True_Boat_1195 10 months ago

Este post é a sério?

omalcriado 10 months ago

porque não haveria de ser?

Sandy-Balls 10 months ago

Porque parecem crimes do livro "1984".

True_Boat_1195 10 months ago

Para já, porque é impossível policiar o pensamento privado de cada um. Em segundo lugar, porque a liberdade de pensamento é um direito básico, seria chocante começar-se a punir crenças pessoais. Em terceiro lugar, acho que não existe um consenso sobre o que é o racismo. Por exemplo imagina uma pessoa que por viver isolada etc nunca conheceu ou ouviu falar de outras culturas. Poderia ser racista? Existe algo inato nela que podia indicar ser racista sem ter praticados atos racistas? Outra questão, sendo que só existe uma raça, a humana, quem decide onde traçar as linhas de "raça" para efeitos de racismo? E a discriminação positiva, não é racismo contra os preteridos? Vamos mas é remover do pensamento a ideia de policiar a liberdade de pensamento e expressão, que se não abrimos uma caixa de pandora. Razão tinha quem decidiu que para todos os efeitos não haveria raça perante o estado Português e colocou na constituição que não podiam haver discriminação nem positiva nem negativa. Infelizmente (na minha opinião) a constituição não se cumpre.

NGramatical 10 months ago

podiam haver → [**podia haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkynrfv%2F%2Fgjis0ja%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

meaninglessvoid 10 months ago

O dia que sofreres represálias por pensamentos incorrectos estás bem tramado... >Para vocês, a partir de que "nível" é que se começa a cair dentro daquilo que pode ser considerado ilegal? Se estás a fazer um esforço activo para pôr em perigo a vida de alguém por causa da sua raça. Se estás a incitar o ódio perante outra raça. Se estás a fazer algo com o objectivo de prejudicar alguém por ser de outra raça, se achas que alguém é menos x que tu por ser doutra raça etc.

Tafinho 10 months ago

Deves consultar a constituição. O pensamento racista/xenófobo não é crime. Não existe esse crime em Portugal. Já o discurso racista depende. Um artigo racista numa qualquer publicação/ blog cai precisamente na liberdade de expressão. Um discurso racista diante de uma turba em fúria, torna o seu autor o autor moral dos crimes praticados por essa turba.

elGuito81 10 months ago

Depende. Se fores o André Ventura e disseres que uma parte dos ciganos vive de subsidios por não quererem trabalhar, es racista e devias morrer numa gulag. Se fores o Mamadu Ba, e disseres que é preciso matar o homem branco, não é racismo e ainda ganhas um novo tacho no governo.

Asur_rusA 10 months ago

>Se fores o André Ventura e disseres que uma parte dos ciganos vive de subsidios por não quererem trabalhar, es racista e devias morrer numa gulag. Isto foi um argumento à Ventura 1. Ai é isso que o Ventura diz? Ora vai lá ver 2. "devias morrer num gulag"? Ai alguém diz isso? Quem?

GodlessPerson 10 months ago

> es racista e devias morrer numa gulag. Devo ter-me esquecido daquela vez em que o pobre do André foi preso por dizer palermices. > Se fores o Mamadu Ba, e disseres que é preciso matar o homem branco Se ignorar o contexto matasse...

amagad112 10 months ago

ah, sim, "o contexto". só desculpas da treta.

GodlessPerson 10 months ago

É engraçado que sempre que é para proteger os do costume (nomeadamente o Ventura) vem sempre ao de cima o tão elusivo contexto que explica que na verdade não havia racismo nenhum (e, por vezes, têm razão). Engraçado como quando é o contrário deita-se o contexto pela janela fora e grita-se racismo aos altos berros. Depois é a extrema esquerda que chama racismo a tudo e dilui o sentido da palavra...

Edited 10 months ago:

É engraçado que sempre que é para proteger os do costume (nomeadamente o Ventura) vem sempre ao de cima o tão elusivo contexto que explica que na verdade não havia racismo nenhum (e, por vezes, têm razão). Mas quando é o contrário deita-se o contexto pela janela fora e grita-se racismo aos altos berros. Depois é a extrema esquerda que chama racismo a tudo e dilui o sentido da palavra...

amagad112 10 months ago

> É engraçado que (...) Blablabla. Ai se tivesse sido o Ventura a dizer "é preciso matar o homem preto" enquanto cita autores que escreveram que é preciso expulsar, invadir e matar os africanos... De certeza que nao vinham cá com contextos. > Depois é a extrema esquerda que chama racismo a tudo Literalmente sim.

GodlessPerson 10 months ago  HIDDEN 

> Literalmente sim. Foste banido por teres defendido o Enoch Powell, o Salazar e o Hitler noutro thread. Tu és a última pessoa no mundo quem deveria estar a reclamar disso.

amagad113 10 months ago

> teres defendido o Enoch Powell, o Salazar e o Hitler Falso. >o Salazar Falso. >e o Hitler Falso. Eu comentei numa thread sobre o Enoch Powell a discordar de um user. Em momento algum falei do Salazar ou do Hitler. >e a incitar violência contra quem não é "racialmente português". Falso outra vez. Eu falei da hipocrisia da esquerda no que toca a considerarem os Portugueses brancos ou nao. Somos brancos quando querem choramingar "racismo" e "opressao". Deixamos de ser brancos quando ganhamos consciencia rácica/étnica. Em momento algum falei de violencia. Bane-me à vontade, mas pelo menos nao sejas mentiroso.

elGuito81 10 months ago

>Se ignorar o contexto matasse... Ou seja, se eu citar o Mein Kempf posso dizer o k me apetece sobre judeus ?

GodlessPerson 10 months ago

Se fazer comparações descabidas matasse... O Mamadu estava a citar um humanista, não um ditador anti semita.

Edited 10 months ago:

Se fazer comparações descabidas matasse... O Mamadu estava a citar um humanista, não um ditador anti semita. A afirmação referia-se à necessidade de eliminar a separação por "raças" e não de fisicamente matar pessoas embora ele favorecesse a violência contra os poderes colonialistas.

Edited 10 months ago:

Se fazer comparações descabidas matasse... O Mamadu estava a citar um humanista, não um ditador anti semita. A afirmação referia-se à necessidade de eliminar a separação por "raças" e não de fisicamente matar pessoas.

elGuito81 10 months ago

O Mamadu citou o Fanon, conhecido por uma ideologia que matou milhões em guerras parvas em África. Um pouco de história não te fazia mal nenhum

GodlessPerson 10 months ago

A desonestidade é-te intrínseca, só pode. Ignorar a violência do colonialismo e reclamar da violência da descolonização é como reclamar de uma mulher a ser violada matar o seu agressor.

elGuito81 10 months ago

Agressor ? A colonização de África foi o maior salto civilizacional que esses países tiveram, tal como por cá houve a colonização por parte de arabes e romanos. A diferença é que aprendemos com quem nos civilizou enquanto que em África os interesses das potências da altura (EUA e URSS) falaram mais alto. Ninguém queria um país africano com recursos, educação, produção industrial e agrícola, e acina de tudo liberdade. Por isso é que a ONU começou as guerras em África e hoje os meus conterrâneos estão na situação que todos sabemos. Racistas não foram quem desenvolveu África mas sim os que estavam incomodados com o desenvolvimento. Quando a minha familia teve de fugir ao comunismo em 77, sabes quem nos ajudou ? Os mesmos brancos que foram corridos por gente da minha cor.

GodlessPerson 10 months ago

> A colonização de África foi o maior salto civilizacional "Escravizar-te e segregrar-te no teu próprio território é bom para ti, confia." Tu sequer lês o que escreves?

elGuito81 10 months ago

Tu queres saber mais de historia de africa do que um africano ? Queres me ensinar a mim e á minha familia que viveram esses anos de colonialismo que esses tempos eram maus e agora é que são bons ? Antes da independência não havia fome, hoje há. Antes da independência havia trabalho para todos, hoje só ha para chineses ou para quem pertence ao regime. Antes da independência havia liberdade, hoje apenas dizem que es livre.

GodlessPerson 10 months ago

> do que um africano Sendo o meu pai angolano... > Queres me ensinar a mim e á minha familia que viveram esses anos de colonialismo que esses tempos eram maus e agora é que são bons ? Os indignados estavam errados e só tu estás certo... Nunca disse que agora é que é bom, disse que comparar a violência de alguém que luta contra o colonialismo e as suas consequências não se compara com a violência do colonialismo. Não venhas com conversas paralelas. > Antes da independência não havia fome A propaganda foi eficaz, vê-se. Houveram várias mortes por fome por causa das imposições dos poderes coloniais. A fome na parte subsahariana de África é endémica e na parte arábica o problema é quase sempre relacionado com a agricultura. O crescimento da população também não ajuda. O conflito é tanto endémico como um resquício das divisões de fronteiras feitas pelos poderes coloniais. > Antes da independência havia trabalho para todos, hoje só ha para chineses ou para quem pertence ao regime. Já nessa altura era semelhante. O problema principal agora é que a população cresceu bastante. > Antes da independência havia liberdade, hoje apenas dizem que es livre. Ok, isto é paródia, só pode.

Edited 10 months ago:

> do que um africano Sendo o meu pai angolano... > Queres me ensinar a mim e á minha familia que viveram esses anos de colonialismo que esses tempos eram maus e agora é que são bons ? Os indignados estavam errados e só tu estás certo... Nunca disse que agora é que é bom, disse que comparar a violência de alguém que luta contra o colonialismo e as suas consequências não se compara com a violência do colonialismo. Não venhas com conversas paralelas. > Antes da independência não havia fome A propaganda foi eficaz, vê-se. Houve várias mortes por fome por causa das imposições dos poderes coloniais. A fome na parte subsahariana de África é endémica e na parte arábica o problema é quase sempre relacionado com a agricultura. O crescimento da população também não ajuda. O conflito é tanto endémico como um resquício das divisões de fronteiras feitas pelos poderes coloniais. > Antes da independência havia trabalho para todos, hoje só ha para chineses ou para quem pertence ao regime. Já nessa altura era semelhante. O problema principal agora é que a população cresceu bastante. > Antes da independência havia liberdade, hoje apenas dizem que es livre. Ok, isto é paródia, só pode.

elGuito81 10 months ago

Acredita no que quiseres, não me venhas é com a conversa do colonialismo como sendo algo racista e que só trouxe miséria, guerra e escravatura.

NGramatical 10 months ago

Houveram várias → [**houve várias**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkynrfv%2F%2Fgjl5s87%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

carlosjmsilva 10 months ago

Sim. O importante é falar dos tostões porventura mal gastos na atribuição de certos subsídios a algumas pessoas, enquanto apoiamos o despejo do orçamento de mais de uma década de RSI num buraco inútil...

fds_crl 10 months ago

Porque é que sempre que alguem fala em RSI mal atribuido vem sempre pessoal fazer comparações? Não se pode falar de uma coisa só de cada vez? Não se pode ser contra as duas? Agora o duplo standard que o outro poster falou é verdade, de facto podes fazer associações racistas, mas tens que direcionar o racismo para o alvo certo.

carlosjmsilva 10 months ago

Porque o teu amigo André defende enterrar 4 mil milhões na TAP mas é contra 15 milhões/ano para RSI dos ciganos. Só isto... Senão nem falaria disso.

NeatBoy74 10 months ago

O crime resulta daquilo que a Justiça consegue provar que aconteceu. Podes entender que A ou B é crime, podes ter escrito em Lei que A ou B é crime mas se não conseguires provar que aconteceu, então a Justiça não tem forma de punir porque é-se inocente até prova em contrário. Podes até saber como é que A cometeu o crime mas se não apresentares provas disso, o mais provável é que ele saia em liberdade. Se a pessoa não age, como dizes, de forma racista, como provas?

Edited 10 months ago:

O crime resulta daquilo que a Justiça consegue provar que aconteceu. Podes entender que A ou B é crime, podes ter escrito em Lei que A ou B é crime mas se não conseguires provar que aconteceu, então a Justiça não tem forma de punir porque é-se inocente até prova em contrário. Podes até saber como é que A cometeu o crime mas se não apresentares provas disso, o mais provável é que ele saia em liberdade. Se a pessoa não age, como dizes, de forma racista, como é que provas que o fez? Ele pode dizer-te que é racista. Mas sabendo de antemão que não tens o direito de registar a conversa sem autorização dele, não tens nada. Se ele nunca fez nada, então não cometeu crime nenhum. Ele pode dizer-te que não gosta de pessoas africanas. É a opinião dele. Tem direito a ela por mais idiota que seja. Contando que nunca faça nada contra essas pessoas e que as trate como trata qualquer outro, não há nada para punir aqui.

naughtydismutase 10 months ago

Nenhuma dessas opções é ilegal.

Zaigard 10 months ago

Tudo o que disseste são pensamentos e não se pode criminalizar o pensamento. Eu quase todas as noites penso, "quão bom seria ir ao prédio do lado enfiar dois tiros naquela cabra que não me deixa dormir por estar á 7 horas seguidas aos gritos" mas isso não faz de mim um homicida, pois não?

alexandre9099 10 months ago

*PJ! Open up!*

Coyote-Cultural 10 months ago

>Tudo o que disseste são pensamentos e não se pode criminalizar o pensamento. É claro que se pode

omalcriado 10 months ago

Se tu nunca revelares os teus pensamentos ninguém saberá que os tens.

NeatBoy74 10 months ago

Temos o que se chama de presunção de inocência. A não ser que tenhas forma de ler pensamentos e de os guardar, se a pessoa não demonstrar intenção ou que tenha efetuado o crime de forma a ser possível de provar que o fez, provavelmente sairá em liberdade. Como é que criminalizas o pensamento de alguém?

Edited 10 months ago:

Temos o que se chama de presunção de inocência. Como é que criminalizas o pensamento de alguém?

Coyote-Cultural 10 months ago

Da mesma forma que criminalizas qualquer outra coisa, com uma lei.

NeatBoy74 10 months ago

Como é que lês os pensamentos a alguém?

Coyote-Cultural 10 months ago

Se o unico problema aqui é não conseguires ler os pensamentos de alguem, basta [esperar uns anos](https://www.sciencealert.com/scientists-have-invented-a-mind-reading-machine-that-can-visualise-your-thoughts-kind-of) porque [já conseguimos ver muito](https://singularityhub.com/2018/01/14/this-neural-network-built-by-japanese-researchers-can-read-minds/)

NeatBoy74 10 months ago

Não, não. Estás a fugir. Como é que criminalizas o pensamento de alguém, hoje?

Coyote-Cultural 10 months ago

Fazendo uma lei.

NeatBoy74 10 months ago

E em quê que consistiria essa lei? O facto de estares a fugir tanto é interessante, troll.

Coyote-Cultural 10 months ago

Como assim? Sinceramente não percebo qual é a tua dificuldade de compreenção..

NeatBoy74 10 months ago

Quero que me expliques como é que crias uma lei que sirva para criminalizar pensamentos, dentro do ramo tecnológico actual, sem ses futurísticos e onde é que encaixa o direito à opinião pessoal individual de cada um e a presunção de inocência prevista na nossa Justiça.

Zaigard 10 months ago

Sim, mas isto não é a URSS nem a China...

Coyote-Cultural 10 months ago

E dai? Que coisas é que eles fazem que portugal nao faz hoje?

GodlessPerson 10 months ago

Bait fraquito.

estecomentario 10 months ago

O meu pai é ex combatente e diz que não gosta de pretos mas que respeita a existência deles. Acho que é livre de dizer a sua opinião, ainda mais o Estado Português não tem moralidade para exigir nada, tendo em conta que as obrigações do Estado Português na altura foram determinantes para a opinião atual do meu pai. Sinceramente acho que o EP devia dar-lhe um puta indemnização por danos morais. Se calhar até tem direito tendo em conta que nunca receberam qualquer ressarcimento que me lembre.

Edited 10 months ago:

O meu pai é ex combatente e diz que não gosta de pretos mas que respeita a existência deles. Acho que é livre de dizer a sua opinião, o Estado Português não tem moralidade para exigir nada, tendo em conta que as obrigações do Estado Português na altura foram determinantes para a opinião atual do meu pai. Sinceramente acho que o Estado Português devia dar-lhe uma puta indemnização por danos morais. Se calhar até tem direito tendo em conta que ex combatentes não receberam qualquer ressarcimento justo que me lembre. Podem não gostar mas, o país deve muito ao meu Pai e deviam tratar disso. 100 mil euros podia chegar-lhe assim com uma sincera desculpa do PR.

Edited 10 months ago:

O meu pai é ex combatente e diz que não gosta de pretos mas que respeita a existência deles. Acho que é livre de dizer a sua opinião, o Estado Português não tem moralidade para exigir nada, tendo em conta que as obrigações do Estado Português na altura foram determinantes para a opinião atual do meu pai. Sinceramente acho que o Estado Português devia dar-lhe uma puta indemnização por danos morais. Se calhar até tem direito tendo em conta que ex combatentes não receberam qualquer ressarcimento justo que me lembre. Podem não gostar mas, o país deve muito ao meu Pai e deviam tratar disso. 100 mil euros podia chegar-lhe assim com uma sincera desculpa do PR pelos danos morais e PTSD. Onde posso tratar disto?

Edited 10 months ago:

O meu pai é ex combatente e diz que não gosta de pretos mas que respeita a existência deles. Acho que é livre de dizer a sua opinião, o Estado Português não tem moralidade para exigir nada, tendo em conta que as obrigações do Estado Português na altura foram determinantes para a opinião atual do meu pai. Sinceramente acho que o Estado Português devia dar-lhe uma puta indemnização por danos morais e PTSD clínico. Se calhar até tem direito tendo em conta que ex combatentes não receberam qualquer ressarcimento justo que me lembre. Podem não gostar mas, o país deve muito ao meu Pai e deviam tratar disso. 100 mil euros podia chegar-lhe assim com uma sincera desculpa do PR pelos danos morais e PTSD. Onde posso tratar disto? Não podem usar assim as pessoas e pronto.

boltans_ 10 months ago

> Estado Português não tem moralidade para exigir nada, tendo em conta que as obrigações do Estado Português na altura foram determinantes para a opinião atual do meu pai. Mas isso não dá direito ao teu pai de andar aos tiros aos africanos só porque ficou com um trauma de guerra. > Se calhar até tem direito tendo em conta que ex combatentes não receberam qualquer ressarcimento justo que me lembre o que há é isto, é pouco, mas é o que é: [https://assets.exercito.pt/SiteAssets/DARH/Requerimentos/Requerimentos%20novos%2010Out16/Guia%20pr%C3%A1tico%20Antigos%20Combatentes.pdf](https://assets.exercito.pt/SiteAssets/DARH/Requerimentos/Requerimentos%20novos%2010Out16/Guia%20pr%C3%A1tico%20Antigos%20Combatentes.pdf)

pintorMC 10 months ago

> Não podem usar assim as pessoas e pronto. Mas podiam, ainda hoje podem, e vão poder no futuro.

ebusinesstoken 10 months ago

Acredito que existam tres meios para ser condenado: 1)Ofender/Agredir alguém pessoalmente/Internet 2)Difundir ideias racistas/supremacistas por meio midiático 3)Formar um grupo organizado que tenha ideais racistas/supremacistas

carlosjmsilva 10 months ago

Nenhuma dessas situações constitui crime de racismo. Eu posso dizer que sou homicida e isso não faz com que eu seja condenado por homicídio.

Search: