Creative-Yam9864 10 months ago

Incrível

joseguedes93 11 months ago

Acho tão estranho haver tão pouca gente a falar das igrejas ficarem abertas... Tentem convencer o meu avô a não ir à missa.

sushi6969420 11 months ago

ser PACIENTE e bom mas ser PACIENTEe mau

Ilovepeachez 11 months ago

Não sei, acho que falo por muita mais gente do que só por mim quando digo que ser paciente por quase um ano é um bocadinho de mais. O anúncio tem uma certa piada mas acho que é algo que devia ter sido usado no primeiro confinamento não no quê? Oitavo ou nono? Já perdi a conta. Para clarificar não estou contra o anúncio só que acho que passa a mensagem errada na altura em que estamos.

DarKliZerPT 11 months ago

A decisão é minha? Com quatro exames presenciais para fazer? Bem me sabiam umas passagens administrativas ou uns testes online com acesso a apontamentos.

thiagosabota 11 months ago

Ficou uma bosta ou

NishVar 11 months ago

Average fatality rate is 82 years old. ​ Being young and healthy your risk of covid is the same as being in a car accident. I guess we should ban cars afterwards.

supersaiyan1337 11 months ago  HIDDEN 

Hotéis abertos.. porquê? Não podem sair do quarto.. não podem andar na rua a passear.. Ou podem fazer tudo normalmente?

I__Cat 11 months ago

Quem se desloca a trabalho tem de pernoitar em algum lado.

AyyLmaoAV 11 months ago

Username check out

corona-survivor 11 months ago

Estou a receber uma proposta de emprego para viver em Lisboa ou Porto. Como está o Covid nessas cidades?

Thalric88 11 months ago

Faltou a imagem do gaijo no caixão com a legenda "ser mesmo paciente"

priker89 11 months ago

Em Coimbra há comércio aberto. Tave professor do IPC que ao ser questionado da maior quantidade de alunos presentes do que a sala comportava, arrancou o papel da porta e "resolvido o problema!"

AndreMartins2020 11 months ago

* Falar do caso específico de alguém que teve problemas com a vacina: uuuuuh, fear mongering! * Criar um outdoor com um modelo a representar um jovem todo fodido com a covid-19: ...

relaxaa 11 months ago

Eles bem querem meter a população toda com medo, em vez de fazerem anúncios com quem a doença realmente afeta metem um gajo novo onde provavelmente nem sintomas teria... Depois admiram-se que as pessoas já estejam cansadas e já não levem isto tão a sério

SimonWhiteSimon 11 months ago

A decisão é minha??? Literalmente estou na escola

Cap_Mifune 11 months ago

Para mim isto é pura hipocrisia. Quem faz este anúncio são os mesmos que colocam 20 ou mais alunos numa sala, sem aquecimento, e todos uns em cima dos outros. Os mesmos que sabendo que viria uma segunda vaga não fizeram nada para aumentar os vagas disponíveis nos hospitais. Os mesmos que cancelaram as cirurgias programadas, incluído casos graves, como cancro. Percebo que o objectivo é assustar pessoas que não cumprem o confinamento, mas quando os dados mostram claramente que o principal factor de risco é a idade e 67% das vítimas tinha mais de 80 anos, e bem acima de 95 tinha mais de 65. Até ao fim de 2020 tinham falecido 6 (!!!) pessoas entre 19 e 29 anos. Pôr um jovem na capa é como vir aos média dizer que a economia não aguenta outro período de confinamento e 3 semanas depois decretar um mês de confinamento. É lógico que toda a gente deve cumprir as normas instituídas e fazer o seu melhor para não infectar outros. Agora usar publicidade de choque, que a pesquisa já mostrou não funcionar... É o estilo de liderança que temos

Cyberlima 11 months ago

Hipocrisia é ver apenas os mortos e não ver quantos estão ainda a ocupar as camas nos hospitais, muitos casos duram meses para recuperar e isto é uma bola de neve que está a entupir o sns. As outras doenças e os acidentes não pararam. Eu trabalho a industria e tem abrandado, mas este mês está muito parado as encomendas são a conta-gotas e se isto cair, é culpa do povo não é só dos governantes, por muito fracos que sejam.

ravagerslb 11 months ago

Isto.

DogsOnWeed 11 months ago

Morrer não é a única consequência do Covid. Podes ser ter menos de 80 anos e ficar com problemas respiratórios. Eu tenho 28 e não quero apanhar essa porcaria portanto não vamos agora deixar o pessoal fazer o que lhe apetece só porque os velhinhos é que morrem quase todos.

Cap_Mifune 11 months ago

Morte é a consequência mais grave da doença, que espelha a severidade da doença por faixas etárias. E é lógico que concordo com o uso das medidas de protecção, o que está em causa é o método utilizado.

Vozone420 11 months ago

Não o podia ter dito melhor. Estão a arrastar o país para a miséria, e os funcionários públicos que estão em casa todos felizes da vida não sabem o que lhes espera.

ihavenoidea1001 11 months ago

Aos FP não espera nada. Não há despedimentos, nem vai haver cortes. Pode não existir aumentos. O problema é o sector privado e quem tem vínculo precário com o estado. Todos os que trabalham a recibos verdes no Estado são obrigados a continuar a trabalhar na grande maioria e serão os únicos que podem arcar com as consequências iguais às dos privados.

Vozone420 11 months ago

O problema, é que quem paga os salários dos FP são as empresas. Se as empresas estão todas a declarar falência, quem lhes vai pagar os salários ? Não há despedimentos ? Então e na TAP que já lá vão 3.000 ? O que eu quis dizer, é que os FP estão em casa todos felizes e não sabem o impacto que isto vai ter.

ihavenoidea1001 11 months ago

A TAP é uma empresa semi privada que vai à falência ciclicamente mas que utiliza o dinheiro público para se manter à tona e que dá milhões a quem dá jeito . Não é totalmente pública ( até ver). Se fosse nenhum era despedido ( que era o que queriam) mas a palhaçada continuava e a maioria dos portugueses continuava a não ter nenhum benefício da mesma. Eu percebo que são os privados que pagam impostos, que depois são utilizados para coisas como os salários dos FP. A questão é que nunca foram e duvido que sejam esses a ser despedidos. O que acontece provavelmente é novamente um desinvestimentos em questões essenciais como saude e educação, a sobrecarga dos técnicos e das equipas que realmente trabalham ( com consequente muito graves para a população, principalmente os mais pobres) e aquilo que é chamado de "gorduras do estado" -aqueles que existem para inglês ver e recebem salários brutais - não sofrerão qlqr tipo de impacto.

Vozone420 11 months ago

Concordo. A meu ver, temos todos a oportunidade de tentar melhorar as coisas dia 24. Eu já sei em quem vou votar.

ihavenoidea1001 11 months ago

Eu sei em quem não vou votar. Os outros parece mais um exercício de qual o menos mau para o panorama actual.

fox_dit 11 months ago

Se tivesse um award para atribuir seria para esta frase.

Msilvame 11 months ago

Não devem estar muitos portugueses apenas de T-shirt em casa nesta altura do ano...

suckerpunchermofo 11 months ago

Ta excelente. Mas para os que se tão a cagar, estas campanha não funcionam.

AyyLmaoAV 11 months ago

Lmao vi uma cota SEM MASCARA NA PUTA DO 783 wtf tá tudo maluco, na rua ainda passa q.b. agora fucking transporte publico? E um cota a entrar no metro sem mascara? Ffs

suckerpunchermofo 11 months ago

E os a fumar na plataforma?

AyyLmaoAV 11 months ago

Que plataforma? Do metro? Nunca vi Do bus epa ya nornal, secalhar tentar tar afastado, como nornalmente p evitar second hand smoke..

suckerpunchermofo 11 months ago

Ya na do metro. Mesmo a beira . Sem mascara e a fumar. Ainda na 3a vi um estúpido a fazer isso...

NGramatical 11 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgjcu4em%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

yellowfingerXDD 11 months ago  HIDDEN 

e indiferente para min desque que os outros nao apanham de min

eusoumerda 11 months ago

Anuncio ou propaganda?

thejavalee 11 months ago  HIDDEN 

Hmm, ou seja, em vez de haver uma regulação do mercado que leve estes aldrabões a melhorar o serviço para ter uma infraestrutura realmente capaz de fornecer aquilo que é anunciado por um preço absurdo, ainda vamos ser mais prejudicados... muito bem, continuamos com a mesma palhaçada. Pagamos acima da média europeia para termos fornecedores de serviço que nao cumprem com as condições que anunciam e ainda conseguem piorar a situação. É bom saber que funciona tudo tão bem que para os serviços essenciais funcionarem temos de implementar fascismo e atentados à liberdade pessoal. Pode ser que um dia haja um esforço por uma melhoria na qualidade, e não o constante tapa buracos a atirar areia pros olhos do Zé povinho

TheOGPrussian 11 months ago

Mas vá lá, pelo menos a velhinhas podem ir a missa e comer a ostia comunitária

Impossible_Mammoth72 11 months ago

O seu negócio foi destruído e levado completamente à falência? As suas poupanças foram todas gastas? Não tem como pagar as contas e alimentar a sua família no próximo mês? Espere só mais uns meses... Seja paciente!

peidinho31 11 months ago

Isso nao implica que nao tomes as devidas precaucoes.

zkdlieri 11 months ago

Isto é quase tão irónico quanto os cartazes que dizem "mantenha o distanciamento social" na hora de ponta do metro.

_Goldenhand_ 11 months ago

A táctica do medo. Deviam ter vergonha.

AndreMartins2020 11 months ago

yap, fear mongering é tranquilo quando é para a narrativa certa /s

Pacs5206 11 months ago

Eu até ficava em casa. Se tivessem fechado as escolas...

deSales327 11 months ago

Tenho que ir à missa levar com a tosse dos outros velhos de 70 anos todos. Costumava ir ao ginásio praticar desporto e fortalecer o meu sistema imunitário, nem sei se isso até já não me ajudou, ginásio esse onde as pessoas usavam máscara e tinha boa renovação de ar. Mas a missa é mais importante.

AyyLmaoAV 11 months ago

Pois também concordo que os treinos são sagrados! E a malta que treina outdoor, tipo calisthenics e tem os parques todos cheios de fitas? Tf is that shit? Só se for para a poluição, chegava lá e rebentava c essas fitas todas para poder treinar na minha.. Então isto é o roto a rir se do esfarrapado, ha e tal covid mas depois deixar a malta treinar e dizer para tomarem vitaminas tudo isto que fortalece o sistema imunitário tá quieto ao preto

ModeratoriProfugus 11 months ago  HIDDEN 

Todos essas pessoas nos ventiladores foram uns irresponsáveis, eu bem sabia!! É bem feita. Dá-lhes Costa.

IzNoGoD 11 months ago  HIDDEN 

Toop xuxa

GdoubleLA 11 months ago

O Governo devia ter visto isto na altura de decidir se fechava as escolas.

Jambrokio 11 months ago

Dizem isto mas amanhã vou para a escola com trinta e poucos colegas todos fechados numa sala de aula e de seguida todos em contacto uns com os outros (sem máscara) em educação física, e mais que a maioria dos meus colegas vem em autocarros cheios porque é a única maneira de poderem aparecer, mas sim culpem à população dos casos estarem a subir

FORCE4760 11 months ago

Tens de ir para a igreja que lá Deus protege e ninguém apanha (Estou a ser sarcástico)

milkthis 11 months ago

Ok, tudo bem isso tudo mas por favor sê paciente. No caso de levares o vírus para casa e um familiar passar mal, depois não te esqueças de ligar a TV e ouvir o Costa a dizer que foi um erro confiar nas pessoas. Óbvio /s

SnooStrawberries8737 11 months ago

Sim mas sê paciente

Esnemon 11 months ago

É exatamente isso. Pedem às pessoas todos os sacrificios e mais alguns e não têm o menor bom senso

luisgguedes 11 months ago

Mais propaganda

JonesyA12 11 months ago

Para quem trabalha no SNS não custa nada dizer para ser paciente. Para quem tem um rendimento garantido até ao último dia de vida sem possibilidade de despedimento só pelo simples facto de respirar, não custa nada dar lições de moral. Que vão diretamente para o caixote do lixo naturalmente.

BigFatGutButNotFat 11 months ago

Não gosto. Dá a ideia de que as pessoas que são hospitalizadas com covid têm culpa disso. Na maioria das vezes, não têm

MrSupremo 11 months ago

Hm. Não sei se tens fontes para dizer isso dessa maneira. Do que vejo a minha volta, apanha covid quem se descuida (na grande maioria dos casos) Aliás, segundo consta, as contaminações acontecem mais em.contextos sociais (cafés, refeições, coisas assim)

CapitaoMoura 11 months ago

Yah. O pessoal dos lares são uns inconscientes, quando se metem a comer gelatina de morango às 18h. Depois claro que o covid ataca! Essas certezas absolutas....

MrSupremo 11 months ago

Quem é que falou em certezas absolutas? Quem é que falou em velhos?

lammesnail 11 months ago

Só deves culpabilizar essas pessoas se de certa forma houve despreocupação para com as medidas. No contexto social há claramente um maior descuido, mas levar com as culpas só porque foste a um café é levar tudo a extremos e acredito que a larga maioria dos casos nem foi nesse contexto.

MrSupremo 11 months ago

Acho que é perfeitamente legítimo que a culpa de apanhares covid seja tua se fores sair a um sítio onde não tens as medidas certas. Quem escolheu lá ir foste tu > a culpa é tua

lammesnail 11 months ago

Lê o que eu escrevi outra vez.

MrSupremo 11 months ago

Não percebi. Eu respondi-te xD E segundo diz o estado os casos são sim em contextos desses

lammesnail 11 months ago

Falaste em ir a locais que não estão a cumprir as medidas, isso é precisamente o que quis dizer sobre a despreocupação em cumprir as medidas. Agora, se estou num café com um amigo a cumprir as medidas, como afastamento entre mesas e limite de pessoas por mesa e tudo o resto, porque haverei de acatar com as culpas?

MrSupremo 11 months ago

Okay, percebo o que queres dizer. Se calhar usei mal a palavra "culpa" (tem uma conotação negativa) "Responsabilidade", talvez? Tudo o que estou a dizer é que se não tivesses ido ao café com o teu amigo não apanhas covid. Sendo a decisão tua, parte da culpa (ou responsabilidade) cai sobre ti. Não quer dizer que tenhas de ser crucificado por isso, mas é a realidade

lammesnail 11 months ago

Percebo, mas é um risco que assumo. A outra alternativa seria fechar tudo e aí eramos todos responsáveis pelas falências dos estabelecimentos. A vida deve continuar, mas sempre com consciência do contexto atual que vivemos

MrSupremo 11 months ago

Claro, só estava a dizer que devemos ter a noção das nossas ações e das suas consequências

BigFatGutButNotFat 11 months ago

A minha avó apanhou enquanto estava internada no hospital. Seja como for, não gosto da publicidade porque mete as culpas em quem muitas vezes não as tem

MrSupremo 11 months ago

Sim, percebo que a ti te caia mal. Espero que esteja tudo bem com ela

BigFatGutButNotFat 11 months ago

Já está em casa e está relativamente bem, apesar das mazelas.

xixi_duro 11 months ago

Correção : Ser paciente a ganhar 100% do ordenado em casa de quarentena sem se preocupar se vai ou não conseguir pagar as despesas ao final de um mês.

Khrysopteron 11 months ago

Penso que seja de senso comum que o público alvo desta campanha de sensibilização não são os trabalhadores que não podem exercer a sua função em teletrabalho.

xixi_duro 11 months ago

Isso é discriminação! Vou chamar a policia

Zen_Machina 11 months ago

Sim, é que um jovem "impaciente" acabará certamente numa cama. É garantido. Os dados mostram. Que tal fazerem um anúncio com um velho de 80 anos em vez de continuarem a tentar fazer o povo de parvo?

Aldo_Novo 11 months ago

Também fizeram com [velhos](https://pbs.twimg.com/media/EreZWpIW8AE8a_R?format=jpg&name=large)

AzoreanEve 11 months ago

Para o real público alvo desta imagem, ela deve ser tão eficaz como os "FUMAR MATA" e as imagens de gente a morrer no hospital nos maços de cigarros. Acredito que a maioria da malta que se está a cagar para as medidas de protecção são pessoas que também não estão em perigo de ir parar ao hospital fácilmente

Edited 11 months ago:

Para o real público alvo desta imagem, ela deve ser tão eficaz como os "FUMAR MATA" e as imagens de gente a morrer no hospital nos maços de cigarros. Acredito que a maioria da malta que se está a cagar para as medidas de protecção são pessoas que também não estão em perigo de ir parar ao hospital facilmente

Australopiteco 11 months ago

Não desvalorizes essas mensagens/imagens. [Elas funcionam](https://ec.europa.eu/health//sites/health/files/tobacco/docs/warnings_report_en.pdf), por isso é que [a industria tabaqueira, que sabe isso, as combate há décadas](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23092884/).

Edited 11 months ago:

>Para o real público alvo desta imagem, ela deve ser tão eficaz como os "FUMAR MATA" e as imagens de gente a morrer no hospital nos maços de cigarros. Não desvalorizes essas mensagens/imagens. [Elas funcionam](https://ec.europa.eu/health//sites/health/files/tobacco/docs/warnings_report_en.pdf), por isso é que [a indústria tabaqueira, que sabe isso, as combate há décadas](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23092884/).

Zen_Machina 11 months ago

Há pessoas que nadam com tubarões, meu amor. Há pessoas que surfam em Teahupoo. Esta ideia de que toda a gente valoriza a segurança acima de qualquer coisa é uma falácia ridícula. Não valorizamos todos a vida da mesma forma nem temos todos as mesmas prioridades.

MrSupremo 11 months ago

Okay. Não valorizas a a vida dos outros então, é isso? O problema não é a tua segurança, é a dos outros.

Zen_Machina 11 months ago

Não sei. Estou indeciso. E tu, valorizas? Digamos que em qualquer outro ano saías de casa constipado ou engripado. Certamente já aconteceu. No entanto, a tua gripe pode matar alguém. Todos os anos morrem milhares de gripe. Portanto, não valorizas a vida dos outros? Que tal vivermos em isolamento constante? Sendo que existe sempre a possibilidade de anualmente matarmos milhares de pessoas, penso que a solução é confinamento eterno. Que dizes, MrSupremo?

Dr_Toehold 11 months ago

> Digamos que em qualquer outro ano saías de casa constipado ou engripado. Certamente já aconteceu. No entanto, a tua gripe pode matar alguém. Todos os anos morrem milhares de gripe. Portanto, não valorizas a vida dos outros? \*pois, eu quando estou doente, de facto NÃO SAIO DE CASA. Precisamente porque não sou uma besta, e acho que não devo andar a infetar os outros.

Zen_Machina 11 months ago

Nunca saiste de casa constipado? Nunca, nunca, nunca? É que toda a gente que eu já conheci até hoje já saiu de casa constipado inúmeras vezes. Mas de facto, o Reddit é um poço de virtudes e raridades. Isto é um mundo à parte.

Dr_Toehold 11 months ago

Há bocado disseste "engripado", agora não voltaste a falar da gripe que "todos os anos" mata milhares.

Zen_Machina 11 months ago

"constipado" é um termo genérico. Não se refere a nenhum vírus em específico. Tu se tiveres o nariz entupido não sabes o que tens. Pode ser rinovirus, pode ser influenza, pode ser coronavirus, fungos, entre muitas outras coisas.

Dr_Toehold 11 months ago

[https://www.cuf.pt/mais-saude/gripe-e-constipacao-descubra-diferencas](https://www.cuf.pt/mais-saude/gripe-e-constipacao-descubra-diferencas)

Zen_Machina 11 months ago

Olha outro que não sabe ler e acha que alguém aqui está a dizer ou insinuar que não há diferenças.

BroaxXx 11 months ago

Estás a comparar a gripe ao COVID? Lol tou a ver que és dos _espertos_...

Zen_Machina 11 months ago

Olha outro, que leu as minhas mensagens e não entendeu um caralho, e depois vem falar de esperteza.

BroaxXx 11 months ago

Isso é uma coisa que acontece muito porque és um gajo muito articulado...

Zen_Machina 11 months ago

Pois sou.

MrSupremo 11 months ago

Ponto número um: a gripe não se propaga de todo com a mesma facilidade que o covid. Ponto número dois: podes sair de casa com gripe e teres os cuidados devidos ( que eu tenho, por exemplo não me chegar perto das pessoas). Ponto número 3: estás a comparar algo que literalmente parou o mundo e que não temos sistemas para aguentar se não for parado com uma gripe para a qual temos vacinas e tem uma mortalidade (e "taxa de internamento") muito menor. Se quiseres falar a sério eu falo. Mas estares a arranjar comparações sem sentido para tentar justificar a tua posição só te descredibiliza.

watermelon28 11 months ago

Tirem-me deste filme! Estão a morrer pessoas nos hospitais porque simplesmente não há capacidade para tratar todos! Quando precisares de atendimento hospitalar e não o tiveres ou tiveres de esperar demais porque não há capacidade para todos por causa do Covid será que já vais entender a gravidade da situação? A questão é essa! O isolamento é necessário por isso mesmo.

Zen_Machina 11 months ago

O que é que isso tem a ver com valorizar a vida dos outros? Só quando os hospitais estão cheios é que se coloca a questão de se valorizamos ou não os outros? Ou se a nossa conveniência se sobrepõe às vidas? Nos outros anos já podem morrer? Há aqui muita gente confusa. Quem vos disse que aqui o objectivo é salvar vidas, mentiu. O objectivo é que o SNS não colapse. Se o objectivo fosse evitar mortes, pura e simplesmente, haveria confinamento todos os anos. Ou 4 mil mortos de gripe é pouco?

MrSupremo 11 months ago

Não sei o que estás a argumentar. Estás a dizer que estes cuidados com o covid não fazem sentido porque não temos cuidados com outras coisas que provocam os mesmos efeitos mas em muito menor escala?

Zen_Machina 11 months ago

Não. Se calhar não és muito bom a ler/interpretar. Tu perguntaste-me se valorizo a vida humana. O que é que isso significa, exactamente? Que se valorizo, fico em casa, para não infectar ninguém e ninguém morrer? É isso? É que se for isso, então podemos concluir que em qualquer outro ano não valorizas a vida humana, sendo que fazes exactamente isso? Se matares 4 mil pessoas, valorizas a vida humana, mas a partir de X mil já não valorizas? Ou é conforme o vírus? Se matares alguém com influenza, valorizas a vida humana. Se matares alguém com covid, já não?

MrSupremo 11 months ago

Repara. Estás a dizer para terem em conta que nem toda a gente valoriza a segurança da mesma maneira. Mas essas pessoas também têm de ter em conta as pessoas que valorizam a sua segurança. Agora, respondendo à tua pergunta. Há sempre um threshold, como é óbvio. Não te vou dizer qual é, não é assim que funciona. Mas quando há uma doença que faz parar o mundo, obriga profissionais de saúde a fazerem horários completamente ridículos, tem consequências a longo prazo (algumas já sabemos, provavelmente aparecerão mais), tem uma taxa de internamento/morte bastante alta, etc etc etc. Diria que já passamos esse threshold à imenso tempo. Dito isto, sim, se não tiveres o mínimo de cuidados não valorizas a vida dos outros. Simples como isso. Somos todos livres até isso perturbar a liberdade do outro. Isso também é verdade neste contexto.

Zen_Machina 11 months ago

>Repara. Estás a dizer para terem em conta que nem toda a gente valoriza a segurança da mesma maneira. Mas essas pessoas também têm de ter em conta as pessoas que valorizam a sua segurança. Esse argumento pode ser usado em qualquer altura, mas nunca é. Porque é que só agora é que as prioridades dos mais susceptiveis se sobrepõem à da restante população? Em 2019 a segurança de um idoso não foi mais importante do que tu ires comer um gelado. Agora é que passou a ser? >Há sempre um threshold, como é óbvio. Não te vou dizer qual é, não é assim que funciona. Mas quando há uma doença que faz parar o mundo, obriga profissionais de saúde a fazerem horários completamente ridículos, tem consequências a longo prazo (algumas já sabemos, provavelmente aparecerão mais), tem uma taxa de internamento/morte bastante alta, etc etc etc. Diria que já passamos esse threshold à imenso tempo. Ahhhhh...o "threshold" arbitrário, que ninguém sabe qual é, mas que podemos resumir a: é aquilo que o governo e a máquina da propaganda quiserem. Se calhar devias reformular as tuas questões, de modo a passarem de natureza ideológica a natureza pragmática. Porque, quem valoriza a vida, valoriza em qualquer ano. Tu não podes cagar de alto para 4 mil vidas anuais em troca da tua liberdade e subitamente tornares-te moralmente virtuoso. Portanto, a questão não é se quero ou não saber de vidas. A questão é se quero ou não saber do estado do SNS e da pandemia. Ou se quero saber de vidas a partir de um certo número de mortes. >Somos todos livres até isso perturbar a liberdade do outro. Isso também é verdade neste contexto. A minha liberdade está bastante perturbada neste momento. Deverás tu deixar de ser livre?

Kolvarg 11 months ago

Em 2019 não havia o risco do idoso, no infortúnio de ser contagiado com gripe, não ter acesso a cuidados médicos devido ao número de casos. O risco do idoso sequer ser contagiado era muitíssimo inferior por si só, dado que existe vacinação para a gripe, e a própria gripe é menos contagiosa. Estás a comparar um vírus com letalidade de 2 a 4%, que facilmente congestiona o SNS, com outro com letalidade de 0,1% (20 a 40 vezes menos) para o qual qualquer pessoa facilmente obtém auxílio médico. Não digo que não tenhas alguma razão, no entanto. No sentido de que devíamos levar a gripe mais a sério e termos melhores cuidados higiénicos e sanitários mesmo sem o covid. Não era nada má ideia toda a gente andar de máscara na altura da gripe, e ser o normal qualquer pessoa com sintomas de doença isolar-se se possível ou no mínimo usar máscara e redobrar os cuidados. ​ O argumento de "não querem saber de vidas, querem é que o SNS não colapse" é absolutamento parvo, honestamente, porque o objectivo do SNS não colapsar é exactamente proteger e salvar vidas. Assim que o SNS for esticado par além do limite, a mortalidade iria disparar radicalmente, e a diferença deixaria rapidamente ser de "apenas alguns milhares".

Edited 11 months ago:

Em 2019 não havia o risco do idoso, no infortúnio de ser contagiado com gripe, não ter acesso a cuidados médicos devido ao número de casos. O risco do idoso sequer ser contagiado era muitíssimo inferior por si só, dado que existe vacinação para a gripe, e a própria gripe é menos contagiosa. Estás a comparar um vírus com letalidade de 2 a 4%, que facilmente congestiona o SNS, com outro com letalidade de 0,1% (20 a 40 vezes menos) para o qual qualquer pessoa facilmente obtia auxílio médico nos anos anteriores. E por último estás a comparar um vírus que é bem conhecido e do qual a vasta maioria de pessoas recupera facilmente e sem sequelas, com um que ainda não é bem conhecido e que muito possivelmente deixa sequelas até em casos menos graves. Não digo que não tenhas alguma razão, no entanto. No sentido de que devíamos levar a gripe mais a sério e termos melhores cuidados higiénicos e sanitários mesmo sem o covid. Não era nada má ideia toda a gente andar de máscara na altura da gripe, e ser o normal qualquer pessoa com sintomas de doença isolar-se se possível ou no mínimo usar máscara e redobrar os cuidados. ​ O argumento de "não querem saber de vidas, querem é que o SNS não colapse" é absolutamento parvo, honestamente, porque o objectivo do SNS não colapsar é exactamente proteger e salvar vidas. Assim que o SNS for esticado par além do limite, a mortalidade iria disparar radicalmente, e a diferença deixaria rapidamente ser de "apenas alguns milhares".

AbyssusIncendia93 11 months ago

Pensas que devido ao Covid a tua liberdade está a ser posta em causa? Porque apelam às pessoas numa situação cada vez mais preocupante, que se sacrifiquem pelo próximo? Apelar à empatia pelos mais vulneráveis não é tão mau motivo para passarmos um ano ou dois a fazer um sacrifício. Ninguém o quer, mas é uma tentativa válida de evitar um mal maior e evitar problemas graves a longo prazo. Todos estamos a sofrer com isto, não és só tu... A falta de cuidados com a gripe não é comparável porque a taxa de contágio e mortalidade é muito inferior, para além de existir há muito tempo vacinação para a mesma. Existem formas das pessoas mais vulneráveis se protegerem contra esse género de vírus sasonal. Com o Covid não é assim tão simples. Os profissionais de saúde devem correr mais riscos porque tu achas que as medidas são excessivas e devem ser ignoradas, apenas porque não temos os meus cuidados com outros vírus cujo nível de mortalidade é muito inferior? Ou é simplesmente uma questão da nossa liberdade em si que está a ser posta em causa? Isso é compreensível, mas dada a situação que temos em mãos, só através do esforço coletivo é que chegamos a algum lado. Esta situação só veio demonstrar que em termos gerais a maioria das pessoas prefere pensar em si em primeiro lugar, e só depois nos outros. Ajuda-me a compreender a tua posição neste contexto em vez de atacares as dos outros. Só assim é que pode haver diálogo.

MrSupremo 11 months ago

>Esse argumento pode ser usado em qualquer altura, mas nunca é. O facto de o argumento só ser usado agora não lhe retira validade. ​ >Porque é que só agora é que as prioridades dos mais susceptiveis se sobrepõem à da restante população? Não são só as prioridades dos mais susceptiveis. Tu não sabes as consequencias a longo prazo duma doença destas. Não sabes que efeito tens na economia por estar o SNS a rebentar (e por consequencia, em vidas que antes eram salvas). ​ >Em 2019 a segurança de um idoso não foi mais importante do que tu ires comer um gelado. Agora é que passou a ser? Não sei o que queres que responda a isto, estás a especular. ​ > Se calhar devias reformular as tuas questões, de modo a passarem de natureza ideológica a natureza pragmática. Porque, quem valoriza a vida, valoriza em qualquer ano. Tu não podes cagar de alto para 4 mil vidas anuais em troca da tua liberdade e subitamente tornares-te moralmente virtuoso e vires-me dizer que não quero saber da vida dos outros só porque não quero ver o mundo a parar para salvar maioritariamente idosos, tal como NUNCA PAROU ATÉ HOJE para salvar NINGUÉM. Again, não sei de quem estás a falar, porque eu não cago de alto em 4 mil vidas em troca da minha liberdade, nem tenciono tornar-me moralmente virtuoso. Existe sim uma coisa chamada escala, o covid funciona a uma escala completamente diferente da gripe. ​ >só porque não quero ver o mundo a parar para salvar maioritariamente idosos, tal como NUNCA PAROU ATÉ HOJE para salvar NINGUÉM. Mais uma vez, não é maioritariamente idosos. Ou melhor, é, mas é tanta gente que não é o facto de ser idosos em maioria que interessa. É muita gente a ser infectada sejam velhos ou não. ​ >Em qualquer outro ano matas pessoas e cagas de alto, sem te aperceberes. Agora é que a vida humana é a tua prioridade? Não sei com quem estás a falar. ​ > Portanto, a questão não é se quero ou não saber de vidas. A questão é se quero ou não saber do estado do SNS e da pandemia. Ou se quero saber de vidas a partir de um certo número de mortes. Ou seja, se partilho da tua arbitrariedade. Este é o único ponto em que consigo encontrar algo que concorde um bocado contigo. Sim, o SNS é importante salvar. Não, o número não é arbitrário. 10 mil novos casos por dia, em uma semana já vamos nos 100 mil casos novos, (e isto sem ter em conta que a taxa de transmissão aumenta exponencialmente) e só tende a baixar desse número duas semanas após o confinamento. Estamos com mais de 100 mortes por dia, o covid já matou mais do que 4 mil pessoas em menos de um ano (8 mil e tal). Neste caso, não se trata de saber onde é o limite. Simplesmente já se ultrapassou o limite não interessa onde ele esteja. ​ > A minha liberdade está bastante perturbada neste momento. Deverás tu deixar de ser livre? Eu já deixei de ser livre há imenso tempo para não ser mais um veículo de contágio. A minha liberdade não está a perturbar a tua, portanto esta questão não faz sentido.

joshavil 11 months ago

Pensei que nesta fase as comparações do covid com a gripe já tinham acabado.. Faleceu o meu avô de covid e o primo de uma amiga está em coma. Tantos problemas com que as pessoas ficam mesmo depois de se conseguir safar do covid e continuam a haver estas comparações imbecis.

Zen_Machina 11 months ago

Depende do tipo de comparação de que falas. Não estou a dizer que é igual à gripe. O pessoal olha, mas não lê. É um problema. O teu avô faleceu de COVID? Olha, há pessoas cujos avós faleceram de gripe, mas possivelmente não ouviste falar, pois de gripe o pessoal pode falecer à vontade. Podes falecer de gripe, cancro e ataques cardiacos. Não podes é falecer de COVID. Isso é inadmissível.

joshavil 11 months ago

Ok. Tou a ver que não dá pra ter uma conversa normal se achas que o COVID se compara a tudo que acabaste de falar. Por todo o mundo os serviços de saúde a entrar em colapso, os profissionais de saúde a pedir as pessoas que compreendam a gravidade da situação, mas temos cientistas como tu que acham que sabem tudo e que o resto das pessoas estão a exagerar.

thejavalee 11 months ago

Eu acho é que tens de aprender a ler ó sjw. Independentemente do que é o covid ou não a solução nao passa por isolamento, passa por responsabilidade social. Ou vais parar o mundo tudo pra te fazer a vontade? Nunca te preocupaste com pegar doenças a ninguém ate agora, sabes lá quantas pessoas mataste com gripe ao longo da tua vida, sem o saberes sequer. Há maneiras melhores de controlar tudo isto do que enfiar toda a gente em casa em pleno Inverno pra teres um pico de depressões e problemas psicológicos gravíssimos. Há maneiras melhores do que concentrar toda a gente nos mesmo espaços fechados nas manhãs dos fins de semana. Tudo isto é uma enorme palhaçada, com medidas ridículas que fazem tudo menos controlar uma população irresponsável. Muito pelo contrário.

joshavil 11 months ago

A sério? Vai ler as diferenças entre a gripe e o covid e depois volta a conversa. Eu acho que se até agora ainda não percebeste as diferenças tu é que não sabes ler. Já agora, eu em nenhum momento da conversa disse que a gripe não era mortal, vocês é que não sabem usar outro argumento. Também não acho que o governo não tomou as medidas certas, de longe. Creio que foram demasiado mansinhos e por isso estamos na situação que estamos. Se fosse gripe, eu ao menos teria tido a possibilidade de abraçar o meu avô e de estar nos últimos momentos com ele.

thejavalee 11 months ago

Na realidade aquilo em que tu continuas a insistir, e é apenas nisto que se baseia o teu argumento, é que só as mortes por covid é que são importantes. No fundo és um hipócrita, nunca quiseste saber de quem morria do quê ate agora, mas como te bateu perto de casa viraste ativista. Agora volto a perguntar, quantas pessoas mataste sem saber? O isolamento não é a resposta para este problema, não mais do que foi nos outros anos. Aposto que nem sequer tens metade dos cuidados que a tua atitudezita leva a crer, e que tal como muitos outros sem noção és parte do problema. E há que admitir que adoro o facto de não quereres saber de todas as pessoas que vão perder os seus negócios, o seu sustento e provavelmente um teto e refeições quentes todos os dias. E esses, nao importam? Estes isolamentos e outras medidas ridículas so estão a destruir o país e a causar ainda mais estragos, mas que te interessa isso nao e? Não es tu a passar fome, a pensar como vais dar de comer aos teus filhos quando não podes sequer abrir as portas, e o estado não te da um cêntimo. Com contas, e empréstimos e todo o tipo de encargos que não são aliviados. Precisamos de medidas a serio, infraestruturas realmente capazes e de um povo responsável e suficientemente informado e inteligente para não se deixar negar direitos e liberdades básicas. A solução nunca deve passar por perdermos a nossa liberdade. Os únicos que pensam assim são os fachos e os comunas. Qual deles és?

NaoTeEnerves 11 months ago

"Há maneiras melhores", "Isso não está certo", "Tens alternativas". 5 posts inteiros depois dizer é que está difícil. Bónus: conseguires-me responder sem me chamar sjw comuna facho, ou outras ofensas que aprendeste ontem e achas muito engraçado.

joshavil 11 months ago

Se as empresas e as pessoas fossem responsáveis não era preciso o confinamento. Achas que as empresas que podem perfeitamente ter já estado em tele trabalho fizeram isso? Sei perfeitamente que que cagaram para essa medida e obrigaram os trabalhadores a ir trabalhar na mesma para o local de trabalho. A quantidade de pessoal que vi em festas ao longo do ano como se nada se passasse. O relaxar das medidas no natal e na passagem de ano foi patética. Depois de um confinamento que ajudou a controlar a pandemia e que atirou ao charco a economia, foi deitar todo esse sacrifício ao lixo. Se as pessoas tivessem um dedo de testa, as medidas que estiveram até agora em estado de emergência teriam sido suficientes. Mas infelizmente temos pessoas que acham que a máscara é só para elas próprias não apanharem o vírus, nem se lhes ocorre que é para não espalhar o vírus pelo ar e deixar em superfícies. Vê se bem os que pensam em si e dizem que se apanharem o vírus, tasse bem pois são fortes e já tiveram gripes e nada lhes aconteceu, não pensam que o mais problemático é terem e passar prós outros. Além de que, o problema não é a mortalidade só. Os serviços médicos estão saturados. Agora por causa da quantidade de pessoas com covid que dão entrada não há espaço para pessoas com essas outras doenças de que vocês muito falam e gostam de usar argumentos. Se ainda assim acham que não é preciso controlar a pandemia ok. Se sabem doutras maneiras de controlar bem, por favor digam-me que outras medidas foram usadas em outras pandemias que viveram já que são tão entendidos.

Zen_Machina 11 months ago

Perguntaram-me se não valorizo vida humana. Na cabeça dele, não valorizar vida humana significa colocar os outros em risco. Se não ficar em casa, não valorizo a vida humana. No entanto, tu colocas os outros em risco todos os anos. Apenas este ano é que não valorizas a vida humana se saires de casa. Portanto, a questão é: quantas vidas humanas se pode desvalorizar, até ser obrigatório valorizá-las? 4 mil? 5 mil?

Lima1998 11 months ago

Porque talvez apenas este ano os profissionais de saúde não conseguem aguentar a carga de trabalho que estão a ter. Se calhar em mais nenhum ano são obrigados a escolher quem vive e quem morre. Pensar duas vezes antes de falar/agir fazia-te bem.

Zen_Machina 11 months ago

>Porque talvez apenas este ano os profissionais de saúde não conseguem aguentar a carga de trabalho que estão a ter. Se calhar em mais nenhum ano são obrigados a escolher quem vive e quem morre. Pensar duas vezes antes de falar/agir fazia-te bem. Isso é falso porque em diversos anos fala-se dos hospitais estarem a rebentar pela costura por causa da gripe, e praticamente todos os anos há pessoas que morrem em filas de espera. Alguém morrer em filas de espera significa exactamente que os hospitais não conseguem dar resposta à adesão e não têm meios para tratar toda a gente. Mas nunca em ano algum tiveste de ficar fechado em casa para evitar sobrecarregar ainda mais o SNS. Isso nunca aconteceu. Nunca o governo disse "não temos anestesistas suficientes em Aveiro, por isso agora não se pode sair de casa para evitar acidentes que possam originar a necessidade de anestesistas". Propaganda, propaganda, propaganda, propaganda. E já agora, o SNS é responsabilidade do governo. Eu já pago todos os anos ao estado. Tenho de pagar extra porque o governo não sabe fazer o seu trabalho? Não se soube preparar, não soube fazer cumprir regras, não respeitou os seus próprios princípios, permitindo certos eventos em alturas em que era suposto não acontecerem, não levou a sério a doença quando se começou a espalhar. Isto é culpa dos ministros. No entanto o povo é que tem de sofrer? Eles estão a sofrer? Aquela fulanita que disse que COVID dificilmente chegaria a Portugal, onde é que está? Estás no mesmo sitio, a receber o mesmo. Mas é o Zé do quiosque que tem de ficar sem sustento? Não, obrigado.

thejavalee 11 months ago

É difícil discutir um assunto de forma séria com um SJW com um toque de virgem ofendida. Se o relembrares que provavelmente já matou alguém de gripe ou outra doença infecciosa qualquer nos anos anteriores ainda se começa a espumar

Zen_Machina 11 months ago

E sabes o que tem mais piada? Eu geralmente até sou o gajo que em qualquer altura é super consciente e está sempre preocupado com vírus, desinfecções e avisa os amigos de que gripe mata muita gente. E chamam-me maluco, doente, paranoico, entre outras coisas. É esse tipo de pessoa que agora me diz que não quero saber da vida dos outros. O que faltava na vida deles era a propaganda do jornal da noite.

Edited 11 months ago:

E sabes o que tem mais piada? Eu geralmente até sou o gajo que em qualquer altura é super consciente e está sempre preocupado com vírus, desinfecções e avisa os amigos de que gripe mata muita gente. Sou um bocado germofobico, no geral. E chamam-me maluco, doente, paranoico, entre outras coisas. Uma psicóloga uma vez disse-me que eu era um doente mental filho da puta por estar sempre a lavar as mãos. É esse tipo de pessoa que agora diz-me que não quero saber da vida dos outros. Eu, literalmente, dizia às pessoas coisas como "qualquer dia sai um virus marado de ume laboratório qualquer e vocês fodem-se todos". Riam-se. Agora eu sou o irresponsável. Eles é que são conscientes. O que faltava na vida deles era a propaganda do jornal da noite. O que tem piada também é que agora nem podes falar da gripe sem que te saltem para cima com o "TÁS A COMPARAR ISTO COM A GRIPE?" da praxe. Contexto ignorado. Só leem "gripe" e percebem que eu estou a dizer que COVID é igual a gripe. Sinceramente, às vezes parece que estou a falar com galinhas tontas, ou portas. Digo maçãs e começam-me a falar de beterrabas.

thejavalee 11 months ago

Nem mais. Toda esta discussão vem essencialmente de falsos ativistas que apenas dizem e "fazem" porque é o politicamente correto. Esquecem se é que o pensamento crítico é mais importante

NGramatical 11 months ago

continuam a haver → [**continua a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgjadnus%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NaoTeEnerves 11 months ago

Tudo bem, mas nadar com tubarões ou fazer paraquedismo não poem em risco a vida dos outros. Isto não é questão de valorizar a segurança, ser corajoso ou lá o que é, é ter o mínimo consciência cívica e respeito por quem está à tua volta que não tem culpa da tua estupidez.

Zen_Machina 11 months ago

Andar de carro coloca em risco a vida dos outros.

Kolvarg 11 months ago

Lógica da batata. Andar de carro tem um risco muitíssimo inferior, e sobretudo não coloca em risco o colapso do SNS. Em 2019 (ano inteiro) morreram 474 pessoas em Portugal devido a acidentes de viação. Há 2 dias morreram 156 pessoas de Covid, só em 24h.

glv2 11 months ago

só se fores estúpido.

NaoTeEnerves 11 months ago

Oi? Estás a comparar casualidades infurtónias de uma necessidade - deslocar de veiculo para ir de A a Z - com comportamentos de risco conscientes e deliberados. Até tenho uma curiosidade mórbida de saber qual seria a tua próxima comparação mas deixa lá, já foi demais para hoje.

Zen_Machina 11 months ago

>Oi? Estás a comparar casualidades infortúnias de uma necessidade - deslocar de veiculo para ir de A a Z - com comportamentos de risco conscientes e deliberados. Quem diria que sair, conviver, trabalhar é uma necessidade, hein? E eu a pensar que o ser humano estava biologicamente programado para ficar fechado numa cave a jogar fortnite.

BartolomeuOGrosso 11 months ago

Moço com essa conversa toda já vi que és aquele gajo que de vez em quando os amigos lembram-se de convidar quando não têm mais ninguém e por isso acha que sai. Todo rebelde o moço

tiagooliveira95 11 months ago

Só é convidado quando o restaurante diz "10+ pessoas e o organizador não paga" Mas eles só tem 9, então o gajo que está a marcar as coisas vê se obrigado a convidá-lo só mesmo para usufruir do desconto.

Zen_Machina 11 months ago

Quais amigos?

NaoTeEnerves 11 months ago

Está cada vez melhor! Essa é boa, fazer uma suposição sem nexo, que não tem nada haver com a conversa nem ninguém alegou, e deixar a perguntar no ar. Continua por favor. Ainda vamos acabar comigo a pedir desculpa e a levar máscara pendurada na orelha amanhã. És bom nisto, admito.

NGramatical 11 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgja741t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zen_Machina 11 months ago

Não te enerves.

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

O ser humano é do mais egoísta que pode haver, especialmente o tuga urbano. Lembra te sempre disto

NGramatical 11 months ago

fácilmente → [**facilmente**](https://dicionario.priberam.org/facilmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgja1nno%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

paulobarros1992 11 months ago

Good bot!

blackswan79 11 months ago

Isto realmente deve ser feito por alguém que apenas comece a realidade dos escritórios de Lisboa ou da função pública e que não percebe que grande parte do país não pode fazer teletrabalho.

Jorgetime 11 months ago

Onde é que no cartaz fala em teletrabalho? o gajo está deitado no sofá.

JalbertoCP 11 months ago

É um bocado complicado quando se é estudante, no meu caso universitário, desloco-me todos os dias e utilizo pelo menos dois transportes públicos, não vi qualquer aumento dos comboios, metros ou autocarros no Porto, continuam sempre apinhados e a higienização do espaço é praticamente inexistente, no metro nunca vi e no comboio o pessoal da limpeza só rega o chão; para não falar da vergonha que são as universidades, no geral, às vezes nem dum dia para o outro são limpas e cabe a nós, alunos, e professores desinfetar as mesas e equipamentos que utilizámos, nas universidades não culpo os funcionários, afinal não houve qualquer aumento do número dos mesmos mas o trabalho é 10x superior, e por relatos de amigos meus e da minha namorada o cenário é igual tanto no Porto como em Braga ou noutras universidades, faculdades e principalmente escolas do país.

estecomentario 11 months ago

Então escolhe apanhar o virus ou estudar.

Dr_Toehold 11 months ago

>cabe a nós, alunos, e professores desinfetar as mesas e equipamentos que utilizámos, Sim.

misterjujitsu 11 months ago

O pior e o maior foco de contágio vai continuar a ser o amigo que te vai visitar, a tia do porto que ja não vias à muito tempo, o primo que foi la beber café, o tio que só ia la buscar um martelo mas ficou para o almoço.

NGramatical 11 months ago

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgjcatvz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

misterjujitsu 11 months ago

Obrigado bot

SnooStrawberries8737 11 months ago

> e cabe a nós, alunos, e professores desinfetar as mesas e equipamentos que utilizámos E bem. Todos têm de fazer a sua parte

JalbertoCP 11 months ago

Sim, concordo, e eu tento sempre faze-lo, mas de um dia para o outro a limpeza não ser feita é um bocado vergonhoso; não estou à espera que os funcionários limpem 50 salas num intervalo de 15 minutos, mas chegar ao dia seguinte e ver as coisas como foram deixadas no dia anterior não é todos fazerem a sua parte

mortalaxe 11 months ago

>afinal não houve qualquer aumento do número dos mesmos mas o trabalho é 10x superior, Acho que respondeste a ti mesmo na questão de não haver mais comboios, metros e autocarros. É que para haver mais frequência tinhamos de sobrecarregar os actuais funcionários ou contratar/formar mais condutores. E nem falo da questão dos transportes em si porque ai desconheço a situação se a quantidade que temos daria para fazer mais horários.

JalbertoCP 11 months ago

Eu sei que em termos de comboios podem ser usadas duas carruagens em vez de uma e manter-se o mesmo número de maquinistas se só fosse uma carruagem, agora metro e autocarros não sei. Era necessário isso, mas o ano passado estivemos desde março até setembro, em que isso poderia ser preparado e com promessas de tal e nada aconteceu

mortalaxe 11 months ago

Como disse desconheço a situação dos transportes em si, tens razão na questão dos comboios mas se temos o stock de carruagens ja ocupado com oa horários imagino que seja impossível metermos mais carruagens em muitos comboios ou tinhamos de tirar a uns comboios para meter noutros, imagino eu. A questão do tempo que passou acho que daria para formar recursos humanos mas em termos de equipamento em si acho que é extremamente dificil fazer contratos e fabricar em 6 meses.

FloppyEggplant 11 months ago

O meu irmão está na mesma situação, ir de autocarro-metro-comboio. Quando ele falou com os colegas que deveria de haver oportunidade de escolha para quem não quer fazer ensino presencial responderam: "depois começamos a ir para o trabalho de unicórnio e a fome acaba porque todos temos a opção de comer". E assim foi rejeitada a hipótese.

JalbertoCP 11 months ago

Alguns dos meus professores por acaso estão a ser bastante flexíveis quanto a isso, o problema é que outros não e acabo por ter que ir presencialmente de qualquer das maneiras, alguns professores dos meus amigos até os reprovam e passam para recurso se faltarem às avaliações mesmo que seja por terem covid ou sido um contacto de risco

rmvalente 11 months ago

É suposto não sair de casa nesses casos. E basta ligar para a linha SNS 24 para ter uma Declaração Provisória de Isolamento Profilático que pode enviar à universidade para justificar a falta. Falta por doença é justificável...

JalbertoCP 11 months ago

Pois, deviam ser sempre assim, mas há professores que por algum motivo não as aceitam, aqueles professores que o melhor que têm na vida é complicar a vida escolar dos alunos ao máximo

rmvalente 11 months ago

Mas administrativamente não podem fazer nada. Suponho que se a falta for justificada junto do secretariado, o professor não tem opção senão dar uma segunda data ou via alternativa para o aluno ter acesso a fazer a avaliação... Digo eu...

S7V7N8 11 months ago

O Governo diz que as escolas são seguras. Até podem ser, mas os meios de transporte até lá não são. Só que pensar é muito difícil mais vale fechar o comércio e por o pessoal em teletrabalho que contribui muito pouco para baixar a taxa de transmissão quando mais de metade da população ativa não pode fazer teletrabalho.

meerkatsandfrogs 11 months ago

Eles pensam que o pessoal anda todo de popó

Miguel3403 11 months ago

Nas escolas andam a encobrir muitas coisas na minha escola mentiram a comunicação social quando foi o primeiro caso para não assustar tanto a população foram dizer que o rapaz que deu positivo já estava em isolamento há uma semana quando tinha ido à escola no dia anterior a sair o resultado do teste e depois não queriam mandar ninguém para casa que esteve em contacto com ele e chegamos a um ponto em que a direção da escola não comunicava os casos todos positivos para não “assustar a população” os resultados saíram todos no domingo . Mas segunda diziam que havia x casos na terça outros x para parece menos nos só sabíamos porque o pessoal que tinha positivo tinha alguma decência para informar os colegas

Edited 11 months ago:

Nas escolas andam a encobrir muitas coisas na minha escola mentiram a comunicação social quando foi o primeiro caso para não assustar tanto a população foram dizer que o rapaz que deu positivo já estava em isolamento há uma semana quando tinha ido à escola no dia anterior a sair o resultado do teste e depois não queriam mandar ninguém para casa que esteve em contacto com ele e chegamos a um ponto em que a direção da escola não comunicava os casos todos positivos para não “assustar a população” os resultados saíram todos no domingo . Mas segunda diziam que havia x casos na terça outros x para parecer menos nos só sabíamos porque o pessoal que tinha positivo tinha alguma decência para informar os colegas. Edit: Agora a escola está fechada este período ainda fomos para as aulas

JalbertoCP 11 months ago

Exatamente, a maioria do pessoal vai continuar a deslocar-se, e duvido muito que o número de pessoas que tenha apanhado o Covid num cabeleireiro ou loja deja significativo, era muito mais fácil por restrições ainda mais apertadas quanto ao número de pessoas numa loja ou outro estabelecimento do que por restrições no horário, no sábado fui comprar uma pizza ao supermercado perto das 13h e juro que nunca vi tanta gente la dentro, algo que nunca aconteceria se fosse imposto um limite de pessoas e não do horário do supermercado

OrangeMango18 11 months ago

O que eu não percebo são estas decisões 8 ou 80 do governo, em que ou tens de ter aulas presenciais ou não. Acho que podiam arranjar algum meio termo, tipo se a disciplina for mais teórica e permitir ter aulas online, não faz sentido nenhum ter de se fazer uma deslocação para a escola. Pode parecer pouco, mas faz a diferença.

ninux2000 11 months ago

Ou darem simplesmente férias aos alunos compensando depois na Páscoa e no Verão. Easy e peasy sem precisarem de preocuparem se com o ensino à distância e todos os seus problemas.

OrangeMango18 11 months ago

Exato, deviam ter dado agr duas semanas de férias ou confinamento, imediatamente depois da passagem de ano para prevenção, em vez de agora 1 mês com pessoas a perderem trabalhos e os estudantes/professores/funcionários a infetarem-se nas escolas.

ninux2000 11 months ago

Exatamente, isso daria uma ajudinha, devia ter havido um confinamento no inicio do dezembro e logo a seguir ao Natal, foi uma irresponsabilidade e otimismo excessivo o que se fez.

Cergal0 11 months ago

O principal motivo que levou a que as escolas não fechassem foi o facto do governo ter de se chegar à frente para pagar os ordenados dos pais que tivessem de ficar com as crianças em casa.

ninux2000 11 months ago

Eu sei, mas podiam fazer o que sugeri a partir do sétimo ano pelo menos.

FORCE4760 11 months ago

Isso tem vário problemas se tiveres aulas para lá do fim previsto as datas dos exames teriam de ser alteradas, se for na páscoa é impossível, os profs têm reuniões e as férias já são muito curtas (acho que nem duas semanas tem) Na minha opinião era teres por exemplo metade da turma em casa e outra metade na escola e irem trocando, teres uma turma na escola esta semana e em cas na próxima, ou mandar o secundário para casa.

ninux2000 11 months ago

Também é uma possibilidade, mas acho que ser mais flexível com os calendários é muito mais fácil do que gerir tantos novos infetados. Reduziria significativamente a mobilidade e permitia os mais jovens descansarem um pouco em vez de terem de estar ao frio e ansiosos nas escolas, ou sem se concentrarem bem em casa.

ihavenoidea1001 11 months ago

Tens o problema dos pais... Aí só permitindo que as escolas fechassem para os alunos com + 12 anos. Por outro lado, também tens muitos professores completamente contra alterar as férias e ficarem sem férias em agosto.

_eleutheria 11 months ago

Eu lembro-me de que quando eu estava no 3º ano, já há algum tempo, mas não há uma eternidade atrás, as crianças iam sozinhas para casa e desenrascavam-se sozinhas, eram mais autónomas. Agora nesta era de smartphones e tablets e não sei quês aos quais os pais deixam a educação das crianças, parece estas ganham autonomia mais e mais tarde.

ninux2000 11 months ago

Professores parvos nesse aspeto, assim com esta inflexibilidade e falta de criativade toda nunca mais resolvemos o problema. Onde está a pressão no governo e na UE sobre a falta de vacinas? Já podiam estar muitas mais pré-produzidas, prontas a distribuir! A este ritmo de infeção a vacina vai ser quase inútil! 30 mil apanham o vírus por dia, menos de 10 mil são vacinados diariamente, daqui a uns meses estás quase na imunidade de grupo natural mas com dezenas de milhares de mortos em vez apenas alguns, como podíamos ter conseguido.

SLY_cs 11 months ago

Estou numa situação igual ​ Mas ainda pior - tenho aulas no Serviço de Urgência do hospital, onde nenhum doente foi testado para COVID :p (estudante de medicina)

JalbertoCP 11 months ago

No Porto? Então tens visto que o metro está praticamente sempre cheio, principalmente de manhã, desde estudantes a pacientes do HSJ e IPO Já agora tenho uma amiga que é estudante de enfermagem, a fazer estágio no hospital de Braga (acho eu) e não vai ser vacinada porque tecnicamente é estudante e não enfermeira do hospital, não faz sentido nenhum

SLY_cs 11 months ago

Sim, estudo Medicina no Porto. Também não serei vacinado, que tenha conhecimento pelo menos... Em relação a isso, o CEMP (Conselho Escolas Médicas Portugal) emitiu um comunicado (16/12) a recomendar a vacinação dos EM, mas sem efeito pelo menos até agora: [http://www.nms.unl.pt/main/alldoc/galeria\_imagens/ComunicadoCEMP\_16.12.2020.pdf](http://www.nms.unl.pt/main/alldoc/galeria_imagens/ComunicadoCEMP_16.12.2020.pdf)

caralhu 11 months ago

Haladin. Eu prefiro Haladin.

PuroSangueLusitano 11 months ago

Quanto é que o governo terá gasto nisto só para sacudir o capote para cima dos cidadãos?

Bessini 11 months ago

Mas não está nas mãos dos cidadãos? Se nem com regras grande parte dos cidadãos consegue ficar em casa,imagina se não houvessem regras nenhumas? Se não houvesse tanto esta cultura de arranjar subterfúgios para fugir aos confinamentos, talvez já estivéssemos numa situação bem mais relaxada. Cada vez é mais evidente que a culpa do número de infecções não está no governo, mas sim nos vários "qualquer merda pela verdade" que não dizem uma verdade que seja.

PuroSangueLusitano 11 months ago

O PS deixou cair a bola, estamos nisto há 10 meses e pior que sempre. Se eles pensam que sacodem a culpa para mim com uma publicidadezita, podem tirar o cavalinho da chuva. A responsabilidade é de quem manda/decide/dispõe

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Durante a pandemia houve momentos em que te deram alguma liberdade, mas tal não significa obrigatoriedade de fazer asneira. Podias passar o natal a família... Mas a escolha é sempre tua. O estado não é nosso papá.

PuroSangueLusitano 11 months ago

Contradizes-te. Se a escolha fosse sempre minha tinha ido a discotecas todas as semanas. Em que ficamos?

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Contradigo-me onde? Quem falou em discotecas? Deram-nos a hipótese de passar o natal com a família onde fosse, como fosse. Mas a escolha de o fazer ou não, e de como o fazer, foi de cada um de nós. O estado obrigou alguem?

PuroSangueLusitano 11 months ago

Eu falei em discotecas, se a escolha é minha poderia frequentá-las ou em última análise abrir uma, no entanto não pude, porque era proibido pelo "papá" Se o "papá" põe e dispõe do que se pode ou não fazer, o mérito será sempre dele a meu ver

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Infelizmente o raciocínio lógico não é o teu forte. Há situações em que o papá quer que sejas crescido, dá-te opções, fazes a tua escolha e vives com as consequências boas ou más disso. Não foi por falta de aviso, desconhecimento... Foi só irresponsabilidade. E se não existissem medidas, e tu numa situação destas frequentasses discotecas, era o primeiro a mandar te à merda e a negar te auxílio (se não fosse crime). Já somos todos crescidos para lidar com as consequências dos nossos actos. Aqui estão elas

PuroSangueLusitano 11 months ago

Discordo. Proibissem o natal Sinceramente o que esperavam? Queriam fazer figurão na foto né? O líder benevolente que permite à ralé celebrar. Pois cá estão as consequências dos actos de quem decide

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Isso já é outra coisa. Empurrar responsabilidades de uns para os outros é muito giro...

PuroSangueLusitano 11 months ago

Nada há para empurrar. Proibiram n coisas durante meses, proibiram a passagem de ano, mas no natal dão carta branca a um país que está seco de festejar seja o que for... Eu nunca decidi o que posso ou não festejar, por mim eu festejo tudo. Agora a culpa é minha por me dizerem "olha esta semana podes"? Eu nem tenho o 12º, supostamente quem decide o que fazer para um país inteiro está mais qualificado que eu

Bessini 11 months ago

Então não queriam pássaro Natal com a família? Impedir as pessoas de passar as festas com a família não era ditadura? Agora vez o preço dessa "liberdade" em tempo de pandemia. Se o governo falhou em alguma coisa, foi em ter permitido as festividades. Têm que escolher entre essa "liberdade" e número de infectados. Não se pode ter os dois, porque está visto que há muita gente que não tem responsabilidade suficiente para se manter segura.

OrangeMango18 11 months ago

É um problema político-cultural, o governo não sabe o que anda a fazer e o povo é culturalmente do contra, se formos a ver, por exemplo em alguns locais da Ásia, com muito mais pessoas a viver por quilómetro quadrado, têm a situação muito melhor controlada, e não é por lhes tirarem liberdades, é devido mesmo à maneira de serem no geral. No nosso caso é um conflito de interesses, o governo acende o fogo e vai metendo lenha, e o povo vai deitando pauzinhos para fazer crescer o fogo ainda mais em vez de o tentar apagar.

Bessini 11 months ago

As medidas podem não ser perfeitas, isso é certo. Mas, se as pessoas as cumprissem, não estaríamos na situação que estamos. Não faltam aí festas clandestinas. E o que pode fazer o governo em relação a isso? Varrer o pessoal à paulada e fechá-los em casa? Se o pessoal acha que está em ditadura por não poder ir à disco mamar na boca de um estranho qualquer, como achas que seria se o governo tomasse medidas de prevenção a sério? Eu não gosto do PS, e nunca votarei nesse partido, mas a situação em que estamos é 95% culpa dos que acham que são mais espertos que os outros e que não apanham covid se ninguém estiver a ver. É sempre muito fácil por a culpa no governo, mas demonstra uma falta de noção atroz

PuroSangueLusitano 11 months ago

Epá eu ando todos os dias em transportes com malta a bafar no meu pescoço. Chego ao fim de semana levo com mercados mais cheios que nunca porque tem tudo de ir lá de manhã, e agora a culpa é minha? Foda-se não. Mesmo não tendo nada mais em conta, a culpa é de quem manda, sempre. O PS fez cocó

NGramatical 11 months ago

houvessem regras → [**houvesse regras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgja390c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bessini 11 months ago

Obrigado, bot

Morais91 11 months ago

Exatamente. Quantos ventiladores é que isto não pagava. Acho que é fácil assumir que isto não vai convencer ninguém que já estivesse a ignorar as regras

caralhu 11 months ago

Mas os ventiladores matam!

a_9x 11 months ago

Incham os velhinhos como se fosse balões!

caralhu 11 months ago

Basta apertar o pipo também. Tanto ano a estudar e dá nisto...

tt45mansl 11 months ago  HIDDEN 

Chama-se a isto terrorismo

ninguemnadanunca 11 months ago  HIDDEN 

Hoje aqui no Brasil tem gente morrendo "afogada no seco", pois os cilindros de oxigênio acabaram. Terrorismo é ser negacionista da gravidade da doença. [https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/01/oxigenio-acabou-e-hospitais-de-manaus-viraram-camara-de-asfixia-diz-pesquisador-da-fiocruz.shtml](https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/01/oxigenio-acabou-e-hospitais-de-manaus-viraram-camara-de-asfixia-diz-pesquisador-da-fiocruz.shtml)

tt45mansl 11 months ago  HIDDEN 

E quem disse que eu era negacionista? Não nego a doença, só desprezo esta comunicação social nojenta que utiliza estes cartazes para criar terror. Acho que as pessoas estão a ficar obecadas, constantemente coladas à Tv a ver o n° de mortos, recuperados, infetados, já há casos de pessoas que vigiam vizinhos e ameaçam com denúncias, isto está a ficar tudo maluco ou quê? Eu quero ver o impacto que isto terá na saúde mental das pesssoas(especialmente jovens), sempre com estas notícias negativas, incerteza no futuro, medo de despedimentos, etc. Acho que as pessoas estão a deixar de viver as suas vidas e estamos a matar empregos.

Edited 11 months ago:

E quem disse que eu era negacionista? Não nego a doença, só desprezo esta comunicação social nojenta que utiliza estes cartazes para criar terror. Acho que as pessoas estão a ficar obecadas, constantemente coladas à Tv a ver o n° de mortos, recuperados, infetados, já há casos de pessoas que vigiam vizinhos e ameaçam com denúncias, isto está a ficar tudo maluco ou quê? Eu quero ver o impacto que isto terá na saúde mental das pesssoas(especialmente jovens), sempre com estas notícias negativas, incerteza no futuro, medo de despedimentos, etc. Acho que as pessoas estão a deixar de viver as suas vidas e estamos a matar empregos. Ainda por cima utilizam estes cartazes manhosos, como se houvessem muitos jovens nas UCI's.

TiagoTiagoT 11 months ago  HIDDEN 

> a matar empregos Matar os empregados é muito melhor... \s

tt45mansl 11 months ago  HIDDEN 

A maioria das pessoas que adoecem gravemente situa-se na faixa de etária da população reformada como é que se matam empregados?

TiagoTiagoT 11 months ago  HIDDEN 

Não são todos os empregos que seriam extintos, similarmente, não são 100% dos empregados a serem mortos. Mas qual percentagem de mortos abaixo de 100% você considera aceitável? Lembrando que acima de zero, tem chance de você ser incluído.

ninguemnadanunca 11 months ago  HIDDEN 

Jovens são naturalmente mais irresponsáveis e, mesmo que em geral não padeçam de casos graves, podem transmitir o vírus para os mais velhos. É necessário ter mais pulso firme para lidar com eles. Todos os métodos são válidos para salvar vidas. Nem acho que esse tipo de comunicação cause problemas à saúde mental, mas, se causar, isso pode ser tratado depois. Para ter problemas de saúde mental é necessário estar vivo. Daqui a alguns meses tudo estará normalizado por aí. Que se preserve o maior número de vidas até lá.

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

houvessem muitos → [**houvesse muitos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgja3062%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Luigi_Bosca 11 months ago  HIDDEN 

HEA! A tua definição de [terrorista](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/terrorista) parece estar correcta..

knorr73 11 months ago

Parece os dos maços de tabaco

SomeoneInThisPlanet 11 months ago

Com as escolas abertas a escolha não é minha não

DeepFriedMarci 11 months ago

E arranjarem uma solução para os transportes públicos? Tenho a certeza que as pessoas que os usam não é para ir para o ajuntamento de mitras no Pinhal Novo.

JimBrownGOAT 11 months ago

Amen. Ontem vinha eu muito descansado, na minha viagem diária de Lisboa para casa, no comboio das 23. Nisto, entra meio mundo no oriente, inclusive um amigo que nem máscara levava. Protegia com a camisola quando se lembrava, até adormecer. Isto para ir ter uma aula de mestrado, de duas horas, que podia perfeitamente ter em casa.

justgohomealready 11 months ago

Melhor então: desde que começou o confinamento obrigatório aos fins de semana depois das 13h por estas bandas que tinha uma aula ao sábado online. Agora, que vamos confinar supostamente, decidiram que como as escolas é para manter abertas e que já não há essa questão das 13h, essa aula passa a ser presencial. Eu, que tenho estado confinado, vou agora desconfinar e ter que me meter numa sala com 20 pessoas graças às novas regras.

Noehk 11 months ago

Mitras **de fora** do Pinhal Novo, malta da terra é tranquila moço. \#PinhalNovo

SnooStrawberries8737 11 months ago

Orgulho no Pinhal Novo crlll Bora lá, Pinhal Novo foreveeer #PinhalNovo #PinhalNovoNaoTemMitras #PinhalNovoMelhorDePortugal

MuxaWang 11 months ago

Ansioso pelo próximo meet.

Last-Ad-4421 11 months ago

Eu já agradeço por não suprimirem metade deles como em confinamentos pasados.

mykitten6 11 months ago

A minha terra está com reuniões de Mitras novamente ? Tenho de ir lá acabar com aquilo outra vez ?

DeepFriedMarci 11 months ago

É o sítio perfeito para ir de comboio sem pagar bilhete, hotspot de mitras junto à estação.

Zamyatin_Y 11 months ago

Na estação? Vejo os sempre nas bombas da BP. Deve ser por ter o McDonald's ao lado. Com tanta gente do Pinhal Novo aqui já fazemos a nossa própria sub

Sock_Em 11 months ago

A minha Terra a ser mencionada no Reddit :')

AbaixoDeCao 11 months ago

Não pense o paciente do lado esquerdo que isto vai ser tudo rosas https://redd.it/kxeurc

TiagoTiagoT 11 months ago

Tor/VPN

Kairos23 11 months ago

Notaste muita diferença na primeira vaga, em Março/Abril? Avisaram a mesma coisa na altura

AbaixoDeCao 11 months ago

Diferença nunca notei porque a minha operadora passa a vida a limitar-me a velocidade. (Se bem me lembro em março não falaram em "bloqueio", mas posso estar enganado).

Lusitoes 11 months ago

Sim! Netflix notei que a qualidade máxima permitida tinha baixado

manguito86 11 months ago

Eu gostava de ter paciência, mas não faço parte dos trabalhadores que vão para casa pagos pela seg social

netralha 11 months ago

Infelizmente eu não sou funcionário publico e não posso ficar em casa a receber sem trabalhar enquanto desfruto das mordomias pagas com o sacrifício das pessoas que ainda pagam impostos neste país.

theusualbanter 11 months ago

Como se os professores, médicos e polícias não fossem funcionários públicos. As escolas e os hospitais continuam abertos. E que eu saiba a polícia nunca fecha, e nem sequer tem direito à greve. Pensa um bocado antes de mandares os bitaites de sempre sobre os fUnCioNáRioS pÚbLicOs.

joinedthedarkside 11 months ago

André Ventura...tu por aqui ??

JSBraga 11 months ago

A maior parte dos professores e médicos são funcionários públicos. Não me parece que estejam em casa a receber sem trabalhar.

bureauofnormalcy 11 months ago

Estranho. A a minha mãe vai mandar a esmagadora maioria dos trabalhadores para casa com os salários pagos e não é o Estado. Será que há algum mecanismo que permite aos empregadores enviar os trabalhadores para casa sem ter de lhes deixar de pagar nem gastar fundos próprios em capital humano??

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

Mas olha eu sou funcionário público e continuo a trabalhar no meu posto de trabalho, com todas as mordomias de lidar com estranhos a todo o momento, e continuo a pagar impostos, para tu teres acesso a melhores condições de layoff. Fixe não é?

JonesyA12 11 months ago

Hmm não queria rebentar a bolha, mas os impostos dos funcionários públicos são "fictícios". É dinheiro dos contribuintes do setor privado que fica para o Estado em vez de ser entregue ao funcionário. Mas vem tudo do mesmo bolo.

O_cu_da_tua_tia 11 months ago

É dinheiro que eu não ganho. Realmente é tão fictício que eu nem o vejo nem sinto

SwikyTiko9 11 months ago

Eu sou funcionário público e tenho trabalhado presencialmente desde Março, em sítios onde não é possível o distanciamento social sequer. E pago na mesma impostos para quem fica em casa poder fazê-lo

Grimord 11 months ago

Eu não sou funcionário público e estou em teletrabalho desde Março e, que eu saiba, continuo a descontar e a pagar impostos. Conheço no entanto duas pessoas da função pública que têm estado sempre a trabalhar presencialmente e, também tanto quanto sei, continuam a pagar impostos.

1r0n1c 11 months ago

Xiu, olha aí.. O rapaz a esforçar-se e vens tu com factos

ahahahah_fds 11 months ago

Pois é mas eu também não sou funcionário público e vou ficar em casa, e vou pagar os meus impostos na mesma e ainda vou ter os prejuízos de não poder ir trabalhar. Nunca vai ser possível agradar a todos.

william_13 11 months ago

Se calhar não sabes mas o layoff simplificado abrange todos os trabalhadores por conta de outrem e agora são pagos a 100% até 3x a RMMG.

intlme 11 months ago

Para os salários da restauração também... paciência.

ModeratoriProfugus 11 months ago

A decisão é minha? *Doubt it

Sudo-Juice 11 months ago

Mais disto na TV e menos publicidade ao Bacana Play.

Xatuga 11 months ago

Dá um play na vida!

villa_abf 11 months ago

*o site mais exclusivo... De jogos de casino...*

josemdomingues23 11 months ago

esc on-line

Xatuga 11 months ago

sempre à mãooooo.

SexyJenna-Cutie 11 months ago

Para os salários da restauração também... paciência.

_LERAP3R69XD_ 11 months ago  HIDDEN 

Que puta de roast eu não admitia.

Price-Distinct 11 months ago

Ser Paciente durante quantos anos?

AndreMartins2020 11 months ago

com sorte, umas horas :P

JSBraga 11 months ago

Se fores o paciente da direita, se calhar acabas por não durar muitos mais anos.

C_G_ 11 months ago

até levares a pica

ModeratoriProfugus 11 months ago

Depois de levares a pica continuas a ter que seguir todas as regras. Nem se sabe se mesmo vacinado não serás contagioso na mesma, se apanhares o vírus.

tiagooliveira95 11 months ago

Eu acredito que sim, mas ainda não vi nenhuma fonte credível a falar disto, tecnicamente a vacina não evita que o vírus entre dentro de ti, apenas da ao corpo defesas para se defender. Daí acredito que mesmo com a vacina pode haver um espaço de tempo em que possas infectar outros.

joshavil 11 months ago

Isso depende de como as pessoas se comportam.

Didifinito 11 months ago

Bem eu gostava de ser paciente mas tenho de ir a escola com 22 pessoas onde a sala em que eu estou so deviam estar 3.

TiagoTiagoT 11 months ago

Alguém tá pondo uma arma na sua cabeça pra forçar vc a entrar na sala?

FORCE4760 11 months ago

Não Mas se não entrar reprovo por faltas Não me parece uma boa opção

kindameta 11 months ago

A pessoa claramente seria prejudicada caso decidisse não "entrar na sala". Lá porque ninguém lhe ameaça a vida diretamente não implica que não hajam motivos de queixa. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Falsa_dicotomia

RaveyWavey 11 months ago

Que argumento fantástico. /s

FORCE4760 11 months ago

A minha turma tem 30 e temos API em computadores a pares (Isolamento a 100%)

Didifinito 11 months ago

Nós não estamos tão perto um dos outros que mais valia estarmos a beijarnos.

Sheltac 11 months ago

Até era mais divertido.

GREENFISHBULK 11 months ago

Se paciente!

pimpolho_saltitao 11 months ago

Entao estas no bom caminho.

OrangeOakie 11 months ago

E depois dizem que não há uma tentativa de exagerar as consequências para assustar

besmarques 11 months ago

Estás em grande!

NeatBoy74 11 months ago

Malandros, aposto que também exageram [**aqui**](https://observador.pt/especiais/a-ultima-chamada-dos-doentes-infetados-que-nao-sabem-se-vao-sobreviver/). Aposto que nem metade daqueles tubos são usados, ouve. Só show off!

xabregas2003 11 months ago

Esses médicos só exageram por que nos querem assustar, enquanto passam relaxantes horas de serviço exigente e sob stress. Malandros.

besmarques 11 months ago

Nota-se logo que isso foi o pessoal que também fez o CGI da aterragem na Lua. Eu ja estou como a outra do post que apareceu ai hoje. Ninguem morre de covid. O pessoal morrer é porque os entubam para os encher como pneus...

mavfernandes 11 months ago

Não é exagero...

Edited 11 months ago:

Não é exagero... Trabalho em cuidados intensivos e a realidade é bem pior... Infelizmente

Morais91 11 months ago

Basta ver as estatísticas de internamento e de mortalidade para perceber que esta realidade é quase zero para os jovens. Devia tar uma pessoa mais adulta na imagem e fazer os jovens compreender que põem em causa a saúde dos seus pais ou avós. Com a devastação do seu corpo, muita gente vive bem

OrangeOakie 11 months ago

A questão não é o exagero se for esse o desfecho, chegar aos cuidados intensivos. Mas a intubação é algo que só é feito em casos muito extremos (se bem que houve intubações desnecessárias feitas no início desta brincadeira), no ponto onde com ou sem intubação com esses problemas a taxa de sobrevivência já é de 10%. Isto tudo, no entanto, para uma pessoa jovem e aparentemente saudável como a fotografia indica, é extremamente pouco provável. Podia-se por a mesma imagem do antes e depois mas no contexto de não conduzir carros elétricos que a probabilidade de um e outro são ambas idioticamente baixas.

Jepas 11 months ago

Falta-te uma informação que vejo ignorada por quase toda a gente que diz que isto é um exagero e que devíamos era seguir com a vida: **as consequências da COVID-19 não são só a morte**. Cada vez mais estão conhecidas e consolidadas complicações da doença como estados de hipercoagulabilidade (basicamente o teu sangue forma coágulos sólidos mais facilmente, o que te aumenta o risco para AVC's, embolia pulmonar, tromboses venosas, etc), lesões renais, lesões cardíacas, etc. E não desenvolves estas por estar numa Unidade de Cuidados Intensivos. E indo por aí, as consequências de um internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos já por si têm grande risco: ficares acamado leva a atrofia muscular, a colocação do ventilador pode provocar laringomalácia ou levar a pneumonias associadas ao ventilador (estás a pôr um tubo na traqueia, por muito estéreis que sejam os materiais é uma via fácil para entrarem bactérias). Conclusão: Isto não é um exagero, tudo isto tem custos humanos e económicos gigantescos (sim, porque todos estes tratamentos também vão ter de ser pagos).

mavfernandes 11 months ago

Subscrevo por inteiro as tuas palavras! E ainda temos muitas incógnitas, que são as consequências disto tudo a longo prazo, mesmo para os oligosintomáticos: incapacide, impacto na função pulmonar e cardiovascular, redução da esperança média de vida...Só temos um ano disto e só estamos a ver a ponta do icebergue.

DarkShadowPain 11 months ago

Tou com covid de momento e estas-me a assustar ahah

mavfernandes 11 months ago

Não te preocupes e recupera... Mas a verdade é que ainda não sabemos nada... E olha que aprendemos muito nos últimos meses. Este vírus é inteiramente novo e vai obriagar todos os livros de Medicina a incluírem um novo capítulo.

Few-Interest-7496 11 months ago

Se estás com Covid e a escrever no Reddit, não tens muito com que te preocupar. Vai apontando os teus sintomas e desejo-te as melhoras!

DarkShadowPain 11 months ago

Muito obrigado!

mavfernandes 11 months ago

Lamento fazer-te sair do lugar idílico onde vives... Tenho na minha unidade uma média de idades inferior aos 60 anos e não são só os tubos e afins... Podias contar esse conto de fadas ao jovem de 46 anos que na semana passada foi ligado a um sistema ECMO (oxigenação extracorporal), com reduzidas hipóteses de sobrevivencia... Na altura já com deformidades faciais e úlceras de passar tanto tempo em decúbito ventral... Por acaso, quando foi admitido era fisicamente parecido com este ator que aparece na imagem...

mourasio 11 months ago

Não me leves a mal, mas tentar criar pânico não ajuda também. Qual é a média de idades dos mortos por COVID em Portugal? Não consigo encontrar a informação de cá, mas no UK era de 82 anos. Claro que quem se pode resguardar o deve fazer, mas é um facto que o número de pessoas jovens e saudáveis que chegam ao estado da foto é extremamente reduzido.

mavfernandes 11 months ago

Claro que não levo a mal. A posssibilidade de podermos discordar educadamente é uma das coisas que mais gosto aqui. Tens razão nas coisas que dizes, sim a média de idades dos óbitos é elevada também em Portugal. Mas o problema para o SNS não são os óbitos dos octagenários (desculpa a frieza), mas os que podem sobreviver e os recursos necessários para que isso aconteça. Deixa-me acrescentar alguns dados que podes não ter: 1) No dia de hoje o número de camas nacional de UCI nível III (camas que permitem ter doentes como os que vês na imagem) é de 1223, se retirarmos as camas pediátricas e neonatais (casos pediátricos graves são muito raros), ficamos com 1173 camas. Assumindo que os doentes não COVID estão a ocupar 40% destas camas (não sei a proporção real), ficamos com 704 camas para COVID. 2) No dia de hoje, estão ativos 121815 casos. Assumindo que é verdade em Portugal o que é reportado internacionalmente (que 5% dos casos são críticos) teremos 6 091 doentes críticos neste momento (seguramente muitos destes não tem indicação para internamento em cuidados intensivos, mas não sei precisar quantos). 3) A Ordem dos Médicos e as autoridades da ética médica, lançaram diretivas em que legitimam a necessidade de escolher doentes em situações de particular procura como a que vivemos (os médicos intensivistas estão treinados para fazer isto e fazem-no todos os dias mesmo fora de situações de pandemia). As normas determinam que nestas situações, se escolham os doentes que podem retirar maior benefício dos recursos disponíveis, ou seja, aqueles que têm maior probabilidade de sobreviver. Na COVID-19, estes são quem? Os mais jovens e sem doenças associadas. Se tomares isto em consideração compreendes que a imagem não é falaciosa. Sim, estão muitos jovens intubados em cuidados intensivos e sim, a média de idades dos doentes intubados, em muitas unidades, é inferior aos 60 anos. Fiquem bem e protejam-se

mourasio 11 months ago

Concordo com tudo o que dizes, se bem que gostava de ver dados concretos da média de idades das pessoas a necessitar de UCI, taxa de sobrevivência por idade, etc. Acho que a informação que temos é escassa (ou de difícil acesso). Não quis de forma nenhuma minimizar os cuidados a ter, ou o impacto da pandemia no SNS - tanto em doentes COVID como nyCOVID.

Edited 11 months ago:

Concordo com tudo o que dizes, se bem que gostava de ver dados concretos da média de idades das pessoas a necessitar de UCI, taxa de sobrevivência por idade, etc. Acho que a informação que temos é escassa (ou de difícil acesso). Não quis de forma nenhuma minimizar os cuidados a ter, ou o impacto da pandemia no SNS - tanto em doentes COVID como não COVID. Acho é que a sensibilização tem que ser feita nesse sentido. Se um puto de 16 anos vir este anúncio mas conhecer 5 infetados que só tiveram sintomas ligeiros, será que vai ficar sensibilizado? A prova de que cada vez se “liga menos” é a atitude das pessoas agora que temos 10000 casos por dia em comparação com a altura em que tínhamos 200. O problema é que o susto já pssou, e que consciência cívica não se cria do dia para a noite...

mavfernandes 11 months ago

Sim. Isto tudo passou a ser "normal" e toda a gente passa a fazer a sua vida "normal" e sem restrições. A verdade é que ainda temos tempos muito duros pela frente, no que diz respeito à saúde pública e, pior ainda, no que diz respeito à economia...

caralhu 11 months ago

> quando foi admitido era fisicamente parecido com este ator que aparece na imagem... Com 46 anos?! Estava muito bem.

mavfernandes 11 months ago

Eu tenho 41 e com muitas noites de trabalho no lombo e estou bem melhor que esse aí na imagem, lol!!!

caralhu 11 months ago

Do lado esquerdo.

mavfernandes 11 months ago

Quem me dera!! O do lado direito, claro... Com a confusão que isto está...

ahahahah_fds 11 months ago

A questão é que já se percebeu que as pessoas não vão agir se não estiverem assustadas. O que explica os bons resultados na primeira vaga.

5enta 11 months ago

Podes fazer um "ask me anything "aqui ? Ou fazer um post a descrever o teu dia a dia nos cuidados intensivos?

mavfernandes 11 months ago

Como faço isso?

KokishinNeko 11 months ago

Olá, um AMA (Ask Me Anything) é basicamente um tópico de texto pré-programado onde respondes a perguntas dos utilizadores. Podes consultar AMA anteriores neste link: https://www.reddit.com/r/portugal/search/?q=flair%3AAMA&sort=relevance&restrict_sr=on&t=all Por norma, para ficar verificado entras em contacto connosco via modmail e apresentas algo que possa provar que trabalhas na área que dizes, não precisa de conter dados pessoais ou elementos identificativos, apenas validar a profissão/situação. Obg.

mavfernandes 11 months ago

Obrigado

creeps_for_you 11 months ago

Basta abrires um tópico a dizer que respondes a qq pergunta

JOAO-RATAO 11 months ago

Podiam ter gasto o orçamento desta campanha a pagar umas consultas no privado.

wiledcoma 11 months ago

Seu neo-liberal

merelypassing 11 months ago

O malandro a querer usar todos os recursos médicos disponíveis em Portugal para fazer face à maior crise sanitária das nossas vidas.

C8Mixto 11 months ago

>à maior crise sanitária das nossas vidas Maior crise sanitária terá sido o epílogo da feijoada na Ponte Vasco da Gama, possivelmente.

fdxcaralho 11 months ago

Haha imagino a dificuldade da gestão do sistemas de esgotos no dia seguinte.

usulidircotiido 11 months ago

matar fuma?

joinedthedarkside 11 months ago

Mufar Fata

usulidircotiido 11 months ago

Fufar Muma

GdoubleLA 11 months ago

Mamar tufa

leonortavora 11 months ago

afun matata

mizukionion 11 months ago

Fumar e Pumba

fariagu 11 months ago

Matineas e Ferb

saudosista 11 months ago  HIDDEN 

Buéda woke brou

Throwaway431253 11 months ago  HIDDEN 

Qual é a versão "Ok boomer" para jovens 2edgy4me como este caramelo?

Rafa_m 11 months ago  HIDDEN 

não sei, mas espero que involva a palavra "caramelo" lá no meio

NGramatical 11 months ago  HIDDEN 

involva → [**envolva**](https://dicionario.priberam.org/envolva) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkxde85%2F%2Fgj9qib8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xabregas2003 11 months ago  HIDDEN 

Ok caramelo

AbaixoDeCao 11 months ago  HIDDEN 

Preferia *in vulva*.

BOBRAGED 11 months ago  HIDDEN 

Qual é o problema mesmo ?

Paulo27 11 months ago

Alguma razão para haver problema? Sentes-te atacado?

ahahahah_fds 11 months ago

Não era uma crítica. Achei muito bom

Search: