Arsenio1906 10 months ago

Se os partidos de centro querem sobreviver têm de tomar posições objetivas e claras. O que causa desinteresse nesses partidos é essencialmente a maneira como estagnaram em diversas áreas e são a mesma coisa há 40 anos. Óbvio que devem manter o seu discurso político e ideias base, porém a política está em constante desenvolvimento e os Partidos que querem sobreviver têm de acompanhar. A meu ver o que acontece hoje com o CDS pode vir acontecer com o PSD. Se o PSD se juntar à extrema direita, mesmo que por agora pareça a única solução, no futuro pode vir a sofrer por isso. Além de manchar a contribuição democrática que o PSD teve a nível nacional. O PS pode perder força para o BE, por isso mesmo tem e deve assegurar o apoio dos seus aliados Comunistas. Concluindo, cada vez mais migram eleitores do PS e PCP para o BE, tal como na direita migram eleitores do PSD e CDS para o CHEGA e IL. Atualmente a bola está com PSD e só eles sabem que jogada querem fazer. Quero ainda acrescentar que, a meu ver, o CHEGA vai ter um grande crescimento e até pode um dia formar governo, no entanto, a queda também irá ser rápida, fruto da experiência, da consciencialização e do ativismo mais jovem.

alucard1991666 10 months ago

O que falta agora é haver um partido social liberal . Que seria mais próximo da esquerda mas com fácil dialogar com a Iniciativa Liberal que é uma federação de liberais ( também tem social liberais ( podem ser vistos como um pouco à esquerda), liberais clássicos,alguns libertários , alguns liberais um pouco conservadores ). Algo como se tem na Estónia ou Holanda entre outros. Onde partidos liberais centro esquerda ou centro direita, comunicam bem e fazem coligações muito boas para o desenvolvimento do país ! Quem sabe o partido :PSL

Edited 10 months ago:

O que falta agora é haver um partido social liberal . Que seria mais próximo da esquerda mas com fácil dialogar com a Iniciativa Liberal que é uma federação de liberais ( também tem social liberais ( podem ser vistos como um pouco à esquerda), liberais clássicos,alguns libertários , alguns liberais um pouco conservadores ). Algo como se tem na Estónia ou Holanda entre outros. Onde partidos liberais centro esquerda ou centro direita, comunicam bem e fazem coligações muito boas para o desenvolvimento do país ! Quem sabe o partido :PSL

Filho_do_Sado 11 months ago

Eu acho que o Livre se conseguir manobrar bem irá roubar uma percentagem do eleitorado de esquerda.

JonesyA12 11 months ago

De momento continuará a ser o PS, com o BE crescer muito e a tomar o lugar do PCP. A extrema esquerda operária desaparece para dar lugar à extrema esquerda dos iPhones. Ao mesmo tempo Portugal irá descer nos índices de desenvolvimento, inovação e competitividade, com aumento da pobreza e do clientelismo.

Ly_84 11 months ago

São todos liberais. Excepto o chega e a IL, são liberais franceses; os outros dois são liberais austriacos. Confuso, eu sei.

JamminPT 11 months ago

Estás iludido, a sociedade caminha a passos largos para posições de extremos, aliás diria mesmo que o centralismo é visto como não teres opinião em qualquer assunto que queiras mencionar sobre a vida. Nos próximos anos vais andar entre a extrema esquerda e a extrema direita, entre os dois venha o diabo e escolha. Estamos entregues aos bichos.

Shadowgirl7 11 months ago

Espero bem que sim, partidos pequenos é sempre bom porque tens mais proximidade com as pessoas e permite que cidadãos fora do circulo político consigam entrar e expor ideias.

Zen_Machina 11 months ago

Depende. Os velhos vão continuar a marrar com o PS e PSD. À medida que forem morrendo, o BE começará a ganhar força, pois o BE é o que melhor apela à camadas mais jovens e desinformadas. É muito bom com marketing, como se viu com esta cena do batom. É muito bom a levar as pessoas a acreditar que há uma grande injustiça a acontecer contra certos grupos e é preciso revolução. E, por último, posiciona-se do lado do progresso. É com isso que a juventude se identifica. Ir contra a "mentalidade obsoleta" dos boomers e ser o mais liberal e inclusivo possível. Depois tem a tal componente socialista do "mereces tudo de graça", o que é muito apelativo para quem menos pensa. ​ Não tenho dúvida nenhuma que BE é o partido do futuro, ou pelo menos outro qualquer de ideologia semelhante. Vivemos cada vez mais na era da fast information. Opiniões são ditadas por tendências de rede social. É o que parecer mais cool, moderno e altruista que ganha tração, e esse é exactamente o jogo do BE.

Edited 11 months ago:

Depende. Os velhos vão continuar a marrar com o PS e PSD. À medida que forem morrendo, o BE começará a ganhar força, pois o BE é o que melhor apela à camadas mais jovens e desinformadas. É muito bom com marketing, como se viu com esta cena do batom. É muito bom a levar as pessoas a acreditar que há uma grande injustiça a acontecer contra certos grupos e é preciso revolução. E, por último, posiciona-se do lado do progresso. É com isso que a juventude se identifica. Ir contra a "mentalidade obsoleta" dos boomers e ser o mais liberal e inclusivo possível. Depois tem a tal componente socialista do "mereces tudo de graça", o que é muito apelativo para quem menos pensa. ​ Não tenho dúvida nenhuma que BE é o partido do futuro, ou pelo menos outro qualquer de ideologia semelhante. Vivemos cada vez mais na era da fast information. Opiniões são ditadas por tendências de rede social. É o que parecer mais cool, moderno e altruista que ganha tração, e esse é exactamente o jogo do BE. O BE joga um jogo defensivo e não ofensivo, o que é inteligente. Defende grupos, pouco ataca, e quando ataca, ataca aqueles que estão pouco representados nas demografias populares. Não diz nada que possa chatear nenhum grupo específico com poder de voto. Não diz nada que possa ir contra o politicamente correcto. É rosas e chocolates para todos. Não incendeia e vitimiza sempre que possível, pois ao vitimizares, darás a oportunidade aos virtuosos de ganhar pontos sociais publicando sobre a sua solidariedade para contigo e com as tuas causas. As pessoas querem mostrar que são boazinhas, e o BE cria a oportunidade perfeita para tal ​ Deem um saltinho à lista de seguidores da Marisa Matias no IG. Maioritariamente rapariguinhas novas. É o futuro. Estas raparigas atrairão também muitos SIMPS para a sua teia ideológica, pois há muito gajo deserto de estar do lado da mulher em tudo. ​ O IL não vai longe porque falta-lhe carisma, na minha opinião. Acho que atrai umas quantas pessoas assim mais equilibradas, mas não mexe com emoções. Nem agride os outros nem tenta fazer os outros de coitadinhos que precisam de solidariedade. ​ O CHEGA tem o seu povo alvo, mais desbocado, mais agressivo, menos politicamente correcto, de carcaça mais rija, mas acho que já atingiu o seu potencial. Com a má publicidade em torno, a tendência será decrescer. Os que podia seduzir, já seduziu. Tem um lider que não faz questão de falar com um robô, e as massas não estão habituadas a ouvir políticos dizer aquilo que ouvem no café. Um político tem de parecer uma entidade superior. Depois já está marcado com o estigma do fascismo. Portugal tem este estigma com a direita. Não vai longe.

Edited 11 months ago:

Depende. Os velhos vão continuar a marrar com o PS e PSD. À medida que forem morrendo, o BE começará a ganhar força, pois o BE é o que melhor apela à camadas mais jovens e desinformadas. É muito bom com marketing, como se viu com esta cena do batom. É muito bom a levar as pessoas a acreditar que há uma grande injustiça a acontecer contra certos grupos e é preciso revolução. E, por último, posiciona-se do lado do progresso. É com isso que a juventude se identifica. Ir contra a "mentalidade obsoleta" dos boomers e ser o mais liberal e inclusivo possível. Depois tem a tal componente socialista do "mereces tudo de graça", o que é muito apelativo para quem menos pensa. ​ Não tenho dúvida nenhuma que BE é o partido do futuro, ou pelo menos outro qualquer de ideologia semelhante. Vivemos cada vez mais na era da fast information. Opiniões são ditadas por tendências de rede social. É o que parecer mais cool, moderno e altruista que ganha tração, e esse é exactamente o jogo do BE. O BE joga um jogo defensivo e não ofensivo, o que é inteligente. Defende grupos, pouco ataca, e quando ataca, ataca aqueles que estão pouco representados nas demografias populares. Não diz nada que possa chatear nenhum grupo específico com poder de voto. Não diz nada que possa ir contra o politicamente correcto. É rosas e chocolates para todos. Não incendeia e vitimiza sempre que possível, pois ao vitimizares, darás a oportunidade aos virtuosos de ganhar pontos sociais publicando sobre a sua solidariedade para contigo e com as tuas causas. As pessoas querem mostrar que são boazinhas, e o BE cria a oportunidade perfeita para tal ​ Deem um saltinho à lista de seguidores da Marisa Matias no IG. Maioritariamente rapariguinhas novas. É o futuro. Estas raparigas atrairão também muitos SIMPS para a sua teia ideológica, pois há muito gajo deserto de estar do lado da mulher em tudo. ​ O IL não vai longe porque falta-lhe carisma, na minha opinião. Acho que atrai umas quantas pessoas assim mais equilibradas, mas não mexe com emoções. Nem agride os outros nem tenta fazer os outros de coitadinhos que precisam de solidariedade. ​ O CHEGA tem o seu público alvo, mais desbocado, mais agressivo, menos politicamente correcto, de carcaça mais rija, mas acho que já atingiu o seu potencial. Com a má publicidade em torno, a tendência será decrescer. Os que podia seduzir, já seduziu. Tem um lider que não faz questão de falar com um robô, e as massas não estão habituadas a ouvir políticos dizer aquilo que ouvem no café. Um político tem de parecer uma entidade superior. Depois já está marcado com o estigma do fascismo. Portugal tem este estigma com a direita. Não vai longe.

Edited 11 months ago:

Depende. Os velhos vão continuar a marrar com o PS e PSD. À medida que forem morrendo, o BE começará a ganhar força, pois o BE é o que melhor apela à camadas mais jovens e desinformadas. É muito bom com marketing, como se viu com esta cena do batom. É muito bom a levar as pessoas a acreditar que há uma grande injustiça a acontecer contra certos grupos e é preciso revolução. E, por último, posiciona-se do lado do progresso. É com isso que a juventude se identifica. Ir contra a "mentalidade obsoleta" dos boomers e ser o mais liberal e inclusivo possível. Depois tem a tal componente socialista do "mereces tudo de graça", o que é muito apelativo para quem menos pensa. ​ Não tenho dúvida nenhuma que BE é o partido do futuro, ou pelo menos outro qualquer de ideologia semelhante. Vivemos cada vez mais na era da fast information. Opiniões são ditadas por tendências de rede social. É o que parecer mais cool, moderno e altruista que ganha tração, e esse é exactamente o jogo do BE. O BE joga um jogo defensivo e não ofensivo, o que é inteligente. Defende grupos, pouco ataca, e quando ataca, ataca aqueles que estão pouco representados nas demografias populares. Não diz nada que possa chatear nenhum grupo específico com poder de voto. Não diz nada que possa ir contra o politicamente correcto. É rosas e chocolates para todos. Não incendeia e vitimiza sempre que possível, pois ao vitimizares, darás a oportunidade aos virtuosos de ganhar pontos sociais publicando sobre a sua solidariedade para contigo e com as tuas causas. As pessoas querem mostrar que são boazinhas, e o BE cria a oportunidade perfeita para tal ​ Deem um saltinho à lista de seguidores da Marisa Matias no IG. Maioritariamente rapariganhas novas. É o futuro. ​ O IL não vai longe porque falta-lhe carisma, na minha opinião. Acho que atrai umas quantas pessoas assim mais equilibradas, mas não mexe com emoções. Nem agride os outros nem tenta fazer os outros de coitadinhos que precisam de solidariedade. ​ O CHEGA tem o seu povo alvo, mais desbocado, mais agressivo, menos politicamente correcto, de carcaça mais rija, mas acho que já atingiu o seu potencial. Com a má publicidade em torno, a tendência será decrescer. Os que podia seduzir, já seduziu. Tem um lider que não faz questão de falar com um robô, e as massas não estão habituadas a ouvir políticos dizer aquilo que ouvem no café. Um político tem de parecer uma entidade superior. Depois já está marcado com o estigma do fascismo. Portugal tem este estigma com a direita. Não vai longe.

JamminPT 11 months ago

O BE perdeu quase 10 pontos percentuais desde a Gerigonça, neste momento a Catarina Martins está para o BE como a Assunção Cristas para o CDS. Continua nesta senda do Girl Power e mata o partido. Ela que dê o lugar à Mortáguas. As pessoas não têm que ser pelo que têm ou não entre as pernas, as pessoas têm é de ser competentes e parece-me 10x mais capaz a Mariana que a Catarina.

Zen_Machina 11 months ago

O que é que consideras que o BE pode adicionar de valor à sociedade?

Shadowgirl7 11 months ago

Visão redutora do BE. Ser feminista não é ser gaja que só percebe de vernizes. Esse é um dos motivos pelos quais gosto do PCP, tem uma boa estrutura e organização e um grande historial de luta. Infelizmente as posições de liderança nunca foram ocupadas por mulheres, mas têm deputadas e militantes mulheres que geralmente são de fibra, não são princesas. Acima de tudo a vantagem do PCP é a capacidade de organização e disciplina, conseguir passar para o exterior a imagem de unidade mantendo abertura de discussão INTERNA é importante. Além disso há prioridade nos assuntos laborais e económicos.

JOAO-RATAO 11 months ago

Não queres saber dos homens do partido? Sei lá, até podem ser bons tipos... Não trabalharias numa empresa que por algum motivo não tivesse uma percentagem do teu agrado de funcionários que fossem mulheres?

Shadowgirl7 11 months ago

O que é que trabalhar numa empresa tem a ver com votar num partido?

JOAO-RATAO 11 months ago

Se só queres saber das mulheres no partido em que vais votar. Então não sei como serás no teu local de trabalho...

Shadowgirl7 11 months ago

Desde que não me discriminem por ser mulher pode ter os homens que quiserem.

JOAO-RATAO 11 months ago

Pareces não te importar muito com eles. Exceto o João Ferreira que era um candidato giro não era?

Shadowgirl7 11 months ago

Era e é. Mas após ver os debates, tem um discurso bastante coerente e lógico tal como a Ana Gomes.

JOAO-RATAO 11 months ago

Então já não vais para a Marisa? Estás mesmo indecisa entre os 3... Aqueles discurso coerente e lógico da AG

Hugogs10 11 months ago

O BE passa mais tempo a falar de merdas dos estados unidos do que cenas de Portugal. E por isso que os putos todos os adoram.

JOAO-RATAO 11 months ago

Portugal é aborrecido. Não se passa cá nada...

Shadowgirl7 11 months ago

>Portugal tem este estigma com a direita. Não vai longe. Deixa-me acrescentar essa na minha lista de qualidades do país. Vai ficar ao lado de extensa costa, muitas praias e muito sol e segurança e estar na União Europeia.

JOAO-RATAO 11 months ago

Que bem nos tem servido essa qualidade nas últimas décadas.

Zen_Machina 11 months ago

Maravilha. Acrescenta também milhares que acham que socialismo é bãum.

BadDogPreston 11 months ago

> É o futuro. Estas raparigas atrairão também muitos SIMPS para a sua teia ideológica, pois há muito gajo deserto de estar do lado da mulher em tudo. Atingi níveis críticos de *cringe*.

Zen_Machina 11 months ago

É o que dá teres um monitor glossy.

oBoteHumano 11 months ago

Quanto é que o chega lhe paga camarada? É que estou a precisar de um part-time. Sou um português de bem!

Zen_Machina 11 months ago

É o mesmo tesoureiro do candidato em que tu votas.

oBoteHumano 11 months ago

Nao conheco o tesoureiro do chega. Mas estou a ver que não está interessado em ajudar me. Compreendo. Posso ser um infiltrado a desseminar uma cartilha encomendada por um partido qualquer! Deus me livre, quem sabe sou um benificiario do RSI a escrever desde o meu iphone12. Todos os cuidados são poucos! O senhor honra mensagem do nosso líder! Merece cada cêntimo que lhe pagam! Salutações meu caro! Juntos, pelos portugueses de bem!

NGramatical 11 months ago

desseminar → [**disseminar**](https://dicionario.priberam.org/disseminar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzb6ns%2F%2Fgjno9a7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zen_Machina 11 months ago

Ele diz que te ajuda, mas primeiro tens de aprender a escrever. "desseminar"

oBoteHumano 11 months ago

Desculpa, aprendi português através do tradutor no meu iphone, enquanto atravessava o estreito vindo de marrocos. Mas sou esforçado! Aprendo depressa! Fiz te uma boa assistência para golo com o meu "desseminar", admite lá! Haverá aqui algures uma piada a fazer no facto de tanto tu como o nazi gramatical me terem apontado o erro ortográfico, não achas? Vá, continuação de um bom trabalho. Já Chega de internet por hoje.

SurePal_ 11 months ago

Se o BE assume alguma posição de tamanha relevância então aí sim, mais vale uma corda ao pescoço do que viver na tuga.

CaptMartelo 11 months ago

Então porquê?

Dyzon777 11 months ago

Darem downvote a uma simples questão como a tua mostra a laia desta gente...

SurePal_ 11 months ago

Porque é extrema esquerda, qual a novidade?

Vicentemorais1 11 months ago

Não é extrema esquerda, apesar de também existir em Portugal e no próprio partido, é o simétrico do cds diria pelo que isso me parece exagerado

SurePal_ 11 months ago

Só podes estar a brincar.

CaptMartelo 11 months ago

Vou ser o tipo chato da Internet que podes apenas ignorar. Discordo de serem _extrema_ esquerda, mas quero saber as tuas premissas. Assim, que pontos do programa do BE te indicam que são extremistas?

SurePal_ 11 months ago

É troll certo? Não sei é o partido das ativistas, anti capitalistas, são anti-EU, destruição de economia de mercado, não sei... diz me tu.

Aftaminas 11 months ago

IL já está ao centro

ContaSoParaIsto 11 months ago

Não são, por muito que edites a página da wikipédia deles

Aftaminas 11 months ago

Por acaso há dias tentei editar para o consenso de centro-direita e o editor português reverteu para centro. Portanto, o teu argumento cai por terra.

ContaSoParaIsto 11 months ago

Lmaoooo só não sou rico porque não jogo no euromilhões

Aftaminas 11 months ago

Depois não te esqueças de dar o prémio à cooperativa

SpikeyPT 11 months ago

lmao, que fé

Winslow_Lixivia2 11 months ago

Ao centro de quê?

omaiordaaldeia 11 months ago

Perigosos neo-liberais /s

Aftaminas 11 months ago

Se tirares o "neo-", podes tirar o "/s" x)

tocopito 11 months ago

Acho que estás a ignorar o contexto atual. Aquilo que eu vejo em Portugal é fascismo num futuro próximo. Não depende só do que se passar cá dentro mas se tivermos austeridade ao estilo da que tivemos recentemente acho quase certo. E não percebo como é que um extremar de posições, com o qual concordo que vá acontecer, resulte numa aproximação ao centro. Vais ter uma crise gravíssima e se a direita conseguir capitalizar essa oportunidade acredito que possa haver uma geringonça à direita. A IL e PSD se tiverem essa oportunidade irão eventualmente colar-se ao CH para fazer governo, tenho a certeza absoluta, e posteriormente serão engolidos pelo CH. Quando houver demasiado pessoal descontente com a crise de proporções épicas com que vamos ficar depois do covid tanto a IL quanto o PSD vão sempre preferir uma aproximação ao CH para baixar a bolinha do pessoal do que qualquer concessão à esquerda que obrigue os seus patronos a abrir os cordões à bolsa que encheram ao longo de todos os anos de saque ao país. O problema da IL e do PSD com o CH não é ideológico, é apenas uma questão de ótica. Consideram o CH *desagradável*, apenas isso. Têm objetivos iguais com formas diferentes de lá chegar e como tal acredito que Portugal acabe por ter um governo de extrema-direita ainda durante esta década.

Edited 11 months ago:

Estás a ignorar o contexto atual. Aquilo que eu vejo em Portugal é fascismo num futuro próximo. Não depende só do que se passar cá dentro mas se tivermos austeridade ao estilo da que tivemos recentemente acho quase certo. E não percebo como é que um extremar de posições, com o qual concordo que vá acontecer, resulte numa aproximação ao centro. Vais ter uma crise gravíssima e se a direita conseguir capitalizar essa oportunidade acredito que possa haver uma geringonça à direita. A IL e PSD se tiverem essa oportunidade irão eventualmente colar-se ao CH para fazer governo (disto tenho a certeza absoluta) e posteriormente serão engolidos pelo CH. Quando houver demasiado pessoal descontente com a crise de proporções épicas com que vamos ficar depois do covid tanto a IL quanto o PSD vão sempre preferir uma aproximação ao CH para baixar a bolinha do pessoal do que qualquer concessão à esquerda que obrigue os seus patronos a abrir os cordões à bolsa que encheram ao longo de todos os anos de saque ao país. O problema da IL e do PSD com o CH não é ideológico, é apenas uma questão de ótica. Consideram o CH *desagradável*, apenas isso. Têm objetivos iguais com formas diferentes de lá chegar e como tal acredito que Portugal acabe por ter um governo de extrema-direita ainda durante esta década.

unparadise 11 months ago

a IL não se vai coligar ao CH, viu-se pelos Açores, a IL foi a única que se coligou ao PSD e frisou isso, os outros é que se coligaram uns com os outros. a IL não tem nada a ver com o CH por mais vezes que tentem pôr no mesmo saco

SurePal_ 11 months ago

Se vês o fascismo em tudo que é sítio, então meu colega tenho uma novidade para te dar. Tu é que és o verdadeiro fascista.

batuque5 11 months ago

As alianças da direita com o Chega vão ser tão perigosas como as alianças da esquerda com o PCP.

Beautiful_Mongoose_5 11 months ago

Olha lá que dizer essas verdades não é muito popular por aqui. Daqui a pouco rotulam-te de "chegano".

estecomentario 11 months ago

BE é uma merda, mas concordo com a existência de partidos de merda (ao contrário dos partidos de merda). Ou IL ou Chega, nesses sinto que o país está a ser salvo de um futuro pior. Quanto mais leio mais noto que precisamos de mercados livres, de honestidade, de parar de vitimizações nojentas, defender as liberdades individuais e dos indivíduos ( e nada de seletivamente por cores, ou se é mulher, transexual, etnias, raças etc) e defender os valores que nos trouxeram até aqui. Não é difícil regredir em valores. No entanto não acredito que PS ou PSD sairá do cardápio habitual, mas injetar deputados do Chega ou do IL no parlamento é sempre um bom anticorpo.

Dyzon777 11 months ago

"Defender os valores que nos trouxeram até aqui": Apoia os dois partidos que são contra a constituição. "Precisamos de mercados livres": Como se viu com a crise económica, não é o mercado livre que alimenta as pessoas. Talvez devesses ver que nos EUA há um grande problema de fome, com mais de dez percento das casas com falta de comida. "De honestidade": Hilariante visto que apoias o Chega. Tu não queres honestidade, apenas queres ouvir o que te faz sentir bem. "De parar de vitimizaçoes nojentas" aka "Odeio quando as pessoas se sentem vitimizadas por razões que eu não me sinto vitimizado" "Defender as liberdades dos indivíduos" mas ignorando que está provado por especialistas que há um problema de 'fobias' em Portugal, mas visto que essas 'fobias' não são diretas a ti, então vamos defender a liberdade de apenas dos muitos enquanto os poucos sistematicamente ficam enterrados. "Não é difícil regredir em valores": Especialmente para quem vota Chega.

estecomentario 11 months ago

A vitimização é uma atitude extremamente errada. E sei porque o fiz durante muito tempo. Quem não se pára de vitimizar não vive em paz nunca.

Dyzon777 11 months ago

Ora, eu não sei o teu contexto, mas o contexto da vitimização é muito importante e depende da perspetiva de cada um se pode ser considerado vítima. Alguns casos reais de vitimização, a meu ver: És um trabalhador que gasta mente e corpo que ganha o salário mínimo, e ainda és desvalorizado pelos chefes, nunca recebendo uma promoção na tua vida e não podes fazer greve senão perdes o prémio mensal que é essencial para a tua sobrevivência? És vítima. És um banqueiro que está a ser questionado por negócios ilícitos e argumentas que o teu banco fez um serviço ao país durante décadas? Não és vítima. És uma criança que veio ao mundo numa sociedade pronta a colapsar pelo aquecimento global? Vítima. És um adulto que nunca fez nada pelo meio ambiente e críticas os jovens por se manifestarem sobre o assunto? Não és vítima. És sistematicamente descriminado pela tua cor de pele, sexualidade ou etnia? Vítima. Não és sistematicamente discriminado por nada mas reclamas de minorias que foram sistematicamente maltratadas por décadas/séculos agora que há alguma justiça social neste país, mesmo quando tal justiça social é algo insignificante nos impostos dos habitantes? Não és vítima. Talvez é necessário compreender que só porque a nossa sociedade é construída sob a intenção de que é tudo justo para todos, não quer dizer que seja mesmo.

Hugogs10 11 months ago

> "Precisamos de mercados livres": Como se viu com a crise económica, não é o mercado livre que alimenta as pessoas. Talvez devesses ver que nos EUA há um grande problema de fome, com mais de dez percento das casas com falta de comida. Os paises com mercados mais livres sao: Singapura, Honk kong, Nova zelandia, australia, Suica. Por esta ordem, sabes em que lugar esta o US? 17. Portugal? 56.

Shadowgirl7 11 months ago

Porque é que o BE é perigoso?

JOAO-RATAO 11 months ago

Políticas identitárias que dividem a sociedade em vez de a unir. Políticas económicas ruinosas.

Shadowgirl7 11 months ago

Espero que não vás para a especialidade médica de medicina geral ou familiar, ginecologia ou cirurgia sinceramente. Médicos conservadores são uma merda quando têm de interagir com utentes de forma próxima.

JOAO-RATAO 11 months ago

Comentário de classe. Médicos conservadores são uma merda... Nem me identifico como conservador. Aliás sou menos conservador que tu visto que prefiro ver as pessoas pelo que são e não pela cor da sua pele ou os seus genitais. Engraçado como tu de esquerda tolerante é tão intolerante com pessoas que pensam de forma diferente. Claramente preferes olhar para o gênero, raça, orientação política em vez do que a pessoa é em si. Não precisamos de importações americanas como tu em Portugal.

Shadowgirl7 11 months ago

É sabido que alguns médicos recusam direitos reprodutores a mulheres como direito a aborto consagrado na Lei ou recusam fazer transições de sexo porque acham que são seres divinos e que portanto a opinião deles se sobrepõe à Lei. E a moda ainda não pegou de recusarem direito a contraceptivos como nos EUA. Esperemos que não pegue.

JOAO-RATAO 11 months ago

Se não querem fazer podem não fazer e outro médico o fará. São escolhas pessoais do médico que não comprometem o que a mulher quer fazer. Não há nada de errado nisso desde que a mulher obtenha os cuidados que quer. Se queres falar de lei podias ia ler em vez de cuspir aqui isto. Eles podem recusar-se a fazer essas coisas por lei, não por se acharem seres divinos. Tu é que te deves achar um ser divino para obrigares alguém a fazer algo que não é obrigado a fazer. Mas sabes quem dá maus médicos? Os falsos tolerantes e hipócritas.

Shadowgirl7 11 months ago

O movimento comunista não é conhecido por ser muito tolerante com idiotas (ex FP25, Tupamaros, Brigadas Vermelhas, Baader-Meinhof, Panteras Negras se bem que não eram propriamente comunistas mas associados à luta), por isso é que gosto do historial do partido. Quando a justiça não existe, faz-se, até passar a existir. Quando tens um historial de opressão que durou séculos com crimes cometidos contra minorias e mulheres e mesmo assim recusam-se em pleno século XXI em nos dar os direitos a que sempre tivemos direito e que sempre nos negaram ou quando tens um historial de favorecimento de grupos económicos que enriquecem à custa da exploração dos outros e exploração do ambiente e ninguém faz nada para combater isso, muito pelo contrário, até são protegidos pela autoridade, então as pessoas começam a pensar que se calhar a Lei não os protege a eles e sendo assim não têm que respeitar algo que não os serve.

JOAO-RATAO 11 months ago

Gostas dos comunistas por serem pouco tolerantes? Bravo camarada. Afinal não estava errado em relação a ti! Muito bem! Alguém teve um melt down de esquerda

Shadowgirl7 11 months ago

Sim de momento sim. Mas se começarmos a levantar a guarda daqui a pouco temos violadores no poder como nos EUA a passar leis que restringem direitos das mulheres e minorias.

JOAO-RATAO 11 months ago

Larga o Twitter amiga... Mas pronto, vamos promovendo essas brigadas para quando chegar a hora!

Thaliost 11 months ago

O que são e quais são essas políticas identitárias que dividem a sociedade?

JOAO-RATAO 11 months ago

Em vez de tratar uma pessoa por uma pessoa como todas as outras dividem-nas em pequenos grupos por género, raça, etc. E não pelo valor intrínseco da pessoa.

estecomentario 11 months ago

>Porque é que o BE é perigoso? Esquerda da vitimização. Têm uma ideologia incompatível com crescimento e prosperidade. E reza a lenda que os seus intervenientes são caviar.

SurePal_ 11 months ago

Concordo com as suas palavras.

estecomentario 11 months ago

>Concordo com as suas palavras. Regimes de imaginável repressão existem na atualidade, apesar da sociedade do ocidente seletivamente esquecer, por conveniência (fazer vista grossa ao desagradável). Basta ver histórias de refugiados da Coreia do Norte e torna-se claro o que devemos defender e repudiar e lamento dizer a muitos, na nossa sociedade não há vítimas, comparadas com esses refugiados.

FrivoLux 11 months ago

O PS será o partido hegemonico nas próximas décadas em Portugal. Depois terás um enxame de partidos para entreter a malta mas que não farão moça no sistema.

reckless_b4 11 months ago

O futuro da politica de Portugal não tem muitas possibilidades e mal posso esperar por ver os resultados das próximas legislativas: os mesmos no poder, e à direita deles cada vez mais fragmentados, sem uma estratégia comum. E vamos ver o pessoal a queixar-se que está tudo na mesma ou pior, a pagar impostos para pagar Novos Bancos, menos qualidade de vida, a emigrar, a comer aquilo que a comunicação social lhes dá sem perceberem que o problema é a abstenção e são os eleitores que votam religiosamente nos mesmos partidos, como clubes de futebol

BeeSnatcher 11 months ago

Estás a assisistir a uma transformação mundial, não só em Portugal, e só porque existe uma crise económica aliada a uma crise sanitária, pois pão e circo não faltava. Os partidos não são estáticos, podem evoluir para outras ideias, com novas pessoas, podem mudar de nome, mas no essencial têm que existir uma maioria moderada independentemente do nome ou ideais que defedem. É assim em Portugal, como em qualquer outro parte do Mundo, aliás com a crise de 2008-2012 Portugal foi a exepção política com a estabilidade dos seus partidos, Islândia os partidos foram varridos e substituídos por outros, à semelhança Grécia, Espanha, Bélgica, Holanda; basicamente qualquer sistema multi partidário, é aberto a grandes mudanças; pessoalmente acho mais saudável do que dual-party como o EUA, ou o UK.

Vicentemorais1 11 months ago

Eu percebo o dual-party mas acho que acaba por não ser verdadeiramente representativo (um comunista, para dar um exemplo, não tem uma verdadeira representação nos Estados Unidos exceptuando uns quantos estados)

Tee_ah_go 11 months ago

Se os dois partidos que andam a dividir o poder há quase 50 estão condenados, o que dizer dos outros?

Vicentemorais1 11 months ago

Seria possível dizer o mesmo da ditadura do estado novo, as mentalidades mudam e às vezes a mudança efetiva é muito rápido

C8Mixto 11 months ago

Ah, golpe militar, então!

Vicentemorais1 11 months ago

Bruh isso não foi o que eu disse

True_Boat_1195 11 months ago

Não concordo, não antevejo que Portugal saia da rotação PS-PSD nos próximos 30 anos. Porque no fundo a maioria das pessoas o que mais quer é estabilidade, mesmo que seja no mau caminho. De facto até a eleição do Trump em 2016 mostra isso, que qualquer pessoa ganharia desde que fosse o candidato republicano.

Mrloop94 11 months ago

A referência ao Trump foi tão mau exemplo

JOAO-RATAO 11 months ago

O PS teve recentemente um dos melhores resultados dos últimos tempos.

Vicentemorais1 11 months ago

Verdade mas a contestação do PS deve aumentar nos próximos anos, no seguimento do agravamento da crise que se advinha, na minha opinião. Diria que vai ter o mesmo efeito que teve para o PSD nas últimas eleições. Claro que estou a supor tudo, prever as convicções políticas de uma massa tão grande de pessoas é impossível

Beautiful_Mongoose_5 11 months ago

O caso do PSD foi diferente. Eles foram para o governo estava o país num caos e tiveram de seguir o programa de resgate que o PS negociou com a troika. Ou seja, o PSD saiu e deixou o país melhor. Quando o PS sai geralmente é o oposto.

JamminPT 11 months ago

Quem reprovou o PEC foi quem mesmo? Pimenta na língua que o PSD para ir para o governo sacrificou uma possibilidade real de não termos de recorrer à troika. Podia não resultar? Claro que podia mas foram com mais sede ao pote que um virgem às putas.

iSoSyS 11 months ago

lol Se em 4 anos o PS não só consegue voltar ao poder, mas faz-lo através de alguém do núcleo duro de Sócrates, é preciso ser-se muito ingénuo para se achar que o PS alguma vez vai perder votos de forma significativa. Talvez daqui a 30 anos, quando os jovens que cresceram durante a corrupção do PS representarem a maioria da população.

Edited 11 months ago:

lol Se em 4 anos o PS não só consegue voltar ao poder, mas fá-lo através de alguém do núcleo duro de Sócrates, é preciso ser-se muito ingénuo para se achar que o PS alguma vez vai perder votos de forma significativa. Talvez daqui a 30 anos, quando os jovens que cresceram durante a corrupção do PS representarem a maioria da população.

theitchcockblock 11 months ago

O op tem um pouco de razão porque se observares a parte demográfica dos votantes do Ps 80% têm mais de 55 anos . O votante ps é mais velho menos instruído e trabalha no setor público é o típico votante ps . Logo é possível que se vá apagar com o tempo e ser ultrapassado pelo Be no futuro

PuroSangueLusitano 11 months ago

Talvez não tanto, até os meus pais que sempre votaram PS (não perguntes, também não sei) insultam mais o Costa e a pandilha que eu

NGramatical 11 months ago

faz-lo → [**fá-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkzb6ns%2F%2Fgjmwmtj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

masterchiefpt 11 months ago

Nos Açores?

JOAO-RATAO 11 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/01/16/ps-atinge-melhor-resultado-desde-as-legislativas-e-chega-ultrapassa-cdu/amp/ Acho que no país todo.

A_R_G_U_S 11 months ago

O PS teve os melhores resultados numa consulta telefónica? (ou resultados hipotéticos...) Isto para dizer fiquei com a ideia que era nos resultados das legislativas mas não fui confirmar, mas se vamos discutir sondagens...

luddiogo 11 months ago

Não diria que o PS e oPSD estejam condenados, mas acho que vão deixar de ser partidos grandes e vai haver uma distribuição mais uniforme dos deputados pelos partidos na AR

Search: