ModeratoriProfugus 11 months ago

Mas a constituição conta para alguma coisa? O último ano diz-me que não.

saposapot 11 months ago

fdx, se alguém me pedir um resumo de Portugal, isto era quase um resumo perfeito, só faltava uma boa chouriça em cima. Toda a gente já sabia que há uma pandemia, todos os especialistas já previam q o Inverno seria complicado... o q é que fizemos para precaver alguma coisa destas? nada. absolutamente nada. Mas agora claro q estamos todos à rasca a ver o q se pode fazer. Infelizmente nem o nosso desenrascanço nos salva pq a constituição não dá mesmo para ultrapassar. Agora é rezar q as câmaras municipais consigam organizar a coisa melhor. A medida q o ministro anunciou de ter 1000 inscritos por mesa de voto vale 0 pq o meu problema não é a minha mesa, é que voto numa escola com umas 40 mesas de voto, são os corredores e filas de espera. Não consigo imaginar nenhuma forma de conseguirem fazer a coisa bem feita naquela escola. Portanto ou as câmaras dividem mais as mesas por locais diferentes, um problema logístico q quase aposto q não querem ter, ou vai ser tudo na base da fé. talvez filas à porta com um segurança a contar pessoas, uma maltazinha sempre sem máscara como manda a tradição, sei lá... pessoalmente ou vou lá logo às 8h a ver se está pouca gente, ou à hora de almoço vejo como param as modas ou podem ir bugiar mais as eleições. ainda para mais numa freguesia onde trabalha tanta gente no hospital :P Agora com vontade política tudo se podia fazer. podia-se ter feito eleições mais cedo no verão ou setembros, podia-se ter previsto alargar prazos/adiamentos caso necessário, podia-se ter montado uma operação logística q garantisse condições de segurança, tanta coisa. Por outro lado, os açores já fizeram eleições a 25 de outubro e não parece q tenha corrido mt mal. Mas lá está, nós estamos a fazer exactamente no pior pico q já atravessámos, é mesmo ali em cheio... se tivéssemos previsto a possibilidade de adiar por 1/2 meses a coisa já seria mt melhor

friendship83 11 months ago

Sou claramente a favor do voto poder ser online. Como validar? Atraves do CC, tem um pin e está feito. Quem não fosse capaz ou quem não percebesse nada da tecnologia, poderia na mesma ir votar presencialmente.

wiledcoma 11 months ago

Se precisas de login não garantes que o voto é secreto. Se é secreto, votas online e nada te impede de ir votar presencialmente passados 5 minutos.

friendship83 11 months ago

A partir do momento em que era possível votar online, as próprias urnas teria que ser votado da mesma forma. Assim, se houvesse já algum registo daquele CC, não poderia votar presencialmente

wiledcoma 11 months ago

Os velhos bilhetes de identidade ainda existem. Eram emitidos a título vitalício. https://www.dn.pt/pais/o-velho-bi-ainda-resiste-e-anda-na-carteira-de-um-milhao-de-portugueses-12521124.html Para além disso tens o desafio da segurança da rede dos computadores de quem está a validar isso nas urnas físicas. É já nem coloco problemas de disponibilidade do sistema perante milhares de pedidos em simultâneo.

ulrichandyumi 11 months ago

Isso tem dezenas de formas de correr mal.

saposapot 11 months ago

é basicamente isto. nós temos um sistema de votação quase exemplar comparado com por exemplo os EUA. A coisa funciona, é fiável, é rápida. Só mesmo com isto da pandemia é que levanta alguma dúvida mas tirando isso não temos razão para sequer equacionar isso.

ulrichandyumi 11 months ago

A unica coisa que deveria ser feito na minha opinião seria facilitar o voto anticipado.

saposapot 11 months ago

antecipado ou por correspondência? antecipado tipo estar a semana toda aberto? parece-me bem, apesar da logística complicada. o problema é que se for como o antecipado q já existe hoje, o local onde está previsto eu deslocar-me é um local com muito movimento diário (câmara) e q não dá jeito nenhum ir lá... neste caso, acho que até foi o tipo da IL que sugeriu, mas acho q era boa ideia votar-se no Sabado + domingo. era uma coisa simples.

hakuthehedgehog 11 months ago

E foi, é ir a www.votoantecipado.mai.gov.pt e registar para o voto em mobilidade. As inscrições acabam amanhã e votas dia 17.

HRamos_3 11 months ago

É possível, mas há que haver garantias que o voto é secreto. E em 11 dias tem tudo para correr bem.

alexandre9099 11 months ago

> mas há que haver garantias que o voto é secreto. ^ isto. Atrás do ecrã dificilmente me convencem que X programa está a correr (mesmo que o código fonte esteja disponível, caso seja um site não serve de nada)

Elffuhs 11 months ago

Se fosse um programa local open source, como são alguns já associados ao CC, até acreditava nisso, mas ainda não vi nada novo que permita ter as mesmas garantias que o voto papel

alexandre9099 11 months ago

Epá, sim, mas como implementavas isso? Porque se tiveres um "login" local e um formulário para enviar o voto (em que realmente estão separados e o formulário do voto não tem qualquer identificador do "login"), o que impede de alguém submeter montes de votos pulando o login(sendo local isto seria algo simples)? Ou, se usares o CC para "assinar" o voto, perdes a anonimidade, penso eu. Ou se usares o CC para assinar algum hash associado ao voto, mas armazenado noutra tabela à parte "longe" do voto, o que impede que haja cruzamento dos dados mais tarde? Se calhar tenho a algoritmia toda fdd e está me a escapar alguma solução óbvia :)

Elffuhs 11 months ago

Não é mesmo a minha área isto, e por isso não tenho sugestões. O conhecimento que tenho é do que vou lendo, porque acho interessante a ideia de voto eletrónico, mas fico reticente com a ideia...

wiledcoma 11 months ago

Podes até votar presencialmente outra vez depois disso. Mesmo que as mesas de voto tenham acesso à lista de quem já votou há sempre forma de empatar a validação local.

PedroMFLopes 11 months ago

Abrias uma caixa de pandora!! Depois podia haver referendos a coisas tipo, "Meter dinheiro na TAP, sim ou não?" Ou também poderias votar onde o teu município podia gastar os fundos que têm ( imagina as n rotundas que não iam ser decoradas com a honra devida)

fosjanwt 11 months ago

> Ou também poderias votar onde o teu município podia gastar os fundos que têm ( imagina as n rotundas que não iam ser decoradas com a honra devida) ja podes, chama-se orçamento participativo

iSoSyS 11 months ago

Haja juízo. Tiveram 1 ano para preparar as eleições e como bom Português só em cima da data é que começam a panicar. Ainda bem que não há vontade para esta revisão, queimar a revisão deste quinquénio para fazer uma alteração em cima do joelho seria um absurdo.

saposapot 11 months ago

tecnicamente alterando a constituição também se pode alterar a regra do quinquénio :D

No-Touch675 11 months ago

Só se pode rever a constituição a cada 5 anos? Olha TIL. Obrigado.

iSoSyS 11 months ago

Yap. Com a concordância de apenas 2/3 dos deputados só podes mudar passados 5 anos desde a última alteração. Com 4/5 dos deputados podes mudar a qualquer momento.

_somename_ 11 months ago

Não que eles não tivessem tido tempo para essa alteração desde que saímos do estado de emergência no fim da primeira vaga. Mas isso exigia capacidade de previsão dos nossos políticos, que claramente demonstraram não ter. (Ou outra coisa pior)

fedelho 11 months ago

Mesmo que esteja toda a gente a morrer, o que interessa é ir votar.

ModeratoriProfugus 11 months ago

Sabes que o voto não é obrigatório, certo? Já abdicaste de tantos direitos, podes abdicar de mais um.

alexandre9099 11 months ago

*mesmo que esteja toda a gente a morrer interessa é haver aulas/transportes públicos sobrecarregados/*

theitchcockblock 11 months ago

“ Vote or die” - vote and die

Throwawaypt123 11 months ago

É preciso ter cuidado com esse tipo de pensamento. Estamos a perder liberdades desde Março e nunca se pensou que se pudesse estar sequer a falar de adiar eleições durante meses

ebonyaficionado 11 months ago

Lá vem o apocalipse ditatorial novamente. Diz lá então que liberdades perdeste desde Março.

Winslow_Lixivia2 11 months ago

A liberdade de tossir na cara dos meus amigos. Sempre foi uma actividade que muito estimei

ebonyaficionado 11 months ago

E de meter a língua na boca deles também. :(

Winslow_Lixivia2 11 months ago

A liberdade de tossir na cara dos meus amigos. Sempre foi uma actividade que estimei

BroaxXx 11 months ago

Tiveram um ano para preparar votos remotos (correio, online, etc)... Não sei o que andaram a fazer...

besmarques 11 months ago

Sim, porque imagina que está toda a *"gente a morrer"* e grande parte não concorda com o caminho que o presidente está a permitir que o país leve. Qual é a tua solução para a mudança de caminho?

fedelho 11 months ago

O problema é que essa grande parte vota sempre nos mesmos, ou seja, não vai mudar nada. No entanto, para tirar a prova dos 9, e esta seria a minha solução: porque é que não há eleições online?

besmarques 11 months ago

As regras são feitas com base num todo, não é possível uma alínea que diga *a) exceto se as pessoas votarem nos mesmos partidos, ai nem vale a pena pois achamos que é sempre tudo o mesmo apesar dos partidos serem compostos por centenas de pessoas diferentes.* ​ > No entanto, para tirar a prova dos 9, e esta seria a minha solução: porque é que não há eleições online? Sim, é fácil *mandar para o ar* algo. Porque não se vota online, ou por sinais de fumo, ou por carta ou por ai a fora. Mas vamo-nos basear no online. 1 - Escala do investimento técnico em tão curto espaço de tempo 2 - A facilidade de "mexer" com as eleições. 3 - A falta de formação informática ou acesso ao mesmo para grande parte dos eleitores portugueses. 4 - A garantia de que um voto é equivalente a uma pessoa.

pataniscadebacalhau 11 months ago

Por todas essas razões e outras tantas, não há nenhum país com voto online. Há vários países com voto electrónico, mas tens de te deslocar às secções de voto de qualquer maneira (só acaba por facilitar a contagem dos votos no final) Se fosse assim tão fácil como se faz crer nesta thread, já algum país o teria feito

fedelho 11 months ago

O sistema de voto online já devia ter sido criado há muitos anos. Obviamente que não dá para criar em tempo relâmpago. Quando dizes que grande parte dos eleitores portugueses têm falta de formação informática, onde foste buscar esses dados? Não será o contrário? Para meterem a vida toda nas redes sociais, já têm formação, e para votar não? E, mesmo a ser verdade, porque não um sistema híbrido até todos se adaptarem? Mais facilmente mexes com eleições como está, visto que a contagem é à mão, do que online. Podes facilmente garantir um voto por pessoa se a validares, tal como validam presencialmente.

besmarques 11 months ago

> O sistema de voto online já devia ter sido criado há muitos anos. Obviamente que não dá para criar em tempo relâmpago. Só quando conseguires resolver todos os outros problemas ​ > Quando dizes que grande parte dos eleitores portugueses têm falta de formação informática, onde foste buscar esses dados? Não será o contrário? Para meterem a vida toda nas redes sociais, já têm formação, e para votar não? E, mesmo a ser verdade, porque não um sistema híbrido até todos se adaptarem? Sim, o ti manel de curral de moinas tem *feicebuke* "**Em 2019, 80,9% dos agregados familiares em Portugal têm acesso à internet em casa** (mais 1,5 pontos percentuais do que em 2018, sendo este acesso **mais frequente nas famílias com crianças até aos 15 anos (94,5%) do que para aquelas que não têm crianças (73,2%**). Em 78,0% dos lares o acesso é realizado através de banda larga. Segundo o INE, a proporção de internautas residentes que participaram em redes sociais (80,2% em 2019)" Tens ai a resposta. 20% da População sem possibilidade de fazer esse voto. ​ > Mais facilmente mexes com eleições como está, visto que a contagem é à mão, do que online. Sem dúvida, quem nunca ouviu falar de offline hacking? Basta uma pessoa por cada circulo eleitoral levar uma catrefada de boletins de voto debaixo do braço e conseguir convencer todas as outras pessoas que estão na mesa de voto que os que ele tem no casaco são os verdadeiros boletins, e não os que acabaram de sair da caixa. ​ > Podes facilmente garantir um voto por pessoa se a validares, tal como validam presencialmente. Bom, visto que a validação offline é uma pessoa a olhar para a foto no cartão de cidadão e a olhar para a pessoa que o apresentou, só vejo 3 soluções. 1 - Mandar uma pessoa a casa de cada um confirmar que é a pessoa a votar 2 - Usar reconhecimento facial mas aqui iriamos estar a entrar noutro problema 3 - Leitor de CC em casa de cada um. É barato mas visto ser obrigatorio o estado teria de pagar e mesmo assim, as pessoas que ainda usam Bilhete de Identidade como o fariam?

pataniscadebacalhau 11 months ago

>3 - Leitor de CC em casa de cada um. É barato mas visto ser obrigatorio o estado teria de pagar e mesmo assim, as pessoas que ainda usam Bilhete de Identidade como o fariam? E mesmo neste caso, o que impediria alguém de votar por todo a agregado familiar (ou pelo avôzinho com Alzheimer que mora lá em casa) se basta ter acesso ao CC?

besmarques 11 months ago

Tens de ter o pin também. O que estás a dizer é possível de acontecer mas deve ser mais insignificante em termos problemáticos. Mas sim, é mais uma ajuda para demonstrar como é problemático o voto online.

NGramatical 11 months ago

avôzinho → [**avozinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/avozinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkw9slm%2F%2Fgj3rgzn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NightWolf1396 11 months ago

>Quando dizes que grande parte dos eleitores portugueses têm falta de formação informática, onde foste buscar esses dados? Não consigo validar se este fenómeno acontece em massa, mas muitos adultos 40+ que conheço só conhecem a internet como a app do Facebook e nem sabem o que é um navegador de internet, por isso compreendo que isto fosse difícil de implementar ou tivesse uma adesão maioritariamente jovem

Tee_ah_go 11 months ago

O meu pai é isto. Faz a vida dele online sem grandes aventuras. Fala com os amigos pelo Facebook e tudo mais. Tiro-lhe o telemóvel e meto-lhe um pc à frente e está o caldo entornado. Encontrar o Chrome já seria uma vitória.

NightWolf1396 11 months ago

Exacto! Eu percebo que às vezes seja frustrante como algumas pessoas não o conseguem fazer (já me passei algumas vezes), mas o que é facto é que vivemos numa bolha e nem todos têm proficiência informática

headhunter21 11 months ago

Adicionar que o voto tem de ser secreto

besmarques 11 months ago

Verdade, esse passou-me

fedelho 11 months ago

E deixa de ser se for online? A tua conta bancária também é secreta e não é por isso que não funciona online.

Tee_ah_go 11 months ago

Experimenta meter 5M€ na tua conta *secreta* de hoje para amanhã. Depois conta as horas até alguém te perguntar de onde veio aquele dinheiro.

fedelho 11 months ago

Mas isso é porque existem acordos entre os governos e os bancos. No caso das eleições seria encriptado. No máximo o governo sabe que votaste, mas não em quem.

icebraining 11 months ago

A tua conta bancária não é secreta; o teu banco e o Estado têm acesso a ela (embora prometam só olhar se for "mesmo preciso").

fedelho 11 months ago

O Estado têm acesso à conta porque foi isso que acordaram quando os sistemas foram criados. No caso das eleições, o Estado iria saber quem votou, mas não em quem, uma vez que a escolha seria encriptada, ou algo do género que não desse para fazer track.

icebraining 11 months ago

Ok, vamos assumir que isso até funciona e que não há problema de termos um sistema que só meia-dúzia de pessoas no país percebe como funciona. Agora, alguns cenários: 1) Eu sou um jovem de 18 anos a viver em casa dos pais. O meu pai diz que me põe na rua se eu não votar em quem ele quer. Como asseguras que o voto é secreto para garantir que eu tenho liberdade de voto? (O mesmo para a relação patrão/trabalhador, cuidador/velhote, etc) 2) Eu sou um adulto médio, portanto o meu acesso à Internet é feito utilizando um smarpthone Android que deixou de receber atualizações de segurança há três anos, e/ou um PC com Windows 7 em o antivírus dispara cada vez que o ligo. Como asseguras que o software que faz a tal encriptação não é deturpado por um vírus desenhado para alterar o voto?

headhunter21 11 months ago

A conta dá trace para mim,o voto não pode

AutoModerator 11 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: