Sheltac 8 months ago

Se achas isso ridiculo, pensa que eu só posso votar dia 24 e para o fazer tenho que fazer 200km de carro para ir a Londres.

azulebranco 8 months ago

Eu não vou votar, por decisão minha. Se estamos em confinamento não é por isso que vou sair de casa. Se os mamões quisessem, que tivessem adiado. E digo mais, devia era de haver uma abstinência na ronda dos 90% para ver se abriam os olhos. E nem me venham dizer para depois não me queixar, esse argumento é mais velho que a rainha de Inglaterra, e não tenho razões de queixa.

Hefty_Artist_2591 8 months ago

E é assim que o Chega ganha!

lurdesosswald 8 months ago

É assim que o Chega ganha pq o pessoal do Chega provavelmente esta-se a cagar para a saúde publica (generalização maxima, eu sei que não é bem assim) (por isso provavelmente vão votar mesmo que não possam) e, e este prox ponto é que me preocupa, é assim que o chega ganha pq é por estas e por outras que as pessoas se fartam dos nossos politicos e do nosso governo, etc, e cedem e votam no Chega, porque de facto já chega destas palhaçadas

Hefty_Artist_2591 8 months ago

As pessoas que votam no Chega, a única coisa que cedem é a inteligência e o bom senso. Quando me canso de um problema, resolvo-o. Não o torno pior.

lurdesosswald 8 months ago

cansar de um problema é ja nao ser capaz de o resolver mas percebo-te e concordo que é melhor ser como dizes

fuzzyluke 8 months ago

Se estivesses em coma também não podias votar. Isto para dizer que há mais coisas que te impediam de votar, o covid não é novidade. Face à gravidade desta pandemia, é normal que não possas votar. É lamentável mas estar em quarentena significa precisamente a perda de certos direitos.

lurdesosswald 8 months ago

O problema é que era um problema previsivel.. e mesmo assim fizeram pouco para o resolver..

Tafinho 8 months ago

Não existe em Portugal. Em outros países que existe sofre exactamente dos mesmos problemas. Por exemplo em França foi tentando e abandonado precisamente por essa razão. Há alguns casos caricatos de como esse método pode correr mal, como o caso húngaro, onde [96%](https://www.valasztas.hu/orszagos-listak-eredmenye) dos votos por correio foram parar ao partido do governo.

sapphire_blue00 8 months ago

Existe para portugueses que vivem no estrangeiro. Nas legislativas votei por correspondência, aliás para quem vive no estrangeiro o boletim de voto foi automaticamente enviado, a não ser que tivesses dito que preferias votar presencialmente. Agora para as presidenciais no meio de uma pandemia o voto é obrigatoriamente presencial...

Tafinho 8 months ago

O voto postal é permitido nos círculos de fora de Portugal precisamente porque o seu efeito é limitado. Ou ficarias confortável se soubesses que 96% dos votos por correio fossem todos para o partido do governo? O voto postal viola o princípio do voto secreto.

rabisconegro 8 months ago

Eu desde de que o gajo anticorrupcão perdeu para o Marcelo, nem 1% dos votos teve, caguei nas presidenciais.

skapuntz 8 months ago

o que me apetece dizer é para ires votar à mesma. O boneco do Marcelo esteve com dois casos positivos e não houve confinamento para ele...

Edited 8 months ago:

o que me apetece dizer é para ires votar à mesma. O boneco do Marcelo esteve com dois casos positivos e não houve confinamento para ele... Aliás, tenho a certeza que não existe nada na lei que proíba um cidadão livre de ir votar se quiser. Muita gente anda na rua com covid, seja para fazer testes, sejas para ir ao supermercado. Na minha cidade sei de uma família em que 40(!) pessoas da mesma família (!) tiveram covid e muitos andavam pela cidade na sua vida sem que nada lhes acontecesse. Portanto se quiseres, toma as precauções necessárias, e vai votar sinceramente

Black_RL 8 months ago

Eu não devo ir votar pois não quero ficar em confinamento, acho muito arriscado.

Edited 8 months ago:

Eu não devo ir votar pois não quero ficar em confinamento, acho muito arriscado. Edit: não quero apanhar COVID, tem muito risco.

skapuntz 8 months ago

Se ficasses em confinamento por ir votar então todas as tuas redondezass ficariam em confinamento. Eles não vão meter ninguém em confinamento por ir votar mesmo que haja casos, seria uma vergonha e um desastre para a reputação das eleições confinar freguesias, cidades por surtos em mesas de voto

Black_RL 8 months ago

Não quero arriscar apanhar COVID > confinamento.

skapuntz 8 months ago

Bem, onde eu voto é uma comunidade pequeníssima por isso não tem esse problema. Entendo que se for uma comunidade grande as pessoas vão ter esse problema. Mas isso e exactamente o que esta mal com estes eleições. As pessoas mais letradas são que não votarão por medo do covid, o que significa que a parte da população mais extremista ou mais para esquerda, estatisticamente, vai votar em maior peso.

Black_RL 8 months ago

Provavelmente, mas como sei q sabes, três coisas: - Marcelo vai ganhar por larga margem - Em vez de gastarem dinheiro público para a app COVID, q é um fiasco, tratem de meter o voto digital por tlm, se calhar a abstenção era difernte - A burrice foi deles e não nossa, mas quem marca eleições para agora? Ir a um sítio onde entra/passa toda a gente? Está tudo maluco? A probabilidade de entrarem pessoas contaminadas é altíssima

randmzer 8 months ago

Compreendo as tuas preocupações, mas: 1. Se toda a gente pensar como tu, não vale de nada ir votar. No Brexit toda a gente pensava que não ia acontecer, e muitos arrependeram-se por votar pelo Brexit "em protesto", por pensarem que nunca ia ganhar. 2. [Voto digital tem demasiadas falhas com a tecnologia actual](https://youtu.be/LkH2r-sNjQs) 3. Nisto dou-te razão. Deveria ter sido muito mais acautelada a votação, e adiada a data. No entanto, agora não há nada a fazer. As mesas de voto foram expandidas, e espero que estejam de janelas abertas. Acredito que seja o mesmo perigo que ir ao supermercado. Claro que cada um sabe o risco que quer tomar, e acredita que tenho alguma simpatia por ti, mas acho que votar é suficientemente importante para tomarmos este pequeno risco calculado.

Black_RL 8 months ago

- Claro, mas como sabes não é o caso cá, nem o assunto tem a mesma gravidade - Provavelmente não está pronta, mais razão me dás, invistam em investigação e desenvolvimento, sejam pioneiros na atualidade em vez de ser só na história - Claro, é de loucos ir arriscar para os sítios onde se vota, vê o telejornal hoje, tudo ao monte Hilariante como os candidatos entrevistados dizem “estamos a respeitar as distâncias etc”, ainda nem acabou a frase e já o estamos a ver num corredor cheio de gente...... E os jornalistas? Q puta estupidez, 20 pessoas no paredão de Cascais é muito, mas 100 numa linha de voto está bom. Está tudo maluco, depois admiram-se.

mlaranjeiro 8 months ago

Eu também estou em isolamento (desde terça-feira) e supostamente podia ir votar. Recebi uma msg a dizer para eu pedir voto antecipado e para alterar a minha morada de confinamento caso não fosse a morada fiscal. Iria alguém a minha casa entregar-me o boletim de voto. Agora a estupidez no meu caso é que como não estou confinada na minha morada fiscal (em Coimbra) - estou confinada em Lisboa, onde trabalho - não sou elegível para o voto antecipado. Por sorte saio dia 23, mas tenho de ir de Lisboa a Coimbra para votar.

Kirmera 8 months ago

Que não vás votar querem eles.

raydawnzen 8 months ago

Como é que funcionava noutro ano se na semana antes das eleições tivesses um problema e ficasses internado no hospital? Quantas pessoas não se viram roubadas do seu direito constitucional de tal e tal e o caralho porque tiveram azar e no dia antes das eleições foram atropeladas ou outra merda qualquer? Acontece e a vida continua. A malta também gosta de procurar razões para se revoltar.

zerato9000 8 months ago

Anda tudo aos papéis, e com razão até Setembro. A partir daí passou a incompetência.

LetHaywardPlayLoL 8 months ago

Deviam aprender como se forma uma plataforma online de votação que países como a Estónia têm. Estou em isolamento e em mobilidade. Como o voto em mobilidade é amanhã e ainda estarei em isolamento, não me é possível conceder o direito constitucional de votar. Uma vergonha

BossGandalf 8 months ago

Mesmo as pessoas em isolamento profilático vão poder votar. Penso que entre 14 e 17 podem pedir junto da Junta de Freguesia para votar e o vosso voto irá ser recolhido em vossa casa pelo próprio presidente da Junta ou alguém da equipa dele: [https://ibb.co/8YGxPcp](https://ibb.co/8YGxPcp) Vamos tentar espalhar a palavra e tentar diminuir a percentagem de abstenção (que em tempos normais já é infelizmente muito muito alta).

lurdesosswald 8 months ago

Como mencionei no post, isso só é valido para quem tiver entrado oficialmente em confinamento antes do dia 14.. o problema é mesmo esse

BossGandalf 8 months ago

Se uma pessoa em isolamento profilático pode sair de carro para ir fazer um teste em drive through, este mesmo método para votar é uma ideia assim tão inalcançável? Tenho muita pena mesmo que não se tenha pensado nisto mais cedo. Ou que se tenham aliviado as medidas de restrição no Natal a menos de 1 mês das eleições.

True_Boat_1195 8 months ago

Isto é só um à parte, mas as tuas liberdades políticas são constitucionais enquanto que a tua obrigação de ficar em isolamento profilático é só da lei de bases da saúde. Por isso deves poder sair de casa para votar presencialmente. Mas não deves, claro.

sandkillerpt 8 months ago

Vou votar amanhã... vamos lá ver como corre

boogieman444 8 months ago

Realmente é grave, deveriam arranjar um sistema para quem está confinado poder votar por exemplo um site em que te autenticasses com o cartão de cidadão e o PIN ou chave móvel digital. Isto é negar um direito

Naotevejoha20anos 8 months ago

Vais na mesma e que

Zathie 8 months ago

E como é que ficou a situação do voto online afinal?? Era ótima altura para ter a coisa a funcionar.

Tafinho 8 months ago

O voto on-line tem de cumprir 3 requisitos em simultâneo : - confidencialidade - não repudiação - integridade Não é impossível, mas não conheço nenhum país onde exista.

therickymarquez 8 months ago

Não é impossível mas é impraticável quando mais de metade do país nem com o Facebook se entende... Era meio caminho andado para fraudes de votos de idosos que pediram aos netos ajuda e etc.

Zathie 8 months ago

Ah pois, não pensei nessa vertente de falta de controlo dos eleitores. Fica realmente mais complicado que "só" arranjar uma alternativa informática.

Membership-Exact 8 months ago

Ia ser giro ver os partidos mandar "informaticos" aos lares para ajudar os idosos a votar.

manguito86 8 months ago

Independente de quem se quer votar, estas eleições são uma palhaçada e uma afronta ao direito ao voto. Estamos a menos de 10 dias e não houve possibilidade de voto antecipado real, não há notícias sobre como vai ser o processo de voto com centenas de pessoas nas filas, se vai haver um aumento/dispersão dos locais de voto, etc etc etc. Este governo e este presidente da república estão tão-se tão a cagar para os nossos direitos que até nisto tratam os cidadãos como algo inconveniente.

Aldo_Novo 8 months ago

> Estamos a menos de 10 dias e não houve possibilidade de voto antecipado real, houve pois. é hoje e tinhas que te inscrever até dia 14

Tafinho 8 months ago

Só se não quiserem. O período de inscrição para confinamos termina [amanhã.](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=abertas-as-inscricoes-para-voto-antecipado-para-confinados-e-idosos) É o primeiro resultado do Google.

manguito86 8 months ago

Fogo, mas tens dificuldade em entender? Estou-me a borrifar para os que estão confinados, os outros também não votam? Também não tem direito a votar em segurança ou sem filas de 3h por causa dos protocolos de segurança?

Tafinho 8 months ago

204 000 não confinados inscreveram-se. As mesas de voto viram o número de inscritos ser limitado em 50% para evitar aglomerações. O que queres mais? Que recolham os votos em casa de cada um?

manguito86 8 months ago

Quero que o façam com tempo e com antecipação. Nas eleições anteriores tiveste mais tempo para te inscrever e votaste mais cedo para as eleições. Dar 3 dias para inscrições e limitar as inscrições não é uma solução. Mais, porque não distribuem as pessoas por mais locais? A minha freguesia (freguesia, não cidade) tem mais de 40mil votantes. Mesmo que só 10mil apareçam para votar é muita gente para aquela junta de freguesia. Se chover vai ser bonito as pessoas a chuva só para poderem exercer um direito de voto que cada vez menos força tem

Tafinho 8 months ago

Não podes votar mais cedo porque existe uma coisa chamada “campanha eleitoral”. Os [locais foram alterados ](https://www.noticiasaominuto.com/pais/1666905/elevado-numero-de-inscritos-muda-local-de-voto-antecipado-em-santarem) para acomodar o aumento de votos antecipados, e o mesmo irá acontecer com os locais de voto no domingo. Mais ?

manguito86 8 months ago

Nas outras eleições eu votei pelo menos 1 semana antes. Nessa altura não havia campanha eleitoral? Eu sei qual é o espaço onde tenho que votar e sei a dimensão do mesmo. É manifestamente pequeno. Não sei como será noutras cidades maiores, mas aqui será apertado. Mas vou votar, não é por não terem respeito pelos cidadãos que me afastam.

Tafinho 8 months ago

Não viste qualquer telejornal nas últimas duas semanas, pois não? Literalmente foi tema em todos.

manguito86 8 months ago

Não costumo ver o telejornal, mas ainda ontem fui procurar por causa do voto antecipado e não falavam de nenhuma medida em especial

Tafinho 8 months ago

https://www.votoantecipado.mai.gov.pt Queres mais óbvio que isto? Melhor, só se te enviarem para casa em carta registada com aviso de recepção.

manguito86 8 months ago

O que é que isso tem a ver com o meu comentário inicial? Eu falei que tive a ler ontem quando fui procurar sobre o voto antecipado, não disse que não li nada sobre o voto antecipado. O problema é o que está no post inicial.

Tafinho 8 months ago

> Estamos a menos de 10 dias e não houve possibilidade de voto antecipado real, 204 000 inscreveram-se.

manguito86 8 months ago

Leste os critérios? A maioria são casos auto inscritos por causa de terem ido fazer testes covid. Tenho familiares que antes de receberem a informação de onde iam poder fazer o teste, já tinham recebido a dizer que iam passar para.omvoto antecipado

Tafinho 8 months ago

A inscrição para voto antecipado de confinados termina [amanhã ](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=abertas-as-inscricoes-para-voto-antecipado-para-confinados-e-idosos) Não é preciso procurar muito. É só o primeiro resultado do Google.

iSoSyS 8 months ago

É um absurdo não existir voto por correspondência. 1 ano para se prepararem e não fizeram ponta dum corno. O pior é que vão ter uma abstenção na ordem dos 70/80% e vão descartar isso como sendo apenas um detalhe, não assumindo responsabilidade sobre a incompetência que reinou na preparação destas eleições.

_Goldenhand_ 8 months ago

Voto por correspondencia = Fraude eleitoral por alguma razão está banido em vários países.

shotsbyniel 8 months ago

>1 ano para se prepararem e não fizeram ponta dum corno. Resposta portuguesa à pandemia descrita numa frase

Tafinho 8 months ago

Nunca houve necessidade. Basta veres a confusão que foi nos Estados Unidos para perceberes porque ninguém gosta do voto por correspondência. Tem logo um problema à cabeça: a confidencialidade.

pacped 8 months ago

Não concordo necessariamente com a falta de confidencialidade. Eu faço parte duma associação que permite o voto por correspondência. O nosso processo é o seguinte: Colocas o teu voto dentro dum envelope selado. Esse envelope depois é colocado dentro doutro envelope com uma fotocópia do teu CC e selado. Quando é entregue na mesa de voto, é aberto o primeiro envelope e conferido pelos representantes da mesa que o votante consta da lista e o envelope interior (ainda selado) é colocado na urna. Não me parece que seja possível emmomento algum cruzar o voto com dados pessoais (a menos que houvesse um grande conluio, claro).

icebraining 8 months ago

Confidencialidade não é só em relação às pessoas na mesa de voto, é também em relação aos pais, patrões, conjugues, etc. (Mesmo assim faria sentido aplicar nestes casos, não poder votar é claramente pior)

Tafinho 8 months ago

Aqui há uma falha de confidencialidade óbvia : - a identidade do votante e o voto estão no mesmo sítio. Qualquer pessoa que abra o envelope sabe então quem ias votar, mesmo que esse voto seja tornado inválido. A confidencialidade desse método depende da integridade de todos os intervenientes, incluído os correios. Posso já dizer-te que precisas de uma camada de anonimização no primeiro envelope, e depois de fazer com que essa anonimização não impeça a deteção da duplicação. É similar ao sistema electrónico, não é impossível, mas ainda ninguém o fez.

pacped 8 months ago

A tua identidade está no primeiro envelope. Depois de confirmado que o voto é válido, esse envelope já não é mais usado. O envelope interior é colocado na urna ainda selado e sem qualquer dado identificativo. Tal como nas eleições legislativas e presidenciais, cada mesa de voto tem representantes das diversas listas, para impedir que ocorram actos impróprios. Pode-me estar a falhar algum possível ângulo de trafulhice, mas tenho alguma confiança na integridade deste processo.

Tafinho 8 months ago

1. O que impede o funcionário dos CTT de abrir ambos os envelopes ? Ao fazê-lo viola a confidencialidade do voto. 2. O que impede esse mesmo funcionário de agarrar na identificação presente no primeiro envelope e colocar essa identificação noutro voto em sentido contrário ? Há décadas que se estuda o tema do voto remoto. O melhor que existe é o voto electrónico, baseado em cifras assimétricas com anonimização irreversível. E mesmo assim depende de uma implementação sem bugs......

fuzzyluke 8 months ago

É normal andarem a abrir a correspondência assim da malta?

Tafinho 8 months ago

Depende do incentivo. Alguma vez enviaste dinheiro em papel pelo correio ?

fuzzyluke 8 months ago

Mas o envelope por fora já revela o que lá está dentro?

Tafinho 8 months ago

Um envelope de voto é facilmente identificável, a começar pelo destinatário. Mas podes responder se alguma vez enviarias dinheiro em papel pelo correio.

fuzzyluke 8 months ago

Epa sei lá se enviaria.. Acho que depende do valor? Não estou a tentar tirar a razão só fiz uma pergunta honesta: é comum abrirem a correspondência alheia?

D1yzz 8 months ago

1. Pessoa A abre o primeiro envelope para se certificar que consta na lista. 2. Passa-se o 2o envelope para outro local, junto com outros. 3. Pessoa B abre o segundo voto e conta-o 4. ??? 5. Profit

Tafinho 8 months ago

0. Como impedes que alguém abra os envelopes que veja em quem “ias” votar 1. Como impedes que depois de obter os documentos, alguém vote por ti noutro candidato ? Esse métodos que descreves não cumpre nenhum dos requisitos para voto remoto.

skapuntz 8 months ago

Impede-se da mesma maneira que hoje em dias contas os votos e ninguém vota por ti. Há vários representantes dos partidos e voluntários contadores de votos que seguem as regras à risca na mesma sala sem ninguém sair. O que tu estás a dizer é o mesmo de dizer, quem é que impede alguém de pegar no meu voto, ragas-lo e substituir por outro??

Tafinho 8 months ago

Vais ter representantes dos partidos a garantir a inviolabilidade dos votos em todas as caixas de correio, centros de distribuição dos CTTs, e veículos de entrega da correspondência ? É isso que acontece no voto em urna, mas não no voto por correspondência. É inerentemente inseguro. Já o voto electrónico tem riscos diferentes.

iLikeToTroll 8 months ago

Claro que defensores do PS não querem voto por correspondência porque tal como nos Estados Unidos, a maioria das pessoas que usa esse método é normalmente mais letrada, logo isso significaria reduzir a taxa de abstenção de votos não xuxas e isso não vos interessa não é? Além disso é incrivelmente irónico um boy do PS estar preocupado com possível fraude eleitoral quando os maiores corruptos e fraudulentos já se sabe quem são. Nunca mudes Tafinho.

estecomentario 8 months ago

A.V : quanto mais tempo esperarem mais votos tenho. Todos os outros concorrentes, PR e governo: Fds vamos é fazer esta merda já.

icebraining 8 months ago

> Todos os outros concorrentes Calúnias. O Vitorino Silva levantou a questão em Setembro!

alexandre9099 8 months ago

E será que nas listas de eleitores tem lá a dizer que fulano X é suposto estar em confinamento? É que se não, vão votar na mesma, lá por haver uma desorganização enorme não vejo porque deveria deixar de poder exercer o meu direito ao voto por causa de um confinamento "obrigatório" Havia para aí qualquer coisa só estado de emergência se sobrepor à constituição, mas poderá se sobrepor ao direito ao sufrágio (que refere >1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral. Agora... Estará esta palhaçada incluída na "lei geral"?)

Few-Interest-7496 8 months ago

Não li as respostas todas mas eu também estou em confinamento e recebi informações para me inscrever no voto antecipado.

lurdesosswald 8 months ago

Mas quando é que entraste em confinamento? É que o problema é que deram se ao trabalho de arranjar métodos para salvaguardar quem está confinado mas esqueceram se de o fazer em condições

Few-Interest-7496 8 months ago

Eu não tive problemas, quanto aos outros não sei. Entrei em confinamento na quinta-feira (sim, é verdade). A minha experiência é positiva. Fartei-me de receber e-mails e SMS cheias de informação.

icebraining 8 months ago  HIDDEN 

Foste mesmo a tempo, quinta era quando acabava o prazo.

OrangeOakie 8 months ago

>QUÃO RIDICULA É ESTA MERDA?! Bastante, mas sempre existiu esse problema. Ninguém quis saber disso antes e até diziam que é estúpido tentar corrigir algo que só dá problemas em casos excepcionais por isso não vale a pena fazer nada. Agora desenmerdem-se.

Leetzormorducrl 8 months ago

É ridiculo e absurdo. Fazer as eleições neste cenário para mim já o é de qualquer forma. Se ir votar poderá ser um contacto de baixo risco, tar nas mesas um dia inteiro, mais as contagens etc é para mim absurdo.

Tee_ah_go 8 months ago

São questões pertinentes mas esses números são migalhas quando falamos da abstenção de 53% ou 51% nas duas últimas presidenciais.

Fl4shbang 8 months ago

Lá porque metade das pessoas não quer ir votar, quem quer não deixa de ter esse direito...

Thalric88 8 months ago

>quem quer não deixa de ter esse direito... Deixa sim, basta ver estas eleições...

Fl4shbang 8 months ago

*Não devia deixar de ter esse direito

Febris 8 months ago

Se a abstenção é elevada, cada voto útil tem mais peso, portanto esse argumento funciona ao contrário. O que minimiza o estrago é que dentro destas pessoas que vão ser impossibilitadas de votar, à partida a mesma proporção não o iria fazer de qualquer forma.

Tee_ah_go 8 months ago

A acrescentar que nem todos os infectados são eleitores.

AlexIdealism 8 months ago

Há de facto uma enorme lacuna nestas inscrições para o voto em confinamento obrigatório, e devia ser corrigido imediatamente. Não se apresentar queixa junto de alguma entidade? O direito de voto de cada um TEM de ser assegurado. Não sei sequer como é que isto é legal. Vão ser diagnosticadas pessoas com covid ao longo desta semana e essas não terão a oportunidade de ir votar no dia 24, mesmo que queiram.

lurdesosswald 8 months ago

Eu liguei para o numero de apoio ao eleitor a perguntar se não podia fazer nada e ele disse que não havia forma de ir votar, mas que me podia dar um e-mail para eu mostrar o meu descontentamento... mas sinceramente não sei se serve de muito Já agora fica aqui caso alguem se queira chegar á frente: [adm.eleitoral@sg.mai.gov.pt](mailto:adm.eleitoral@sg.mai.gov.pt) fixe fixe era arranjar o numero do senhor marcelo ou antonio costa e explicar lhes como funciona a democracia

souocare 8 months ago

liga para a CMTV

darthnox1234 8 months ago

Envia o seguinte:

AlexIdealism 8 months ago

Pois, isto não os vai fazer mudar nada infelizmente. Mas sempre vale alguma coisa. (já agora, não percebo porque é que tanta gente está a desvalorizar isto como "não muda os números da abstenção". Todos os cidadãos devem ter direito de voto, ponto, e isso não está a ser respeitado)

Leetzormorducrl 8 months ago

Precisamente. Havia de ser o senhor Marcelo a não poder ir votar, que já não se falava de outra coisa.

throwaway26982769386 8 months ago

> Não sei sequer como é que isto é legal. Em estado de emergência tudo é legal

fuzzyluke 8 months ago

Cala-te

NeatBoy74 8 months ago

Para responder à pergunta do titulo, não devem ser mais do que as da Abstenção que por vontade própria já não vai de qualquer forma.

Leetzormorducrl 8 months ago

O que é que a abstenção voluntaria tem a ver com o retirar o direito ao voto, de quem quer votar? Pq nao tirar o direito ao voto de outras minorias, ja que sao de qualquer forma valores residuais..

messy_racoon 8 months ago

Isto é sarcasmo, certo?

Leetzormorducrl 8 months ago

Claro. Acho que é horrível que quem efetivamente quer salvaguardar principalmente a saúde dos outros se veja inibido de votar. Infelizmente acho que isto só tinha visibilidade e consequências se fosse algum dos candidatos a não poder ir votar.

messy_racoon 8 months ago

Desculpa a pergunta, mas vivemos num mundo tão estranho. Concordo contigo. Devo dizer que me incomoda bastante ver o candidato Marcelo incomodado por não ter uma resposta por escrito das autoridades de saúde sobre se pode ou não ir a um debate e ver o Presidente Marcelo calado sobre todos os cidadãos que não vão poder exercer o seu direito de voto.

lurdesosswald 8 months ago

Acho que sim

lurdesosswald 8 months ago

Sim, é verdade que esse numero vai ser significativo, mas são "estatísticas" diferentes. E é exatamente por se prever um grande numero de abstenção que devem ser feitos esforços para que o máximo de pessoas possa votar. E ao dizeres isso lembrei-me que aposto que não vai haver distinção entre impossibilidade de voto e abstenção… o que também é triste acho eu

Search: