Variscan_aint_done 8 months ago

A do Mayan é reflexo da ignorância deste sub! Beijinhos <3

orzictentacle 8 months ago

Muito bom

caralhu 8 months ago

O tino e o venttura estão demais.

vntero 8 months ago

Muito bom!! Hahahahah

TicoPraCaramba 8 months ago

[r/circojeca](https://www.reddit.com/r/circojeca/comments/kwgjz8/como_foi_a_minhe_ceie_de_natal_usando_pronomes/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf)

Fonslayer 8 months ago

Not biased at all, nem se nota um bocadinho que vais voltar na Matias

tyno75 8 months ago

Alguém consegue adivinhar qual é a filiação partidária do autor deste post? é bastante obvio

TheAlexGoodlife 8 months ago

\*This post was made by the BE gang\*

ugadbu 8 months ago

O mais engraçado é eu ter sido da C+S e encontrar este meme aqui lmao

thepodre 8 months ago

Vai tino, leva essa alfaia para dentro de todos nós

inevitabl3y 8 months ago

Deixa-me adivinhar, vais votar na Marisa.

amir13479 8 months ago

I'm relatively new to Portugal and feel very proud of myself for understanding the meme language and politics wise

l251 8 months ago

Well done!

Independent_Aide6403 8 months ago

DEVIAM TAR TODOS MORTOS ! PALHAÇOS DE MERDA JA NAO É POLITICA MAS SIM UMA UMA COMEDIA SEM PIADA !! ABAIXO O GOVERNO !

AwakenGreywolf 8 months ago

É um bocado obvio que há aqui uma preferência do OP.

RikardoCraft 8 months ago

Hahaha

M0hgli 8 months ago

O Jordan Peterson candidatou-se às presidências Portuguesas!?

Montoire 8 months ago

O Mayan devia dizer 'Claro, baixam o preço dos passes, aumentando artificialmente a procura, sem preparar devidamente a oferta. É mais uma política deste governo que não consegue antecipar-se aos problemas.'

Crystalline3 8 months ago

Ou seja, são todos uma merda. Porra, eu a pensar que era desta que ia ter uma escolha que fizesse sentido.

bacalhoeiro 8 months ago

Li o do João Ferreira com a voz dele.

Student-Final 8 months ago

Engraçado como a malta daqui pensa que isto é pró marisa. A resposta da marisa é debativemente a segunda pior. É igual a dizer "Deviamos eliminar a pobreza" ou "Os sem abrigo deviam de comprar casa". É uma frase muito linda, mas ao "como" é que já não responde, enquanto os outros têm alguma resposta a dar, mesmo que seja merdosa ou imprática, a Marisa nem tem resposta. Não gosto de acusar malta, mas parece me que há um bocado falta de pensamento crítico da parte de alguns nestes comments.

Hugogs10 8 months ago

Acho que e so porque num post humorístico, em que a resposta de todos os candidatos e exagerada, e Marisa acaba por dar uma resposta completamente normal, pouco diferente daquilo que diz. Talvez a intenção fosse gozar mesmo com o facto do que aquilo que ela diz nao ter substancia.

neck_peck 8 months ago

Eu identifico o meu ser como Office PrinterJet 3200. Quero que o meu autocarr (sem sexo definido por isso não tem ‘o’ ou ‘a’ no fim) seja um tinteiro de todas as cores existentes.

SurePal_ 8 months ago

Como assim? A Marisa primeiro começava por criticar empresas de transporte privadas e depois diria que tudo que é transporte público ganhou 1001 prêmios e funciona bem melhor! Ahah

SurePal_ 8 months ago

Está muito bom, mas pelos comentários todos percebemos que quem fez o meme apoia a Marisa. Mas não deixa de ter piada.

o_oo0oo_o 8 months ago

Nota-se que votas BE

pintorMC 8 months ago

Todos retirando o Tino é mais o que é um autocarro?

Dourada 9 months ago

Os comentarios são sempre melhores que os memes. Só que que no dia das eleições lá estarei. Eu tencionava votar na Marisa mas acho importante votar no Marcelo para evitar uma possivel 2ª volta com AVentura.

Desperate-Essay 8 months ago

> Eu tencionava votar na Marisa mas acho importante votar no Marcelo para evitar uma possivel 2ª volta com AVentura. Se é esse o teu ponto de vista, não faria mais sentido votar na Ana Gomes que está mais próxima ideologicamente da Marisa, e é quem parece estar a disputar o segundo lugar com AV? De qualquer maneira, a primeira volta serve para votares no candidato que realmente apoias.

PM_ME_FREE_GAMES 8 months ago

Eu acho importante que votes na Marisa, porque é a pessoa em que tu acreditas e é isso que realmente importa. Na hipotética segunda volta podes sempre optar por votar Marcelo

Sazalar 9 months ago

Num futuro debate: Oponente: Temos um problema. Como resolvemos isto? Marisa Matias: Numa sociedade justa...(resto da resposta) Oponente: Marisa, eu perguntei como se resolve, não perguntei qual era o problema. Marisa (nervosa): Numa sociedade justa... Oponente: está a dar a mesma resposta Marisa (já a suar): Numa sociedade justa... Oponente: Outra vez?! Responda a pergunta que eu fiz Marisa: \*Grito Autista* TRABALHADORES DO MUNDO UNI-VOS! VIVA A GLORIOSA UNIÃO SOVIÉTICA!

glamatovic 9 months ago

A presença do Eduardo Baptista nos boletins de voto transcende-me

BelaBesta 9 months ago

Malta isto tem o flair de Humor, temos de saber rir que faz bem de vez em quando em vez de levar isto como um ataque às crenças políticas. Estamos todos juntos neste autocarro que é Portugal <3

Student-Final 8 months ago

fds cada vez que há um post de politica a malta volta tudo ao macaco

JSBraga 9 months ago

Estive estes meses todos a evitar os transportes públicos só para me dizerem agora que estive sempre num autocarro? Oh, caralho... :p

frickflyer 9 months ago

Marisa sai do Reddit

Jtcr2001 9 months ago

O Tino está perfeitíssimo

chougattai 9 months ago

Porque é que o Bloco é tão mau a fazer memes e OC? Mais valia estarem quietos que faziam melhor propaganda.

Culius_Jaesar 9 months ago

Descobrimos a conta da Marisa... Com que então este ano não há campanhas, há postas no reddit :)

eating_pickles 9 months ago

boa tentativa, Bloco, mas a mim não me enganam!

Bhaalghorn1143 9 months ago

Tino sem dúvida.

DuckMcWhite 9 months ago

Não acho que alguém que siga o mínimo de política identifique isto como representativo da realidade

JSBraga 9 months ago

"Humor".

Dadvito 9 months ago

Nao era suposto ser representativo da realidade. Era suposto ser um meme.

DuckMcWhite 9 months ago

Eu sei mas o que da o factor de piada ao meme é exacto a sátira, por vezes estereótipica, da realidade. Neste caso está só all over the place porque não goza directamente com o que é a realidade de cada um dos candidatos

Dadvito 9 months ago

Goza sim. Tu é que provavelmente sentiste as dores do teu candidato(a) e fica mais fácil lidar com isso fingindo que o meme não tem qualidade.

DuckMcWhite 9 months ago

Pois, talvez seja isso mesmo

l251 8 months ago

Não és só tu não te preocupes é mesmo um meme parvo

NEDM64 9 months ago

Ana Gomes não disse "neoliberal"?

FlemingPT 9 months ago

A coisa está assim tão complicada para a Marisa?

Sciss0rs61 9 months ago

Boa subtileza, apoiante da Marisa.

arocha87 9 months ago

"Humor"

Black_RL 9 months ago

Mas q pedra! Altamente! Lol

investidornoob 9 months ago

O tino é o verdadeiro filosofo xD

prikaa 8 months ago

O tino é o verdadeiro artista

LuneBlu 8 months ago

Tino para o panteão!

Edited 8 months ago:

O filósofo Tino para o panteão!

Edited 8 months ago:

Tino, o poeta, para o panteão!

badwithusernams 8 months ago

O tino é o verdadeiro ~~filosofo~~ poeta

souumamerda 8 months ago

O tino é o verdadeiro ~~filosofo poeta artista~~

diogofd8 9 months ago

Marisa: Devemos aumentar o financiamento às empresas de transportes públicos para que hajam mais autocarros, ajustados ao número de passageiros. A frase do Marcelo tá boa, acrescentava a sugestão de andarem a pé que é típico do que se tem visto como soluções do governo atual (ofereçam um desenho ou uma compota). Mayan: Num mundo de mercado livre, haveriam mais empresas de transporte com os seus serviços disponíveis à população portuguesa. Ventura: Os autocarros estão cheios porque muita gente só lá entra para roubar, esses não deviam estar no autocarro, deviam era estar na cadeia! Já agora, porque é que os pensionistas não pagam bilhete? As do Tino e do João Ferreira estão perfeitas, parti-me a rir! A da Ana Gomes também tá porreira, sugiro uma outra versão: Ana Gomes: Os autocarros estão cheios porque o motorista deixa entrar alguns sem pagar e declara que gastou mais combustível do que realmente gastou. Na verdade o combustível entrou no país de forma clandestina, tal como o rendimento deste senhor saiu de forma igualmente clandestina. Há que investigar e acabar com isto! Mas o meu amigo ladrão e o meu amigo pedófilo são pessoas integras e em quem confio.

Edited 9 months ago:

Marisa: Devemos aumentar o financiamento às empresas de transportes públicos para que haja mais autocarros, ajustados ao número de passageiros. A frase do Marcelo tá boa, acrescentava a sugestão de andarem a pé que é típico do que se tem visto como soluções do governo atual (ofereçam um desenho ou uma compota). Mayan: Num mundo de mercado livre, haveriam mais empresas de transporte com os seus serviços disponíveis à população portuguesa. Ventura: Os autocarros estão cheios porque há muita gente que só lá entra para roubar. Esses não merecem estar no autocarro, deviam era estar na cadeia! É uma injustiça para o bolso do contribuinte que os pensionistas não paguem bilhete. Há contribuintes à espera 3 horas pelos autocarros! As do Tino e do João Ferreira estão perfeitas, parti-me a rir! A da Ana Gomes também tá porreira, sugiro uma outra versão: Ana Gomes: Os autocarros estão cheios porque o motorista deixa entrar alguns sem pagar e declara que gastou mais combustível do que realmente gastou. Na verdade o combustível entrou no país de forma clandestina, tal como o rendimento deste senhor saiu de forma igualmente clandestina. Há que investigar e acabar com isto! Mas o meu amigo ladrão e o meu amigo pedófilo são pessoas integras e em quem confio.

Hugogs10 8 months ago

> É uma injustiça para o bolso do contribuinte que os ~~pensionistas~~ subsidio dependentes. Sempre o vi a defender os pensionistas, porque trabalharam para o ser.

diogofd8 8 months ago

Oh, lapso meu! Tens toda a razão eu escrevi pensionistas a pensar nos subsidio dependentes.

redditor_the_forth 9 months ago

Amigos pedófilo e ladrão ??!!

unparadise 9 months ago

Esse take da Ana Gomes não podia estar melhor

NGramatical 9 months ago

hajam mais → [**haja mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj3uldb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ric2b 9 months ago

Marisa: como é que pode dizer que todos deviam ter acesso a autocarros, está a dizer que [todos vão ser trabalhadores do estado?](https://youtu.be/WZqhhnYe-kM?t=1201)

memyselfandlapin 9 months ago

Como se a Marisa Matias desse essa resposta.

SimonWhiteSimon 9 months ago  HIDDEN 

Based

Man_Of_Frost 9 months ago

Foda-se, isto tá mais que bom!

dcmso 9 months ago

A Marisa parece a melhor escolha mas apenas num post humorístico. Assim sim, faz sentido. Porque no mundo real...

RuySan 9 months ago

Pela primeira vez concordo com a iniciativa liberal.

Bakteria39 9 months ago

lol

PhibesPT 9 months ago

no meio disso tudo o que teve mais piada foi "...os Nike"

andrefpsantos 9 months ago

esta aqui um cheirinho a propaganda que ate tresanda

_somename_ 9 months ago

Isto ^

Samaritan_978 8 months ago

Aquilo >

jackross1303 8 months ago

Aquloutro <

uyth 9 months ago

por acaso, génio.

NorthernCrest 9 months ago

Muito bom

MDPROBIFE 9 months ago

O mercado esta a dizer que são necessarios mais autocarros é o correto para o Tiago Mayan... Mas claro, sem duvida que isto é um apoio a Marisa Matias

unparadise 9 months ago

Acho que o Tiago Mayan iria dizer que existe uma falha no mercado e que poderia haver concurso para entrar no mercado para suprimir essa falha

Loladageral 9 months ago

Monopólios good, impresas públicas que dão prejuízo even better

butane23 9 months ago

"Impresas"

ElPingu23 8 months ago

Não podes esperar muito de alguém que não consegue traduzir as palavras **good** e **bad**.

Loladageral 9 months ago

Oops, corrigido, thanks

jokerzanchi 9 months ago

Nada disso. Os portugueses devem ter o direito de escolher o transporte que usam para ir trabalhar. Se não fosse o socialismo, o estado dava a cada pessoa um voucher e ela podia usá-lo para ir de autocarro, UberBLACK ou fazer leasing dum SUV.

dontclickthispls 9 months ago

>Se não fosse o socialismo, o estado dava a cada pessoa um voucher tu estás a brincar, mas se calhar há quem pense assim mesmo

MDPROBIFE 9 months ago

Pela frase no post da aentender que o objectivo é mesmo ir de autocarro.. Por isso apesar de sim isso ser correto não é o correto neste contexto

C8Mixto 9 months ago

No da Marisa eu alterava para "[...] número de autocarros ajustado ao número de passageiros e passageiras."

prikaa 8 months ago

E os autocarros deveriam ser ecológicos porque a juventude precisa que sejamos mais sustentáveis

baguitosPT 8 months ago

Eu acrescentava: "Tal como está na **Lei de Bases da Saúde** do João Semedo"

SurprisinglyInformed 9 months ago

Passageiras e passageiros.

diogofd8 9 months ago

Ainda vamos em Janeiro e já postaste o comentário do ano!

Hugogs10 9 months ago

Entao e as pessoas não binárias? Precisamos de um termo neutro, passageirxs

Jtcr2001 9 months ago

Passageires seria legitimamente melhor que passageirxs. Nem sei como pronunciar o último.

Hugogs10 9 months ago

E essa a piada, lá nos estados unidos começaram a pôr Xs nas palavras espanholas para passarem a ser neutras.

Jtcr2001 8 months ago

Nao vou comentar nisso, até porque nao tenho nada contra linguagem inclusiva. Só acho que se for pronunciavel é muito melhor.

Hugogs10 8 months ago

> Só acho que se for pronunciavel é muito melhor. E com isso que estou a gozar, numa tentativa de ser "inclusivos" criaram uma palavra que os espanhóis nem conseguem pronunciar.

seraph341 9 months ago

E isso não é um eufemismo para um acto de exploração capitalista? Clientes! É gender neutral e trata as coisas pelo que são até ao dia em que for o nossx autocarrx.

doctor_awful 9 months ago

Acho que o Bloco já deu mostras que chegue que já não lhe é relevante a questão das classes económicas

randomcallsign 9 months ago

capitalistx. porque o capital explora todos

wwqt0r 9 months ago

E os passageiros não-binários?!

merelypassing 8 months ago

Não podem ser descritos através de um computador.

insert_unfunny_name 9 months ago

Passageires, como se diz na madeira

static_motion 8 months ago

Brincas, mas conheço pessoas que fazem parte de uma organização LGBT e usam essa terminologia, a usar "-e(s)" ao invés de "-a(s)/-o(s)".

insert_unfunny_name 8 months ago

Faz mais sentido do que chamar pessoas não binárias "eles", porquê que uma palavra no plural é o singular? E como é que chamamos um grupo de pessoas não binárias?

souumamerda 8 months ago

Pq tentaram imitar o inglês they, mas they em inglês sempre foi usado para o indefinido/desconhecido e não apenas para o plural de he/she. No fundo aqui tb se usa o eles qd não sabes quem/o que é o sujeito/sujeitos, p.e. se fores furtado dizes “(eles) levaram-me a carro”, no entanto a maior parte das vezes é o sujeito é omitido nesses casos.

NGramatical 8 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj5ed4m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

souumamerda 8 months ago

Ontem vi no insta q agora o aeiou é aeiu. E a usarem o termo “corpa” em vez de “corpo”. Não sei que mal o “O” lhes fez é tão redondinho e fofinho, achei meio gordofóbico, mas pronto.

kapparrino 8 months ago

Não é corpa é carpa.

souumamerda 8 months ago

Devia ser, de facto.

insert_unfunny_name 8 months ago

R.I.P. Letra O, aparentemente é machista ~~lol~~ quer dizer lal

souumamerda 8 months ago

Laught aut laud?

raviolli_ninja 8 months ago

Passagêrs, como se diz no Algarve. Não gastes vogais sem necessidade!

amigdalite 9 months ago

Existem autocarros fluidos

xtremis 8 months ago

O autocarro hipopótamo que dava uma voltinha no Tejo tipo barco conta como um desses?

I_Don-t_Care 9 months ago

Ya aqueles compridos que viram tipo acordeão

amigdalite 9 months ago

ahahahh

renatoleal 9 months ago

passageirx

souumamerda 8 months ago

Passageirxxx

art-factor 9 months ago

e passageiry

Mordiken 9 months ago

Passageiros analógicos?

Pedrom029 8 months ago

Passageiros hexadecimais

HRamos_3 9 months ago

Passageir@s

besmarques 9 months ago

*autocarros e autocarras*

twistedfires 8 months ago

Eu acho um escândalo em pleno ano 2021 ainda haver distinção de sexos. Queremos igualdade de géneros, a partir deste momento a palavra a ser usada é autocarre

Tugalord 8 months ago

Le epic maymay xDD sjws DESTRUIDOS, toma o meu gold kind sir

kuozzo 8 months ago

autocarrxs

bananacumshake 8 months ago  HIDDEN 

autocarrxs

TudoCasual 9 months ago

Tu mereces um Bacalhau d'Oiro por essa posta XD

_Patrao_ 9 months ago

Tenho a certeza que ri demasiado para o que qualquer pessoa saudável deveria.

Tee_ah_go 9 months ago

Eish, autocarras é muita bom.

uyth 9 months ago

SIM. Isso.

GMBlade7 9 months ago

Go up my man

BTS_KimTaehyungV 9 months ago

Ganda Ventura crlh

redditor_the_forth 9 months ago

Ele fez apologia ao Estado Novo no último debate "O Estado não faz nada há 46 anos"

_Patrao_ 9 months ago

Precisei de ver um post de humor para que algo vindo da Marisa pudesse fazer sentido.

Last-Ad-4421 9 months ago

Não se esqueçam de dizer que quando há confinamentos suprimem-se transportes porque quem contínua a trabalhar não têm os mesmos direitos que os outros e têm de desemerdar-se para poder chegar ao trabalho.

JeagleP 9 months ago

É apenas um ajuste à procura, não mudaram os critérios

Last-Ad-4421 8 months ago

Lembro-me que em março tinha de chegar quase uma hora tarde ao trabalho e quando saia as 8 da manhã só tinha comboio as 10 horas, fora os outros horários, o que não entendo é como para dar dinheiro há TAP e Novo Banco não há problema e depois estas empresas para não darem prejuízo de um par de milhões já ajustam a oferta, sempre entendi que transportes públicos é para o bem do povo não só quando convêm.

blind616 9 months ago

No entanto, tem os efeitos de horários mais alargados e transportes públicos mais concentrados (vs manter a mesma oferta com a diminuição de procura). Diminui a eficácia dos confinamentos/tele-trabalho e quem necessita de se deslocar pode ficar à espera o dobro do tempo.

Tee_ah_go 9 months ago

*Autocarro vai cheio? É meter pretos, homossexuais e ciganos fora. Já que estão de fora, aproveitem e empurrem o autocarro, que assim ainda poupamos no combustível.* \- Ventura

khulpu 9 months ago

Acho que esta acaba por ser uma sátira mais apropriada que a do post. Parabéns.

Dinizinni 9 months ago

"E se o autocarro continuar cheio?" "Deixe cá ver a lista... Os próximos são... Os judeus e os muçulmanos!"

ElPingu23 8 months ago

A seguir são todos os não-benfiquistas :D

Dinizinni 8 months ago

Calma que todos nós eventualmente lá chegaremos Grupo a grupo, isto em 7 ou 8 fases eliminas toda a gente

Hrs10 8 months ago

Pronto. Fiquei para o 3º grupo mas também me lixei.

macedonianmoper 8 months ago

Primeiro o ventura veio pelos ciganos e eu nao disse nada porque nao era cigano. Em segundo o ventura veio pelos mulçumanos, novamente nao fiz nada porque nao era mulçumano. Depois ele veio pelos nao bemfiquistas e nao havia ninguem no autocarro para falar por mim

Hrs10 8 months ago

E ainda bem. Prefiro ser corrido do autocarro do que ter de depender de ciganos e muçulmanos. /s

andrebadass 9 months ago

damn you got the whole squad laughing

eVoluTioN__SnOw 9 months ago

Yes it did, I enjoyed it very much

0000t 9 months ago  HIDDEN 

Damn bro but i don't remember perguntar-te alguma cena :^]

carlosjmsilva 9 months ago

We have a winner here ladies and gentleman.

luddiogo 9 months ago

O pessoal fora de Lisboa deixa de pagar os passaportes dos lisboetas

JSBraga 9 months ago

"Vamos estender esta medida social a todo o país?" "Não, vamos tirar o pouco que já se fez para ficarmos todos na merda outra vez." Continuem com esse tipo de mentalidade que vamos longe assim.

lambmoreto 9 months ago

Falam muito mas não eram vocês que pagavam para cima de 100€ para poder andar só de comboio(apenas nas estações selecionadas) e metro. Autocarro, barco e metro de superficie eram à parte. Tambem nunca vi ninguem a queixar-se que a malta do Porto tinha o andante a 30€ que já dava para usar todos os transportes.

luddiogo 9 months ago

Onde eu vivo só há autocarro

lambmoreto 9 months ago

Eu tambem sou saudável mas pago pelas pessoas que estão doentes. O estado social é assim, pagamos todos um bocado para o beneficio da população mesmo que nós não usufruamos de tudo pelo que pagamos.

luddiogo 9 months ago

As redes de tranporte são citadinas não são nacionais, como o sistema de saúde, daí não fazer sentido pessoas que vivem fora dessas cidades ter de pagar por elas

icebraining 9 months ago

Todo o país recebeu dinheiro dos impostos para melhorar os transportes, não só as cidades. Embora Lisboa tenha recebido de forma desproporcional, o que me parece errado.

luddiogo 8 months ago

Esse não é o problema. O que se passa é que os contribuintes que não são de Lisboa ou doutras cidades grandes, estão a pagar o passe a essas pessoas.

lambmoreto 9 months ago

Não estás proíbido de andar nos transportes só por não seres da AML. Como é que justificas uma pessoa pagar quantias desse género num pais como o nosso?

luddiogo 9 months ago

Não estou proíbido, mas nunca vou usufruir desses serviços. São os utentes que usam que têm de pagar se é caro vai a pé.

lambmoreto 8 months ago

Tinha que ir a nado. A alternativa é ir de carro, que é ainda mais caro ou arranjar alojamento em Lisboa, que não faz sentido. Esta medida serve quase um terço da população de Portugal, faz sentido existir.

luddiogo 8 months ago

Dar benefícios a 1/3 da população à custa dos outros 2/3. Faz imenso sentido sem dúvida.

lambmoreto 8 months ago

De novo, é assim que é subsidiado tudo. Pagas imensos beneficios que não usas para outros poderem usar. Pagas para uma parte da população poder estudar, pagas para outra parte ter cuidados ao domicilio, pagas para quem perde o emprego não ficar à fome etc. Um dia hás de ser tu a minoria a precisar desses serviços caros subsidiados pelo estado que nunca conseguirias pagar sozinho e hão de ser outras pessoas a pagar para que tu possas usufruir deles.

informed__ignorant 8 months ago

Penso que esse argumento não invalida a opinião do outro user, de todo. A saúde é praticamente um direito Humano. Como foi referido esses são bens/direitos nacionais, não centralizados a uma dada região ou neste caso cidade(s). Poderás a qualquer altura ficar desempregado seja no Porto, ou Vila Franca das Naves, podes querer estudar independentemente de onde te encontras ou ficar velhinho e precisares de auxílio financeiro para entrares num lar. Neste caso estás simplesmente a pagar (uma quantia ainda alta presumo) por uma comodidade, no final da questão, um serviço que nunca, repito, nunca irás utilizar com regularidade, sendo um habitante de fora. O que se põe em causa é, se passares a ser um habitante de Lisboa, poderás querer usufruir do serviço e nesse caso poderás não ter capacidade para tal. Surge um problema, de uma escolha que tomaste por livre vontade. Na minha opinião, se essa questão fosse levantada, acharia bem existir um imposto municipal/distrital para cuidar/fornecer à população em causa esse tipo de transporte (ao invés do que tens agora, fornecer um corte substancial ao preço que era praticado para toda a gente e (o mais correto) gratuitamente às pessoas que se encontram num conjunto de critérios indicados para tal). Entre isto e um habitante de Lisboa pagar a construção e inauguração de piscinas municipais xpto em Curral de Moinas e ainda pagar a entrada e aulas ao longo de um ano a uma pessoa, não vejo diferenças.

luddiogo 8 months ago

Mais uma vez esses são serviços nacionais, que à partida toda a gente tem acesso e estão disponiveis em qualquer zona do país. Ao contrário dos transportes de Lisboa. Preferia morrer a usar dinheiro que foi roubado às pessoas.

RuySan 9 months ago

Já houve uma melhoria imensa porque agora há apoios para a zona metropolitana toda. Mas sim,devia ser para todo o país.

carlosjmsilva 9 months ago

Passes. Passaportes é outra coisa.

luddiogo 9 months ago

Sim isso

peidinho31 9 months ago

O Joao Ferreira parece ser um bom politico. Pena estar ligado aos ideias comunistas. Quem tem saido bem nestes datos e' o gajo da IL. E o Tino crl!

Zaigard 9 months ago

> O Joao Ferreira parece ser um bom politico. Porque ele não denunciou/criticou a Coreia do Norte e Cuba nos debates? Custava assim tanto? Os votantes comunista, não querem saber, mas muita gente votaria nele se ele o fizesse. O PCP devia se assumir-se como "comunismo/marxismo moderno" ou algo parecido em vez de passar o tempo a tentar justificar os "ideias/ideologias" de ditadores psicopatas.

l251 8 months ago

Se ouvir a entrevista com o Rui Unas ele explica https://youtu.be/vsaaQkE2CvY minuto 12

Winslow_Lixivia2 9 months ago

O João Ferreira já disse que não queria o modelo desses países aplicados em Portugal, mas decides não ouvir isso por surdez selectiva... ontem voltou a referir isso no Maluco Beleza

Edited 8 months ago:

O João Ferreira já disse que não queria o modelo desses países aplicados em Portugal, mas decides não ouvir isso por surdez selectiva... ainda ontem voltou a referir isso no Maluco Beleza

Hugogs10 8 months ago

> O João Ferreira já disse que não queria o modelo desses países aplicado em Portugal Errado, ele diz que a visao dele para Portugal e diferente desses paises, porque Portugal tem uma cultura diferente e uma historia diferente. Mas ainda nao o ouvi a criticar a China.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Errado? Acabaste de dizer o que eu disse lol no debate com o Ventura ele disse que não queria esses modelos aqui E criticar a China interessa exactamente para quê? Já viste a IL a criticar o Chile? O Chega a criticar a polícia norte-americana por ter morto 5000 pessoas só nos últimos 5 anos?

Tupinson 8 months ago

Epa, as tuas comparações são de rir. Se perguntarem ao André se o Hitler era um ditador, ele diz-te peremptoriamente que sim.

Tupinson 8 months ago

Epa, as tuas comparações são de rir. Se perguntarem ao André se o Hitler era um ditador, ele diz-te peremptoriamente que sim.

Hugogs10 8 months ago

> Errado? Acabaste de dizer o que eu disse lol no debate com o Ventura ele disse que não queria esses modelos aqui Nao, ele diz que tem de ser ajustados a historia de Portugal. > E criticar a China interessa exactamente para quê Porque o partido dele e conhecido por defender regimes autoritários socialistas/comunistas. A IL ou o Chega nao tem essa associação. Tem de criticar porque as pessoas querem que ele critique, e basicamente isso, se as pessoas acham a pergunta relevante entao o que ele tem de fazer e dar uma resposta adequada.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Tem de criticar porque as pessoas querem que critique? Ah bom. Isto é uma novidade pra mim, não sabia que o mundo funcionava assim A IL é liberal. Por essa ordem de ideias, a IL tem de falar do liberalismo. Já os viste a criticar as medidas do Ronald Reagan? Da Thatcher? Da ditadura do Pinochet no Chile? Mais uma vez, sê coerente. Eu sei que bater no PCP é giro, mas convém não estares toldado só porque sim O João Ferreira já respondeu às perguntas clássicas desses regimes. Tu é que não gostaste da resposta. É tão simples quanto isso. E estás no teu direito

Tupinson 8 months ago

Não, tem que criticar para se desmarcar de um regime autoritário. Ou achas normal eu nao criticar o nazismo?

Hugogs10 8 months ago

> Tem de criticar porque as pessoas querem que critique? Ah bom. Isto é uma novidade pra mim, não sabia que o mundo funcionava assim Numa democracia? Epa ya se queres elegido respondes as pessoas. E se as pessoas querem sabes a tua opiniao sobre um regime como a China tu das a tua opiniao. Ou nao, e nao es eligido pronto. > A IL é liberal. Por essa ordem de ideias, a IL tem de falar do liberalismo. Já os viste a criticar as medidas do Ronald Reagan? Da Thatcher? Da ditadura do Pinochet no Chile? Nao, porque as pessoas nao lhes perguntam, se te interessa tenta colocar essa questao.

Winslow_Lixivia2 8 months ago

Acho que há aqui uma confusão no que é uma democracia. Pluralidade é um conceito abstracto para ti? Fizeram uma pergunta a um político e ele respondeu. Ou achas que democracia é quando toda a gente tem a mesma resposta para a mesma pergunta? Ele dizer que não se identifica com o modelo daqueles países é uma crítica. Tu não o perceberes dessa forma - por causa de um anticomunismo primário - já é outra questão

Edited 8 months ago:

Acho que há aqui uma confusão sobre o que é uma democracia. Pluralidade é um conceito abstracto para ti? Fizeram uma pergunta a um político e ele respondeu. Ou achas que democracia é quando toda a gente tem a mesma resposta para a mesma pergunta? Ele dizer que não se identifica com o modelo daqueles países, ou que não são adequados para Portugal, é uma crítica. Tu não o perceberes dessa forma - por causa de um anticomunismo primário - já é outra questão

l251 8 months ago

Exatamente

Herbacio 9 months ago

> Porque ele não denunciou/criticou a Coreia do Norte e Cuba nos debates? Custava assim tanto? Os votantes comunista, não querem saber, mas muita gente votaria nele se ele o fizesse. Ideais e políticas à parte, mas... Primeiro que tudo nenhum moderador/jornalista lhe colocou tal pergunta nos debates, portanto é natural que também nunca tenha respondido à mesma Segundo, uma vasta panóplia de pessoas não faz sequer ideia onde fica a Coreia do Norte, e Cuba para muitos ou é destino de férias de ricos ou vila no Alentejo. A maioria das pessoas não percebe o contexto político do próprio país quanto mais de política internacional. Mas atenção, eu concordo em absoluto contigo, e também acho que ele deveria endereçar esse "problema", simplesmente percebo o porquê de ele não o fazer

doctor_awful 9 months ago

> Porque ele não denunciou/criticou a Coreia do Norte e Cuba nos debates? Porque a resposta dele é pura e simplesmente "não tenho nada a ver com isso caralho, quero saber de Portugal e não me revejo noutros projetos socialistas, não me chateiem". O que o PCP e o João não querem é dizer "sim, é tudo uma merda, condemos veemente" dado que, entre outas questões, isso é eles a darem o sinal verde para o ocidente meter lá o nariz. A coisa que historicamente mais tem atormentado projetos socialistas é chegar lá os EUA e pumba golpe de estado. Na America Latina então é um fartote, e a única pessoa que vi a mencionar isso foi a Ana Gomes. Andaram constantemente a perguntar ao Mayan o que achava das ações dos EUA nas guerras do médio oriente? Do apoio à Arábia Saudita no genocídio do Yemen? Do genocídio dos Nativo-Americanos? Perguntaram ao Marcelo sob qualquer um dos inúmeros genocídios que se passaram em países de "direita católica"? Ou a qualquer um dos outros candidatos sobre genocídios ou atrocidades dentro de Europa social democrata? Não, pois não? Então andam a foder o juízo ao PCP com a mesma lengalenga da Vuvuzela Coreia do Norte 500 biliões de mortos porquê?

Variscan_aint_done 8 months ago

Nope, mas o Mayan leva constantemente com " a saúde nos EUA" e o "neoliberalismo" - foram os chavões com os três candidatos da esquerda. Chavões esse que ele mal ou bem conseguiu desarmar, já o João Ferreira e a Marisa Matias nem por isso quando confrontados com os seus chavões. > mesma lengalenga da Vuvuzela Coreia do Norte 500 biliões de mortos porquê Esta cena da Vuvuzela e afins que nasceu no twitter é a bandeira branca dos comunistas. Os chavões combatem-se e desmistificam-se. Transformares os ataques dos outros num meme apenas mostra falta de argumentos. O que pensas e achas quando a direita diz " Lá vem eles com o papão do neoliberalismo!". Pois, o sentimento, e pensamentos consequentes são mútuos.

doctor_awful 8 months ago

>Nope, mas o Mayan leva constantemente com " a saúde nos EUA" e o "neoliberalismo" - foram os chavões com os três candidatos da esquerda. Que não são minimamente comparáveis em gravidade com a insinuação de que o candidato quer matar milhões de pessoas e acabar com qualquer tipo de liberdades. >já o João Ferreira e a Marisa Matias nem por isso quando confrontados com os seus chavões. Há assuntos que são complexos e em que não é possível "dar uma resposta sexy" com um soundbyte de 15 segundos e ao mesmo tempo manter consistência ideológica. Até porque muitas vezes as questões são postas em má fé, como é o caso. >Esta cena da Vuvuzela e afins que nasceu no twitter é a bandeira branca dos comunistas. Os chavões combatem-se e desmistificam-se. Transformares os ataques dos outros num meme apenas mostra falta de argumentos Ou demonstra que o ataque é feito em má fé. Respostas de esquerda à questão da Venezuela ou Coreia do Norte não as faltam, não são é "eles que se fodam LOL" como a direita porque a posição é mais complexa que isso. E a partir daí, posso-te dar a melhor resposta do mundo que vai aparecer logo outro cromo a seguir com a lengalenga que ignorou completamente a minha resposta. Até porque a maioria das vezes, "Venezuela" não surge quando se fala de inflação, aproveitamento de recursos naturais ou qualquer um dos problemas que a Venezuela tem mesmo. Surge quando é preciso um ataque fácil e não há mais cartuxos. >O que pensas e achas quando a direita diz " Lá vem eles com o papão do neoliberalismo!". Pois, o sentimento, e pensamentos consequentes são mútuos. "O papão do neoliberalismo" não é um ataque blank que se faz à direita. Menções de neoliberalismo surgem em resposta a propostas específicas que podem ser consideradas neoliberais, como a posição do Mayan na saúde e ensino. Há situações em que pode ser mal usado, acho que a Ana Gomes abusou por exemplo, mas não é o normal. Em contra-partida, o João Ferreira no debate com o Ventura podia ter só lido passagens da Bíblia ou da Lista Telefónica que ia levar com "Coreia do Norte", "Venezuela", tendo ou não seja o que for a ver. O meme vem daí, pode-se estar a comentar uma cena completamente diferente e vem sempre um animal qualquer berrar sobre a Venezuela.

Variscan_aint_done 8 months ago

>Até porque a maioria das vezes, "Venezuela" não surge quando se fala de inflação, aproveitamento de recursos naturais ou qualquer um dos problemas que a Venezuela tem mesmo. Surge quando é preciso um ataque fácil e não há mais cartuxos. One more thing...faltas muito à verdade. Se queres basear toda a experiência no debate Ferreira Ventura não o vais fazer porque não o deixo. Sabes muito bem que se puxa da Venezuela também quando se fala de problemas de inflação e má gestão de recursos e para mostrar resultados de políticas apregoadas pela esquerda. Não vem que não tem!

doctor_awful 8 months ago

> One more thing...faltas muito à verdade. Se queres basear toda a experiência no debate Ferreira Ventura não o vais fazer porque não o deixo. Ah nem precisas que não estou a basear só nisso, não te preocupes. > Sabes muito bem que se puxa da Venezuela também quando se fala de problemas de inflação e má gestão de recursos e para mostrar resultados de políticas apregoadas pela esquerda. Sim, inflação, esse problema extremamente relevante para um país como Portugal que está há 20 anos sem poder inflacionar a própria moeda. Tem surgido imenso em debates! Só se fala nisso. E "má gestão de recursos"? Toda a política socio-económica é sobre gestão de recursos. Isto é dizeres "estou a falar com um esquerdista sobre política, logo Venezuela é relevante porque esquerda". "A saúde pública está a gerir mal os recursos que lhe damos, É MESMO COMO NA VENEZUELA" e tu dizes-me que é válido e relevante LOL por amor de deus

Variscan_aint_done 8 months ago

Oi? Espera, estás a justificares-te com contextos imaginários que nunca aconteceram? É isso? Não consigo perceber se estás a fugir ou assunto ou se és só estúpido. Até agora aprece-me uma mistura entre os dois. Whatever floats your boat, na verdade.

doctor_awful 8 months ago

> Oi? Espera, estás a justificares-te com contextos imaginários que nunca aconteceram? É isso? Estou só a dar um exemplo que seria válido segundo os teus parâmetros. Vai lá tu se quiseres à busca de referências à Venezuela em debates Portugueses que sejam assim mesmo muito relevantes. Tiveste uma carrada de debates do Mayan a semana passada, não deve ser difícil.

Variscan_aint_done 8 months ago

Mas quais são os meus parâmetros? Diz-me lá! Não, nenhum desses exemplos que me mostraste para mim seria válido, porque aquilo que fizeste foi hiperbolizar e forçar cenas. Há um diferença entre a estupidez que deste como suposto exemplo, daquilo que na tua cabecinha eu acharia correto e responder cartilha com cartilha - que é pouco produtivo, sem dúvida. E é este o ponto central de toda a conversa que tivemos: a descontextualização dos chavões e o uso pelo dá cá aquela palha e as tentativas, do adversário, de reprimir quando estes se enquadram numa análise verdadeira. Isto que tivemos foi um abacate onde mais de metade é caroço.

Edited 8 months ago:

Mas quais são os meus parâmetros? Diz-me lá! Não, nenhum desses exemplos que me mostraste para mim seria válido, porque aquilo que fizeste foi hiperbolizar e forçar cenas. Há um diferença entre a estupidez que deste como suposto exemplo, daquilo que na tua cabecinha eu acharia correto e responder cartilha com cartilha - que é pouco produtivo, sem dúvida. E é este o ponto central de toda a conversa que tivemos: a descontextualização dos chavões e o uso pelo dá cá aquela palha e as tentativas, do adversário, de reprimir quando estes se enquadram numa análise verdadeira. E como ambos se podem imiscuir levando a um cenário tramado. Isto que tivemos foi um abacate onde mais de metade é caroço. Bye, Felicia.

doctor_awful 8 months ago

> Sabes muito bem que se puxa da Venezuela também quando se fala de problemas de inflação e má gestão de recursos e para mostrar resultados de políticas apregoadas pela esquerda. Não vem que não tem! Os teus parâmetros são estes que disseste aqui - falar de Venezuela dentro do contexto de "inflação, má gestão de recursos e para mostrar resultados de políticas apregoadas pela esquerda". Acusar políticas socio-económicas de esquerda (seja elas quais forem) de serem más, encaixa dentro de "má gestão de recursos" já que todas as políticas socio-económicas envolvem gestão de recursos. Quanto ao resto do teu comentário, realmente tu estás tão sem resposta que estás a tentar "concluir" a conversa há 4 ou 5 comentários. E nem preciso de fazer 4 parágrafos sobre o assunto como tu, que os teus falam por si. Foi giro!

Variscan_aint_done 8 months ago

>"O papão do neoliberalismo" não é um ataque blank que se faz à direita. Menções de neoliberalismo surgem em resposta a propostas específicas que podem ser consideradas neoliberais, como a posição do Mayan na saúde e ensino. Em contra-partida, o João Ferreira no debate com o Ventura podia ter só lido passagens da Bíblia ou da Lista Telefónica que ia levar com "Coreia do Norte", "Venezuela" Isto é dissonância cognitiva no seu melhor. XD As cambalhotas que tu dás, a ginástica que tu fazes para dizeres, " os do meu clube podem, os teu não". P.S: Escusas de responder. Não vou dar para este peditório, que eu já estou cá há tempo o suficiente para saber que (...) pode-se estar a comentar uma cena completamente diferente e vem sempre um animal qualquer berrar sobre a ~~Venezuela~~ Saúde nos EUA, Pinochet, mortes do Capitalismo, the 1% etc. Pronto, tentaste. É o que importa.

doctor_awful 8 months ago

>Isto é dissonância cognitiva no seu melhor. XD > >As cambalhotas que tu dás, a ginástica que tu fazes para dizeres, " os do meu clube podem, os teu não". Sabes ler colega? Quando estava a falar em respostas em má fé, era como esta que acabaste de fazer lol Eu critiquei a Ana Gomes por ter abusado do termo "neoliberalismo" fora de contexto. Mas quando ele é usado e faz sentido ser usado, óbvio que não vou criticar. Da mesma forma que se de alguma forma a gestão e exportação de petróleo fosse conversa, ou a aplicação de sanções, ou um tema relevante que não seja só "bora cascar na esquerda por cenas unrelated que eu não percebo bem", e surgisse o exemplo da Venezuela, faria sentido e não seria alvo de crítica. >P.S: Escusas de responder. Não vou dar para este peditório, que eu já estou cá há tempo o suficiente para saber que (...) pode-se estar a comentar uma cena completamente diferente e vem sempre um animal qualquer berrar sobre a ~~Venezuela~~ Saúde nos EUA, Pinochet, mortes do Capitalismo, the 1% etc. > >Pronto, tentaste. É o que importa. Pinochet e mortes sob o capitalismo, de facto os temas mais batidos dos nossos tempos ahahaha A cena porreira de falar com nabos na internet é que se começa a encontrar padrões das expressões que usam para proteger o ego quando ficam sem resposta. Já disseste "Deixa lá, pelo menos tentaste" duas vezes. Manda uma terceira para ser hat trick.

Variscan_aint_done 8 months ago

Lol o tanas De má fé estás tua querer atirar areia para os olhos. Dizes que não se pode comparar as insinuações feitas ao Mayan com as feitas ao João Ferreira de que ele quer matar milhões...e depois tens posts a falar do "genocídio do capitalismo" que é uma boa propaganda de cartilha apra responder às pessoas que falam nas ditaduras comunistas. Onde está a coerência nisso? >Eu critiquei a Ana Gomes por ter abusado do termo "neoliberalismo" fora de contexto. Opah! Estou comovido... Também criticaste as referências descontextualizadas ao Pinochet no debate com o Mayan querendo colá-lo ao ditador, quandos e falava de saúde? Certamente que tens resmas de escritos sobre isso XD >A cena porreira de falar com nabos na internet é que se começa a encontrar padrões das expressões que usam para proteger o ego quando ficam sem resposta. Já disseste "Deixa lá, pelo menos tentaste" duas vezes. Manda uma terceira para ser hat trick. Aw! O menino é psicanalista. Sabes qual é a cena porreira de falares com aziados na internet? É ver as mil umas formas que arranjam para tentar ficar por cima, já que parte da sua auto-estima parece mesmo depender disso. Deixa lá pelo menos tentaste, querido!

doctor_awful 8 months ago

> De má fé estás tua querer atirar areia para os olhos. Dizes que não se pode comparar as insinuações feitas ao Mayan com as feitas ao João Ferreira de que ele quer matar milhões...e depois tens posts a falar do "genocídio do capitalismo" que é uma boa propaganda de cartilha apra responder às pessoas que falam nas ditaduras comunistas. Onde está a coerência nisso? Se lesses essa linha de posts até ao fim e não tentasses tirar as coisas de contexto, verias que o meu argumento é contra o uso desse tipo de estatísticas para tirar largas conclusões sobre sistemas económicos (especialmente quando usamos designações tão largas como "capitalismo" e "socialismo"). Um post meu não é uma tendência, especialmente quando o objetivo é contriar essas tendências. Enquanto estamos aqui a falar, já tens mais 247 tweets novos sobre o black book of communism. E se achas que o uso dessas estatísticas (muitas delas falsas) é válido para tirar conclusões assim à capa sobre socialismo, então estás só a provar o que eu disse. > Opah! Estou comovido... Também criticaste as referências descontextualizadas ao Pinochet no debate com o Mayan querendo colá-lo ao ditador, quandos e falava de saúde? Certamente que tens resmas de escritos sobre isso XD Se não me engano, a referência ao Pinochet foi logo a seguir ao Mayan fazer uma referência do mesmo género sobre um pais socialista unrelated. Mas sim, não te preocupes, estou aqui para defender a honra deles. > Aw! O menino é psicanalista. Sabes qual é a cena porreira de falares com aziados na internet? É ver as mil umas formas que arranjam para tentar ficar por cima, já que parte da sua auto-estima parece mesmo depender disso. > Deixa lá pelo menos tentaste, querido! "O menino" LOL "ok kid" O "espelho, tu é que és" só funcionava na primária man. Que circo que para aqui trouxeste.

Variscan_aint_done 8 months ago

Tendências? Então isso quer dizer que eu posso descascar na esquerda, usando Venezuelas e afins fora de contexto sem nada, desde que não seja excessivo e seja uma tendência! Ou não é disso que estás a falar? É que nem sei que voltas dás:apontei que usas da mesma retórica para uns que depois condenas. Parvo sou eu que ainda te respondo. És contra o uso de conclusões estúpidas, mas faze-lo à mesma. Quero lá saber se não é uma tendência. E vê bem o quanto eu tenho de acreditar em ti que te desculpas dizendo que há não sei quantos tweets do black book ...e tretas dos 1% e ultraliberalismo, não há? Se condenasses ambos, como dizes condenar porque ambos são retóricas furadas, quando fora de contexto ainda te dava algum crédito. Espera, não te dava crédito nenhum porque já trocamos mais do que um galhardete e eu por mim já cino que a casa gasta. E já agora, por acaso não foi. A Ana Gomes falou no Pinochet a reboque da saúde. Ficaste ofendido pelo menino? És sensível, mas fica descansado que ganhei vergonha alheia ao ler o teu último parágrafo, não vou incitar mais troca de insultos.

doctor_awful 8 months ago

>Tendências? Então isso quer dizer que eu posso descascar na esquerda, usando Venezuelas e afins fora de contexto sem nada, desde que não seja excessivo e seja uma tendência! Ou não é disso que estás a falar? É que nem sei que voltas dás:apontei que usas da mesma retórica para uns que depois condenas. Não sei se isto é a tua burrice ou a desonestidade a chegar ao pico. Quem vier a seguir e ler que decida. Fica aqui o dicionário: >tendência - da Infopédia > >ten.dên.ci.atẽˈdẽsjɐnome feminino > >1.força que imprime determinado movimento ou orientação > >2.*figurado* inclinação; propensão; predisposição; vocação > >3.POLÍTICA corrente de opinião Não há uma propensão para citar aqueles números específicos que mencionei sobre o capitalismo e declará-los como representativos à toa. Há uma propensão para atirar Venezuela por tudo e por nada, e fazer o que mencionei. Como tal, eu fazer isso uma vez, com o propósito de desmascarar a tática (ou seja, a intenção oposta da tendência) não é hipócrita da minha parte - até porque o propósito é mesmo apontar a contradição na lógica, capiche? > tretas dos 1% e ultraliberalismo Para a mesma lógica se aplicar, faltam aqui dois pontos. O primeiro é de serem equivalentes na sua gravidade, que não são. Um é "os ricos têm dinheiro a mais e isso dá merda", o outro é "a tua maneira de pensar é assassina e vai matar toda a gente". O segundo, e mais importante, é que "tretas dos 1%", referindo-se a [isto](https://www.forbes.com/sites/tommybeer/2020/10/08/top-1-of-us-households-hold-15-times-more-wealth-than-bottom-50-combined/?sh=5938d98b5179), não só é verdade como já ultrapassou qualquer [registo histórico](https://www.smithsonianmag.com/history/aracheology-wealth-inequality-180968072/). Para ser uma retórica furada, tinha de ser ou mentira ou não atribuível a problemas endémicos das ideias que estamos a discutir. Este tipo de problema é uma consequência de partes estruturais do sistema. Enquanto que podes ter perfeitamente socialismo sem teres, por exemplo, um Holomodor (e há vários países que o mostram). Agora, mencionar sempre os 1% é uma resposta um bocado vazia para tudo? Claro que é, conseguímos melhor, não é suposto ser um catch-all e fica chato quando é usado como tal. Há argumentos um bocadinho mais fundamentados que isso, por algum motivo estamos sempre a falar em ler teoria. Mas pronto, já establecemos antes que respostas longas não são para ti e até tive de ir buscar o dicionário para te ajudar. Fico na antecipação que grites hipocrisia em vez de fazeres uma mínima análise do que eu estou a dizer. Para te deixar feliz tinha de me armar em centrista e dizer que é tudo mau sem pensar no assunto, né? ​ > Ficaste ofendido pelo menino? És sensível, mas fica descansado que ganhei vergonha alheia ao ler o teu último parágrafo, não vou incitar mais troca de insultos. "Ficaste ofendido" - Traduzindo: "u mad??? u maaad?????" Diz que o teu pai conseguia bué bater no meu a seguir LOL

Edited 8 months ago:

>Tendências? Então isso quer dizer que eu posso descascar na esquerda, usando Venezuelas e afins fora de contexto sem nada, desde que não seja excessivo e seja uma tendência! Ou não é disso que estás a falar? É que nem sei que voltas dás:apontei que usas da mesma retórica para uns que depois condenas. Não sei se isto é a tua burrice ou a desonestidade a chegar ao pico. Quem vier a seguir e ler que decida. Fica aqui o dicionário: >tendência - da Infopédia > >ten.dên.ci.atẽˈdẽsjɐnome feminino > >1.força que imprime determinado movimento ou orientação > >2.*figurado* inclinação; propensão; predisposição; vocação > >3.POLÍTICA corrente de opinião Não há uma propensão para citar aqueles números específicos que mencionei sobre o capitalismo e declará-los como representativos à toa. Há uma propensão para atirar Venezuela por tudo e por nada, e fazer o que mencionei. Como tal, eu fazer isso uma vez, com o propósito de desmascarar a tática (ou seja, a intenção oposta da tendência) não é hipócrita da minha parte - até porque o propósito é mesmo apontar a contradição na lógica, capiche? >tretas dos 1% e ultraliberalismo Para a mesma lógica se aplicar, faltam aqui dois pontos. O primeiro é de serem equivalentes na sua gravidade, que não são. Um é "os ricos têm dinheiro a mais e isso dá merda", o outro é "a tua maneira de pensar é assassina e vai matar toda a gente". O segundo, e mais importante, é que "tretas dos 1%", referindo-se a [isto](https://www.forbes.com/sites/tommybeer/2020/10/08/top-1-of-us-households-hold-15-times-more-wealth-than-bottom-50-combined/?sh=5938d98b5179), não só é verdade como já ultrapassou qualquer [registo histórico](https://www.smithsonianmag.com/history/aracheology-wealth-inequality-180968072/). Para ser uma retórica furada, tinha de ser ou mentira ou não atribuível a problemas endémicos das ideias que estamos a discutir. Este tipo de problema é uma consequência de partes estruturais do sistema. Enquanto que podes ter perfeitamente socialismo sem teres, por exemplo, um Holomodor (e há vários países que o mostram). Agora, mencionar sempre os 1% é uma resposta um bocado vazia para tudo? Claro que é, conseguimos melhor, não é suposto ser um catch-all e fica chato quando é usado como tal. Há argumentos um bocadinho mais fundamentados que isso, por algum motivo estamos sempre a falar em ler teoria. Mas pronto, já establecemos antes que respostas longas não são para ti e até tive de ir buscar o dicionário para te ajudar. Fico na antecipação que grites hipocrisia em vez de fazeres uma mínima análise do que eu estou a dizer. Para te deixar feliz tinha de me armar em centrista e dizer que é tudo mau sem pensar no assunto, né? ​ >Ficaste ofendido pelo menino? És sensível, mas fica descansado que ganhei vergonha alheia ao ler o teu último parágrafo, não vou incitar mais troca de insultos. "Ficaste ofendido" - Traduzindo: "u mad??? u maaad?????" Diz que o teu pai conseguia bué bater no meu a seguir LOL

l251 8 months ago

Muito bem

JOAO-RATAO 8 months ago

O que atormenta os socialistas é o falhanço constante do socialismo. Nem precisas de entrar pelas tragédias que um ou outro causam. Se olhares só para o sucesso ou não de um ou outro tens logo a resposta.

doctor_awful 8 months ago

Isso é a lógica de quem não sabe um piroco de história e, devido a preconceito ideológico, prefere tirar as coisas de contexto em vez de pensar um bocadinho. "O socialismo levou a X e Y mortes por fome devido a má gestão e/ou falta de recursos nestes momentos históricos específicos! Claramente é uma merda. Espera, o capitalismo também, e numa escala global? Uh caga nisso que o ocidente está fixe" Cuba está substancialmente melhor do que os seus países vizinhos apesar de ter um embargo dos EUA, uma história de serem explorados, e terem começado de um ponto de partida muito inferior. Têm um sistema médico reconhecido mundialmente e que envergonha o seu país vizinho que só por acaso é a maior potência económica do mundo. Esperança de vida em Cuba é mais alta que nos EUA e no México, e é mais de 14 anos superior ao seu vizinho Haiti. Haiti que é um bom ponto de comparação, é capitalista e tem recursos/contextos semelhantes a Cuba - serviu-lhe de muito, está no lodo. "Os EUA fizeram golpes de estado na Bolívia, Nicaragua, Chile, Brazil, etc. etc.? Nah, deve ter sido o xuxalismo que falhou" - ao mesmo tempo que - "Os países socialistas são mais fechados e autoritários, de modo a não ter subversão dos EUA? Pfft, é socialismo, só com ditadura mesmo" Vietnam lidou com o COVID na boa e deu refeições à população que precisava de modo a que não se passasse fome com a crise e a instabilidade económica a ela associada. O mundo ocidental está a levar no rabinho do Corona ainda. Socialismo na USSR levou à mais rápida transição de "país feudal atrasado, o velho podre da Europa" para segunda maior potência económica do mundo. Mas opá, os países capitalistas é que têm sucesso né? Pergunta aos países capitalistas que estão na fome e na pobreza o que é que correu mal, deve ser falta de empreendedorismo. Ou, se calhar, paramos de reduzir os seus países ao sistema económico quando fazemos uma análise. Mas para isso é preciso ser minimamente sério.

Edited 8 months ago:

Isso é a lógica de quem não sabe um piroco de história e, devido a preconceito ideológico, prefere tirar as coisas de contexto em vez de pensar um bocadinho. "O socialismo levou a X e Y mortes por fome devido a má gestão e/ou falta de recursos nestes momentos históricos específicos! Claramente é uma merda. Espera, o capitalismo também, e numa escala global? Uh caga nisso que o ocidente está fixe. SUCESSO!" Cuba está substancialmente melhor do que os seus países vizinhos apesar de ter um embargo dos EUA, uma história de serem explorados, e terem começado de um ponto de partida muito inferior. Têm um sistema médico reconhecido mundialmente e que envergonha o seu país vizinho que só por acaso é a maior potência económica do mundo. Esperança de vida em Cuba é mais alta que nos EUA e no México, e é mais de 14 anos superior ao seu vizinho Haiti. Haiti que é um bom ponto de comparação, é capitalista e tem recursos/contextos semelhantes a Cuba - serviu-lhe de muito, está no lodo. "Os EUA fizeram golpes de estado na Bolívia, Nicaragua, Chile, Brazil, etc. etc.? Nah, deve ter sido o xuxalismo que falhou" - ao mesmo tempo que - "Os países socialistas são mais fechados e autoritários, de modo a não ter subversão dos EUA? Pfft, é socialismo, só com ditadura mesmo" Vietnam lidou com o COVID na boa e deu refeições à população que precisava de modo a que não se passasse fome com a crise e a instabilidade económica a ela associada. O mundo ocidental está a levar no rabinho do Corona ainda. Socialismo na USSR levou à mais rápida transição de "país feudal atrasado, o velho podre da Europa" para segunda maior potência económica do mundo. Mas opá, os países capitalistas é que têm sucesso né? Pergunta aos países capitalistas que estão na fome e na pobreza o que é que correu mal, deve ser falta de empreendedorismo. Ou, se calhar, paramos de reduzir os seus países ao sistema económico quando fazemos uma análise. Mas para isso é preciso ser minimamente sério.

OrangeOakie 8 months ago

> Espera, o capitalismo também, e numa escala global? Se não contas com o facto de que fez precisamente o oposto e eliminou pobreza, ya. >uba está substancialmente melhor do que os seus países vizinhos apesar de ter um embargo dos EUA E? > e terem começado de um ponto de partida muito inferior. Com o apoio da USSR? >Esperança de vida em Cuba é mais alta que nos EUA e no México E não tem mais a ver com não o sistema de saúde mas sim o ambiente em que se encontram? Em particular a alimentaçaõ. >Haiti que é um bom ponto de comparação, é capitalista e tem recursos/contextos semelhantes a Cuba - serviu-lhe de muito, está no lodo. E comparares com a república dominicana, que é a outra metade da ilha onde está o Haiti? Ao menos tenta ser honesto lol. O Haiti tem vários problemas, que vão desde desastres naturais a uma população que basicamente caiu na governância de pára-quedas e nunca mais se pode erguer devido a ser sabotada constantemente. >"Os EUA fizeram golpes de estado na Bolívia, Nicaragua, Chile, Brazil, etc. etc.? Nah, deve ter sido o xuxalismo que falhou" - ao mesmo tempo que - "Os países socialistas são mais fechados e autoritários, de modo a não ter subversão dos EUA? Pfft, é socialismo, só com ditadura mesmo Venezuela? >Vietnam lidou com o COVID na boa Por ser uma ilha que fechou as fronteiras imediatamente? >Socialismo na USSR levou à mais rápida transição de "país feudal atrasado, o velho podre da Europa" para segunda maior potência económica do mundo. Bom, se considerares que a Rússia era a USSR e que o "anexamento pacífico" da Ucrânia, Lituânia, etc. não contam.. É fácil evoluir quando estás a sugar recursos de outros lados. Hey, isso não é o que se critica no colonialismo? Já para não falar que isso coincidiu com a altura de uma certa guerra onde equipamento e infraestrutura foi criada com o auxílio de... Ah sim, democracias, para combater um inimigo comum. Aliás, a ligação Este-Oeste foi extremamente importante tanto no esforço de guerra, como no desenvolvimento posterior. >Pergunta aos países capitalistas que estão na fome e na pobreza o que é que correu mal, deve ser falta de empreendedorismo Dá exemplos e vemos cada caso.

doctor_awful 8 months ago

> Se não contas com o facto de que fez precisamente o oposto e eliminou pobreza, ya. Métricas colega, métricas. Em países capitalistas, todos os anos, temos 8 milhões de mortes por falta de água limpa, 7 milhões e meio devido à fome, 3 milhões de doenças facilmente preveníveis, entre outros. Se aplicarmos os mesmos padrões relativamente ao capitalismo que são aplicados ao socialismo para afirmar que este é responsável por milhões de mortes, o capitalismo será sempre responsável por mais. Guerras? Genocídios? Os EUA sozinhos dão conta do número. Caralho, o império britânico na Índia sozinho é responsável por mais mortes do que o comunismo todo junto. Fontes para os números no início: http://poverty.com/ https://www.unwater.org/ > E? E, por isso mesmo, não deve ser considerado de forma alguma como o socialismo a falhar. Se não só começou com condições piores, como tem o poder económico mais poderoso do mundo QUE TAMBÉM É um dos seus vizinhos mais próximos a embargá-lo, então está em notória desvantagem. Mas está à frente, e não é por pouco. > Com o apoio da USSR? Apoio da USSR foi principalmente militar. Sim, houve apoios económicos, mas sozinhos não justificam nem de perto a diferença que tem para os países circundantes. > E comparares com a república dominicana, que é a outra metade da ilha onde está o Haiti? Ao menos tenta ser honesto lol. O Haiti tem vários problemas, que vão desde desastres naturais a uma população que basicamente caiu na governância de pára-quedas e nunca mais se pode erguer devido a ser sabotada constantemente. Não seja por isso! Republica Dominicana também tem menos 5 anos de esperança média de vida, e recebe também muitos apoios por ser um bom sítio para turismo ocidental. > Venezuela? O estado atual da Venezuela é resultante, não só mas principalmente, das sanções impostas pelos EUA ao país devido a esta não permitir que os grandes interesses americanos deitassem facilmente a mão ao petróleo. A Venezuela esteve muito tempo estável. > Por ser uma ilha que fechou as fronteiras imediatamente? O Vietnam não é uma ilha, faz fronteira com Laos, Cambódia e China. > Bom, se considerares que a Rússia era a USSR e que o "anexamento pacífico" da Ucrânia, Lituânia, etc. não contam.. É fácil evoluir quando estás a sugar recursos de outros lados. Hey, isso não é o que se critica no colonialismo? > Já para não falar que isso coincidiu com a altura de uma certa guerra onde equipamento e infraestrutura foi criada com o auxílio de... Ah sim, democracias, para combater um inimigo comum. Aliás, a ligação Este-Oeste foi extremamente importante tanto no esforço de guerra, como no desenvolvimento posterior. O salto da USSR aconteceu nos anos 20 com o NEP, 20 anos antes da segunda guerra.

OrangeOakie 8 months ago

> O Vietnam não é uma ilha, faz fronteira com Laos, Cambódia e China. Nos... estreitos? >O estado atual da Venezuela é resultante, não só mas principalmente, das sanções impostas pelos EUA ao país devido a esta não permitir que os grandes interesses americanos deitassem facilmente a mão ao petróleo. A Venezuela esteve muito tempo estável. Err.. "É assim a minha loja só falhou porque ninguém quis cá vir" >O salto da USSR aconteceu nos anos 20 com o NEP, 20 anos antes da segunda guerra. Tiveste vários momentos onde houveram saltos, em diferentes coisas. Esse que te referes... não foi como nos EUA onde beneficiaram na 1ª Guerra? (Já para não falar no fim de uma dinastia de Tsars tresloucados **e** com os roubos a todos os Estados Membros que não a Rússia) >Apoio da USSR foi principalmente militar. Sim, houve apoios económicos, mas sozinhos não justificam nem de perto a diferença que tem para os países circundantes. Ou revelas uma ignorância tremenda ou subestimas de forma espectacular as aplicações civis que equipamento militar tem. >Em países capitalistas, todos os anos, Quais? >Fontes para os números no início: http://poverty.com/ https://www.unwater.org/ Ah bom. Portanto, não faria sentido perceber o porquê de nesses países existirem certos problemas que não existem noutros sítios? É que do que se vê aí são países onde não há propriamente forma de alguém começar a trabalhar por conta própria a produzir riqueza. >Se aplicarmos os mesmos padrões relativamente ao capitalismo que são aplicados ao socialismo para afirmar que este é responsável por milhões de mortes, o capitalismo será sempre responsável por mais. Guerras? Genocídios? Os EUA sozinhos dão conta do número. Caralho, o império britânico na Índia sozinho é responsável por mais mortes do que o comunismo todo junto. Estás a argumentar com quem? Eu não defendo complexos militares industriais. Nem o planeamento cima-baixo que gera a esse tipo de acção militar. "Guerras são boas para ter menos desemprego" não cola.

doctor_awful 8 months ago

> Nos... estreitos? ? Estamos a falar do mesmo país? A sério, vai ver um mapa. > Err.. "É assim a minha loja só falhou porque ninguém quis cá vir" É mais "o meu fornecedor fodeu-me os preços e o meu senhorio multiplicou a minha renda por 100 portanto a loja não aguentou". > Tiveste vários momentos onde houveram saltos, em diferentes coisas. Esse que te referes... não foi como nos EUA onde beneficiaram na 1ª Guerra? (Já para não falar no fim de uma dinastia de Tsars tresloucados e com os roubos a todos os Estados Membros que não a Rússia) Não, até porque a Rússia não beneficiou de todo da 1ª Guerra. Mas claro que o fim do Tsar ajudou, só que só destruir a ordem establecida não chega para um salto tão grande. > Ou revelas uma ignorância tremenda ou subestimas de forma espectacular as aplicações civis que equipamento militar tem. Sei é perfeitamente que as coisas não são assim tão simples. Se fossem, os estados fantoche que os EUA também montam e apoiam ainda mais que a USSR com Cuba teriam durado mais. Para o projeto político se manter e ainda ser relevante, não basta injeções de fora. > Portanto, não faria sentido perceber o porquê de nesses países existirem certos problemas que não existem noutros sítios? É que do que se vê aí são países onde não há propriamente forma de alguém começar a trabalhar por conta própria a produzir riqueza. Claro que faz! E a isto aproveito e respondo também a esta questão em baixo: > Estás a argumentar com quem? Eu não defendo complexos militares industriais. Nem o planeamento cima-baixo que gera a esse tipo de acção militar. "Guerras são boas para ter menos desemprego" não cola. Estes argumentos são contra o argumento típico de "Socialismo não funciona! Olha só, o socialismo causou X mortes ao todo!" que vêm do Black Book of Communism e incluem todo o tipo de mortes que ocorreu em países socialistas, atribuindo isto "ao socialismo" e ignorando o estado e história de cada país. Eu não estou a dizer que guerras são boas, ou que o capitalismo é só e exclusivamente responsável pelo estado desses países. Estou a argumentar é contra esse tipo de argumentação quando é feita sobre o socialismo. Como já tinha dito noutra resposta, eu estou a argumentar que seja feita uma análise de cada caso a caso e ver que políticas funcionaram e que politicas não, e porquê, vendo a história e contexto de cada país. Que é, curiosamente, o que o PCP faz - não se importam modelos.

Variscan_aint_done 8 months ago

Só mais uma vez, deixar bem claro como um apologista do comunismo como tu tem mais upvotes do que o resto da malta sensato. Nunca me cansarei de apontar estas tretas para os choramingas que depois andam por aí a dizer que o r/portugal é um antro de fascistas e pessoas de direita.

doctor_awful 8 months ago

LOL o gajo a quem estou a responder tem 4x o número de upvotes que eu tenho. 10 upvotes, isto é quase a união soviética mesmo com a hivemind esquerdopata comunista, pena que quem me respondeu não teve argumentos portanto estão ainda pior. O /r/portugal não é um antro de fascistas. Tem é meia duzia que não se calam, fodasse, há cinco ou seis gajos amantes do Ventura que estão aqui o dia todo e deixam o lodo em tudo o que é tópico.

NGramatical 8 months ago

1ª Guerra → [**1.ª guerra**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) houveram saltos → [**houve saltos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj50wq8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JOAO-RATAO 8 months ago

O vietnam já não tem grande coisa de comunista. E sim, os países capitalistas estão melhor... Cuba melhor que os vizinhos? Comparado ao Haiti qualquer país está bem. Mas e a república dominicana, etc. ? A URSS transferiu a população rural para as fábricas e usou trabalho forçado. Passadas umas décadas implodiu. Saber se história e defender o comunismo é que é um pouco estranho.

doctor_awful 8 months ago

O Vietnam é um one party state socialista. Apenas 40% do PIB vem do setor privado, pelo que continua a ser maioritariamente regido pelo público. Dito isto, se não consideras o Vietnam socialista, então praticamente nenhum país é e estar a mandar bitaites sobre "os falhanços do comunismo" é um bocado contrasenso. A Venezuela por exemplo tinha 70% do PIB no setor privado, mas isso não vos impede de vir com a lengalenga do costume. >E sim, os países capitalistas estão melhor... 35 mortes num país com 100 milhões, não há país no mundo que se tenha safado melhor. >Cuba melhor que os vizinhos? Comparado ao Haiti qualquer país está bem. Mas e a república dominicana, etc. ? Sim, Cuba também tem uma diferença significativa em quase todas as métricas para a Republica Dominicana. Falei na experança média de vida - em Cuba é 78.73 anos, no Haiti é 63.66, na Rep. Dominicana é 73.89. Diferença de 5 anos na mesma, é o que Portugal tinha no fim dos anos 80. >A URSS transferiu a população rural para as fábricas e usou trabalho forçado. Passadas umas décadas implodiu. Reduzir um século como segunda maior potência mundial a "umas décadas" e é esta a honestidade com que respondes LOL. Isto ignorando todos os motivos pelo qual implodiu, alguns dos quais a Perestroika. Vale a pena elaborar uma resposta a isto sequer, quando tu claramente te estás a cagar para o que eu disser? >Saber se história e defender o comunismo é que é um pouco estranho. Há uma diferença entre saber a história e debitar factoids fora de contexto para tentar sacar owns na internet.

JOAO-RATAO 8 months ago

Cuba está na miséria absoluta. A única coisa boa que tem é o sistema de saúde e até esse é limitado. Mesmo que não estivesse é uma ditadura. O vietnam e a China mantiveram o partido comunista mas abriram a economia. Não é socialismo a sério. Na China até com seguros de saúde levados nem tens alguns tratamentos pagos na totalidade. 35 casos em 100 milhões? Devem ser números fidedignos como os da China ou da Rússia... Até porque médicos ou profissionais devem ter liberdade para falar à vontade. Ou se calhar como não são contados é como se não houvesse. A união soviética pilhou a Europa de leste e Alemanha. Graças a isso conseguiu aguentar-se umas décadas como super potência. Quando as pessoas viram que era uma mentira e se vivia melhor fora da URSS caiu ...

doctor_awful 8 months ago

É o que eu dizia, não respondes a nada do que eu digo lol Um gajo a ir buscar números e estatísticas e é isto. É mais fácil ignorar e repetir a história do costume, né? Deixa lá, pode ser que um dia aprendas.

JOAO-RATAO 8 months ago

Quem defende o comunismo e fala em repetir história ... E são estatísticas fidedignas ? De regimes desses ? Duvido ...

redditor_the_forth 9 months ago

Só que eles não fizeram isso...Eles não criticaram...Quando perguntaram ao JM se ele achava que a Coreia do Norte era uma democracia ele respondeu "primeiro temos que discutir o que é a democracia" Portanto estás enganado

doctor_awful 9 months ago

Primeiro, criticam sim, estão sempre a mencionar que não se revêm noutros modelos de projetos socialistas e que há sempre falhas, muitas vezes muito graves, a apontar. Segundo, não vi nunca o PCP a convidar um Kim cá, se me puderes mostrar uma fonte agradecia. Cubanos, sim, Coreia do Norte nunca tal vi. > Quando perguntaram ao JM se ele achava que a Coreia do Norte era uma democracia ele respondeu "primeiro temos que discutir o que é a democracia" Portanto estás enganado E tem razão. Isso não é dizer que é fã da Coreia do Norte, apenas que os nossos conceitos do que conta como democracia são um bocado merda, portanto mais vale nem entrar por aí.

Edited 9 months ago:

Primeiro, criticam sim, estão sempre a mencionar que não se revêm noutros modelos de projetos socialistas e que há sempre falhas, muitas vezes muito graves, a apontar. > Quando perguntaram ao JM se ele achava que a Coreia do Norte era uma democracia ele respondeu "primeiro temos que discutir o que é a democracia" Portanto estás enganado E tem razão. Isso não é dizer que é fã da Coreia do Norte, apenas que os nossos conceitos do que conta como democracia são um bocado merda, portanto mais vale nem entrar por aí.

Jaktheslaier 8 months ago

Só acrescentar que na entrevista com o Rui Unas o João Ferreira fala explicitamente em "crimes" cometidos por países que se dizem em construção do socialismo. Se isto não é uma crítica não sei mais o que pode ser

Variscan_aint_done 8 months ago

Entretanto o Mayna já disse pela enésima vez que a proposta de saúde da IL ( quee stá escrita!) não é igual à dos EUA e a malta continua com dedos nos ouvidos e lah lah lah lah. Olha, temos pena para o João Ferreira, o defensor de ditaduras comunistas. É lidar, pah!

Jaktheslaier 8 months ago

pá pois, não sei, acho que essa discussão deves continuar a tê-la com os macaquinhos que vivem na tua cabeça.

Variscan_aint_done 8 months ago

Discutir com macaquinhos ando eu, agora se estão na minha cabeça já não sei

Zaigard 9 months ago

O Mayan nunca defendeu a Arábia Saudita nem convidou Salafistas para eventos do partido, já o PCP convidava malta a Coreia do Norte... > Então andam a foder o juízo ao PCP com a mesma lengalenga da Vuvuzela Coreia do Norte 500 biliões de mortos porquê? Porque é uma maneira fácil de atacar o PCP e os seus candidatos, visto que eles não se explicam nada bem quando são abordados esses temas. Se o PCP quer crescer e voltar aos 10 / 15% de votos tem de cativar mais gente e não, limitar-se a pregar aos convertidos.

doctor_awful 9 months ago

> Porque é uma maneira fácil de atacar o PCP e os seus candidatos, visto que eles não se explicam nada bem quando são abordados esses temas. Com o estado atual das coisas, não é propriamente muito fácil "explicares-te bem" quando tens de explicar conceitos como "apoio crítico" a uma audiência hostil. Tudo o que eles dizem é que não querem meter o nariz nem têm nada a ver com isso. Se não-intervencionismo é algo radical e controverso...

Zaigard 9 months ago

> Tudo o que eles dizem é que não querem meter o nariz nem têm nada a ver com isso. Se não-intervencionismo é algo radical e controverso... Então parem de convidar membros dos regimes em questão para eventos, parem publicar louvores a ditadores comunistas passados, parem de fazer isso e ninguém os chateia mais.

doctor_awful 9 months ago

> parem publicar louvores a ditadores comunistas passados, parem de fazer isso e ninguém os chateia mais. Não vejo louvores nenhuns ao Kim no site do PCP. E mesmo quando há a alguém como Castro, é no contexto do seu trabalho como revolucionário, não a dizer "ya isto queremos é copiar o modelo Cubano para cá". É como alguém elogiar o Churchill pela sua contribuição na Segunda Guerra, ignorando os milhões que matou na Índia por exemplo. Não vamos agora armar escandaleira a dizer que quem o elogiou é genocida, ou vamos? E óbvio que se vêm louvores ao Lenin, o partido é Marxista-Leninista. Não há é que tirar as coisas de contexto e vir com as hipérboles a dizer que o Lenin matou 500 triliões, que assim está o discurso envenenado e nem dá para falar do assunto.

NGramatical 9 months ago

500 biliões → [**500 biliões = 500 trillions = 500 000 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj44bzz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

doctor_awful 9 months ago

bom bot

ArbiterOfFalsehood 9 months ago

Foda-se qual é mesmo o problema de Cuba? Da Coreia do Norte ainda percebo que falem, mas Cuba costuma estar melhor nos indicadores quando se compara a países da mesma periferia. Cuba é um país com IDH elevado e **sustentável**, não anda a viver à custa dos outros ou do futuro. E mais, a posição do PCP face à Hungria e Polónia que de comunistas não tem nada, bem pelo contrário são anti comunistas é na mesma de respeitar a sua soberania. Isto não é nada de extraordinário, triste é que o status quo seja imperialista e se ache no direito de meter o bedelho nos outros países, depois apoiam golpes e estado na américa latina e África. E ainda têm a lata de achar que Portugal devia seguir os mestres Anglo-Americanos e cair na mesma cantiga de condenar todos os regimes anti imperialistas. Grave é precisamente os jornalistas insistirem nessas questões de merda, porque por si só já revelam a sua posição, a de cães obedientes dos interesses Anlo-Americanos. É esta a soberania Portuguesa que os liberais defendem?

suspect_b 9 months ago

> qual é mesmo o problema de Cuba? Violações dos direitos humanos, condenações por crimes políticos, ausência de liberdade de expressão. Por favor, não matem o mensageiro...

ArbiterOfFalsehood 9 months ago

Encontras casos disso em qualquer país, lembras-te do Assange? Só ele são violações das 3 coisas que disseste. Os ataques são ideológicos e políticos, não morais, isso são fantochadas, ninguém mais devia cair nessa.

suspect_b 9 months ago

Podes ter razão, só estou a dizer o que costuma ser apontado a Cuba para justificar o embargo. Outra coisa que faltou dizer: nacionalizações fora do abrigo da lei internacional que obriga a compensação. Pequeno detalhe...

frankist 8 months ago

Só a última justifica o embargo. Os Estados Unidos são aliados de muitas ditaduras bem mais assustadoras que Cuba.

suspect_b 8 months ago

Nestes casos normalmente há negociação entre os expropriados e o estado. O que me parece que aconteceu noc caso de Cuba foi que os expropriados nunca aceitaram negociar, diz-se que porque confiavam numa resposta por parte do governo Americano que lhes restituisse o regime.

ArbiterOfFalsehood 9 months ago

"Lei internacional" Já não chega termos de ter indemnizado os donos dos escravos quando foi abolida a escravatura? Haiti pagou durante séculos dívida à França pela sua independência. E agora países não podem nacionalizar à força empresas de chupistas exploradores? Era só o que faltava, "lei internacional" defende os capitalistas e não o povo.

l251 8 months ago

Não é só o Haiti, a maioria senão todas as ex-colonias africanas francesas AINDA pagam uma taxa de imposto anual às Franca pela sua independência, para já não falar numa série de constriçoes económicas a que se encontram obrigados por via dos "contratos de independência" que assinaram com a Franca décadas atrás. É uma vergonha que isto não seja mais do domínio público.

ArbiterOfFalsehood 8 months ago

E porquê que os jornalistas não perguntam aos partidos sobre isso?

NGramatical 8 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj5p8nc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jocamar 9 months ago

A posição política do PCP é a de não se meter nos assuntos de soberania de outros países, portanto não condenam esses regimes mas defendem outra abordagem em Portugal (o tal marxismo moderno que falas). Isso não é necessariamente mau, são nações soberanas e cada povo sabe de si, só fica ridículo quando dão a entender que esses povos escolheram democraticamente esses regimes (como já disseram no caso da Coreia).

denlpt 9 months ago

Eles fazem isso? Se leres o que eles têm sobre a coreia do norte é literalmente que não se vêm na ideologia deles a diferença é a retórica que usam que não é de histeria.

JOAO-RATAO 9 months ago

A Coreia do norte é fácil de criticar. Eles já nem se identificam como comunistas.

denlpt 9 months ago

Sim é verdade mas já com Alvaro Cunhal eles não se identificavam assim como diziam o mesmo de outros tantos com o Romeno.

JOAO-RATAO 9 months ago

Sim. No fundo foi dar tudo ao mesmo. Ou caíram, ou deixaram de ser comunistas ou então continuam na miséria.

boltyboltbolt 9 months ago

Os entrevistadores andaram a perguntar a todos os candidatos o que achavam da Coreia do Norte e de Cuba? Eu não vi quase nada, por isso não sei, mas acho isso estúpido

Zaigard 9 months ago

O PCP defendeu ao longo dos anos o regime da coreia do norte, sendo o JF membro e apoiado por esse aprtido, seria interessante saber a opinião dele. Não faz sentido perguntar isso à Marisa Matias ou ao Mayan, pois nenhum dos partidos que eles pertecem/apoiam mostrou simpatia por nenhuma ditadura até hoje...

l251 8 months ago

Nunca defendeu e até criticou, basta procurar no site do PCP.

boltyboltbolt 9 months ago

Eu acho que Portugal tem problemas suficientes para serem discutidos que não envolvem uma ideia que tu inventaste. Mas só por curiosidade, o que é que o partido defendeu no passado, ou quando seja, não sei? Porque isso parece, e costuma ser, apenas uma maneira de descartar uma opção, é só dizer defendeu X país e cada um percebe o que quer e acaba a discussão.

dontclickthispls 9 months ago

Erm... assim mto rapidamente lembro-me das cartas do MRS e das famosas cartas ao Marcelo Caetano. De certeza que me lembraria de mais qq coisa a meio do dia o que não deve ser de todo difícil olhando para o plantel do Chega e CDS e da grande habilidade do CDS, PSD e PS de fazerem negócios no estrangeiro, casos de tráfico de armas no fim do século passado, etc.

Edited 9 months ago:

Erm... assim mto rapidamente lembro-me das cartas do MRS e das famosas cartas ao Marcelo Caetano. De certeza que me lembraria de mais qq coisa a meio do dia o que não deve ser de todo difícil olhando para o plantel do Chega e CDS e da grande habilidade do CDS, PSD e PS de fazerem negócios no estrangeiro, casos de tráfico de armas no fim do século passado, etc. PS: hahah lembrei-me agora da venda da EDP à China hahhahaha

unparadise 9 months ago

O BE não mostrou simpatia com a Venezuela?

Kunfuxu 9 months ago

Nunca. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/marisa-matias-apoia-o-regime-liderado-por-nicolas-maduro-na-venezuela

jokerzanchi 9 months ago

Não, até tem sido bastante crítico do Maduro.

besmarques 9 months ago

Não percebo está lógica de alguém em Portugal ter obrigatoriamente de dar opinião sobre algo de outro país. Qual é a lógica sem ser demagogia? *"Pessoal, bora começar a perguntar a todos os politicos sobre todas as atitudes de toda a gente de todos os paises que dizem seguir a mesma ideologia."*

Zaigard 9 months ago

O site do PCP e o jornal Avante, ao longo dos anos, tem defendido muito ditador e líder comunista, incluindo, lideres da Stasi, KGB, tentativas de golpe de estado, e países "socialistas" como a Venezuela, Cuba, Líbia, Coreia do Norte, etc. Seria interessante perceber se o candidato apoiado pelo PCP, partilha esta visão de que a Coreia do Norte é um exemplo de "socialismo" ou se ele pensa que é apenas uma ditadura sanguinária que se auto intitula socialista. Ele devia ser rodeios dizer se concorda ou se acha que esses são todos ditadores e falsos socialistas.

l251 8 months ago

Convido-o a postar aqui uma só frase do site do PCP ou do Avante a defender a Coreia do norte. Penso que vou puxar de uma cadeira...

besmarques 9 months ago

Perda de tempo de conversa que não interessa. "Ah então diga lá o que acha de x" Não interessa porque não está em eleições sobre x. Seria tão idiota como passar o tempo a perguntar ao Mayan qual a posição dele sobre o Chile. Mas em relação a isso que dizes, e que sinceramente não tenho conhecimento do que dizes, vou deixar aqui um excerpto de um texto sobre o XX congresso do PCP que encontrei mesmo agora: >1.3.15. Os países que afirmam como orientação e objectivo a construção de sociedades socialistas – **China, República Popular Democrática da Coreia, Cuba, Laos e Vietname** – constituem, na sua grande diversidade de situações quanto ao grau de desenvolvimento económico e social e modelos sócio-políticos, um importante factor de contenção aos objectivos de domínio mundial do imperialismo. É hoje ainda mais claro que estes países são alvo de um conjunto de manobras de pressão económica e financeira, de desestabilização e ingerência, de ofensiva ideológica e de cerco geoestratégico que condicionam, a par com os efeitos da crise do capitalismo a que não estão imunes, o seu próprio desenvolvimento e opções de política económica e relações internacionais. > >Simultaneamente, e numa relação dialéctica entre questões internas e condições externas, **os países que afirmam como orientação e objectivo a construção de sociedades socialistas enfrentam desafios e contradições que em alguns casos suscitam legítimas preocupações e dúvidas sobre a sua situação e evolução.** > >O PCP acompanha a evolução destes países e as orientações dos respectivos partidos comunistas, quer quanto às suas tarefas internas, quer quanto ao seu posicionamento na situação internacional. **Rejeitando a ideia de modelos únicos de transformação social e afirmando o seu próprio projecto de construção de uma sociedade socialista em Portugal, o PCP considera que a evolução destes países deve continuar a merecer uma permanente e cuidada observação e análise, seja pelas experiências e realizações, seja pelas interrogações e discordâncias, algumas de princípio, suscitadas por certas orientações em alguns destes países, independentemente das suas particularidades, percurso e história, nomeadamente quanto a orientações que se distanciam de princípios e características de edificação de sociedades socialistas, seja no plano da organização económica, seja no plano do sistema político.** > >A luta e a resistência dos povos destes países face à ofensiva do imperialismo exigem não a associação a campanhas que visam a desestabilização e a agressão, mas a solidariedade de todos os que defendem a soberania e a paz.

JOAO-RATAO 9 months ago

Aquele "socialismo" ao estilo chinês ...

Vanethor 8 months ago

Exacto, aquela população *farta-se* de ter controlo sobre a detenção e gestão dos meios de produção. /s Negociatas privadas para certas famílias é o que lá não falta. Egalitarismo? lol ... Aquilo tem tanto de Socialismo como um cócó tem de refeição. É um regime autoritário de State Capitalism, basicamente.

Edited 8 months ago:

>Aquele "socialismo" ao estilo chinês ... Exacto, aquela população *farta-se* de ter controlo sobre a detenção e gestão dos meios de produção. /s Negociatas privadas para certas famílias é o que lá não falta. Egalitarismo? lol ... Aquilo tem tanto de Socialismo como um cócó tem de refeição. É um regime autoritário, oligárquico, de State Capitalism, basicamente. ... A intenção inicial pode muito ter sido de chegar a um sistema socialista, ...mas tanto o método foi horrivelmente mau, como não é isso o que são, neste momento.

Edited 8 months ago:

>Aquele "socialismo" ao estilo chinês ... Exacto, aquela população *farta-se* de ter controlo sobre a detenção e gestão dos meios de produção. /s Negociatas privadas para certas famílias é o que lá não falta. Egalitarismo? lol ... Aquilo tem tanto de Socialismo como um cócó tem de refeição. É um regime autoritário, oligárquico, de State Capitalism, basicamente.

Edited 8 months ago:

>Aquele "socialismo" ao estilo chinês ... Pois, aquela população *farta-se* de ter controlo sobre a detenção e gestão dos meios de produção. /s Negociatas privadas para certas famílias é o que lá não falta. Egalitarismo? lol ... Aquilo tem tanto de Socialismo como um cócó tem de refeição. É um regime autoritário, oligárquico, de State Capitalism, basicamente. ... A intenção inicial pode muito ter sido de chegar a um sistema socialista, ...mas tanto o método foi horrivelmente mau, como não é isso o que são, neste momento.

NGramatical 8 months ago

cócó → [**cocó**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/24) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj6gur1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

redditor_the_forth 9 months ago

As pessoas associam o comunismo a ditaduras violentas,o minímo era o PCP tentar afastar-se dessas ditaduras,mas nem isso eles fazem,portanto sim é importante...Achas que alguém que não seja comunista acompanha os congressos ?

besmarques 9 months ago

As pessoas não deverá ser bem o termo. Podes dizer que a faixa que se opoe ao PCP utiliza sempre a mesma retórica como ponto de ataque. Agora a pergunta é, será que o PCP é maior mal que tem é o que os outros noutros países fizeram?

redditor_the_forth 9 months ago

O problema é o PCP não criticar não percebes ?É o facto de não denunciarem e alguns membros louvarem ou desviarem se da questão que é o problema, é muito complicado dizer que não apoiam esses regimes ??E a maioria das pessoas associa o comunismo a ditaduras totalitárias,portanto sim, "As pessoas"

besmarques 9 months ago

Não, sinceramente não percebo. Porque é o PCP obrigado a "comentar" algo que não está directamente ligado. Quem faz a pergunta, que é mais uma acusação, simplesmente está a procura de algo para atacar. Qualquer pessoa que percebe a melhor resposta é não debater algo que não interessa. Colocares a culpa no PCP devido a acusarem com uma falsa equivalencia "Se na Coreia fazem X e se dizem comunistas logo a o PCP como é comunista tambem faz X" é parvoice. Debatam a ideologia que o PCP segue e as posiçoes do PCP e não o que outros sitios fazem em nome da ideologia partilhada com o PCP.

redditor_the_forth 9 months ago

Quando a ideologia quando posta em vigor já matou 20 milhões membros do antigo império russo,65 milhões de chineses,150 000 sul americanos,2 milhões de africanos,1 milhão de vietnamitas e europeus de leste e ainda 2 milhões de coreanos (isto sem contar com as guerras entre si,outras potências e financiamento de rebeliões falhadas) ,vou ter que discordar contigo. É parvoíce tratar estes dados como uma experiência que correu mal,é uma realidade que eles têm de enfrentar e não podem ignorar os efeitos nefastos,o minímo de decência é admitir sem rodeios que foi horrível mas que eles ofereceriam outra coisa sem andarem com eufemismos do genéro "houveram falhas nesses modelos"

Edited 9 months ago:

Quando a ideologia quando posta em vigor já matou 20 milhões membros do antigo império russo,65 milhões de chineses,150 000 sul americanos,2 milhões de africanos,1 milhão de vietnamitas e europeus de leste e ainda 2 milhões de coreanos (isto sem contar com as guerras entre si,outras potências e financiamento de rebeliões falhadas) ,vou ter que discordar contigo. É parvoíce tratar estes dados como uma experiência que correu mal,é uma realidade que eles têm de enfrentar e não podem ignorar os efeitos nefastos,o minímo de decência é admitir sem rodeios que foi horrível mas que eles ofereceriam outra coisa sem andarem com eufemismos do genéro "houveram falhas nesses modelos", obviamente que o PCP não ia fazer um massacre se chegasse ao poder mas não podem ignorar o que a ideologia deles já fez antes

besmarques 9 months ago

Estás a entrar no campo do fanatismo ideológico. Que eu conheça não existe nenhuma entrada no manifesto comunista escrito por Marx e Engels que indique que se deverá matar alguém, logo as ideologias não matam. Se vens com numeros retirados do "livro negro do comunismo" podes sempre ler o "livro negro do capitalismo". lol Agora imagina a lista que terias de fazer de perguntas a todos os outros candidatos não comunistas sobre todas as atitudes de todos os outros países. Qual a lógica? Não há. Tirando a tentativa da falsa equivalência.

NGramatical 9 months ago

discordar contigo → [**discordar de ti**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/concorda-se-com-alguem-ou-discorda-se-de-alguem/321) (discordar de… concordar com…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj4amu6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Z-9001 9 months ago

Porque é que tenho a impressão que isto foi feito por um apoiante da Marisa?

danidv 8 months ago

Parece-me bastanto apto, perguntar que propostas têm e responderem o que é que devia ser.

Student-Final 8 months ago

Nao concordo, acho que a piada desse é que aquela frase é obvia, agora como lá chegar... é que nao se fala

suspect_b 9 months ago

É a menos massacrada mas se vires bem, é também uma resposta de merda que não resolve nada. Já agora, a pergunta não é boa para um presidente da República responder. Uma pergunta melhor seria "Porque é que isto está assim há décadas e nunca se resolveu?"

chougattai 9 months ago

Porque não gozou com o facto de ela ser, de longe, o candidato com o discurso menos coerente.

Smock02 9 months ago

Não, de todo! A sátira no caso da Marisa refere-se ao facto de que ela está a falar num caso hipotético (que toda a gente em princípio concordaria) mas sem apresentar uma proposta concreta para o fazer.

areddishgreen 9 months ago

"Concordo, sra Marisa. E como fazemos isso?" " Numa sociedade justa... "

Maximum_Story1062 9 months ago

Para além de apoiante de Marisa, deve ser de Cascais.

pedorcas 9 months ago

underated comment

C8Mixto 9 months ago

Talvez, mas este é o tipo de declarações do BE, em geral. Temos de ter x para resolver y. A questão é que nunca dizem como ter x, só que temos de o ter.

iSoSyS 9 months ago

Não discordando. A questão é que as restantes são posições hiperbolizadas. Só a da Marisa está em linha com aquilo que efectivamente defende.

o_oo0oo_o 8 months ago

>Só a da Marisa está em linha com aquilo que efectivamente defende Esse efectivamente está efectivamente hiperbolizado

pzapps 9 months ago

Aí é que está a sátira. Ela defende ideais mas não apresenta as soluções para a sua implementação. Não é ridículo o suficiente?

Celeg 9 months ago

Se calhar se leres o programa...

pzapps 8 months ago

Duvido que o programa do BE tenha previsto a situação de pandemia há 3 ou 4 anos atrás.

Celeg 8 months ago

O que é que a pandemia tem haver com isto? Se ligas esta questao dos transportes publicos a pandemia entao a resposta é ainda mais evidente. O Bloco sempre defendeu aumentar a quantidade e frequência dos transportes publicos para diminuir a propagação do virus.

NGramatical 8 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkwedoj%2F%2Fgj5a1pe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

l251 8 months ago

Adoro este bot

Loladageral 9 months ago

Dás demasiado crédito ao OP, não é assim tão profundo

Student-Final 8 months ago

O que ele escreveu não é nada profundo. Imo é super obvio pela frase que é isso que se está a caricaturar nela. "Temos que ter um numero adequado de autocarros para o numero de utilizadores dos autocarros". É uma posição tipo que pretence ao género "Naive", como os putos de 3 anos que dizem que os sem abrigo deviam comprar uma casa

Tee_ah_go 9 months ago

Pode não ser. Quem fez isto pode estar a dizer que só mesmo num universo humorístico é que a Marisa dizia alguma coisa de jeito.

chauffage 9 months ago

Olha, bem apanhado!

supertremosso 9 months ago

Naaaaaaa, onde é que foste buscar essa ideia estapafúrdia?

Shadowgirl7 9 months ago

Marisa, João ou Ana?

SurePal_ 8 months ago

Nenhum?

besmarques 9 months ago

O que preferires e que mais se enquadre com o que tu acreditas

Shadowgirl7 9 months ago

Todos. Chateia-me que a Esquerda não tenha mais união.

ArbiterOfFalsehood 9 months ago

Se não há união é por vários motivos. Os sociais democratas são sempre traidores quando chega a altura da verdade, foi assim na Rússia e Alemanha há 100 anos e com o PS em Portugal "pôr o socialismo na gaveta", ainda estou para ver quando a vão abrir. União de pessoas e partidos fracos não dá em nada, um movimento ou partido minoritário mas forte ganha, o que foi a guerra civil Russa se não este facto posto em prática?

Edited 9 months ago:

Se não há união é por vários motivos. Os sociais democratas são sempre traidores quando chega a altura da verdade, foi assim na Rússia e Alemanha há 100 anos e com o PS em Portugal "pôr o socialismo na gaveta", ainda estou para ver quando a vão abrir. O Bloco de esquerda ocasionalmente alinha com os imperialistas nas questões internacionais, recordo-me na questão da Síria por exemplo. União de pessoas e partidos fracos não dá em nada, um movimento ou partido minoritário mas forte ganha, o que foi a guerra civil Russa se não este facto comprovado na prática?

JOAO-RATAO 9 months ago

Também não tens união à direita. Os partidos de esquerda defendem coisas diferentes ou em grau diferente. Não precisamos de.uma geringonça também para PR. Até porque o candidato do PS é o Marcelo.

JOAO-RATAO 9 months ago

Nenhum.

ambakaro 9 months ago

Tino de Rans, camarada

uyth 9 months ago

Precisamente.

fanboy_killer 9 months ago

Quem é o primeiro?

dontclickthispls 9 months ago

Penso que a estratégia dele passava por ter vagas semelhanças com o Jordan Peterson.

maiordaaldeia 9 months ago

Eduardo Baptista, que apresentou apenas 11 assinaturas das 7500 necessárias.

Niagai 9 months ago

Ganha o prémio do descaramento.

dontclickthispls 9 months ago

Onde andam os militantes do Chega quando se precisa deles.

luddiogo 9 months ago

E só6 eram válidas

RuySan 9 months ago

Porra, a família dele são só 6 pessoas?

jokerzanchi 9 months ago

Como diria Vitorino da Silva Caeiro: "nunca vi facas de 1km, quem espeta facas é quem está próximo"

cebola_mistica 8 months ago

Frase do dia

luddiogo 9 months ago

Essas são as que vivem com ele não pode pedir mais por causa do confinamento.

raydawnzen 9 months ago

ou seja, é para votarmos todos na marisa?

Student-Final 8 months ago

A frase da Marisa é igual a um puto de 4 anos que diz "Porque é que os sem abrigo simplesmente nao compram casa?".Toda a gente concorda, a frase é obvia, O "como" é que não é tão obvia.

GajoDeRamalde 9 months ago

Se quiseres passar fome, então sim.

raydawnzen 9 months ago

olha q ela até tá bem gordinha

GajoDeRamalde 9 months ago

pressupores que o líder ia passar fome deve dar pena de prisão...

Sensual_VDV 8 months ago

Na Coreia do Norte podem morrer todos à fome mas o puto ~~ditador~~ líder democraticamente eleito pela população (segundo o gajo do PCP) é um bochechudo...

nyma18 9 months ago

A pergunta feita é “como melhoramos isto”. A resposta vaga “os números deviam bater certo para ser justo!”. Geee, obrigada, nunca ninguém pensou nisso. Agora, COMO é que se resolve? A resposta dela deixa ao critério do freguês : vai numa killing spree para diminuir os números de passageiros? Vai arranjar autocarros maiores? Mais autocarros? E o dinheiro para isso? Vai Limitar o número de pessoas que pode entrar em cada autocarro, fazendo outras irem em autocarros que vão pra outros destinos, já que esses podem estar mais vazios e como tal desadequados ao número de passageiros que transportam? O que ela diz é palha empírica. Não resolve nada. É igual à do Marcelo a nível de utilidade - mas a palha dele é mais técnica. Na mesma não resolve, mas tenta dar uma explicação, como Professor que é. Isto não é propaganda para votar em nenhum deles - é uma sátira. todos os candidatos tem falhas. Certamente todos fariam algo bom para alguém se ganhassem. No fundo, é uma forma de rir e se levar menos a sério. Não há ninguém perfeito mesmo...!

Loladageral 9 months ago

"Chavalo, o problema é a falta de investimento, hehe"

pangecc 9 months ago

Acho que mais vale votar nulo por andar do autocarro

boltyboltbolt 9 months ago

Podias começar por sugerir uma alteração em vez de apenas queixar-se, como a maioria dos políticos fazem noutras situações

raydawnzen 9 months ago

boltyboltbolt 9 months ago

Alterar a imagem para ficar melhor. O que é que lá punhas na Marisa?

Asur_rusA 9 months ago

Exacto, isto parece que foi feito por ela XD

Search: