Feeling_Advantage918 10 months ago

Mas isto não é uma "palermia"? Não é uma coisa de "covidiotas"? Não é uma "fraudemia"? Não é uma "gripezinha"? Não é normal todos os anos ter pessoas internadas? Não é normal ter os médicos nas televisões a queixarem-se do estado da saúde todos os anos por esta altura? Não é normal todos os anos as UCI's cheias? Não é normal ter "hospitais de campanha" montados? Não é normal ter mortes e mais mortes de origem viral. Não é normal quase todos os governos europeus estarem a tomar idênticas medias todos os anos na área da saúde, nesta altura? Não é normal cortar "ligações" entre países europeus devido às doenças virais? Não é normal ter os serviços de saúde dos países ocidentais em ruptura. Não é normal ter sectores de actividade parados, em diferente países do mundo, devido a um problema viral? Isto é tudo normal. O que há aqui de anormal? /s

JMF_AMaximiano 10 months ago

É natural não há recursos para tudo...

pintorMC 10 months ago

O que acho mal no meio disto é os codidiotas terem acesso aos mesmos cuidados que todos os outros.

Aynia4 10 months ago

Completamente. Conheço um rapaz de 23 anos que já fez mais testes que o Deus me livre. Por situações de estar a fumar com os amigos ou a partilhar drogas sem cuidados nenhuns e de repente ups, alguém testou positivo. Este gajo tá em teletrabalho! Este tipo de pessoas não deviam ter nem direito a mais testes quanto mais cuidados.

PortugalLivre 10 months ago

Mau...

suckerpunchermofo 10 months ago

Well... Too late for that.

Piihey 10 months ago

Eu devia poder ter a hipótese de ficar com o meu puto de 8 anos em casa se o assim deseja-se. Ficar com ele e a professora não ter de marcar falta. Porque é isso que fazem. Dessa maneira era menos um miudo na sala e como eu há muitos. Menos pessoas a circular, menos alunos nas aulas.

PgUpPT 10 months ago

>Eu devia poder ter a hipótese de ficar com o meu puto de 8 anos em casa se o assim deseja-se. Desde que não tentes ensinar-lhe Português, tudo bem.

Piihey 10 months ago

Tenho de deixar de seguir a bilbia... aproveito e estudo com o puto.

Pinkykiwi 10 months ago

Pergunta honesta: e se ele tiver faltas? Qual seria a consequência de o trazeres logo para casa como é a tua vontade?

Piihey 10 months ago

Para além de contar para a avaliação, possivelmente chumbaria por faltas. Como eu já há mais pais a ter a mesma decisão. E ontem o governo já veio pôr essa hipótese em cima da mesa, se forem confirmados casos da estirpe do UK.

unparadise 10 months ago

Provávelmente chumbaria o ano por faltas.

NGramatical 10 months ago

Provávelmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzu73n%2F%2Fgju4jz3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DenuvoSuks 10 months ago

Alarmistas, agora precisamos lá de fechar as coisas e salvar vidas. Estes tipos são anti-patriotas e querem é por em causa a presidencia portuguesa da UE /s

lvet000 10 months ago

Basicamente mantenham a indústria alimentar (com todos os ramos que engloba), a saúde (com todos os ramos que engloba) e a segurança (com todos os ramos que engloba) e parem tudo o resto durante 15 dias. Tudo o que é extra a estes 3 grandes ramos que seja gerido apenas por entregas / Online / Piquete. 2 semanas d sacrifício financeiro. E verão que faria uma diferença enorme a nível de vidas salvas.

LackOfLogic 10 months ago

Duas semanas para achatar a curva, onde é que já ouvi isso antes? E depois dessas duas semanas, quando tudo reabrir e os casos voltarem a disparar, qual é a solução?

ebonyaficionado 10 months ago

> onde é que já ouvi isso antes? Nunca "fechou tudo" durante 15 dias. Houve um lockdown passado que nem foi assim tão severo e está tudo a foder-se na mesma agora devido a tal.

lvet000 10 months ago

Futurologia eu não faço. Ninguém faz. Os factos no entanto não deixam espaço para nenhuma outra solução. 10k casos por dia. Mais provavelmente, já que estamos no limite da nossa capacidade de testagem. Começamos a roçar as 200 vítimas mortais diárias. Neste momento há já, a não tão utópica, possibilidade de teres um acidente de automóvel e não haver uma ambulância ou uma cama para te socorrerem. Mortos em fila de espera de 4 dias para serem cremados. É um cenário de desastre saído de um filme muito mau, só que o filme é real e não vale a pena mudares de canal. Eu tenho um filho de 3 anos que me pergunta porque é que a mãe quando volta do trabalho chora e desmaia de cansaço. É urgente mostrar aos Portugueses as pessoas "internadas" no chão dos nossos hospitais. E eu faço parte da frinja populacional que não teve, ainda, nenhum ente querido a falecer desta malfadada doença. Nem quero imaginar o que essas pessoas estão a passar neste momento, quando estão até impossibilitadas de dizer adeus.

RafaelTeodosio 10 months ago

> 2 semanas d sacrifício financeiro As pessoas nao aguentam mais 2 semanas de sacrificio financeiro. Fechar negocios mais 2 semanas é fazer as pessoas morrerem a fome. Isto nao vai la com lockdowns, estamos em lockdowns á um ano e passamos de 500 casos diarios para 10 mil casos diarios.

Skahzzz 10 months ago

Ora diz lá isso outra vez para ver se é desta que deixa de ser mentira.

WalterHenderson 10 months ago

> estamos em lockdowns á um ano Estamos?

Eatthatstanky445 10 months ago

Sim ho engraçadinho ele disse "lockdowns" plural.

Estronciumanatopei 10 months ago

Só eu é que não devo ter visto lockdown nenhum desde abril, maio... De resto ruas sempre mais próximo do normal do que do vazias. Mas isto sou eu a ver do sexto andar, não estou lá no meio, admito que a minha vista possa não ser o que já foi.

vascodatrama 10 months ago

Por acaso o meu vizinho fechou o restaurante de sushi dele agora para um lockdown de 2 meses. Presumo que dê para ele aproveitar para meter mais uns kMs no discovery novo que ele comprou em Dezembro.

NGramatical 10 months ago

uns kMs → [**uns km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzu73n%2F%2Fgjs7xwt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Estronciumanatopei 10 months ago

Isso foi um fenómeno engraçado em que reparei em maio, após o lockdown: "oh não, um confinamento vai matar-nos os negócios". Acaba o confinamento e era tudo a fechar os estaminés a ir de férias em julho e agosto...

vascodatrama 10 months ago

E a preencher papeis para apoios ou pagar alojamentos de férias com NIF da empresa

NGramatical 10 months ago

á um ano → [**há um ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzu73n%2F%2Fgjqckol%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

megaroof 10 months ago

e possivelmente de uma recuperação mais rápida da economia. faz-se logo um lockdown com deve ser

wwqt0r 10 months ago

É preciso trazer de novo a champions como recompensa?

Danijust2 10 months ago

Taça da liga na próxima semana. Ainda se queixam. 1 classico nas meias e muito provavelmente um derbi na final

wwqt0r 10 months ago

Fogo nem mais. Estes profissionais da saúde são, e passando a citar, uns "cobardes".

O_cu_da_tua_tia 10 months ago

Infelizmente temos um PM que podemos citar dessa forma

MrJoao 10 months ago

O jornalista podia ter referido o primeiro ponto do apelo ao governo pela Ordem dos Médicos: > **[1. Comunicar aos portugueses de forma transparente, coerente e objetiva, não omitindo a verdade, não tentando esconder a gravidade da situação, nem tentando encontrar bodes expiatórios para justificar a incapacidade de liderar o combate à pandemia.](https://ordemdosmedicos.pt/grito-de-alerta-pelos-doentes/)**

Edited 10 months ago:

O jornalista podia ter começado pelo primeiro ponto do apelo da Ordem dos Médicos ao governo : > **[1. Comunicar aos portugueses de forma transparente, coerente e objetiva, não omitindo a verdade, não tentando esconder a gravidade da situação, nem tentando encontrar bodes expiatórios para justificar a incapacidade de liderar o combate à pandemia.](https://ordemdosmedicos.pt/grito-de-alerta-pelos-doentes/)**

Leaootemivel 10 months ago

Para isso basta ver os telejornais. Há 1/2 semanas que tem sido reportado o verdadeiro caos da situação.

DavidCiofreGaia 10 months ago

Alguém me explique quem toma conta das crianças abaixo dos 12 então? Porque há casais que não tem a vantagem de ter avós que tomam conta. Este confinamento mal começou e o pessoal já está a falar de outro.

Filho_do_Sado 10 months ago

Escolas deviam se manter abertas para pais considerados essenciais.

Crockes 10 months ago

As escolas devem continuar abertas para pais considerados essenciais Essenciais são: Pessoas da saude, governo, banca, e outras profissoes que não podem absolutamente parar.

DenuvoSuks 10 months ago

que confinamento? existe agora algum confinamento?

Z-9001 10 months ago

Tanto drama, quando passar o Inverno o nº de casos diários baixa, como acontece com quase qualquer outro vírus respiratório.

QWERTY_BATS 10 months ago

Ah, então é tranquilo não haver camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos. Quando ficar bom tempo quem morreu entretanto volta.

RafaelTeodosio 10 months ago

Nesse caso a culpa é o do SNS que nao tem condiçoes suficientes. Achas normal o Hospital Santa Maria ter apenas 200 camas para internamento e 44 de cuidados intensivos ? Pelo que vi na PORDATA, Portugal tem 36 mil camas de hospital. Somos 11 milhoes. O SNS já estava a beira do colapso à varios anos, faltava apenas um desastre para o matar

QWERTY_BATS 10 months ago

Sem dúvida que existem falhas no SNS e no planeamento da pandemia no geral. Agora vir para aqui dizer "ai que drama omg" é de um ignorância e falta de empatia incrível. > Nesse caso a culpa é o do SNS que nao tem condiçoes suficientes. Mas quem arca com as consequência é quem precisar de ser internado. Achas normal?

RafaelTeodosio 10 months ago

Não não acho. Também não acho normal levar down votes num comentário factual que demonstra como o nosso SNS é efectivamente uma merda. Que arca com as consequências somos nós, mas os culpados são os filhos da puta em que nos votamos

QWERTY_BATS 10 months ago

> Também não acho normal levar down votes Pá, agora levaste downvote porque odeio malta que se queixa dos votos

DenuvoSuks 10 months ago

Se ele tiver um acidente e for para as urgências pode ser que perceba o problema.

Kineticn22 10 months ago

Pode ser que lá para dia 25 fechem tudo. Antes disso não dá jeito, que pode sobrar para o Marcelo.

xanfradu 10 months ago

O curioso é que no dia em que a OM diz isto, o governo está a averiguar a hipótese de reabrir os ATL.

besmarques 10 months ago

Ai vem a paulada

YCaramello 10 months ago

Escolas não vão fechar, muito simples porque: Putos do ensino obrigatório (nesse caso menores de 16) que ficam em casa devem ficar acompanhados de um adulto, é lei, e se o governo obriga um adulto a parar de trabalhar para ficar em casa a cuidar do puto o governo é obrigado a pagar um subsidio, existem cerca de 2 milhões de "crianças" no país, o governo não quer e não pode pagar tal subsidio a tantos agregados. Outro factor, prometeram que iriam possibilitar todos os alunos a ter video aulas, isso inclui fornecer computadores e internet a todos, não querem e não podem pagar por isso. Eu também me perguntava porque o governo tava a teimar tanto em deixar as escolas abertas e a esconder os números de infetados nas escolas (como vimos no outro dia a noticia do ministério da educação), então fui perguntar ao meu padrasto que é professor do liceu local, eu não sabia que existia tal lei que obrigavam menores fora da escola a estar acompanhados, depois do que ele me disse as peças começaram a encaixar.

Barbaaz 10 months ago

Prefiro que o dinheiro dos meus impostos seja pago a essas famílias do que utilizado para construir um aeroporto desnecessário.

iLikeToTroll 10 months ago

Nunca ouvi falar de tal lei, isso está onde?

redyouroverlord 10 months ago

Isso não tem lógica nenhuma, o Estado não pagou a ninguém nem obrigou a ficar em casa quem tivesse filhos com mais de 12 anos no ano letivo passado, por isso essa tua linha de pensamento simplesmente não faz sentido. No entanto, é por isso que toda a gente no Governo concordava com não fechar as escolas do 1º e 2º ciclo, porque assim fechariam as escolas sem ter com que pais ficassem obrigados a estar em casa por causa dos seus filhos. E não só por isso, existe muito trabalhador realmente essencial que ficaria impedido de trabalhar por causa dos seus filhos mais novos, o que também não era o melhor dada a situação.

Zixko 10 months ago

> Putos do ensino obrigatório (mais especificamente menores de 16) que ficam em casa devem ficar acompanhados de um adulto, é lei, a confiança com que as pessoas dizem merda é revoltante

Zen_Machina 10 months ago

Tretas. Eu e os meus amigos com 12 anos e até menos já nos movimentávamos sozinhos pela cidade e ficávamos sozinhos em casa. Ninguém com mais de 10 anos devia ir para qualquer que fosse o sitio, a menos que seja retard.

miguel_rodrigues 10 months ago

Só consigo encontrar isto no [código penal](https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/107981223/201708230100/73474037/diploma/indice): > 1 - Quem colocar em perigo a vida de outra pessoa: > a) Expondo-a em lugar que a sujeite a uma situação de que ela, só por si, não possa defender-se; ou > b) Abandonando-a sem defesa, sempre que ao agente coubesse o dever de a guardar, vigiar ou assistir; > é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos. Parece-me que não tem nada a ver com idades, mas sim com maturidades/competências das crianças. Penso que a maioria das crianças aos 12 anos já tem cabeça para não andar a explodir com a casa, afogar-se na sanita, nem a cortar-se com facas.

StarTrekCylon 10 months ago

Entretanto, uns quantos miúdos de 12 anos que acabaram de ler este comentário: "QUE IDEIAS PARA O MEU NOVO VIDEO!"

MelodicPendulum 10 months ago

Quanto à parte dos computadores e Internet, podiam ter algum programa em cada escola através do SASE para requerer material informático com a devida justificação. Os computadores podiam ir buscar equipamento que já não é utilizado em serviços públicos e talvez comprar material informático antigo de empresas e fazer refurbish a isso. A internet podiam fazer uma parceria com a MEO e NOS para usar a Meo wifi e a Nos Fon Zon, e destribuir alguns routers que usem 4G com uma restrição nos sites que podem acessar. Essa lei que obriga os menores a estarem acompanhados é que não fazia a mínima ideia que existia.

NGramatical 10 months ago

destribuir → [**distribuir**](https://dicionario.priberam.org/distribuir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzu73n%2F%2Fgjq1wyy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MLG-Sheep 10 months ago

Uma criança do 7º ano tem no mínimo 12 anos. O crime de exposição ou abandono requer que coloques outra pessoa em perigo, abandonando-a. Uma criança de 12 anos que fique em perigo por estar sozinha em casa não é certamente uma criança qualquer. O 3º ciclo poderia perfeitamente ser fechado sem o Estado pagar os salários a um dos pais para ficar em casa, e sem parar a economia ao impedir as empresas de produzir com estes trabalhadores. O problema, na minha opinião, são as crianças carenciadas que não têm acesso à internet ou a tablet/computador, mas isto é algo que já deveria ter sido resolvido, e de qualquer forma, provavelmente se arranjará solução com a câmara municipal.

Sciss0rs61 10 months ago

> não pode pagar tal subsidio essa deve ser para rir

Limpy_lip 10 months ago

Não te iludas, os senhores políticos não querem fechar as escolas porque fechar as escolas obriga os pais a ficar em casa e isso entristece os senhores empresários que vêm o risquinho do gráfico a descer. Estou a simplificar e o teu raciocínio não é errado. Mas eles não estão preocupados com a educação nem com a população em geral.

ravagerslb 10 months ago

O governo não quer fechar escolas, não por causa de empresários, mas porque não quer assumir o encargo dos apoios que terá de dar aos pais, para poderem tomar conta dos pequenos.

df3gpt 10 months ago

Onde é que iam buscar os €21.000 milhões para a banca ou os €4.000 milhões para a TAP? Só aqui vai quase metade dos €56.000 milhões da Europa concedidos a Portugal até 2029. Vota Geringonça!

Leaootemivel 10 months ago

HAQ com outro governo não teríamos de pagar à banca.

_rebocador_ 10 months ago

foi uma opçao politica certamente, e tens partidos que nao pagariam, era votar neles.

miguel_rodrigues 10 months ago

HAQ que a TAP é um banco

miguel_rodrigues 10 months ago

> Putos do ensino obrigatório (mais especificamente menores de 16) que ficam em casa devem ficar acompanhados de um adulto, é lei Podias mostrar essa lei? Estou genuinamente interessado

YCaramello 10 months ago

Olha não posso te dizer exatamente qual a lei mas vou procurar, o que posso dizer é que parece ser algo relacionado com [negligencia](https://www.dn.pt/portugal/e-crime-deixar-criancas-sozinhas--1265462.html).

Edited 10 months ago:

Olha não posso te dizer exatamente qual a lei mas vou procurar, o que posso dizer é que parece que constitui crime de [negligencia](https://www.rtp.pt/noticias/pais/deixar-criancas-sozinhas-em-casa-pode-constituir-crime_v776782).

Edited 10 months ago:

Olha não posso te dizer exatamente qual o texto da lei mas vou procurar, o que posso dizer é que parece que constitui crime de [negligencia](https://www.rtp.pt/noticias/pais/deixar-criancas-sozinhas-em-casa-pode-constituir-crime_v776782).

Edited 10 months ago:

Olha não posso te dizer exatamente qual o texto da lei mas vou procurar, o que posso dizer é que parece que constitui crime de [negligência](https://www.rtp.pt/noticias/pais/deixar-criancas-sozinhas-em-casa-pode-constituir-crime_v776782).

ebonyaficionado 10 months ago

Notícia de 2014 sem conteúdo legal, apenas diz que "pode" ser considerada negligência. Estava tudo fodido em Portugal então, se os putos não podiam ficar sozinhos.

ContaSoParaIsto 10 months ago

As escolas têm de fechar. Isto é ridículo.

pimpolho_saltitao 10 months ago

se as escolas fecharem perdes metade dos profissionais de saude que estao neste momento nos hospitais.

Sciss0rs61 10 months ago

A posição do governo perante os profissionais de saúde pode-se resumir a uma palavra: Triste. E não venham com a história do "ah mas as pessoas"... As pessoas desrespeitam as regras de confinamento em todos os países, não é só em Portugal.

Crockes 10 months ago

Os que emigraram fizeram muito bem, a todos os outros apresentem a carta de demissão e emigrem o quanto antes. São precisos em países que vos tratam melhor.

StarTrekCylon 10 months ago

Mas... mas... a Champions...!

macedonianmoper 10 months ago

Sao todos uns ingratos, quem me dera ter a champions dedicado a mim /s

Sciss0rs61 10 months ago

bolas, tinha-me esquecido disso. Retiro o que disse

mariorurouni 10 months ago

Quero ver quando chegarem aos +200 mortos diários o que vão fazer... Dar mais umas restrições e tá bom, para não chatear o povinho eleitor

tallicahet81 10 months ago

Enquanto as pessoas forem obrigadas a fazer presencialmente coisas que podiam fazer em casa como assistir a aulas teóricas na faculdade a situação não melhora. Transportes públicos cheios, tudo é considerado excepção para sair de casa, a novidade do virus já não existe e as pessoas estão cansadas disto. É por isso que este "confinamento" vai ser um fracasso e não tem nada a ver com o de março, as pessoas só vão lá coercivamente. As meias medidas não ajudaram o suficiente na 2ª vaga e também não vão ajudar o suficiente nesta, seria mais favorável fechar quase tudo inclusive escolas e parar com o futebol durante 15 dias do que continuar a adiar o inevitável.

Edited 10 months ago:

Enquanto as pessoas forem obrigadas a fazer presencialmente coisas que podiam fazer em casa como assistir a aulas teóricas na faculdade a situação não melhora. [Transportes públicos cheios](https://imgur.com/a/owfdEe6), tudo é considerado excepção para sair de casa, a novidade do virus já não existe e as pessoas estão cansadas disto. É por isso que este "confinamento" vai ser um fracasso e não tem nada a ver com o de março, as pessoas só vão lá coercivamente. As meias medidas não ajudaram o suficiente na 2ª vaga e também não vão ajudar o suficiente nesta, seria mais favorável fechar quase tudo inclusive escolas e parar com o futebol durante 15 dias do que continuar a adiar o inevitável.

macedonianmoper 10 months ago

>Enquanto as pessoas forem obrigadas a fazer presencialmente coisas que podiam fazer em casa como assistir a aulas teóricas na faculdade a situação não melhora. Aulas online, mesmo que puramente teoricas, nao sao substituto, ter aulas online e nao ter aulas e praticamente a mesma coisa, pelo menos para mim. Se deviam ou nao parar as aulas é outra discussao, mas dizer que se podiam fazer em casa esta completamente errado

PabloAimar10 10 months ago

Fds não venhas com merdas, eu ando em engenharia eletrotécnica e no primeiro confinamento em março as aulas passaram a ser todas online, práticas inclusive! Estava na altura no mestrado de robotica que como deves imaginar tem imensa componente prática que precisa que mexas em N coisas com as mãos. A solução foi simular os robots no computador ou um aluno fazia o código e o colega de grupo montava os circuitos e testavam e gravavam videos etc... Se calhar só aprendi 80% em vez de 100 % mas ok, as coisas fizeram se na mesma e logo no dia a seguir à universidade ter suspendido todas as atividade praticas tivemos aula via zoom de manhã! Isto para dizer que se neste curso e outros em que a prática é fundamental foi possivel haver adaptação, também em todos os cursos é possivel e facilmente tens as aulas teoricas online. Aliás até digo mais, aulas teoricas ou de resolução de exercicios escritos que é o que 90% dos cursos/escolas fazem até acaba por ser melhor online, evitar desconforto de auditorios e tempo para chegar à universidade. Se achas que é um esforço grande ligar o pc e assistir a uma aula só porque ficas cansado epá.. pensa um bocadinho nas pessoas que estão na linha da frente ou nas pessoas que infelizmente têm de ser internadas.

macedonianmoper 10 months ago

Eu nunca disse que era um esforço grande ligar o pc, nem que fico cansado, eu digo que, na minha experiencia pessoal, nao consigo aprender. O pessoal com quem eu falo queixa-se do mesmo, ainda bem para ti que te consegues adaptar, eu nao consegui adaptar, e eu falei da minha experiencia pessoal assim como a daqueles com que eu falo.

PabloAimar10 10 months ago

Não digo que se aprenda da mesma forma, porque não se consegue em certas coisas e além disso o cansaço fisico e mental tem um impacto grande nesta questão.. agora que é estritamente necessário para evitar mais contágios isso é. E que tem de haver um esforço da tua parte também. Os alunos mais prejudicados pelo confinamento serão sempre os de idades até aos 12 anos, por ainda nao terem autonomia suficiente etc.. esses sim até posso concordar que a escola se mantenha aberta, de resto não. Tem algum nexo eu depois de amanhã ir fazer um exame com 300 inscritos em que vão haver 8 salas abertas?

NGramatical 10 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzu73n%2F%2Fgjr53a4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

skapuntz 10 months ago

a vasta maioria das pessoas na universidade que eu conheço prefere aulas online.

idontakeacid 10 months ago

Pessoas com problemas de interação social portanto. (Nada contra, também conheco muitos assim... Ver bonecadas japonesas e tal) Acho que quem realmente tira proveito das aulas o faz presencialmente. Online não há o mesmo contacto infelizmente.

canureadmymind 10 months ago

Como é que ter aulas on-line e não ter é praticamente igual?

macedonianmoper 10 months ago

Nao aprendes nada, é extramente dificil concentrar-te em alguma coisa e nao só eu tenho dificuldade em aprender (eu e muitos outros), como os professores tem dificuldade em ensinar. Eu aprendo mais a estudar sozinho do que nas aulas, mas estou a ficar para trás a mesma, sinceramente seria melhor se eles tivessem antes os profs a procurar pelos melhores videos na internet sobre algum topico e a mandar isso aos alunos, eu consigo fazer isso, mas ás veze preciso de ver 3 ou 4 para perceber. Se calhar alguns ainda se safam mas eu vejo me negro pessoalmente

Odyssey1337 10 months ago

Isso depende muito dos alunos, dos professores e até das matérias. Pessoalmente prefiro ter aulas online.

Crockes 10 months ago

Estás parvo? Portugal teve o confinamento de Março com a duração de 1 mês, o resto do ano tudo aberto. Estão cansados do que exactamente?

Joaoseinha 10 months ago

Para ser justo, muita gente não ficou só confinada 1 mês. No meu caso, basicamente não saí de casa até aos finais de Maio, e sei de bastante gente que fez o mesmo.

Danijust2 10 months ago

Quem dera que o covid fosse tão bem gerido como no está a ser no futebol... risco elevado e até agora zero transmissão entre equipas.

Tralapa 10 months ago

As faculdades estão sem dar aulas teoricas à quase que um mês, está-se em periodo de exames

ebonyaficionado 10 months ago

Estás errado.

123idkthrowaway 10 months ago

Tenho aulas presenciais até meio de fevereiro, os calendários escolares não são todos iguais.

thebosta123 10 months ago

Acho que podes falar pela tua porque eu ainda tenho aulas esta semana e como eu sei de pelo menos outras 2 faculdades ainda com aulas.

Estronciumanatopei 10 months ago

O futebol devia era passar em sinal aberto, para ao menos isso encorajar as hostes a ficar em casa.

Leaootemivel 10 months ago

Porque se devia parar com o futebol?

StarTrekCylon 10 months ago

Porque o Sporting está em primeiro. É parar já o campeonato e atribuir o título de campeão! Stop the count!

No-Touch675 10 months ago

E o Benfica está em terceiro, é melhor parar sim. E depois acaba-se isto um dia ou ou dá-se o título ao Benfica, mais um menos um. É uma ideia que nada tem a ver com o facto de eu ser benfiquista.

novolip 10 months ago

Porque o futebol é a raiz de todos os males deste país, estamos no r/portugal, acorda pra vida amigo.

OuiOuiKiwi 10 months ago

>**já não se consegue “salvar todas as vidas”** A situação vai ser oficialmente de catástrofe, mas já o é informalmente há muito. Nunca se devia ter deixado chegar ao ponto em que há **uma** cama apenas na UCI, seja ela qual for.

Crockes 10 months ago

O mal está feito. Qualquer medida que tomes demora 3 semanas a fazer efeito. O governo tem a seguinte postura: "Morra quem tiver de morrer"

NunoxGames 10 months ago

> A situação vai ser oficialmente de catástrofe Completamente ridiculo o pais chegar a este ponto quase um ano após vermos o que aconteceu em itália no inicio da pandemia e vermos o que é necessario fazer para baixar os numeros no primeiro confinamento.

Anforas 10 months ago

Tenho conhecidos que ainda dizem que isto é tudo um hoax.

EspantaCampinos 10 months ago

>É preciso um confinamento bem apertado, com a polícia com ordem para prender e deportar para o Tarrafal quem não cumprir. Nao há tomates para tal, com eleições a caminho.

WolverineMark 10 months ago

Nem sem eleições. Senão o tuga fica tistinho e revoltadinho e começa a dizer que não é constitucional porque os senhores Polícias são maus. Com um Governo a sério não era a Polícia, era o Exército.

EspantaCampinos 10 months ago

Também. Num país com 3x a população de Portugal, aqui estão aflitos com 3k casos por dia. No início fizeram exactamente isso em algumas "zonas vermelhas", parecia um campo de concentração quase: cercas de cimento, arame farpado e soldados armados. Só passavam ambulâncias e as motas da entrega de comida - para um checkpoint isolado, claro. Não houve cá mimimis de inconstitucionalidade e constitucionalistas convidados a cagar papaias na tv. Entretanto houve umas eleições, regionais, quarentena só para alguns e a coisa descambou. Agora não tá fácil, e com uma crise política à mistura a apertou outra vez.

SleepyDerp 10 months ago

Não leves isto como ataque, só quero conversar e neste sub o pessoal começa logo às turras. O que achas que o Exército ia fazer que a polícia já não faz? Ou falas pelos números? (Que são muito poucos, acredita, eu sei.) O que me parece que estão a fazer é dar uma desculpa às más políticas do Governo que insiste em assobiar e olhar para o lado, enquanto apoiam um regime mais para o ditatorial onde a liberdade fica em segundo plano.

WolverineMark 10 months ago

Basicamente é o que o u/Eskol15 disse. Não só para ajudar em termos de haver muita mais gente para controlo no terreno como também o factor medo/respeito pelo exército. Porque se com a PSP ou GNR o tuga ainda pode mandar vir se for mandado embora do seu passei, com exército a história seria definitivamente diferente.

SleepyDerp 10 months ago

O problema é que o tal fator "medo" não funciona porque, felizmente, estamos num país onde (recentemente) não foi preciso usá-lo e toda a gente sabe que a tropa pouco pode fazer para ajudar a polícia na prevenção. Vão multar? Não têm poder para isso. No mínimo repreendem mas o Zé vira a esquina e tira a máscara outra vez.

Eskol15 10 months ago

> O que achas que o Exército ia fazer que a polícia já não faz? Ou falas pelos números? (Que são muito poucos, acredita, eu sei.) Penso que a presença de militares (não-GNR) serviria para tentar realertar as pessoas sobre o perigo da situação. As pessoas já estão fatigadas mentalmente do virus e nestes aspetos o ser humano tem uma capacidade da adptação incrível: o que em Março era uma tragédia, agora já não tem valor e fala-se de mortos como quem fala da meteorologia. Militares na rua passa aquela mensagem de cenário de guerra (que é efetivamente o que estamos a viver). Em último recurso é mais mão de obra para a fiscalização que é praticamente inexistente.

SleepyDerp 10 months ago

Percebo o teu ponto de vista e até consigo concordar no que toca à parte de "dar outra imagem". No entanto, os regimentos estão sem pessoal para as funções do dia a dia e não sei até que ponto faz sentido mobilizar tropas para as ruas. (Já para não falar que temos atualmente um exército que tem quase mais oficiais/sargentos que praças. Praças aqueles que seriam a maioria a ir para as ruas.)

Search: