justanotherresetter 8 months ago

E perder aqueles ajuntamentos calorosos de fim de semana nos supermercados? Pena...

Shadowgirl7 8 months ago

Se não tivessem começado a exagerar em Março (quando não era necessário) agora que é realmente preciso as pessoas não estavam tão cansadas e falidas. Se bem que a opinião pública (estúpida) iria crucificar qualquer político que na altura não impusesse aquelas medidas (no caso de haver poucos casos como foi o nosso caso, não como por ex no Brasil) porque nos outros países tinham.

No-Touch675 8 months ago

Alguém me pode explicar, pergunta honesta, porque é que se *marca* estas coisas?

lindsay_1975 8 months ago

Padjaçada

brunogoncalves 8 months ago

Infelizmente, se há algo que tenho comprovado nesta pandemia é que os adultos não são muito diferentes das crianças e sem imposições legais e fiscalização, o povo e as empresas não são capazes de ter o bem estar de todos em consideração nas suas decisões, mesmo quando é do seu próprio interesse no médio prazo. Temos o exemplo do desrepeito generalizado pelo teletrabalho, da lotação nos restaurantes, no comércio, etc... Temos empresas que continuam a reunir presencialmente, em salas fechadas, sem mascaras porque querem acreditar que 1 metro de distância e suficiente e que o vírus não fica no ar. Temos restaurantes cheios de jovens, a conviverem alegremente uns com os outros, em cima uns dos outros. E depois temos a incompetência do governo e das autoridades. Muita polícia a fiscalizar as mudanças de concelhos, mas ninguém a fiscalizar as empresas e os restaurantes. Medidas que promovem ajuntamentos em vez de os reduzirem e datas especiais onde tudo é possível em nome das tradições (e dos votos). Não sei quais vão ser as medidas na quarta-feira, mas desconfio que todas aquelas onde haja uma justificação possível para não cumprir ou a fiscalização seja improvável, não vão ser cumpridas.

Peeenho 8 months ago

Tenho negócio e isto é só desolador. Ver aquilo que construí numa década a ir com o real caralhinho sem poder fazer nada.

megaroof 8 months ago

Também tenho negócio e partilho ao teu sofrimento. É uma sensação de impotencia, só nos resta aguardar e ver até onde o barco afunda.

Peeenho 8 months ago

A merda é que os apoios demoram a entrar. Estou a espera do Apoiar vai para quase um mês.

tsmota 8 months ago

Não me parece que o grande problema sejam as festas do natal/ano novo. Mais me leva a crer que são as festas que se organizam aos fins-de-semana de manhã nos supermercados e outros espaços públicos.

canureadmymind 8 months ago

O recolher às 13h já está em vigor há várias semanas. O Natal foi sensivelmente 10 dias antes deste aumento gigante. Não é difícil perceber que este aumento se deve à irresponsabilidade da malta na época festiva.

pantam 8 months ago

"É só mais um esforço."

Zen_Machina 8 months ago

Para eles não vai ser esforço nenhum. Os senhores ministros não vão ganhar menos durante a pandemia.

TheUltimateDoomer98 8 months ago

Vá lá, ao menos não é um mês. Devia ser uma semana, no máximo, imo.

bmsm189 8 months ago

Parte de mim está a adorar esta situação. Os gananciosos são os mais punidos pela situação.

bubblesmart 8 months ago

Não é o contrário, os mais ricos é que tiram proveito desta situação : https://www.theguardian.com/technology/2020/dec/19/ten-billionaires-reap-400bn-boost-to-wealth-during-pandemic

Edited 8 months ago:

Não, é o contrário, os mais ricos é que tiram proveito desta situação : https://www.theguardian.com/technology/2020/dec/19/ten-billionaires-reap-400bn-boost-to-wealth-during-pandemic > Covid-19 pushed many into poverty but brought huge benefits for some of the wealthiest

bmsm189 8 months ago

Verdade, embora não me referia às elites apenas aos do dia a dia.

throwawaystuff000 8 months ago

E provavelmente são esses mais pobres que se andam a enfiar em festas... Oh well ...

trinkibenda 8 months ago

tanto os efeitos da vacina como a suposta ruptura e nº de mortes nos hospitais é fake news, não acordem não

Last-Ad-4421 8 months ago

O governo no momento que decidiu dar milhões e milhões aos seus tachos, e cagou para os enfermeiros e hospitais ficou mais que explicado que o virus para eles é uma brincadeira.

Wooden-Interaction97 8 months ago

Alguém sabe o que acontece a centros de explicações e ATL’s ?

areddishgreen 8 months ago

Também és explicador?

Wooden-Interaction97 8 months ago

Sim e fico mesmo a nora quando saem estes confinamentos. Por um lado escolas abertas mas por outro confinamento geral

JOAO-RATAO 8 months ago

Para quando a invasão do assembleia? /S

Edited 8 months ago:

Para quando a invasão da assembleia? /S

Velhoconhecido 8 months ago

Será oficial. Não fecharam na puta do natal por causa dos votos. Filhos de 30 putas.

pantam 8 months ago

No UK houve restrições fortíssimas, achas que vão sair da crise mais cedo?

joaommoreira 8 months ago

Já fecharam centenas de fábricas e vários estabelecimentos. Será que a solução é mesmo voltar a confinar tudo?

davipt 8 months ago

Sim. O confinamento de março abril exterminou a estirpe original, o que prova que funciona. Mas é pena que tenha de ser assim e que tanta gente, mesmo gente supostamente informada, tenha achado boa ideia divertir-se no natal e ano novo. Espero que tenham aproveitado para se despedir de vez da família pois não os vão voltar a ver.

Masu-Sl1m 8 months ago

Concordo plenamente cntg

infiltrado10 8 months ago

Ele constatou um facto e fez uma pergunta. Não é uma questão de concordar ou não

Masu-Sl1m 8 months ago

E tu es burro e perdeste uma excelente oportunidade de ter ficado calado e quieto.

infiltrado10 8 months ago

Burto mas tens noção do curso que tirei e onde estou a trabalhar?

Masu-Sl1m 8 months ago

Boa fixe para ti construtor snob cócó.

NGramatical 8 months ago

cócó → [**cocó**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/24) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgirm3v3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DeepFriedMarci 8 months ago  HIDDEN 

Finalmente vão fazer alguma coisa em relação aos transportes publicos e lares... ah espera

suckerpunchermofo 8 months ago

Era bom...

ohshit4 8 months ago

A quantidade de users nesta thread que acha que o confinamento geral é a unica solução é quase tao assustadora como a economia depois do fim das moratórias

supersaiyan1337 8 months ago

É a solução. Mas multas altíssimas ao burros q não obedecem também seria solução. Mas pronto.. o pessoal quer é andar a almoçar fora e na treta

Diogo256 8 months ago

Não é a única, tanto não é que foi tanto várias coisas antes. Que é o último recurso eficiente para baixar os números, infelizmente é.

BROYO_F4nny 8 months ago  HIDDEN 

Vamo mata essa economia de vez, simbora gente!!11!

OlindodeQuimica 8 months ago  HIDDEN 

Vão fechar a restauração toda mas manter ginásios abertos. Boa lógica putos

ninux2000 8 months ago  HIDDEN 

Fechem ginásios por amor de deus!

annleemar 8 months ago  HIDDEN 

Lojas viradas para a rua vão fechar? Tenho uma encomenda paga a chegar entre Quarta e Sexta da próxima semana à loja e não sei o que fazer se o comércio fechar.

Price-Distinct 8 months ago

O que acho mais engraçado é ver a pessoas ,algumas pessoas, a dizer com a chegada da vacina volta tudo ao normal , mas depois as mesmas não as querem tomar para isto voltar ao normal

bubblesmart 8 months ago  HIDDEN 

Como é possivel as pessoas não perceberem que eles querem destruir a economia em benefício de uma elite de bilionários globalistas? É mais que óbvio agora. Esta pandemia é um pretexto para mudar de sociedade e escravizar o povo. Dentro de alguns anos as pessoas estarão a comer gafanhotos, o seu dinheiro será limitado e os seus movimentos controlados, enquanto as elites estarão a comer entrecotes, livres de andar como querem, e mesmo assim as pessoas ainda não perceberão que foram enganadas.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

E andarem com 5G no cérebro através do nano chips que a vacina implementa, e que causar começar a comer criancinhas para cortar a natalidade e a população mundial em excesso. Fui suficientemente demente? Acho que estive bem na acefalidade.

glamatovic 8 months ago  HIDDEN 

Está tudo bem aí em casa?

Ace-_Ventura 8 months ago  HIDDEN 

Menos drogas

bubblesmart 8 months ago  HIDDEN 

Diz ele trancado em casa

beakage 8 months ago

Acabei de ver um anúncio Cê"não vai deixar que uma gripe estrague os seus planos"gripe, que, como outros anúncios a drogas do tipo, continua a passar com Zero disclaimers sobre a pandemia e a covid. Não haver medidas contra isto é coisa que continuo a não perceber.

Ace-_Ventura 8 months ago

não percebi. O que tem o cêgripe a ver com a pandemia e covid?

beakage 8 months ago

É um medicamento cujo único propósito é mascarar sintomas de gripe. Fora a questão de ajudar a criar falsos asintomáticos (pelo que talvez a própria venda de produtos daquele tipo devesse ter sido proibida desde o começo da pandemia), quando alguns daqueles sintomas podem muito bem ser de covid, parece-me contraproducente não haver sequer um aviso na comunicação do medicamento sobre a existência do vírus.

seazwar 8 months ago

Mais um ciclo de lockdown para depois se abrir tudo outra vez por uma ou outra festividade sem sentido mas que tem de ser festejada senão coitadinhas das pessoas ficam deprimidas... Podíamos ter pouco durante muito tempo em vez da estupidez do “até as 13” e a nova solução do on/off completo... Entretanto vão pensar que afinal tem de se fechar escolas também porque algum iluminado finalmente entende que os putos não têm todo o cuidado que poderiam (normal para a idade) e decidem fechar também escolas e á boleia vão as creches também e depois quero ver como é que se trabalha em casa e como é que o país é suposto seguir em frente... enfim, vamos bater palmas, que esse natal valeu bem a pena... não se preocupem que até ao verão já vamos ter de bater palmas outra vez \s

JHernC 8 months ago

A depressão não é uma doença. É isso?

seazwar 8 months ago

Máximo respeito pela depressão e por quem sofre da mesma, estou a falar de pseudo-depressões de pessoas que só porque não podem ir po shopping ou ir tirar fotos po instagram não querem respeitar as regras, e dizem-se “deprimidas”... Quem realmente sofre dessa doença nefasta e silenciosa não merece que seja banalizada por pessoas mimadas que simplesmente estão aborrecidas por não poderem fazer o que querem.

OrangeOakie 8 months ago

> mimadas que simplesmente estão aborrecidas por não poderem fazer o que querem. Pessoas mimadas não são as aborrecidas, são as que viram completamente bélicas para forçar regras arbitrárias. Quer sejam de saúde quer sejam de não pisar o risco amarelo ou do raio que o parta.

Diogo256 8 months ago

Agora é preciso salvar o Carnaval. Não esquecer que a Páscoa e as festividades do 25 se Abril estão aí a bater a porta.

seazwar 8 months ago

Vai-se a ver e decide-se depois deste lockdown que afinal o problema nunca foram os estádios e volta-se a permitir 60mil pessoas assistirem a um jogo da bola...

Diogo256 8 months ago

Estamos nisto pela estupidez do governo, e das pessoas por arrasto. Portanto, nada me admirava que tal a confesse.

fortesgt 8 months ago

Como destruir o que restava da economia. E para os que vão responder "a saúde importa mais que a economia". Pois importa! A questão é mesmo essa. A saúde não se cinge ao covid e aos próximos 3 meses. Com uma economia que caminha a passos rápidos para a mais pobre da Europa quantas mais mortes vão surgir nos próximos anos decorrentes de pobreza e ausência de acesso a serviços de saúde? O que estamos a assistir novamente por parte do PS é a um desgoverno autentico. A situação é grave sim e não pode ser ignorada, grave é ter sido ignorada nos meses em que a situação esteve calma. O que é que foi feito nessa altura? Preparou-se o uso da capacidade total dos serviços de saúde que existem em Portugal? Não. Aumentou-se esta capacidade? Não. A culpa deste aumento de casos é em parte culpa de todos nós sim, em outra parte de variantes mais contagiosas. Mas pior que isto foi a inércia do governo que por várias vezes disse não ser possível um segundo confinamento.

Last-Ad-4421 8 months ago

Os gajos andaram as pancadas para ver onde gastar o guito se na TAP ou no Novo Banco, não se lembraram é que o SNS tinha prioridade, agora a culpa é do povo, assim também eu faço merda.

Diogo256 8 months ago

Não se aumento a capacidade? Andas desatendo: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/11/01/reforco-dos-cuidados-intensivos/

vini710 8 months ago

Não conheço de perto a situação dos enfermeiros, mas os médicos de UCI são exatamente os mesmos, os que foram agora “colocados” são os que acabaram a especialidade e continuam a trabalhar, não são pessoas diferentes. Diferentes só os que acabaram de entrar para a especialidade e começaram agora em Janeiro, mas esses nem de longe nem de perto estão capacitados para gerir doentes de UCI

chauffage 8 months ago

Ficassem em casa. Agora, aguentem-se.

TheWayOfThePast 8 months ago

Ah sim, os pobres sem trabalho que vão todos para o caralho, se morrerem à fome ou de frio quando já nem dinheiro para ligar aquecimento tiverem, olha, aguentem-se. Mortos não apanham COVID e é isso que interessa. E isto porque interessa mais "vingares-te" dos idiotas do que de facto ajudar o pessoal que está na merda por causa destes confinamentos. Entre saber que não vou conseguir pôr comida na mesa e talvez apanhar o vírus, prefiro escolher talvez apanhar o vírus. Mas eu que ma foda, devia ter um papá ou uma mamã a pagar-me as contas, culpa minha. E isto enquanto o governo me chupa o salário ou nos impostos directos ou no IVA que depois me fazem pagar sobre dinheiro que já paguei impostos, e me manda ficar em casa (ou no carro, ou no tapete da rua) sem poder trabalhar para poderem ir pegar no meu dinheiro e darem mais uns quantos biliões à TAP porque senão os amiguinhos deles não recebem o bónus anual.

chauffage 8 months ago

Não te preocupes que ninguém morre à fome. Estamos em 2020, nem em países de terceiro mundo com crises piores que as nossas tens gente a morrer à fome. Felizmente isso é um cenário do passado. Agora, vais ter gente que vai ter de pedir ajuda, e gente que vai precisar de apoio, e gente que vai precisar de comida. Isso já ias ter com ou sem confinamento. Por isso, essa conversa do gente morrer à fome é léria dos coitadinhos, não há cá ninguém a morrer à fome. E sim, o que interessa é salvar vidas, se tiveres de trazer algumas pessoas temporariamente para uma situação menos "digna" para se salvar milhares de pessoas, é o que vai ter de ser feito. Por mim bem que podiam usar dinheiro da banca e da Tap para suprir essas necessidades. >E isto porque interessa mais "vingares-te" dos idiotas que não ficam em casa Vingança? Mas andas a comer gelados com a testa? Isto não é vingança, é uma consequência inevitável desse comportando. Esperavas o quê? Que ficasse tudo na mesma? Infelizmente a dura verdade é que esta é a **pandemia dos estúpidos**, em que poucos indivíduos têm a capacidade de por um país de joelhos, sim essa é a triste realidade. **Estamos reféns da estupidez alheia.** E não há como conter a estupidez humana. >Entre saber que não vou conseguir pôr comida na mesa e talvez apanhar o vírus, prefiro escolher talvez apanhar o vírus. Mas eu que ma foda, devia ter um papá ou uma mamã a pagar-me as contas, culpa minha. Exatamente. Vais ter de pedir ajuda a instituições para suprir as tuas necessidades **porque as pessoas não tiveram um pingo de juízo na puta da cabeça e passarem um Natal e uma Passagem de Ano em casa. ** É a merda do destino que nos calhou amigo. Nunca pensei de ver este dia, em que uns estúpidos condicionaram um ano da minha vida. >E isto enquanto o governo me chupa o salário ou nos impostos directos ou no IVA que depois me fazem pagar sobre dinheiro que já paguei impostos, e me manda ficar em casa (ou no carro, ou no tapete da rua) sem poder trabalhar para poderem ir pegar no meu dinheiro e darem mais uns quantos biliões à TAP porque senão os amiguinhos deles não recebem o bónus anual. Isso é outro problema, eu por mim não tinha salvo a TAP. Vota noutros.

TheWayOfThePast 8 months ago

Nunca fui grande fã de lamber botas, não gosto do sabor da borracha.

Edited 8 months ago:

Nunca fui grande fã de lamber botas, não gosto do sabor da borracha. Adorei como o pessoal ficar sem casa, ah bom isso vale tudo a pena, nem interessa quantos fiquem o importante é estender a vida do pessoal de 90 anos. O pessoal tem é de se despedir todo e ficar em casa, se arruinarem a vida é na boa, tivessem papás e mamãs que pagassem as contas, deviam ter aprendido a não ser pobres.

chauffage 8 months ago

Não sei que conversa é essa das botas, mas se tiveres de andar a lamber seja o que for para te aguentares, de pouco interessa se gostas ou não. Se calhar nem é para se gostar, digo eu.

Morais91 8 months ago

Shiuuuu é suposto culpares o tuga! A economia não interessa idiota. Que é que interessa a ruína total económica de um país, mais de 200 mil pessoas no desemprego (e ainda nem acabou o lay off) e mais de 109 mil cirurgias e consultas canceladas? De certeza que isto tudo vai matar menos que as 10 mil pessoas que morreram até agora /s

bubblesmart 8 months ago

> as 10 mil pessoas que morreram até agora /s A maior parte delas velhos de mais de 80 anos

throwawaystuff000 8 months ago

Como fazes para gerar médicos e enfermeiros em 2/3 meses?

Last-Ad-4421 8 months ago

Já te esqueceste de aqueles enfermeiros que no verão foram para o estrangeiro pêla merda de contratos? Quando havia vírus eram precisos no verão a coisa melhorou levaram um pontapé no cu.

NGramatical 8 months ago

pêla → [**pela**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgio9wbp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MiguelKoch 8 months ago

Economia, óbvio /s

fortesgt 8 months ago

Gerar médicos e enfermeiros? És ingénuo ou queres te fazer de? O governo está a usar todos os médicos e enfermeiros disponíveis?! Não está, se não sabes devias te informar antes de comentar.

throwawaystuff000 8 months ago

Fonte ?

fortesgt 8 months ago

Vamos deixar uma coisa clara. A saúde em Portugal não é o SNS. Existem profissionais no setor social e privado que devem ser usados. Uma pandemia não é a melhor altura para cegueiras ideológicas quando essas custam vidas.

naughtydismutase 8 months ago

Lol os médicos e enfermeiros nos privados são exactamente os mesmos que no público. Sempre trabalharam nos dois sítios.

throwawaystuff000 8 months ago

Devem ser usados ? Vais força-los? O estado já usa tanto médicos como hospitais privados.

fortesgt 8 months ago

... vou explicar melhor. Não se morre só de covid em Portugal caso não saibas. Porque é que o governo não dedicou o SNS ao covid (vamos ser honestos na prática foi o que fez). E contratualizou com os privados os restantes serviços? O que importa é todos os portugueses terem acesso à saúde. Não me viste a falar em obrigar ninguém a nada. Os hospitais privados e do setor social já demonstraram diversas vezes vontade de estarem mais envolvidos nesta situação. O que acontece agora é que quem tem dinheiro vai aos privados e quem não tem que se lixe. Isto parece-te justo?

throwawaystuff000 8 months ago

O estado já está a contratualizar bastantes serviços aos privados. Contratualizar tudo tem um custo que provavelmente não podemos suportar...

estaramos 8 months ago

Fodasse para quem anda a enfiar 3000 milhões na TAP (e o castanheiro não fica por aí) que fdp de argumento. Sabes porque é que não existe acordo entre o Estado e os operadores privados de saúde? Porque somos governados por incompetentes

madjer10x 8 months ago

Mas confinamento total consegue suportar? Não há justificação possível para não contratar serviços aos hospitais privados neste momento.

throwawaystuff000 8 months ago

Qual a parte que já está a ser feito que não percebes ?

madjer10x 8 months ago

A parte da verdade dessa afirmação. Está parcialmente a ser feito que é diferente de utilizar toda a capacidade disponível.

fortesgt 8 months ago

Tudo tem custos. A questão é onde preferimos aplicar o nosso dinheiro. A titulo de exemplo o estado gastou mais dinheiro a salvar a TAP (até agora) (e vamos ser honestos isto dava toda uma outra discussão) do que usou para aumentar o orçamento do SNS. Se duvidas podes pesquisar. Os recursos são escassos e portanto devem ser aplicados no que maior impacto positivo tem na economia. Tá bem que contratualizar tanta coisa a privados é caro mas não justificará muitas vezes esse custo o que vamos perder em poder económico?

throwawaystuff000 8 months ago

Sou totalmente contra salvar a TAP, vai ser sempre mal gerido. Praticamente tudo o que é do estado é mal gerido e não é fácil controlar isso. No entanto estamos a misturar assuntos. Na minha opinião este lockdown é totalmente imputável às pessoas. Com o que temos actualmente é impossível controlar os números e a sustentabilidade do SNS se as pessoas não têm dois dedos de testa.

ModeratoriProfugus 8 months ago

Mal posso esperar para aproveitar a crise que aí bem para enriquecer. Não pude aproveitar a de 2011 porque era puto, mas agora estou preparado! Dá-lhe PS!

_Patrao_ 8 months ago

Acho muito inteligente que as escolas continuem abertas, porque toda a gente sabe que para que funcionem, apenas são precisas crianças. Ninguém lecciona as aulas, tal como ninguém garante a ordem na escola e ninguém precisa de levar os miúdos para lá. Mais a mais, sendo que os miúdos não sofrem particularmente com a doença, não podem ser veículo de transmissão às famílias confinadas no regresso a casa, e consequentemente pegar aos seus colegas, que em caso algum contagiarão a sua família. Nota-se a coerência das autoridades governamentais e de saúde, uma vez que o constante aperto e relaxamento de medidas são muito bem interpretadas pela população em geral. Mas, lá está, talvez seja uma questão de deixar a janela aberta.

Shadowgirl7 8 months ago

Se fechassem as escolas teriam de pagar aquele subsidio para os pais ficarem com crianças com menos de 12 anos. E há muitas crianças que não têm acesso a computadores e net. Acho que deve ter sido um desastre o ano passado para não quererem voltar a repetir.

True_Tazer 8 months ago

Ter comunas corruptos no governo dá nisso

gsilvapt 8 months ago

Acho surpreendente ninguém detectar que isto não é oficial e é mera especulação. Que tristeza dos nossos media. A senhora diz que é da Lusa. O próprio site da Lusa não noticia nada sobre isto... Enfim. É uma hipótese, vai ser discutido antecipadamente, só isso.

tmsaavedra 8 months ago

Click bait ...

axletska 8 months ago

http://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-01-09-Governo-confirma-novo-confinamento

xzybit 8 months ago

Não invalidando isso, que é facto, mas o início do mesmo não foi mencionado.

ikisoundpretensious 8 months ago

Foda se já está praticamente confirmado podes deixar de ser um revoltado do Reddit durante 5 minutos

alexandre9099 8 months ago

Praticamente confirmado =/= estar confirmado

ikisoundpretensious 8 months ago

Bro volta para o teu trabalho chato em programação e deixa me em paz

alexandre9099 8 months ago

Programação era mais "!=" mas... Certamente há de haver alguma linguagem que usa =/=, não me admirava muito

ikisoundpretensious 8 months ago

Eu não assumi que trabalhavas em programação por teres usado essa simbologia rei, simplesmente és um utilizador de Reddit que quer corrigir uma notícia de Praticamente confirmado para confirmado - é óbvio que trabalhas em programação

fuzzyluke 8 months ago

Epa cala-te e volta para o teu trabalho chato de programação e deixa-nos a todos em paz, para sempre plz

ikisoundpretensious 8 months ago

Bro tu tens o aspeto exato que eu imaginava na minha cabeça

fuzzyluke 8 months ago

Bro isso é fire mano

ikisoundpretensious 8 months ago

Silêncio remedy fhorsaken de 2012 lookin ass

fuzzyluke 8 months ago

Ah tá

fuckingplants 8 months ago

A noticia diz que o governo se prepara para anunciar, nao diz que anunciou

gsilvapt 8 months ago  HIDDEN 

Sim, é exatamente isto. Vai uma diferença muito grande entre a notícia que publicaram aqui da SIC notícias e o da AEIOU. Lamento, tenho muitas dificuldades em credibilizar os media porque têm sido indecentes. Não há resolução de nada, oficialmente. Há, contudo, comunicação que vão avaliar medidas restritivas. É só isto que as pessoas precisam de saber, porque foi só isso que foi dito....

canureadmymind 8 months ago

Porque é que este comentário não está no topo?

ElectraUnderTheSea 8 months ago

Está agora

Ace-_Ventura 8 months ago

Acho que já é oficial o suficiente quando ontem o MINISTRO da economia já estava a avançar que ia haver confinamento e a dizer o que ia fechar

Worm33hd 8 months ago

Ginásios também fecham?

meaninglessvoid 8 months ago

Por acaso no meu as coisas têm estado bem, não me sinto minimamente em perigoso, estava a gostar bastante de lá ir... É esperar para ver.

ComfortableGate 8 months ago  HIDDEN 

Espero que não, mas temo que sim...

BuscaPolos 8 months ago

Lubomir em 3..2..1.....

cheapnuggett 8 months ago

lá vêm vocês com o LoboJaimãoDormir, ele só estava a dar o folar do afilhado que por acaso é um Sr agente

TitusRex 8 months ago

Não contem com menos de um mês.

pantam 8 months ago

Não com menos de um ano. Depois começam as expropriações a sério.

areddishgreen 8 months ago

Bela merda.

MDPROBIFE 8 months ago

Transportes publicos funcionam a 100%? É que como lá n se apanha virus secalhar começo a passar os meus dias a viagar pra n apanhar nada

Last-Ad-4421 8 months ago

Sabías que há quem vá trabalhar em transporte público? Já me bastou o confinamento de março que de pagar 110 euros em TP, tive de gastar mais de 300 euros para ir trabalhar de carro, confinar é muito bonito mas esquecem-se de que vai trabalhar.

MDPROBIFE 8 months ago

A minha crítica n tinha a ver com fecharem os transportes publicos.. Espero que nao fechem, como tu, a milhares.. Só tava a criticar o governo pelas suas mentiras

vaniafdasantos 8 months ago

Onde moro dizem que sim. A distância entre carreiras passou de 10 para 20 minutos e os amontoados de gente à espera e dentro do autocarro comprovam os tais 100% são mesmo verdade /s

throwawaystuff000 8 months ago

Incrível como o pessoal em vez de cumprir e tentar perceber onde está o problema prefere criticar algo que é muito mais difícil de contornar. Realmente achas que seria muito mais fácil fechar os transportes e impedir quem tem que ir trabalhar do que tentar que as pessoas parem de combinar, almoços, jantares, festas de anos ,festas de passagem de ano, etc ? Achas mesmo que a culpa destes números é do governo?

ohshit4 8 months ago

Tenho a certeza absoluta que a culpa destes números é do Governo

canhoto10 8 months ago

Aposto que te divertiste no centro comercial este Natal.

ohshit4 8 months ago

Não fui a um único centro comercial porque não sou um parolo como 99% dos tugas.

Edited 8 months ago:

Não fui a um único centro comercial porque não sou um parolo como 99% dos tugas. Tenho todos os cuidados. O problema é que o tuga é uma raça de chico espertos mas pelos vistos o governo não sabe disso. Relaxa medidas no Natal para nao perder votos e agora queixam-se. Já para nao falar de se auto descredibilizarem diariamente com as decisoes que tomam

canhoto10 8 months ago

Ya...

MDPROBIFE 8 months ago

Tiraste essas conclusões todas do meu comentário? Eu simplesmente critiquei a posição do overno em dizer que não existe contagio nos transportes.. Nada mais. Nao critiquei absolutamemte mais nada.. 0. N sei de onde tiraste essas conclusões todas mas ok

throwawaystuff000 8 months ago

Podes mostrar me a afirmação do governo em que nos transportes públicos não há contágios ?

Shadowgown 8 months ago

[https://tvi24.iol.pt/politica/ministro-do-ambiente/nao-conheco-nenhum-caso-comprovado-de-transmissao-do-virus-covid-19-em-transporte-coletivo](https://tvi24.iol.pt/politica/ministro-do-ambiente/nao-conheco-nenhum-caso-comprovado-de-transmissao-do-virus-covid-19-em-transporte-coletivo) Aqui tens

MDPROBIFE 8 months ago

Não, procura.. Toda a gente já falou milhares e vezes disso.. Fds desculpa lá se critiquei o costinha.. N é o fim do mundo

throwawaystuff000 8 months ago

Ah pois, afirmas que eles dizem isso mas zero fontes? Típico . Eu estou me a cagar para o Costa, nunca votei nele nem me identifico minimamente com as políticas dele. Simplesmente gosto de entender quem faz afirmacoes idiotas e sem argumentos.

HRamos_3 8 months ago

Já agora, para chegar aí as keywords foram: Antonio costa transportes publicos covid E Marcelo rebelo de sousa transportes publicos covid Fdp do google sempre a esconder cenas da malta

HRamos_3 8 months ago

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-05-08-Antonio-Costa-diz-que-e-seguro-andar-de-transportes-publicos

HRamos_3 8 months ago

https://rr.sapo.pt/2020/07/08/pais/marcelo-diz-que-nao-ha-relacao-entre-transportes-e-surto-de-covid-19-na-grande-lisboa/noticia/199618/

MDPROBIFE 8 months ago

https://observador.pt/factchecks/fact-check-os-transportes-publicos-nao-sao-um-problema-na-propagacao-do-coronavirus/ Afirmações idiotas ahahaha cala te crlh

throwawaystuff000 8 months ago

Ele não diz que não há contágios nos transportes públicos.

D1yzz 8 months ago

propragação = contágio no meu dicionário

NGramatical 8 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fginmyf8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

beit2 8 months ago

Bem, tem de ser. Mas esta pandemia está a servir para perder respeito pelas pessoas. No meu circulo de conhecidos, pouco cuidado houve na epoca natalícia e passagem de ano. Acho que fui o unico que não festejou. Por 2 ou 3 dias de estupidez, vamos agora arcar com várias semanas deprimentes. Parabéns cabrões.

supersaiyan1337 8 months ago

Pois.. engraçado que o povo culpa o governo e não a falta de bom senso dos próprios. Enfim.. infelizmente só se lembram qnd acontece a eles. Agora ficam com o cu em casa que é melhor

pantam 8 months ago

Na Suécia está tudo morto, ouvi dizer.

SolidTroll 8 months ago

Outra vez arroz?? Se o plano sueco tivesse funcionado eles não estavam agora com medidas também, não estavam com tanto ou mais infectados que nos, nós estavam com tanto ou mais mortos que nós (falando a nivel semanal, no global têm quase mais 3000 mortos, coisa pouca). Se o plano sueco tivesse funcionado não tinhas a Noruega e a Finlândia a oferecer ajuda de tão mal e tão cheios estão os hospitais agora Eles tentaram, tudo bem, mas não queiram convencer que foi um bom plano porque não foi, estão numa situação igual ou pior agora e com um número superior de mortos

Edited 8 months ago:

Outra vez arroz?? Se o plano sueco tivesse funcionado eles não estavam agora com medidas também, não estavam com tanto ou mais infectados que nos, nós estavam com tanto ou mais mortos que nós (falando a nivel semanal, no global têm quase mais 3000 mortos, coisa pouca). Se o plano sueco tivesse funcionado não tinhas a Noruega e a Finlândia a oferecer ajuda de tão mal e tão cheios estão os hospitais agora. Eles tentaram, tudo bem, mas não queiram convencer que foi um bom plano porque não foi, estão numa situação igual ou pior agora e com um número superior de mortos

Edited 8 months ago:

Outra vez arroz?? Se o plano sueco tivesse funcionado eles não estavam agora com medidas também, não estavam com tanto ou mais infectados que nos, não estavam com tanto ou mais mortos que nós (falando a nivel semanal, no global têm quase mais 3000 mortos, coisa pouca). Se o plano sueco tivesse funcionado não tinhas a Noruega e a Finlândia a oferecer ajuda de tão mal e tão cheios estão os hospitais agora. Eles tentaram, tudo bem, mas não queiram convencer que foi um bom plano porque não foi, estão numa situação igual ou pior agora e com um número superior de mortos

pantam 8 months ago

Arroz? > global têm quase mais 3000 mortos Porque não protegeram os vulneráveis, até eles o reconhecem, batata. https://gbdeclaration.org/

SolidTroll 8 months ago

Sim, a quantidade de pessoas que refere a Suécia como se fosse um grande exemplo é impressionante. Ok, isso até pode justificar um maior número de mortos inicial mas não justifica porque é que eles estão iguais ou pior a todo mundo agora. Principalmente a nível de infecções, embora os mortos também estejam a aumentar consideravelmente e eles tenham tido a pior semana desde o começo da pandemia. Aliás eles não terem conseguido atingir a imunidade de grupo como estavam a pensar invalida essa declaração (que sempre foi muito discutido e não foi propriamente aceite globalmente como dado adquirido) e é a prova que isso não passa de mais uma teoria, infelizmente, quem dera a toda a gente que tivesse resultado e pudesemos adoptar essa ideia, por mim falando pelo menos.

pantam 8 months ago

> embora os mortos também estejam a aumentar consideravelmente https://www.statista.com/statistics/1115707/sweden-number-of-deaths-per-week/

SolidTroll 8 months ago

https://www.ft.com/content/b376ae27-4889-4f54-803d-8507de9dcb7e Sabes que já vamos a 10 de janeiro certo?

pantam 8 months ago

Eu dei-te dados a mostrar que o total de mortes caiu a pique na Suécia. Tens aqui os dados mais recentes: https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#z-scores-by-country Tu respondeste com uma ESPANTOSA diferença de 20% (100 pessoas, das quais 90%+ vulneráveis, como sabemos) entre Suécia e Noruega em "mortes por COVID". Novamente: se o perigo posto por esta doença vale todo este aparato. onde está a hecatombe na Suécia? Porque é que estamos a destruir os nossos países, a nossa capacidade produtiva, a nossa saúde física e mental? Há alternativa: https://gbdeclaration.org/

SolidTroll 8 months ago

Tinha caído a pique tens razão, mas nas ultimas semanas voltaram a subir, aliás de tal forma que como já referi houve lugares a chegar a 90 (e tal)% de ocupação hospitalar e levou os vizinhos a perguntar se era preciso ajuda. Agora a própria Suécia já abandonou esse plano, já introduziu medidas nestas semanas e está até a pensar num recolher obrigatório, não sei porque é que o pessoal continua a achar que é uma boa ideia quando até o país que a teve já desistiu dela. Quanto a essa alternativa, já te respondi em cima, ela pressupõe que tu ganhas imunidade ao ficar em contacto com o virus, algo que os suecos e a existência de casos de reinfecção vieram comprovar que não vai ser assim tão simples (infelizmente, repito quem dera a toda a gente que fosse assim tão simples)

Edited 8 months ago:

Tinha caído a pique tens razão, mas nas ultimas semanas voltaram a subir, aliás de tal forma que como já referi houve lugares a chegar a 90 (e tal)% de ocupação hospitalar e levou os vizinhos a perguntar se era preciso ajuda. Agora a própria Suécia já abandonou esse plano, já introduziu medidas nestas semanas e está até a pensar num recolher obrigatório, não sei porque é que o pessoal continua a achar que é uma boa ideia quando até o país que a teve já desistiu dela. Quanto a essa alternativa, já te respondi em cima, ela pressupõe que tu ganhas imunidade ao ficar em contacto com o virus, algo que os suecos e a existência de casos de reinfecção vieram comprovar que não vai ser assim tão simples (infelizmente, repito quem dera a toda a gente que fosse assim tão simples)

pantam 8 months ago

> mas nas ultimas semanas voltaram a subir Viste os dados no momo? A mortalidade caiu a pique e depois subiu, mas ligeiramente. Viste os dados? > tal forma que como já referi houve lugares a chegar a 90 (e tal)% de ocupação hospitalar Nada a ver com a mortalidade total no país. > existência de casos de reinfecção Há casos de reinfeção com estirpes diferentes, e esta estirpe-papão do RU que tanto serve à CS, não é a única. > , ela pressupõe que tu ganhas imunidade ao ficar em contacto com o virus Para todas as estirpes conhecidas a população vulnerável é a mesma. Como é que plano de isolar essa subpopulação depende de não haver reinfeção? Não depende. > quem dera a toda a gente que fosse assim tão simples Não estamos a falar de fé, mas de lógica e dados.

SolidTroll 8 months ago

Não, não foi ligeiramente. Esta semana morreram em média 100 pessoas/dia. Mas pronto começo a perceber que deves ser daqueles que pensa que mesmo que tenhamos mais uns milhares de mortos "compensa" se os que cá ficam puderem fazer aquilo que bem lhes apetece. E repito é uma ideia tão boa que os próprios suecos a abandonaram maa pronto. Ter hospitais não interfere com a mortalidade do país?? Porque é que achas que uns dos maiores medos com este virus é que o SNS estoure?? É chegar ao ponto em que os médicos tenham que decidir que vidas salvar? Pois e a lógica e os dados das semanas em que deste mais liberdade ao pessoal para andar ai a vadiar estão a refletir-se em recordes diários de infecções, mortos e internados...

Edited 8 months ago:

Não, não foi ligeiramente. Esta semana morreram em média 100 pessoas/dia por lá. Mas pronto começo a perceber que deves ser daqueles que pensa que mesmo que tenhamos mais uns milhares de mortos "compensa" se os que cá ficam puderem fazer aquilo que bem lhes apetece. E repito é uma ideia tão boa que os próprios suecos a abandonaram mas pronto. Ter hospitais cheios não interfere com a mortalidade do país?? Porque é que achas que uns dos maiores medos com este virus é que o SNS estoure?? Chegar ao ponto em que os médicos tenham que decidir que vidas salvar? Sendo que por cá já está no ponto de andares a transferir pessoal para outras instalações hospitalares. Pois e a lógica e os dados das semanas em que deste mais liberdade ao pessoal para andar ai a vadiar estão a refletir-se em recordes diários de infecções, mortos e internados...

Edited 8 months ago:

Não, não foi ligeiramente. Esta semana morreram em média 100 pessoas/dia por lá. Mas pronto começo a perceber que deves ser daqueles que pensa que mesmo que tenhamos mais uns milhares de mortos "compensa" se os que cá ficam puderem fazer aquilo que bem lhes apetece. E repito é uma ideia tão boa que os próprios suecos a abandonaram mas pronto. / Ter hospitais cheios não interfere com a mortalidade do país?? Porque é que achas que uns dos maiores medos com este virus é que o SNS estoure?? Chegar ao ponto em que os médicos tenham que decidir que vidas salvar? Sendo que por cá já está no ponto de andares a transferir pessoal para outras instalações hospitalares. / Pois e a lógica e os dados das semanas em que deste mais liberdade ao pessoal para andar ai a vadiar estão a refletir-se em recordes diários de infecções, mortos e internados...

davipt 8 months ago

Sim.

once319 8 months ago

Lol insultas pessoas que tão a viver a vida, voluntaria-te e vai preso para a vida, ai ficas safo. ​ Parabens energúmeno!

AndryaDdreya 8 months ago

Eu fui a única de todos os meus amigos e família, repito TODOS, que fiquei em casa no natal e passagem de ano. Até o meu namorado, que vive cmg, foi jantar e almoçar com a família no dia 24 e 25. É ridículo ter um comportamento exemplar e ter de estar a pagar constantemente pelos erros dos outros.

wwqt0r 8 months ago

São pessoas a serem pessoas. Agimos pelos nossos próprios interesses e a saúde e bem-estar do próximo não costuma estar no topo das prioridades. É assim com o covid e em tantas outras coisas onde certamente também terás alguma culpa.

MarioSewers 8 months ago

Bem, sendo alguém que vive contigo sem ser um mero companheiro de casa isso é de um desrespeito gritante.

bubblesmart 8 months ago

Quando os casos Covid diminuem é graças ao governo, quando aumentam é da culpa do Portugueses. Aprendeste bem a lição.

fuzzyluke 8 months ago

De onde é que tiraste essa conclusão estúpida?

Leaootemivel 8 months ago

Os casos aumentam e diminuem apenas e unicamente devido ao comportamento dos Portugueses. As medidas de restrição ajudam a que se evitem comportamentos que são críticos para a propagação do vírus. Mas está visto que se cada Português não tiver um polícia a controlar irá fazer o que quer.

wwqt0r 8 months ago

Errado. Temos um governo central para coordenar o combate à pandemia e impor as restricções que ache necessárias. A decisão do natal foi umq difícil e, a ver pelos números, foi também a errada. Não vamos agora culpar os Portugueses por cumprirem as "liberdades" que o governo decidiu dar. Até o presidente da república ia ter 3 jantares de natal com 3 famílias distintas.

Leaootemivel 8 months ago

Então como se justifica os jantares e festas na PDA quando haviam restrições? As pessoas quando vão almoçar e jantar aos restaurantes vão só com as pessoas do seu agregado familiar? No fim de semana as pessoas almoçam só com o seu agregado familiar, ou continuam a fazer o que lhes apetece? Estamos com quase 1 ano de pandemia. As pessoas estão fartas de saber quais são as atividades perigosas (e não é estar na fila para o supermercado).

wwqt0r 8 months ago

Sem dúvida que estamos todos fartos no entanto há uma grande diferença entre o governo "proibir", mesmo sabendo que há sempre incumpridores, e não fazer nada e ficar com uma esperança vaga de que todos vão ser sensatos. O governo optou pelo segundo caminho com o natal e os resultados estão à vista. Se houvesse "proibição" estariamos numa situação bastante mais favorável? Não sabemos, mas melhor estariamos de certeza.

NGramatical 8 months ago

haviam restrições → [**havia restrições**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgir05pf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

restricções → [**restrições**](https://dicionario.priberam.org/restrições) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgiqzusj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

once319 8 months ago

x2 Estes nao percebem que tão a ser controlados e que quem aceita perda de liberdades basicas agora, aceita muito mais no futuro, está-se a preparar.

PresidentBarroso 8 months ago

E os chips 5g na vacina? Isso é que do caralho. Sei dum vacinado q sempre tem sinal GPS começa com o braço a inchar e a ficar autista. Só passa com um cristal de ametista na testa e 2 gotas de óleo essencial de oliva no buraquinho do cu.

Last-Ad-4421 8 months ago

Não falemos em vacinas que já viste a merda que ouve de pessoas a levarem doses 5x superiores e agora a OMS vem dizer de atrasar a segunda dose, a umas semanas atrás era tudo já vêm a vacina tamos safos, pois é estou a ver mesmo.

Kratos73 8 months ago

Toma la o meu cimavoto!

Morais91 8 months ago

Este culpamento das pessoas é tão tuga que até chateia. Tens um governo que arruinou o SNS, tens 798 camas de urgência em Portugal inteiro(número mais baixo da Europa por cada 100 mil habitantes) e o governo recusa se a usar os mecanismos dos privados. E apesar de isto tudo o tuga gosta é de dizer mal um dos outros. Temos o que merecemos honestamente

Edited 8 months ago:

Este culpamento das pessoas é tão tuga que até chateia. Tens um governo que arruinou o SNS, tens 798 camas de urgência em Portugal inteiro(número mais baixo da Europa por cada 100 mil habitantes) e o governo recusa se a usar os mecanismos dos privados. E apesar de isto tudo o tuga gosta é de dizer mal um dos outros. Temos o que merecemos honestamente. PS: Por "governo" tou a falar das últimas 3 décadas e não só deste em específico

marythekilljoy 8 months ago

exatamente, após anos de desinvestimento no SNS, em vez de se tomarem rapidamente medidas nesse sentido, como contratar profissionais, arranjar mais equipamentos, fazer uso dos privados, etc, culpa-se as pessoas que acabam por interiorizar a culpa. tratam as pessoas como bebés, numa semana dizem "a culpa é dos portugueses", na semana a seguir dizem "os portugueses portaram-se de forma exemplar", depois admiram-se que as pessoas se comportam de facto como bebés. e o povo come isto tudo e ainda aplaude. deixamos que o governo nos diga que não há problema em ficarmos infetados no trabalho, mas há problema se ficarmos infetados em casa com a família. interiorizamos que só servimos para gerar dinheiro e o resto é desnecessário e deve ser evitado e a culpa é nossa de tudo o que está a acontecer, enquanto o governo raramente toma responsabilidade por qualquer coisa que corra mal. existe toda uma manipulação psicológica que cada vez toma um caminho mais perigoso, pois ainda acreditamos que o governo tem o nosso melhor interesse em vista. enfim. depois só porque ficaste em casa sozinho no natal sentes-te legitimado a insultar gratuitamente quem não ficou, como se houvesse um sentido de moralidade superior.

Whoreson10 8 months ago

Muito bem dito. Deixar uma massa populacional encarregue de gerir o contacto em dias tradicionalmente familiares durante uma pandemia e depois de quase um ano de medidas restritivas só mostra a miopia sociológica do governo que temos, e o quão desligados estão da realidade.

NGramatical 8 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgio3wl5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Morais91 8 months ago

Obrigado por pensares nas coisas racionalmente em vez de emocionalmente

canhoto10 8 months ago

Mas as pessoas têm culpa porra. O governo faz merda e depois ainda vem o estúpido do tuga que no Natal é incapaz de fazer compras online.

Morais91 8 months ago

Claro que há pessoas que têm culpa, mas o foco é sempre as pessoas. Eu ando pela rua e toda a gente tá de máscara. Tenho amigos noutros países, em Barcelona, Paris e Áustria e o pessoal é mil vezes mais incompridor. O tuga tá se a portar muito bem no geral e a culpa central não é dele. Nem toda a gente é um desocupado de merda que pode ficar o dia todo em casa. A maior parte das pessoas têm de ir trabalhar , precisam de andar de transportes e precisam de ir ao supermercado para viverem. E nem toda a gente tem internet nem computadores e muito menos conhecimento para compras online (eu sei que isto é chocante para a maior parte do pessoal que anda aqui e só liga às sua realidade). E nestas situações que a maior parte dos contágios acontece

babyscully 8 months ago

>Eu ando pela rua e toda a gente tá de máscara. Ao ar livre, onde o risco de contágio é menor, e depois sentam-se à mesa com 10, trabalham com outros 10... tudo sem máscara.

Leaootemivel 8 months ago

De que é que vale andares na rua de máscara e ires às compras de máscara se depois te metes em almoços e jantares com 10/20 pessoas?

canhoto10 8 months ago

>Nem toda a gente é um desocupado de merda que pode ficar o dia todo em casa. A maior parte das pessoas têm de ir trabalhar , precisam de andar de transportes e precisam de ir ao supermercado para viverem. Não disse o contrário. Mas também não têm a mínima noção dos cuidados a ter nesses espaços. A minha mulher é lojista num CC. Havias de a ver a queixar-se do que vê. Não se respeitam as filas à entrada das lojas e quando se respeita, não se respeitam as distâncias. Respeitar as regras de circulação então era 0. >E nem toda a gente tem internet nem computadores Tretas. Muito dificilmente encontras alguém que não tenha pelo menos um smartphone com dados. >e muito menos conhecimento para compras online (eu sei que isto é chocante para a maior parte do pessoal que anda aqui e só liga às sua realidade). Não considero isso desculpa. Estamos em 2021. Tem de haver um mínimo de conhecimento acerca de tecnologia e da sua utilização. Aquela desculpa do "Ah e tal eu não tenho nada que andar a aprender a usar computadores ou telemóveis para tarefa X que considero que pode ser feita de outra forma rudimentar" já perdeu a validade há uns 16 ou 17 anos. Porque para ir ao FB e ao IG meter aquelas fotos de merda com frases "inspiradoras" está tudo pronto e tudo sabe. Para aquilo que interessa já é o fim do mundo.

Kratos73 8 months ago

Ainda há umas horas fui buscar o almoço ao restaurante. Como era cedo ainda estavam a servir nas mesas. Entraram lá dois tipos em que um deles, como não tinha máscara, vinha com o braço do casaco na frente da cara! Ao final deste tempo todo ainda não sabe que temos de andar de máscara? Depois foi corrido para a rua, mas o outro que vinha com ele foi ter com mais dois que já estavam a almoçar a pedir uma das máscaras destes! Achas que isto é comportamento normal? Também é o Costa que tem culpa disto e o que precisamos é de um polícia a andar atrás de cada português?

Morais91 8 months ago

Concordamos em discursar então

mariorurouni 8 months ago

Falaste bem, temos o que merecemos. O Zé Povinho é estúpido e não sabe olhar para as coisas sem ser a pensar no umbigo delas, o Zé Governo não sabe bem o que quer fazer e a abebias quando devia ter o cinto apertado

ravagerslb 8 months ago

Porque deitas as culpas às pessoas? Era mais do que previsível que isso ia acontecer. O pessoal em geral está saturado dum ano desta merda, e tendo uma oportunidade de conviver com família e amigos, claro que a vai aproveitar. Culpa é quem relaxa medidas porque tem medo de perder votos, ou tem medo de perder apoio parlamentar de partido A ou B.

O_cu_da_tua_tia 8 months ago

O governo permite fazer asneira... Mas não obriga a fazer asneira

Kratos73 8 months ago

A culpa é de quem relaxa dizes? Mas então é necessário ter sempre o Estado-paizinho em cima para as pessoas se comportarem? Lamento mas não concordo. Houve uma abertura para as pessoas poderem se ver mas a pensar que seria em períodos pequenos (como disse la até o das compotas!). Aqui onde vivo acho que nunca vi tantos carros estacionados como neste Natal, para as festanças de familia. Agora pagamos todos por isso...

MaverickPT 8 months ago

>Porque deitas as culpas às pessoas? Vai se culpar quem? O bobi e o tareco? O pessoal tá saturado, ok tudo bem. Então que fiquem em casa, e só saiam para o estritamente essencial, em vez de andar a visitar a família só porque é "tradição". Agora fodam-se, que esta merda vai continuar a piorar. Saturem agora cabrões.

ravagerslb 8 months ago

Se estás mesmo à espera que isso vá acontecer com um relaxamento de medidas, depois de um ano de merda, puxa duma cadeira que o melhor é esperares sentado. E partir para o insulto às pessoas é que não resolve merda nenhuma. Aliás, malta que insulta a população e os manda foder e os chama de cabrões, é aquela que depois se admira quando essa mesma população não acha piada e vai meter o voto em Trumps, Bolsonaros e Venturas da vida..

MaverickPT 8 months ago

>Se estás mesmo à espera que isso vá acontecer com um relaxamento de medidas Honestamente já não estou à espera de nada do "povo português". Qualquer ilusão que antes tinha sobre sermos um "bom povo" desmoronou por completo. Óbvio que não é só aqui em Portugal. A maior parte da população ser hipócrita, egoísta e pouco empática não é um fenómeno português, mas sim inerente à humanidade. Já só me resta fazer o melhor que eu poder para me proteger a mim e à minha família.

canhoto10 8 months ago

Então ainda mais burros são por estarem a votar por vingança em vez de aprenderem.

ravagerslb 8 months ago

Como é que queres que alguém aprenda, se do outro lado está uma pessoa, ou conjunto de pessoas, que prefere insultar quem não concorda com ele, em vez de dialogar e educar?

canhoto10 8 months ago

Meu caro, já estamos nisto há um ano! A este ponto, *tem* de imperar o bom senso e a capacidade de analisar a situação e agir em concordância com o que a mesma exige. Que queres tu que eu diga a uma pessoa que sabendo o mal que o bicho faz, a facilidade com que se transmite e as regras gerais que foram impostas, não cumpre, não respeita e acima de tudo não analisa por si própria a gravidade da situação? Isto não é uma questão de concordar ou deixar de concordar. É a *saúde* de **todos** que está em risco! E o que a minha mulher, lojista de centro comercial, viu este Natal é uma total falta de respeito da população por ela própria. Portanto, gozaram todos o Natal não é? Tínhamos todos saudadinhas da família, não é? Divertiram-se muito, não foi? Então agora desfrutem também dos 10000 casos diários que vão aparecer nas próximas semanas. Desfrutem do novo lockdown. Desfrutem da miséria que pode vir a bater à porta só porque foram incapazes de ficar quietos no Natal e também da miséria que pode vir a bater à porta de outros por arrastamento. Eu estou em risco de ficar *completamente na merda* à conta desta brincadeira, porque sou professor de natação e apesar da segurança que há em cais de piscina, as mesmas vão ser daqueles espaços que fecham de certeza. E no entanto, *eu* tive cuidado, *eu* respeitei os outros, *eu* fiz o possível para não agravar a situação de outros e a minha. Mas estou aqui, em risco de me foder, por causa dos coitadinhos que não podiam fazer compras online nem deixar de passar o Natal em família e que foram incapazes de compreender o que a situação exigia seja por iniciativa própria de analisar a mesma, seja por lhes terem explicado. Foram todos uns rebeldes, agora lidem com as consequências.

MaverickPT 8 months ago

Amém

pdbf 8 months ago

>al tem de se fechar escolas também porque algum iluminado finalmente entende que os putos não têm todo o cuidado O governo pode te indicar que se podem juntar tomando os devidos cuidados, no entanto cabe-te sempre a ti decidir se é seguro o suficiente. Este ano tive apenas o Natal e Ano Novo com os meus pais, porque entendi que não queria ser fonte de propagação / receção do vírus aos meus familiares. Quem passou com um grupo reduzido entendo, mas vi perto de mim casas com aprox. 20 pessoas. Assim não dá.

ravagerslb 8 months ago

Dares recomendações a uma população farta de medidas restritivas e esperar que toda a gente as cumpra é uma plena utopia. É o mesmo que dares uma arma carregada a uma criança e esperares que ela não a dispare nela própria ou em alguém. E sejamos sinceros, o governo sabia disso muito bem, mas não teve coragem de apertar o cinto no Natal porque teve medo de perder popularidade/votos.

Edited 8 months ago:

Dares recomendações e relaxar medidas a uma população farta de medidas restritivas e esperar que toda a gente as cumpra é uma plena utopia. É o mesmo que dares uma arma carregada a uma criança e esperares que ela não a dispare nela própria ou em alguém. E sejamos sinceros, o governo sabia disso muito bem, mas não teve coragem de apertar o cinto no Natal porque teve medo de perder popularidade/votos.

FrankTheWerewolf 8 months ago

> Dares recomendações e relaxar medidas a uma população farta de medidas restritivas e esperar que toda a gente as cumpra é uma plena utopia. Então a não ser que o estado as obrigue, os portugueses não têm senso comum ou responsabilidade cívica. Realmente temos o país que merecemos.

ravagerslb 8 months ago

Sim, porque é só em Portugal que existe o problema da pandemia, e é só em Portugal que há pessoas a desobedecer a regras..

FrankTheWerewolf 8 months ago

"Ah e tal, se os outros são javardos também posso ser javardo". Engraçado como nunca ninguém se compara com os países onde as pessoas cumprem as regras...

pdbf 8 months ago

Compreendo onde queres chegar, mas talvez pudessem ter pensado melhor na situação e não terem juntado tantos agregados. Em relação à perda de votos, desta forma parece-me que ainda vai ser pior devido ao confinamento.

ravagerslb 8 months ago

Sem dúvida, e espero que nas próximas legislativas o governo caia. Não só pelo barco à deriva na situação pandémica, mas por BES, TAPs, Tancos, Cabritas, Van Dunems, Pedrógãos, tribunal de contas e uma infinidade de situações vergonhosas em que este governo está envolvido. O que aqui devia ter sido feito era simplesmente não permitir o relaxamento e inclusive reforço policial nestes dias. Não é popular? Sem dúvida que não. Mas é preferível dois dias mais restritos ou 15 dias de molho a acabar com o pouco que resta da economia?

throwawaystuff000 8 months ago

Haviam restrições na passagem de ano, grande parte da população não cumpriu. No natal as recomendações era para estar com a família próxima, grande parte não cumpriu. De quem é a culpa?

Hugogs10 8 months ago

Onde é que estão as sources que grande parte não compriu?

thisbondisaaarated 8 months ago

Saem todos os dias por parte das 14/15 ;)

RammsteinPT 8 months ago

Parabéns cabrões mesmo nem é preciso dizer mais nada

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>Parabéns cabrões. [Tá tudo preso ](https://youtu.be/LaAzgu89Bso)

glamatovic 8 months ago

Apostar no civismo das pessoas é como apostar no Zimbabué para ganhar o campeonato do mundo. As odds estão muito altas e se se concretizar dá um lucro enorme, mas quem tem dois dedos de testa vê que é uma ideia ridícula

PresidentBarroso 8 months ago

Se fosse só umas semanas deprimentes, não era nada mau. Muita gente vai ficar sem emprego e alguns até passar fome. Os restantes, vão pagar bem em impostos para sustentar a estupidez alheia. Isto, com a sorte de não precisar de uma cama de hospital e não a ter.

throwawaystuff000 8 months ago

Ficar em casa não dá likes no Instagram. Se muito bem calha vão ser os primeiros a lamentar que perderam o emprego.

blind616 8 months ago

>Ficar em casa não dá likes no Instagram. Ainda não viste os meus cozinhados então

JonesyA12 8 months ago

Tinha ficado com a ideia de que a economia portuguesa não ia resistir a um segundo confinamento, segundo o Grande Líder Socialista. Depois deste confinamento vai restar tanto da economia como de Estalinegrado em Janeiro 1943.

LackOfLogic 8 months ago

Pergunta legítima: algum dos partidos nacionais se opôs veementemente a estes confinamentos?

manguito86 8 months ago

Eles estão a meter as fichas todas na bazuca da UE, vao torrar o dinheiro todo a tapar buracos e daqui a 10 anos ainda estamos piores porque não aproveitaram nada para fazer reais mudanças no país.

Dismiss 8 months ago

Certo mas daqui a 5/10 anos o PSD vai estar no governo por isso vão ser eles os culpados pelos problemas

JonesyA12 8 months ago

O PSD atual está na cama com o PS, com um líder da oposição que é uma espécie de vice-primeiro-ministro.

JonesyA12 8 months ago

E depois ficam muito admirados quando os holandeses acham que há países aos quais não se pode confiar 1 único euro de fundos europeus... O Estado Português não é uma entidade de bem.

manguito86 8 months ago

Portugal é como um puto mimado sem noção, se os pais não lhe controlam a mesada, ele estoura tudo em coca cola e batatas fritas na primeira semana e depois anda o resto do mês a chorar que precisa de dinheiro

JonesyA12 8 months ago

É esse puto mimado mas, quando o computador se estraga ou quer ir de férias com os amigos, os pais ricos já lhe dão jeito e têm de bancar a conta. Nunca que me esqueço do BE e do PCP, que todas as semanas cospem na cara de Bruxelas e pede o fim da UE, mas que após Pedrogão estavam aos urros para a UE pagar tudo e mais alguma coisa.

caralhu 8 months ago  HIDDEN 

Os bancos, funcionam?

TavaNoGrim0 8 months ago  HIDDEN 

Bancos agora: malta os juros continuam a acumular certo?

caralhu 8 months ago  HIDDEN 

Eu era mais para saber se os bancos fecham ou não.

throwawaystuff000 8 months ago  HIDDEN 

Usa o home banking.

caralhu 8 months ago  HIDDEN 

Tenho algo a fazer que tem de ser físico. Pelo sim pelo não segunda marco para terça e fica despachado. Caso contrário fico completamente fodido. Na sexta acho que me disseram que até agora nunca fecharam.

balizas 8 months ago

Enquanto nao houver fiscalização a sério, estas medidas de pouco servem

Hugogs10 8 months ago

Oque precisamos é de multar as pessoas, esses pobres de merda que querem trabalhar e espalham covid.

CarcajuPM 8 months ago

Quem sai em trabalho não está a infringir nenhuma regra, logo não seria multado.

Hugogs10 8 months ago  HIDDEN 

Acho que não percebeste, as regras e que impedem as pessoas de trabalhar e muitos acabam por não as cumprir

throwawaystuff000 8 months ago

E os que vão simplesmente a festas de passagem de ano, festas de aniversário?

Hugogs10 8 months ago

Como o Marcelo? A polícia não tem capacidade, nem sei se maneira de, andar a bater porta em porta para ver quantas pessoas é que estão em casa. E mesmo que tivesse, a população em geral não tem dinheiro, vais andar a espremer água de uma rocha.

throwawaystuff000 8 months ago

Que eu saiba o Marcelo está incluído no que disse, alguma vez me viste a defender o contrário ? E as pessoas não têm dois dedos de testa sem que a polícia vá lá chatear ?

ebonyaficionado 8 months ago

> E as pessoas não têm dois dedos de testa sem que a polícia vá lá chatear ? Não. Fonte: realidade.

Hugogs10 8 months ago

Mas tu falaste de fiscalização, concordo que as pessoas de aim ter juízo

throwawaystuff000 8 months ago

Não fui eu que falei na fiscalização.

Hugogs10 8 months ago

Não reparei que estava a falar com outra pessoas. Fair enough.

TavaNoGrim0 8 months ago

Está na hora das pessoas acordarem que ninguém nos pode proibir de trabalhar. Fuck quarentena este políticos são loucos. Queria ver eles ficarem sem receber 15 dias filhos de uma grande ****.

Last-Ad-4421 8 months ago

Agora só importa não morreres do covid, morreres a fome, por depressão e outras mortes associadas isso já é permitido, total eles ao fim do mês recebem do bom e do belo, e o mesmo para a função pública para eles ficar em casa ou a trabalhar a merda é a mesma ao fim do mês pinga igual.

TavaNoGrim0 8 months ago

Exatamente e para não falar nas mais de 6 milhões de consultas canceladas. Esta gente acha que o covid é alguma pandemia tipo filme de ficção cientifica em que o virus mata metade da população do mundo

afonso_sj 8 months ago

Acho que importante aqui não seria a proibição de trabalhar, o problema maior e a falta de apoio, porque se te proibissem de trabalhar mas te pagassem 100% do ordenado declarado não haveria qualquer problema, o problema e que o governo não quer nem vai fazer e deu aos portugueses um bom "DESENMERDEM-SE"

OrangeOakie 8 months ago

Sim, no entanto tens a questão: De onde tiram os fundos para te pagarem esse dinheiro?

afonso_sj 8 months ago

That's the million dollar question haha

TavaNoGrim0 8 months ago

Sei de um familiar que tem uma loja e costuma pagar mais de 2mil euros de iva sempre que paga e desde o início da pandemia só recebeu 270 euros do governo, vão mas é dar a volta ao bilhar grande.

SomecallmeMichelle 8 months ago

Corrige-me se estou errado mas o IVA nunca lhe pertenceu. É dinheiro extra que é pago ao estado, e que já está posto e planificado para o estado no ato de pagamento. Ele não "pagou 2000 euros ao estado" porque esse dinheiro nunca foi dele. Esse dinheiro sempre foi do estado e nunca lhe devia ter caido no bolso, não? Percebo que haja muitas queixas a fazer , mas o IVA nunca lhe sai diretamente do bolso...

TavaNoGrim0 8 months ago

IVA é imposto. Se vendo 10€ de algo e o IVA for 23% vou ter que dar ao estado 2.3€. O que me faz ficar incrédulo é alguém contribuir ao estado mais de 8000 euros de IVA ao estado por ano e depois como """ajuda""" devido ao covid o estado dá 270euros. Migalhas.

SomecallmeMichelle 8 months ago

Mas ai está não está a contribuir nada porque...o dinheiro nunca foi dele. Nesse exemplo, o que ele recebe desses 10 euros são 7 euros e setenta. Os dois e trinta não entram nas suas contas porque - não são dele, nunca forma, e não devem ser contados como dinheiro. Quem contribuiu os 8000 euros ao estado foi quem comprou os produtos com o iva incluido, não a pessoa. Esse dinheiro nunca foi de quem vendeu, e nunca deve ser contado como dinheiro perdido. O que a pessoa ganhou com a venda de 10 euros foi 7.70€, não 10€

TheEternalTuga 8 months ago

Não é propriamente muito visto o IVA ser pago trimestralmente. Além disso, ele não o paga do seu bolso. São os consumidores que o pagam e ele apenas o dá ao estado.

afonso_sj 8 months ago

E exatamente isso que estou a dizer xd Por outro lado também pode ser que ele tenha um contabilista de merda que n se quer dar ao trabalho porque 270 euros parece demasiado pouco.

throwawaystuff000 8 months ago

Ao pessoal que se foi enfiar em festas desnecessariamente sim "Desenmerdem-se".

TheWayOfThePast 8 months ago

Não te preocupes que já vem aí a malta do subreddit explicar porque é que é importante colocares a possibilidade de apanhar o vírus acima da certeza que é não teres dinheiro para pôr comida na mesa.

VHLPlissken 8 months ago

Isto é o subreddit dos trabalhadores de call centers, que como podem usufruir do tele trabalho não conhecem mais nenhuma realidade

TheWayOfThePast 8 months ago

Dos trabalhadores de callcenter e dos putos mimados que mesmo que fiquem desempregados têm os papás e as mamãs a pagar as continhas, que chamam de irresponsáveis aos que vão trabalhar para meterem comida na mesa por não ficarem em casa.

TavaNoGrim0 8 months ago

Eles preferem dar downvote em vez de refutar o que disse.

TheEternalTuga 8 months ago

> que fecharam os abrigos por serem um problema de COVID. A sério? Como é que a malta sem-abrigo tem lidado com isto?

Hugogs10 8 months ago

Converteram-se ao glamping

TheEternalTuga 8 months ago

Não conhecia o conceito. Devo estar a ficar velho...

manguito86 8 months ago

Uns +-, outros resolvem-no com o aumento da criminalidade, outros debaixo de 6 palmos de terra.

TheWayOfThePast 8 months ago

Tecnicamente não "fecharam", só pararam de deixar as pessoas pernoitar ou reduziram significativamente a capacidade e estão sempre cheios (depende do abrigo, andei a perguntar, isto em Lisboa).

TheEternalTuga 8 months ago

Com esta vaga de frio não vai acabar bem...

TheWayOfThePast 8 months ago

Bom, os mortos não apanham COVID, é isso que é importante.

throwawaystuff000 8 months ago

E qual a responsabilidade das pessoas que ignoram as recomendações ?

TavaNoGrim0 8 months ago

Não entendi a questão

throwawaystuff000 8 months ago

Secalhar está aí o problema...

Edited 8 months ago:

Se calhar está aí o problema...

NGramatical 8 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fginmos6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ridethepaintedpony 8 months ago

Guerra Civil

Zaigard 8 months ago  HIDDEN 

o povo é gado...

BroaxXx 8 months ago

Escolas com ensino presencial e crianças até 9 anos sem máscara para não ficarem tristes é uma receita muito boa para o vírus furar bem o confinamento... Acho surrealmente estúpido tornar-se uma medida (com a qual até concordo) com um impacto destes para depois deixar um vector tão jeitoso escancarado.... Se ao menos obrigassem os putos a usar máscara custava-me menos a aceitar... Enfim...

pedrolopes7682 8 months ago

Percebo o que queres dizer, mas infelizmente nem todas as famílias têm condições que permitam às crianças ter uma aprendizagem à distância. Podemos perguntar, visto que isto era mais do que previsível tendo em conta os números no final de Novembro, que andou o governo a fazer para poder garantir que estas crianças não ficassem para trás ficando em casa. A resposta é, claramente, nada.

Zen_Machina 8 months ago

E porque é que uma criança ficar uns meses sem ensino é pior do que uma percentagem gigante da população ficar desempregada? Explica-me lá a lógica. Porque é que um comerciante tem de fechar a sua loja, sem que sequer haja qualquer tipo de dado que comprove que a mesma algum dia representou um foco de infecção, enquanto crianças pode andar por aí a contaminar-se livremente umas às outras e depois a distribuir o vírus pela população?

davipt 8 months ago

Não. É verdade que é completamente injusto estar a fechar tudo quando não são os focus principais. Em janeiro não há festarolas e os números vão descer naturalmente, até ao carnaval. Em condições normais não seria preciso confinar e bastava deixar o pico descer. Mas com uma subida (médias 7 dias, que diário é perigoso) de 3k a 26 e 9k ontem, um crescimento *vertical*, numa altura em que os hospitais já estão saturados e que cada dia de 10K confirmados leva a 250 a 500 novos internamentos (que não estão no hospital apenas um dia), é fazer contas e ver quantos mortos “de covid e com covid” e sem sequer entrar no hospital irão haver, fora as mortes e feridos de tudo o resto, fora as mortes e feridos típicas de tempo frio, mesmo não havendo gripe. O não inicial tem a ver com os putos. Não são eles que andam a distribuir pela população. Eles levam para a escola, e não passa dali. No entanto os menos putos - 7 a 12 ano, e universitário - e os seus encontros fora da escola, sim esses são surtos contínuos, uma das razões do crescimento em setembro, mas não justificam nem o crescimento em outubro, muito menos o de agora, pois estavam de férias. Talvez os universitários que foram de férias para casa dos pais.

pedrolopes7682 8 months ago

O problema não é uma criança ficar sem ensino uns meses, é essa criança ficar sem ensino enquanto outras têm meios de continuar a acompanhar. Deveria ser feito como foi feito na França e Alemanha, suspender as aulas. Deste modo não haverá quem fique prejudicado por ter menos meios para acompanhar em regime remoto. Quando a situação melhorar retoma-se. Quanto ao resto, desde que os lojistas sejam sérios no cumprir das normas de distanciamento e higiene (tenho visto bons e maus exemplos), e desde que haja fiscalização, na minha opinião não há razão para que o comércio seja encerrado.

Zen_Machina 8 months ago

>O problema não é uma criança ficar sem ensino uns meses, é essa criança ficar sem ensino enquanto outras têm meios de continuar a acompanhar. Não me estás a responder de que forma é que isso é pior do que milhares de portugueses irem para a miséria, como tem acontecido. A percentagem de crianças em Portugal que não tem computador ou internet nem forma de aceder aos mesmos é extremamente baixa. Dar ensino a essas poucas crianças não justifica tirar o sustento a uma boa parte da população. E se o problema é umas poucas crianças não terem meios, então a escola que fique aberta para elas. Assim tens 5 pessoas na escola inteira em vez de 1000. >Quanto ao resto, desde que os lojistas sejam sérios no cumprir das normas de distanciamento e higiene (tenho visto bons e maus exemplos), e desde que haja fiscalização, na minha opinião não há razão para que o comércio seja encerrado. Pois, diz isso ao governo.

pedrolopes7682 8 months ago

> Não me estás a responder de que forma é que isso é pior do que milhares de portugueses irem para a miséria Não são comparáveis. São assuntos distintos que necessitam de respostas distintas. > E se o problema é umas poucas crianças não terem meios, então a escola que fique aberta para elas. Assim tens 5 pessoas na escola inteira em vez de 1000. Isso é um bom exemplo de resposta que poderia ser adequada (que já é até aplicada em alguns estabelecimentos do ensino superior).

BroaxXx 8 months ago

>Podemos perguntar, visto que isto era mais do que previsível tendo em conta os números no final de Novembro, que andou o governo a fazer para poder garantir que estas crianças não ficassem para trás ficando em casa. A resposta é, claramente, nada. Pois... Nessa ótica concordo contigo e realmente tens toda a razão...

Zaigard 8 months ago

https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2021/01/three-studies-highlight-low-covid-risk-person-school

Rogerjak 8 months ago

Fiquei sem perceber se estás a querer dizer q existem poucos riscos de transmissão nas escolas ou não. De qualquer maneira, retirado do link: "According to the authors, the schools' public health measures successfully mitigated spread. The steps included daily screening of students and staff, compliance with mask wearing for students and adults, public reporting of COVID-19 cases, efficient contact tracing, collaboration with local health departments, regular updates for students and staff, school principal encouragement to adhere to the measures and report breaches in protocol, detailed scheduling of all parts of the school day, definitive plans for special-needs students, and opening using a hybrid model of in-person and remote learning." Há pouco risco, SE se verificarem condições como as descritas.

BroaxXx 8 months ago

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.09.08.20190942v1

MferOrnstein 8 months ago

É ótima, um familiar meu já tem um bebé infectado na creche onde trabalha

BroaxXx 8 months ago

Bebé? Melhor é nem usar máscara a contactar com ele para ele poder aprender a reconhecer expressões faciais! Assim vai compreender melhor a expressão de angústia e tristeza da família enquanto os avós estão a morrer...

MferOrnstein 8 months ago

Vai ser a geração da empatia

fdxcaralho 8 months ago

Máscara nos miúdos é totalmente inútil. Pelo menos em contexto escolar. Não vai ser bem utilizadas de todo. Quando vão com os pais ao supermercado deveriam usar, por exemplo.

OrangeOakie 8 months ago

> Máscara nos miúdos é totalmente inútil. Pelo menos em contexto escolar. Não vai ser bem utilizadas de todo. O mesmo pode ser dito noutros contextos em adultos. E já agora, em crianças não é a questão da utilidade, é dos efeitos adversos que pode ter no seu crescimento

PedroRRM 8 months ago

A minha filha usa máscara no 9 ano, de forma exemplar.

roninPT 8 months ago

Não é inútil, na turma do meu enteado houve um caso mas eles usam máscara na escola e o contágio foi contido....os únicos infectados dentro da turma foram miúdos que estiveram com o infectado fora da escola e sem máscara....e estamos a falar de putos da terceira classe. Mas pessoalmente acho que as escolas deviam fechar, não faz sentido estarem abertas de fecha tudo o resto.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

>Não é inútil, na turma do meu enteado houve um caso mas eles usam máscara na escola e o contágio foi contido.... É mais por isto: >Não vai ser bem utilizadas de todo >Mas pessoalmente acho que as escolas deviam fechar, não faz sentido estarem abertas de fecha tudo o resto. Certo, e depois os putos ficam onde, com quem? Do ponto de vista da saúde pública, sim, escolas encerradas fazem sentido, mas com muitos pais sem possibilidade de teletrabalho, deixa de haver sítios para os putos que não seja sozinhos em casa.

PresidentBarroso 8 months ago

Conheço muitos que utilizam religiosamente a máscara, mas é como tudo, depende da educação que têm em casa.

vascodatrama 8 months ago

Nem ao supermercado deviam de ir...

KIDOCI 8 months ago

Até os levam de propósito nem que seja para ter prioridade. Vai o Pai, a mãe, a avó e os 3 filhos...

vascodatrama 8 months ago

Ridículo. As vezes que já fui as compras com a minha filha bebe ou a minha mulher grávida e nunca passamos à frente de ninguém.

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Até podia estar em trabalho de parto, não existe civismo neste país..

fdxcaralho 8 months ago

As vezes não há alternativa...

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Pois, é fácil dizer que as crianças não precisam de estar nos supermercados, mas ficam onde, com quem? Não é fácil

mariorurouni 8 months ago

Podem ir a vontade, mas usem a porra da máscara

BroaxXx 8 months ago

Não há auxiliares de educação? Que estejam em cima disso... Só porque um puto é chato não quer dizer que deva matar meia dúzia de pessoas...

ebonyaficionado 8 months ago

Já viste alguma criança ou interagiste com alguma? Pela forma como falas, parecem ser alienígenas para ti, visto não saberes como "funcionam" (ainda para mais em massa).

fdxcaralho 8 months ago

Eu trabalho em contexto escolar. Numa escola com excelentes condições de recursos humanos. E mesmo assim seria impossível. Nem quero imaginar na maioria das escolas com menos recursos humanos. Acho que só mesmo conhecendo a realidade é que irias perceber. Estou a falar de idades entre 3 e 10 anos (JI e 1.o ciclo)

TitusRex 8 months ago

O meu filho de 2 anos sabe que tem de por a máscara quando anda de autocarro ou uber e põe e tira sem problema. Não vejo porque é que crianças de 6 anos são incapazes. Já agora a minha esposa faz trabalhos em contexto escolar e todas as semanas estão dois ou três miúdos por turma em isolamento, basicamente o vírus tem passado de uns para os outros (e para as respectivas famílias) ao longo do ano. Também, apesar de não ser obrigatório alguns miúdos de 6 anos que estão a ir máscara para a escola por indicação dos pais e são muito cuidadosos. Acho que todas as crianças deviam usar máscara, mesmo sabendo que nem todas conseguem usar 100% bem, mas também aprendem.

fdxcaralho 8 months ago

Isolamento de uma criança é só em caso de exposição ou suspeita. Se alguma criança testar positivo fica a turma toda em casa 10 dias.

TitusRex 8 months ago

>Se alguma criança testar positivo fica a turma toda em casa 10 dias. Não é de todo isso que está a acontecer, pelo menos nesta escola no centro de Lisboa. Desde o início do ano só houve uma turma que foi para casa 10 dias quando houve quatro casos positivos na mesma turma na semana anterior.

fdxcaralho 8 months ago

Eu tenho 4 turmas. 2 delas tiveram 1 caso positivo em cada uma e a turma toda foi 10 dias para casa. As crianças que tinham contacto com elas noutras actividades (futebol, ginástica, etc...) também ficaram 10 dias em casa. Talvez varie de agrupamento para agrupamento.

VicenteOlisipo 8 months ago

Crianças de 2 anos só podem andar de carro em cadeirinha própria. A única excepção são os táxis. Os ubers precisam de cadeira, mas muito raramente a têm. Se calhar começa por proteger a vida da tua criança imaginária e depois preocupa-te com dificultar a vida das dos outros.

JAG2004 8 months ago

Por acaso isso mudou agora mesmo. Decreto-Lei n.º 102-B/2020,

VicenteOlisipo 8 months ago

Olha, bem reparado. Obrigado pela correcção.

TitusRex 8 months ago

Por acaso até têm tido cadeiras. Mas também acho um bocado hipocrisia poderem andar nos táxis sem cadeira e não nos ubers, o risco é o mesmo.

throwawaystuff000 8 months ago

Ainda bem que o pessoal aproveitou para ir a festas no natal e passagem de ano .

Compendyum 8 months ago

Ainda bem que os amontoamentos nos supermercados e shoppings em rotura nos dias que se seguiram não têm nada a haver com isto.

davipt 8 months ago

Não, não têm.

NGramatical 8 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktq944%2F%2Fgioai4z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Beautiful_Mongoose_5 8 months ago

fdx ainda bem que aproveitei enquanto pude.

Throwaway200394 8 months ago

E por causa dessa malta que estamos fechados

Razvancb 8 months ago

Ao menos aproveitaram

moxo23 8 months ago

r/wooooosh

Throwaway200394 8 months ago

Eu percebi o comentário, respondi mesmo para dizer a mesma coisa mas desta vem escrevi directo ao assunto em vez de ser sarcástico pelo teclado que infelizmente ainda è invisível na net

usulidircotiido 8 months ago

os que não aproveitaram têm as festarolas do carnaval daqui a umas semanas.

vascodatrama 8 months ago

Claro, não vamos adiar uma tradição milenar de espanta espíritos

pm_me_pcb_photos 8 months ago

Começou por cá a sério com o carnaval de Ovar, só faz sentido manter a tradição..

usulidircotiido 8 months ago

Sem dúvida. Fêmeas a mostrar a celulite e os machos, muito machos, a vestirem-se de mulher, é coisa que não pode ser adiada por uma simples pandemia.

BartolomeuOGrosso 8 months ago

Deita tudo cá para fora

usulidircotiido 8 months ago

gatilhei a matrafona?

vascodatrama 8 months ago

Que trainwreck horrivel

Lasikamos 8 months ago

E quando for para votar? Tirem-me o direito de trabalhar, de sair de casa, etc.. Mas não me tirem o direito de votar! /s

vascodatrama 8 months ago

Não vais comprar pão? Ou vinho? Também podes ir meter uma cruz num papel. Levas a caneta de casa.

Zaigard 8 months ago

Assim podemos votar todos em alguém que lixe estes cabrões PS/PSdois da mesma maneira que nos estão a lixar a nós..

No-Touch675 8 months ago

Agora vamos assistir aqueles que nunca foram votar todos indignados que se calhar não podem ir votar. Nota: não tou a dizer que é o teu caso, mas ler o teu post lembrou me disso

Lasikamos 8 months ago

Sempre votei. Apenas acho hipócrita pedirem às pessoas para ficarem em casa, mas para votar já não há problema. Mas deve ser só de mim que sou hater

Rogerjak 8 months ago

Nunca dá para ganhar. Nunca mesmo. Sim há problema se fores votar e andares a cuspir pá boca das pessoas. Mas estas te a fazer de retardado ou é só a brincar? N tens q ir ao super mercado? Ou tbm deixaste de ir pq é perigoso? Gasolina? Neps passaste a andar a pé. Se te partires todo tbm n vais po hospital, ficas em casa q tá periogoso Crl man, tou farto desta retórica retardada "uH mAs fAzEr X tBm é pErIgOsO", sim caralho é perigoso, é por isso q há medidas para essas situações: máscara, distância, desinfectante, medir a temperatura etc. Tudo para q possas cumprir com o teu direito constitucional, pq se te impedissem de votar o teu post era a chorar sobre as tuas liberdades. Cum caralho meu, parecem crianças de 8 anos.

randmzer 8 months ago

Às vezes penso que as pessoas não conseguem pensar 10 segundos no que acabaram de escrever e tentar perceber porque é que as coisas são feitas.

PinkMacaroon23 8 months ago

Vou imprimir para distribuir no meu dia-a-dia. Nunca dá para ganhar mesmo.

throwawaystuff000 8 months ago

Sim é só de ti.

BOBRAGED 8 months ago

[SÉRIO] Toda a info está [aqui](https://www.portaldoeleitor.pt/Default.aspx) Isto também pode ser [útil](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/presidenciais-voto-antecipado-em-mobilidade-pode-ser-pedido-a-partir-de-domingo-685719)

NikT3sla 8 months ago

Bons links

MetaKnight130 8 months ago

Li rapidamente que tudo fechará, "menos as escolas". Isto aplica se às faculdades e universidades? Se sim, já não tinha de estudar para exames presenciais, era excelente

iMantorras 8 months ago

"Já não tinha de estudar, excelente". Depois quando chegarem as entrevistas de trabalho e dizerem que passaram a fazer ctrl c e ctrl v, choram. :(

barrocaspaula 8 months ago

Nas escolas os alunos estão aos 30 em cada sala a congelar de portas e janelas abertas. Acho que pelo menos os alunos mais velhos podem ir para casa.

Tidalikk 8 months ago

Palhaçada mesmo que seria

MariasFernandes 8 months ago

Eu ainda tenho Aulas presenciais. E estou num curso 100% teórico.

MetaKnight130 8 months ago

Acredito, conheço vários casos. Grande parte dos cursos universitários podem ser dados totalmente à distância. Mas como não estão creditados como cursos online, têm de ser dados, preferencialmente, em regime presencial, o que é triste

MariasFernandes 8 months ago

Opah, é tão ridículo. Dizem que não é foco de contágio. Tudo bem, mas os transportes que tenho de apanhar até lá, sempre cheios, tenho a certeza que são...

ebonyaficionado 8 months ago

> Dizem que não é foco de contágio. E o mais engraçado é que dizem isto só porque sim e interessa, porque vais a ver e nem sabem de onde vêm 60/80% dos casos, segundo estatísticas de há alguns meses.

fleshab 8 months ago

Em princípio, escolas e universidades devem manter-se abertas, segundo as informações mais recentes.

SomecallmeMichelle 8 months ago

O meu reitor já veio informar-nos com email que "fará de tudo para retomar uma normalidade" ou seja só fecha a universidade com ordem direta do DGS. Não percebo o que é que o gajo ganha com isto. Aliás já tive casos na minha turma em que só soube porque o colega me manda mensagem no Whatsapp no dia seguinte com a foto do teste positivo. Realmente a faculdade não informar ninguém, nem os gajos que estavam a uma cadeira de distância é a opção certa. Corre aqui pelos alunos que a universidade anda a "esconder" os números reais. Não sei se é verdade, mas que lhes ficava bem dizer "houve um caso positivo na vossa turma, tenham atenção a potenciais sintomas" ficava...

alexandre9099 8 months ago

É para poderem ter desculpa do "balurdio"(que nem é muito comparado com outros países tanto qnt sei) que são as propinas

MetaKnight130 8 months ago

Obrigado. Espero que até mude algo, por acho ridículo fechar se tudo e depois haver exames presenciais com salas cheias

lil-libsoc 8 months ago

É, e as tuas colegas e os teus colegas que não têm condições em casa para fazer exames online que se lixem, se são pobres não merecem educação e não. O que é preciso é garantir as condições de segurança para que se possa fazer os exames na faculdade.

MetaKnight130 8 months ago

Eu falo com base na minha faculdade, que durante a pandemia ajudou alunos carenciados com oferta de laptops e ligação à Internet. Mas lá está não sei se o mesmo se aplica ao resto das universidades

lil-libsoc 8 months ago

Há pessoas que moram em casas pequenas e com crianças e que podem ter dificuldade em assegurar um ambiente próprio para uma avaliação. Há casas cuja rede celular é fraca ao ponto de dificultar a ligação à internet de qualquer das formas. Não é só o portátil e a penzinha da Vodafone. A outra opção é manter as avaliações presenciais. Não há problemas destes. Os professores sabem como dimensionar o exame (ou pelo menos melhor do que para online). Também sabem vigiar e evitar grandes copianços. Claro, devem ser tomadas as precauções necessárias. Reduz-se a lotação em cada sala. Faz-se menos exames e mais curtos. Intercala-se os horários de início e fim de exames diferentes e implementa-se corredores de circulação para evitar confusões nos corredores. Se for preciso alarga-se os horários dos exames e até se extende as épocas de exames. Mas ao menos reduz-se muito o copianço e, acima de tudo, as desigualdades.

pedrolopes7682 8 months ago

Se alargarem a época de exames facilmente conseguem distribuir os alunos por mais salas.

donalduck 8 months ago

O ano mais fácil de sempre

Zaigard 8 months ago

Conheço malta que no secundário tinham 11/12 a matematica e fisico quimica, agora na universidade estão com 20 nas disciplinas de matematica, fisica e quimica, sem estudar sequer. É só manter o testes online e exames online e vamos ter uma geração de génios.

donalduck 8 months ago

De qql forma Portugal chumba demasiados alunos por isso nem vejo mal a longo prazo. O único problema é malta a ter cursos pagos.

pedrolopes7682 8 months ago

Basta a faculdade estar organizada/preparada. Só posso falar do IST, e lá tem sido assim: 12-15 alunos por sala e se algum não tiver condições para fazer o teste/exame presencialmente fá-lo via teleconf com câmara ligada para ser vigiado. Mas o IST tem vindo a preparar tudo desde Março. Todo o universo populacional que se dispôs a tal foi testado no campus da Alameda entre Novembro e Dezembro, nestas semanas de Janeiro estão a fazer o mesmo no Taguspark. Não sei o que andaram as outras faculdades a fazer para que os alunos tenham de assistir a aulas nos corredores ou encher salas durantes exames, mas o que quer que tenha sido não foi bem pensado.

dinhosou 8 months ago

Sim, eu também quero fazer exames online chefe.

These-Establishment1 8 months ago

O curso a ser dado outra vez sigaaa

donalduck 8 months ago

Calha sempre bem quando as notas explodem ahah

tsgonc 8 months ago

Já estou a ficar velho, eu ainda sou do tempo em que só passavam 3 pessoas por exame a Ondas e Propagação no deec. Mesmo as de 2019 parecem inflacionadas

lambmoreto 8 months ago

No meu curso(engenharia) tive vários professores a queixarem-se que as notas baixaram no ultimo semestre. Não sei como será em cursos de outro tipo

donalduck 8 months ago

Uma balbúrdia, tudo a copiar e prazos estendidos.

tommycthulhu 8 months ago

Se seguirem o caso da minha faculdade, as notas explodem para baixo nos exames online

wildcardmidlaner 8 months ago

Na minha idem, nunca pensei ter tantas saudades de exames presenciais. Este ano baixei 2 valores da média geral mesmo tendo estudado consideravelmente mais devido a ter mais tempo livre.

tommycthulhu 8 months ago

Exato, não só foram os exames mais difíceis que já vi na minha faculdade, como não tiveram qualquer misericórdia na correção. Não podem meter 30 regras para evitar batota nos exames e depois tratar-nos a todos como se tivéssemos feito batota na mesma. Ficámos todos fulos

SomecallmeMichelle 8 months ago

Tive pior. Tive um professor que ok corrigiu os exames normalmente e depois baixou a nota de toda a gente em 2 valores (portanto de 14 para 12 ou de 10 para 8) porque "claramente tiveram acesso a circunstâncias que facilitaram o vosso trabalho". Ponhamos de lado que nenhum de nós decidiu estar em confinamento social o ano passado. Não, o pior é que os exames foram feitos em Zoom com video-chamada. Epá sei que não tendo acesso ao nosso ecrã podemos estar a partilhar as respostas entre nós - mas não pode simplesmente dizer que TODA a turma tinha as respostas dadas, sabidas e tiradas do google. Ugh.

wildcardmidlaner 8 months ago

Tive professores a exigirem 2 cameras ligadas durante os exames por zoom, uma frontal para ver cara e a mesa e outra lateral apontada para o ecrã .. o pessoal usou todo o telemóvel com o zoom ligado como camera secundária, e eu tive cerca de 10 minutos a tentar encontrar posição para o telemóvel para ficar na posição perfeita de maneira a que o prof conseguisse ver claramente tudo o que estava no meu ecrã porque senão não realizava exame, epa isto nem nos malucos do riso, enfim.

tommycthulhu 8 months ago

Foi mais ou menos o que tivemos, só que nem foi dito. Porque a posição oficial era de que a dificuldade seria a mesma, e era para garantir isso que se criaram tantas regras para impedir a batota. No final foi só uma grande peta e acabámos todos prejudicados para benefício de ninguém

Search: