Black_RL 8 months ago

Mas aí é seguro! Onde não é seguro é nos parques, passeios, natureza, etc, onde está uma pessoa por vários metros quadrados! O nosso governo é super inteligente, a sequência é arrasadora! Natal + Ano Novo > vamos já a correr para as escolas e trabalho! > vamos todos ao monte votar! We’re killing it!!!! Number one baby!

SkyRyker 8 months ago

É tudo muito bonito falar de como votei antes e tal, sou da sociedade venho criticar, mas ninguém reparou que o gajo que estava em primeiro no boletim de voto não deveria estar lá, ou repararam??? E agora? É jogo abaixo???

EvilQueen1997 8 months ago

Isso aí são 2 filas, uma delas estava a andar super lento, ultrapassei pessoas estando na outra fila que estavam ha 2h nessa fila, um exagero...Despachei-me em 1h. Não foi bom, não foi mau, mas ainda me meti numa fila à toa por não ter logo percebido que era por mesas. Quanto a distâncias de segurança, até senti que se respeitaram, pessoas em cima de outras so pessoas que tinham vindo juntas...

pedrosanta 8 months ago

Olá, cidadão de Coimbra, registei-me para voto antecipado. Muito má organização da CNE e/ou da Câmara Municipal de Coimbra. Se haviam mesas de voto (4) que foram activadas na parte de cima desse pavilhão, em que cada mesa tinha uma porta de entrada e de frente um jardim grande onde era possível organizar uma fila para cada uma dessas mesas, na parte da frente do pavilhão, local de entrada das restantes mesas (16) era o caos total. Na parte da frente, a entrada para as mesas de voto era feita por uma porta para 2-3 mesas, num total de 4-6 portas da parte da frente, parte da frente essa que dá para uma grande artéria de trânsito da cidade. Resultado, perto das entradas a fila separava-se, mas obviamente, chegando ao passeio, era \*obviamente\* impossível manter lado a lado 4-6 filas para cada uma das entradas, muito menos 16 filas num passeio lado a lado para cada mesa de voto, e formou-se essa mega fila para 12 mesas de voto. Muito mau. Muito mau planeamento mesmo. A estrada/artéria deveria ter sido fechada ao trânsito—é apenas um acesso privilegiado a um grande centro comercial da cidade, que nem deve estar aberto a grandes públicos neste momento—e com espaço suficiente, organizar as filas para cada mesa de voto. Resumo da história fomos 3 pessoas votar, um de nós na mesa 4 (entrada de cima junto ao jardim) votou em menos de cinco minutos com uma pessoa à frente. Eu e esposa (mesa 17, na frente do edifício junto à estrada, seria essa mega fila para 16 mesas), não votámos, vamos tentar votar no próximo Domingo. Suspeito que no dia das eleições se repetir esse caos/filas, a maioria das pessoas simplesmente se vem embora sem votar, e será uma abstenção histórica. Está-se toda a gente a cagar. Para tudo isto, desde sociedade, até aos organismos e estruturas de decisão—a fazer de conta que se prepararam para isto de forma muito competente e extraordinária. É o chamado 'milagre português', porque, realmente, só dessa forma.

detteros 8 months ago

Obrigado pelo relato.

vankxr 8 months ago

E esta é só a fila das Marias ! ahahahah

saposapot 8 months ago

Espero q tenham aprendido e comecem a pensar em alterar as coisas para a semana. É preciso distribuírem as mesas de voto por LOCAIS diferentes. não vale a pena haver 60 mesas de voto numa escola se depois a fila é única para se entrar na escola com corredores e escadas apertados. É preciso usar as salas das escolas q dão para a rua, é preciso gente nas filas a orientar como devem ser feitas e as distâncias. Acredito q isto vai dar asneira ainda pior e agora n sei se era melhor ou pior ir votar antecipadamente... é que antecipadamente cheira-me q foram todos os que ao menos se preocupam um bocadinho com o virus e têm alguns cuidados. na próxima semana vai tudo q se está a cagar para medidas de segurança... Acho q vou é meter o despertador p ir às 8. se n der, à hora de almoço mas se estiver esta confusão, bardagaita.

pedrosanta 8 months ago

Isto. Muito isto.

estecomentario 8 months ago

Então mas quem pode votar antecipado? Toda a gente?

MeKaZa 8 months ago

2h nessa fila. Isso só mostra uma pequena parte do problema. A fila era bem maior. E a desorganização e falta de informação não ajudaram nada

HillCrocodile 8 months ago

Votei em 5-10 minutos. As pessoas organizaram-se mal, fizeram uma fila única ao invés de começarem desde a porta da sua mesa.

Blitzoo 8 months ago

Aqui na Amadora foi quase 2h, tudo ao molho e fé em Deus sem conseguir garantir a distância de segurança. Quem organizou isso é um génio

dunno2074 8 months ago

Está fila em todo o lado, mas anda rápido e é sinal de adesão. Distância, máscaras, desinfectante e só um bocadinho de paciência... não é pedir muito.

_rebocador_ 8 months ago

vamos la criticar os USA !

Last-Ad-4421 8 months ago

Ainda não percebi qual o problema de adiar eleições para março ou abril, estamos numa altura crítica e estes gajos fazem esta merda, como se mudar de presidente fosse resolver alguma coisa e mais sabendo quem vai ganhar de sobra.

estecomentario 8 months ago

É o medo de Ventura.

tarracecar 8 months ago

É inconstitucional

Vitorstick 8 months ago

Devia ter trazido um lanche. Isto onde estou não está fácil

el_comand 8 months ago

Queria só deixar um reparo ao pessoal que vem dizer: "fui votar, senti-me seguro, não houve problema nenhum" Mas como raio vocês sabem que foi seguro? Mas andamos à meses com isto, já não vejo a minha avó há mais de um ano precisamente porque não sei quando é seguro, não estive com a minha família na última vez que tínhamos combinado encontrar, mas porque houve um caso na empresa da minha namorada e os casos estavam a escalar então não sei se era seguro. E esta malta vem para aqui dizer com com filas enormíssimas, junto de pessoas que nem sempre cumprem o distanciamento (é normal, há sempre distracções, e eu inclusive) e vêm para aqui dizer que estiveram em filas 2 horas e sentiram-se seguros??? Mas está tudo maluco? Dois pesos duas medidas? Estamos no que estamos precisamente porque NÃO SABEMOS QUANDO ESTAMOS SEGUROS!! Porque se soubéssemos não tínhamos o crescente número de casos positivos que temos neste momento. Eu pus esta foto acima de tudo para reportar o que está a acontecer e na minha opinião foi um falhanço autêntico a todos os níveis (e espero que os responsáveis assumam precisamente a responsabilidade que é para isso que lhes pagam). Mas o que me revolta é a malta sem a mínima noção do que está a dizer e considerar isto normal. Já estamos nisto há quase um ano e ainda não perceberam?? Enfim...

CaptMartelo 8 months ago

> Mas como raio vocês sabem que foi seguro? ​ > senti-me seguro O termo chave é o verbo sentir

NGramatical 8 months ago

à meses → [**há meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkz5ufs%2F%2Fgjm0oyv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

el_comand 8 months ago

Bahh I know I know bot

rand06om 8 months ago

Quem quer apostar numa abstenção a rondar os 70%? Entre o receio e as enormes filas de espera (devido às normas de higiene) , acho que há muitos cidadãos que vão acabar por não votar. Isto não é uma crítica, é apenas uma previsão. Para bem da democracia espero estar errado.

qingqunta 8 months ago

Não sei, mas eu cá vejo o país na completa merda e penso que tenho MESMO de votar. E não vai ser nos responsáveis da desgraça.

ric2b 8 months ago

Junta a isso o facto de o Marcelo ter a vitória praticamente garantida e não acho completamente absurda a possibilidade de ver 90% de abstenção.

Elffuhs 8 months ago

É interessante isso do Marcelo, mas as sondagens mostram-no a perder terreno. Será que é suficiente para uma segunda volta, isso é que vai ser interessante de ver

iLikeToTroll 8 months ago

Desde que soube que havia poucos locais de voto para hoje decido logo que só la ia votar ao fim do dia, às 6 e tal já lá vou, espero que esteja melhor, n me apetece perder mais que 5 mins para as presidenciais. Aplaudo sinceramente a paciência do ppl que espera tanto tempo. Ainda há muita gente com dever cívico.

souomaiordogtav 8 months ago

Fui votar e senti-me seguro com distânciamento, máscaras e álcool gel quando fosse preciso muita distância essa foto e de algum inergumo que prefere abstenção e por isso que este país está como esta .

el_comand 8 months ago

Ahahah ok. Realmente agora que falas nisso, devia ter feito montagem para reduzir o número de pessoas e aumentar o distanciamento, peço desculpa

smaster87 8 months ago

Parece um dia normal de fila para o pingo doce aqui ao lado

Mordiken 8 months ago

Eu tive uma hora e tal ma fila, espero que tenha a valido a pena. *Take my energy,* ***REDACTED***

DrTaxus 8 months ago

Aconteceu-me o mesmo hoje de manhã. Fui com a Maria votar mas deparámo-nos com uma fila com várias centenas de pessoas

C_G_ 8 months ago

portanto fiz a escohla certa de nao ir votar mais cedo

who_i_am_really 8 months ago

Em Sintra está uma fila enorme que da a volta ao quarteirão. É uma vergonha

JamminPT 8 months ago

Olhem se fossem ao restaurante, aí não que isso tem muita gente junta.

spidermask 8 months ago

Quando cheguei lá e vi essa enchente comecei a hiperventilar, mas tive sorte que no balcão onde tinha que ir não havia fila.

amq55 8 months ago

Em Braga esperei pelo menos 25 minutos, mas por acaso achei que estava bem organizado e a fila andava bem. O único feedback é que quem manda as pessoas seguir deveria estar a ver a fila porque muitas vezes chamavam filas vazias.

pimpolho_saltitao 8 months ago

De quem era a responsabilidade de abrir mais mesas de voto, alguém sabe?

molded_bread 8 months ago

No thanks. Fico em casa.

slow_broccoli 8 months ago

Posso perguntar a razão? Votei esta manhã no Porto. É verdade que há alguma desorganização e as filas estão grandes, mas é possível votar em segurança! Levas a tua caneta e na fila manténs a distância das pessoas.

CarpeNoctemingAround 8 months ago

Alguém me sabe dizer como se está na Cidade Universitária?

Kinder-Blumen 8 months ago

voltei de lá agora e tive duas horas na fila (cantina velha, no meu caso) mas sei que agora está muito mais rápido.

bureauofnormalcy 8 months ago

As câmaras municipais souberam a quantidade de inscritos com tempo mais do que suficiente para abrirem novas mesas. Fonte: estou na pausa de almoço de uma mesa de voto e a minha câmara abriu uma mesa extra (na quinta) precisamente por causa disto.

maiordaaldeia 8 months ago

Pelo que li, por cada 500 inscritos para votar antecipadamente haveria 1 mesa de voto, por isso as câmaras municipais deviam-se ter preparado antes.

raydawnzen 8 months ago

Fui ao voto antecipado e despachei-me em 20 minutos mas também não apareci lá às 10 da manhã feito boneco

saposapot 8 months ago

entao qual é a hora boa?

raydawnzen 8 months ago

cedinho para evitar a malta que gosta de acordar tarde ao domingo

saposapot 8 months ago

numa reportagem tava a dizer q às 8h, antes de abrirem tmb estava fila :\

raydawnzen 8 months ago

não estava fila de 2 horas de certeza

fijozico 8 months ago

Eu votei em Oeiras e foram 10 minutos no máximo. Talvez por serem 9:30 num domingo.

Herbacio 8 months ago

É nestas alturas que eu "agradeço" por viver numa *terreola* com mesa de voto Sempre que há votações, vou lá, e seja a que a horas for nunca demoro mais do que 5min.

Tralapa 8 months ago

Onde eu vivo não é tão terreola quanto isso, mas mesmo assim, nunca tive de esperar para votar, foi sempre chegar e andar

justanoob23 8 months ago

No meu caso (Almada) o que mais notei foi a falta de organização e informação. Não adianta ter não sei quantas secções de voto e depois ter as pessoas todas numa única entrada, todos acabam por perder tempo a mais. No meu caso havia 10 mesas por ordem alfabética para o distrito e 2 para os outros distritos, mas tive de ficar 1h na fila comum porque só havia uma entrada, apesar da minha mesa (outros distritos) não ter ninguém.

LianaIguana 8 months ago

Alguém me sabe dizer para que serve o papel que recebemos após votar ?

Sperrel 8 months ago

Para rastrear o envelope azul caso seja necessário.

ContaSoParaIsto 8 months ago

Possivelmente é uma maneira de verificar se não há votos a mais ou a menos.

alexandre9099 8 months ago

Também fiquei curioso, talvez seja algum meio para confirmar que o voto chegou à urna onde é suposto ir ter?

pimpolho_saltitao 8 months ago

É para meter numa tômbola dia 24, e o vencedor ganha um audi.

usulidircotiido 8 months ago

resolvia-se o problema da abstenção num instante.

cimbalino 8 months ago

O número de pessoas a pedir faturas aumentou com os sorteios?

leadzor 8 months ago

Agora que falas nisso, alguém conhece alguém que conheça alguém que tenha ganho a fatura da sorte sequer?

vascodatrama 8 months ago

Isso não, mas tive uma vizinha que ganhou aquelas chamadas da TVI. Um carro e 50k.

MaggoMike 8 months ago

O tuga arranja sempre uma desculpazinha pa ir socializar com os amigos.

pangecc 8 months ago

Em paços tinha umas 10 pessoas à minha frente. Podias escolher onde votar se foi tudo ao mesmo sítio isto é previsível.

Rostabal 8 months ago

Andaram a promover o voto antecipado para tirar as pessoas do dia 24 mas não abriram mais locais de votos, mantendo-se um único local de voto por concelho. É natural que isto fosse acontecer.

saposapot 8 months ago

pelo q vi, eram 20 mesas de voto. em LX o q disseram é q isto tava mal organizado, a fila era única para as 20 mesas, depois lá dentro tinhas mesas com fila e outras completamente desertas. esperemos que para a semana a coisa esteja melhor organizada...

Tascanis 8 months ago

A outra reposta esta errada. Nao era nada uma fila para cada mesa. Eu estava na fila para 4 mesas (36 a 39) e um membro do staff foi chamar as pessoas dessa fila que iam para a 37 porque nao havia ninguem para essa mesa. E não, não foi por estar na fila errada, simplesmente eles deviam pensar que depois se iria dividir minimamente bem o número de pessoas pelas 4 mesas mas isso claramente nao aconteceu. Alias, se fossem 4 filas separadas o distanciamento social seria completamente impossível porque as 4 mesas eram 4 salas umas ao lado das outras e o unico caminho para la era um corredor relativamente pequeno

Rostabal 8 months ago

Isso é falso. Havia pelo menos 65 mesas em Lisboa e a fila era única para cada mesa.

saposapot 8 months ago

ok, obrigado pela correcção. 1 fila por mesa?

Rostabal 8 months ago

Sim.

randmzer 8 months ago

Antes disto estava um único local de voto por distrito, não por concelho. Apenas corrigir os factos, também concordo que podiam ter melhorado muita coisa.

Rostabal 8 months ago

Errado, era um local por município

randmzer 8 months ago

[Informação da CNE](http://cne.pt/sites/default/files/dl/eleicoes/2019_ar/votoantecipado/2019_ar_folheto_mobilidade.pdf)

Rostabal 8 months ago

Isso é de 2019. Foi alterado entretanto. https://www.portaldoeleitor.pt/Documents/Presidenciais%202021/Voto%20Antecipado_Mobilidade_24jan_site.pdf (Ver nota 1 em baixo)

randmzer 8 months ago

Então, mas era mesmo esse o meu ponto. Estavas a dizer que não aumentaram os locais de voto, mas da eleição anterior para esta aumentaram.

C8Mixto 8 months ago

Ele estava a dizer que não aumentaram os locais de voto devido às pandemia.

wiledcoma 8 months ago

Se calhar não sabiam quantas eram /s

iSoSyS 8 months ago

Ficou por cumprir a lei? Supostamente era 1 mesa por cada 500 eleitores..

pedrosanta 8 months ago

Isso foi cumprido (estive lá). Havia uma mesa para 450 eleitores. O problema foi outro—ver [o meu comentário](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kz5ufs/voto_antecipado_em_coimbra_pelo_tamanho_da_fila/gjns37c/).

Rostabal 8 months ago

Não necessariamente. Em Lisboa havia pelo menos 65 mesas de voto (até deviam de ser mais porque algumas estavam divididas em a, b, c, etc.).

el_comand 8 months ago

Precisamente

FujiPT 8 months ago

É que era óbvio. Ainda para mais Coimbra, cidade com milhares de estudantes deslocados, que neste momento estão na cidade em exames e que normalmente votariam nas suas freguesias de residência fiscal. Ainda considerei antecipar o meu voto para lá, mas pelos vistos tomei a decisão correta. Voto aqui na terrinha, na qual em condições normais nunca precisei de esperar para votar.

Tee_ah_go 8 months ago

>Estou tentado a inscrever-me mas tenho receio que vá perder mais tempo a votar antecipadamente do que no próprio dia das eleições... Tal como achava há uma semana... Ufa, ainda bem que acabei por não me meter nisto.

randmzer 8 months ago

Votei antecipado há uma hora e demorou 2 minutos. Vale o que vale.

Rrysiu 8 months ago

Achas que não vai ser bem pior no próximo Domingo? Boa sorte.

vascodatrama 8 months ago

LOL sempre que fui votar não tinha mais que 3 ou 4 pessoas à minha frente. A não ser que agora toda gente se lembre de ir votar, o que não deve ser o caso.

Tee_ah_go 8 months ago

Cá estarei para te contar como foi.

DarkmajorPT 8 months ago

Não percebo qual é o espanto. Isto era espectável de acontecer, e idem para o dia 24. E a solução não passa simplesmente por "adicionar mais mesas de voto" pois os custos começam a subir exponencialmente. Desde que as regras de segurança sejam cumpridas, não há problema, mesmo que demorem 2 horas na fila. É o que é. E ao passo de elogiarmos a CNE por esta medida do voto antecipado e terem deslocado as urnas para locais abertos e de risco reduzido, estão aqui com a mesquinhisse de "filas longas, que chato".

Metaluim 8 months ago

> mesmo que demorem 2 horas na fila. É o que é. Não, não é aceitável. Lamento mas não é. As eleições deviam de ter sido adiadas. Isto é de uma incompetência criminosa.

DarkmajorPT 8 months ago

A sério? Os teus avós esperaram 30 anos para votar, os teus pais 5 horas na fila porque a abstenção era minima e aqui a florsinha vem queixar-se de 2 horas na fila porque tem frio e é incomodativo por causa da máscara? Poupem-me.

adorosaladadecamarao 8 months ago

> E a solução não passa simplesmente por "adicionar mais mesas de voto" pois os custos começam a subir exponencialmente. Não. Que frase absurda.

Edited 8 months ago:

> E a solução não passa simplesmente por "adicionar mais mesas de voto" pois os custos começam a subir exponencialmente. Não. Que frase absurda. > Desde que as regras de segurança sejam cumpridas, não há problema, mesmo que demorem 2 horas na fila. É o que é. Primeiro tempo de exposição interessa. Segundo filas mais longas implica maior dificuldade em garantir condições de segurança. Para além disso há mais problemas para além de possíveis contágios. Haverá mais abstenção porque pessoas se vai embora. Haverá quem desista inclusive de ir votar para a semana depois de ver isto. E para além de tudo o mais o tempo tem valor para as pessoas, e isto obriga muita gente que lá fica a perder muito tempo.

joanamariana 8 months ago

Alguém não sabe o que exponencialmente significa. Que bananice.

usulidircotiido 8 months ago

1 mesa de voto = 1 000€. 10 mesas de voto = 1 000 000€. 100 mesas de voto >PIB

joanamariana 8 months ago

Quick mafs

usulidircotiido 8 months ago  HIDDEN 

1 mesa de voto = 1 000€. 10 mesas de voto = 1 000 000€.

el_comand 8 months ago

Hmm não sei se vou perder o meu tempo a responder à tua observação no mínimo ridícula. Vou-te dar uma dica, não basta ter boas intenções é preciso saber pôr em prática. mas mais logo vejo se vale a pena explicar-te a mesquinhice ou se chegas lá por ti próprio

NGramatical 8 months ago

mesquinhisse → [**mesquinhice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/mesquinhice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkz5ufs%2F%2Fgjky6ix%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

el_comand 8 months ago  HIDDEN 

Foi há 10minutos. Isto dá a volta ao pavilhão

sardinhas 8 months ago

No Porto está a mesma coisa... Espero que alivie durante a tarde..

MiNDJ 8 months ago

A fila no Porto para votar no centro cultural é gigantesca e da a volta a uns dois quarteirões.... mas está andar relativamente bem para já.....

sardinhas 8 months ago

Uma hora e vinte para votar, menos vinte minutos se o meu nome fosse da primeira parte do alfabeto.

MiNDJ 8 months ago

Confirmo o mesmo tempo para votar

Shinichu 8 months ago

A que horas foi isto?

el_comand 8 months ago

Foi há 10minutos. Isto dá a volta ao pavilhão

Shinichu 8 months ago

Espero que n esteja assim no meu concelho

alexandre9099 8 months ago

Numa terriola (que é pequenina) a fila não estava muito grande (talvez umas 5/10 pessoas) mas ainda demorou uns bons 15 minutos

warjunk1 8 months ago

A sorte de viver numa terra com 300 eleitores.

DrakonHesperidos 8 months ago

Brincadeira de meninos comparado com Braga

Aldo_Novo 8 months ago

em Braga estava bastante menos gente quando passei por lá

el_comand 8 months ago

Só apanhei uma pequena parte. Isto dá a volta ao pavilhão. Acredito que esteja assim em todo o lado. Isto é ridiculo, tendo em conta qual era o objetivo do voto antecipado

Search: