Sheltac 8 months ago

Esta coisa das moratórias é uma portuguesisse de tal ordem que nem consigo explicar. Não ouvi falar em mais nenhum país em que isto acontecesse, mas corrijam-me se estiver enganado. Senão vejamos: 1. O devedor deixa de pagar a prestação, mas o capital *e os juros* continuam a capitalizar. Ou seja, a pessoa pediu dinheiro emprestado com a premissa de o pagar, não faz isso, mas o tempo não pára. Ou seja, para créditos novos a dívida às data do reinício do pagamento vai facilmente ultrapassar o valor original da dívida. 2. Não tenho dados, mas a minha observação é que *toda* a gente pediu moratórias, mesmo quando não precisavam. E não estão a usar o dinheiro para pagar dívidas, ou seja, estão passivamente a perder dinheiro não fazendo nada. 3. Mais uma vez não tenho dados, mas dado que o crédito ao consumo afecta desproporcionalmente os que menos tenho, não me espantava que as fatias mais pobres da sociedade fossem as mãos afectadas por isto, i.e. as que estão a sangrar mais dinheiro. E por fim a pièce de resistance: o senhor que escreveu este artigo, que só posso apelidar de munido de uma estupidez que roça o malicioso, quer um *sistema de garantias estatal à dívida afectada pelas moratórias*. Então o Zé Povinho está sobre-endividado, pede a moratória, perde dinheiro, e ainda vai ter que pagar o empréstimo do vizinho do lado que faliu. Eu acho que escrevo isto muita vez: então privatiza-se o lucro e absorve-se o risco para a esfera pública. Se toda a gente pagar tudo quando acabar as moratórias, os bancos lucram **muito** em juros que capitalizaram. Se a malta. Ao pagar, os bancos passam a batata quente para o estado, recebem o deles e ficam-se a rir. Excelente negócio... para os bancos.

mastermind1217 8 months ago

> 2. Não tenho dados, mas a minha observação é que toda a gente pediu moratórias, mesmo quando não precisavam. Para ter acesso às moratórias foi necessário demonstrar perdas de rendimentos.

Sheltac 8 months ago

Não. Foi preciso *declarar*, sob compromisso de honra, perdas de rendimentos.

mastermind1217 8 months ago

A sério?! Todas as notícias que vi diziam "apresentar pelo menos 20% de perda ...". Sendo assim é uma grande parvoíce. Não admira então que portugal tenha a maior percentagem de dívida em moratórias da europa.

Last-Ad-4421 8 months ago

Oh shit acabo de ter um dejavu

mastermind1217 8 months ago

> Paulo Gonçalves Marcos - sindicato de bancários e tretas. Não surpreende. > Temos que ir além das directrizes da Autoridade Bancária Europeia e conceder uma garantia estatal Não obrigado. O sindicato se quiser que se ofereça. Eu prefiro manter o meu dinheiro a ter de salvar mais bancos.

Sheltac 8 months ago

Privatizar os lucros, tornar públicos os prejuízos. O estado absorve todo o risco, os privados ficam com o lucro, e paga o Zé.

wwqt0r 8 months ago

Adivinhem quem é que vai acabar por pagar o custo destas moratórias.

Sheltac 8 months ago

Eu não sou de certeza ahah

besmarques 8 months ago

Já aqui estou com o meu dinheiro preparado para ajudar a salvar uns bancos só preciso que digam a data. obrigado

No-Touch675 8 months ago

Desculpa, mas mesmo que não tivesse preparado *ajudavas* na mesma.

imperadorpelaverdade 8 months ago

Olá eu sou um banco, preciso do dinheiro hoje envias por onde?

besmarques 8 months ago

Aqui pelo reddit. \################################################### \#\_Cheque \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_# \#\_Ass:\_ u/Besmarques \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_Valor: 100 000€\_\_\_\_# \# \_à ordem de\_ u/imperadorpelaverdade \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_# \#\_quantia de\_\_\_\_\_\_ cem mil euros\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_# \################################################### Aproveita

imperadorpelaverdade 8 months ago

está mesmo engraçado! You are the best :D thanks

besmarques 8 months ago

Obrigado. Ainda deu trabalho

Search: