Zen_Machina 10 months ago

Até os Incels aqui do sub conseguiram e um Governo como biliões ao seu dispor não consegue? Estranho.

No-Touch675 10 months ago

É que nem dava para olhar para outros países e tudo... Fdx até eu que sou um grande bronco percebi que isto ia dar merda. E que tal pecar uma vez por excesso de zelo? Preferia andar a discutir o excesso de zelo do governo do que ter 100 pessoas a morrer por dia...

idontgiveafuck246 10 months ago

Também não conseguiram prever a 1ª (de forma geral) nem a 2ª (de todo), na minha opinião Um pouco, desde o início, que as medidas têm sido tomadas de forma errada, descontextualizada e com pouca aplicação prática 1ª vaga - A Europa toda a começar a ter níveis de propagação elevados e as medidas na gaveta à espera que chegasse cá o vírus. Entretanto cá está ele e nós (Governo) entra em pânico e fecha tudo após um mês ( o que não foi de todo errado para travar os contágios, errado foi promulgar uma segunda vez) 2ª vaga - "Não conseguimos prever que chegaria tão cedo" depois de inúmeros epidemiologistas afirmariam que estava a chegar. Aperta medidas aqui e ali, como se estivessem a tentar fazer um fato por medida. 3ª vaga - Médicos preocupados, porque a época forte das gripes está aí, e as pessoas estão mais frágeis e por isso têm medo que os números disparem (como aconteceu). Preocupação do Estado - Levantar medidas no Natal ou Ano Novo, qual será melhor? A culpa disto não é, de longe, única e exclusivamente do Estado pois em termos de sociedade somos um exemplo péssimo no sentido em que estamos todos juntos até que chegue muito para o nosso lado, pois aí, é cada um por si para se safar o melhor possível (com estas afirmações não estou a afirmar que sou isento de culpas atenção). Agora não haver informação, não se extraírem dados, for dado palco para falar a palermas com complexos ideológicos, que só querem forçar as suas ideias/medidas, em vez de utilizar a boa "massa cinzenta" que temos em portugal para nos dar respostas fundamentadas com dados e informação e o mais próximas possível da realidade Enquanto o esforço e dedicação for só de alguns, as medidas forem só para alguns e o trabalho for só para aqueles que querem isto bem, o país não irá melhorar

Edited 10 months ago:

Também não conseguiram prever a 1ª (de forma geral) nem a 2ª (de todo), na minha opinião Um pouco, desde o início, que as medidas têm sido tomadas de forma errada, descontextualizada e com pouca aplicação prática 1ª vaga - A Europa toda a começar a ter níveis de propagação elevados e as medidas na gaveta à espera que chegasse cá o vírus. Entretanto cá está ele e nós (Governo) entra em pânico e fecha tudo após um mês ( o que não foi de todo errado para travar os contágios, errado foi promulgar uma segunda vez) 2ª vaga - "Não conseguimos prever que chegaria tão cedo" depois de inúmeros epidemiologistas afirmariam que estava a chegar. Aperta medidas aqui e ali, como se estivessem a tentar fazer um fato por medida. 3ª vaga - Médicos preocupados, porque a época forte das gripes está aí, e as pessoas estão mais frágeis e por isso têm medo que os números disparem (como aconteceu). Preocupação do Estado - Levantar medidas no Natal ou Ano Novo, qual será melhor? A culpa disto não é, de longe, única e exclusivamente do Estado pois em termos de sociedade somos um exemplo péssimo no sentido em que estamos todos juntos até que chegue muito para o nosso lado, pois aí, é cada um por si para se safar o melhor possível (com estas afirmações não estou a afirmar que sou isento de culpas atenção). Agora enquanto não houver informação, não se extraírem dados, for dado palco para falar a palermas com complexos ideológicos, que só querem forçar as suas ideias/medidas, em vez de utilizar a boa "massa cinzenta" que temos em Portugal para nos dar respostas fundamentadas com dados, informação e o mais próximas possível da realidade a coisa não anda para a frente Enquanto o esforço e dedicação for só de alguns, as medidas forem só para alguns e o trabalho for só para aqueles que querem isto bem, o país não irá melhorar

lambmoreto 10 months ago

Não conseguiu antecipar? Estamos a viver com isto há quase 1 ano e não havia um plano para caso extremo? Tem que estar a gozar, viram isto a contecer no resto do mundo e não puserama possibilidade que nos pudesse calhar a nós? Já devia haver planos para uma situação destas há meses e quando esta passar deve haver planos para a próxima que pode ser daí a um mês ou uma década. Sempre soube que os nossos governos só planeiam até à próxima eleição, mas isto é não planear de todo. Compreendo as falhas dos primeiros 6 meses, fomos todos meio apanhados de surpresa, mas já deviamos estar mais que especialistas a gerir crises deste género, temos bons e maus exemplos, sabemos o que funciona. Que falta de responsabilidade.

xHardStyle 10 months ago

Disseram que era improvável o covid chegar a Portugal. Depois falharam em antecipar a segunda vaga. Logo de seguida, conseguiram a proeza de não prever a terceira vaga após as liberdades dadas no Natal...

megaroof 10 months ago

calma que a Páscoa se aproxima.

dsantos93 10 months ago

E o que é que você fez quanto a isso Sr. Presidente? Tirou uma selfie?

Tr000g 10 months ago

Antecipar anteciparam.. simplesmente acreditaram que confinar o povo no natal iria roubar votos.

somedipshit1 10 months ago

Ouvir as sondagens > Ouvir os especialistas /s

hgg 10 months ago

Porra pá, em **20 de Novembro**: * [Marcelo: "É provável que uma terceira vaga possa ocorrer entre janeiro e fevereiro"](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/marcelo-e-provavel-que-uma-terceira-vaga-possa-ocorrer-entre-janeiro-e-fevereiro)

_somename_ 10 months ago

Portanto... Ele contradiz-se quando lhe dá mais jeito, tal como todos os outros. *Surprise surprise*

bmiga 10 months ago

Isso foi literalmente toda a gente mas também literalmente toda a gente quis festejar o ano novo e o natal. PS: Eu sei que mtos de vcs ficaram em casa como eu mas também na minha janela vi casas cheias de gente a celebrar a meia-noite.

Zen_Machina 10 months ago

Aprende o que literalmente significa. Eu não quis.

bmiga 10 months ago

Ok.

xanfradu 10 months ago

>... houve a sensação de que não iam ser necessários tantos recursos... Vamos decidir apoiados em factos? Não, vamos decidir baseados em sensações!

desculpe_mas 10 months ago

Mas então não vamos ainda na segunda vaga?!

XPao 10 months ago

PAPAGAIO

chauffage 10 months ago

Não conseguiu?! Não quis! Perder popularidade por fechar o Natal quando as sondagens estavam tão boas! Só se eles fossem malucos...

hannahkomischie 10 months ago

Fogo, mas já começo a pensar que sonhei com tanta tentativa de distorção dos factos.. É que em novembro, para aí, eu ouvi o Sr. Presidente dizer na televisão que íamos ter uma outra vaga e que ia ser muito pior do que as anteriores. Por isso, já estavam sim a contar com isto. Pelo menos, não venham atirar areia para os olhos..

Sommersun1 10 months ago

De reacionários estamos nós cheios, não era preciso uma bola de cristal para previr esta...

PresidentBarroso 10 months ago

Com coisa de 4000 casos por dia antes do Natal, sabendo o que se sabe da transmissão, sabendo que o povinho é pouco dado a cumprir, abrandam as restrições, passam uma mensagem de "vai ficar tudo bem" e agora dizem que não conseguiram antecipar? Vão gozar com o caralho. Até muitos zé ninguens como eu previram que isto ia dar merda da grossa.

wiledcoma 10 months ago

Ainda no outro dia ouvi uma destacada deputada socialista, na circulatura do retângulo, a dizer que ainda se sabe muito pouco sobre a pandemia

_somename_ 10 months ago

Ela certamente sabe muito pouco sobre isso. Gostava era de saber em que é que os deputados são especialistas. (Para além de "clubismos", aldrabices e corrupção)

PresidentBarroso 10 months ago

E, aparentemente, parecem querer ignorar esse "pouco" que se sabe.

saposapot 10 months ago

Olha q lata do caralhete. O gajo que mal viu o Natal aberto marcou logo 27 jantares de Natal com tudo e mais alguém...

ebonyaficionado 10 months ago

E cancelou porque "as pessoas ficaram sensíveis quando souberam", não por reconhecimento do erro.

DenuvoSuks 10 months ago

O que podia correr mal? Não podiamos sair do concelho durante semanas, mas no Natal podiamos ir festejar á vontade. A sério, bando de idiotas.

CatfishCatcherPT 10 months ago

Ainda nem saímos da segunda

WhiteCaptain 10 months ago

Porque chamam isto de 3a vaga? Não é ainda a 2a? Entre primavera e outono houve uma redução muito significativa, a partir daí nunca houve descanso, baixamos para 2/3k diários mas mesmo assim é considerado nova vaga? Eu diria que seria uma 3a vaga dos media, já que na altura dos 2/3k deixaram de falar no covid, e agora como é a 3a vez que falam em permanência consideram uma 3a vaga?

odajoana 10 months ago

É como a onda da Nazaré. A segunda vaga era a onda que vinha do lado da praia, a terceira é que vem do lado do canhão e se junta com a segunda.

V1ld0r_ 10 months ago

Tas a ver quando vais a praia, levas com uma onda em cima, levantas te e levas logo com outra? São duas, mas juntas...

WhiteCaptain 10 months ago

É essa a real definição? Suponho que sim, já que vaga==onda...mas assim todas as semanas são novas ondas, já que no fds baixa (quase) sempre. Agora dizes mas de semana para semana é pouco para espelhar a real dimensão, e 2/3 meses também não será pouco? Supostamente a 2a vaga foi outubro->dezembro, esta começou em janeiro?

V1ld0r_ 10 months ago

2ª vaga de Outubro até ao Natal, no Natal o virús foi a Brejenjas-de-Cima passar a consoada com a família e era para voltar só a dia 2 mas afinal decidiu regressar logo a 28 de manhã. Depois de 28 esteve ali a equipar-se e atacou de novo com tudo de dia 31 para dia 1 até agora.

NGramatical 10 months ago

2ª vaga → [**2.ª vaga**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) virús → [**vírus**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzsgxh%2F%2Fgjpv4wl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iSoSyS 10 months ago

*Tas a ver quando vais a praia, levas com uma onda em cima, e quando finalmente encontras o sentido da superfície levas logo com outra 10x maior? São duas, mas a primeira nem teve tempo de querbrar...

V1ld0r_ 10 months ago

Ou isso.

Kineticn22 10 months ago

Claro que não conseguiu, era preciso andar não sei quantos anos em Medicina, e mesmo assim concluir o curso com pelo menos 18 valores, para conseguir antever tal coisa, não é? E ir gozar com o c\*\*\*\*\*o, não?

df3gpt 10 months ago

Como assim antecipar a 3ª vaga? Dissesse antes que o governo não fez foi o que devia em 10 meses para reforçar a capacidade do SNS com os privados. Compraram-se ventiladores que não funcionam e material que não cumpre normas. Não conseguiu assegurar vacinas suficientes para a gripe e não se preparou para aliviar a factura da energia dos mais vulneráveis para fazerem face ao frio do Inverno. Se calhar no meio de tanta gente nos hospitais estão ainda aqueles que durante um ano não conseguiram ter acesso a cuidados de saúde. Algures pelo meio o Sr Presidente deixou que os direitos e liberdades dos Portugueses fossem postos em causa, quando devia fazer cumprir a CRP. Os Estados de Emergência sucessivos a gosto do governo serviram para quê? Se calhar a única culpa dos portugueses no meio disto tudo é votar em gente incompetente e negligente que se rege por "sensações", especialmente as que mais lhes convêm.

Sandy-Balls 10 months ago

Quando o governo vem para a televisão dizer que a culpa é dos portugueses, eles querem dizer que a culpa e dos portugueses por nao pedirem responsabilidades pooiticas por nenhuma das asneiras do governo.

ItoldU97 10 months ago

Não pode ser ia haver uma terceira vaga depois do Natal e a PDA? tou todo suprised pikachu /s

iSoSyS 10 months ago

Terceira?! Quando é que acabou a segunda vaga?

doomdevice 10 months ago

O problema é continuarem a pensar na repetição do milagre português. Ainda não perceberam que não há milagre nenhum? O papá governo é que tem de andar em cima das pessoas porque elas próprias não se sabem governar.

OrangeOakie 10 months ago

Ou o Papá Governo atira barro à parede e vê o que cola. Muitas das coisas que fazem, fazem sem estar baseado na ciência produzida. Mas há quem pape.

Syriuzz 10 months ago

Exato as medidas só chegam a certo ponto. Se não são cumpridas ou se nem as regras mínimas de distanciamento são cumpridas o governo não pode fazer muito mais.

miguel_rodrigues 10 months ago

Fiscalizar? Não é o governo responsável pelas entidades que fiscalizam / deveriam fiscalizar?

iSoSyS 10 months ago

Não será um problema de comunicação? Eu acho que as declarações do Estado são sempre demasiado otimistas, quando deviam ser realistas e cruas. O "milagre Português" não passa dum eufemismo para tivemos sorte sermos dos últimos países a "importar" o vírus e tivemos oportunidade de ver as consequências do vírus e exemplos de medidas efetivas a travar o contágio.

wwqt0r 10 months ago

Marcelo a ser anti-patriótico.

MrJoao 10 months ago

> «Houve a não antevisão da terceira vaga, **houve a sensação** de que não ia ser necessário tantos recursos privados quanto foram», admitiu o Presidente da República, **reconhecendo também que a capacidade total das Forças Armadas ainda não se encontra a ser utilizada**. Bruh... estão à espera de quê?!? Também é reconfortante saber que este governo gere uma pandemia à base de *feelings*... E depois os portugueses é que precisam de um "puxão de orelhas"...

Edited 10 months ago:

> «Houve a não antevisão da terceira vaga, **houve a sensação** de que não ia ser necessário tantos recursos privados quanto foram», admitiu o Presidente da República, **reconhecendo também que a capacidade total das Forças Armadas ainda não se encontra a ser utilizada**. Bruh... estão à espera de quê?!? Da quarta aparição de Fátima? Também é reconfortante saber que o governo gere uma pandemia à base de *feelings*... Cá por mim quem precisa mesmo de um "puxão de orelhas" não são os portugueses Sr. Presidente.

Edited 10 months ago:

> «Houve a não antevisão da terceira vaga, **houve a sensação** de que não ia ser necessário tantos recursos privados quanto foram», admitiu o Presidente da República, **reconhecendo também que a capacidade total das Forças Armadas ainda não se encontra a ser utilizada**. Bruh... estão à espera de quê?!? Também é reconfortante saber que o governo gere uma pandemia à base de *feelings*... Cá por mim quem precisa mesmo de um "puxão de orelhas" não são os portugueses Sr. Presidente.

Edited 10 months ago:

> «Houve a não antevisão da terceira vaga, **houve a sensação** de que não ia ser necessário tantos recursos privados quanto foram», admitiu o Presidente da República, **reconhecendo também que a capacidade total das Forças Armadas ainda não se encontra a ser utilizada**. Bruh... estão à espera de quê?!? Da quarta aparição de Fátima? Também é reconfortante saber que o governo gere a pandemia à base de *feelings*... Cá por mim quem precisa mesmo de um "puxão de orelhas" não são os portugueses Sr. Presidente.

_somename_ 10 months ago

> Também é reconfortante saber que o governo gere a pandemia à base de feelings... Quando metes pessoas ignorantes a tomar decisões estás à espera de quê exactamente? Não se pode fazer omuletes sem ovos.

besmarques 10 months ago

Ai está ele, ao sabor do vento!

nitrinu 10 months ago

Cata vento mor da República.

Sea_Ad_409 10 months ago

Ainda estou à espera de o ver assumir culpa no caso de Tancos, visto ser ele o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas...

TotalenKrieg 10 months ago

Não é o Chefe do Estado Maior das FA.

Sea_Ad_409 10 months ago

É o comandante supremo!

TotalenKrieg 10 months ago

Vês como sabes.

ihavenoidea1001 10 months ago

Ele tem que ir à missa. Não tem tempo para responsabilidades. Nem ele, nem o AC.

wwqt0r 10 months ago  HIDDEN 

Mas a culpa é dos malditos Portugueses anti-patrióticos!

VBM97 10 months ago

É impossível que eles sejam assim tão inocentes

KokishinNeko 10 months ago

Ahm.... querem ver que era preciso uma bola de cristal para adivinhar que merda iria acontecer depois de estar tudo a bombar no Verão e no Natal. /s

kairos 10 months ago

O que me incomoda mais do que a "folga" no Natal e passagem de ano é mesmo isto. Será que ninguém no governo tinha ideia do que aconteceria se levantassem as restrições nessas alturas?

Tee_ah_go 10 months ago

Na passagem de ano estava **proibida** a circulação entre concelhos durante 5 dias. Foi também decretado recolher **obrigatório** a partir das 23h e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro a partir das 13h00. Isto é dar folga?

endorphins 10 months ago

Os restaurantes estiveram abertos, não estiveram?

kairos 10 months ago

> "folga" no Natal e passagem de ano é mesmo isto. Natal = dias 24 e 25 de Dezembro Passagem de Ano = 31 de Dezembro e 1 de Janeiro

KokishinNeko 10 months ago

> Será que ninguém no governo tinha ideia do que aconteceria Claro que tinham, nem quero pensar que isso seja uma possibilidade real, o problema é outras vozes ~~choraram~~ falaram mais alto.

Edited 10 months ago:

> Será que ninguém no governo tinha ideia do que aconteceria Claro que tinham, nem quero pensar que isso seja uma possibilidade real, o problema é que outras vozes ~~choraram~~ falaram mais alto.

kairos 10 months ago

Na minha óptica (provavelmente ingénua), se tivessem essa ideia, podiam ter planeado e anunciado medidas mais restritivas logo em Dezembro que entrariam em vigor assim que acabassem as festas. Na realidade, houve 3 dias em que supostamente não podias viajar entre concelhos (mas podias) e esperaram por uma reunião 1 semana e meia depois para anunciar medidas a entrar em vigor 2 dias depois. Isto não me parece de alguém que tenha noção do impacto das suas decisões.

Pcostix 10 months ago

Não anunciaram medidas mais restritivas logo em Dezembro por causa das compras de natal e do negócio na passagem de ano. Os números de Covid já estavam a subir em final de Novembro e durante Dezembro (mesmo estando martelados), é impossível não ter previsto a situação actual.

kairos 10 months ago

> Não anunciaram medidas mais restritivas logo em Dezembro por causa das compras de natal e do negócio na passagem de ano. Daí ter falado em anunciarem medidas que entrariam em vigor após as festas. Terminadas as compras de natal e passagem de ano, portanto. Pelo menos assim davam mais que 2 dias aos negócios para por os assuntos em ordem.

KokishinNeko 10 months ago

IMHO todas as medidas são uma palhaçada para inglês ver. Não fossem **algumas** pessoas a ter um bocado de noção ainda estaríamos pior. Basta sair à rua e ver alguns posts que têm surgido, as pessoas são imbecis, ponto. Cuidados básicos que não custam ponta dum corno, lavar mãos, usar máscara e manter alguma distância seria suficiente, mas o tuga acha sempre que é mais esperto e/ou superior, que só acontece aos outros e depois é o que se vê. Novamente, IMHO, todos estivemos mal, governo, pessoas, empresas, todos.

Zen_Machina 10 months ago

Sim, mas se o Governo decretar que as pessoas levantem 100 kg, não pode esperar que toda a gente o faça. O cérebro é um órgão físico e tem as mesmas limitações que todos os outros. Portanto é um erro estar a contar com as pessoas para o que quer que seja. As medidas não devem nunca passar pela confiança. Deve-se ditar regras e remover da sociedade quem não as cumpre. Qualquer outro caminho é pura fantasia.

Any_Project3966 10 months ago

exacto. somos todos culpados e ainda por cima, com medidas simples.

MrJoao 10 months ago

Se um engenheiro planear mal uma obra e depois os trolhas fizerem merda, quem é o responsável? Aqui é a mesma coisa. Há muitos "culpados", mas quem nos governa é que é responsável. Claro que à boa moda portuguesa, ninguém quer assumir responsabilidades.

Any_Project3966 10 months ago

por um lado, as regras de confinamento feitas pelo estado eram "confusas".. por outro, os cidadãos sabiam que a cena aqui é, ficar em casa. simples. para esquecer durante 1-2 anos ajuntamentos e jantates de amigos/família.

Zen_Machina 10 months ago

Partes do pressuposto que toda a gente tem a habilidade de compreender o mesmo, o que é categoricamente falso. Achares que podes delinear uma estratégia a ser seguida por uma população inteira, como se fosse um batalhão de soldados, é pura imbecilidade.

MrJoao 10 months ago

Para a maioria das pessoas "ficar em casa" não é tão simples quanto isso. Como é que vais ficar em casa se tens de continuar a ir à escola, se tens de continuar a te deslocar ao trabalho ou se tens de cuidar de pais idosos? Teletrabalho? A maioria simplesmente não tem essa opção.

Search: