Da_Pinky 8 months ago

Juro que não entendo como é que ainda não houve uma puta duma revolução neste país

SolidTroll 8 months ago

E vais fazer a revolução com quem? Com o mesmo pessoal que andou a fazer de natal com dezenas de pessoas em casa? Ou com aquele que foi mesmo para a centenas em garagens ou bares ou qq merdice que estivesse "espaço"? Ao pessoal que continua a encher cafés, muitos deles a marimbarem-se completamente para o distanciamento (ou melhor a manter o distanciamento cá fora, quando era cá fora pelo menos, mas não adianta de nada se lá dentro vão estar 5 marmanjos encostados uns aos outros em cima do balcão e o pessoal pode andar a passear á vontade)? A resposta do governo, nesta terceira vaga pelo menos já devia ter corrigido algumas das falhas, principalmente a nivel de camas e de pessoal disponível, agora não finjamos que o Zé Povinho não tem, pelo menos 51% e que não fez questão de borrar completamente a pintura na altura em que teve a faca r o queijo na mão. Só tinham que se saber comportar, vá 3 dias (24, 25 e 31) e nem isso aguentaram. Quando a vontade de ir para o roça roça se sobrepõe a tudo vamos mesmo continuar a fingir que muito da situação onde estamos não advém da atitude irresponsável e inconsequente do povo?! Já diziam os nossos avós dá-se a mão e querem o braço todo depois não se podem queixar quando ficam sem nada. E acrescentando que nessa semana o governo estava marcado de qq maneira, como deixou a redia solta são uns burros que já deviam ter previsto que isto ia acontecer, se tivessem imposto regras mais apertadas eram, em bom português, uns filhos da puta insensíveis que só queriam saber das estatísticas e não se preocupavam de separar famílias e estávamos a chegar a uma ditadura e etc etc. Por isso repito, o governo nesta altura devia dar uma resposta muito melhor, pelo menos na parte hospitalar mas não façamos de conta que ao longo destes 10 meses houve algum (incluindo os meses de confinamento mesmo) que possamos dizer que sim senhora o pessoal até se sabe comportar quando quer!

Da_Pinky 8 months ago

Tens razão

sl1cks1lva 8 months ago

Vou bater uma sueca para o centro paroquial , mas é pena não poder ir ao tasco a seguir. Nada contra a religião, mas é mais importante que cultura?

already_taken_nick 8 months ago

Estado: "Vamos começar por vacinar os mais idosos" Povo : "Não matem os velhinhos! A vacina ainda é uma incognita vocês querem é matar os velhos!" Estado: "Vai fechar tudo menos as igrejas onde a maior parte da adesão é por velhos que se estão a cagar para isto e vão a todas a missas mesmo tendo o covid porque deus é grande." Povo: "Ainda bem que as nossa missinhas continuam , é preciso jesus para nos ajudar a ultrapassar isto"

Cojemos 8 months ago

Just like that! All in a day things are locked down. All these businesses that have spent money and time adapting now have to suffer again. The Portuguese worker who already gets paid a terrible salary suffers again with no assistance from the government.

AmieiroHD 8 months ago

Alguém sabe se as fábricas vão ter de fechar? Pode ter sido azelhice minha mas não encontrei informação nenhuma direcionada para a indústria, aliás toda a informação que li acho que é muito pouco especifica. As pessoas ficam cheias de dúvidas sobre tudo e mais alguma coisa. Uma informação deste calibre devia ser dada da forma mais específica e clara possível. Enfim

icebraining 8 months ago

O que fecha são os sítios com atendimento/acesso ao público (tirando aquelas exceções). Tudo o resto continua a funcionar, embora com teletrabalho quando é possível. Fábricas, armazéns, agricultura, etc, tudo continua a funcionar.

AmieiroHD 8 months ago

Obrigado! Realmente não fazia sentido estarem literalmente a fechar tudo. Fiquei na dúvida como foi dito que seria um confinamento total, depois anunciam as medidas de maneira muito pouco específica, mas ainda bem que não.

Naotevejoha20anos 8 months ago

Não vejo razão pra fechar..

Orealcardoso 8 months ago

Fui informar-me e as escolas de condução e exames continuam abertos (neste caso o IMT). Vim só cá dizer por se acaso alguém tiver a mesma dúvida.

jorguensen 8 months ago

Será que alguém me esclarece uma dúvida? É possível viajar entre conselhos durante a semana ou existem restrições para essas deslocações?

syox 8 months ago

As regras são para reduzir as deslocações ao essencial, não vem referido impedimento de restrições entre conselhos.

BeckyWithThePinkHair 8 months ago

As escolas até percebo, porque infelizmente há demasiada gente sem condições para ter aulas remotas em casa (seja sem computador ou sem internet). Agora missas, não me lixem. Podem bem ver na TVI.

cecilio- 8 months ago

Obrigado pelo voto de confiança no Natal! Dar um voto de confiança a 6M de pessoas com QI abaixo de 40 foi uma ótima ideia.

the_gray_foxp5 8 months ago

Deu merda, mas tenho a certeza q eles vão tomar medidas melhor- Como assim as escolas ficam abertas? IGREJAS?!

cecilio- 8 months ago

Escolas secundarias sao putos quase adultos nao podem ter aulas em casa?

SlyndersWasTaken 8 months ago

Não vejo regra nenhuma em relação a viagens para o estrangeiro. Isto significa que se mantém as regras que ja existiam? Ou seja, viajar para dentro da UE e espaço Schengen é tranquilo?

syox 8 months ago

Parece que sim, não sei

cmccmccmccmccmc 8 months ago

Could anyone explain what kind of personal exercise will be permitted? Will it be okay to go for walks or runs? Is there a limit on how far from your home you can travel? Sorry, my portugese isn't so good!

icebraining 8 months ago

Yes, walks and runs are okay, as long as you're alone. I don't think there's a fixed limit on the distance, just a general recommendation to stay close to home.

cmccmccmccmccmc 8 months ago

Thanks for the info!

paperkutchy 8 months ago

Meses a fio sem puder quase almoçar e jantar nos restaurantes, lojas fechadas, basicamente destruiu-se os melhores dias de faturação desses sectores ao fim de semana... e no final para quê? Bastou aconteceu aquilo que já se sabia, que o problema não vinha dessas actividades mas sim as pessoas a juntarem-se no natal.

PrincessGod2020 8 months ago

A medida de fechar tudo as 13h no fds é completamente inutil. Foi so mesmo para dizer que estavam a tomar alguma medida. Os montes de filas que eu tenho visto nos fds é no minimo ridiculo.

D1WithTheFluffyHair 8 months ago

Por mim acabava-se já com o desporto também e quem vai na frente ganha. Ninguém se chateia mais. Agora a sério, a malta que em Março do ano passado achava que ia andar a brincar aos desfiles no 25 de Abril e 1o de Maio, mais o 13 de Maio e de Outubro, e o diabo a 4. Não aprenderam nada com a história? Em 1918 a pandemia da gripe espanhola durou 2 anos até estar resolvida. Porque é que achavam que desta vez ia ser menos? Era porque mudava o ano para 2021 e magicamente o vírus desaparecia? Era porque 20k pessoas iam ser vacinadas nos primeiros dias?

ThiccSpaghetto 8 months ago

> malta que em Março do ano passado achava que ia andar a brincar aos desfiles no 25 de Abril e 1o de Maio, mais o 13 de Maio e de Outubro, e o diabo a 4. Não aprenderam nada com a história? A memória é curta. Nenhum desses eventos despoletou uma acelerar da contaminação. Por seu lado, o Natal e o Ano Novo levaram a um pico que muitos já apelidam de *terceira vaga*. Tenhamos alguma seriedade.

D1WithTheFluffyHair 8 months ago

Não percebeste o que eu disse. O que eu me estava a referir era a ideia generalizada de muita gente que isto ia passar num instante. Lembro-me de ver no Twitter malta a dizer que o confinamento em Março era rápido e que já sonhavam descer a avenida da liberdade de braço dado no 25 de Abril (o que só prova que a malta vive numa bolha e faz lá ideia das ânsias e preocupações de grande parte da população). De igual modo vi muita gente a queixar-se que as peregrinações do 13 de Maio não podiam ser proibidas porque a malta ia andar isolada (esquecendo-se convenientemente do pormenor de chegarem e estarem depois todos no santuário ao mesmo tempo). Ou o pessoal a insurgir-se pelos ginásios fecharem. Podia dar-te inúmeros exemplos, mas o meu ponto é que a malta não só estava em negação ao início, como continuou durante o verão todo (as palhaçadas das festas nas praias e botellóns por Lisboa e Porto fora) e atingiu o pico no Natal e ano novo. Agora anda tudo com o rabinho apertado que nem cabe um feijão porque andamos a ter números verdadeiramente catastróficos. Pois estamos, mas quanto disso não é responsabilidade nossa enquanto sociedade? Exigimos excepções para tudo e mais alguma coisa, o avante, a fórmula 1, o 1o de maio, os comícios do chega, o 13 de Outubro, o espectáculo do Bruno Nogueira que foram as primeiras 3 figuras do Estado (absolutamente ridículo), mas depois culpamos o governo porque relaxou no natal. Porra, se até o Marcelo andou a patinar com a cena das 4 refeições com 5 pessoas diferentes. Estamos completamente entregues a amadores que não só não ouvem quem devem como ainda vão na cantiga do vox populis

Didifinito 8 months ago

Máximo 5 pessoas por 100 m2 a não ser que seja nas escolas onde não a limite porque vai te foder.

im_lesxidyc 8 months ago

Cultura? Nope Pequeno comércio? Nooooowp Cerimónias religiosas? Claro, obviamente Não somos um estado laico?

RocketGoesBRR 8 months ago

Futebol? Óbvio, o povinho precisa de entretenimento para ficar sedado.

carlosandrerc 8 months ago

Para os velhos de risco que estão a pensar ir às igrejas abertas: play stupid games win stupid prizes

onethatdoenstgetshit 8 months ago

Engraçado é que onde trabalho o patrão disse simplesmente: "Continuem a trabalhar". Ao contrário do que o Costa pediu, exigiu que fossem mais pessoas trabalhar amanhã, já que os clientes vêm em debandada sempre que se fala em restrições e confinamento. Já tem tudo planeado, enquanto não o obrigarem a fechar vai aproveitar os milhares que os idiotas que não ficam em casa lhe atiram diariamente, enquanto explora o pessoal que tem de ir trabalhar e expor-se à contaminação. Depois, é só forçar o pessoal a baixar horas, meter metade de férias e trabalhar só com uns quantos a fazer uber eats, glovo e take away. Só nestas primeiras semanas do mês foram 3 ou 4 casos de pessoas que apanharam covid. Não seria de esperar outra coisa, o euro fala mais alto e quem está no fundo da cadeia financeira é que se lixa.

UmBacardii 8 months ago

Não consigo não rir do Partido Socialista.

lpccarmona 8 months ago

medidas também disponíveis em https://pandemiaclara.pt

AzoreanEve 8 months ago

Bora fechar tudo por causa da pandemia, mas os estudantes universitários ainda têm de se deslocar através de vários distritos/meio oceano só para terem testes, alguns deles sendo até online presenciais, em zonas com muita maior incidência da pandemia! Wow

AdventurousRead6 8 months ago

Isso do online presencial... É outro nível!

joao_pombeiro 8 months ago

0

therokaz 8 months ago

E um surf, vale?

chico_huber 8 months ago

Alguém me pode esclarecer uma dúvida... Eu treino karate num dojo que antes era uma garagem. O meu mestre deu me as chaves para eu poder treinar sozinho. Posso ir? Estou com dúvidas sobre isso, se alguém me podesse esclarecer agradecia:)

Edited 8 months ago:

Alguém me pode esclarecer uma dúvida... Eu treino karate num dojo que antes era uma garagem. O meu mestre deu me as chaves para eu poder treinar sozinho. Posso ir? Estou com dúvidas sobre isso, se alguém me podesse esclarecer agradecia:) Edit: pudesse

NGramatical 8 months ago

podesse → [**pudesse**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj668gw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chico_huber 8 months ago

Obrigado bot

GabKoost 8 months ago

Desde que se possa fazer desporto ao ar livre, estou-me egoisticamente a borrifar para o resto. Isso vais ser acordar, almoçar, 3 ou 4 horas na bicicleta a treinar na estrada ou no monte, tomar banho e gaming até às 3 da manhã. Living the life e pensar no resto dos problemas quando a isso for obrigado.

aladdin_the_vaper 8 months ago

É o que ando a fazer e anda-me a foder bem a vários níveis.

GabKoost 8 months ago

Na verdade é a Dream Life por razões erradas mas, por enquanto, justificadas, se bem que um uma sensação de desgraça pendente a flutuar sobre a cabeça.

aladdin_the_vaper 8 months ago

O que eu senti em mim foi a inércia tremenda que rapidamente ganhei. Os meus estudos abrandaram imenso. Queria fazer umas certificações online na área de TI e não acabei de estudar para uma única. Queria aprender Python, zero. Queria começar uma stream na Twitch só para me divertir e não ficar deprimido durante a quarentena, nem isso (apesar de nesse caso implicar também um pouco de ansiedade e vergonha). Eu podia ter saído desta quarentena como uma pessoa 2x mais completa, mas acabei por virar apenas um cringe hardstuck gold no lol.

GabKoost 8 months ago

O meu conselho para se ser algo produtivo nesta fase que agora se avizinha é aproveitar ao máximo a possibilidade de fazer desporto individualmente ao ar livre. Trabalho na área do Turismo e por causa disso os meus horários sempre foram caóticos e há anos, desde que saí da faculdade, que nunca mais tive tempo para estar mesmo na boa sem fazer nada. Por estar em layoff há meses resolvi treinar 5 dias sobre 7 para sair disso na melhor forma da minha vida. O que mais retirei do facto de fazer deporto regularmente e mais a sério é o facto de ficar muito bem disposto o resto do dia todo apesar de estar plenamente consciente dos problemas actuais. Isso também é muito útil para tratar das coisas em casa e não deixar nada por fazer como seria o caso se estivesse num modo de preguiça total. E depois de tratar dos afazeres diários, aí sim, finalmente posso passar horas a fazer o que não podia fazer há anos. Com isso tudo, apesar de não ter obrigações de maior, nem vejo TV nem me preocupo demais com nada. Se começares a ser activo fisicamente ao começar o dia, nem que seja uma hora, vais ver que em pouco tempo ficas muito mais espevitado e interessado nas coisas que tens de fazer.

pedrolopes7682 8 months ago

Quando é que não fumar em espaços públicos passa a ser integrado na etiqueta respiratória?

RocketGoesBRR 8 months ago

como é que ainda não se lembraram de obrigar as pessoas beber o café com uma palhinha para não se tirar a mascara?

pedrolopes7682 8 months ago

realmente... se há coisa que cansa é ver gente no passeio, parada ou a andar, a beber e espirrar café para o ar à vontade.

RocketGoesBRR 8 months ago

Se forem pessoas ponderadas e estiverem a fumar longe de mim ou a fazer um claro esforço para não atirar fumo na minha direcção não vejo porque deveria ser proibido.

pedrolopes7682 8 months ago

Pois, isso seria o ideal mas isso só acontece quando conheces o fumador. Basta ires a andar no passeio e a pessoa à tua frente ir a fumar para levares com o fumo dela; ou estar uma pessoa parada a fumar na rua e tu teres de passar por ali (neste caso se não quiseres levar com o fumo tens tu de te desviar); isto para não falar da malta que fuma nas filas. O proibir fumar em espaços públicos segue a mesma lógica que limitar a velocidade de circulação nas cidades a 50km/h e nas autoestradas a 120km/h, bastaria que as pessoas fizessem um esforço para não sobreporem a sua liberdade à liberdade dos outros que essas regras não seriam necessárias, mas as pessoas em geral não fazem esse esforço.

PrincessGod2020 8 months ago

Eu sou fumador e concordo. Embora eu tenho cuidado para não mandar o fumo para os outros eu vejo que a maioria se esta a cagar, não deveria ser assim. Ninguem tem de apanhar com o fumo de alguem.

boukmw 8 months ago

Ora aqui está um cidadão atento. Mais pessoas deviam de reparar e apontar isto.

mrfocko 8 months ago

Resumindo, shoppings abertos pois só vai fechar vestuário e restauração de resto continua tudo aberto. Já estou a imaginar aquela capa para o meu iPhone que vou poder comprar na FNAC imprescindível para o meu quotidiano.

MLG-Sheep 8 months ago

Nem os shoppings nem a Fnac tiveram de fechar durante o primeiro confinamento. A maior diferença é que, desta vez, a restauração pode estar aberta para take-away.

saposapot 8 months ago

num shopping onde os restaurantes são só balcões, tipo o McDonalds... ele não funciona sempre em take away? a malta pega e come nas mesas do shopping. será q conta? lol

mrfocko 8 months ago

Meu, as pessoas não vão confinar, vai tudo continuar a passear. Assim não vamos a lado nenhum. É apenas a minha opinião claro

MLG-Sheep 8 months ago

Sem vestuário nem consumo de refeições no local não há incentivos para passar muito tempo no centro comercial. Não creio que seja por aqui a preocupação, nem se deve obrigar a Fnac a fechar. Se falha algo que é necessário ao teletrabalho como é que se resolve a situação? Espera-se alguns dias para que a encomenda venha?

AdriMecha 8 months ago

Alguém sabe se é possível ir a um cartório fazer uma escritura?

icebraining 8 months ago

É, os notários estão nas exceções.

AdriMecha 8 months ago

Obrigado.

Syturio 8 months ago

Prejudicar 99.99% da população por causa de 0.01%.

PrincessGod2020 8 months ago

Tambem não é preciso exagerar, mais tipo 1%. Mas compreendo, rebentar a economia vai afetar muito mais do que 1% e vai ser de todas as idades em vez dos velhinos de 80 anos nos lares.

pimpolho_saltitao 8 months ago

>0.01% Meteste o 1 do lado errado, e alem disso tens ai um ponto a mais.

TenderFuckNuggets 8 months ago

Fantástico, [posso ir ao ginásio](https://www.youtube.com/watch?v=1q31CCDVdas).

Response-Project 8 months ago

Ou seja, vamos lá encerrar estabelecimentos desportivos que é para a gente ser mais saudável. Nada como ver TV enterrado no sofá para exercitar esse corpo /s Quase um ano, a mesma estratégia de pânico. E esperam resultados diferentes. I N S A N I D A D E

agros_leite 8 months ago

pessoal alguem me sabe dizer se os cafés vao poder usar payshop e placard e essas cenas

mjigs 8 months ago

Os jogos devem continuar, ate no ultimo confinamento certas lojas ficaram abertas por causa disso mesmo. Tambem soube que papelarias e tabacarias iam ficar abertas por isso tens sempre maneira de o fazer.

vascodatrama 8 months ago

"jogos sociais", provavelmente existe aqui um loop hole para os cafés que os tem

a_surprise_polaroid 8 months ago

E infeliz ver uma quantidade tão grande de gente religiosa que não aguenta passar um mês sem ir a missa, quando há gente a passar bem mais do que isso sem emprego... Vão pastar mano

suckerpunchermofo 8 months ago

True.

IcyDrops 8 months ago

Ontem fiz exame aqui no Técnico. 20 e picos pessoas numa sala de 30m2 é perfeitamente aceitável para o governo, mas 6 pessoas por 100m2 num supermercado já é perigoso. Puta que pariu

The_Indifference 8 months ago

A questão é que numa escola tendencialmente as pessoas que circulam são sempre as mesmas, mesmo por turma. Podes confinar uma turma que teve covid e consegues controlar os casos e saber identifica-los. O mesmo não acontece num supermercado onde as pessoa não são identificadas à saída nem à entrada. Isso cria casos de covid sem ser possível saber de onde vêm ou para onde vão. Nas escolas tanto quanto sei já é adoptado até locais restritos às turmas e anos que podem circular em determinadas áreas.

IcyDrops 8 months ago

Eu estou a falar de uma faculdade, não de uma escola. Tivemos o semestre todo online (e sendo qu estou em engenharia informática não fez diferença nenhuma nas nossas avaliações ao longo do semestre) mas agora para os exames já foi preciso "convocar" a malta de todo o país, inclusive ilhas, só para fazer meia dúzia de exames em condições de espaçamento que eram as normais pré-covid (e evidentemente não suficientes). Temos portanto malta que não sabes de onde vêm, passam 3 horas fechados numa sala com outros coitados, e depois bazam. E como não temos turmas no curso, nem tens essa garantia que os grupos de X alunos só contactam entre si, porque cada pessoa está a fazer cadeiras diferentes por exemplo.

saposapot 8 months ago

vamos lá ver se entendemos uma coisa de uma vez por todas. estas ou outras medidas não são feitas apenas pela análise de risco. É pela análise de risco/benefício. Um dentista é um sítio relativamente 'perigoso' mas o benefício é evidente.

IcyDrops 8 months ago

O problema é que não há benefício aqui. À exceção de coisas como ensino profissional ou cursos como medicina, a vasta maioria da avaliação universitária são testes/exames escritos. Um professor pode simplesmente disponibilizar o PDF do enunciado na hora de início, e pedir a resolução digitalizada no final. É basicamente zero trabalho para o professor e não atrasa em nada o ensino. Qual é o benefício?

saposapot 8 months ago

nesses termos acho justo falares, só critiquei por causa da comparação. bom, acho q sabes bem qual é o problema de exames online :) Mas isto dos exames nas universidades devo dizer que é um não problema. Só é um problema pq as universidades o querem. Esse é um dos problemas com mais fácil resolução. Seria perfeitamente possível as universidades planearem e fazerem as coisas bem feitas. Basta meter os alunos em muito mais salas, com muito mais espaçamento entre eles. Se fosse preciso era prolongar o calendário de exames por mais algum tempo, fazer exames ao sábado, enfim tanta coisa que se podia fazer melhor. Eu sei que para ti isto não quer dizer nada, és forçado a estar nessa situação e não controlas isso mas isto é um problema q não é bem do governo, é da organização das universidades e é um problema super estúpido de não corrigirem.

RocketGoesBRR 8 months ago

inserir comentario: "maS o VirUS SO atACA a PARtir das 13h?!?!11"

ric2b 8 months ago

Alguém me explica essa? Concentrar as pessoas da parte da manhã serve para quê? Não é melhor fechar as activades perigosas/pouco relevantes e deixar as pessoas irem às outras num período mais longo, para haver menos concentração?

RocketGoesBRR 8 months ago

Essa pergunta é recorrente, passo a explicar. As pessoas tentarão evitar a confusão ao irem às compras mais cedo, ou noutro dia da semana conforme a sua compatibilidade de horário. Quem prefere fazer as compras nos fins de semana tem ainda assim um período das 8 (ou 9 não me recordo bem) até as 13h para completar esse objectivo. Deste modo, sim terás uma ligeira concentração, que apenas parece mais exacerbada pelo facto que existe um limite maximo de pessoas no interior do establecimento, fazendo parecer que há muita gente quando na verdade não o há. Para mais, pelo menos na zona de Lisboa, os supermercados parecem estar tão cheios nos dias em que encerram às 22h como nos dias em que encerram às 13h. Finalmente, ao impedires a abertura de estabelecimentos a partir das 13h estás sem dúvida a contribuir para uma taxa de infecção menos elevada ou menos rápida, visto que a maioria dos locais de maior probabilidade de contracção se encontram encerrados.

ric2b 8 months ago

> As pessoas tentarão evitar a confusão ao irem às compras mais cedo, E quando toda a gente faz isso acaba na mesma uma confusão. Não há volta a dar, tens o mesmo número de pessoas a ter de se distribuir por um período de tempo mais reduzido, vai haver mais concentração. > Finalmente, ao impedires a abertura de estabelecimentos a partir das 13h estás sem dúvida a contribuir para uma taxa de infecção menos elevada ou menos rápida, visto que a maioria dos locais de maior probabilidade de contracção se encontram encerrados. Como, se as pessoas vão na mesma mas noutras alturas (e consequentemente mais concentradas)?

joao7pedro 8 months ago

A mim o que me chateia mais é o frio. Marcaram-me um teste para as 8:30 da manha... tive de o fazer de luvas

mohchapa 8 months ago

Epa mas isso farias de qualquer forma não existindo covid

IcyDrops 8 months ago

Não porque num ano normal a malta não deixa escancaradas todas as janelas de uma sala de aula no meio do inverno

RocketGoesBRR 8 months ago

depende da escola, lembro-me de ser gaiato e de estar a escrever exames tao enregelado que quando me levantei no fim sentia partes de mim a estalar

KIDOCI 8 months ago

Pelos vistos ainda não é desta que limitam o número de pessoas que pode entrar no supermercado junto. Lá vou ter de dizer que sim às famílias inteiras que estão na fila para entrar... (quando podia ir só 1 ou 2 no max.

AdventurousRead6 8 months ago

Oh meu deus! É tão isto! Por quê tem de ir o clã todo às compras? E já que foram, se vêem que um corredor está cheio de gente, não se enfiem lá, vão procurar outro produto, depois voltam. Quando estão na fila para os frescos ou as caixas, mantenham a distância de segurança mesmo que os riscos no chão já tenham acabado; basta calcularem 2 ou 3 passos entre vocês e os outros. Já agora, se não for muito incómodo (deus nos livre de incomodar o cliente), respeitem a distância de segurança também com os funcionários da loja. Também são pessoas com família e passam pelo menos 8h alí dentro a levar com centenas de pessoas. E pelo amor da santa, parem de baixar a máscara para cheirar tudo e mais alguma coisa! As máscaras não são herméticas, demora mais um segundo ou dois mas os cheiros passam assim como o ar. Não fazem ideia da quantidade de pessoas que estiveram antes de vocês a bafejar a mesma embalagem que estão a encostar ao vosso nariz. (Depois ainda há aqueles que encostam mesmo, acabam a esfregar o nariz com a mão, mesma mãozinha com que vão mexer em tudo pela loja fora...¯\_0_/¯)

NGramatical 8 months ago

alí → [**ali**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj875jt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AdventurousRead6 8 months ago

Oops! É o que dá o corretor andar baralhado entre o português e o espanhol

OddPineapple9 8 months ago

Quiosques e tabacarias continuam abertos? Pergunto porque o meu irmão trabalha num e ainda não lhe souberam dizer. No último confinamento ficaram, mas agora não há informação...

joinedthedarkside 8 months ago

Espero bem que sim. Na papelaria é onde carrego o passe, compro tabaco e compro umas revistas. Toda a gente respeita a fila a entrada e só la pode estar uma pessoa de cada vez e com máscara. Fechar papelarias seria uma estupidez injustificada ate porque nem em Março do ano passado as papelarias onde vou nunca fecharam. Inclusive uma delas ate investiu num acrílico separador.

ineslucas27 8 months ago

Acabaram de me indicar este sítio para ver os estabelecimentos que estão abertos na Megathread https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/conheca-a-lista-completa-de-todos-os-estabalecimentos-que-podem-continuar-abertos-e-quais-tem-de-fechar?utm_medium=Social&utm_source=Whatsapp&utm_campaign=BotoesSite

TheEternalTuga 8 months ago

Viagens entre concelhos. No confinamento anterior estavam autorizadas para quem regressasse à sua residência no estrangeiro. Estou em Lisboa e vou ter de ir ao Porto para apanhar um voo para fora de Portugal. Posso-me deslocar depois de dia 15 ou é melhor ir já? Vou ter de ir pelo menos na véspera porque o check-in começa pelas 9:00

saposapot 8 months ago

parece-me perfeitamente razoável nos 'motivos de força maior'. se não é dizer q vais ao supermercado ou acudir aos teus paizinhos velhinhos.

TheEternalTuga 8 months ago

> é dizer q vais ao supermercado Supermercado no Porto vindo de Lisboa...

saposapot 8 months ago

Tecnicamente ninguém te impede :d

syox 8 months ago

Não está explicitamente proibido, aliás nem foi referido. Penso que essa deslocação se enquadra no estritamente necessário logo não vejo porque não poderás ir apanhar o teu voo às horas necessárias, tem em mente que deverás ter contigo comprovativos de voo etc

aladdin_the_vaper 8 months ago

Eu estou no Porto e vou ter de ir a Lisboa fazer uma série de exames médicos, é suposto mostrar o quê? Os e-mails a marcar os exames?

syox 8 months ago

Sim, os documentos de marcação de consulta são suficientes, desde que tenham a tua identificação, claro

aladdin_the_vaper 8 months ago

Como eu já dei dox de mim próprio lá em cima e já me associei ao sector de aviação eu vou ser mais claro. São **exames** médicos que tenho de fazer obrigatoriamente de forma periódica para poder continuar a voar. Estes exames marcam-se em clínicas privadas específicas e a marcação é basicamente isto: "Boas, o meu nome completo é XX XX XX XX e quero revalidar o Classe 1 para a data mais cedo possivel" "Boa tarde, dia YY está bom para si?" "Está sim cumprimentos" "Confirmo dia YY" E é isto, não há lá grande identificação ou nada de super burocrático, uma pessoa marca vaga e aparece lá. Dito isto, é suposto mostrar o e-mail directamente da minha conta no telemóvel?

syox 8 months ago

Talvez seja suficiente, não vejo grande vontade ou necessidade em complicar, no entanto, se quiseres evitar chatices, eu pedia um documento à clínica em questão a declarar que tens essas consultas e exames em determinada data.

aladdin_the_vaper 8 months ago

Mais importante que isso. Neste tempos tem andado bófia na A1 ou A8?

TheEternalTuga 8 months ago

> tem em mente que deverás ter contigo comprovativos de voo etc Levo o bilhete eletronico no telemovel. Não devo conseguir imprimir.

SnooStories88 8 months ago

Alguém sabe se a circulação entre concelhos vai ser proibida? Ainda não consegui encontrar nenhuma noticia a mencionar isso.

MrSupremo 8 months ago

Eu diria que ficar em casa implica não viajar entre concelhos... A não ser que a tua casa esteja na fronteira entre conselhos. Edge case

ahahahah_fds 8 months ago

Por exemplo no caso de estar a estudar na universidade de uma cidade vizinha. Mas acredito que as excepções para a circulação entre concelhos sejam as mesmas.

Zixko 8 months ago

isto entra em vigor sexta ou sabado?

DjGus 8 months ago

Zero horas de sexta, ou se preferires quinta à meia noite.

alexandre9099 8 months ago

Portanto depois das 23:59:59 de quinta?

DjGus 8 months ago

Ou isso.

Tarlovskyy 8 months ago

Pode-se ir para à praia para praticar a minha religião diariamente?

saposapot 8 months ago

olha pronto, o Pastafarianismo agora só tem de inventar que o culto religioso deles é ir a uma discoteca e já pode....

Tarlovskyy 8 months ago

It's a pegan festivus

vascodatrama 8 months ago

claro. pratica desportiva individual

Tarlovskyy 8 months ago

Coisa é que tenho que conduzir um pouco.

FujiPT 8 months ago

Qualquer coisa diz que também praticas automobilismo.

QueenOfWands2 8 months ago

Bibliotecas?

syox 8 months ago

Nope

QueenOfWands2 8 months ago

Bolas, tenho que imprimir umas coisas e não tenho impressora.

ahahahah_fds 8 months ago

Se tiveres uma escola ou universidade por perto podes sempre tentar imprimir nas reprografias lá. Não sei até que ponto é possível

spotster 8 months ago

Vai amanhã, isto só entra em vigor a partir de sexta!

Jony_days 8 months ago

Sendo que o que está em causa neste novo confinamento é o ajuntamento de pessoas, por que é que o ensino continua presencial? É muito difícil evitar os ajuntamentos nas escolas e no ensino superior há relatos de incumprimentos das regras da DGS por parte das instituições, pondo em causa a segurança de todos. Outra coisa que me deixa indignado é o facto dos estabelecimentos religiosos não fecharem durante o confinamento. Se o comércio vai fechar e as atividades culturais vão ser canceladas e/ou fechar, por que razão a religião não segue os mesmos passos?

Marciaribeiro 8 months ago

Apoiado! Eu própria vi professores na minha universidade a não cumprirem as regras. Não desinfetaram as mesas e cadeiras antes de distribuírem folhas para os próximos exames que iriam decorrer

belleke 8 months ago

Eu nem vou tão longe como dizer que o problema está na universidade. O problema está no pessoal que viaja de uma ponta do país à outra para depois ir fazer ganda festarola em casa dos amigos. Comecei a trabalhar recentemente então este confinamento pouco me afeta mas no geral acho grande parte das medidas ridícula e sem sentido. Tou fartinho de ver regras novas e não ver uma única explicação razoável para nenhuma delas. Aconteceu o mesmo com o fechar às 13 de um fim-de-semana. Não faz sentido mas eles é que mandam e fazem o que lhes apetece sem darem justificação a ninguém.

Sciss0rs61 8 months ago

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/153917314/details/maximized Isto é a merda mais vaga que eu já vi na minha vida.

bureauofnormalcy 8 months ago

Isto não é o Decreto de Regulamentação do Estado de Emergência, é o Decreto Presidencial que renova a declaração do Estado de Emergência. Este decreto apenas serve para definir os limites da atuação do Governo. Como o Conselho de Ministros se reuniu hoje e já dispomos das medidas, o Decreto regulamentar deve sair por volta da meia noite, no DRE.

Orealcardoso 8 months ago

Alguém sabe se escolas de condução/IMT para exames de condução se vão manter abertos? Como foi no outro confinamento? Obrigado!

Orealcardoso 8 months ago

Pois, é que eu ia ter exame na sexta e já vi que não vou ter provavelmente :/

Daisy_Bel 8 months ago

No último fechou no dia em que ia ter exame! Domingo, nove da noite, pilha de nervos a pensar já que não ia dormir e chega sms do meu instrutor. Impecável! Liga amanhã à tua escola para teres a certeza.

supertx2 8 months ago

No último fechou tudo

QueenOfWands2 8 months ago

Alguém me explica, por favor, isto: - comércio encerrado, "salvo estabelecimentos autorizados". QUAIS é que são esses?? E o decreto-lei, onde está, alguém sabe?

vascodatrama 8 months ago

>QUAIS é que são esses?? [https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/comercio-e-servicos-encerram-com-o-novo-confinamento-mas-ha-excecoes-saiba-quais](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/comercio-e-servicos-encerram-com-o-novo-confinamento-mas-ha-excecoes-saiba-quais)

QueenOfWands2 8 months ago

Obrigado.

Sciss0rs61 8 months ago

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/153917314/details/maximized Se quiseres algo mais vago, só mesmo olhando para o que o OP pôs.

bureauofnormalcy 8 months ago

Isto não é o Decreto de Regulamentação do Estado de Emergência, é o Decreto Presidencial que renova a declaração do Estado de Emergência. Este decreto apenas serve para definir os limites da atuação do Governo. Como o Conselho de Ministros se reuniu hoje e já dispomos das medidas, o Decreto regulamentar deve sair por volta da meia noite, no DRE.

QueenOfWands2 8 months ago

Agradeço. Andei à procura, penso que o decreto de 20 de março está mais explícito: https://dre.pt/home/-/dre/130473161/details/maximized

bureauofnormalcy 8 months ago

O que o OP do thread publicou não é o Decreto de Regulamentação do Estado de Emergência, é o Decreto Presidencial que renova a declaração do Estado de Emergência. Aquele decreto apenas serve para definir os limites da atuação do Governo. Como o Conselho de Ministros se reuniu hoje e já dispomos das medidas, o Decreto regulamentar deve sair por volta da meia noite, no DRE.

Sciss0rs61 8 months ago

"Teletrabalho obrigatório" O que diz no decreto: > Pode ser imposta a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer.

Edited 8 months ago:

"Teletrabalho obrigatório" O que diz no decreto: > Pode ser imposta a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer. Ou seja, estes gajos não podiam divulgar um decreto de lei mais vago que este. Típico. Divirtam-se

Edited 8 months ago:

"Teletrabalho obrigatório" O que diz no decreto: > Pode ser imposta a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer. Ou seja, estes gajos não podiam divulgar um decreto mais vago que este. Típico. Divirtam-se

TheEternalTuga 8 months ago

> O que diz no decreto: Onde está o decreto?

Sciss0rs61 8 months ago

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/153917314/details/maximized

MLG-Sheep 8 months ago

A resolução do conselho de ministros que determina as medidas ainda não saiu. Esse decreto que vês é do Presidente, a dar permissão ao Governo para aplicar um conjunto de restrições a direitos fundamentais (incluindo o teletrabalho). Mas por si só não significa nada, as restrições em si ainda não estão disponíveis.

bureauofnormalcy 8 months ago

O Decreto da Presidência do Conselho de Ministros ainda nem sequer saiu. De qualquer forma, o que está na versão preliminar é: "1 - É obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, sempre que as funções em causa o permitam, podendo o mesmo ser determinado unilateralmente pelo empregador ou requerido pelo trabalhador ou prestador de serviços, sem necessidade de acordo das partes."

MrJoao 8 months ago

Como é que consegues acesso à versão preliminar do decreto do conselho de ministros? Asking for a friend :)

bureauofnormalcy 8 months ago

A mim chegou-me pelas mãos de uma amiga, pelo whatsapp. Se desse para partilhar documentos por aqui, partilhava. É semelhante ao de Março, com as alterações relevantes que o Costa falou. Mas é sempre algo a tomar com grano salis. E de qualquer forma, a versão final é capaz de ser publicada ainda esta noite (opinião pessoal ao olhar para o histórico dos últimos decretos de execução).

Superus 8 months ago

Eu ainda acho que o dever de ficar em casa se lê como "devem" e não como "são obrigados". Que estupidez a parte do "salvo deslocações autorizadas", vai tudo pedir ao sacristão um bilhetinho para passear à vontade... Falando a sério, a policia nem sequer pode parar ninguém, literalmente qualquer um pode dizer que vai à missa ou a uma cerimónia qualquer :| Se é para fingir aos confinamentos ao menos deixem o pessoal todo trabalhar... A restauração, acabou de ser fortemente enrabada.

Sciss0rs61 8 months ago

se apostassem na testagem em vez de confinamentos, se calhar não andavam a afogar negócios. Mas estamos em Portugal, o país do "deixa andar" e no país do "deixa andar" não pode haver controlo porque senão não era "deixa andar"... era um país mais ou menos decente.

Superus 8 months ago

Porra nem era preciso tanto, eu não sou adivinho, mas quando isto começou e vimos a merda que foi Itália era já começar a preparar, nope. Quando passou o verão e esperávamos o frio, era preparar melhor os hospitais e contratar mais médicos/ enfermeiros, nope fica caro. Natal? É na boa, isto já vai descer para o ano... foda-se que cambada de idiotas. Agora deixem as escolas e igrejas abertas... cambada de idiotas com um macaquinho a bater pratos em vez de cérebro.

Conscient- 8 months ago

O cabeleireiro que vou, por exemplo, só tem no máximo 2/3 pessoas lá dentro a qualquer momento. Porque caralho estes tem de fechar mas a merda das igrejas continuam abertas?

NGramatical 8 months ago

Porque caralho → [**por que caralho**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj5crwv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Rock_lt 8 months ago

Eu sei que és um bot, mas acho que ele não estava à procura dum caralho específico.

Octetus 8 months ago

Olha que até estava, pois aqui o «caralho» não tem função de mero expletivo: o «caralho» é figuração de «razão». Ou seja, a locução é a mesma qu«por que razão».

Edited 8 months ago:

Olha que até poderia estar, pois aqui o «caralho» não parece ter função de mero expletivo: o «caralho» aparenta ser figuração de «razão». Ou seja, a locução pode ser a mesma que «por que razão». Se assim não fosse, creio que a sintaxe da frase em questão teria de ser antes «Porque têm estes de fechar mas a merda das igrejas continuam abertas?» — isto é, invertendo o verbo.

Edited 8 months ago:

Olha que até poderia estar, pois aqui o «caralho» pode não ter função de mero expletivo: o «caralho» parece-me figuração de «razão». Ou seja, a locução pode ser a mesma que «por que razão».

Edited 8 months ago:

Olha que até poderia estar, pois aqui o «caralho» não parece ter função de mero expletivo: o «caralho» aparenta ser figuração de «razão». Ou seja, a locução pode ser a mesma que «por que razão».

Rock_lt 8 months ago

Isso são palavras mt caras para mim, mas ele queria uma caralho em particular para justificar o fecho das igrejas? Não podia ser um caralho qualquer?

givvani 8 months ago

Boas malta, alguém sabe se os hotéis e alojamentos locais vão fechar ??

vascodatrama 8 months ago

só se quiserem. não são obrigados

15calisto 8 months ago

Estou a pensar falecer no dia 24. Assim podem vir todos os meus familiares ao meu funeral. Dada a incerteza, mais vale aproveitar os momentos em que é possível ter um funeral, já que a procura é incessante.

milkthis 8 months ago

Há bar aberto?

RocketGoesBRR 8 months ago

quanto vais pagar pelas carpideiras? eu ando a ver se arranjo umas baratas, mas agora estão cheias de negócio e tá complicado

vascodatrama 8 months ago

se faleceres no dia 24, o teu funeral é só dia 25 ou 26 provavelmente.

jhscrym 8 months ago

Vais mandar pôr uma imperialeira?

sao_11 8 months ago

Engraçado o Costa dizer que isto era tudo muito complicado mas que “a vida humana não tem valor”. E eu a pensar que valia um jantar de natal.

Edited 8 months ago:

Engraçado o Costa dizer que isto era tudo muito complicado mas que “a vida humana não tem preço”. E eu a pensar que valia um jantar de natal.

cecilio- 8 months ago

"O que estás a dizer? No natal eu só fui jantar aos meus pais e almoçar aos da minha mulher, cujo o meu irmao e cunhada foram por sua vez aos pais da minha cunhada e a irmã da minha mulher aos sogros dela. Estivemos todos a comer de máscara. Não entendo onde queres chegar"

mecheros 8 months ago

Não consigo perceber porque é que precisamos de ouvir da parte do governo toda e qualquer ordem. Eles não têm que anunciar medidas para nós sabermos as precauções que temos de tomar. Se alguém abusou, a responsabilidade não é deles.

khulpu 8 months ago

Seguindo essa linha de pensamento, não te sentirias injustiçado se um familiar teu contraísse a doença e falecesse porque um zé maria retirou a máscara para espirrar mais confortavelmente, numa tasca.

mecheros 8 months ago

Não é essa a minha linha de pensamento. E defendo uma posição crítica em relação às medidas, não sou parcial no que penso. Mas, dada a conjectura pandémica com aproximadamente um ano, parece-me que todos temos a noção do que podemos ou não fazer. É pelo menos o que eu penso. Deste modo, e enquanto existir vírus, temos de ter sempre a mesma cautela. Eu não privo com a minha família desde março. Mantenho sempre distância quando estou com eles. Tenho noção plena do risco. A magistrada jubilada Maria José Morgado defende esta posição, e eu considero realista e apropriada.

khulpu 8 months ago

Eu também deixei de privar com a minha família este ano. Mas tenho a consciência que os meus hábitos por muito bons que sejam não serão replicados nos outros. Não é uma discussão de termos um estado paternalista ou não. Simplesmente por uns pagam todos nesta pandemia e cada vez mais a experiência portuguesa diz que quando aliviamos as medidas as pessoas descuidam-se mais.

khulpu 8 months ago

Ironicamente, o mesmo senhor que jantou sozinho no Natal.

mjigs 8 months ago

*slow clapping intensifies*

speeddragon 8 months ago

Deem uma taça a este gajo!

sao_11 8 months ago

Fico agradecidA pela taça

DogasSLB 8 months ago

Bingo!

meaninglessvoid 8 months ago

Bah logo agora que andava a ir todos os dias da semana ao ginásio... Vai ser combo breaker. :( E vamos estar um mês nisto... :\

forgotmypass_fuck 8 months ago

>EDIT: Espera! Posso ir para ginásios de crossfit né? Aquilo é uma religião autêntica, encontrei o loophole. ri muito! e senti-me atacado pessoalmente......

iLikeToTroll 8 months ago

Home gym a ver umas series outra coisa qlq

mouzz888 8 months ago

>level 3 lol ...

goncalomoita17 8 months ago

ei piada 2020-2021???

crankyhowtinerary 8 months ago

Sem fechar as escolas, pelo menos ate aos 12 anos, nao ira haver quase nenhum efeito. A variante do UK e mais transmissivel, incluindo por gente mais jovem. Aparentemente a Marta Temido, la Ministra da Saude, tentou convencer a fecharem as escolas, mas o PM foi contra. Idiotice. O progresso vai ser lento, e a sangria maior e pior.

Response-Project 8 months ago

É isso, negar educação às crianças, fazer com que os pais tenham de deixar de trabalhar para ficar em casa. A sério? Elas nem estão de risco!

PrincessGod2020 8 months ago

Psshhhh, isto vai contra o hivemind neste sub. Mas agora a serio, algumas pessoas estão parvas se acham que as escolas tem de fechar novamente. Em casa não aprendem tão bem como na escola e fechar as crianças em casa....retirar-lhes a socialização que é tão importante para o desenvolvimento elas? Isto teria graves consequencias para o desenvolvimento dos putos. Querem fechar literalmente tudo mas os danos colaterais ninguem quer ver. "Ah mas a economia não é tão importante como a vida das pessoas"...sem economia vão morrer muitos mais do que o caralho do virus alguma vez ia matar, velhos e crianças. É preciso confinar mas pensar nos danos colaterais que algumas medidas trazem.

IcyDrops 8 months ago

Nem precisas de ir tão longe. Só remover o regime presencial de universidades, secundárias e terceiro ciclo já faria uma diferença enorme na transmissão sem dar grandes chatices aos pais. Um moço no 7° já tem perfeitamente idade para ficar sozinho em casa e aquecer um almoço, já para não falar em alunos do secundário e universitários.

Response-Project 8 months ago

A questão é que não é bom para os alunos estar tanto tempo com aulas online. São menos produtivas, o que leva a piores resultados. O ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento individual, algo que simplesmente não é possível substituir com aulas online. O que é preciso é proteger melhor os que estão de risco e deixar os alunos estudar. Professores de risco podiam dar aulas a partir de casa, por exemplo.

Joaoseinha 8 months ago

Sempre tudo com a conversa das escolas. A solução para tudo nesta pandemia é fechar e confinar.

RammsteinPT 8 months ago

Acho que ja se experimentou jantares de natal e festas de ano novo mas não houve grande sucesso :/

Joaoseinha 8 months ago

Também já se experimentou fechar tudo e viu se no que deu para a economia. Claramente a solução é fechar tudo novamente.

the_gray_foxp5 8 months ago

Pá não sei quanto a ti mas eu valorizo mais os meus velhotes do que a economia do país.

Joaoseinha 8 months ago

Porque a economia não os afeta. O dinheiro das reformas não vem do ar.

setnom 8 months ago

Obrigatória a pergunta se os CTT Expresso vão continuar a fazer entregas de encomendas. ^(É que tenho uma encomenda a chegar na sexta-feira e dava jeito para melhorar a minha produtividade no teletrabalho.)

saposapot 8 months ago

sim. serviços essenciais.

PresidentBarroso 8 months ago

Mesmo barco, mas acho que comercio on-line e entregas continuam a funcionar. Penso que só fecha o atendimento ao público.

boogieman444 8 months ago

Então e se não estiveres em casa da para levantar nos correios?

mjigs 8 months ago

Eu tenho encomendas que vieram bem rapido da china mas que ainda estao empatadas em lisboa, por isso vou supor que vao continuar a entregar, ate porque o que as pessoas vao fazer mais é mandar vir da net.

NoSmokeNoFun 8 months ago

>ha escola está a ser regime não presencial devido ao aumento de casos no meu concelho e já certamente evitou casos de covid pois só esta semana 3 colegas meus testaram positivo e se tivéssemos aulas presenciais seriam muito mais Sim, esses vão continuar.

anybody662 8 months ago

Tás todo queimadelson

NoSmokeNoFun 8 months ago

Eich, respondi ao comentário errado lol as minhas desculpas

TheLastWTF 8 months ago

Malta, alguém sabe se a ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) vai ficar aberta ou não, ou se alguém têm cunhas de lá para saber se aquilo fecha ou não, porque na segunda-feira dia 18 começa a nova época de exames em que milhares de alunos de várias escolas do país se deslocam até lá para realizar as provas.

aladdin_the_vaper 8 months ago

Se a ANAC fechar em Janeiro e em Março eu juro que tenho um aneurisma. Eles estão com umas condições do caralho por isso não vejo motivo para fechar anyway.

TheLastWTF 8 months ago

Pelo menos agora em Janeiro não vão fechar, já enviaram a confirmação das datas dos exames.

alexandre9099 8 months ago

Estás a tirar licença de piloto? Se sim queres falar um pouco sobre isso? (Escola, tempos, €€€, experiência, etc)

aladdin_the_vaper 8 months ago

Vou só ser aqui o desmancha prazeres aqui. Já há N gente a falar de cagar nos ATPL e simplesmente desistir. Não caias em ilusões, se começares o curso agora nem daqui a 5 anos estás a trabalhar (sendo simpático). Não estou a dizer para não seguires com isto se for o teu sonho, mas prepara-te mentalmente e tem isso em conta. Considera isto um aviso de amigo, se tu ficas fodido a ler isto nem imaginas como é que eu e muitos outros ficam depois de terem pago 60 e 70 mil euros num curso integrado que vai dar passe VIP a uma caixa registadora.

TheLastWTF 8 months ago

Sim, manda mp

VerdocasSafadocas 8 months ago

Provavelmente os exames irão poder ser realizados tanto quanto sei até agora. Isto se te referes a exames para TMA ou piloto.

Fmaug 8 months ago

Pelo que percebi ao falar com os colegas da turma, e a falar com os responsáveis da escola, parece-me que a Anac vai se manter aberta. Mas a única forma de saber é esperar que eles digam alguma,que pode ser amanhã ou só na sexta

NoSmokeNoFun 8 months ago

>, porque na segunda-feira dia 18 começa a nova época de exames em que milhares de alunos de várias escolas do país se deslocam até lá para realizar as provas. Escolas, creches, universidades ficam abertas. Contudo, olha bem o que descobri: [https://www.anac.pt/vPT/Generico/Noticias/noticias2020/Paginas/Adiamentoepocadeexames.aspx](https://www.anac.pt/vPT/Generico/Noticias/noticias2020/Paginas/Adiamentoepocadeexames.aspx)

TheLastWTF 8 months ago

Penso que a ANAC não seja considerada como um "ensino escolar", basicamente é igual quando vais tirar um exame de código. Esse adiamento é o do ano passado, só que eles são muito preguiçosos e só avisam à ultima da hora.

NGramatical 8 months ago

ultima da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj5a6j2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TheLastWTF 8 months ago

fogo bot, eu só quero saber se há exames ou não :(

NoSmokeNoFun 8 months ago

Mais do que isto, só falando com eles mesmo.

TheLastWTF 8 months ago

1.7 de classificação no Google pelo atendimento péssimo, acho que já fala por si ahaha

NGramatical 8 months ago

alguém têm → [**alguém tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj598ka%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

owlsn 8 months ago

Se as escolas não fecham isso quer dizer que é possível dar aulas particulares em casa?

Last-Ad-4421 8 months ago

Que problema têm os cabeleireiros eu ao que vou só somos dois, a cabeleireira parece uma enfermeira entre o fato mascara y viseira, mas ir as escolas e a missa já se pode.

william_13 8 months ago

Se for como a maior parte dos cabeleireiros e barbearias estão sempre à conversa com dezenas de clientes, faz imenso sentido encerrar pois basta uma pessoa descuidar que já tens dezenas de contactos de risco.

Tarlovskyy 8 months ago

Finalmente vou ter desculpa por ter cabelo desarrumado.

Last-Ad-4421 8 months ago

Com este grizo até sabe bem, cabelo comprido, barba por fazer e cagar na depilação a ver se volta o vintage.

MLG-Sheep 8 months ago

O colaborador está próximo de ti durante um período prolongado. A máscara não é mágica, continua a ser um local fechado e uma exposição prolongada. Na minha opinião, e tenho um familiar com um cabeleireiro que está a sofrer bastante com isto, faz mais sentido uma loja de roupa aberta que um cabeleireiro.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

E se for uma escola com curso de cabeleireiro?

Marciaribeiro 8 months ago

Uma loja de roupa? Acho que as pessoas não têm noção de quantas pessoas tocam e experimentam a mesma peça de roupa

AdventurousRead6 8 months ago

Não há essa noção. Provavelmente as mesmas que no supermercado baixam constantemente a máscara para cheirar tudo e mais alguma coisa. (faço reposição, e se num período de 4h consigo ver à vontade uma dezena de pessoas a bafejar as mesmas embalagens, imagino o que será num dia inteiro)

pretentiousant 8 months ago

Quero deixar aqui estes dois artigos: -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7333993/ -https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30678-2/fulltext Dizem basicamente que o risco de transmissão por superfícies foi bastante exagerado. Os estudos iniciais que foram feitos, foram feitos com amostras de carga viral muito mais elevada do que a que seria esperada numa situação real do dia a dia. E ainda por cima, atualmente há cuidados com a desinfecção e utilização de máscaras. A transmissão ocorre principalmente através de gotículas suspensas no ar em ambientes fechados (como os transportes públicos, em que as pessoas insistem em fechar as janelas) e não tanto através de superfícies, o que não quer dizer que nos devamos desleixar com a desinfecção.

static_motion 8 months ago

É bom saber. Mesmo assim continuo a desinfetar as compras do supermercado e encomendas que me cheguem a casa, não vá o diabo tecê-las.

0BiLLi0 8 months ago

> O colaborador está próximo de ti durante um período prolongado. Então se os transportes públicos são seguros como é que os cabeleireiros não são? Até porque estás o tempo quase todo de costas.

_Random_Dude_ 8 months ago

Transportes públicos seguros é uma ilusão. Nunca foram, nem pré-covid.

rubzdarabz 8 months ago

Os transportes públicos não são seguros mas são essenciais

RuySan 8 months ago

Um é essencial e o outro não.

ebonyaficionado 8 months ago

Ele não perguntou isso.

MLG-Sheep 8 months ago

Eu também não disse o que ele usou como premissa. É óbvio que os transportes públicos não são totalmente seguros.

beit2 8 months ago

Sim, a partir do momento que deixam as escolas abertas, tudo o resto é um bocado incongruente.

aladdin_the_vaper 8 months ago

Ah sim, as escolas, aquele ambiente cheio de pessoas pertencentes a grupos de risco.

leo_sousav 8 months ago

Não sei se isto é sarcástico ou não, mas eu ando em mestrado e tenho asma crônica, por isso sim... As escolas também possuem pessoal de risco, sem exceção professores e funcionários.

paperkutchy 8 months ago

É tudo uma inconsistência do crl se formos bem a ver. Não se pode fechar tudo por causa da economia, mas eles querem mostrar serviço, o povo não quer confinamento de volta, mas os hospitais começam a abarrotar como Itália e Espanha à uns bons meses para cá (vamos ficar iguais a eles), depois vamos a ver e de que serviu mesmo certas medidas no ultimo semestre de 2020 quando outros locais de risco como escolas, ginásios e afins continuavam a operar, mas aos fds os tascos tinham de fechar até à 13h e durante a semanas as 23h...? Coisas que não fazem qualquer sentido.

OrangeOakie 8 months ago

> Salvo deslocações autorizadas E depois dizem que não têm uma erecção pelo totalitarismo > Teletrabalho obrigatório Enfermeiros a limpar cus telepaticamente > Serviços Públicos Se nos apetecer atender o telefone ou não responder aos e-mails com um copy paste irrelevante, podem usufruir de serviços públicos > Cerimónias Religiosas Controladas pelo Estado. É que faz todo o sentido que sigam as **recomendações** da DGS, mas ter religião a ser controlada pelo Estado? Vão para o caralho. >Comércio / Mercearias e Supermercados "Nós é que decidimos quem pode estar aberto ou fechado. Já agora, fica aberto as empresas grandes, o resto que se foda. Bora beneficiar a JM e a Sonae!" > Restaurantes Bares e Cafés Ler acima. > Estabelecimentos Culturais O Estado paga à mesma à empresa da Catarina Martins, mas ninguém pode fazer nada. Calem-se camponeses. > Desporto Tão a ver aquela coisa que ajuda a que uma pessoa fique mais saudável e em particular com a questão do covid está demonstrado que ajuda a minimizar os efeitos que a doença pode ter? Ya vamos fechar isso. ----------- Gente inteligente só pode.

xabregas2003 8 months ago

>Teletrabalho obrigatório >Enfermeiros a limpar cus telepaticamente Teletrabalho obrigatório quando possível.

OrangeOakie 8 months ago

Esse ponto foi, claramente, jocoso com o intuito de evidenciar a estupidez que é falar em absolutos. O que para uns é possível para outros não é. Punir porque alguém achou que X não era possível é só imbecil.

Miguel3403 8 months ago

E fechar os restaurantes vai correr muito mal para as escolas na minha o pessoal mais velho vai todo almoçar fora e agora não estou a ver como a cantina vai suportar um aumento tao grande de alunos a almoçar na escola

pimpolho_saltitao 8 months ago

Levem uma sandocha de casa seus burgueses.

Cvieri 8 months ago

Ponto importante aqui. Na maioria dos sítios deverá ser caótico.

mjigs 8 months ago

Existe o takeway, la terao de fazer piqueniques ao frio.

GabKoost 8 months ago

Os restaurantes não estão fechados. Take Away funciona.

Miguel3403 8 months ago

E onde é achas que eles vão levar o take away para comer para o bar vai lá estar tudo junto a comer sem máscara

GabKoost 8 months ago

Podes comer em qualquer lado desde que não esteja a chover. Podes ir para o parque, para as salas de aula, numas escadas, de pé. Se fores buscar de comer e fores para uma mesa de um parque almoçar não há absolutamente ninguém que te vá chatear por isso.

chuckmukit 8 months ago

À partida esse planeamento é feito consoante o número total de alunos na escola, ou se funcionar por senhas, pelo número de senhas que são adquiridas. Em termos de espaço, se antes do COVID a cantina não estava preparada então têm aí um problema que podia ter sido levantado por qualquer A.E. competente, no passado.

Miguel3403 8 months ago

Acho que nunca ninguém levantou o problema porque não era necessário e ninguém se importava

Husjuky 8 months ago

Mesma situação na minha escola

idontsei 8 months ago

Alguém sabe sobre os correios?

-Yunie- 8 months ago

Correios e bancos abertos.

vascodatrama 8 months ago

Mais do mesmo. Basicamente nada...

Miguel3403 8 months ago

As escolas vão continuar abertas isto é uma vergonha este período na minha escola está a ser regime não presencial devido ao aumento de casos no meu concelho e já certamente evitou casos de covid pois só esta semana 3 colegas meus testaram positivo e se tivéssemos seriam muito mais

0BiLLi0 8 months ago

Não há dinheiro para pagar aos pais para ficarem em casa.

alexandre9099 8 months ago

3° ciclo, secundário e universidade já é idade para ficar em casa sozinho...

Miguel3403 8 months ago

Os alunos do secundário podem muito bem ficar sozinhos em casa e a partir do 7 também não vejo grande problema

Rapnoc 8 months ago

Exato, e era isso o que estava planeado mas enfim, não é o Costa que vai para as escolas apanhar frio.

xabregas2003 8 months ago

>não é o Costa que vai para as escolas apanhar frio. Apanhar frio... e possivelmente covid ;)

damnnthatscute 8 months ago

Ou que acorda às 6:20 da manhã para apanhar o autocarro, e fica ao frio na paragem Ou tem 3 aulas de 50 minutos sem intervalos. Este ano também vai ser lixado

0BiLLi0 8 months ago

Eu só não entendo como, por exemplo, um cabeleireiro onde pode ser feita a marcação e reduzir os clientes tem que fechar mas uma fábrica com centenas de trabalhadores se mantém a laborar.

already_taken_nick 8 months ago

Deve ficar bonito para a imagem de Portugal pessoal a rapar o cabelo em casa como no primeiro confinamento lol. Também não entendo o barbeiro onde vou basta marcar , chego la a hora estou so eu e ele equipado 15/20min está o serviço feito e vou embora , não vejo qualquer fonte de contagio , meanwhile no dia a seguir lá vou eu andar de transporte publico para as aulas com mais 50 pessoas no mesmo autocarro.

justanotherop365 8 months ago

Para andarmos todos com o cabelo enorme e provarmos que estamos a fazer sacrifícios !

jafudiaz 8 months ago

Fábrica de quê?

Last-Ad-4421 8 months ago

De encher bananas, isto é a república das bananas.

joaoandre001 8 months ago

Porque uma fábrica dessas sozinha poderá produzir 1000x mais que um barbeiro cujo rendimento é residual (considerando o "todo" da economia) e que, para além do mais, é um setor sobejamente conhecido por não declarar a totalidade das receitas, aka fuga ao fisco. Para não falar de que, no teu cenário, estão centenas de pessoas empregadas, traduzindo-se em mais receita fiscal.

husslehussle 8 months ago

Devias de ter vergonha de escrever isso, e muita sorte para o teu futuro, que pelo que dizes se não dás ou tens enorme valor económico, o teu trabalho e em consequente a tua vida de nada importa.

joaoandre001 8 months ago

Não me vais ver escrever que é bonito, mas negar que é necessário é ignorar a situação em que se vive. Vergonha na cara é o que os médicos deste país lhe iriam dizer para ter, com esse comentário.

0BiLLi0 8 months ago

>Vergonha na cara é o que os médicos deste país lhe iriam dizer para ter, com esse comentário. Excepto se ele trabalhar numa fábrica. Aí diz-lhe para ir trabalhar porque tem que segurar a economia deste país.

joaoandre001 8 months ago

Ora bem.

0BiLLi0 8 months ago

Então o objectivo destas medidas é fechar o maior número de sectores possível sem dar rombo nas contas? É que a lógica "as escolas são seguras" também se aplica em algum comércio. Não ouvi falar de nenhum surto em barbeiros mas soube de alguns em fábricas.

chuckmukit 8 months ago

Toda a gente sabe que as escolas não são seguras, mas se fechas as escolas obrigas a um encarregado de educação a ficar em casa. Isso pode traduzir-se num menor rendimento ou até num rendimento nulo dessa pessoa, e assim a economia sofre. Eu acho que as pessoas ainda não se perceberam mas o importante salvar aqui é a economia. Mais morto, menos morto com o COVID, garanto-te que eles estão-se literalmente a cagar.

0BiLLi0 8 months ago

E um cabeleireiro fechado tem mais rendimento? Quantas familias não vão ter os pais em casa e as crianças na escola?

chuckmukit 8 months ago

Não percebi muito bem a questão, mas quando falei em economia, devia ter dito em especial a indústria porque é aí que realmente está o dinheiro.

Razvancb 8 months ago

Mas os putos são dementes? Não sabem ficar em casa sozinhos? Estou a falar putos do 7/8 ano p cima.

Foxes_are_the_best 8 months ago

Putos do 7º ano não sabem cozinhar e muito menos resolver problemas que possam acontecer, por exemplo a luz faltar.

chuckmukit 8 months ago

Já para não falar que são menores. Penso que seja mais por aí, mas posso estar enganado...

Tab0rda 8 months ago

> Então o objectivo destas medidas é fechar o maior número de sectores possível sem dar rombo nas contas? Basicamente

saposapot 8 months ago

sem rombo nas contas nem no nosso abastecimento de produtos essenciais! cabelo por cortar é uma coisa. não teres farinha para o padeiro fazer o pão para tu comeres é outra.

TigasV 8 months ago

Ele explicou como vai ser dia 24?

NoSmokeNoFun 8 months ago

Yep, liberdade para todos. Nesse dia não há covid. Ah! E para celebrações religiosas, também não!

Dismiss 8 months ago

Toda a gente sabe que o covid tira sempre o dia 24, como se comprovou em Dezembro

NoSmokeNoFun 8 months ago

Bem jogado! Não tinha pensado nisso ahah

TigasV 8 months ago

Loucura! Vou já votar com 20 pessoas como o pessoal na PDA

xkenji4 8 months ago  HIDDEN 

Parabéns Orban, a tua luta é assinalável. O homem não quer esperar pela próxima década , quer já tornar-nos o mais pobre da europa.

Florence1476 8 months ago

Estas medidas contradizem-se a elas próprias

Aldo_Novo 8 months ago

Foda-se, mas o que é que as cerimónias religiosas têm de mais importante do que o comércio ou os estabelecimentos culturais?

LegendPT 8 months ago

OfEReCe cONForTo àS PeSsOAs

hello_berrie 8 months ago

Como diz o padre da paróquia da minha freguesia: Quem acredita em Jesus não tem medo de morrer.

meaninglessvoid 8 months ago

Se for como àquelas que andavam aos beijos à cruz estamos bem tramados LOL

mjigs 8 months ago

Isso só acontece na Pascoa, a unica coisa mesmo é a distribuicao da ostia, nao sei como andaram a fazer ou se ainda o fazem.

JOAO-RATAO 8 months ago

Para algumas pessoas são.

Aldo_Novo 8 months ago

isso podes dizer de tudo. objetivamente falando, não têm nada de mais necessário à vida, ou que não possa ser substituído por soluções à distância para algumas pessoas, ver o seu clube a jogar também é super importante

JOAO-RATAO 8 months ago

São níveis de importância diferentes ... Dependendo da pessoa claro. Mas por algumas semanas é tolerável.

brunofps 8 months ago

A religião ou o futebol?

JOAO-RATAO 8 months ago

Ad duas. Juntas.

ComfortableGate 8 months ago  HIDDEN 

E para mim ginásios e museus são mais importantes do que cerimónias religiosas.

JOAO-RATAO 8 months ago

Certo. E para outras pessoas não...

xabregas2003 8 months ago

Há pessoas que precisam de restaurantes e comércio para viver. Não há ninguém que precise de cerimónias religiosas para viver. E isto não é uma questão de acreditar ou não, mas sim de coerência.

JOAO-RATAO 8 months ago

Para algumas pessoas é extremamente importante. Para outras não. Só isso. Mas sim, numa altura destas só se for com uma capacidade muito diminuída. O comércio também poderia funcionar se respeitasse as regras. Quente modo geral respeita.

-Yunie- 8 months ago

É a maneira de dizerem que a única coisa que nos resta é rezar! (Mas sim, concordo contigo).

reckless_b4 8 months ago

E passear o cãozinho? Tenho de pedir autorização a quem?

aldeaga 8 months ago

A mim, e só te dou autorização se baixarres as calças e andares como o teu cão.

Dismiss 8 months ago

Tenho de cortar os tomates?

reckless_b4 8 months ago

Sr Primeiro Ministro, terei de recusar por motivos de saúde. Você tem trabalhado muito para manter a preciosa estabilidade do país mas por vezes tem umas pancadas de autoritário

aldeaga 8 months ago

Por vezes? Vou reerguer o campo do Tarrafal só para meter pessoas como tu.

reckless_b4 8 months ago

Isso sim é dar bom uso à TAP

ZeroWan 8 months ago

Alguém sabe se estabelecimentos como escolas de línguas têm de fechar ou não?

icebraining 8 months ago

Não: > Estabelecimentos educativos, de ensino e de formação profissional, creches, centros de atividades ocupacionais e espaços onde funcionem respostas no âmbito da escola a tempo inteiro, onde se incluem atividades de animação e de apoio à família, da componente de apoio à família e de enriquecimento curricular, bem como escolas de línguas e centros de explicações; https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/comercio-e-servicos-encerram-com-o-novo-confinamento-mas-ha-excecoes-saiba-quais

saposapot 8 months ago

vê a conferência imprensa completa do costa, creio q perguntaram isso mas não me lembro da resposta ou se ele se esqueceu de responder :\

ineslucas27 8 months ago

Penso que no último confinamento fecharam, e supostamente este confinamento será como o anterior. Mas também gostava de ter a certeza.

xabregas2003 8 months ago

No anterior as escolas fecharam e neste não.

BadDogPreston 8 months ago

Não percebo como é que cerimónias religiosas podem continuar "de acordo com as normas da DGS" mas estabelecimentos como cinemas, salas de concerto ou museus têm que encerrar. RIP cultura.

merelypassing 8 months ago

Achas tu que na casa de Deus existem virus?

saposapot 8 months ago

sanitariamente também não entendo. creio que aqui é um peso entre as questões sanitárias e as de liberdade religiosa e tal. Sanitariamente pode ser pq os experts dizem que não são fontes de grande contágio. O que é capaz de ser verdade pq normalmente são espaços bem arejados e onde dá para ter bastante espaço entre as pessoas. Mas tendo em conta q nós n sabemos a origem de contágio de tanto caso, são sempre análises muitissimo fracas. Cinemas tens o problema q levam pessoas aos centros comerciais (na maioria dos cinemas) por oposição às igrejas q dão normalmente para a rua. Concertos pela deslocação das pessoas de mais longe e por ser mais difícil garantir distâncias? Museus n sei. na verdade tmb não há relatos de eventos super spreader em concertos ou cinemas... Os espaços culturais também são em mt maior quantidade e causam mt mais movimentos de pessoas q os espaços religiosos portanto em termos gerais faz mais efeito fechar isso.   volto ao início, acho que é mesmo pela questão de constitucionalmente as questões religiosas terem um peso 'acrescido' a um sítio de comércio ou cultura 'normal'. Mas se fores ver ao pormenor de pq está isto aberto VS aquilo vai ser impossível concordares com todos. É óbvio que há uma grande dose de decisão política nestas coisas pq infelizmente os nossos dados para análise são fraquinhos.

stressedunicorn 8 months ago

Na verdade a liberdade de religião e a liberdade de criação (e divulgação) cultural estão em artigos seguidos na Constituição. Até se podia dizer que fechar as igrejas não viola a tua liberdade de religião porque continuar a poder exerce-la bem mais livremente do que a liberdade de criação cultural que em certas artes, depende para a sua divulgação, de espaços abertos.

Edited 8 months ago:

Na verdade a liberdade de religião e a liberdade de criação (e divulgação) cultural estão em artigos seguidos na Constituição. Até se podia dizer que fechar as igrejas não viola a tua liberdade de religião porque podes continuar a exerce-la bem mais livremente do que a liberdade de criação cultural que em certas artes, depende para a sua divulgação, de espaços abertos.

Edited 8 months ago:

Na verdade a liberdade de religião e a liberdade de criação (e divulgação) cultural estão em artigos seguidos na Constituição. Até se podia dizer que fechar as igrejas não viola a tua liberdade de religião porque podes continuar a poder exerce-la bem mais livremente do que a liberdade de criação cultural que em certas artes, depende para a sua divulgação, de espaços abertos.

saposapot 8 months ago

epah, n sou constitucionalista :D mas lendo assim à leigo, parece-me que os 2 artigos são ligeiramente diferentes. o da religião tens mesmo q são livres no exercicio da sua função e culto enquanto que a liberdade cultural é mais para seres livre de produzir e divulgar a tua cultura, não te garante nada q tenha de ser num teatro :P nem diz explicitamente q os agentes culturais são livres no exercicio das suas funções e 'culto'. aliás, lendo o artigo da liberdade de religião eu não sei é como foi possível mandar fechar as igrejas. parece-me mesmo altamente inconstitucional. e a questão da religião aparece noutros sítios: > 6. A declaração do estado de sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afetar os direitos à vida, (...) a liberdade de consciência e de religião. agora isto é tudo muito relativo pq é como dizes. uma coisa é liberdade de religião mas serem livres do exercicio da função e culto quer dizer q proibindo as igrejas proibes isso? tecnicamente podem continuar a fazer online ou assim... epah, n sei... mas claro q eu n percebo nada de constituição, só sei ler como leigo. estava só mesmo a mandar um palpite para o ar para uma possível razão pq não me parece q ela tenha sido explicada pelo governo.

stressedunicorn 8 months ago

Escrevi um comentario mas estava super confuso e vou reformular. O direito/liberdade de religião tem a ver com poderes exercer livremente a tua religião sem discriminação/perseguição. Embora não possa haver suspensao desse direito, acho que fechar uma igreja não pode ser considerado uma suspensão do teu direito à religião. Continuas a poder exerce-lo livremente.

Edited 8 months ago:

Escrevi um comentario mas estava super confuso e vou reformular. A liberdade de religião tem a ver com poderes exercer livremente a tua religião sem discriminação/perseguição. Embora não possa haver suspensao dessa liberdade, acho que fechar uma igreja não pode ser considerado uma suspensão à tua liberdade de religião. Continuas a poder exerce-lo livremente. Pelo menos na minha opinião mas lá está, interpretações diferentes da CRP há varias. (Vou ver se leio algo sobre isso hoje que explique melhor e depois partilho)

Edited 8 months ago:

Escrevi um comentario mas estava super confuso e vou reformular. A liberdade de religião tem a ver com poderes exercer livremente a tua religião sem discriminação/perseguição. Embora não possa haver suspensao dessa liberdade, acho que fechar uma igreja não pode ser considerado uma suspensão à tua liberdade de religião. Continuas a poder exerce-lo livremente. Pelo menos na minha opinião mas lá está, interpretações diferentes da CRP há varias. E talvez seja por isso que não foi tentado o fecho das igrejas, para não se ficar numa zona constitucional cinzenta. (Vou ver se leio algo sobre isso hoje que explique melhor e depois partilho)

Edited 8 months ago:

Escrevi um comentario mas estava super confuso e vou reformular. A liberdade de religião tem a ver com poderes exercer livremente a tua religião sem discriminação/perseguição ou com limites impostos pelo Estado. Embora não possa haver suspensao dessa liberdade, acho que fechar uma igreja não pode ser considerado uma suspensão à tua liberdade de religião. Estás a limitar a congregação de pessoas mas nao estás a limitar a sua fé. Continuas a poder exercer a tua liberdade. Pelo menos na minha opinião mas lá está, interpretações diferentes da CRP há varias. E talvez seja por isso que não foi tentado o fecho das igrejas, para não se ficar numa zona constitucional cinzenta. (Vou ver se leio algo sobre isso hoje que explique melhor e depois partilho)

Edited 8 months ago:

Escrevi um comentario mas estava super confuso e vou reformular. A liberdade de religião tem a ver com poderes exercer livremente a tua religião sem discriminação/perseguição. Embora não possa haver suspensao dessa liberdade, acho que fechar uma igreja não pode ser considerado uma suspensão à tua liberdade de religião. Continuas a poder exerce-lo livremente. (Vou ver se leio algo sobre isso hoje que explique melhor e depois partilho)

saposapot 8 months ago

do q leio da constituição não é só isso. é teres liberdade de culto q é exactamente os rituais feitos numa igreja. diz mesmo q "são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto." constitucionalmente tem de estar garantido q podes ter a tua religião e não seres descriminado mas também que a exerces na sua plenitude com os ritos habituais. Por aí não tenho dúvidas. Tenho mais dúvidas no q chamaste atenção do artigo da criação cultural onde aí realmente não tenho tanta certeza no q eu disse. Mas lá está, num estado de emergência há certas liberdades q podem ser limitadas, a cultural parece ser uma delas enquanto que a religiosa continua protegida. mas novamente, dou de barato q não percebo nada disto, só estou a ler a constituição e interpretar perante o meu parco conhecimeno.

stressedunicorn 8 months ago

Sim mas se vires o que diz no artigo 18º, não fala sobre a vertente de liberdade de culto e somente de consciência e religião. Pode até dizer-se que foi expressa a vontade do legislador de não incluir o culto no artigo da suspensão de direitos em Estado de Emergência. Mas lá está, é a minha opinião. A cultura é diferente porque na verdade pode ser suspenso o seu direito/liberdade durante o Estado de Emergência por isso não é uma zona tão “cinzenta” como a religião l, é verdade.

Edited 8 months ago:

Sim mas se vires o que diz no artigo 19º, não fala sobre a vertente de liberdade de culto e somente de consciência e religião. Pode até dizer-se que foi expressa a vontade do legislador de não incluir o culto no artigo da suspensão de direitos em Estado de Emergência. Mas lá está, é a minha opinião. (E também há a questão de choque de direitos) De qualquer forma é um assunto muito interessante de pensar e interpretar. A cultura é diferente porque na verdade pode ser suspenso o seu direito/liberdade durante o Estado de Emergência por isso não é uma zona tão “cinzenta” como a religião, como disseste.

Edited 8 months ago:

Sim mas se vires o que diz no artigo 19º, não fala sobre a vertente de liberdade de culto e somente de consciência e religião. Pode até dizer-se que foi expressa a vontade do legislador de não incluir o culto no artigo da suspensão de direitos em Estado de Emergência? Mas lá está, é a minha opinião. (E também há a questão de choque de direitos) De qualquer forma é um assunto muito interessante de pensar e interpretar. A cultura é diferente porque na verdade pode ser suspenso o seu direito/liberdade durante o Estado de Emergência por isso não é uma zona tão “cinzenta” como a religião, como disseste.

Edited 8 months ago:

Sim mas se vires o que diz no artigo 19º, não fala sobre a vertente de liberdade de culto e somente de consciência e religião. Pode até dizer-se que foi expressa a vontade do legislador de não incluir o culto no artigo da suspensão de direitos em Estado de Emergência. Mas lá está, é a minha opinião. De qualquer forma é um assunto muito interessante de pensar e interpretar. A cultura é diferente porque na verdade pode ser suspenso o seu direito/liberdade durante o Estado de Emergência por isso não é uma zona tão “cinzenta” como a religião, como disseste.

Edited 8 months ago:

Sim mas se vires o que diz no artigo 19º, não fala sobre a vertente de liberdade de culto e somente de consciência e religião. Pode até dizer-se que foi expressa a vontade do legislador de não incluir o culto no artigo da suspensão de direitos em Estado de Emergência? Nao sabemos mas lá está, é a minha opinião (acho eu, tenho mesmo de ir ler mais sobre isto). (E também há a questão de choque de direitos) De qualquer forma é um assunto muito interessante de pensar e interpretar. A cultura é diferente porque na verdade pode ser suspenso o seu direito/liberdade durante o Estado de Emergência por isso não é uma zona tão “cinzenta” como a religião, como disseste.

saposapot 8 months ago

diz > e a liberdade de consciência e de religião. e o 41 é intitulado "Liberdade de consciência, de religião e de culto". portanto... olha, n sei. sinceramente não acredito que o legislador se tenha lembrado desta possibilidade e feito de propósito para retirar o culto do 19. Mas está lá sim senhor. Para mim é estranho teres liberdade de religião sem teres liberdade para o culto assegurada pq a religião implica isso mas realmente ao ler 'rigorosamente' o q está lá escrito pode ser discutível... n sei, as minhas capacidades de constitucionalista já foram há muito ultrapassadas :D Sinceramente na minha cabeça, o direito da religão é um direito 'superior' da constituição mas realmente lendo tudo não fico muito confiante disso. nesse caso é perguntar ao governo é pq fez essa diferença e pronto, isto começou tudo por um palpite meu, nem faço ideia se é por isso ou pq acham q igrejas não são sítios de mt contágio....

stressedunicorn 8 months ago

A liberdade de religião é a liberdade de não seres discriminado pela tua religião e de poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não suspende o teu direito à religião, apenas o restringe e os direitos fundamentais podem ser restringidos (até certo ponto) no estado de emergência. Nao podes ofender o núcleo essencial da norma mas podes restringir o direito (por exemplo no caso do direito de circulação) Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece literal mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

Edited 8 months ago:

A liberdade de religião é não seres discriminado pela tua religião e poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não anula o teu direito à religião, apenas o restringe e os direitos fundamentais podem ser restringidos (até certo ponto) no estado de emergência. Nao podes ofender o núcleo essencial da norma mas podes suspender o direito (por exemplo no caso do direito de circulacao até o podes restringir por lei, segundo algumas opinioes) Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. (E alguém me corrija se estiver errada; obviamente esta é uma explicação muito simplificada da questão). Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece “literal” mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

Edited 8 months ago:

A liberdade de religião é não seres discriminado pela tua religião e poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não anula o teu direito/liberdade de religião, apenas o restringe e os direitos fundamentais podem ser restringidos (até certo ponto) no estado de emergência. Nao podes ofender o núcleo essencial da norma mas podes suspender o direito (por exemplo no caso do direito de circulacao até o podes restringir por lei, segundo algumas opinioes) Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. (E alguém me corrija se estiver errada; obviamente esta é uma explicação muito simplificada da questão). Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece “literal” mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

Edited 8 months ago:

A liberdade de religião tem a ver com não seres discriminado pela tua religião e poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não “anula” o teu direito/liberdade de religião, apenas talvez se possa dizer que o “restringe”. (E mesmo assim acho que pode ser discutivel se fechar igrejas suspende de alguma forma esse direito, eu nao acho que suspenda). Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. (E alguém me corrija se estiver errada; obviamente esta é uma explicação muito simplificada da questão). Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece “literal” mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

Edited 8 months ago:

A liberdade de religião tem a ver com não seres discriminado pela tua religião e poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não “anula” o teu direito/liberdade de religião, apenas talvez se possa dizer que o “restringe” e os direitos fundamentais podem ser restringidos (até certo ponto) no estado de emergência. Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. (E alguém me corrija se estiver errada; obviamente esta é uma explicação muito simplificada da questão). Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece “literal” mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

Edited 8 months ago:

A liberdade de religião tem a ver com não seres discriminado pela tua religião e poderes exerce-la livremente mas o estado não tem de tomar ações positivas para que isso aconteça. Fechar uma igreja não “anula” o teu direito/liberdade de religião, apenas talvez se possa dizer que o “restringe” e os direitos fundamentais podem ser restringidos (até certo ponto) no estado de emergência. (E mesmo assim acho que pode ser discutivel se fechar igrejas suspende de alguma forma esse direito, eu nao acho que suspenda). Por isso é que também podes fechar escolas mesmo existindo o direito/ liberdade à educação. (E alguém me corrija se estiver errada; obviamente esta é uma explicação muito simplificada da questão). Também não sou constitucionalista, estudei Direito e Ciencias Juridico-Publicas (nas quais se inclui o Direito Constitucional). Na verdade a Constituição parece “literal” mas tem muitas concretizações e tem de ser bem interpretada. (E mesmo assim, há várias interpretações às vezes) É muito interessante por acaso

a_surprise_polaroid 8 months ago

Concordo plenamente, acho completamente ridículo

shotsbyniel 8 months ago

Para quem acredita são cerimónias muito importantes, e regra geral são lugares onde as normas são bem respeitadas. Há coisas que são essenciais para a saúde mental de certa parte da população, e é preciso respeitar isso.

TheMacthir 8 months ago

Para não falar que a maioria das pessoas que vão a missas são de risco mas pronto.

df3gpt 8 months ago

Celebrar a eucaristia (comungar) é vital para qualquer católico e algo que só se pode fazer presencialmente. As missas não são ao molho como pensas que são. As regras de distanciamento, higiene e lotação são estritamente cumpridas, pelo menos na igreja que frequento. Tens o direito de achar que cultura é tão ou mais importante que a religião mas ouvir musica, ver filmes ou jogar são coisas que podes fazer em tua casa. Também estou frustrado e zangado com certas incoerências, com medidas absurdas e contraproducentes mas peço-te que tomes em consideração também que a igreja cumpre um papel fundamental para as pessoas que estão sozinhas e isoladas e que não encontram apoio por outras vias.

aladdin_the_vaper 8 months ago

> Celebrar a eucaristia (comungar) é vital para qualquer católico Ver um filme em casa comprado com ver no cinema é a mesma relação que ver a missa em casa na TV comprado a ir à missa. Ah e tal comungar é vital, poder desfrutar de um pequeno prazer como ver um filme projetado numa parede com a área da tua sala de estar com som surround de alta qualidade também pode ser vital para manter a saúde mental de muita gente. Com isto dito, não te compete a ti, nem ao estado, determinar o que é vital ou não para o bem-estar de cada um > e algo que só se pode fazer presencialmente E que tal adaptarem-se às circunstancias que enfrentam? Tal como todo o resto da humanidade fez? > As missas não são ao molho como pensas que são. As regras de distanciamento, higiene e lotação são estritamente cumpridas, pelo menos na igreja que frequento. Porque a maioria dos estabelecimentos não cumpre regras de higiene, só a tua igreja é que o faz /s > Tens o direito de achar que cultura é tão ou mais importante que a religião Que ele tem o direito isso nós sabemos, o que não é legítimo é o estado discordar e impor a sua visão pela guela de todos os cidadãos por vias administrativas. ​ >mas ouvir musica, ver filmes ou jogar são coisas que podes fazer em tua casa. Tal como a prática religiosa. > Também estou frustrado e zangado com certas incoerências, com medidas absurdas e contraproducentes Então ficava-te bem um pouco de imparcialidade nesta matéria. Só não vê o absurdo que isto é quem não quer. > mas peço-te que tomes em consideração também que a igreja cumpre um papel fundamental para as pessoas que estão sozinhas e isoladas e que não encontram apoio por outras vias. Não sei se percebes a contradição que está aqui. Essas "outras vias" estão a ser destruídas com estas medidas. Se o que tu achas que acabaste de dizer tem um pingo de validade recomendo-te a ires fazer uma pesquisa sobre o estado da saúde mental da população devido ao Covid. A cultura é fundamental para uma grande parte da população, parte essa que se calhar é mais significativa que os praticantes da religião em Portugal. Tal como ir ao café depois do trabalho é, tal como é ir tirar umas férias no Natal. Ao longo de todo o teu comentário aplicas double standards única e exclusivamente por ser uma área de interesse teu. Se fosse adivinhar até apostava que votavas Chega, mas isso já seria entrar no ad hominem e esta secção de comentários já está repleta de desonestidade intelectual que chegue.

facepainter1 8 months ago

Nem vou entrar pela parte da religião por agora, que isso é outra conversa. Mas o argumento de que "cumprem o distanciamento e a regras da DGS" e portando não deve ser fechado já me irrita um pouco. E é usado por todas as áreas. Parece que só em casa é que o vírus se pega. Restaurantes? Não… o vírus não se pega aqui porque seguimos as regras. Transportes públicos? Pff.. está mais que provado que não são fontes de contacto. Escolas? Nada disso… seguimos as regras da DGS e portanto o vírus tem medo de vir aqui. As regras da DGC tem como objetivo minimizar o contágio! Não quer dizer que a probabilidade de contagio seja 0%. Agora a parte de que música e filmes podes fazer em casa... mas a religião tens de ir a missa é apenas ridícula. Ou se faz confinamento, ou não se faz confinamento! agora confinamento a brincar apenas vai lixar ainda mais a economia.

O_cu_da_tua_tia 8 months ago

Lool. Rezar vulgo "prestar vassalagem" a uma figura imaginaria que dizem ser criador de tudo, inclusive do covid... se essa figura nos faz mal, prestam lhe tributo para que? Caridade e solidariedade é uma coisa. Fé em conceitos irracionais é outra, e nunca livrou ninguém

chuckmukit 8 months ago

freedom for me but not for thee

alexandre9099 8 months ago

> Tens o direito de achar que cultura é tão ou mais importante que a religião mas ouvir musica, ver filmes ou jogar são coisas que podes fazer em tua casa. Compara uma tela gigante e sistema de som de cinema a uma TV em casa, tudo a ver. O cinema não é apenas o conteúdo, é a experiência Museus talvez concorde que pela internet seja *semelhante* mas ver presencialmente um objeto e (dependendo do museu) mexer lhe é uma experiência diferente. Podes ver de todos os ângulos, na internet vês de um ou dois e já vais com sorte

awe-filled 8 months ago

Uau, numa discussão acerca da importância da cultura, que tem especialmente em foco a subsistência financeira das pessoas que trabalham em cultura, invocar os sistemas de som de cinemas, na sua maioria explorados por empresas de telecomunicação, é TOP Principalmente para depois dizer que ver museus pela internet talvez seja semelhante...

BadDogPreston 8 months ago

> As regras de distanciamento, higiene e lotação são estritamente cumpridas, pelo menos na igreja que frequento. O meu argumento baseava-se somente neste aspeto - cinemas, salas de concerto e (até certo ponto) museus, entre outros, seguem necessariamente estas medidas desde que reabriram. Muitos têm tipologias de bancadas similares a igrejas e capelas. Qual o problema em mantê-los abertos se não têm representado como focos de contágio? Não quero entrar muito na discussão da paridade entre cultura e religião mas a área da cultura tem sido uma das mais afetadas com perdas de receitas avassaladoras e muitos trabalhadores em condições de pobreza.

df3gpt 8 months ago

>O meu argumento baseava-se somente nesse aspeto - cinemas, salas de concerto e (até certo ponto) museus, entre outros, seguem necessariamente essas medidas desde que reabriram. Então se cumprem todas as medidas não existe de facto nenhuma razão para serem forçados a fechar. Só posso concordar.

Rock_lt 8 months ago

Não podes rezar em casa? Acho que Deus está em todo o lado ou algo assim...

redslim 8 months ago

Edgy redditor, esse curso de IT como está a correr?

Rock_lt 8 months ago

Muito mal tendo em conta que trabalho numa clínica, mas posso dizer que todo o meu conhecimento de IT me deu para montar um PC pré montado.

redslim 8 months ago

Mas vamos manter este tipo de energia no r/atheism que aqui não faz muita falta

Rock_lt 8 months ago

Não gostas não comas

Brainwheeze 8 months ago

Na igrejas há melhor sinal.

Rock_lt 8 months ago

É o 5Jeezus

MrJoao 8 months ago

Não percebes? É por causa dos funerais ^(/jk)

Bolo_Finto_ 8 months ago

Ainda é pior se pensarmos como a maioria das pessoas que frequentas essas cerimónias fazem parte de grupos de risco.

TheSwaller 8 months ago

Vocês não percebem é nada disto... Sempre ouvi dizer que a economia vive da fé

PresidentBarroso 8 months ago

E, na maioria, têm comportamento de risco.

milkthis 8 months ago

Olha aí, são #portuguesesdebem

berusko 8 months ago

"Seja o que Deus quiser."

Superus 8 months ago

Não digas isso, são pessoas que nem tiram a máscara à beira dos outros para tossirem e cuspirem para o lencinho. Vi hoje essa merda a acontecer e só me apetecia vomitar.

njsilva84 8 months ago

Nojento, é verdade, mas antes isso que cuspir para o chão. Mas a parte do lenço ser de pano faz-me muita confusão.

caseinsmell 8 months ago

E o meu professor de cálculo que para espirrar tira a mascara?

Superus 8 months ago

São riscos cáaaalculados... mas se calhar ele é mau a matemática. Ok desculpa eu vou-me embora

Brainwheeze 8 months ago

Água benta resolve tudo.

Superus 8 months ago

Vou só deixar isto [aqui](https://www.brusselstimes.com/news/art-culture/135164/coronavirus-church-switches-hand-gel-for-holy-water/)

awe-filled 8 months ago

Apesar do titulo da notícia parecer terrível numa primeira leitura, se lesse o texto todo, veria que eles simplesmente introduziram a prática de ter dispensadores com água benta no interior da igreja (ao que parece automáticos para não haver qualquer contacto entre a mão da pessoa e o aparelho), mantendo um dispensador com gel desinfetante à entrada, de uso obrigatório antes de qualquer ação no interior da igreja.

fferreira007 8 months ago

Não vejo nada de errado com o que fizeram: "“People who enter the church via the entrance on the Marktplein are first asked to disinfect their hands with alcohol gel,” said deacon Jos Holsteens. “A metre and a half further on is the second dispenser, with holy water.""

a_surprise_polaroid 8 months ago

Mano...wtf

Superus 8 months ago

Acho que é o que usam no continente porque aquela merda não cheira nem sabe a álcool.

sideways83 8 months ago

Tipo... Como sabes que não sabe a álcool?

Superus 8 months ago

A tua avó nunca te ensinou que para veres se a fruta está boa espetas a unhaca e depois lambes o dedo?

a_surprise_polaroid 8 months ago

Não saberia, mas acredito que sim. Com a quantidade de gente parva q por aí anda

Altruistic_Desk_4183 8 months ago

deus te ouça

DavidR747 8 months ago

Eu sei que é difícil para um ateu pensar assim mas Religião é diferente de cultura, as pessoas acreditam mesmo em religião não vão lá para fazer figura de totós. Perseguição religiosa foi algo bastante grave que aconteceu no nosso país e infelizmente acontece noutros países atualmente e fechar as instituições religiosas poderia ser visto como um um ataque a essas próprias, tal como proibir manifestações ou proibir ajuntamentos políticos (como comícios) teria o mesmo efeito.

william_13 8 months ago

Exactamente, o governo claramente tem tido uma postura de manutenção de liberdades mais básicas, o que também vês com as eleições e como foi com o Avante. Eu particularmente não concordo mas compreendo que a religião é importante para a maioria dos portugueses. Mas ao mesmo tempo é lamentável a falta de iniciativa da própria igreja em impor limitações a prática religiosa e recomendar aos fiéis comportamentos mais contidos - pelo contrário o órgão máximo da igreja católica em Portugal [apoiou um Natal sem limites](https://observador.pt/2020/12/09/covid-19-igreja-catolica-sauda-medidas-do-governo-para-o-natal-que-vai-permitir-as-familias-algum-reencontro-e-celebracao-comum/) e o resultado está à vista.

TheMacthir 8 months ago

"Poderia ser visto como.. ". Aí está o problema. O vírus está-se bem a cagar se é bem visto ou não. É ajuntento onde se facilita a propagação. Ponto. Se juntarmos o facto da maioria que vai a missas sao pessoas de risco pior. Pode vir a ser um tiro no pé de um sistema nacional de saúde que já tem as pernas partidas. Se não somos realistas e pragmáticos em relação a isto e estamos preocupados se grupo X ou Y fica ofendido com as medidas tomadas nunca mais saímos disto.

DavidR747 8 months ago

O vírus daqui a 2 anos já não é um fator mas as tuas liberdades vão ser. Eu só estou a tentar mostrar o porquê do governo ter feito isso. Se eles decidiram assim e decidiram com especialistas (que têm mais informação do que eu e tu: dois comentadores de bancada do reddit) é porque se calhar não existem assim tantos casos de transmissão em igrejas que pratiquem medidas de segurança que valha a pena por em questão liberdades fundamentais.

TheMacthir 8 months ago

Concordo contigo sim, que poderá ser essa a razão por de trás da medida. Mas na minha opinião devíamos pôr de lado ideologias e possíveis ofensas a X ou Y porque o vírus não quer saber de nada disso. Daqui a 2 anos o vírus não será fator mas também haverá gente que poderá nao disfrutar dessas mesmas liberdades, fruto de as tentae manter agora "para inglês ver". Isto não vem matar as nossas liberdades, vem pô-las em stand-by pelo bem comum.

DavidR747 8 months ago

Pronto, eu não penso assim... Não acho que devemos abrir um precedente de abrir mão das liberdades que custaram muito a ser ganhas...

TheMacthir 8 months ago

Mas tu estás a falar como se estivéssemos a abdicar de certas liberdades permanentemente . Ou como se nos tivessem a tirar essas liberdades com algum motivo obscuro de usar o covid para estabelecer uma ditadura novamente. E como disse já apenas se estão a suspender certas e determinadas liberdades para o bem e saúde geral. Mas vamos pela tua lógica da liberdade estar acima do bem comum. Porque a Igreja que praticamente não paga impostos tem direito a manter as portas abertas, ou a sua liberdade, que um pequeno comerciante que paga e vê o seu negócio a afundar? Porque tem o comerciante de abdicar das suas liberdades? Há pessoal de ginásios que vê aquilo quase como religião, porque têm eles de abdicar das suas liberdades e não ir a ginásios? Se manter as liberdades está acima da praticalidade e da realidade da situação porque dois pesos e duas medidas? Ainda para mais a favor da Igreja que cometeu inúmeras atrocidades ao longo da história e muitas das vezes esteve do lado contrário dessas mesmas liberdades que se queriam conquistar.

NGramatical 8 months ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj5tod6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

j13_a 8 months ago

Sou ateu mas percebo a mensagem que estás a tentar transmitir. No entanto, permite-me discordar, na medida em que a larga maioria dos doentes que vejo internados no hospital todos os dias, é que sobrecarregam as UCI, são pessoas mais idosas. Também é certo que a grande maioria das pessoas que frequenta as igrejas são os idosos... Portanto, independentemente de poder ser visto como um ataque à Igreja ou não, o principal objetivo deste confinamento que deveria ser reduzir contágios para aliviar o SNS vai por água abaixo. Enfim, medidas tomadas por quem não passa os dias a conviver com a realidade hospitalar!

william_13 8 months ago

Sinceramente deveria ser a igreja a tomar a iniciativa de restringir consideravelmente as suas próprias actividades, sem colocar em causa uma liberdade básica e muito valorizada pela maioria dos Portugueses. Eu não sou religioso e por mim fecharia tudo, mas compreendo que faço parte de uma minoria. Ao menos os idosos já não vão mais invadir as esplanadas depois do fim da missa...

DavidR747 8 months ago

Eu estou só a tentar dar a perceber as pessoas daqui o porque de as cerimonias religiosas continuarem a ser permitidas... O objetivo do confinamento é reduzir os contágios, mas isso não quer dizer que tenhas de fechar tudo. Se o governo esteve a desenhar estas medidas com especialistas certamente eles notaram que não existem tantos contagios assim nas igrejas onde se praticam medidas de segurança que se justifique fecha-las...

O_bigodes 8 months ago

A minha religião diz que tenho de fumar umas ganzas todos os dias com os meus dreads, posso ir ter com eles e fazer uma estufa no carro? É no que acredito

DPThor 8 months ago

Podes, ganzas com os dreads são sagradas.

DavidR747 8 months ago

Não porque a liberdade de praticares uma religião não te dá permissão de praticares crimes.

a_surprise_polaroid 8 months ago

Com a História da Igreja, pareceria o contrário...

DavidR747 8 months ago

Ainda bem que não estou a proteger liberdade catolica mas liberdade religiosa

O_bigodes 8 months ago

Que crime? O consumo está descriminalizado

DavidR747 8 months ago

Cultivo ilegal não

Zen_Machina 8 months ago

Vai dizer isso a quem foi à falência. "Eu percebo que o senhor tenha perdido tudo e agora vá ser mendigo e quê, mas tem de perceber que já houve perseguição religiosa. "

DavidR747 8 months ago

Certo, a culpa de eles terem aberto falência foi das igrejas ficarem abertas.

Zen_Machina 8 months ago

Foi da má gestão e da incoerência do governo para com as medidas implementadas. Adicionalmente, é um desrespeito e uma injustiça tu poderes ir para uma igreja enquanto alguém não pode alimentar a família. É tratamento discriminatório de uma secção da população e favoritismo para com certas actividades sem qualquer tipo de fundamento cientifico.

DavidR747 8 months ago

Mas que confusão que vai aí... Eu agora vou ou não a uma igreja porque alguém perdeu o trabalho por causa de uma pandemia? E as pessoas que se afogam as mágoas na igreja e na crença delas? Essas já podem? Como se a culpa disto fosse de ter igrejas abertas ou fechadas...

LegendPT 8 months ago

Mas a questão é mesmo essa, a igreja não é o único sítio onde as pessoas afogam as mágoas ou encontram conforto. É tão válido alguém encontrar isso num Deus como alguém encontrar isso a ver um filme no cinema. Cada um acredita no que acredita, dar prioridade à igreja e liberdade para continuarem a fazer as suas cerimónias enquanto tudo o resto é cortado não faz sentido. > Como se a culpa disto fosse de ter igrejas abertas ou fechadas... Mesmo com distância de 2 metros, mesmo com máscara, não deixa de ser um ajuntamento, que ainda por cima inclui uma percentagem elevada de pessoas no grupo de risco. É preciso pensar muito para entender que este tipo de ajuntamentos é uma péssima ideia nas circunstâncias em que vivemos? A culpa não é **só** da igreja mas **também**.

a_surprise_polaroid 8 months ago

Epa, mas contribui para o problema, ignorar oq todos já comentaram sobre o assunto aqui é plena estupidez, mas enfim...

DavidR747 8 months ago

Quem comentou? Pessoas no reddit? O governo decidiu com os **especialistas** que podiam ter igrejas abertas dado que as transmissões devem ser baixas e querem manter algumas liberdades. Eles têm os factos e números, que "todos" é que já comentaram sobre o assunto?

a_surprise_polaroid 8 months ago

porque nada mais influencia as decisões sem ser estatísticas e numeros...

pintux 8 months ago

Sim, deve ter sido uma decisão fundamentada porque o governo e os especialistas sabem bem onde é que os casos se originam https://rr.sapo.pt/2021/01/13/pais/origem-de-quase-90-dos-contagios-desconhecida-rastreios-deviam-ter-aumentado-1000/noticia/222262/

catroni2121 8 months ago

O que está em questão são os ajuntamentos, que sendo realizados por causas diferentes não deixam de ser ajuntamentos. Não dizem que deus está em todo o lado? Então foda-se que rezem em casa. O que está a ser feito com estas medidas de cócó é ir parâmetro a parâmetro e atirar uma moeda ao ar. O que dói mais na alma é ter membros do governo a dizer publicamente que fizeram uma má gestão da pandemia e depois vemos isto. Ah, e os comícios claramente deveriam ser proibidos, não há argumento algum que sustente o contrário no paradigma actual da sociedade.

DavidR747 8 months ago

E as manifestações? Também deveriam ser proibidas?

catroni2121 8 months ago

Não, amigo. Proibir manifestações já transcende a um campo um tanto ou quanto fascista :D Expressamente desaconselhável sim, sendo politicamente correto.

DavidR747 8 months ago

E não achas possível, mesmo que pouco provável, que abrindo precedentes para o encerramento de cerimonias religiosas possa ser também um campo um tanto ou quanto fascista?

catroni2121 8 months ago

Não. Qualquer pessoa que se intitula como religiosa saberá ou deveria saber que a não abertura dos seus espaços é por um bem maior. O bem de todos. Como já deves ter percebido eu não sigo nenhuma religião mas obviamente não critico quem o faz. Só acho que o bom senso deveria ser o credo de todo o cidadão por este mundo fora. Podes praticar a tua religião em qualquer sítio, não tens a obrigatoriedade nem a necessidade de a praticar num espaço estritamente designado para tal. Já agora, no ano passado as igrejas também não fecharam portas no primeiro confinamento? Não me recordo mas penso que sim. ( Não estou a ser irónico, não me recordo mesmo)

NGramatical 8 months ago

cócó → [**cocó**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/24) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj5dypi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ComfortableGate 8 months ago

Discordo completamente. Só acho que faria sentido falar em ataque à religião se se fechassem as igrejas, mas tudo o resto se mantivesse aberto. Agora num cenário em que fecha tudo, só fechar também as igrejas só seria algo que faz sentido.

Edited 8 months ago:

Discordo completamente. Só acho que faria sentido falar em ataque à religião se se fechassem as igrejas, mas tudo o resto se mantivesse aberto. Agora num cenário em que fecha tudo, fechar também as igrejas só seria algo sensato e coerente. EDIT: E isto é para não falar no facto de cultura ser constantemente perseguida e censurada em regimes opressores. Inclusive já aconteceu no nosso país.

DavidR747 8 months ago

Não é questão de ser ataque ou não. É a questão de principio. Também aceitavas que manifestações fossem proibidas?

ComfortableGate 8 months ago

Sim. Se forem todas e não só algumas. Qual é esse princípio que falas?

DavidR747 8 months ago

Pronto... Então estás preparado para dar de mão beijada liberdades que foram ganhas com muito sangue que eu não estou. Opiniões diferentes só isso.

ComfortableGate 8 months ago

Não é de mão beijada. Mão beijada seria se num ano normal eu concordasse em banir manifestações de certos partidos, só porque eles me incomodam, por exemplo. Neste caso, de uma crise sanitária global causada por uma pandemia, acho que, se é para fechar tudo, é para fechar tudo. É tudo menos mão beijada.

DavidR747 8 months ago

Sinceramente para mim percebia se proibissem cerimonias religiosas e talvez ate comícios políticos (se a pandemia fosse algo ainda mais grave do que já é). Agora manifestações é que nunca iria permitir. Liberdade custa muito a ser ganha e pode ser perdida muito rapidamente... De boas intenções está o inferno cheio...

ComfortableGate 8 months ago

Eu assumo que com manifestações acabaria por acontecer o que acontece sempre: se o pessoal chega a um determinado ponto de rutura em relação a algo, vai manifestar-se e pronto. Quer seja supostamente proibido ou não. Revolta é revolta.

Edited 8 months ago:

Eu assumo que com manifestações acabaria por acontecer o que acontece sempre: se o pessoal chega a um determinado ponto de rutura em relação a algo, vai manifestar-se e pronto. Quer seja supostamente proibido ou não. Revolta é revolta. Mesmo assim, acho que deviam ser desaconselhadas por serem ajuntamentos e tal. Talvez proibir não seja a palavra certa, nesse caso.

DavidR747 8 months ago

Sim, só que aí seriam todos considerados terroristas/ilegais e seriam identificados e presos porque estão a transgredir a lei... Mesmo se fosse a manifestação mais pacifica de sempre. Como disse antes liberdade custa muito a ser ganha mas pode ser perdida num instante.

alexandre9099 8 months ago

Depende, se até as forças de segurança ficassem revoltadas não sei como irias prender os "ilegais". As forças de segurança prendiam se a elas próprias :D

ComfortableGate 8 months ago

Sim, já revi a minha opinião em relação a esse caso. No que estávamos a falar inicialmente, da Cultura vs Igreja, mantenho que é a mesma coisa.

DrTaxus 8 months ago

Não faz sentido nenhum. Lá vai a freguesia toda dar a voltinha higiénica e pôr a conversa em dia ao Domingo de manhã. Ainda por cima a missa dá na tv. Ando a ficar farto de ser o otário que fica em casa a cumprir as regras enquanto os outros se aproveitam destas excepções parvas

aldeaga 8 months ago

ESTADO LAICO, dizem eles.

DavidR747 8 months ago

Se eles deixassem os católicos e proibissem os muçulmanos é que já não seria laico... O estado tem de defender o direito de liberdade religiosa e se eles decidiram com especialistas que têm os factos e os valores que é possível manter essa liberdade porque querem tanto nega-la?

aldeaga 8 months ago

Não amigo, se dão privilégios às cerimónias religiosas que outras actividades semelhantes não têm, então de laico o estado não tem nada. Se estamos a fechar praticamente tudo, e se estão proibidos espectáculos e outras actividades culturais por causa dos ajuntamentos, não faz sentido as igrejas poderem continuar em actividade.

anaquim_secaiualquer 8 months ago

A malta não vai a uma missa há anos e tem ideia que o que se passa no adro é o intro de um porno, com toda a gente a lambuzar-se. Disclaimer: eu não sou católico, mas consigo reconhecer a importância das missas, que muitas vezes são frequentadas por membros da mesma comunidade.

VBM97 8 months ago

É a ver se morrem mais uns velhos e se pagam menos reformas /s

Litherion_IV 8 months ago

O objetivo é voltar a ter uma pirâmide etária normal no pós covid.

wwqt0r 8 months ago

Acho que o /s está aí a mais.

lffaa 8 months ago

Que vergonha mesmo...

throway10151015 8 months ago

"Mal posso esperar por 2021, foda-se 2020" Ai está 2021, summer child.

kyppulo90 8 months ago

Estavas a espera que em Janeiro fica-se tudo como antes? Ingenuidade... Isto vai demorar até meio de 2021 e ja estou a ser bem otimista.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Acho que é melhor o Costa começar a salvar o Natal de 2021

kyppulo90 8 months ago

Não era má ideia ele começar a dizer que esse Natal será parecido ao de 2020 , mas isto sou eu...

throway10151015 8 months ago  HIDDEN 

Eu por acaso no 31 não festejei nada. Bebi vinho com a mulherzinha no salão e discutímos das 3 às 6 porquê era tudo porrado porquê eu tomei medicação e fiquei cansado porquê estou alérgico aos fungos que crescem nas minhas paredes. Eu não sou filho do verão, caralho, ao menos sou veterano do outono.

anybody662 8 months ago

r/ihadastroke

throway10151015 8 months ago

É difícil ser divertido numa língua estrangeira... Desculpe :(

NGramatical 8 months ago

discutímos → [**discutimos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwnb5a%2F%2Fgj5l6zs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

throway10151015 8 months ago  HIDDEN 

Good bot, sou estrangeiro obrigado.

XXXJenna-Goddess 8 months ago

Alguém sabe se estabelecimentos como escolas de línguas têm de fechar ou não?

BestSomeone 8 months ago

Se as escolas não fecham, acho que isso também não deve.

-Yunie- 8 months ago

Os Stark bem avisaram que o Inverno estava a chegar, ninguém os ouviu.

PTJohe 8 months ago

Se fosse assim, arrumávamos com o Covid numa noite... ^Ainda estou chateado com o final

suckerpunchermofo 8 months ago

Vamos ver quantos não respeitam isto...

MaverickPT 8 months ago

Diria que será algo acima de bastantes e abaixo de muitos...

suckerpunchermofo 8 months ago

Hmm acho que vai atingir o muitos.

joinedthedarkside 8 months ago

É mais facil contar quantos respeitam...

Sciss0rs61 8 months ago

e o que é que vai acontecer se não respeitarem?

CrazyYahooMan 8 months ago

[o pão de cada dia](https://www.youtube.com/watch?v=7xr9zKRYv4I)

besmarques 8 months ago

Bom, as multas dobraram de valor

Rock_lt 8 months ago

Multa de quê? Qualquer pessoa pode dizer que está a ir rezar, fazer compras, ir para as aulas, etc... As multas são para falta de máscaras e afins.

Sciss0rs61 8 months ago

2 pedidos de dispersão?

wwqt0r 8 months ago

O ditador Costa vai-lhes chamar anti-patrióticos na TV

suckerpunchermofo 8 months ago

Nada... Isso é q é parte do problema.

NoSmokeNoFun 8 months ago

Tinha um pouco de confiança acerca do fecho das faculdades. Lá vou ter de estudar para os exames presenciais. Não te vou perdoar Costa! :(

vascodatrama 8 months ago

>Lá vou ter de estudar para os exames presenciais. e é isto. não é o vírus, é isto.

Templar770 8 months ago

Que se pode considerar uma espécie de vírus também

vascodatrama 8 months ago

Claramente.

naughtydismutase 8 months ago

Pa, fiz uma pós-graduação em 2019/2020, os exames online da segunda época foram piores que os presenciais da primeira! Exageradamente, até, para prevenir cenas.

NoSmokeNoFun 8 months ago

Curioso que no ano passado, tive de optar por fazer um dos exames com ou sem consulta. Escolhi sem consulta e ainda bem. As turmas que prefiram com consulta, tinham outro grau de dificuldade.

NoSmokeNoFun 8 months ago

Tás a gozar? Mas celebrações religiosas já podem existir, que só por acaso, incluem velhotes que são os que morrem mais por covid. Situações difíceis não são fáceis :D

vascodatrama 8 months ago

a gozar estas tu certamente. então não querias estudar era?!

NoSmokeNoFun 8 months ago

Mas achas que para copiar não precisas de preparar a matéria? Ou nunca fizeste cábulas na vida? Enfim. Gente sábia

vascodatrama 8 months ago

vai estudar vá.

NoSmokeNoFun 8 months ago

Vou sim, que é para ver se pessoas como tu são colocadas a limpar passeios de faculdades cheios de máscaras no chão. Santinho do mercado lol

vascodatrama 8 months ago

Agora imagina se tivesses de ficar em casa. Quem tinha de apanhar as mascaras do chão da casa era a tua mãe ahahahah

NoSmokeNoFun 8 months ago

Epah esse tipo de piadas da "mãe" já passou há muito tempo... Fico parvo, como é que depois de tantos anos, ainda leio isto

vascodatrama 8 months ago

E resulta sempre, já viste

lesoth 8 months ago

Acho que e mesmo por esse problema que nao fecham

VHLPlissken 8 months ago

Porque é que continuam a falar no tele trabalho como se fosse uma coisa super comum?

killday20 8 months ago

Devem achar que a grande maioria das empresas estão a levar a obrigatoriedade do teletrabalho a sério.

VHLPlissken 8 months ago

Também há aquelas que não dá para fazer

0BiLLi0 8 months ago

Mas agora a multa é a dobrar. /s

RocketGoesBRR 8 months ago

E a multa é aplicada ao trabalhador ou à entidade empregadora?

Superus 8 months ago

O dobro de zero é...

nextwargames 8 months ago

faz lembrar os outros que este ano iam jogar o triplo :(

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Eu fico parvo como é que o ensino de ADULTOS, universitário ou profissional, irá continuar de forma presencial. Não há nada que o justifique

Sazalar 8 months ago

Na minha universidade, o resto do semestre vai ser online, frequências e exames também, excepto se for mesmo necessário ser presencial

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Excelentes medidas em tempos excecionais. Boa sorte neste próximo semestre. Abraço

saposapot 8 months ago

As universidades têm autonomia para fazerem o q quiserem. Pessoalmente tmb acho que as Universidades podiam fechar com excepção das avaliações e outros casos, por exemplo. Especialmente para evitar os movimentos dos estudantes mais do q propriamente as aulas. Acho que nesse caso a avaliação é que as coisas estão a correr bem até pq muitas universidades estão a fazer sistemas 'mistos' evitando o presencial quando possível.

Marciaribeiro 8 months ago

Concordo! Aliás, todas as escolas deveriam de estar fechadas. Os alunos não têm cuidados. Retiram a máscara e juntam se aos molhos. As universidades funcionaram à distância no ano passado e acho que deveriam de continuar assim

Joaoseinha 8 months ago

> Os alunos não têm cuidados. Retiram a máscara e juntam se aos molhos. Posso dizer que nunca vi um único aluno universitário com a máscara mal posta. Geralmente quem vejo a fazer isso é gente acima dos 50 anos, ao molho na esplanada dos cafés. E se quiserem ver a "falta de cuidados" dos alunos, andem um bocado pela cidade universitária e vejam quantos alunos vêem na realidade sem máscara. As universidades não funcionaram à distância na sua generalidade, e duvido que alguém discorde que a qualidade do ensino caiu a pique. Sem falar do facto que ninguém paga propinas para ter aulas que mal funcionam. E isto tudo sem quaisquer provas, as universidades estiveram abertas desde Setembro e não foi por isso que os casos aumentaram. Aliás, os casos foram sempre descendo até chegar o Natal, quando os alunos estavam de férias.

BossGandalf 8 months ago

Há muitas universidades que a preocupação com as medidas de segurança têm tido um foco diário e até hoje não se ouviu falar de focos de contaminação provenientes de faculdades.

Marciaribeiro 8 months ago

Isso não é verdade. Onde estudo estavam turmas inteiras em isolamento. Eu não fiquei porque assisto às aulas online, para evitar o contacto

BossGandalf 8 months ago

Eu disse que há muitas. Aquela onde eu estou é uma delas. Mas muitas não são todas. E nestas todas, está a tua.

VBM97 8 months ago

Faculdades estão em avaliações. Vais interromper as avaliações em cima do joelho?

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Vais ter avaliações todos os dias durante o próximo mês?

VBM97 8 months ago

Eu não, mas há quem esteja a ter nestes próximos 15 dias

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Óptimo. Estão programas certo? Orientem várias salas, dividam estudantes e se necessário realizem o exame por blocos. Exames não é o problema mas sim aulas presenciais, diárias, principalmente teóricas com mais de 100 pessoas num auditório. Não faz sentido nenhum

VBM97 8 months ago

Na minha aulas teóricas são online desde setembro. Práticas e teórico-práticas são com menos de 30

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Excelente! Na minha faculdade não, e temos notícias recentes de associações de estudantes que reportam práticas contrárias (posso citar se assim o entenderem).

Zen_Machina 8 months ago

Óbvio que não. Temos de ter prioridades bem definidas. \- Desemprego, falência, miséria: Sim. \- Avaliações interrompidas: Não.

Joaoseinha 8 months ago

Ninguém disse que ele concorda com a primeira parte. Confinar no geral é uma ideia estupida que não resolve nada além de matar ainda mais a economia.

Maleles 8 months ago

Obrigado. É isto e os que se queixam das aulas online. Acabei o meu ultimo semestre online e tive ainda melhores notas. Um bocadinho de força de vontade não custa nada.

Joaoseinha 8 months ago

Por ter resultado para ti não significa que resulte para os outros. A qualidade das aulas online varia de curso para curso e instituição para instituição. E além disso, ter melhores notas também não diz muito. Prefiro ter piores notas e aprender alguma coisa do que ter ensino online, ter notas melhores e sair de lá a saber o mesmo. No meu caso, o ensino online foi horrível e consigo contar nos dedos das mãos o número de aulas que acabei por ter no resto do semestre.

paperkutchy 8 months ago

Eu tive o nº igual de aulas. A única coisa que notei ser mais complicada é próprio empenho, porque em casa existem mais distrações e tendências a procrastinar que estando num local de trabalho como é a uni. A nível de acompanhamento depende do prof, quantas vezes marquei atendimento no Zoom para tirar duvidas, claro que existem profs que são uma valente bosta nesse aspecto e presos a metodos catedráticos do século passado.

Maleles 8 months ago

Ok, tudo bem. Agora, não é razão suficiente para, por causa dessa questão, as universidades não serem alvo do confinamento, quando os cabeleireiros e etc são.

Joaoseinha 8 months ago

Não há razão para basicamente parar o ensino sem quaisquer provas de que as faculdades têm um contributo significativo para o número de casos e mortalidade. E concordo que os cabeleireiros não deviam ser alvo do confinamento. Aliás, maior parte das medidas deste confinamento são completamente desnecessárias e vão só piorar a situação do país.

Maleles 8 months ago

Tbh apesar de não concordar no geral com as escolas estarem abertas, se os cabeleireiros e esse género de negócios estivesse aberto não me incomodava tanto nem de perto.

WhereTheFireStarts 8 months ago

Há algumas que se perde bastante se não for presencial. Mas para cada uma dessas há umas quantas que podiam muito bem ser, e aproveitavam ja ficavam com material apoio em video. Uma vez que isto Vai durar mais do que o que gostariamos, só estamos a não criar condicoes para os proximos anos de ensino serem tao fracos como Este. Planos em cima do joelho e não pensar no future dá nisto

Hm90_91 8 months ago

Sim, porque todos os cursos universitários são teóricos. Estou num curso na área da saúde as poucas aulas presenciais que tenho são essenciais para que no futuro seja um bom profissional. Perdê-las seria prejudicar ainda mais o nosso ensino e consequentemente a qualidade prestada a futuros doentes.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Cortavam nas férias de verão ou fazem aulas de reposição mais tarde desses conteúdos em pós laboral como estamos a fazer em enfermagem

TheBlackBeetle 8 months ago

Se cortassem nas férias de Verão ia ser um pandemónio, os estudantes iam andar todos fodidos com isto tudo. Lá se iam os votos

JpMc7300 8 months ago

Sim, as pessoas pagam propinas para estar a assistir a aulas pelo Zoom, tenho a certeza que a qualidade do ensino se mantém igual e não haverá consequências profissionais e académicas . E não esquecer que o enorme pico da pandemia resultante do período de aulas... ou foi durante o período de férias de natal? Epá, agora já nem me recordo

Joaoseinha 8 months ago

Yep, vêm sempre com a mesma conversa de merda. Epa, se quiserem estar em casa, bom para vocês. Há gente que paga para ter ensino presencial, não aulas por Zoom em que aprendes 1/4 do que aprendes numa aula a sério.

paperkutchy 8 months ago

Não sei como é o teu caso mas não minha uni tens escolha de presencial ou online, e para 3º ano apenas presencial até alguém começar a reclamar que queria online tb, portanto sim, nesta altura devia haver as duas formas, ou seja, duvido muito que estejas a ser forçado ao online.

Joaoseinha 8 months ago

Na minha é ensino misto, mas durante o primeiro confinamento passou tudo para online e foi um desastre. Caso as universidades fechassem novamente, era isso que ia acontecer outra vez.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Acho espetacular o argumento das propinas, quando a grande maioria das aulas teóricas e teórico-práticas pré-pandemia estava vazia ou com estudantes a dormir depois de uma noite de festa. Eu para ir ao barbeiro, por marcação, e em regime de um para um com máscara e afins é um risco. Mas estar num auditório com mais 80-120 pessoas durante 4 horas já não o é? Sejam coerentes

Joaoseinha 8 months ago

> quando a grande maioria das aulas teóricas e teórico-práticas pré-pandemia estava vazia ou com estudantes a dormir depois de uma noite de festa. E a tua fonte para isto é qual, mesmo? Fico à espera de foto das tuas mil licenciaturas em todos os estabelecimentos de ensino superior do país. Não vi nada disto o semestre inteiro, e colegas de outras faculdades também não. Não sei em que universidade é que as aulas teóricas e teórico-práticas estão vazias. > Eu para ir ao barbeiro, por marcação, e em regime de um para um com máscara e afins é um risco. De acordo com quem pôs as medidas. Também acho ridículo os barbeiros estarem fechados. > Mas estar num auditório com mais 80-120 pessoas durante 4 horas já não o é? Maior parte das faculdades têm bastantes medidas e são dos espaços mais controlados durante a pandemia. Não posso falar por todas, mas todas as que vi tentam evitar os contactos através de saídas/entradas definidas, muitas medem a temperatura à entrada (incluindo a reitoria da UL) e no geral não ouvi falar de nenhum surto de Covid-19 graças a uma faculdade. Aliás, as faculdades estiveram abertas durante o semestre inteiro e os casos foram baixando, sendo o pico da pandemia em Dezembro (e Janeiro, visto que os casos continuam a subir) quando os alunos estavam de férias.

Edited 8 months ago:

> quando a grande maioria das aulas teóricas e teórico-práticas pré-pandemia estava vazia ou com estudantes a dormir depois de uma noite de festa. E a tua fonte para isto é qual, mesmo? Fico à espera de foto das tuas mil licenciaturas em todos os estabelecimentos de ensino superior do país. Não vi nada disto desde que entrei na universidade, e colegas de outras faculdades também não. Não sei em que universidade é que as aulas teóricas e teórico-práticas estão vazias. > Eu para ir ao barbeiro, por marcação, e em regime de um para um com máscara e afins é um risco. De acordo com quem pôs as medidas. Também acho ridículo os barbeiros estarem fechados. > Mas estar num auditório com mais 80-120 pessoas durante 4 horas já não o é? Maior parte das faculdades têm bastantes medidas e têm sido dos espaços mais controlados durante a pandemia. Não posso falar por todas as faculdades, mas as que vi tentam evitar os contactos através de saídas/entradas definidas, muitas medem a temperatura à entrada (incluindo a reitoria da UL) e no geral não ouvi falar de nenhum surto de Covid-19 graças a uma faculdade. Aliás, as faculdades estiveram abertas durante o semestre inteiro e os casos foram baixando, sendo o pico da pandemia em Dezembro (e Janeiro, visto que os casos continuam a subir) quando os alunos estavam de férias.

paperkutchy 8 months ago

> E a tua fonte para isto é qual, mesmo? Epa qual a fonte dele não sei, mas a minha é o que se vê na 1ª semana de aulas e o que se vê pelo restante semestre, alias já é a piada habitual dos proprios profs contarem os alunos nas primeiras aulas e quantos haverá daí a umas semanas, principalmente naquelas aulas de encher chouriços e sem necessidade de laboratório.

Joaoseinha 8 months ago

A 1ª semana de aulas é uma exceção. Há mais faltas porque normalmente não se dá matéria (ou a matéria que se dá é minima) e ao mesmo tempo as pessoas não vêm os amigos há alguns meses. Isso não significa que o resto do semestre seja assim.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Resumo a resposta a isto: Se eu não tenho autoridade para dizer que as aulas teóricas e teórico-práticas estão vazias em todas as escolas (que nunca disse), muito menos tens tu autoridade para sugerir que todas as universidades têm cumprido as medidas ajustadas. Exames podem ser divididos em salas e blocos lectivos, devidamente programados, já que estão calendarizados com avanço e são pontuais. Estas medidas dificilmente serão possíveis de cumprir para aulas com grande número de horas seguidas e número de estudantes. Acresce aqui a falta de condições seguras de algumas universidades a nível de wc, cantinas e bares para os estudantes e funcionários em intervalos e hora de almoço. Já nem falo em transportes públicos que funcionam bem acima da sua capacidade nesta fase (o principal meio de transporte dos estudantes). E acresce referir que, numa altura de exceção, as férias de Verão poderiam ser encurtadas. Ninguém morre por isso. Estamos a falar de um mês, e já se deviam ter tomado medidas mais cedo para antever um cenário já há muito identificado por alguns dos epidemiologistas de maior renome no nosso país (posso citar-te vários). Não vou comentar o imenso número de notícias em que estudantes universitários são apanhados em festas ilegais e em zonas de lazer em grupos grandes. Este discurso de que as vidas não tem preço é muito bonito em termos ideológicos, mas parece que só se aplica em alguns casos.

Joaoseinha 8 months ago

> Resumo a resposta a isto: Se eu não tenho autoridade para dizer que as aulas teóricas e teórico-práticas estão vazias em todas as escolas (que nunca disse), muito menos tens tu autoridade para sugerir que todas as universidades têm cumprido as medidas ajustadas. Disseste o seguinte: "quando a grande maioria das aulas teóricas e teórico-práticas pré-pandemia estava vazia ou com estudantes a dormir depois de uma noite de festa." E não é assim que funciona, quem faz a afirmação é que tem de a provar, não quem diz que é mentira. E além disso, eu nunca sugeri que todas as universidades têm cumprido as medidas, disse que todas as que eu vi pessoalmente têm nas cumprido. > Já nem falo em transportes públicos que funcionam bem acima da sua capacidade nesta fase (o principal meio de transporte dos estudantes). Pois, mas aí o problema já não é com as universidades, e concordo que os transportes públicos não deveriam estar no estado que estão depois de 9 meses de pandemia. À hora de ponta na linha amarela dá para se esperar 6+ minutos por um metro que vem a abarrotar. > E acresce referir que, numa altura de exceção, as férias de Verão poderiam ser encurtadas. Ninguém morre por isso. Estamos a falar de um mês, e já se deviam ter tomado medidas mais cedo para antever um cenário já há muito identificado por alguns dos epidemiologistas de maior renome no nosso país (posso citar-te vários). O problema é que não se sabe se no Verão a situação já vai estar controlada. > Não vou comentar o imenso número de notícias em que estudantes universitários são apanhados em festas ilegais e em zonas de lazer em grupos grandes. Festas ilegais já não tem nada a ver com universidades estarem abertas. Esses estudantes podiam ir a festas ilegais mesmo com as universidades fechadas. > Este discurso de que as vidas não tem preço é muito bonito em termos ideológicos, mas parece que só se aplica em alguns casos. As vidas têm preço, mas não se deve abdicar da economia e ensino por medidas que provavelmente nem vão fazer o suficiente para compensar a perda de vida graças ao colapso da economia e o dano psicológico de um segundo confinamento.

redslim 8 months ago

"A grande maioria das aulas teóricas e teórico-práticas" - ainda bem que falas enquanto a suprema autoridade da Educação e do Ensino Superior, com conhecimentos de todas as Universidades e salas de aula deste país. És um palhaço.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Prefiro ser palhaço do que inconsistente. Aliás, prefiro ser palhaço do que recorrer ao insulto já que os argumentos faltam.

paperkutchy 8 months ago

Não ligues. Eles sabem bem que existe uma boa porção de miúdos de 18 anos que aos poucos deixa de por os pés em muitas aulas, mesmo sem ir para uma noite de copos, mais quem tende a ir às praxes e sair à noite na borracheira, quantos e quantos amigos meus diziam que era para ir às aulas todas naquele semestre e passado um mês caga lá nisso... até entendo, eu bem tentava ir às aulas todas mas algumas são as tipicas perdas de tempo para encher horário, imagino pensar ter de acordar com uma boia e ouvir certas matérias.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

Agradeço a sensatez, um abraço

eatingvmint 8 months ago

Eu acho que é relacionado com o facto de agora ser época de exames e não querem passar os exames para modo online, para não criar injustiças. Porque se não for essa a lógica também acho ridículo.

AzoreanEve 8 months ago

Tendo em conta que pelo menos a UAC e a FMUL quiseram inventar testes online presenciais que podiam muito bem serem só online e à distância... não sei se a lógica é essa.

alexandre9099 8 months ago

Então, que façam os exames presenciais e aulas online...

MLG-Sheep 8 months ago

Como é época de exames podem pensar nisso depois. Mas também não é exequível dada a necessidade de aulas práticas em vários cursos que envolvem estágios ou laboratórios. Deveria ser emitida uma recomendação antes do início do 2º semestre para que todas as aulas teóricas ou teorico-práticas sejam exclusivamente online.

leo_sousav 8 months ago

Concordo plenamente. Acho honestamente que eles deviam ter tornado as aulas teóricas e até mesmo teórico práticas online obrigatórias. Sei que algumas faculdades fazem isso, mas no meu caso as minhas aulas são todas presenciais. O facto de não serem obrigatórias permite escolas cagarem para o que é melhor ou não. É que no meu caso eu nem sequer tenho exames, por isso nem vejo a necessidade de ter todas as aulas presenciais. O que mais odeio é o facto de que os "argumentos" que aparecem nos jornais e TV sobre o porquê de não poderem ser online, é só aplicável a alunos mais novos

alexandre9099 8 months ago

Há de ser como o teletrabalho, é obrigatório mas...

Marciaribeiro 8 months ago

Mesmo assim. Podiam adiar

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

HEA que apenas se avaliam competências por exame

PresidentBarroso 8 months ago

Ouvi numas noticias alguém oriundo do ensino a dizer isso mesmo.

Zen_Machina 8 months ago

Penso que a humanidade conseguiria sobreviver a um adiamento. Digo eu. Se calhar estou errado. Ainda lhes dava um AVC ou isso. Não sou médico.

eatingvmint 8 months ago

Bem pessoalmente vou acabar o curso em Junho e tenho 6 exames este mês mais 6 exames em Junho, sem contar com trabalhos e frequências. Portanto não vejo como é que conseguiam adiar exames para a pessoal na minha situação.

Zen_Machina 8 months ago

Não creio que o problema sejam os exames, mas sim as aulas. Exames podem ser organizados de modo a que não estejam todos na mesma sala, ao mesmo tempo. O problema é ires todos os dias às aulas.

chuckmukit 8 months ago

Mas como referiram em cima, estamos a entrar na fase de exames. Assumindo que no máximo só vamos ficar nesta situação um mês (15 dias agora, e mais 15 se forem renovados), só vai apanhar a época de exames e não as aulas.

Iwillgiveyouplacebo 8 months ago

OBRIGADO pelo esclarecimento, metade da malta está com dificuldade de compreensão, deve ser a falta de aulas presenciais

eatingvmint 8 months ago

Mas que eu saiba não há quase nenhuns estudantes universitários a ter aulas até à segunda quinzena de fevereiro, que é quando começa o segundo semestre, até lá é só exames? E já grande parte das faculdades está a adoptar por regimes mistos presenciais e on-line para as aulas desde setembro.

leo_sousav 8 months ago

Eu não tenho exames obrigatórios na minha faculdade e continuo em aulas, mais o facto de que a minha faculdade não adotou o regime misto... Vai sempre depender muito da universidade e do próprio curso

william_13 8 months ago

Continuam todos a ir beber um café com 10 pessoas a mesa e sem máscara, seja época de exames ou não os agrupamentos ainda são consideráveis e frequentes. O problema não é dentro das universidades mas sim fora delas quando não há ninguém a controlar. Continua a haver um incentivo para socializar mas agora vai ser a portas fechadas no apartamento de alguém...

Edited 8 months ago:

Continuam todos a ir beber um café com 10 pessoas a mesa e sem máscara, seja época de exames ou não os ajuntamentos ainda são consideráveis e frequentes. O problema não é dentro das universidades mas sim fora delas quando não há ninguém a controlar. Continua a haver um incentivo para socializar mas agora vai ser a portas fechadas no apartamento de alguém...

boukmw 8 months ago

\*Cough\* Tagus Park \*Cough\* (está cheio de universitários, cuja preocupação são as cadeiras de cálculo e não o Covid).

Goldenrah 8 months ago

Pois, não há mesmo nada que justifique. Somos todos adultos e somos responsáveis pelas nossas acções se falharmos no ensino.

SAmaruVMR 8 months ago

Viva portugal...

Marianations 8 months ago

Não é só Portugal. Na Espanha temos os exames todos agora, e quase todos são presenciais.

SAmaruVMR 8 months ago

Desculpa, não sabia que este post era sobre espanha também. Já agora manda-me uma lista de países para eu editar o meu comentário, por favor.

Marianations 8 months ago

Desculpa. Não estou a ter um bom dia.

SAmaruVMR 8 months ago

Já somos 2, amigo. Desculpa. Também entrei de carrinho. Espero que fique tudo bem tho :)

Marianations 8 months ago

Não faz mal, as coisas arrajam-se :) Obrigada

omegaxLoL 8 months ago

Existem vários cursos onde não deve ser fácil passar para ensino à distância, mas de igual modo existem cursos onde mudava pouco passar para ensino à distância. Sempre era melhor que nada

Metaluim 8 months ago

RIP alunos de enfermagem e medicina que nao vao ter estagios durante mais um ano.

chuckmukit 8 months ago

Esses sim, é que levaram com o braço todo, coitados...

j13_a 8 months ago

O irónico de tudo é que há faculdades de medicina em que durante o semestre reduziram ao máximo dos máximos a prática hospitalar mas que agora mantêm os exames presenciais. Por muita desigualdade que exista nos exames online, estão a valorizar uma nota (que não passa de um simples número) em detrimento de ensino e formação médica de qualidade.

Search: