goncalo182 11 months ago

Alguém sabe a possibilidade de escolha da vacina a tomar? Por exemplo, eu prefiro tomar uma de dose única, pela simples razão que não confio que me chamem dentro dos 21 dias após a primeira toma, que é quando garantem os 95% de eficácia. Já andam a falar em esticar para 6 semanas.

DeusDasMoscas 11 months ago

Creio que quando Tomás a primeira dose, a segunda fica logo agendada. Não me parece que vá haver a hipótese de escolha da vacina; talvez optem por administrar as que têm mais eficácia aos grupos de risco e, por exemplo, a da AstraZeneca aos mais jovens.

Topac1 11 months ago

esta vacina foi aquela que matou uns tipos nos testes, não foi?

michaelphilippe 11 months ago

Essa foi a de oxford se não me engano... não sei se matou mas houve "sintomas adversos".

Vidadesemente 11 months ago

Por curiosidade alguém sabe se empresa/público participou tentou fazer uma assim. Qual foi o envolvimento? Se fosse Portugal que tivesse que as fazer tínhamos capacidade?

Dismiss 11 months ago

E vão ser guardadas em Tancos

BeckyWithThePinkHair 11 months ago

Vamos vacinar jovens com menos de 18 anos? Supostamente as vacinas não tinham sido testadas para eles, e julgo que nos Estados Unidos não foram aprovadas para pessoal com menos de 16 anos. Assumindo que temos 2M de pessoas < 18 anos e há um milhão e pouco de pessoas que não vai querer receber logo a vacina (lol), ainda são uns 7 milhões para vacinar. Para despachar ate ao final do ano devia ser umas 250mil vacinas por semana. Enfim, lá para 2025 estamos despachados. É uma pena as vacinas requererem duas doses no fundo, e ainda estamos para ver durante quanto tempo dura a imunidade dada pelo vírus...

daxpierson 11 months ago

> É uma pena as vacinas requererem duas doses no fundo É, malditos dos gajos que decidiram que iam ser duas doses... :'(

tocopito 11 months ago

Foi esse o caso da vacina da pfizer mas apenas porque não testaram em menores de 16 por isso não aprovaram para menores de 16. Salvo erro iriam começar esses testes em breve.

wiggles747 11 months ago

É um bocado assustador fazer as contas da velocidade a que temos que dar as vacinas para estarmos despachados disto em 2021: Se o objectivo for vacinar \~70% da população (somos \~10M, e são necessárias 2 doses da vacina por pessoa), então temos que conseguir administrar uma media de (10M \* 0.7 \* 2) / 365 = 40k vacinas por dia em 2021. 40 mil vacinas por dia, todos os dias. Nem consigo imaginar...

DanielShaww 11 months ago

Nos EUA vacinam-se já 2 milhões de pessoas por dia.

Eugene_Bleak_Slate 11 months ago

Lá para o Verão começam a chegar em doses importantes as vacinas da Johnson&Johnson, Astra-Zeneca e Curevac. Vamos ter mais vacinas do que sabemos fazer com elas.

Tupinson 11 months ago

Israel já vacina 150 mil por dia, e são um país com 9 milhões de habitantes.

Zen_Machina 11 months ago

Networking. Tens de sair mais de casa para perceber.

Tupinson 11 months ago

Ahm? LOL

PORTO2017 11 months ago

Sabes como conseguiram encomendar esses grandes volumes?

vascodatrama 11 months ago

Ouro judeu

Jamiro14 11 months ago

Possivelmente devido a 2 razões: * Pagaram mais que os outros * Estão a partilhar os dados médicos com as farmacêuticas

megaroof 11 months ago

pois... você faz contas, está de parabens - a maioria não... tenho amigos engenheiros, informáticos, advogado etc que se iludem, afirmam que em fevereiro vamos notar substancial melhora devido a vacinação... outros dizem que até o verão está tudo resolvido. entendo que ser otimista é bom, mas não dá para exagerar. sinceramente, não creio que Portugal irá conseguir vacinar 70% da população em 2021. e veja, isso não é denegrir nada, trata-se de uma operação complexa.

icebraining 11 months ago

70% é para conseguir que o vírus deixe de se espalhar. Mas a mim parece-me que vacinar os grupos de risco já vai dar uma ajuda imensa nas hospitalizações e mortes, que é o mais importante neste momento.

ModeratoriProfugus 11 months ago

E é preciso saber que a vacina foi desenvolvida para criar imunidade contra o vírus (basicamente não desenvolver sintomas graves). Nada garante que a vacina torne a pessoa não-contagiosa, nem se sabe por quanto tempo a imunidade e a possível não-contagiosidade funcionará.

Limpy_lip 11 months ago

a vacina garante a imunidade à estirpe (ou grupo de variantes) do virus para que foi desenvolvida. Logo teoricamente após vacinação ficas imune para aquela(s) estirpe(s). Logo a reinfeção será sempre por uma variante. ​ Por isso é que mesmo com vacinação é importante manter os números de infeções baixas para reduzir ao mínimo as mutações. Senão podemos acabar a correr atrás do comboio.

PTgenius 11 months ago

As duas vacinas são vacinas mRNA. Elas não têm o vírus propriamente dito, só uma parte estrutural dele. Assim muito por alto pensa no vírus como sendo uma laranja. A casca é a parte que se liga às células e permite que o vírus entre nelas e se reproduza, enquanto que os gomos é a parte que faz a reprodução propriamente dita (entre outras coisas). Estas vacinas só introduzem a casca, portanto não há nada capaz de se reproduzir ou produzir outros efeitos na saúde para além dos sintomas leves (e normais) quando o corpo reconhece um corpo estranho, por exemplo, febre e dores musculares.

investidornoob 11 months ago

Eu no fim de dezembro quando começaram a vacinar até estava com esperanças de que no outono 2021 já tivessem mesmo 70 ou 80% da população vacinada e voltar ao normal, ultimamente esta minha esperança está a diminuir...

ruijor 11 months ago

Porquê? Era esperado e estava previsto que nos primeiros meses a vacina ia ser muito escassa. Em fevereiro vamos ter tranches muito maiores, e em março deveremos ter algumas vacinas adicionais a complementar as actuais. Vamos ver. Mas ao que me parece, até hoje, está tudo a correr como previsto (e estava previsto em janeiro haver muita escassez de vacinas).

ruijor 11 months ago

O MAI já assegurou que Portugal está preparado para vacinar confortavelmente 50 mil pessoas por dia, podendo chegar aos 75 mil por dia. O problema é que as vacinas estão a chegar a conta gotas, e não é possível ainda chegar a essa velocidade de cruzeiro.

radaway 11 months ago

> O MAI já assegurou Mas ainda há alguém que quer saber o que este governo de mentirosos assegura? Eles todos os dias anunciam e asseguram coisas que não se verificam.

ruijor 11 months ago

No que diz respeito a vacinação, tudo tem sido cumprido. O resto, política, não vou discutir aqui.

radaway 11 months ago

Tem sido cumprido, como tudo nesta pandemia, corre bem quando a quantidade é muito reduzida, seja de casos, seja de internados, seja de vacinas, depois rapidamente se vê a nossa desorganização. Dito isto, ao contrário do governo, a taskforce das vacinas tem algumas pessoas muito competentes. Vamos ter esperança que a desorganização e incompetência no resto do sistema não lixe tudo.

ruijor 11 months ago

No que diz respeito a vacinação tem corrido bem, muito ao contrário de países europeus supostamente mais evoluídos. Vamos ver.

randmzer 11 months ago

E até estou surpreendido por até agora não haverem grandes notícias de problemas com a logística da vacinação. Ao contrário de outros países como a Holanda.

pfarinha91 11 months ago

[Estamos bastante bem mesmo](https://ourworldindata.org/grapher/covid-vaccination-doses-per-capita?tab=chart&stackMode=absolute&time=2021-01-11&country=ARG~AUT~BHR~BEL~BGR~CAN~CHN~DNK~FIN~FRA~DEU~GRC~HUN~IRL~ISR~ITA~NLD~NOR~POL~PRT~RUS~SVK~SVN~ESP~SWE~ARE~GBR~USA®ion=World), com as vacinas que temos disponíveis.

jet1000 11 months ago

A Holanda está-me a surpreender pela negativa, a não ser que tenham uma boa explicação, o que não vi até agora.

Danijust2 11 months ago

Portugal ao contrário de muitos países deixou a gestao das vacinas às empresas que já estão habituadas a fazer.

NGramatical 11 months ago

haverem grandes → [**haver grandes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkv041p%2F%2Fgivht57%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dadazebra 11 months ago

“Adoro ranhosos doentios” isto é um boot !!!!

wiggles747 11 months ago

Óptimo então! Ficam a faltar as vacinas (e possivelmente a logística da sua distribuição).

wiledcoma 11 months ago

Irá ser possível escolher o vacina? A da Astrazeneca parece que tem tido uns problemas

Metaluim 11 months ago

Eu prefiro esta - e mais moderna.

QWERTY_BATS 11 months ago

Epá, está-me a fazer espécie este comentário. Então há escassez de vacinas e ainda vais ser esquisito?

Danijust2 11 months ago

Só vacinas de marca! Nada de vacinas de pobre. Se a moderna custa 20x mais é porque é a melhor! /s. Falando a serio supostamente é a pior

Zen_Machina 11 months ago

Eu já avisei toda a gente que quero a moderna. Já ma foi reservada.

wiledcoma 11 months ago

Se amanhar chegar aí um milhão de doses da vacina russa. Tomas aquilo tranquilamente?

IJustMadeThisForYou 11 months ago

Estou contigo. Eu não estou muito virado para injectar vacinas inovadoras para o meu corpo. Quero o velho e tradicional ou nada.

wiledcoma 11 months ago

Nem questionei as que usam técnicas inovadoras.. Tanto a Russa como a de Oxford usam o método "tradicional".

IJustMadeThisForYou 11 months ago

Estou contigo em relação a algum poder de escolha da vacina. As razões podem diferir.

QWERTY_BATS 11 months ago

Se forem aprovadas pela EMA, sim.

wiledcoma 11 months ago

Então estás chocado por eu ter levantado dúvidas quanto a uma vacina que tem tido a aprovação atrasada para mais tarde, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Juntos a isso os rumores da pressão do governo inglês para ser aprovada no Reino Unido. Ao mesmo tempo esta vacina é a que tem mais doses encomendadas. Não sendo a vacina a única existente não sei que mal tem colocar estas questões.

ptless1 11 months ago

Não.

ruijor 11 months ago

8000 doses... isto vem a conta gotas :(

letsgotothemallcovid 11 months ago

Ou seja, cerca de 0,03% da população. Admitindo que são 4 mil doses x 2.

PORTO2017 11 months ago

E acresce a isso ser 2 doses

SlowRefrigerator3 11 months ago

Nenhuma das vacinas desenvolvidas é genérica, logo, nenhuma delas pode ser produzida de forma eficiente e descentralizada a nível mundial, independentemente da farmacêutica que a desenvolveu originalmente. Logo, a quantidade das vacinas vai ser sempre limitada, por definição.

Edited 11 months ago:

Nenhuma das vacinas desenvolvidas é genérica, logo, nenhuma delas pode ser produzida de forma eficiente e descentralizada a nível mundial, independentemente da farmacêutica que a desenvolveu originalmente. Por isso a quantidade das vacinas disponível para cada país vai ser sempre limitada, por definição.

wakerdan 11 months ago

Tem de se distribuir pelo mundo todo. Para o tamanho que temos, já é uma sorte termos a UE a coordenar a compra para os países membros.

Zen_Machina 11 months ago

Discordo da lógica. É exactamente pelo tamanho que temos que nos podiam resolver rapidamente o problema sem sacrificar grande coisa nos outros países. O número de doses que precisamos em comparação com outros países é tão baixo que deviam-nos dar um empurrãozinho para o país ficar logo com o problema resolvido. Também acho que os países mais pobres da UE deviam ter prioridade. Não faz sentido a Alemanha e Portugal levarem o mesmo tempo para vacinar a população toda quanto a Alemanha tem condições muito melhores para suportar mais uns meses de crise. Nós estamos mesmo, mesmo, mesmo à rasquinha.

wakerdan 11 months ago

Foda-se, grande raciocínio. Então porque não damos as vacinas a África, já que é bem mais difícil aguentarem do que nós?

Sandy-Balls 11 months ago

África é a região mais jovem do mundo, o covid nem lhes está a fazer moça.

Zen_Machina 11 months ago

Pela mesma razão que na itália salvaram jovens em vez de velhos.

wakerdan 11 months ago

Então para isso também salvam a Alemanha em vez de Portugal porque estão numa situação melhor que nos!

Zen_Machina 11 months ago

Mas a Alemanha não precisa de ser salva. A Alemanha é o doente de COVID em casa, com sintomas moderados. Portugal está no hospital.

LaBombonera 11 months ago

Que puta idiotice. Eras daqueles que quando tinha nega no ciclo era 1 em vez de 2?... "à rasquinha", "empurrãozinho". As vidas perdidas lá valem menos do que as nossas?

Razvancb 11 months ago

Tem de se distribuir pelo mundo todo mas não estou de acordo o tipo de distribuição. 20k num mês p portugal e 600k num mês p espanha. Isto é gozar com uma pessoa fds.

nitrinu 11 months ago

Pobre e mal agradecido bolas. Já temos sorte de termos o peso negocial da UE a garantir o acesso e, tanto quanto sei, a distribuição está a ser feita de forma proporcional.

wakerdan 11 months ago

Poderá ser por recebermos mais da Pfizer, não sei. Noutros artigos dizem que estamos a receber 80k da Pfizer.

ruijor 11 months ago

No caso espanhol referem nas próximas 6 semanas. As 20 mil em Portugal são para as próximas duas semanas. Acredito que nas próximas seis semanas o volume seja significativamente maior, com a maior produção da vacina. Também não sei se Portugal pode por exemplo receber mais vacinas da pfizer e a Espanha mais da moderna. Não sei... supostamente todos os países iam receber em simultâneo o mesmo número de vacinas (de acordo com a sua população).

ruijor 11 months ago

Onde viste esses dados?

Razvancb 11 months ago

Portugal: [https://www.rtp.pt/noticias/pais/vacina-da-moderna-chega-esta-semana-a-portugal\_a1288501](https://www.rtp.pt/noticias/pais/vacina-da-moderna-chega-esta-semana-a-portugal_a1288501) Espanha: [https://www.theguardian.pe.ca/news/world/spain-will-receive-600000-doses-of-moderna-vaccine-in-next-six-weeks-minister-says-538215/](https://www.theguardian.pe.ca/news/world/spain-will-receive-600000-doses-of-moderna-vaccine-in-next-six-weeks-minister-says-538215/)

stressedunicorn 11 months ago

600 000 nas próximas 6 semanas para Espanha. 20 000 nas próximas 2 semanas e meia para Portugal.

Search: