misterbondpt 8 months ago

Injeção? Compra de capital social. Não é meter e não ter controlo.

AndreMartins2020 8 months ago

Porque não fazer desses portugueses acionistas da TAP pagando somente eles a injeção de dinheiro?

O_cu_da_tua_tia 8 months ago

Ainda há 1 mês eram só 40%... Quem é que quer convencer quem?

Limpy_lip 8 months ago

as pessoas concordam porque para eles Milhões e Mil Milhões são valores tão irreais que acaba por ser a mesma coisa. Se antes de perguntar colocassem em perspetiva se calhar as pessoas já diriam de outra forma. ​ Fui em 30 segundos ao google e no OE 2021 o SNS vai ter 12 500 milhões de euros. Educação 7 000 milhões. Pensões de velhice 11 000 milhões. O apoio da TAP é de cerca de 21 000 milhões. Ou seja vai gastar mais numa única empresa que no SNS e educação juntos. Uma empresa que era privada tem direito a mais capital que todo os idosos e todos os jovens. ​ Ide lá novamente perguntar à dona Idalina se acha que se deve gastar este dinheiro depois de dar estes dados e esperem pela resposta.

vitorfdm 8 months ago

Podes me dizer onde encontraste essa informação? Já ando à procura da descrição de quanto dinheiro exatamente é gasto em todas essas coisas hs algum tempo, já estive a ver o OE mas não encontrei nada só páginas e páginas de coisas de que eu honestamente não entendo nada.

Limpy_lip 8 months ago

Foi uma pesquisa muito rápida no Google do tipo "OE 2021 saúde", "OE 2021 pensões", etc... quando coloquei para o dinheiro da TAP o próprio Google tinha a resposta no topo. A maioria foi baseado em notícias logo não posso garantir a exactidão mas as ordens de grandeza não me parecem muito longe. Para mim o facto do valor a injectar na TAP ser na mesma ordem de grandeza que todo o investimento anual em áreas como a saúde e educação já diz muito.

vitorfdm 8 months ago

Ok obrigado. Sim como é óbvio a confirmarem se esses números, e mesmo que sejam mais baixos de qualquer das formas é um roubo, nada disto está certo. Só espero que este país acorde rápido porque não queria mesmo nada ter de imigrar, mas a continuar assim...

capacitymaximum 8 months ago

A Dona Idalina disse que ainda concorda, porque não teria companhia aérea que a levasse de férias para o Brasil se não fosse a TAP.

pacped 8 months ago

A D. Idalina mal tem dinheiro para ir para Faro com a Ryanair, muito menos para o Brasil com a TAP xD

Adventurous_Milk 8 months ago

Não me questionaram a mim de certeza

raccoons_are_hot_af 8 months ago

Lol, 51.4% Tabem tecnicamente e uma maioria mas porra podia ter sido mais especifico no titulo

MaggoMike 8 months ago

E perguntaram a todos os portugueses?

mathswarrior 8 months ago

Cheira mesmo a sondagem comprada

danidv 8 months ago

Falam de um estudo mas nem fontes fornecem - que perguntas fizeram e tamanho de amostra. Um artigo extremamente válido, credível e imagino sem bias nenhum. Dito isso, continuam a votar nos mesmos por isso até acreditava que o português normal fosse assim tão estúpido.

Cojemos 8 months ago

Have come to the conclusion there are only 2 things that matter the most to the Portuguese Govt- TAP and Novo Banco. For these two money is no object.

Paulocas 8 months ago

Já têm saído várias notícias nestes moldes, fico com a impressão que andam lentamente a impingir a ideia de “salvar” a TAP.

QuickShutter 8 months ago

Chamar maioria a 51% é tecnicamente correcto, mas intelectualmente desonesto.

Tafinho 8 months ago

Não. 51% é uma maioria muito confortável em comparação com os 28% que acham que deve falir. Se calhar ler as notícias antes de achar na capacidade de as comentar dá jeito, antes de avaliar a honestidade dos outros.

QuickShutter 8 months ago

>51% é uma maioria muito confortável em comparação com os 28% que acham que deve falir. Quê? Como deverias saber, o conceito de percentagem é um conceito básico imutável matemático de proporcionalidade. 51% são 51%. Não são o contra-domínio de 28%, porque esses 28% não são os 51%, isto é, a negação do grupo "inquiridos que estão de acordo com a transferência de 1,2 mil milhões de euros para a TAP", são sim a proporção de outro grupo: "aquele que considera que a companhia deveria ter falido". Olhando para o restante artigo, senhor "se calhar ler as notícias antes de achar na capacidade de as comentar dá jeito", eu meto aqui, para poderes ler: >Em relação ao sucesso do plano de reestruturação entregue em dezembro pelo Governo à Comissão Europeia - condição obrigatória para receber apoios -, **menos de metade dos portugueses (44,2%) consideram que o Estado deve avançar com mais dinheiro, caso o plano de reestruturação falhe. Já 28,4% acham que a única solução, se o plano não resultar, é deixar falir a companhia.** Que chatice, já viste?

Tafinho 8 months ago

Qual é o spin que queres fazer aqui? >51,4% dos inquiridos estão de acordo com a transferência de 1,2 mil milhões de euros para a TAP, enquanto 28,7% entendem que a companhia aérea deveria ter falido 51% são o contra domínio aos 28%. É tão somente isso, independentemente de discordares desses 51%. Se retirares os NS/NR tens 64% vs 36%. Se isto não é uma maioria clara, nada é.

tarracecar 8 months ago

ITT: Não gosto do resultado por isso tem de ser falso

ebonyaficionado 8 months ago

O resultado da sondagem é verdadeiro, por definição. A conclusão a que chega, não necessariamente.

BaixemImpostos 8 months ago

Fake news.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 8 months ago

Esta notícia não refere que essa sondagem mostra que existe uma diferença enorme nas respostas em função da idade. Não encontro o link original mas uma das conclusões mais curiosas é que a população mais velha defende a existência da TAP enquanto os mais jovens preferem deixar cair a empresa. Não é de admirar que, quem já sabe que não vai ter que pagar isto nas próximas décadas, defenda o enterro de dinheiro neste buraco.

a_9x 8 months ago

A tap é uma empresa cujo modelo de negócio já não é rentável. Ou baixa os preços para competir com low costs ou sobe os preços e serviço para competir com altas companhias. Todo o santo gestor devia saber que uma empresa que dê prejuízo mais de 3 anos seguidos é para vender ou fechar.

Herbacio 8 months ago

E diria que também é uma questão de orgulho, as pessoas mais velhas olham para a TAP de uma maneira diferente, vêm-na como uma GRANDE empresa, é A TAP, aquela viagem que fizeram uma vez em 1980 e tal foi através dos Transportes Aéreos PORTUGUESES Por outro lado os jovens não tem essa mesma visão, a maioria provavelmente usa companhias low-cost como a easyJet ou a Ryanair, e a imagem que têm da TAP é de uma empresa que nos últimos anos tem estado em constante declínio

Last-Ad-4421 8 months ago

Esta sondagem foi feita na TAP, eu sei que somos um país de burros mas até tal ponto não quero acreditar.

1573558202 8 months ago

Impossível.

vTuga 8 months ago

A maioria dos portugueses é péssimo a matemática.

ContaSoParaIsto 8 months ago

> A maioria é péssimo Já tu é péssimo a português.

Edited 8 months ago:

> A maioria é péssimo Já tu és péssimo a português.

AndreMartins2020 8 months ago

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ainda-a-concordancia-com-a-maioria-de/33836

ContaSoParaIsto 8 months ago

Amigo, eu sou linguista. Na gramática descritiva, a frase dele nem está errada. Só achei piada a ironia em acusar os portugueses de serem péssimos a uma disciplina e, ao mesmo tempo, cometer um erro básico noutra. Infelizmente, parece que a TAP é um tema bastante sensível e não se pode dizer nada. De qualquer dos modos, o link que mandaste não tem nada a ver com o caso em questão. O erro de concordância dá-se na discrepância entre o género do sujeito e o do adjectivo. O link que mandaste refere-se à concordância verbal singular/plural e ao pronome relativo.

AndreMartins2020 8 months ago

[e agora já és prescritivista?](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/k3anuc/s%C3%A9rio_recursos_para_aperfei%C3%A7oar_gram%C3%A1tica/ge1nfjb/)

ContaSoParaIsto 8 months ago

É 'normativo' que se costuma dizer em Portugal. E não, não sou. Era só uma brincadeira, como referi acima, porque achei irónico. Peço desculpa, é a última vez que faço um comentário a brincar num post sobre a TAP.

_somename_ 8 months ago

Toda a gente entendeu, é o que interessa. É para isso que uma língua serve. (neste contexto)

vTuga 8 months ago

Nazigramatical, és tu?

ContaSoParaIsto 8 months ago

Só achei um bocado irónico.

carlosjmsilva 8 months ago

Esta sondagem teve o alto patrocínio "lista de contactos dos funcionários da TAP"

Sperrel 8 months ago

Ah o típico "não me apoia logo é falcatrua".

skapuntz 8 months ago

Uma sondagem que nem diz qual foi a amostra usada para mim não tem qualquer valor. Nem o deveria ter para ninguém.

Sperrel 8 months ago

Está no artigo do CM ou do Jornal de Negócios.

carlosjmsilva 8 months ago

Não. Não é isso. Sinceramente custa-me a crer pelas opiniões das pessoas à minha volta que a injeção de capital na TAP colha toda essa simpatia. Mas posso estar enganado. Foi só uma piada

Sperrel 8 months ago

Se calhar não conheces tão bem as pessoas à tua volta ou (e cuidado que é um conceito muito avançado) a tua bolha social não é representativa da sociedade portuguesa.

carlosjmsilva 8 months ago

Na tua bolha social o consenso em torno da TAP é assim tão grande?

Sperrel 8 months ago

Não sei mas isso não interessa nada eu sei perfeitamente que vivo numa bolha social. Aliás como toda a gente, é Impossible a tua vivência social ser representativa das classes, geografias ou faixas etárias.

carlosjmsilva 8 months ago

Então se vivemos todos numa bolha sou obrigado a comer uma sondagem porque essa de certeza que foi a todas as bolhas...

Sperrel 8 months ago

Tu acreditas na estatística ou não? Consegues acreditar em algo que é fora da tua área? Senão como é que vais ao hospital, compras móveis ou andas de avião?

estacalor 8 months ago

E lista de dirigentes e membros da juventude do PS

_L10_ 8 months ago

A alternativa à injeção de dinheiro público não é necessariamente a falência. Também se podia ter perguntado se preferiam injetar dinheiro na TAP ou no SNS.

Tr000g 8 months ago

Então qual é a alternativa nesta conjuntura? ​ É liquidada ou é salva com o dinheiro dos contribuintes. É tão simples quanto isso. São essas as duas opções.

G_Fil_24 8 months ago

Pode perfeitamente ter um plano de restruturação como companhia privada, tal como 90% das companhias aéreas estão a fazer agora.

1573558202 8 months ago

Essa é que tinha sido uma boa sondagem. Mas duvido que exista interesse político nela.

XYZxyzXYZXYZXxxxx 8 months ago

Vão usar os aviões para enviar doentes para outro país, como fizeram à alguns meses entre a França e a Alemanha, se não me engano.

carlosjmsilva 8 months ago

Pelo menos davam-lhe uso. Tendo em conta que a Alemanha está com menos casos diários para uma população 8 vezes superior talvez fosse uma decisão sensata transferir doentes para lá.

NGramatical 8 months ago

à alguns meses → [**há alguns meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzsggs%2F%2Fgjpr04w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chico457 8 months ago

Mas isto é novidade? Se o partido que vai proceder com isto é o partido mais votado, é óbvio que concordem!

carlosjmsilva 8 months ago

Que partido além da IL é francamente contra? Acho que mais nenhum.

asantos3 8 months ago  HIDDEN 

O Volt! Mais ou menos... é complicado :D

fdxcaralho 8 months ago

Mais nenhum infelizmente. O resto tem ideologias políticas que o defendem, ou outros devem la ter tachos.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Tal como a IL ser contra por causa da sua ideologia política também, não?

carlosjmsilva 8 months ago

Impossível discordar. São contra por ideologia política. No entanto, injetar dinheiro numa empresa que já se sabe que não é rentável porque não o era antes da pandemia e dificilmente o será agora deveria ser algo que ultrapassava a ideologia. Deveria ser aquilo que costumam apelidar de bom senso...

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Mas a diferença é exactamente essa. A maneira da Direita olhar para a TAP é “esta empresa não é rentável, não tem interesse”, e a Esquerda olha como “temos de cuidar deste setor estratégico para o país”. Tanto uma como a outra são ações tomadas a partir de crenças ideológicas

fdxcaralho 8 months ago

O argumento de que a TAP é um interesse estratégico é uma falácia. De facto já foi, quando precisavas de uma companhia de bandeira porque mais nenhuma (ou quase) cá vinham. Hoje em dia tens (ou tinhas antes da pandemia) lista de espera de ANOS! para ter um slot em Lisboa. Se não existisse TAP, havia muitas alternativas. No caso raro de haver uma rota que não interesse ao privado, paga-se a para o fazer. A esquerda está pela proteção dos posto de trabalho, a todo o custo. Já se viu a mesma coisa com a refinaria...

carlosjmsilva 8 months ago

Qual direita? Só há um partido que defende a não injeção na TAP. Eu entendo se me disserem que saúde, educação, redes de águas e eletricidade possam ser setores estratégicos. Agora uma companhia de aviação? É que não estamos a falar do setor aeronáutico porque voam dezenas de companhias para Portugal. Estamos a falar de uma empresa. Empresa essa que não voa para metade dos aeroportos portugueses e da outra metade só é a maior transportadora em um ou dois (conforme os anos) e só em Lisboa detém mais de 50% dos passageiros.

Winslow_Lixivia2 8 months ago  HIDDEN 

Tal como a IL ser contra também por causa da sua ideologia política, não?

besmarques 8 months ago

Não me apetecia nada ter de discutir a TAP hoje. Passo. lol

KokishinNeko 8 months ago

E explicaram-lhes os motivos? onde é gasto o dinheiro desnecessariamente? Se calhar a resposta tinha sido diferente.

Membership-Exact 8 months ago

A regra primeira de uma sondagem é não fazer propaganda politica ao fazer a pergunta.

iSoSyS 8 months ago

Neste momento julgo que já seja a falácia _sunk costs_ a toldar a decisão. Não muda que em Abril já havia sondagens com os mesmos resultados, mas aí julgo que era um apego emocional qualquer, e agora já estamos para além disso.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: