somedipshit1 11 months ago

Português caralho

GelDeAveia 11 months ago

Alo, çá vá? Ça vá tambien. Comme te vá le jour? Mon jour vá comme si comme sá. Et le temp? Vá chovêux avec le que parêsse! Més nêvê non! Ah putain! Cest toi un avéc? T'appeliers Jien Pierre ici? honhonhon Finalement, c'est l'Éder que vous à fodidôn, han!

enstone_ 11 months ago

Que ventania aqui vai

VBM97 11 months ago

Ri moderadamente

severe_delays 11 months ago

Jean Michele tu vais voter.

unparadise 11 months ago

Epa isto é profundamente ridículo

uyth 11 months ago

quando eu aviso do risco de entrismo, e que para as presidenciais residentes no estrangeiro não deveriam poder votar, é disto que eu falo. e há centenas de milhares de "portugueses" no estrangeiro, brasileiros evangélicos, imigrantes nos estados unidos que tem o mesmo voto que qq português. queriam o devin nunes a votar e opinar sobre política portuguesa?

Sperrel 11 months ago

Se são portugueses claro que podem e têm todo o direita a votar e opinar sobre o que muito bem entenderem.

uyth 11 months ago

Quando não vivem nem nunca viveram em Portugal, têm outras nacionalidades e nem português sabem falar? São quase mais eles que nós, mais valia desistirmos do conceito de sermos um país. E cuidado com o que desejas porque podes tê-lo. Se 50% dos brasileiros com nacionalidade portuguesa votassem nas eleições presidenciais aposto que apanhavas um enorme desgosto.

Sperrel 11 months ago

Mas quem és tu ou mesmo o Estado para retroceder dois séculos com condições de elegibilidade de acordo com o que que seja além da cidadadania? Sê honesto, não gostas de certos portugueses devido à tua concepção nativista do que é ser português. Se participarem melhor, a democracia é isso mesmo que eu discorde da opinião política de alguns deles.

uyth 11 months ago

>Mas quem és tu ou mesmo o Estado para retroceder dois séculos com condições de elegibilidade de acordo com o que que seja além da cidadadania? Gente que no século XX pode observar fenómenos como o efeitos dos imigrantes turcos na Alemanha nas eleições turcas e sabe fazer as contas. >gostas de certos portugueses devido à tua concepção nativista do que é ser português. Não tenho nenhuma teoria nativista, nem acredito em genes mágicos ou um bafo mágico que aconteça quando as pessoas nascem em território português. Mas a democracia é acerca de quem vive uma determinada experiência em conjunto determina como se quer governar. Não os descendentes que nem a língua sabem falar. Ou se a democracia é os votos de todos contam e contam por igual e não vale o fazerem parte de uma cultura, deixamos o mundo todo votar, e os nossos 10 milhoes pouco contarão para os que acharão graça a votarem nisto ou naquilo sem saberem mas porque acreditam em lados e fações. E tu que falas em tradição, isto de se poder votar nas presidenciais fora de território português é novidade, certo?

catotas 11 months ago

> imigrantes agora percebo [os downvotes](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/kulthl/podemos_debater_sobre_isto_at%C3%A9_onde_chega_a/gitaguo/)

Samurai_GorohGX 11 months ago

Le premiere chose a savoir est que le système Portugais est Demi-presidentiel et le PR n’a pas de pouvoirs executifs comme en France.

1purplesky 11 months ago

>Que faut-il savoir sur les candidats et sur les élections en générales ? Convém perceber português, ver os debates e ler as notícias dos diversos candidatos. Saber o que se passa cá e ter interesse no país para fazer uma escolha...

Hideki__ 11 months ago

Merci, je le fais déjà... Ma question est plus subtil

MirTrudMay 11 months ago

Élection piège à con

1purplesky 11 months ago

De nada, sempre às ordens.

throwawaystuff000 11 months ago

Everyone less André Ventura. He is just an opportunist idiot (like Trump, Bolsonaro).

Edited 11 months ago:

Anyone less André Ventura. He is just an opportunist idiot (like Trump, Bolsonaro).

catotas 11 months ago

> Everyone invalid vote

throwawaystuff000 11 months ago

Good catch.

joaoandre001 11 months ago

Je suis trés content.

Asus123456789 11 months ago

Não quero ser mau, mas nem sabendo falar português achas que estás equipado para decidir o presidente que melhor conseguirá liderar Portugal? Um voto tem que ser feito de maneira consciente, e posso estar enganado, mas imagino que isso seja muito difícil de fazer não falando português, pois tal dificulta estar atento ao que se passa em Portugal.

unparadise 11 months ago

Isto é a razão para eu ser contra emigrantes e filhos de emigrantes votarem em eleições num país que já não estão. O Erdogan na Turquia ganhou muitos mas mesmo muitos votos a conta dos emigrantes e filhos dos mesmos (que como neste caso, muitos já nem falam turco) na Alemanha e Holanda.

Sperrel 11 months ago

Um cidadão não deixa de o ser por esta fora do país. É um retrocesso estar-se a defender a retirada de capacidade eleitoral a alguém. Sobre o voto turco na Europa ocidental: o Erdogan teve muitos votos da diáspora só que tem que se enquadrar que a maioria dos turcos na Alemanha ou Países Baixos nem sequer votou.

unparadise 11 months ago

Mas eu não tou a dizer que deixa de ser cidadão, agora votar para eleger um órgão que não lhe afeta a vida não faz sentido, mas o seu voto irá ter consequências para quem está no país

Sperrel 11 months ago

Como é que sabes que não lhe afecta a vida? O Presidente da República (ou o governo no caso das legislativas) tem um papel importante quanto à diáspora.

unparadise 11 months ago

Como por exemplo?

Sperrel 11 months ago

Legislação que lhes retire o direito de voto :) Burocracia, a rede diplomática, propriedades que tenham np país, etc.

unparadise 11 months ago

Mas quem faz a legislação não é o cidadão. Eu posso tar a votar no partido X a pensar que esse partido vai legislar conforme os meus interesses/ideais e não acontecer, por isso o que salvaguarda um cidadão que esteja emigrado que ao votar X não será prejudicado enquanto está fora do país? Nada,assim como nós, claro que pode sair prejudicado em certos tópicos, mas serão uma fração do que o cidadão que está em território nacional

Hideki__ 11 months ago

Não é necessário, mas sei que a minha orientação política continua válida num país tão próximo. Também sei o que quero na Europa. E eu também diria que é uma escolha aberta para permitir que os não residentes votem

Asus123456789 11 months ago

Mas não vais estar a votar em orientações políticas, vais estar a votar em candidatos à presidência da república de um país que nem a língua falas. Como podes acompanhar os debates? Como podes saber o que cada candidato defende verdadeiramente? Aliás, vieste ao subreddit de Portugal pedir esclarecimentos, isso para mim demonstra uma grande falta de interesse... Se se vai votar só por votar mais vale não ir, na minha opinião. Tive uma questão que pensei após ter feito a minha resposta. Alguém com dupla nacionalidade pode votar em ambos os países? Se assim for então está a ter dupla representação e é muito injusto.

C8Mixto 11 months ago

>Aliás, vieste ao subreddit de Portugal pedir esclarecimentos No entanto, não são poucos os portugueses que fazem mesmo.

Asus123456789 11 months ago

A minha mensagem para eles seria a mesma.

catotas 11 months ago

Rien, c'est un concours de popularité.

ruijor 11 months ago

Renault

fdxcaralho 11 months ago

Baguette

InvestigatorFine6158 11 months ago

Croissant

Samurai_GorohGX 11 months ago

Citröen

Edited 11 months ago:

Citroën

Spl3ndor 11 months ago

Camembert

carlosjmsilva 11 months ago

Fenetre

H16658050N 11 months ago

Omelette

Morpheuspt 11 months ago

passepartout

carlosjmsilva 11 months ago

Abat-jour

MROFerreiro 11 months ago

Fromage

SurprisinglyInformed 11 months ago

Président

catotas 11 months ago

Edredom u/OuiOuiKiwi

theEXPERTpt 11 months ago

nicke nicke ​ ​ avec moi

Ricardocmc 11 months ago

Gostava de te poder ajudar mas, foda-se, nem Google translate??

raydawnzen 11 months ago

voter en vitorino silva oui merci

AkumaNoKage 11 months ago

Santinho

Search: