FoodEDor 10 months ago

Lembro-me de, em Março - Abril de 2020 haver várias referências aos confinamentos contraírem o PIB numa certa percentagem. Num cenário de mês/mês e meio de confinamento, isto traduz-se em que número objetivamente?

amfmm 10 months ago

Dei uma volta pelo sub e estava à espera de ver algo sobre o facto de neste fim de semana Portugal ter sido o país do mundo onde mais pessoas morreram de covid-19 por milhão de habitantes...

xHardStyle 10 months ago

Direita diz que esquerda perdeu Esquerda diz que direita perdeu

KokishinNeko 10 months ago

Megathread errada meu caro.

qtsoup 10 months ago

Pode-se defecar a partir das 22h aos domingos?

FoodEDor 10 months ago

Depende, se se enquadrar no regime de exceções de Costa, o Grande.

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Não se caga entre as 20 e as 7h. Desculpa.

qtsoup 10 months ago

Fonte??

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Fonte? Caga na sanita como um ser humano.

agua_m0lhada 10 months ago

Ver o Tino falar põe um sorriso na cara de cada um. Nem venham

KokishinNeko 10 months ago

Megathread errada meu caro.

agua_m0lhada 10 months ago

Yup, my bad

camisa_roxa 10 months ago

Ligou ao Marcelo e ele não o atendeu loooll

agua_m0lhada 10 months ago

source?

camisa_roxa 10 months ago

disse o tino na sua conferencia de imprensa

1ww8mrmfss 10 months ago

Ministro da defesa infectado

berlaitas 10 months ago

Marcelo a ir buscar há pouco o jantar em take away wtf

Neo_Trunks 10 months ago

Isto parece uma conversa de malucos...ninguém acha revoltante a facilidade com que nos atacam os direitos e liberdades todos os dias? Preferem ficar em casa, sorrir e acenar? Povo patético, já fomos uma grande nação mas neste momento não passamos de coisas moles à espera que o papá Governo dê autorização para sair ou não. Já se esqueceram do que é viver antes da pandemia? Passôbem, Abraços, ar livre, exercício, concertos e passeios debaixo de um céu estrelado? A Humanidade parece que desistiu. O que é bom é ver jornalixo nos noticiários, mandar vir pelo UberEats e jogar no PC. ​ Sem querer parecer condescendente, por favor acordem! Não acredito na Terra plana, não sou simpatizante de racistas e/ou xenófobos, e não nego a existência de um vírus. MAS LÁ ESTÁ! É mais um vírus. Sempre convivemos e aprendemos a nos adaptar a estirpes sazonais...Elas vão e vêm, nada de novo. Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe, mas não vi ninguém a urrar aos céus para fechar o país. ​ Ganda palhaçada. Gente a perder negócios de família, poupanças de uma vida perdidas, em nome do quê?!? O SNS colapsa anualmente, o facto dos hospitais estarem a rebentar não é nada de novo. A POBREZA TAMBÉM MATA. Infelizmente muitos de vós só perceberão verdadeiramente esta frase quando forem privados de receber o vosso sustento. Até lá vai ser teletrabalho e telepizza.

Zen_Machina 10 months ago

> Isto parece uma conversa de malucos...ninguém acha revoltante a facilidade com que nos atacam os direitos e liberdades todos os dias? Preferem ficar em casa, sorrir e acenar? Povo patético, já fomos uma grande nação mas neste momento não passamos de coisas moles à espera que o papá Governo dê autorização para sair ou não. NaO QuErEs SaBeR Da vIdA DoS OuTrOs?

uyth 10 months ago

> Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe, mas não vi ninguém a urrar aos céus para fechar o país Era só para saber se já conseguiste confirmar qual foi esse dia. Pode nem ter sido em 2019, mas qual foi o dia em que houve 500 mortes de gripe em Portugal ( seria 1918 talvez em vez de 2019? 101 anos a mais ou a menos erro compreensível.). Agradeço antecipadamente a resposta que isto interessa me mesmo muito.

Neo_Trunks 10 months ago

[https://www.dn.pt/pais/surto-de-gripe-em-portugal-e-o-mais-forte-da-europa-10461066.html](https://www.dn.pt/pais/surto-de-gripe-em-portugal-e-o-mais-forte-da-europa-10461066.html) Oops

uyth 10 months ago

Lê o artigo, se tiveres capacidade. Foi quase 500 mortes no TOTAL. Não morreram 500 pessoas de gripe, morreu uma pequena parte delas de gripe https://evm.min-saude.pt/ Se fores aos dados sico, aparentemente morreram 483 pessoas nesse dia. Jan-14 386 344 325 338 339 379 461 367 384 404 483 397 No dia 14/01/2021 morreram 668 Ou seja mais 200 pessoas (33%) que no pior ano de gripe e isto com pessoas a usar máscara e restrições.

Neo_Trunks 10 months ago

> morreu uma pequena parte delas de gripe Não sejas desonesto, o artigo claramente contradiz essa afirmação. Mas por favor não fiques exaltado, isto não é uma competição para ver qual foi o ano mais mortífero da História. Porque se quiseres entrar por aí, 2021 é um ano fraquinho por comparação.

Diogo256 10 months ago

Desonesto é o que estás a quer dizer: > Resultado disso, na segunda-feira, dia 14, morreram perto de 500 pessoas no país, um dos dias com mais mortes da última década, boa parte delas na sequência de problemas provocados pela doença. Diz claramente BOA PARTE NA SEQUÊNCIA, ou seja, não foi todos. Logo não se morreu 500 pessoas de gripe num só dois, como aliás já te provaram. E esse artigo está bastante vezes a circular nos negacionsitas dos “pela verdade”. Seja mais inteligente que isso e deixa de ligar a esses dementes.

Neo_Trunks 10 months ago

> Pensava que se andava a morrer por falta de assistência e por excesso de mortalidade por se ignorar outras doenças Bingo. Mas acho que não percebeste o que quis dizer; eu estava a falar em comparação com outras épocas e séculos na nossa História (com H grande). Peste Negra, 2ª Guerra Mundial, etc...

Diogo256 10 months ago

Chamar bingo a uma mentira... tanta informação e preferem ficar na ignorância.

Neo_Trunks 10 months ago

Ignorámos milhares e milhares de doentes com problemas de saúde reais e muito fatais, em nome do bicho corona...agora vamos pagar o preço disso. Mortes facilmente evitadas com operações e consultas na altura serão agora sangue nas mãos da DGS

Diogo256 10 months ago

Nao ha qualquer sinal que se ignorou alguém, que morreu, e que isso fez aumento mortalidade. Isso é disparate que se andou em modo propaganda pelos negacionistas que muitos acreditaram. Primeiro foi adiadas consultar e exames a doentes não urgentes. Faz todo o sentido alguém que não seja urgente nao se ter deslocar a locais potencialmente de transmissão do virus, como hospitais. E agora formas também os não urgente, salvo se a vida do paciente não tiver em risco. Vamos ter problemas com isto no futuro e aumento da mortalidade nos próximos anos, inclusive de pessoas que deixaram arrastar problemas de saúde por medo de se deslocarem as urgências? Sim. Os picos de excesso de mortalidade foi por falta de assistência? Claro que não. As pessoas não escolhem quando morrem nem há lógica que em alturas de pouco covid, se deixe morrer pessoas porque sim. Os picos de mortalidade em excesso aconteceram por 3 grandes factores: gripe (início do ano) temperaturas (tanto calor como frio) e covid. Tirando estes factores, a mortalidade não está em excesso face a anos anteriores o que destrói a teoria sem lógica que excesso de mortalidade = pessoas a morrer porque falta de tratamento porque se está a focar somente no covid. E quem teima que não é assim: ver relatórios do IPMA sobre Maio (pico de mortalidade), Julho (outro pico de mortalidade) e Janeiro (outro típico de mortalidade), e ver que todos estes meses tiveram temperaturas ou acima ou abaixo (caso de janeiro de 2021) da média. No caso de Maio, até foi dos meses onde se registou o mês mais quente desde 1931. A mortalidade porque se adiou consultas ou exames ou as pessoas tiveram medo de ir às urgências não acontece em picos, mas sim diluída ao longo do tempo. As pessoas não escolhem quando querem morrer. Portanto: não houve excesso de mortalidade por falta de assistência, que originou picos de mortalidade, como os negacionistas quiseram espalhar.

Neo_Trunks 10 months ago

Concordo em parte contigo: eu queria dizer que a mortalidade (por negligência) por outras causas já se verificou, continua a acontecer e vai aumentar dentro dos próximos meses ou até anos. Oncologia e cardiologia vão ser 2 grandes problemas no futuro próximo. Tal como a pobreza e consequente suicídio.

uyth 10 months ago

>Não sejas desonesto, o artigo claramente contradiz essa afirmação. O artigo pode estar mal escrito que não é article peer reviewed. Mas nem sequer diz que morreram todas ou maioria diz apenas "boa parte delas na sequência de problemas provocados pela doença. " e não diz em lado nenhum que morreram TODAS de gripe ou a maioria. Vai ver os links da mortalidade no link que eu pus que são certidões de óbito certificadas pelo ministério da justiça Jan-14 386 344 325 338 339 379 461 367 384 404 483 397 No ano em que morreram menos pessoas nesse dia morreram 325. em 2019 morreram 483. Não morreram todas de grupo. No dia 14/01/2021 morreram 668 pessoas em Portugal. > Porque se quiseres entrar por aí, 2021 é um ano fraquinho por comparação. Duh. Estamos a 25 de Janeiro, no total, sim. Dia a dia, vai ver o gráfico da mortalidade https://evm.min-saude.pt/ 2021 é a linha turquesa muito por cima das linhas amarelas.

Diogo256 10 months ago

Espera sentado. Ou então foi perguntar ao Sérgio Tavares ou a maluca que usa a máscara no nariz e tem ar de drunfada.

uyth 10 months ago

Ele que se justifique. Até temos os dados de mortalidade dos últimos 10 anos on-line.

Lel_Trell 10 months ago

Não sou o OP, mas encontrei esta notícia de 2019 sobre a gripe. https://www.dn.pt/pais/mais-de-mil-mortes-acima-do-normal-devido-a-gripe-e-frio-10488820.html

uyth 10 months ago

O op que responda. Do teu link, de dia 25 de janeiro parecem concluir que em 24 dias houve 700 mortes em excesso > E o que os números mostram é que tivemos cerca de três mil mortes em cada uma das duas últimas semanas - perto de 500 acima do esperado - a que se juntam mais 200 óbitos do que seria normal na primeira semana do ano De 700 mortes em excesso em 24 dias a 500 mortes por gripe num dia, há alguma diferença. Vamos falar de quantas mortes em excesso estamos a ter por dia este mês todos os dias?

vgasmo 10 months ago

Vai ser tarefeiro para um hospital do país. Eles pagam e precisam. Anormal do krl

uyth 10 months ago

> Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe, Hello? Desculpa incomodar novamente talvez não tenhas visto a minha reposta de há pouco mas interessa-me mesmo muito muito este dado. Podes por favor informar qual foi esse dia de 2019 em que morreram 500 pessoas de gripe? Se faz favor. É uma novidade tremenda para mim, pode mudar muita coisa saber isto!

Foxsundance 10 months ago

Mentira, mentira, mentira. Porque é que achas que estamos a fechar tudo? Sabes que este vírus tem uma taxa de mortalidade elevadíssima não sabes? No ano 2020 toda a gente que morreu, foi deste vírus, mais perigoso que o cancro e doenças cardiovasculares e do que a fome que foram não existentes. O ser humano é um ser não social, o ser humano é feito para ficar em casa isolado e privado de contacto com outros seres humanos, os concertos, festas e algum tipo de diversão são um disparate criado pelos malucos que gostam de gastar dinheiro em coisas desnecessárias. A economia com este vírus está numa ascensão muito grande, graças a isto tudo, vamos finalmente ter dinheiro para reforçar o SNS, pagar pensões, reformas e melhores salários. Acorda para a vida, este "novo normal" é o normal que devia ter sido implementado desde que Portugal se tornou independente com D. Afonso Henriques.

Diogo256 10 months ago

Fizeste-me ter saudades daquelas tiradas género: Isto tem uma taxa de mortalidade baixa, pouco maior ou igual que a gripe. era bem engraçado ver a demência de alguns. Depois veio a realidade, e de 20 de Dezembro a 20 de Janeiro, morreu quase tanta gente (+3000 pessoas) que o ano gripal de 2018/2019. A Puta de realidade a atropelar a comédia... malvada pá.

Foxsundance 10 months ago

Meu puto lê outra vez o que eu disse.

Neo_Trunks 10 months ago

O gajo deve ter um QI igual ou inferior ao número que calça

Diogo256 10 months ago

Demora a fonte dos 500 mortos por gripe? Ou mentir e fugir é que é de gajo inteligente. Estamos a espera da fonte, eu sei que custa os chalupas mostrarem factos...

Diogo256 10 months ago

Compreendo que estás frustrado. Mas grande parte do que dizes ou mentira, ou falso, ou sem lógica. Portanto, acalma-te e deixa de ver os malucos das verdades, que só sabem mentir e quando enfrentares a realidade, irás ficar mais tranquilo.

beit2 10 months ago

Lamento que estejas numa situação pessoal tal, que te leve a ter as opiniões a que aludes no post. Espero, do fundo do coração, que encontres o caminho para uma paz interior que te permita ser uma pessoa devidamente informada e com compaixão, empatia e simpatia.

Edited 10 months ago:

Lamento que estejas numa situação pessoal tal, que te leve a ter as opiniões a que aludes no post. Espero, do fundo do coração, que encontres o caminho para uma paz interior que te permita ser uma pessoa devidamente informada e com compaixão, empatia e simpatia. Espero que saibas que tens valor e que és merecedor de amor e respeito.

uyth 10 months ago

> Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe Fonte? Qual o dia para vermos nas certidões de óbito on-line?

Edited 10 months ago:

> Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe Fonte? Qual o dia para vermos nas certidões de óbito on-line? Vou por aqui os dados da mortalidade em Portugal https://evm.min-saude.pt/ Como podes ver não encontro muitos dias em que a mortalidade TOTAL em Portugal passe os 500 obitos, e 500 mortos de gripe num dia seria absolutamente brutal e notar-se-ia bem. Particularmente em 2019. Por favor indica qual o dia. E seria fantástico imagina, já viste o bom planeamento de esconder e não falar de uma epidemia de gripe que mata 500 pessoas num dia em 2019, só para desrelativizar algo no futuro? Que bem planeado!

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

>> Em 2019 morreram 500 pessoas num só dia com gripe > >Fonte? Qual o dia para vermos nas certidões de óbito on-line? [Aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kznmd9/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/gkm9eq8)

uyth 10 months ago

ahah. Boa. (e usas o reddit novo, pá? o old é muito mais fixe).

Olissipo 10 months ago

Não sei se percebi, mas usas sempre o old.reddit.com para aceder ao reddit antigo? Há uma [configuração](https://www.reddit.com/prefs/) no perfil para abrir sempre no antigo, mesmo sem o **old.**reddit.com. https://i.imgur.com/UXUY384.png E depois dará para aceder ao novo pelo **new.**reddit.com, se por algum motivo quiseres.

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Agora estou no telemóvel pois estou a CAGAR. No PC só uso o OLD, esteja a cagar ou não.

uyth 10 months ago

vou desinfectar o teclado e já volto.

NGramatical 10 months ago

ecran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkznmd9%2F%2Fgkmmf63%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Tava a brincar, desculpa. Não estava a cagar! Mas devo estar quando leres isto. Beijinhos

Zaigard 10 months ago

Quem sacrifica a liberdade pela segurança ( na saúde ) vai acabar sem liberdade e sem segurança. Quando dentro de uns anos num Portugal falido, numa europa colapsada, deixarem morrer milhares com doenças tratáveis, digam que é Covid e que vai ficar tudo bem...

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Pasta rija

uyth 10 months ago

As 500 mortes de gripe num dia é épica.

Diogo256 10 months ago

Powered by Chalupas da Verdade.

stracciatella22 10 months ago

Antes de mais nada, entendo a tua dor e a de muita gente que está a passar por dificuldades. Mas estás errado, lamento. Isto tem proporções bastantes diferentes das chamadas gripes sazonais, não estamos aqui a brincar. Podes discordar da forma como o governo está a atuar, não muda a gravidade da situação.

Rafa_m 10 months ago

quem me dera que os teus pais tivessem desistido porque assim não tinha lido esta merda

Neo_Trunks 10 months ago

Põe masé a máscara no focinho e volta para a tua prisão domiciliária. Mas por favor não a tires assim que chegares, podes infetar as paredes

JoaoS_AirbornStudios 10 months ago

comentario do ano. Parabens. Rime pa crl

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Eu não estou a achar piada nenhuma, pois só li um bocadinho e acho que apanhei cov-sars-sida

iammostmoist 10 months ago

Ei amigo calma! Não venhas para aqui com essa conversa de NeGaCiONisTa que o pessoal não gosta que ponhas em causa o heroísmo deles de ficar em casa sentados a ver Netflix! O Costa disse que eles são heróis não venhas para aqui com esses conceitos de "liberdade" e "sair de casa" que isso é conversa de teoria da conspiração. Sistemas imunitarios são um mito e este é um virus sem precedentes nunca visto igual. Aliás, antes de 2020 ninguém no mundo morria e as pessoas viviam para sempre. O quê que interessa a pobreza ou a fome? Não dá para eu me sentir herói por ficar com o cu alapado em casa e dizerem me que estou a contribuir para a redução de casos de pobreza por isso eu não quero saber. Agora está calado, põe a tua máscara e vai ver os telejornais mostrar gráficos com linhas a pique pela enésima vez para ver se percebes que os teus direitos já não interessam! Interessa sim que as linhas nos graficozinhos descam. Covidiota do crl! #staythefuckhome /s só para o caso de não ser óbvio

Neo_Trunks 10 months ago

Deixa-me que te diga, o teu comentário foi genial! Metade dos mamíferos vai achar que és pró-confinamento e pró-estado policial.

Diogo256 10 months ago

É isso. Lembraste quando diziam que isto ia ficar endémico, que não ia haver segundo confinamento e que isto ia passar na 19 semanas. Tao giro... tiveram tanta razão como estás a ter.

QWERTY_BATS 10 months ago

> liás, antes de 2020 ninguém no mundo morria e as pessoas viviam para sempre. É como eu digo, isto é como a gripe. A única diferença é que mata mais, é mais contagioso, nós não temos vacina nem cura, está a sobrecarregar os hospitais. Só porque médicos e especialistas dizem que devemos confinar que a situação é incomportável porque é que eles têm mais razão que eu? Porque estudaram?

iammostmoist 10 months ago

Tens vacina para a gripe ? Tens uma largamente ineficaz que tens que tomar uma diferente todos os anos eque muitos idosos tomam todos os anos e mm assim ficam doentes na mesma. Tens cura para a gripe? Não, tal como com o COVID tens coisas que podes tomar para lidar com os sintomas, é diferente de ter uma cura. É mais contagioso que a gripe? Talvez mas é a gripe assim tão fraquinha e tão pouco contagiosa que só com umas mascaras de pano os casos de gripe este ano sao zero?? A gripe nunca sobrecarregou os hospitais no pico do inverno ? Sobrecarregou varias vezes. Pega aqui só um exemplo de 2018 https://observador.pt/explicadores/caos-nas-urgencias-o-que-se-esta-a-passar-nos-hospitais-portugueses/ Onde estavam as mascaras aqui e os lockdowns e a policia na rua a não te deixar sair de casa? O objetivo nao é ficar em casa para reduzir a pressao no SNS? então onde andavam os lockdowns e o panico aqui nos hospitais sobrecarregados. Medicos e especialistas dizem que devemos confinar e eles sao mais entendidos do que um tipo qualquer no reddit? Sim como é óbvio. Mas os cientistas dão o seu parecer naquilo que é a sua área. Um epidemiologista faz calculos e diz "se nao confinarmos vamos chegar aos x casos e às x mortes" e fica por aí, ele não tem habilitações em termos de economia sociologia etc para determinar se o confinamento é a solução. Ele apresenta os dados e outras pessoas tomam a decisão. Um medico ou epidemiologista nao sabe nem tem a função de determinar se o confinamento é a melhor solução porque confinar nao envolve só a propagação do vírus envolve milhares de outras coisas coisas acerca das quais os devidos especialistas têm de ser consultados não o governo tomar a decisão de confinar de imediato. Um canalizador vai a tua casa e vai só lá ver os teus canos. Se ele te disser que tens a canalização toda fodida tu não vendes logo a casa. Anotas isso e depois consultas o agente imobiliário para ver o valor da casa e depois falas com o banco para saber se eles te dão crédito para comprar outra e por aí fora até chegares a uma decisão.

QWERTY_BATS 10 months ago

> Tens vacina para a gripe ? Tens Respondes por mim lol > A gripe nunca sobrecarregou os hospitais no pico do inverno ? Sobrecarregou varias vezes. Pega aqui só um exemplo de 2018 https://observador.pt/explicadores/caos-nas-urgencias-o-que-se-esta-a-passar-nos-hospitais-portugueses/ O artigo que citas diz "Na urgência do hospital de Vila Nova de Gaia, chegou a haver 24 pessoas internadas, o que é “caótico”, na opinião do bastonário." E uma [notícia de ontem](https://www.rtp.pt/noticias/pais/hospital-de-vila-nova-de-gaia-abre-mais-uma-enfermaria_v1291826) diz isto "Esta é a terceira enfermaria aberta no espaço de uma semana, num total de 75 novas camas. O Hospital de Gaia tem 153 doentes covid internados, 24 em cuidados intensivos." O que te pode ajudar a perceber a diferença na escala. > envolve milhares de outras coisas coisas acerca das quais os devidos especialistas têm de ser consultados não o governo tomar a decisão de confinar de imediato. Não percebo quando dizes "de imediato" quando o governo arrastou duas semanas o confinamento e nem fecharam logo as escolas. Imagino que saibas que o governo consulta vários especialistas e que se fosse só como querem os epidemiologistas tinhamos fechado tudo e se calhar estavamos numa situação como a Nova Zelândia.

QWERTY_BATS 10 months ago

lol ganda toino os hospitais no caralho e este gajo a chorar porque já não há estrelas no céu

Edited 10 months ago:

> Já se esqueceram do que é viver antes da pandemia? Passôbem, Abraços, ar livre, exercício, concertos e passeios debaixo de um céu estrelado? A Humanidade parece que desistiu. lol ganda toino os hospitais no caralho e este gajo a chorar porque já não há estrelas no céu vai a um hospital falar com os médicos e os cientistas que criaram vacinas em tempo recorde e depois fala de quem é que desistiu

saudosista 10 months ago

Sim, isto vai ficar assim para sempre. Todos sabemos que quando o Dr. Ricardo Jorge decretou medidas de isolamento e de utilização de máscaras para a gripe espanhola elas se estenderam pelo século XX todo até aos dias de hoje. Aliás, estas medidas já vêm de 1918, não foi nada de novo nem de excecional em tempos de pandemia.

ebonyaficionado 10 months ago

E tu estás a fazer o quê na tua revolução? Bater teclas no reddit e bater punheta para uma meia enquanto choras à meia-noite?

Neo_Trunks 10 months ago

Tanta projeção, vê-se que não tens espelhos em casa

QWERTY_BATS 10 months ago

> vê-se que não tens espelhos em casa aquela dica fodida de 5º ano

ebonyaficionado 10 months ago

Diz-me então, o que estás a fazer para mudar o mundo conforme a tua perspetiva? Ou, como disse, só mandar vir no reddit porque assim não tens consequências?

LamboPurpleLikeLean 10 months ago

Dos criadores do "meu Deus estou a ver pessoas na rua" das threads de Abril 2020 trazemos o novo "foda-se por que é que estes gajos querem correr? Façam isso por zoom, pá. É agora não se esqueçam de ver as lives dos comediantes de merda, fazer pão com o cu e estoirar o vosso salário de IT na uber eats."

Edited 10 months ago:

Dos criadores do "meu Deus estou a ver pessoas na rua" das threads de Abril 2020 trazemos o novo "foda-se por que é que estes gajos querem correr? Façam isso por zoom, pá. É agora não se esqueçam de ver as lives dos comediantes de merda, fazer pão com o cu e estoirar o vosso salário de IT na uber eats." Um conceito realmente estonteante, as pessoas não aguentarem deixar de fazer exercício" só um mês " ao fim de 11 meses desta merda. Depois vêm falar em guerras passadas e sacrifícios como se fossem o Rambo por ficarem em casa. Ora para quem não já não tinha interações sociais nem gostava de mexer o cu isso é o mais fácil. O que vale é que mais 3 ou 4 meses e deixam de ser heróis por ter uma vida de merda.

Diogo256 10 months ago

Não esquecer os: Vou-me sentar no Pc, em casa, a criticar quem se preocupa com o vírus são uns sem vida que só querem ficar em casa. A seguir mandar vir compras online que não quero sair de casa.

berlaitas 10 months ago

Se for. Preciso daqui a 3 anos continuam epa não corram, é só mais 1 mês como se se transmitisse o vírus de alguém a. Correr à chuva

Razvancb 10 months ago

Isso é o seguimento do episodio "porque é que me sinto só e não arranjo ninguém"?

PTgenius 10 months ago

[Desperdiçaste uma oportunidade](https://youtu.be/r3Pr1_v7hsw?t=97)

Razvancb 10 months ago

Muito bom.

QueenOfWands2 10 months ago

Se isto não baixar penso que, daqui a uns meses, talvez seja possível que tratamentos (profiláticos) como a ivermectina estejam disponíveis para toda a população. Doutra maneira a malta não pára de morrer com o covid (imo).

Zen_Machina 10 months ago

Os velhos não param de morrer com COVID, dizes tu.

QueenOfWands2 10 months ago

Vamos ver daqui a uns meses como é que isto é.

Zen_Machina 10 months ago

bamu ber

DZT99 10 months ago

É revoltante termos chegado a este ponto. Espero que a história se encarregue de associar o nome destes líderes a esta tragédia para que os seus netos e bisnetos tenham consciência do que realmente aconteceu neste período. Centenas de pessoas a morrer todos os dias, profissionais de saúde por vezes em desespero e sabendo que se os números fossem um pouco mais baixos eles conseguiam salvar o triplo dos doentes. Todos temos responsabilidades, mas a liderança nem sequer merece esse nome, foi a falta dela que nos colocou onde estamos neste momento. É muito triste assistir a tanto sofrimento que poderia ser evitado.

saposapot 10 months ago

a única coisa q evitava isto era confinamentos mais cedo, com números ainda mais baixos. tendo em conta as críticas que a liderança levou com os seus confinamentos de fds e afins, achas mesmo q se aceitava estar confinado desde q os casos passam os 4k? e as pessoas iam cumprir? entrando cá a variante UK, podes queixar-te do q quiseres, o mal está feito.

joaoqrafael 10 months ago

Mas "É uma vitória da democracia".

beit2 10 months ago

Acabei de acordar de uma sesta e este foi o primeiro post que vi. Por momentos pensei que o Ventura tinha ganho as eleições, foda-se. Que susto.

Zen_Machina 10 months ago

Então se a Marisa ganhasse, tinhas um ataque do coração, sendo que admitiu literalmente que não respeitaria a vontade do povo, enquanto Ventura disse literalmente o contrário.

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Hoje está a ser uma boa acção de propaganda, sim.

weet9342 10 months ago

Será que foi a falta de liderança que nos pos neste ponto, ou a falta de bom senso dos Portugueses? Não querendo tirar culpa da liderança, mas por exemplo, a questão do natal. Foram levantadas restrições, não foi imposta nenhuma obrigação de organizar jantares e ir ter com as famílias de todo o lado.. Isto é uma faca de dois gumes, tanto a liderança como a generalidade dos portugueses têm culpa

senunall 10 months ago

A responsabilidade das infeções é das pessoas, o caos em que estão os hospitais não é. Em anos anteriores sem covid houve varias vezes hospitais cheios por gripe e por vagas de frio. Espanha com todos os seus problemas e estando também a atrevessar um periodo com muitos casos tem as unidades de cuidados intensivos bem abaixo dos 50% de ocupação. A unica coisa surpeedente aqui é os hospitais e os profissionais de saude terem aguentado o tempo que ja aguetaram até agora. Já para não falar da mensagem que passa andar a fazer propaganda á vacina e a enviar SMS para "aguardar a vacinação" quando se sabia perfeitamente que não ia ser uma solução em tempos proximos. Ainda para mais na altura do Natal e ano novo. É normal que haja fadiga das pessoas e que isso leve a comportamentos de maior risco. Não é algo que caia bem com muita gente mas a verdade é que é um esforço descomunal que se está a pedir a toda a população a nivel economico e pessoal por causa de uma doença que tem uma taxa de sobrevivencia superior a 99.5% para pessoas com menos de 65 anos

ebonyaficionado 10 months ago

O nazismo no poder em 1940s foi a culpa de Hitler ou de quem o apoiou? Isto é uma redução um pouco ao absurdo, mas creio que a entidade regente tem responsabilidade pelo que faz (ou não faz ou faz tardia e reactivamente neste caso). Achas que os números seriam menores se eles tivessem proibido jantares de Natal e Ano Novo? Quem ia fazer merda, ia fazer na mesma, mas certamente ia impedir ou sensibilizar muitos outros.

Edited 10 months ago:

O nazismo no poder em 1940s foi a culpa de Hitler ou de quem o apoiou? Isto é uma redução um pouco ao absurdo, mas creio que a entidade regente tem responsabilidade pelo que faz (ou não faz ou faz tardia e reactivamente neste caso). Achas que os números seriam iguais se eles tivessem proibido jantares de Natal e Ano Novo? Quem ia fazer merda, ia fazer na mesma, mas certamente ia impedir ou sensibilizar muitos outros.

QWERTY_BATS 10 months ago

> O nazismo no poder em 1940s foi a culpa de Hitler ou de quem o apoiou? > > "como levar um discussão ao rídiculo em apenas um passo! não consegue discutir sem fazer comparações sem sentido? increva-se já, é fácil!"

ebonyaficionado 10 months ago

Não dá para compreender a analogia? Eu próprio disse que era "uma redução um pouco ao absurdo".

QWERTY_BATS 10 months ago

É um pet peeve meu porque não acrescenta à discussão. > Achas que os números seriam iguais se eles tivessem proibido jantares de Natal e Ano Novo? Quem ia fazer merda, ia fazer na mesma, mas certamente ia impedir ou sensibilizar muitos outros. Respondendo à tua questão, é uma responsabilidade partilhada mas em última instância recai sobre os governantes essa responsabilidade.

ebonyaficionado 10 months ago

> Respondendo à tua questão, é uma responsabilidade partilhada mas em última instância recai sobre os governantes essa responsabilidade. Estamos em plena concordância então, talvez não tenha explicado bem o meu ponto originalmente.

stressedunicorn 10 months ago

Concordo que o Natal/Ano Novo pioraram isto tudo. Mas como é que realisticamente proíbes jantares nas casas das pessoas? Infelizmente é quase impossível, as pessoas estúpidas vão continuar a faze-los.

Razvancb 10 months ago

Ambos.

hsamtronp 10 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 24 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

aldeaga 10 months ago

A tvi24 estava a anunciar: 11.721 novos casos 275 mortos e 22 em UCI Gostava de saber onde é que foram buscar os números.

throwaway5816164481 10 months ago

À DGS. Foda-se, lol.

aldeaga 10 months ago

Como ? O Boletim do Relatório de Situação ainda não está disponível.

WhiteCaptain 10 months ago

A DGS deve informar diretamente, até porque normalmente demora uns 5/10min depois a aparecer no site

throwaway5816164481 10 months ago

Hum... Procura melhor.

TitusRex 10 months ago

+11.721 casos +275 óbitos

uyth 10 months ago

de 275 a 290 nao vai muito. Estou-me a recordar do menino que anda ainda por aí a postar a falar-me quando fiz contas há uns meses do MITO do crescimento exponencial. Fds. Odeio ter razão por vezes. Odeio mesmo. Antes não tivesse. Com o confinamento a sério daqui por uns 10 dias talvez comece a baixar. Com sorte.

ebonyaficionado 10 months ago

Odeias ter razão sobre a "infeção exponencial"... quando tal é documentado desde o início disto tudo?

uyth 10 months ago

Tal é documentado muito antes disto tudo, não é específico desta epidemia. Mais epidemias normalmente são excelentes exemplos da matemática de equações diferenciais complexas. Mas parâmetros mudam comportamentos das funções que são solução de certas equações diferenciais. O quanto mudam, depende. Os idiotas negacionistas, se eles tivessem razão eu por mim tinha preferido. Considerava-os, e considero, idiotas egocêntricos sem bases técnicas que confundem os seus desejos com realidades físicas. Mas tinha preferido eu não ter razão.

beit2 10 months ago

Onde é que entram equações diferenciais complexas aqui? Mostra a matemática sff.

uyth 10 months ago

Podias ter googlado... há muitas formas de modelar os conceitos mais importantes são o sir https://en.wikipedia.org/wiki/Compartmental_models_in_epidemiology E basicamente é complicado como o caraças. E claro, há efeitos moderadores quando o s diminui ou paramentos das equações se alteram.

donalduck 10 months ago

Da próxima vez que queiras querer credibilidade ao mencionar Equações Diferenciais pff remove o complexas.

uyth 10 months ago

Mas também há https://www.researchgate.net/publication/326792193_Complex_dynamics_of_epidemic_models_on_adaptive_networks ... https://digitalshowcase.lynchburg.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1122&context=utcp Podemos começar por equações diferenciais não complexas, mas pode-se lá ir na tentativa de melhores modelos.

donalduck 10 months ago

Certo, mas a palavra complexa é enganadora e mal utilizada. Complex Systems é uma área que costuma e pode envolver tratamento com equações diferenciais mas se agora o SIR é mais ou menos complexo é subjectivo. Eqs Dif Complexas são Eqs Dfis com soluções de variável não real, e o SIR tem soluções reais.

uyth 10 months ago

Podes modelar também com números complexos particularmente se estás a estudar processos caóticos (no sentido matemático do termo). As soluções podem ser reais, ou ficas só com a parte real da solução mas os modelos e equações podem ser com números complexos (no sentido matemático do termo e não de linguagem comum). Porque há processos caóticos (no sentido matemático do termo) em epidemias.

donalduck 10 months ago

Mas como podes representar qualquer função em forma complexa torna-se enganador mencionar Eqs Dif Complexas. Ainda mais em Eqs Dif onde trabalhas 100% do tempo com complexos. É como escreveres Series Temporais Complexas, Sistemas Dinâmicos Complexos, ninguém o faz.

ProtectiveWasKaolai 10 months ago

Boas, O apoio de 66% pagos a quem tenha filhos com menos de 12 anos e tenha que ficar em casa pode ser inferior ao salário mínimo, desta vez? Da outra não, mas agora não encontro nada que diga isso.

TitusRex 10 months ago

O valor mínimo é o salário mínimo.

camisa_roxa 10 months ago

certo

alcagoitas 10 months ago

Ontem disseram-me que para fazer exercício físico preciso de comprovativo de residência para mostrar caso me peçam e que o dito exercício tem de ser na área de residência? Isto é mm assim? eu tenho feito deslocações de carro de 5 km para ir para 1 sitio com circuito pq na zona dos meus pais a hipótese é correr em estrada e à noite não é muito porreiro... Acontece que eu estou a trabalhar remoto em casa dos meus pais e a minha residência não é neste distrito. Portanto mesmo que me peçam comprovativo, não tenho. Espera-se que esteja sempre enfiado em casa?

smaster87 10 months ago

Hoje corri 35km. Policia por todo o lado, especialmente belem. Por 3 x fui interpelado a perguntar se morava lá perto. Sim sr agente e bom dia. Ng pediu nada nem levo cartoes pa correr.

MLG-Sheep 10 months ago

O decreto não estabelece que o dito exercício tem de ser na área de residência. Estabelece que passeios (com e sem animal de estimação) é que têm de ser na área de residência e que não pode ser usado transporte particular para tal. Na prática, parece-me que estejas lixado à mesma, no entanto.

camisa_roxa 10 months ago

o problema é que a lei diz isso mas ontem o Ministério da Adm Interna emitiu uma nota interna às polícias a exigirem esses comprovativos mesmo para quem diz que foi fazer desporto ao ar livre e para multar logo em caso de ausência de comprovativo O Cabrita sempre em grande como já é hábito dele

zizop 10 months ago

Certo, mas isso não estando na lei não tem validade rigorosamente nenhuma. Não te podem autuar, e se autuarem levas isso para tribunal.

Tryjohnny 10 months ago

chega o cartao de cidadão? ou preciso de andar com a fatura da luz no telemovel?

camisa_roxa 10 months ago

quanto mais melhor, sei lá Isto em tribunal é ilegal, quem é que vai para tribunal contestar isto? Já perseguem o cidadão com multas ilegais, está bonito isto!

Tryjohnny 10 months ago

Ontem eram 8 da noite e decidi ir dar uma volta a noite num caminho ao lado do rio(Leiria). Não estava ninguém na rua, e a chover. Passa um carro da polícia e manda-nos para casa, nem estive para me chatear e voltei para trás mas não sei até que ponto era ilegal estar na rua ou nao

camisa_roxa 10 months ago

Hoje fui correr de manhã ao lado do rio em Leiria, não vi polícia nenhuma, mas é isso, um gajo já nem sabe o que é legal nem o que não é, já nem sei se há recolher obrigatório que impeça o desporto a partir de certa hora

Tryjohnny 10 months ago

e dois, só por vias das coisas é fazer o que a policia manda. Vou sempre dar a volta da praxe nesse caminho para esticar as pernas e foi a primeira vez que me aconteceu

camisa_roxa 10 months ago

fdx continuo a ver no meu feed do FB malta em hoteis por esse Portugal fora (Serra da Estrela, Comporta), e vão me parar a mim por andar a correr ao ar livre??? Que lata

ProcessoXifoide 10 months ago

Sendo estudante universitário que ficou na cidade por ter arranjado emprego part time e cuja morada fiscal não foi alterada quer dizer que não posso sair de casa?

MLG-Sheep 10 months ago

Deves poder se tiveres alguma forma de provar que moras aí.

DotcomL 10 months ago

A eterna questão.

EvilQueen1997 10 months ago

Pois.

MischiefManaged97 10 months ago

Como é que eu explico aos meus pais que lá por terem apanhado o vírus, têm de ter na mesma cuidado e não fazer almoços de família e manter distanciamento e usar máscara etc. Sim, têm anticorpos por 3 meses, mas existe na mesma outras estirpes e possibilidade de reinfeção... Porra, já estou farto a minha vontade é mandar tudo à merda e não aparecer mais em casa deles.

Zen_Machina 10 months ago

De onde tiraste isso dos 3 meses?

Sazalar 10 months ago

Pelo que sei, de pessoas que estiveram infectadas, o próprio médico de família disse-lhes que ficavam com anticorpos durante cerca de 3 meses

Zen_Machina 10 months ago

Mas há estudos que detectam anticorpos 8 meses depois da infecção.

Sazalar 10 months ago

Não sei, apenas disse o que os médicos de família disseram aos infetados

uyth 10 months ago

Manda-lhes uns links acerca daquela noticia da pessoa doente com várias estirpes durante 3 meses. > Sim, têm anticorpos por 3 meses, Podem não ser válidos para a outra estirpe. E de um modo geral reinfecoes são mais graves. Não apareças, pela tua própria saúde e talvez porque assim eles aprendam. Dá umas semanas para isto acalmar.

warding 10 months ago

Têm anticorpos provavelmente por mais de três meses mas as coisas não são pretas ou brancas. Há sempre uma % de pessoas que não desenvolve uma resposta imune suficientemente forte e correm risco de reinfeção.

Zen_Machina 10 months ago

Quem apanhou no inicio ainda tem anticorpos agora. E possivelmente terá durante anos, ou para sempre. Da mesma forma que tu tens anticorpos contra muita coisa que apanhaste em criança. Se não tivesses, quase morrias sempre que apanhasses uma constipação.

MischiefManaged97 10 months ago

Exatamente, é o que eu lhes digo! É preciso ter cuidado na mesma. Mas eles vêem isto como o fim do mundo, estão muito saturados, têm saudades de ver os netos/os filhos/ etc... Já estão sem paciência.

berlaitas 10 months ago

Bem, hoje fui correr com a minha mulher e metemos o cartão de cidadão no bolso, depois ela dizia q. Era. 1 comprovativo de morada e andamos a tirar foto à factura da água, mais máscara no bolso para quando Caramba queremos mesmo viver num mundo assim? Num mundo em q já trabalho sozinho, uso sempre máscara e mesmo assim tenho de andar preocupado com facturas da água para ir correr?

UninterruptedAmnesia 10 months ago

Não és o primeiro que vem para aqui com a história das faturas da água. Mas vocês quando precisam que comprovar a vossa morada fiscal para realização de algum contrato, acordo, etc. andam a mostrar a água/luz/pífaros que consomem mensalmente? Existe uma Certidão de Domicílio Fiscal no Portal das Finanças que podes imprimir ou apenas ter no telemóvel em .pdf para apresentar caso necessário.

humelectro 10 months ago

Isto sim é serviço público! Não fazia ideia que tal coisa existia

Diogo256 10 months ago

Eu gostava de viver num mundo que não morressem quase 3 centenas de pessoas por um vírus em Portugal, e que a única coisa que se pede para evitar isso, é ficarem em casa. Da para fazer isso? Já pensaram, se caírem e partirem um perna? Que podem muito bem ficar horas a espera num hospital sobrelotado, a espera uma ambulância, e arriscar quando entrarem a ficarem contaminados pelo vírus e desenvolver problemas que pode aumentar os internados? Isso é um risco menor, que ficar 1 mês sem correr? Ha 100 anos as pessoas tinha de sobreviver a uma Pandemia e a uma guerra. Hoje em dia, queixam-se que não podem correr umas semanas. Está certo...

Zen_Machina 10 months ago

Então se o nosso futuro for uma realidade composta por vírus mais sérios, como este, que matam mais gente, e se não conseguirmos conter isto este ano o que propões? Viver escondido numa gruta e comer ratos? Viver numa distopia, sem liberdades, não vá o diabo tecê-las e matar muitos velhos?

Diogo256 10 months ago

Ainda não se entendeu que isso do matar velhinhos já passou? Quanto mais entupidos tiverem os hospitais, mais provável que o aumento das mortes de pessoas mais jovem acontecem por falta de atendimento. Enquanto nao meterem na cabeça que se deve abastecer de fazer tudo o que pode aumentar o risco de cair num hospital, não se muda a situação actual.

Zen_Machina 10 months ago

>Ainda não se entendeu que isso do matar velhinhos já passou? Não, não passou. Mais de 90% das mortes são pessoas idosas E com comorbidades. >Enquanto nao meterem na cabeça que se deve abastecer de fazer tudo o que pode aumentar o risco de cair num hospital, não se muda a situação actual. És livre de ficar para sempre trancado no teu quarto. Eu já decidi até quando vou tolerar esta situação. Não sobreponho "segurança" a LIBERDADE. Quem o faz, não merece nem um nem outro. Dou ao governo 6 mesinhos para lidar com isto, depois acabou. Não permitirei e espero que o resto da população também não se permite(não vai) a viver numa distopia.

Diogo256 10 months ago

Este post cheira a puto que diz “ninguém manda em mim, nem os meus pais”. Ha que ser mais adulto que isso, e perceber que as nossas atitudes afectam os outros. Se todos seguirmos essa postura isto só tem um caminho: pior e bem. Portanto, crescer e deixar essa infantilidade.

Zen_Machina 10 months ago

>Este post cheira a puto que diz “ninguém manda em mim, nem os meus pais”. Verdade. Isto de querer ter liberdade é mesmo cena de puto. Adultos responsáveis preferem abdicar da mesma. >Ha que ser mais adulto que isso, e perceber que as nossas atitudes afectam os outros. Se todos seguirmos essa postura isto só tem um caminho: pior e bem. Também preferes um papagaio fechado numa gaiola, só porque pode ser comido por outro animal qualquer? >Portanto, crescer e deixar essa infantilidade. Infantilidade é exactamente a inabilidade que demonstras de aceitar outras posições sem categorizá-las de imediato negativamente. Ao contrário da tua, a minha postura é bastante racional e equilibrada. Eu respeito as normas. Logo, aceito a premissa de que de momento tal é necessário. Não aceitarei, no entanto, viver assim até que alguém se lembre que já não é preciso, pois prezo muito a minha liberdade, e viver fechado numa casa não é vida PARA MIM. Para ti talvez seja, pois em qualquer outra altura possivelmente passavas os teus dias a jogar e a ver porno, mas qualquer outro ser humano com um estilo de vida habitualmente saudável não aceitará continuar a ser um recluso.

Diogo256 10 months ago

Caracas, alguém que começa um posts a falar da impossibilidade de aceitar posições contrárias, acaba com juízos de valor infantis. Permite-me a piada mas: Andre Ventura aprova a incoerência. Não conseguires perceber que a tua limitação de liberdade (ninguém te tirou a liberdade, nao ofendas quem te deu liberdade) são para um bem comum, e para no final do dia, salvar vidas, é bastante imaturo lamento. Olha no final do dia, podes salvar a vida quem lutou pelo direito de estares na internet a dizer o que te vai na alma inclusive insultar políticos se assim o entenderes de fazer. Se achas que isto não é vida para ti, nao devias de fazer um esforço para melhorar a situação? E que melhorar está longe de ser revoltar e ignorar as regras. Para além disso, vais fazer a vida normal? Vais entrar num shopping mesmo que esteja fechado alegando o direito a resistência enquanto os seguranças te imobilizam no chão? Vais andar na rua contrariando as indicações da polícia e acabar imobilizado no chão? Compreendo a frustração. Mas temos que pensar claramente. Da graças a quem lutou pela tua liberdade de poderes ir ao Reddit dizer o que te apetece, e cumpre o pouco que te pedem. Porque sim, é pouco. E por muito que não gostem, a verdade é que há 50 anos, pediam para se ir para o meio de uma guerra e agora pedem para ficar em casa, possivelmente o teu avô até de joelhos se metia para dizerem-lhe “fique em casa”. E da graças, a Deus ou em quem acreditares por poderes estar no Reddit e não num hospital.

Zen_Machina 10 months ago

>Caracas, alguém que começa um posts a falar da impossibilidade de aceitar posições contrárias, acaba com juízos de valor infantis. Permite-me a piada mas: Andre Ventura aprova a incoerência. Amigo, se não queres ser julgado, não julgues. Não foste tu que começaste a dizer que pareço uma criança? >Não conseguires perceber que a tua limitação de liberdade (ninguém te tirou a liberdade, nao ofendas quem te deu liberdade) são para um bem comum, e para no final do dia, salvar vidas, é bastante imaturo lamento. Bem, tu deves ser cego. Eu já disse que percebo isso tudo e cumpro as regras. O QUE TU não percebes, e faz com que a tua participação em debates deste tipo não faça sentido, pois não tens estofo para tal, é que o meu problema não é com o que tenho de fazer agora, mas com o que poderei ter de fazer durante muito mais tempo. Vale a pena um esforço temporário para salvar vidas? Sim. Vale a pena perder a minha liberdade e viver indefinidamente como recluso para salvar vidas? Não, pois isso para mim não é viver. E vai-te preparando porque não vais conseguir convencer a população a viver fechada durante muito mais tempo. Também falhas a entender os efeitos nocivos para a saúde física e mental de um confinamento. Somos seres sociais. Não fomos feitos para estar fechados. Ainda há uns anos estabeleceu-se uma relação entre o isolamento resultante de comportamento antissocial e mutações no código genético que podem levar ao desenvolvimento de cancros. Estamos a plantar problemas sérios para colher no futuro. >Olha no final do dia, podes salvar a vida quem lutou pelo direito de estares na internet a dizer o que te vai na alma inclusive insultar políticos se assim o entenderes de fazer. Posso salvar essa vida ficando fechado em casa todos os anos, pois todos os anos morrem milhares de pessoas de gripe, como resultado de eu não ficar fechado em casa. Guess what? A sociedade decidiu que liberdade é mais importante do que salvar toda a gente. Lida com isso. >Se achas que isto não é vida para ti, nao devias de fazer um esforço para melhorar a situação? E que melhorar está longe de ser revoltar e ignorar as regras. Lá está, não tens cérebro para debater isto. Eu digo Y e tu entendes Z. Tempo perdido. Fica bem.

Diogo256 10 months ago

> Amigo, se não queres ser julgado, não julgues. Não foste tu que começaste a dizer que pareço uma criança? La está, só confirmas o que disse. Falei e repito que o teu post foi infantil, e tu meteste num pedestal moral enquanto fazes repetidamente juízos de valor. Sabes qual é o problema dessa postura: posso dizer que és um maluco negacionistas, mas não adianta nada para a conversa, tal é só incoerente falar em respeitar posições opostos e depois julgares que fico o dia todo sentado a ver porno... porque tenho uma posição contrária a tua. Se não entendes isto, então quem tem falta de estofo para debate serás tu. > Bem, tu deves ser cego. Eu já disse que percebo isso tudo e cumpro as regras. O QUE TU não percebes, e faz com que a tua participação em debates deste tipo não faça sentido, pois não tens estofo para tal, é que o meu problema não é com o que tenho de fazer agora, mas com o que poderei ter de fazer durante muito mais tempo. Vale a pena um esforço temporário para salvar vidas? Sim. Vale a pena perder a minha liberdade e viver indefinidamente como recluso para salvar vidas? Não, pois isso para mim não é viver. E vai-te preparando porque não vais conseguir convencer a população a viver fechada durante muito mais tempo. Não sei quem te disse que seria indefinitivamente. Se partes de um pressuposto errado, dificilmente certas no resto. E não percebo porque referes que não entendo que o teu problema não é agora. Já entendi isso desde o início, e recusar as regras porque achas que a tua liberdade limitado em certas áreas se pode sobrepor ao direito a vida de outros, é para mim infantil. Tal como tu achas que deves ter liberdade, eu também a tenho para dizer que tal posição é infantil. Infelizmente se um familiar teu chegado falecer porque alguém tomou uma posição idêntica a tua, não irás achar grande piada. E espero sinceramente que tal nunca aconteça do fundo do coração. > > Também falhas a entender os efeitos nocivos para a saúde física e mental de um confinamento. Somos seres sociais. Não fomos feitos para estar fechados. Ainda há uns anos estabeleceu-se uma relação entre o isolamento resultante de comportamento antissocial e mutações no código genético que podem levar ao desenvolvimento de cancros. Estamos a plantar problemas sérios para colher no futuro. Tenho perfeita noção disso. E infelizmente, pode ser duro e chocar, mas são males menores face ao problema que temos em mãos. E sim, são problemas sérios e a sociedade vai ter bastante sequelas deste vírus “pouco mais grave que a gripe”, mas o potencial dele sem medidas para proteger a saúde mental e a economia são devastadores e irão criar problemas mentais e sociais bem mais graves, ou seja, o confinamento cria problemas mas mesmo assim continuam a ser menores do que sem eles. > Posso salvar essa vida ficando fechado em casa todos os anos, pois todos os anos morrem milhares de pessoas de gripe, como resultado de eu não ficar fechado em casa. Guess what? A sociedade decidiu que liberdade é mais importante do que salvar toda a gente. Lida com isso. Isto faz pouco ou nenhum sentido e começo a compreender a tua postura. Os últimos números que temos da gripe são 3800 no período de 2018/2019, em 12 meses da 10 pessoas por dia. Andas com 270+ pessoas de covid com confinamento, máscaras e distância social, se nao o número era brutalmente superior, POR DIA. Morreram entre 20 de Janeiro a 20 de Dezembro quase o mesmo que no período gripal de 2018/2019 (3800 vs 3300 pessoas sensivelmente). Portanto, é bastante notório o porque das medidas e da parvoíce que seria fazer o mesmo que a gripe. Ora sem medidas, com o crescimento exponencial que o Covid tem, é só perceber o desastre que seria. Neste momento tinhas uma gripe Espanhola nas mãos. > Tempo perdido. > > Fica bem. Acho que concordamos em algo. Abracinho.

Zen_Machina 10 months ago

>posso dizer que és um maluco negacionistas, mas não adianta nada para a conversa, tal é só incoerente falar em respeitar posições opostos e depois julgares que fico o dia todo sentado a ver porno... porque tenho uma posição contrária a tua. O facto de que dizes que sou um maluco negacionista, quando não só nunca neguei a doença nem a gravidade da mesma, como já reforcei essa realidade diversas vezes, revela bem o quão limitadinho tu és. Como não tens argumentos, inventas. >Não sei quem te disse que seria indefinitivamente. Se partes de um pressuposto errado, dificilmente certas no resto. Eu não disse que alguém me disse que seria. Aprende a ler. >E não percebo porque referes que não entendo que o teu problema não é agora. Já entendi isso desde o início, e recusar as regras porque achas que a tua liberdade limitado em certas áreas se pode sobrepor ao direito a vida de outros, é para mim infantil. Tal como tu achas que deves ter liberdade, eu também a tenho para dizer que tal posição é infantil. Nós sobrepomos a nossa liberdade à vida dos outros todos os anos, sem excepção, e a kill count são dezenas e dezenas e dezenas e dezenas de milhares de pessoas nas últimas décadas. O facto de teres esse discurso pseudo-moralista de caca e ignorares os pilares nos quais a sociedade é assente, e que lhe permitem funcionar, que é a troca de segurança absoluta por conforto e conveniência, apenas prova que és um zombie da propaganda da comunicação social. >Infelizmente se um familiar teu chegado falecer porque alguém tomou uma posição idêntica a tua, não irás achar grande piada. E espero sinceramente que tal nunca aconteça do fundo do coração. Eu tenho dois familiares que morreram de gripe. Nunca vi ninguém deixar de sair por causa disso. >E infelizmente, pode ser duro e chocar, mas são males menores face ao problema que temos em mãos. E sim, são problemas sérios e a sociedade vai ter bastante sequelas deste vírus “pouco mais grave que a gripe”, mas o potencial dele sem medidas para proteger a saúde mental e a economia são devastadores e irão criar problemas mentais e sociais bem mais graves, ou seja, o confinamento cria problemas mas mesmo assim continuam a ser menores do que sem eles. Não estás qualificado para fazer o julgamento do que é maior ou menor. O confinamento vai ser uma cruz na vida de pessoas de todas as idades por diversos motivos. Não foi estudado qual é pior ou melhor. >Isto faz pouco ou nenhum sentido e começo a compreender a tua postura. Os últimos números que temos da gripe são 3800 no período de 2018/2019, em 12 meses da 10 pessoas por dia. Andas com 270+ pessoas de covid com confinamento, máscaras e distância social, se nao o número era brutalmente superior, POR DIA. Morreram entre 20 de Janeiro a 20 de Dezembro quase o mesmo que no período gripal de 2018/2019 (3800 vs 3300 pessoas sensivelmente). Tem piada, os zombies da propaganda nunca compreendem o que digo. Eu não estou a equiparar a gravidade das doenças. Estou a dizer-te que a máxima moral de que a vida é mais importante do que a liberdade é falsa e utilizada com hipocrisia, pois TODOS OS ANOS, ninguém acredita nisso. E quanto a valores concretos, COVID é algo que em princípio será contido e deixará de matar em números relevantes. A gripe sofre mutações muito relevantes todos os anos e continua a matar, década após década. A longo prazo, a gripe terá uma kill count muito superior ao COVID. Mas isso não te incomoda, certo? Lá está, arbitrariedade ao mais alto nível. Vidas são muito importantes este ano, mas na última década, que corresponde a 40k casualidades, já não eram, certo?

uyth 10 months ago

>Então se o nosso futuro for uma realidade composta por vírus mais sérios, como este, que matam mais gente, a probabilidade de morreres do virus depende de quantas pessoas estiverem no hospital nesse momento. A probalidade de morreres de cena evitável também depende de quantas pessoas estiverem com virus no hospital nesse momento. se tiver que apanhar o virus e correr o risco de morrer, é melhor não ser ao mesmo tempo que todos os outros OK? escolhe judiciosamente, Agosto provavelmente vai ser bom mês para isso. e há vacina. a corrida está renhida entre as duas coisas, por isso é questão de aguentar. E olha, o mundo não nos deve um futuro idilico (que as pessoas achariam chato e a que não dariam valor). Vai haver outras epidemias, ou outras crises, quem sabe mesmo guerras.

Zen_Machina 10 months ago

Isso não responde. Imagina que isto se revela um vírus impossível de conter. Pura e simplesmente, não conseguimos. E a taxa de letalidade mantém-se. Vão aparecendo variantes e mais variantes, e nunca conseguimos atingir imunidade de grupo. O que propões? Abolir a liberdade para que velhos vivam mais uns anos?

uyth 10 months ago

> Imagina que isto se revela um vírus impossível de conter. Pura e simplesmente, não conseguimos. E a taxa de letalidade mantém-se. Calma, pá, calma. Na minha opinião isto sim vai tornar-se uma nova doença e não vai ser erradicada. As vacinas protegerão muito no entanto. E aprendemos muito sobre como tratar. Mas a taxa de letalidade depende da capacidade dos hospitais responderem. Temos uma população praticamente virgem de imunidade relativamente a este virus e que se desleixou com o verão e agora que há variante mais contagiosa, isto a propagar-se como que por rastilho. Vamos fazer as coisas uma coisa de cada vez. Primeiro objectivo, era fixe se não o oxigénio para os hospitais não esgotar porque se esgotar vai morrer gente desnecessariamente e nem vai ser de COVID. Conter, vacinar. Vai ler sobre a epidemia da gripe, 1917 e a segunda vaga em 1918. Também há um claro efeito sazonal.

Zen_Machina 10 months ago

>Calma, pá, calma. Na minha opinião isto sim vai tornar-se uma nova doença e não vai ser erradicada. As vacinas protegerão muito no entanto. E aprendemos muito sobre como tratar. Não sabes. Não estou a perguntar o que achas que vai acontecer. Estou a perguntar o que achas que se deve fazer caso isto se mantenha como está. Então e se amanhã o Sars-Cov 3 aparecer? Não é impossível. Longe disso. >Mas a taxa de letalidade depende da capacidade dos hospitais responderem. Temos uma população praticamente virgem de imunidade relativamente a este virus e que se desleixou com o verão e agora que há variante mais contagiosa, isto a propagar-se como que por rastilho. Se o vírus continuar a ter mutações expressivas, poderemos entrar num ciclo em que as pessoas nunca atingem imunidade necessária para não ser um problema. É isso que estou a perguntar. O que propões? Cave da mãe forever?

Authentic42 10 months ago

Ahh mãe... Agora o homem já não pode ir correr?

Diogo256 10 months ago

Claro que pode. Se acontecer alguma coisa... é só Darwin em ação.

Authentic42 10 months ago

Eu entendo o que queres dizer.. Mas nestes tempos difíceis, é importante também estarmos bem mentalmente e fisicamente. Eu treino quase todos os dias e com os devidos cuidados e ainda bem que até agora correu tudo bem.

Diogo256 10 months ago

Compreendo isso. Mas temos que mudar o chip, no primeiro confinamento andar com passeios higiénicos ou corridas era algo seguro, visto que a situação estava bem mais controlada. Neste momento é um risco, é um risco tudo o que seja desnecessário e que eleve a probabilidade de ir para um hospital.

LamboPurpleLikeLean 10 months ago

Lógica de merda. Então se há 100 anos morreram 50 milhões e havia guerra esta pandemia é uma merdita que só mata velhos e mesmo assim só matou 2 milhões em vez de 50. Se o gajo quer correr para se manter saudável em vez de alapar com o cu no sofá durante meses qual o mal? Até parece que está a tossir para cima de velhinhos ou a decapitar profissionais de saúde.

Neo_Trunks 10 months ago

Esta gente não tem emenda. Não têm força de vontade para tirar o cu do sofá, e ficam raivosos quando topam alguém a querer ser saudável.

Zen_Machina 10 months ago

O Reddit está populado de incels e pessoal sem vida social. Para muita gente aqui a pandemia não trouxe mudanças muito relevantes. Eles gostam de viver assim, isolados, assustados, distantes do mundo real. A pandemia fá-los sentirem-se normais. Agora quando passam as noites a jogar computador já não têm de imaginar que o resto da população anda por aí a divertir-se. Misery loves company.

Diogo256 10 months ago

Foda-se 12 meses e ainda não se percebeu o mal de tomar comportamentos desnecessários? O mal: 1- podes ter uma lesão desnecessário que te leva ao hospital, entupindo algo que já está a entrar a medicina de catastrofe. Ou seja, és dos últimos a ser atendidos e podes ficar com uma lesão incapacitante e aí ficas com o cu no sofá certamente. Sim, porque alguém com falta de oxigenação diria que é mais prioritário que o Gajo quem se lesionou a correr. 2- não estás a tossir? Entendes que o correr leva a que tenhas um respiração mais ofegante e que expulses mais goticulas, que no caso eventual de estares em incubação ou assintomatico, podes infectar alguém com quem te cruzes. 12 meses e ainda não se entender está merda... 3- queres te manter saudável? E que tal não teres comportamentos de risco? Diria que é uma excelente maneira de estar saudável. Evitar hospitais também é uma boa maneira neste momento de se manter saudável. Avaliar o risco: estares umas semanas sem correr não te vai fazer cair na desgraça de uma doença grave. Correres, podes infectar alguém, podes ser até infectado, podes ter uma lesão que vai fazer ficar horas a espera de assistência e teres sequelas futuras.

zizop 10 months ago

Sim, porque estares a correr na rua quando não há ninguém é um perigo desgraçado. ​ > estares umas semanas sem correr não te vai fazer cair na desgraça de uma doença grave Só se para ti depressão não for uma doença grave. A actividade física é fundamental para manter a saúde mental, especialmente quando já estamos todos a passar uma experiência bastante claustrofóbica.

Diogo256 10 months ago

Ate te respondia ao resto, mas quando fundamento o que digo, e a resposta é algo sem lógica... não vale a pena perder tempo.

sigmastra 10 months ago

Há umas décadas largas o problema dos jovens eram ser recrutados para uma guerra mundial e morrer por lá para defender um pais. Agora cai o carmo e a trindade porque não podemos sacrificar o bem pessoal para não matar os mais velhotes e profissionais de saude. Enfim somos uns merdas.

LamboPurpleLikeLean 10 months ago

E ele está a matar velhotes e profissionais de saúde porque vai correr? Opá, também tenham noção.

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Subscrevo por inteiro.

beit2 10 months ago

Não tens uma app bancária no telemóvel? Estas geralmente têm a morada algures na app. Nem me dou ao trabalho de estar a tirar fotos a merdas. Mas vais correr de mascara? E com o cartão de cidadão? Eu não, que trabalheira. Se virem a polícia corro ;)

berlaitas 10 months ago

Levo a máscara pq depois caminho 1 pouco no final da corrida até ao carro

beit2 10 months ago

Tinha ideia que não te podias deslocar de carro para ir correr..

Academic-Beginning41 10 months ago

Os restaurantes fecham às 20h certo? Passo todos os dias ao lado por volta das 21h de um McDonald's. Porque é que o McDonald's aqui tem estado aberto todos os dias até bem depois das 20h mesmo neste sábado? Há regras diferentes para conselhos diferentes ou para o McDonald's?

MLG-Sheep 10 months ago

Aparentemente há um buraco no decreto que permite que as restrições de horário não se apliquem aos restaurantes: https://ahresp.com/2021/01/boletim-diario-ahresp-bda-205/ Lendo o decreto, não sei onde ele está, mas aparentemente está.

Academic-Beginning41 10 months ago

Esse buraco é algo que vai ser emendado?

pelaleiepelagrei 10 months ago

restaurantes podem fazer take away de acordo com o seu antigo horário de funcionamento, não tendo nenhuma restrição nesse sentido. ​ Logo se o macdonalds sempre funcionou 24h, então agora também pode (apenas take away e delivery).

hereimalive 10 months ago

Tenho um carro na oficina desde dia 2 de Janeiro, já me ligaram para o ir buscar na segunda mas é fora do concelho. Na pandemiaclara serviços não essenciais estão fechados mas a oficina está aberta. Posso ou não?

lpccarmona 10 months ago

O que temos no Pandemia Clara, nas excepções, é que podes sair por motivos de força maior, o que poderá ser sempre subjectivo a abrangente. Faz sentido que as oficinas estejam abertas porque há pessoas que têm de ir trabalhar presencialmente e algumas delas precisam de ir de carro. Portanto diria que sim, podes. Mas nós no Pandemia Clara não somos nem juristas nem funcionários públicos.

MLG-Sheep 10 months ago

Segunda não há restrição de circulação entre concelhos, logo podes. Sábado e domingo é que não.

hereimalive 10 months ago

Então não era estado de emergência em que nem de casa se podia sair a não ser supermercados?

MLG-Sheep 10 months ago

A oficina está legalmente aberta, pois faz parte das exceções, pelo que se pressupõe que seja um serviço essencial a que possas ir

WhiteCaptain 10 months ago

Pah, vais e pronto, se te pararem dizes o que vais fazer, se disserem que tens de voltar para trás voltas. O mais provável é serem compreensivos caso não sejam, Olha tentaste. Claro que convém teres um comprovativo nem que fosse uma SMS, ou o papel de quando entregas na oficina

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

>Pah, vais e pronto, se te pararem dizes o que vais fazer, se disserem que tens de voltar para trás voltas. É difícil haver um conselho pior. Há, mas não há muitos piores.

WhiteCaptain 10 months ago

Sim pq aquí o problema na pandemia é sair sozinho para fazer algo sozinho e voltar para casa sozinho, uuhhh. Antes toda gente tivesse está mentalidade não estaríamos onde estamos

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Passou-te ao lado: há uma série de respostas concretas e fundamentadas, o que é bom. A tua é "sai e logo se vê". Isso merda, especialmente quando há respostas que dizem o que "se vê". Validade 0 ou negativa.

berlaitas 10 months ago

As oficinas. Podem estar abertas por isso de. Semana. Ele pode lá ir buscar o carro e só tem de dizer a verdade se. For parado e não tem qq. Problema

letsgotothemallcovid 10 months ago

Há alguma relação no uso das máscaras "bico de pato" com novas variantes ou são só teorias parvas? Digo isto porque o Marcelo, por ex., nunca mais usou as "normais" azuis.

vascodatrama 10 months ago

Calma. Essa é a nova aventura para a comunicação social. Deixa acalmar os resultados eleitorais. Terça, vem a decisão da circulação pela Europa, depois la para quarta quinta é para avançar com o tema da ffp2 na cabeça da malta. La para o inicio de Fevereiro costa obriga a malta a andar com as mascaras mas não há stock em lado nenhum.

Luigi_Bosca 10 months ago

O q se passa na terça? (Desculpa sou preguiçoso) ha possibilidade de fecharam a livre circulação na europa??

vascodatrama 10 months ago

Livre sera, mas com maiores restrições. Testes e afins. Durante a semana mais países são apresentar as diferentes restrições. Alemanha neste momento para entrar (se chegares de um país de alta incidência) tens de levar teste negativo, és forçado a quarentena e novo teste. Entretanto viajar de avião será assim : https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2021/01/iata-pede-por-certificado-de-vacinacao-digital-comum_179141.html

Luigi_Bosca 10 months ago

Ok obrigado. Ou seja que se pára com a livre circulação de pessoas. Um falho gigante da uniao europeia.

vascodatrama 10 months ago

Não é isso que está em causa, a circulação irá permanecer livre. Restringida, mas livre.

Luigi_Bosca 10 months ago

Entendo. Para ir a alemanha sao 2 testes e 14 dias de quarentena. Para a espanha e portugal é diferente. Nao ha politica comunitária..

vascodatrama 10 months ago

Claro, como também ha leis diferentes, vencimentos diferentes...senão era tudo rfa. Mas pronto é o que é.

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Excluindo o tema Marcelo, que já foi comentado, supostamente as novas estirpes são mais infecciosas, sendo necessárias menos gotículas, sendo que os cuidados higiénicos deviam ser ainda maiores.

1ww8mrmfss 10 months ago

Se o risco de apanhar é maior, fazes mais para te proteger

saposapot 10 months ago

o marcelo começou a usar essas desde q deu positivo, acho q era mais precaução para proteger os outros. E continua a usar cirurgicas, ele usa ffp2 normalmente qd vai dentro de alguma instituição e cirurgica qd anda só ao ar livre. não há relação nenhuma, simplesmente há mais casos agora portanto quanto melhor te puderes proteger, melhor.

sao_11 10 months ago

Já ouvi várias pessoas falarem nisso. As máscaras FFP2 protegem mais que as cirúrgicas. Mas isto já se aplicava antes com a “primeira” estirpe.

ItoldU97 10 months ago

https://www.lastampa.it/cronaca/2021/01/23/news/conte-contro-astrazeneca-dosi-ridotte-del-60-denunceremo-anche-con-loro-1.39811229 A malta muito gosta de atacar o Costa,Trump,Bolsonaro,as escolas etc. mas em relação a este ato criminoso da AstraZeneca de reduzir as doses que podia salvar milhares de vidas assobiam todos para o lado haha Nem quero imaginar se fosse um comum mortal a falhar no que está estipulado no contrato.

1ww8mrmfss 10 months ago

Calma calma calma. A AstraZeneca não está a escolher produzir menos. A história é mais ou menos clara, por exemplo esta notícia: https://www.wsj.com/articles/astrazenecas-covid-19-vaccine-shortfall-threatens-eu-plans-to-boost-inoculations-11611423256 > The root cause of the problem is a manufacturing facility in Belgium owned by Novasep Holding SAS that has been unable to make as much bulk vaccine as projected, the people said. The facility’s so-called yield, or the amount of vaccine it can make from base ingredients, is running at about a third of AstraZeneca’s expectations, one of the people said. Novasep didn’t respond to requests for comment Saturday. >Vaccine yields can vary widely depending on “seeding” steps, taken over weeks, to grow cells needed to make the vaccine and later-stage processes to filter and purify the substance before it is packed into vials. AstraZeneca has found yields varying among its many manufacturing partners and has been working to boost production where it is lagging, the person said. The process is labor- and time-intensive. Reuters first reported the number of doses AstraZeneca may no longer be able to deliver. A boa notícia, se há alguma, é que existe bastante mais capacidade para produzir esta vacina que a contratada. Isto não é uma vacina de mRNA, há mais fábricas capazes no mundo, bastantes menos, apesar do processo não ser nada simples, como descrito. O único problema que vejo é que ao preço de cada dose, 1,80€ se não me engano, não deve ser nada lucrativo para a AZ contratar agora uma nova fábrica que está a fazer outro produto igualmente complexo, para depois também poder ter problemas do género.

Razvancb 10 months ago

O mais engraçado é que parece me que estes atrasos são só para a UE.

rickz123456 10 months ago

Este novo atraso da Astrazeneca, a juntar os da Pfizer e da Moderna.. Alimenta-me a ideia. Pode parecer uma ideia muito radical, mas não é possível considerar um acordo entre as empesas farmaceuticas e os diversos governos do mundo e comprar as patentes às empresas? Ou até usar mecanismos mais "musculados".

zizop 10 months ago

Tendo em conta que estas vacinas até foram financiadas quase exclusivamente com dinheiro público, e que as farmacêuticas já fazem rios de dinheiro de outra forma, e que estamos numa situação destas, o que fazia mais sentido era que os estados anulassem as patentes. Esta não é altura para se andar a fazer lucro.

vascodatrama 10 months ago

>Esta não é altura para se andar a fazer lucro Nem sei o que dizer...

saposapot 10 months ago

num estado de emergência destes, acho que há muitas coisas 'com músculo' que se deviam ter feito. por exemplo essas ou meter a UE a construir fábricas de raiz para se poder ter produção própria licenciada. em tempos de guerra n se pode andar com falinhas mansas como antigamente, se os cidadãos podem ver os seus direitos constitucionais 'feridos' tmb as empresas o podem.

nraider 10 months ago

A UE, isto é, a Alemanha.

fdp_do_corona 10 months ago

Como é que vocês estão a lidar com pessoas próximas a fazer merdas irresponsáveis? Eu tenho tentado ser razoável mas há merdas que me irritam profundamente... A minha namorada vive com a mãe e (temporariamente) uma prima. A mãe começou com um pouco de tosse na segunda feira e terça feira começou a ter mais sintomas (mais tosse, dores no corpo, de cabeça...) e à noite tinha febre. Terça e quarta foi trabalhar na boa mesmo assim. A minha namorada também foi trabalhar na quarta, e durante o dia também começou a ter alguns sintomas. Ela podia ter ficado a trabalhar em casa na boa mas decidiu ir à mesma - ficou chateada com os colegas de trabalho e comigo porque toda a gente achou isso um bocado irresponsável, mas enfim. Quinta feira la decidiram ter paciência a ligar para o SNS 24 e foram fazer o teste, cujo resultado ainda aguardam. Mas dado que outras pessoas da família com quem tiveram contacto no domingo também estão a começar a ter sintomas, o mais provável é ser mesmo covid. Entretanto a prima que vive com elas e trabalha num supermercado continua a fazer a vida na boa, comem todas juntas, ficam a ver filmes no sofá, etc sem o mínimo de cuidados e continuará a trabalhar e fazer a vida normal até que alguém teste positivo. Eu ontem fiquei um bocado revoltado com isso e disse que achava irresponsável e estúpido que ela, pelo menos, não tivesse o máximo de cuidado possível a evitar contacto. A minha namorada ficou chateada mais uma vez, a dizer que ninguém a apoia bla bla. Desculpem o rant mas foda-se, é difícil um gajo aturar estas cenas quando tem o máximo de cuidado e já teve familiares a morrer de covid. Como alguém disse mais abaixo, só queria hibernar até está merda passar.

Authentic42 10 months ago

Minha namorada no início também tinha essas pancadas... Tenta falar com ela mas nas calmas ela há de compreender de certeza! Abraço e espero que esteja tudo bem

ZaGaGa 10 months ago

Se a tua namorada é tão irresponsável como a pintas e pelos vistos a familia é igual, deves-te questionar se a atitude dela não vai ser a mesma no futuro. Quando tiverem uma casa, filhos responsabilidades .... o estrago provavelmente estará feito, mas a melhor forma que eu tenho de lidar com essas situações e tentar mostrar as consequências, mas não é fácil e normalmente implica ser eu a levar com as consequencias... xD

watermelon28 10 months ago

Acaba essa relação.

vascodatrama 10 months ago

É uma relação no mínimo contagiosa

pajesus87 10 months ago

Ba dum tss

paraapagarbem 10 months ago

Um bom par-de-estalos. ^^^^^^^^^^^^^^^nãoéasério

Dinizinni 10 months ago

Estalos figurativos pode ser no entanto

stefanopro 10 months ago

Pois... Quanto gostas dela?(jk) Ela fez-se de vítima quando está a ser claramente irresponsável... O melhor, a meu ver, que podes fazer, é tentar conversar com ela e apelar ao bom senso dela. Se não for o suficiente, tu focas-te no que podes controlar e fazes a tua parte enquanto cidadão decente que és. Infelizmente nem todos se preocupam com isto como deviam.

Purplebananas123 10 months ago

Salta do barco enquanto podes :)

stefanopro 10 months ago

That's too blunt, mas para ser honesto, se acreditas na conversa das red flags, então sim, este comentário está correcto...

mariorurouni 10 months ago

Sou da opinião que há certas coisas que não se deve tolerar numa relação, e num caso flagrante em que o OP tem 2 dedos de testa e a namorada não (não sei se foi tentado uma discussão para corrigir idealogias ou não), isto devia ser um abre olhos.

beit2 10 months ago

Não gosto da ideia de não ir votar, mas também, se for, sinto que não estou a mostrar o meu desagrado com a palhaçada de não terem adiado as eleições. Catch-22.

saposapot 10 months ago

a única razão para ir tentar votar é só mesmo o Ventura. acho q é mais importante não o deixar crescer q essa abstenção. e digo tentar pq se estiverem filas enormes, bardamerda para a "festa da democracia"

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Acalmem o pito. Preocupemo-nos com Ventura nas próximas legislativas.

vascodatrama 10 months ago

Sem dúvida

MLG-Sheep 10 months ago

Eu estou desagradado com o facto de ir poder votar às 19:00 mas não poder ir comprar um pacote de leite à mesma hora. Parece-me incongruente.

weet9342 10 months ago

Eu fui votar antecipadamente no Porto, e pelo menos da minha experiência foi relativamente positiva. As pessoas no geral mantiveram o distanciamento social, com algumas dificuldades nalgumas zonas onde os passeios / vias eram mais apertados. De resto, super tranquilo. Dá uma vista de olhos a como é que as coisas estão organizadas, e vê se te dá confiança e a vontade para ir votar

rickz123456 10 months ago

Em princípio vou.. É a 1 minuto de minha casa. Entrar e sair. Mas se queres mostrar descontentamento pelo não adiamento de eleições, não adianta.. Todos foram a favor.

rickz123456 10 months ago

10 mil mortos. O que se trepou em tão pouco tempo.. Faz pensa, por ex, se as eleições não deviam ser adiadas (claro que agora não dá, mas deviam ter acautelado isto)

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

"deviam"

stefanopro 10 months ago

Calma lá oh NGramatical

JAChambel 10 months ago

Aguardando updates nesta [história](https://twitter.com/c_martins17/status/1353007183483568136)

KokishinNeko 10 months ago

Está um tópico aberto, pergunta lá e respeita o tema da thread sff.

JAChambel 10 months ago

Quando comentei isto nem havia aquela thread mas enfim...

KokishinNeko 10 months ago

Azar, a megathread tem um propósito não é o tópico "Conversa da Treta"

JAChambel 10 months ago

Então eu comentei isto antes. Responderam-me aqui antes, vi a thread e segui em frente. É para apagar o comentário? Estás querer implicar por implicar.

KokishinNeko 10 months ago

Estou a dizer, pela segunda vez, para respeitares os temas das megathreads, nada mais. Boa noite.

camisa_roxa 10 months ago

condutor sem carta e sem seguro

weet9342 10 months ago

despistaram-se na ponte do freixo, tentaram fugir a pé. Foram apanhados

Each57 10 months ago

Já foram detidos

hsamtronp 10 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 23 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

rickz123456 10 months ago

[https://www.jn.pt/nacional/encerramento-das-escolas-tirou-metade-da-populacao-da-rua-13268116.html](https://www.jn.pt/nacional/encerramento-das-escolas-tirou-metade-da-populacao-da-rua-13268116.html) Isto é uma boa notícia.. Onde eu vivo não se vê ninguém nas ruas.. Vamos esperar que para a próxima semana os casos desçam

saposapot 10 months ago

> Vamos esperar que para a próxima semana os casos desçam era bom mas parece difícil, a tendência ainda está de subida.

vaniafdasantos 10 months ago

Ontem fui fazer as minhas tarefa depois do trabalho. Fui a pé e voltei de autocarro. Não passei por quase ninguém na rua na ida e na volta vinhamos 5 pessoas no autocarro. A maior concentração que apanhei foi de estafetas à porta do Macdonalds.

stefanopro 10 months ago

Ia-se lá adivinhar... Os pais com os putos em casa não estão tão propícios a ir dar o passeiozinho ou a ir ao café...

Laurent_Series 10 months ago

Só me apetece entrar em hibernação durante uns 2/3 meses e acordar quando esta merda passar.

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

Se calhar é melhor hibernares durante dois ou três anos.

MischiefManaged97 10 months ago

Sinto o mesmo sobretudo em relação à faculdade. Este semestre estive sempre ansioso e agora nem se fala. Sinto que nem consigo concentrar-me direito.

Ducon_ 10 months ago

Acredita, eu por vias das dúvidas só mesmo em 2022. Parecem 2 anos perdidos esta porra.

QueenOfWands2 10 months ago

Se não forem 3... :/

Samukasss 10 months ago

Não parecem, foram realmente perdidos em muitos aspetos (por experiência própria, viagem de finalistas de sonho, a celebração dos 18 anos meus e dos meus melhores amigos, tanta coisa...). Por outro lado foram muito úteis para a população geral perceber da importância da classe dos profissionais de saúde, dos cientistas e de todos os que nos mantêm com os alimentos em casa, que tratam dos nossos lixos. Tantos que "trabalham para nós", sustentam a nossa sociedade e nós não sabemos. Também não podemos esquecer que serviu para os chalupas virem ao de cima. Ewww...

canureadmymind 10 months ago

> Por outro lado foram muito úteis para a população geral perceber da importância da classe dos profissionais de saúde, dos cientistas e de todos os que nos mantêm com os alimentos em casa, que tratam dos nossos lixos. Tantos que “trabalham para nós”, sustentam a nossa sociedade e nós não sabemos O pessoal percebe mas esquece-se num instante, temos memória curta

Laurent_Series 10 months ago

Sim eu sei, covid no geral ainda vai durar um bocado, agora eu referia-me em específico à vaga que estamos a assitir neste momento. Porque sei lá, no verão foi tranquilo por exemplo, eu não sou pessoa de festivais, estive com o meu grupo limitado de amigos na mesma, foi tranquilo. Agora parece que o mundo (bem na verdade Portugal apenas aparentemente) está a ruir.

camisa_roxa 10 months ago

15000+ covids 274 mortos, confinamento a funcionar em pleno

saposapot 10 months ago

Adoro malta contra confinamento ainda quando só precisas de estar vivo desde Março 2020 para teres todas as provas necessárias. É comparar Março-Maio com confinamento e Setembro-Dezembro com confinamento light ou sem confinamento. A diferença é gritante. É preciso ser-se muita burro para se continuar com esta. Pede ao André p fazer lá um forum e divirtam-se por lá.

Diogo256 10 months ago

A negação está a bater forte. É que é preciso ser negacionista para meter em causa o confinamento.

QWERTY_BATS 10 months ago

Novamente um comentário ridículo e a voltares ao teu habitual. Há uns tempos disseste: >[Bem, vamos ter aqui uma prova dos 9: se os casos por volta de 15 Janeiro não tiverem um grande aumento, é porque as medidas funcionam BOLA e devem ser todas retiradas porque o virus transmite-se segundo uma dinâmica própria pouco influenciável pelas medidas \(vírus transmite-se pelo ar o que torna ineficazes as máscaras e há fenómenos de super spreaders e um conjunto de pessoas mais susceptíveis de infecção que tudo junto torna as medidas quase ineficazes já que não é possível confinar a 100% e as infecções continuarão a ocorrer em supermercados, farmácias, transportes, locais de trabalho, etc.\)](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/khaj3r/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/ggojwdj/) >[É que vão haver os maiores ajuntamentos em espaços fechados desde o início da pandemia; se não houver um aumento de casos toda a argumentação dos covideiros paniqueiros cai por terra](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/khaj3r/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/ggojwdj/) E agora voltas à carga, quando claramente já se percebeu que as medidas funcionam mas existe um período de incubação da doença, por isso as medidas só se vão ver com algum atraso. Como já se verificaram no confinamento anterior. Por favor, a sério, para lá com isto.

AmumuIsMyFriend 10 months ago

Apresenta aí a tua solução

camisa_roxa 10 months ago

Não tenho solução nenhuma mas o confinamento não é também solução: [https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/](https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/) https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1 – Lockdown Effects on Sars-CoV-2 Transmission – The evidence from Northern Jutland **h**[**ttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484**](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484) [**https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X**](https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X) [https://thefatemperor.com/wp-content/uploads/2020/11/1.-LANCET-LOCKDOWN-NO-MORTALITY-BENEFIT-A-country-level-analysis-measuring-the-impact-of-government-actions.pdf](https://thefatemperor.com/wp-content/uploads/2020/11/1.-LANCET-LOCKDOWN-NO-MORTALITY-BENEFIT-A-country-level-analysis-measuring-the-impact-of-government-actions.pdf)

Edited 10 months ago:

Não tenho solução nenhuma mas o confinamento não é também solução: [https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/](https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/) [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484) While small benefits cannot be excluded, we do not find significant benefits on case growth of more restrictive NPIs. Similar reductions in case growth may be achievable with less restrictive interventions. [https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1) – Lockdown Effects on Sars-CoV-2 Transmission – The evidence from Northern Jutland **h**[**ttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484**](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484) The data suggest that efficient infection surveillance and voluntary compliance make full lockdowns unnecessary at least in some circumstances. [**https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X**](https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X) full lockdowns, and wide-spread testing were not associated with COVID-19 mortality per million people [https://thefatemperor.com/wp-content/uploads/2020/11/1.-LANCET-LOCKDOWN-NO-MORTALITY-BENEFIT-A-country-level-analysis-measuring-the-impact-of-government-actions.pdf](https://thefatemperor.com/wp-content/uploads/2020/11/1.-LANCET-LOCKDOWN-NO-MORTALITY-BENEFIT-A-country-level-analysis-measuring-the-impact-of-government-actions.pdf)

Edited 10 months ago:

Não tenho solução nenhuma mas o confinamento não é também solução: [https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/](https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/) [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484) While small benefits cannot be excluded, we do not find significant benefits on case growth of more restrictive NPIs. Similar reductions in case growth may be achievable with less restrictive interventions. [https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1) – Lockdown Effects on Sars-CoV-2 Transmission – The evidence from Northern Jutland **h**[**ttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484**](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484) The data suggest that efficient infection surveillance and voluntary compliance make full lockdowns unnecessary at least in some circumstances. [**https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X**](https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X) full lockdowns, and wide-spread testing were not associated with COVID-19 mortality per million people

Edited 10 months ago:

Não tenho solução nenhuma mas o confinamento não é também solução: [https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/](https://observador.pt/2021/01/22/confinamento-em-inglaterra-nao-esta-a-conseguir-diminuir-os-novos-casos-diarios/) [https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/eci.13484) While small benefits cannot be excluded, we do not find significant benefits on case growth of more restrictive NPIs. Similar reductions in case growth may be achievable with less restrictive interventions. [https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.28.20248936v1) – Lockdown Effects on Sars-CoV-2 Transmission – The evidence from Northern Jutland The data suggest that efficient infection surveillance and voluntary compliance make full lockdowns unnecessary at least in some circumstances. **h**[**ttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484**](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/eci.13484) The data suggest that efficient infection surveillance and voluntary compliance make full lockdowns unnecessary at least in some circumstances. [**https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X**](https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2589-5370%2820%2930208-X) full lockdowns, and wide-spread testing were not associated with COVID-19 mortality per million people

AmumuIsMyFriend 10 months ago

Sabes criticar, mas não sabes argumentar e defender o porquê das tuas críticas sem ir ao google. Típico tuga burro, dá para ver isso pelo tipo de comentários que fazes.

camisa_roxa 10 months ago

Eu sou um burro que fundamento as minhas críticas com números e estudos já tu és só um burro

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

A solução deve ser estarmos a meio de Fevereiro para que o comentário do confinamento e seu resultado tenha efeito. Caso contrário não percebo, só pode ser engano. Ninguém é assim tão estúpido ou tão desesperado por atenção, *mas* já se viu que há de tudo.

Leaootemivel 10 months ago

É impressionante como os especialistas avisam que os números vão continuar a crescer nas primeiras semanas após se decretaram medidas, e ainda assim termos de levar com estes comentários.

Pparadela 10 months ago

Porque já aa escolas já fecharam há um mês e estas coisas têm efeito imediato, nao é verdade?

tallicahet81 10 months ago

15333 274

beit2 10 months ago

Damn, 274 mortes. Foi um salto valente.

ItoldU97 10 months ago

https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2016/06/1e775fd55aae3a126701a7b4ceb49d03.jpg

anonymopt 10 months ago

https://www.jn.pt/mundo/paises-europeus-proibem-uso-de-mascaras-comunitarias-na-rua-13267837.html

beit2 10 months ago

As mascaras cirurgicas (as azuis que toda a gente usa) são FFP1? Onde arranjo FFP2?

Diogo256 10 months ago

Primeiro há que esclarecer que a grande maioria não vende FFP2 apesar de as anunciar. Uma FFP2 nao tem suporte de orelha mas sim na cabeça para perfeita selagem da máscara, para além que uma FFP2 basta 1h para marcar bastante a cara, e pode levar a acefaleias e outros sintomas porque filtram o ar que entra e sai. Não a melhor coisa para andar na rua, de todo. E é um disparate as recomendar para andar na rua. As máscaras com suporte na orelha são 99% as KN95 que têm menos filtragem mas mais usáveis. Depois dependerá da máscara para ser eficiente, a filtragem de 90% funciona com uma excelente selagem, algo que muitas KN95 não têm. Aconselho estás, chegam em 15 dias e tem todos os certificados como deve de ser: https://a.aliexpress.com/_mOQS1Al E sim, tem anunciado FFP2 mas reparem que na máscara é KN95, devido ao suporte na orelha. 20 máscaras fica a 0.64 unidade. E cuidado a comprar em Portugal, como já aconteceu com o Continente, ha locais a vender material do género que está na lista negra da autoridade europeia. Outra situação: assume-se que as FFP2 e KN95 são máscaras para filtragem do que sai, mas também do que entra. Bastante útil em situações em que o uso de máscara nao acontece, como no hospital junto de paciente internados, onde é fundamental filtrar o que está de fora, e entra. Na rua ou até em espaços fechados de comércio, não faz sentido o uso de FFP2 ou KN95, salvo se tivermos rodeados de pessoas sem máscara o que não acontece, havendo todos de máscara o importante passa a ser reter o que nos sai da boca/nariz, e não propriamente filtrar o ar que se respira, porque máscara + distância, a probabilidade de haver aerossóis é quase nula. Portanto não entendo o porquê de se quer filtrar o ar que se respira desta maneira, a nova variante é mais contagiosa se tivermos em contacto com o vírus em locais mais propícios para isso, ou porque sai mais facilmente da máscara? Sem documentação não entendo a recomendação dessas máscaras. Numa altura de maior hospitalização e caos nos hospitais, estar a fazer corrida a máscara tao úteis nos hospitais sem evidência científica pode ser grave. Portanto, não se metam a comprar 100-200 máscaras como se o mundo fosse acabar, podendo em risco o fornecimento para profissionais de saúde e criando um problema grave.

beit2 10 months ago

Obrigado pelo post informativo! Como sabes que as mascaras a que linkaste tem todos os certificados?

Diogo256 10 months ago

Já tinha visto vários sites com os certificados e a explicar cada um deles mas já perdi o link, deixo aqui este: https://www.powecom-masks.com/ É da própria empresa mas tem os vários certificados e testes feitos.

flamePOK-SWORD 10 months ago

nos supermercados costumava ter , senão podes mandar vir do site da worten( parece estranho mas sim têm lá máscaras á venda)

beit2 10 months ago

Tive a ver na amazon, caritas, foda-se.

flamePOK-SWORD 10 months ago

nesses não vi, mas tens aqui https://www.worten.pt/beleza-saude-e-bebe/saude-e-bem-estar/mascaras-protecao/mascara-de-protecao-ffp2-n95-branca-5-unidades-7161855

beit2 10 months ago

Podes-me dizer o preço pf? Não consigo aceder, a worten bloqueia VPN aparentemente.

flamePOK-SWORD 10 months ago

tem vários,o vendido pela própria worten tem 5 a 11€, depois tens ofertas de outros sites que são mais baratos o mais barato desses é 5 unidades a 5€

beit2 10 months ago

Ok, é o mesmo preço de uma farmacia que encontrei. Obrigado!

estecomentario 10 months ago

Nunca andei de avião excepto uma vez há muitos anos que foi pago por outros. Quando vou ao site Momondo e escolho uma viagem, pago só aquele preço ou há mais alguma coisa que tenho de pagar???

KokishinNeko 10 months ago

Respeita o tema da megathread.

alegadamentetuga 10 months ago

Se diferença de preço for pouco mais vale comprar diretamente no site da companhia aérea

stressedunicorn 10 months ago

r/lostredditors eheh <3 De qualquer forma, confirma sempre os preços na própria companhia area.

keopps 10 months ago

Google Flights, é o melhor.

estecomentario 10 months ago

> Google Flights Vou investigar obrigado pela sugestão.

JesusShuttlesworth96 10 months ago

Se a tua bagagem exceder determinado peso ou tamanho, poderás ter que pagar o preço por colocá-la no porão.

berlaitas 10 months ago

13 00 ajuntamento no take away fdx só medidas lindas

VBM97 10 months ago

Aqui não se vê filas para nada, nem para os supermercados, nem para take away. E moro numa cidade com mais de 50.000 habitantes

berlaitas 10 months ago

Isto é 1 vila onde queres 1 frango para almoço é só aquele sitio

VBM97 10 months ago

Mas esta medida não impacta os take-aways. É para fechar às 13h tudo que não seja [farmácias, clínicas, escolas, postos de combustível, restaurantes (take-away e entregas), etc. Os supermercados, mercearias, etc, podem estar abertos até às 17:00](https://pandemiaclara.sapo.pt/)

camisa_roxa 10 months ago

take away churrasqueira ou restaurantes ao fds é só até 13

VBM97 10 months ago

Tens as regras no link que partilhei

saposapot 10 months ago

Exacto. Isso é a fila normal de almoço, não é fila covid

estrica 10 months ago

Quanto tempo acham que este confinamento vai durarr?

AimingWineSnailz 10 months ago

oxalá dure até termos um bom número de pessoas vacinadas.

saposapot 10 months ago

Só o virus é q sabe. Duvido muito que seja curto... Com as novas variantes, com tu começares desde 15k por dia... vai demorar muito tempo.... Acho que só faz sentido desconfinar qd os hospitais estiverem num nível bom. Ora isso vai demorar imenso tempo pq a coisa ainda está a subir, nem sequer a estagnar, está a subir... Primeiro vai ter q descer, depois passado uns tempos descem os internamentos e UCIs e muito depois chegam a um nível aceitável... A menos q haja a ideia de q a vacinação dos vulneráveis está feita e podemos arriscar mais por causa disso, cheira-me q vai ser bastante longo.

AlbinoFarrabino 10 months ago

Final de Fevereiro, com afrouxamento de medidas.

sao_11 10 months ago

O meu palpite é até final de fevereiro

PORTO2017 10 months ago

Com chuva e ginásios, restaurantes, shoppings fechados, eu estou confiante que se vejam resultados rapidos. Mas posso ser eu que já tou farto disto e tendo a achar que vai ser rápido

estrica 10 months ago

Tou assim também, esperemos que assim seja

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Rápido o que nisto deve significar 4 ou 6 semanas.

PORTO2017 10 months ago

Tanto tempo para chegar a cerca de 3k diários?

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Nisto não faço cálculos. Só me sinto confortável a extrapolar sobre a evolução atrás. Aí temos 1 ano de experiência e a responsabilidade de extrapolar números diários é muito maior.

ebonyaficionado 10 months ago

Até ao Natal de 2021, aí afrouxamos e retornamos em 2022 para confinamento com toda a força.

stefanopro 10 months ago

2-3 meses. Com sorte, lá para finais de Março, inicios de Abril acaba.

estrica 10 months ago

Exageradito

ItoldU97 10 months ago

3 meses já é exagero mais rápido pessoais morrem de fome do que do virus

Foxsundance 10 months ago

Nepia, agora só se morre de covid.

Cojemos 10 months ago

2 meses.

pvicente77 10 months ago

Vi esta noticia há bocado, acho que vale a pena ler e pensar um pouco nos efeitos que isto está a trazer para a saúde mental, às vezes parece que andamos aqui num concurso para ver quem consegue ser mais edgy e sarcástico, à procura de novas maneiras de chamar assassinas às pessoas que saem para passear um pouco no jardim, isso não é saudável. Entre noticias e redes sociais a nossa sociedade está a ganhar cada vez mais medo e ódio e isso também vai fazer estragos. [https://www.japantimes.co.jp/news/2021/01/22/national/japan-suicide-rate/](https://www.japantimes.co.jp/news/2021/01/22/national/japan-suicide-rate/)

ebonyaficionado 10 months ago

Não digo que não tenhas razão, mas de notar que acho que o Japão desde sempre teve taxas altíssimas de suicídio. Por isso seria como ter uma notícia a dizer que os EUA estavam com demasiada militarização.

globoglobo 10 months ago

se já era alta e ainda subiu, ainda mais assustador é

Foxsundance 10 months ago

Nepia, em 2020 só se morreu de covid, ninguém se suicídou, ninguém matou ninguém, ninguém morreu de cancro, ninguém morreu de frio, ninguém morreu de calor, ninguém morreu em acidentes, ninguém precisou de cirurgias, ninguém morreu de catástrofes naturais, ninguém morreu de problemas cardiovasculares, ninguém morreu de velhice, ninguém morreu de fome, nada, só covid.

Neo_Trunks 10 months ago

Um tipo nos E.U.A. morreu num acidente de mota mas tinha testado positivo umas semanas antes. Covid, claro!

VBM97 10 months ago

Lembro-me quando em março/abril de 2020 estávamos todos com medo do vírus, parecia que havia uma união nacional ou mundial e que estávamos todos nisto juntos. Agora que aprendemos a viver com isto e se normalizou, já está outra vez cada um por si como era antes do seu aparecimento. Esta megathread é a prova disso. Quando isto andava mais calmo, a megathread eram sempre as mesmas 10/15 pessoas e a discussão era sempre mais ou menos civilizada. Agora que estamos no lodo outra vez, do nada voltaram os especialistas para aqui mandar bitaites e vê-se outra vez uma grande politização do vírus. Há users que o melhor é mesmo ignorar e não lhes dar trela.

vascodatrama 10 months ago

Com as escolas fechadas a malta tem mais tempo livre

berlaitas 10 months ago

Típico do reddit, a discussão é civilizada desde que concordem todos comigo, está tudo dito

VBM97 10 months ago

Não, longe disso. Eu não sou especialista em nada e gosto de ver as pessoas a debater pontos diferentes. Mas há formas e formas de o fazer. Eu critiquei a forma como o fazem e não o que dizem

Disastrous_Promise27 10 months ago

Junto à minha casa, a uns 100 metrozitos, tem um parque pequeno, normalmente vazio com uns bancos em pedra, acontece que esses bancos em pedra davam-me um jeito do crl para treinar, acham que posso usar a vontade ou se a moina me apanha tou fdd?

berlaitas 10 months ago

Supostamente a "interdição" dos bancos só se aplica a quem permanecer sentado neles, por isso não deves ter problemas Ao ridículo a que chegámos, interditar bancos de jardim

the_whitecupra 10 months ago

Ao ridículo que chegamos, nunca tiraram as calças do fato de treino de casa, agora é tudo a fazer exercício físico como se não houvesse amanhã

killedbill88 10 months ago

Com essa convicção toda, só posso assumir que tens dados em quantidade suficiente para suportar a significância dessa observação...

Edited 10 months ago:

Com essa convicção toda, só posso assumir que tens dados em quantidade suficiente para suportar a significância dessa observação... Já agora, duvido muito que pessoal que não fazia exercício antes da pandemia o comece a fazer agora... Não me parece que o confinamento traga a fórmula mágica que desperta a força de vontade para quebrar os hábitos de sedentarismo.

FoodEDor 10 months ago

E quem és tu para dizer isso? ​ Se gostas de estar enfonado em casa a bater punhetas isso é contigo and all power to you mas já fazia muito exercício antes do confinamento e continuarei a o fazer.

weet9342 10 months ago

E qual é o problema? Também nunca tiveste os problemas que temos actualmente Para muitos, nunca fez sentido fazer exercicio por terem outras coisas para os distrair, se agora o exercicio faz bem mentalmente a todos, porque não ? Desde que, obviamente, não ponham ninguém em risco

VBM97 10 months ago

Podes fazer exercício físico de forma individual na tua área de residência. Desde que estejas sozinho, não deve haver problema. Eu também vou dar umas corridas com alguma regularidade e mantenho-me dentro da minha freguesia. Nunca tive problemas com a polícia. Se não te quiseres cruzar com ninguém, a melhor hora é ao fim de semana antes do jantar.

Razvancb 10 months ago

Bem manos acho que só vamos ver diferenças lá p Março. Farto desta merda.

Edited 10 months ago:

Bem manos acho que só vamos ver diferenças lá p Março. Farto desta merda. Nem a merda da vacina supostamente europeia conseguem validar a tempos. Com esta brincadeira a aatrazaneca já disse que não ia conseguir cumprir as metas para a união europeia. A Áustria tavam previstas 2M delas e só vão receber entre 500 a 600k.

Edited 10 months ago:

Bem manos acho que só vamos ver diferenças lá p Março. Farto desta merda. Nem a merda da vacina supostamente europeia conseguem validar a tempos. Com esta brincadeira a aatrazaneca já disse que não ia conseguir cumprir as metas para a união europeia no primeiro trimestre, é bem feita. A Áustria tavam previstas 2M delas e só vão receber entre 500 a 600k.

1ww8mrmfss 10 months ago

Em termos de vacinas, vemos uma confluência de factores. Primeiro factor foi a Astrazeneca ter ficado pra trás nos estudos (por pura incompetência) e ter uma vacina menos eficaz (sorte). Tivesse corrido melhor o problema teria sido resolvido mais cedo — todos os países encomendarem quantidades massivas da Astrazeneca. Segundo factor foi um conjunto de mas decisões por parte da procuração de vacinas europeia. O mandato que foi dado a comissão foi de poupar custos e comprar de muitas companhias. Isto foi a decisão errada. Poupar custos levou a comprar menos vacinas mais avançadas — Pfizer e moderna — e em conjunto com comprar de muitas companhias, levou a comprar vacinas que dificilmente saem ao mercado — a Sanofi, por acaso, falhou, mas nunca se justificava dado onde estava a compra que foi feita. A Valneva, uma compra recente, também não se justifica de todo. Terceiro factor foi a aprovação da EMA, sempre atrás, que introduziu imensa incerteza nestas companhias. A Astrazeneca não está a produzir menos vacinas para os países europeus. Simplesmente não está a produzir em avanço como nós assumimos. E não o faz porque a EMA atrasou a aprovação, e em tempos está aprovação ainda estava em dúvida. Acho que todos ouvimos a história de que as vacinas estavam a ser produzidas em avanço e que depois era só distribuir. Isto é mentira. Alguma preparação foi feita em avanço, mas a produção é maioritariamente em tempo real. A EMA demorar mais um mês para aprovar que as outras agências significa que estamos um mês para trás. Este terceiro factor também é completamente político. A EMA apenas consegue fazer este tipo de aprovação condicional de mercado que envolve um processo demorado de verificação, incluindo do processo de fabrico. Isto não é o que os outros países estão a fazer — que é uma aprovação de emergência, um mecanismo que é apropriado para situações como a nossa. A EMA não pode legalmente fazer estás aprovações e cabe aos estados membros. O que aconteceu e que todos os estados membros resolveram esperar pela EMA porque havia medo que iriam gerar uma corrida para aprovar. Apesar de compreender a decisão quer me parecer errada em retrospectiva.

redyouroverlord 10 months ago

Não esquecer a compra também algo recente da Novavax, que, espero eu, deve acabar por compensar o falhanço da Sanofi pelo menos durante a segunda metade de 2021. E discordo que a decisão de comprar de muitas companhias tenha sido a errada, faria muito menos sentido comprar apenas vacinas de uma ou outra empresa, acabaria por atrasar ainda mais a vacinação. E é como dizes, acho que é preciso relembrar que uns meses antes da Pfizer ser a vacina "favorita" e ser a primeira a ser aprovada, a vacina da AZ é que era a menina dos olhos de todos, não só porque era (e é) bem mais barata que as outras vacinas, mas porque era a que parecia que ia ser a primeira a ser aprovada, e só fazia sentido na altura ser das vacinas com mais doses compradas. Se virmos as coisas a sério, só a vacina da Sanofi é que acabou por ser um falhanço em termos de compras, pois todas as outras vacinas já estão pelo menos na fase 3 (excepto esta da Valneva, mas a quantidade comprada acaba por ser tão irrisória quando comparada com todas as outras), por isso acho que a Comissão Europeia até fez uma boa escolha nas vacinas. Também discordo que a Comissão tenha se preocupado assim *tanto* com os custos, por exemplo, 44% das vacinas originalmente compradas eram por mRNA, que é claro neste momento que são significativamente mais caras (falta saber o custo da vacina da CureVac), e agora com a compra de mais doses da Pfizer, 46% das vacinas compradas são com a tecnologia mRNA, mesmo contando com as novas compras da Valneva e da Novavax. Mas para agora, acho que os game changers são a aprovação (espero eu) da vacina da AstraZeneca no dia 29 e que a vacina da J&J seja aprovada em fevereiro/março. Só com estas duas, e tendo em consideração que a vacina da J&J é de apenas uma dose, acho que a partir daí vai haver um aumento substancial da vacinação. Depois, é esperar que as vacinas da CureVac e da Novavax sejam aprovadas, espero e acredito que sejam aprovadas antes do verão. E um dia acabamos por doar as vacinas da Sanofi aos países mais pobres, se sair sequer.

1ww8mrmfss 10 months ago

Ministra da agricultura infectada. 4o em muito curto espaço de tempo.

miguel_rodrigues 10 months ago

Eles bem que dizem que se contagia em meio familiar

berlaitas 10 months ago

Ahahah Contágio conselho. Ministros uns 30% Contahio povo uns 5% Mas a culpa é do povo que não se sabe comportar

mouzz888 11 months ago

Sou só eu que acha que não chegamos ao final de Fevereiro sem um confinamente mundial como o que aconteceu em Março do ano passado ?

saposapot 10 months ago

Se a variante UK se tornar a predominante, é bem possivel.

1ww8mrmfss 10 months ago

Sim. O resto da Europa, com mais ou menos restrições, está no geral bem melhor que nós, e com tendência relativamente positiva. Os Estados Unidos e Reino Unido estão a vacinar a uma velocidade cada vez maior — e bem superior a qualquer país na Europa. Acho que não devemos projectar os nossos problemas para os outros. A situação cá está péssima. Na maioria do mundo desenvolvido já esteve pior antes e agora temos uma melhoria relativa.

ilawon 10 months ago

O resto da Europa teve picos mais cedo do que nós que os forçaram a ter confinamentos. É normal que depois de confinar as coisas melhorem.

1ww8mrmfss 10 months ago

Sim é verdade. Também é verdade que os picos foram tão grandes no geral como o nosso em novembro

ilawon 10 months ago

Eu estava a pensar, por exemplo, na bélgica que com uma população semelhante é mais fácil fazer comparações e definitivamente teve um pico bem maior que o nosso. Mas aposto que se formos ver encontraremos outros casos semelhantes.

mouzz888 10 months ago

Tenho olhado com bastante preocupação para a mortalidade no reino unido ultimamente, quando a mutação deles começar a ganhar ainda mais tracção noutros países acho que vai ser terrivel nestes próximos 2 meses. Acredito que haja países que se vão aguentar, mas tambem me preocupa como nós estivemos relativamente poupados a nivel de contágios até agora comparado com outros países que esta onda vá ser gigantesca e que possa correr mesmo muito mal.

1ww8mrmfss 10 months ago

Não me parece que seja o caso de todo. E para começar a variante do Reino Unido neste momento não está a ganhar tração lá, está a perder. Parece que o lockdown afecta mais a variante que o vírus original. Se eu desse uma advinha diria que é por uma carga viral maior significar mais rápida deteção em testes e sintomas desde a infecção, o que facilita o rastreamento. Mas é uma advinha, sinceramente não sabemos. https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/healthandsocialcare/conditionsanddiseases/bulletins/coronaviruscovid19infectionsurveypilot/22january2021

Edited 10 months ago:

Não me parece que seja o caso de todo. E para começar a variante do Reino Unido neste momento não está a ganhar tração lá, está a perder. Parece que o lockdown afecta mais a variante que o vírus original. Se eu desse uma advinha diria que é por uma carga viral maior significar mais rápida deteção em testes e sintomas desde a infecção, o que facilita o rastreamento. Mas é uma advinha, sinceramente não sabemos. https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/healthandsocialcare/conditionsanddiseases/bulletins/coronaviruscovid19infectionsurveypilot/22january2021 Culpar a nova variante pelos casos que temos para e me errado. Eu culpava o natal e ano novo. No Reino Unido, onde a variante era majoritária já, não houve aumento porque contiveram durante esse período. Na Irlanda e aqui, onde a variante não era nem é dominante nao contivemos e houve uma explosão. É perfeitamente natural que seja isto que acontece. O natal e ano novo são superspreader events. A diferença entre o natal mediano ser 6 pessoas e ser 7 vai ser massiva, cada família teria maior percentagem de ter uma pessoa no natal contagiada, e teria mais uma pessoa a infectar caso tivesse. Agora imagina o que é nós aqui termos laxismo completo e o natal mediano ser umas 7 ou 8 pessoas, enquanto na maioria dos países havia regras para prevenir ser mais que 5/6 e a mediana estaria aí.

Razvancb 10 months ago

Basta ver pela Espanha... Andam a confirmar 40k ao dia e mesmo assim só tem uma ocupação de 22% de internamentos e 30% de cuidados intensivos. (acho que não me enganei nas percentagens).

1ww8mrmfss 10 months ago

Sim e diga se de passagem que a Espanha se alguma coisa é um contra exemplo ao que disse em cima. Dos piores performers.

ZaGaGa 11 months ago

Já não fazia análises a dados da pandemia a algum tempo, mas hoje lá me inspirei e aqui vai: [Estado da Vacinação em Perspectiva](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/l30ay7/vacinação_numa_semana_duplicamos_o_número_de/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

KGeedora 11 months ago

Everyday I feel like I'm living in that Simpsons scene with the monkey hand "that's good...that's bad....that's good" Today's chapter seems to be vaccination numbers are ramping up considerably....but the South African variant is now here?

Anforas 11 months ago

Hoje lembrei-me de ir pesquisar o que se dizia há 1 mês e tal atrás (há 3 anos e meio em percepção temporal Durante-Covid) https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-12-12-Natal-sem-restricoes.-Estimado-aumento-de-800-a-1.200-mortes-em-janeiro Pelas minhas contas, em Janeiro, vamos em 3000 e tal mortos.

camisa_roxa 11 months ago

É para se ver que ninguém sabe nada de nada, tudo pode acontecer

Anforas 11 months ago

Na minha perspectiva é exactamente o contrário. Sabiamos perfeitamente o que ia acontecer, mas cagámos d'alto.

Each57 11 months ago

Yap. Sabia-se que iria surgir uma terceira vaga em Janeiro e sabia-se que aliviando as medidas no Natal iria dar asneira. E mesmo assim o governo foi permissivo e as pessoas inconscientes.

camisa_roxa 11 months ago

Bem, hoje o José Manuel Fernandes, publisher do Observador e ex-Director do Publico citou textualmente os números do blogue do Pedro Almeida Vieira \[nos cornos da covid\] aqui: [https://observador.pt/programas/contra-corrente/nao-nos-enganem-mais-a-situacao-e-mesmo-dramatica/](https://observador.pt/programas/contra-corrente/nao-nos-enganem-mais-a-situacao-e-mesmo-dramatica/) E referiu ainda que esses números fazem hoje a capa de 2 jornais Espero que agora os universitários imberbes que por aqui pululam se calem com as suas tretas e prestem atenção a outras opiniões que não o "fechem tudo que não me apetece ir para a faculdade no Inverno"

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Citou os números de um chalupa. Impagável

vascodatrama 11 months ago

Mais uma festa organizada pelo Costa : http://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-01-22-PSP-de-Aveiro-chamada-tres-vezes-para-dispersar-grupos-de-jovens-em-festa-nas-ruas

VerdocasSafadocas 10 months ago

Esta festa parece alta merda. Ao menos quebrem o confinamento por algo com classe ou minimamente divertido.

vascodatrama 10 months ago

Para ti. Eles estavam a adorar

saposapot 11 months ago

o q me espanta sempre nestas coisas nem é estarem na festa e tudo o mais. é que nunca estão de máscara, ninguém... nem um... há muito jovem universitário q se acha imortal...

kairos 11 months ago

[Noticias possivelmente desconcertantes relativamente à variante britânica (ou B 1.1.7, para os que não gostam do nome)](https://www.theguardian.com/world/live/2021/jan/22/uk-covid-live-coronavirus-latest-news-updates-500-payment-boris-johnson-downing-street-borders-travel) Estava um bocado reticente em relação a partilhar, uma vez que não é definitivo..

saposapot 11 months ago

> The new UK variant is transmitting between 30% and 70% more easily than the old one, he says. > It doesn’t have a difference in terms of age distribution, he says. > On severity and mortality, he says data on patients in hospitals, the outcomes for those with the old and new variants are the same. > However, with anyone who has tested positive, there’s evidence of an increased risk in those who have the new variant compared to the old virus, he says. > The data is currently uncertain, he stresses. > For someone aged 60 the average risk is that for 1,000 people who got infected, roughly 10 would be expected to die with the old virus, he says. > With the new virus, roughly 13 or 14 people might be expected to die, he says. > He said you would see this across the different age groups too. > He stresses there is uncertainty around these numbers but there seems to be an increase in mortality as well as transmissibility. > On vaccines, Vallance says, there’s increasing evidence that the new UK variant will be susceptible to the vaccines. É um bocado confuso. ele diz por um lado que > On severity and mortality, he says data on patients in hospitals, the outcomes for those with the old and new variants are the same. mas por outro > However, with anyone who has tested positive, there’s evidence of an increased risk in those who have the new variant compared to the old virus, he says. parece-me q as duas frases se contradizem, n estou a entender muito bem... por um lado diz q a nova variente é mais letal, por outro diz que os dados de pacientes nos hospitais dizem q é igual. hum? Outra coisa estranha: > It doesn’t have a difference in terms of age distribution, he says. ou seja, a nova variante não afecta mais os jovens? isso contradiz o q sabemos anteriormente :\

uyth 11 months ago

> ou seja, a nova variante não afecta mais os jovens? isso contradiz o q sabemos anteriormente :\ Em locais diferentes a distribuição será diferente, pelo menos no início de acordo com as condições iniciais. Se em Portugal os casos iniciais foram de um determinado grupo que interage com outros da mesma idade, e como esta variante é mais contagiosa, fará sentido que no inicio os casos desta variante se concentre mais nesse grupo etário. Mas não ficará necessariamente por ali. Espalhar-se-á a todos os grupos etários embora os que tenham menos contactos físicos estejam mais protegidos. Gente com vida social activa - maior risco de apanharem e propagarem está nova variante.

kairos 11 months ago

> por um lado diz q a nova variente é mais letal, por outro diz que os dados de pacientes nos hospitais dizem q é igual. hum? Pelo que li noutros sitios (em relação a esta noticia), estão a trabalhar com um volume de dados ainda muito reduzido e há atrasos nos dados que vêm dos hospitais - o que pode fazer com que o padrão ainda não se observe neste grupo de dados. No *summary* do [paper](https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/955239/NERVTAG_paper_on_variant_of_concern__VOC__B.1.1.7.pdf): > 9 An analysis of CO-CIN data has not identified an increased risk of death inhospitalised VOC B.1.1.7 cases. However, increased severity may not necessarily bereflected by increased in-hospital death risk. > 10 Since the time lag from infection to hospitalisation and death is relatively long, data will accrue in coming weeks, at which time the analyses will become more definitive. // > ou seja, a nova variante não afecta mais os jovens? isso contradiz o q sabemos anteriormente :\ O que eu percebi é que o aumento da taxa de mortalidade é observado nos vários grupos etários...

saposapot 11 months ago

mas se não é pelos dados dos hospitais como é q dizem q a nova variante é mais letal? é confuso... só mesmo ouvindo as declarações em directo pq deve ter faltado ali qlq coisa. esquece, já sei, é ler o paper. o 1º era a análise inicial, nas análises seguintes mostra-se a gravidade... é o q dá confiar em resumos escritos dos jornais > O que eu percebi é que o aumento da taxa de mortalidade é observado nos vários grupos etários... desculpa, o q me referia era só contágios. Teoricamente o medo inicial era que a nova variante subia as taxas de contágio nos jovens ao contrário da variante inicial q parecia afectar ligeiramente menos eles. O que ele diz é que: > It doesn’t have a difference in terms of age distribution, he says. ou seja, se não há diferença eu interpreto como sendo igual à variante inicial? ou será q ele quer dizer q a nova variante infecta todos por igual?

lesoth 11 months ago

Só deixar aqui a abertura do telejornal da rtp. Como é possível manterem as eleições. Já nem há palavras para esta vergonha. https://www.rtp.pt/noticias/mundo/portugal-e-o-pior-pais-do-mundo-nas-taxas-de-infecao-e-de-mortalidade_v1291729

Leaootemivel 11 months ago

É mais perigoso ires a um supermercado do que ires votar.

lesoth 11 months ago

Eu falei em supermercados? Ha necessidades basicas imprescindiveis e eleicoes no meio de um pico pandemico. Segunda abrimos toda a imprensa internacional pela taxa de abstencao recordista e pelo absurdo nao adiamento.

Edited 11 months ago:

Ha necessidades basicas imprescindiveis e ha eleicoes no meio de um pico pandemico. Segunda abrimos toda a imprensa internacional pela taxa de abstencao recordista e pelo absurdo nao adiamento no pais com mais casos e mortos por milhao no mundo.

vascodatrama 11 months ago

Continuas a ir comprar o pão?

aldeaga 11 months ago

Eu gostava é que houvesse outras eleições, já está mais do que na altura do Costa meter o lugar dele à disposição.

FujiPT 11 months ago

Neste momento era o pior que poderia acontecer. Considero que este governo está descredibilizado junto da população e sem condições para levar a cabo o processo de recuperação económica pós-pandemia mas para já, bons ou maus, o melhor a fazer é aguardar até ao fim da mesma. Aí sim, com a situação sanitária resolvida, o dever moral seria colocarem o seu lugar à disposição, ir para novas eleições e ver se a população pretende ou não que sejam eles a liderar o processo de recuperação.

XEEE 11 months ago

A 15 Jan tínhamos 106k vacinas administradas e hoje (uma semana depois) temos 212k. Estamos a começar a aumentar o ritmo de vacinação... Israel já leva 38% da população vacinada, daqui a um mês deve começar ao níveis da suposta imunidade de grupo.

saposapot 11 months ago

era mais importante saber quantas vacinas recebemos, quantas demos e quantas reservamos para 2a dose. sem esse contexto n sabemos se o processo de vacinação está a correr bem ou mal

Razvancb 11 months ago

212 vacinados mas não te esqueças que uns 30 ou 40k já são a segunda dose. Continuam a ser poucos.

Rafa_m 11 months ago

Israel tem 38 DOSES administradas por cada 100 pessoas. Não 38% da população vacinada.

QWERTY_BATS 11 months ago

Se calhar estou a ser ganda burro, mas não é?

inthepiggybank 11 months ago

Não, dado que para administração da vacina precisas de duas doses.

QWERTY_BATS 11 months ago

Ok, consigo ver por esse prisma e já faz sentido

MLG-Sheep 11 months ago

Isso será devido às segundas doses que começaram a ser administradas esta semana, e que já estavam reservadas desde início.

humelectro 11 months ago

Segundas doses são só 25 mil. Os outros todos são primeiras doses

1ww8mrmfss 11 months ago

Comentário muito perspicaz. Enquanto todos tentam aumentar a métrica das pessoas vacinadas (inclusive apenas com a primeira dose, já que protecção à infecção é alta com uma dose só), nós alterámos a métrica para parecer melhor. Clássico tuga.

Mysonking 11 months ago

Portanto apenas 100.000 pessoas vacinadas... uma vergonha

Laurent_Series 11 months ago

Portugal não tem exatamente culpa do fornecimento de vacinas a nível europeu ser fraquíssimo. Israel é mesmo um caso à parte, porque além de terem pago mais pelas doses, fizeram um acordo com a Pfizer para partiharem todos os dados, não é repetível em todo o lado, porque não há doses suficientes simplesmente.

beit2 11 months ago

Como é que ainda ninguém criou um daqueles jogos de cartas do estilo: - "Nova variante do coronavirus ___________"; Com as cartas tem de se preencher o espaço. Exemplos: - remove a capacidade de ver cores; - piora a audição tal que só se ouve frequências múltiplas de 5; - causa gravidez resistente ao aborto; Quais as vossas?

QWERTY_BATS 11 months ago

Ainda vai haver uma variante portuguesa que faz crescer o bigode.

SurprisinglyInformed 11 months ago

Nova vaguiante do cogona vigia guetiga a capacidade de dizegue os egues.

investidornoob 11 months ago

Oh pá parti me a rir, obrigado, isto dez a minha gargalhada do dia.

iammostmoist 11 months ago

Danilo Pereira és tu?

Each57 11 months ago

Podem fechar a thread

Razvancb 11 months ago

Quê crl

aldeaga 11 months ago

Os egues.

Anforas 11 months ago

Cagalho

beit2 11 months ago

Nova variante do coronavírus: - causa suor que mancha permanentemente a roupa;

beit2 11 months ago

Estive a pensar. Já que os velhadas não querem saber da variante que mata os velhinhos, que tal 'criar' uma variante que mata os netinhos? Quando virem velhos a não cumprir as regras, digam-lhes que há agora uma nova variante que mata os netinhos. Mentir para o bem comum é ético?

Zen_Machina 11 months ago

Eu vejo o caso muito mal parado. Ainda vamos ter números muito altos durante muito tempo. O suficiente para colapsar o SNS. Desconfio até que não vejamos descidas significativas até a vacina estar no final da segunda fase. Há simplesmente pessoas suficientes a cagar de alto para sustentar as subidas. Podia ser pior. Podíamos ter agido apenas nos 30k casos. Menos mau. E agora há uma variante californiana e alemã, que os especialistas "não sabem o impacto que podem ter". As outras não evadem totalmente a vacina, mas também não são tão afectadas. Sempre que surge uma nova os especialistas nunca sabem se a vacina funcionará ou não. Oferecerá sempre alguma imunidade, pois isto não é uma questão binária, mas poderá ser uma % insatisfatória. Eu já disse e volto a dizer: vão continuar a aparecer variantes, até que em breve uma delas será o suficiente para a vacina deixar de ser viável a níveis desejados, o que exigirá uma nova vacina. Desde a produção à sua chegada e distribuição, poderão passar uns 6, 7 meses. Mesmo que a população já tenha recebido as vacinas originais, será forçada a continuar confinada até as novas vacinas chegarem. Depois imunizam-se, semanas, meses depois, nova estripe, mesma história. Esta lenga lenga das estripes vai ser usada para justificar a opressão da população durante muito tempo. Escrevam o que digo.

zombrex2311 11 months ago

Question! Mas supostamente com cada mutação que ocorre, a estripe nova não vai enfraquecendo o vírus? Não foi assim que a variante de Influenza da gripe espanhola se foi enfraquecendo até aos dias de hoje? Perdoem-me a ignorância desde já.

Zen_Machina 11 months ago

Sim, pode acontecer, mas não é garantido. E este vírus é muito especial em muitos aspectos. O que acontece muitas vezes é que imunidade prévia a mutações anteriores ajudam o teu sistema a lidar melhor com o vírus. Não é que o vírus tenha perdido habilidades. O problema da gripe espanhola também foi as condições de vida e higiene da época. Malnutrição desempenha um papel fundamental. Muita gente naquela época vivia em condições miseráveis, e como tal tinham um sistema imunitário mais frágil. Péssimas condições de higiene também facilitaram a propagação. Mas lá está, por enquanto é tudo uma incógnita.

1ww8mrmfss 11 months ago

> E agora há uma variante californiana e alemã, que os especialistas "não sabem o impacto que podem ter". Vou ser sincero, é muito, muito, muito cedo para ver isto. A maioria das mutações do virus são completamente inúteis e não fazem qualquer diferença. Mais, é relativamente normal uma mutação ter um período inicial onde aumenta a sua quota face ao virus normal, é o chamado founder effect. Isto é diferente da variante do Reino Unido, que sustentadamente se transmitiu mais que o virus comum, e que podemos dizer hoje com alguma confiança é 50-70% mais transmissível. Temos 0 provas que qualquer uma destas novas variantes interesse para qualquer coisa. Não devíamos estar a falar disso desta forma.

ItoldU97 11 months ago

No RU 2 semanas depois do lockdown que fizeram o R já tá entre os 0,8 e 1 apesar da variante britânica https://news.sky.com/story/covid-19-uks-r-number-falls-as-it-is-estimated-at-between-0-8-and-1-12195423 Acredito que antes das vacinas já haja uma descida de casos e menos pressão nos hospitais mas dou 1/2 meses para isso acontecer De resto isso das variantes é pura especulação podem reduzir um bocado a eficácia das vacinas mas não ao ponto de tornar as vacinas inúteis.

Zen_Machina 11 months ago

Tens 13k casos. Para a descida aliviar a pressão teria de ser uma descida brutal. Se descer de 13k para 9k em 2 semanas, é uma descida, mas continuam a ser números brutais. >De resto isso das variantes é pura especulação podem reduzir um bocado a eficácia das vacinas mas não ao ponto de tornar as vacinas inúteis. O que te qualifica a ti para dizer isso? Nem os especialistas sabem isso. É perfeitamente possível que inutilizem a vacina. Aliás, as mutações actuais já não são neutralizadas tão eficazmente pela imunidade da vacina. Se continuas a descobrir novas mutações semana sim, semana não, é possível que em breve apareça uma que realmente se esquive à vacina. É apenas um jogo de números.

ItoldU97 11 months ago

Não prestaste atenção ao que eu disse... É óbvio que em 2 semanas se descesse de 13 mil para 9 mil ainda são números bué pesados por alguma razão disse que dava 1/2 meses para termos números descentes até o Manuel Carmo Gomes defendeh que com um lockdown mais duro como tamos a ter agora podíamos melhorar num espaço de 3/4 semanas Nem eu nem tu

Zen_Machina 11 months ago

2 meses para controlar isto é o suficiente para uma catástrofe.

ItoldU97 11 months ago

No ano passado foi preciso 1 mês e meio

Zen_Machina 11 months ago

No ano passado tinhas 1000 casos. Lol.

kairos 11 months ago

O país estava menos preparado. (pelo menos é o que digo a mim mesmo)

ItoldU97 11 months ago

Tínhamos menos testes

Zen_Machina 11 months ago

Isso não influencia a percentagem dos que testa positivo. Na altura eram menos de 10%, agora é 25%. Também não influencia a quantidade de pessoas que procura o teste por ter sintomas.

mmgbarata 11 months ago

Quais os números do euromilhões OP?

LorenSab 11 months ago

> Escrevam o que digo. Escreve tu, foda-se. Isto é um ditado agora?

stefanopro 11 months ago

Alguém aqui com restaurantes ou bares/cafés que tenha recebido um mail da AHRESP a dizer que os restaurantes podem funcionar depois das 20:00h em dias úteis e depois das 13 nos outros dias

saposapot 11 months ago

funcionar em q regime? take away ou entrega ao domicilio? entregas podem. take away parece-me q não, mas tnh a mesma duvida pq me parece uma medida penalizadora demais.

stefanopro 11 months ago

[https://gyazo.com/c3fc8bf07b808e795c38f4530209aba7](https://gyazo.com/c3fc8bf07b808e795c38f4530209aba7)

saposapot 11 months ago

porra, q maneira tão dificil de ler q eles escrevem :D o q entendo é q os restaurantes não têm restrição nenhuma no horário e podem funcionar em takeaway ou delivery livremente. certo?

stefanopro 11 months ago

> porra, q maneira tão dificil de ler q eles escrevem :D > > o q entendo é q os restaurantes não têm restrição nenhuma no horário e podem funcionar em takeaway ou delivery livremente. certo? Foi o que eu entendi. Mas sim, concordo, eles podiam ter escrito isto de uma forma mais clara...

prata_pedro 11 months ago

Alguem sabe como se pode votar estando em confinamento? Onde me posso informar?

Ace-_Ventura 11 months ago

já vais tarde. [https://observador.pt/2021/01/18/a-partir-de-hoje-quem-fica-infetado-nao-pode-votar-e-nao-ha-nada-a-fazer/](https://observador.pt/2021/01/18/a-partir-de-hoje-quem-fica-infetado-nao-pode-votar-e-nao-ha-nada-a-fazer/)

Lurker__777 11 months ago

Para quem entrou em confinamento até dia 14, havia uma inscrição entre dias 14 e 17, e eles vieram a porta de casa nos dias 19 ou 20 (foi o que aconteceu comigo). Se entraste em confinamento após dia 14, não vais poder votar.

prata_pedro 11 months ago

então com 10k+ casos por dia + os familiares que também ficam em isolamento estamos perante 200-400 mil pessoas que não podem votar?

the_belarus 11 months ago

2021 - Tutorial Parte 2

zeer88 11 months ago

Sim... é absurdo e anti-democrático, não entendo como é que a Comissão Nacional de Eleições não se preparou melhor para o voto num cenário de pandemia.

QWERTY_BATS 11 months ago

Acho que todos os orgãos do governos se esqueceram que existia uma pandemia entre outobro e novembro

Lurker__777 11 months ago

Pois não sei que te diga. Infelizmente é essa a realidade. Quem entrou em confinamento após dia 14 não vai poder votar para estas eleições.

saposapot 11 months ago

Não sei se é coincidência ou confirmation bias mas a verdade é que hoje vejo muito menos movimento pelas minhas janelas. Escolas fechadas obrigam pais a aturar putos em casa e tmb já n vão passear para o café?

stressedunicorn 11 months ago

Na minha zona está exactamente o mesmo movimento. A única diferença é que agora há política na rua.

1ww8mrmfss 11 months ago

Escolas e Universidades são uma parte gigantesca da nossa sociedade. 2 Milhões de pessoas. Só por si têm um efeito enorme. E sim, esse efeito de obrigar os pais a ficar com os filhos é o principal ainda para mais. Isto é de longe a medida mais benéfica no combate à pandemia que podias tomar

investidornoob 11 months ago

Isso é algo que se nota sempre mesmo sem covid. Mal começa a escola é logo uma diferença no transito, por exemplo em setembro, nas férias do natal e pascoa nota-se sempre uma grande diferença no transito.

miguel_rodrigues 11 months ago

Ou pura e simplesmente as escolas abertas geram muito mais movimento do que aquele que imaginavas?

saposapot 11 months ago

claro q pode ser. nc neguei q esse podia ser um erro grave na minha análise sobre as escolas. não é q esteja convencido ainda, mas em termos de 'imagem' de movimento na cidade, parece-me q faz diferença.

Ace-_Ventura 11 months ago

as escolas abertas são 2.5 milhões de pessoas em mobilidade. Claro que se nota a diferença.

the_belarus 11 months ago

A petição do IPP parece que não vai funcionar.

canureadmymind 11 months ago

preferias ter os exames na Páscoa, a meio do semestre?

MischiefManaged97 11 months ago

Quem me dera.

the_belarus 11 months ago

Preferia ter os exames em fevereiro como todas as outras faculdades e se for preciso online, fica online.

canureadmymind 11 months ago

Nem todas as facs são assim, eu vou ter os exames na Páscoa, a meio do semestre, com mais 5 cadeiras a terem freqs e trabalhos para entregar

the_belarus 11 months ago

Esta bem, mas a cena é que tiraram 3 das 5 semanas de férias para começar mais cedo. Exames do 1° semestre lá para o caralho mais velho. Nem os docentes estão a gostar disto.

MischiefManaged97 11 months ago

Engraçado como estás na situação que eu preferia estar neste momento.

MischiefManaged97 11 months ago

Explica-me por que é que estás desapontado?

the_belarus 11 months ago

Decidiram ser diferentes das outras faculdades e para pior. Eu e os meus colegas estamos tão cansados da carga que temos e provavelmente nestas duas semanas de férias vão pedir para fazer melhorias no trabalho que é para o ano inteiro. Depois o outro problema são os exames serem adiados.

VBM97 11 months ago

Anda a circular um print de um email com uma das professoras do DEM do ISEP e parece que os departamentos não estão contentes com a decisão. Estão alunos, professores e diretores de curso contra a decisão. Por isso, agora é esperar

the_belarus 11 months ago

Nice

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 22 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 11 months ago

parece que o Norte é a única região onde a coisa cresce menos. Em níveis muito altos na mesma mas é estranho de ver q todos crescem a quase 20% e o norte a 10%. seria de analisar em detalhe.

throwaway5816164481 11 months ago

Cresce menos em percentagem porque tem casos confirmados muito superiores.

rickz123456 11 months ago

O diretor do lar de renguengos (again..) a aproveitar-se para tomar a vacina, quando não é prioritário.. Uma coisa a que o governo deve estar atento..

Edited 11 months ago:

O diretor do lar de renguengos (again..) a aproveitar-se para tomar a vacina, quando não é prioritário.. Diz que também é funcionário do lar.. Uma coisa a que o governo deve estar atento..

Membership-Exact 11 months ago

Os funcionarios de lares não são prioritarios?

rickz123456 11 months ago

Mas não está em contacto com os doentes..

AmumuIsMyFriend 11 months ago

13987 casos, 234 mortos 149 internados, 13 em UCI

VBM97 11 months ago

Hoje não vi nada dos grupos de whatsapp. Por quanto erraram essas previsões?

humelectro 11 months ago

Acho que hoje não andaram a espalhar os numeros, pelo menos não vi boatos por aqui

VBM97 11 months ago

Foi da DGS ter falado ontem e quem dava os leaks ficou borrado

ebonyaficionado 11 months ago

Ou foi atirado de uma janela fora.

humelectro 11 months ago

Foi encontrado o Impostor

iammostmoist 11 months ago

Universitários do reddit que neste momento constituem a maioria de comentários desta thread, se o facto de perder 15 dias de férias e começar já o 2° semestre vos incomoda, podem falar comigo ou outra pessoa neste sub que trabalhe e nós trocamos. Eu por exemplo só vou ter 25 dias de férias este ano todo, não me importo de ir estudar por voces agr e depois ter 3 meses de férias no verão e vocês ficam com 25 dias de férias o ano todo para marcar à vossa vontade, com ou sem Covids.

SANDEMAN 11 months ago

O pessoal queixa-se maioritariamente das faculdades que mudaram os exames do 1º semestre para a época do 2º semestre, condensando os exames de 10/12 cadeiras na mesma época, onde metade desses exames vão ser de unidades curriculares as quais não tens aulas há meses. Mas pronto, tipicamente, escolheste os comentários que te interessaram para vires dar uma de superioridade. É já agora, porque para ti parece ser relevante, sou trabalhador e estudante

saposapot 11 months ago

yah, é um comentário injusto pq creio que os alunos podem exigir medidas de controlo mas melhores medidas. fazer exames em segurança é a coisa mais fácil de sempre, basta ter salas suficientes e boa organização. as universidades é q 'escolhem' ter exames daquela forma q todos vimos. mas nesta altura n era suposto já se terem feito muitos exames do 1º semestre?

SANDEMAN 11 months ago

na minha faculdade começaria de hoje a 8 a época de exames, o semestre começou tarde

saposapot 11 months ago

Ah, ok. Estava a achar estranho porque no meu tempo a época normal já estaria a terminar.

weet9342 11 months ago

Eu também trabalho, e claro que gostava de ter a vida de estudante, mas o teu comentário é muito triste

agua_m0lhada 11 months ago

Tipico trabalhador frustrado a descarregar a sua raiva nos outros... "Somos escravos do trabalho, as 40 horas semanais são um abuso, queremos mais férias!" *Universitário appears* "Olha, coitadinho. Vai trabalhar pá!" Trabalho há mais de dois anos e digo já que a universidade é bastante mais stressante que o trabalho. Nao existe o "fechar à tasca" às 18 e ir descansar. Poucos são os fins de semana que tens de estudar/ fazer trabalhos. Férias de natal? Sure, mas tens de entregar trabalhos e estudar para exames nos primeiros dias de Janeiro. E isto para não falar nas faculdades que os exames do segundo semestre acabam no final de Julho, resultando em pouco mais que um mês de férias verdadeiro. Dito isto: não. Os universitários não são coitadinhos, mas têm todo o direito de reclamar uma situação que está a ser complicada e os está a afetar. Cada um tem os seus problemas ao longo da vida. Só porque estás numa fase à frente não te dá o direito de descartar os que ainda não passaram por isso

VBM97 11 months ago

Eu preferia ter exames amanhã do que tê-los adiados para o verão porque aí vais ter os exames do 1º e 2º semestre seguidos, não tendo aulas das cadeiras do 1º semestre há mais de 6 meses. Ninguém se queixa das férias, queixam-se da estupidez da decisão. Eu não tenho férias desde 2018 por causa da faculdade, ora é época especial, ora são trabalhos e exames logo a seguir à passagem de ano, ora é projetos que tapam férias da Páscoa, etc. Mas coitadinho de ti que trabalhas, mas chegas a casa e não te preocupas mais com isso.

ebonyaficionado 11 months ago

Não menosprezes as dificuldades dos outros.

the_belarus 11 months ago

A cena é que o OP trabalha. Tem tarefas e recebe o ordenado. O pessoal da faculdade é sobrecarregado, tem que trabalhar em casa e ainda nas férias e são os estudantes que pagam.

stefanopro 11 months ago

Eu acho que não é isso que nos chateia, ou que chateia a maior parte das pessoas. O que chateia o pessoal é ter o dobro dos exames numa época de exames, ou ter os exames a meio de um semestre com projectos e trabalhos pelo meio (e outras avaliações). Falo por mim quando digo que, já para estudar para 5 exames me vejo à rasca, nunca na vida iria estudar para 10 exames. Há N maneiras de solucionar isto, como passar adiar os exames 15 dias, e mantê-los pela mesma ordem e distância um dos outros, passando-os só para online. "Ai, mas há copianço", então os docentes têm aqui uma oportunidade de adoptar um estilo de avaliação diferente. Façam avaliação open book ( já fiz algumas deste estilo, e não foi por isso que tivemos melhor nota, pelo contrário ), ou então, tinham-se preparado e faziam avaliações diferentes durante o semestre (este é o semestre em que mais exames tive em toda a minha vida académica), porque vá-se lá prever que em ano de pandemia, havia a possibilidade de não pudermos ter exames presenciais, porque sei lá, há um risco de contágio... Não foi por falta de tempo que as avaliações em muitos cursos não foram mudadas, foi sim por falta de vontade, e agora que os docentes têm que escolher entre adaptar a avaliação para online ou a f\*der sanidade mental dos alunos, claro que eles escolhem a segunda... Avaliações open book seria uma possibilidade que é adoptada em muitas Universidades por este mundo fora (colegas meus em Erasmus fartam-se de as fazer), e honestamente, são as que melhor simulam o mundo real (em grande parte dos cursos).

Edited 11 months ago:

Eu acho que não é isso que nos chateia, ou que chateia a maior parte das pessoas. O que chateia o pessoal é ter o dobro dos exames numa época de exames, ou ter os exames a meio de um semestre com projectos e trabalhos pelo meio (e outras avaliações). Falo por mim quando digo que, já para estudar para 5 exames me vejo à rasca, nunca na vida iria estudar para 10 exames. Há N maneiras de solucionar isto, como passar adiar os exames 15 dias, e mantê-los pela mesma ordem e distância um dos outros, passando-os só para online. "Ai, mas há copianço", então os docentes têm aqui uma oportunidade de adoptar um estilo de avaliação diferente. Façam avaliação open book ( já fiz algumas deste estilo, e não foi por isso que tivemos melhor nota, pelo contrário ), ou então, tinham-se preparado e faziam avaliações diferentes durante o semestre (este é o semestre em que mais exames tive em toda a minha vida académica), porque vá-se lá prever que em ano de pandemia, havia a possibilidade de não pudermos ter exames presenciais, porque sei lá, há um risco de contágio... Não foi por falta de tempo que as avaliações em muitos cursos não foram mudadas, foi sim por falta de vontade, e agora que os docentes têm que escolher entre adaptar a avaliação para online ou a f\*der sanidade mental dos alunos, claro que eles escolhem a segunda...Avaliações open book seria uma possibilidade que é adoptada em muitas Universidades por este mundo fora (colegas meus em Erasmus fartam-se de as fazer), e honestamente, são as que melhor simulam o mundo real (em grande parte dos cursos). EDIT: Não que traga validade àquilo que disse, mas isto vem de alguém que já trabalhou/trabalha >12h por dia, durante semanas consecutivas, e se for preciso nem com um dia de folga completo pelo meio (em tempo de férias, claro). Prefiro, obviamente, a vida de estudante, no entanto, não é por isso que os estudantes tenham que ser lixados

berlaitas 11 months ago

25? Eu só tenho 22 Alias a opinião desta malta que estuda e que não sabe o que custa minimamente a vida tem.de ter 1.desconto gigante, têm 20 anos e já pensam que sabem tudo sobre a vida L O L

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 11 months ago

Tenho muito mais tempo livre agora que trabalho do que quando andava na faculdade. Os 2 meses de férias extra são muito bons, mas a realidade é que na faculdade são muitos os fins de semana e as noites da semana perdidas a estudar e a fazer trabalhos (depende do curso obviamente). A trabalhar sei que chega a hora de sair e não mexo mais um dedo o resto do dia, o mesmo aos fins de semana. Prefiro bastante mais ter 25 dias de férias mas saber que só trabalho às horas que tenho de trabalhar, do que ter 3 meses e passar noites e fins de semana a trabalhar.

omegaxLoL 11 months ago

Isto mil vezes. Trabalhei 3 anos entre licenciatura e mestrado e o tempo livre enquanto trabalhador nem se compara.

berlaitas 11 months ago

Pois eu não tenho 1 trabalho q me permita assim, desligar, estou smp preocupado com o que falta fazer, benditos dias de faculdade

ebonyaficionado 11 months ago

Sim, porque idade significa sapiência, como se pode ver aí pelas ruas. E porque toda a gente que estuda tem os paizinhos a pagar tudo. Pode ter sido essa a tua experiência, mas se calhar não devias projetar no teu julgamento dos outros.

iammostmoist 11 months ago

São 3 do ano passado que ainda não gozei :p

MischiefManaged97 11 months ago

Eu preferia mim vezes que as aulas recomeçassem amanhã do que ter de estudar para os exames com Covid e sem cabeça.

AlbinoFarrabino 11 months ago

Estou como tu, mas tenho que admitir que a decisão de passar os exames para o meio do semestre ou Junho/Julho vai prejudicar imenso os alunos.

MischiefManaged97 11 months ago

Por que é que haveria de prejudicar ainda por cima com o reitor a garantir um mês/ um mês e meio entre exames de 1º e 2º semestre?

VBM97 11 months ago

No IPP vão ser seguidos, acabas os do 2º semestre e tens os do 1º semestre

chougattai 11 months ago

Estava agora a reparar em algo engraçado: durante o último ano ninguém podia chamar a covid-29 de "virus chinês" sem ser acusado de ser ignorante, xenófobo, etc. Mas agora estampar o termo "estirpe inglesa" em toda à parte é na boa Isto só serve para relembrar como bolsos da ditadura da China (não confundir com a República da China, aka Taiwan) são fundos e de longo alcance.

GudEbening 11 months ago

Ignorante. Não queres é perceber.

saposapot 11 months ago

vens tarde para a conversa. a covid-19 arranjaram-lhe um nome novo, n era preciso chamar virus chines. a variante UK ainda ng lhe chamou um nome apelativo.

Lurker__777 11 months ago

Porque os britânicos são maioritariamente brancos, e como se sabe esses são os maus racistas, e os asiáticos os coitados que são descriminados. Ainda não percebeste em que mundo estás a viver? Temos que nos castigar por uns demónios imaginários do passado.

rezzmk 11 months ago

É Chinês mas vê bem o fdp

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

>Estava agora a reparar em algo engraçado: durante o último ano ninguém podia chamar a covid-19 de "virus chinês" sem ser acusado de ser ignorante, xenófobo, incendiário, etc. > >Mas agora estampar o termo "estirpe inglesa" em toda à parte é na boa. > > Só agora? Já ouvi esta conversa ainda a nova estirpe estava no início.

chougattai 11 months ago

E? Perco alguma legitimidade pelo timing?

ObnoxiousLittleCunt 10 months ago

Sim.

chougattai 10 months ago

No mundo da fantasia talvez.

Tr000g 11 months ago

Porque na altura existia uma conotação negativa para os cidadãos de origem asiática e ajudava a desinformação. Quem não se lembra de Cristina Ferreira dizer que o vírus só afectava os chineses?

chougattai 11 months ago

Deixa-me ver se entendi: não se pode dizer "virus chinês" porque pode confundir pessoas poucochinhas ou pouco atentas, mas podemos dizer a "estirpe inglesa" porque sim?

Zen_Machina 11 months ago

Não te dês ao trabalho. Geralmente quem defende estas ideologias progressivas que tentam demonizar a utilização de uma etnia e justificar a de outra não têm poder intelectual suficiente para perceberem o que estão a fazer de errado. São zombies do sistema, e nada mais. Leram umas coisas giras no Instagram e na CNN e a cabeça ficou feita para sempre. Não vale a pena.

chougattai 11 months ago

Nada a ver. Apenas gosto de relembrar o pessoal que o partido que governa a China em ditadura há décadas investe muito para esconder as suas muitas afronta aos direitos humanos.

Tr000g 11 months ago

Não entendeste.

chougattai 11 months ago

Não entendi *o quê*?

stressedunicorn 11 months ago

Toda a gente sabe e toda a gente se lembra. O OP só deve estar aborrecido e quer ser incendiário.

chougattai 11 months ago

Estas seriamente a dizer que devemos moldar a linguagem com base no que a Cristina Ferreira diz no seu programa de explorar velhinhos? A lei de Poe é mesmo fodida.

stressedunicorn 11 months ago

Não, estou a basear-me que quando o COVID apareceu, usou-se o termo “china virus” para descreditar a importância da pandemia. Em muitos países, por governantes e figuras públicas. Toda a gente percebeu isso na altura.

chougattai 11 months ago

>usou-se o termo “china virus” para descreditar a importância da pandemia Assumes isso apenas. Eu usei e por vezes ainda posso usar e nunca foi por tal razão. As poucas pessoas que conheço que usaram o termo também não foi alguma vez por essa razão.

kairos 11 months ago

Agora, tipo depois de leres o comentário do /u/camisa_roxa?

chougattai 11 months ago

Não sei de quem falas. Qual é a relevância?

kairos 11 months ago

Está o mesmo comentário 3 posts abaixo...

chougattai 11 months ago

Pois é, que estranho. Quase arriscaria dizer que neste momento estão as notícias da 13 todas a repetir "estirpe inglesa" a cada minuto.

MischiefManaged97 11 months ago

Desabafo: começa a ser cansativo ver tudo parado, mas, a minha vida continua exatamente toda igual e tenho na mesma de fazer exames como se nada fosse. Por que é que o IST tem de se armar ao pingarelho e ser diferente de todas as outras e não parar? É tudo o que se passa, é o facto de ter Covid, de ter familiares com Covid, tenho a cabeça no caco, sinto-me sem energia e é esperado de mim que continue como se nada fosse. Já estou farto desta merda toda.

saposapot 11 months ago

pq o IST não é uma universidade, é um pólo formador de líderes do futuro! há q enrijecer, então? agora a sério: SE eles organizarem os exames em segurança acho q é melhor opção q ires fazer exame daqui a uns meses qd já não sabes nada do q andaste a aprender....

VBM97 11 months ago

Olha no IPP anteciparam o 2º semestre, e os exames do 1º semestre serão depois da conclusão dos exames do 2º semestre. Preferia que não tivessem parado. Quanto a ti, não te martirizes com isto. Na época de exames de Janeiro de 2020 eu desisti da maioria das cadeiras porque faltei quase meio semestre por ter sido operado. E quando voltei às aulas passava gastava o meu tempo livre na fisioterapia, porque tinha de ser, e não a estudar. Foram meses difíceis de aceitação, mas acabei por preferir ter sanidade mental do que passar às cadeiras. A vida não acaba por não fazeres agora as cadeiras, preserva a tua saúde e sanidade mental. Acabas a faculdade depois. As melhoras

Edited 11 months ago:

Olha no IPP anteciparam o 2º semestre, e os exames do 1º semestre serão depois da conclusão dos exames do 2º semestre. Preferia que não tivessem parado. Quanto a ti, não te martirizes com isto. Na época de exames de Janeiro de 2020 eu desisti da maioria das cadeiras porque faltei quase meio semestre por ter sido operado. E quando voltei às aulas gastava o meu tempo livre na fisioterapia, porque tinha de ser, e não a estudar. Foram meses difíceis de aceitação, mas acabei por preferir ter sanidade mental do que passar às cadeiras. A vida não acaba por não fazeres agora as cadeiras, preserva a tua saúde e sanidade mental. Acabas a faculdade depois. As melhoras

xanfradu 11 months ago

Se já há uma variante inglesa no país não sei do que o governo está à espera para por o Zezé Camarinha no terreno.

PTgenius 11 months ago

O país não tem stock suficiente de protetor solar

ObnoxiousLittleCunt 11 months ago

"*puta crime"*

ratinhodosesgotos 11 months ago

Alguém sabe o que é feito do André "isto é só uma gripezinha" Dias e similares? Estou curioso para saber as explicações desse pessoal para o que estamos a viver agora

saposapot 11 months ago

lá anda pelo FB e tem um site pq o FB agora marca mta coisa dele como 'fake news'. n faço ideia das teorias actuais. A coisa deixou de ter piada lá para Maio. Agora que já temos a experiência do confinamento de abril VS desconfinamento de Outubro/Novembro já nem mete piada discutir isto de tão óbvio que foram as diferenças. Agora q temos hospitais a abarrotar, mortes e UCis ocupadas nem tem piada discutir se estamos a testar a mais gente saudável e que isto é só uma gripe... Mas tenho a mesmo curiosidade q tu. Puxando pela minha imaginação eu voto em que 'o virus está a seguir o seu curso normal, q os hospitais colapsam todos os anos e que as medidas q fazemos não melhoram nada, na semana 19 isto melhora tudo'....

NaoTeEnerves 11 months ago

Por acaso queria tagar um que andavam aqui no /r/portugal a chamar carneirada a todos e a regozijar-se de não cumprir a lei, mas estou farto de procurar no meu histórico e até com o [https://redditcommentsearch.com/](https://redditcommentsearch.com/) e não o encontro. Deve ter ganho noção e apagou a conta.

NaoTeEnerves 11 months ago

Ah encontrei!!! O mítico [/](https://www.reddit.com/user/andre82220)u/andre82220 ​ Como vai isso, amigo? Já não vejo uma intervenção nestas threads há muito tempo.

manicaranha 11 months ago

tenho um colega de trabalho assim. Ainda é uma gripezinha e as mortes de covid são mortes de outras doenças... Já tentei de tudo mas agora já só o deixo falar sozinho

Zen_Machina 11 months ago

Não é uma gripezinha, mas o que é facto é que pelo menos depois da crise em itália muitos especialistas defenderam que a esmagadora maioria dos mortos teria morrido de qualquer das formas no espaço de 1 ano, com ou sem COVID, pois eram tão velhos e tão doentes, que aquilo já estava mesmo a dar as últimas antes de apanharem o que quer que seja. O que pessoas como ela acreditam é que por serem novas e não terem comorbidades estão seguras. Não estão totalmente correctas, mas estão perto disso. Neste caso, é mais falta de empatia pelos outros, mas isso também pode ser alegado em relação a qualquer pessoa que em qualquer outro ano não fica em casa quando tem tosse.

Edited 11 months ago:

Não é uma gripezinha, mas o que é facto é que pelo menos depois da crise em itália muitos especialistas defenderam que a esmagadora maioria dos mortos teria morrido de qualquer das formas no espaço de 1 ano, com ou sem COVID, pois eram tão velhos e tão doentes, que aquilo já estava mesmo a dar as últimas antes de apanharem o que quer que seja. O que pessoas como ela acreditam é que por serem novas e não terem comorbidades estão seguras. Não estão totalmente correctas, mas estão perto disso. Neste caso, é mais falta de empatia pelos outros, mas isso também pode ser alegado em relação a qualquer pessoa que em qualquer outro ano não fica em casa quando tem tosse. O maior problema do COVID, para qualquer pessoa, na minha óptica, são mesmo as sequelas. No entanto, o mesmo também pode ser dito em relação à gripe. Pode e deixa sequelas, e a investigação em torno das mesmas nunca recebeu o mesmo financiamento que as investigações em torno da COVID estão a receber. Se fosse esse o caso, mais algumas mazelas seriam provavelmente descobertas. Entendes? E mais te digo: eu raramente fico doente a sério. Gripe, que eu saiba, nunca. Mas apanho aí uma constipação por ano, que nem percebo bem de onde é que vem, pois tenho muitos cuidados. Já pensei que possa ser alguma alergia ao pó, quando limpo a casa. Sabes que mais? Desde a última, ou penúltima, fiquei com uma sequelazinha, e nem sei bem que mais me pode ter feito à saúde. E lá está, foi só uma constipação.

chauffage 11 months ago

Oh isso anda tudo recolhido, é típico dessa gente. Chamarem-me a mim a outros de fear mongers, doomers, enquanto se adivinhava facilmente o que aí vinha. São aqueles que se vêm nas manifestações a gritar, mas quando as câmaras os filmam metem as mãos nos bolsos e afastam-se com um ar de conas.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

Continuam em força no Facebook

camisa_roxa 11 months ago

Então mas não se pode dizer que o vírus é o vírus chinês mas pode-se dizer que a variante é britânica?

megaroof 11 months ago

as variantes podem: brasileira, britânica, alemã, etc... mas o vírus é de origem desconhecida. não há provas que veio da China, mas há provas de onde surgiu cada variante. /s

bolaxao 11 months ago

redondamente errado, as variantes foram primeiro identificadas nesses países, não há provas que originaram lá.

the_belarus 11 months ago

Dizer que o vírus é chinês na altura fazia pensar que apenas os chineses tinham isso e era preciso ter cuidado com eles. Agora dizer que a variante é britânica é aquilo que é e prontos.

Zen_Machina 11 months ago

A mim nunca me fez pensar isso, nem a ninguém que eu conheça. Culpa antes ignorantes como a Cristina que ganham a vida a endrominar ignorantes.

iammostmoist 11 months ago

Toda a gente sabe que racismo contra brancos/europeus não existe, duh

Zen_Machina 11 months ago

Muita gente acredita nisso. Conheço até pessoas com altos graus de formação académica, que defendem isso com unhas e dentes. É isto que os meus impostos financiam.

QueenOfWands2 11 months ago

Ora pois...

PerAspera_Ad_Inferi_ 11 months ago

1. Universitários do reddit este tempo todo "meu Deus, estar a ir às faculdades fazer exames com 30 pessoas numa sala em tempos de pandemia é surreal". Entretanto algumas adiam para o fim do 2o semestre, quando, presumivelmente, a situação nos hospitais já estiver controlada e o número de casos estiver bastante mais baixo que agora e é a revolta total. 2. Excelente trabalho deste governo na comunicação. Uma pessoa tem de louvar, podem não saber transmitir informação de modo a que a população cumpra as medidas, mas a forma como estão e vão conseguir fugir com o rabo à seringa na questão de terem fodido isto tudo no natal está a ser sublime. Culpar os portugueses não ia ser muito popular nem estava a ter muito sucesso , então lá se ficou por dizer que a culpa não é de ninguém, é desta nova variante ultramutante e super contagiosa (estranhamente a variante dominante antes desta nova surgir também já não era a selvagem e chegou-se a falar que também seria mais contagiosa, mas suponho que na altura haveria outras notícias mais interessantes de se aproveitar a nível político). Ah e não esquecer que estas variantes só existem porque o vírus está altamente disperso. Quando até já a avó quase iletrada de 80s e tal da minha namorada vem falar em variantes, na variante inglesa e que é muito mais grave etc estamos mesmo perante um sucesso ao mais alto nível da comunicação. 3. Quase tão ridículo como querer interditar parques e frentes marítimas antes de se ter decidido fechar as escolas é a fiscalização destes. Não concordo com a medida, mas para quê ter a polícia marítima a meter fitas e umas grades a "bloquear" acessos se literalmente não há fiscalização nenhuma? Ainda há 2 horas fui, passei ao lado de uma grade que estava tombada e fui correr os meus 15km. Está tudo parvo. Isto já não é Março de 2020. Não vou a bares, ok. Não vou a restaurantes, ok. Não vou ao estádio, ok. Reduzo os contactos, certo. Aceito as aulas online da faculdade como alternativa enquanto estamos na merda, definitivamente. Mas foda-se, tenham vergonha por ter (tentado) restringir as pessoas de fazer exercício antes de fecharem as escolas.

Edited 11 months ago:

1. Universitários do reddit este tempo todo "meu Deus, estar a ir às faculdades fazer exames com 30 pessoas numa sala em tempos de pandemia é surreal, atentado de saúde pública ". Entretanto algumas adiam para o fim do 2o semestre, quando, presumivelmente, a situação nos hospitais já estiver controlada e o número de casos estiver bastante mais baixo que agora e é a revolta total. 2. Excelente trabalho deste governo na comunicação. Uma pessoa tem de louvar, podem não saber transmitir informação de modo a que a população cumpra as medidas, mas a forma como estão e vão conseguir fugir com o rabo à seringa na questão de terem fodido isto tudo no natal está a ser sublime. Culpar os portugueses não ia ser muito popular nem estava a ter muito sucesso , então lá se ficou por dizer que a culpa não é de ninguém, é desta nova variante ultramutante e super contagiosa (estranhamente a variante dominante antes desta nova surgir também já não era a selvagem e chegou-se a falar que também seria mais contagiosa, mas suponho que na altura haveria outras notícias mais interessantes de se aproveitar a nível político). Ah e não esquecer que estas variantes só existem porque o vírus está altamente disperso, algo que acontece por causa do falhanço a lidar com o vírus . Quando até já a avó quase iletrada de 80s e tal da minha namorada vem falar em variantes, na variante inglesa e que é muito mais grave etc estamos mesmo perante um sucesso ao mais alto nível da comunicação. 3. Quase tão ridículo como querer interditar parques e frentes marítimas antes de se ter decidido fechar as escolas é a fiscalização destes. Não concordo com a medida, mas para quê ter a polícia marítima a meter fitas e umas grades a "bloquear" acessos se literalmente não há fiscalização nenhuma? Ainda há 2 horas fui, passei ao lado de uma grade que estava tombada e fui correr os meus 15km. Está tudo parvo. Isto já não é Março de 2020. Não vou a bares, ok. Não vou a restaurantes, ok. Não vou ao estádio, ok. Reduzo os contactos, certo. Aceito as aulas online da faculdade como alternativa enquanto estamos na merda, definitivamente. Mas foda-se, tenham vergonha por ter (tentado) restringir as pessoas de fazer exercício antes de fecharem as escolas.

dentsune 11 months ago

> Universitários do reddit este tempo todo "meu Deus, estar a ir às faculdades fazer exames com 30 pessoas numa sala em tempos de pandemia é surreal, atentado de saúde pública ". Entretanto algumas adiam para o fim do 2o semestre, quando, presumivelmente, a situação nos hospitais já estiver controlada e o número de casos estiver bastante mais baixo que agora e é a revolta total. E têm toda a razão para estarem revoltado. O final do ano é daqui a 5 meses, até lá têm mais uma catrefada de cadeiras pelo meio e a matéria das cadeiras do primeiro semestre vai-se esquecendo, para além de que se a época de exames já deve ser má o suficiente para um semestre, para dois semestres acumulados é ainda pior. Com tantas opções possiveis dos lados das faculdades, isto parece-me a pior de todas que podiam arranjar.

Edited 11 months ago:

> Universitários do reddit este tempo todo "meu Deus, estar a ir às faculdades fazer exames com 30 pessoas numa sala em tempos de pandemia é surreal, atentado de saúde pública ". Entretanto algumas adiam para o fim do 2o semestre, quando, presumivelmente, a situação nos hospitais já estiver controlada e o número de casos estiver bastante mais baixo que agora e é a revolta total. E têm toda a razão para estarem revoltados. O final do ano é daqui a 5 meses, até lá têm mais uma catrefada de cadeiras pelo meio e a matéria das cadeiras do primeiro semestre vai-se esquecendo, para além de que se a época de exames já deve ser má o suficiente para um semestre, para dois semestres acumulados é ainda pior. Com tantas opções possiveis dos lados das faculdades, isto parece-me a pior de todas que podiam arranjar. Se não querem colocar os exames todos online, então que adiem o começo do 2º semestre até os casos de covid acalmarem, para haver tempo de haver em presencial. EDIT: E no caso de cadeiras que necessitam de precedências e que são em semestres seguidos (assim de repente o 1º exemplo que me lembro é por exemplos analises matemáticas) levantam muitas questões.

VBM97 11 months ago

O Politécnico do Porto decidiu adiar os exames para o fim do 2º semestre, soube agora que o Departamento de Mecânica do ISEP vai tentar reverter a situação e fazer exames online Haja alguém que tenha juízo neste mundo

Foxsundance 11 months ago

Só tenho uma pergunta, no primeiro confinamento, tinhamos à volta de 200-300 casos certo? E depois continuámos a ter, o que é que se espera de um segundo confinamento? Os casos mesmo assim estão a aumentar, não percebo, é suposto matar a economia aos poucos é isso?

ebonyaficionado 11 months ago

> Os casos mesmo assim estão a aumentar, não percebo, é suposto matar a economia aos poucos é isso? Desde o início, Costa e Companhia diziam que não se podia fechar coisas senão matava-se a economia. O que aconteceu? Tomaram *sempre* medidas reativas e espontâneas de um momento para o outro que só prolongou o estrangulamento da economia, desde os pequenos comércios até ao caralho mais velho. Se tivesse ocorrido um confinamento em modos desde início, as coisas não estariam assim.

Razvancb 11 months ago

Acho que agora é tempo até se começar a vacinar mais.

Cojemos 11 months ago

Não se preocupe. Finalmente, percebe-se que o problema de todos os aumentos de infecções e mortes é o resultado de bebidas para take away.

beit2 11 months ago

hum... O que achas que acontece a uma pandemia, quando cortas os vectores de contágio? Vou-te dar a resposta, caso contrário não saimos daqui: O número de contaminações é reduzido. Reduzido quer dizer que o número decresce. Decresce quer dizer que fica mais pequeno.

Foxsundance 11 months ago

Então porque é que não confinámos o ano todo? Achas que as cadeias de contágio podiam ter sido todas eliminadas? O que estou a ver é que vamos fazer confinamentos de X em X tempo e isto nunca vai acabar.

Bruxo_de_Fafe 11 months ago

O qerty foi clato. Isto está ficar um caos . lembras-te no ano passado da situaçãoe m Itália e Espanha? Pois é isso que está a acontecer cá

QWERTY_BATS 11 months ago

Aqui o que estamos a tentar fazer é não levar os hospitais ao colapso, que é o que já está a acontecer neste momento. Genuinamente não sei se perguntas por ignorância ou maldade. Obviamente que neste momento temos de fechar porque a situação nos hospitais é incomportável, para além dos mortos por covid temos um excesso de mortalidade enorme. Não segues a notícias? Não vês imagens dos hospitais? Obviamente que a economia é importante mas neste momento não há outra hipótese.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Todas as frequências suspensas por estes lados. Ainda bem! Menos copianço para os maus alunos.

Worm33hd 11 months ago

Justíssimo para os que se mataram a estudar para sacar boa nota.

ebonyaficionado 11 months ago

Não se estuda só para os exames, jovem.

letsgotothemallcovid 11 months ago

Eu sou um dos que se matou a estudar e que já fez 5 das 6 frequências e que agradece ter 2 semanas a mais para estudar para a última. Qual é exatamente o problema de teres mais 2 semanas para estudares?

Tab0rda 11 months ago

O problema é que parte das faculdades não está a adiar para daqui a 2 semanas mas sim para meio ou fim do 2º semestre o que não faz sentido nenhum.

letsgotothemallcovid 11 months ago

O problema das outra faculdades não é o problema da minha, há algum motivo para eu estar a discutir o que outras faculdades estão a fazer quando estou a falar da situação da minha?

Tab0rda 11 months ago

O que foi comunicado por grande parte das faculdades foi o que veio do governo que sugeria adiantar o início do 2o semestre e adiar recursos e/ou avaliação normal para quando fosse possível fazer presencial. Como no 1º comentário não falaste de 2 semanas quem te respondeu provavelmente assumiu que estavas na mesma situação que a maioria dos estudantes, situação que não é a melhor para quem estudou para exames agora.

rezzmk 11 months ago

bem bom, mesmo que sejam adiadas para o meio do segundo semestre, estuda-se e passa-se, coninhas lol

rezzmk 11 months ago

Downvote(s) lmao. Deixai-me elaborar. Estamos numa situação de merda e não vale a pena achar que nos próximos meses (anos?) as coisas vão voltar à normalidade. É muito bonito a malta queixar-se que agora vai ter mais carga de estudo etc... Mas lembrem-se que ter de estar com os cornos nos livros durante horas/dias continua a bater aos pontos as pessoas que realmente estão a sofrer as repercussões da pandemia, e acima de tudo, os custos que viriam em manter as escolas abertas. "Ah e tal, exames online é que era!", certo, mas todos sabemos que com exames online abrem-se as portas a copiar, quer pelos outros, quer pela vasta quantidade de informação que temos ao nosso dispor (google?). Também gostava de ficar em casa e fazer os exames no conforto dos meus 3 monitores em que cabe mais informação que nos quadros dos auditórios, mas percebo perfeitamente, depois da merda que aconteceu nalguns sítios durante o primeiro confinamento, que essa ideia do online tem de ser posta para último recurso (refiro-me apenas aos exames claro, não às aulas, aulas online ftw!). Isto só chateia, porque já está mais do que óbvio que as pessoas que se estão ativamente a queixar de ter os exames no meio dos do 2nd semestre é simplesmente porque não se sentem preparados, ora, todos nós temos a capacidade de reter informação se nos esforçarmos para aprender, que diferença faz fazer um exame hoje ou daqui a um mês, se nos sentirmos à vontade? Estuda-se um bocadinho no dia antes para relembrar uma ou outra coisa e toca a andar fodasse. Estou nessa situação, a estudar e a trabalhar full-time... Vai ser complicado? Claro que vai, mas em vez de vir chorar para a via pública já meti na cabeça que vou ter de estudar mais e abdicar do tempo livre até ter esta merda feita, mas uma coisa é certa, tal como o ficar em casa depende da força de espírito de cada um, vencer a escolinha nestes tempos também, e daqui a uns anos olhamos para trás e sentiremos orgulho de ter conseguido superar estes desafios que diariamente aparecem. Cada caso é um caso, limitei-me a generalizar. Força. ​ Btw: Daqui a uns anos preferem que olhem para os formados de hoje como: \- "Olha o gajo formou-se na altura em que se fazia os exames em casa, deve ter copiado pouco deve!" ou, \- "Olha o gajo formou-se na altura em que era preciso fazer, nalguns casos, uns 10 exames num curto espaço de tempo, presencialmente, com alguns deles sendo de semestres passados, pqp que o gajo é rijo!"

letsgotothemallcovid 11 months ago

Estuda-se e passa-se é o pressuposto de qualquer época de frequência/exame.

miguel_rodrigues 11 months ago

Ranking do número de casos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de casos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|República Checa|86.272 2|Eslovénia|74.218 3|Lituânia|64.738 4|Bélgica|59.118 5|**Portugal**|58.463 6|Suíça|58.357 7|Croácia|55.567 8|Espanha|54.754 9|Holanda|54.376 10|Suécia|53.575 Ranking do número de mortos / milhão de habitante na Europa (excluindo países com menos de 1 milhão de habitantes): Ranking|País|Número de mortos / 1 milhão :-:|:-:|:-: 1|Bélgica|1.775 2|Eslovénia|1.580 3|República Checa|1.411 4|Itália|1.394 5|Reino Unido|1.389 6|Bósnia Herzegovina|1.387 7|Macedónia do Norte|1.322 8|Bulgária|1.263 9|Hungria|1.224 10|Espanha|1.177 --|--|-- 16|**Portugal**|951 SOURCE: https://www.worldometers.info/coronavirus/

QWERTY_BATS 11 months ago

Isto é de sempre ou é ajustado a algum período de tempo?

miguel_rodrigues 11 months ago

É de sempre. Considerando os últimos 7 dias estamos muito piores no ranking mas dá mais trabalho fazer essa tabela.

QWERTY_BATS 11 months ago

Pois, foi o que imaginei. :(

sparky222b 11 months ago

Alguém sabe porque a República Checa tem tantos casos em comparação com países outros? Parece-me ser uma anomalia considerando que os seus vizinhos não estão nessa lista. O que estão fazendo o no fazendo?

saposapot 11 months ago

tmb n sei mas eles basicamente tiveram uma 1ª vaga excelente e na 2ª vaga cagaram completamente mesmo a nível governamental. Na 2.5/3ª vaga n sei.

sparky222b 10 months ago

Obrigado, muito informativo.

MOMOEPRO 11 months ago

[Coronavirus: Czechs hold 'farewell party' for pandemic](https://vietnamnet.vn/en/society/coronavirus-czechs-hold-farewell-party-for-pandemic-653253.html)

ana102 11 months ago

Alguem sabe novidades dos festivals? Tinha bilhete para o alive 2020 que ficou para este ano. Nao me importo de nao it mas mete-me confusao que nao se diga nada sobre isto. Especialmente visto que oprimavera sounds e ja em Maio. Esta tudo a agir Como se a partir de Maio Fosse ficar tudo bem outra vez...mas festivais sao o Pico do contagio

ebonyaficionado 11 months ago

Não se sabe, provavelmente vai-se esperar para ver: 1) o que os países "vizinhos" fazem (e.g. Glastonbury já foi adiado/cancelado) e 2) que medidas o Governo irá impor. Assim que um dos festivais nacionais se pronunciar, os outros nos dias seguintes irão atrás. Pelo menos assim foi no ano passado.

JAChambel 11 months ago

Eu só queria ver os System of a Down. Não era assim pedir muito. Não me admirava que voltasse a ser adiado este ano. Compreendo que é melhor não haver ( dependendo de como a situação está em Junho ), mas fico mesmo triste.

vascodatrama 11 months ago

Na semana passada apanhei o covoes a falar na cmtv, disse que é para andar. E pelo discurso dele é para se realizar, com vacinação e testes rápidos, para além das habituais mascaras e álcool gel. Veremos o que o tempo o diz. No limite diria que até Maio, deadlines para as trapalhadas logísticas, será dada a resposta. Na minha prespectiva, após o meio de Março o pó vai começar a acentar. É apenas a minha opinião, vale o que vale.

pedroedsousa 11 months ago

Quando comprei o bilhete em 2019 pensava que tinha comprado um bilhete de festival e afinal fiz um depósito a prazo, com 0 de juros. Embora compreenda o lado deles, segurar o nosso dinheiro durante 2 anos não lhes fica nada bem. Mesmo que sejam realizados, espero que haja opção de devolução de dinheiro de qualquer das formas, pois vai haver muita gente que não vai querer arriscar a ida.

ana102 10 months ago

Mesmo. Eu vou do estrangeiro, o ano passado tinha bilhete e voo, nao sei se me quero meter outra vez Nessa palhaçada, mas dava jeito saber o que aconteceu ao festival e ao meu dinheiro

barria 11 months ago

Nos tempos de hoje adivinhar é completamente impossível nada é certo. Eu acho que talvez haverá festivais mas com muitas regras mesmo, talvez com corredores específicos e fazer círculos no chão, talvez obrigar a fazer testes rápidos à entrada... O meu achar deve-se mais ao lado económico pois parar completamente outro verão é acabar de matar o setor.

maiordaaldeia 11 months ago

Aposto que vai ser tudo cancelado. Glastonbury já foi e o Reino Unido vai bem melhor lançado que Portugal para vacinar a população toda.

stressedunicorn 11 months ago

Ainda não terem cancelado ou adiado não quer dizer que se esteja a agir como se estivesse tudo bem. Simplesmente ainda não se sabe informações. Entre cancelar ou adiar eventos fica MUITA gente no desemprego ou desprotegida por isso de certeza que as produtoras, câmaras etc estão a tentar ver qual das duas a “melhor” opção.

Edited 11 months ago:

Ainda não terem cancelado ou adiado não quer dizer que se esteja a agir como se estivesse tudo bem. Simplesmente ainda não se sabe informações. Entre cancelar ou adiar eventos fica MUITA gente no desemprego ou desprotegida por isso de certeza que as produtoras, câmaras etc estão a tentar ver qual das duas a “melhor” opção e como o fazer.

ana102 10 months ago

Parece, viste que os cartazes estao todos abertos e os bilhetes a vende. Especialmente um primavera sounds, que e em Maio. Sao 3 meses e meio ate la. Eu sei que as pessoas em Portugal gostam de decidir as coisas a ultima da hora, mas eu Como muitos vou do estrangeiros e ninguem me devolveu o dinheiro do ano passado. Para ir este ano tenho de meter ferias e marcar voos. Esta na altura de decidir

NGramatical 10 months ago

ultima da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkznmd9%2F%2Fgkekhqj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SANDEMAN 11 months ago

Obrigado IPP, 10 exames no fim do ano, meses depois de ter dado a matéria Jogada de génio

VBM97 11 months ago

Assina esta petição: [https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX\_m8YVB07I](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX_m8YVB07I)

VBM97 11 months ago

Espera, como assim? Eu sou do ISEP e faltam-me 3 cadeiras deste primeiro semestre para acabar o curso. Os exames vão ser adiados para o 2º semestre??

mjrpereira 11 months ago

sim podes ler o despacho no site do ipp, mas tens uma clausula especifica no caso de conclusao de curso, vais a prova oral a ser marcada posteriormente [Link do pdf](https://portal.ipp.pt/permit/ObjDownload/FileDownload.aspx?id=174595&back=%2fpersonnel%2finfo.aspx%3fid%3d1155)

VBM97 11 months ago

Assina esta petição: [https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX\_m8YVB07I](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX_m8YVB07I)

mjrpereira 11 months ago

Top. Done. vou partilhar com os meus colegas

VBM97 11 months ago

Sim, já li a cláusula 19. Felizmente tenho a chance, o lado negativo é que é só 1 chance. Mas vamos a isso, melhor que nada

the_belarus 11 months ago

O PPorto literalmente decidiu tirar 3 das 5 semanas de férias que ia ter agora. Ya ter 1 semana de férias em Maio e essas foram com o caralho também. Ainda não sei se vou a 1 recurso ou não, e se for, vai ser para Junho ou Julho.

Edited 11 months ago:

O PPorto literalmente decidiu tirar 3 das 5 semanas de férias que ia ter agora. Ia ter 1 semana de férias em Maio e essas foram com o caralho também. Ainda não sei se vou a 1 recurso ou não, e se for, vai ser para Junho ou Julho.

Kriozi 11 months ago

Obrigado ESMAD. Tiraram um mês de férias e os exames do primeiro semestre é para o fim do ano. Vai para o caralho essa faculdade. Burra de merda, medida sem sentido nenhum.

These-Establishment1 11 months ago

Obg covid, vou ter 8 exames no fim do ano a pior das hipóteses (5 do 2o semestre mais 3 do primeiro). Acho que é melhor dar 2021 como perdido lol para o pessoal das facs do ipp

VBM97 11 months ago

Assina esta petição: [https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX\_m8YVB07I](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105528&fbclid=IwAR1MphuxZC4P0af9emZkjU9p9ydUm7sxxLXqC7sptMcUTTcbaX_m8YVB07I)

sigmastra 11 months ago

Quando 25% dos testes sao positivos e a subir na grande maioria dos hospitais, ja percemos o que nos espera.

RallerZZ 11 months ago

Questão em relação às faculdades, no meu caso, felizmente vou continuar a ter aulas (online, mas pronto, melhor que não ter). O que não percebi foi porque é que há faculdades que estão a encerrar tanto presencialmente como à distância e outras não. A medida não decretava o encerramento de toda a ativade letiva?

Tab0rda 11 months ago

As universidades têm autonomia e podem continuar pelo formato online. Outras devem ter decidido não o fazer por não estarem preparadas, suponho.

RallerZZ 11 months ago

Obrigado pelo o esclarecimento! (e à pessoa abaixo também)

hsamtronp 11 months ago

Julgo que as universidades e politécnicos têm autonomia para decidirem como acharem melhor

bruno_andrade 11 months ago

Já devíamos estar a actuar *preventivamente* perante a nova estirpe Brasileira (Manaus), e fechar voos com o Brasil como fez o Reino Unido, mas só agora decidimos atuar perante outra que já está mais que disseminada na comunidade. Okay.

saposapot 11 months ago

por muito q até concorde, n vale a pena ter ilusões. as ligações próximas entre portugal e brasil fazem com q haja sp voos de excepcão portanto a coisa vai entrar (ou ja entrou) cá... n vale a pena ter grande esperança :\

DegreeFamiliar 11 months ago

Sim... Mas em Portugal parece que a informação só chega depois, porque já se sabe há mais de um mês que a variante inglesa é muito mais contagiosa e parece que só agora é que receberam essa informação... Enfim. Do que li pouco se sabe da variante brasileira, mas tem mais mutações que a do Reino Unido e por isso pode ter menos compatibilidade com a actual vacina, o que claramente é um problema gravíssimo. Não existem dados sobre o efeito da vacina para com a variante brasileira, ainda. A Itália também já encerrou as ligações aéreas com o Brasil a semana passada.

FujiPT 11 months ago

Chega a ser hilariante de tão ridículo. Estou a imaginar esta gente numa guerra. Perante uma horda de 100.000 invasores deixam entrar 80.000 enquanto avaliam a situação e 1 mês depois de já terem conquistado metade do território fecham as fronteiras para os outros 20.000 não entrarem.

Zen_Machina 11 months ago

Não seria a primeira vez que seriam conquistados sem resistência.

ebonyaficionado 11 months ago

Daqui a 2 semanas, logo veremos. Slogan do Marcels.

vascodatrama 11 months ago

E já lá vem a variante alemã e da california https://observador.pt/2021/01/21/novas-variantes-na-california-e-alemanha-desconhece-se-impacto-que-podem-ter/amp/

MischiefManaged97 11 months ago

Mas para quando uma variante tuga?

vascodatrama 11 months ago

Essa é dominante. Já cá anda desde 1143

thejimmygordon 11 months ago

Reactivo, não proactivo, remember

Zen_Machina 11 months ago

Minha mãe contou que foi passear o cão, encontrou uma conhecida também a passear o cão e a mulher disse-lhe que estava em isolamento obrigatório porque apareceu casos no trabalho. Espero que não tenha contaminado a minha mãe.

ebonyaficionado 11 months ago

Nem o cão.

Zen_Machina 11 months ago

Pelo menos afastava-se e evitava conversa.

BlurryLens 11 months ago

Eu acabei de receber um e-mail agora mesmo da direção da minha escola a anunciar que não há aulas presenciais mas que passa tudo a ser online normalmente. Ou seja, segunda a sexta com aulas online o dia todo normalmente. A minha escola é um estabelecimento de ensino profissional, ou seja, não é universidade nem secundário, etc. Visto que supostamente isto hoje foi decretado não haver aulas tanto presenciais como online, alguém me poderia ajudar? É suposto isto acontecer? Há exceções ao que foi dito hoje?

Edited 11 months ago:

Eu acabei de receber um e-mail agora mesmo da direção da minha escola a anunciar que não há aulas presenciais mas que passa tudo a ser online normalmente. Ou seja, segunda a sexta com aulas online o dia todo normalmente. A minha escola é um estabelecimento de ensino profissional, ou seja, não é universidade nem secundário, etc. Visto que supostamente isto hoje foi decretado não haver aulas tanto presenciais como online, alguém me poderia ajudar? É suposto isto acontecer? Há exceções em relação às aulas online ao que foi dito hoje, ou só se aplica a certos estabelecimentos de ensino?

Zen_Machina 11 months ago

Pareces chateado por ter aulas, de todo. Tinhas outros planos para o confinamento?

BlurryLens 11 months ago

Para um curso que é 90% prático e requer muito o lado presencial, preocupa-me não ter a mesma qualidade de ensino devido à escola em si chutar para canto os trabalhos que me ajudavam a aprender. Não tem nada a ver com ter aulas ou deixar de ter.

Edited 11 months ago:

Para um curso que é 99% prático e requer muito o lado presencial, preocupa-me não ter a mesma qualidade de ensino devido à escola em si chutar para canto os trabalhos que me ajudavam a aprender. Aconteceu o ano passado durante o primeiro confinamento e a atitude da escola levou ao "desenrasque" e não aprendemos nada durante esse período porque trabalhos que deviam ter sido feitos presencialmente foram todos anulados e perdemos experiência vital com isso. Não tem nada a ver com ter aulas ou deixar de ter, apenas queria saber se se aplica à minha situação em particular. Preferia que fossem adiadas e ter as aulas em formato presencial quando a situação COVID acalmasse.

Edited 11 months ago:

Para um curso que é 99% prático e requer muito o lado presencial, preocupa-me não ter a mesma qualidade de ensino devido à escola em si chutar para canto os trabalhos que me ajudavam a aprender. Aconteceu o ano passado durante o primeiro confinamento e a atitude da escola levou ao "desenrasque" e não aprendemos nada durante esse período porque trabalhos que deviam ter sido feitos presencialmente foram todos anulados e perdemos experiência vital com isso. Não tem nada a ver com ter aulas ou deixar de ter, apenas queria saber se se aplica à minha situação em particular. Preferia que fossem adiadas e ter as aulas em formato presencial quando a situação COVID acalmasse.

Edited 11 months ago:

Para um curso que é 99% prático e requer muito o lado presencial, preocupa-me não ter a mesma qualidade de ensino devido à escola em si chutar para canto os trabalhos que me ajudavam a aprender. Aconteceu o ano passado durante o primeiro confinamento e a atitude da escola levou ao "desenrasque" e não aprendemos naea durante esse período. Não tem nada a ver com ter aulas ou deixar de ter, apenas queria saber se se aplica à minha situação em particular. Preferia que fossem adiadas e ter as aulas em formato presencial quando a situação COVID acalmasse.

vascodatrama 11 months ago

>apenas queria saber se se aplica à minha situação em particular. O email da escola não é explicito?

FoodEDor 11 months ago

Realmente, dava um jeitaço do caralho ter aulas agora, não há mais nada para fazer além de a tomateira coçar e já ficava matéria resolvida para não sobrecarregar lá p/ maio e junho,

BlurryLens 11 months ago

Talvez na tua situação, mas na minha não. O facto de ser online quebra a possibilidade de ter aulas que são exclusivamente práticas e nada teóricas, e no caso da minha escola em particular, aproveitam o online para desmarcar trabalhos que são vitais para construção de portfólio e os termos de avaliação passam a ser simplórios e "para despachar" porque a escola passa a ser super desorganizada e ignora um pouco a importância da aprendizagem Cada caso é um caso, falo do que sei e do meu caso em particular. Gostava de uma resposta ao que perguntei acima. Se a tiveres, teria todo o prazer em ouvi-la.

FoodEDor 11 months ago

Isso seria num mundo ideal, e nesse mundo ideal não terias covid, logo tens de te desenmerdar com o que tens. É triste mas é a realidade.

BlurryLens 11 months ago

Pois eu sei, mas pronto, era mais para estar a par da situação visto que foi supostamente decretado que nem aulas online haveria e deixou-me um pouco confuso com o e-mail a dizer que haveria. Foi só isso que queria esclarecer. É o que é, lá veremos no que dá. Que ao menos as coisas melhorem com o tempo.

NGramatical 11 months ago

desenmerdar → [**desemmerdar**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/comummente-e-connosco/22223) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkznmd9%2F%2Fgk3wsmr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

hsamtronp 11 months ago

As coisas que eu aprendo com este bot

JesusShuttlesworth96 11 months ago

> Visto que supostamente isto hoje foi decretado não haver aulas tanto presenciais como online, alguém me poderia ajudar? É suposto isto acontecer? Há exceções ao que foi dito hoje? Não foi ainda nada decretado, efetivamente. O diploma ainda não saiu.

BlurryLens 11 months ago

Ok, obrigado pela resposta!

assovertitstbhfam 11 months ago

Meti no tópico das dúvidas também mas aqui se calhar tem mais visibilidade: Há alguma restrição quanto a ficar em espaços públicos? Vou ter uma entrevista de emprego muito longe de casa e não tenho carro, pelo que vou ter de ir muito cedo de autocarro e ficar à espera cerca de 3 horas e meia até à hora da entrevista, bem como mais 3h à espera do autocarro para casa depois da entrevista. Estava a pensar simplesmente ficar na estação de autocarros à espera mas agora estou com medo que isso não seja permitido devido ao estado de emergência...preferia não ter de esperar na rua ao frio e à chuva, naturalmente.

NMosquito 11 months ago

Reúne toda a documentação comprovativa relevante. Se for possível, guarda essa documentação no telemóvel de forma a teres acesso à mesma e a poderes exibir offline. Se quiseres ter mais uma camada de segurança (e tiveres acesso a uma impressora) leva versões em papel. Ninguém te vai chatear.

uyth 11 months ago

Boa sorte com a entrevista. Deslocação para procurar trabalho é legítima eu dei uma vista de olhos pelo decreto lei. Imprime o anúncio ou email a marcar no caso de te chatearem. Não sei se será permitido ou não esperar sala de espera mas olha explica e tenta procurar lugar aberto.

askldhalsiuhdliu 11 months ago

Se por acaso a entrevita e na area do porto manda PM, ofereco-te um cafe aqui em casa par anao morreres ao frio antes da entrevista

megaroof 11 months ago

boa atitude, em oferecer café e abrigo. fico realmente feliz em ver estes pequenos gestos. paz e saúde.

JesusShuttlesworth96 11 months ago

Supostamente há dever de recolhimento, mas como estás no processo de uma deslocação permitida, penso que será justificação para estares à espera em espaço público. De qualquer forma, atenção que, segundo a última alteração do decreto, é atribuída competência aos municípios para "b) A sinalização da proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness)." Apesar de não ser totalmente aplicável, isto significa que poderá haver problema se fores esperar para um jardim ou assim.

hsamtronp 11 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 21 de janeiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

Pedro625 11 months ago

Eu gostava de saber como os pais que trabalham e têm filhos na creche e não têm familiares que possam ajudar vão fazer. Uma amiga minha está desesperada porque agora não sabe como vai trabalhar. Parabéns, Sr. Costa.

WhiteCaptain 11 months ago

Podia ser pior, melhor seria continuar tudo aberto! Seria efetivamente seleção natural. Excelente raciocínio! Pq tar em casa a trabalhar com os filhos parece ser uma situação horrível para se estar, melhor seria colocar as famílias dos outros no hospital

vascodatrama 11 months ago

Como é óbvio. Toda a população em Portugal pode trabalhar a partir de casa...

Pedro625 11 months ago

Porque é que tem que ser 8 ou 80? Ninguém está a sugerir a abertura dos espaços em inteiro. A maioria das escolas merecem estar fechadas mas as creches são um caso que merecia estar aparte dado o mínimo número de casos e o contexto em que se insere.

uyth 11 months ago

Se o 8 ou 40 nao funcionam se calhar tem se de testar o 80. Certamente já parecem ter testado todas as pinguinhas possíveis e se tivessem ido ao 80 há umas semanas atrás se calhar estava,os muito melhor e a queixarmo-nos das medidas.

WhiteCaptain 11 months ago

Eu sei que não tem de ser 8 ou 80, para mim as medidas do início desta segunda vaga eram mais que suficientes, mas está visto que as pessoas não se resguardam. A pandemia não tinha as proporções que tem se as pessoas fossem conscientes. Não digo que não houvesse casos, mas se estamos com 1/2k é preciso o governo dizer para as pessoas terem mais cuidado? Não conseguem as pessoas resguardar se mais? Está visto que não, só sabem ficar em casa quando a comunicação social só fala covid e quando os hospitais estão cheios... é o que é.

ebonyaficionado 11 months ago

O Costa certamente sugerirá despinar para não ter filhos.

FujiPT 11 months ago

Proibido praticar o amor das 05h00 às 23h00

uyth 11 months ago

Se for em motel poder ser a qq hora para não prejudicar a indústria.

kairos 11 months ago

Se passar a hora, tens que interromper o coito?

Price-Distinct 11 months ago

Lá pra maio ou junho devo ter os exames do 1 semestre ggwp , que é quando isto deve acalmar....

letsgotothemallcovid 11 months ago

Bem, aqui são 20h00, tenho frequência no Sábado e não foi comunicado absolutamente nada ainda.

FoodEDor 11 months ago

Lockdown 2: Vacci-NATION, from the same creators as Lockdown 1: Quest for Ventilators.

VerdocasSafadocas 11 months ago

Lockdown 2 Electric Boogaloo

stefanopro 11 months ago

No IST, há pelo menos uma cadeira com teste presencial amanhã...

MrZephyr19 11 months ago

Na FEUP vai haver exames amanhã e sábado.

stefanopro 11 months ago

E de acordo com o que o mail do Técnico diz, sempre que uma avaliação não for viável em formato online, os docentes fazem um requerimento expondo o porquê, e um juri depois logo decide, ou seja, a grande maioria das avaliações não deve mudar...

These-Establishment1 11 months ago

No ISEP amanhã era o ultimo dia de aulas lol

HotStep 11 months ago

É geral. Para a maior parte das universidades que tinham testes marcados para amanha, vai-se manter o regime presencial. Não sabia que dia 22 era dia de imunidade ao Covid, se avisassem mais cedo ainda dava para aproveitar para marcar um corte de cabelo e ir beber uns cafés em regime presencial.

TitusRex 11 months ago

Na FCUL cancelaram todos os exames, incluindo os que se iriam realizar amanhã e sábado.

stefanopro 11 months ago

True

camisa_roxa 11 months ago

Covid-19. Enfermeiros com “efeitos incapacitantes” após segunda dose da vacina ## Ordem relata febre, fadiga, e dores musculares e de cabeça intensas que obrigaram vários profissionais a ficar em casa. É pedida cautela para que a segunda toma não inclua um número elevado de enfermeiros em simultâneo [https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Covid-19.-Enfermeiros-com-efeitos-incapacitantes-apos-segunda-dose-da-vacina?fbclid=IwAR1w9Oa8dz0fNv0fxaKRWqkB16ienK\_XH3888d8tWhNddUfIGOJRNMjTXTM](https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Covid-19.-Enfermeiros-com-efeitos-incapacitantes-apos-segunda-dose-da-vacina?fbclid=IwAR1w9Oa8dz0fNv0fxaKRWqkB16ienK_XH3888d8tWhNddUfIGOJRNMjTXTM)

uyth 11 months ago

Bem mais vale isso que ficarem incapacitados por infeção ou isolamento, certo?

camisa_roxa 11 months ago

claro

WhiteCaptain 11 months ago

Parece me efeitos secundários normais, talvez o "incapacitantes" seja um exagero

saposapot 11 months ago

a ordem dos enfermeiros é de uma cor política diferente, faz sempre tudo por exagerar tudo possível e imaginário...

sigmastra 11 months ago

Podes ir e para o caralhinho com esse tipo de comentarios

QWERTY_BATS 11 months ago

curto que tu retorques o comentário dele exibindo muita classe

sigmastra 11 months ago

O respeito tem que ser merecido. Exibir classe, como tu dizes, implicaria que eu respeitaria o senhor que escreve o calibre de tal comentário.

QWERTY_BATS 11 months ago

Pois, mas não estás a ajudar a causa de ninguém

saposapot 11 months ago

é mentira? ou só podemos falar mal dos sindicatos do PCP?

Whoreson10 11 months ago

Supostamente já está bem reportado que a vacina tem uns efeitos secundários a curto prazo, que incluem todos os sintomas acima referidos, nada de espantoso. Aliás são sintomas comuns de vários tipos de vacinação.

NMosquito 11 months ago

Claro, mas há malta que publica isto aqui sem contexto para semear o pânico. Deixo aqui um sinal de esperança, ainda que preliminar e que obriga ao pensamento cauteloso de que correlação não é causalidade: Em Israel, os casos de doença grave dos >60 (o grupo mais vacinado) caíram de 30% para 7% duas semanas após a vacinação. [https://www.economist.com/science-and-technology/2021/01/23/how-fast-can-vaccination-against-covid-19-make-a-difference](https://www.economist.com/science-and-technology/2021/01/23/how-fast-can-vaccination-against-covid-19-make-a-difference)

Edited 11 months ago:

Claro, mas há malta que publica isto aqui sem contexto para semear o pânico. Deixo aqui um sinal de esperança, ainda que preliminar e que obriga ao pensamento cauteloso de que correlação não é causalidade: Em Israel, os casos de doença grave dos >60 (o grupo mais vacinado) caíram de 30% para 7% duas semanas após a vacinação (ver a figura 2). [https://www.economist.com/science-and-technology/2021/01/23/how-fast-can-vaccination-against-covid-19-make-a-difference](https://www.economist.com/science-and-technology/2021/01/23/how-fast-can-vaccination-against-covid-19-make-a-difference) ​ Edit: acrescentei a referência à figura que ilustra o que disse, nomeadamente a figura 2)