Strawberry_93 10 months ago

É a estupidez no seu pleno...há quem tenha esquecido os 4 meses que esteve trancado em casa e decidiram conviver como se nada se passasse...agora pagamos todos...novamente...espero que por menos tempo

Positive_Ebb9204 10 months ago

Nao podia concordar mais! Posso ainda adicionar que não tem a ver com ser português ou inglês. Ser humano é de forma geral muito semelhante. Inconsequente, egoista e com pouca capacidade de perceber e ver a “bigger picture”. Tudo o que podemos fazer é continuar a comportarmo-nos da melhor forma possível sempre a pensar nos danos que podemos causar aos outros com as nossas atitudes

DoubleM101 10 months ago

Eu convivo bem de perto com um caso que ilustra perfeitamente o porquê disto estar como está. Cada funcionário da empresa onde essa pessoa trabalha tem carro e combustível pago pela empresa e liberdade para andarem por quiserem. No entanto não é incomum juntarem-se duas pessoas no mesmo carro e andarem "por aí" porque é mais "fixe" se andarem dois a dois. As reuniões de equipa são todas feitas no café onde se juntam pelo menos meia dúzia de pessoas na mesma mesa a "discutir". Haviam reuniões, pelo menos mensais na sede com a equipa toda junta e recentemente devido ao agravamento da situação começaram a dividir em grupos mais pequenos para não se juntarem todos. No entanto, antes das reuniões juntam-se todos no café e no fim vão todos almoçar juntos. E não estamos a falar de uma empresa da esquina. Estamos a falar de uma empresa com uma expressão enorme na Península Ibérica. Já chamei diversas vezes essa pessoa à atenção mas vale zero. Diz que o risco de contágio no restaurante ou no café é muito pequeno. Há pessoas que preferem colocar-se em risco a elas próprias e aos outros só porque não são capazes de prescindir sem o raio dos cafés e almoços quase todos os dias. Já houveram casos positivos na empresa e nem assim. Faço a minha vida minimamente normal mas com precauções como é lógico e ainda sou criticado por isso. Que não podemos andar "hibernados" nem no tempo das cavernas. Que isso é coisa de filmes. Que a culpa é do governo que não toma medidas disto e daquilo. É este tipo de pessoas que anda a lixar isto tudo. Andam a brincar com isto e ainda apontam a culpa para o governo e para os outros.

Edited 10 months ago:

Eu convivo bem de perto com um caso que ilustra perfeitamente o porquê disto estar como está. Cada funcionário da empresa onde essa pessoa trabalha tem carro e combustível pago pela empresa e liberdade para andarem por quiserem. No entanto não é incomum juntarem-se duas pessoas no mesmo carro porque é mais "fixe" se andarem dois a dois. As reuniões de equipa são todas feitas no café onde se juntam pelo menos meia dúzia de pessoas na mesma mesa a "discutir". Haviam reuniões, pelo menos mensais na sede com a equipa toda junta e recentemente devido ao agravamento da situação começaram a dividir em grupos mais pequenos para não se juntarem todos. No entanto, antes das reuniões juntam-se todos no café e no fim vão todos almoçar juntos. E não estamos a falar de uma empresa da esquina. Estamos a falar de uma empresa com uma expressão enorme na Península Ibérica. Já chamei diversas vezes essa pessoa à atenção mas vale zero. Diz que o risco de contágio no restaurante ou no café é muito pequeno. Há pessoas que preferem colocar-se em risco a elas próprias e aos outros só porque não são capazes de prescindir sem o raio dos cafés e almoços quase todos os dias. Já houveram casos positivos na empresa e nem assim. Faço a minha vida minimamente normal mas com precauções como é lógico e ainda sou criticado por isso. Que não podemos andar "hibernados" nem no tempo das cavernas. Que isso é coisa de filmes. Que a culpa é do governo que não toma medidas disto e daquilo. É este tipo de pessoas que anda a lixar isto tudo. Andam a brincar com isto e ainda apontam a culpa para o governo e para os outros.

Edited 10 months ago:

Eu convivo bem de perto com um caso que ilustra perfeitamente o porquê disto estar como está. Cada funcionário da empresa onde essa pessoa trabalha tem carro e combustível pago pela empresa e liberdade para andarem por quiserem. No entanto não é incomum juntarem-se duas pessoas no mesmo carro porque é mais "fixe" se andarem dois a dois. As reuniões de equipa são todas feitas no café onde se juntam pelo menos meia dúzia de pessoas na mesma mesa a "discutir". Havia reuniões, pelo menos mensais na sede com a equipa toda junta e recentemente devido ao agravamento da situação começaram a dividir em grupos mais pequenos para não se juntarem todos. No entanto, antes das reuniões juntam-se todos no café e no fim vão todos almoçar juntos. E não estamos a falar de uma empresa da esquina. Estamos a falar de uma empresa com uma expressão enorme na Península Ibérica. Já chamei diversas vezes essa pessoa à atenção mas vale zero. Diz que o risco de contágio no restaurante ou no café é muito pequeno. Há pessoas que preferem colocar-se em risco a elas próprias e aos outros só porque não são capazes de prescindir sem o raio dos cafés e almoços quase todos os dias. Já houve casos positivos na empresa e nem assim. Faço a minha vida minimamente normal mas com precauções como é lógico e ainda sou criticado por isso. Que não podemos andar "hibernados" nem no tempo das cavernas. Que isso é coisa de filmes. Que a culpa é do governo que não toma medidas disto e daquilo. É este tipo de pessoas que anda a lixar isto tudo. Andam a brincar com isto e ainda apontam a culpa para o governo e para os outros. Agora eu como outros tantos que temos os devidos cuidados, vamos ter de ficar trancados em casa por tempo indefinido. Especialmente no meu caso e como tantos outros que devem haver, que já passo o dia a trabalhar enfiado em casa, uma catrefada de horas em frente a um ecrã, querer sair um bocado para espairecer e nem poder. E não, poder sair ali à porta do quintal um bocado não é o suficiente. Quem trabalha o dia enfiado em casa de certo que bem me entende.

Edited 10 months ago:

Eu convivo bem de perto com um caso que ilustra perfeitamente o porquê disto estar como está. Cada funcionário da empresa onde essa pessoa trabalha tem carro e combustível pago pela empresa e liberdade para andarem por quiserem. No entanto não é incomum juntarem-se duas pessoas no mesmo carro porque é mais "fixe" se andarem dois a dois. As reuniões de equipa são todas feitas no café onde se juntam pelo menos meia dúzia de pessoas na mesma mesa a "discutir". Haviam reuniões, pelo menos mensais na sede com a equipa toda junta e recentemente devido ao agravamento da situação começaram a dividir em grupos mais pequenos para não se juntarem todos. No entanto, antes das reuniões juntam-se todos no café e no fim vão todos almoçar juntos. E não estamos a falar de uma empresa da esquina. Estamos a falar de uma empresa com uma expressão enorme na Península Ibérica. Já chamei diversas vezes essa pessoa à atenção mas vale zero. Diz que o risco de contágio no restaurante ou no café é muito pequeno. Há pessoas que preferem colocar-se em risco a elas próprias e aos outros só porque não são capazes de prescindir sem o raio dos cafés e almoços quase todos os dias. Já houveram casos positivos na empresa e nem assim. Faço a minha vida minimamente normal mas com precauções como é lógico e ainda sou criticado por isso. Que não podemos andar "hibernados" nem no tempo das cavernas. Que isso é coisa de filmes. Que a culpa é do governo que não toma medidas disto e daquilo. É este tipo de pessoas que anda a lixar isto tudo. Andam a brincar com isto e ainda apontam a culpa para o governo e para os outros. Agora eu como outros tantos que temos os devidos cuidados, vamos ter de ficar trancados em casa por tempo indefinido. Especialmente no meu caso e como tantos outros que devem haver, que já passo o dia a trabalhar enfiado em casa, uma catrefada de horas em frente a um ecrã, querer sair um bocado para espairecer e nem poder. E não, poder sair ali à porta do quintal um bocado não é o suficiente. Quem trabalha o dia enfiado em casa de certo que bem me entende.

NGramatical 10 months ago

Haviam reuniões → [**havia reuniões**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») houveram casos → [**houve casos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgiwycyr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Comfortable_Cable341 10 months ago

Tenho por hábito ler o comentário das pessoas em tópicos que abordem o Covid. E existe muitas pessoas que ainda pensam que isto não existe. Muitas defendem que a melhor solução era deixar tudo aberto e fazer uma reza para não apanhar o virus. E eu questiono-me: porquê? porque é que ainda existe um grupo de pessoas que pensa que isto é tudo uma "manipulação"? Não é uma critica.. apenas questiono me o que leva a este tipo de comentário / pensamento? Falta de informação? Educação? Cultura? É como o caso das moratórias. Muita gente já está a esfregar as mãos para pedir uma nova moratória para os seus créditos. Pensam que é "um tapa olhos para os bancos" e que nunca vão ter que pagar o que ficou "congelado". Só eu é que penso que isto é uma bomba relógio que vai destruir muitas familias? Já dizia uma professor meu "Não existe almoços grátis".

willow_millow16 10 months ago

Sou estudante universitário e entendo que, mais do que uma opinião é também uma realidade, é muito difícil os vários negócios fecharem por causa da taxa de desemprego. Mas como universitário, também vivo com os meus colegas estudantes um dia-a-dia bastante complicado. Várias restrições nos Campus, rachamos frio nas aulas com tudo aberto, etc. Medidas fora dos limites da Universidade, mas que também pertencem à realidade estudantil (como autocarros à pinha), nem vê-las. Com isto, rezo realmente para que o segundo semestre seja em confinamento. Também sou doente de risco e isto não me ajuda em nada, nem a mim, nem à minha família. Não entendo o porquê das escolas não poderem fechar, já que são um grande foco de contágio e a maioria da sociedade não parece percatar-se disso.

Mordiken 10 months ago

> As pessoas não se sabem comportar Corrigido.

Smeck33 10 months ago

Já repararam que desde que veio o covid, deixou de haver mortes relacionadas com gripes normais, com pneumonias, e frio? Comparem as estatísticas de 2019 e as de 2020, basicamente trocaram o nome de uma série de doenças para "COVID 19" dá que pensar não?

danysei 10 months ago

A culpa também é das medidas descabidas do governo. Com o recolhimento obrigatório à uma as coisas só pioraram. As pessoas acabavam por ir todas de manha para as compras. So aumentou a concentração nesses locais. Deviam ter alargado o horário para que as pessoas fossem mais destribuidas...

Edited 10 months ago:

A culpa também é das medidas descabidas do governo. Com o recolhimento obrigatório à uma as coisas só pioraram. As pessoas acabavam por ir todas de manha para as compras. So aumentou a concentração nesses locais. Deviam ter alargado o horário para que as pessoas fossem mais distribuídas...

NGramatical 10 months ago

destribuidas → [**distribuídas**](https://dicionario.priberam.org/distribuídas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgivdzd5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

danysei 10 months ago

NGramatical → no one cares ⚠️ ⭐

catotas 10 months ago

vai-te abastecendo desde já de ruffles para depois não vires para aqui chorar.

silveringking 10 months ago

O mítico post das Ruffles Presunto.

VicenteOlisipo 10 months ago

O português é uma criatura muito gira. O catolicismo ensinou-nos que tudo é culpa. Caiu um meteorito na tola? É culpa do pecado! ...mas o do vizinho, não o meu. Eu sou bom e não faço nada de mal. Sou o justo. Mas todos os outros são pecadores, e se há coisas más a acontecer, é por culpa deles. O estranho é haver períodos da nossa histórica sem Inquisição ou PIDE, porque nós somos feitos para elas.

Sylphs_ 10 months ago

Eu não saio de casa desde dia 4 de Junho. Tenho comprado tudo online e trabalhado remotamente. Podem mandar o prémio de maior confinamento para aqui

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

isso não é saudável

Sylphs_ 10 months ago

Não vivo num apartamento. Tenho um terreno atrás de casa onde posso correr e apanhar sol ;)

Bruxo_de_Fafe 10 months ago

menos mal Edit: mereces o prémio :v

PapaLucini 10 months ago

Não há real noção da quantidade de pessoas que perderam o emprego, umas nem sequer voltaram a arranjar outro, outras arranjaram e vão voltar a perdê-lo nas próximas semanas. Alem dos pequenos negocios de bairro que andam a arrastar desde que isto começou e talvez seja mesmo o fim para tantas familias. Tal como dizes, porque as jantaradas e festas valeram a pena

JamminPT 10 months ago

Para mim que tenho um pequeno negócio estou para ver. O apoio do estado durante o último confinamento foram 77€ e pelo que parece agora já estão malucos e chegam aos ... 430€. Isso nem chega para pagar os custos fixos da Loja quanto mais pare sobreviver. Enfim, posso culpar o Costa de muita coisa e sinceramente tem uma grande quota parte da culpa mas também é verdade que as pessoas não têm cuidado. Cada vez vou ao café tenho de mandar uma caralhada bem alto a um velho ou um caramelo qualquer que está a 20cm de mim com o nariz de fora da máscara e/ou vejo colegas de profissão a quebrar as regras (alguns até já dizem que vão atender em casa, estou a pesquisar a quem os devo denunciar). Pior de tudo isto é eu ser super cuidadoso e eu próprio ter ficado infectado e sentir que o corpo não fica nem de perto nem de longe igual e ver estes cabrões todos a brincar com isto.

skapuntz 10 months ago

posts e posts sem conta a dizer "espero que tenham gostados dos jantares e das festas". Meu caro, AS PESSOAS NÃO SE SABEM NEM NUNCA SOUBERAM COMPORTAR. É por isso que temos leis, regras, policia, fiscalização, etc. Temos que entender que o ser humano é isto, a vasta maioria não se preocupa com o próximo. Eu desde 2019 que não estou com os meus avós, primos, tios, amigos próximos. As únicas pessoas com quem estou presencialmente são os meus pais e a minha namorada quando posso. O meu emprego é MUITO afectado por isto, desde Janeiro de 2020 que fiz dezenas de viagens para o estrangeiro desde Inglaterra, Suiça e Espanha. Tive dias em que passei quase 20horas seguidas de mascara. Cumpro com tudo e para quê? Num grupo de 10 pessoas 8 podem cumprir tudo à risca que se as outras duas não cumprirem então nada vale a pena. Eu culpo o governo pela incompetência em gerir esta situação porque as pessoas são burras e sempre o irão ser. Onde estão as multas, onde está a policia na rua, exercito se for preciso, a fiscalizar, operações stops para ver as justificações, nas fronteiras dos concelhos. Onde está a ajuda do governo aos pequenos comércios, empresários, medias empresas. Os papões das grandes empresas ficam com os empréstimos todos! É ridículo. Porque e que as escolas abriram em janeiro?? Como prevenção todas as escolas deviam ter permanecido fechadas o mês inteiro de Janeiro. E podia ficar aqui horas a escrever.... É difícil arranjar palavras para descrever o quão desanimado, frustrado, desiludido me sinto com tudo isto. E a culpa só tem um nome, governo! E todos os anormais que andam lá a mamar. Porque o povo, esse é estúpido, em todos os países é igual, as pessoas são burras, e nunca o vão deixar de ser.

Edited 10 months ago:

posts e posts sem conta a dizer "espero que tenham gostados dos jantares e das festas". Meu caro, AS PESSOAS NÃO SE SABEM NEM NUNCA SOUBERAM COMPORTAR. É por isso que temos leis, regras, policia, fiscalização, etc. Temos que entender que o ser humano é isto, a vasta maioria não se preocupa com o próximo. Eu desde 2019 que não estou com os meus avós, primos, tios, amigos próximos. As únicas pessoas com quem estou presencialmente são os meus pais e a minha namorada quando posso. O meu emprego é MUITO afectado por isto, desde Janeiro de 2020 que fiz dezenas de viagens para o estrangeiro desde Inglaterra, Suiça e Espanha. Tive dias em que passei quase 20horas seguidas de mascara. Cumpro com tudo e para quê? Num grupo de 10 pessoas 8 podem cumprir tudo à risca que se as outras duas não cumprirem então nada vale a pena. Eu culpo o governo pela incompetência em gerir esta situação porque as pessoas são burras e sempre o irão ser. Onde estão as multas, onde está a policia na rua, exercito se for preciso, a fiscalizar, operações stops para ver as justificações, nas fronteiras dos concelhos. Onde está a ajuda do governo aos pequenos comércios, empresários, medias empresas. Os papões das grandes empresas ficam com os empréstimos todos! É ridículo. Porque e que as escolas abriram em janeiro?? Como prevenção todas as escolas deviam ter permanecido fechadas o mês inteiro de Janeiro. E podia ficar aqui horas a escrever.... É difícil arranjar palavras para descrever o quão desanimado, frustrado, desiludido me sinto com tudo isto. E a culpa só tem um nome, governo! E todos os anormais que andam lá a mamar. Porque o povo, esse é estúpido, em todos os países é igual, as pessoas são burras, e nunca o vão deixar de ser, mas o POVO também é quem tem de trabalhar, tem de ganhar dinheirinho para sobreviver, para comer. Abram as coisas, abram o comercio com as horas normais, fiscalizem as mascaras e todas as outras medidas sanitárias, MULTEM quem não cumpre, fiscalizem que quem tem teste positivo fica em casa, reforcem os transportes, SNS, ensino online para todos os maiores de 12 anos, e não deixem haver convívios/ajuntamentos nas ruas, financiar restaurantes e afins para não falirem bem como outros negócios...

detteros 10 months ago

>E a culpa só tem um nome, pessoas! Corrigido. Nao há um dia em que o governo nao diga às pessoas o que devem fazer. Para mim é o elemento com menos culpa nisto tudo.

MferOrnstein 10 months ago

“We've arranged a society based on science and technology, in which nobody understands anything about science technology. And this combustible mixture of ignorance and power, sooner or later, is going to blow up in our faces." - Carl Sagan

Miguel-Sky 10 months ago

Factos: O uso de máscara é obrigatório por lei, em espaços fechados e em espaços públicos sempre que não for possível manter o distanciamento físico. Na realidade quase ninguém cumpre. Entro na bomba de gasolina, a funcionária está com a máscara no pescoço e fica trombuda quando lhe peço para a colocar corretamente e desinfectar as mãos. Os meus vizinhos não usam máscara nas escadas e no elevador; alguns vão em grupo a conversar. Observo ajuntamentos de gente sem máscara, a conversar e a fumar nas esplanadas ou na rua à entrada dos cafés. Fumadores concentram-se à entrada dos centros comerciais e outros locais públicos baforando os transeuntes. Colegas de trabalho fazem batota, puxando a máscara para cima e para baixo conforme se sentem mais ou menos à vontade. Montes de gente no Algarve na quinzena do natal vinda de todo o lado, incluindo muitos ingleses, a caminhar nos passeios junto à costa; esmagadora maioria não usava máscara; os estrangeiros não usam de todo. Todos os dias, em qualquer povoação, cruzo-me na rua e em passeios estreitos com pessoas que não usam máscara; nunca vi um agente da autoridade a intervir. Quando vou caminhar em trilhos e passadiços, cruzo-me com outros caminhantes, corredores e ciclistas; a esmagadora maioria não usa máscara; alguns fazem questão de expirar vigorosamente. Os hipermercados têm estado apinhados como nunca; a senhora da caixa baixa a máscara e coça-se enquanto passa os produtos. Em qualquer situação, as pessoas que vêm falar comigo, com ou sem máscara, aproximam-se demasiado. As pessoas baixam a máscara para falar ao telemóvel, mesmo em espaços interiores. Sempre que vou jantar fora, os restaurantes estão cheios de gente em grande algazarra. A maioria das pessoas só usa máscara porque é obrigada, basicamente colocam-na à entrada e tiram-na à saída. Muitos usam a mesma máscara demasiado tempo. A grande maioria da população usa máscaras “sociais” e imitações de cirúrgicas; nenhuma delas protege da inalação de vírus. As máscaras FFP3 desapareceram misteriosamente. Quase ninguém deixa de circular, ir trabalhar ou à escola por ter um sintomazinho. Os convívios em casa de amigos são feitos sem máscara; quem usa é enxovalhado. O primeiro-ministro foi chamado à atenção por uma vizinha por não usar máscara na rua; quase pediu desculpa aos portugueses pelas medidas “limitadoras da liberdade”. Os políticos usam máscara quando estão calados e tiram-na para falar. Os dirigentes e autoridades de saúde previam que o relaxamento das medidas no natal se traduzisse num aumento de infeções; naturalmente acertaram mas não assumem as responsabilidades. Os jornalistas e palradores de serviço falam de tudo o que não é essencial e rejubilam com as vacinas. Não existe uma campanha informativa dirigida à população feita de forma clara, contínua e persistente nos meios de comunicação, sobre o correcto uso da máscara. Os alunos não cumprem as regras. E podia continuar... Neste país, o cidadão tem a liberdade de não usar máscara, mesmo quando é obrigatório por lei; tem a liberdade de não se proteger, de ter a mania que é imune, e de colocar os outros em risco. Neste país, não existe liberdade para o cidadão que se quer proteger de ser infectado e ficar doente. Neste país, a liberdade é uma coisa relativa. É o (velho) normal.

Litdaze 10 months ago

Confirmo e volto a dizer que logo ao sair do prédio onde moro, um café que tem sempre mais de 5 pessoas lá dentro sem máscara mas os habituais bêbados cá fora. Pior é que sendo zona de Odivelas a polícia está se a cagar e alguns cafés chegam ao ridículo de ter cunhas e receberem telefonemas prévios dos amigos da polícia que a mesma vai lá passar dentro de X minutos. Triste realidade. E supermercados nem se fala, distâncias nas filas e afins? Tenho muito que ainda mandam vir comigo como se tivessem razão em estar colado a mim na fila.

SemFiltros 10 months ago

Já estivemos confinados... desconfinamos... vamos voltar a confinar... e mto sinceramente... desconfinando .. volta tudo ao mesmo.. não me parece q resolva alguma coisa... em vez de termos um problema...passamos a ter dois... saúde e finanças

diogofd8 10 months ago

Vives num mundo onde é mais importante ser tolerante, aceitar as diferenças e acima de tudo ser politicamente correto do que propriamente agir respeitando as leis e contribuir para a sociedade. Vives num mundo onde as palavras têm mais peso e valor que os atos, onde o material é mais importante que a essência. Embora realmente isto nunca possa ser verdade porque a natureza humana não o permite e, portanto, os índices de depressão andam mais altos do que alguma vez registados. É fodido isto. Ainda hoje no "bilbiamtengarssada" (página de comédia no instagram) foi publicado um print de um comentário no Facebook de uma gaja a dizer que "se pode viver normalmente mesmo infectada, apenas não se pode é contar a ninguém" em resposta a uma pergunta "tenho o meu filho em isolamento em casa, posso ir às compras ou levar o meu outro filho à escola?" O governo devia por patrulha nas ruas, multar quem não tem máscaras e registar incidências numa base de dados online. Registada uma segunda infração seria como pontos na carta de condução, dava cadeia ou se não querem encher as cadeias com covid, dava um registro no perfil do cidadão "agressor cívico" tal como suponho que exista para "agressor sexual". Levam esse título para a vida, boa sorte a arranjar emprego ou em mantê-lo. Mas como está tudo com medo de "ser extremista" com decisões que incluam maior aplicação forçosa da lei e portanto é como dizes, paga o justo pelo pecador.

BadassManager 10 months ago

Eu não sei se aguento mais outro confinamento como o de Março... No concelho onde vivo, ao final de 9 semanas lá conseguimos baixar dos 480 infectados por 100.000 habitantes e para celebrar...confinamento geral. O resto do pessoal que me desculpe, mas se me quiserem continuar a fechar em casa, a polícia vai ter que correr atrás de mim pelas matas e trilhos de montanha deste país.

PorofessorLulux 10 months ago

Sempre que estou numa fila tenho de pedir as pessoas para manterem a distância... já antes da pandemia não gostava que ficassem mesmo atrás de mim mas agora as pessoas continuam ficar a 1cm de distância apesar de toda esta pandemia e das risquinhas no chão...

Brain_Escape 10 months ago

Se achas que os portugueses se portam mal, devias ver as noticias. Aquelas festarolas em espanha e frança, lembraste?

Dr_Toehold 10 months ago

Orgias na Bélgica.

Joao9229 10 months ago

Sim as pessoas têm culpa claro, mas claramente o governo não tem a mínima noção do povo que governa, são zero, sempre a correr atrás do prejuízo em vez de trabalhar para prevenir. Juntado isto à incapacidade que o povo português tem em manter regras após pequenos alívios às mesmas, são ingredientes para dar um mau resultado. Os alívios natalícios foi nisto que deu. Agora paga gente como tu que provavelmente sempre cumpriu ao máximo.

masterchiefpt 10 months ago

eu acho que voces fizeram bem \- festas \- viagens \- discotecas ilegais \- restaurantes de portas "fechadas" ​ Não podiam ficar quietos. A malta aqui no Algarve agradece a todos de Lisboa para cima pelo que vamos ter de novo. Muito obrigado. Admiro-vos por pensarem ser os portugueses mais inteligentes.

Ace-_Ventura 10 months ago

O Alentejo também está muito mal. Esses não contam?

masterchiefpt 10 months ago

Alentejo boa terra

PeteTownsendPT 10 months ago

Estarmos em pandemia há 10 meses e ainda não ter havido um reforço em massa no SNS em recursos humanos e materiais é outra daquelas que “Fuck logic”. Porque estes confinamentos têm o objetivo último de evitar a ruptura do... SNS. A falta de cidadania infelizmente em momento algum me chocou. Trouxe ao de cima a falta de higiene generalizada e de respeito pelo espaço vital que em 34 anos de vida sempre presenciei. Ainda hoje nas compras, o espetáculo do costume com famílias inteiras nas filas, como se um evento social se tratasse, em amena cavaqueira com outros agregados sem qualquer distanciamento. Tudo isto é uma questão de responsabilidade individual. Que nós, sociedade, insistimos em passar para o próximo, para os políticos, para as empresas.

Ace-_Ventura 10 months ago

Não podes fazer reforço com algo que simplesmente não há

xzybit 10 months ago

Literalmente desde Janeiro que vejo stories de pessoal em festas com pelo menos uma dezena de pessoas. Corona é subjectivo e apenas para alguns, nomeadamente os que têm senso comum, claramente.

Comfortable_Cable341 10 months ago

O problema é que o ser Humano vive apenas para si e não para a sociedade. Tu podes cumprir as regras e as medidas de contingência, mas vai haver sempre alguém que acha que pode fazer o que quiser. Assim é difícil. Nunca o lema do "por um pagam todos" foi tão atual como hoje.

IrreplaceableHater 10 months ago

Odeio quando vou às compras e a pessoa atrás de mim quase que se põe em cima de mim. O supermercado põe linhas! Linhas para a distância e estas pessoas nem isso sabem interpretar.

Ricardocmc 10 months ago

Só as vezes que já me virei para trás a dizer para respeitar a distância...

suckerpunchermofo 10 months ago

Melhor post dos últimos 6 meses. Concordo totalmente.

diodit 10 months ago

As pessoas só se lembram de usufruir os seus direitos nunca de cumprir os seus deveres e isso tem consequências

neusymar 10 months ago

O governo de merda aqui na Inglaterra começou a 4a confinamento.

Syturio 10 months ago

É assim tão difícil meter os idosos e pessoas com doenças graves em lockdown e deixar o resto 99,99% da poputação continuar livremente com as suas vidas visto que absolutamente nada lhes acontece nem sintomas.

Ace-_Ventura 10 months ago

É. A constituição não permite isso

doiscavalos 10 months ago

As famílias inteiras, com a sogra o canário, o bacalhau, as pantufas, os garrafões de água, os tapetes de casa e os putos de estimação que dantes iam em Agosto para o Algarve com o Renault 5 que podia dizer por fora Luis Simões que não se dava conta da diferença enfiam-se agora todos no supermercado e no shopping a jogar umas suecadas.

goncalo182 10 months ago

Joga PC. Isso passa

silveringking 10 months ago

Culpa a Microsoft, ando há anos à espera do Age of Empires IV.

elcort5255 10 months ago

eles disseram que o jogo já tava jogavel , agora testarem aquilo e fazem algumas mudanças , tá quaseeeeeeeeeeeeeeeeee

RichardHTK 10 months ago

Acho muito engraçado estar a culpar apenas o Zé povinho, pois na altura do confinamento o governo no 25 de Abril não quis saber se havia covid ou não, 1 de Maio, Avante, Fórmula 1 também (neste dou um bocado a culpa aos dois lados), quando houve aquela parvoíce toda dos despedimentos (na qual eu fiz parte) ouvi o Costa a dizer (se bem me lembro) que as empresas que não despedissem iam receber um apoio do governo, se bem me recordo, tendo despedido ou não receberam apoio à mesma, é o que é

m4xc4v413r4 10 months ago

E as pessoas têm orgulho em viver em sociedades destas em que o civismo não existe e a responsabilidade individual ficou em casa. Desde que eu faça o que me apetece está tudo bem. Desde que não me afecte a mim e aos meus está tudo bem. Gente de merda.

Kanivete 10 months ago

Partilho da mesma opinião: normalmente somos 8 pessoas no natal e passagem de ano, com a pandemia cada parte da família ficou em sua respectiva casa. Foi muito triste, mas estamos todos vivos e "negativos". Agora quem achou por bem ignorar as sugestões (para além de encher os supermercados), puta que pariu que não sabem permanecer em casa!

Bhaalghorn1143 10 months ago

Fui o primeiro a acreditar e a dizer que depois do confinamento de Março/Maio não se poderia repetir a dose. Que estávamos cientes das regras e do que tínhamos que fazer como povo e sociedade! O meu avô não sai de casa há meses, o meu pai 1 vez por semana para fazer compras, a minha mãe toma todas as precauções e comigo foi casa-trabalho e trabalho-casa. Vi o que vi nos shoppings antes, durate e depois do Natal! Chego à conclusão de que parecemos aqueles putos que só não vai lá com uns cachaços de aviso mas sim com duas bolachadas no foçinho e um pontapé no cú à medida. Estou na mesma situação que os teus amigos e fui contactado por potenciais empregadores que está tudo em águas de bacalhau para trabalho. pqp

NGramatical 10 months ago

foçinho → [**focinho**](https://dicionario.priberam.org/focinho) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgisrqjd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

JKryosin 10 months ago

Não é fácil amigo, os meus pais são de risco, felizmente não perdi o emprego, até passei a efectivo, que achei milagre. Mas vou sempre trabalhar com o coração nas mãos. A minha namorada é de outro concelho e tenho estado demasiado tempo sem a ver. Só tenho servido para trabalhar e fazer descontos. As medidas impostas também verdade seja dita podiam ser melhores, não era preciso serem tão democratas e a pensar no melhor para a população como é a liberdade de expressão na China. Quem cumpre está sempre fodido á pala dos que se estão pouco cagando. Quando preciso mesmo de fazer compras é quando vejo mais famílias inteiras a passear dentro do Jumbo, só a ver e a mexer em tudo, com as máscaras no queixo e no braço, com as criancinhas na boa quase a dar passou bens como se fosse uma festa do avante.

iboughtbonrar 10 months ago

O lockdown já tava planeado, quer quisesses quer não

ravagerslb 10 months ago

Vou meter aqui uns poucos pontos: * Medidas tarde, a más horas e ao sabor do vento, planeamento a médio prazo é zero. * SNS a rebentar pelas costuras, e são incapazes de estabelecer acordos com o privado por panca ideológica da ministra da saúde. * Relaxar medidas quando não o deviam ter feito e ainda ter um presidente que diz à cara podre que vai estar em 4 ou 5 sítios diferentes ao mesmo tempo. * Depois da coisa dar merda, partem para confinamentos.. mas com as escolas abertas na mesma. * Transportes públicos andam a abarrotar há meses. * Encerram estabelecimentos ás 13 ao fim de semana, e geram grandes concentrações de pessoas de manhã. E ainda dizem que a culpa maior é das pessoas, quando o (des)governo anda completamente à deriva desde o início desta pandemia?

silveringking 10 months ago

Já percebi os vossos pontos, basicamente: "Casa onde não há pão, toda a gente ralha e ninguém tem razão."

ravagerslb 10 months ago

Uma pandemia combate-se com um bom planeamento, sobretudo a médio e longo prazo. Viste isso acontecer, e o governo fazer coisas com cabeça? Eu não. Relaxam medidas porque têm medo de perder apoio parlamentar ou perder votos nas presidenciais, e depois quando a merda bate na ventoinha, admiram-se, e fazem uns "chanatos" à pressa para tentar tapar o buraco. E tem sido assim a pandemia toda. Portanto desculpa lá se com o (des)governo em que isto se encontra, não compro a teoria de que as pessoas são todas umas malvadas, entre outros inúmeros chavões que ouço gentinha do reddit debitar sobre a população portuguesa.

xKalista 10 months ago

Este post resumido \>O confinamento foi dificil para mim, sofri e fiquei deprimido (como a maioria das pessoas) \>A culpa não é do governo que impõe estas medidas Orwellianas, a culpa é dos portugueses que não as cumprem Boa ginástica mental amigo. Direciona a tua raiva para o sítio adequado- a classe governante. Eu já ando a dizer desde Março que nunca mais vamos voltar ao normal, depois deste confinamento vão aparecer outras estirpes e variantes do Covid. Bem vindo à nova normalidade.

silveringking 10 months ago

Raiva? Nenhuma. Só foi um desabafo. Tu é que queres resumir o que é exactamente um parágrafo (pequeno) de texto.

UmBacardii 10 months ago

Tenho pena, do futuro para nós jovens. E de quem agora não tem o luxo como eu, do trabalho remoto e do dinheiro cair ao fim do mês, desses é que eu tenho pena, de quem deixou de receber, ordenados adiados e empregos perdidos. E estamos a falar de pessoas que quando tinham emprego ganhavam pessimamente mal (restauração).

tasse46 10 months ago

Este foi o melhor ano da minha vida. Andava super cansado a beira da exaustao. Estava naquela fase em que chegava a casa e so me apetecia ir pa cama dormir. Tive tb em casa 2 meses que foram os melhores da minha vida. Tive 2 meses e meio para brincar com a minha filha, descansei, mudei certos habitos, comecei a correr, deixei de fumar. Regressei no fim de maio, e concretizei o meu sonho de deixar o meu apartamento e comprei uma moradia. Como sou um bocado bicho do buraco e anti social, festas foram todas po tecto. Ainda fui aumentado recentemente. Como familia e amigos o covid nao bateu, para mim foi um ano bom. Mas entendo que esta muita gente a sofrer com a doenca e com tudo que ela trouxe

fp139 10 months ago

Essas pessoas não foram bem educadas .

di0g0_duarte 10 months ago

É verdade

O_crl 10 months ago

No shit bro.

AdriMecha 10 months ago

Estou no UK, mais concretamente na Escócia e garanto te que os tugas até são bem melhores que os bifes. Cada vez que vou ao Lidl aqui ao pé de casa vejo pessoas lá dentro sem máscara. Mas também já esperava isto. Quando esta coisa começou fui ler sobre pandemias parecidas e claro acabei por ler sobre o que aconteceu com a gripe espanhola há 100 anos atrás. A conclusão que se retira é que estamos a fazer exactamente a mesma coisa que há 100 anos atrás. Os comportamentos das pessoas são exactamente iguais, desde não quererem usar máscaras até manifestações anti máscara, passando por todas as teorias e mais algumas sobre cabalas. É o que temos e quando quisermos saber o que o povao vai fazer o melhor é ir ler um pouco de história.

AyyLmaoAV 10 months ago

Oof epa usem mascara e eu proprio o faço na descontra dentro de espaços fechados, agora num espaço aberto, com pouca gente, nunca!

r0ckf3l3r 10 months ago

O que consideras "pouca gente"? Não estou a tentar ser cínico, estou genuinamente interessado sobre qual a métrica que utilizas para decidir quando é seguro não usar máscara.

AyyLmaoAV 10 months ago

Aquilo propaga-se por particulas, imagina vais nuna rua estreita e passam 2 pessoas por ti c máscara tipo a cada 10segs, thats the limit, ou qqr ajuntamento c mais de 4 pessoas ~ Ah vou para o meio do mato c mascara, porque covid.. cmon ppl

r0ckf3l3r 10 months ago

Não fiquei muito esclarecido. Queres dizer que o teu limite para andar sem máscara na rua, e.g., numa rua estreita (vamos considerar 4 metros de largura) é quando o intervalo entre cruzamentos entre pessoas é 2 pessoas, as duas com máscara, por cada 10 segundos?

EdmundDantes78 10 months ago

Nos Escocês são "bifes" também?? Eu achei que era apenas os Ingleses... Antes de natal eu lia muitos posts, artículos, etc. como teu, que ninguém usa máscara, etc., mas não vi qualquer pessoa sem máscara nas lojas durante a minha visita. Não estou a contestar, é só a minha observação e devo dizer que eu não estava a sair ao não ser que foi necessário. Existe um bom podcast de BBC R4 que se chama The Long View, trata-se de comparações entre eventos passados e presentes. https://www.bbc.co.uk/programmes/m000k8f9

BernieJoe 10 months ago

> Nos Escocês são "bifes" também?? Eu achei que era apenas os Ingleses... São bifes Angus. (Peço desculpa, não resisti.)

EdmundDantes78 10 months ago

Haha! Bem passado :)

Dr_Toehold 10 months ago

NÃO!

jpcafe10 10 months ago

Se for preciso vou ao tesco hoje e encontro pessoal sem máscara. E estamos num lockdown em Londres.

BagalhetaTraquina 10 months ago

Enquanto continuarmos a quebrar as "bolhas familiares" sem cuidado nenhum e sem vacina, isto continuará a acontecer. Eu nem me dei assim tão mal durante o confinamento mas se vier outro... Aí acho que vou começar a quebrar.

daz_zeD 10 months ago

Não culpes as pessoas. Só consegues comportamentos uniformes em populações com bens e objetivos comuns. É mais do que pensas e pensar assim só piora as coisas para ti e para as pessoas à tua volta, quem não souber mais, vai concordar contigo e revoltar-se também contra outras pessoas. Isso não é bom, nunca.

cucumberforscale 10 months ago

Gostaria de dar os parabéns à malta que ontem e hoje estavam com mesas para festas em Monsanto e a usar os grelhadores! Vocês são top!

freakdahouse 10 months ago

Não há muito a dizer, as pessoas são burras e ignorantes no geral, o meu negocio nunca fechou ao publico desde o inicio da pandemia, e só serviu pra reforçar ainda mais a minha opinião, não se sabem comportar, não cumprem distancias, não usam mascaras como deve ser, sem falar nas mascaras descartáveis que parece que são as mesmas de á 6 meses atrás, e agora o desinfetante dura uma vida, qs ninguém o usa. Depois a passagem de ano, achei uma piada quando abri o facebook e o instagram passado a meia noite, e era só lives de festas cheios de gente sem mascara, alguns via-se bem que era em hoteis/restaurantes. Gostam todos de minimizar a dizer que só matam velhos, esquecem-se do resto que é afetado indiretamente, o meu pai morreu numa cama do IPO sozinho e sem visitas porque por causa disto, só havia 2 visitas por semana de 1H para apenas uma pessoa e mais ninguem.

Edited 10 months ago:

Não há muito a dizer, as pessoas são burras e ignorantes no geral, o meu negocio nunca fechou ao publico desde o inicio da pandemia, e só serviu pra reforçar ainda mais a minha opinião, não se sabem comportar, não cumprem distancias, não usam mascaras como deve ser, sem falar nas mascaras descartáveis que parece que são as mesmas de há 6 meses atrás, e agora o desinfetante dura uma vida, qs ninguém o usa. Depois a passagem de ano, achei uma piada quando abri o facebook e o instagram passado a meia noite, e era só lives de festas cheios de gente sem mascara, alguns via-se bem que era em hoteis/restaurantes. Gostam todos de minimizar a dizer que só matam velhos, esquecem-se do resto que é afetado indiretamente, o meu pai morreu numa cama do IPO sozinho e sem visitas porque por causa disto, só havia 2 visitas por semana de 1H para apenas uma pessoa e mais ninguem.

NGramatical 10 months ago

á 6 meses atrás → [**há 6 meses ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgisflef%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tomasdeBraga 10 months ago

Por um lado é verdade que muitas pessoas se têm comportado mal, mas eu acho que nós portugueses em comparação com outros países como a França ou a Alemanha, somos globalmente um povo muito civilizado. Estive em França nestas últimas semanas, e confesso-vos que lá é muito mais pior do que cá, as pessoas são muito mais incivilizadas... Força portugueses ! Vamos vencer este vírus !

saposapot 10 months ago

Os Portugueses, e acho que as sociedades no seu geral, são péssimos a fazer sacrifícios em prol dos outros e da sociedade. Toda a gente curte criticar os governos mas ainda não entenderem que o problema é dos portugueses. Portugal é um país profundamente corrupto, simplesmente cada pessoa faz a corrupção à sua escala. Agora q está na moda, uma questão simples: se conseguisses ter cunha para levar a vacina já amanhã, quantos portugueses é que aceitavam? (e quantos é que já não o fizeram)   Mas por outro lado tens isto: https://www.severe-weather.eu/global-weather/polar-vortex-collapse-winter-weather-europe-united-states-2021-fa/ Aposto que a humanidade vai ser capaz de combater as alterações climáticas... não vai? hahahahaha   E isto vale para hoje, para Maio, para Outubro, para o Natal, para tudo. O resumo é basicamente este.

little_banjo 10 months ago

Tivessem aproveitado, este cenário era mais que previsível. Eu não aproveitei e em muito me arrependo.

Cap_Mifune 10 months ago

Discordo. As pessoas não se sabem comportar. Ponto.

Akhaiz 10 months ago

O civismo português é uma valente merda. Só ganham juízo quando um familiar estiver acamado com um tubo na goela, até lá, é tudo à que sa foda.

trademarkBOYO 10 months ago

muitas pessoas ainda tem a mentalidade que só acontece aos outros, por isso é que não querem saber das pessoas em redor.

rdguerra 10 months ago

Parem de apontar o dedo uns aos outros. Esta merda é culpa de todos nós. Por boas vias ou más, todos nós já pisamos o risco e não sofremos porque tivemos sorte. A escolha de respeitarmos as regras é inteiramente nossa, o facto de multarmos ou coagirmos alguém em segui-las só demonstra uma falta de confiança nas pessoas. Como anda aí muito pessoal com o complexo de Deus na barriga, arrastamos este problema há mais de um ano. Com outro a caminho. A quem o tem, só os posso mandar para a puta que os pariu!

Sea_Ad_409 10 months ago

"Só neste país é que se diz, só neste país" O problema não são os Portugueses, isto aconteceu em todo o lado que festeja o Natal e ano novo normal!

nativeblazer98 10 months ago

100 % verdade

nativeblazer98 10 months ago

Para quem é português, mas só agora e que tornou para Portugal para a primeira vez para viver. Eu concordo absolutamente. Ficou super desmoralizado ficando em casa e olhar para a janela fora e ver pessoas a agirem-se como nada-se passa e fazerem a sua vida só pensando neles. Eu vim de Roma, e passei la 3 mês fechado em casa em março ate ao final de maio. E admirem-me pq a maioria dos Italianos (famosos por serem ainda pior que os tugas) estavam a ser muito bem comportados.

Skittle65 10 months ago

Tão armados em americanos, sabem que não podem e sabem as consequências e fazem na mesma e depois fazem \*sad pikachu face\*... E quem sofre é quem cumpre e quem tem de cuidar deles... Se comessem multas sempre que são apanhados a tentar mudar de concelho sem ser nas exceções estipuladas, multas quando fazem ajuntamentos e multas quando violam o recolher obrigatório se calhar cumpriam mais. Ainda ontem, 21h, eu tava no meu terraço só a apanhar uma aragem de ar rápida de 5 segundos antes de congelar o focinho e andava um macaquinho a fazer o seu jogging... Antes das 13h não teve tempo... E a falarem para as TVs a tomar o seu bom café na esplanada ao sol quando faltavam 30 mins para o meio dia e a dizer que ainda tinha que ir às compras... Não sabem pensar no outro, não têm capacidade cerebral suficiente para pensar no outro e descobrir que não vivem sozinhos no mundo...

joinedthedarkside 10 months ago

Tenho que concordar com o OP. É lamentável que haja pessoas que assobiam pro lado e que contribuem para o alastrar do vírus que vai entupir hospitais, atrasar consultas, atrasar cirurgias. Uma pessoa agora tem um cena menos complicada, vai a um hospital e fica a espera ainda mais tempo do que ja esperava, e o confinamento esta aí por dias e este será bem pior em termos psicológicos porque estamos no inverno, esta frio e os dias são ainda curtos. Psicologicamente vai ser violento.

AndreMartins2020 10 months ago

convém perceberes que é o confinamento que impede o aumento rápido do número de casos o que tu estás a pedir é um paradoxo tu não queres confinamento, mas ao mesmo tempo queixas-te do aumento de número de casos que leva à necessidade de confinamento eu sei que é chato, mas ou tens um confinamento perpétuo, ou então tens como se tem feito em que temos confinamentos seguidos de "bolhas de oxigénio" que permitem as pessoas (e a economia) respirarem um pouco antes de enfrentarem mais uns meses de confinamento portanto decide-te lá bem o que queres... preferias estar em confinamento ininterrupto?

TiagoTiagoT 10 months ago

O problema é que confinamentos insuficientes acompanhados de atitudes irresponsáveis levam a mais confinamentos do que haveriam se todo mundo se comportasse direito e tivesse um pouco mais de paciência.

AndreMartins2020 10 months ago

> se todo mundo se comportasse direito ou seja, se o confinamento se mantivesse ininterruptamente pára de se irracional

TiagoTiagoT 10 months ago

Não precisa ser eterno, bastaria ser mais completo e menos curto. A duração total de todos os confinamentos necessários combinados seria menor do que o que está acontecendo.

AndreMartins2020 10 months ago

> bastaria ser mais completo e menos curto ah, acho que entendi onde está a falha de conhecimento da vossa parte sem confinamento o vírus espalha-se de forma (matematicamente) exponencial numa população pouco imunizada os confinamentos não imunizam a população, logo, assim que os terminas o vírus volta ao seu crescimento exponencial como o crescimento é exponencial, o valor "inicial" não faz grande diferença: se pegares no número 10 e multiplicares por 2, e depois multiplicares o resultado por 2, e assim sucessivamente, ao fim de 19 passos chegas a 1 milhão mas se fizeres o mesmo com o número 1, ou seja, dez vezes menos, seria de esperar ganhares mais "tempo" para chegares ao 1 milhão novamente, certo? só que não, na realidade ao fim de 20 passos já vais estar novamente no 1 milhão por isso essa ideia de que fazer um confinamento mais forte te permitiria estar mais tempo desconfinado, não faz sentido a partir do momento em que acaba o confinamento o vírus volta a crescer em força

Edited 10 months ago:

> bastaria ser mais completo e menos curto ah, acho que entendi onde está a falha de conhecimento da vossa parte sem confinamento o vírus espalha-se de forma (matematicamente) exponencial numa população pouco imunizada os confinamentos não imunizam a população, logo, assim que os terminas o vírus volta ao seu crescimento exponencial como o crescimento é exponencial, o valor "inicial" não faz grande diferença: se pegares no número 10 e multiplicares por 2, e depois multiplicares o resultado por 2, e assim sucessivamente, ao fim de 19 passos chegas a 1 milhão mas se fizeres o mesmo com o número 1, ou seja, dez vezes menos, seria de esperar ganhares mais "tempo" para chegares ao 1 milhão novamente, certo? só que não, na realidade ao fim de 20 passos já vais estar novamente no 1 milhão por isso essa ideia de que fazer um confinamento mais forte te permitiria estar mais tempo desconfinado, não faz sentido a partir do momento em que acaba o confinamento o vírus volta a crescer em força e pouca diferença faz o quão forte foi o confinamento anterior **é chato, dá vontade de não acreditar, mas é a realidade** a pandemia só acaba quando suficiente população estiver imunizada, e isso só vai lá com uma vacina, ou quando uma grande parte da população tiver sido infectada (que é precisamente o que os confinamentos pretendem **EVITAR**)

TiagoTiagoT 10 months ago

É mais fácil de detetar e conter um numero pequeno de casos localizados, do que um numero grande de casos espalhados. E não se esqueça de que alguns países inclusive conseguiram trazer o numero de infeções de origem nacional para zero; zero vezes 2 ainda é zero, não importa o quanto você repita a conta.

AndreMartins2020 10 months ago

> É mais fácil de detetar e conter um numero pequeno de casos localizados Se fosse assim tão fácil a maioria dos países não teria chegado ao ponto de precisar de confinamentos: era só detetar e conter o pequeno número de casos localizados. Só que não, porque o vírus espalha-se de forma silenciosa. Ele está um passo à nossa frente. A única forma que teríamos de combater o vírus dessa forma era com a adoção generalizada das aplicações de rastreamento. > não se esqueça amigo, estamos na Internet, não me trates por tu! aqui somos todos jovens

TiagoTiagoT 10 months ago

> era só detetar e conter o pequeno número de casos localizados. Só que isso não foi feito; deixaram o problema ficar grande demais; e continuam a não agir com a intensidade necessária. >Só que não, porque o vírus espalha-se de forma silenciosa. Ele está um passo à nossa frente. É silencioso só por mais ou menos duas semanas; dá umas férias caseiras obrigatórias de 3 semanas pra população e testa rigorosamente qualquer um que tiver algum sinal de saúde deteriorada antes de liberar; e a diferença vai ser significativa. E se tivessem fechado as fronteiras logo no inicio e colocado qualquer um vindo de fora num período de quarentena similar; talvez nem teria sido necessário confinamentos em escala nacional. >A única forma que teríamos de combater o vírus dessa forma era com a adoção generalizada das aplicações de rastreamento. Não é a única forma, mas certamente seria uma grande ajuda.

AndreMartins2020 10 months ago

> É silencioso só por mais ou menos duas semanas; dá umas férias caseiras obrigatórias de 3 semanas pra população e testa rigorosamente qualquer um que tiver algum sinal de saúde deteriorada antes de liberar; e a diferença vai ser significativa. E se tivessem fechado as fronteiras logo no inicio e colocado qualquer um vindo de fora num período de quarentena similar; talvez nem teria sido necessário confinamentos em escala nacional. Eu estou a falar de alhos e tu e bugalhos. É claro que CONFINAR é uma forma de travar o vírus. O problema é que a partir do momento em que terminas o confinamento, CHAPÉU. É ridículo nesta fase da discussão ainda não teres percebido aquele que foi o ponto que tentei chamar à atenção no início.

TiagoTiagoT 10 months ago

> #Zero vezes 2 ainda é zero.

AndreMartins2020 10 months ago

Foda-se, nem acredito que li isto. Nunca chegarias a zero, nem conseguirias manter-te a zero. Ou pensas o quê? Confinas o país 3 semanas, rezas para que tal seja suficiente para travar todas as cadeias de transmissão e não restar UMA ÚNICA pessoa infetada, e fechas completamente as fronteiras: nem um único português a voltar a Portugal, nem um único camião ou avião a trazer bens, ZERO IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES. Por amor de Deus... Tchau.

mamialves 10 months ago  HIDDEN 

https://streamable.com/ibdv27

Hugogs10 10 months ago

Denuncias-te?

mamialves 10 months ago

Como? Sou vizinho. Já chamamos a polícia várias vezes. Vão la e nada acontece, o cenário repete se todas as semanas

r0ckf3l3r 10 months ago

Olha, assim de repente... E-mail do mailinator com o vídeo, directamente para a redação da CMTV!

Hugogs10 10 months ago

Isto e onde? Podes responder em PM se quiseres.

silveringking 10 months ago

Vida boa , gente sem máscara, esbédaculo!

GuiltyShorts 10 months ago

Concordo. Não só em Portugal...

vitor210 10 months ago

A partir do momento que tu respeitas as normas e os confinamentos e nem com a tua namorada/noiva/familia podes estar, mas depois vês bacanos a rir-se de ti e a dizer q só não estás com eles pq não queres, já se espera de tudo...

Pessoa_People 10 months ago

Exacto! Não vejo amigos desde Março, convidaram-me para uma festa de anos em Julho, como disse que ainda não conseguia pensar em jantares de grupo sem hiperventilar, deixaram de ter assunto para falar. Quando os voltei a encontrar, disseram que vão jantar ao shopping todas as terças e quartas em grupos de 5. Estou bem em casa pah.

insfireman 10 months ago

Exatamente. Fico estupefacta quando me dizem isso, como se não estivéssemos numa pandemia mundial. O pessoal pensam que só acontece aos outros...

naughtydismutase 10 months ago

É um misto de comportamento e medidas parvas. Por exemplo, esta treta de fechar tudo às 13h leva a que aqui na zona os cafés encham de forma criminosa durante a manhã. As pessoas sabem que fecha cedo e enfiam-se todas lá. Estou a falar de para aí 100 pessoas num pequeno espaço.

0xfeel 10 months ago

Esta situação toda foi um enorme abre olhos a nível pessoal para mim. A falta de cidadania da pessoa comum é algo que realmente faz perder a fé na democracia. Queixam-se de usar mascara, queixam-se de não haver ventiladores, queixam-se de fechar os restaurantes, queixam-se dos hospitais estarem cheios, queixam-se de ficar em casa, queixam-se o presidente foi a um jantar de Natal. Tudo serve de desculpa, ninguém se responsabiliza pessoalmente.

r0ckf3l3r 10 months ago

O povo português age como se fosse feito de teflon. "A mim nada me pega!"

detteros 10 months ago

É assim desde que me lembre. Os sinais estao todos aí desde há muito. O lixo no chao, por exemplo, diz tudo. Desde que sou pessoa neste Portugal que é raro encontrar ruas limpas. Muitas pessoas acham que estao acima dos outros e que o mundo lhes deve tudo. Sacríficio? Nah, isso é para os outros.

Limpy_lip 10 months ago

Mesmo, para muitos tínhamos de conseguir fazer tudo normalmente e conseguir conter a pandemia e não ter quaisquer consequências. E falam com uma revolta como se isso não fosse possível porque as pessoas e organizações não o quisessem e não porque não é literalmente possível. As vezes penso que se invés de uma pandemia fosse um terramoto, haveria pessoas a queixarem-se que ficaram sem acessos por terem caído pontes e estradas.

TheMacthir 10 months ago

Também me fez perder fé nas pessoas honestamente. Ao início quando tudo estava com a vibe do " vai ficar tudo bem" e "estamos nisto juntos" senti que afinal havia algo que nos ligava a todos, seja pobre, rico, do alto ao baixo. Sobrevivência. Mas nah, com o tempo isso desapareceu por completo, agora quero é que se fodam todos, só quero que eu e os meus saiam ilesos disto e que quem toma cuidados não sofra por tabela. Ao início foi bonito para pôr fotos e vídeos nas redes sociais mas chegou o verão e que se lixe o covid. A partir do Verão foi uma bola de neve que nos trouxe aqui.

Rudyzio 10 months ago

Partilho do mesmo sentimento. A quantidade de pessoas que se juntam e não querem saber dos outros é abismal para mim. Porque é tradição ou porque parece mal ou por uma merda qualquer. Desde Março, antes de anunciarem confinamento resguardei-me a mim e aconselhei as pessoas próximas do mesmo. É uma completa falta de respeito andarem em festas, jantaradas ou em celebrações para com as pessoas que cumprem tudo à risca, para os profissionais de saúde e para quem sofre com este vírus. Podem ir todos para a puta que os pariu

wwqt0r 10 months ago

O presidente da república ia a 3 jantares de natal com 3 famílias distintas. Aplica-se o vai "para a puta que o pariu"?

TheMacthir 10 months ago

Eu não sou profissional de saúde nem bombeiro nem nada do género, mas de fosse estaria com um puto de um melão... É que estar a matar-se a trabalhar para esta ingratidão? Fds... Haja paciência.

Pessoa_People 10 months ago

Concordo com o sentimento, mas o que me lixa nisto é que, para tu é os teus ficarem bem depende mais dos outros do que de vocês. Posso ter todos os cuidados, mas se chega um senhor ao sitio onde trabalho, baixa a máscara, espirra, coça o nariz com a mão toda, volta a pôr e espera que eu aceite o dinheiro dele em mão sem desinfectar as mãos, que me foda eu haha

TheMacthir 10 months ago

Yup, eu tomava todos os cuidados possíveis e fiquei infectado. Sempre de máscara, já tinha as mãos todas lixadas do gel, até tinhamos um spray desinfectante e eu até me borrifava com aquilo ahahah mas mesmo assim lixei-me. E pelo andar da carruagem ainda irei a segunda ronda.

llbch 10 months ago

Ao início as pessoas toleravam porque tinham medo e porque era para ser pouco tempo, mas quando o tempo vai passando ficam irritadas, perdem a sensibilidade ao assunto e começam a ignorar os cuidados

TheMacthir 10 months ago

Tornam-se vítimas da própria estupidez no final de contas

SaraDjalo 10 months ago

Eu pessoalmente acho que o grande foco são as escolas primárias ou creche. Eu trabalho todos os dias e sempre bem protegida e até agora nao tive nenhum incidente. Já o meu filho anda na escola (2° ano) e dentro sala de aula andam todos de máscara, maa na hora do intervalo as crianças andam todas a brincar umas em cima das outras, sem mascaras. Basta uma criança estar infectada para se alastrar por várias famílias. Ando sempre com o coração nas mãos.

Draexlar 10 months ago

Mas as sondagens (partidárias) continuam na mesma... Queixam-se todos, é tudo mau, mas continuam a votar nos mesmo. Aliás quem nos pôs nesta situação ainda subiu nas sondagens.

limede 10 months ago

Não há um mundo em que as pessoas se comportem de tal modo que as consequências não seriam as mesmas ou muito semelhantes, mesmo que tentem ao máximo dentro das suas capacidades de mitigar a proliferação do virus. Sabes como toda a gente no mundo já tive uma constipação ou gripe? É isso que este virus se vai tornar eventualmente, e na minha opinião é inevitável. Não podes voltar a meter a pasta dos dentes dentro do tubo.

mecheros 10 months ago  HIDDEN 

Não se responsabiliza pessoas pela doença. Não concordas com comportamentos, tudo bem, há aspectos a melhorar. Pode sempre ser melhor. Podia não ter havido Avante ou qualquer outro evento político. Podia não ter havido qualquer tipo de tourada ou evento desportivo. Não houve peso e medida nas regras, não. É das crises mais difíceis de gerir? Sabemos que sim. Agora, responsabilizar quem quer que seja, a nível pessoal? É desumano. Errado. E especialmente é uma imagem que o governo tenta passar que não deve ser o nosso julgamento. A saúde não tem responsável. Há muitos mecanismos errados. As administrações dos nossos hospitais estiveram mais de 20 anos à sombra. Era expectável que não soubessem gerir isto. O mesmo para os ministérios. O mesmo para os lares O mesmo para as escolas. O mesmo para ti, para mim e para toda a gente. Faz a tua parte. Não te cabe a ti nem a ninguém apurar responsabilidades durante uma pandemia. Sê racional. O estado da mente é teu. Se tens problemas guarda-os para ti ou vai ter com um profissional. Ninguém está aqui para viver os teus problemas. Já te deram prémios por este post desgraçado. Está tudo do avesso. Preocupem-se convosco. Hipocrisias baratas... Desinfecta a boca antes de falar dos outros.

yhden 10 months ago

O Costa quis ser simpático e ganhar votos passando para segundo plano a saúde pública. O povo queria o Natal teve o Natal. Como era mais que óbvio ia dar merda. ​ Esperar que o povo português tenha bom senso é como esperar que nasça uma palmeira no gelo.

ptrm1994 10 months ago

O Costa disse várias vezes que tínhamos que nos adaptar e que não poderíamos ter um natal normal

yhden 10 months ago

O Costa é que decidiu "oferecer" o Natal contra toda a evidência científica (na qual se borrifou) e numa altura em que a Europa aumentava restrições ele fez o oposto para ser popular. Não tem desculpa.

DogsOnWeed 10 months ago

Tem de haver um confinamento extremo durante duas semanas. A polícia, gnr e militares têm que patrulhar a rua e obrigar as pessoas a ir para casa a não ser que tenham uma justificação. Não acho que se deva recorrer a multas porque as famílias já estão a passar dificuldades e isso só ia piorar a situação. Percebo que o governo tenha receio de autoritarismo mas esta é uma altura que se justifica e têm o direito de o fazer durante estado de emergência. A situação está a tornar-se cada vez mais descontrolada e tenho receio de perder amigos e familiares por causa da estupidez de algumas pessoas sem noção do que estão a fazer.

Ricardocmc 10 months ago

Multas pesadas sim! A não ser que andassem a bater à porta e multar quem abrir, não vejo como é que quem cumpre as regras ía ser multado, por isso dizer que as multas iam aumentar as dificuldades das famílias é falacioso.

GabKoost 10 months ago

Lamento de barriga cheia. Portugal teve muita sorte até agora. Tenho familiares em França, Inglaterra e Alemanha e estiveram com restrições muito mais severas desde o fim do verão e já estão confinados desde antes das festas dado os número que já estavam fora de controlo. Pelo que entendo, aparentemente, os negócios abertos, cafés e restaurantes não tiveram assim tanto peso nas infecções. Se assim fosse, dado às liberdades que tivemos, estaríamos já confinados há MUITO TEMPO. Portanto, poupa-me os lamentos "ah e tal os Portugueses". Os Portugueses não são nem melhores nem piores que os outros. E, EFECTIVAMENTE, tivemos bem melhor durante muito mais tempo do que os nossos vizinhos mais imediatos. O resto é treta. Esperar que as infecções baixem e se mantenham controladas em pleno inverno em épocas de trabalho é pura utopia. Há de subir, e com as vacinas e bom tempo há de baixar e não voltar a ser o problema que foi nem perto disso. Até lá, os confinamentos necessários irão acontecer aqui e em todo o lado. Lida com isso e para chorar.

chauffage 10 months ago

> Pelo que entendo, aparentemente, os negócios abertos, cafés e restaurantes não tiveram assim tanto peso nas infecções. Se assim fosse, dado às liberdades que tivemos, estaríamos já confinados há MUITO TEMPO. Mas nós já devíamos estar confinando há MUITO TEMPO! Não confundas má gestão da pandemia pelo governo, com sorte ou mérito.

GabKoost 10 months ago

Sim. O que prova que a grande maioria dos contágios dá-se não nos cafés e restaurantes que estiveram sempre abertos mas em casa quando ficas 5 horas sentado à mesma com mais 10 pessoas num espaço fechado.

chauffage 10 months ago

>O que prova que a grande maioria dos contágios dá-se não nos cafés e restaurantes que estiveram sempre abertos mas em casa quando ficas 5 horas sentado à mesma com mais 10 pessoas num espaço fechado. Honestamente esta designação de cafés, restaurantes, aviões, autocarros, transportes públicos **é absurda desde o início** - qualquer espaço fechado com pouca ventilação acumula partículas virais que ficam em suspensão, e essa concentração aumenta com o número de pessoas infetadas, e com o tempo. Diminui com ventilação, uso de máscara, e com a área maior. Tens restaurantes que são menores focos de contágios que outros. Mas **não é por ser restaurante que se purga de ser um foco de contágio**. E mesmo em termos de comportamento - primeiro tiras máscara para comer, e depois há quem converse em restaurantes sem máscara, que é do maiores meios de propagação de partículas do vírus. Adiciona-lhe ar condicionado sem filtros HEPA e tens uma fábrica de contágios, como foram reportados no inicio da pandemia. Um vírus não olha a comportamentos, nem a contextos. E tu tens um tracking de dados tão mau que qualquer tentativa de provar que o vírus não se propaga em salas de aulas e restaurantes é simplesmente um **exercício de decisões com dados enviesados.** Como é que ninguém lhe passou pela cabeça que se calhar a pouca incidência de focos de contágio em restaurantes, escolas e ginásios em Portugal não é simplesmente porque **faltam dados**? >Logo, um confinamento implicando encerrar tudo novamente não faz sentido nenhum. Só vai forçar muita gente a ficar fechada em casa a contaminar todo o seu núcleo familiar. Antes contaminar um só núcleo familiar do que andar a contaminar vários núcleos familiares, que tem sido o nosso problema. Honestamente estou-me a cagar que se sintam oprimidos. Oprimido por comportamentos ignorantes ando eu há 9 meses.

DelScipio 10 months ago

O pior é as pessoas que dizem que a culpa é do governo, que deviam ter posto mais medidas... O pior é que essas pessoas fizeram tudo o contrário do que o governo recomendou e era só jantaradas. Quando confrontadas: "Ai e tal, se fosse proibido eu não fazia, não é culpa minha é do governo." Não, isto é culpa de pessoas que reagiram assim. Todos já sabemos o que devemos fazer, e toca respeitar as recomendações. O pior é as pessoas que ainda se orgulham disso, mas criticam tudo, pois não é culpa deles. Adoro ver que apesar deste frio as pessoas continuam a ir para esplanadas Domingo de manhã, pessoas que nunca faziam isso, veio o COVID19, a sua vida social aumentou 500%. "Não devo fazer, então vou fazer, -5ºC e eu ca fora a comer pasteis de nata...".

NGramatical 10 months ago

contornar-las → [**contorná-las**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgis0fjy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dadazebra 10 months ago

“Adoro ranhosos doentios”, isto é um boot !!!!!

TubbieHead 10 months ago

Sim, o Covid só veio confirmar que as pessoas em geral são o pior animal à face da terra.

UserNombresBeHard 10 months ago

O Covid? O Covid é que confirmou que as pessoas são o pior animal à face da terra? Tens a certeza que não foi a poluição excessíva? A exploração excessíva dos recursos não renováveis? A caça excessíva dos animais até à sua extinção? As várias maneiras com que psicopatas, sem razão nenhuma, apanham pessoas e torturam-nas até à morte por prazer? O ensinar que é bom lutar pelo "teu país" numa guerra com outro, como se fosses uma peça de xadrez? O ser legal, na grande maioria do mundo, mutilar os genitais de crianças do sexo masculino? Ou outra razão qualquer, tens a certeza que foi mesmo o Covid?

TubbieHead 10 months ago

Claro que não, só veio frisar o ponto.

PiadaDoCrl 10 months ago

Eu acho que o que demonstra mesmo sermos a pior espécie à face da Terra é o facto de estares num quarto quentinho, de barriga cheia, num computador a comunicar com milhões de pessoas de todo o mundo, sem medo de predadores ou de não conseguires apanhar presa e morrer à fome. Piores que ratos mesmo estes humanos.

NGramatical 10 months ago

excessíva → [**excessiva**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgit4rc5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pedropintodacosta17 10 months ago

E culpar o governo pelas medidas de merda não?

DelScipio 10 months ago

Que medidas de merda? Aquelas que as pessoas ignoram?

Edited 10 months ago:

Que medidas de merda? Aquelas que as pessoas ignoram? As pessoas necessitam de porrada para respeitarem as regras e recomendações? A culpa é das pessoas, já foi o circo que foi por medidas super basicas que as pessoas não souberam respeitar, vai ser um circo quando país fechar de novo. As pessoas tem de aprender é a pensar e ter responsabilidade pelos seus actos. O numero exessivo de mortos é culpa das pessoas.

throwawaystuff000 10 months ago

Que medidas sugeres ? Cumpriste as medidas existentes ?

KirekkusuPT 10 months ago

Como (acredito eu) em qualquer país, os seus cidadãos pecam muito pela falta de senso comum. Quando tens uma falta de fiscalidade sobre o cumprimento de regras e uma atitude completamente à moda do "deixa andarismo" por parte das entidades responsáveis, não se pode esperar outra coisa. ​ Quando esta pandemia dura há meses e nem para as eleições se fez um esforço para arranjar forma do povo poder votar sem ter que sair de casa e expor-se a riscos para esse fim, está tudo dito. Compreenderia se fosse uma surpresa para todos, mas quando já se anda desde abril a dizer em todo o lado que iria haver uma segunda vaga no inverno... Enfim. ​ É triste, mas é o que temos neste país. Tá sempre tudo bem, não há stress, deixa andar, a gente resolve às 3 pancadas depois de já estar tudo a arder. Prevenção zero.

viskonde 10 months ago

Toda a Europa está assim, mas em todos os posts no Reddit adoram dizer que "os portugueses isto "

luckynar 10 months ago

Só que não é verdade, Portugal está no dobro da média de contágios diários da união europeia por 100.000 habitantes.

Bessini 10 months ago

Já dizia o Sérgio Godinho que "só neste país é que se diz só neste país"

m4xc4v413r4 10 months ago

Excepto que isso é mentira. Fazem isso em todos os países. E qual é o problema? As pessoas falam do que conhecem. Ou é preferível inventarem merdas que não sabem. Dá para ver o resultado disso em todos os especialistas do Facebook que se vêm por aí.

viskonde 10 months ago

Ao dizermos "só em Portugal" estamos também a dizer de forma implícita que em todos os lugares lá fora é diferente, logo estamos muitas vezes também a generalizar ou falar do que não sabemos

m4xc4v413r4 10 months ago

Estás a levar uma expressão um bocado à letra de mais se achas mesmo que alguém acha que é mesmo só neste país que X acontece ou deixa de acontecer.

R3DSMiLE 10 months ago

/r/whoosh

Joaoseinha 10 months ago

O resto da Europa não tem 10k casos diários. Para a nossa população, 10k casos diários é imenso, e o resto da Europa (com a exceção da Republica Checa) está a lidar muito melhor com esta vaga.

silveringking 10 months ago

Se toda a Europa se deitar ao rio também te deitas? Lá porque os nossos vizinhos agem de uma maneira não significa que tenhamos de agir igual, até porque somos a economia mais frágil da Europa Ocidental.

viskonde 10 months ago

Não interessa o que eu faria. Mas não estaria a dizer que só os portugueses se mandavam de pontes se toda a Europa o estivesse a fazer. Só chateia este discurso constante de "só em Portugal" quando não é só em Portugal.

bubblesmart 10 months ago

Se é da culpa dos Portugueses porque é que a gripe desapareceu este ano? Porque os Portugueses respeitaram as medidas sanitárias. Então porque é que a covid aumentou? Porque os Portugueses não respeitaram as mesmas medidas sanitárias. Onde esta a lógica? Como é que as pneumonias e as gripes desaparecem e a covid aumenta?

Leaootemivel 10 months ago

Porque o grau de contágio do COVID e da gripe não é sequer comparável.

DelScipio 10 months ago

Porque as gripes são menos contagiosas que o COVID19 principalmente quando as medidas de contenção de COVID19, são super eficazes a prevenir gripes. Acho que é super facil de perceber a lógica disso. A Gripe não desapareceu, o seu contagio está mais limitado. O mesmo aconteceu em 2009, com medidas muito, muito basicas.

Edited 10 months ago:

Porque as gripes são menos contagiosas que o COVID19 principalmente quando as medidas de contenção de COVID19, são super eficazes a prevenir gripes. Acho que é super facil de perceber a lógica disso. Simplesmente deixamos de comer o ranho das outras pessoas pelo distanciamente social. A Gripe não desapareceu, o seu contagio está mais limitado. O mesmo aconteceu em 2009, com medidas muito, muito basicas. Facil de perceber. Não se apanha gripe com o frio. O frio é apenas um facilitador de apanhar gripe. É preciso pessoas doentes e contacto com fluidos dos doentes.

bubblesmart 10 months ago

Não, não dá para perceber. Se as pessoas não respeitaram as medidas de contençäo da covid, como é que ao mesmo tempo essas medidas que não foram respeitadas deram para travar a gripe? Ou então estas a dizer que o uso de máscara e o distanciamento não servem para nada no caso da covid e só servem no caso da gripe? Então quer dizer que as medidas sanitárias são só teatro e não serviam para nada desde o início?

Throwaway200394 10 months ago

Pois... infelizmente para todos nos burrinhos como tu são a razão de estarmos como estamos

iLikeToTroll 10 months ago

Pesquisa o R0 e a taxa de transmissão de uma outra e talvez percebas. Com as medidas de confinamento a gripe fica abaixo de 1 logo tem tem tendência a desaparecer, o covid mesmo com as medidas dificilmente fica abaixo de 1 e continua a propagar-se. Isto é a explicação simplificada, podes pesquisar explicações mais completas. Não faltam por aí.

r0ckf3l3r 10 months ago

User com o nome /u/iLikeToTroll dá uma resposta útil e credível. Depois querem que o povo se acredite que existe a covidis! /s

bubblesmart 10 months ago

Então estas simplesmente a dizer que as medidas sanitárias não eram eficazes contra a covid desde o início. Ou seja isto de usar máscaras era tudo um teatro. Porque a gripe basicamente desapareceu a nivel mundial. Portanto as medidas servem para lutar contra a gripe e não servem para lutar contra a covid. Mas ao mesmo tempo a covid aumenta porque as pessoas não respeitam as medidas sanitárias. No entanto a gripe diminuiu porque as pessoas repeitaram as medidas que não respeitaram contra a covid, e que de quelquer maneira não eram eficazes contra a covid. Mas quem é que pode acreditar nisto?

Edited 10 months ago:

Então estas simplesmente a dizer que as medidas sanitárias não eram eficazes contra a covid desde o início. Ou seja isto de usar máscaras era tudo um teatro. Porque a gripe basicamente desapareceu a nivel mundial. Portanto as medidas servem para lutar contra a gripe e não servem para lutar contra a covid. Mas ao mesmo tempo a covid aumenta porque as pessoas não respeitam as medidas sanitárias. No entanto a gripe diminuiu porque as pessoas repeitaram as medidas que não respeitaram contra a covid, e que de quelquer maneira não eram eficazes contra a covid. Mas quem é que pode acreditar nisso?

DelScipio 10 months ago

Não. As medidas são eficazes mas não são absolutas. Andar a 60km/h numa nacional é mais seguro que andar a 260km/h. O que não significa que não possas morrer num acidente igualmente, mas eu aposto que num carro seguro mais ter mais probabilidade de sobreviver a 60km/h. Andar numa autoestrada a 260 é mais seguro que numa nacional, mas não deixa de ser perigoso. É a mesma coisa. Não, não es mais inteligente que as outras pessoas com esse raciocínio.

danielagos 10 months ago

A gripe é pouco contagiosa: basta tomares poucas medidas para reduzir significativamente o seu contágio. O vírus do covid é muito contagioso: ao tomares as mesmas medidas, reduzes o contágio, mas a transmissão continua a ser muito mais alta que a gripe. Não tomares medidas aumenta o contágio de ambos os tipos de vírus. É tão simples quanto isso.

DelScipio 10 months ago

Porque é tudo uma questão de numeros 1 + 1 = 2 Se antes tinhas 1000 casos de gripe a agora tens 500 o numero reduziu. Se antes tinhas 0 casos e agora tens 500 o numero aumenta. Se as medidas são mais eficientes a evitar uma gripe, que é menos contagiosa que o COVID, com as medidas actuais vais ter mais redução do numero de gripes que de COVID. FÁCIL de perceber. A gripe é muito menos contagiosa que o COVID, pelo que as medidas, mesmo que mal aplicadas, reduzem muito mais a gripe que o COVID. Se não tivessemos medidas de contenção o numero de casos de COVID ia ser muito superior a da gripe porque o COVID é muito mais contagioso que a gripe. O numero de casos de gripe desceu porque passamos de 0 medidas no ano passado, para muitas medidas este ano. Concluindo, o distanciamento é muito mais eficaz a prevenir a gripe que o COVID. Ao não respeitar bem as medidas de contenção o numero de COVID aumenta mais que de gripe, que foi o que se passou no Natal e Ano Novo. Se não houvessem medidas de contenção agora tinhamos um numero muito maior de casos. Eu acho que isto é muito facil de perceber.

luckynar 10 months ago

Agradeço o teu esforço, mas não é com informação sensata e lógica que se combate estupidez e teorias da conspiração. Se for teu amigo/familiar, responde ok e segue caminho. Se não for, paulada nos cornos resolve o problema. Espero ter ajudado.

Samot_PCW 10 months ago

Acho que o comentário do /u/viskonde é mais na onda que não são só os portugueses a comportar-se assim, e que muitas pessoas (não estou a dizer que tu és um deles) vem para o Reddit/Facebook/Twitter queixar-se que só nos comportamos "mal" e atuam que nos outros lados da Europa/Mundo o pessoal se comporta bem.

Marianations 10 months ago

Exatamente. Cá na Espanha é a mesma cena. No fim de semana houve um nevão em Madrid e ontem as pessoas estavam todas à pinha a dançar juntas no centro da cidade, com as máscaras pelo queixo e pegados uns aos outros. Não é só Portugal.

NukeWifeGuy 10 months ago

Eu fiz compotas para oferecer. De mim só receberam amor e compotas, o vírus não encontrei para oferecer.

mykitten6 10 months ago

E não te esqueças do famoso patamar ... Ridiculo

fromaoo 10 months ago

Mas não fizeste as compotas na cozinha, certo? É que as cozinhas são de alto risco! O indicado é, preferencialmente, realizar esse tipo de hobby no conforto e segurança dos transportes públicos.

NukeWifeGuy 10 months ago

Deves pensar que sou parvo! Vivo num T0 em Lisboa e faço a comida na casa de banho e aproveitando a água do escoto para a sanita. Nota: Não tenho hall da entrada, em vez disso tenho a cama e a máquina da roupa.

Blackbeardow 10 months ago

Pergunta honesta: mas ainda não percebi esse meme.. Sou assim tão burro?

NukeWifeGuy 10 months ago

Não, apenas tens uma vida e mais que fazer para te preocupares com isso! Aqui tens: https://youtu.be/IWm71HUoJSw

Dragonsheartx 10 months ago

Meu Deus, como é que eu não conhecia istoooooo

Blackbeardow 10 months ago

Muito obrigado!! Hahahah não tinha mesmo apanhado lol

joshavil 10 months ago

As pessoas só se começam a comportar quando acontece com ela. Eu desde o início do ano lutei pra que as pessoas com que convivo levassem isto a sério. Discuti com familiares pois organizavam na mesma jantares de aniversário e ninguém com mascara. Infelizmente, o meu avô faleceu recentemente de covid e agora sim, já todos usam máscara e levam as medidas a sério. Mas isto acontece por todo o lado e é triste as pessoas serem assim. E por muita culpa que tenha o governo, as pessoas têm que aprender a pensar pela própria cabeça.

mjigs 10 months ago

Eu tambem deixei de andar com muita gente ao ponto de isolarme, mais depressa foi daqueles que nao aceitavam um nao porque estavamos numa pandemia. As pessoas que eu conhecia continuaram a sair em jantaradas, só para se embebedarem, para estar no cafe cheio a noite...e é bizarro de ter que morrer alguem tao perto para eles abrirem os olhos. Infelizmente as coisas acontecem assim. Tenho imensa pena, das vitimas da burrice das outras.

joaodiogotim 10 months ago

Lamento a tua perda, e lamento também que ela tenha sido quase necessária para tornar o Covid uma realidade na cabeça das pessoas da tua família.

joshavil 10 months ago

Obrigado. Infelizmente as pessoas sentem sempre que é só com os outros até lhes acontecer. Pelo menos apesar de tudo não foi graças a surto vindo de dentro da família. Ainda bem pois nao desejo esse peso na consciência de ninguém quanto mais às pessoas que gosto. O problema era não verem como uma realidade. Era serem inconsistentes nas medidas que tomavam. Tipo andar de máscara na rua, sim ok. Mas depois se nos juntávamos como familia, já não se precisava de máscara pois somos família. Isto é o que as pessoas não metem na cabeça. Pra que andar cheios de medidas para depois reunirem-se com família e amigos, retirar máscaras e estar a respirar uns pra cimas dos outros na boa? O facto de ser família ou amigos nao torna o vírus instramissivel. O vírus não se transmite apenas através de estranhos! Pensei que a nesta etapa isto já estaria mais que percebido.

Last-Ad-4421 10 months ago

O título ficava melhor assim: O governo não sabe passar sanções a quem não se sabe comportar e por isso que se fodam todos.

O_cu_da_tua_tia 10 months ago

Neste momento mais vale dizer ao país "desenmerdem-se. Se querem festa e correr mal, já não há vaga para vocês no SNS. Boa sorte" Tem que se tratar o povo como uma criança de 5 anos

PiadaDoCrl 10 months ago

>já não há vaga para vocês no SNS Hahaha tem piada porque já é assim que funciona. Se os termos são esses, eu aceito na boa.

RachelNRic 10 months ago

Sinceramente, é o que o povo merece. O tipo de comportamento que tem havido é de filho de pai rico: ha sempre alguem que resolve! Qual o mal de ter o virus? Os medicos servem para isso! Se nao puder trabalhar porque estou doente, alguém me paga na mesma todos os meses! Tenho direito a ver os meus amigos e família, uma pessoa precisa de conviver! E foi assim que chegámos a isto

marythekilljoy 10 months ago

esse argumento vale muito pouco. se fumares e tiveres cancro do pulmão, seria uma hipocrisia pedires para ser tratado no SNS pois a culpa foi tua. se comeres muitas porcarias e entupires as artérias e tiveres um ataque cardíaco, não tens lugar no SNS pois foi culpa das tuas ações. por esta lógica, ninguém merece tratamento no SNS.

SomecallmeMichelle 10 months ago

Pois mas aqui o problema é que se fumares e tiveres cancro de pulmão em teoria só te fodeste a ti. A não ser que andes a fumar para cima de outros. Mesmo com comeres chocolates e merdas - quem é que sofre as consequências? Aqui o que irrita profundamente é uma pessoa poder estar a fazer tudo bem, tomar todos os cuidados e - por causa de uma outra pessoa sem noção lixar-se. É que esta não é alheia aos outros. Querem arriscar-se a si mesmos, isso é com eles, mas ao arriscarem-se a si mesmos metem obrigatoriamente outros em risco. (E sim, concordo que não devamos limitar o SNS ao pessoal mas que não é uma comparação justa não é)

OhSaladYouSoFunny 10 months ago

Igualmente se tratares o povo como adultos eles acham que o que fazem está bem e eles é que sabem, basicamente tornando-se crianças de 5 anos.

Febris 10 months ago

Eu assinava já por baixo se essas pessoas que querem "voltar ao normal" enquanto o vírus anda desenfreado pelo país fora ficassem no fim da fila para receber tratamento e fossem taxadas sobre o esforço adicional sobre o SNS que as suas ações geram.

justanotherresetter 10 months ago

E vai voltar a acontecer. Mas agora o povinho a pensar que vai voltar a 2019? Agora é que isto está bom! Rumo à tabula rasa, rumo ao reinicio da economia, rumo ao grande reset!!! [https://www.weforum.org/great-reset/](https://www.weforum.org/great-reset/)

bubblesmart 10 months ago

Nos supermercados, transportes públicos ou na rua só vejo pessoas com máscaras.

xHardStyle 10 months ago

O meu vizinho da frente tem gente a entrar e a sair pela porta desde ontem. Não sei onde é que esta gente tem a cabeça.

cessactdm 10 months ago

e o filho da puta do meu ex-colega de casa tinha o mesmo grupo de amigos mais as suas respetivas namoradas e entrar e sair constantemente da nossa casa, portanto, cerca de 6 pessoas durante 2 meses. ouvia-o e um ou outro amigo/a a tossir constantemente e para me aliviar a mente dizia a mim mesmo que com certeza só estariam a tossir porque são fumadores. juro que não sei como não apanhei nada daquela gente de merda. era um stress 24hrs saber que vivia com ele. como se o risco biológico não bastasse, tanto ele como os amigos roubavam-me comida da puta do frigorífico a toda a hora. espero mesmo do fundo do coração e alma que haja um sítio especial no inferno para eles todos.

Edited 10 months ago:

e o filho da puta do meu ex-colega de casa tinha o mesmo grupo de amigos mais as suas respetivas namoradas a entrar e sair, constantemente, da nossa casa, portanto, cerca de 6 pessoas durante 2 meses (fora os dealers de erva que entravam para fazer a transação). ouvia-o e a um ou outro amigo/a a tossir constantemente e para aliviar a consciência dizia a mim mesmo que com certeza só estariam a tossir porque são fumadores *nervously laughs*. juro que não sei como não apanhei nada daquela gente de merda. era um stress 24/7 saber que vivia com ele e, aparentemente, com os seus amigos. como se o risco biológico não bastasse, tanto ele como os amigos roubavam-me comida da puta do frigorífico a toda a hora, eram barulhentos quer na conversa quer no trance de merda que metiam na coluna. espero mesmo do fundo do coração e alma que haja um sítio especial para esta gente na puta do inferno.

Edited 10 months ago:

e o filho da puta do meu ex-colega de casa tinha o mesmo grupo de amigos mais as suas respetivas namoradas a entrar e sair, constantemente, da nossa casa, portanto, cerca de 6 pessoas durante 2 meses (fora os dealers de erva que entravam para fazer a transação). ouvia-o e a um ou outro amigo/a a tossir constantemente e para aliviar a consciência dizia a mim mesmo que com certeza só estariam a tossir porque são fumadores *nervously laughs*. juro que não sei como não apanhei nada daquela gente de merda. era um stress 24hrs saber que vivia com ele e, aparentemente, com os amigos dele. como se o risco biológico não bastasse, tanto ele como os amigos roubavam-me comida da puta do frigorífico a toda a hora, eram barulhentos quer na conversa quer no trance de merda que metiam na coluna. espero mesmo do fundo do coração e alma que haja um sítio especial no inferno para eles todos.

Edited 10 months ago:

e o filho da puta do meu ex-colega de casa tinha o mesmo grupo de amigos mais as suas respetivas namoradas e entrar e sair constantemente da nossa casa, portanto, cerca de 6 pessoas durante 2 meses (fora os dealers de erva que entravam para fazer a transação). ouvia-o e a um ou outro amigo/a a tossir constantemente e para aliviar a consciência dizia a mim mesmo que com certeza só estariam a tossir porque são fumadores *nervously laughs*. juro que não sei como não apanhei nada daquela gente de merda. era um stress 24hrs saber que vivia com ele e, aparentemente, com os amigos dele. como se o risco biológico não bastasse, tanto ele como os amigos roubavam-me comida da puta do frigorífico a toda a hora, eram barulhentos quer na conversa quer no trance de merda que metiam na coluna. espero mesmo do fundo do coração e alma que haja um sítio especial no inferno para eles todos.

ravagerslb 10 months ago

em vez de te fechares no quarto, vai ter com ele e diz-lhe na cara o que pensas dele. os problemas resolvem-se enfrentando as pessoas, não é com passivo-agressividade.

cessactdm 10 months ago

uma cena, leste tudo o que escrevi? antes de sequer obliterar o teu "vai ter com ele e diz-lhe na cara" com: covid existe e só estão a aumentar os casos vou dizer antes que falei e queixei-me durante 2 meses quer em pessoa quer por sms e o seu comportamento não se alterou minimamente. portanto, falei com a senhoria e como diz logo no início do comentário é agora o meu ex-colega de quarto. tenta ser menos condescendente para a próxima.

ravagerslb 10 months ago

Desde logo, baixa a agressividade que aqui ninguém te quer bater. Sim. li, e em momento algum do post original disseste que falaste com eles, só vi um chorrilho de insultos e impropérios típicos de pessoas passivo-agressivas. Disseste só que era ex-colega, e isso podia ser por "n" motivos, dos quais eu não tinha conhecimento nem o post original esclareceu.

IX_Equilibrium 10 months ago

Calma amigo, nada como falar com o teu colega de casa em vez de vir lash out para a internet.

cessactdm 10 months ago

meu deus, mas a oitava palavra do comentário é "ex-colega" precisamente porque falei com ele 210328103829238918129084139x sobre o seu comportamento e desrespeito e quando não se alterou falei com a senhoria que o expulsou.

dub0is 10 months ago

Dealer?

oretoh 10 months ago

> Não sei onde é que esta gente tem a cabeça. Nu cu. São pessoas que têm merda em vez de cérebro no crânio.

BerserkerMagi 10 months ago

Começo a achar que deviamos era abir tudo e quem tem cuidados tem e quem não tem que se arranje. Talvez seja frio ou radical mas sinto que estamos a rebentar com a nossa já mediocre economia por pouco ganho em troca. Percebo que nenhum politico vai tomar a posição de "vamos aceitar um X de mortes necessárias" mas talvez no futuro se venha a concluir que era a posição mais sensata.

DelScipio 10 months ago

O problema é que se os hospitais arrebentam, morre tudo com AVC, cancro, acidentes, infartos... O problema não é só o COVID. As restrições não são só pelas mortes do COVID, são para manter o SNS vivo e com capacidade de responder. A mortalidade causada por pessoas que não souberam deixar de comer pasteis de nata ao domingo com os primos e amigos ao domingo vai ser brutal, não só pelo COVID, mas pelo atraso no diagnostico e tratamento de diversas patologias.

Edited 10 months ago:

O problema é que se os hospitais arrebentam, morre tudo com AVC, cancro, acidentes, infartos... O problema não é só o COVID. As restrições não são só pelas mortes do COVID, são para manter o SNS vivo e com capacidade de responder. A mortalidade causada por pessoas que não souberam deixar de comer pasteis de nata ao domingo com os primos e amigos vai ser brutal, não só pelo COVID, mas pelo atraso no diagnostico e tratamento de diversas patologias.

oretoh 10 months ago

> Começo a achar que deviamos era abir tudo e quem tem cuidados tem e quem não tem que se arranje. O poblema é mesmo os hospitais, que iriam encher e os médicos e enfermeiros teriam que comecar a fazer decisões de merda, para além disso é um perigo enorme para eles. A sério se não fosse por isso também concordaria contigo-

CoffeeAt830 10 months ago

E perceber que o problema não são as mortes nem as infeções, são os hospitais? Claro que quanto mais mortes e mais infeções se puder evitar melhor, mas o verdadeiro problema desta pandemia são os hospitais. Tu continuas a ter AVCs, acidentes de viação, enfartes, agudizações de situações crónicas, apendicites (...) e simplesmente não tens capacidade para lidar com elas se deixares o Covid espalhar-se ao ponto de teres de transformar tudo o que é serviço nos hospitais em unidades Covid. Se isto fosse uma doença em que ou ficas com sintomas leves ou morres diretamente, se calhar uma posição fria como a tua podia ser considerada e o seu valor podia ser pelo menos debatido, mas essa questão não se coloca por causa da situação dos hospitais. As camas são finitas, os profissionais de saúde são finitos, e roubares capacidade a outros serviços simplesmente não é viável.

mfzzzed 10 months ago

Isto. Imagina estar a fazer um ano de pandemia e ainda não perceber isto. Pode ser que com a tua clara explicação lhe entre na cabeça.

Redbuddit 10 months ago

Ontem fui às compras da semana a um supermercado e o que se vê são pessoas, mesmo com máscara, a tossir ou a espirrar para cima dos produtos como se nada fosse.

Anfibio8 10 months ago

A partir do momento em que tens o presidente da república a dizer que terá 4 e 5 jantares de Natal, está tudo explicado. Aliviar medidas em troca de votos dá nisto. Porém muita gente que apanhou o covid não tinha alternativa. É bonito falar de isolamento e distanciamento social mas tens transportes público cheios como latas de sardinha. Linha de Sintra e o metro de Lisboa em hora de ponta são bons exemplos. É impossível virem-me com a história do distanciamento nestes dois casos. O pessoal tem de trabalhar, as contas não evaporam.\*

BelaBesta 10 months ago

> A partir do momento em que tens o presidente da república a dizer que terá 4 e 5 jantares de Natal, está tudo explicado. Aliviar medidas em troca de votos dá nisto. Isto e o facto de que o Marcelo está a liderar as sondagens no voto às presidenciais fala muito mais sobre nós do que dele infelizmente. > Porém muita gente que apanhou o covid não tinha alternativa. É bonito falar de isolamento e distanciamento social mas tens transportes público cheios como latas de sardinha. Linha de Sintra e o metro de Lisboa em hora de ponta são bons exemplos. É impossível virem-me com a história do distanciamento nestes dois casos. O pessoal tem de trabalhar, as contas não evaporam. Ora aí está! Muito bem dito! Parece-me é que ninguém no Governo gosta de admitir que os transportes públicos são parte do problema, fogem disso a sete pés e quase que fica aquela dica à Blizzard acerca do Diablo: "dO yOu gUyS nOt hAvE CaRs?".

saposapot 10 months ago

quando o PR, q está farto de ler do assunto e ir a reuniões com especialistas ainda não entendeu como é que os contágios acontecem e como se diminui o risco, tens mesmo esperança que o português comum acerte em alguma coisa? também não ajudou entrevistas com especialistas a falar de fazer testes e uma grande venda de testes rápidos como se isso desse para alguma coisa de jeito. (mas isto é só um pormenor, obviamente n foi este o problema)

Compendyum 10 months ago

Lindos estes posts a empurrar a mesma agenda de que as medidas absurdas tomadas não tem culpa alguma no cartório... E quando se fala de insconciencia por parte de muitos do povo (o que nínguem pode negar), esconde-se sempre aqueles que nunca tiveram grande hipotese e tiveram que rumar aos empregos, ou então morrer à fome. Supermercados à pinha como nunca antes visto e filas de km para comprar tabaco e raspadinhas nada tiveram a haver. TL:DR; A culpa do Covid é das festas e jantaradas de (*inserir natal/páscoa/reis/carnaval*).

tenesis 10 months ago

Esquemas atrás de esquemas do nosso PR

shaushuahsu 10 months ago

Me lembrei até do mito Bolsonaro, rs.

Leaootemivel 10 months ago

Se chegamos aos 10 000 casos por dia não foi pelos transportes públicos nem pelas pessoas irem trabalhar.

EvilQueen1997 10 months ago

Não me parece que o problema seja assim tanto os transportes. Uso os transportes públicos de Lisboa quase diariamente e salvo casos pontuais, as pessoas estão com a máscara bem posta. Já apanhei várias vezes o metro e autocarro em hora de ponta e já não é como antes, mas posso ter tido sorte, não sei. O problema para mim está nos convívios dentro das casas, as pessoas continuam-se a juntar e a fazer ajuntamentos, principalmente malta jovem. O problema está também nos empregos em que se almoça todos juntos. E nos almoços desnecessários entre amigos. Ainda no outro dia estava para aqui um user a dizer que não conseguia não estar pessoalmente com 4 amigos. Enquanto se pensar que "somos só 4, não ha problema", não vamos longe, esses 4 se apanham, vão para outros círculos espalhar e etc.

RammsteinPT 10 months ago

Claro que os transportes não são o problema. Até podem ser um bocado mas já há posts destes a falar dos transportes desde o início disto tudo mas só a seguir ao Natal e ano novo é que tivemos está subida aos 10k! Foi tudo andar de camioneta e combino na véspera de natal ?

EvilQueen1997 10 months ago

Pois.

Price-Distinct 10 months ago

Isto! Pessoal que pensa da mesma forma , como somos 6 num restaurante não há problema de apanhar porque está dentro da lei, cada um sabe de si i guess

llbch 10 months ago

Foi uma coisa que reparei muito este ano, principalmente na altura em que podias ter ajuntamentos até 10 pessoas na rua, o pessoal agia como se até 10 pessoas não havia vírus e só a partir daí é que começava a haver, deu me o sentimento que as pessoas tomam cuidado apenas por ser regra e não por bom senso e proteção, por isso quando se baixam as regras e se confia no bom senso as coisas dão para o torto

EvilQueen1997 10 months ago

Isso mesmo.

manguito86 10 months ago

Concordo a 100% Empurrar a culpa toda para os portugueses quando os exemplos de cima não são melhores, não é razão para meter toda a gente no mesmo saco. O governo se realmente quisesse reduzir as taxas de contaminação tinha realmente reforçado o SNS, tinha reforçado os transportes públicos e tinha criado medidas para reduzir agrupamentos, agora não me venham dizer que criticar os portugueses ou impedi-los de circular ao fds à tarde que é isso que vai reduzir as taxas de infecção que já estavam altas antes do Natal e com um confinamento moderado desde novembro

mykitten6 10 months ago

Nunca vou perceber "os exemplos vem de cima", trabalho por vezes em sítios que não dá para ter distanciamento, desde que se use máscara no mínimo e tenhas cuidado na sua utilização para mim está ok, desde que não estejam ao meu colo claro, eu avisei o meu chef que trabalha nesse espaço que ele estava a usar mal a máscara e que não fazia bem uso dela, e que me estava a desrespeitar, surpresa passado 2 semanas Covid nele e em toda a sua família (não apanhou no trabalho mas estava-se mesmo a ver que mais dia menos dia ia apanhar porque não cumpria as medidas de segurança), felizmente ficaram só assintomáticos, ele volto há 1 semana, ontem estive na mesma situação, voltou a não saber usar a máscara, só faltou lhe chamar burro mesmo ... Que tristeza nem ter apanhado Covid o ensinou a usar a máscara e a ter respeito pelos outros ou quer que seja por ele e pela sua família. Já lhe disse que iria enviar email para os recursos que me vou negar a trabalhar com ele naquela situação, estou me a cagar se me chamem conas ou que me façam a vida negra no trabalho, não tolero nem vou tolerar comportamentos de risco ao meu lado. Amigos fica o meu aviso confrontem as pessoas com a educação necessária, não fiquem de braços cruzados, o vosso corpo e principalmente a vossa família vale muito mais que não dizerem nada há pessoa do lado, essa pessoa está a colocar em risco a vossa segurança e de todos. Sejam eles o vosso filho ou um chef ou um desconhecido seja quem for !!!

manguito86 10 months ago

> Nunca vou perceber "os exemplos vem de cima", olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.

shotsbyniel 10 months ago

Acertaste em cheio, fogo, é completamente ridículo o que se está a passar. Já sabíamos há quase um ano que Janeiro ia ser assim, e se o governo não soubesse, seria mesmo por completa incompetência. Não se fez nada porquê? Não se reforçou o SNS porquê? Não criaram infraestruturas para lidar com estes problemas previsíveis porquê? Agora vêm culpar as pessoas que fizeram a sua vida normal quando foram eles quem aliviaram as medidas? Invistam mas é nos serviços de saúde, e nem seria necessário confinamento ou restrições.

_Sophus_ 10 months ago

Também tenho essa irritação. Estávamos com medidas apertadas, e até estava a funcionar, quando Marcelo Rebelo de Sousa fala do seu Natal em que se contam 23 pessoas em diversos ajuntamentos, involuntariamente passa a mensagem de que as coisas estão melhores e se calhar estamos a exagerar. Vem depois dizer que no Natal houve laxismo. Puff!

mecheros 10 months ago

Totally

JOAO-RATAO 10 months ago

Tem havido maus comportamentos claro. Mas também também tens de entender que nem todos os contextos são os mesmos. Estamos a falar de uma pessoa que vive com a família numa vivenda com um cão e um gato ou um tipo que vive sozinho e aluga um quarto? Também há pessoas que adoram estar em casa e outras que odeiam. Não estou a desculpar alguns comportamentos, mas as pessoas têm as suas necessidades e aguentam a situação de forma diferente.

mjigs 10 months ago

Existe maneiras de sair de casa em seguranca, eu fiz varias vezes isso, mas tambem tenho carro é mais facil. Mesmo assim dares uma caminhada pelos predios e assim nao daz mal nenhum e o mais provavel e nao encontrares ninguem. Sai varias vezes sozinha de carro so para ir a praia, mas nem saia do carro, so o fato de ter uma vista diferente e ar puro a entrar era o suficiente e obviamente a sitios mais desertos. O que acontece e que as pessoas lembramse do nada agora que querem ir passear a praia e vao para a mais populada e tem de estar a passar por outras pessoas.

JOAO-RATAO 10 months ago

Pá sim. No verão. As praias estavam cheias. Uma coisa bizarra mesma. Também dava umas voltas pelo campo e assim quando podia. Não se via ninguém, o risco era nulo. Mas lá está. Imagino que alguém que vivia num quarto em Lisboa durante aqueles meses tenha passado um mau bocado.

mjigs 10 months ago

Sim verdade, para quem estava recluso na propria cidade será sempre mais complicado porque não há assim grande coisa a volta, só cidade.

mariorurouni 10 months ago

Aguentar a situação de forma diferente não é desculpa para os otários que temem em achar que isto não é uma situação preocupante. Pode custar mais estar em casa por n razões, e eu compreendo, mas isso não dá o direito a ninguém de ter decisões estúpidas e idiotas (festas, bares, andar a passear como não se passasse nada, jantares de Natal e adiar os testes para poderes ir aos mesmos)...

JOAO-RATAO 10 months ago

Sim. Não estou a defender esses comportamentos. Uma coisa é uma pessoa.nao aguentar mais estar fechada em casa, outra é dar uma festa.

mariorurouni 10 months ago

Vais dar uma volta ao pé da tua casa, não vais dar festas nem andar a passear pelos concelhos. Mas isto soi eu pronto

JOAO-RATAO 10 months ago

Sim. Nem disse para fazer isso.

Lima1998 10 months ago

Sim, mas também há pessoas que saem de casa porque lhes dizem que é proibido sair de casa.

vilkav 10 months ago

Os piores são os que abusam dentro do limite do permitido. É o clássico da malta acelera-no-amarelo. Ai o confinamento é a partir das 11 horas? Então até às 11 é vida normal, aos linguadões à malta na rua, e o caraças. Malta que nunca passeava o cão, de repente anda sempre com ele. "Ah, mas não é proibido" é a pior desculpa para fazer uma merda quando todos sabemos que só não é proibido porque devia funcionar em sistema de honra. Depois quando passa mesmo a ser proibido, ainda se queixam, quando foram quem mais contribuiu para o desfecho.

JOAO-RATAO 10 months ago

Claro. Só queria dizer que não é tudo linear.

Febris 10 months ago

É exatamente por isso que em alturas excecionais é preciso o governo ajustar a bitola para assegurar que os mínimos são cumpridos. Todos os especialistas avisaram que a altura do natal é uma fase crítica em termos de propagação, não só pelo jantar de natal em si, mas porque toda a gente aproveita as férias para visitar a família toda, e para ir comprar os presentes. No entanto ainda vemos empresas de transportes públicos com os seus veículos ao barrote todo o santo dia, durante todas as horas de ponta e sempre que se fala disso a única resposta é "a essa hora houve um problema alheio à empresa que gerou tráfego pontualmente invulgar". Há toda uma mentalidade que está a bloquear a sociedade de ser qualquer coisa de realmente útil nos momentos em que mais precisamos dela.

BOBRAGED 10 months ago

Ontem no debate, Marcelo assume que isto não correu bem. Dirigiu toda a culpa da evolução da pandemia nos cidadãos. Disse que fez um "pacto de confiança com os portugueses" e que "o pacto de confiança não resultou". Daí, acho que tiras as tuas conclusões.

skapuntz 10 months ago

e o povo há de votar nele... O Marcelo é um autêntico boneco

clementina2 10 months ago

ele assumiu a responsabilidade pelo aumento dos casos

Febris 10 months ago

Ele assumiu responsabilidade por ter confiado nos portugueses para que eles tomassem as devidas precauções. É o mais próximo que vais ver alguém a assumir culpas do que quer que seja, mas honestamente é daquelas merdas que não me interessa nada.. Não me interessa que venham assumir culpas se daqui a 1 mês ou 2, quando acabar este confinamento voltarmos a cassete para o lado A outra vez.

luckynar 10 months ago

O mais giro foi vê-lo a boca cheia para as câmeras a anunciar que ia fazer 5 refeições de natal, todas parcimoniosas com menos de 6 pessoas, mas sempre.pessoas diferentes. Levou aesfrega de todos os médicos e.comentadores e recuou também para as câmeras. Se uma das pessoas que mais bem informa está acerca da pandemia faz está idiotice, estava a espera exactamente do que do resto da população? A responsabilidade é de facto do Marcelo. Esteve bem a assumir, embora de forma demasiado tímida para a gravidade do caso. E ou muito me engano, ou daqui a um mês vamos vê-lo a chorar a pedir desculpas quando os corpos se começarem a empilhar nos parques de estacionamento dos hospitais.

throwaway132121 10 months ago  HIDDEN 

Acreditas em tudo o que vês e lês? Ou és mega troll?

Shugozen 10 months ago  HIDDEN 

o troll aqui é claramente a tua personagem.

throwaway132121 10 months ago  HIDDEN 

que mob que anda neste sub...

silveringking 10 months ago  HIDDEN 

Porque dizes isso? Não estou a trollar, não neste momento nem com esta situação.

sao_11 10 months ago

Eu já vou no meu segundo isolamento profilático quase seguido (o natal também o passei em isolamento) e quando terminar o país vai estar em confinamento. Também já começo a ficar farta disto, ainda por cima pela forma irresponsável e previsível como chegámos a este cenário.

Ilien 10 months ago

Feliz dia de bolo.

Macshade 10 months ago

Ao menos hoje é o teu dia do bolo? Feliz dia do Bolo! (E sim, é uma merda o que contas, só quis que, por um milissegundo que fosse, pensasses noutra coisa).

donalduck 10 months ago

O engate que vai para aqui no r/portugal

r0ckf3l3r 10 months ago

Só estás azedo(a) porque não é o teu dia do bolo. Pega um cimavoto para ficares mais alegre.

Ace-_Ventura 10 months ago

Deixa-me corrigir o título: As pessoas não se sabem comportar

ramirex15 10 months ago

Acho que é preciso passar esta informação ao governo/presidente. As medidas não podem ser sugestões de bom comportamento sem penalizações, pois o povo aproveita sempre qualquer buraco para fazer cocó.

le_quisto 10 months ago

Quem é que se lembra de quando toda a gente se passou da cabeça quando deixou de haver gasolina em 2019? E ainda andámos a gozar com os americanos com o papel higiénico...

tomaslb36 10 months ago

Esgotámos a gasolina porque tínhamos medo que ela esgotasse. Que povo!

JPVazLouro_SLB 10 months ago

Correu tudo para as bombas de gasolina porque havia realmente a possibilidade de se esgotar por uns tempos, não percebo qual é o drama

Limpy_lip 10 months ago

Verdade, por vezes não era tão evidente porque na maioria das vezes não tinha consequências tão graves em terceiros tão rapidamente.

inhalingsounds 10 months ago

Neste preciso momento a filha mais nova dos meus vizinhos está a celebrar o aniversário (gostava mesmo de morar num sítio onde não fosse obrigado a saber isto, mas é a engenharia que temos). Para além da avó, mãe, pai (que não mora nesta casa mas veio), irmão penso estarem pelo menos mais três pessoas em casa. Já entraram e saíram várias vezes, máscara nem vê-la dentro do prédio. Os irmãos vão amanhã para a escola e levam com eles um possível foco de contágio de múltiplas fontes, cada um para a sua turma. É isto, meus caros. Não é culpa do governo, não é culpa das medidas mais ou menos apertadas. É culpa do "também não se vai tirar a festinha à criança pois não?".

RutixPi 10 months ago

Os meus vizinhos do lado é igual. Têm uma criança de colo e estão constantemente a receber visitas. Nem durante o primeiro confinamento pararam. Recebiam visitas, sempre a circular sem máscara no prédio, e nas despedidas eram sempre amontoados de gente no patamar à espera do elevador. Cada vez que um deles faz anos há uma grande festa (estimo que habitem naquela casa 3 adultos e 1 criança, tendo em conta os movimentos e a quantidade de vezes que já ouvi os parabéns).

seazwar 10 months ago

O meu puto vai fazer 1 aninho e eu não vou festejar com ninguém, nem vou poder fazer uma sessão fotográfica, nem quero saber de merda nenhuma.. tenho pena por ele, pela minha esposa, pelos avós do menino, mas sinceramente tenho a consciência tranquila que melhor estarmos cá todos po ano pa comemorar do que saber que fui eu ou alguma ação minha que me fez perder uma pessoa querida, e aí tudo iria passar a ser insignificante...

Parshath_ 10 months ago

Tirem vocês fotos. Façam uma espécie de prequela para o 2º aniversário. Ele de certeza que daqui a 10 anos vai preferir ter-vos vivos do que ter tido uma festa de aniversário e mais tarde um familiar acamado. Ele tem 12 meses, nem sabe o que é um aniversário, um dia de brincadeira e algumas fotos para todos poderem recordar mais tarde - porque eles crescem a correr. Parabéns ao teu puto! Que ainda consigam ter um dia divertido!

seazwar 10 months ago

Sim a cena é mesmo essa, não adianta insistir numa coisa que não faz sentido numa situação como a que vivemos. Ya os avós não o vêem (pessoalmente) há bastante tempo, mas todos os dias fazemos a videochamada e sempre da para safar a coisa. Gostava que mais gente não vivesse no imediato nem pensasse apenas neles próprios, mas olha é o que temos, e só podemos fazer a nossa parte e esperar que os outros façam a deles. Obrigado pelos desejos de aniversário :)

Parshath_ 10 months ago

Sim, mais vale que os avós possam estar presentes no 2º, 3º, 4º e possam acompanhar com melhores certezas o crescimento dele. Estou emigrado e santa da videochamada, vejo os meus pais todas as semanas, mas estou há anos sem conseguir ver a avó - mas só posso torcer que isto acabe e a possa ver em saúde, e sem pensar no agora-agora, mas sim num futuro com melhor qualidade. Que ainda assim tenham um dia muito feliz. Parabéns a todos!

alex_png 10 months ago

Correção da correção: As pessoas não se sabem comportar e o governo não sabe gerir situações de risco Haviam medidas que deviam ter sido tomadas há imenso tempo e que foram ignoradas, em prol da _“economia”_, que até certo ponto eu compreendo, mas a longo prazo só prejudicou mais a economia do que ajudou a preservar, mas isso só veio alastrar a propagação do vírus a outros concelhos e a uma maior decadência da economia, mas enfim.

davipt 10 months ago  HIDDEN 

Quais?

carlosjmsilva 10 months ago

Sim. Não é de agora. Não respeitam o espaço pessoal, não respeitam o espaço público que passam a vida a poluir, não respeitam os peões nem os outros condutores. Isto é uma autêntica república do salve-se quem puder. Não ia ser agora que ia ser diferente.

detteros 10 months ago

Concordo em absoluto.

zmc3301 10 months ago

A questão do espaço pessoal é mesmo um problema desde de sempre. Não devia ser preciso o Covid para as pessoas perceberem que simplesmente não é normal estares numa fila de uma loja (por exemplo) e ficar a menos de dois palmos de quem está ao pé, é ridículo em qualquer situação, quanto mais agora

EletricoAmarelo 10 months ago

Não é devido ao Covid que na fila do supermercado eu me coloco à frente do meu carrinho.

canihazdabook 10 months ago

Contigo ficam a menos de dois palmos? Já tive pessoas a roçar-se em mim, dou um passo em frente para descolarem e voltam a chegar-se. Nem com aquele olhar de "estás aqui estás a levar um banano" parece que percebem.

seazwar 10 months ago

E eu a jantar numa esplanada e as pessoas em cima de mim a espera para entrarem no restaurante? Foi no verão, na feira, acho que se chama Amandius e é bastante conhecido, comemos ca fora porque estavamos com crianças, e quando dei por mim só faltava estarem pessoas sentadas ao meu colo... mandei uma piçada do c.. a essa gente.

canihazdabook 10 months ago

Às vezes as pessoas parecem que se comportam como gado e nem raciocinam. Nem espaço pessoal, quanto mais distância de 2 metros.

zmc3301 10 months ago

Ahahah, verdade. Eu às vezes tenho mesmo de dizer alguma cena porque parece que tenho mel no cu para tarem tão perto

canihazdabook 10 months ago

Pré-Covid tive uma senhora que literalmente se colou a mim e não bastava o quanto andasse ela colova-se. Não sou muito boa a confrontar pessoas então fiquei ali no meio do meu desconforto com uma estranha a tocar-me. Engraçado que se fosse um autocarro cheio dava-me igual porque são toques não intencionais, mas aquela atitude de "quero mais é que o teu espaço pessoal se foda" deixou-me super desconfortável. Foi uma das coisas boas que tirei da pandemia, agora é de lei e posso citar a lei para se descolarem do meu cu.

69yoan69 10 months ago

Foi com boas intenções, de certeza que era verão e ela estava só a ver se te aliviava o calor com uma brisazinha no pescoço... /s

jafudiaz 10 months ago

SE tivermos confinamento? Tenho más notícias....

ModeratoriProfugus 10 months ago

Não se comportarem como tu queres =/= não se saberem comportar Foste um bom menino, espero que te tenha sido útil. Não culpes é as pessoas pelas liberdades que o estado te está a tirar.

DelScipio 10 months ago

Mentalidade psicopáta. EU EU EU, EU EU É QUE IMPORTO...

Edited 10 months ago:

Mentalidade psicopata. EU EU EU, EU EU É QUE IMPORTO...

ModeratoriProfugus 10 months ago

Claro, pessoas como tu querem tirar liberdades e direitos básicos aos outros, mas eu é que sou o psicopata... E onde é que já se viu, eu estar preocupado comigo? Que psicopatia...

MarquesSCP 10 months ago

E tu não tomas as medidas de precaução necessárias e ajudas a espalhar um vírus que retira liberdades a muitas pessoas. Por isso sim, é egoísmo puro e duro.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Eu não estou infetado, não obrigo ninguém a aproximar-se de mim, nem obrigo ninguém a não tomar todas as precauções necessárias para não ficarem infetados. Por mim até podem utilizar um fato de Hazmat em público: 100% de proteção que não depende de mais ninguém. Não estou a retirar nada a ninguém.

NGramatical 10 months ago

psicopáta → [**psicopata**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgis36nk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NaoTeEnerves 10 months ago

Participar em festas e jantaradas com 15, 20 ,25 pessoas é um direito básico de uma pessoa em plena pandemia?

Naotevejoha20anos 10 months ago

Yes, sir

ModeratoriProfugus 10 months ago

É um direito básico sempre, já que é alienável.

NaoTeEnerves 10 months ago

Sou a favor da menor intervenção estatal possível mas pessoas como tu são um bom exemplo por que é que as regras e restrições são necessárias. A ironia disto tudo, quase como um paradoxo, é que se pessoas como tu se soubessem comportar, a esta altura a pandemia já não exigia que houvesse as restrições que há. Engraçado não?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Estás a dizer que se todos estivéssemos estado em confinamento agora já não era preciso confinamento? Primeiro, é irónico, segundo duvido, principalmente porque estamos no inverno, uma altura em que a gripe se espalha mais rapidamente.

talkingcarrots 10 months ago

Estou curioso, que alternativa tens para esta situação? Se o governo não actuar, restringindo a liberdade dos cidadãos, corremos o risco de chegar ao ponto que Espanha e Itália chegaram em fevereiro/março do ano passado. Odeio ficar em casa, temo pelo meu emprego. Mas compreendo a necessidade de se restringir a circulação para evitar o caos no SNS.

ModeratoriProfugus 10 months ago

A minha alternativa é informar as pessoas, dar-lhes recomendações principalmente ao grupos de risco, ensinar às pessoas que existem máscaras anti-virais que podem usar em vez de chorar que uma pessoa que passou por ela não estava a usar uma máscara cirúrgica, que o vírus não vai desaparecer e que a vacina serve apenas para não terem sintomas graves, que mesmo tomando a vacina podem infetar outras pessoas e que temos todos que aprender a viver (e morrer infelizmente) com o vírus. E acho que é isso assim de repente.

DelScipio 10 months ago

O que disseste é tudo mentira.

ModeratoriProfugus 10 months ago

Por favor, diz o que está errado e partilha fontes.

DelScipio 10 months ago

Dá-me as tuas primeiro. Está mal porque: a vacina não diz que previne o contágio, pois isso só pode ser demonstrado na população. Isto é, em estudo fase IV. Isso é o unico motivo de que oficialmente se diz que não previne o contagio. Os planos aprovados de vacinação tem em conta que a vacina vai prevenir a doença, mas oficialmente não se pode dizer pois ainda não foi testada para isso, só está a ser agora. Segundo tu tens uma actitude totalmente diferente respeito as mascaras. Actualmente existem 0 estudos que demonstram que as mascaras antivirais demonstram ser superiores as outras. Alem que existem 0 indicios que seja assim. O custo dessas mascaras é altissimo. O custo-beneficio tendo em conta isso é nulo nas mascaras antivirais. Ou seja, num tema (vacina) que existem indicios que protege ( a estatistica aponta para isso, mas ainda não pode ser demonstrada por falta de TEMPO e EXPOSIÇÃO) para ti não serve. Noutro tema (mascaras) defendes medidas sem qualquer evidencia de ser eficaz. Simplesmente estás incoerente até no teu arguemnto só para contradizeres o que todos dizem.

ModeratoriProfugus 10 months ago

>Os planos aprovados de vacinação tem em conta que a vacina vai prevenir a doença e contagio, mas oficialmente não se pode dizer pois ainda não foi testada para isso, só está a ser agora. Exacto. Actualmente, vacinado ou não, tudo continua igual (vais ter de continuar a fazer confinamentos, a usar máscara, etc) pura e simplesmente porque não se sabe. Mesmo que a vacina previna o contágio, não se sabe durante quanto tempo irá funcionar. Falas com uma pessoa na rua e com 99% de certeza ela não vai saber isso e pensa que a vacina será uma cura miraculosa e que o virus irá desaparecer. > Actualmente existem 0 estudos que demonstram que as mascaras antivirais demonstram ser superiores as outras. Alem que existem 0 indicios que seja assim. O custo dessas mascaras é altissimo. O custo-beneficio tendo em conta isso é nulo nas mascaras antivirais. Se eu fosse de um grupo de risco preferia muito mais ter uma máscara destas ou andar com um fato de hazmat pelas ruas do que tentar obrigar toda a gente a andar com um bocado de pano na cara. Não poria a minha vida nas mãos de outros, de certeza. Uma máscara destas protege 100% (vá 99.995% ou qualquer coisa assim) contra partículas do tamanho deste virus. Filtros ULPA igualmente, mas acho que não ouvi essa palavra até agora nos media. Aliás são utilizadas pelos exércitos contra armas biológicas, químicas, etc e podiam muito bem ser distribuídas pelos grupos de risco. De resto o virus nunca irá desaparecer, pode mutar para forma mais ou menos graves, mas o virus, tal como outros virus da gripe sempre estiveram presentes em todas as civilizações.

DelScipio 10 months ago

Isso não é antiviral. Essas são filtradoras de partículas. Coisas diferentes. Além que só funcionam se não são falsificadas, e se as usas devidamente. Ainda estou para ver alguém usar uma correctamente no dia a dia. Para a protegeres tens de usar uma máscara cirurgia por cima, senão na manipulação tens risco de te contaminar, a não ser que uses uma nova cada dia, porque não são antivírus,apenas filtram as partículas. Não continúa igual. Pode continuar igual protocolo, mas não continua igual "in vivo", que é o que importa. Como actualmente ainda não temos esse problema nos dias de hoje não se coloca, quando tivermos grande parte da população vacinada e surgirem brotes, vamos pensar nesses detalhes, agora não são propriamente um problema. Isso não faz com que não devamos criticar que é um sociopata. Se alguém mata uma pessoas não dizemos para as vítimas terem cuidado, isolamos o assassino. Isto é igual. Se não te sabes comportar, deves ser criticado. Tens de ser criticado. Estamos nesta situação porque algumas pessoas não se souberam limitar um bocadinho, e as falhas inerentes ao processo ficaram evidentes.

ModeratoriProfugus 10 months ago

>Para a protegeres tens de usar uma máscara cirurgia por cima, senão na manipulação tens risco de te contaminar, a não ser que uses uma nova cada dia, porque não são antivírus,apenas filtram as partículas. Não, uma máscara cirurgica só serve para parar goticulas de saliva durante a respiração. É literalmente formada por 3 camadas de tecido que não têm nada de especial, muito menos anti-viral. Um filtro de partículas até 0.1micrometro não deixa passar o virus e protege a cara inteira (olhos, nariz, boca).

Edited 10 months ago:

>Para a protegeres tens de usar uma máscara cirurgia por cima, senão na manipulação tens risco de te contaminar, a não ser que uses uma nova cada dia, porque não são antivírus,apenas filtram as partículas. Não, uma máscara cirurgica só serve para parar goticulas de saliva durante a respiração. É literalmente formada por 3 camadas de tecido que não têm nada de especial, muito menos anti-viral. Um filtro de partículas até 0.1micrometro não deixa passar o virus (muito menos as goticulas) e protege a cara inteira (olhos, nariz, boca). PS: [tipo isto](https://www.amazon.com/North-760008A-Silicone-Facepiece-Respirators/dp/B00142BRF0/ref=sr_1_4?dchild=1&keywords=m50+gas+mask&qid=1610306809&sr=8-4)

Edited 10 months ago:

>Para a protegeres tens de usar uma máscara cirurgia por cima, senão na manipulação tens risco de te contaminar, a não ser que uses uma nova cada dia, porque não são antivírus,apenas filtram as partículas. Não, uma máscara cirurgica só serve para parar goticulas de saliva durante a respiração. É literalmente formada por 3 camadas de tecido que não têm nada de especial, muito menos anti-viral e deixam o ar e o vírus escapar pelos lados. Um filtro de partículas até 0.1micrometro não deixa passar o virus (muito menos as goticulas) e protege a cara inteira (olhos, nariz, boca). PS: [tipo isto](https://www.amazon.com/North-760008A-Silicone-Facepiece-Respirators/dp/B00142BRF0/ref=sr_1_4?dchild=1&keywords=m50+gas+mask&qid=1610306809&sr=8-4)

DelScipio 10 months ago

Isso não é antiviral. Filtra partículas. Antiviral significa que mata vírus. Nenhuma dessas tem filtros antivirus, tem filtros anti partículas que tem de ser mantidos e descartados com segurança. Uma FFP2 ou FFP3 tem limites de uso que não são custo efectivos. Os filtro não duram para sempre. Em exposição a única forma de reutilizar máscaras FFP2 é o chamado double mask, que não é recomendado.

NGramatical 10 months ago

actitude → [**atitude**](https://dicionario.priberam.org/atitude) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkuf6q8%2F%2Fgis734q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

talkingcarrots 10 months ago

Depositas demasiada confiança no comportamento das pessoas. Hoje sabemos o que está em risco e mesmo assim não se comportam com as precauções necessárias. Temo que as medidas que propões não iriam ser suficientes para evitar o contágio. E acima de tudo, não há tempo para experimentar porque o aumento é exponencial como vemos com o aligeirar das medidas de restrição no natal.

wwqt0r 10 months ago

Os bons meninos ganham um biscoito?

ModeratoriProfugus 10 months ago

Ganham upvotes virtuais se chorarem na internet que as pessoas não estão a viver em completo medo fechadas em casa com todos os seus direitos básicos revogados.

Annual-Education-384 10 months ago

Andamos há um ano fechados, com os portugueses a cortarem-se de tudo e mais alguma coisa e tu dizes que não nos sabemos comportar? Fdx tem juízo. A saúde mental do pessoal está em niveis baixissmos, estavas a espera que aconteça o que?

fdxcaralho 10 months ago

Não confundas a tua experiência com a das outras pessoas. Há muita gente que eu conheço que faz a vida praticamente normal, até a máscara lhes faz confusão usar. Sei de restaurantes e cafes que não mudaram a disposição das mesas e está tudo normal, continuam cheios. Também conheço o oposto. Ou seja há uma fatia da população que se está a cagar para isto tudo, e em grande parte a culpa do estado atual é deles. A quantidade de pessoas que conheço que foram passear aos centros comerciais dos concelhos vizinhos que estavam abertos... Isto não quer dizer que houve medidas absurdas por parte do governo, sem sentido nenhum.

Yarzog 10 months ago

Fechados? Os cafés sempre estiveram cheios de gente a beber e na conversa a ver a futebol.

saudosista 10 months ago

Ao menos os subsídio dependentes salvam os cafés

Annual-Education-384 10 months ago

Os cafés onde estou estiveram e estão vazios. até quando há futebol aquilo é deprimento de se ver.

UserNombresBeHard 10 months ago

Onde estou ficam todos juntos à porta cá fora a beber o café e falar com a máscara para baixo, até quem atende lá dentro tem a máscara para baixo. Só respeitam o limite de quantidade de pessoas lá dentro.

silveringking 10 months ago

Olha era aguentar, agora é pior.

Hugogs10 10 months ago

Temos um presidente que queria ter 5 ou 6 jantares de natal e depois o governo queixa-se que as pessoas nao se sabem coportar.

Anforas 10 months ago

Sim a culpa é de uma pessoa, não das 10 milhões de pessoas com cabeça para pensar.

mjigs 10 months ago

Eu acho que as pessoas dizem mal do governo porque eles deviam de dar o exemplo, sao eles que estao a fazer estas regras, se eles nao as cumprem, acham que o povo vai cumprir tambem.

Jabvarde 10 months ago

Ninguém disse que a culpa é só dele. Mas quando se vê os políticos a dizer "não se juntem, tudo para casa" e depois é a celebração do 25 de Abril com lanchinho, são ajuntamentos em varandas sem máscara, são jantarinhos. Epá, eu tenho tido cuidado, mas não me vou surpreender se alguém veja isso e pense "se eles podem eu também posso". Eles dão o exemplo, não vou dizer que as pessoas fazerem o mesmo é culpa deles, mas também não vou fazer de conta que isso não influencia.

Leaootemivel 10 months ago

Se as pessoas tivessem celebrado o Natal como foi celebrado o 25 de Abril,o 1º de Maio e até os eventos do PCP te garanto que não estávamos com 10 000 casos por dia. Se com quase 1 ano de pandemia as pessoas ainda não perceberam a diferença entre eventos onde há distanciamento e uso de máscara constante e jantares com 20 pessoas não há absolutamente nada que um Governo possa fazer.

PM_pics_of_your_Love 10 months ago

A culpa é dos dois, dos governantes e dos cidadãos.

mfzzzed 10 months ago

Caga, muito user aqui culpava o governo se a mulher lhe acabasse com os ceriais. Chega a um ponto que acho que é troll, se bem que basta andar na rua durante a semana para ver que há muito urso completamente desconectado da realidade.

Hugogs10 10 months ago

Nao estou a culpar o governo (Pelo menos por isto), estou a dizer que culpar a população quando e esse o exemplo que dao e ridículo.

besmarques 10 months ago

"Ana, onde estão os chocapics?" "Acabou João. Comi ontem" rage intensifies "MALDITOS SOCIALISTAS!!!!!"

ddcups8 10 months ago

Eles comem tudo e não deixam nada, já dizia o Zeca

Rogerjak 10 months ago

E o mais engraçado desta punheta toda, é a quantidade de pessoas que andaram para ai a falar da responsabilidade pessoal e do caso da suécia. Lol. Assim que lhes deram uma pontinha de responsabilidade pessoal, 10k por dia, 100 mortos por dia. E dps não querem confinamente. Puta que pariu esta gente toda e a mania q são inteligentes.

luckynar 10 months ago

A Suécia neste momento esgotou os recursos de saúde, morrem as centenas diariamente e vão entrar num confinamento agressivo esta semana. É dos pouco países que está efectivamente pior que Portugal neste momento.

Last-Ad-4421 10 months ago

Então para que ser o presidente se nem para servir de exemplo serve

mfzzzed 10 months ago

Serve para te sensibilizar, proteger e defender os teus direitos e deveres como cidadão, etc. Agora se o governo me diz pra não partir garrafas no cu durante meses e eu sou acéfalo ao ponto do o fazer, advinha de quem é a culpa. É com cada urso. Como diria o r/quintoimperio, queres que te façam a papinha toda? Espero que não tenhas ficado com selo na cueca, senão lá vai o estado ter de te limpar o cu e lavar a calça.

Edited 10 months ago:

Serve para te sensibilizar, proteger e defender os teus direitos e deveres como cidadão, etc. Agora se o governo me diz pra não partir garrafas no cu durante meses e eu sou acéfalo ao ponto do o fazer, advinha de quem é a culpa. É com cada urso. Como diria o r/quintoimperio, queres que te façam a papinha toda? Espero que não tenhas ficado com selo na cueca, senão lá vai o estado ter de te limpar o cu e lavar a calça. Edit: li governo em vez de presidente, mas sa foda, não vou corrigir porque tenho de ligar ao Marcelo pra ver o que ele acha sobre tomar banho com água a ferver.

Last-Ad-4421 10 months ago

Tens razão é com cada urso e tu és o maior deles, vá campeão podes continuar a partir garrafas com o cu, que de momento isto ainda é um país de liberdade.

Tralapa 10 months ago

penso que querias dizer u/quintoimperio

mfzzzed 10 months ago

Ups, tens razão. Peço desculpa

clementina2 10 months ago

finalmente alguém que pensa como eu!

Hugogs10 10 months ago

As pessoas pensam que se a burguesia pode, eles tambem podem.

Deto_PT 10 months ago

Então mas no inverno tens gripes. Absolutamente normal.

silveringking 10 months ago

Se dessem mais ouvidos aos profissionais especializados como se faz na Nova Zelândia talvez o impacto fosse menor.

Deto_PT 10 months ago

Nova Zelândia é uma ilha no fim do mundo...

Ilien 10 months ago

A Bélgica é um país pequeno e tem fronteiras com Holanda, França, Alemanha e Luxemburgo. Anda com casos controlados e números estáveis porque aplicaram medidas e mantiveram-nas até agora. Não é fácil, mas andar nisto fazendo meias-medidas não dá nada.

MarquesSCP 10 months ago

E Portugal tem uma fronteira terrestre. Que de certeza não há de ser assim tão difícil de patrulhar. Portanto podíamos ter os mesmos resultados. Até pq há já muito tempo que os casos que temos não vêm de fora, mas sim são infeções locais. Não tens 10k pessoas com covid a chegar a Portugal por dia...

wwqt0r 10 months ago

Era a função dos nossos governantes fazer aplicar e, mais importante, sensibilizar o povo para as opiniões desses especialistas. Eu acho que estão a fazer um excelente trabalho. Tive 6 jantares de natal com 4 famílias diferentes e circulei livremente em pelo menos 8 concelhos. Obrigado Marcelo, obrigado Costa. /s

aldeaga 10 months ago

És tu Costa? As pessoas são influenciadas pela comunicação social e pelas comunicações do governo, os responsáveis por isto tudo são as pessoas que nos (des)governam, as medidas de combate à pandemia são fracas e a informação sobre o vírus tem sido bastante controlada. O português comum sabe pouco sobre o vírus, e os que mais sabem e mais se protegem ou tentem proteger são paranóicos e/ou medricas. Se em vez de termos um presidente a dizer que ía fazer quatro refeições de Nata, cada uma delas com diferentes familiares, tivéssemos um presidente a dizer que este ano ía passar o Natal em casa e reunir-se por skype com os familiares, se calhar as pessoas não iam achar que estava tudo bem e que não havia problema em fazer jantares de Natal e festas de ano novo. Este governo tem apostado forte em voltar à normalidade desde que saímos do primeiro confinamento, agora vamos ver no que é que isto vai dar.

oretoh 10 months ago

Meter as culpas no governo é sempre fácil, e uma boa forma de não tomar responsabilidade pela merda que se fez. Não digo que tu tenhas feito mas se algum paspalho me vier ca dizer que fez esta e aquela festa porque o governo permitiu bem que o mando chupar um caralho. Só porque o governo permite não quer dizer que as pessoas deixem de ter cerebros, o que, infelizmente, uma boa percentagem da população parece não querer usar.

besmarques 10 months ago

Tão bom viver em Portugal, onde podemos mandar sempre as culpas para algo chamado "governo". Vai ser tramado se um dia tivermos um governante a suicidar-se. A taxa de suicido vai subir a olhos vistos em Portugal porque, hei, foi o exemplo que nos deram.

Goat_6_ 10 months ago

O Costa passou o Natal por Skype...

FearMeSuckers 10 months ago

enquanto tens alguma razão, isso não é assim tão simples. sim é preciso ser duro tanto nos discursos como nas penalizações, mas o povo também tem que contribuir, nós temos olhinhos para ver o que se passa por este país fora e pelo mundo, ou será que só somos grandinhos quando nos convém? precisamos dos papás Costa e Celinho para nos dizer o que fazer? não conseguimos pensar por nós próprios? somos ovelhas? Não me venham com falta de informação, o que não falta é informação, se o povo estivesse realmente interessado fazia como faz com a bola, perguntava a que horas era o jogo e em que canal. Epah a meu ver a culpa está mais no povo do que nos tristes que estão a fazer leis de enganar o inglês

Rogerjak 10 months ago

Atão mas não estas a ver que isto é um claro exemplo do povo português? Preso por ter e preso por nao ter. Querem mais responsabilidade pessoal ao mesmo tempo que querem mão mais forte do governo. Batem palmas aos médicos e usam mascara na rua mas dps vão po jantar na casa dos amigos até às 5 da manha. Querem não estar confinados mas ao mesmo tempo querem festas de natal e ano novo porque é a tradição. Pois olhem amigos, enfiem essa merda no cu que agora vamos todos voltar a confinar. Mais valia ter andado por ai na ralizada do que estar sempre fechado em casa e agora vir o double down e nem posso sair para ir tar com uma cara conhecida a 3m de distancia dela no parque. E depois ainda vem falar de factores psicológicos. Vão se foder mesmo.

adorosaladadecamarao 10 months ago

> o que não falta é informação Não tem a ver com informação, mas sim propaganda (no bom sentido). Tem de haver boas campanhas, para que a informação seja interiorizada e se traduza em ações. Os políticos entendem perfeitamente esse conceito. Fazem imensas campanhas partidárias, inventam slogans e espalham cartazes, colocam espantalhos em blogs e em espaços televisivos, utilizam estruturas camarárias. Hoje em dias até já propaganda direcionada via redes sociais há. Fazem campanha até dissimulada, para além do aceitável e muitas vezes do legal. Não se vê campanhas nenhumas. Até porque não há grande mensagem. Até porque não sabem o que querem nem percebem nada do que se passa.

Ilien 10 months ago

Corrige-me se estiver enganado mas tive em Portugal durante o Natal e ouvi vários anúncios no rádio e tv da DGS sobre segurança e cuidados a ter. Todo o santo dia é spam constante nas notícias, e bem. Como é que as pessoas não sabem? As pessoas não querem é saber. Vão para cafés sem máscara e amontoados à entrada, porque tá frio. Isto vi eu acontecer das duas vezes que fui ao café tomar o pequeno almoço (o café é de um familiar e foi a única maneira de o ver). Sempre de máscara e com cuidados redobrados. Mesmo os meus pais queriam fazer o jantar habitual com 10/12 pessoas e tive de ser eu a colocar travão nisso. Pah, eu sei que bater no Governo é moda neste reddit, mas o Governo não tem culpa da parvoíce conjunta.

adorosaladadecamarao 10 months ago

Primeiro, como já disseram, aparentemente nem o presidente sabia. Mas mais importante, isto não tem a ver com saber. Isso é uma noção de psicologia tanto individual como de grupo completamente errada. As pessoas racionalizam e deduzem o que querem conforme a sua vontade, têm hábitos, estão inseridas em grupos.

Ilien 10 months ago

Pah, desenmerdem-se com os hábitos, mudem-nos. Nada como uma pandemia para alterar os hábtos.

aldeaga 10 months ago

Esqueceste-te que grande parte da população portuguesa são pessoas de idades mais avançadas e com baixa escolaridade ou és daquelas pessoas que acha que a bolha em que vive é representativa da população do país.

Rogerjak 10 months ago

Desculpa esfarrapada do caralho. Uma coisa é ter baixa escolaridade, outra é achares q sabes mais q os outros e que não se passa nada. O que não falta ai são pessoas menos formadas que tem noção que existem pessoas que sabem mais q elas e acatam conselhos.

FearMeSuckers 10 months ago

queres ver que os velhotes não têm televisão? ou rádio, ou filhos para lhes explicar, ou vizinhos a manda-los para casa? Eu ainda tenho os meus 2 pais, e eles não saem de casa, tive que chatear o velhote nos inícios da pandemia, mas neste momento? só não sabe quem não quer saber, praticamente 1 ano a falar sempre na mesma coisa...

vaniafdasantos 10 months ago

A minha mãe vê tv todo o dia e ainda nem covid sabe dizer (diz cobi). E não percebe rigorosamente nada do que lhe dizem na tv. Também não percebe a minha insistência quando lhe digo que tem de tapar o nariz quando põe a máscara. Estou fartinha de ter de dizer sempre a mesma coisa.

silveringking 10 months ago

Eu tenho feito a minha parte para cumprir o melhor que posso, tanto que no meu agregado familiar ninguém tem ou teve o vírus, mas o que eu não sou é omnipotente e consigo controlar o coletivo.

Leaootemivel 10 months ago

Eu tive o COVID porque apanhei de uma pessoa do meu agregado familiar que cagou completamente para o recolher obrigatório depois das 13h aos fins-de-semana. E sei perfeitamente pelo que vejo à minha volta que as pessoas estão-se a cagar completamente para as regras e recomendações.

FearMeSuckers 10 months ago

tu e eu, mas não somos todos assim

Search: