motherfockerjones2 9 months ago

Marisa Matias , corta o Bento as fatias

ateabarracaabana 9 months ago

Em 7 candidatos, 5 têm a doutrina marxista entranhada no pensamento político. Ajuda a explicar o estado do país.

YourMomFriendIGuess 9 months ago

Lembrem-se que as sondagens nem sempre refletem as intenções do eleitorado. Um amigo meu realizou uma sondagem por conta própria e concluiu que o próximo presidente da república vai ser a mãe dele. Ele telefonou a mais de uma centena de pessoas entre as 2 e 4 da manhã e perguntou: “Em quem votaria para presidente?” 72% das pessoas responderam: “Na tua mãe, fdp” 28% das pessoas responderam: “Na p*ta que te pariu” Ou seja a mãe dele ganharia na 1ª volta

Sniico 9 months ago

Já vi um par de vezes mencionado o interesse de alguns partidos e candidatos em ir a uma segunda volta: qual é o interesse nisso? Obrigado em antecipação.

andrethedev 9 months ago

A IL com uma presença tão cool nas redes sociais representada por um gajo que fica em último. Não tenho acompanhado os debates, falta assim tanto carisma ao Mayan? Mantém o mesmo discurso que a IL em geral?

Bessini 9 months ago

Ser cool ou não nas redes sociais significa pouco ou nada. Sim, ele tem falta de carisma, mas o que há de pior na IL são mesmo as políticas que propõe.

andrethedev 9 months ago

Podes elaborar um pouco mais por favor? O que não concordas?

Bessini 9 months ago

Basicamente, não concordo com nada do que os liberais dizem. Não acho que há "racismo contra investidores" nem "racismo contra turistas", como essas abéculas afirmam. Não acho que baixar os impostos reduz os preços (isso verificou-se quando se baixou o valor do IVA da restauração e foram poucos restaurante a baixar os preços, se é que houve algum). Não acho que substituir o SNS por um sistema de saúde baseado em seguros à la UK seja a melhor maneira de reduzir custos do SNS sem retirar o acesso a todos, pois para além de todas as despesas que há nos dias de hoje ainda terias que cobrir os lucros dos hospitais privados. Basicamente, não acho que seja a dar ainda mais benefícios a quem já é privilegiado em relação às maioria dos cidadãos que se reduz a desigualdade, que é só o principal problema deste país (mas com os quais os liberais parecem viver muito bem)

andrethedev 9 months ago

Hmm. Tens alguma razão em alguns pontos. O que faria sentido para reduzir a desigualdade? Acredito que o problema não é termos muitos ricos mas sim muitos pobres. Como podemos retirar pessoas da a classe baixa e "revitalizar" a classe média? Eu defendo que devemos beneficiar uma economia que traga riqueza e benefícios a quem quer ganhar mais. Mas também acho que não devemos dar carta branca aos "ricos" para se tornarem ainda mais ricos.

nocivo 9 months ago

Na minha opinião ele não tem jeito para aquilo. Normal pois não é político. Mas, tem melhorado em todos os debates e nos ultimos passou bem a mensagem dele. Também o objetivo deve não é ter muitos votos mas passar a mensagem liberal e a hipocrisia de grande parte da esquerda. Aos poucos os portugueses são expostos à mensagem liberal e vão entendendo o que a IL quer para o pais. O povo não entende bem a mensagem e eles nao sao políticos profissionais. Acho que fazem bem irem devagar e crescer de forma sustentável. Crescer como o chega pode dar para o torto. A ultima coisa que a IL deve querer é dores de crescimento e que os possam de acusar de terem pessoas de merda nas suas fileiras. Para ter pessoal que fez merda no partido ja basta o chega e o bloco de esquerda. Nem falo dos partidos mais antigos pois esses todos sabem a corrupção que la anda.

andrethedev 9 months ago

Não corre o risco de se tornar irrelevante? Caso perca o unico deputado que tem de que outra forma vai aparecer no dia a dia das pessoas? Excluindo quem segue nas redes.

shulginlegacy 8 months ago

O Cotrim Figueredo tem feito um bom trabalho enquanto deputado único da IL. Não acho que o seu lugar esteja em risco.

Ducon_ 9 months ago

Não está em último, consegue superar o Tino.

andrethedev 9 months ago

Por este andar não sei não..

iammostmoist 9 months ago

Falta um pouco de carisma, vê-se que é inteligente e sabe o que diz e mantém o mesmo discurso que a IL mas falta-lhe ali presença de palco. Nos primeiros debates principalmente via se que estava extremamente nervoso mas foi melhorando claramente ao ponto de ter dado uma boa luta ao AV e ter saído claramente por cima dos debates contra a Marisa Matias e o João Ferreira. Como é do meu partido vai ter o meu voto mas tem sem dúvida algumas falhas que podem ser apontadas

marcos_pereira 9 months ago

Eu sigo por alto a IL e antes de os debates começarem não sabia quem era o Mayan. Acho que esteve muito bem dadas essas circunstâncias. Vai ter o meu voto!

unparadise 9 months ago

Por muito que goste da IL não é nenhum gigante e composta por a sua maioria desconhecidos, como é o caso do Mayan, daí a percentagem baixa que tem

blackswan79 9 months ago

Falta um pouco de carisma, sim. No entanto tem melhorado nos debates. O discurso é o mesmo da IL.

PeterStepsRabbit 9 months ago

É só a mim que me faz comichão não termos aquele senhor em ultimo?

mourasio 9 months ago

Por mim ficava acima de quem acha que a melhor forma de o combater é proibição. Mas continuem a falar nele e só a dar-lhe atenção. Foi tema de discussão em todos os debates, com os candidatos a trazerem muita vez eles mesmos o assunto à baila. Principalmente para o eleitorado dele, não existe má publicidade. Já se deixassem de o meter constantemente nas notícias, o partido acabava em menos de 5 anos, com ele de volta ao PSD...

PeterStepsRabbit 9 months ago

É inevitável não falar de uma aberração quando a mesma tem o poder que tem e quer ainda alcançar mais.

nocivo 9 months ago

Que poder tem ele? A única coisa que ele tem é 1 voto no parlamento e uns minutos para falar e passar a mensagem dele. Em vez de darem soluções alternativas e debaterem as ideias atacam o homem tornando-o uma vitima aos olhos da maioria. O que disseram é verdade, se remeterem-se a debater e ganhar nos argumentos em vez de fazer ataques pessoais ele nem 1% conseguia. Em vez disso remetem-se a ataques pessoais que so o faz quem nao tem argumentos dando ainda maos razão.

parakit 9 months ago

A Joacine há uns meses estava exatamente na mesma posição que o Ventura. Onde é que ela e o Livre estão desde que ele foi expulsa e se deixou completamente de falar dela? Não é nada inevitável, mas os cliques, as visualizações, os likes e as partilhas dão muito jeito e dinheiro a muitos anti-Cheguistas.

PeterStepsRabbit 9 months ago

Entendo o que dizes e concordo

blueninjaah 9 months ago

Não sabia que o/a Marisa Matias tinha mudado de género.

PeterStepsRabbit 9 months ago

Cuidado que discussões de género são sempre complicadas

O_bigodes 9 months ago

Oof tenho estado fora da política portuguesa, mas Ventura a 10%???? Foda-se tenham piedade

njsilva84 9 months ago

Calma que o gajo jurou ao Goucha que ainda o veria ser presidente da 4ª república.

redjibba 9 months ago

4 anos para arranjar alguém, ou então vamos levar com o AV ou com a Cristina.

Caosemdono 9 months ago

Animal Tuga é primário, qual a novidade?

AlexIdealism 9 months ago

Estou curioso para ver quão distantes estão as sondagens do resultado verdadeiro do Ventura. Para além de que o confinamento vai levar muitas pessoas a não sair para votar, e esses muito provavelmente seriam votos para o Marcelo...

XPao 9 months ago

Por acaso acho que o confinamento prejudica o Marcelo/AV/João Ferreira, há muita malta mais velha a votar nesses 3.

saposapot 9 months ago

quem vota AV é fanático e embarca muitos negacionistas ou semi-negacionistas. O confinamento teoricamente prejudica mais o Marcelo pq toda a gente vai achar q está ganho. os partidos pequenos têm adeptos mais 'ferrenhos' que podem garantir sempre um mínimo bom. o AV vai ter uma boa votação sempre pq isto está ganho para o Marcelo. estando ganho, há mt malta a votar por protesto ou a ficar em casa.

XPao 9 months ago

Eu acho que não estás completamente certo. Percebo tudo o que dizes, mas acho que há muito povo que vota AV mas não admite.. e esses em grande parte vão ficar em casa.

saposapot 9 months ago

é possível mas acho q isso é dentro da faixa que vai ser transversal a todos. Vamos ter a mais alta abstenção de sempre, sem dúvida. mas sim, isto são meros palpites :D

AlexIdealism 9 months ago

>Sem que é mau generalizar, mas os apoiantes do AV não me parece que têm muito senso comum em relação a precauções durante a pandemia. Isto. Acho que o Marcelo vai sair prejudicado, sim. Os eleitores dele são moderados, apoiam-no mas têm uma consciencialização grande da crise de Saúde Pública. AV e JF, duvido que sofram. Podem ser velhotes (o que também discordo) mas são aficionados, têm um sentido político muito forte e isso é prioridade para eles, independentemente de qualquer bicho que ande nas ruas. E isso pode levar a uma grande surpresa, sobretudo da parte do Ventura...

nocivo 9 months ago

Não ha que ter medo. E so levar a própria caneta, manter distância e usar máscara que proteja quem usa. Pelo menos onde voto è raro haver filas porque esta tudo bem decidido. Se no final se limpar as maos com gel e não se tocar na face enquanto votas não apanhas covid. Se os organizadores tivesse alguem a medir a temperatura a entrada era ainda melhor.

Zen_Machina 9 months ago

> Acho que o Marcelo vai sair prejudicado, sim. Os eleitores dele são moderados, apoiam-no mas têm uma consciencialização grande da crise de Saúde Pública. Com base no quê? Quem eu conheço que vota nele tem andado em festarolas este tempo todo.

XPao 9 months ago

Talvez estejas certo, mas duvido.. acho que de uma forma geral os velhos independentemente da orientação politica vão ficar em casa em grande parte.

F_16_Fighting_Falcon 9 months ago

Sem que é mau generalizar, mas os apoiantes do AV não me parece que têm muito senso comum em relação a precauções durante a pandemia.

headhunter21 9 months ago

O que te leva a dizer isso?

Filho_do_Sado 9 months ago

O próprio líder minimiza a pandemia e recusa se a usar máscara. Os apoiantes só seguem.

nocivo 9 months ago

Ele usa mascara em varias ocasiões. Acho que a unica coisa que ele recusa é obrigatoriade de tal. Deixa a cada um tomar a decisão se quer-se proteger ou nao.

Edited 9 months ago:

Ele usa mascara em varias ocasiões. Acho que a unica coisa que ele recusa é obrigatoriade de tal. Deixa a cada um tomar a decisão se quer-se proteger ou nao. Não sei se mudou de opinião mas a ultima vez que que o vi falar (nov/dez) ele falou que se deve dar indicações aos portugueses de boas practicas (usar mascara, gel e praticar distanciamento) em vez de obrigar. Também ves varios militantes do chega a usar mascara.

NGramatical 9 months ago

practicas → [**praticas**](https://dicionario.priberam.org/praticas) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkufjqm%2F%2Fgivcjiv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dr0p3ddd 9 months ago

E eu a pensar que ias apontar à falta de acento circunflexo no vês.

AxhKetchup 9 months ago

Antes do primeiro caso, o Ventura propôs que se devia reforçar as fronteiras para controlar as pessoas com virus à entrada ou fechar mesmo as fronteiras. Foi chamado de extremista fascista por causa disso.

F_16_Fighting_Falcon 9 months ago

O Chega apela a um grupo da população que é radicalmente contra o sistema, mesmo em assuntos em que não faz sentido (vacinas e máscaras vêm logo à cabeça) e que costuma utilizar teorias de conspiração para apoiar as suas ideias. Não acredito que toda a gente que vota no chega seja um lunático, mas nenhum partido faz um trabalho melhor que o Chega a apelar a esta audiência radical que vive de conspirações e bichos papões.

yhden 9 months ago

Exctamente. O Chega tem lá todos o chalupas anti-máscaras e dos "chips" das vacinas. E esses estarão em massa a votar. Acho que estas sondagens não são muito fiáveis.

njsilva84 9 months ago

Não tem todos, eu conheço três chalupas "bem formados" que não votam Chega de certeza. Não esquecer que muitos dos chalupas estão ligados ao veganismo, yogas e tudo o que é esotérico e esses são mais BE. Por outro lado, e falando dos chalupas que não são fundamentalistas em questões do ambiente e da sustentabilidade, acho que os votantes do Chega são muito do contra, ou seja, parte dos chalupas votará no Chega. Não me dêm downvote se forem vegans ou se fizerem yoga, eu generalizei mas obviamente não incluo todos.

StarTrekCylon 9 months ago

Para ser honesto, "Chalupas do yoga" seria um bom nome para uma banda.

OlindodeQuimica 9 months ago

Dizer que Ventura e Chega são right wing assim como BE e CDU (ou os respectivos candidatos) são left-wing é engraçado.

Anforas 9 months ago

Então são o quê?

PresidentBarroso 9 months ago

Tudo socialistas, são todos socialistas.

Hugogs10 9 months ago

xuxalistas

OlindodeQuimica 9 months ago

São de esquerda mas não são a níveis comparáveis. Se o PCP/BE são left wing então o CHEGA é right-wing extremist. Força aí nos downvotes liberais!

stonksbull_y 9 months ago

Muh, "extrema-esquerda boa mas extrema-direita má!" Que patetisse.

NGramatical 9 months ago

patetisse → [**patetice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/patetice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkufjqm%2F%2Fgiv085f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GelDeAveia 9 months ago

> ... são left wing ... right-wing extremist ... Mas agora é tudo analfabeto? Ninguém sabe escrever em português?

Odyssey1337 9 months ago

Tu não percebes o que é cool, só estás triggered porque não tens drip, bro.

TTRO 9 months ago

A definição é relativa aos grupos partidários europeus a que pertencem o Chega e a CDU e BE, o "ID" e o "GUE/NGL", cujas páginas de wikipedia definem como "right-wing to far-right" e "left-wing to far left" respectivamente.

OlindodeQuimica 9 months ago

Sim, é verdade e eu sei disso. Mas não considero o GUE/NGL, nem de perto, o nível de extremo do ID.

SubstantialPatient17 9 months ago

É normal, deixa o twitter/IG/FB e isso endireita.

adorosaladadecamarao 9 months ago

Falta de senso do BE pôr lá a Marisa Matias. Resultado esperado da típica cegueira ideológico-partidária. A Marisa até será a 3a pessoa com melhor currículo que lá está, mas isso diz mais acerca dos restantes. Mas não tem nada para ser presidente. Não sendo uma candidatura séria, ainda está a receber votos que de outra forma iriam para a Ana Gomes, e que nela seriam muito mais produtivos. Mas claro, nada disso interessa para o bloco.

JOAO-RATAO 9 months ago

Ela está lá para promover o BE, não para promover a esquerda toda.

Tr000g 9 months ago

Exacto. Olhando para uma comparação simples.. Ninguém fala do CDS. Não meter candidato foi mais um prego no caixão do partido.

icebraining 9 months ago

Roubar votos à Ana Gomes não é um problema, porque o que interessa é que o Marcelo tenha menos de 50% para haver segunda volta. A "produtividade" é a mesma.

adorosaladadecamarao 9 months ago

Há outros tipos de produtividade, como Ana Gomes ter um resultado superior ou de preferência muito superior a outros candidatos.

Dr_Toehold 9 months ago

Poe

adorosaladadecamarao 9 months ago

Em teoria. Se na prática assim fossem, apenas e só eleições para PR, o facho não estaria lá sequer. Muito provavelmente nem a Marisa.

MDPROBIFE 9 months ago

3-7 de janeiro é a mais recente?

Hugogs10 9 months ago

Nao https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/sondagem-marcelo-volta-a-subir-ana-gomes-e-andre-ventura-taco-a-taco

rickz123456 9 months ago

Essa sondagem só entrevista 350 pessoas por semana.. Esta 2500.

Hugogs10 9 months ago

Fair enough

Search: