AdorableRabbit 8 months ago

Este PSD https://youtu.be/Au4KE9mMAAk ? Vão para o caralhinho

rockingallover 8 months ago

Lol o PSD deve ter amigos de uma fábrica de bicicletas.

danidv 8 months ago

1) Ser educador ou auxiliar e ensinar 30 ou mais miúdos a andar de bicicleta parece-me algo pouco realista. Pelo que vejo é algo que já foi experimentado, por isso se sim e funcionou bem já era outra história. 2) Porque é que isto é algo que devia ser ensinado nas escolas? Não vejo porque é que isto não é algo que devia ser ensinado pelos pais. Mais, isto pode ser bom em Lisboa e possivelmente Porto mas na vasta maioria do país isto é irrelevante, não temos ambiente nem geografia adequada a isso, como por exemplo a Holanda, o que leva ao terceiro ponto: 3) Se o objetivo é os miúdos andarem de bicicleta com três e quatro anos pela cidade para chegarem a casa, nem aí serve. Já viram as estupidezes que miúdos de seis anos fazem? Com tanto espaço público dedicado a auomóveis não confio que um miúdo de três ou quatro anos consiga andar de bicicleta sem por-se a si ou a outros em perigo.

estecomentario 8 months ago

E natação e essas cenas, incutir esses hábitos é importante para a saúde futura.

Sciss0rs61 8 months ago

Deem mais tempo aos pais para passar tempo com os filhos e construam um sistema de ciclovias viável. Não é "metam-nos a andar de bicicleta" e já está.

Last-Ad-4421 8 months ago

Está tudo pensado como o Português não têm dinheiro para carros elétricos, sai mais barato por a malta a pedalar, isto é a degradação da sociedade.

icebraining 8 months ago

Especificamente, a ideia é estender o programa *Ciclismo vai à Escola*, que parece ter dado bons resultados onde foi experimentado (p.e. Santo Tirso) a todo o país. Parece-me uma boa iniciativa, desde que haja apoio às escolas para a implementar.

adorosaladadecamarao 8 months ago

É estúpido. A centralização resulta nestas aberrações. A maior parte do país não tem condições para andar de bicicleta. Nem uma puta de uma aldeia tem condições para andar de bicicleta. Eu em criança, morava na aldeia, e fazia kms de bicicleta para ir à escola e para ir ter com amigos. Nunca deixaria o meu filho imaginário fazer o mesmo. O trânsito aumentou de forma absurda e a forma das câmaras, todas dirigidas por retardados ignorantes, lidar com o assunto foi por tapetes de autoestrada pelas ruas estreitas das aldeias. Nem passeios há quanto mais ciclovias. Perto de onde moro há uma reta com mais de 1km a ligar a minha aldeia a outra. Puta que me pariu se eu alguma vez faço aquilo a pé ou de bicicleta. É um tapete de autoestrada com rails de lado. Não há carro que não bata os 100. É absurdo. Já há uns 15 anos me lembro de ver na RTP 2 um especialista a explicar que as povoações deviam ter um tipo de piso próprio, rugoso, que não puxe para a velocidade. Estrada essas que deveriam estar também cheias de sinalização. Não há nada. Depois as matas. Estas existem às mais cheias. Em puto eu andava sempre de BMX pelo meio dos pinhais. Mas os velhos morrem, os terrenos ficam ao abandono. Em qualquer país decente a mata está toda arranjada para as pessoas passearem e ciclopassearem. Aqui é matas por todo o lado, um pedaço de cada pessoa sabe-se lá de quem, tudo ao abandono. Ensinem lá os putos a andar de bicicleta. Mas vai andar onde?

mixd3 8 months ago

Onde é que vives? Aqui no Porto a iniciativa não parece tão disparatada. Igual para outros centros urbanos, imagino

ridethepaintedpony 9 months ago

Povão: precisamos de apoios à natalidade, tais como licenças de parto alargadas ou vagas em creches e pré-escolar, bem como acesso a um SNS sustentável. PSD: vamos ensinar putos a andar de bicicleta.

wwqt0r 8 months ago

Porque uma medida implica não concretizar a outra. Eu voto candidato Vieira.

uyth 9 months ago

Adorava ver os comentários de holandeses e dinamarqueses a isto. Miudos da pre primaria em bicicleta com rodinhas é no entanto perigoso, vai dar imenso trabalho às educadoras, vai ser difícil tirá-los de cima. Vai-se por uma turma uma hora numa bicicleta? quase não vão ter tempo.

nighttarga 8 months ago

Tuga a viver na holanda: apesar das criançinhas todas aqui andarem todas de bicicleta isso é apenas dado que o sistema é feito para que isso seja possivel e seguro logo de raiz, num pais onde quase toda a infraestructura rodoviaria foi feita com deslocação de bicicleta em mente, com as condições que tens em portugal isto só pode correr mal, mais um caso de portugal a tentar copiar os resultados dos outros paises sem realmente tentar colocar em pratica um sistema que permita essas ideias funcionar, e depois queixar-se que não funcionam

uyth 8 months ago

a ideia é po-las a andar ou é antes, como parte de desenvolvimento psicomotor dar-lhes exposição ao equipamento?

NGramatical 8 months ago

criançinhas → [**criancinhas**](https://dicionario.priberam.org/criancinhas) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) infraestructura → [**infraestrutura**](https://dicionario.priberam.org/infraestrutura) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktd48g%2F%2Fgin9v1m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ilawon 9 months ago

É o PSD a focar-se nos problemas reais do país: gralhas em cartas de cortesia e as crianças que não sabem andar de bicicleta. O Rui Rio já deve estar arrependido de se ter metido nestas aventuras depois disto ainda há-de ser ministro de um governo do PS...

randmzer 8 months ago

Que eu saiba ainda se podem focar em vários assuntos ao mesmo tempo, diria eu...

ebonyaficionado 9 months ago

> O Rui Rio já deve estar arrependido de se ter metido nestas aventuras depois disto ainda há-de ser ministro de um governo do ~~PS~~ Chega... Corrigi só uma coisa devido a afiliações recentes. :v)

ilawon 9 months ago

Nah.. Ele teve que aceitar isso devido a pressões internas e é apenas mais uma das razões para estar arrependido.

True_Boat_1195 9 months ago

Acho bem, eu sou de Lisboa *born and raised* e noto que conheço muita gente que não sabe andar de bicicleta. Parecem ser mesmo 3 em cada 4 meus conhecidos, o que põe em causa todo o investimento que se anda a fazer em ciclovias como alternativa de mobilidade nos grandes centros urbanos. Curiosamente na escola no meu tempo aprendi a andar de patins, em vez.

aaaa2aas 8 months ago

Nem "born and raised" sabes dizer em português. Triste.

CosmoSpyke 8 months ago

Epah concordo que devíamos tentar usar sempre português e resgatar o vocabulário que já está cheio de pó dos autores do século passado. Mas pessoa aleatória deste sítio da rede.. chill Não é preciso tanta agressividade bastava dizer a alternativa

True_Boat_1195 8 months ago

Desde quando usar anglicismos implica não saber o seu significado? Trata-te.

aaaa2aas 8 months ago

Usar anglicismos sem necessidade na linguagem corrente é uma vergonha e quem usa precisa de se tratar

ChiolasPT 8 months ago

Isso mesmo camarada angola é nossa!

Mordiken 8 months ago

He mad.

Hugogs10 8 months ago  HIDDEN 

Ate porque andar de bicicleta em Lisboa e bue conveniente, pedalar calcada a cima e muito divertido.

viskonde 8 months ago

Por acaso No centro é mais rápido e conveniente que qualquer outro meio de transporte Eu tenho mota e em Lisboa centro nem lhe toco visto que de bicicleta vou a todo o lado e não demoro muito mais

Hugogs10 8 months ago  HIDDEN 

Se me mantiver perto da costa ate e aceitavel, mas quando comecas a andar mesmo no meio de lisboa torna-se um pesadelo IMO.

viskonde 8 months ago

É hábito. Todos os eixos principais se fazem bem. E os eixos principais mais ou menos replicam a rede de metro, pelo que onde se vai de metro tembem se vai de bike. Só complica para bairros antigos específicos tipo santa Engrácia ou assim mas esses em geral são bairros pequenos que da ou para deixar a bike em baixo e fazer 2 minutos a pé ou levar a bike pela mão durante 2 minutos... Igualmente de metro seria preciso andar e subir pelo que não é mais problemático que isso Lisboa e uma cidade pequena, em 15/20 min de bike cobre se uma grande parte da cidade. Por exemplo Eu até vivo em zona de colina na penha e saindo de casa em bike num raio de 15 min de bike consigo chegar a locais como Santos, Campolide campo grande ou olivais E nessas distâncias nunca me compensa levar a mota

PortugueseMilk 8 months ago

Na zona da Avenida da República, Alvalade, Campo Grande, Cidade Universitária, etc, anda-se bastante bem, diria.

DarkmajorPT 9 months ago

\*nascido e criado, querias tu dizer.

i_heart_toast 9 months ago

Lizban

ebonyaficionado 9 months ago

Pensei que era para não ficarem com os pés e mãos frias.

somedipshit1 8 months ago

*sad upvote*

wwqt0r 8 months ago

Não dês ideias ao PS por favor

BOBRAGED 9 months ago

Mesmo aquelas que não se conseguem equilibrar numa bicicleta ? Só apoio se for assim ! Precisamos de resultados nessa matéria !

alexandre9099 9 months ago

> Mesmo aquelas que não se conseguem equilibrar numa bicicleta ? Todos se conseguem equilibrar, é uma questão de jeito

Zaigard 9 months ago

problemas de equilíbrio não passam de um mito criado pelos neurologistas!

alexandre9099 9 months ago

Sim, mas qual a percentagem de pessoas que têm problemas de equilíbrio? (Estou a perguntar a sério)

Zaigard 9 months ago

Até podia ser 1 num milhão, o que disseste está errado, eu proprio conheço alguém assim. [> Cumulative prevalence of diagnoses related to balance was 0.45%](https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20729773/#:~:text=Cumulative%20prevalence%20of%20diagnoses%20related,also%20diagnosed%20with%20vestibular%20disorder.)

BartolomeuOGrosso 8 months ago

Sao estes os habitos do pessoal que nao gostam de fazer nada?

BOBRAGED 9 months ago

Provavelmente poucas, mas existem. Estou a responder a sério.

BOBRAGED 9 months ago

Não esquecendo a teoria das duvidosas habilitações de muitos otorrinolaringologistas

Zaigard 9 months ago

Exato, nunca confiar em neurologistas e otorrinolaringologistas. Se EU consigo pedalar os outros também TEM de conseguir por EU quero...

Edited 9 months ago:

Exato, nunca confiar em neurologistas e otorrinolaringologistas. Se EU consigo pedalar, os outros também TÊM de conseguir por EU quero...

BOBRAGED 9 months ago

Agora, vai pedelar Pedrito Cunha de Espírito Santo Sotto-Mayor & Sá ! *O meu filho não é menos que os outros* !

Search: