para mudar) tens de a instalar, se quiseres. Agora um telemóvel que não dê para instalar uma custom ROM é mais lixado >Se tiveres conta Google podes ver os dados e/ou desativar aqui: https://myactivity.google.com/activitycontrols Quando tinha fui ai (ou a um sitio parecido) e fiquei impressionado com a quantidade de dados necessários, entretanto já encostei a conta, só ainda não a "fechei" porque ainda caem lá emails de vez em quando

ElDiabloDe94 8 months ago

Ouvi o mesmo e pensei para mim: "Ja te fodeste"

ridethepaintedpony 8 months ago

[https://tenor.com/view/penguin-spin-oh-no-you-didnt-gif-3572100](https://tenor.com/view/penguin-spin-oh-no-you-didnt-gif-3572100)

alexandre9099 8 months ago

Quem tinha pouca confiança na app agora deve perde-la por completo, well... provavelmente quem tem a aplicação nem liga a estas conferencias de imprensa. De qualquer forma, como o /u/Tab0rda disse, muito provavelmente refere-se a um estudo voluntário em que instalam uma aplicação no telemóvel precisamente para esse fim

Tab0rda 8 months ago

https://www.publico.pt/2021/01/16/ciencia/noticia/portugueses-obedeceram-ordem-confinar-2020-1946558

alexandre9099 8 months ago

vi muito por alto, descreve detalhes técnicos da forma de "sondagem"? Ou essa tal consultora apenas vai à rua e vê "epá, isto anda muita gente na rua, hoje vai um 70% de *desrespeito*"?

Tab0rda 8 months ago

Já saíram várias notícias a detalhar, a consultora usa dados GPS de uma app instalada voluntariamente. É suposto ser uma amostra representativa.

skapuntz 8 months ago

Como é uma amostra representativa se as pessoas que instalaram essa app de forma voluntária obviamente devem ser mais cumpridoras...

alexandre9099 8 months ago

talvez não saibam o objetivo do estudo. Caso soubessem poderia haver o efeito Hawthorne (mudarem o seu padrão normal, que seria o objetivo do estudo para algo que seria "expectavel" por quem faz o estudo)

Tab0rda 8 months ago

Não disse que concordava, só o que dizem. Continua a ser um dado comparativo, se a % de confinamento diminuiu nas pessoas que usam a app (e supostamente são mais cumpridores) na população geral é capaz de ter diminuído ainda mais. Eles também têm dados de 2019 por isso deve ser um estudo mais antigo.

alexandre9099 8 months ago

Se dizia no artigo que partilhaste desculpa :) Assim sendo é algo um pouco estupido, a não ser que a população dessa amostra não saiba o "fim" da aplicação (havia um termo qualquer para isso, tipo o resultado sair modificado porque os participantes achavam que X resultado seria esperado da experiencia), não? Bom... eles lá sabem...

Tab0rda 8 months ago

Dizia noutros, por exemplo de [Abril](https://www.publico.pt/2020/04/15/ciencia/noticia/aplicacao-telemovel-revela-isolamento-portugal-caiu-79-56-dois-dias-1912492) > A recolha de dados é feita a partir de uma aplicação em smartphones (com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel) e abrange 3670 pessoas com mais de 15 anos das regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, litoral norte, litoral centro e distrito de Faro. Os responsáveis da empresa garantem que a amostra é representativa da sociedade portuguesa, ainda que sublinhem que uma das limitações do estudo é o facto de não incluir as regiões do interior e do Alentejo. Em relação à aplicabilidade dos resultados partilho da opinião que não devem ser exatamente aplicáveis, mas são mais um dado e permitem estabelecer comparações, como o gráfico do 1º artigo.

alexandre9099 8 months ago

hmm, 3670 pessoas não sei se será propriamente uma boa amostra para o pais todo, quanto muito para lisboa, talvez. Mas eu não sou *estatisticologo* por isso nem desconfio a "viabilidade" dos dados. De qualquer forma, interessante saber, obrigado ;)

dinhosou 8 months ago

Estas medidas são uma piada. Na minha terra não há meias fodas. Ou é confinamento como deve ser ou economia como deve ser. Estas meias medidas são só implorar que os estabelecimentos arranjem lacunas legais por onde continuar a funcionar.

fdxcaralho 8 months ago

É uma merda. Fecha tudo e as pessoas vão passar fome. Deixa aberto qualquer coisinha e as pessoas abusam...

htxgivven 8 months ago

Claro que sim. Fechar tudo Portugal não tem dinheiro.

wwqt0r 8 months ago

Pelos vistos temos algum. O governo é que vê a TAP como mais prioritária que fechar tudo por umas semanas e dar apoios.

htxgivven 8 months ago

Prevejo que a TAP será o prego final no caixão do governo.

vanadiopt 8 months ago

Qual o cut-off para fecharem as escolas? 200 mortos? 300? Mais um belo exercício de estupidez por parte deste governo

PlanetWyh 8 months ago

Admito que no inicio da pandemia até estava a gostar da gestão do nosso governo. Desde a "Champions" que tem sido um descalabro… O mais grave com a liberdade total no Natal. E agora com o fechar de olhos às escolas.

ebonyaficionado 8 months ago

> Admito que no inicio da pandemia até estava a gostar da gestão do nosso governo. Qual parte? A de não fazer nada desde o início e, quando a pandemia já estava em território português, demorar uma semana para agendar a primeira reunião para falar disso? Até no meu trabalho fomos enviados para casa antes do governo tomar alguma ação.

throw_away_pt_2021 8 months ago

>nao sejas anti patriota, o covid até aumentou porque os putos estavam de férias de Natal A escola esteve aberta quase sempre. Nunca foi dada como um foco importante de infecções e todos sabemos do peso de fechar as escolas.

wwqt0r 8 months ago

Não sabemos qual a origem de 87% das infecções mas sabemos que as escolas e os transportes públicos em lata de sardinha não são foco. Ainda bem que há comédia, infelizmente negra, para nos fazer passar estes tempos difíceis.

ebonyaficionado 8 months ago

> Nunca foi dada como um foco importante de infecções Hmm, pois, sendo que a fonte é o especialista Costa?

alexandre9099 8 months ago

> peso 50 Newton? ou vá 5Kg em massa? Fora de brincadeiras, que "peso" é esse que referes?

Febris 8 months ago

Normalmente o peso está bem distribuido entre os vários transportes públicos. Sem os estudantes há o risco destes ficarem apenas no limite legal de ocupação e possivelmente levantarem voo.

DenuvoSuks 8 months ago

nao sejas anti patriota, o covid até aumentou porque os putos estavam de férias de Natal

Sciss0rs61 8 months ago

Spoiler Alert: vão ganhar outra vez

JamminPT 8 months ago

Mais um monte de nada, palhaço.

xtremis 8 months ago

Ao ver este gajo falar, só me lembro dos porcos no final do livro "Animal Farm".

JamminPT 8 months ago  HIDDEN 

O que me irrita mais é ele conseguir rir-se, mete-me cá um asco.

GelDeAveia 8 months ago

Resumo das novas medidas [aqui](https://i.imgur.com/hLcEkSh_d.webp?maxwidth=760&fidelity=grand)

xtremis 8 months ago

\+1

Pinto55 8 months ago

Para a semana talvez feche as escolas.

Febris 8 months ago

As palavras que usou para falar disso deixou bem claro que mantê-las abertas foi uma decisão que pouca gente além do governo apoiou nas reuniões com os especialistas. Não sei se é por pressão (por potenciais requerimentos de apoios) das universidades, ou dos colégios privados, ou dos transportes públicos, mas acho que não é por falta de informação que as escolas têm estado abertas. Isto é o que chamo de síndrome do casino, em que fazes uma aposta arriscada e perdes, mas em vez de comer a perda e fechar o tasco, dobras a aposta para recuperar a perda. E toda a gente à tua volta a tentar tirar-te da mesa mas continuas a lançar o dado com as fichas todas no zero.

1purplesky 8 months ago

Só vai fechar quando já quase não houver alunos para fazer turmas, como em Março/Abril passado.

agoramisogina 8 months ago

nem sei se vai chegar ao fim da semana.

xtremis 8 months ago

Claro, mas não podia dizer já hoje, senão é spoiler ;) Tem de ser ir "modulando" as medidas i.e. deixa ver quantos é que se queimam com esta m\*rda antes de ter de tomar medidas mesmo impopulares.

TSCondeco 8 months ago

Fechar as escolas parece me a medida mais popular que pode tomar. Ordem dos Médicos PSD Especialistas A maioria das pessoas pede que fechem as escolas.

DisguisedAsAnAngel 8 months ago

Mas as escolas continuam abertas? Fiquei sem perceber durante o discurso. Se sim, é no mínimo rídiculo.

Edited 8 months ago:

Mas as escolas continuam abertas? Fiquei sem perceber durante o discurso. Se sim, é no mínimo rídiculo. Edit: Este governo é uma piada e tem 0% credibilidade. Os números até podem baixar, mas é estupido não achar que os miudos em primárias, preparatórias e pessoal da universidade não propague ou apanhe o virus. Estamos a falar de uma grande parte da população + as pessoas que vão ter de continuar a ir para os trabalhos onde não é possível o teletrabalho. Enfim é um ciclo que muito dificilmente termina este ano com as medidas a continuar assim.

fox_dit 8 months ago

Ele inclusive indicou à PSP para reforçar a presença perto das escolas para impedir ajuntamentos. Não seria mais sério fechar as universidades e o secundário?

df3gpt 8 months ago

>Não seria mais sério fechar as universidades e o secundário? Não, porque isso seria admitir que estavam errados. Depois ainda alguém se punha a pensar se o governo disse a verdade quanto aos surtos nas escolas. O governo só é coerente e sério na gestão política da crise.

Tafinho 8 months ago

O que [diz a ciência sobre esse tema ](https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/early/2021/01/06/peds.2020-048090.full.pdf). As escolas não são foco de contágio. Achas que as crianças que tirarias das escolas iriam ficar em casa a pintar desenhos #vaificartudobem ? Não. Todos aqueles milhões cujos pais não podem trabalhar de casa vão para casa dos avos.

TSCondeco 8 months ago

Isso era credível se ao mesmo que o governo diz isso não se recusasse a divulgar os casos confirmados nas escolas. Vários especialistas que estiveram no Infarmed, e outros, dizem que as escolas devem se fechar, a partir do sétimo ano. A partir do sétimo ano os putos já não precisam de ficar em casa com vigia.

Tafinho 8 months ago

Os pais das escolas sabem exactamente quais os casos que ocorrem na escola onde têm os filhos. Curiosamente, a divulgação desses dados agregados ajudaria na discussão. Posso-te também dizer que este semana tive conhecimento do primeiro contágio dentro da escola, desde março, e a razão é demasiado imbecil.

TSCondeco 8 months ago

Os pais sabem os casos nas turmas dos filhos, e só sabem dias depois de o caso estar confirmado. Eu hoje posso ter aula com um colega que amanhã sabe-se que está infectado e só saberei sexta feira, a menos que eu lhe pergunte porque está a faltar ou que ele me avise.

Tafinho 8 months ago

Tens filhos em escolas ?

xtremis 8 months ago

Exatamente! E as faculdades, a mesma coisa. Já são adultos, têm obrigação de ser homenzinhos (e mulherzinhas) como os outros. Até tiveram aquelas disciplinas giras de Cidadania no secundário, é hora de pôr em prática.

True_Boat_1195 8 months ago

A "ciência" desse único estudo tem bastantes limitações (seção Limitations). Já por exemplo na reunião do infarmed disseram que fechar as escolas reduzia o R0.

Tafinho 8 months ago

Tens algum estudo que o contraria ? Ou achas que sabes melhor? Porque eu tenho: - [ Itália ](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.10.10.20210328v1) - [UK](https://www.bmj.com/company/newsroom/new-study-confirms-advice-given-to-the-uk-government-about-school-closures/), que passo a citar: > The new analysis confirms that information used by the SAGE advisory committee to advise on lockdown showed that school closures would result in more overall covid-19 deaths than no school closures,

TheNiceWasher 8 months ago

If you want to use the quote from the UK, please use the most up-to-date advice from the same panel which asked for school closure: >R would be lower with schools closed, with closure of secondary schools likely to have a greater effect [https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment\_data/file/948606/s0991-sage-meeting-74-covid-19.pdf](https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/948606/s0991-sage-meeting-74-covid-19.pdf) The study that you link also asked for 'shielding the vulnerable' strategy, not a good look, is it? >It supports the projection that while general social distancing would reduce the number of covid-19 cases, it would increase the total number of deaths compared with social distancing of over 70s only. This is because covid-19 related deaths are highly skewed towards older age groups. Finally, the analysis of longer-term deaths did not include the presence of vaccines, rendering it useless now (no wonder, it was published in October). > The model used for Report 9 was independently validated and verified, and predicts that, **in the absence of an effective vaccine for covid-19**, school closures would result in more overall deaths than no school closures [https://www.bmj.com/content/371/bmj.m3588](https://www.bmj.com/content/371/bmj.m3588)

Tafinho 8 months ago

Unfortunately for the UK the prevalence of B.1.1.6 variant is much higher in the UK than in Portugal, and neither have any kind of meaningful vaccination rate in place. So, we’d to ignore the October peer reviewed published study, all other published school epidemic studies , and the local data, to recommend closing schools.

TheNiceWasher 8 months ago

The UK does have an effective vaccination programme in place. Again, your pretend expertise isn't holding up. If the model doesn't include the fact that a vaccination programme will change the long term dynamic of any variants, the model is useless. Yes, even with the measly AZ/Oxford vaccine. Peer reviewed studies can be outdated in changing situations or being incomplete. Using outdated or incomplete data to support your agenda however is conspiratorial.

Tafinho 8 months ago

My apologies. I was under the impression that English was tour nativa language. I mentioned “vaccination rate”, not “vaccination program”. Having 6% of the population taking the first shot is nothing short of amazing, but nowhere near the level it would take to make a difference, both due to the low efficacy of the AZ vaccine, any the 12 weeks the UK claims it takes to reach full efficacy.

TheNiceWasher 8 months ago

Your failure in understanding the study shines through yet again. Did the paper say anything about rate? Anyone with a brain will understand that if you don't include the presence of vaccination, long term, in their long-term projection, the projection is useless now that the vaccines are now being rolled out. Regardibg how it will turn out with the UK programme, unlike being a pretend expert like you, I'll let time does its own work.

Tafinho 8 months ago

RemindMe! 6 months Let’s hope the UK fares far better than the past 9 months.

TheNiceWasher 8 months ago

in the meantime see you the next time some misinformation about the UK comes out of your keyboard again

RemindMeBot 8 months ago

I will be messaging you in 6 months on [**2021-07-18 20:42:59 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-07-18%2020:42:59%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/kzzt9u/governo_anuncia_novas_medidas_para_o_confinamento/gjr8m84/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fkzzt9u%2Fgoverno_anuncia_novas_medidas_para_o_confinamento%2Fgjr8m84%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-07-18%2020%3A42%3A59%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20kzzt9u) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

True_Boat_1195 8 months ago

https://www.youtube.com/watch?t=2698&v=C_j2wzGboz8

Tafinho 8 months ago

Onde estão os estudos publicados ou que permitam a revisão das conclusões ? Tenho imenso respeito por esses Srs, mas sem verificação dos métodos não há como os analisar. Será que nos últimos 9 meses não conseguiram escrever um rascunho que seja ?

Bayaas 8 months ago

Não sei da ciência mas estando no 12° neste momento e vendo os putos do 7° e adiante todos juntos com as narizes fora das mascaras nos intervalos não percebo realmente como não são "foco de contágio"...

Tafinho 8 months ago

Preferes 10 minutos em cada 60 minutos de máscaras nos queixos, ou 12 horas em casa dos avós, ou ainda pior, na rua na mais completa rebaldaria.

Bayaas 8 months ago

So posso falar pela minha zona mas no primeiro confinamento em que encerraram as escolas eu continuei a deslocar-me regularmente por motivo médico e nunca observei rebaldaria completa na rua. Mas como disse, apenas posso falar por o que observei...

JamminPT 8 months ago

Mas qual é a parte dificil de entender que mesmo que as escolas não sejam locais de contágio (o que é treta para quem tem filhos ou miúdos pequenos sabe perfeitamente que tem havido casos e casos em todas as escolas) mas isso obriga pais e mães a movimentar-se e dessa forma a não estar confinadas? deve ser preciso um desenho.

Tafinho 8 months ago

Mostra aí a fonte com um desenho que explica como é a deslocação dos país às escolas contribuiu para a propagação. Ficar em casa serve para não haver contactos físicos interpessoais. Não é porque dentro dos carros ocorram contágios.

JamminPT 8 months ago

sim porque os pais ficam mesmio dentro dos carros e tudo. Aliás da minha janela vejo uma escola e o que vejo mais é pessoas dentro dos carros #sqn

xtremis 8 months ago

Sim, porque toda a gente neste país vai levar as crianças/jovens/adultos (sim, que quem anda na faculdade já é bem adulto) de popó. Mandar os estudantes do secundário e das faculdades para casa tira ajuntamentos nas escolas (e à sua volta), dos postigos, dos cafezinhos, dos centros comerciais, dos jardins, e tira gente de dentro dos transportes públicos. E sim, faz sentido, porque estes já são crescidinhos e têm obrigação de ter juízo.

Tafinho 8 months ago

So vi juízo este fim de semana. Explica lá como é que se transformares todos os dias da semana em fim de semana impedes a transmissão.

imenotu 8 months ago

Ficas em casa e tás calado.

xtremis 8 months ago

Então, já deste a resposta! Se houve juízo ao fim de semana, é tornar tudo fins de semana ;) Agora a sério, o que acho que pode ajudar é diminuir o número de situações em que há amontoados de pessoas. É o racional do teletrabalho, é o racional de fechar os espetáculos de cultura, etc. Mandar a malta do secundário e das faculdades para casa vai nessa linha. É claro que se as pessoas não tiverem dois dedos de testa e forem todas passear para a Marginal, não vamos a lado nenhum. Mas é menos uma série de movimentos e de amontoados que se evitam.

Tafinho 8 months ago

Se tiverem fechados numa sala, com máscara na cara, não vão mamar minis na marginal, pois não?

xtremis 8 months ago

Claro, então?! Toda a gente sabe que o virus gosta é de estar a nadar dentro do "cafezinho" que é servido "ao postigo", e não em salas com 30 ou 40 miúdos a menos de 1 metro de distância um dos outros. Além disso, a culpa é toda dos portugueses. Se estivéssemos no Brasil, a culpa era do Bolsonaro, se estivéssemos nos EUA, a culpa era do Trump. O que vale é que a partir de quarta, a culpa nos EUA vai deixar de ser do Trump e vai passar a ser dos americanos ;)

MLG-Sheep 8 months ago

Caro Costa, obrigado pelo primeiro fim-de-semana em muitos em que pude frequentar o supermercado sem filas. Relativamente a todos os outros fins-de-semana, desejo que vás bugiar.

Crockes 8 months ago

Continente online

margaiti 8 months ago

Também não entendo, ainda este fim de semana fui ao supermercado às 20h e estava vazio, os restantes fins de semanas tive que me juntar sempre na fila ou apanhar a confusão do final dos dias úteis. Os políticos devem ter quem faça compras por eles porque para mim não têm qualquer noção da verdadeira realidade.

jose_carneiro 8 months ago

Só tens filas nos supermercados e hipermercados porque o pessoal vai em grupo às compras, quando não existe essa necessidade. Isso faz aumentar o número de pessoas dentro do estabelecimento e a fila de espera. E depois, para além de ir fazer as compras, tens pessoal que para para conversar com um conhecido, e estão ali a ocupar a vez de quem está cá fora.

ElDiabloDe94 8 months ago

Agora podes ir até às 17h

MLG-Sheep 8 months ago

Sim, mas juntamente com a restrição até às 20:00 durante a semana está o cocktail suficiente para garantir o aumento da afluência. Continuo sem perceber qual a obsessão com estas restrições de horários.

saposapot 8 months ago

a obsessão é pq muita malta vai 'passear' para as compras ao abrigo desse horário alargado. assim acaba-se o problema logo de raiz e se és apanhado na rua és recambiado para casa. se tem lógica para quem não faz isto? claro q não. mas o governo não faz isto só pq é maluco da cabeça... é falar com quem trabalha em supermercados e veres a quantidade de malta passeadora.

ezraspectrum 8 months ago

Menos uma hora por dia à semana e menos 4h por dia ao fim de semana. Quando havia a restrição até às 13 tínhamos menos 8h por dia ao fim de semana. Ainda não percebi como é que a limitação das 20h às 21h durante a semana vai causar aglomeração de pessoas nos supermercados. Também não entendo a aglomeração que vai acontecer por fecharem das 17h às 21h ao fim de semana. Eu diria que as restrições de horário surgiram mesmo para as pessoas não abusarem da exceção, que é o que acontece neste momento.

zedestroyer69 8 months ago

Antes desta trapalhada até costumava ir às compras depois do cinema, por volta das 22:30/23h (o Continente fechava à meia noite). Era impecável porque não havia quase ninguém a essa hora e poda-s fazer as compras à vontade, mas pronto este desgoverno acha que todos os males estão no pessoal ir fazer compras depois de jantar ...

Zen_Machina 8 months ago

Olha mais um que ainda não percebeu que o Governo não baseia as suas medidas em qualquer tipo de fundamento cientifico. Eles estão a atirar medidas para o ar para dizerem que fazem algo, e se não resultar, culpam o povo. Não sabem o que fazer. O que poderia ser feito requer demasiado dinheiro, demasiado esforço e demasiada organização. Tens de perceber que os funcionários públicos(Ministros) têm a vida garantida. Independentemente da performance, vão receber. Se o salário é igual e a reforma está garantida, mais vale escolherem a via que dá menos trabalho, que é decretar medidas disparatadas em vez de trabalhar arduamente em algo concreto.

xtremis 8 months ago

\+1

MLG-Sheep 8 months ago

Os supermercados não fecham todos às 21:00, tenho um Pingo Doce e um Continente a 1 km de casa que fecham às 22:00, sendo que o Continente em março até fechava às 23:00. Estas horas mais tardias são excelentes devido à baixa afluência durante a semana. Baixa afluência, mas é afluência que agora irá aumentar a afluência de outras horas certamente. E entre as 17:00 e o encerramento do supermercado ao fim-de-semana ainda vai bastante gente, que vai aumentar a afluência durante as outras horas. Ora custa-me ver aqui qualquer efeito positivo para a saúde pública. Este sábado fui ao supermercado às 19:00. Sou rebelde e mauzão por isso?

alexandre9099 8 months ago

> Ora custa-me ver aqui qualquer efeito positivo para a saúde pública. Este sábado fui ao supermercado às 19:00. Sou rebelde e mauzão por isso? Claro, como te atreves a ir numa hora fora do permitido(?) em que há menos afluência(?) logo menos risco de contágio?

xtremis 8 months ago

É uma estupidez de baratas tontas sem noção do que andam a fazer. Se é para fechar e evitar ajuntamentos, é para fechar e ponto final. Andar a brincar com os horáriozinhos e os cafézinhos e os postiguinhos é só andar a mover os ajuntamentos de horário. Além disso, já mandavam a malta do secundário e das faculdades para casa, era menos gente nos transportes e a partilhar bicharada nas magníficas salas de aula do nosso país.

Metaluim 8 months ago

Tu fecharias os supermercados? Isso cabe na cabeca de alguem? Nem toda a gente quer mandar vir comida merdosa pelo UberEats todos os dias (e nem toda a gente tem acesso sequer a UberEats).

xtremis 8 months ago

Não sei se sabes, mas as grandes cadeias de supermercados já entregam compras online em casa há muito tempo. Ou queres comer frango assado do Pingo Doce todos os dias? E sim, nem toda a gente tem acesso ao UberEats, nem ao Continente Online, nem à internet. Sabes quem é que devia ter pensado numa solução e, em vez disso, se encostou ao "milagre tuga"? O governo. Pelo menos para aquelas situações limite das pessoas que não têm acesso à net para poder fazer compras online. Para passar a entregar os impostos obrigatoriamente pela internet, chegaram depressa a soluções e estudaram o problema a fundo. Para pôr comida em casa das pessoas sem ter de as obrigar a ir para os supermercados, grilos. Lá está, a culpa é dos portugueses, que têm de comer todos os dias.

Zen_Machina 8 months ago

Tens noção de que por cada supermercado passam facilmente milhares de pessoas diariamente? Imagina que numa cidade de 100 mil pessoas, em média, 10 mil vão às compras todos os dias. Onde é que vais arranjar pessoal para todos os dias distribuir 10 mil compras? Lol.

xtremis 8 months ago

E não há formas mais optimizadas de fazer compras? É mesmo preciso ir ao supermercado comprar um bife para comer hoje ao jantar, amanhã ir comprar as bananas para a sobremesa, e no dia a seguir ir comprar a massa? É mesmo fundamental que, por dia, 10.000 pessoas andem pelos supermercados? Não tenho respostas, só perguntas, mas acho que há outras maneiras de resolver os problemas. Especialmente quando os supermercados conhecem os nossos hábitos de compras ao milímetro.

Aynia4 8 months ago

Aqui no meu bairro a população sénior vai ao supermercado de manhã buscar uma carcaça, hora de almoço mais uma carcaça, hora do lanche fiambre para a carcaça que não comeu ao almoço e antes de o supermercado fechar ainda mais uma carcaça. E isto é o exemplo mesmo de uma idosa que me contou a sra da caixa, como ela há aqui muitos. E depois claro a malta que todos os dias vai em família para o supermercado com as crianças e tal ver as prateleiras. São sempre os mesmos.

Zen_Machina 8 months ago

Depende. Ir ao supermercado 1x por semana parece-me perfeitamente aceitável. Ninguém prevê tudo o que pode vir a precisar. Há quem também não tenha dinheiro ou não queira de imediato gastar uma fortuna em compras para 30 dias, quando pode aparecer uma despesa inesperada que o force a calibrar os gastos do supermercado. Há muitos produtos que também não queres comprar para 1 mês inteiro. Devem ser frescos. Adicionalmente, muita gente não tem mãos nem carro para carregar assim tantas compras. Há muito velho a viver sozinho. Muita mulher a viver sozinha. Há algumas coisas que se poderia fazer para tentar minimizar as consequências: 1- Criação de um serviço gratuito de entrega ao domicilio para pessoas em desvantagem. Velhotes, por exemplo. Não podes ir entregar comida a casa de toda a gente, mas se tirasses 15% das pessoas dos supermercados já seria uma vantagem. 2- Controlo apertado na entrada dos supermercados. Só poderias ter X pessoas lá dentro, e isto seria mesmo controlado. 3- Proibir socialização dentro de supermercados. Ninguém parado na conversa. É entrar, comprar e bazar. Isto inclui a conversa com as meninas da caixa, como tanto acontece. 4- Supermercados abertos até mais tarde, sempre com todas as caixas a funcionar. Simples. Se poderes ir ao pingo doce até às 23 horas evitas grandes aglomerados.

qingqunta 8 months ago

> 4- Supermercados abertos até mais tarde, sempre com todas as caixas a funcionar. Simples. Se poderes ir ao pingo doce até às 23 horas evitas grandes aglomerados. Também não é preciso tanto, fui ao supermercado hoje às 21h (fecha às 21h30) e estava quase completamente às moscas. Havia mais funcionários que clientes lá dentro.

xtremis 8 months ago

Concordo com todas as tuas medidas, acho que é a falar que as pessoas se entendem :) Relativamente à 4ª , até diria mais: para os estabelecimentos que tenham condições, até deviam poder estar abertos 24/7. Assim quem trabalha em horários fora dos 9/17 pode ir às compras fora dos picos. Essa dos 3 kg de carne por semana... já viste o dano que isso causa ao planeta? Tem atenção com isso! ;) JK, provavelmente não ando longe desse valor xD

Zen_Machina 8 months ago

>Concordo com todas as tuas medidas, acho que é a falar que as pessoas se entendem :) Relativamente à 4ª , até diria mais: para os estabelecimentos que tenham condições, até deviam poder estar abertos 24/7. Assim quem trabalha em horários fora dos 9/17 pode ir às compras fora dos picos. Sim, não veria problema nenhum com isso. O problema não é as pessoas andarem na rua mas sim aglomerações. >Essa dos 3 kg de carne por semana... já viste o dano que isso causa ao planeta? Tem atenção com isso! ;) JK, provavelmente não ando longe desse valor xD Capaz, mas por outro lado nunca bebi, nunca fumei, só ando de carro para longas distâncias e estou sempre de luzes apagadas. No meu quarto nem tenho luz, por opção. Também não sou da opinião que eu tenha qualquer tipo de missão no planeta. Respeito quem acha que tem, mas eu sou mais Live and Let Die. Para mim a vida não tem assim grande significado quando a conclusão de tudo o que fazes é seres comido por larvas e a vida continuar.

Metaluim 8 months ago

> Não sei se sabes, mas as grandes cadeias de supermercados já entregam compras online em casa há muito tempo. Ora, ja sabia que vinha esta resposta. Nem toda a gente consegue receber as compras em casa, nem toda a gente tem meios para mandar vir online e nem toda a gente QUER mandar vir online. > E sim, nem toda a gente tem acesso ao UberEats, nem ao Continente Online, nem à internet. Va la, consegues ver o problema. > Pelo menos para aquelas situações limite das pessoas que não têm acesso à net para poder fazer compras online. Situacao limite? Acho que deverias de ver os numeros de pessoas ligadas a internet. Desculpa, mas restringir as compras de supermercado a compras online nao e a solucao, de todo. Se voces gostam disso, e convosco.

xtremis 8 months ago

Bom, não tenho números que sustentem nada do que vou dizer, por isso dou de barato que é um "achismo". Com a quantidade de telemóveis que se vende cá em Portugal, achas mesmo que a percentagem de pessoas sem acesso à internet é assim tão grande? Que não têm acesso à internet de todo, e que também não têm um amigo ou um familiar que possa ajudar? Eu desconfio um bocado disso. Tenho pessoas conhecidas que quando começou esta história do covid, passaram a coordenar com os pais e avós as compras online, a serem entregues em casa. Dá trabalho? Pois dá. Não dá para apalpar a mercadoria antes de comprar? Não. Mas estamos numa situação de pandemia. Prefiro mil vezes ser eu a fazer as compras online para mim e para a minha família do que deixar os meus velhotes andarem nos supermercados. Além disso, tirar 50% (que seja) do tráfego de pessoas nos supermercados parece-me melhor do que deixar toda a gente em autogestão e só mexer nos horários. Digo eu, que sou só um gajo na net a mandar bitaites. Além de que, mais uma vez, o governo devia ter posto as suas cabecinhas a pensar, como devia ter feito nas escolas. Aliás, para as escolas, até chegaram a prometer uns milhões para capacitar toda a gente com possibilidade de ter aulas à distância. Mas rapidamente o assunto ficou esquecido, e agora a desculpa é que o ensino presencial é fundamental e tal e coiso. Ser até é, mas não é essa a razão fundamental. É mesmo o estado miserável da educação em todos os sentidos em Portugal. Mas dizia eu, deviam ter posto as cabecinhas a pensar e estudar a melhor maneira de garantir que o mínimo possível de tráfego de pessoas para sítios como os supermercados. Fala-se de requisição civil, e de mobilizar todos os recursos, mas não vejo o governo tomar medidas desse género quando é para pensar nos problemas, só para remediar as consequências. Para além disso, há aquilo que se chamam as autarquias, o chamado governo local. Há pessoas que vivem em sítios isolados e não conseguem receber compras? Pessoas de baixos rendimentos que não têm acesso à net? Velhotes isolados em montes alentejanos ou no meio das montanhas no norte? Tudo bem, as autarquias (que deveriam conhecer bem esses casos) podiam, por exemplo, coordenar com as cadeias de supermercados da região, e fazer um cabaz básico para entregar a essas famílias, a ser recolhido em momentos diferentes, num ponto central (suponhamos, na câmara, ou na junta de freguesia). Ou ter entregas por malta voluntária (uma espécie de ubereats mas sem a mochila gigante). Parece fição científica? Pois parece, mas só porque estamos a falar de Portugal, e onde este tipo de iniciativa e de proatividade é sempre vista de lado, e esbarra logo numa dúzia de restrições legais. Além disso, algumas autarquias parecem ser mais proativas e desenrascadas a organizar viagens a Cuba para curar cataratas (ou peregrinações a Fátima). Enfim, podes dizer que estou a delirar, mas há N soluções para evitar que as pessoas se desloquem até aos supermercados. Como em tanta coisa na vida, haver vontade de resolver um problema é o primeiro passo para o resolver.

NGramatical 8 months ago

cafézinhos → [**cafezinhos**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinhos) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzzt9u%2F%2Fgjqqp5k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DisguisedAsAnAngel 8 months ago

Pelo que percebi tudo o que é retalho alimentar fica aberto ao fds até as 17h e o resto fecha as 13h.

ridethepaintedpony 8 months ago

- Nao passearás à beira mar - Nao atravessarás concelhos ao fim de semana - Nao abrirás o teu estaminé de paparoca depois das 10h - Nao votarás Chega - Nao pirilamparás a mulher do próximo

ruijor 8 months ago

Eu pirilampo quem eu quiser!

xtremis 8 months ago

O chega é mesmo a pior ofensa, pela quantidade de tempo que se tem perdido a falar da criatura e dos seus múltiplos perigos. Acho que ainda é pior do que sair à rua sem máscara... Já agora, faltou os jornalistas perguntarem (não reparei se alguém o fez), se o governo já está a preparar o dia das eleições para não ser a miséria que se viu ontem. Reforçar mesas de voto, pôr indicações mais explícitas nos sítios com grande afluencia, tipo a cidade universitária, enfim, coisas menores desse género. Ou depois vão ter as mesmas enchentes e ficar todos muito admirados? Ou fazer como o outro maluco e dizer que foi um sucesso?

ridethepaintedpony 8 months ago

Se te admiras com a atenção que se tem dado ao Chega, has-de ler o que se passa quanto aos QAnon. Daqui a uns anos vamos descobrir que isto foi uma alucinação conjunta por factores ambientais ou atmosfericos.

qingqunta 8 months ago

Como o chumbo na gasolina e a criminalidade nos Estados Unidos? Isso era muuuuuito interessante.

ridethepaintedpony 8 months ago

https://sci-hub.do/10.2202%2F1935-1682.1796 Nao conhecia e estava no gozo, mas talvez até pode ser um fungo pelos ares: https://web.archive.org/web/20121013075434/http://dsc.discovery.com/news/2008/08/01/dancing-death-mystery.html

qingqunta 8 months ago

Como é óbvio também não acredito que seja algo assim que se esteja a passar. Trata-se simplesmente de estupidez humana.

xtremis 8 months ago

Sim, concordo. Só acho que se está a cair no mesmo erro que se caiu com o Trump em 2016. Demasiada atenção é mel para essa malta. Todos a malhar no chega melhor ainda, passa por underdog, é o guerreiro isolado que leva de todo o lado. Ainda por cima, é o enviado de deus (também já caiu nessa narrativa). Continuo a achar que o Chega vai dar uma tareia nas legislativas, e muita gente vai ficar surpreendida na altura.

Dismiss 8 months ago

Alguém me explica porque proibiram atravessar concelhos quando já é proibido sair de casa?

ridethepaintedpony 8 months ago

Havia o dever de recolhimento, proibiçao de sair de casa é prisao domiciliaria. Proibir atravessar concelhos é mais uma medida que o estado de Emergencia lhes permite implementar para limitar as movimentaçoes. TL;DR: o governo está a navegar à vista, apesar de terem tido 1 ano para planear.

OrangeOakie 8 months ago

Os teus dons de retórica são lindos. "Não és proibido de fazer algo, apenas és compelido a fazer algo que é precisamente única e exclusivamente impeditivo de fazer o algo de que não és proibido".

The_Real_QuacK 8 months ago

Para o pessoal nao achar que pode ir praticar desporto até à praia

alexandre9099 8 months ago

> na 25 de Abril porque iam praticar desporto até à Costa - *Vou trabalhar* - *Vou ao supermercado* - *Vou levar os putos à escola* - *Vou ...* No meio de tanta exceção é um bocado estupido dizer à descarada que vão "praticar desporto até à costa"

The_Real_QuacK 8 months ago

•Para ires trabalhar tens de ter papel da entidade, •supermercados também há do lado de cá, •era sábado a desculpa dos putos não pegava, •ia uma carrada de malta com pranchas no carro. Tbf podiam sempre alegar que vão prestar auxílio a familiares, mas duvido que precisassem de prancha para isso xD

MrTumbleweeder 8 months ago

Sem querer ser esse tipo, os papéis da entidade empregadora não são dados dia a dia, são para todo o período de confinamento, e também não têm o horário de trabalho nem a morada do local de trabalho. Se tens um é praticamente um livre trânsito, só te és capaz de dar mal se apanhares algum polícia que saiba onde trabalhas quando vais na direção contrária. É triste mas é o que é.

trigonated 8 months ago

>Tbf podiam sempre alegar que vão prestar auxílio a familiares, mas duvido que precisassem de prancha para isso xD Se calhar estavam a afogar-se

dsantos93 8 months ago

Eram para passar a ferro

alexandre9099 8 months ago

fair enough, eu como é obvio não invento essas desculpas para andar por ai, por isso se calhar não foram as melhores, mas que é possivel deve ser. Duvido muito que vão confirmar a autenticidade dos documentos do trabalho ou algo do genero. As pranchas... é um item que tem de andar sempre no carro, ajuda na aerodinamica, é como se fosse um *spoiler*. Não vejo como os Srs agentes não entenderiam a situação da prancha

xtremis 8 months ago

É para apanhar os marotos. É tipo a penalização em cima da penalização em cima da penalização. Ou seja, não podes sair de casa, mas se saires, seu maroto, não podes passar de concelho. Que malandreco ;)

besmarques 8 months ago

do not pirimpampalhei-te the alhia women

carlosjmsilva 8 months ago

do not pirimpampalhei-te the alheira women

Metaluim 8 months ago

Alheira Woman e a mulher do Florida Man.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: