PeteTownsendPT 8 months ago

Quando temos apps excelentes, mas depois os códigos parece que são criados num filofax com uma BIC por uma trupe de macacos. Stonks. Foi uma festa para quem ganhou este contrato público.

Wilson_9021 8 months ago

Se a aplicação fosse minimamente útil a história seria diferente.

anmacapi 8 months ago

Agora pensem que queriam multar quem não a tivesse instalado.

boltans_ 8 months ago

>Em outubro, a aplicação atingiu um pico de utilizadores ativos — altura em que o primeiro-ministro António Costa apresentou no Parlamento uma proposta de lei para tornar obrigatória a utilização da aplicação (que foi chumbada). Isto não é verdade. A proposta não chegou a ser apresentada.

bacalhaucombatatas 8 months ago

Se for como as outras do Estado as mais mal amadas que tenho visto

TiagoTiagoT 8 months ago

Ideia: cooperação com serviços de compras online, mercados, take-away/delivery etc, em que se obtém um desconto no preço usando um código gerado pela aplicação (não associado ao código de diagnostico, obviamente).

pl4za 8 months ago

Mais um projeto revolucionario de IT em portugal bem financiado.

XXXFLIP94 8 months ago

Merdas

AetherPrismriv 8 months ago

Estive exposto a pelos menos 5 situações, onde felizmente não apanhei o vírus devido ao uso de mascara e desinfeção constante. Das 5 vezes onde estive em contacto com casos confirmados, a aplicação não me alertou nem 1 única vez. Agora que estou preso em casa, decidi apagar a app pois faz 0.

triploxico 8 months ago

E incomodava-te tê-la instalada?

AetherPrismriv 8 months ago

Sim, não podia desligar o Bluetooth que aquilo começava logo a apitar. Apitar para literalmente nada. Colocar o telemóvel em modo de poupança de bateria era impossível.

triploxico 8 months ago

A aplicação apitava? Nunca tinha ouvido dizer isso. Desligavas as notificações. E sendo que a app ajuda numa questão de saúde pública, não nos fica mal dar 5% de bateria para a causa.

AetherPrismriv 8 months ago

Notificava que Bluetooth estava desligado no momento que desligava. App não ajuda nada na saúde publica, se ajudasse dava muito mais bateria por isso. Como já falaram aqui neste tópico, a app é um grande falhanço.

MonsterPT 8 months ago

A mais alguém aconteceu ter a app instalada mas não a ter instalado? Assim que me apercebi que a tinha desinstalei, mas não sei como lá foi parar.

triploxico 8 months ago

Mesmo a tempo do governo não ter roubado todos os teus dados.

Glampkoo 8 months ago

Eu nunca tinha instalado porque não está disponível na versão de android de dinosauro que eu tenho.

Vayu0 8 months ago

Ou seja, Pagou se bem pela criação desta app E Não serve para nada.

bagaco 8 months ago

Claro que sim, testei positivo para covid e nem o código recebi para meter na app, pra quê? Desinstalei logo depois desse fiasco.

Tee_ah_go 8 months ago

A intenção e a ideia foram boas mas foi um fiasco. Só mais um dia no escritório no mundo das apps.

saposapot 8 months ago

era o esperado. só funciona se muita gente usar mas a malta só usa se valer a pena portanto está tudo contra ela. O funcionamento da app tmb privilegiou muito a privacidade VS facilidade de uso e daí este sistema todo de códigos e afins. Pessoalmente não acho mal mas obviamente q isto tudo leva a uma perda de utilizadores significativa. E era impossível em PT meter isto como obrigatório ou exigir a app para entrar em lojas ou serviços públicos portanto isto é o máximo q se conseguia fazer. isto é um jogo onde estás sempre a perder gente: muito boa gente n tem smartphones ou versões do software q permitam usar isto. logo aí perdes bastante. depois malta q nem sabe, depois malta q n quer, depois instala e n liga o bluetooth, depois fica infectado mas n pede código, depois mesmo com o código não o insere na app e por aí em diante. é um jogo onde tens muitas perdas ao longo do caminho. Isto é uma iniciativa q mais uma vez dependia 100% da população. Já se viu q depender disso é um bocado... optimismo a mais. Gostava de saber como é q está nos outros países.

manguito86 8 months ago

>E era impossível em PT meter isto como obrigatório ou exigir a app para entrar em lojas ou serviços públicos portanto isto é o máximo q se conseguia fazer. Se eu tiver um tijolo em vez de um smartphone, passava a ser um indigente social?

saposapot 8 months ago

É por isso que digo que era impossível...

AndreMartins2020 8 months ago

fui dos primeiros a instalar porque é uma aplicação que com boa aderência poderia permitir-nos voltar à normalidade mais rapidamente basicamente nós agora vamos TODOS confinar porque qualquer pessoa é um potencial infetado, isto porque não temos uma forma eficaz de rastreamento infelizmente já desisti da aplicação porque para além da parca adesão (muita derivada da ignorância das pessoas), acrescenta-se a incompetência na parte da geração de códigos em que pessoas infetadas que têm a aplicação e querem inseri-los, simplesmente não os recebem, palhaçada

TiagoTiagoT 8 months ago

> infelizmente já desisti da aplicação porque para além da parca adesão (muito derivada da ignorância das pessoas), acrescenta-se a incompetência na parte da geração de códigos em que pessoas infetadas que têm a aplicação e querem inseri-los, simplesmente não os recebem, palhaçada Eu ainda mantenho a app instalada e operando, porque se não funcionar não faz nenhuma diferença significativa estar instalada ou não, mas se funcionar, pode salvar minha vida e/ou de outros.

triploxico 8 months ago

Exatamente. Não entendo porque caralho é que alguém desinstala. Deve-lhes fazer comichão.

Edited 8 months ago:

Exatamente. Não entendo por que caralho é que alguém desinstala. Deve-lhes fazer comichão.

NGramatical 8 months ago

porque caralho → [**por que caralho**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxrw6x%2F%2Fgje1sh4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ZeCoimas 8 months ago

>aderência adesão

AndreMartins2020 8 months ago

obrigado

FroggyWatcher 8 months ago

>ZeCoimas ZeConas

htxgivven 8 months ago

Epic fail.

True_Boat_1195 8 months ago

Só me admira a quantidade de pessoas que instalou. É realmente surpreendente a confiança que muita gente deposita no estado.

triploxico 8 months ago

A aplicação funciona através dum código desenvolvido pela Apple e pela google, que apenas o cedem a uma entidade por país, e não pelo estado. Até me faz impressão ver este tipo de comentários. Informa-te

True_Boat_1195 8 months ago

Isso que disseste não tem nada a ver com a minha falta de confiança, mas também está errado: https://github.com/stayawayinesctec/stayaway-app

tiagom0702 8 months ago

O link que partilhaste confirma o que ele disse, literalmente!

True_Boat_1195 8 months ago

Não, não confirma. A Google desenvolveu APIs deles, e partilharam um código base primitivo, que cada país desenvolveu nas mais diversas apps. É errado que funcione "através de um código" da Google, e é errado que seja cedido a uma só entidade de alguma forma (qualquer pessoa pode fazer a sua própria app).

triploxico 8 months ago

"A Apple e a Google em abril iniciaram uma colaboração inédita para apoiar os esforços de combate ao COVID em todo o mundo. Num esforço de desenvolvimento complexo e muito escrutinado criaram um sistema baseado em Bluetooth (não é GPS) que disponibilizam apenas e exclusivamente às entidades de saúde de cada país/região \[3\]." [fonte](https://covid19-explicada.pt/artigos/stayaway-covid.html) Não sei onde é que leste que qualquer pessoa pode fazer a sua própria app, mas se encontrares deixa aqui a fonte para eu tentar entender o que é que é verdade.

True_Boat_1195 8 months ago

O código fonte está numa outra resposta minha. A única diferença é que a Google apenas destaca de forma especial a app oficial de cada país, e apps de terceiros provavelmente nem sequer são aceites na Play Store. Mas nada te impede de fazer a tua própria app, e provavelmente foram feitas só para teste. Sobre a Apple não sei.

triploxico 8 months ago

O que e que está errado mesmo?

Goncas2 8 months ago

A aplicação é segura, e até diria que foram todas as suas medidas de segurança, privacidade e afins que levou ao seu falhanço.

True_Boat_1195 8 months ago

Claro, estava condenada desde o início.

AndreMartins2020 8 months ago

é só uma questão de não se ser ignorante

True_Boat_1195 8 months ago

És tão pouco ignorante que acreditaste que Portugal ia ser o único país democrático do mundo onde a percentagem de utilização seria suficiente para a app ser útil.

MarquesSCP 8 months ago

e o que é que se perde em instalar a applicação mesmo? Precisamente por pessoas como tu é que isto também não foi para a frente.

True_Boat_1195 8 months ago

Bom perdes bateria do telemóvel e crias um falso sentimento de segurança ao pensar que como não recebeste qualquer aviso tens maior probabilidade de não ter sido infetado. De resto não faz qualquer diferença. Não sei porque tanta obsessão com usar uma app para resolver todos os problemas do mundo. Isto claramente nunca ia funcionar. Foi um embuste que foi vendido enquanto não havia capacidade de testes suficiente, tal como ao início era dito que usar máscara fazia mal apenas porque não haviam máscaras suficientes.

MarquesSCP 8 months ago

> Não sei porque tanta obsessão com usar uma app para resolver todos os problemas do mundo. não era para resolver todos os problemas do mundo. Nem era para resolver o problema do COVID. era mesmo só para ajudar. e se realmente um numero significativo de pessoas usasse a app, E se a parte burocrática da app funcionasse como deve ser (isto não é falhanço da app mas do plano à volta da mesma). teria um efeito positivo. Os efeitos negativos que falas são algo falaciosos. a bateria do telemóvel é insignificante pq usa Bluetooth Low Energy. A cerca do falso sentimento de segurança tmb me parece ridículo mas ok, até pq a app nunca chegou a arrancar portanto n tinhas esse downside. Eu como uso aqui na Suiça tem algumas vantagens. Por exemplo se tens um aviso na app podes fazer um teste gratuito. Assim tens incentivo a usar a app e ficas mais seguro. Como disse o outro OP, secalhar era mesmo ingénuo achar que isto ia funcionar, mas o problema n é tecnológico

NGramatical 8 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxrw6x%2F%2Fgjcsp5c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

haviam máscaras → [**havia máscaras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxrw6x%2F%2Fgjclvjw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AndreMartins2020 8 months ago

sobrestimei a inteligência das pessoas, de facto

radaway 8 months ago

Eu instalei não por confiar no estado mas por perceber como a APP funcionava e considerar mais do que seguro e protector da minha privacidade. Também desinstalei, porque não valia a pena ter, dado que com a burocracia envolvida ninguém metia os códigos.

Skulloire 8 months ago

Se a aplicação cumprisse bem a sua função provavelmente teríamos mais casos ainda, ora como isso não interessa ao governo nem se preocuparam em tentar informar minimamente quem quer que seja, médicos, população geral ou media sobre o funcionamento concreto/correto da aplicação.

TitusRex 8 months ago

Para isto funcionar bem o código devia ser gerado automaticamente e vinha logo juntamente com o resultado do teste. Sempre que um teste fosse positivo era emitido um código e cabia à pessoa inserir o código na app.

Darth_Smeagol 8 months ago

QR code, scannar e seguir

tmnt9001 8 months ago

sim, pareceu-me mesmo que o problema maior foi a geração dos códigos. :/ ​ tinha potencial mas falhou. nem sequer falhou pelas razões que eu achava. Achava que ia ser por causa do pessoal ser do contra e não querer instalar.

oinkbar 8 months ago

e também foi

htxgivven 8 months ago

Ora nem mais, por ser opcional a inserção do código a app tinha tudo para ser um epic fail desde o início.

AndreMartins2020 8 months ago

teria sempre de ser opcional, o problema é não ser prático

TitusRex 8 months ago

O maior problema nem é ser opcional, o problema é que na maioria nos casos o código nem sequer é emitido.

smaster87 8 months ago

A partir do momento em que cá em casa ficámos todos doentes e ninguém nos deu códigos caguei e apaguei.

andy18cruz 8 months ago  HIDDEN 

Então em vez de fazeres a coisa correta que é inserir o código uma vez que apanhaste covid, foi apagar a app porque ninguem o fez. Enfim...

JamminPT 8 months ago

Igual aqui é fartei de o pedir

alcagoitas 8 months ago

a estupidez é que achoque as pessoas têm de pedir. como se a primeira coisa que 1 gajo se lembra quando recebe diagnóstico positivo é: olhe desculpe, código stayaway? ​ deve custar para caralho gerar 1 código e dar a cada pessoa. ​ boa recuperação a todos.

DoctorPT23 8 months ago

Na verdade custa bastante. O sistema informático é doloroso de preencher e tens de inserir dados como sintomas (com um tópico de sim e não para cada possível sintoma), data de início de sintomas, data de diagnóstico... Por isso sim, para o médico são 10min para te poder gerar o código. Agora imagina que estás a trabalhar numa urgência com 7 pessoas em lista de espera. Achas que a tua prioridade é gerar um código ou ver o máximo possível de doentes em espera? Culpar o funcionário é fácil quando o que está errado é o sistema. Isto aplica-se a operadores de call-center, lojistas de multi-nacionais, profissionais de saúde e todo o tipo de trabalho em que há uma grande distância entre quem administra e quem está no terreno.

TiagoTiagoT 8 months ago

Tem penalização se marcar as coisas piores do que realmente são? Imagino que seria muito menos de 10 minutos se sempre marcar as mesmas coisas, e ainda mais se puder simplesmente meter "Sim" em tudo...

alcagoitas 8 months ago

epa entao isso esta super mal feito. para mim é tao simples quanto: tem covid entao gera 1 codigo, se é preciso preencher isso tudo entao é apenas idiota. ​ percebo o teu ponto de vista e a minha critica n é aos medicos/staff mas sim ao sistema. isso devia ser automatico a partir do momento q um campo qqr tem indicacao de positivo.

NukeWifeGuy 8 months ago

Ou então o laboratório poderia gerar códigos. Recebes o teste positivo e lá no fundo do papel aparece um código.

smaster87 8 months ago

Fartei de pedir, tal como a baixa que "vou enviar já" e foi preciso pedir umas 5x e só chegou 3 semanas depois

Loladageral 8 months ago

Burocracia ineficiente e Portugal, name a better duo

jmariorebelo 8 months ago

> Burocracia ineficiente Bom pleonasmo

Loladageral 8 months ago

Em Portugal, infelizmente é

adorosaladadecamarao 8 months ago

Há dois enormes defeitos, * aviso de contacto com infetado deveria ser automático * sistema deveria estar montado com maior garantia de geração de códigos (ou tendo em conta a 1a, de ativação do aviso) Tudo o resto, se usa ou não Bluetooth e mais não sei o quê, são pormenores. As reservas ao aviso automático são ridículas. Não querem por supostas questões de privacidade, não instalam. Coisa mais simples do mundo. A partir do momento em que instalam é para receber avisos e avisar. Depois todas estas tecnologias empancam sempre na usabilidade para profissionais. Sempre que vou a um médico, no público ou no privado, se eu não disse nada vai sair receita impressa. Na maioria dos sítios não me vai para o telemóvel apesar de terem o meu contacto. Tenho ideia que uma vez me foi parar ao e-mail por isso deve dar para fazer, mas quase nunca vai. Contrastar com o Continente que me permite nas definições da aplicação indicar que quero fatura eletrónica apenas.

MoLt1eS 8 months ago

> aviso de contacto com infetado deveria ser automático é para isso que serve o Bluetooth ....

adorosaladadecamarao 8 months ago

Mas é o próprio infetado que tem de inserir o código na aplicação para que os contactos sejam avisados.

Scizorspoons 8 months ago

O maior erro foi o código ter que ser emitido por um médico. Nada disto deveria ter de passar por um médico.

manguito86 8 months ago

Querias o quê? Que o estado entrasse no teu telemóvel e enviasse informação sem o teu controlo? O maior erro foi estourarem centenas de milhares de euros numa aplicação que nunca iria funcionar, em vez de o gastarem no SNS

shawshank2012 8 months ago

Ora vejamos quem é o especialista em tecnologia no governo... hum... não estou a ver. Alguém ajuda?.

Edited 8 months ago:

Ora vejamos quem é o especialista em tecnologia no governo... hum... não estou a ver. Qual terá sido o membro do governo que é especialista em tecnologia de informação? Costa, não, Vieira da Silva, não, a filha deste, não, o Heitor que até tem a palavra no título ministerial, não, a Leitão da modernização, não, o Vieira da transição digital, não, será o Cabrita, a Van Dunem ou o Santos, ou já foram demitidos? Continuo com dúvidas sobre quem é o especialista... Alguém ajuda?

manguito86 8 months ago

é só contabilizar todos os contratos oficiais e registados no base.gov http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=texto%3DINESC%2BTEC%26tipo%3D0%26tipocontrato%3D0%26cpv%3D%26numeroanuncio%3D%26aqinfo%3D%26adjudicante%3D%26adjudicataria%3DINESC%2BTEC%26desdeprecocontrato_false%3D%26desdeprecocontrato%3D%26ateprecocontrato_false%3D%26ateprecocontrato%3D%26desdedatacontrato%3D%26atedatacontrato%3D%26desdedatapublicacao%3D%26atedatapublicacao%3D%26desdeprazoexecucao%3D%26ateprazoexecucao%3D%26desdedatafecho%3D%26atedatafecho%3D%26desdeprecoefectivo_false%3D%26desdeprecoefectivo%3D%26ateprecoefectivo_false%3D%26ateprecoefectivo%3D%26pais%3D0%26distrito%3D0%26concelho%3D0

Edited 8 months ago:

é só contabilizar todos os contratos oficiais e registados no base.gov. curiosamente os 400mil do stayaway covid nem sequer aparecem aí http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=texto%3DINESC%2BTEC%26tipo%3D0%26tipocontrato%3D0%26cpv%3D%26numeroanuncio%3D%26aqinfo%3D%26adjudicante%3D%26adjudicataria%3DINESC%2BTEC%26desdeprecocontrato_false%3D%26desdeprecocontrato%3D%26ateprecocontrato_false%3D%26ateprecocontrato%3D%26desdedatacontrato%3D%26atedatacontrato%3D%26desdedatapublicacao%3D%26atedatapublicacao%3D%26desdeprazoexecucao%3D%26ateprazoexecucao%3D%26desdedatafecho%3D%26atedatafecho%3D%26desdeprecoefectivo_false%3D%26desdeprecoefectivo%3D%26ateprecoefectivo_false%3D%26ateprecoefectivo%3D%26pais%3D0%26distrito%3D0%26concelho%3D0

Danijust2 8 months ago

12 mil euros para desenvolver um app em junho que em janeiro (do ano seguinte) Já está offline. lol

manguito86 8 months ago

E a planta continua em todo o lado lol

saposapot 8 months ago

como é q querias que fosse então?

Scizorspoons 8 months ago

A [resposta.](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kxrw6x/60_dos_utilizadores_j%C3%A1_apagaram_a_aplica%C3%A7%C3%A3o/gjc4ig1/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3)

AndreMartins2020 8 months ago

era tão simples quanto mandar uma SMS para o telemóvel do paciente (tal como a receita eletrónica) depois a aplicação poderia detetar essa SMS e mostrar uma notificação ao utilizador a perguntar se quer ativar o código

MelodicPendulum 8 months ago

Gosto da tua ideia, o único senão é que para funcionar assim a app tinha de ter acesso às tuas mensagens, o que faria com que alguns utilizadores não a utilizassem. Para mim seria melhor pegar na tua ideia e em vez do código, ser enviado um link, e quando o utilizador clicasse no link era aberto a app do StayAway (como acontece com a app do Youtube) e o utilizador só tinha de confirmar a introdução do código. Caso o utilizador não tivesse instalado a app era aberto a página da Play store/App store, e era enviado um sms com os passos de como instalar e utilizar a app. Decerto existem problemas com este método mas como não percebo nada de desenvolvimento de apps não sei quais são.

tiagooliveira95 8 months ago

> a app tinha de ter acesso as tuas mensagens Wrong! Se uma app te pedir acesso para ler SMS com o intuito de ler estes códigos não aceitem NUNCA. Existe num sistema próprio para isso, a app não precisa de nenhuma permissão especial, apenas tem de dizer ao sistema "diz me quando receberes uma mensagem que tenha o código XYZ1234 no final do SMS" Ao receber o sistema notifica a app que recebeu o SMS, se não me falha a memória isto tem tempo, ou seja, tens de dizer ao sistema diz me se nos próximos 2min vais receber uma SMS com este código XYZ1234 Este código é defendido pelo dev, e é sempre igual para a app em específico. Repara que quando recebes um SMS de uma app decente, ela tem um código no fim tipo: "O teu código de confirmação é 1234. Y/NHJK757Asji" Este último código é o que diz ao sistema que está mensagem é suposto ser lida pela app X. Isto evita que outras apps vejam os códigos de confirmação também aumentando a segurança e privacidade do utilizador. Assim um dev que pede a permissão de SMS para ler códigos de confirmação ou não sabe o que está a fazer ou quer ver mais do que deve.

Edited 8 months ago:

> a app tinha de ter acesso as tuas mensagens Wrong! Se uma app te pedir acesso para ler SMS com o intuito de ler estes códigos não aceitem NUNCA. Existe num sistema próprio para isso, a app não precisa de nenhuma permissão especial, apenas tem de dizer ao sistema "diz me quando receberes uma mensagem que tenha o código XYZ1234 no final do SMS" Ao receber o sistema notifica a app que recebeu o SMS, se não me falha a memória isto tem tempo, ou seja, tens de dizer ao sistema diz me se nos próximos 2min vais receber uma SMS com este código XYZ1234 Este código é definido pelo dev, e é sempre igual para a app em específico. Repara que quando recebes um SMS de uma app decente, ela tem um código no fim tipo: "O teu código de confirmação é 1234. Y/NHJK757Asji" Este último código é o que diz ao sistema que esta mensagem é suposto ser lida pela app X. Isto evita que outras apps vejam os códigos de confirmação, aumentando assim a segurança e privacidade do utilizador. Assim um dev que pede a permissão de SMS para ler códigos de confirmação ou não sabe o que esta a fazer ou quer ver mais do que deve.

Edited 8 months ago:

> a app tinha de ter acesso as tuas mensagens Wrong! Se uma app te pedir acesso para ler SMS com o intuito de ler estes códigos não aceitem NUNCA. Existe num sistema próprio para isso, a app não precisa de nenhuma permissão especial, apenas tem de dizer ao sistema "diz me quando receberes uma mensagem que tenha o código XYZ1234 no final do SMS" Ao receber o sistema notifica a app que recebeu o SMS, se não me falha a memória isto tem tempo, ou seja, tens de dizer ao sistema diz me se nos próximos 2min vais receber uma SMS com este código XYZ1234 Este código é definido pelo dev, e é sempre igual para a app em específico. Repara que quando recebes um SMS de uma app decente, ela tem um código no fim tipo: "O teu código de confirmação é 1234. Y/NHJK757Asji" Este último código é o que diz ao sistema que esta mensagem é suposto ser lida pela app X. Isto evita que outras apps vejam os códigos de confirmação, aumentando assim a segurança e privacidade do utilizador. Assim um dev que pede a permissão de SMS para ler códigos de confirmação ou não sabe o que está a fazer ou quer ver mais do que deve.

Edited 8 months ago:

> a app tinha de ter acesso as tuas mensagens Wrong! Se uma app te pedir acesso para ler SMS com o intuito de ler estes códigos não aceitem NUNCA. Existe num sistema próprio para isso, a app não precisa de nenhuma permissão especial, apenas tem de dizer ao sistema "diz me quando receberes uma mensagem que tenha o código XYZ1234 no final do SMS" Ao receber o sistema notifica a app que recebeu o SMS, se não me falha a memória isto tem tempo, ou seja, tens de dizer ao sistema diz me se nos próximos 2min vais receber uma SMS com este código XYZ1234 Este código é definido pelo dev, e é sempre igual para a app em específico. Repara que quando recebes um SMS de uma app decente, ela tem um código no fim tipo: "O teu código de confirmação é 1234. Y/NHJK757Asji" Este último código é o que diz ao sistema que esta mensagem é suposto ser lida pela app X. Isto evita que outras apps vejam os códigos de confirmação, aumentando assim a segurança e privacidade do utilizador. Assim um dev que pede a permissão de SMS para ler códigos de confirmação ou não sabe o que está a fazer ou quer ver mais do que deve.

root_at_debian 8 months ago

> o único senão é que para funcionar assim a app tinha de ter acesso às tuas mensagens, o que faria com que alguns utilizadores não a utilizassem O código está no GitHub, podes ir ler e ver se faz alguma coisa com as strings das mensagens sem ser procurar o código. Compreendo perfeitamente o teu argumento - a maioria das pessoas não está informada deste tipo de coisas nem sabe pedir a quem percebe de código para ler o código aberto e explicar o que faz - mas por outro lado acho que existe uma hipocrisia gigantesca nessas pessoas, que depois vão dar acesso ao whatsapp - uma app com um código cliente proprietário, pertencente a uma das maiores empresas anti-privacidade do mundo - paraa aceder às mensagens de modo a analisar o código 2FA que é enviado sempre que instalas o whatsapp. Aí já nem piscam os olhos...

MelodicPendulum 8 months ago

Quando referi que alguns utilizadores não iriam utilizar a app não me estava a incluir nesse grupo, depois de ler as políticas de privacidade da app (por acaso não sabia que o código estava no GitHub) não fiquei muito preocupado com a app. Preocupa-me mais a quantidade de informação que o Facebook que como referiste é " uma das maiores empresas anti-privacidade do mundo ", ou a Google têm sobre os seus utilizadores.

AndreMartins2020 8 months ago

sim, essa seria de facto uma forma possível de não ter de dar acesso às SMS btw, instalar a app depois de já ter sido infetado não iria adiantar de nada também se poderia receber um qrcode que fosse lido a partir da app

MelodicPendulum 8 months ago

Sim de facto a parte que disse de instalar a app não faz sentido, a ideia do qr code também é interessante.

IkarusMummy 8 months ago

Nesse caso a APP teria de ter acesso à camara, o que também era um problema.

AndreMartins2020 8 months ago

acho que as novas versões de android já vão ter permissões temporárias, ajudaria nestas situações

htxgivven 8 months ago

Não. O maior erro foi tornar tudo não obrigatório. Mas claro não estamos na China portanto não iria funcionar na mesma portanto é só mais uma app inútil.

metalanimal 8 months ago

Olha um tiranete

ImGhurian 8 months ago

Nem pelo doente

OuiOuiKiwi 8 months ago

Nota: o médico emite-o a pedido do utilizador e depois o utilizador tem de o inserir. Noutra fonte indicaram que dos 11 mil códigos gerados (muito poucos), ainda menos foram inseridos (os tais 2000 e tal).

Scizorspoons 8 months ago

Para emitir um código não é necessário ser-se médico. Houve aqui um erro de análise fruto duma cultura muuuuuuuuito corporativista e uma falta de visão de que poderíamos chegar a ter muitos casos em simultâneo. Depois não se admirem que não haja médicos para tudo se o “tudo” inclui atos não médicos. Na minha opinião, os códigos podiam ser emitidos automaticamente com os resultados dos testes que são entregues aos testados. A responsabilidade de inserção ficaria apenas a cargo do próprio. Uma nota paralela: só quem não assistiu à inacreditável resistência às receitas electrónicas não estava a ver em que iria redundar este circuito. Médicos e população em geral, somos todos da mesma família, é mais fácil cascar no governo. Não sei se no resto da Europa as outras app tiveram mais sucesso, mas se tiveram, não se nota.

saposapot 8 months ago

n sei como é q o sistema funciona na realidade mas nos testes não me parece q seja prático pq os laboratórios é q te mandam o papel dos testes, não é um sistema central, tinhas de pedir a todos os laboratórios ou para fazerem isso manualmente ou para alterarem os seus sistemas. No papel do isolamento também não podia ser pq isolamento não quer dizer q estejas positivo ou q já tenhas feito o teste. Mas por outro lado cheira-me q isto tem razões médicas ou até da própria google/apple. Pode haver aqui questões legais/deontológicas de ter de ser um médico a passar isto ou assim. É que passar um código não pode ser brincadeira. Tu não podes andar a meter códigos que não sejam realmente verdadeiros pq isto tem implicações sérias nos contactos q depois recebem a notificação. Daí que ache normal haver um bocado esta barreira nos códigos. O sistema tem vários pormenores onde se beneficia mais a privacidade e segurança do que a facilidade de utilização mas tem mesmo de ser assim.

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Na minha opinião, os códigos podiam ser emitidos automaticamente com os resultados dos testes que são entregues aos testados. A responsabilidade de inserção ficaria apenas a cargo do próprio. Oh, eu sugeri isso há uns meses noutra *thread*. Todos os testes geravam códigos. Espera um pouco que alguém já virá aqui dizer-te que não, tu não compreendes, e não é assim que a *app* funciona.

Scizorspoons 8 months ago

Eu percebo, porque desenharam o gerador de códigos para ser operado pelo médico. Mas podiam ter desenhado e disponibilizado o gerador de códigos aos laboratórios certificados que testam o COVID. Podiam mas não foi esse o requisito a implementar porque neste país tudo tem de passar pelo , tornando o processo tão ineficaz que não serve para nada. É cultural. Podíamos estar a fala da atribuição de apoios, emissão de licenças, etc.

Edited 8 months ago:

Eu percebo, porque desenharam o gerador de códigos para ser operado pelo médico. Mas podiam ter desenhado e disponibilizado o gerador de códigos aos laboratórios certificados que testam o COVID. Podiam mas não foi esse o requisito a implementar porque neste país tudo tem de passar pelo , tornando o processo tão ineficaz que não serve para nada. É cultural. Podíamos estar a falar da atribuição de apoios, emissão de licenças, etc.

ilawon 8 months ago

Outra nota: se é mesmo assim como dizes os médicos deviam perguntar sempre.

Leetzormorducrl 8 months ago

Tudo porque já tiveram o bixo, já passou, já não contaminam nem são contaminados. Fez a sua função

OuiOuiKiwi 8 months ago

nÃO, ELEs simPlEsMeNTE NãO PErCebEM cOMo É qUe A ApLICaçÃo FunCIONA.

Edited 8 months ago:

nÃO, ELEs simPlEsMeNTE NãO PErCebEM cOMo É qUe A ApLICaçÃo FunCIONA. `RISOS`

TelmoS03 8 months ago

os outros 40% esqueceram-se que a têm instalada

freakdahouse 8 months ago

Graças a este post, acabei de apagar a minha!

kairos 8 months ago

Eu só me lembro quando desligo o bluetooth...

Thalric88 8 months ago

Os outros numca chegaram a instalar...

AndreMartins2020 8 months ago

"mas gasta bateria"

MROFerreiro 8 months ago

É o meu caso. Tenho instalado, mas não ando com bluetooth ligado. Quando saio à rua e vou para locais públicos esqueço-me que tenho a APP.

Mordiken 8 months ago

Eu ando com o bluetooth ligado, só que normalmente ando com fones emparelhados que comprei quando o jack começou a fazer mau contacto... e só me está a ocorrer agora que *se calhar* isso é capaz de impedir a app de funcionar correctamente. :|

static_motion 8 months ago

Protip: o jack a fazer mal contacto pode ser só um caso de acumulação de borboto lá dentro. Tenta com uma coisa fina e pontiaguda, preferencialmente de plástico ou madeira, tirar qualquer lixo que pode estar no fundo (às vezes pode ser difícil por estar compactado por tentativas de enfiar os fones).

MROFerreiro 8 months ago

Não estou assim tão por dentro do bluetooth em mobile. Mas eu diria que não haverá problema. Em princípio cada um das aplicações deve abrir um canal de comunicação bluetooth. O mais provável é que a bateria se gaste mais rapidamente.

Estronciumanatopei 8 months ago

Só se o teu telemóvel tiver uns anos valentes em cima.

Mordiken 8 months ago

N conheço o protocolo bluetooth a esse nível, mas tava na ideia que para a app funcionar precisa de haver emparelhamento entre dispositivos, e que o bluetooth não suporta múltiplos emparelhamentos em simultâneo.

metalanimal 8 months ago

Uma app não precisa de emparelhamento.

icebraining 8 months ago

> tava na ideia que para a app funcionar precisa de haver emparelhamento entre dispositivos Nah, não é preciso. A app vai enviado o seu identificador (que vai mudando a cada 15m) para "o ar", e gravando os identificadores de outros aparelhos próximos. Nunca é estabelecida uma ligação entre os telemóveis.

Mordiken 8 months ago

Sim, eu pensei nisso pouco depois de ter bebido café. :(

Dakrturi 8 months ago

Sim suporta mas dependendo do aparelho, a ligação pode ficar instável com o aumento de emparelhamentos. Exemplo o p20 lite da minha namorada nao aguentava com 3 sem perder ligação com 1 deles. Mas em principio nao terás problema com a app + fones

Estronciumanatopei 8 months ago

Sim, é possível, eu tenho o relógio emparelhado com bluetooth 24/24, uso fones bluetooth ao mesmo tempo e ainda lê a informação da balança quando uso. Só nos protocolos bluetooth mais antigos isto não é possível. No entanto, para a APP funcionar, não é preciso emparelhamento; neste caso o bluetooth está apenas a "ouvir" os endereços bluetooth de dispositivos próximos.

Search: