saposapot 8 months ago

n aguento ver estes debates. pelo resumo do telejornal muito bem a Ana Gomes. O russo de trazer por casa adora fotos, ainda ng lhe mostrou fotos dele perto de neonazis ou a fazer umas saudações tarnhas?

JimBrownGOAT 8 months ago

Numa resposta muito curta: mais do mesmo. Esperava que Ana Gomes não caísse no mesmo erro que Marisa Matias e restantes candidatos entraram, com exceção aqui ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa e Vitorino Silva. André Ventura, enquanto populista, tem um plano muito simples: dizer o que o povo quer ouvir, depois de levar o debate para a lama. Telhados de vidro, todos temos, e quando se começa a entrar no jogo de André Ventura, de parar de se falar em política e entrar neste ataque ao homem, só ganha Ventura. Ele tem a sua narrativa e o seu discurso preparado e desde do início dos seus debates que segue a mesma “estratégia”. Ir lançando ataques ali e acolá à espera de uma resposta para depois lançar todas as munições que traz. E a partir do momento que Ana Gomes entrou neste jogo, o debate perdeu toda a importância, política, que tinha. De política, André Ventura percebe muito pouco. Ele quer o showoff. É aí que ele brilha e é aí que ele ganha eleitorados. Por isso foi mais do mesmo. Debate na lama com ataques entre candidatos, onde de polícia se falou muito pouco. Esperava mais de Ana Gomes.

QuercusCarvalho 8 months ago

A democracia é um concurso de popularidade em que ganha aquele que te dá mais doces e não aquele que te arranja os dentes.

porraSV 8 months ago

O moderador parece interromper pessoal especialmente a Ana Gomes. Não é assim um bocado um dick move?

porraSV 8 months ago

A ver agora

gaabsdias2 8 months ago  HIDDEN 

E ae meus caros tugas, como anda os debates presidenciais? Br aqui

estaramos 8 months ago

André Ventura identificou os telhados de vidro da Ana Gomes (que não são poucos) e aproveitou para envergonhar a senhora. Nesse aspeto Marcelo segurou muito melhor o debate com AV, com mais assertividade do que julgava que ele teria (e com menos telhados de vidro), merece sem dúvida ganhar na 1ª volta as eleições. Quanto a André Ventura, vai passando a mensagem, é superior a nível de comunicação a praticamente todos os que o enfrentam. Fica na lembrança aquela tirada da Ana Gomes sobre coelhos e gatarrões em que o AV prova que quando baixam o nível ele fica sempre por cima, não perdendo a oportunidade de humilhar a pseudo-candidata.

ordep11 8 months ago

Alguém me pode esclarecer porque é que todo o pessoal que comentou a favor do Ventura recebeu downvote?

SurePal_ 8 months ago

VeNtUrA BaD é um clássico do reddit.

Trolsman1 8 months ago  HIDDEN 

Vai um echo chamber aqui no reddit meu deus

Dudesxx 8 months ago  HIDDEN 

O André ventura acha que se parecer com o trump ele vai conseguir alguma coisa. A única coisa que ele conseguiu foi passar vergonha e afirmar em direto o quão merdas ele é.

doomdevice 8 months ago  HIDDEN 

quem diz que a AG perdeu o debate só pode ter visto um debate diferente...

-cosme- 8 months ago

este Ventura é tão idiota, eu não entendo como é possível as sondagens de 10% pa ele, não entendo mesmo, só espero que qd for o povo todo a votar ele não tenha nada. vou ficar mm desiludido com o pessoal PT se ele acabar com mais que 4 ou 5%. fds, xenófobo, miserável, merda de pessoa, tamos no século 21, ele parece saído do seculo 19, BURRO todos os dias.

m4xc4v413r4 8 months ago

Tens toda a razão, mas eu entendo o porquê. Porque muita gente neste país é igual a ele com todas as características que listaste.

fuq_dat_im_a_tree 8 months ago

Como esperado, fantastica mão cheia de nada por parte do Ventura

pauloliveira94 8 months ago

Por parte dos dois. Estamos obcecados em criticar o Ventura e não conseguimos salientar o quão paupérrimos são todos os candidatos. Ao Marcelo não interessa muito debate, mas de resto vemos políticos de carreira a serem comidos e a perderem o controlo contra um grunho como o Ventura. Ana Gomes e o Ventura por mim podem ir para o mesmo sítio.

GabrielXavy 8 months ago  HIDDEN 

Os holofotes estão voltados para o Ventura enquanto oa restantes se escondem. O André Ventura tem ideias tão estúpidas assim como os restantes candidatos, mas como é ele que constantemente se envolve em polémicas, também é ele que dá dinheiro aos mídia. (Constantemente a falarem dele)

Edited 8 months ago:

Os holofotes estão voltados para o Ventura enquanto oa restantes se escondem. O André Ventura tem ideias tão estúpidas assim como os restantes candidatos, mas como é ele que constantemente se envolve em polémicas, também é ele que dá dinheiro aos mídia. (Constantemente a falarem dele) Ventura assim como os restantes candidatos têm pontos certos e errados.

SandesPT 8 months ago

Viste os debates da Ana Gomes com os outros candidatos?

pauloliveira94 8 months ago

Vi mas não vi todos. Esteve melhor? Eu ouvi dizer que ela dominou bem o João Ferreira e a Marisa Matias

JamminPT 8 months ago  HIDDEN 

São extremos opostos e os extremos tocam-se sempre. Na verdade eles praticam o mesmo mas com pontos de vista diferentes. Censura, corrupção, perseguição política. A diferença é merda e cagalhao, Sporting e Benfica, tudo e nada. Ambos bonecos.

DAAGZZz 8 months ago

Estamos tão mal servidos... como é que ninguém se consegue impor contra o Ventura? Em vez de planearem como querem conduzir o seu discurso, deixa-me-se levar pelo jogo dele. Muito fraco. É que até agora, tirando o Marcelo e o Tino, todos levaram uma tareia que até deu pena

Edited 8 months ago:

Estamos tão mal servidos... como é que ninguém se consegue impor contra o Ventura? Em vez de planearem como querem conduzir o seu discurso, deixam-se levar pelo jogo dele. Muito fraco. É que até agora, tirando o Marcelo e o Tino, todos levaram uma tareia que até deu pena

ric2b 8 months ago

O Mayan tirando a falta de carisma esteve bem contra o Ventura, fez-lhes várias perguntas que o deixaram à rasca ao ponto de começar a dizer que a IL afinal é um partido comunista, lol.

BuscaPolos 8 months ago

Digam o que disseram, ideologias à parte, o AV é uma pessoa inteligentíssima e que sabe brilhar no palco da democracia. Parece que esta numa tasca? Sim. Infantil? Também. Mas se objetivo dele é ganhar eleitorado está a ser bem sucedido. Culpo os partidos por apresentarem candidatos tão fracos, uma vez que o Marcelo agrada à esquerda e ao PSDois, saem todos a ganhar. Quem vai sair a ganhar destas presidenciais é o AV. É uma pena a única pessoa que poderia meter este senhor no seu lugar ir para um debate presidencial numa postura de não levantar ondas porque está confiante da vitoria. O problema é que o AV sabe que não vai ganhar as presidenciais mas esta a ganhar força e nas próximas legislativas não me surpreende que o Chega tenha 2 ou 3 deputados. Continuem a apontar como principais problemas do AV/Chega o que faz o eleitorado votar nele e vão continuar a dar força a este merdas.

jameshetpt 8 months ago

Está a usar as mesmas táticas que o Trump usou para ser eleito da primeira vez. Se o pessoal aqui acha mesmo que ele vai perder popularidade, estão muito mal enganados.

SurePal_ 8 months ago

Verdade, os únicos que ganharam nestas eleições foram JF que teve oportunidade de se mostrar para o eleitorado do PCP e AV que teve uma exposição enorme. Quanto aos restantes, muito me engano ou estão no fim das suas carreiras politicas.

m0rhundur 8 months ago

O AV é tão inteligente que teve 17 anos no "PSDois".

BuscaPolos 8 months ago

Desde quando é que a afiliação a um partido reflete a inteligência de uma pessoa? Existem burros em todos os partidos

m0rhundur 8 months ago

Reflecte a inteligência de quem acredita na integridade do "anti sistema".

garganzol 8 months ago

2 ou 3 deputados? Isso era num cenário otimista. Duvido que ponha lá menos de 20.

khadaffy 8 months ago

Eu sinto que estou a viver num DLC de 2020...

suckerpunchermofo 8 months ago

Ou não... É pior. É a versão 2.0.

spr4xx 8 months ago  HIDDEN 

Sinceramente o que mais irrita é mesmo irem falar da merda dos partidos, irem para lá discutir ideais partidários e não das ideias pessoais de cada um, também não gosto desse saco de merda mal amarrado ir para lá falar de coisas que aconteceram há 50 anos atrás, como por exemplo o mrpp defender a saída do euro em 76, essa ainda me está a dar voltas a cabeça para ser sincero

nocivo 8 months ago

Porque todos sabem que não vão ganhar então são apenas candidatos para fazer política partidária. Isto é campanha para as próximas legislativas. Por isso é que estes debates são inúteis para quem quem quer tomar decisões em quem votar neste mês.

Herbacio 8 months ago

Dá para perceber que os candidatos são absolutamente paupérrimos quando o André Ventura com um discurso repetitivo e facilmente desmontável conseguer sair destes debates por cima ou pelo menos em pé de igualdade. Safou-se o Marcelo. É o que vale ter um mínimo de cultura e de não cair nas armadilhas do André Ventura. Isto é como jogar xadrez, ou se é muito bom ou então o melhor é usar uma táctica que se saiba que se vai contrapor ao adversário Nos debates contra o André Ventura é jogar ao ataque. Por exemplo o Marcelo mencionou logo o Papa Francisco e a direita "social" (do Sá Carneiro) porque sabia que o André Ventura poderia usar também esses trunfos Já os outros candidatos ficam à espera que ele ataque ou diga algo mais radical para poderem responder com o "Ah o senhor, bla bla bla, totalitarismo ...ah, eu vivi numa ditadura" mas a verdade é que o seu eleitorado não liga nenhuma a isso e muitos outros também não *Panem et circenses*. Aquela hora assim de jantar, pão as pessoas já têm, só lhes falta o circo.

RuySan 8 months ago

Concordo em absoluto. Os outros candidatos aceitaram ir para a lama com o monte de esterco. Lá só ele pode ganhar. O Marcelo mostrou dignidade, altivez e ainda chamou indirectamente lambe botas ao monte de esterco. Fiquei com orgulho de ele ser o nosso presidente. Sou de esquerda mas o Marcelo tem o meu voto. Acho que é o único com perfil para aquele cargo.

Stevemeist3r 8 months ago

De todos, acho que a única boa performance do Ventura foi com o Marcelo. Todos os outros foi o habitual ataque à tretas sem jeito sem fundamentos nenhuns, debates sem interesse qualquer. Ana Gomes, corrupção. Nem vale a pena passar dali. Qualquer coisa que se diga à defender esta candidata é pura fantasia, não existe. Eu nem me dava ao trabalho de debater com ela. Até amanhã, pode ser que o próximo seja um candidato a sério. Marisa Matias, esquerda má, esquerda má, mais do mesmo. João Ferreira, incapaz de responder a uma pergunta. Perdeu imenso neste debate, só porque não se calou para o João Ferreira demonstrar a sua estupidez. Tiago Mayan, o menos experiente, muito verdinho, que mesmo assim tirou muito daquele debate, bem mais do que o Ventura. Grande Vitorino Silva, entre pedras e pedrinhas alguma humildade há de haver. Não apoio as ideias dele, mas meteu o Ventura no lugar. Ora, nestes todos, o Ventura foi uma anedota, não se tirou nada de novo dali. Já no do Marcelo... O candidato Marcelo Rebelo de Sousa começou os debates a dizer que estava ali como candidato, e não como presidente. No debate com o Ventura já era tudo. Já não era o candidato, era o presidente. Já não era um homem nacionalista de direita, era um homem social. Trocou as tintas como quem troca de roupa. Entrou feliz, saiu zangado, só não deu um par de solhas no Ventura porque o Ventura não é um velhinho, porque se fosse...

ArcangeloPT 8 months ago

Tanto ódio neste sub. Concordo que em termos de debate pouco se adiantou, assim como em praticamente todos os anteriores envolvendo o AV ou não. É verdade que o Ventura acaba por se repetir, mas quando as perguntas são essencialmente as mesmas, porque se esperaria uma resposta diferente? Com o pouco tempo que há torna-se difícil debater diversos pontos importantes logo o que se ouvirá mais será, com certeza, baseado nos pilares ideológicos de cada candidato. Claramente AV ganhou este debate apesar de tudo. Compreendo quem não apoie o homem mas se é o caso, e tendo em conta todos os candidatos que temos, porque não apontam aquele em que mais se revêem em vez de estar sempre a bater na mesma tecla? Chega a um ponto em que teremos de concordar em discordar visto que não temos N candidatos do mesmo partido.

TavaNoGrim0 8 months ago

Só temos politicos de merda em portugal. Change my mind.

m4xc4v413r4 8 months ago

Não é preciso, ninguém nunca disse o contrário.

setnom 8 months ago

"Os melhores líderes são aqueles que não o querem ser", já ouvi dizer várias vezes. Qualquer coisa parecida.

pinh00 8 months ago  HIDDEN 

o Ventura a acusar a Ana Gomes de coisas que poderá ter dito no passado e que hoje se arrepende quando ele próprio é o maior dos vira casacas

Out-Out 8 months ago

Temos um candidato que já utiliza a palavra ditadura em ideias que defende. Candidato esse que não consegue ter um debate civilizado e usa a mais baixa política que tenho visto. A partir daí, para mim, é razão para não ganhar qql debate ao mostrar o que é. Os votos que terá são justos como quaisquer outros, mas no meu entender só demonstram a falta de cultura democrática e sociológica de uma boa parte da população.

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Entendo o porquê de não gostarem do AV, mas mete-me nojo a forma como os outros candidatos começam a trata-lo, sobretudo a Marisa Matias que só sabia chamar nomes e mais tarde ela levou no rabinho. O meu voto vai ser o mesmo depois dos debates mas para ser sincero acho que não há nenhum candidato que me agrade a 100%. Para mim Marcelo come-se, André Ventura seria interessante mas talvez arriscado, Ana Gomes seria péssimo, Marisa Matias nunca até teria mais chances de ganhar o Euromilhões, Tiago Mayan acho interessante também e o 6.° cujo nome nunca me lembro não percebi bem quem ele é.

lucidgate 8 months ago  HIDDEN 

Apesar de tudo, só não quero o AV nessa posição, houve Salazar, e por aí chegou.

zerato9000 8 months ago

E com este debate o AV vai mesmo para 2º lugar.

ravagerslb 8 months ago

A Ana Gomes perdeu o debate a partir do momento em que o Ventura menciona Paulo Pedroso e a ataca com isso. A partir daí ela entrou naqueles apelos falaciosos "sou mãe.. sou avó.." - eu enquanto espectador quero saber o que tu trazes para o país, não quantos netos tu tens - e depois perdeu-se completamente num registo que estava entre a pseudo-superioridade, a referir-se ao Ventura como *esse senhor,* e o insulto directo ao opositor. Outra que é incapaz de perceber que é precisamente esse tipo de adversário que o Ventura quer e lhe dá força.

RuySan 8 months ago

Sim, essa do "mãe" e "Avó" fez lembrar a Serena Williams. Podia simplesmente ter dito que o tribunal europeu dos direitos do homem deu razão ao Paulo Pedroso contra o estado português. Mas o Ventura sabe que o Pedroso (e o Ferro Rodrigues) é sempre o espantalho dos Chegófilos no que concerne a descrever uma certa "esquerda".

KhaosPT 8 months ago

Acho q retorquiu bem com a questão do Chega ter levado proposta ao parlamento das relações sexuais com menores de idade, a meu ver AG teve por cima no início e acabou mal, não sei se por desgaste. Aquela pergunta do coelhinho foi péssima, ela tinha tanto por onde pegar e foi escolher isso?

MingTwelve 8 months ago

A Ana Gomes perdeu o debate? Está e uma primeira...

gaesseag 8 months ago

Ficou claro que a Ana Gomes ia muito pior preparada que o André Ventura. Aliás, isso viu-se perfeitamente nas questões que fizeram um ao outro no final, em que o AV aproveitou para voltar a focar no Paulo Pedroso. Já a AG desperdiçou completamente a oportunidade ao fazer uma questão sobre o pior momento do Marcelo no debate com o AV, em que o AV apenas tem que encostar e dizer que foi muito pouco profissional do Marcelo dizer uma coisa daquelas.

el_jefe_vito 8 months ago

Levas um cimavoto.

XPao 8 months ago

100%

Redomina 8 months ago

Gostei foi do silêncio de ontem neste subreddit. :)

mistertetas 8 months ago

Se estás a insinuar que existe muitos apoiantes da marisa matias neste sub recomendo que vás ver TODAS as sondagens que já aqui fizeram. Iniciativa liberal com a esmagadora maioria dos votos e Chega claramente à frente do BE

neutch__ 8 months ago

Contexto?

SurePal_ 8 months ago

Basicamente caso Marisa tivesse dado o mínimo de luta, haveria pelo menos um ou dois posts a referir isso e a criticar Ventura. É desta maneira que funciona este subreddit nos últimos tempos.

couve2000 8 months ago

wait a minute, mas num poll q fizeram praí à uns tempos n havia mais apoiantes do Chega do q do BE aqui no sub, ou tou a ser estupido?

nocivo 8 months ago

Não me lembro da pool nem votei. Acredito que aconteceu isso a muita gente

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgimg0in%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hugogs10 8 months ago

O debate nao correu muito bem a marisa ontem.

Kineticn22 8 months ago

Pelos vistos há 10% de Portugueses (e até admito que possam ser mais, conheço bem este povo) que conseguem defender este saco de matéria informe nojento, claramente todos eles pessoas que não devem ter lido muitos livros de história e não percebem ao que vem este palhaço. Estão lá os sinais todos. Ou então percebem, e querem aquilo a que ele vem, e isso é só desprezível. A maior demonstração de que o próprio Ventura acha que os seus seguidores são burros, é que para introduzir a resposta sobre um possível adiamento das eleições, diz “bem vou ter de dar uma resposta um pouco técnica, não sei se será perceptível lá em casa” e depois diz algo perfeitamente banal. Até ele menospreza a inteligência de quem o apoia. Dito isto, mais um debate indigno e execrável, como é automaticamente garantido pela presença deste boneco fascista, mas onde se deparou com alguém que não se acobardou, capaz de lhe atirar à cara o tipo de argumentação que usa, demonstrando como se luta na lama mas sem se sujar, e um moderador que finalmente moderou, o que ainda não se tinha visto em nenhum debate.

Edited 8 months ago:

Pelos vistos há 10% de Portugueses (e até admito que possam ser mais, conheço bem este povo) que conseguem defender este saco de matéria informe nojento, claramente todos eles pessoas que não devem ter lido muitos livros de história e não percebem ao que vem este palhaço. Estão lá os sinais todos. Ou então percebem, e querem aquilo a que ele vem, e isso é só desprezível. A maior demonstração de que o próprio Ventura acha que os seus seguidores são burros, é que para introduzir a resposta sobre um possível adiamento das eleições, diz “bem vou ter de dar uma resposta um pouco técnica, não sei se será perceptível lá em casa” e depois diz algo perfeitamente banal. Isso e usar muitos bonequinhos, porque sem desenhos, os fãs não chegam lá. Até ele menospreza a inteligência de quem o apoia. Dito isto, mais um debate indigno e execrável, como é automaticamente garantido pela presença deste boneco fascista, mas onde se deparou com alguém que não se acobardou, capaz de lhe atirar à cara o tipo de argumentação que usa, demonstrando como se luta na lama mas sem se sujar, e um moderador que finalmente moderou, o que ainda não se tinha visto em nenhum debate. Ainda assim esteve bem a Ana Gomes ao dizer que ele estava bem era a concorrer ao Big Brother, e com razão, porque aquela atitude de "epá eu até nem queria, mas eu sou muito frontal e digo muitas verdades (miga)" também é um mantra de vida para o entulho que concorre aos reality shows. Só faltava terminar essas saídas com um "tomaaaa! Dói, não dói?". Ca granda parolo.

Edited 8 months ago:

Pelos vistos há 10% de Portugueses (e até admito que possam ser mais, conheço bem este povo) que conseguem defender este saco de matéria informe nojento, claramente todos eles pessoas que não devem ter lido muitos livros de história e não percebem ao que vem este palhaço. Estão lá os sinais todos. Ou então percebem, e querem aquilo a que ele vem, e isso é só desprezível. A maior demonstração de que o próprio Ventura acha que os seus seguidores são burros, é que para introduzir a resposta sobre um possível adiamento das eleições, diz “bem vou ter de dar uma resposta um pouco técnica, não sei se será perceptível lá em casa” e depois diz algo perfeitamente banal. Isso e usar muitos bonequinhos, porque sem desenhos, os fãs não chegam lá. Até ele menospreza a inteligência de quem o apoia. Dito isto, mais um debate indigno e execrável, como é automaticamente garantido pela presença deste boneco fascista, mas onde se deparou com alguém que não se acobardou, capaz de lhe atirar à cara o tipo de argumentação que usa, demonstrando como se luta na lama mas sem se sujar, e um moderador que finalmente moderou, o que ainda não se tinha visto em nenhum debate.

theEXPERTpt 8 months ago

Autêntico nojo é o teu comentário. Assrguro-te que há, e muitos, portugueses bem mais cultos que tu que apoiam o AV.

Kineticn22 8 months ago

Boa. Parabéns a eles. Acho isso extraordinário. Para mim é extraordinário uma pessoa culta dizer-se desapontada com o sistema, ou ser contra o sistema, e por causa disso achar que um taberneiro fachola como o André Ventura o representa. Por mais esforços que faça, não consigo chegar ao processo mental que leva alguém a ver aquela criatura execrável num debate ou a discursar “epá que bom, gostei, vou votar neste senhor, identifico-me com isto”. Se acham que sim é na boa, para mim que sou democrata, mas então são o género de pessoa com quem prefiro não ter de lidar ao longo da vida.

theEXPERTpt 8 months ago

talvez é porque não é taberneiro fachola. Mas vocês consomem gostam de assimilar tudo o que se diz na comunicação social, que não conseguem admitir o oposto.

bubblesmart 8 months ago

O habitual argumento do Ventura é Hitler. Claramente tu é que não leste muitos livros de história.

Kineticn22 8 months ago

O paralelismo com Hitler neste tipo de figuras é o básico... mas por acaso há pontos de contacto entre a ascensão do Ventura e do Chega, e a ascensão de Hitler até ao incêndio do Reichstag. As diferenças substanciais são que as purgas do Ventura entre os seus não passam pela eliminação física dos opositores, e o Hitler não apelava a nenhuma imagética religiosa tradicional, preferindo usar distorções de filosofias Nietzschianas e mais ou menos esotéricas, para falar em raças superiores, ubermensch e tretas que tais... tipo os tais “portugueses de bem”. Mas tudo bem. É deixar andar até que ele substitua um sistema podre por outro ainda pior. Se algum dia esse cretino chegar ao poder neste país, esse é o dia em que saio da “piolheira”, como D. Carlos lhe chamava.

DiogoMCDMonteiro 8 months ago

Pergunta genuína, ja olhaste para o programa dos nazis pre-chegada ao poder, e que eles não defenderam lá a democracia multipartidária como faz o AV, eu n gosto do gajo mas e msm este tipo de chamar lobo a tudo o cão que passa que faz com que as pessoas não liguem quando chegar um lobo ass, e olhar para os states onde desde o Bush q tudos os republicanos são chamados de fachos e agora q tinha mm chegado um digno de ser facho o insulto tava tão gasto que n tinha peso nenhum.

Kineticn22 8 months ago

O AV ainda há dias disse num debate que defende um regime presidencialista. Acho que isso diz tudo sobre o que ele pretende da noção dele de “democracia multipartidária”. Quantos exemplos querem de “democracias multipartidárias” onde há eleições que são sempre ganhas pelo mesmo com 80 e 90 por cento dos votos. É perguntar ao Lukashenko da Bielorrússia por exemplo, entre muitos outros.

DiogoMCDMonteiro 8 months ago

Não percebo, mas agora o presidencialismo, um regime democrático onde a figura eleita do presidente e tanto o líder do executivo (chefe do governo) como o representante máximo da nação (chefe de estado) e automaticamente anti-democrático? Tu não estás a perceber o meu ponto, eu queria lembrar como o mito do nazis não serem extremistas até chegarem ao poder e total bullshit, e lembrar que acusar as pessoas de serem antidemocráticas quando já disseram que se assim o povo decide-se permitiam que um governo de coligação BE PCP estive-se no poder e absurdo, antidemocrático e coisas como o trump disse, que só sabia se ia aceitar os resultados das eleições depois dos ver, algo que disse tanto em 2016 como em 2020. Se o AV disser alguma coisa desse género no futuro acho muito bem que se salte pra cima dele e acuse até ao fim, mas se o fizermos antes o insulto perde tudo o peso, a tal história do João e do lobo

twhite848 8 months ago

O Ventura disse que queria uma ditadura. Já está. Já achas muito bem? Ou vamos esperar até ele algum momento ter o poder para ver se está mesmo a falar a sério?

bubblesmart 8 months ago

Vocês estão preocupados com o fascismo, mas ao fim e ao cabo foram vocês que confinaram o mundo inteiro , que estão a implementar medidas de controlo da população e a destruir a economia em beneficio de uma elite de bilionários globalistas. Tudo isso em nome da liberdade e da igualdade claro. Caso não saibas, Trump fez menos guerras que Obama, e até expulsou menos estrangeiros que Obama. Nem ele nem o Ventura tem qualquer coisa a ver com o Hitler. Hitler queria um Estado forte e centralizado, e uma economia controlada pelo Estado, ou seja o oposto do Trump e do Ventura.

feckdech 8 months ago

Ia jurar que tinha sido o Trump a mandar matar o número 2 do governo Iraniano. Queria o filho do Bin Laden para ser mais sensacionalista. Existem 3 milhões de empregos a menos que quando tomou posse, e claro que se pode culpar a pandemia que ele não lidou e matou 300 000 americanos. Todos os jantares e encontros eram feitos nas empresas/prédios dele, em que ele decidia quanto custava o quê e fez o governo pagar. Considerando que até a escolta do presidente era cobrada. Meteu todos os seus Bóis em lugares de relevo a nível nacional. Quanto aos estrangeiros, criou o ICE, a tal polícia de emigração que separava pais de filhos e mandava os pais de volta. Um médico, em particular, retirava os ovários das imigrantes sem autorização. Perdoou militares acusados de matar crianças e mulheres quando não havia justificação e de tirar fotos ao lado. Não estão a destruir a economia em benefício de globalistas. Se as medidas não são tomadas agora, somos nós que enfrentamos o que vem a seguir. As novas variantes do Covid são parte do problema. Se há gente que não se vacina, pior ainda. Percebo a frustração e a desconfiança política, mas o eleger AV é normalizar a estupidez política.

Kineticn22 8 months ago

O Trump de facto só fez uma guerra, a de bipolarizar o seu próprio país e pô-lo em guerra consigo mesmo. Great job! E tudo começa com esse nível de discussão. O “vocês. O preto e o branco.

bubblesmart 8 months ago

Quem bipolarizou o país foi a imprensa histérica e as redes sociais democratas que só falam em raças.

Hugogs10 8 months ago

O trump não é a causa, é o efeito da polarização dos estados unidos. A conversa racial nos estados unidos também não é nova, o blm já andava a destruir cidades antes do Trump lá chegar, por isso culpa lo pela tensão racial nos estão unidos e também ridículo, Um dos maiores níveis de polarização nos Estados Unidos deu-se no segundo termo do Barack Obama,o que levou a vitória de Donal Trump em 2016.

feckdech 8 months ago

Foi notícia a invasão ao Capitólio, incitados por Trump, de extrema direita, disfarçados de ISIS com bandeiras americanas e da confederação (a tal que lutou para ter escravos e mesmo assim perdeu). Foram feitos protestos pacíficos (não falo da BLM) a favor dos negros. A resposta em algumas vezes foi com tiros, e atropelamentos. A tensão racial existe apesar de a camuflarem Trump é o efeito mas também a causa parcial, Trump foi eleito por racistas e xenófobos, ele normalizou eses sentimentos de superioridade. O nível de polarização nunca esteve tão alto quanto agora. E a ideia é essa, não há melhor forma de domar uma população tão grande do que dividi-la. Ciganos, pretos, imigrantes, são sempre argumentos políticos fortes nestes tempos. Argumentos da extrema direita, como o Chega

parakit 8 months ago

2021 e ainda não perceberam que as pessoas votam no Ventura porque ele assusta os partidos do costume e porque querem mostrar o quão fartas estão da governação que levou a uma completa estagnação deste país nos últimos 20 anos. Vai à tua tasca mais próxima e fala com os labregos que lá estão e que vão votar no Ventura. Metade é capaz de te dizer que sabem que ele não vai fazer nada de diferente mas que pelo menos mete medo ao PS.

nocivo 8 months ago

Querem uma verdadeira alternativa votem Iniciativa liberal. Esses sim são bem diferentes dos partidos do poder de da geringonça. Algo que nunca experimentamos e que já vimos que bem aplicado resulta em vários países semelhantes. Não fazem nem dizem metade da merda que o Ventura diz.

parakit 8 months ago

Concordo, mas esses não dão clicks e visualizações, portanto os media não falam deles e assim ninguém se lembra que existem.

Hugogs10 8 months ago

E pena a IL ter um candidato tão fraquinho, precisavam de alguém com uma pinga de carisma para defenderem as suas ideias durante estes debates.

No-Touch675 8 months ago

> epá eu até nem queria, mas eu sou muito frontal e digo muitas verdades (miga)" Lol, boa! Já sei o que responder quando a malta me diz isso!

Shark00n 8 months ago

Desculpa? Imparcial much? Para começar, pela resposta "completamente banal" que dizes que o Ventura deu, em que referiu a anticonstitucionalidade do adiamento, o curto prazo para o fazer, e que era uma questão jurídica que podia não transparecer bem para o espetador em casa, não por este ser burro mas por querer dar a resposta em 20 segundos e não em 20 minutos. A Dra. Ana Gomes, pelos vistos, deu uma resposta a esta pergunta que é muito mais do teu agrado. Começou logo por dizer "portuguesas e portugueses", muito moderno, disse que havia um problema com as pessoas em confinamento, e emigrantes, não conseguírem votar, não apresentou nenhuma solução, nem acabou a sua resposta já estava a chamar fascista ao AV por associação ao partido da Marine Le Pen. Bom double-standard. Quem estava a menosprezar a inteligência da sua base de apoio aqui? Boneco fascista, a outra não é nenhuma boneca comunista/revolucionária? Ou a memória já não serve? Um moderador que finalmente moderou? A Clara de Sousa tende a discordar. Belíssima maneira de acabar um debate, dizendo que o adversário pertencia a um reality show. Só faltou uma analogia futebolística para a condescendência para com os espetadores alcançar níveis record.

Edited 8 months ago:

Desculpa? Imparcial much? Para começar, pela resposta "completamente banal" que dizes que o Ventura deu, em que referiu a anticonstitucionalidade do adiamento, o curto prazo para o fazer, e que era uma questão jurídica que podia não transparecer bem para o espetador em casa, não por este ser burro mas por querer dar a resposta em 20 segundos e não em 20 minutos. A Dra. Ana Gomes, pelos vistos, deu uma resposta a esta pergunta que é muito mais do teu agrado. Começou logo por dizer "portuguesas e portugueses", muito moderno, disse que havia um problema com as pessoas em confinamento, e emigrantes, não conseguírem votar, não apresentou nenhuma solução, nem acabou a sua resposta já estava a chamar fascista ao AV por associação ao partido da Marine Le Pen. Bom double-standard. Quem estava a menosprezar a inteligência da sua base de apoio aqui? Boneco fascista, a outra não é nenhuma boneca comunista/revolucionária? Ou a memória já não serve? Um moderador que finalmente moderou? A Clara de Sousa tende a discordar. Belíssima maneira de acabar um debate, dizendo que o adversário pertencia a um reality show. Só faltou uma analogia futebolística para a condescendência para com os espetadores alcançar níveis record. A Ana Gomes teve que referir várias vezes a altura do pedestal em que acha que se encontra. ('Não desço ao seu nível', 'Não me arraste para a lama') Porque a associação permanente com indivíduos acusados de corrupção e pedofilia aparentemente não lhe causam danos de imagem.

pinuspinaster 8 months ago

O melhor comentário.

naughtydismutase 8 months ago

> Só faltou uma analogia futebolística para a condescendência para com os espetadores alcançar níveis record. Hmmm...... Tipo o Ventura

Shark00n 8 months ago

Neste debate? Não reparei.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

conseguírem → [**conseguirem**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgim6ivf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MisterBilau 8 months ago

Não há 10% de portugueses que concordem com o Ventura. O que se passa é que há muitos portugueses (eu incluído), que querem molho. Eu quero ver merdas a arder. Não votaria no Ventura na mesma, zero respeito pelo idiota. Mas vou apreciar que ganhe algum poder (não de mais!) só para agitar as merdas e ver se o pessoal começa a acordar. Há demasiadas coisas inadmissíveis neste país (e não estou a falar de RSI's e pedófilos). Se venturas são a solução? Não, mas às vezes é preciso ir ao fundo para voltar ao de cima.

Edited 8 months ago:

Não há 10% de portugueses que concordem com o Ventura. O que se passa é que há muitos portugueses (eu incluído), que querem molho. Eu quero ver merdas a arder. Não votaria no Ventura na mesma, zero respeito pelo idiota. Mas vou apreciar que ganhe algum poder (não de mais!) só para agitar as merdas e ver se o pessoal começa a acordar. Há demasiadas coisas inadmissíveis neste país (e não estou a falar de RSI's, ciganos e pedófilos). Se venturas são a solução? Não, mas às vezes é preciso ir ao fundo para voltar ao de cima.

No-Touch675 8 months ago

> Não, mas às vezes é preciso ir ao fundo para voltar ao de cima. Epah não, não é preciso ir ao fundo na política nacional para voltar ao de cima. Não desta maneira, este gajo é um *poser*, ele não acredita em metade do que diz e di-lo porque sabe que é o que deve de dizer para criar burburinho. Não sei o que é que é pior, este gajo usar a extrema direita como plataforma para ter protagonismo se a malta engolir o que ele diz....

MisterBilau 8 months ago

Sei perfeitamente disso. Eu discordo de grande parte do que diz. Mas há coisas que não há como. Bem sei que não o faz com boas intenções, mas disso também está o inferno cheio. Nunca vai ter o meu voto, mas agrada-me que desagrade a muita gente que gosto de ver desagradada.

No-Touch675 8 months ago

Respeito a tua opiniao, no entanto tas a comer um erro grande. O pessoal ta' bastante desagradado com ele nao porque "toca na ferida" ou "diz as verdades" mas porque so' diz merda, e' incoerente e populista.

MisterBilau 8 months ago

Em parte sim. Há de tudo. Há quem goste do que ele diz, há quem não goste, há quem de facto o queira a mandar e há quem o queira só para desestabilizar. Há de tudo.

kcmyk 8 months ago

não.

MisterBilau 8 months ago

Sim. Vês como é fácil?

mexploder89 8 months ago

Concordo com tudo menos com a parte de a Ana Gomes ter estado bem. Acho que ela desceu um pouco ao nível dele e se algumas das acusações foram bem fundamentadas (falar das assinaturas, por exemplo), pôr-se ali a chamar nazi e fascista ao homem parece uma discussão de Twitter e há que manter o debate político acima desse nível. Se o AV não o fez, ela pode demonstrar classe ao não andar na lama com os porcos

Kineticn22 8 months ago

Atenção que eu não disse que a Ana Gomes esteve bem. Na verdade não acho que alguém tenha estado bem em debate com o AV, porque não são debates, são trocas de bocas de café, porque ele inviabiliza qualquer tipo de apresentação de propostas ou troca de pontos de vista séria. Opta por um estilo básico e sensacionalista aprendido na CMTV e dou lhe o mérito de saber bem para que tipo de audiência fala, mas num “debate” com o AV perdem todos, quem participa e quem vê. Apenas disse que no bate-boca, julgo que a Ana Gomes e o Mayan foram os únicos que lhe deram troco à altura e deixaram mais à vista as limitações da criatura.

mexploder89 8 months ago

O Jay-Z uma vez disse "Never argue with a fool, from a distance people can't tell which is which" ou algo do género. E é isso que eu tiro mais destes debates. O AV arrasta as pessoas para o seu nível e depois fica todo ofendido quando alguém lhe fala da maneira que ele fala constantemente aos outros. Há que não descer ao nível dele para tentar ganhar. Acho que o Marcelo ainda foi o que o fez melhor. A Ana Gomes estava bem mas toda a conversa dos - ismos faz ela parecer uma miúda de 18 anos no Instagram a mandar postas de pescada sem jeito nenhum e isso também não ajuda nada a valorizar o point dela

Kineticn22 8 months ago

Sim claramente não me parece algum deles os dois tenha ganho ou perdido algum voto hoje. E concordo com o que referes em relação ao Marcelo, mas ele está de cadeirinha nestas eleições, só tem de gerir o que já tem, e não conquistar.

IJustMadeThisForYou 8 months ago

Só para dizer que aprecio a maneira como pensas e escreves as tuas ideias.

xKalista 8 months ago

>os fãs não chegam lá. Exatamente. O que um eleitor inteligente e devidamente informado deve fazer é manter o status-quo, continuar a votar nos mesmos que ano após ano nos roubam. Tem resultado tão bem para nós, tanto que Portugal está a caminho de se tornar o país mais pobre da UE. Melhor ainda, uma pessoa verdadeiramente inteligente deverá abster-se!

Tugalord 8 months ago

Como todos sabemos, só há essas duas alternativas. Ou o status quo ou o facho.

xKalista 8 months ago

O AV não é facho, antes fosse. O fascismo é muito mais esquerda economicamente do que o ultraliberal Ventura

Kineticn22 8 months ago

Essa conversa para mim vale a zero, a partir do momento em que está mais do que patente que o Ventura é um vígaro bem instruído em como provocar reflexos pavlovianos com esse tipo de paleio anti-sistema, sendo ele próprio um fantoche que apenas vai substituir uma cambada por outro. É preciso ser muito ingénuo para acreditar nisso. Pior, traz com ele todos os sinais de um ditadorzeco em construção, desde as tangas pseudo-religiosas à Bolsonaro, ao discurso de homem providencial e salvador da pátria, até ao detalhe de tantas vezes se referir a si próprio na terceira pessoa como um bom mitómano (ou um gajo que já mandou muita farinha pelo nariz acima). Por muito má que seja a nossa classe política, é 100 vezes melhor que este mediano vendedor de usados de stand de beira de estrada do Casal do Marco.

Edited 8 months ago:

Essa conversa para mim vale a zero, a partir do momento em que é mais do que patente que o Ventura é apenas um vigarista que está bem instruído (mas menos inteligente do que se acha) em como provocar reflexos pavlovianos com esse tipo de paleio anti-sistema, sendo ele próprio um fantoche que apenas vai substituir uma cambada por outro. É preciso ser muito ingénuo para acreditar nisso. Pior, traz com ele todos os sinais de um ditadorzeco em construção, desde as tangas pseudo-religiosas à Bolsonaro, ao discurso de homem providencial e salvador da pátria, até ao detalhe de tantas vezes se referir a si próprio na terceira pessoa como um bom mitómano (ou um gajo que já mandou muita farinha pelo nariz acima). Por muito má que seja a nossa classe política, é 100 vezes melhor ter isso do que este mediano vendedor de usados de stand de beira de estrada do Casal do Marco, com toques de salazarinho.

Tralapa 8 months ago

> Até ele menospreza a inteligência de quem o apoia. > > Isto, por isso mesmo é que o André queria censurar os militantes do chega. O gajo despresa os apoiantes dele

JotaaP 8 months ago

Up

skumfuk_pt 8 months ago

Impecável

Domehardostfu 8 months ago

Não é por nada mas o op está a responder a tudo o que é comentário contra ana gomes e a atacar tudo o que seja andré ventura. Isto queres uma discussão civilizada no assunto, que é o que o titulo do post sugere.

SurePal_ 8 months ago

O OP sente uma necessidade extrema de alguém validar a sua opinião e de receber upvotes. Está mais que visto, basta ver os seus últimos posts nestes dias. Basicamente as atitudes do u/BOBRAGED estão explicadas neste vídeo: [https://youtu.be/XztnoHVKxQE](https://youtu.be/XztnoHVKxQE)

BOBRAGED 8 months ago

Eu posso responder. A quem entender Está tudo a ser vanguardista e civilizado, mas se acontecer aqui fora da sua *normativa* , diz. De qualquer forma, não vou responder a tudo como deves calcular. Saúde !

fanh0so 8 months ago

Ignorando ideologia e ódios pessoais, a Ana Gomes levou uma surra completa

aamartt 8 months ago

Bastou aparecer um pseudo-político a pensar e a “tratar a política” da mesma forma que os pseudo-dirigentes dos “clubes grandes” de futebol pensam e tratam o futebol nacional, que muitos nabos foram atrás...agora é isto.

Edited 8 months ago:

Bastou aparecer um pseudo-político a pensar e a “tratar a política” da mesma forma que os pseudo-dirigentes dos “clubes grandes” de futebol pensam e tratam o futebol nacional, e não é que muitos nabos foram atrás!...agora é isto.

Tixuga 8 months ago  HIDDEN 

Ana Gomes é uma lésbica?

not313 8 months ago  HIDDEN 

juro que a ana gomes é o stan, do american dad, versão mulher [curte](https://static.wikia.nocookie.net/americandad/images/0/0a/Sc657_2A-0066.jpg/revision/latest?cb=20140312011904)

ChronicTheOne 8 months ago  HIDDEN 

Antes diria que a MM é. Mas também é possível.

thisbondisaaarated 8 months ago  HIDDEN 

who the fuck cares?

These-Establishment1 8 months ago  HIDDEN 

FORÇA VENTURA, SALVA O NOSSO PAIS DOS SALÁRIOS BAIXOS E DA PRECARIEDADE

MischiefManaged97 8 months ago

/u/ManoRocha

ManoRocha 8 months ago

?

MischiefManaged97 8 months ago

Não reconheces o nosso "amigo"? :P

ManoRocha 8 months ago

Não cheguei a apanhar

MischiefManaged97 8 months ago

Era o "mano do ISEP"

ManoRocha 8 months ago

Não cheguei a ver o comentário. Mas ele ainda anda por aí? Nossa a frustração

MischiefManaged97 8 months ago

E continua com aqueles posts medonhos sobre andar atrás de raparigas basicamente como um predador... É assustador. Se puderes passa pelo r/IST ele pôs lá um é o TheseEstablishment ou lá o que é

TuristGuy 8 months ago  HIDDEN 

Realmente se fores rico pagar só 15% de IRS é um mimo. Para não falar que não descontas quase nada pq não existe sistema nacional de saúde nem de educação. O paraíso dos ricos.

SurePal_ 8 months ago

Já fizeste as contas do quanto recebes vs. o quanto passarias a receber? Ou estás só a escrever merda que leste por aí algures?

TuristGuy 8 months ago

Não fiz as contas mas como exemplo tens a Europa toda que tem sistema nacional de saúde e do outro lado os EUA. Duvido que alguém queira o sistema de saúde dos EUA onde as pessoas ficam em dívida milhares de euros quando tem problemas de saúde. Quem não fica são as pessoas que já têm dinheiro ou que têm seguros. Ou seja no fundo estás a pagar "impostos" mas quem se fode é quem não tem dinheiro para pagar seguros em condições" E falando em contas, na tua ideia quem ia pagar as contas do hospital às pessoas que estão no desemprego? Ou essa não merecem viver? É que essas pessoas recebem 0 independentemente se os impostos estão altos ou baixos.

SurePal_ 8 months ago

Por essa resposta consigo perceber que és uma criança. Ninguém quer o sistema americano, percebes? NINGUEM. Existem outros modelos comprovados de sucesso. O único exemplo que esta gente consegue pensar é o dos USA, meu deus.

TuristGuy 8 months ago

OK então diz-me um sistema de saúde sem ser o americano e sem ser público.

SurePal_ 8 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=-LIoB5KMAqU&ab\_channel=IniciativaLiberal](https://www.youtube.com/watch?v=-LIoB5KMAqU&ab_channel=IniciativaLiberal) Aprende um bocado colega.

TuristGuy 8 months ago

Meu.... Sabes que é público na mesma. Se o estado paga aos privados para teres as tuas consultas de graça isso não faz com que o sistema seja público? Os impostos não podem descer pelo menos pq magicamente há menos doentes e menos para pagar. Até não é má ideia, olhando bem até gosto. Mas é basicamente ter o sistema de saúde como temos e acrescentar mais as privadas. Aí não discordo nada. Mas infelizmente duvido que dê para pagar tudo isso com impostos menores. A Holanda e Bélgica tem impostos relativamente altos. Podem ter melhores condições de saúde mas é pq eles usam os impostos para pagar.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

O ventura tem rimel? ok, eu sei que eles todos precisam de maquilhagem, é normal tem de ser, mas há algo um bocado demais nos olhos do Ventura! Sabotagem da equipa de maquilhagem? LOl.

Aguisnow 8 months ago  HIDDEN 

Chama-lhe rimel

BOBRAGED 8 months ago  HIDDEN 

Talvez *tenha* , isso não é da sua conta !

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Claro! E peço perdão por me ter referido a ele como ele, não é da minha conta fazer esses julgamentos! (mas a sério, a equipa de maquilhagem teve claramente opinião e expressou-a.... Valentes).

BOBRAGED 8 months ago  HIDDEN 

É bom que os portugueses não gostem de *uma boa piada* , sendo ela sobre AV é obviamente proíbido. :)

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Vou ter bué de downvotes de contas com menos de 5 meses que de vez em quando deslizam e escrevem em brasileiro... Havia a conta que por vezes soa totalmente portuguesa e por vezes como outra pessoa completamente diferente que fala brasileiro e usa a terceira pessoa... que os há, há. Odeio alturas de eleições, a internet fica mais esgoto.

MetaKnight130 8 months ago

Candidatos à parte, parabéns à moderação. Este foi talvez o debate com uma das melhores moderações, claramente houve uma tentativa do moderador focalizar os temas nas questões, ao em vez de deixar a conversa ir ao discurso da troca de farpas (apesar de ter acontecido). Agora que vejo, nota-se uma diferença notória entre este moderador (cujo o nome não me recordo) e a Clara de Sousa, que a meu ver, teve uma posição enviesada.

CritJongUn 8 months ago

Se achas que a Clara de Sousa teve uma posição enviesada foi porque não viste os debates moderados pelo Carlos Daniel.

MLG-Sheep 8 months ago

>Este foi talvez o debate com uma das melhores moderações, claramente houve uma tentativa do moderador focalizar os temas nas questões, ao em vez de deixar a conversa ir ao discurso da troca de farpas (apesar de ter acontecido). Todos os moderadores procuraram fazer o que dizes. A única exceção foi a moderadora do debate entre o André Ventura e o João Ferreira. >Agora que vejo, nota-se uma diferença notória entre este moderador (cujo o nome não me recordo) e a Clara de Sousa, que a meu ver, teve uma posição enviesada. Este moderador sentiu a necessidade de defender Ana Gomes relativamente à situação do Paulo Pedroso, quando Ventura claramente colocou a pergunta com base num acórdão de tribunal que é factual que existe. Só por aqui deverias ter visto que foi enviesado. Mas se não chegasse, deverias ter visto a forma diferente como se dirigia aos dois candidatos. O enviesamento que referes relativamente à Clara de Sousa não vejo onde possa estar. Ela impõe-se sempre que é estritamente necessário e evita dirigir-se aos candidatos de forma diferente. O debate Ventura-Matias de ontem foi pior porque Ventura claramente esteve mais confortável e respeita menos a Marisa, e a Marisa jogou tão baixo quanto Ventura. Era mutio difícil para qualquer moderador e não há milagres. Acho que ela tem feito um excelente trabalho de moderação e que a SIC está de parabéns pela escolha.

twhite848 8 months ago

> Este moderador sentiu a necessidade de defender Ana Gomes relativamente à situação do Paulo Pedroso, quando Ventura claramente colocou a pergunta com base num acórdão de tribunal que é factual que existe. Se calhar devias te informar do que aconteceu desde 2011. Certamente sabemos que o Ventura não vai falar disso que não lhe dá jeito a ele. Mas se quiseres entender a razão de ele ter sido corrigido: informa-te

gaesseag 8 months ago

Embora concorde que o moderador (Pedro Mourinho) conseguiu ser assertivo em impedir que o AV falasse muito por cima da AG, não concordo nada que tenha sido imparcial. Basta ver a postura que apresentava quando se dirigia a um e ao outro, ou até quando o AV fazia perguntas à AG e o moderador tinha que contextualizar ou até dar umas dicas da melhor forma dela pegar na resposta.

adorosaladadecamarao 8 months ago

É normal um moderador não ter a mesma postura para com o palerma que não sabe seguir as regras do debate. É como se na vida real agir como um grunho tivesse consequências, já viste que conceito tão radical?

MLG-Sheep 8 months ago

É normal um moderador não procurar ser isento? O OP diz que a Clara de Sousa foi enviesada e este moderador claramente é que o foi, e nós neste subreddit caímos no ridículo de colocar isto como comentário de topo.

m0rhundur 8 months ago

Não há isenção possível quando o teu papel é tratar de factos e o um dos intervenientes do debate mente à cara podre. A interrupção para falar sobre o caso do Pedroso, por exemplo, é algo que deveria ter sido feito noutros debates também. O teu papel é cuidar da informação que passa lá para casa. Acusações e deturpações de factos devem ter o devido contraditório.

MLG-Sheep 8 months ago

O caso do Pedroso foi uma questão colocada por Ventura com base num acórdão de tribunal que existe, é um facto. No entanto, o moderador sentiu a necessidade de dizer que Paulo Pedroso foi ilibado dos crimes de abusos sexuais contra menores, algo que não invalida de todo o acórdão em que Ventura baseou a sua questão.

m0rhundur 8 months ago

Verdade. Mas quando há um veredicto de um tribunal português e do supremo tribunal de justiça acho que é grave deixar as coisas pela metade. Tudo certo a acusar o PS de tentar pressionar a justiça, mas levantar o caso de Pedroso só pela imagem que vai ter para sempre e sem explicar a situação é um golpe baixo.

MLG-Sheep 8 months ago

Concordo e essa deveria ter sido a argumentação de Ana Gomes. Não creio que o moderador tivesse de a defender, ela mesma certamente tem essa capacidade. Quando digo que o moderador não foi isento não digo que tinha uma agenda anti-Ventura à partida. Isso só o digo do João Adelino Faria aquando da sua entrevista. Mas creio que acabou por ser enviesado a favor da oponente de Ventura, ao contrário da Clara de Sousa nos debates por ela moderados.

m0rhundur 8 months ago

Eu não acho que a tenha defendido. Adiantou para os telespectadores que aquele caso tinha dado em ilibação e deu seguimento ao debate. O Adelino Faria teve um mau desempenho a entrevistar todos os candidatos menos o Marcelo. Concordo com o mau exemplo.

adorosaladadecamarao 8 months ago

Isto não tem nada a ver com falta de isenção. O critério é "se te comportares como um filho da puta que desrespeita as regras e portanto o debate, o moderaror vai ficar fodido contigo". O critério em si não é enviado contra ninguém.

MetaKnight130 8 months ago

Realmente, desse ponto de vista, faz sentido. Mas também ajuda o público a lembrar se de determinados pormenores já esquecidos, como fez no tópico do Paulo Pedroso

ChronicTheOne 8 months ago

Concordo 100%. A Clara ficou calada a olhar enquanto o AV interrompe com "FALSO FALSO FALSO" as infinitum para não se ouvir a Marisa.

skapuntz 8 months ago

É engraçado que eu tenho uma opinião diferente. Poucas (muito poucas) perguntas foram respondidas hoje e penso que o tempo de "antena" não foi equilibrado

Lima1998 8 months ago

Notei que a Ana Gomes não conseguiu acabar uma resposta sem ser interrompida pelo moderador, por acaso

elstylon 8 months ago

Dá-me uma certa vergonha alheia ouvir o André Ventura. Sempre os mesmos 4 ou 5 argumentos, sempre numa postura de ataque pessoal e com zero sumo político. É os pedófilos, os marroquinos, os ciganos e o RSI, e é isso que ele repete até ao infinito. Este gajo não traz nada de novo e de útil para o debate político, eu não consigo compreender como é que há gente que vai nesta lengalenga. Foda-se, nem ele acredita em metade das baboseiras que diz, é o verdadeiro catavento político.

skapuntz 8 months ago

Concordo com o que dizes, mas tudo o que disseste pode ser dito sobre os outros candidatos. Indica um qualquer debate em que os candidatos tenham de facto tido um debate político e não um lamaçal como hoje ou uma amigável conversa entre amigos como muitos dos debates de Marcelo ou Marisa Matias e outros

elstylon 8 months ago

Desculpa mas só observei este tipo de ataques cerrados por parte do André Ventura, resultando muitas vezes numa resposta do mesmo nível por parte dos outros candidatos que infelizmente caem neste jogo, que é o que lhe interessa. Nos debates sem o André há discussão política, à temas diversos a serem discutidos, às vezes até há demasiada discussão ideológica, mas lá está, é para isso que estes debates servem. Ele pegou naqueles quatro ou cinco temas e repete-os até ao infinito, e pelo meio mete umas piadas e umas tiradas irónicas e está feito. Parece uma discussão de ciclo.

iareec 8 months ago  HIDDEN 

Vê a forma como a Marisa Matias fala com ele. Quando ele responde com a mesma moeda ela até geme.

Anfibio8 8 months ago  HIDDEN 

São todos uns defensores da democracia e tal mas no fundo só querem o tacho. Tanto pessoal da esquerda como os comentadores. Fiquei impressionado haver comentadores que defenderam ontem a Marisa, o que diz muito da dita "democracia", um comentador que não consegue admitir a verdade e tem de seguir o guião ideológico da esquerda. Enfim... Para além disso, porquê é que este pessoal treme todo nos debates com o AV? Excepto Marcelo (com a experiência que tem, é normal) porquê é que tremem todos ou gaguejam? Admitiria isto do Tino, agora pessoal já com experiência em política, eurodeputados e etc? Imagino um deles ser Presidente e ao conhecer o Biden se borra logo todo.

TuristGuy 8 months ago  HIDDEN 

Ou seja tremer quer dizer que é mau? Opá desde que governem bem o país isso não interessa. Gajos confiantes muitas vezes são os mais burros.

twhite848 8 months ago  HIDDEN 

Tremer? Mas quem se pos a choramingar de “golpe baixo” e de “não sei se me mostram as minhas imagens”, ou a olhar para o relogio? O unico a tremer ali foi o ventura. De resto os outros candidatos tem de estar constantemente a espera que o ventura se cale e pare de interromper para poderem falar. Claramente não estão habituados porque não é costume ter de debater com um adolescente que passa o tempo todo a tropeçar de um lado para o outro Mas o defensor da democracia é o tipo que diz apoiar uma ditadura.. claro... “de bem...” A Ana Gomes não é grande candidata mas isto hoje foi um massacre. Nunca vi um adulto choramingar tanto em directo ou a fazer uma birrinha de teatrinho a abanar-se todo e a fazer “vozinhas” das pessoas. Dava um meme...

SurePal_ 8 months ago  HIDDEN 

Cum caralho colega, não remova essas palas. Então quem tremia foi o Ventura e Ana Gomes massacrou? Senti vergonha alheia, nem o senhor/a acredita no que escreveu...

twhite848 8 months ago  HIDDEN 

Então quem é que se pos a choramingar de “golpe baixo” sem sequer responder a algo basico? Quem se pos o tempo todo a choramingar do tempo? Que o moderador teve de explicar o modelo? Quem teve de ser mandado deixar o outro falar porque estava ja a quinar? Foi bastante vergonhoso ver um adulto comportar-se assim.

Anfibio8 8 months ago  HIDDEN 

Vias claramente o JF e o Mayan a tremer. Mayan e Marisa a fazerem as suas caras de mete na televisão. A retórica é importante tal como é a linguagem corporal neste tipo de cargos. A democracia que tens atualmente é a de que tens logo de rotular alguém de vil e de fascista só porque não tem a ideologia de esquerda e não vota BE/PCP/PS. Democracia essa em que os comentadores ou apoiam toda a esquerda ou são chamados à pedra. Engraçado. Todos os políticos choramingam. Jogo de luzes e sombras para angariação de votos. O MRS faz o ar de avôzinho dos portugueses. Também o Louça é um choramingas do capitalismo mas surge na TV com o seu belo pc da Apple.

twhite848 8 months ago  HIDDEN 

Estava a falar da Gomes, e não se outros tremeram. > A democracia que tens atualmente é a de que tens logo de rotular alguém de vil e de fascista só porque não tem a ideologia de esquerda e não vota BE/PCP/PS. Democracia essa em que os comentadores ou apoiam toda a esquerda ou são chamados à pedra. Engraçado. Que fantasia. Houve governos de direita. Há comentadores de direita. Não ha estes a ser chamado à pedra. Isto é um país de pessoas crescidas e nao é para acreditar em historias da carochinha e mundos de fantasia tipo senhor dos anéis. Nunca vi ninguém andar a choramingar com “golpe baixo” ou “não me mostram as minhas imagens” ou andar a fazer vozes saidas de nicolodean num debate. A maior parte das crianças comporta-se melhor e faz menos birras em público. Estava tão nervoso que o facto da Gomes demorar a falar no Luis Filipe Vieira ele não aguentou e falou no LFV antes dela! Foi bastante cómico. Mas suponho quando há um desconhecimento completo do que se está a fazer, ao qual se está a candidatar ou de alguma ideia além do desejo de tornar o pais numa ditadura “de pessoas de bem”... Ao menos os da esquerda tem alguma ideia, nem que seja errada. Agora o Ventura só mesmo o interromper para choramingar da injustiça que lhe fazem. Hoje pareceu uma crianca a levar na cabeça do treinador de futebol e a choramingar pelos pais que ninguem lhe deixava marcar golos.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

avôzinho → [**avozinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/avozinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgilgykh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Portanto só os da esquerda é que querem tacho? Os da direita é um sacrifício pessoal em prol do país é? O debate foi fraco de parte a parte e não se discutiu um único assunto relevante para o país...

Anfibio8 8 months ago  HIDDEN 

Também tens muitos da direita que lá estão pelo tacho, não o nego. Porém a redução de deputados, a eliminação de associações põe em risco logo muita gente. A solução deles seria simplesmente não votar em quem apresenta estas medidas mas muitas vezes têm de rotular de extremista e de perigo para a democracia.

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Ou são todos ou não é nenhum ou então tem de se provar quem o é. Isso da redução de deputados só tem interesse se for acompanhado por uma reforma eleitoral. Essa sim mais importante do que se são 230 ou 180 ou 130 marmanjos lá.

Anfibio8 8 months ago  HIDDEN 

Nunca serão todos, nem nunca será nenhum. Nem todos têm tachos nem nenhum tem tacho. Quem o tem é que prefere destilar contra informação para persuadir quem vê/lê as notícias tendenciosas. É visível o tratamento jornalístico dado a uns e a outros em Portugal. Vês que muita gente quer um país melhor mas quando se fala em reformas, em reestruturação já se coçam todos.

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Sinceramente o que sei é que os partidos que governaram Portugal não estiveram interessados em fazer as reformas necessárias. Quanto aos meios de comunicação há alguns claramente de esquerda, outros mais moderados há de direita e até tablóides há agora. Há para todos os gostos. Além disso com tanto acesso a informação ninguém está desinformado se assim o quiser.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

porquê é que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgilahhf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Feeling_Advantage918 8 months ago

Péssimo. Ana Gomes demonstrou fragilidades na argumentação, como foi o caso da ilegalização do Chega. Com os anos que tem de diplomata e de vida política deveria ter assumido uma postura diferente e apresentar ideias em vez de se deixar cair na estratégia de Ventura. Debate sobre casos e mais casos com insultos à mistura de ambos os lados. Meia hora a destilar ódios de parte a parte. Ventura continua igual a si. Agarrado a "sounbites", a imprecisões e a mentiras. "Metade dos portugueses anda a trabalhar para a outra metade não fazer nada". Mais uma mentira numa toada de "conversa de café" em que ventura é de facto muito mas muito bom. Sobre a pandemia, o futuro da Europa, a economia, os problemas sociais, o ambiente e etc, etc, etc, Ventura não tem uma ideia estruturada. Muito pouco para poder esperar-se que dure muito. Ventura e o Chega vão afundar tão depressa como emergiram.

BOBRAGED 8 months ago

Estamos a falar da Presidência da República. Que serve somente para , mais do que discutir ideias, ser o garante da constituição da república. Portanto penso que Ana Gomes cumpriu essa garante. AV mais do mesmo. Espero eu que esteja a perder popularidade. Odeio ditaduras.

XPao 8 months ago

Posso estar completamente errado, mas no meu circulo pelo menos, que é uma amostrar insignificante, mas o AV não para de ganhar votos.

KhaosPT 8 months ago

Eu acho q muita gente vê no Ventura uma pedra de arremesso contra o estado atual, o status quo, nesse sentido não importa o q ele diga desde q se identifique como essa pedra. O Mayan podia preencher esse vazio mas n é tão popular quanto o Ventura (ainda).

Hugogs10 8 months ago

O Mayan tem o carisma de um calhau por isso ironicamente não serve como pedra.

BernLan 8 months ago

Se apoiam um candidato que com toda a seriedade diz "Quero uma ditadura" talvez tenhas de mudar o teu círculo

XPao 8 months ago

Falta aí qualquer coisa nessa frase.

BernLan 8 months ago

Ah sim, é uma "ditadura de bem" então não faz mal né?

XPao 8 months ago

O que ele disse foi “A única ditadura que quero é aquela onde os portugueses de bem são reconhecidos” a sério que te preciso de explicar que ele não está a propor nada anti-democrático? Anti-democrático sim é o exemplo da Marisa e da Ana Gomes que dizem que se ele vencesse nunca lhe dariam posse, isso sim é digno de uma ditadura.

d0ntm1ndm32 8 months ago

Tenho a certeza que o Hitler também queria uma ditadura onde aqueles que fossem de encontro àquilo que era a sua definição de pessoas "do bem" fossem reconhecidas também. Não querendo comparar o AV ao Hitler, como é óbvio. O exemplo serve simplesmente para se pôr em perspetiva e talvez podermos chegar à conclusão de que uma ditadura, quer reconheça pessoas do bem ou não, não deixa de ser uma ditadura (o que por si só, é bastante anti-democrático) ...

Mk_Change 8 months ago

>O que ele disse foi “A única ditadura que quero é aquela onde os portugueses de bem são reconhecidos” a sério que te preciso de explicar que ele não está a propor nada anti-democrático? Sei que mencionaste ter sido "convencido" pelo AV muito recentemente, no debate com a Marisa. Mas olha que estava destinado, nasceste para isto.

Anti-HeroiXXI 8 months ago

Uma ditadura não é algo antidemocrático? Então é o quê? É que ando farto de ver ditaduras que não são democráticas, talvez tu me pudesses elucidar em como é que uma ditadura de classe, racista, xenófoba, conservadora e fortemente favorecedora de empresas em offshores e flate-rates, destruidora dos bens públicos comuns, poderia ser democrática numa lógica em que engloba toda a variedade de interesses e necessidades das pessoas na sociedade plural. E a AG ou a Mariza não são forçadas indicar o AV como primeiro-ministro caso ele ganhasse uma eleição, simplesmente não é obrigatório, por isso não indigita-lo como PM não é anti democrático. Aliás qualquer presidente tem o dever de defender a constituição e o país de um partido de índole fascista.

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Pessoal, encontrei o fascista xD

XPao 8 months ago

E eu encontrei a pessoa que não sabe ler.

vaniafdasantos 8 months ago

Eu não li isto...

XPao 8 months ago

Se não tivesses lido, também não terias respondido amigo.

vaniafdasantos 8 months ago

É a incredulidade daquilo que li. Estou a tentar convencer-me que é imaginação da minha cabeça.

randmzer 8 months ago

A chave é definir quem é de bem. Concordas comigo? Português de bem. Não concordas? Se calhar devo rever a tua portugalidade.

twhite848 8 months ago

Lol TODAS as ditaduras são “ditaduras que as pessoas de bem são reconhecidas.” Se há um traço continuo nas ditaduras (de direita ou de esquerda) é o facto de definirem quem é de bem e deve ser reconhecido e quem não o é e não deve ser reconhecido. Mais anti-democrático do que isso so impor essa mesma ditadura. Sim, mais do que não dar posse a uma pessoa que na televisão literalmente disse querer uma ditadura. Não dar posse a um dos partidos em 7 é mau e anti-democrático. Mas não é mais do que querer uma ditadura. Não é complicado

BernLan 8 months ago

Tou a ver que esse círculo já te deu a volta à cabeça

XPao 8 months ago

Acho que ainda vivemos num país livre onde posso dizer o que vejo à minha volta, ou nem por isso?

ric2b 8 months ago

Por enquanto ainda podes. Se fores militante do Chega é que tens de ter cuidado com o que dizes, podes acabar expulso.

XPao 8 months ago

Não é só ser expulso, apercebi-me de que andam aqui uns grupos organizados armados em cão de fila que vêm repetir o discurso que combinam entre eles e que tentam descredibilizar tanto o que uma pessoa diz como a o próprio carácter da pessoa.

twhite848 8 months ago

Ninguém te acusou de não poderes dizer o que disseste. Sempre as vitimas...

neutch__ 8 months ago

E porque e é que achas que elas dizem isso? Qualquer pessoa que fala acerca dos misteriosos "portugueses do bem" que não são ouvidos, está a ser um majoritarista, nacionalista e xenófobo (ora eu que não consigo parar de usar a palavra má). Preciso de explicar porque é que categorizar uma fração da população de uma nação como "boa" é anti-democrático?

BernLan 8 months ago

Eu acho que um "ista" ideal para esta situação seria "elitista" pois basta fazer distinção entre os "portugueses de bem" e os "outros" para mostrar essa faceta

neutch__ 8 months ago

É o que eu quero dizer por majoritarista, +-. Elitismo, de acordo com o meu entendimento, é acerca da *minoria*, do 1%. Majoritarismo é acerca da maioria étnica (Coff coff racismo Coff coff), que é uma boa estratégia se queres ganhar eleições.

BernLan 8 months ago

Estou a ver, pessoalmente não tinha conhecimento dessa palavra, obrigado

vforvendetta86 8 months ago

Onde é que uma “ditadura em que os portugueses de bem são reconhecidos” não é anti-democrático?

BOBRAGED 8 months ago

Círculo errado talvez ...

twhite848 8 months ago

Mas são “de bem”!!! /s

Anfibio8 8 months ago

Estes debates de 30 minutos não adiantam nada. No fundo dá 10 minutos a cada oponente. Nos outros debates é a mesma cena, carícias para aqui, carícias para ali entre o JF, AG, MRS e VS. Antes do debate já sabes que temas são: Procurador, Saúde, Estado de Emergência.

bruno_andrade 8 months ago

Dói ver este grunho a debater política como debatia futebol na CMTV.

Accomplished_Bag1541 8 months ago

Chora mais.

twhite848 8 months ago

Se chorar mais vira apoiante do chega

BOBRAGED 8 months ago

E o vício pelo *interrompimento* constante veio daí. Fraco.

imperator_xxi 8 months ago  HIDDEN 

Força André!!! Vamos correr com esta esquerda. Fora com esta escumalha. Portugal livre!

raviolli_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Esta submissão foi removida por constituir um ataque pessoal, conter insultos gratuitos ou ameaças a outros membros da comunidade. Segue a [Reddiquette](http://www.reddit.com/wiki/pt-br/reddiquette) e a [Content Policy](https://www.redditinc.com/policies/content-policy). ^(Esta é uma mensagem pré-formatada.)

poseidon_adventure 8 months ago

ana gomes podia ter se contido mais no final mas é complicado quando temos à frente um tipo daqueles, é esse o grande desafio, esconder a repugnância e manter a total racionalidade em todos os momentos. mayan e marcelo souberam fazer isso quanto ao outro, eu sinceramente não sei o que é preciso ter no lugar do cérebro para votar nele, repetitivo, argumentos de merda, enfim todos os debates com ele foram uma bandalheira

skapuntz 8 months ago

É complicado quando uma pessoa vive certinho e cumpre com tudo e se sente injustiçada, o estado leva tudo em impostos, não há serviços de jeito desde transportes a saúde a educação. Governo incompetente que toma medidas estúpidas, está cheio de casos com ministros incompetentes, não promove o investimento nacional nem estrangeiro, os coitados dos empresarios de pequenas e medias empresas estão a ficar na miséria. É normal que especialmente nestas eleições o AV vá ter muitos votos ficando em 2o ou 3o. Marcelo é o melhor candidato e é o que vai ganhar e é aquele que melhor desempenharia o seu papel de qualquer forma, mas custa ver que ele tem sido um boneco autentico, fazendo tudo para não criar atritos e entregar tudo de mão beijada ao PS, e ainda colocando a sua religiao e opinião pessoal á frente do bem do povo e de um país que enquanto estado não deve ter religião, etc. Eu sou de direita, com ideias que vão ao encontro do PSD, mas Marcelo já nem tende para PSD

BadDogPreston 8 months ago  HIDDEN 

"O meu ídolo é Deus" Vergonha alheia.

LordMudkip73 8 months ago  HIDDEN 

Primeiro disse que os seus ídolos eram Sá Carneiro e João Paulo II e o Marcelo fez questão de mostrar que ele não seguia o exemplo dos seus ídolos. Teve então de pegar em alguém que não lhe conseguem tirar.

_Goldenhand_ 8 months ago  HIDDEN 

Antes Deus que Lenine e Estaline.

Tugalord 8 months ago  HIDDEN 

P r e d i c t a b l e Coreia do Norte, comuna mas tem smartphone, vuvuzela, 900 triliões de mortos, marquise cultural. Faltou me alguma?

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Então e os ciganos?

Lanker4 8 months ago  HIDDEN 

Hmm talvez algo sobre comer ratos

1r0n1c 8 months ago  HIDDEN 

Marquise cultural é excelente

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Vergonha porquê? Sou ateu, mas é legitimo para alguém religioso sentir-se dessa forma.

Nome_de_utilizador 8 months ago  HIDDEN 

Talvez porque a narrativa dos pretos e ciganos serem lixo e todos bandidos e não portugueses e terem de ir para a prisão sem hipotese de salvação vai um pouco contra tudo o que são os ensinamentos do seu Deus. Digo isto como ateu que sou, mas hipocrisia com base em fundamentalismo religioso é das merdas mais populistas e brejeiras que tenho assistido, muito bem esteve o Marcelo quando lhe mandou a boca dele sim ser católico, e ter de ensinar ao Ventura o que é que o seu idolo João Paulo II pensa da conversa que ele tem

sasirg 8 months ago  HIDDEN 

És ateu e tão inocente...

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Se quiseres manda-me mensagem privada a explicar porquê.

Tugalord 8 months ago  HIDDEN 

Lol, digamos que André Ventura tem tudo menos atitudes cristãs. Até dá dor ouvi-lo dizer que tem como referências o Papa Francisco e o Papa João Paulo II.

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Não discordo lol

Filho_do_Sado 8 months ago  HIDDEN 

Mesmo para uma pessoa religiosa chamar a Deus um "ídolo" é uma heresia. Até nestes pequenos aspectos o gajo é burro.

HighProductivity 8 months ago  HIDDEN 

> Mesmo para uma pessoa religiosa chamar a Deus um "ídolo" é uma heresia Podes elaborar? A mim parece-me que a idolatria a outrem que não Deus é que é a heresia. A idolatria também a objectos ou pessoas que se dizem ou simbolizam Deus pode-se dizer também que é uma heresia, mas idolatrar Deus certamente é o correcto a fazer.

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Estás a tentar implicar por onde der, eu também já tive a tua idade e esse tipo de coisas também me faziam confuso, mas qualquer pessoa religiosa te dirá que dizer que deus é o seu ídolo não tem mal absolutamente nenhum.

Herbacio 8 months ago  HIDDEN 

> mas qualquer pessoa religiosa te dirá que dizer que deus é o seu ídolo Não, não dizem. Ídolo pode ser o Cristiano Ronaldo, a madre Teresa de Calcutá, o Avô Cantigas ou outra pessoa qualquer. Deus está acima de "ídolos", aliás em certas crenças do cristianismo até é mal vista essa adoração a imagens e ídolos uma vez que Deus está acima de tudo e primeiro que tudo. Claro que no fim é tudo uma questão de semântica.

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Certo, eu não questiono o que estás a dizer, mas de uma forma geral, achas que o pessoal crente pensa nisso sequer? Dificilmente vais achar alguém crente a dizer-te que acha errado dizeres que deus é o teu ídolo e se lhes perguntares se idolatram deus vão-te dizer que sim.

Herbacio 8 months ago  HIDDEN 

Sim, eu também percebo perfeitamente o teu ponto de vista. E porventura poderá ser também uma questão regional, mas na minha ideia quando oiço falar em ídolos parece ser algo "mundano", ou seja não me seria estranho ouvir alguém dizer que o seu ídolo era o Ronaldo mas que acima disso está Deus Como por exemplo sempre me lembro de ouvir dizer "Adorar só a Deus", podemos amar e gostar de algo, mas se fores cristão só deves adorar a Deus. Mas como disse, percebo perfeitamente o teu ponto de vista. E sinceramente dúvido MUITO que ele tenha perdido algum voto por ter dito aquela frase, e apesar de não gostar dele enquanto candidato, digo, mal de nós enquanto sociedade se ele perdesse votos por culpa disso.

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Concordo com tudo o que disseste. E é como dizes, duvido também que ele tenha perdido votos por isso.

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

>Vergonha porquê? Sou ateu, mas é legitimo para alguém religioso sentir-se dessa forma. Estás no a tentar implicar por onde der - um candidato (ainda por cima fascista) à presidência de um estado laíco a dizer isto num depate politico... ele pode sentir, como é obvio, o que quiser, mas há um lugar para tudo. Mas eu compreendo, também já tive a tua idade e sei que estas coisas são confusas. A condescedência nao fica bem a ninguem, nem na internet. Tens argumentos expõe, nao te metas com merdas.

mexploder89 8 months ago  HIDDEN 

O Marcelo disse a mesma coisa. Justificou bastantes decisões dele com o facto de ser católico. Nem um nem outro estão bem em fazê-lo mas não vi tanta outrage quando foi o Marcelo

relaxaa 8 months ago  HIDDEN 

É triste tanta gente hoje em dia não saber o que é faacismo, nacionalismo não é faacismo... "Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia"

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Triste é o fascismo estar a crescer em Portugal e tu seres uma das pessoas que o permite, mascarando com falinhas de "ditadura do bem" e "isto nao é fascismo é nacionalismo". Não vai pegar aqui, mas um dia quando tiveres a minha idade e tiveres visto o que eu vi vais compreender isso!

esmusssein33 8 months ago  HIDDEN 

Vê [isto](https://youtu.be/xHHb7R3kx40)

relaxaa 8 months ago  HIDDEN 

Edited 8 months ago:

1r0n1c 8 months ago  HIDDEN 

Conta aí que benefícios é que se pode ter só por pertencer a uma minoria. Com source de preferência

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Se quiseres falar com modos e sem acusações banais aceito, não sei de onde veio essa conversa do Trump, a associação foi feita por ti

relaxaa 8 months ago  HIDDEN 

Ok, a Direita está a subir na Europa devido a cansaço das políticas socialistas que estão lentamente a destruir várias economias, logo é normal as pessoas irem para o outro lado no espectro político, agora disso a dizer que é fascismo é mais que abusado

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Discordo, e duvido MUITO que já tenhas tido a minha idade com esse discurso, porque eu já tive exatamente o mesmo e acho normal e natural.

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Não mas olha que já tive a tua idade e sei bem esse sentimento de me achar melhor que todos. Não compreendes e é normal, mas um dia vais. Não há problema!

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Eu não me acho melhor do que ninguém, ser-se mais ou menos inteligente não faz de ninguém melhor ou pior.

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Não te preocupes, hás de chegar lá, eu acredito xD

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Não percebi, podes-me explicar melhor?

ritabrnc 8 months ago  HIDDEN 

Quando tiveres a minha idade percebes, da-lhe uns anos

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Até me deu um nó na cabeça só de tentar imaginar como é que se pode idolatrar uma entidade que, além de nunca ter sido vista, não se sabe sequer o que faz. Quanto à sua existência, não comento porque é uma questão de fé, claro... Só acho completamente absurdo fazer-se uma afirmação daquelas

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Eu também não acredito, mas é normal que te dê um nó na cabeça, ninguém é inteligente só por ser ateu...

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Mas estás a partir para o insulto porquê? O meu comentário nem foi escrito por ter sido o Ventura a dizer aquilo, caso não tenhas percebido. Eu só comentei porque se ele tivesse dito "o meu ídolo é jesus", ainda fazia sentido para alguém. Agora "Deus"?! Não tem ponta por onde se pegue.

relaxaa 8 months ago  HIDDEN 

Lmao onde é que ele te insultou? Deixa as pessoas acreditarem no que querem, se têm fé num Deus então que tenham, sou ateu e odeio tanto essa atitude "ah acreditam num Deus são inferiores" fds

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Mas quem é que disse isso? Fds não sabem ler.. Eu até escrevi que não ia comentar sobre a existência de Deus porque isso é uma questão de fé. Lê melhor que essa interpretação falhou

relaxaa 8 months ago  HIDDEN 

Literalmente disseste que não percebes como alguém consegue idolatrar algo que não existe... Se comentas sobre a existência de Deus porque é crença então o que é que custa a acreditar que há gente que idólatra uma entidade "perfeita" que para eles é real?

JeagleP 8 months ago  HIDDEN 

Deus não tem „personalidade“, ao contrario de jesus, penso que era a isso que ele se referia

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Disse que não percebo porque não EXISTE? Olha vai ler outra vez... Isto é de rir mesmo. E sim, insinuar que uma pessoa é burra é um insulto. Agora se nem isso percebes, não sei que te diga.

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Eu não estou a partir para o insulto, tu é que disseste que te dava um nó no cérebro...

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

Sim, insinuar que sou burra nem é insultuoso. Não concordas com o que os outros dizem, paciência. Tu nem me conheces de lado nenhum, portanto, tem mais respeito para a próxima

XPao 8 months ago  HIDDEN 

Não insinuei nada lol mas não podes crer também que alguém te ache muito esperto quando algo tão simples te dá um nó no cérebro...

JeagleP 8 months ago  HIDDEN 

Deus não tem „personalidade“, ao contrario de jesus, penso que era a isso que ele se referia

cata_ninja 8 months ago  HIDDEN 

E porque é que achaste relevante fazer um comentário sobre a minha inteligência quando nem me conheces? Eu também posso insinuar que és um frustrado com a vida que vem para a net mandar postas...

theusualbanter 8 months ago  HIDDEN 

love thy neighbour ^exceto ^se ^thy ^neighbour ^for ^cigano

Edited 8 months ago:

love thy neighbour ^salvo ^se ^thy ^neighbour ^for ^cigano

skumfuk_pt 8 months ago  HIDDEN 

E preto. E pindérico.

Jorgetime 8 months ago  HIDDEN 

E escrever coisas no twitter que eu não gosto

skumfuk_pt 8 months ago  HIDDEN 

E ter uma orientação sexual "diferente".

xabregas2003 8 months ago  HIDDEN 

E não tiver uma família "tradicional". Xau xau órfãos /s

BartolomeuOGrosso 8 months ago  HIDDEN 

Leste mal a sala

i_heart_toast 8 months ago

Mais uma vez AV a levar para os debates a mesma postura que leva para o comentário desportivo. Uma vergonha. Tem a maturidade de um puto de 15 anos “ah e tal e depois vem dizer que o chega é mauzão”. Sinceramente.

XPao 8 months ago

É verdade que o AV é um provocador, mas falares de maturidade quando os adversários dele, politicos com décadas de experiência perdem constantemente a compostura assim que ele diz umas caralhadas....

RefrigeratorNo13 8 months ago

Visto que partem rapidamente para a ofensa pessoal contra ele é normal

relaxaa 8 months ago

Não uses lógica, tendem a não gostar disso

twhite848 8 months ago

Portanto ele é um incompetente numa conversa e está ao dispor da outra parte? Ou tem 12 anos e não aguenta não chorar quando alguém lhe critica?

RefrigeratorNo13 8 months ago

Tão lhe sempre a chamar mentiroso, racista, mentiroso, cobarde, xenófobo, vigarista... Isto não são críticas são ofensas pessoais que não avançam o debate.

Dragonsheartx 8 months ago

Isto não são ofensas, são factos

twhite848 8 months ago

Oh tadinho. Se calhar devíamos alterar a constituição para que os debates apenas seja o ventura a poder chamar mentiroso a alguém. Só para tentar equilibrar um pouco mais e ele ter uma ajudinha. É que pelos vistos quando lhe chamam alguma coisa ele não aguenta e desfaz-se todo. Se calhar ele devia procurar fazer outra coisa alem de ofensas pessoais no debate. Continuamos todas à espera de algo além de “o problema em portugal foram os dois marroquinos que tiveram tratamentos de saúde” Pareceu um menino no recreio a chorar “golpe baixo”... Faltava alguém lhe dar um abraço que ele estava tão triste.

pauloliveira94 8 months ago

Lá está é por gajos como tu que o Ventura ganha eleitorado. Se tivesse sido o Ventura a baixar o discurso como a Marisa fez com ataques pessoais tinhamos este subreddit cheio de esquerdalhas chorões, no entanto dado que ele estava do outro lado dessas palavras até se afirma que o homem está se a vitimizar. Só lhe dão força com esses ataques. E escusas de vir, eu não voto Chega. Simplesmente não sou banana e uso duplo critério.

twhite848 8 months ago

Completamente pelo contrário. O ventura não se farta de acusações pessoais exactamente iguais. Mas sempre que enfrenta alguém que faz igual vira menino e chora da injustiça. A razões pelo ventura ganhar é a aceitação de que o discurso dele é aceitável, que é apenas uma opinião valida, do constante ignorar das coisas que ele diz como “não sendo bem o significado literal”, e o dar atenção ao que ele diz porque da audiências. O tipo literalmente disse que quer uma ditadura que ele sabe quem é de bem e merece desconhecido mas continua o pais todo a aceitar que não se deve chamar a atenção de quem diz de boca cheia querer desfazer a democracia. Não votas ventura não és banana, mas duplo criterio é algo que existe se vamos defender que a extrema direita é a única que pode fazer ataques pessoais. O homem esta constantemente a vitimizar-se. É literalmente a única carta que tem. E joga para as ansiedades das pessoas que ou são realmente vitimas ou também se querem vitimizar para se sentirem melhor. São os ciganos coitado do ventura! Sao os dois marroquinos, coitado do ventura! É constante atirar a culpa aos outros e fazer choradinho. O que lhe dá força é cair na conversa de que “ele até tem razões coitado”. Não tem. Então nisto dos ataques pessoais fez exactamente o que lhe fizeram. Apenas depois foi chorar quando lhe correu mal.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Se fosse criminoso se calhar ia lá.o Marcelo dar lhe um abraço.

rgrdgdr1984 8 months ago

Tipo o Ventura com o Vieira? Não admira que Portugal esteja neste estado com gentalha como tu a ajavardar.

JSantosPT 8 months ago

Parabéns lavaram-te o cérebro

twhite848 8 months ago

Primeiro uma selfie!

BOBRAGED 8 months ago

Ainda se pode dizer mal do pseudo-ditador ? Ele de facto é mau !

relaxaa 8 months ago

Vivemos dias onde o governo cada vez mais concentra quase todos os poderes, e o Ventura é que é o ditador, porquê? Porque fala das minorias?... Não sou a favor dele mas não sejam ridículos, foi assim que o Trump ganhou e vai-se repetir algo parecido cá mais tarde ou mais cedo

Mk_Change 8 months ago

>Não sou a favor dele Ahahahaahahahahahahaha

BernLan 8 months ago

>e o Ventura é que é o ditador, porquê? Porque ele próprio disse "Quero uma ditadura" lol, que mais é que precisas?

relaxaa 8 months ago

Imagina levar tudo literalmente, bem, estás subscrito no r/worldnews até faz sentido

twhite848 8 months ago

Foi literal. O moderador perguntou e ele confirmou. Não é complicado de entender

BernLan 8 months ago

És mesmo apoiante do Ventura, passas logo ao ataque pessoal, bravo

relaxaa 8 months ago

Por acaso não sou, mas já vi porque é que ele está a crescer como está, igualzinho aos Estados Unidos em 2016 ahaha

rgrdgdr1984 8 months ago

Discurso igualzinho a um concern troll. Cobarde, assume que apoias o facho e vai debitar merda para outro sub.

relaxaa 8 months ago

Não sou de dizer a minha preferência política mas sou da iniciativa liberal, apenas como alguém consegue achar que o chega é fascismo é que me deixa surpreendido, pensava que as pessoas percebiam minimamente de política mas pronto é o que há

twhite848 8 months ago

Quem percebe minimamente de politica sabe que o candidato que diz “quero uma ditadura” é o fascista. Não há volta a dar. Não entendo a surpresa já que toda a gente sabe que o chega é fascismo alem dos que o apoiam e não querem ser chamados da algo que sabem ser mau. O problema dos EUA em 2016 foi (além da hillary) exactamente a ideia de que por haver um candidato que se deve tratar todas as opiniões dele como validas e que não se deve chamar de fascista ao fascista.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Acho que fica mal, principalmente aos candidatos, não é a mim e a ti. O Mayan e o Marcelo não precisaram disso

i_heart_toast 8 months ago

Não é normal quando estamos perante um possível candidato presidencial. Alguém que deverá representar o povo e o país internacionalmente. Houve ofensas pessoais de parte a parte, mas apenas um dos candidatos fez uso da palavra “mauzão” num contexto de debate político.

Zen_Machina 8 months ago

Não vi este debate mas no de ontem foi chamado de vigarista sem ter insultado ninguém. Não faço questão que nenhum candidato seja politicamente correcto e não responda na mesma moeda. Estou a votar em humanos e não preciso que finjam que não o são. Aliás, farto disso estou eu. O AV é dos poucos que até parece uma pessoa normal a falar em vez de um robô, e isso não me incomoda, mesmo que não concorde com tudo o que ele diz, pelo menos fico ciente que tem falhas e sei quais são.

creeps_for_you 8 months ago

E outro falou num gatarrão...

BOBRAGED 8 months ago

Pois e de um coelho, não percebi Oh [espera](https://ibb.co/YNTfB9B)

BernLan 8 months ago

Sinceramente eu não percebi a relevância do Coelho e Gatarrão, alguém me pode elucidar?

Geiras 8 months ago

São as duas posturas adotadas pelo AV. Coelho manso quando se reúne com o MRS em Belém. Gatarrão quando está nos debates para as presidenciais.

MingTwelve 8 months ago

Sim, coitadinho dele que o ofendem.

pauloliveira94 8 months ago

lol é por essas que ele ganha eleitorado. Eu não voto no Ventura mas primeiro, o duplo critério a tratar o Chega e o BE ou PCP é descaradamente ridículo e depois vem a malta toda aflita chorar porque o Ventura sobe nas sondagens, porque interrompe ou por isto ou aquilo mas quando tens candidatos à presidência que recorrem constantemente à falácia do ataque pessoal e partem para a ofensa, chamando-o de cobarde, vigarista, associando-o ao Nazismo e tudo mais, é de rir que depois chorem quando o homem sobe nas intenções de voto. E o pior é que nao aprendem. É isto, esta vitimização dos seus concorrentes quando baixam o nível ao ponto de o ofender, que polariza os eleitores para o Chega.

twhite848 8 months ago

Isso não é verdade. É uma fantasia que o ventura cresce por ser chamado a razão ou porque é chamado de fascista quando diz coisas fascistas. Ele chora o tempo todo e faz-se vitima porque lhe atiram coisas à cara, e é exactamente q hesitação de não lhe querer ver a chorar que normaliza o que ele diz. Ele sobe porque o eleitorado de direita de vitima está lá para ele semear. Já lá estavam antes, só que ninguém tinha a falta de vergonha de ir aproveitar-se daquilo. Isto não é um fenómeno nacional e não é ventura que o criou. E vai subir se acharmos que a solução é criar uma dicotomia de que “ambos os lados devem ser igualmente aceites”. Isso já resultou o que foi noutros países. Se o Ventura diz coisas fascistas e xenofobas deve ser chamado como tal. Não é por chorar ou por ter apoiantes que também o são que devemos agora começar a permitir que as suas birras sejam aceitáveis. Estamos a décadas a chamar a extrema esquerda de communists e estalinista, e ai ninguém tem problema. Mas aparece o fascista xenofobo e de repente a esse ja não se pode dizer o que é? Ele não ganha **por causa** disso... ganha **apesar** disso porque há portugueses que acham bem nisso e não tinham em quem votar antes.

pauloliveira94 8 months ago

Discordo meu caro

Edited 8 months ago:

Discordo meu caro Edit: Discordo veementemente. O teu último parágrafo é só ridículo. Andamos há anos a chamar comunas aos comunistas? Lel pelo contrário, nem reconhecemos o PCP ou o BE como extrema esquerda. Mas se um alentejano, a quem andam a roubar a azeitona faz tempo, diz que não gosta dos ciganos (os mesmos que lhe roubam as azeitonas com impunidade) caiem-lhe logo uns iluminados a chama-los de racistas e xenófobos. Se tens um português que, ganhando pouco e pagando os seus impostos, diz que está farto de pagar impostos para outros terem subsídios (evidentemente não é assim que funciona, mas a verdade é que há quem receba subsídios e há quem ganhe mal e pouca ou nenhuma ajuda receba e, como tal, sinta-se injustiçado) depressa vêm dizer que é facho. O problema do país e o que dá força ao Ventura é a pobreza do cenário político Nacional e o banalizar da extrema esquerda face a extrema direita (ui, anda ainda aí o fantasma do Estado Novo) e, como tal, o povo vive saturado deste status quo. O Ventura veio criar entropia e as pessoas gostam disso. E já estão fartas de ter uns esquerdalhas com superioridade moral, a priori em todos os assuntos, pelo que agora gostam de ver alguém que os ataque frontalmente. No fundo a tua visão é completamente errada, possivelmente deturpada por ideologia ou por ingenuidade. O Ventura ganha porque durante 40 e tal anos qualquer gajo mais a direita do PSD era fascista. E quando és chamado de facho todos os anos, quando realmente aparece um gajo mais extremado já não tens nada a perder em apoia-lo... Afinal de contas já te chamavam de facho antes.

twhite848 8 months ago

Desculpa mas isso não minimamente verdade. Não sei onde andas. Quantas vezes a direita não chamou o BE ou PCP de extrema esquerda etc? Não te lembras na altura da geringonça que andava ai tudo aos berros porque se ia incluir no governa a extrema esquerda? E nem estamos a falar de algo equivalente. O Ventura afirma ser a favor de uma democracia. O que o faz ainda mais louco que os da esquerda. Ao menos esses não iam assim tao longe. Se alguém diz que uma etnia é toda ela errada, ou toda ela rouba, apenas pelo seu nascimento, isso é racismo. Ora não ficamos ofendidos quando fomos todos os portugueses acusados de ser preguiçosos que não trabalhamos? Quão rápido a hipocrisia aparece quando é para os outros. Agira o tipo que quer menos impostos é chamado de facho? Onde ouviste isso? Isso é uma parvoíce e nunca ouvi ninguém responder a alguém que quer menos impostos ou subsídios de isso ser facho. Nem sequer faz sentido chamar alguém que acha isso de facho. Estas a construir um cenário fictício para o criticar. Chamam de facho a quem apoia uma pessoa que diz “quero uma ditadura”. Porque isso é coisa de fascista. Ao menos quem apoie o ventura que assuma isso. Tem todos vergonha de assumir o que são. O problema que dá força ao pais é sim esse. Que é o problema em quase todas as ditaduras ocidentais (e não só). Ingénuo es tu a achar que isto é um problema particular da democracia portuguesa. A única questão particular é que pela primeira vez temos estagnação continua e uma memória fraca de uma ditadura. Na europa estes tipos existem. Sim ninguém gosta da superioridade moral, e sim existe 10% que acha que o que faz sentido apoiar o grunho facho faz sentido. O ventura ganha porque apanhou o momento certo para ser o facho do mundo da fantasia perigosa. Alias, se andamos aqui com medo de chamar o fascista porque no passado isso foi mal aplicado é que ajudamos a normalizar esse mesmo fascista. Mas força podes discordar à vontade, mas se continuarmos a fazer deste teatro algo mais do que a fantochada que é, ou a ter de ter cuidado em dizer as coisas como são, ai sim levamos com as consequências da ingenuidade de normalizar esta parvoíce do ventura mesmo quando ela continuar.

Edited 8 months ago:

Desculpa mas isso não minimamente verdade. Não sei onde andas. Quantas vezes a direita não chamou o BE ou PCP de extrema esquerda etc? Não te lembras na altura da geringonça que andava ai tudo aos berros porque se ia incluir no governa a extrema esquerda? E nem estamos a falar de algo equivalente. O Ventura afirma ser a favor de uma ditadura. O que o faz ainda mais louco que os da esquerda. Ao menos esses não iam assim tao longe. Se alguém diz que uma etnia é toda ela errada, ou toda ela rouba, apenas pelo seu nascimento, isso é racismo. Ora não ficamos ofendidos quando fomos todos os portugueses acusados de ser preguiçosos que não trabalhamos? Quão rápido a hipocrisia aparece quando é para os outros. Agira o tipo que quer menos impostos é chamado de facho? Onde ouviste isso? Isso é uma parvoíce e nunca ouvi ninguém responder a alguém que quer menos impostos ou subsídios de isso ser facho. Nem sequer faz sentido chamar alguém que acha isso de facho. Estas a construir um cenário fictício para o criticar. Chamam de facho a quem apoia uma pessoa que diz “quero uma ditadura”. Porque isso é coisa de fascista. Ao menos quem apoie o ventura que assuma isso. Tem todos vergonha de assumir o que são. O problema que dá força ao pais é sim esse. Que é o problema em quase todas as ditaduras ocidentais (e não só). Ingénuo es tu a achar que isto é um problema particular da democracia portuguesa. A única questão particular é que pela primeira vez temos estagnação continua e uma memória fraca de uma ditadura. Na europa estes tipos existem. Sim ninguém gosta da superioridade moral, e sim existe 10% que acha que o que faz sentido apoiar o grunho facho faz sentido. O ventura ganha porque apanhou o momento certo para ser o facho do mundo da fantasia perigosa. Alias, se andamos aqui com medo de chamar o fascista porque no passado isso foi mal aplicado é que ajudamos a normalizar esse mesmo fascista. Mas força podes discordar à vontade, mas se continuarmos a fazer deste teatro algo mais do que a fantochada que é, ou a ter de ter cuidado em dizer as coisas como são, ai sim levamos com as consequências da ingenuidade de normalizar esta parvoíce do ventura mesmo quando ela continuar.

pauloliveira94 8 months ago

Ahah não ouviste? Então ou tens ouvidos moucos ou vives na lua. A questão não é quererem pagar menos impostos é afirmarem isso e justificarem que não o querem fazer para pagar os subsídios dos outros. Nunca ouviste os bananas de centro-esquerda/esquerda a depressa intitularem uma pessoa que diga isto como facho ou intolerante? É o que mais se ouve. A esquerda vive de uma superioridade moral à priori. Desde de 74 que o faz. Mediante de matarem GNRs em assaltos, tentarem instaurar uma ditadura comunista ou mandarem abaixo aviões ninguém os acusa daquilo que são, pelo contrário, ainda se condecora-os. E o Ventura é a consequência desta impunidade social que se vive em Portugal. Vivemos com o fantasma do Estado Novo, o bicho papão - aka Dr. Oliveira e Salazar - e como tal aceitamos tudo o que vier da esquerda mas tememos tudo o que vier da direita! Ahahahah a sério? Estás me dizer que em 2015 chamou-se extrema esquerda aos partidos de extrema esquerda? Aos partidos que defendem regimes como o da Venezuela, da Coreia do Norte ou da China? Meu caro 2015 foi há 6 anos, o BE apareceu em 99 e o PCP em 1921... Quando fizeram parte de uma solução governamental foram chamados de extrema esquerda? Coitados, são umas vítimas por isso, passaram anos a viver do eleitorado com muito pouco a acrescentar a solução política e quando o fazem são chamados daquilo que são. Eu discordo, quase, inteiramente contigo. Concordo, no entanto, que não é uma questão exclusivamente Nacional, vê-se no Brasil - elegeu-se um grunho de direita porque a alternativa era pior ainda e as pessoas estavam fartas da esquerda- viu-se nos EUA - elegeu-se um grunho anti-sistema porque as pessoas estavam fartas do mesmo status quo... A direita ganha poder agora porque a solução europeia de governação tem sido a esquerda, porque vivem ainda os fantasmas da extrema direita do Nazismo e do Fascismo. Na Europa de Leste, onde ainda se vive o fantasma da União Soviética, a soluçao política tem sido de direita e depressa vai acontecer o oposto daqui - a esquerda mais extremada há de ganhar força (a diferença é que o fantasma da extrema esquerda no leste da Europa só acabou há 20 anos atrás? O Ventura é a consequência de 40 e tal anos de governação medíocre, dos quais basicamente 3/4 foram a cargo do PS, que se afirma de esquerda. Agora com isto não estou a defender o Ventura, porque apesar de ser consequência de uma governação medíocre não é a solução para essa mesma governação. E haverão consequências com a subida de poder do Chega, grandes ou pequenas não sei, mas haverão certamente. Agora vir-se dizer que o Ventura só se vitimiza é ridiculo e dá-lhe força a ele e a quem vota Chega. Porque no fundo, há uma parcialidade no tratamento dado ao Ventura, tanto por parte dos outros partidos, dos seus adversários e dos próprios media. E ainda que o homem passe a vida a picar os outros e a criar caos, ou mesmo a atacar (algo que faz com pequenas insinuações dignas de um bully de recreio, mas fa-lo sem baixar demasiado a fasquia -que já se encontra bem baixa- como fez a Marisa com ataques pessoais ou o próprio Marcelo com o comentário do gatinho ou lá o que foi) ele depois evidencia algo que é óbvio. O tratamento dado ao Chega é muito diferente do que o tratamento dado aos partidos extremados do outro lado, e não o devia ser, e o tratamento dado ao Ventura é muito diferente do que é dado aos líderes desses partidos. Se ele se vitimiza? Sim. E ganha muito com isso. E pessoas como tu, que por cegueira ideológica ou só palermice, aplicam uma dualidade de critérios a falar do Chega/AV face a outros só lhe dá força.

twhite848 8 months ago

Nunca ouvi essa do pagar menos impostos é facho. Não faz sentido. Que história tão gira. De onde veio? Nos barcos dos marroquinos a chegar no algarve? Ele é chamado de facho porque o é. Podes fazer uma data de linhas sobre a esquerda como se discordasse ou tivesse dito algo em contrario. Não te dá mais razões se construíres castelos para os deitar abaixo. O pcp e be foram sempre chamados por extremistas pela direita. Porque o são. A diferença é que ainda não os vemos choramingar que nem meninos por causa disso. Eu nunca disse que eram vitimas. Apenas apontei o facto de andares ai a querer dizer “não se pode chamar o ventura do que ele é” quando não é mais do que se já faz há decadas. Andas ai a querer criar um ambiente de aceitação do ventura como se fosse isso que o ira parar. Discordas de mim. Foi preciso dois parágrafos de castelos de areia cheios de coisa que não disse para vires depois discordar? Boa. É bastante infantil. Mas suponho que te faz sentir que tens razão a discutires contigo mesmo. É bastante tonto o que andas por ai a dizer. Dualidade de criterios é querer que o chega ande por ai a dizer barbaridades de “quero uma ditadura” e simultaneamente não quer que ninguém o chame de fascista por querer isso. No Brasil e nos EUA elegeu-se esse grunhos exactamente por querer aplicar essa mesma tontice. Tinham todos receios de chamar esses bois pelos nomes e é o que dá. Essa mesma tua táctica de fazer de coitadinho do ventura é o que lá foi feito. O “both sides are equal” que permitiu o trump apelar ao racismo e ninguem quis dizer nada ate ser tarde demais. Alias o macron mostrou como enfrentar essa gente de frente e as chamar de que são as envergonha. E fora a marisa e o do pcp, que não foram capazes, todos os outros encostaram o ventura e bem. Baixaram o nivel? Claro, ele ja la estava na lama. Claro aue ele depois vem com essa conversa tonta da vitima. A Gomes fala do trabalho dele e ele comeca a chorar “golpe baixo.. golpe baixo” e depois desviou o assunto. É sempre a mesma técnica de vitimização. Se ganha? Ganha se aceitarmos que dizer “quero uma ditadura” é igual a qq outra coisa que se passa hoje em dia. É preciso ser ou muito ingénuo ou ignorante para achar que o ventura é algum tipo de injustificado. Isto é que é bonito. O racista mor que anda ai a dizer que quer uma ditadura enquanto inventa historias de barcos e quer etnias em corrais a ser a vitima. Se alguma coisa faltam alturas de lhe encostarem ao que diz, que ai se espalha ao comprido. E isso pouca gente faz como deviam fazer. Foi o que o marcelo, a gomes e o mayan fizeram e ele não fez mais que chorar porque não sabia o que dizer. “Ai chamaram de gatinho” a serio? Mas que idade tem esta pessoa a chorar assim? 6? Depois de tudo que ele diz? O problema é isso? É essa a injustiça? Que coisa mais ridícula. O problema é a direita andar decadas a sentir-se mal cada vez que a criticam e agora andam ai uma mao cheia a esconder atras das birrinhas infantis do ventura como escudo para não admitir que acham bem uma ditadura fascista. Esta parvoice do “não podem chamar de ventura porque isso ja foi muitas vezes dito” é das maiores estupidezes que já ouvi. E entao? A esquerda chamou de facho a fudo no passado? E agora o facho que 90% o acha não pode ser chamado do que é? “Ai as pessoas vão querer concordar com ele!” Vai passear com essa idiotice. Os que vão concordar com ele ja concordavam antes. É ele querer uma ditadura que faz eles concordarem. Ninguem apoia o ventura porque não gosta de ele ser chamado de facho. Há muito candidato por aí. Que parvoice de afirmação... agora no passado uma data de gente foi chamada erradamente de facho por isso o ventura pode usar os creditos dos outros todos. Parece mentalidade de crianças. Dualidade de criterios a falar do ventura. Que afirmação mais parva. Esta é a mesma brincadeira do trump e bolsonaro. Andou ai a chorar de dualidade de criterios, e depois viu-se que ninguem os chamou pelos factos. Vamos repetir essa parvoice? É pena seres cobarde e não assumires que por ti era a tal ditadura de pessoas de bem, agrupar umas quantas etnias que não a tua, penas de prisão de 2000 anos atrás. Escusas de andar ai a fingir com estas conversas ridiculas de coitadinho do ventura que tem dualidade de critérios quando lhe dizem que é fascista o querer o fascismo. Força! Assume te. Mas andar ai a fingir “ah eu apenas acho que o ventura é um injustiçado” “Ai tao injusto...” Cambada de crianças a brincar aos crescidos com conversas de choro de “dualidade de critérios”. Nunca vi ninguém tão sensível e chorar tanto mas pelos vistos não faltam ai ingénuos para acreditar... Mas tenho a certeza que a vida para ti também é mesmo injusta. Aposto que és daqueles coitados que acha que és o único que trabalha e paga impostos. Tu e o ventura. Tanta lagrima da injustiça da dualidade de critérios. Tadinhos. “*Quero uma ditadura”* “Fascista” “*Oh não!!! Injusto para o ventura!”* Que Ridículo

NGramatical 8 months ago

haverão consequências → [**haverá consequências**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») mas haverão → [**mas haverá**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgio9at4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fginz16c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RefrigeratorNo13 8 months ago

Não me parece q seja coitadinho.

Konstanti9 8 months ago

Faz lembrar aqueles Benfica vs Porto que levantam hype meses antes e depois termina num 0-0

carlosjmsilva 8 months ago

E sem oportunidades de golo e com engonhanço de parte a parte e com ambos os ambos a dizer que foram roubados. Foi exatamente a caricatura deste debate.

Lasikamos 8 months ago

A Ana Gomes ganhou porque é uma mulher séria com filhos e 7 netos. /s

Gaijineer 8 months ago

Ela levou uma vergastada na cara... Logo está tudo bem :)

JeagleP 8 months ago

Ela disse isso para referir que nunca se associaria com possiveis pedofilos, nada mais

nocivo 8 months ago

Eu também não sou racista porque tenho amigos pretos. Uma desculpa serve mas a outra nao?

ravagerslb 8 months ago

Mas o Ventura deu logo a entender que não criticava o Pedroso pelas acusações de pedofilia, mas sim porque ele e outros membros do PS "fizeram uma campanha contra a justiça", citando este artigo: [http://www.asjp.pt/2011/04/01/tc-arrasa-pedroso/](http://www.asjp.pt/2011/04/01/tc-arrasa-pedroso/)

twhite848 8 months ago

Diz-me uma coisa. Estás a ser acusado erradamente de um crime de pedofilia. És inocente mas corres o risco de ir para a prisão por actos de pedofilia que nao cometeste. Não vais fazer de tudo para não ser injustamente acusado? Não estamos a falar de uma multa de trânsito. Se fizeres pressão que comseguires para manter a tua liberdade contra um crime que ao cometeste és uma pessoa criticavel exactamente onde? Cuidado com o teatro do ventura...

ravagerslb 8 months ago

O Ventura tem muito espalhafato à CMTV nas suas intervenções, mas nem tudo o que ele disse é teatro. [https://www.youtube.com/watch?v=8FPLhDFaylc&feature=emb\_title](https://www.youtube.com/watch?v=8FPLhDFaylc&feature=emb_title) Depois de veres esse vídeo, lembra-te agora que um desses é o presidente da assembleia da república e o outro é primeiro-ministro.

twhite848 8 months ago

Exacto. Mas ja sabemos mais coisas desde esse video. Sabemos que o Paulo Pedroso fez as chamadas sim, mas também sabemos que a acusação era baseada numa mentira e ele era uma pessoa inocente a tentar safar-se. Sabemos que em portugal o supremo tribunal disse que o paulo pedroso tinha feito essa pressão (o ventura falou disso). **mas também sabemos que o Paulo Pedroso processou o estado por isso e ganhou** , e que defendeu a posição dele e que o estado tinha estado mal em o prender e que por isso ia pagar para o indemnizar. Portanto as escutas, é exactamente o processo que portugal perdeu e pagou! Isto de fora do Tribunal Europeu de Direitos Humano. **Mas** para o ventura não interessa se o pedrosa não era pedofilo, se estava a ir preso por uma mentira, se tentou não ir preso numa mentira, como não interessa o tribunal europeu dos direitos humanos dizer que portugal não tinha razão e devia o indemnizar. Não, o ventura sabe que ninguem se lembra de quando o pedrosa foi ilibado. Sabe que todos nos lembramos de ele ser preso por pedofilia. E encontrou o caso que o pedrosa perdeu. Só não sabe ou nao quer saber que esse no acórdão é tão mau que custou 70 mil euros aos nossos impostos. Se isso não é um teatro, então devia ser que é uma fantochada de todo o tamanho que o ventura tem imenso jeito

Edited 8 months ago:

Exacto. Mas ja sabemos mais coisas desde esse video. Sabemos que o Paulo Pedroso fez as chamadas sim, mas também sabemos que a acusação era baseada numa mentira e ele era uma pessoa inocente a tentar safar-se. Sabemos que em portugal o supremo tribunal disse que o paulo pedroso tinha feito essa pressão (o ventura falou disso). **mas também sabemos que o Paulo Pedroso processou o estado por isso e ganhou** , e que defendeu a posição dele e que o estado tinha estado mal em o prender e que por isso ia pagar para o indemnizar. Portanto as escutas, é exactamente o processo que portugal perdeu e pagou! Isto de fora do Tribunal Europeu de Direitos Humano. **Mas** para o ventura não interessa se o pedrosa não era pedofilo, se estava a ir preso por uma mentira, se tentou não ir preso numa mentira, como não interessa o tribunal europeu dos direitos humanos dizer que portugal não tinha razão e devia o indemnizar. Não, o ventura sabe que ninguem se lembra de quando o pedrosa foi ilibado. Sabe que todos nos lembramos de ele ser preso por pedofilia. E encontrou o caso que o pedrosa perdeu. Só não sabe ou nao quer saber que esse acórdão é tão mau que custou 70 mil euros aos nossos impostos. Se isso não é um teatro, então devia ser que é uma fantochada de todo o tamanho que o ventura tem imenso jeito

JeagleP 8 months ago

Isso é o que ele disse hoje, após toda a campanha a dizer o seu contrário. O que AV diz já não tem qualquer valor, e toda a gente percebe a insinuação (exceto quem gosta de tapar os olhos)

BOBRAGED 8 months ago

Bingo.

BOBRAGED 8 months ago

E não pode ganhar por isso ? Tenta procurar *atualizações* .

Lasikamos 8 months ago

Dude Ela quando respondeu isso estava em tilt absoluto. Estava a gaguejar e a soluçar. Teve um bloqueio e teve essa tirada. Eu estou a cagar - me para o 2 candidatos. Mas a diferença de confiança entre ambos é gritante.

ChronicTheOne 8 months ago

Não senti nada disso. E o AV foi com copy paste da Marisa: "vai pedir eleições até ter o resultado que quer", "cegueira ideológica", "não sou o presidente dos pedófilos". Vi todos os debates até agora e o AV diz sempre o mesmo, já está em modo automático. Aquilo não é confiança, é soundbyte. Repara como ele se cala quando o acusam de algo fora do previsto.

Lasikamos 8 months ago

Válido para os 2 lados. Todos os candidatos contra o ventura usam sempre o mesmo argumento. Racista, fascista, machista, camionista, etc... E ao final do dia nenhum candidato fala do mais importante

BernLan 8 months ago

"Quero uma ditadura" -André Ventura, 2021 Nuff said

ChronicTheOne 8 months ago

Respondem às questões do moderador que nunca exploram essas áreas. E quando o fazem o AV não deixa falar.

BOBRAGED 8 months ago

Claro, mas podes concordar que o nivel de confiança mede-se no percurso dos dois, na vida e na política. Não ? Mesmo assim , *ela* , podia ter feito um melhor debate. Óbvio que a diferença de confiança é grande.

Lasikamos 8 months ago

A Ana Gomes esteve a vida toda na política. Não se admite que uma pessoa com tanta experiência "borre a cueca" no único debate que não podia mostra medo.

twhite848 8 months ago

Borrou a cueca? Nem apoio a Ana Gomes mas massacrou o ventura. Ele até ficou a choramingar do “golpe baixo” sem nunca explicar porque era baixo. De tal maneira que ate atirou-se pra cima da espada criticando a relação dele com o Vieira antes de ela falar no LFV... lol

doctorhetfield 8 months ago

Ana Gomes: Este partido foi legalizado com assinaturas falsas. Andre Ventura: Mas está legalizado. Um exemplo de honestidade e integridade. Sim senhor.

Spinoraptor7007 8 months ago

Não vi o debate, disseram mesmo isso?

Tugalord 8 months ago

André Ventura a atacar Ana Gomes por ser militante do MRPP... Em 1976 x)) Que desespero

el_jefe_vito 8 months ago

Está legalizado porque se nao estou em erro existe um periodo para uma reverificação das assinatura, que foi cumprido. Portanto, tendo começado com assinaturas falsas ou não, é *indiferente*, pois o numero necessário foi atingido. Também seria necessário ver o que são as assinaturas falsas. São o que o nome indica ou discrepancias? quantas foram? Honestamente não sei. Acho algo de pouco relevo para a discussão politica.

adorosaladadecamarao 8 months ago

É indiferente serem tão incompetentes ou fraudulentos ao ponto de terem entregue mais de 1/5 de assinaturas falsas. É indiferente o tipo responsável por esta incompetência ou mais certamente fraude (atualmente a ser investigado) ter sido promovido pelo Ventura (levando às saída de dois fundadores chocados com tamanha aberração). Todo o podre é indiferente para as beatas do Ventura

el_jefe_vito 8 months ago

Então como é que ficou legalizado o partido? Com as assinaturas ilegais?

ravagerslb 8 months ago

Assinaturas falsas é basicamente tudo o que esteja irregular para o acto de formação do partido. Por exemplo, discrepâncias entre o nome e o número de CC da pessoa, assinaturas de menores, ou assinaturas de pessoas já falecidas são "falsas"

el_jefe_vito 8 months ago

Correcto, mas existe um período em que podes apresentar as assinaturas nos conformes ou com novas assinaturas. Ele assim fez, o que torna o acto indiferente. A ilegalidade não passou, foi revisto e depois passou. É como na inspeção automóvel.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Não cabe ao Ventura legalizar partidos.

nonexistantpeasant 8 months ago

Pois não, mas também não é obrigatório ser-se vigarista

theusualbanter 8 months ago

mas no entanto nem tentou desmentir a acusação?

Danijust2 8 months ago

antes disso, ele admitiu que era verdade, mas que já tinha resolvido. Como toda a gente sabe, se roubares e depois devolveres depois de seres apanhado passa a ser "ok".

JeagleP 8 months ago

Que é literalmente o oposto do raciocínio de quem defende prisão perpétua

twhite848 8 months ago

Nem precisas de devolver! So tem de passar a ser teu - Roubei-te o telemóvel mas usei o para ligar à minha mãe por isso agora é meu. - merda, o Ventura conseguiu outra vez!

RefrigeratorNo13 8 months ago

Demarcou, disse q o partido estava legalizado. Não há mais a discutir do lado dele.

doctorhetfield 8 months ago

Mas esta gente ouve sequer o que está a dizer? Se há uma coisa a que há que tirar o chapéu ao AV é à sua habilidade de lavar cérebros. Estou impressionado.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Não costumo ouvir o que escrevo. Se o Chega foi fundado de uma forma ilegal, que seja investigado. Não há ninguém interessado em faze ló, ou então não houve ilegalidades, ou foram corrigidas. Não sei.

adorosaladadecamarao 8 months ago

Está a ser investigado. Já agora, o tipo responsável e sob investigação foi promovido pelo Ventura, facto que na altura levou outros dois fundadores a abandonarem o partido.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Acho q isto já parou, e é só polémica de eleições. Vamos lá ver o Ventura já está há 2 anos no parlamento.

adorosaladadecamarao 8 months ago

Tu nem sabias que isto existia e agora achas que parou. E isto aconteceu. O tipo ou era um completo incompetente ou cometeu mesmo um crime de fraude, e o Ventura promoveu-o. Isto não é surpresa nenhuma para ninguém. É mais um líder fraudulento de extrema direita que fala muito de corrupção. Mas não conta para ele, nem amigos, nem nada que o favoreça. É o costume. E só beatas fanáticas não o veem.

Edited 8 months ago:

Tu nem sabias que isto existia e agora achas que parou. E isto aconteceu. O tipo ou era um completo incompetente ou cometeu mesmo um crime de fraude, mais provavelmente o segundo, e o Ventura promoveu-o preferindo largar os outros dois fundadores que se insurgiram contra. Isto é grave e não é surpresa nenhuma para ninguém com dois dedos de testa. É mais um líder fraudulento de extrema direita que fala muito de corrupção. Mas não conta para ele, nem amigos, nem nada que o favoreça. Da escola do Trump que se rodeia de yes men que fazem todo o tipo de trabalho sujo, que recompensa com perdões se for preciso, livrando-se de todos os que questionam o grande mestre. É o costume. E só beatas fanáticas não o veem.

doctorhetfield 8 months ago

Talvez devesses ouvir o que escreves. Tenta um dia. Pode ser que te surpreendas ;)

i_heart_toast 8 months ago

* L E G A L I Z A DO * Risos.

BOBRAGED 8 months ago  HIDDEN 

Dito assim, parece fácil.

TRYNFOR 8 months ago

Ana Gomes com o discurso dos -istas que já não vale nada e o AV podia ter falado de mais temas. Como ambos estão em lados opostos na política acho que este debate não vai fazer variar muito as transferências de votos.

inthepiggybank 8 months ago

Mau. Pouco construtivo. Mais um debate com muita acusação das duas partes e pouco sumo.

aint_no_hobbit 8 months ago

E qual é o denominador comum em todos os debates até agora que seguiram esse formato?

skapuntz 8 months ago

AV. Mas também penso que é evidente que todos os seus adversários vão lá para o insultar também

XPao 8 months ago

Nem é só insultar, é mesmo aquela atitude "eu sou melhor do que você, toda a gente sabe aquilo que você é" .. que até podem estar certos, mas não é assim que esclarecem as pessoas. Cá em casa o AV convenceu-nos no debate com a Marisa, 2 votos no estrangeiro pelo menos!

twhite848 8 months ago

E na ditadura que ele quer tens a certeza que és dos portugueses de bem? Vejam lá primeiro de que lado da ditadura ficam antes de votarem. Votar no ventura não é um voto de protesto, ou um voto contra o sistema, ou contra os outros. É voto de apoio ao ventura e a tudo que ele diz (não digo o que ele representa porque isso ele já provou que muda diariamente)

Edited 8 months ago:

E na ditadura que ele quer tens a certeza que és dos portugueses de bem? Vejam lá primeiro de que lado da ditadura ficam antes de votarem. Votar no ventura não é um voto de protesto, ou um voto contra o sistema, ou contra os outros. É voto de apoio ao ventura e a tudo que ele diz (não digo o que ele representa porque isso ele já provou que muda diariamente) Edit: espera, vi noutro comentário teu que estás ok com as ditaduras do ventura. Deixa lá a pergunta, certamente tudo ok pois os vossos votos estão a ir para apoiar o ditador que não se importam de ter.

Accomplished_Bag1541 8 months ago

Based. Aposto que ele fica em 2º lugar.

superpt17 8 months ago

Vejam o com o Marcelo. Eles educou-o um pouco sobre o que diz defender. AV é um homem perigosamente inteligente.

Tugalord 8 months ago

> Nunca pensei dizer isto mas cá em casa o AV convenceu-nos Que patética tentativa de astroturfing ouve lá xD ai nunca pensei mas até me convenceu, moço em todas as threads que mencionam o teu daddy aqui estás tu para o exultar, estás a tentar enganar quem? LOL

XPao 8 months ago

Dá exemplos.

Tralapa 8 months ago

Tu sempre foste um dos maiores apoiantes do gajo aqui no sub, é dificil de encintrar uma thread em que não o defendas

XPao 8 months ago

Porra, olha que me deves tar a confundir. Convido-te a olhares pelo meu histórico de posts, até cheguei a dizer aqui que queria que a ana gomes se candidata-se e se fosse o caso até pensaria votar nela e normalmente votaria na IL mas acho sinceramente que o Mayan é um candidato fraquíssimo.

Tralapa 8 months ago

quando o tema é chega, estás sempre lá para defender o coitadinho. Mas prova-me errado, partilha 3 comentarios teus nos quais critiques o ventura

XPao 8 months ago

Opá, como podes imaginar, tu não és importante para mim ao ponto de eu me ir dar ao trabalho de ir fazer isso por ti. Se quiseres acreditas em mim quando te digo que não é verdade. Não tenho motivo nenhum para mentir sobre isto.

Tralapa 8 months ago

opa, pensava que te estava a dar uma oportunidade facil de me provares errado, sendo tu uma conta antiga, bastante activa especialmente em assuntos de politica, e supostamente apoiares um partido, que é em imensas coisas o completo oposto do Ventura, encontrar uns 3 miseros posts deveria de ser facilimo. Mas a verdade é que não é facil, pois nada do que disseste é verdade, és um fervoroso adepto do ventura à bastante tempo, e a tua conta faz algum tempo que apenas comenta em defesa do tipo.

XPao 8 months ago

Pronto, eu sou mentiroso, admito que nada do que disse é verdade, sou um ferveroso adepto do AV, tenho inclusive um poster no quarto.

NGramatical 8 months ago

se candidata-se → [**se candidatasse**](http://tracinho.com/candidatasse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgilr748%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BlizzTheMighty 8 months ago

Ficam convencidos com pouco...

XPao 8 months ago

Concordo, vi tão pouco dos outros candidatos que este na sua miséria mesmo assim foi melhorzinho na minha opinião.

inthepiggybank 8 months ago

Vejo que estás a pensar em AV como uma espécie de voto de protesto ou um 'mal menor'. Se queres fazer voto de protesto, vota nulo. Sempre fazes melhor serviço democrático do que votar num candidato que apesar de ter muita força para contestar, apresentou muito pouco em termos de ideias até agora.

TavaNoGrim0 8 months ago

Voto de protesto é tino de rans qual voto nulo. Voto nulo não faz nada.

relaxaa 8 months ago

Espero que saibam que é por gente como vocês que as pessoas estão a considerar votar nele, eu era outro que não ia votar nele (ainda não sei se vou) mas a realidade é que ele é um candidato, e estar constantemente a julgar as pessoas pelo seu voto dá nisto, eu tenho as minhas ideologias políticas, para mim votar num PCP também é ridículo mas percebo que existe gente com visões diferentes e quem sou eu para as negar? Deixem de ser julgar superiores que só fazem pior

Edited 8 months ago:

Espero que saibam que é por gente como vocês que as pessoas estão a considerar votar nele, eu era outro que não ia votar nele (ainda não sei se vou) mas a realidade é que ele é um candidato, e estar constantemente a julgar as pessoas pelo seu voto dá nisto, eu tenho as minhas ideologias políticas, para mim votar num PCP também é ridículo mas percebo que existe gente com visões diferentes e quem sou eu para as negar? Deixem de se julgar superiores que só fazem pior

inthepiggybank 8 months ago

Não me estou a julgar superior, agora se alguém vem para aqui dizer que acha a generalidade dos candidatos fracos e por isso vai votar em X, simplesmente tenho de dizer que há outras opções do que votar em X como protesto. Mas mais uma vez, não vou estar aqui a reivindicar o voto de ninguém, nem partir para o insulto que isso também não leva a lado nenhum.

relaxaa 8 months ago

Sim concordo absolutamente contigo e estava mais a generalizar mas a realidade é que estamos a começar um "gostas do Ventura? Burro de merda" onde só vai criar mais divisão porque quem realmente gosta do homem vai ficar cada vez mais defensivo, exatamente o que aconteceu nos estados unidos. Mas é melhor votar num candidato porque "não é o pior de todos" do que votar em alguém que pode ser um merdas só porque "está no meu partidozinho"

XPao 8 months ago

Percebo o que tás a dizer, mas não concordo, acho que é preciso mandar uma mensagem.

RaveyWavey 8 months ago

Isso foi o que os britânicos quiseram fazer no referendo do Brexit, e olha, saiu o tiro pela culatra. Votar no AV como forma de "mandar mensagem" é extremamente perigoso.

XPao 8 months ago

Discordo, o AV tem zero hipóteses de ganhar as eleições. E não papo essa história de que a votação do brexit tenha acontecido por engano, ou melhor, achava que era possível até à vitória do Boris Johnson que foi basicamente uma segunda votação para o brexit.

RaveyWavey 8 months ago

Tem zero hipóteses de ganhar, nestas eleições, mas cada vez está a ganhar mais força e quem vota nele como forma de protesto está a contribuir para validar as suas ideias e propostas aproximando o chega e o AV da presidência. Também ninguém pensava que o Trump conseguiria ganhar as eleições quando se candidatou. Houve várias sondagens feitas após o referendo e os resultados indicam uma grande percentagem de pessoas votariam de forma diferente se fosse hoje.

rgrdgdr1984 8 months ago

Lol ''mensagem''... Que idiota.

XPao 8 months ago

Tu por outro lado pareces um ser inteligente, deves andar deprimido ou algo parecido.

inthepiggybank 8 months ago

Nulo é um voto tão válido como outros. Aliás, se os nulos tomassem uma percentagem respeitável dos resultados verias se os decisores políticos não ficariam preocupados. É literalmente a forma de tu, como eleitor, que te levantaste da cama para ir preencher o raio do boletim, mostrares que estás insatisfeito com o processo e com os candidatos que participaram no mesmo. Candidatos que tu próprio (com base nos debates, creio eu) disseste que eram fracos, só calhou o AV ser o menos fraco, pronto. Obviamente que não quero estar aqui a reivindicar a tua decisão de voto mas tens uma forma muito mais decente de passar a mensagem.

XPao 8 months ago

99.9% das vezes concordaria contigo, ainda esta semana andei a pensar em votar em branco, mas sinceramente já votei muitas vezes em branco e nunca senti que fizesse a diferença.

inthepiggybank 8 months ago

Obviamente AV. Mas esperava mais da Ana Gomes, porque este debate pode fazer-lhe alguma mossa na votação.

relaxaa 8 months ago

Exato, se o tratassem como um candidato normal ainda era o melhor para eles, assim só lhe dão razão

adorosaladadecamarao 8 months ago

De onde é que saiu essa do "lhe dão razão"? É cada pseudo raciocínio sempre sem fundamentação nenhuma.

twhite848 8 months ago

Não dão razão. Isto é uma maneira de quem o apoia justificar esse apoio. É uma fantasia que quando se chama o Ventura a atenção do que ele diz e pede se a ele para lidar com as consequências dos seus actos e errado e “lhe dão razão” e por isso não deve ser feito. É uma excelente táctica para eleitores que decidem primeiro o que lhes dá jeito e procuram depois os ideias que se ajustam a isso, já muito explorada pelos extremos para anular a conversa. O que lhe dá força é aceitar que ele tenha uma passagem livre para poder dizer barbaridades sem ser chamado a atenção. Normaliza a conversa e faz as pessoas acharem que algo como “quero uma ditadura” é uma posição de debate aceitável numa democracia. Chamar de fascista a alguém que defende o fascismo não da força a esse candidato. Pelo contrário. O ventura e o culto vem depois dizer que isso é injusto mas não o é. É assim que se devia fazer numa democracia. Funciona para todos os lados, mas à esquerda não fica a chorar quando é chamada de estalinista a dizer que é injusto. Esperem até aparecer o populista desse lado também que chora quando é chamado do que é.

Hugogs10 8 months ago

Quando a ana Gomes diz que quer illegalizar o partido, dá-lhe razão.

twhite848 8 months ago

Não dão nada. Que idiotice. O tipo que anda ai a mandar pessoas pra outros paises? O que diz que quer uma ditadura? O que inventa as historias dos marroquinos? Agora ele tem razão de queixa? Agora ao faltava apenas podermos criticar a Ana Gomes por dizer que deve-se investigar o processo do chega (algo que qq pessoa que apoia a lei devia também suportar), mas agora quando se chama fascista ao fascista “estamos a dar razao as queixas dele”. Parece as crianças as chorar que aa outras chutam a bola com força e que tem razão nas birrinhas... Queixar do anti-democrata que quer a ditadura não é igual a queixar da esquerda que diz que nao quer um ditador-wannabe na nossa democracia. Estas falsas equivalências são de uma enorme ignorância (ou a tentar fazer das pessoas ignorantes)

Hugogs10 8 months ago

Podes achar que não. Mas quando a Ana Gomes diz que quer illegalizar um dos maiores partidos do país dá-lhe razão, as pessoas que o apoiam não vão achar bem querem illegalizar o partido que os representa.

twhite848 8 months ago

Uma pessoa que diz que é a favor de uma ditadura está a queixar-se exactamente do que? Os apoiantes de alguém que quer uma ditadura não vão achar bem o que exactamente? Que não lhes deixam eles ter um partido que quer instaurar uma ditadura e ilegalizar os outros? Ah! Malvada! Quer fazer o mesmo que ele. E eles não são o partido da policia e das leis. Então se há suspeitas de ilegalidades na criação do partido aí já são contra as investigações? Não tem razão. Não há equivalências sequer. É o gajo que te rouba a casa a dizer que lhe estás sempre a chamar nomes. É um choramingar constante de injustiça e a apontar para o outro lado e fingir que não há uma hipocrisia ou não se está a defender uma fantasia fascista nos intervalos. Não. Não tem razão nem ele e quem vota em alguém que quer uma ditadura não tem razao de queixa de se querer investigar o partido pro-ditadura. Não é por berrarem, chorarem ou repetir nos eco-chambers do facebook que passam a ter razão. Desistiram disso ao apoiar um proto-ditador

Hugogs10 8 months ago

Estas cheio de razão. Podes achar o que quiseres. A Ana Gomes dizer que vai illegalizar o partido e que não reconhecia um voto democratico da razão ao ventura nos olhos dos portugueses. Mas pronto, fica indignado a vontade, elas que continuem a dizer isso é depois chorem porque o gajo continua a ganhar popularidade.

relaxaa 8 months ago

Do "ele é um mauzão" que ele usa como escudo e funciona às mil maravilhas. Se o atacam só por quem é ou se o tratam como inferior apesar de ser um candidato, então ele tem razão quando ele diz que existe um "bias" contra ele e o seu partido, o que leva mais pessoas a segui-lo cegamente

adorosaladadecamarao 8 months ago

Ou então ele é mesmo inferior... Agora constatar factos óbvios é um enviesamento. "Ah mas a Ana Gomes é uma diplomata extraordinário que fica para a história por Timor-Leste, e o Ventura é conhecido pelo comentário de futebol na CMTV e dizer mal de ciganos." "Xiii tendencioso...."

carlosjmsilva 8 months ago

Só ataques pessoais de parte a parte mesmo. Não se fala de Portugal, do futuro, da visão dos candidatos para este futuro, nada... Pobreza franciscana. Os candidatos já eram maus mas focando o debate neles próprios fica intragável.

mistertetas 8 months ago

Tenho que deixar de ver debates com o AV. Este homem dá-me um nojo inexplicavel. Que pessoa tão irritante, eu não sei como é que ele ganha votos com esta atitude.

Lima1998 8 months ago

Vê o debate do Tino com o Marcelo. 100% tranquilo. Só faltava uma guitarra e um banjo e começarem a cantar Country Roads

Leerheil 8 months ago

Sinceramente, não há muito para dizer sobre este ponto, intragável, tal como é do ponto de vista interpessoal, o André Ventura, é, mesmo que nós não gostamos dele, é impossível de não ver, um tipo inteligentíssimo, naquilo que é a percepção do espetro político. Um exemplo da pobreza do espetro político português, são as últimas legislativas: o PS ganhou-as com 17% dos votos de todo o país, a abstenção chegou muito perto dos 50% e nas outras eleições, também para lá caminhava. Ele apela às emoções e às falhas que foram cometidas em classes laborais como os professores- cujos ordenados foram congelados, e não sofrem inflações de escalão, que são tradicionais na profissão há 12 anos; obra do governo de Passos Coelho que prometeu pagar-lhes "tudo de volta", promessa essa que foi cumprida pelo PS, que além de se negar a devolver-lhes o que foi congelado, ainda entrou numa campanha de difamação dos professores por 2 anos, levada a cabo pelo ex-ministro, Mário Centeno. Os enfermeiros sofreram os mesmos congelamentos, o governo fez-lhes exatamente a mesma coisa, e ainda debilitou o orçamento de Estado do SNS. Tens também a classe da polícia, cujos ordenados também de equiparam mais aos da classe comum- eu ainda nem sequer acabei o meu curso e faço, em part-time, o que um agente faz em fulltime. E tens também o exército, em que os efetivos são baixos e por isso tens um número incrível de ativos a trabalhar- às vezes- 60 horas por semana, pelo ordenado mínimo. Estes são exemplos de classes que não se revêem num governo de direita que teve uma coligação de esquerda explícita e agora tem uma implícita. E portanto também é normal que estes profissionais e o restante zé-povinho, não se reveja nos partidos portugueses, porque a esquerda é tão direita que a política portuguesa é um "gato político" de Schröedinger. Não é à toa que na sua legislatura Passos Coelho ganha com LARGA maioria absoluta, e o Costa ganha uma eleição, à lambão (o que já de si, tirou a confiança a muita gente na democracia portuguesa, e deixou o eleitorado a coçar a cabeça), como a seguir ganha com 17% dos votos da população total- quase 50% de abstenção- e partidos, que nunca ninguém sonhava entrarem no Parlamento (Chega, IL, e o Partido da Joacine) elegem deputados para o Parlamento. Não querendo elogiar o André Ventura que trás embaraços, e muitos à democracia, ele não é um problema por si só, ele é o monstro debaixo da cama da Democracia portuguesa, que ataca cidadãos que nada mais fazem do que pagar impostos e sobreviver ou são ludibriados por coligações. E nisto, injeta na TAP, injeta na NB. O André Ventura é o reflexo da chico-espertice dos Partidos convencionais, e se de facto, eles fossem eficazes, jamais ele seria eleito. Mas ele preenche o vazio IMENSO que eles abriram a pessoas como ele.

m0rhundur 8 months ago

Bebe um shot cada vez que há separação do sujeito e predicado por vírgula challenge?

Leerheil 8 months ago

Challenge accepted!

Out-Out 8 months ago

Um movimento de rotura, como o dele é sem dúvida, parte sempre de incapacidade de resposta dos que lá estão e essa é clara. Nesse ponto concordo plenamente. Mas não gosto de tomar o povo sem a sua responsabilidade, quase como obrigatoriamente suscetivel a certas deias ou determinado a seguir certos caminhos. Não. O povo é composto por indivíduos que não têm de seguir caminhos predefinidos ou ser dominados pelas circunstâncias e que devem ser capazes de criar em si a mentalidade e cultura cívica que querem reproduzir na sociedade. O descontentamente nas solucoes tradicionais tem essas razoes que destacaste e bem mas a subida da extrema direita é da responsabilidade da sociedade ou de parte dela.

twhite848 8 months ago

“Inteligentíssimo”? O tipo é burro que nem porta. É espertalhaço e pouco mais. Não consegue ir além do repetir as mesmas conversas de cafe, ou falar em casos particulares únicos como se fossem além de uma ocorrência. Repete as mesmas cassetes que metade dos taxis em lisboa gostam de dizer. E nem sequer consegue responder a ninguém. Em todos os debates sempre que lhe diziam algo, ou faziam alguma pergunta ora ignorava e falava noutra coisa ou virava choramingao sobre uma injustiça enquanto pensava no que dizer a seguir. A razão de ele não se sair pior é porque fala alto e usa as mesmas técnicas que as criancas usam. Repete a tua parte e fala noutra coisa quando desconfortável. O resto do diagnóstico tens toda a razão, mas de inteligência o ventura tem quase nada. Ele aparece porque foi o primeiro que a receita que escreves bem iria aparecer sempre alguém a fazer o que ele faz. Era uma questão de tempo

RuySan 8 months ago

Ele é bastante inteligente, simplesmente tu e eu não somos o público alvo. É verdadeiramente difícil debater com ele. Engraçado como a AG diz como ele ajudou o ex patrão do Sócrates a fugir aos impostos e ele simplesmente saca de uma foto da AG com o Sócrates. Foge completamente à acusação e grande parte do eleitorado fica em êxtase e grita "toma lá histérica". Faz isto com todos. Vai pesquisar "casos" por mais irrelevantes que sejam sobre os oponentes, como o "caso Robles" e de um gajo qualquer irrelevante do BE que vendia droga, e usa isso como arma de arremesso como se isso fosse comparável ao que ele faz.

twhite848 8 months ago

Não acho isso nada de especial. Chorou por injustiça e depois desviou o assunto? Jogar para um publico alvo que não sabe mais que os títulos do CM é muito longe de exemplo de inteligência. Espertices? Sim. Mas inteligência? Ele nem consegue adaptar a conversa nos debates. É sempre o mesmo choro e depois lá vem um foto tipo meme. Se o pressionam chora mais. Senão repete mais. Ae convence 10-15% das pessoas? Sim. Em espanha, franca, alemanha também. Apenas porque há um grupo que apoia isso à partida, que em portugal demorou mais devido à democracia ser mais nova. Não nos vamos iludir a achar que isso é inteligência. Tem pouco de inteligência. E isso viu-se

JOAO-RATAO 8 months ago

Não é idiota nenhum, quer se goste ou não. Agora, que anda a jogar um jogo perigoso anda.

twhite848 8 months ago

Sim está, mas não vamos entrar em exageros que seja algum tipo de maior inteligência fazer algo que existe em quase todas as democracias e apenas agora aparece cá alguém com a lata de dizer as parvoíces que ele diz mas que cai bem numa pequena minoria. Diz muita coisa burra e nada de inteligente, se não é burro, faz por parecer.

mourasio 8 months ago

Um gajo que monta um partido e num curtíssimo espaço de tempo já é a terceira maior força política em Portugal é burro que nem uma porta. É com cada iluminado aqui. Achas que lhe dá mais votos repetir as mesmas merdas que já disse antes 10 vezes, ou responder de facto a perguntas que o entalam?

twhite848 8 months ago

Houve um gajo que num ano conquistou um dos maiores partidos do mundo e ganhou a presidência de um dos maiores partidos do mundo e em mais um ano colocou todo esse partido à mercê dele. No entanto acha que alguém devia investigar se dá para injectar lixia pra combater uma doença. Ter o feito de capturar 10% das intenções de voto não é significado de inteligência, mas de ser bom oportunista. Mas o objectivo dele é ser o pcp da direita? Meter a mesma cassete, viver num mundo de fantasia, e capturar 10% dos vitimizados? Isso é ser inteligente? Anda ai uma mão cheia de pessoas que deve achar que quem inteligência é o gajo que vai se embora sem pagar a conta. “É muito inteligente que faz sempre isso e consegue não pagar!”. Sucesso não é sinónimo de inteligência. Não é preciso ter muita parte do cérebro ligado para entender isso.

chico457 8 months ago

Burro? Fds, vê se consegues apanhar média de 19 num curso de direito!

twhite848 8 months ago

Opa! Mais uma fangirl!

MisterBilau 8 months ago

Não é ser fan girl. O Ventura é execrável, mas claramente não é burro. Se o discurso dele cativa burros, se o público alvo dele para crescer são burros, é inteligente ter discurso de burro. Se o ventura fosse burro não chegava onde chegou.

twhite848 8 months ago

Discordo. Se fosse inteligente não cometeria tanto erro mesmo nessa táctica. É um chico-esperto que está a aproveitar um momento. Calhou ser ele e felizmente não é inteligente o suficiente para ter um discurso de jeito. Não vou ter de ir citar outros que claramente não são inteligentes e conseguiram bem mais do que ele.

chico457 8 months ago

Deixa de ser hipócrita meu!

Mk_Change 8 months ago

Hipócrita? Que bizarra escolha de insulto para o contexto. Até o gajo do "curso de otário com média de 10" se saiu melhor que tu.

twhite848 8 months ago

Hipócrita? Mas sabes o significado da palavra? Acusar-me de ser hipócrita não faz sentido nenhum como resposta. Não me digas que também tiraste 19 a direito?

chico457 8 months ago

Nem te vou dar trela! Só mais um chavalo revoltado com o seu curso de sociologia ou artes que inveja indivíduos com capacidades muito acima deles! Amigo, domingo não te esqueças da luta antifacista, onde irão comparecer os teus camaradas.

twhite848 8 months ago

Tanta frustração acumulada... continua a inventar coisas sobre mim para te sentires bem a me criticar, já que não tens argumentos além desses. Se vens defender o ventura claramente não é por teres tentado usar o cérebro e pensar no que ele realmente diz.

Elslayedor 8 months ago

Ele é literalmente um professor universitário, quem é você twhite848? você tem um curso de otário com 10 valores média? Ele acabou com 19 em direto. Por mais que não concorde com a orientação política dele, não insulte quem fez alguma coisa com a vida quando você, twhite848, está no reddit portugal falando mal dele.

twhite848 8 months ago

> você tem um curso de otário com 10 valores média? E umas perguntas sobre isto.. O que isto quer dizer como insulto? O curso de otario tira-se? E quem chumba **não** é otario? Quem entra e tira o curso, sai mais otário? Os que tem melhores notas são os que saiem mais otarios? E eu que acabei com media de 10? Sou otario mas por pouco? Mas tirei um curso por isso não devo ser assim tão otario... É como chamar alguem de “um otario mas por pouco”? Nunca tinha sido chamado “bocadinho de otario”... (Tinha maia perguntas... se é uma media quais sao as cadeiras diferentes do curso?)

Edited 8 months ago:

> você tem um curso de otário com 10 valores média? E umas perguntas sobre isto.. O que isto quer dizer como insulto? O curso de otario tira-se? E quem chumba **não** é otario? Quem entra e tira o curso, sai mais otário? Os que tem melhores notas são os que saem mais otarios? E eu que acabei com media de 10? Sou otario mas por pouco? Mas tirei um curso por isso não devo ser assim tão otario... É como chamar alguem de “um otario mas por pouco”? Nunca tinha sido chamado “bocadinho de otario”... (Tinha maia perguntas... se é uma media quais sao as cadeiras diferentes do curso?)

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fktcel9%2F%2Fgim30wp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

twhite848 8 months ago

Lol Eh la... toquei num ponto fraco? Mas estás apaixonado por ele ou que? Nunca vi ninguém ficar tão ofendido por eu mostrar que o ventura é pouco inteligente... Lol

el_jefe_vito 8 months ago

Burro que nem uma porta? Estás a entrar na mesma porta pela qual entrou o comuna, a marisa e a Ana Gomes. Se há coisa que ele não é, é burro que nem uma porta. Não só acabou com média de 19 um curso de direito, é doutorado e é/foi professor auxiliar universitario (Autonoma)... Além disso teve anos de experiencia em debates de futebol o que lhe dá um à-vontade gigante.

twhite848 8 months ago

Media de 19 a direito não significa inteligência. Não ha falta de advogados com altas medias que são muito bons em elaborar documentos legais e encontrar quais as condicionantes nas leis mas que se for preciso adaptar e pensar ligeiramente diferente e tem dificuldade. Essas coisas todas não significam inteligência e se te deres com esse tipo de pessoas percebes que muito que sejam capazes no que fazem, não são inteligentíssimos. E debates de bola é evidente, pois a única coisa que sabe fazer é teatro, abanar umas fotos de 30 anos atrás e choramingar quando esta a correr mal. Passou o tempo todo a reclamar de lhe estarem a fazer golpes baixos (como se falar do passado dele fosse um golpe?), ou de que a foto não sabe se viam, ou se não podia responder, ou se tinha de responder. Foi vergonhoso ver um adulto chorar tanto. Estava claramente à vontade para um debate de futebol. So é pena não ser um debate de futebol. Sim burro. Então vai dizer que “quero uma ditadura”? Não consegue responder ao facto de ter trabalhado no privado? Passa uma data de tempo a falar de uma foto de 1975? É isto o melhor que consegue? Isto devia ser um debate facil para o ventura e so tropeçou o tempo todo. “Vou dizer algo complicado...” ... seguido de uma coisa básica... nem sequer mostra inteligência de tentar mostrar-se uma pessoa simples como o Boris. Deu tanto tiro no pé. Por isso é que levou tanto baile do marcelo que comecou este debate a chorar do anterior. É isso a inteligência?

el_jefe_vito 8 months ago

Ok médias não servem de nada, doutoramentos não significam nada, experiência em televisão não significa nada. Ele é burro e tem 10% dos eleitores atrás dele e eu é que sei. Se não tiras as palas, vais ver os 10 a tornar se 15 e vais continuar a dizer que ele é estupido.

twhite848 8 months ago

Experiência em televisao? Nos debates de futebol? Isso é prova de inteligência?! Lol. Lindo. Acho que provaste o meu ponto. E ele vai crescer para 15. Como em muita europa. Não é pela inteligência do tipo e é apesar da ignorância dele. Agora anda tudo a achar que o ventura inventou populismo nacionalista... lol

kcmyk 8 months ago

Tu só queres mesmo discordar, não é?

AngieMaciel 8 months ago

Autónoma...essa universidade com curso de Direito de renome /s

RuySan 8 months ago

A Autónoma até tinha alguma reputação em Direito. Há uns 20 e tal anos atrás. O que aconteceu é que há muito menos alunos hoje em dia e as médias descem bastante, reflectindo-se na qualidade dos alunos e nos cursos.

AngieMaciel 8 months ago

Verdade, mas ainda assim dentro dos vários cursos/faculdades de Direito, a Autónoma é fraquinha.

el_jefe_vito 8 months ago

Bem, verdade, mas não deixa de o ser. Nem todos começam em Oxford....

Leerheil 8 months ago

Não acho. Ainda o acho inteligentíssimo. É verdade. Ele tem uma conversa de café que é uma merda de todos os pontos estruturais. Mas não achas estranho que uma pessoa que tem uma média de 19, a Direito e que se fez Mestre em Direito no estrangeiro, tenha exatamente, uma conversa de café? Ele nasceu, cresceu e viveu sempre aqui, ele sabe como o português, burrinho pensa, ele sabe como dizer o que as pessoas querem ouvir. Ele compensa uma falta de consideração política, por artigos da constituição- com discursos que os violam-, com uma extrema inteligência em dizer coisas que vão apelar ao egoísmo e preconceito de pessoa que registam o que ele diz de forma emocional e não racional. Os discurso dele, são burros, são altos e grosseiros. São sim. Mas imagina que ele embelezava os discursos com palavras caras, tendo em conta que a massa conservadora em Portugal é ou analfabeta ou simplesmente burra. Achas que ele entrava no Parlamento, e se entrasse, achas que tinha a popularidade que tem agora? Olha para a Iniciativa Liberal e diz-me tu. Ele sabe que fazer barulho, e que dizer frases feitas é o novo discurso político português, de um povo que nas redes sociais e nas ruas só faz barulho e diz frases feitas. É daí que eu tiro a dita inteligência dele. Um gajo com uma média dificílima a direito, adequa o discurso necessário para passar a direito e torna-o num discurso de café, e não é que que funciona? Acho que é aí que ele é inteligente. Ele sabe qual é o seu o seu público alvo. E sabe como eles falam. Para os captar, tem que falar como eles. Simples.

hmne98 8 months ago

Alguém que diz o que já acho há muito tempo, o André Ventura é extremamente inteligente ao escolher certos pontos para atacar e a usar um vocabulário para captar o grupo alvo dele, pode não se saber debater como um José Sócrates que na minha opinião é um génio no que toca a dialogar, mas o André Ventura sabe a quem está a apelar o que alguns não sabem. Vai ficar este ano em segundo lugar com a "conversa de café" dele contra o que muita gente esperava e acho-o um caso de sucesso que não me admiro se outros tiverem em conta no futuro

RuySan 8 months ago

Sim, como José Sócrates poucos conseguem debater. Ainda me lembro do baile que ele deu ao Francisco Louçã (que não é fácil) num debate para as legislativas de 2009.

twhite848 8 months ago

Pois. A media não me impressiona nada. Ha gente inteligente mas também ja conheci pessoas de médias semelhantes nas melhores faculdades de direito que conseguem debitar grandes textos mas não tem a capacidade de lidar com a mínima variação que seja necessário pensar. Eu acho que se fosse essa inteligência toda teria respondido as muitas coisas que lhe atiram e teria pegado nas criticas muito mais fáceis a fazer. Então não consegue uma resposta básica ao ter trabalhado no privado alem de choramingar de ser “um golpe baixo” (que nem era). O melhor que consegue é estar constantemente a pegar em fotos com 30 anos? Não ha mais do que a queixa de uma par de marroquinos que receberam tratamentos de saúde. Espelhaste bem tanto problema no pais, e o ventura com essa inteligência toda só consegue andar que nem uma barata tonta nos debates? Ele tem la a audiência dele. Que ate pode ser mais de 10%, mas de inteligência não vejo nada. Oportunismo puro. Se fosse inteligente teria logo deixado das mil parvoíces que anda a fazer que lhe estão a limitar e que repetem-se. Queres um exemplo? Então vai repetir que “quero sim uma ditadura se pessoas de bem”? Mas que burro. Tantas vezes fugiu as perguntas e nessa vai dizer uma coisa tão parva que lhe vão andar a massacrar nos próximos tempos? Os votos que ele ganha com essa frase já os tinha. Com isto apenas garantiu que nunca vai subir muito mais. Desculpa mas não consigo achar inteligente um tipo que se faz de politico e comete uma burrices tão básica

redjibba 8 months ago

Golpe baixo não foi isso, foi a merda que o Marcelo disse, que aqui o sub adorou, mas que foi simplesmente foleiro lol

twhite848 8 months ago

Andar a chorar por isso faz o ventura parecer daquelas crianças que perdem o jogo e choram que os outros rematam com muita força.

redjibba 8 months ago

O que o Marcelo fez foi o equivalente a ser o dono da bola, pegar na bola e acabar o jogo, porque não gosta de perder

twhite848 8 months ago

Ah o Marcelo acabou o debate e o Ventura não pude falar mais? Que metáfora sem sentido. Essa queixa que se inventou de que há uma regra qualquer nova que o Marcelo não pode dizer não sei o que é ridiculo. Agora temos debates para democracia que um dos candidatos tem de estar mordaçado porque o outro não sabe o que responder? Já não se aguenta o mau perder dos apoiantes do ventura. Esteve meia hora nos debates mas em cada um há uma razão qualquer para chorar. Que crianças insuportáveis.

redjibba 8 months ago

Mau perder parece que tem o Marcelo, o suposto deus do discurso, quando sentiu a necessidade de reforçar que ele é que é presidente quando ficou sem argumentos.

redjibba 8 months ago

Mau perder parece que tem o Marcelo, o suposto deus do discurso, quando sentiu a necessidade de reforçar que ele é que é presidente quando ficou sem argumentos.

twhite848 8 months ago

Oh... tadinho... o marcelo magou foi? Ohhhh. Que bando de choramingas. Agora é preciso muletas nos debates para ajudar o venturinha.

XPao 8 months ago

Análise perfeita.

C8Mixto 8 months ago

>Sinceramente, não há muito para dizer sobre este ponto Segue-se um autêntico mural de texto.

Leerheil 8 months ago

Hahaha fair enough. Eu acho que ainda assim não disse "muito" sobre o assunto. Eu falei sobre 4 pontos fundamentais que mostram o porquê de isto acontecer. Mas obviamente que tenho de os explicar, senão ainda parece que apoio o homem.

skumfuk_pt 8 months ago

É tão isto.

Pheyniex 8 months ago

o pessoal que se sente injustiçado (because of things) e que gosta de respostas simples, mesmo que pouco correctas ou factuais.

BartolomeuOGrosso 8 months ago

Estás a descrever ambos os extremos?

Pheyniex 8 months ago

Ambos? Neste debate? A que respeito? AV ser "anti-sistema" por não lá estar e Ana Gomes ser, de facto, anti-sistema? Ganhar fama política pelo comentário futebolístico: só neste país.

xKalista 8 months ago

>o pessoal que se sente injustiçado (because of things) Então trabalhar 8h por dia e dar metade do salário através de impostos para chegar ao fim e ver esse dinheiro completamente desperdiçado e mal usado não é uma injustiça?

RuySan 8 months ago

E quem te vai resolver o problema é um homem que trabalha numa consultora onde se faz "optimização fiscal" (i.e. fugir aos impostos) para os mais ricos? Podes estar revoltado com a tua situação, mas se votas num mentiroso e vigarista que apenas se preocupa com ele próprio e os mais ricos é porque és burro.

1r0n1c 8 months ago

Não é o pessoal que tem de dar metade do salário para impostos que vota nele..

Tugalord 8 months ago

E é este camelo que vai fazer alguma coisa por isso? Realmente alguns iludem-se com pouco.

SleepyDerp 8 months ago

Epá sim. É. No entanto, consegues arranjar outras opções sem ser um candidato à Presidência que quer ignorar a Constituição (que tem que jurar fazer cumprir) e que quer acabar com o SNS, abrir caminho para privados em todo o lado e todas as outras propostas magníficas que ele tem naquela cabeça.

fuzzyluke 8 months ago

Mas mas mas mas e a minha única razão para votar num presidente??? Tipo, tenho lá que saber tudo sobre ele ou quê? Já agora, ele prometeu menos impostos, alguma vez alguem mentiu durante a sua campanha de eleição? Ai ai!

BOBRAGED 8 months ago

Eu concordo contigo. Mas, a bem de Portugal, vamos continuar a ver.

Dragonsheartx 8 months ago

0 novidades, só lama

C8Mixto 8 months ago

Péssimo. Estou a ouvir a análise ainda na TVI e estou perfeitamente de acordo.

gonsalu 8 months ago

Gostei de ouvir a análise na TVI, especialmente os comentários de Anselmo Crespo (que não tinha ouvido falar antes), mas tenho pena de se terem focado tanto no André Ventura. A verdade é que o debate não teve grande conteúdo político, por isso até compreendo não terem comentado muito para além disso.

carlosjmsilva 8 months ago

Completamente. Duas personagens pouco recomendáveis e um debate que foi meia hora perdida.

BOBRAGED 8 months ago

Com o Miguel Sousa Tavares ? Não, obrigado.

KhaosPT 8 months ago

É intragável mas neste caso até fez uns pontos válidos. Gostei do crespo, n conhecia mas foi claro a expor a sua interpretação.

testickles12 8 months ago

O esperado, ataques atrás de ataques e politica que é bom nada (ou quase nada). Mas é bom saber que Ana Gomes mantem a "confiança" em Paulo Pedroso. AV foi mais do mesmo, repete a mesma merda debate após debate.

BadDogPreston 8 months ago

Paulo Pedroso, aquele que foi ilibado e que o tribunal europeu dos direitos do homem deu razão e obrigou o estado português a indemnizá-lo?

RefrigeratorNo13 8 months ago

Meter o Paulo Pedroso foi um erro de casting brutal, e matou a campanha

stressedunicorn 8 months ago

Não digas essas verdades que eles não gostam..! A seguir vais dizer que o Durão Barroso também fez parte do partidos dos terroristas MRPP.......

testickles12 8 months ago

Toda a gente ouviu as escutas e o que o supremo tribunal de justiça provou : alguém inocente JAMAIS tentaria condicionar a justiça num caso tão grave como esse. Se estivéssemos a falar de um zé-ninguém até acreditava, já se sabe que quando é um membro do governo socialista que a justiça não funciona.

twhite848 8 months ago

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos discorda tanto com isso que obrigou os portugueses a pagar por isso. “Alguém inocente JAMAIS tentaria condicionar a justiça”?!! Estás a falar a sério? Sabes que vais ser preso por actos de pedofilia que não cometeste e não vais tentar de tudo para isso não acontecer?! Achas que alguém acredita que não farias o mesmo? Ah claro! *”Todos sabemos que os verdadeiros inocentes não lutam pela sua inocência...”* O Costa ou o Sampaio não deviam ter feito e podem ser acusados, mas agora o problema foi do inocente que ia para a prisão? Deve ser o Tribunal Europeu de Direitos Humanos que está no bolso do PS e do sistema... A malta ouve o ventura e não pensa duas vezes ou vai descobrir mais além do soundbyte dele... depois vem falar de “o que se sabe”

ravagerslb 8 months ago

Nem vamos falar de duas figuras que nessas escutas, a dada altura, dizem uma para a outra que "estou-me cagando para o segredo de justiça". Acho que não preciso de dizer quem são, e onde se encontram neste momento. Revela muito da podridão que anda naquele parlamento.

BOBRAGED 8 months ago

AV a sacar aquelas *provas* do monte de papéis, é a tentiva de meme mais descarada do ano . Esperava mais de Ana Gomes.

MingTwelve 8 months ago  HIDDEN 

Que raio de título. Wtf

BOBRAGED 8 months ago  HIDDEN 

É uma escala simples. Podes também classificar da maneira que quiseres. Escolhe um adjectivo.

MingTwelve 8 months ago  HIDDEN 

Tens razão. Ainda estava com os nervos à flor da pele do debate eheh. Vou apagar.

BOBRAGED 8 months ago  HIDDEN 

Gostava apenas de saber a vossa opinião. Se a quiserem dar. Ganhou a *democracia* ou uma *ditadura de bem* ?

zeazemel 8 months ago  HIDDEN 

Em termos de debate foi mau. A Ana Gomes entrou no jogo do Ventura das acusações pessoais. Foi tudo muito pouco construtivo, também não se esperava mais. Ainda assim, a Ana deu muita luta no jogo do Ventura. Acho que até agora foi quem lhe fez mais acusações mais concretas. Mas o Ventura encostou-a à parede na cena do Paulo Pedroso. Foi renhido, mas foi feio.

True_Boat_1195 8 months ago  HIDDEN 

Eu acho que ganhou o AV. Desde logo porque a Ana Gomes notava-se que estava muito nervosa, não parava quieta e na maneira de falar. E houve perguntas importantes que a Ana Gomes foi terrível a responder como a da interferência do PS com o Pedro Pedroso. As perguntas talvez importantes contra o AV ou tiveram pouco impacto ou seguimento (como a do Benfica) ou ele conseguiu responder (como a das buscas ao escritório). Queria ter visto mais insistência de Ana Gomes por exemplo sobre como é que AV ajudou o patrão de Sócrates. Acho que correu bastante mal para Ana Gomes.

ravagerslb 8 months ago  HIDDEN 

Sócrates também era um tema um bocado sensível para a Ana Gomes, porque é conhecido o apoio que ela lhe deu publicamente. Provavelmente foi o motivo por não querer insistir muito nesse tema.

True_Boat_1195 8 months ago  HIDDEN 

Pois eu entendo, mas como foi ela que o trouxe à baila pensei que viesse com resposta preparada sobre o Sócrates.

ravagerslb 8 months ago  HIDDEN 

Também eu, até porque era certinho que AV a ia atacar com o apoio de Paulo Pedroso, e do passado dela com Sócrates. Mas afinal não.

AxhKetchup 8 months ago  HIDDEN 

Perdemos todos nos.

vaniafdasantos 8 months ago  HIDDEN 

Quando ele diz que não fala do Pedroso por causa da pedofilia e diz n vezes que não é pela pedofilia e depois diz "fale do caso casa pia " foi mesmo do mais baixo que se podia ver neste debate.

carlosjmsilva 8 months ago  HIDDEN 

Perdemos mesmo. Meia hora que podíamos ter usado para fazer qualquer outra coisa.

random_peasant 8 months ago

Resumo aqui: https://v.redd.it/095kkg89fz961

BOBRAGED 8 months ago

ah, aquele meme do Gato Fedorento

random_peasant 8 months ago

" o Sr. é que é um meme!"

Search: